quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quixeramobim em Um Minuto: Fundação Canudos desenvolve projeto de valorização da História local

Sentindo a necessidade de desenvolver um trabalho de resgate e de valorização da história do município, a Fundação Canudos está desenvolvendo o projeto Quixeramobim em Um Minuto, que busca conscientizar a população local da importância histórica do município, bem como possibilitar a formação cidadã através do envolvimento da comunidade escolar e da participação da juventude, num trabalho de pesquisa coordenado pela professora e historiadora Clemilda Feijão.

O projeto encontrou na Canudos FM, emissora pertencente a Fundação Canudos o espaço ideal para veiculação, onde diariamente são levados ao ar programas que contam um pouco sobre a história, o patrimônio cultural e os costumes da Terra de Antonio Conselheiro.

Fonte: Jornalismo do Sistema Maior de Comunicação

"Centenário de Juazeiro do Norte"

O Curso de Biblioteconomia realizará no dia 03 de novembro de 2009, às 9:00h da manhã no Campus Avançado da UFC no Cariri, a cerimônia de recepção dos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker bem como de parte do acervo doado por eles ao Centro de Referência e Memória da cidade de Juazeiro do Norte.

O Centro de Referência e Memória será inaugurado em 2011, em comemoração ao centenário da cidade de Juazeiro do Norte e será mais um espaço de disseminação da cultura e da história da Região do Cariri, e está vinculado ao Laboratório de Ciência da Informação do Curso de Biblioteconomia da UFC – Cariri.

O Evento será realizado pela Empresa Junior de Biblioteconomia em parceria com a Universidade Federal do Ceará e SESC.

Por Samuel Monteiro

Internauta de Manaus quer encontrar família em Acopiara

Meu nome é Rosinaldo Furtado Pinto, 54 anos. Moro em Manaus-Amazonas. Já tentei diversas vezes através de alguns programas de televisão, mas não obtive resultado. Espero que através deste contato, eu possa ter sucesso nessa busca.

Gostaria de contar com a sua ajuda Senhor Lindomar para encontrar a minha família que segundo informações se encontra em Acopiara-CE.

Meus avós maternos: Lúcio Batista dos Santos e Josefa Furtado de Figueiredo e meus avós paternos: Cicero Pinto e Vicencia Ribeiro dos Santos e a minha irmã Francisca Furtado Pinto. O nome do meu pai é Luís Cezário Pinto e o da minha mãe, Antônia Furtado Pinto.

Telefone: (92) 3651-7556

Desde já Agradeço!

Rosinaldo Furtado Pinto.

Distrito de Umari em Acopiara ganhará escola de ensino médio

O Governo do Estado assinou no início da semana, no distrito de Umari em Acopiara, a ordem de serviço para a construção da Escola Estadual de Ensino Médio da localidade.

De acordo com o deputado estadual Sarto Nogueira (PSB), que participou da solenidade de assinatura e foi um dos principais batalhadores por essa iniciativa, a escola contará com seis salas de aula e vai beneficiar aproximadamente 300 alunos.

Quem também participou do evento foi o médico e líder político Vilmar Félix Martins.

O investimento será de R$ 2,1 milhões.

Com uma estrutura planejada para garantir espaços adequados aos alunos e professores, o deputado Sarto Nogueira afirma que a unidade de ensino garante a ampliação de vagas aos estudantes e possibilita melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

"O distrito de Santa Felícia está de parabéns por essa conquista", finalizou Sarto.

Superintendência do Meio Ambiente do CE encerra inscrições para 122 vagas

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) encerra nesta quinta-feira (29) as inscrições para 122 vagas para nível superior – 5% das oportunidades são destinadas a deficientes. O salário de R$ 1.641,72 (leia aqui o edital).

Prefeito Agenor Neto assina Ordem de Serviço para ampliação do Complexo de Esporte e Lazer no bairro Cocobó


Na noite da última terça-feira, 27, na presença de autoridades legislativas, secretários municipais, do ex-prefeito Hildernando Bezerra, e demais lideranças, o prefeito municipal, Agenor Neto, assinou a ordem de serviço para a ampliação do Complexo Esportivo e Lazer, Dep. José Ilo Alves Dantas, localizado no bairro Cocobó.

No projeto de ampliação daquele espaço de lazer, será construída uma cachoeira, complemento esse que servirá de atrativo turístico para toda a região. Na ocasião, o prefeito Agenor Neto, anunciou para os próximos meses, a concretização de vários projetos em prol da comunidade iguatuense, e entre eles podemos destacar, a construção do Anel de Contorno Viário da Cidade de Iguatu.

Na Câmara, deputado defende maconha legal e plantio pessoal

Escolhido pelo Ministério da Justiça como o interlocutor do governo para a revisão da lei sobre drogas, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) defende a legalização da maconha e do porte de pequenas quantidades da droga para consumo pessoal. Em discurso na tarde de ontem (28), no plenário da Câmara, Teixeira citou exemplos de países que descriminalizaram o porte de pequenas quantidades, como Portugal e México e defendeu, também, o fim da pena de prisão para o viciado que, para sustentar seu vício, vira um traficante.

R$ 1 Milhão para escapar da zona

A notícia pegou muita gente de surpresa no Fortaleza. Surgiu a informação de que a diretoria do clube, na tentativa de evitar uma desastrosa queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, vai investir R $ 1 milhão nos próximos 30 dias.

De acordo com explicações do vice-presidente do Leão, Renan Vieira, o valor citado acima é o montante relativo à estrutura para fazer com que o time escape da degola para a Terceira Divisão. "Não é que vamos ratear R$ 1 milhão com os jogadores, a título de premiação. Acho que confundiram a informação e até fizeram sensacionalismo em torno do assunto. O valor de R$ 1 milhão se refere às despesas com concentrações, alojamentos, o mês de setembro, que ainda vai ser pago e a gratificação da comissão técnica. Tudo isso ficará em torno de R$ 1 milhão e pode até passar", tentou explicar Renan Vieira.

Parabéns...


