quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta quarta

O concurso de número 1.248 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira, deve pagar R$ 8 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. 

No sábado (8), nenhum bilhete acertou os números sorteados no concurso 1.247, e o prêmio acumulou. As dezenas sorteadas na ocasião em em São Sebastião (SP) foram: 03 - 09 - 11 - 24 - 36 - 51. 

No total, 164 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 9.098,41 cada uma. Já a quadra teve 9.543 ganhadores, que levaram R$ 223,37 cada uma. 

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Mulher é morta à bala em Quassussê, em Orós

O plantão de polícia registrou na noite de ontem, por volta das 20 horas, um homicídio à bala na vila Quassussê, distante cerca de 15 km da sede urbana de Orós. 

A vítima foi a agricultora Damiana Pereira da Silva, 40 anos. Ela foi alvejada com 05 disparos, sendo três na cabeça e 02 no ombro esquerdo. 

O autor do homicídio seria um ex-amante identificado como Domingos Pedro, 52 anos. Após a prática do delito o acusado evadiu-se em uma motocicleta, cor verde, placa não adotada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Quem tiver seus abacaxis que procure descascá-los sozinho", disse Agenor Neto após ser indagado sobre a possível cassação de diploma de Mirian Sobreira


Na entrevista coletiva concedida à imprensa no último final de semana em Iguatu, o prefeito Agenor Neto foi taxativo quando indagado sobre a possível cassação de diploma da deputada eleita Mirian Sobreira: "Quem tiver seus abacaxis que procure descascá-los sozinho. Eu estou preocupado é em trabalhar para continuar melhorando a qualidade de vida do povo", disse Agenor mostrando a bandeira de Iguatu. 

Sobre a sucessão municipal ele afirmou que está muito cedo para discutir o assunto. "Acabamos de sair de uma eleição. Na hora certa apresentaremos um nome à altura para nos suceder e dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Município", finalizou Agenor.

Ver TV mais de 2 horas por dia eleva risco de doenças cardíacas

Pessoas que gastam mais de duas horas por dia de seu tempo de lazer assistindo à televisão ou sentadas de frente para uma tela de TV ou computador têm duas vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas e correm mais riscos de morrer, alertou um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology. 

Segundo os cientistas, o efeito foi o mesmo independentemente de quanto as pessoas se exercitaram, demonstrando que a forma como escolhemos passar nosso tempo livre fora do trabalho tem grande impacto na nossa saúde. 

Governo Federal liberou em 2010 mais de 2,6 milhões de reais em convênios para Acopiara

O Governo Federal foi muito generoso com o município de Acopiara durante o ano de 2010. Somente com convênios a União liberou para os cofres da Prefeitura Municipal a quantia de R$ 2.604.313,25 (dois milhões, seiscentos e quatro mil, trezentos e treze reais e vinte e cinco centavos). Cabe a população fiscalizar a aplicação dos recursos e o andamento das ações.

Na planilha abaixo o internauta acopiarense poderá ver o número do convênio, objeto, Ministério responsável pela liberação, valor conveniado, data da última liberação e valor da última liberação. 

Clique na imagem para ampliar

Centrais sindicais querem reunião com Dilma para cobrar mínimo de R$ 580

As centrais sindicais fecharam hoje (11) uma estratégia de mobilização por um aumento maior do salário mínimo. Os representantes dos trabalhadores definiram em conjunto que o piso nacional deve ser de R$ 580 e pretendem reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff para cobrar dela o reajuste.

As centrais vão encaminhar ainda hoje um pedido de audiência urgente com a presidenta. O documento será enviado também a vários ministros do governo.

OAB tem 24 horas para defender não-anulação de divulgação do Exame

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem um prazo de 24 horas para apresentar os argumentos de defesa à não-anulação da divulgação do resultado final do Exame da Ordem (OAB 2010.2). A determinação foi dada no fim da tarde desta terça-feira, 11, pela Justiça Federal.

A partir de inúmeras denúncias, o procurador da República Francisco de Araújo Macêdo Filho instaurou procedimento administrativo que apurou irregularidades, especialmente nos critérios de correção das provas prático-profissional (2ª fase) e no acesso aos espelhos dos exames.

O pedido do MPF/CE é para a suspensão da divulgação do resultado final do Exame de Ordem 2010.2, agendada para 14 de janeiro de 2011. Além da recorreção e divulgação dos espelhos de todas as provas prático-profissionais do último Exame, conforme o que está citado no Edital de Abertura do certame. 

Outra solicitação do MPF é a concessão de prazo razoável para a interposição de eventuais novos recursos, bem como a melhor estruturação dos sites da Internet disponíveis para tanto, conferindo ainda maior espaço para a redação dos recursos pelos candidatos.

O POVO Online

Nordeste é região com maior risco de epidemia de dengue

A Região Nordeste deve ficar em alerta contra a dengue neste verão.

Dos 16 estados com risco muito alto de enfrentar epidemia da doença, nove são da região – Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. 

O novo levantamento de risco de dengue no Brasil foi divulgado nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Saúde.

O número de estados nessa situação aumentou de dez para 16, em relação aos dados divulgados em setembro passado, quando o governo lançou a campanha nacional de combate à doença em 2011. 

A Região Norte ocupa o segundo lugar, com quatro estados (Acre, Amazonas, Pará e Tocantins). As duas capitais com risco de surto estão no Norte, Rio Branco e Porto Velho. No Sudeste, os estados prioritários são o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, aparece Mato Grosso.

A partir de fevereiro: população poderá consultar discursos dos deputados na Internet

A partir de fevereiro, a Assembleia Legislativa irá adotar um novo sistema de taquigrafia (Sitaq). A iniciativa objetiva dar à sociedade um acesso mais ágil aos pronunciamentos realizados no plenário do Poder Legislativo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (11), no portal da Assembleia.

Segundo a chefe do Setor de Taquigrafia, Regina Memória, o Sitaq é um sistema que vai possibilitar ao cidadão, por meio do portal da Casa, o acesso à íntegra dos discursos proferidos pelos deputados estaduais em plenário, após 30 minutos.

Atualmente, para a sociedade obter uma cópia dos pronunciamentos é necessário fazer uma solicitação ao Departamento Legislativo da Casa.

Legista do caso Michael Jackson reitera tese de homicídio por médico

Um legista envolvido na investigação da morte de Michael Jackson disse nesta terça-feira (11) em depoimento que mesmo que o cantor tivesse administrado nele próprio o medicamento que o matou, isso não elimina a acusação de homicídio culposo contra o médico que o atendia.

O depoimento de Christopher Rogers, chefe de medicina forense do Condado de Los Angeles, pode atrapalhar a estratégia da defesa do médico Conrad Murray, de alegar que o músico causou sua própria morte.

Segundo Rogers, o fato de Murray der dado o poderoso anestésico propofol a Jackson sem as precauções necessárias já constitui uma forma de homicídio culposo.

O depoimento dele foi parte do sexto dia de audiência preliminar sobre o processo em que Murray é réu pela morte de Jackson, ocorrida em junho de 2009, por causa de uma overdose de medicamentos. Promotores argumentam que Murray foi negligente na administração dos medicamentos e na observação do seu paciente. O médico se diz inocente.

Cantora de Banda de Forró de 27 anos comete suicídio por enforcamento, no RN

A cantora potiguá Léia Kiarely, 27 anos, cometeu suicídio por enforcamento, em sua residência, na tarde do último dia 02 de janeiro, em Apodi, cidade que fica à 328 km de Natal no Rio Grande do Norte. Léia cantou nas bandas de forró Stilo Musical, Forró no Passo e Na Pisada.

