sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Chuva de 162 mm provoca caos no município do Crato

Choveu 162 milímetros nas últimas horas, no município do Crato, na Região do Cariri, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foi a maior chuva registrada no boletim até o momento. Todas as ruas do Centro da cidade estão completamente alagadas e estabelecimentos comerciais foram estourados pela força da água.
Alguns carros, no Centro do Município, chegaram a ser virados. Moradores tentam limpar as ruas para evitar que a situação se agrave ainda mais, no entanto muitos já dizem que perderam tudo. Os comerciantes estão tendo que jogar mercadoria fora, porque foi estragada pela água.

Além disso, o canal que existe no Crato transbordou e as árvores foram arrastadas pelas enchentes. Os presos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri tiveram que ser transferidos, porque até a Cadeia Pública foi atingida, já que fica em uma área próxima ao canal.

Como se não bastasse o caos, alguns populares estão aproveitando a situação para saquear as lojas. Fora isso, a Caixa Econômica está sem condições de atendimento.

Em Juazeiro do Norte, na mesma região, também choveu forte. Lá, foram 85 milímetros, segundo a Funceme.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TJ/Ce empossa os novos dirigentes para o biênio 2011/2013 amanhã


Os novos dirigentes do Poder Judiciário estadual serão empossados amanhã, sexta-feira (28/01), às 17 horas, durante sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce). 

Os desembargadores José Arísio Lopes da Costa e Luiz Gerardo de Pontes Brígido assumirão, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente do TJ/Ce. A desembargador Edite Bringel Olinda Alencar tomará posse como corregedora geral da Justiça.

A solenidade será conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira Porto. 

Os magistrados foram eleitos, por aclamação, no último dia 9 de dezembro para o biênio 2011/2013.

Perfil

O desembargador José Arísio Lopes da Costa nasceu no dia 21 de maio de 1943, no Município de Mombaça, distante 296 km de Fortaleza. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1969). Ingressou no TJ/Ce em 19 de outubro de 2000. Assumiu o cargo de vice-presidente do Tribunal em 29 de janeiro de 2009.

Foi juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, coordenador da Propaganda Eleitoral e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/Ce). Atuou ainda como juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e titular da 2ª Vara de Falências e Concordatas do Fórum Clóvis Beviláqua.

O desembargador Luiz Gerardo Pontes Brígido, natural de Fortaleza, é formado em Direito pela UFC. Tem Especialização em Direito Público. Ingressou na magistratura em 1979. Judicou em Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá, antes de se tornar titular da 20ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, onde chegou em 1986. Obteve todas as promoções por merecimento.

Além disso, foi juiz da 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Atuou também como auxiliar da Corregedoria do TRE/CE. Em 2000, passou a integrar, como juiz, o Pleno daquela Corte. Prestou serviços à Assessoria Jurídica da Presidência do TJCE. Indicado pela Escola Nacional da Magistratura, participou, em Lisboa, Portugal, em 2000, de Curso de Formação de Magistrados.

No mesmo ano, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua. Atualmente, preside o TRE do Ceará.
A desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar nasceu em 14 de fevereiro, em Saboeiro, distante 463 km de Fortaleza. Formou-se em Direito pela UFC, em 1965.  Tem curso de Especialização em Direito Público pela mesma Universidade, em 1977.

Tem ainda os cursos de Aperfeiçoamento em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec); Direito Processual Civil, também pela Esmec; Direito para Juízes e Membros do Ministério Público, pela Universidade de Miami (USA); Direito para Juízes pela Universidade Complutense de Madrid e Direito para Juízes pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Na magistratura, atuou nas Comarcas de Ubajara, São Gonçalo do Amarante e Iguatu. A partir de setembro de 1981, foi promovida para Fortaleza, atuando como juíza auxiliar da 2ª Vara de Assistência Judiciária aos Necessitados e juíza titular da 6ª Vara de Família, da 32ª Vara Cível e da 1ª Vara Cível.

Foi juíza auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza substituta do TRE/Ce, juíza eleitoral em Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Iguatu e Fortaleza.

Fonte: TJ/Ceará

Vasco cai para o Boavista, perde 3ª seguida e vê crise agravar

A situação no Vasco é mesmo trágica. Aos gritos de "Olé!" e "Queremos jogador", o time cruzmaltino sofreu diante do Boavista sua terceira derrota em três partidas no Campeonato Carioca. Atuando no Engenhão e com todos os titulares, os vascaínos perderam por 3 a 1 na tarde desta quinta-feira.

Souza "estreia" e leva Flu à 3ª vitória seguida no Carioca

 . Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera/Divulgação

O Fluminense estreava o goleiro Diego Cavalieri e o volante Edinho, mas quem roubou a cena foi o meia Souza. O ex-jogador do Grêmio se redimiu de sua primeira atuação, em que foi expulso, marcando dois gols e garantindo a vitória para o time tricolor, sobre o Macaé, por 3 a 1. A partida, válida pelo Campeonato Carioca, foi realizada no Estádio Engenhão, na noite desta quinta-feira. 

Com o resultado, o Flu chegou à terceira vitória seguida na competição, liderando o Grupo B da Taça Guanabara ao lado do Botafogo, com nove pontos. O Macaé é sexto, com apenas três pontos.

Samu pode entrar em greve nesta sexta-feira

Os técnicos e auxiliares de enfermagem do Samu, incluindo os motoristas e socorristas, podem entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 28. Essas categorias farão assembleia geral às 8h30min, na sede do órgão (Bairro Parquelândia).

Eles reivindicam da Prefeitura de Fortaleza o pagamento do adicional de produtividade, atrasado cerca de três meses, bem como o pagamento dos plantões extras. Há outras pedidas em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do grupo, que se diz insatisfeito e não descarta a paralisação.

Blog do Eliomar

FATEC Sertão Central abre inscrições para graduados

A Faculdade de Tecnologia Centec – Fatec Sertão Central está disponibilizando vagas para portadores de diploma de ensino superior (graduados), para o primeiro semestre de 2011. As inscrições ocorrem dia 31 de janeiro.

As vagas são destinadas aos cursos Tecnologia em Alimentos (8 vagas) e Tecnologia em Agronegócio (15 vagas).

As inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato ou mediante procuração no setor de Controle Acadêmico, localizado na sede da FATEC Sertão Central; rua Geraldo Bizarria, s/n, Km 2, em Quixeramobim, no horário das 9h às 11h e de 14h às 17h.

Para a solicitação da vaga, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada do histórico escolar da instituição de ensino superior de origem, cópia autenticado do diploma de ensino superior, ementário das disciplinas cursadas, autenticado pela instituição de origem, cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF, uma foto 3x4 e, se houver necessidade, procuração particular autenticada em cartório.

O edital encontra-se no site do Instituto Centec: www.centec.org.br
 
Todos os candidatos devem submeter-se às exigências resultantes das especificidades da estrutura curricular do curso que o receber. A divulgação dos pedidos de graduados será divulgado no dia 2 de fevereiro.

Jornalismo SMC

Lula receberá R$ 13 mil de salário como presidente de honra do PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ganhar um salário mensal do Partido dos Trabalhadores (PT) no valor de R$ 13 mil e ser registrado em carteira. O contracheque será equivalente ao do presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra.

A partir do dia 10 de fevereiro, Lula receberá o título de “presidente de honra” do partido. Segundo Dutra, “ele é um importante dirigente político e está se dispondo a trabalhar junto com o PT”. Segundo a assessoria do partido, o estatuto não prevê pagamento a cargos simbólicos e o registro será de assessor, mesma situação montada para a presidente Dilma Rousseff durante a campanha.

Segundo o jornal, o novo salário de Lula se soma às duas aposentadorias que ele recebe – uma de anistiado político, outra por invalidez devido à perda do dedo – e às palestras que devem acontecer a partir de março.”

Folha Online

Boninho revela nomes dos dois novos participantes do "BBB"

Boninho escreveu em seu perfil no Twitter os nomes dos dois novos participantes do "BBB11".
"Nome dos dois novos BBBs, ADRIANA,19, estudante, RJ e WESLEY, médico, 24, ES", escreveu o diretor do programa no microblog. 