E quem está aniversariando hoje (29), completando 15 anos, é meu filho Pedro Neto. Na oportunidade recebe os parabéns dos familiares e amigos.
E vamos nessa Pedrinho!

Inauguração: TV Verdes Mares Cariri é recebida com festa


O Cariri vivencia uma nova fase de desenvolvimento, e a televisão acompanha esse processo, dando maior visibilidade à região. Foi com essa impressão que as autoridades avaliaram esse momento de conquista da comunicação cearense durante a solenidade inaugural da TV Verdes Mares Cariri, a 122ª afiliada da TV Globo do País e a segunda no Estado do Ceará.

Uma grande festa em homenagem ao povo do Cariri foi realizada pelo Sistema Verdes Mares, no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com a presença de autoridades e artistas locais.

O bispo diocesano dom Fernando Panico, saudou a nova TV com bênçãos. Ele também citou o trecho de uma carta do Padre Cícero ao padre Climério, em 4 de dezembro de 1900, ao ressaltar, num momento de seca que vivenciava o sertão, que cada cearense fosse uma trombeta na imprensa e em toda parte, pedindo socorro.

"O Padre Cícero, se estivesse vivo hoje, talvez se referisse dessa maneira. Parabéns, Cariri, pelas instalações da TV", disse dom Panico, no momento das bênçãos. Prefeitos de municípios como Juazeiro do Norte (Manoel Santana), Barbalha (José Leite) e Iguatu (Agenor Neto) estiveram presentes na inauguração, além do vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, representando o governador Cid Gomes, e o secretário de Cultura, Auto Filho.

Jornalismo

A equipe de jornalismo do Sistema Verdes Mares também esteve na sede da emissora com uma grande comitiva. Representantes do setor empresarial, como o diretor do grupo Zenir, José Alves de Oliveira, também estiveram na sede da TV Verdes Mares Cariri.

A TV Verdes Mares Cariri tem uma estrutura para fazer uma geradora, segundo o diretor técnico da TV Verdes Mares, Pedro Virgínio. A partir desse trabalho, vem sendo desenvolvido o telejornal de 13 a 15 minutos, ao meio-dia, com uma equipe de jornalismo da própria região.

O diretor geral de programação, Edilmar Norões, afirmou que, mais cedo ou mais tarde, o grupo teria de chegar com um veículo próprio na região, embora já estivesse no Cariri por meio do Diário do Nordeste, da TV Diário, da Rádio Verdes Mares e da TV Verdes Mares.

"Não poderíamos ficar sem ocupar esse espaço numa região que sempre teve tanta receptividade a todos esses veículos. Estamos trazendo para o Cariri aquilo que essa região sempre sonhou", enfatizou, acrescentando que, como presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), também congratulou a região. Com a emissora, afirmou o diretor, haverá uma projeção maior do Cariri para o mundo.

Abrangência

O empresário José Alves destacou a importância da TV Verdes Mares Cariri pelo seu raio de abrangência. Segundo ele, o Cariri é uma das regiões que mais se desenvolve no Brasil. O cantor Waldonys ressaltou o aspecto cultural do Cariri, que agora terá maior visibilidade. "O povo dessa região está de parabéns", comemorou. A Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o cantor Fábio Carneirinho também animaram o público.

Diário do Nordeste

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Petrobras mobiliza agricultores em Quixadá

A Petrobras Biocombustível e o Ministério do Desenvolvimento Agrário promovem nesta quarta-feira, 28, em Quixadá (CE) o Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. O objetivo é incentivar os agricultores familiares das regiões de atuação da empresa a produzir oleaginosas, como a mamona e o girassol, no âmbito do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel.

Este é o quarto encontro de uma série. O primeiro foi realizado em Montes Claros (MG) e reuniu 300 produtores de oleaginosas. O segundo ocorreu em Irecê (BA), com a participação de 550 agricultores familiares, e o terceiro no município de São Raimundo Nonato (PI) para 107 agricultores.

A Petrobras Biocombustível tem, no Ceará, contratos com 22.356 agricultores familiares, mas a meta é chegar a 30.700 famílias. Para isso, a empresa desenvolve um programa destinado a estimular o mercado agrícola regional, que vai desde a prestação de assistência técnica ao fornecimento de sementes certificadas, passando pela viabilização da logística para o transporte da produção.

Além de firmar contratos com prazo de cinco anos, negociados com as entidades de classes dos agricultores familiares, a Petrobras Biocombustível garante a compra da produção, sempre a preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

Paralelamente ao incentivo à produção, a empresa iniciou a compra de grãos produzidos pelos agricultores na última safra. Foram adquiridos até agora 67.581 quilos, de 281 produtores de oleaginosas em Quixadá.
A cerimônia na cidade cearense terá a presença do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, e do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Marco Antônio Leite, coordenador de Biocombustíveis da Secretaria da Agricultura Familiar.

Agência Brasil

Preso mais um acusado de participação no crime do comerciante conhecido por "Primo"

Já está preso na delegacia Regional de Polícia de Iguatu, o segundo acusado de participação no crime de morte do empresário Francisco Leidimar de Souza, vulgo "primo", ocorrido no dia 31 de agosto deste ano.

Claudemir Dantas dos Reis, conhecido como Cláudio, apresentou -se na manhã desta quarta-feira (28) na Delegacia de Polícia, e no seu depoimento negou a sua participação no crime. Como já existia um pedido de prisão temporária decretada pela justiça contra o mesmo, Claudemir acabou sendo preso.

Na versão da polícia, o acusado pilotava a moto no dia em que o comerciante foi assassinado.

Também estão presos, José Cristiano Moreira da Silva, acusado de ter efetuados os disparos no comerciante, e José Joenide dos Reis, acusado de ser o mandante do crime.

Iguatu Notícias

Moradores do sítio Oitís em Acopiara denunciam péssimas condições das estradas


No último final de semana esse blogueiro visitou o sítio Oitís, região do distrito de Ebron, em Acopiara. O objetivo da visita foi acompanhar de perto a angústia dos moradores em relação  às péssimas condições das estradas vicinais.

