sábado, 24 de outubro de 2009

TV Diário: Caravana chega em Icó


A Caravana da TV Diário estará amanhã, nesta cidade, no Largo do Theberge, das 17 às 20 horas, com prestação de serviços à comunidade, atrações artísticas, distribuição de brindes e sorteios de eletrodomésticos. Por onde tem passado, a Caravana leva alegria e cidadania para milhares de moradores de diversas regiões do Estado. A programação coincide com as festividades de aniversário de emancipação política do município.

O trio elétrico da TV Diário vai permanecer concentrado no Largo do Theberge, na conhecida praça do tradicional Forricó. Os organizadores do evento estimam que mais de cinco mil pessoas devam participar dos variados shows com Coquetel do Forró, Zeca Estrada, do programa Caminhão e Cia; Suzi Valério, do programa Paz e Amor; Luis Cruz, do programa Ênio Carlos, e da Biblioteca Circulante.

O coordenador da Caravana, nesta cidade, Júlio César Costa Barros, destacou a parceria com os municípios na programação do evento, que costuma reunir mais de cinco mil participantes. "Por onde temos passado, conseguimos arrastar uma multidão e proporcionar momentos de alegria, lazer e serviço para os moradores", frisou. "A TV Diário é muito assistida e querida no Interior", completa o coordenador do evento.

O objetivo da Caravana da TV Diário é proporcionar lazer para os moradores e serviços de cidadania. Além dos shows, a programação geralmente incluiu orientação em saúde, palestras, apresentação de grupos de dança, teatro, contação de histórias infantis, corte de cabelo, emissão de documentos pessoais, distribuição de brindes, bonés, jornais, revistas, produtos da Indaiá e sorteio de eletrodomésticos da Esmaltec.


Diário do Nordeste

300 mil acessos...

Valeu Higo Mengo, você foi o internauta de número 300 mil do blog. Talvez esse não seja seu nome verdadeiro, de qualquer maneira, você já entra para a história do blog.
Obrigado pelos 300 mil acessos.
Vamos caminhar firmes e fortes para os 400 mil.
Abraços,

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Torcida do Fortaleza desanimada

Faltando apenas sete jogos para o fim do campeonato, o Leão tem obrigação de vencer o Bragantino. Assista a matéria com direito a participação do empresário José Carlos, filho de Acopiara, torcedor do Fortaleza.



Jangadeiro Online

Roberto Freire diz que Dilma é fraca e Ciro é candidato derrotado


Na passagem do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, por Fortaleza, nada de economia nas palavras. Durante coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira (23), ele disparou contra os pré-candidatos à presidência da República que têm afinidade com o presidente Lula. Para Freire, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), é “fraca” e o deputado federal Ciro Gomes (PSB), é “candidato derrotado”. E completou afirmando que Ciro não tem nem autonomia para sair candidato, precisando do aval do presidente Lula.

Concurso da Prefeitura de Martinópolis, no Ceará

A prefeitura de Martinópolis, Estado do Ceará, abre inscrições para realização do concurso público. O concurso oferece 18 vagas para candidatos de nível médio. A remuneração é de até R$ 465,00.

As inscrições presenciais ou por procuração, serão efetuadas até 13 de novembro de 2009 das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados, na Prefeitura Municipal de Martinópole, situada na Av. Capitão Brito, s/n, Centro, no Município de Martinópole.

As provas objetivas serão aplicadas em dia e locais a serem oportunamente divulgados.
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 horas após a realização da prova, no site www.serap.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Martinópole.

O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Criança morre após cair de ônibus em movimento

O menino Francisco Artur Farias Santiago, de apenas 2 anos, viajava com a mãe da localidade de Morros para a cidade de Limoeiro do Norte, na Região Jaguaribana, quando caiu em um buraco que havia dentro do ônibus. O acidente aconteceu com o veículo em movimento, no início da manhã desta sexta-feira (23) – por volta das 6h30min. Após a queda da criança, o motorista parou o veículo e fugiu, sem prestar socorro.