O casal irá entrar na casa do "BBB" no próximo domingo após a saída de dois "brothers". A troca surpresa de dois participantes foi anunciada por Boninho em seu Twitter na tarde de ontem. 

No domingo, quatro pessoas vão ao paredão: dois indicados pelo líder e outros dois, pela casa. No mesmo dia, após a entrada dos novos "brothers", será realizada outra prova do líder e um paredão será formado. O novo casal do programa terá imunidade nesta primeira semana.

Tasso Jereissati assume posto na Executiva Nacional do PSDB

O tucano Tasso Jereissati assumirá um posto na Executiva Nacional do PSDB, a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Esta foi uma das decisões do partido, tomadas em reunião nesta quarta-feira (26). O partido também elegeu Paulo Abi-Ackel para ser o líder da minoria na Câmara.

A bancada da sigla aprovou ainda uma moção, subscrita por 54 deputados e suplentes, pela recondução do deputado eleito Sérgio Guerra (PE) à presidência do partido. Ele afirmou que houve uma convergência harmônica da bancada, sem interferência externa.

Houve a decisão ainda sobre a liderança da bancada. Por aclamação unânime, o paulista Duarte Nogueira, ligado ao governador Geraldo Alckmin, passa a ser o líder da bancada.

Comando Geral da PM anuncia mudanças nos comandos do interior

A maioria dos Batalhões da PM no Interior do Estado, a partir de 1º de fevereiro, irão sofrer mudanças nos seus respectivos comandos. A troca está sendo realizada pelo novo comandante da Polícia Militar do Ceará, o Cel. Werisleik Matias. A decisão foi publicada no Boletim do Comando Geral no último dia 21.

Para assumir o comando do 2º BPM de Juazeiro do Norte, foi nomeado o Tenente-Coronel Francisco de Assis Paiva. Ele vai substituir o Tenente-Coronel Gomes FIlho, que deverá assumir o comando geral do Ronda do Quarteirão.

Nos Inhamuns, quem irá comandar o 7° BPM de Crateús é o Tenente Coronel PM Flares Luiz Braga Ferreira, Substituindo o Tenente-Coronel PM Sérgio Rodrigues de Paiva.

Já na região Centro Sul, sai o Tenente-Coronel Edivar Rocha que irá comandar a 2ª Companhia do 1º Batalhão de Policial Militar de Quixadá, para a entrada do Tenente-Coronel PM José Jarbas Aguiar Freire.

Iguatu Notícias

Tiros, morte e apreensão de armas e explosivos na BR-116


A ação rápida da Polícia Militar impediu que uma quadrilha praticasse, na madrugada de ontem, o resgate de detentos numa das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Uma perseguição policial pela Rodovia Santos Dumont (BR-116), que começou no Município de Itaitinga e terminou em Pacajus (a 49Km da Capital), resultou em um tiroteio, morte de um dos bandidos, e na apreensão de um arsenal que incluía fuzis, escopetas, pistolas e uma grande quantidade de explosivos prontos para serem detonados pelos criminosos.

O homem que tombou morto no confronto com policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), foi identificado somente na manhã de ontem. Tratava-se de Luciano Afonso da Silva Filho, 23, ex-presidiário com uma longa ficha criminal onde constavam delitos como assalto e receptação, além de fugas da Colônia Agrícola Penal do Amanari, em Maranguape; e da carceragem do 12º DP (Conjunto Ceará). Os comparsas dele conseguiram furar o cerco policial na estrada e desapareceram no matagal.

A perseguição começou por volta da meia-noite quando duas patrulhas do Gate faziam o policiamento na área onde estão instaladas três Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) e o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), nos Municípios de Itaitinga e Aquiraz.

'BBB 11': Ariadna voltará ao programa para nova chance


A coluna TV e Lazer do jornal Extra informou nesta quinta-feira (27) que a transexual Ariadna, primeira eliminada do programa, terá uma nova chance no BBB. Segundo a publicação, a carioca voltará ao lado do também eliminado Mauricio, provavelmente em uma casa de vidro, e o público escolherá qual dos dois disputará o prêmio de R$ 1,5 milhões novamente. 

Além dessa novidade, o programa contará com uma troca de participantes. Nesta semana, um casal terá que sair, dando lugar a uma nova dupla que entrará na casa.

Várzea Alegre-CE: Prefeito se defende na Câmara das acusações de desvio de dinheiro do saneamento da Varjota


O prefeito desta cidade, Zé Helder (PMDB), compareceu nesta manhã à sessão da Câmara de Vereadores e se defendeu das acusações de desvio de dinheiro da obra de saneamento básico em construção no bairro Varjota, feitas pelos vereadores de oposição Zé Batista (PR), Chico Clementino (PSDB) e Eliana Maria (PSDB).

A oposição apresentou uma série de documentos que pesquisaram na Fundação Nacional de Saúde - Funasa, órgão do governo federal responsável pela liberação de recursos para a obra. Com base nestes papéis, os vereadores passaram a acusar o prefeito de corrupção e de ter desviado o recurso destinado ao saneamento. A oposição considerou um erro grave o fato de o prefeito ter feito o pagamento da obra sem que esta esteja terminada.

Os edis da oposição também apresentaram um relatório, assinado pelo engenheiro civil Rafael Borges, contratado por eles para avaliar a obra. Segundo o laudo, lido pela vereadora Eliana, há falhas nas instalações coletoras, nas ligações prediais, além de apontar que as estações elevatórias não estão concluídas, entre outras. O laudo atesta ainda que o saneamento só atingiu, até o momento, pouco mais de 50% do total do projeto, que beneficia além da Varjota, os bairros Juremal, Zezinho Costa e parte do Centro da cidade.

Os vereadores ainda reclamam que a obra foi conveniada em 2007 e está com mais de três anos de atraso.

O prefeito Zé Helder, no início da sessão, explicou que o saneamento da Varjota é uma obra complexa, que vem passando por diversas dificuldades, como atraso nos repasses de recursos, questões de ordem de terreno, que apresenta algumas partes rochosas, exigindo, assim, um trabalho mais cauteloso, questões de pendências com indenizações de terrenos particulares, por onde o saneamento passa, entre outras razões, que acabaram por levar ao seu atraso, já que o projeto é de 2007. O prefeito salientou que embora o convênio seja de 2007, os recursos para a obra só foram creditados em 2008, ano em que deu a ordem de serviço para sua construção, no dia 24 de abril.

Sobre o dinheiro da obra, o prefeito informou que todos os pagamentos à Construtora Litoral e Projetos Ltda, foram feitos por ordem bancária, mediante ofícios de autorização, com medições da obra atestadas pela Funasa.

Quanto à quitação total do convênio, questionada pelos vereadores, o prefeito declarou que como o convênio encerrava o prazo de vigência em primeiro de novembro de 2010 e para resguardar os recursos destinados à obra, evitando que o dinheiro retornasse para Brasília, e também, orientado por técnicos do governo, fez a quitação da obra, destinando o restante dos recursos, R$ 468.000,00, para uma conta administrativa aberta na Caixa Econômica Federal, agência de Iguatu. O prefeito disse que essa foi a forma encontrada para garantir que a construtora terminará a obra, haja vista que a transferência de qualquer valor desta conta tem que passar por sua aprovação.

Miséria

Governo reafirma Mínimo de R$ 545

O governo manteve posição fechada ontem, em reunião com as centrais sindicais, de um salário mínimo de R$ 545 em 2011, "sem espaço para demagogias"´, mas acenou com a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) em 4,5%. 

A informação foi dada ontem pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), após o encontro de cerca de duas horas com os sindicalistas, no Palácio do Planalto, que terminou em impasse.

O índice do reajuste da tabela do IR é inferior à demanda das centrais - elas exigem 6,46% -, que representa a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no ano passado. Carvalho ressaltou que o governo não vai vincular uma eventual ajuste no imposto à negociação sobre o aumento do salário mínimo.