Léia Chiarelly de Oliveira Freire, nome completo de Kiarely, também ficou muito conhecida na região por seu trabalho como radialista nas emissoras Rádio Cidade - FM, Rádio Vale do Apodi - AM e por último na Rádio Luta FM ambas no vizinho estado do Rio Grande do Norte.

O sepultamento da radialista e cantora ocorreu num clima de grande comoção. Os motivos que levaram a jovem vocalista a dar fim a própria vida estão sendo investigados pela polícia local.

Banco do Brasil abre inscrições de concurso para dez estados nesta terça-feira

O Banco do Brasil abriu hoje as inscrições do concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo (veja aqui o edital).

O concurso abrange 48 cidades dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

A convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira e também o prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.

O edital informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções 2007/002, 2008/002 e 2009/001, até o término de suas vigências (12/09/2011, 20/06/2012 e 16/07/2011, respectivamente).

Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade da seleção externa, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas até 7 de fevereiro pelo site www.concursosfcc.com.br ou em postos de inscrição listados no edital, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de março. As provas serão aplicadas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá (no Acre), Macapá (no Amapá), São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha (no Maranhão), Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra (em Mato Grosso), Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada, Petrolina (em Pernambuco), Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano (no Piauí), Natal, Mossoró (no Rio Grande do Norte), Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena (em Rondônia), Boa Vista, Rorainópolis (em Roraima), Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Capela (em Sergipe).

Na segunda-feira (4) o Banco do Brasil lançou outro concurso para os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. As inscrições se encerram no dia 10. A organizadora também é a Fundação Carlos Chagas.

A instituição também organizou o último concurso do banco realizado no ano passado, para o interior de São Paulo.

Pré-estação causa chuva em 151 municípios cearenses

A chuva que surpreendeu os cearenses no início desta semana ainda não pode ser considerada como o início do período chuvoso no Ceará. Apesar de ter chovido em 151 municípios, somente na segunda-feira, 10, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que o sistema causador das precipitações ainda são aqueles típicos da pré-estação chuvosa.

Prefeituras do Ceará recebem primeiro repasse do FPM de 2011

As prefeituras cearenses recebem nesta segunda-feira (10), o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1.º decêndio do ano. De acordo com um estudo técnico realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Ceará irá receber cerca de 117 milhões para seus 184 municípios. 

O valor depositado aos municípios já vem descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o primeiro repasse do ano ainda tem reflexos da arrecadação obtida no final de 2010, fortalecida pelas compras de fim de ano. O valor também indica uma possível sequência na recuperação do Fundo iniciada em dezembro do ano passado.

A partir deste ano, a participação de cada Estado no FPM muda, devido a alteração nos coeficientes das capitais e dos municípios que fazem parte do chamado FPM-Reserva, destinado aos municípios com população acima de 142.633 habitantes.

Governo propõe fim de prisão para pequenos traficantes

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay, anuncia: o governo Dilma Rousseff vai apresentar ao Congresso e à sociedade uma proposta de acabar com a pena de prisão para o pequeno traficante de drogas, que atua no varejo. A ideia é punir essas pessoas com penas alternativas e reduzir o problema da superlotação carcerária.

Entre 2006 e 2010, dos 70 mil presos em todo o pais, 40 mil se enquadravam na categoria de pequenos traficantes. Segundo Abramovay, essas pessoas estão sendo aliciadas pelo crime organizado dentro das penitenciárias.

Ao mesmo tempo, o governo quer aprovar o projeto de lei que prevê pena de três a oito anos para os integrantes de organizações criminosas. Para debater essas mudanças, a presidente Dilma Rousseff tirou a secretaria de Abramovay do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, comandado por generais, e transferiu-a para a alçada civil do Ministério da Justiça.

Cid convoca período extra na Assembleia Legislativa

O governador Cid Gomes convocou, nesta tarde de terça-feira, 11, a Assembleia Legislativa para período extra a ser cumprido nessa quinta e sexta-feira próximas. Na pauta, a criação da Secretaria Especial da Copa 2014 e a Secretaria da Pesca e Aquicultura.

Também o reajuste dos servidores públicos de 2%, mais a inflamação acumulada de junho a dezembro do ano passado. Cid também incluiu a antecipação da database para o mês de janeiro. O período extraordinário não terá ônus para o Estado. O governador é aguardado nesta tarde de Brasília.

Eliomar de Lima

Ministério Público protocola ação Civil Pública em desfavor da TIM Nordeste Celular em Icó

O Ministério Público Estadual, com assento na Vara Única da Comarca de Icó (CE), através do Promotor de Justiça Luciano Tonet, protocolou Ação Civil Pública – ACP, em desfavor da TIM NORDESTE CELULAR, haja vista a precariedade do sistema de comunicação nesse Município.

A ação busca a ampliação, num prazo não superior de 30 (trinta) dias, de projeto técnico no sentido de que a TIM aumente sua condição e qualidade de atendimento aos seus clientes localizados em Icó (CE).

O não cumprimento do requerido poderá, doravante, ser aplicada multa no valor de r$ 10.000,00 (dez) mil reais diariamente pela continuidade da situação atual, aonde, dificilmente se consegue completar uma ligação telefônica da TIM-Celular.

“O ministério público local, por nossos atuantes promotores, atendeu reclamação da comunidade, dos usuários, que há meses reclamavam a precariedade da TIM-Celular em Icó”, descreve Fabrício Moreira, presidente interino da OAB\Subsecção de Iguatu. 

Blog do Fabrício Moreira

"Um dos casos mais graves sobre compra de votos é o de Mirian Sobreira", disse o procurador Alessander Sales


O Ministério Público Federal convocou a imprensa na tarde de ontem para falar sobre pedido de cancelamento da diplomação de deputados estaduais e federais eleitos no último pleito no Ceará. Eles são acusados de compra de votos, gastos ilícitos e inelegibilidade.

Segundo o procurador regional eleitoral Alessander Sales, os parlamentares serão investigados pela Polícia Federal e isso poderá dá ensejo a ações penais. “As ações que condenam pela prática de crime eleitoral também geram inelegibilidades, que também poderão resultar na cassação de mandatos”, disse.

Um dos casos mais graves de acordo com o procurador é o da deputada estadual eleita Mirian Sobreira (PSB).

Na campanha passada ela efetuou pagamentos em dinheiro o que é proibido pela justiça eleitoral. O procurador alega que as despesas de campanha devem ser pagas com cheque nominal para que se tenha o controle de gastos. "A partir do momento que você paga em dinheiro você pode ter pago o serviço ou você pode ter usado o dinheiro para comprar votos", disse o procurador Alessander Sales.

Ouça o áudio:

Santana reassume Prefeitura de Juazeiro do Norte no Ceará


Eis o procedimento do Desembargador Ernani Barreira Porto sobre a questão envolvendo a cassação do mandato, realizada ontem, do Prefeito Manoel Santana, pela Camara Municipal de Juazeiro do Norte.

Processo : 45311-26.2010.8.06.0000/0
Data Expediente : 11/01/2011 09:52
Fase : 36129 - REFORMA DE DECISÃO ANTERIOR
Unidade Responsável : SERVIÇO DE MANDADO DE SEGURANCA
Hierarquia: Magistrado - Decisão ou Despacho - - - Reforma de decisão anterior
Glossário: Aplicável nos casos de reconsideração de sentença nos casos em que há dispensa de citação (CPC 285A) ou indeferimento da petição inicial (CPC 296).
Observação: Reconsidero a decisão agravada de fls. 246-50, observando haver decaído o prazo de 120 dias, estipulado na lei nº 12.550/95, para a conclusão do procedimento administrativo nº 001/2010. por fim, extingo o processo à míngua de interesse processual, nos termos do art.267,VI do CPC.