Francisco Artur chegou a ser levado para o Hospital Regional de Limoeiro – Dr. Lima Verde, mas já chegou sem vida.

O ônibus é alugado pela Prefeitura de Limoeiro, para transportar estudantes. A mãe e a criança estavam pegando carona no veículo. A Prefeitura irá se pronunciar acerca do fato em coletiva marcada para as 14 horas de hoje.

Sargento acusado de intermediar morte de Nicanor está sendo julgado


O sargento do exército Francisco Edésio de Almeida – acusado de ter intermediado a contratação de pistoleiros para assassinar o radialista Nicanor Linhares Batista, 42, em julho de 2003, em Limoeiro do Norte – está sendo julgado nesta sexta-feira (23), na 1ª Vara do Fórum Clóvis Beviláqua. Seis pessoas já se encontram presas, sendo acusadas de ter participação no crime.

De acordo com o Ministério Público Federal, o assassinato aconteceu por causa de desavenças entre o comunicador e um desembargador do Tribunal Regional da 5ª Região, José Maria de Oliveira Lucena, devido a críticas feitas contra a prefeita do município e esposa de Lucena, Aurivan Maria. Ambos teriam sido os mandantes do crime, segundo denúncia da procuradora da República, Cláudia Sampaio Marques, registrada em março deste ano.

Nicanor foi morto com onze tiros, sendo três na cabeça. Dois homens encapuzados e armados teriam invadido o estúdio da Rádio Vale Jaguaribe durante o programa “Encontro Político” e o radialista chegou inclusive a tentar trancar a porta do estúdio, mas os bandidos conseguiram arrombá-la.

Redação Jangadeiro

Plantão policial pelo interior

O Comando de Policiamento do Interior registrou 34 prisões,quatro armas apreendidas,um homicídio e prisão por tráfico de drogas.Em Jardim,no Cariri,um irmão matou o irmão após uma briga.O suspeito foi preso e levado para Juazeiro do Norte.Em Iguatu,um homem foi preso e um menor apreendido por tráfico de drogas,aliciamento de menores e posse de armas.

Ceará é Notícia

Internauta questiona transporte de carne em Acopiara


O internauta denuncia através do blog que a carne consumida hoje pela população de Acopiara está sendo transportada de maneira inadequada, em cima de um carro de carroceria, conforme a foto acima.

No email, o internauta pede para que a Secretaria de Saúde do Município através da Vigilância Sanitária tome as providências cabíveis o mais rápido possível para resolver esse problema.

Em tempo

No mesmo email o internauta questionou também em relação a inspeção da carne. Ele não tem certeza se a carne que é consumida pela população está sendo inspecionada pela vigilância.
Com a palavra a Secretaria de Saúde...

Classificados no último concurso do Ronda serão chamados para ocupar 2 mil vagas

O governador Cid Gomes adiantou, através de seu Twitter, que só está à espera de uma resposta do Tribunal de Contas da União para convocar mais 2 mil candidatos aprovados na 1ª fase do último concurso do Ronda do Quarteirão. Em setembro, o governador já havia garantido que realizaria as contratações antes do fim do seu mandato.
Terão uma nova oportunidade os classificados entre as posições 1.608 e 4.500 do certame, o que representaria a continuação do concurso para 2.893 aprovados na 1ª fase, do qual 2 mil sairão nomeados após concluírem o Curso de Formação Profissional. Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), as informações a respeito dos aprovados já se encontram em poder do Governo do Estado.
Segundo o governador divulgou, uma nova instituição deve realizar as próximas etapas do concurso, tendo em vista que a Advocacia-Geral da União (AGU) se opõe à utilização da Cespe/UnB, argumentando que o concurso havia sido encerrado e que outros candidatos já foram desclassificados. Por esse motivo, o processo de novas contratações está atrasado.