O trabalho que deveria ter beneficiado toda a região só foi feito até a localidade de Bela Vista.


Quem transita de carro ou moto entre as localidades de Oitis e Bela Vista afirma que a situação é muito difícil e que os prejuízos são constantes por conta da quebra de veículos.

Como o inverno já está se aproximando os moradores de Oitis temem que o serviço de recuperação não seja feito.

Juazeiro deve receber 600 mil pessoas

A cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, espera receber cerca de 600 mil romeiros durante a Romaria de Finados, que começa oficialmente nesta quinta-feira (29) com missa campal na Praça dos Romeiros. Este ano, também serão comemorados os 40 anos da estátua do Padre Cícero e será lançado um projeto de restauração da obra e revitalização do entorno. O tema da romaria este ano é “Padre Cícero e São Francisco caminhos de Paz e Justiça para Cristo”.

´Ficha limpa´ fora da pauta da Câmara

O Projeto de Lei Complementar de Iniciativa Popular, que pretende alterar a lei das inelegibilidades para punir os candidatos chamados de ficha suja, dificilmente será votado este ano. A observação é do deputado federal Mauro Benevides (PMDB) ao lembrar as dificuldades para que os efeitos da proposta possam valer nas eleições de 2010, além do fato da mesma gerar polêmica naquela Casa.

Embora se manifestando favorável ao conteúdo da matéria entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), com mais de 1,3 milhão de assinaturas, o parlamentar cearense faz questão de lembrar o princípio da anualidade das leis eleitorais, assim como o fato de a matéria não constar na pauta das que serão apreciadas até 15 de dezembro, data prevista para o encerramento das atividades legislativas do exercício de 2009.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1.121 da Mega-Sena vai sortear prêmio de R$ 22 milhões, nesta quarta-feira (28), em Parnaíba (PI). Há quatro sorteios ninguém acerta os seis números da faixa principal.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor pode render R$ 114 mil por mês se o vencedor aplicar a bolada na poupança.

Ainda de acordo com a estimativa da Caixa, a quantia permitiria que o vencedor, com metade do dinheiro, passasse um mês na África do Sul para assistir a Copa do Mundo acompanhado de 250 amigos. Daria para ir a sete jogos, incluindo a final.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer loteria do país. A aposta mínima custa R$ 2.

STF aprecia liminar sobre PEC dos Vereadores no próximo dia 5

Anteriormente previsto para a pauta desta quinta-feira (29) no Plenário do Supremo Tribunal Federal, o referendo à decisão sobre a PEC dos Vereadores foi adiado para o dia 5 de novembro.

Os ministros irão decidir se será mantida ou não a decisão liminar da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4307) ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que questiona dispositivo da Emenda Constitucional 58/09 (PEC dos Vereadores) que alterou a composição das Câmaras Municipais e determinou sua aplicação retroativa às eleições de 2008.

A liminar, que foi deferida pela ministra no último dia 2, para posteriormente ser submetida ao referendo do Plenário, impediu o preenchimento de aproximadamente sete mil vagas criadas com a aprovação da PEC. A Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou ação (ADI 4310) sobre o mesmo tema.

STF

Municípios cearenses ganharão escolas de Ensinos Médio e Profissional

Nos dias 23, 24, 27 e 29, o Governo do Estado e a Secretaria da Educação estarão nos municípios de Santa Quitéria, Icó, Acopiara e Pires Ferreira, para autorizar os empreendimentos que representam um investimento de R$ 11,8 milhões.

Em Santa Quitéria, distante 222 km de Fortaleza, 270 alunos vão ser beneficiados com um novo prédio que abrigará a Escola Estadual de Ensino Médio, no distrito de Lisieux. A assinatura da ordem de serviço será nesta sexta-feira, 23, a partir das 19 horas.

A solenidade acontecerá na avenida Padre Odilon, em frente à Capela Santa Terezinha, na mesma localidade.A escola funciona atualmente em um prédio cedido pela Prefeitura e oferta ensino médio no período noturno. Depois de pronta, a nova unidade atenderá seis turmas, garantindo uma educação de qualidade aos estudantes. O valor da obra será de R$ 1,8 milhões.

No dia 24, às 20 horas, no Largo do Théberge, haverá a assinatura da ordem de serviço no município de Icó, distante 375 km da Capital, para a construção da Escola Estadual de Educação Profissional. Em 2010, 180 estudantes oriundos da 9ª série do ensino fundamental serão beneficiados, em cinco turmas que vão ofertar Ensino Médio e cursos profissionalizantes, em tempo integral. A construção da escola está orçada em R$ 5,8 milhões.

Dia 27, às 19 horas, será a vez do município de Acopiara receber a comitiva do Governo do Estado para a autorização da construção da Escola de Ensino Médio de Umari. A unidade de ensino terá oito salas disponíveis para 16 turmas nos períodos manhã e tarde. Além disso, serão construídos uma quadra poliesportiva, laboratórios e demais dependências administrativas. O investimento será de R$ 2,1 milhões.

A assinatura da ordem de serviço da Escola de Ensino Médio de Lajinha, no município de Pires Ferreira, será feita no dia 29, às 19 horas. A escola terá seis salas de aula que possibilitarão o atendimento de 540 alunos. O aporte de recursos é da ordem de R$ 2,1 milhões.

*Escolas Profissionais*

A Escola Profissional de Icó será mais uma unidade de ensino garantida pelo Governo do Estado, que desde 2008 já implantou 51 escolas no Ceará.  O objetivo é entregar à população cearense um total de 100 escolas até 2010. Os cursos oferecidos são: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura. 

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ceará - Municípios recebem computadores para promoção da saúde dos jovens

A Secretaria da Saúde do Estado está reforçando a promoção e a participação juvenil no exercício da cidadania e nas ações de educação em saúde e prevenção de agravos. Com recursos do Tesouro do Estado foram adquiridos e serão entregues nesta quarta-feira, 28, 10 microcomputadores para implantação de Centros de Ação Jovem (CAJ) em 10 municípios com o Projeto Espaço Jovem já implantado.