TCU doa computadores para as universidades estaduais cearenses

O presidente do Tribunal de Contas da União, por meio do seu presidente, o ministro Ubiratan Aguiar, fará a doação, nesta terça-feira, de 300 computadores para as universidades estaduais cearenses (Uece, UVA e Urca). A solenidade ocorrerá às 19 horas, no Palácio Iracema.

O ato contará com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, René Barreira, e possivelmente  do governador Cid Goes. Cid está em comtatros ministeriais em Brasília e prometeu retornar a tempo.

Advogado Fabrício Moreira assume OAB Iguatu

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Iguatu (CE), advogado Fabrício Moreira, assumiu nesta terça-feira (11\01), pela manhã, a presidência da entidade, por um período de 30 (trinta) dias, haja vista férias do advogado Romualdo José de Lima, atual presidente.

Fabrício Moreira informou a imprensa local, que discretamente irá assumir as funções, dando continuidade a todos os projetos já em andamento, inclusive, os organizados para o futuro.

“Dr. Romualdo e sua diretoria exercem um bom mandato. O espaço que exercerei nesse período será totalmente institucional e democrático, tendo em vista que o diálogo, a convergência, é o que buscamos entre os operadores do direito”, define Moreira.

Troca de carteira de identidade por cartão com chip começará no dia 17

[foto:]
O Ministério da Justiça confirmou para o dia 17 deste mês o início da troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) com chip. As pessoas, selecionadas aleatoriamente, serão convocadas por carta a partir desta semana, começando por Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. As informações são da Agência Brasil.

O RIC, número único de registro de identidade civil disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital e um chip, promete pôr fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos, como carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor e PIS/Pasep.

A nova identidade, criada pela Lei 9.454/97, teve origem em projeto de lei (PLS 32/95) de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Sancionada em 1997, a lei só se tornou realidade em dezembro do ano passado, com o lançamento oficial da nova identidade pelo então ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. O Ministério da Justiça prevê concluir a substituição dos documentos até 2019. O investimento no processo de substituição é de R$ 90 milhões.

Segundo informações do ministério, o novo documento terá como informações obrigatórias nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão. Já o antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como o tipo sanguíneo e a condição de ser ou não doador de órgãos.

Constará ainda do novo cartão um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que, segundo informações do Ministério da Justiça, agiliza o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no RIC.

Para armazenar e controlar o número único do RIC e centralizar os dados de identificação de cada cidadão, o governo criou ainda o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. Os estados e o Distrito Federal, que participarão do novo sistema por meio de convênio com a União, ficarão responsáveis pela operacionalização e atualização desse cadastro, em regime de compartilhamento com o órgão central.

Painel: Acordo por nomeações racha grupos de Cid Gomes e Eduardo Campos

Os governadores Cid Gomes (Ceará) e Eduardo Campos (Pernambuco) fecharam acordo informal segundo o qual o primeiro indicaria o secretário executivo da Integração Nacional, e o segundo, de Portos, os dois ministérios do PSB. 

Segundo o "Painel" da Folha, agora, o grupo de Cid acusa Campos de atropelar o pacto, com a nomeação de Alexandre Navarro na subchefia da Integração. O clima pesou.

Cinturão Digital deverá ser inaugurado ainda este mês


Os cearenses devem esperar um pouco mais para que o projeto Cinturão Digital seja inaugurado no Estado. O comunicado é do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Ele alega que o serviço não foi entregue à população porque a fase de testes ainda está sendo concluída. A previsão é que no final de janeiro o projeto seja inaugurado pelo governado Estado, Cid Gomes.

O Cinturão Digital corresponde a uma estrutura de quase 3 mil km de fibra ótica que levará internet banda larga sem fio para os 184 municípios do Ceará, contemplando mais de 80% da população. Na primeira fase do projeto, apenas 56 cidades serão beneficiadas, embora toda a estrutura física já esteja pronta. Ao todo, o Governo gastou em torno de R$ 50 milhões.

De acordo com Fernando Carvalho, os testes realizados foram satisfatórios. Escolas públicas e diversos pontos do Estado são alguns dos lugares que terão acesso livre à internet banda larga. Após a implantação do projeto, um leilão de parte da infraestrutura do Cinturão Digital para empresas privadas deve ser realizado, considerando que o Governo não utilizará parte da capacidade do acesso.

Mesa da Assembleia – Ex-líder do Governo tem simpatias por Zezinho de Iguatu

A bancada estadual do PT fará reunião nesta semana, num dos gabinetes do Poder Legislativo, para discutir participação na futura Mesa Diretora da Assembleia. A informação é do secretário do Desenvolvimento Agrário, o deputado licenciado Nelson Martins que, no fim deste mês, reassumirá cadeira de deputado para votar na eleição da nova mesa.

Nelson Martins não quis adiantar preferências da bancada, ressaltando que o novo presidente sairá do PSB, que é a sigla de maior representação na Assembleia após as eleições.

Na disputa, estão Zezinho Albuquerque e Welington Landim. Indagado sobre preferido, Nelson, ex-líder do Governo, bem que tentou evitar declarações, mas lembrou que Cid Gomes teria interesse por Zezinho de Iguatu.

Centrais sindicais voltam a debater mínimo de R$ 580,00

As centrais sindicais voltam a se reunir nesta terça-feira para discutir o aumento do salário minimo para R$ 580 – valor definido pelas centrais para negociação com o governo. A reunião será na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo.

De acordo com o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, as centrais vão discutir posições a serem tomadas para a negociação sobre o salário minimo e a correção da tabela do Imposto de Renda.

Segundo o sindicalista, ainda há margem de negociação no Orçamento Geral da União para um salário minimo acima dos R$ 540, valor em vigor desde 30 de dezembro por meio de medida provisória editada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Com um salário mínimo melhor distribuído, pudemos sair mais rapidamente da crise. Conseguimos aumentar o poder de consumo dos trabalhadores”, lembrou Juruna.

No Congresso Nacional, já existe consenso para reajustar o salário mínimo acima da inflação, mas a medida provisória que determina o novo valor só deverá ser votada em meados de março.

Desembargador acopiarense, Celso Albuquerque Macêdo, se despede da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça


O desembargador Celso Albuquerque Macêdo se despediu hoje, 2a.feira (10/01), da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), após quatro anos e três meses no exercício do cargo.

O magistrado, que atinge no próximo dia 16 a idade para a aposentadoria compulsória, dedicou 43 anos de serviços prestados à magistratura cearense. Como membro da 3ª Câmara Cível, julgou 4.302 processos.
Celso Albuquerque Macêdo foi empossado no cargo de desembargador do TJ/Ce no dia 26 de outubro de 2006. Eleito pelo critério de merecimento, o desembargador integrou, inicialmente, a 4ª Câmara Cível. Posteriormente, passou a compor a 3ª Câmara Cível.

Ao se despedir dos colegas, o desembargador Celso Albuquerque Macêdo falou sobre saudade. "Quero destacar o valor da saudade, com o registro de pessoas, coisas e fatos trazidos em recordações de minha memória".

Ele agradeceu aos colegas, servidores e familiares e não deixou de lembrar das comarcas pelas quais passou no início da carreira. "Fui um gondoleiro da magistratura.

Procurei enaltecê-la com o meu trabalho, no destaque às questões simples ou mais intricadas na certeza de que propiciei aos jurisdicionados estágios mínimos de dignidade quando esperavam a proteção prometida pelo ordenamento jurídico disponível".

A desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, que presidiu a sessão, destacou a hombridade do desembargador Celso Macêdo e falou sobre a tristeza de não mais poder conviver com ele.