Saiba como fazer para requerer as perdas do Plano Collor II

Quem tinha aplicação na caderneta de poupança nos meses de janeiro e fevereiro de 1991 tem até a próxima segunda-feira para entrar na Justiça solicitando a devida correção, que não foi aplicada na época. A poupança deveria ter rendido 21,87%, mas o governo alterou o índice de correção. O rendimento caiu para 7%, gerando uma diferença de 14,87%.

O prazo acaba na segunda  por causa do aniversário do plano, mas só são permitidas ações individuais. Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), acrescenta que o poupador precisa do RG, CPF, além dos extratos da caderneta, referentes aos dois meses de 1991, para ajuizar a ação. “Os extratos devem ser entregues pelo banco que administrava a poupança na época do Plano Collor II”, explica. 

Ela ainda ressalta a importância de não perder o prazo: “A pessoa deve ser muito rigorosa quanto ao prazo, pois não há chances de entrar após a segunda-feira. Além disso, é possível que herdeiros entrem com a ação. No entanto, aconselhamos que procure um advogado para orientação”, diz.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (26), pelo concurso 1.252 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 02 – 14 – 35 – 39 – 49 – 51

Segundo a Caixa, 67 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 26.937,47. Outras 4.975 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 518,25.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de 20 milhões.

Polícia carioca prende cearense apontado como o “terror de Itaboraí"

Armado com um facão, o cearense Paulo da Silva Aragão, 25, foi preso por policiais rodoviários federais, nesta terça-feira (25), após mais um assalto contra passageiros e motoristas que trafegam nas linhas da BR-101, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Ele foi apresentado nesta quarta-feira (26), pela Polícia carioca, após ser indiciado por oito assaltos no trecho Niterói/Manilha, sempre armado com um facão. Por causa da arma, o cearense ficou conhecido como o “bandido do facão”, como também o “terror de Itaboraí”.

Segundo a Polícia, o cearense chegou ao Rio há dois meses em busca de trabalho. De acordo ainda com a Polícia, este seria o período em que os assaltos tiveram início. A Polícia carioca informou ainda que Paulo da Silva já cumpriu dois anos de prisão no Ceará, por assalto.

Em depoimento no 71º Distrito (Itaboraí), a esposa do acusado, que também é cearense, disse que o marido havia prometido uma “vida nova” e que trabalharia como ajudante de pedreiro.

Eliomar de Lima

Fortaleza não consegue vencer o Guarani no Alcides Santos e empata em 2 a 2

O time do Fortaleza empatou pela primeira vez dentro de casa no Campeonato Cearense 2011. O Leão não conseguiu superar o Guarani de Juazeiro, na partida válida pela 5ª rodada do Estadual.

O confronto realizado na noite desta quarta-feira (26), no Estádio Alcides Santos, no Pici, acabou em 2 a 2.

O Resultado manteve o Leão na liderança com 11 pontos, mas o time pode ser ultrapassado na tabela pelo Ceará e o Tiradentes, que jogam nessa quinta-feira (27). Já o Guarani (J) tem 8 pontos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sangra o primeiro açude em 2011 no Ceará

 

O açude de Tijuquinha, localizado no município de Baturité, foi o primeiro reservatório a sangrar no Estado. O açude, que é um dos 133 pontos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), tem capacidade de 974 mil metros cúbicos e está sangrando com uma lâmina de cinco centímetros. O Tijuquinha pertence à Bacia Metropolitana.

Policia prende dupla acusada de tentar matar radialista em Morada Nova

Edvan da Silva, 27, mais conhecido pelo apelido de “Caju”, foi preso sob acusação de participar do atentado contra o radialista Franzé Rodrigues, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. Também foi foi preso José Valdení da Silva, o “Bode”, 32. A tentativa de assassinato ocorreu na noite da última segunda-feira (24), enquanto a detenção dos acusados ocorreu na terça-feira (25).

No momento da prisão, “Caju” confessou à Polícia que efetuou dois disparos de revólver contra a vítima e que “Bode” teria atirado com uma arma longa, no caso, uma espingarda. Com os suspeitos, foi apreendido um revólver calibre 38.

Em depoimento, “Caju” disse que há duas semanas o radialista teria passado por ele e o apontado para outra pessoa, e que logo após esse fato policiais militares, lotados no Ronda do Quarteirão, teriam aparecido no local à procura dele. Acrescentou, que teria ouvido o radialista apresentando programa dele, dizendo que ele (Caju) estaria morando no local onde foi visto.

“Caju” disse ainda que criou uma raiva do radialista e tinha vontade de matá-lo. No dia do crime, “Caju” teria ingerido bebida alcoólica, criando coragem para cometer o atentado, e que ainda convidou o amigo dele, “Bode”, para participar da ação.

Ao ser perguntado quem realizou os disparos, “Caju” confirmou que atirou duas vezes em Franzé Rodrigues com um revólver calibre 38 e que “Bode” teria atirado com uma arma artesanal tipo socadeira.

Os acusados foram autuados na manhã desta quarta-feira (26) por crime de tentativa de homicídio, e, logo depois, encaminhados à Cadeia Pública de Morada Nova.

Jangadeiro Online

Funceme informa que chuvas no Ceará devem diminuir até o fim de semana

Chuvas foram registradas em 150 municípios cearenses até a manhã desta quarta-feira (26). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este número de ocorrências deve diminuir até o sábado (29).

A maior chuva registrada nesta quarta-feira (26) foi na cidade de Mauriti, com 106,5 milímetros. Em Fortaleza, a precipitação ficou em apenas 2,2 milímetros.

A previsão para o fim do dia é de nebulosidade variável em todas as regiões cearenses. Na Capital, haverá momentos de céu claro. A tendência para as próximas 48 horas e 72 horas aponta céu parcialmente nublado em todo estado do Ceará com possibilidade de chuva na parte centro-sul.

Morre aos 9 anos o 'paleontólogo mirim' Arthur Amorim Santos


Arthur Amorim Santos, de 9 anos, conhecido por saber muito sobre dinossauros, morreu na madrugada de terça-feira (25) no hospital A.C. Camargo, em São Paulo. O enterro está previsto para acontecer às 16h desta quarta, em Maceió, cidade natal do garoto. Ele convivia com uma forma rara de câncer, que acometia o lado direito do rosto.

O 'paleontólogo precoce' não só gostava de dinossauros como também sabia informações sobre como os animais evoluíram, os períodos em que viveram. Ele chegou a lançar um livro chamado "As Aventuras de Yoshito", sobre os animais que admirava.

Governo oficializa notificação de mortes por dengue em 24 horas


Todos os órgãos de saúde dos estados e municípios terão de informar ao Ministério da Saúde, compulsoriamente e no prazo de 24 horas, as mortes e os casos graves da dengue. A decisão faz parte da Portaria 104, que havia sido anunciada na semana passada pelo ministro Alexandre Padilha e que foi publicada, nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU).

O documento também trata da notificação obrigatória por todos os órgãos de saúde de casos de violência doméstica e sexual, e não somente pelas unidades sentinelas, como era feito antes. A Portaria trata de casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas já está prevista na legislação.

Fim do interurbano em áreas metropolitanas beneficia 560 cidades

Moradores de 560 municípios do país deixarão de pagar tarifas de ligações telefônicas interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Segundo determinação do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) essas ligações passarão, em breve, a ter tratamento tarifário de chamadas locais.

A norma aprovada pela Anatel, na última quinta-feira (21), revisa o regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). A expectativa da agência e que a mudança beneficie 68 milhões de pessoas em 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas.

As regiões metropolitanas e Rides contempladas são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), pólo Petrolina-Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN).

Também integram a relação: Cariri (CE), Fortaleza (CE), sudoeste maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Roraima capital, Roraima-região central, Roraima-sul, Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), norte/nordeste catarinense (SC), Lages (SC), região carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

Dois bilhões de pessoas usam internet no mundo

O número de internautas no mundo atingiu os dois bilhões, segundo chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadun Touré. Ele explicou ainda que no início do ano 2000 apenas 250 milhões tinham acesso a rede.