Receberão microcomputadores para a implantação do CAJ os municípios de Fortaleza, Horizonte, Aracati, Itaiçaba, Amontada, Viçosa do Ceará, Tauá, Novo Oriente, Quixeramobim e Camocim. A entrega será feita no Auditório Waldir Arcoverde, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, a partir das 8 horas.

Seduc do Ceará divulga locais e horário das provas objetivas para 4 mil vagas

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE) divulgou os locais e horários da prova objetiva para o concurso que oferece 4 mil oportunidades de professor de nível superior. As avaliações serão aplicadas no dia 1º de novembro, às 14h. Os candidatos terão 3h30 para responder a todas as questões.

Os exames serão aplicados nas cidades de Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá. Os endereços estão especificados no edital de convocação.

A remuneração prevista no documento de abertura da seleção varia de R$ 663,83 a R$ 1.327,66. Do total de oportunidades, 206 são reservadas a portadores de necessidades especiais. As chances são oferecidas para as disciplinas de Arte-Educação, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

O processo seletivo constará de prova objetiva, prova prática, programa de capacitação profissional e avaliação de títulos.

Confira aqui locais e horário de realização das provas objetivas.

Dunga chama Hulk e mais três novidades para amistosos contra Inglaterra e Omã


Quatro novidades e nenhum jogador que atua no futebol brasileiro. O técnico Dunga divulgou nesta terça-feira a lista de convocados para os últimos amistosos da seleção no ano, contra Inglaterra e Omã em novembro, com surpresas: o meia Carlos Eduardo (Hoffenheim), o atacante Hulk (Porto) e os laterais Fábio Aurélio (Liverpool) e Michel Bastos (Lyon).

Prefeito de Iguatu Agenor Neto está entre os trinta melhores prefeitos do Ceará



O Prefeito Agenor Neto está entre os trinta melhores do Ceará quem afirma isto é a empresa Projeto, Promoção e Eventos (PPE) que pertence ao empresário Roberto Farias, que há 22 anos promove esta premiação para estimular o reconhecimento dos gestores e fazer com que cada prefeito tenha mais ânimo para proporcionar trabalhos em prol da população. cerimônia de entrega da premiação aconteceu nesta segunda-feira, 26/10 no Barbra`s Buffet em Fortaleza-CE. e contou com a participação do prefeito iguatuense.

Trinta e um prefeitos do Estado do Ceará foram reconhecidos pela sua gestão municipal e receberam o prêmio Melhores Prefeitos 2009.

O reconhecimento é dedicado aos gestores que promoveram políticas públicas de qualidade no município que gerenciam, incluindo obras, relacionamento com os poderes constituídos no Município, probidade administrativa, capacidade de captação de recursos e trabalhos de divulgação. Além de Iguatu estas foram as outras cidades premiadas: Crato, Nova Russas, Icó, Tauá, Eusébio, Maranguape, Ocara, Aquiraz, Brejo Santo, Itarema, Pentecoste, Apuiarés, Fortaleza, São Benedito, Sobral, Várzea Alegre, Canindé, Caucaia, Pedra Branca, Pacoti, Beberibe, Pacajus, Pacatuba, Paramoti, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Poranga, Quixeramobim, Horizonte e Quixadá. Todos os gestores dessas cidades já foram informados da escolha para receber a premiação.

Os municípios foram escolhidos de acordo com a votação dos jurados, além de analisarem os Índices de Mortalidade Infantil e de Analfabetismo, e os de vacinação Tríplice Viral e Tetravalente. Para esta edição do prêmio, foram escolhidos 26 jurados, sendo, alguns deles, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; ministro da Previdência Social, deputado José Pimentel; presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Timbó; conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Sérgio Gadelha Vieira; reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antônio Colaço; reitor da Uece, Assis Araripe; presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith; presidente da Acert e diretor do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões; diretor da TV Diário, Roberto Moreira; editora do Regional do Diário do Nordeste, Valéria Feitosa; chefe do Departamento Comercial do Interior da TV Diário e Diário do Nordeste, Osvaldo Magalhães; presidente da UVC, Deusinho Filho; diretor do Sindicato dos Jornalistas, Milton Peixoto; e a presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará, Célia Costa Lima.

Iguatu.Net

Terra volta a tremer em Sobral

A terra voltou a tremer em Sobral, a 250 quilômetros de Fortaleza. Por volta das 21h35min desta segunda-feira (26), a população voltou a sentir tremores na região. De acordo com o que o coordenador da Defesa Civil da cidade, Jorge Trindade, os sismos chegaram a 2,8 na escala de Richter.

Ainda segundo Trindade, os tremores na região “nunca foram interrompidos”. Ontem, no entanto, aconteceram em maior intensidade e “a população pôde sentir, mas não houve nenhum dano material nem humano”.

Abalos sísmicos a partir dos 3,5 é que podem causar danos. A escala Richter está graduada de 0 a 9. Os terremotos acima de 8 são capazes de provocar grandes danos em um raio de centenas de quilômetros.

Jangadeiro Online

TCM atualizará manual que orienta contas das Prefeituras e Câmaras Municipais

As diretorias de fiscalização e tecnologia do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estão começando o trabalho de atualização do manual de orientação do Sistema de Informações Municipais (SIM) para 2010.

Esse é o documento que serve de referência para a prestação de contas mensais de Prefeituras e Câmaras. Diz o que deve ser feito, quando e como. Enfim, é o pulo do gato para evitar erros e problemas futuros. Chegou a hora, portanto, dos interessados no assunto darem suas sugestões para aprimorar essa ferramenta.

Na próxima sexta-feira, dia 30, às 9 horas, haverá reunião no plenário do TCM, aberta às assessorias municipais, para tratar da questão. Quem não puder comparecer, mas, mesmo assim, quiser dar sugestões é só mandar para sugestaosim2010@tcm.ce.gov.br. É a tal conversa: fale agora e não reclame depois. ”

Coluan Vertical – O POVO

Caixa Econômica e BB abrem mais 15 mil vagas em concursos

Quinze mil aprovados em concursos públicos em todo o País devem ser convocados até 2011 com o fim das greves do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. As contratações são garantias das negociações do banco com os sindicatos das categoria para cessar este mês a greve no País.