"Hoje poderia ser um motivo de alegria, mas é de tristeza pela despedida de nosso colega, um homem íntegro, honesto, que tem o dom da magistratura", disse. Para o desembargador Antônio Abelardo Benevides Morais, trata-se de um homem "preparado, justo, simples, ciente do seu dever como magistrado, que vai deixar muitas saudades".

O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, integrante da 2ª Câmara Cível e presente à sessão de despedida, destacou a maturidade de Celso Albuquerque Macêdo. A oficial de gabinete, Ana Lúcia Moreira Serra, fez a saudação em nome dos assessores e servidores do gabinete, todos presentes à sessão extraordinária. A procuradora de Justiça Rosemeire Brasileiro também se manifestou e destacou o período de amizade e aprendizado junto ao desembargador. 

Perfil

Celso Albuquerque Macêdo é natural de Acopiara. Filho de Azarias Felício de Albuquerque e Maria Albuquerque de Macêdo, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na turma de 1968, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Possui Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará. Juiz de Direito nomeado em 1974 para a Comarca de Tamboril. Exerceu as titularidades de Pacatuba, Pentecoste, Russas e 2ª Vara de Caucaia. Em 1989, chegou à Fortaleza e assumiu a 10ª Vara de Família.

Foi Juiz Eleitoral nas Comarcas de Tamboril, Pacatuba, Pentecoste, Russas e 83ª Zona Eleitoral, sediada em Fortaleza. Coordenou os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital durante a gestão da desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins.

Participou da Coordenação da Distribuição de Mandados do Fórum Clóvis Beviláqua, concorrendo para a estratégia de implantação do novo sistema de protocolo dos mandados judiciais, com a inserção do código de barras para leitura informatizada dos mandados na gestão do desembargador Gilson Viana Martins.

Participou da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) na gestão da desembargadora Maria Celeste Thomaz Aragão. Exerceu as atividades de Juiz Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará, na gestão do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha.

Fonte: TJ/Ceará

Homem é assassinado a golpes de foice em bar

No município de Cedro, na localidade do Sítio Chico, José Silvestre da Silva, 59, foi assassinado a golpes de foice durante esta segunda-feira (10).

Segundo informações da Polícia, ele estava bebendo com um homem identificado como José Neto. O suposto amigo, sem nenhum motivo aparente, começou a desferir vários golpes de foice no braço esquerdo e na cabeça da vítima.

Passageiros de topic reagem a assalto e apedrejam bandido até a morte

O assaltante Francisco Márcio Araújo foi morto a pedradas nesta segunda-feira (10), por volta das 22 horas, no município de Santa Quitéria, na localidade de Trapiá. Ele foi assaltar uma topic com mais dois homens e o motorista da lotação reagiu, mas acabou sendo baleado na perna e de raspão no peito durante luta corporal.

Os passageiros da topic, vendo o motorista machucado, começaram a apedrejar o assaltante Francisco Márcio até a morte. Segundo informações da Polícia, os outros dois homens que estavam com ele conseguiram fugir e ainda levaram a arma do companheiro que morreu.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Concurso público dos Correios é anulado

Os Correios começaram a devolver nesta segunda-feira (10) a taxa de inscrição de um concurso público anulado.

Para receber o valor, o candidato deve apresentar documento com foto e o comprovante de inscrição. Os Correios vão devolver o dinheiro em até 3 meses. Um novo edital vai ser publicado para o novo concurso.

Assessores negam que dois dos novos BBBs sejam gays


As assessoras dos participantes do "BBB11" Daniel Rolim e Lucival França desmentiram os boatos de que os dois são gays assumidos. 

"O Lucival nunca me disse nada sobre ser. Nunca disse 'eu sou gay. Eu gosto de homem. E ninguém anda com uma plaquinha na mão", disse sua assessora, Janeth. Segundo ela, o amigo é muito discreto e viaja muito. 

"Mas quem anda ao redor dele suspeita que ele seja gay, pois ele nunca tem uma namorada, nunca é visto com ninguém." 

Sobre o boato de Lucival ser casado, Janeth também nega, e disse que apesar da página do Facebook do participante indicar o contrário. 

"Eu já tinha falado para ele tirar, que ia dar problema. Mas ele deixa, mesmo não sendo casado. No máximo ele pode ter um namorado, só que nada nada sério." 

Já a assessora do participante do "BBB11" Daniel Rolim, Jaqueline, disse que ele nunca assumiu nada aos amigos. 

"Ele nunca disse nada à mim ou aos amigos. Mas se ele for gay, o 'BBB' pode ser uma boa chance para ele contar", disse a assessora. Ela ainda contou que ele é solteiro e nunca foi visto com uma namorada.

Cid quer Dilma inaugurando Hospital do Cariri


O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, promete para a segunda quinzena deste mês a inauguração do Hospital Regional do Cariri. A parte de equipamentos e movelaria já está quase pronta. A data ainda não foi fechada porque o governador Cid Gomes quer trazer a presidente Dilma Rousseff.

Segundo o secretário, o HRC será o maior hospital do gênero montado no Interior nordestino. Recebeu cerca de R$ 45 milhões de investimentos. Contará com 209 leitos e prevê o atendimento de 1,3 milhão de moradores da Região do Cariri.

Ainda de acordo com Arruda Bastos, um total de 800 funcionários atuará na unidade, que será gerida pelo sistema de organização social.

Eliomar de Lima

‘Melhor do Mundo’ não muda de mãos: Messi é bi e Marta é penta

messi com bola de ouro fifa

Os prognósticos de que a Copa do Mundo seria um fator decisivo falharam. E o título de melhor jogador do mundo é, pela segunda vez consecutiva, de Lionel Messi. O craque argentino não conquistou a Liga dos Campeões nem o Mundial na África do Sul, mas seu desempenho pelo Barcelona o fez superar os amigos espanhóis Xavi Hernández e Andrés Iniesta em eleição divulgada nesta segunda-feira no Teatro Kongresshaus, em Zurique, cidade-sede da Fifa. 

Entre as mulheres, a brasileira Marta segue soberana ao se sagrar pentacampeã de forma consecutiva.

Ronaldinho acerta últimos detalhes e já é jogador do Flamengo

Um encontro entre o irmão e procurador de Ronaldinho Gaúcho, o ex-jogador Roberto Assis, e a diretoria do Flamengo, no Rio de Janeiro, definiu os últimos detalhes da negociação e o anúncio oficial deve ser realizado ainda nesta segunda-feira. Faltam apenas algumas cláusulas do contrato, que estão sendo redigidas pelos advogados das duas partes.

O ex-jogador do Milan vai assinar com o rubro-negro por três anos e meio, recebendo um salário de R$ 1 milhão, mais R$ 800 mil por mês com ações de marketing e direitos de imagem. Por envolver tantos aspectos, a demora na formação do contrato é considerada normal pela diretoria do clube carioca.

Outra pendência era uma quantia que o Milan ainda estava devendo a Ronaldinho, que não queria abrir mão dela. No entanto, as duas partes chegaram a um acordo. Ainda nesta segunda-feira, Ronaldinho irá ao Rio de Janeiro e a festa de apresentação será na terça ou na quarta-feira.

No último final de semana, o vice-presidente do rossonero  afirmou que o jogador duas vezes vencedor do prêmio de melhor do mundo da Fifa estava 99,99% no Flamengo. Essa declaração motivou as desistências de Grêmio e Palmeiras, antes envolvidos na negociação. Nesta segunda-feira, Assis já dizia que o acordo com o rubro-negro era o caminho mais natural.