Touré ressaltou tambémq ue o número de assinantes de telefonia móvel já passa dos cinco bilhões, sendo que em 2000 eram cerca de 500 milhões.

Dom Aldo diz presenciar na Paraíba o que assistiu na Era Tasso

O arcebispo de João Pessoa, dom Aldo Pagotto, declarou nesta semana, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) vem demonstrando nestes primeiros dias de gestão que, de fato, quer construir “uma nova Paraíba”. 

Ele disse que vem aprovando as “medidas corajosas” do socialista e parabenizou a escolha de “nomes técnicos” para seu secretariado.

“O governador já tomou posições bastante claras de que vai construir uma nova Paraíba. Estou presenciando aqui o que já tinha presenciado há mais de 20 anos no Ceará”, enfatizou Dom Aldo numa referência à primeira gestão de Tasso Jereissati no Governo do Ceará, iniciado em 1987.

As declarações do religioso foram dadas em entrevista à rádio CBN, quando ele falou também de outros temas polêmicos.

O arcebispo disse, por exemplo, que os casais homossexuais não são considerados uma família, que o MST é uma entidade que já caducou e classificou os “emos” como pessoas que, com um visual exótico, gostavam de provocar e insultar a população.

Sobre o projeto de lei que criminaliza a homofobia, ele disse que a ideia era uma “aberração e algo não civilizado”.

Lula defenderá volta de Delúbio, segundo um dirigente petista


O secretário de Comunicação do PT, André Vargas, disse ontem à Folha que o ex-presidente Lula defenderá a volta ao partido do ex-tesoureiro Delúbio Soares, acusado de operar o mensalão. Ele afirmou que o ex-companheiro “foi injustiçado” e que a direção da sigla deve votar seu pedido de refiliação em março ou abril.

“Se for questionado, Lula vai dizer que é favorável”, disse Vargas, que é deputado federal pelo Paraná e integra o Diretório Nacional do PT. O ex-presidente evitava falar do escândalo, mas mudou o tom no fim do mandato, quando chamou o mensalão de “tentativa de golpe” e prometeu reavaliá-lo depois de deixar o Planalto.

Ontem, Vargas disse que os petistas não têm condições morais para barrar a refiliação de Delúbio, que foi expulso da legenda em 2005 e é um dos réus no processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).
“Como é que nós vamos dizer que ele não pode se filiar? Nenhum de nós tem condição moral ou política de dizer que ele não pode militar no PT”, declarou o dirigente.

“Se qualquer evidência de caixa dois servir para excluir alguém do PT, tem que dar uma excluída boa, geral”, afirmou. “Do PT ou do PTB, do PMDB”, acrescentou.

ProUni termina com número recorde de mais de 1 milhão de inscritos

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação, o Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.048.631 estudantes inscritos para as 123.170 bolsas de estudo oferecidas em cerca de 1.500 instituições de ensino superior. As inscrições foram abertas na sexta-feira (21) e terminaram às 23h59 desta terça.

O número, segundo o Ministério da Educação, representa um recorde no total de inscritos desde a criação do ProUni, em 2004. No ano passado, o programa teve 822.254 candidatos para 165 mil bolsas - até então a maior marca.

O ProUni oferece 80.520  bolsas de estudo integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade.  O resultado em primeira chamada será divulgado na sexta-feira (28), na página eletrônica do programa. Até 4 de fevereiro, o candidato pré-selecionado deve comparecer à instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.

Após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada de candidatos, em 11 de fevereirocom prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

Para concorrer às bolsas, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Morre aos 81 anos o ator John Herbert


Morreu no começo da tarde desta quarta-feira (26) o ator John Herbert. Ele, que tinha 81 anos, estava internado no Hospital do Coração desde o dia 5 de janeiro, após apresentar insuficiência respiratória. A causa da morte foi enfisema pulmonar. Seu velório acontecerá hoje em São Paulo, no MIS (Museu de Imagem e Som).

Além de atuar, Herbert também era produtor e diretor. Ele trabalhou em mais de 30 novelas da TV Globo, como "Que rei sou eu" e "Sinhá moça", sendo a sua última "Três irmãs", de 2008. Natural de São Paulo, interpretou a si mesmo na minissérie "Um só coração" (2004), que prestava uma homenagem à capital paulista, na época comemorando 450 anos. Trabalhou duas vezes em "Malhação": entre 1995 e 1996 fez o personagem Nabuco, enquanto em 2005 viveu o personagem Horácio.

Durante as décadas de 1950 e 1960 ele ficou bastante conhecido pela minissérie "Alô, doçura" (de Cassiano Gabus Mendes), em que atuava ao lado de Eva Wilma, sua esposa durante mais de duas décadas (1955-1976). Juntos, eles tiveram uma flha, a também atriz Vivian Buckup. Ele também foi casado com a atriz Claudia Librah, com quem teve dois filhos. Herbert deixa cinco netos.
 
Carreira

Antes de ingressar na carreira artística, o ator chegou a estudar Direito em 1949, na Faculdade do Largo São Francisco. Um ano depois estava no Centro de Estudos Cinematográficos, de Ruggero Jacobbi. Ele chegou a se formar na faculdade e a estagiar em um escritório apenas para "dar uma satisfação a sua família".

Apesar de ter seu nome popularmente associado à televisão, Herbert se destacou principalmente no teatro e nos cinemas. A primeira peça de Regina Duarte ("Black out", de 1967) foi produzida por ele, que dirigiu o filme "Ariella" em 1980, seu primeiro longa como diretor.

Morre presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

Presidente do TJ de São Paulo morre aos 68 anos

Morreu na madrugada desta quarta-feira (26) o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, de 68 anos. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, o velório será realizado no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, no Centro da capital paulista. A causa da morte não havia sido divulgada até o fim da manhã.

Viana Santos assumiu a presidência do tribunal em janeiro de 2010 e deveria permanecer no cargo por dois anos. Nascido na cidade de Sorocaba, o desembargador ingressou na magistratura em 1968. Ele trabalhou como juiz nas comarcas de São Luiz do Paraitinga, Oswaldo Cruz, Presidente Prudente, Taubaté e São Paulo. Foi promovido a juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal em 1983 e passou ao cargo de desembargador em 1988.

Por causa do falecimento, foi decretado luto oficial por três dias, com suspensão do expediente nesta quarta-feira, a partir das 13h, em todas as unidades judiciárias do estado, com reinício às 13h do dia 27 de janeiro, ficando suspensos os prazos processuais nos dias 26 e 27 de janeiro.

Compra de votos - TRE julga processo contra deputado federal

O deputado federal André Figueiredo pode ficar inelegível por oito anos e ter o diploma cassado com a conclusão do julgamento da representação por compra de votos ajuizada pela Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) contra ele e um assessor. A conclusão do julgamento, iniciado terça-feira, 25 de janeiro, depende apenas do voto de um juíz. O relator do processo e outros três juízes votaram a favor da cassação e da pena de inelegibilidade.

A representação se refere a fatos ocorridos nas eleições de 2006, quando André Fiqueiredo foi eleito deputado federal suplente. Na época, José Virgílio Lima Pires, na condição de assessor parlamentar do então suplente de deputado federal, foi abordado pela polícia no município de Orós, portando diversos documentos indiciários de atividade de compra de votos.

Segundo a PRE/CE, os documentos apreendidos, como lista de benesses (cimento, gás, passagens de ônibus, etc) com nomes de eleitores de um distrito de Orós, evidenciam a compra de votos pelo assessor em benefício e com a conivência do parlamentar.

Ontem, no julgamento, o relator, desembargador Ademar Mendes Bezerra, votou no sentido de que a prática de compra de votos estava demonstrada pelas provas dos autos. Com base nesse entendimento, determinou a cassação do diploma de deputado federal suplente de André Figueiredo, obtido em 2006, bem como a inelegibilidade dos dois demandados pelo prazo de oito anos, a contar da data da eleição (2006) e pagamento de multa no valor de cinco mil UFIRs.