Caixa: 5 mil aprovados em concursos públicos serão chamados

Na Caixa, o número de 5 mil aprovados em concursos públicos serão convocados. O Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) ainda precisa autorizar a ampliação das vagas, que devem ser preenchidas pelos concursados de 2006 e 2008.

BB: contratação de mais 10 mil 

Já o BB deverá contratar mais 10 mil funcionários. A decisão foi firmada após um acordo entre o BB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), no último dia 22. As convocações serão feitas até 31 de dezembro de 2011, sendo 5 mil até 31 de dezembro de 2010.

Cearenses aprovados no BB no concurso de 2007 serão convocados

No Ceará, aprovados aguardam a convocação do banco, de acordo com o concurso 2007/002 que traz prazo de validade até o dia 12 de setembro de 2011.

Banco Central: edital para 500 vagas deve sair em novembro

O edital do concurso do Banco Central deve ser lançado na primeira quinzena de novembro deste ano. São 500 vagas, sendo 150 de técnico (nível médio) e 350 de analista (nível superior). Para o cargo de analista, que exige nível superior de escolaridade, o subsídio pago no início da carreira é de R$ 10.905,76. Para técnico, com nível médio de escolaridade, o subsídio mensal inicial é de R$ 4.887,27. A Fundação Cesgranrio é a organizadora da seleção.

População de Limoeiro do Norte protesta contra morte de criança

Nessa terça-feira (27), os moradores de Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana, realizam uma caminhada para pedir melhorias no transporte escolar do município.

A manifestação foi estimulada pela morte da criança de dois anos, depois de cair de um transporte escolar pela Prefeitura. A população continua revoltada com o caso e cobra mais qualidade no serviço.

Segundo testemunhas, havia um buraco no piso do veículo, que estava forrado com um pedaço de papelão.

Alunos do ensino médio de Icó terão acesso à educação profissional

Os alunos matriculados no ensino médio na rede de educação do município de Icó, na Região Centro-Sul, terão, a partir do 2º semestre de 2010, acesso a educação profissional. No sábado (24), foi autorizado o início da construção da Escola Estadual de Educação Profissional para o município, onde o Governo do Estado investirá R$ 5,8 milhões. A meta do governador Cid Gomes é implantar esta modalidade de ensino em 100 escolas, tanto na Capital como no Interior do Estado.

Nas unidades de educação profissional os alunos estudam em tempo integral. Todo o material e a alimentação são garantidos pelo Governo Estadual. Em um período é aplicada a educação profissional e no outro o curso técnico. Os cursos escolhidos para cada região variam de acordo com a vocação dos municípios. Entre eles: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.

Em Icó, a escola terá auditório para 201 lugares, biblioteca, bloco administrativo e pedagógico, laboratórios de línguas, informática, ciências, química, biologia, física e matemática, doze salas de aula, quadra poliesportiva, teatro de arena e estacionamento com 40 vagas. Para o secretário executivo da educação, Idilvan Alencar a escola é “um presente” para o município, que na ocasião está completando 167 anos.  Já para a enfermeira do município, Júlia Ferreira, com a escola estadual a juventude contará com mais crescimento educacional e assim terão novas oportunidades no mercado de trabalho.

Portal Verdes Mares

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Juazeiro do Norte-CE: Homem é morto a tiros e três suspeitos do homicídio foram presos pela polícia


Uma suposta vingança pode ter sido o móvel do homicídio registrado por volta das 11 horas desta segunda-feira no Bairro Juvêncio Santana em Juazeiro do Norte. Luiz Paulo Flor, de 51 anos, o "Luiz de Rona" foi alvejado com três tiros de revólver pelas costas e tombou morto na Rua São Salvador entre as ruas do Cruzeiro e Santa Isabel. Segundo informações de testemunhas, dois indivíduos armados se aproximaram do mesmo e um deles sacou o revólver e passou a atirar.

Em seguida, fugiram a pé até um veículo Fiat Uno preto que os aguardava mais à frente com motorista ao volante e o motor funcionando o qual partiu em alta velocidade na direção da rodovia que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Caririaçu. A vítima morava na Rua João Correia de Oliveira, 902 (Bairro Juvêncio Santana) e era acusado de três homicídios. Há uns dez anos, ele teria matado os irmãos "Cicinho" e "Zé Mudo" que promoviam festas no Sítio São Gonçalo.

Miséria

Delegado da PF perde o cargo por vazamento de informações no Ceará

Acusado de vazamento de informações sigilosas e porte de entorpecentes e armas não registradas, o ex-delegado de Polícia Federal Paulo Cauby Batista Lima foi condenado nesta segunda-feira (26) pela Justiça Federal por improbidade administrativa, decisão do Juiz Federal da 6ª Vara, José Eduardo de Melo Vilar Filho.

Diante da sentença, o ex-delegado teve decretada a perda do cargo de delegado da Polícia Federal, além de estar proibido durante três anos de fazer contrato com o poder público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios, mesmo que seja por intermédio de pessoa jurídica.

Também teve a suspensão dos direitos políticos por um prazo de cinco anos e a condenação ao pagamento da multa civil no valor de cem (100) vezes a remuneração recebida por o ex-delegado da Polícia Federal.

A diligência feita na casa do ex-delegado resultou na busca e apreensão de entorpecentes e armas sem licença, decorrente de flagrante delito. O processo judicial foi iniciado em 2003 pelo Ministério Público Federal no Ceará com ação de improbidade administrativa ajuizada pelos procuradores da República Alexandre Meireles Marques e Alessander Sales.

Paulo Cauby repassava informações sigilosas para doleiro

O ex-delegado Paulo Cauby Batista Lima repassava informações sigilosas para o doleiro Alexandrer Diógenes Ferreira Gomes. Os peritos concluíram que as pessoas diretamente interessadas estavam sendo alimentadas com informações privilegiadas de dentro da Polícia Federal.