Manuel Veras assume TCM em posse concorrida

 
Em ato dos mais concorridos, o conselheiro Manuel Veras tomou posse, nesta manhã de segunda-feira, em ato na Câmara Municipal de Fortaleza, no cargo de presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ele substituirá Ernesto Saboya.

Entre as presenças, o governador Cid Gomes (PSB), a prefeita Luizianne Lins (PT), o presidente em exercício da Assembleia, Francisco Caminha, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar.

Veras prometeu dar continuidade ao trabalho de modernização do TCM e reforçar as ações no plano da fiscalização.

Presidente da Câmara Municipal decide não implantar reajuste dos vereadores

O presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), confirmou, nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva, o que já era esperado: não vai implantar o reajuste dos vereadores que havia sido aprovado no fim do ano passado. Com o aumento, o salário subiria de R$ 9 mil para cerca de R$ 15 mil.

Acrísio Sena seguiu a orientação da assessoria jurídica da Câmara Municipal e recomendações do Tribunal de Cotas dos Municípios e da Procuradoria Geral do Município que alertavam sobre a inconstitucionalidade da matéria. O reajuste só poderia ser definido para uma nova legislatura, o que não seria o caso.

Eliomar de Lima

Governo expulsou em 8 anos quase 3 mil servidores por corrupção, diz CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou nesta segunda-feira (10) que o governo federal expulsou, em 8 anos, durante o período do governo Lula, 2.969 servidores públicos por corrupção. Do total de punições no período, as demissões somaram 2.544 casos. As destituições de cargos em comissão foram 247, e as cassações de aposentadorias, 178.

Os dados constam do último levantamento realizado pela CGU, que consolida as informações sobre demissões, destituições de cargos comissionados e cassações de aposentadorias aplicadas a servidores públicos do Poder Executivo Federal.

Somente em 2010, foram 521 os servidores penalizados por práticas ilícitas no exercício da função, o que representa um aumento de 18,94% em relação ao ano anterior. Em 2009,  438 servidores foram expulsos do serviço público. O principal tipo de punição aplicada em 2010 também foi a demissão, com 433 casos. Foram aplicadas ainda 35 penas de cassação de aposentadoria e 53 de destituição de cargo em comissão.

Nos últimos oito anos, o principal motivo das expulsões foi a utilização do cargo para a obtenção de vantagens. Foram 1.579 casos, o que representa 33,48% do total. A improbidade administrativa vem a seguir, com 933 casos. As situações de recebimento de propina somaram 285 casos, e os de lesão aos cofres públicos, 172.

Entrevista coletiva explica os próximos passos de processos da justiça eleitoral envolvendo parlamentares eleitos em 2010


O Ministério Público Eleitoral esclarecerá através de entrevista coletiva, às 15 horas, nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2011, no auditório da PR/CE todas as dúvidas sobre as representações e recursos encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral no Ceará.

Na entrevista coletiva, o procurador regional Eleitoral Alessander Sales explicará todo o processo sobre os recursos apresentados ao TRE/CE, envolvendo parlamentares eleitos em 2010.

MPT no Ceará sob nova direção

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará começa o ano sob nova gestão. Assume como novo procurador-chefe para o biênio 2011-2012 o procurador do Trabalho Nicodemos Fabrício Maia. 

A mudança dá seqüência ao acordo firmado desde 2004 para que a chefia seja renovada, a cada dois anos, utilizando-se o critério de antiguidade entre os membros com atuação no Órgão.  

Como procuradora-chefe substituta, ele indicou a procuradora regional do Trabalho Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque.

Câmara de Juazeiro do Norte acaba de cassar o prefeito Manoel Santana (PT)


O Prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte, acaba de ser cassado pela Camara Municipal da cidade. Dos 14 vereadores 13 votaram. O resultado final foi de 12 votos a 1. Juazeiro do Norte está em pé de guerra. A Polícia está tendo muito trabalho para contar partidários petistas do Prefeito e camadas da população que queriam seu afastamento da Prefeitura.

No dia 28 de setembro do ano passado, houve o início da votação numa sessão especial da Camara, para saber se cassava ou não Manuel Santana, de acordo com relatório de uma Comissão Processante. A Justiça mandou interromper a votação quando já haviam votado 9 vereadores. Suspensa a sessão, a Camara Municipal ficou aguardando uma nova decisão judicial, apesar de haver instalado uma nova comissão, esta desfeita pela Justiça.

Esta manhã, depois de muita confusão e de invasão da Camara, o Prefeito foi cassado. O vereador que não compareceu à sessão foi o sr. Adauto Araujo, lider do Prefeito da Camara Municipal.

Neste momento está sendo aguardada a presença do vice-Prefeito José Roberto Celestino para assumir o cargo de Prefeito. O comentário nos corredores da Camara de Juazeiro, neste instante é que José Roberto Celestino poderá assumir e renunciar, uma vez que pesam contra ele, denúncias de que teria, como Prefeito substituindo o titular, vendido para a Prefeitura material de sua ´própria empresa. 

Blog do Macário Batista

Prefeitura de Iguatu poderá realizar Concurso público em 2011

Em entrevista coletiva realizada no último final de semana em Iguatu o prefeito Agenor Neto (PMDB) disse que uma de suas metas para o ano de 2011 é realizar o Concurso Público apesar de entender a dificuldade de recursos. 

Para isso ele já se reuniu com a secretária de Administração e Finanças, Francigleuba Vasconcelos Aragão para discutir o assunto.

Menor é morto à bala em Mombaça

Ontem, por volta das 17 horas, foi registrado um homicídio à bala no sítio Piçarreira, distante 15 Km da sede urbana de Mombaça. 

A vítima foi o menor Ricardo Teixeira Clementino da Silva, 16 anos. Ele foi alvejado com quatro disparos, sendo três na região do tórax e um na nuca. 

O autor do crime foi identificado como Antonio Amorim da Silva. Ele era proprietário de um bar e já havia ameaçado a vítima anteriormente. 

Após a prática do delito o criminoso fugiu em uma moto titan 150 de cor prata.

Jucás sediará o IV Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas

O Município de Jucás sediará, no próximo dia 15 de janeiro, o IV Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Ceará. Mais de 300 profissionais de todo Ceará estarão presentes, sendo 50 só da capital Fortaleza.

O evento, promovido pela Aceji (Associação Cearense de Jornalistas e Radialistas do Ceará), conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jucás e acontecerá no Polo de lazer Cely Correia apartir das 8h30min abordando vários temas.

Inicialmente, haverá o credenciamento dos participantes e o coffee break, com a apresentação da banda Geração Ypisilone, de Antonina do Norte, que recentemente esteve no Programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo de Televisão.

Cid Gomes faz articulação para eleger mesa diretora da AL

Deputados se articulam na Assembleia Legislativa para a eleição da nova mesa diretora. A votação para a escolha deve ocorrer apenas no dia 1º de fevereiro, mas, nos bastidores, cresce a movimentação dos parlamenteares que têm interesse no cargo. Até o governador Cid Gomes está empenhado no processo.

Até o momento, dois deputados do PSB, mesmo partido do governador Cid Gomes, que é o presidente estadual da sigla, demonstraram a intenção de concorrer à presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Os candidatos são Welington Landim e Zezinho Albuquerque. Pessoas ligadas ao partido garantem que Zezinho é o preferido do grupo do governador.

Cid Gomes estaria fazendo reuniões individuais com cada deputado para saber qual dos candidatos do PSB é o favorito. Os parlamentares da bancada serão ouvidos por último.  As reuniões começaram na última quinta-feira (6).

O governado já conversou com os deputados Carlomano Marques (PMDB), Delegado Cavalcante (PDT), Tin Gomes (PHS), Fernanda Pessoa, Wanderley Pedrosa (PTB), Lula Morais (PCdoB), Ely Aguiar (PSDC) e Bethrose Fontenele (PRP).