O voto do relator foi seguido pelos juízes Jorge Luís Girão Barreto, Luciano Lima Rodrigues e Raimundo Nonato Silva Santos. Quando restava apenas o seu voto para o encerramento do julgamento, o juiz Cid Marconi pediu vistas do processo.

Após o pedido de vista, o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, solicitou ao juiz que apresente seu voto-vista, encerramento o julgamento, até o dia 27 de janeiro, data da última sessão do mês de janeiro do TRE/CE. Caso o processo só retorne a julgamento após esta data, como estará encerrada, em 31 de janeiro de 2011, a legislatura iniciada em 2007, restará sem objeto a ação, pois inexistente o diploma a ser objeto de cassação, o que acarretará a não imposição da pena de inelegibilidade por oito anos aos réus.

A PRE/CE aguarda o acatamento do pedido formulado, uma vez que é de conhecimento público o compromisso e a seriedade do juiz Cid Marconi, sendo certo que o julgamento será encerrado ainda a tempo de se atribuir eficácia a decisão já tomada pela maioria dos integrantes do TRE/CE em votos já proferidos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Chuvas banham 157 municípios cearenses

As chuvas que banharam 157 municípios cearenses até a manhã desta terça-feira (25), foram causadas pela atuação do sistema meteorológico chamado de Zona da Convergência Intertropical. A maior precipitação registrada nos pluviômetros da Funceme aconteceu na cidade de Santa Quitéria, no Sertão Central, onde choveu 162,8 milímetros.

Na Capital do Estado, o volume de precipitação chegou a 126,3 milímetros. Todas as regiões cearenses, com exceção do Cariri, tiveram municípios com chuvas maiores que 50 milímetros. De acordo com a Funceme, ainda não está caracterizada a quadra chuvosa no Estado, o que acontece nesta semana são chuvas de pré-estação.

Previsão

Para as próximas horas, a previsão da Funceme é que a Zona da Convergência Intertropical deixe as regiões da faixa litorânea e áreas adjacentes com céu nublado. As demais áreas deverão ficar com céu parcialmente nublado. Há previsão de chuva em todo o Estado. Para as próximas 48 e 72 horas há tendência de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

Mega-Sena pode pagar até R$ 17 mi nesta quarta-feira

A Caixa Econômica Federal pode pagar até R$ 17 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas do concurso nº 1.252 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira.

No concurso anterior, sorteado em Brasília (DF), não houve acertadores do maior prêmio.

No último sorteio, 261 apostas acertaram a Quina com um prêmio de R$ 6.814,23 cada. Já a Quadra teve 9.795 ganhadores, e o prêmio individual foi de R$ 259,39.

Segundo a Caixa Federal, os R$ 17 milhões, se aplicados na poupança, renderiam mais de R$ 100 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h (do horário de Brasília) em todas as casas lotéricas do País.

Vereadores de Várzea Alegre, no Cariri, discutem em audiência irregularidades em obras de saneamento da cidade

Audiência pública discute hoje, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Várzea Alegre, irregularidades na aplicação de verbas públicas destinadas para sanear bairros da cidade. O investimento total foi de cerca de R$ 3,2 milhões, entre financiamento e contrapartida do Município, nas duas etapas do projeto.

Os convênios 1094 e 1003, de 2007, assinados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), previam a instalação de rede coletora, ligações prediais, estações elevatória e de tratamento de esgoto, nos Bairros de Varjota, Juremal, Centro e parte do Zezin Costa, na sede da cidades.

As indagações em relação à obra são diversas. De um lado a população reclama do desconforto que a não finalização da obra acarretou, como esgotos à céu aberto e ligados diretamente no canal que corta o Bairro Riachinho. Além disso, os vereadores Francisco Clementino de Almeida e José Batista Rolim denunciam que o dinheiro liberado pela Funasa foi todo sacado pela Prefeitura Municipal, mesmo com a obra pela metade.

Projeto vai reduzir lixo tóxico no Centro Sul do Ceará


Cariús. Começou por este Município o projeto "Recolher é renovar: viva sem lixo tóxico", para 24 Municípios que integram o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe. A ideia é expandir as ações de recolhimento de embalagens de agrotóxicos e de outros produtos que agridem o meio ambiente em parceria com Prefeituras.

A adesão da Secretaria de Agricultura de Cariús ao projeto é pioneira. "Consideramos um programa muito importante porque essas embalagens trazem risco à natureza e à saúde humana", frisou o secretário Jucil Lopes Gomes. "Fizemos um trabalho de educação ambiental e de conscientização dos produtores rurais".

A gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Vandiza Sucupira, espera que o exemplo de Cariús chegue aos demais Municípios da região. "Jucás e Acopiara já demonstraram interesse em participar", disse. "Cada cidade é quem faz o seu planejamento sobre as ações educativas e define os pontos de recolhimento das embalagens".

Repercute o pedido de exoneração da superintendente da Semace


Depois de causar polêmica dentro da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que dispensa licenças ambientais para algumas obras do governo teria provocado também o pedido de exoneração da titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira. Insatisfeita, ela deve deixar o cargo na quinta-feira (27).

Lúcia Teixeiram é servidora pública de carreira da Procuradoria Geral do Estado, e estava à frente da Semace desde junho de 2009. A superintendente não justificou publicamente o pedido de exoneração do cargo, que aconteceu exatamente um dia após a aprovação do projeto controverso. O caso, no entanto, repercutiu entre políticos, colegas de trabalho e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente.

Jangadeiro Online

Municípios esperam por R$ 27,8 bi de restos a pagar da União, diz CNM

Um balanço divulgado nesta terça-feira (25) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), mostra que a União não efetivou R$ 27,8 bilhões se referem a transferências empenhadas aos municípios (muitas das quais por emenda parlamentar).

 Esse valor foi autorizado pelo governo federal, mas não foi efetivamente pago no orçamento corrente, ficam agora no chamado “restos a pagar”.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a preocupação é de que o corte previsto em parte das despesas anunciado pela equipe econômica do governo, afete o repasse de recursos federais para os municípios.

O levantamento da CNM informa ainda, com base em dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), que a presidente Dilma Rousseff inicia seu governo com R$ 128,7 bilhões de restos a pagar deixados pelo ex-presidente Lula.

Em anos anteriores, o Tribunal de Contas da União já criticou esse acúmulo de despesas não pagas pela União com o argumento de que isso desorganiza as contas públicas.

Mauricio é o segundo eliminado do 'BBB 11'


O músico Maurício, de 27 anos, foi o segundo eliminado do "Big Brother Brasil 11" na noite desta terça-feira (25). O carioca recebeu 50,8% dos votos para deixar a casa. Ele enfrentou no paredão o coreógrafo baiano Diogo.

O campeão deste ano irá ganhar um prêmio de R$ 1,5 milhão, enquanto o segundo e terceiro lugar receberão respectivamente R$ 150 mil e R$ 50 mil.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SSPDS divulga mais dois nomes para segundo escalão das polícias Civil e Militar

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) divulgou os nomes de mais dois auxiliares nomeados para cargos no segundo escalão da pasta.

O atual comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Jarbas Araújo, será o superintendente-adjunto da Polícia Militar. José Nival Freire, secretário-adjunto da SSPDS, será o superintendente-adjunto da Polícia Civil.

A informação foi passada por meio do microblog Twitter, na tarde desta terça-feira, 25.

Iannara Batista é eleita Miss Iguatu 2011


A prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou concurso para a escolha da Miss Iguatu 2011. A etapa final aconteceu nesta segunda-feira, 24. A etapa final contou com a presença de oito candidatas que desfilaram para um grupo de jurados e grande público presente que aplaudiu e prestigiou o evento, o qual foi realizado na Praça da Matriz, em frente ao Casarão do Papai Noel..