Portal Verdes Mares

Lúcio: De Penafraca a Penaforte


O presidente regional do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara, analisa, nesta segunda-feira, em seu Blog, discurso do novo dirigente estadual do PSDB, Marco Penaforte, durante convenção realizada nesse domingo, na Assembleia Legislativa. Para Lúcio, dificilmente “o 2º irmão” voltará a chamar Penaforte de “Penafraca”. Confira: 

“Meu colega Marco Penaforte ao tomar posse no cargo de presidente regional do PSDB pronunciou incisivo discurso concitando o partido a definir-se em relação ao governo do estado.

Parece estar acabando o tempo de inaceitável complacência para com a administração estadual.
O cenário político do Ceará começa a se agitar, e ajustar-se ao ritmo normal das democracias, que é a convivência dos contrários, a fiscalização dos governos e a denúncia dos abusos.

Duvido que o 2º irmão torne a chama-lo de Penafraca, como o fez certa feita no saguão do aeroporto.

VAMOS NÓS – ComPenaforte comandando o PSDB, LúcioAlcântar voltará às boas com o ninho tucano?

Eliomar de Lima

Justiça tira do cargo oito vezes mais vereadores hoje do que em 2000

A cassação de 13 vereadores em uma única tacada chacoalhou o círculo político em São Paulo na semana passada. Em meio a bate-boca, recursos e retomada de cargo, o R7 tentou saber se mais vereadores perderam a cadeira nos últimos anos, e descobriu que nunca tantos políticos foram cassados no Brasil.

Para se ter uma ideia, o número de vereadores que se elegeram em 2008 e terminaram cassados pela Justiça por corrupção eleitoral é oito vezes maior que o de vereadores cassados eleitos em 2000. Enquanto no começo da década, 15 vereadores em todo o país perderam o mandato, no ano passado esse número pulou para 119.

Os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), coletados em março pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, mostram que o número de prefeitos cassados no Brasil também saltou: em 2000 foram 40 contra 119 em 2008 - um aumento de 200%.

Duplo homicídio à bala em Acopiara

Um duplo homicídio à bala ocorrido na madrugada de hoje, no sítio Açude Novo, distante 25 Km da sede urbana de Acopiara movimentou o plantão policial.

As vítimas foram identificadas como Francisco das Chagas Mariano, 58 anos, conhecido por Adauto e o menor C.A.S, 13 anos.

A primeira vítima foi morta com 04 disparos, sendo 01 na nuca, 02 no braço esquerdo e 01 no abdômen e a segunda foi atingida com 01 disparo no rosto.

De acordo com a esposa da vítima que não teve seu nome revelado, cinco homens se passando por policiais civis e a mando do delegado regional de polícia Civil Agenor Freitas de Queiroz, adentraram  a sua casa para cometerem os crimes. Ela disse ainda que o seu esposo e a criança foram arrastados por cerca de 01 km.

Antes de morrer Francisco das Chagas Mariano reconheceu três infratores: Francisco Alves dos Santos, conhecido por Jairzinho, Severino Alves dos Santos, conhecido por Pelé e  uma pessoa identificada apenas como Paulinho. O último seria o seu sobrinho.

Os acusados ainda levaram a quantia de 6 mil reais. A polícia de Acopiara acredita que os crimes podem ter  sido cometidos por vingança.

Os autores dos delitos ainda estão sendo procurados.

Boeing da British AirWays com 191 a bordo faz pouso de emergência em Fortaleza


O Boeing 777/200 da British AirWays com 191 pessoas a bordo fez pouso de emergência médica no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A aeronave fazia o voo 248, partindo do Rio de Janeiro rumo a Londres, na Inglaterra, quando uma senhora passou mal, na madrugada do último domingo (25).

Atendida em solo cearense com medicação, a senhora - identidade não divulgada pela companhia, melhorou e, quando o Boeing se preparava para retomar o voo, uma falha técnica no computador de bordo abortou a decolagem ainda no domingo.

191 pessoas foram acomodadas em hotéis; avião deixou Capital esta manhã

As 191 pessoas ficaram acomodadas em hotéis da Capital cearense. O Boeing 777/200 da British AirWays só deixou Fortaleza 24 depois, exatamente às 7h desta segunda-feira (26). Com informações de José Maria Melo.

Portal Verdes Mares

domingo, 25 de outubro de 2009

Anulado ato de ex-prefeito de Senador Pompeu que removeu servidores arbitrariamente

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) confirmou a sentença que anulou a remoção de cinco servidores vítimas de perseguição política. Eles foram removidos da sede da cidade para a zona rural do município de Senador Pompeu, distante 275 Km de Fortaleza. A transferência foi determinada por ato administrativo do ex-prefeito Manoel Marcone Borges Pereira.

Consta nos autos que os cinco servidores foram transferidos para trabalhar na área rural porque não eram simpatizantes da política adotada pelo ex-prefeito Manoel Pereira. Alegando serem vítimas de perseguição política, eles ajuizaram mandado de segurança contra o mencionado ato administrativo, requerendo o retorno às lotações de origem.

O Juiz Substituto da Comarca de Senador Pompeu à época, Irandes Bastos Sales, julgou a ação procedente e concedeu a segurança, declarando a nulidade do ato administrativo de remoção dos funcionários. Em decorrência, determinou o retorno deles às suas respectivas repartições de origem.

Por se tratar de matéria sujeita ao duplo grau de jurisdição, os autos foram remetidos para o TJCE e julgados pela 4ª Câmara Cível. O relator do processo concluiu que “o prefeito municipal, embora agindo dentro dos limites de sua competência, incidiu em desvio de finalidade ou abuso de poder, pela inexistência de motivação dos atos administrativos praticados”.