Funceme registra chuva em 100 municípios; Fortaleza tem precipitações de 56 mm

Pelo menos 100 municípios cearenses foram banhados pelas chuvas nas últimas 24 horas, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Em Fortaleza, chegou a chover 56,6 milímetros na Messejana. As maiores precipitações, no entanto, foram identificadas em Viçosa do Ceará, de 164,2 mm, em Amontada, de 159 mm, e em Acarape (150 mm).

A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de nebulosidade variável, com chuva isolada na metade norte e faixa litorânea do Ceará. Nas demais regiões, o céu deve ficar parcialmente nublado.

Ipea divulga pesquisa sobre atendimento bancário

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga na próxima terça-feira ( 11), em São Paulo,  uma pesquisa sobre o atendimento bancário.

Os dados mostram como a população avalia a exclusão bancária e sua motivação, como ainda a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, o horário de funcionamento das agências bancárias, a segurança para a realização das operações e os produtos e serviços oferecidos. Também foram aplicadas perguntas sobre qual seria, segundo a população, a principal função de um banco.

 Para a elaboração do indicador, foram ouvidos 2.770 brasileiros em o Brasil. A margem máxima de erro por região é de 5% e o grau de confiança é de 95%.

Assessoria de Comunicação do Ipea

domingo, 9 de janeiro de 2011

Acidente de trânsito faz mais uma vítima fatal entre os municípios de Acopiara e Piquet Carneiro

Morreu na madrugada de hoje, vítima de acidente de trânsito na localidade de Monteiro, em Piquet Carneiro o músico Francisco Laécio de Souza, 40 anos.

De acordo com informações de populares, Laécio participou de uma festa em Piquet Carneiro na noite de ontem e ao se dirigir de volta para casa perdeu o controle de sua motocicleta XLR 250R, placa BMV - 3822 e caiu vindo a óbito.

Durante muito tempo Laécio trabalhou com Ferreira Som Equipamentos e atualmente contava com sua própria estrutura de trabalho localizada em frente a loja Zenir Móveis, na rua Padre Leopoldo Rolim em Acopiara.

O sepultamento do músico está previsto para acontecer na manhã desta segunda-feira no cemitério local.

Aeroporto Internacional Pinto Martins é reprovado em teste do Fantástico

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi reprovado em um teste de segurança do programa Fantástico, da Rede Globo, entre o período do Natal e do Ano Novo. Uma réplica de fuzil AR-15 foi colocado em uma mala vermelha, ainda uma quantia de R$ 100 mil (dinheiro cinematográfico) e um quilo de açúcar (simulando cocaína). O voo chegou de Belo Horizonte e partiu para Brasília, sem nenhum problema.

O teste também foi efetuado em outras cinco capitais que sediarão a Copa 2014. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília a mala também passou pela segurança sem problemas.

Eliomar de Lima

Avião de passageiros cai no Irã matando 70 pessoas

Um avião de passageiros da empresa estatal Iran Air caiu neste domingo (9) próximo à cidade de Orumiyeh, no noroeste do Irã, perto da fronteira com a Turquia.

Imagem divulgada pela agência oficial IRNA mostra o Boeing 727 que caiu próximo à cidade de Orumiyeh, no noroeste do Irã.

Havia 105 pessoas a bordo, e 50 delas foram resgatadas feridos, mas com vida, disse Gholam Reza Masumi, chefe local dos serviços de emergência.

Pelo menos 10 pessoas com ferimentos diversos foram hospitalizadas, disse o oficial de serviços de emergência Mojtaba Khalebi à agência iraniana semi-oficial Labor News .

Foto feita da TV mostra trabalhadores do resgate atendendo o local em que o avião caiu. 

Segundo a agência Isna, seriam 95 passageiros e 10 tripulantes. Um alto funcionário do Crescente Vermelho iraniano disse à agência de notícias IRNA que 70 pessoas morreram no acidente. Heydar Heydari, vice-chefe das operações de resgate do Crescente Vermelho no Irã, disse que 32 pessoas ficaram feridas quando o avião caiu perto da cidade de Orumiyeh.

"Com base nas informações recebidas até o momento, 70 pessoas morreram e 32 ficaram feridas" no acidente, informou Heydari, citado pela agência IRNA.

Ainda de acordo com a Isna, o avião era um Boeing 727, e o acidente ocorreu às 19h45 locais (14h15 de Brasília).

O desastre teria ocorrido durante o pouso. O motivo, segundo a mídia iraniana, foi o mau tempo. Nevava e ventava muito na região.

Masumi afirmou que os trabalhos de resgate estão difíceis, pois o local estava coberto por uma camada de neve de cerca de 70 centímetros.

O avião vinha da capital, Teerã, que também foi atingida por fortes nevascas neste domingo. Ele saiu com mais de uma hora de atraso por conta da neve.

José Alencar apresenta melhora e sai da UTI

O ex-vice-presidente José Alencar apresentou melhora de seu estado clínico e foi transferido na tarde deste domingo (9) da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em que ficou por cinco dias, para um quarto no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado para tratamento do câncer no abdome desde o dia 22 de dezembro.

Confusão em concurso da Prefeitura de Pindoretama

Candidatos ao concurso público da Prefeitura Municipal de Pindoretama, Região Metropolitana de Fortaleza, tiveram uma manhã conturbada.

De acordo com testemunhas, a prova que estava marcada para este domingo (09), às 9h, não ocorreu.
O problema aconteceu no Colégio Júlia Alenque Fontenele, que fica na avenida Firmino Crisóstomo, logo na entrada do município. 

Segundo os candidatos, inicialmente, não havia porteiro na unidade para realizar triagem nem fiscais para aplicação das provas. Após minutos de espera, os fiscais teriam chegado, alegando atraso em virtude da chuva que atingiu a região.

Tumulto e denúncia de agressões

Ainda de acordo com pessoas que estiveram no local, o coordenador da unidade, identificado com Baltazar, teria agredido uma das candidatas, após exigir que a mesma saísse da sala.

Com a suposta agressão, o tumulto começou e a prova não aconteceu. 

O certame visa o preenchimento de 405 cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Pindoretama e é organizado pelo Instituto Nacional de Gestão Avançada (Inga).

Até o momento, nossa equipe não conseguiu entrar em contato com a polícia nem com os organizadores do concurso.

Cid vai conferir posse no TCM e retomar conversa com deputados estaduais

O governador Cid Gomes (PSB) vai conferir, às 10 horas desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Fortaleza, o ato de posse do conselheiro Manuel Veras como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Veras substituirá o também conselheiro Ernesto Saboya.

Depois disso, o governador retomará, no Palácio da Abolição, onde já está informalmente instalado, conversas com os parlamentares estaduais. Cid ouve cada um sobre a eleição da futura mesa diretora, mas também expõe interesse de colaborar com projetos regionais.

“Estou ouvindo todos, sem preconceito”, avisa o governador, por meio de assessores.

MESA DIRETORA – Cid Gomes não esconde preferência por Zezinho Albuquerque (PSB) para presidir a Assembleia Legislativa. Está também na disputa Welington Landim, que é do PSB do governador.

Eliomar de Lima

Avião com cerca de cem passageiros cai no Irã, diz TV estatal

Um avião de passageiros da empresa estatal Iran Air caiu neste domingo (9) próximo à cidade de Orumiyeh, no noroeste do país, perto da fronteira com a Turquia, segundo a TV estatal.

A agência semioficial Fars fala em 105 pessoas a bordo, mas a TV estatal, citando autoridades locais diz que eram 156.