Os critérios para escolha foram análise das belezas facial, corporal, simpatia, elegância e passarela. Após o desfile de todas as concorrentes os jurados escolheram para representar o município de Iguatu a jovem iguatuense Maria Iannara Batista da Silva, do bairro Cohab II. A segunda colocação ficou para Andreza Rachel de Oliveira Arrais, do bairro Cohab I, e em terceiro lugar, representando o bairro 7 de setembro, ficou a jovem Janaína Alves da Silva.

via Iguatu Notícias

Após mais de um mês internado, Alencar passará noite fora de hospital

O ex-vice presidente José Alencar passará a noite desta terça-feira (25) em sua casa em São Paulo. Alencar está há mais de um mês internado no Hospital Sírio-Libanês, onde trata um câncer.

Alencar saiu do centro médico pela primeira vez no ano na tarde desta terça, para receber, das mãos da presidente Dilma Rousseff, a medalha 25 de Janeiro, na sede da Prefeitura de São Paulo, por conta do aniversário da cidade.

Em discurso improvisado e emocionado, ele afirmou que se morresse hoje, estaria feliz. “Se eu morrer agora, é um privilégio. Se eu morrer agora, está bom demais”, disse.

Participaram da homenagem, além de Dilma, o vice-presidente Michel Temer, o ex-presidente Lula, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.

Acidente de trem com caminhonete deixa um morto e dois feridos em Fortaleza

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente na tarde desta terça-feira (25), numa passagem de nível na Avenida José Filomeno Gomes, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.

De acordo com testemunhas, o condutor da Hilux teria ignorado o sinal sonoro e avançou a cancela da passagem de nível que fica na avenida.

O veículo foi arrastado por cerca de 300 metros. O passageiro da caminhoneta, José Didier Machado Filho, não resistiu aos ferimentos. As outras duas vítimas, Carlos Eduardo Edson Moreira, 65, e Diogo Saúde da Silva, 25, foram socorridos para o Instituto Doutor José Frota.
Via Iguatu Notícias

Ancião de 80 anos estupra adolescente com arma em punho em Juazeiro do Norte

Acometido de um ataque de perversão moral, um homem de 80 anos de idade armou-se com uma faca e investiu para cima de um adolescente de 15 anos com o objetivo de praticar sexo. Foi por volta das 14 horas desta segunda-feira no bairro Aeroporto em Juazeiro do Norte, onde reside Francisco José Galdino. Segundo informações colhidas pela polícia, o mesmo estava armado com uma faca e disposto a praticar a violência sexual contra o rapaz.

O crime aconteceu na residência do ancião tendo como vítima o menor de iniciais G. S. M., que mora na localidade denominada Vila Nova situada naquele bairro. O ato foi flagrado pela mãe do adolescente a qual, assustada pelo fato do idoso estar armado com a faca, recorreu a ajuda de populares. Somente dessa fora é que Zé Galdino foi dominado e entregue aos Soldados do Ronda do Quarteirão, Diego e Nascimento, que olevaram para a delegacia. O estupro foi constatado por meio de exame feito no IML (Instituto Médico Legal).

Pneumonia de Chico Anysio está curada, diz boletim

Chico Anysio segue internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio. Segundo boletim assinado pelo médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues nesta terça (25), o humorista, de 79 anos, continua na UTI, mas sua infecção pulmonar está curada.

Ele já não precisa de suporte mecânico para respirar, mas aos poucos começa o processo de retirada da ajuda mecânica. O humorista também já não precisa de suporte cardíaco. Seu quadro clínico permanece estável dentro de sua gravidade.

Chico está internado no Hospital Samaritano desde o dia 2 de dezembro do ano passado com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana e o comediante foi submetido à angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório, ele apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Várzea Alegre vai realizar um dos maiores carnavais da região


O prefeito Zé Helder (PMDB), em reunião com a assessoria de imprensa do governo Tempo de Crescer, aprovou a logomarca e divulgou as atrações que já estão contratadas para o carnaval 2011.

A logomarca agora traz a figura do mirante do Parque Cívico São Raimundo Nonato, local onde o evento passou a ser realizado desde 2010. O nome do evento também mudou. Antes, denominado de Carnaval da Alegria, agora passa a ser chamado de Carnaval de Várzea Alegre, uma referência direta ao nome da cidade que tem realizado o maior carnaval das regiões Centro-Sul e Cariri.

O carnaval 2011 terá o apoio do Governo do Estado, conforme compromisso firmado em reunião com o secretário de Cultura estadual, professor Pinheiro, na última segunda-feira, 10. Além do poder público, a prefeitura também conta com o apoio da iniciativa privada.

Zé Helder informou que para realizar o carnaval 2011 os investimentos deverão ser superiores aos do ano passado. No projeto estão inclusos dois palcos, dois sistemas de som e iluminção, um número maior de banheiros químicos, camarotes, segurança, barracas que comercializam bebidas, além das atrações musicais.

Em relação as atrações que farão os shows no período momino, o prefeito já contratou as seguintes bandas: Arreio Elétrico, Curtição Elétrico, Banda Axé Meu Rei e Garota Safada Elétrica, esta última é a única com data definida de apresentação, terça-feira, 08, encerramento do carnaval. Haverá ainda as bandas de apoio com atrações locais e regionais.

Para divulgar o carnaval 2011, a prefeitura está produzindo um site para publicar todos os detalhes do evento. Os internautas em breve poderão acessar o endereço eletrônico com todas as informações referentes ao evento.

AVOL

Juazeiro do Norte impedido de vender Hotel Municipal

O juiz de Direito da comarca de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, concedeu, ontem (24), a medida liminar obstativa proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, impedindo o Município de proceder à alienação do Hotel Municipal, sem prévia licitação, com o evidente propósito de beneficiar o empresário Sílvio Rui Costa Almeida, que já tem negócios com o Poder Público Municipal. O Executivo local fez publicar editais, pretendendo a venda do referido prédio avaliado em R$ 3.700.000,00 pelo maior preço.

No final do ano passado, a empresa de Sílvio Rui Costa Almeida apresentou ao Município, formalmente, proposta de aquisição do prédio, com dispensa de licitação. Na proposta, a pretendente pondera e estima que deva ser ressarcida em nada menos que R$ 2.722.642,29, por conta do que supostamente deixaria de auferir em razão da antecipação do termo final do contrato de exploração do Hotel (previsto para 2018) e por isso propôs pagar o saldo, R$ 977.357,71 (R$ 3.700.000,00 – R$ 2.722.642,29), nas condições previstas no edital de licitação (25% à vista e o restante em 24 parcelas).

Em seu despacho, o magistrado oficiou ao Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição, determinou que se abstenha de proceder à lavratura ou registro de qualquer ato objetivando a alienação do imóvel sem prévia autorização do Juízo. O Município foi intimado para observância da decisão, tendo o prazo de cinco dias para a defesa escrita.

De acordo com a ação interposta pela Promotora de Justiça, embora as provas já sejam por demais contundentes, será indispensável o aprofundamento das investigações, para o real prejuízo ao erário e bem assim salvaguardar o bem público, com juntada posterior de documentos, realização de avaliação judicial do imóvel, comprovação da vantagem na alienação, tomada de depoimentos, e outras provas mais que se fizerem necessárias.

José Alencar é homenageado na Prefeitura de SP


O ex-vice-presidente José Alencar se emocionou ao receber no início da tarde desta terça-feira (25) a medalha 25 de Janeiro, na sede da Prefeitura paulistana, no Centro de São Paulo. Em discurso improvisado, Alencar afirmou que, se morresse hoje, estaria feliz.

Participaram da homenagem a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o ex-presidente Lula, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.

A honraria foi entregue pela presidente Dilma. Com a medalha no pescoço, Alencar afirmou: “Estou lutando para não morrer”. O ex-vice-presidente faz há anos tratamento contra um câncer e, por conta da doença, está internado há três meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Esta foi a primeira vez que ele saiu do centro médico desde a internação.

“Se eu morrer agora, é um privilégio. Se eu morrer agora, está bom demais”, disse, bem humorado. Alencar pediu mais de uma vez desculpas para a plateia, formada por políticos, assessores e secretários, pelo fato de discursar sentado em uma cadeira de rodas.