Fonte: TJCE

São Paulo Sun, 25/10/2009, 16h:00 Vila Belmiro, Santos, SP Num clássico emocionante, Tricolor vira sobre o Peixe e segue em quarto


 Santos e São Paulo mostraram, na tarde deste domingo, como deve ser um clássico: muita disposição, luta, vários gols e, para apimentar ainda mais, uma expulsão. A Vila Belmiro foi o palco para todos os ingredientes que fazem um jogão de bola na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. E mais. Viu o Tricolor Paulista vencer por 4 a 3, de virada, para seguir no encalço do líder Palmeiras. Rogério Ceni garantiu os três pontos com um gol de falta aos 23 minutos do segundo tempo, quebrando um jejum que já durava um ano.

Na primeira vez no Engenhão, Flamengo vence outro clássico contra o Botafogo

A primeira vez o torcedor nunca esquece. Botafogo e Flamengo nunca haviam se enfrentado no Engenhão, e o clássico realizado na tarde deste domingo teve todos os ingredientes que o transformaram no de maior rivalidade no futebol carioca nos últimos anos. Confronto entre a torcida rubro-negra e a Polícia Militar no lado de fora do estádio, tensão lá dentro, pênalti defendido por Bruno e até  mesmo o inusitado fato de o público presente ter sido menor que o número de ingressos vendidos - a explicação dos responsáveis cai sobre torcedores que compraram o seu bilhete mas desistiram de assistir ao jogo, ou sobre cambistas que não conseguiram se desfazer dos seus. A única coisa que não mudou foi o resultado da partida. No fim das contas, nova vitória do clube da Gávea, desta vez por 1 a 0.

Tasso Jereissati diz estar disposto a disputar governo do CE


Motivado pelos apelos da militância tucana, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) colocou-se à disposição do partido para disputar pela quarta vez o governo cearense em vez de tentar a reeleição para o Senado.

A ideia é fortalecer o palanque, no Ceará, do candidato à Presidência da República pelo PSDB. "Estou disposto a fazer aquilo que for necessário", disse Tasso, neste domingo, 25, na Assembleia Legislativa do Ceará, durante convenção estadual que ungiu o médico Marco Penaforte como presidente regional da sigla.

400 cisternas serão entregues em Tauá, nos Inhamuns


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), celebram na terça-feira (26) suas parcerias no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. A partir das 16 horas, o Secretário Nacional de Nutrição e Segurança Alimentar do MDS, Crispim Moreira, o secretário Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho, estarão na comunidade Castelo, onde renovam os convênios de quatro programas no Ceará: Cisternas, Tanques de Resfriamento de Leite, Programa Leite Fome Zero e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Vasco vence o Bahia e fica na contagem regressiva para o retorno à elite nacional

Matematicamente ainda não é possível garantir o Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro em 2010, mas mas a torcida cruzmaltina não quer nem saber. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, na tarde deste sábado (assista aos gols no vídeo ao lado), no Maracanã, muitos torcedores já comemoravam o retorno à elite cantando "O Vascão voltou". Com o resultado, o clube da Colina chegou a 66 pontos na Série B e, faltando seis partidas para o fim da competição, pode carimbar de vez a classificação já na próxima rodada. Para isso, basta vencer e torcer por tropeços de Figueirense e Portuguesa.



G1

Agências da Previdência não funcionam na próxima segunda

Nesta segunda-feira (26), as Agências da Previdência Social (APS) de todo o país não funcionarão, devido ao ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público. O atendimento na Central de Atendimento (135) e na internet será normal para agendamento de benefícios, informações e demais serviços.

Os festejos do Dia do Servidor Público este ano foram adiantados do dia 28 para o dia 26 de outubro. A definição de feriados e pontos facultativos é definida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão sempre no ano anterior.

Com informações da Assessoria da Previdência Social

Debates e idéias: Antigos nomes

Folheando algumas edições do velho Almanaque de Sophocles Torres Câmara, de 1920 a 1924, e outros mais recentes, de 1953 e 1954, já sob a direção do jornalista Walderi Uchoa, que dava continuidade à iniciativa do jornalista João Câmara, em 1895, identifiquei alguns detalhes saborosos da nossa história que, com certeza, muitos dos atuais velhinhos não têm a menor ideia. Imaginem os nossos filhos e netos! Um doce para quem identificar qual dos atuais municípios do Ceará nasceu com o nome de Lajes. Canoa? Brejo Seco? Santana do Brejo Seco? Umari? Montemor da América? Brejo da Barbosa? Nova Roma? Soure? União?

Vamos por parte: Lajes era um pequeno povoamento nas ribeiras dos rios Trussu e Quincoê, no alto sertão do Ceará. Desmembrado do Iguatu, atende, hoje, pelo nome de Acopiara. E Aracoiaba era a antiga Canoa. Do antigo Brejo Seco nasceu Araripe e Santana do Brejo Seco e Umari passou a Baixio, da mesma forma que Montemor da América era Baturité.

O atual Brejo Santo se chamava Brejo da Barbosa e o antigo povoado de Nova Roma deu lugar ao município de Campos Sales. Soure, todo mundo sabe, é Caucaia e a antiga União é hoje a próspera Jaguaruana. A antiga Várzea Grande passou a se chamar Coreaú, em 1944.

E quem sabe qual o nome da antiga Macavoqueira? É a atual Granja.

E Maria Pereira? E Taboleiro da Peruca? Mombaça nasceu com o nome de D. Maria Pereira e o Taboleiro virou Pedra Branca.

Russas, antes de assumir seu nome atual, se chamava São Bernardo do Governador, e Senador Pompeu nasceu da antiga povoação de Humaitá.

Palma é Assaré, que ficou famosa pela genialidade do seu filho Patativa. Sobral era a antiga Fidelíssima Cidade de Januária. Viçosa do Ceará se chamava Vila Real da América.