A Fars também afirma que pelo menos 50 pessoas teriam sido resgatadas com vida.

O motivo do acidente, segundo a mídia iraniana, foi o mau tempo. Nevava e ventava muito na região.
O avião vinha da capital, Teerã, que também foi atingida por fortes nevascas neste domingo.

Açudes tornam-se balneários


Iguatu. Na região Centro-Sul, dois açudes são atrativos turísticos: o Trussu, nesta cidade, e o Orós, na localidade de mesmo nome. Nesse período, os reservatórios públicos atraem visitantes e moradores da região, que desfrutam de banho, passeio de barco, lancha e de um cardápio de pratos típicos, peixe das espécies tucunaré e tilápia, acompanhado de baião-de-dois.

Há duas semanas que aumentou o número de visitantes em restaurantes no entorno dos dois açudes. Nos fins de semana, a movimentação é maior e os empresários esperam boas vendas até o fim deste mês, que coincide, também, com o período de férias.

O Açude Trussu está localizado no Distrito de Suassurana, distante 20 quilômetros do Centro de Iguatu. Depois de dois anos de registro de queda no número de visitantes em decorrência da fiscalização da Lei Seca, a expectativa é de crescimento do número de visitantes ao balneário. "A movimentação está boa e deve crescer mais ainda, é o que esperamos", prevê o empresário Luis Matos, do restaurante Ilha da Amizade.

Sem muitas opções, os reservatórios públicos tornam-se as principais opções de lazer na região. O Trussu é um dos pontos mais visitados. Quem vem de outros Estados nesta época do ano para visitar parentes e amigos aproveita para desfrutar do banho, passeio de barco e da culinária regional.

Ilha da Amizade

O dentista Mauro Melo veio com a família, de Goiás, para rever os parentes. "Ainda não conhecia o Açude Trussu, mas achei muito bonito", disse. No entorno do reservatório, há bares e restaurantes, mas a Ilha da Amizade e o Complexo Turístico são os dois principais destinos dos turistas e moradores da região do Centro-Sul.

Além do banho e do passeio de barco, a preferência é para saborear o pescado frito, prato típico da região. O tucunaré e a tilápia formam o cardápio preferido, acompanhados de farofa e baião-de-dois.

A Ilha da Amizade fica próxima à parede do reservatório. Há um barco que transporta, sem custo, os clientes. O trajeto dura apenas dez minutos. Os visitantes gozam do passeio e das delícias dos pratos típicos. O local é agradável e acolhedor para um dia de lazer. Oferece pratos de qualidade e, ainda, com preços populares, que atraem os visitantes e moradores locais. O complexo turístico, construído com recursos públicos da Embratur, oferece um amplo espaço e infraestrutura de lazer, banho e alimentação.

Em turma


"É muito bonito o local e a comida é boa", disse o estudante Ricardo Figueiredo, que veio da cidade de Ouricuri, Pernambuco. Os jovens são presenças marcantes nas áreas de lazer do Trussu. Em turma, eles se divertem, tomam banho e curtem o sol nas prainhas à margem do Trussu. Água, sol e férias são sinônimos de lazer.


O Açude Orós é o segundo maior reservatório do Ceará e é outra opção de lazer para quem visita o sertão, na região Centro-Sul. Oferece passeio de barco e restaurantes com comidas típicas. A Ilha do Amor é uma boa opção e fica próxima à parede do reservatório. O visitante chega até lá de barco e pode desfrutar de restaurante e hospedagem, além de um belo visual.

Trilhas Ecológicas


Outra opção de lazer para este período de férias, ainda pouco explorada, é a realização de trilhas ecológicas. Em Iguatu, a Serra de Cruz de Pedras, localizada no Distrito de Alencar, é uma alternativa. Distante 20km do Centro da cidade, o lugar oferece estrada vicinal para caminhadas e acesso ao topo, onde há rampa de prática de asa-delta e permite ao visitante um visual lindo do sertão.

Em Icó, também há opção de trilhas ecológicas nas regiões de Coelho, em Icozinho, onde há fontes naturais e resquícios de Mata Atlântica; e na Serra do Camará, onde há a Pedra do Periquito e o Mirante. São áreas pouco exploradas, mas que a Secretaria de Cultura do Município e o Centro de Vocação Tecnológico (CVT) estão realizando levantamento dessas áreas para melhor organizar o espaço, orientar os visitantes e proteger a natureza. "As trilhas têm por objetivo a proteção do meio ambiente e o conhecimento da nossa história e geografia", comentou a secretária de Cultura, Jequélia Alcântara.

Na cidade de Icó, visitantes e estudantes podem aproveitar esses dias de folga para conhecer ou revisitar o sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), que fica no Centro da cidade. Há dezenas de casarões e igrejas construídos há mais de 300 anos, em estilo Neoclássico. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, e a antiga Casa de Câmara e Cadeia são boas opções para a prática de um roteiro turístico, no entorno do Largo do Théberge. Nesse espaço, há, ainda, o santuário do Senhor do Bonfim, cuja imagem, oriunda de Portugal, chegou à cidade há 261 anos.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu: (85) 3581.7649

Secretaria de Turismo de Orós: (88) 3584.1188 / Fax: (88) 3584.1450

Honório Barbosa
Repórter

Base aliada em guerra por 600 cargos e R$ 107 bi do segundo escalão

A primeira semana de Dilma Rousseff na Presidência da República foi marcada por uma disputa entre os partidos aliados por cargos no segundo escalão. Em jogo, o controle de 102 empresas estatais, sendo 84 no setor produtivo e 18 no setor financeiro. Destas, 66 do setor produtivo e sete do setor financeiro dispõem de R$ 107,54 bilhões para investimentos só neste ano. São 600 cargos.

O orçamento vistoso é o prêmio capaz de levar os partidos a uma batalha política pelos próximos meses, apesar dos apelos de paz feitos pela presidente da República e da suspensão de novas nomeações para o segundo escalão até que sejam feitas as eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

A guerra compreende também postos estratégicos em ministérios e órgãos, como os Correios, que o PMDB perdeu para o PT. Na Saúde, a disputa pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) deu origem à guerra do segundo escalão. Embora os R$ 45 bilhões dessa secretaria não estejam carimbados para investimentos – são repasses ao SUS –, o partido que ocupa o posto tem grande visibilidade no País, o que se traduz em votos.

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tomou o posto do PMDB e o passou para seu partido, o PT. Em seguida, avançou sobre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que tem orçamento de R$ 5 bilhões e cerca de R$ 1 bilhão para saneamento nas pequenas cidades. Depois de ameaçar votar em favor de um salário mínimo maior, o PMDB conseguiu que Padilha não nomeasse um petista para a Funasa, deixando as negociações suspensas até o mês que vem.

Agora, os peemedebistas lutam para manter Ariovaldo Rosendo na direção do Fundo Nacional da Saúde (FNS). Trata-se de um apadrinhado do ex-ministro Hélio Costa (PMDB). Esse fundo dispõe de R$ 65,2 bilhões.

Em reação, PT e o PSB fecharam um acordo que deixará o PMDB ainda mais irritado. Decidiram varrer o partido de todos os cargos que detém no Ministério da Integração, velho feudo peemedebista.

Dos R$ 107,54 bilhões que as estatais têm para investimentos, R$ 91,2 bilhões são do sistema Petrobrás. Trata-se de uma empresa que se tornou objeto de desejo, e da qual a presidente Dilma Rousseff não abre mão de controlar. Tanto é assim que, antes mesmo de fechar seu ministério, chamou o presidente José Sérgio Gabrielli para continuar à frente da empresa.