Cearense integra “Quadrilha do Cangaço”, presa em Mato Grosso

O cearense José Hamilton da Silva, também conhecido como Severino Rodrigues da Silva, 24, foi apresentado pela Polícia de Mato Grosso, no fim de semana, como um dos 10 integrantes da “Quadrilha do Cangaço”, acusada de assaltos contra agências bancárias no interior do estado.

Com o bando, a Polícia apreendeu ainda uma submetralhadora, três pistolas e uma carabina. De acordo com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Policia Civil de Mato Grosso, a quadrilha era liderada pelo assaltante Sílvio César de Araújo, 37, e também contava com bandidos de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Rondônia, além de Mato Grosso e Ceará.

Segundo ainda a Polícia, a quadrilha usou o dinheiro dos assaltos para a compra de carros de luxo, propriedades e armas. “Todos os presos têm o crime como meio de vida, tanto que nenhum deles exerce qualquer tipo de atividade lícita”, comentou o delegado Luciano Inácio, um dos responsáveis pela investigação dos assaltos.

Proposta obriga preso a pagar despesas de penitenciária

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7167/10, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que determina o pagamento pelo condenado das despesas correspondentes ao período de restrição de liberdade, caso disponha de recursos. A proposta altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84).

Essa lei já estabelece a indenização ao Estado pelo preso mediante desconto proporcional sobre a remuneração do trabalho na prisão. A proposta é de que o custeio das despesas seja feito independentemente de atividade laboral, bastando que o presidiário tenha os recursos para esse pagamento.

Hugo Leal argumenta que nem sempre haverá trabalho remunerado no presídio e, mesmo quando houver, a remuneração poderá ser insuficiente para cobrir as despesas com a manutenção do detento. "Por isso, nada mais justo que aqueles que disponham de recursos suficientes efetuem o ressarcimento ao Estado e ao povo", afirma o deputado.

Tramitação

O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura, mas poderá ser desarquivado pelo seu autor, que foi reeleito. Nesse caso, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Minicom terá setor exclusivo para rádios comunitárias

O Ministério das Comunicações vai garantir tratamento especial ao setor de radiodifusão comunitária. Um decreto em fase de elaboração e que deverá ser assinado nos próximos meses estabelece a criação da Coordenação-Geral de Rádio Comunitária. O departamento será ligado à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.

“O ministro Paulo Bernardo está seguindo uma orientação da presidente Dilma Rousseff, que pediu mais atenção às rádios comunitárias, como forma de garantir a universalização do serviço”, explica o secretário de Comunicação Eletrônica do Minicom, Genildo Albuquerque.

A Coordenação-Geral de Rádio Comunitária será dividida em dois departamentos. Um deles cuidará da formulação de políticas para o setor e outro será estruturado para acelerar o andamento dos processos de outorgas em tramitação no Minicom.

O primeiro trabalho da nova coordenação-geral, segundo Genildo Albuquerque, será traçar um diagnóstico sobre a radiodifusão comunitária em todas as regiões do Brasil. Esse estudo vai apontar qual o quadro atual e onde há necessidade de instalação de novas emissoras.  “Para elaborar uma política, você tem que fazer um diagnóstico. Esse trabalho vai ser realizado para, a partir daí, a gente começar a pensar as ações futuras”, reforça o secretário.

Uma das principais metas da coordenação será dar agilidade à tramitação dos processos de outorgas para novas rádios comunitárias. Atualmente, um mesmo setor é responsável pelos processos de emissoras comunitárias, educativas e comerciais. Uma nova seção cuidará somente dos processos de rádios comunitárias.

Genildo Albuquerque diz que o objetivo é racionalizar a oferta de outorgas, reduzindo o tempo de análise dos processos. Ele exemplifica que o departamento vai verificar se o processo está andando em linha reta, ou seja, se cada ato do procedimento segue o fluxo correto e se é realmente necessário. “A expectativa é que a gente consiga acelerar essa análise e, dessa forma, evitar que um aviso de habilitação seja aberto e demore muito tempo até a outorga de novas rádios.”

MC

Fortaleza tem chuva de 126 mm nas últimas horas


As chuvas não param de cair no estado do Ceará e, nesta terça-feira (25), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já registra precipitação em 144 municípios, até as 10h20min de hoje. Fortaleza teve chuva de 126,3 mm no bairro Castelão.
O maior volume foi identificado na cidade de Santa Quitéria, de 162,8 milímetros. Choveu forte ainda em Canindé (147 mm), em Ipu (129 mm) e em Guaramiranga (128 mm).

Ontem, 164 cidades foram banhadas pela chuva e a previsão para as próximas horas é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as regiões.

Jangadeiro Online

"Programa do Ratinho" é reclassificado e não pode voltar para faixa da tarde

O "Programa do Ratinho", do SBT, não poderá voltar para o horário da tarde. O Ministério da Justiça reclassificou a atração como imprópria para menores de 12 anos. 

Desse modo, o programa só pode ir ao ar após as 20h. A informação é da coluna Outro Canal, desta terça-feira (25).

Decon e Conselho Regional de Farmácia retomam fiscalização sobre farmácias irregulares

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça e secretario-executivo em exercício do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), João Gualberto, e o Conselho Regional de Farmácia retomaram a fiscalização nos estabelecimentos farmacêuticos.

A ação já resultou na interdição da empresa: Farmácia Dom Manoel Ltda, situada na rua Dom Manoel, 780 – Centro.

A causa da interdição foi a falta de profissional farmacêutico inscrito junto ao referido Conselho.

A revenda de medicamentos controlados por estabelecimento clandestino ou irregular, isto é, sem registro no CRF e/ou sem profissional farmacêutico, tipifica o art 33, da Lei Federal n° ll.343, de 23 de agosto de 2006, – tráfico de drogas, com pena de reclusão de cinco a 15 anos.

O Decon recebe denúncias, inclusive anônimas, pelo telefone 3452.4505 que serão analisadas e, confirmado o informe, será acionada a fiscalização.

A ação continuará e devem ser visitadas empresas do ramo farmacêutico da capital e do interior.

Tráfico de drogas - cinco pessoas, dentre elas, três menores, são presas em Orós

Cinco pessoas foram presas na tarde de ontem na rua Cloves Campelo, bairro São José, em Orós, suspeitas de praticarem tráfico de drogas. São eles: I.C.S.N, 16 anos; D.F.C, 17 anos; J.M.N, 14 anos; Francisco Cícero de Souza, 47 anos e Narciso da Silva Souza, 20 anos. 

Além das prisões a polícia encontrou com o grupo pelo menos 37 pedras de crak, 01 garrucha de fabricação artesanal, 03 aparelhos celulares, 04 tabletes de cocaína, 14 tabletes de maconha, R$ 96,00 em dinheiro e 01 rolo de papel alumínio para embalar a droga.  

Os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Icó e apresentadas as autoridades competentes para as devidas providências.

Mano Menezes chama Julio César e deixa fora jogadores que atuam no Brasil

O técnico Mano Menezes escolheu os modelos que vão estrear a roupa nova da Seleção Brasileira no amistoso contra a França, dia 9 de fevereiro, em Paris. O treinador anunciou no início da tarde desta terça-feira a lista com os 23 convocados em um hotel em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A lista teve ausências importantes, mas previstas. Mano informou que optou por não chamar nenhum jogador que atua no futebol brasileiro.

- Nossa pré-temporada é bastante curta. Certamente nossos jogadores vão sofrer nos próximos jogos e vão enfrentar atletas que estão em outro estágio. É importante ter a mesma força, a mesma condição. Temos jogos da Libertadores na mesma data. Não estamos levando com menor qualidade, bem pelo contrário - explicou Mano Menezes.

A expectativa pela volta de jogadores importantes na Copa do Mundo de 2010 se confirmou apenas em uma posição: o goleiro Julio César retornou à lista. Já o lateral Maicon e os zagueiros Juan e Lúcio novamente não foram chamados. Entre as novidades, os nomes dos meias Renato Augusto (ex-Fla e atualmente no Bayer Leverkusen) e Jadson (ex-Atlético-PR e que defende o Shakhtar). Outra curiosidade da lista é que nenhum brasileiro que joga no futebol francês foi chamado.