Mais geniais eram os reclames da época, dos automóveis Hilman, Humber, Sunbean e Tablot, dos caminhões Commer e dos rádios Mullard. Da construtora Emilio Hinko, que estava construindo o Clube Iracema. E das grandes indústrias que um dia experimentaram o sabor da glória, como a Usina Ceará, a Brasil Oiticica e a ZYR-7, a Rádio Iracema, além das duas maravilhas da cidade, o Náutico e a Casa do Português. O proprietário desta extravagante residência alardeava que tinha gasto 10 toneladas de cimento e 18 milheiros de tijolos só para ter o prazer de subir até o terceiro andar de carro... Não era para menos... coisa de português mesmo!

RODOLFO ESPÍNOLA
Jornalista

Ministério da Saúde abre concurso com 809 vagas

O Ministério da Saúde publicou edital de concurso para preencher 809 vagas de níveis superior e médio, em 25 categorias, na sede em Brasília e nos núcleos nas capitais dos 26 estados.

As provas serão executadas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e vão avaliar habilidades e conhecimentos específicos. A data prevista para aplicação das provas é 20 de dezembro.

As inscrições começam no dia 2 e vão até o dia 17 de novembro. As taxas de inscrição custam R$ 38,00 para nível médio e R$ 44,00 para nível superior. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Centro de Seleção da UnB.

Agência Brasil

sábado, 24 de outubro de 2009

Senado vota projeto que altera Lei da Improbidade Administrativa

Está incluído na pauta da sessão plenária deliberativa desta terça-feira, 27, o projeto de lei da Câmara (PLC) 47/08, que altera a Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92) para permitir a aplicação de sanções e penas ao responsável por ato de improbidade de forma isolada, e não somente de modo cumulativo ou em bloco. O projeto põe fim às contradições e lacunas da legislação sobre o assunto e a torna mais clara, permitindo ao juiz decidir com maior liberdade e segurança, segundo o autor da matéria, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

A Lei de Improbidade Administrativa trata das sanções para agentes públicos que enriqueçam de forma ilícita no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou nas fundações.

Iguatu Noticias

Com recorde no Mineirão, Atlético-MG bate Vitória e encosta no líder Palmeiras

Graças ao 16º gol de Diego Tardelli no Brasileirão, o Atlético-MG conseguiu cumprir o objetivo de encostar no Palmeiras. Com seu maior público no campeonato (57.901), fez 1 a 0 no Vitória no Mineirão e chegou a 53 pontos, um a menos do que o líder, que abriu a 31ª rodada sendo derrotado pelo Santo André na quarta-feira.

Confira os números sorteados da Mega-Sena

A Caixa Econômica Federal sorteou neste sábado (24), em Timbó (SC), as dezenas do concurso número 1.120 da Mega-Sena. Confira os números sorteados: 07 - 35 - 40 - 44 - 50 - 55
O prêmio é de R$ 18 milhões, e a Caixa ainda não informou se houve ganhadores. 

Menino morre atropelado e população queima veículo

Revoltada com o atropelamento ea  morte de um menino de 10 anos, moradores do bairro Dias Macedo, em Fortaleza, incendiaram o carro que provocou acidente, na tarde deste sábado (24).

O automóvel guiado por João de Araújo Matos perdeu o controle na Avenida Alberto Craveiro, subiu a calçada e atingiu Carlos Henrique Silva de Souza, de 10 anos. O carro ainda bateu no muro de um condomínio.
Segundo testemunhas, o acusado estaria embriagado.

Depois do acidente, a população ateu fogo no carro. O motorista fugiu, mas se apresentou mais tarde no 5º Distrito Policial, na Parangaba, onde se encontra detido.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 18 milhões neste sábado

O prêmio do concurso 1.120 da Mega-Sena está acumulado e pode pagar R$18 milhões neste sábado (24).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das lotéricas do país.
Segundo a Caixa Econômica Federal, se o ganhador aplicar a bolada na poupança, o valor pode render até R$ 90 mil por mês.
A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 2.

Estado compra mais 150 Hilux


Mais 150 veículos Toyota Hilux foram comprados pelo Governo do Estado para a Segurança Pública. As viaturas serão destinadas exclusivamente ao Interior e são de um modelo diferente do Ronda do Quarteirão. De acordo com o Diário Oficial, o valor é de R$ 83.211,53 por cada unidade. O valor total do investimento é de R$ 12,4 milhões.

A primeira entrega de viaturas foi feita há 15 dias. O 1º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Russas, recebeu 49 unidades. O secretário-executivo da Segurança Pública, coronel Joel Brasil, explica que serão repassados, ao todo, 126 veículos à Polícia Militar e 24 à Polícia Civil.

Brasil explicou ainda que a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) está providenciando o emplacamento e a instalação dos acessórios, como rádio de comunicação e rastreador GPS. O coronel assegura que, até o fim do ano, todas as unidades serão entregues.

Obs: O município de Iguatu deverá receber pelo menos uma viatura desse típo. Isso ficou acertado durante uma audiência com o superintendente de Polícia Civíl do Estado, Luiz Carlos Dantas, com uma comissão de vereadores de Iguatu - inclusive com a presença do deputado Domingos Filho (foto).




Iguatu Notícias

Vitória com cara de 1ª Divisão


Foi uma daquelas vitórias para ficar na memória do torcedor durante muito tempo. Não que o time do Ceará tenha feito uma exibição formidável. Ontem à noite, o que prevaleceu no Castelão foi a raça e a determinação de um grupo que tem a obstinação de levar o clube à elite do futebol nacional. A vitória por 1x0, gol de Geraldo, deixou a equipe cearense, que continua ocupando a terceira colocação, com 59 pontos, a mesma pontuação que levou o Vitória à Série A em 2007, quase lá.

CONFIRA AQUI O GOL DO JOGO

Fortaleza é goleado em Bragança e segue no Z4

"Está ficando cada vez mais difícil. Abusamos do direito de errar, como aconteceu ali atrás, em situações que trabalhamos. Agora, é ter tranquilidade e tentar fazer o nosso mando de campo". Assim, o técnico Roberto Fernandes resumiu a derrota de 4x1 do Fortaleza para o Bragantino, ontem à noite no estádio Nabi Chedid, permanecendo a equipe cearense na zona de rebaixamento da Série B.

CONFIRA AQUI OS GOLS DO JOGO