Diante da enormidade da estatal, aos outros partidos resta a luta para não perder os postos que detêm nas suas diretorias. Quem corre maior risco é – de novo – o PMDB. Desde que o deputado Fernando Diniz (MG) morreu, o diretor da Área Internacional da Petrobrás, Jorge Zelada, ficou sem padrinho. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) luta para preservá-lo. O restante da diretoria é rateada entre o PT e o PP.

Fonte: Estadao

Ceará anuncia contratação do goleiro Fernando Henrique

A diretoria do Ceará Sporting Club acertou neste sábado (08), a contratação do goleiro Fernando Henrique, ex Fluminense/RJ. O jogador inicia os treinos com o restante do elenco segunda-feira (10), quando será apresentado a imprensa e torcida.

Segundo informações da diretoria alvinegra, o jogador ainda tinha um ano de contrato com o clube Carioca, mas conseguiu a liberação e rescindiu para defender o Ceará. O elenco conta agora com quatro goleiros: Adilson, Diego, Dionantan e Fernando Henrique.

Ficha técnica:
Nome: Fernando Henrique dos Anjos
Apelido: Fernando Henrique
Posição: Goleiro
Naturalidade: Bauru/SP
Nascimento: 25/11/1983
Altura: 1.89
Peso: 82
Clubes: Fluminense/RJ e Ceará/CE

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8 milhões em próximo sorteio

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (8), pelo concurso 1.247 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados:  03 - 09 - 11 - 24 - 36 - 51

Segundo a Caixa, 164 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 9.098,41. Outras 9.543 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 223,37.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado na próxima quarta-feira (12), é de R$ 8 milhões.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Mário Costa é demitido da TV Diário

O jornalista Mário Costa foi demitido, esta semana, da TV Diário. O repórter produzia e conduzia matérias especiais na emissora. De acordo com fontes, Mário Costa teria tido uma conversa acolarada com o responsável financeiro do Sistema Verdes Mares. Um outro profissional da TV Diário, que dirigia uma programa esportivo, também foi desligado pelo mesmo motivo. 

Em dezembro, do ano passado, Mário Costa esteve adoentado com suspeita de Leptospirose. Á época, disseram que o jornalista estava com um doença mais séria, que se demorou para descobrir do que se tratava. Em 2009, mais precisamente no mês de abril, o repórter foi afastado da TV Verdes Mares após um vídeo em que ele aparece discutindo com uma equipe da TV Jangadeiro, afiliada do SBT, ter sido divulgado no YouTube. Dias depois, ele foi readmitido e,em seguida, saiu em definitivo.

Ceará é Notícia

Flamengo e Milan anunciam acordo por Ronaldinho Gaúcho

Falta pouco para acabar a novela Ronaldinho Gaúcho, e o final feliz, ao que tudo indica, caberá ao Flamengo. A presidente Patrícia Amorim e o vice do Milan, Adriano Galliani, deixaram juntos a reunião deste sábado, no apartamento do dirigente italiano, e anunciaram o acordo entre os dois clubes a respeito da transferência do atacante.

Aposentado mata outro a golpes de faca em Cariús, no Ceará

 
No primeiro homicídio deste ano no município de Carius, um aposentado matou outro com três golpes de faca no centro da cidade. Foi por volta 16 horas desta sexta-feira na Rua Pascoal Stopelle, onde tombou morto Carlos Alves de Oliveira, de 74 anos, que residia na Rua Silvestre Almeida Duarte, 54 no centro daquela cidade. Os motivos ainda são desconhecidos da polícia que esta investigando.

De acordo com a pericial criminal, a vítima foi atingida na clavícula, região escapular e braço direito. O autor dos golpes foi o também aposentado Luiz Lisboa Ricarte da Silva (foto), de 66 anos, residente na Rua Manoel Roque Bezerra em Carius. Segundo o Sargento Silvestre, ambos estavam no centro quando, sem motivo aparente, Luiz Lisboa sacou uma faca e desferiu os golpes contra a vítima. 

Logo em seguida fugiu, mas foi preso momentos depois e autuado em flagrante. Ele rumava na direção do Bairro Acampamento daquela cidade e localizado pelo Sargento Silvestre juntamente com o Cabo Nairton e o Soldado Arrais. O acusado foi levado para a delegacia e autuado em flagrante por homicídio. O corpo de Carlos Alves foi levado para o IML de Iguatu a fim de ser necropsiado. 

Via Acopiara Notícias

Eunício deve presidir comissão do Senado

Ele apareceu com o nome cogitado para ministro, presidente do Senado, líder partidário e até presidente nacional do PMDB mas, segundo fontes de Brasília, acabará mesmo presidindo a Comissão de Constituição e Justiça ou a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Trata-se do senador eleito Eunício Oliveira.

O deputado federal peemedebista Aníbal Gomes já cantou essa bola há semanas. Ele aposta que seu colega de partido ficará mesmo no comando de uma comissão técnica do Senado. Lembra do currículo e competência de Eunício, mas destaca que a tradição da Casa é priorizar os mais antigos de mandato.

Eliomar de Lima

Prefeito Agenor Neto anuncia mudanças no secretariado municipal


O prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) anunciou em entrevista coletiva realizada há poucos instantes no auditório do SEBRAE mudanças no seu secretariado. 

Veja como ficou:

* Isaura Gomes - Secretaria de Ouvidoria
* Célia Freitas - Secretaria de Gestão
* Regiane Amorin - Secretaria de Ação Social
* Nelho Bezerra - Secretaria do Esporte e Juventude
* Paulo Hélter - Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo
* Laerte Piancó - Secretaria da Controladoria
* Valdeci Ferreira - Secretaria de Agricultura
* Socorro Batista - Secretaria de Meio-Ambiente
* Marciano Lopes - Secretaria Executiva 

Obs: O novo Secretário de Trânsito e Cidadania não foi anunciado (O nome poderá ser do quadro do Governo do Estado)

Os demais cargos continuam como estão:

Chefe de Gabinete
Theognis Martins Florentino

Procuradora Geral do Município
Juliana Dantas Lacerda de Lima

Secretária de Educação
Maria Benildes Uchoa de Araújo

Secretária de Cultura e Turismo
Diana Souza Silva Mendonça

Secretária de Desenvolvimento Econômico
Patrícia Neila Diniz Nazareth

Secretária de Finanças e Planejamento
Francigleuba Vasconcelos Aragão

Secretário de Saúde
Joab Soares de Lima

Secretário de Obras e Infra-estrutura
Gleuberto Passini Mendonça

Secretário de Comunicação
José Stepheson Alves de Carvalho

Foto: Alex Santana

Menina de 13 anos sobrevive após queda de avião bimotor na Venezuela


Uma garota de 13 anos sobreviveu à queda de um avião de pequeno porte nesta sexta-feira (7) no estado de Cojedes, na Venezuela, segundo comunicado do ministério dos Transportes e Comunicações daquele país.

Cinco pessoas morreram no acidente, de acordo com informações do ministério. Todos os ocupantes eram da mesma família. O avião partiu da ilha turística de Margarita, no estado de Nueva Esparta, e seguia ao aeroporto de Maiquetía.

A aeronave chegou a ter problemas em uma primeira decolagem, o que obrigou ao piloto retornar ao aeroporto. Em seguida, após reparos, o avião decolou novamente. A queda na zona rural deixou o avião completamente destruído.

Mega-Sena sorteia R$ 4,7 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (8), o prêmio de R$ 4,7 milhões para quem acertar as dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.247 acontece às 20h (horário de Brasília).

As apostas podem ser registradas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. O preço da aposta simples, com seis dezenas, é R$ 2.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio de R$ 4,7 milhões renderia cerca de R$ 30 mil por mês. A bolada também é suficiente para comprar uma frota de 188 carros populares.