De volta ao time do Real Madrid em 2011 após seis meses afastado por conta de uma cirurgia no joelho esquerdo, Kaká ficou fora da lista assim como Neymar, que está defendendo a Seleção sub-20 no Sul-Americano do Peru.

O adversário do primeiro teste do ano não traz boas lembranças recentes aos brasileiros. As equipes não se enfrentam desde as quartas de final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Na ocasião, Zidane teve grande atuação e Henry marcou na vitória por 1 a 0 dos "Bleus".

Já no Stade de France, o duelo mais importante aconteceu na final da Copa de 1998 e os franceses levaram a melhor: triunfo por 3 a 0 e título mundial.

Confira a lista:
Goleiros:
Julio Cesar (Inter)
Gomes (Tottenham)
Neto (Fiorentina)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros:
Breno (Bayern)
David Luiz (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
Luisão (Benfica)

Meias:
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madri)
Hernanes (Lazio)
Anderson (Manchester United)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shaktar)

Atacantes:
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Hulk (Porto)

Festa rubro-negra no Pacaembu: Fla derrota Bahia e conquista a Copinha


Depois de 21 anos, o Flamengo volta a fazer festa no dia do aniversário de São Paulo. O Pacaembu, tomado de vermelho e preto, comemorou o título do time carioca na Copa São Paulo de Futebol Júnior, após a vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, na manhã desta terça-feira. 

O Tricolor chegou a empatar e até ter chances de vencer, mas cometeu um pênalti na segunda etapa e abriu o caminho para o Rubro-Negro, que passou a dominar o jogo e poderia ter ampliado o placar. 

Com as presenças da presidente Patrícia Amorim e do técnico Vanderlei Luxemburgo como torcedores ilustres, a equipe carioca conquistou seu segundo título na história da competição - o primeiro foi em 1990, em um time que tinha Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes, Júnior Baiano e Nélio. Os nomes de hoje são César, Negueba, Frauches, Rafinha, Lucas e Adryan.

Michel Temer assume a Presidência da República

O vice Michel Temer assume a Presidência da República no próximo domingo, quando Dilma Rousseff embarca para sua primeira viagem internacional.

A permanência do pemedebista no comando da nação será brevíssima, de pouco mais de 24h.

Durante o período, Dilma encontra-se com Cristina Kirchner, presidente da Argentina, na segunda-feira e retorna ao Brasil em seguida.

Esta será a terceira vez que Temer senta-se na cadeira presidencial – em outras duas ocasiões, em janeiro de 1998 e junho de 1999, como presidente da Câmara e terceiro na cadeia sucessória, ele substituiu o então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Situação dentro e fora do Aeroporto de Fortaleza está complicada

A chuva mais uma vez invadiu a Cidade de Fortaleza. E como de costume, as precipitações acabam atrapalhando as operações no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Segundo dados da Infraero, dos 35 voos desta terça-feira (25), 7 atrasaram, o que representa 20% do total.

No momento, dois voos estão atrasados (5,7%) e dois foram cancelados (5,7%).  Mas o problema não é apenas dentro do Aeroporto. Para quem precisa chegar até o local o acesso está complicado.

Vilmar Martins e o deputado José Sarto devem se reunir com o governador nos próximos dias


O líder político Vilmar Félix Martins (PMDB) e o deputado estadual José Sarto (PSB) devem se reunir nos próximos dias com o governador Cid Gomes (PSB). 

Dentre os assuntos que serão tratados com chefe do executivo cearense está a adutora de Acopiara. A obra foi iniciada em 2008, no período eleitoral e sem nenhum motivo, após o pleito, o serviço foi paralisado.

O objetivo de Vilmar e do deputado Sarto é buscar uma solução para que a obra seja retomada. Vilmar afirmou ao blog que a população de Acopiara não pode ser penalizada por uma administração tão desastrosa que até hoje não mostrou para que veio.

Chove em Acopiara neste momento

As chuvas continuam caindo em boa intensidade em todo o município de Acopiara desde o último final de semana. Neste momento, às 10h55min, chove na Terra do Lavrador. A expectativa da Funceme - Fundação de Meteorologia é que as chuvas continuem banhando o Estado do Ceará nas próximas horas.

Banda Garota Safada deve ser uma das atrações do carnaval deste ano em Acopiara

Foto de arquivo
A Prefeitura de Acopiara através da Secretaria de Cultura e Turismo se prepara para realizar mais uma edição do Carnaval.

O evento deve acontecer na entrada da cidade próximo ao Arco da Santa. Uma das atrações que promete agitar a folia é a banda de forró Garota Safada. 

Os blocos também já começam a se movimentar para garantir a alegria dos foliões. O carnaval de Acopiara é um dos mais tradicionais da região centro sul do Ceará.

Ação por acidente de consumo prescreve em 5 anos

O Código de Defesa do Consumidor dispõe em seu artigo 27 que é de cinco anos, contados do conhecimento do dano e da autoria, o prazo prescricional da pretensão do consumidor à reparação de danos decorrentes de fato do produto ou serviço (acidente de consumo).

O referido código reduziu o prazo prescricional de 20 anos previsto no Código Civil de 1916, circunstância que levou alguns estudiosos a defenderem que o prazo maior do Código Civil antigo deveria ser aplicado às ações de indenização por fato do produto ou do serviço, já que não faria sentido que o Código do Consumidor fosse mais prejudicial ao consumidor do que a lei comum.

Campeonato Iguatuense de Futebol começa hoje

 

Terá início hoje o Campeonato Iguatuense de Futebol. Competição há muito aguardada por todos que são amantes da bola. Tendo à frente os desportistas Pedro Helker (Kekel) e Francisco Bento de Souza (Bento da Zenir), a Liga Iguatuense de Futebol (LIF) tem como foco principal nessa nova gestão a realização do campeonato local nos três anos em que os mesmos estiverem a frente da entidade. Então o que para muitos críticos de plantão seria uma tarefa difícil ou impossível, vê agora que já é uma realidade.

Para a realização de tal feito a LIF realizou um Bingo com um propósito de angariar fundos e assim fazer caixa para o pagamento das despesas do campeonato. Somando-se a tal empreitada o prefeito Agenor Neto recebeu a Liga e firmou parceria para também contribuir de forma logística e financeira para a realização do mesmo.

O Campeonato terá início com a partida inaugural entre as equipes da Udinese (Santa Rosa) X Gameleira. O local da abertura será no Campo do Neco Freitas no campo que fica localizado na Barreira dos Paraibanos, próximo a Galinha Caipira, às 15:00h com desfile das equipes participantes e execução do Hino Nacional Brasileiro. Alem da presença dos atletas e torcedores, teremos ainda a presença de autoridades e da imprensa local.

A realização dos jogos será em campos abertos, devido às reformas que estão acontecendo no estádio “O Morenão”. A partida inicial estava marcada para o campo do Fomento, mas devido as últimas chuvas caídas no município o jogo foi transferido para o campo das Barreiras dos Constantinos.


Segundo Kekel, “Esta é sem dúvida uma oportunidade de vermos nossos irmãos que tanto gostam do Futebol de terem uma opção nos finais de semana de presenciarem jogos com as equipes de Iguatu”, comentou. Kekel destacou ainda a ajuda dos membros que compõem a direção da LIF, do Prefeito Municipal Agenor Neto, dos dirigentes dos clubes associados a Liga, dos empresários que participaram no Bingo, dos amigos e da Secretaria de Esporte e Juventude, tendo a frente nestes últimos meses o Secretário Paulo Helter e agora que temos um novo Secretário o vereador Nelho Bezerra esperamos sem dúvida que o apoio continuará. “Sem a participação de todos estes ficaria praticamente inviável a realização de tal feito. Obrigado a todos”, finalizou.

Texto: Rubens Duarte via Iguatu.net