Portal Verdes Mares

Seca em Aiuaba: R$ 0,50 por um balde de água

Quem pode paga R$ 0,50 pelo balde d-água ou cerca de R$ 60 por toda a água que o carro-pipa particular suporta. Quem não pode está passando sede na zona rural de Aiuaba, município distante 457 quilômetros da Capital. A outra solução é aguardar um dos carros-pipa disponibilizados pela Prefeitura, que não têm sido suficientes.

Além de Aiuaba, outras cidades têm localidades sofrendo com a falta d-água. No Ceará, 23 municípios estão sendo atendidos pela Operação Pipa, do Exército: Canindé, Capistrano, Itapiúna, Russas, Choró, Campos Sales, Salitre, Milagres, Mombaça, Brejo Santo, Acopiara, Boa Viagem, Hidrolândia, Alto Santo, Potiretama, Quixeramobim, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Catunda, Jardim, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Saboeiro.

> Outros 41 municípios já foram aprovados e aguardam o início da distribuição: Banabuiú, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribe, Milhã, Piquet Carneiro, Quixadá, Aracati, Barreira, Beberibe, Cascavel, General Sampaio, Itaiçaba, Pentecoste, Icapuí, Jaguaruana, Palhano, Caridade, Forquilha, Ibaretama, Irauçuba, Itatira, Madalena, Santa Quitéria, Tejuçuoca, Aiuaba, Antonina do Norte, Assaré, Catarina, Independência, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Nova Olinda, Pedra Branca, Quiterianópolis, Reriutaba, Santana do Cariri, Tauá, Araripe.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TRE-CE já tem novo presidente


O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido tomou posse, nesta quinta-feira, no cargo de presidente interino do Tribunal Regional Eleitoral  do Ceará. O ato foi simples e realizado no gabinete da Presidência do TRE.

A posse ocorreu na presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Ernani Barreira Porto, do juiz decano da Corte do TRE, Anastácio Jorge Matos de Sousa Marinho, do vice-presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, e de vários servidores da Justiça Eleitoral.

diretor-geral do TRE, Rodrigo Ribeiro Cavalcante, fez a leitura do termo de posse e, após assiná-lo, o novo presidente, desembargador Gerardo Brígido, agradeceu a presença do desembargador Ernani Barreira, afirmando que “é visível a proposta de unidade e do bem servir entre o Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral”. O desembargador Gerardo Brígido disse ainda que tem “consciência da interinidade”. Fazendo questão de ressaltar que o ato de posse não era uma solenidade e sim uma formalidade, o desembargador afirmou: “O TRE seguirá o seu fluxo normal, porque a nossa obrigação é com o bem servir”.

Site do TJ-CE

STJD não anula jogo em que Ceará perdeu com gol de mão

Os auditores do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiram nesta quinta-feira, por unanimidade, não dar provimento ao recurso do Ceará, que pretendia anular a partida em que o alvinegro perdeu para o Paraná por 1 a 0, gol marcado com a mão pelo atacante Wellington Silva, no Castelão.

Wellington Silva
Os auditores entenderam ser impossível provar a má fé do árbitro Charles Herbert, portanto, confirmaram o resultado da partida.

Caso o Ceará tivesse conseguido, por meio de provas e não apenas de reclamações, mostrar que o árbitro viu o lance e não marcou por vontade própria ou porque teria levado alguma vantagem financeira, o erro, que foi de fato, teria potencial para ser transformado em erro de direito, o que poderia ter força para impugnar a partida.

Em outra decisão tomada nesta quarta, o STJD também decidiu que o Brasiliense não vai perder três pontos em função do doping do zagueiro Claudio Luiz, este sim, punido por 60 dias. Em primeira instância, o clube havia sido punido e o jogador, absolvido.

Motoristas ameaçam paralisar transporte escolar por falta de pagamento em Ipaumirim

Os estudantes do município de Ipaumirim poderão ficar prejudicados caso os motoristas responsáveis pelo transporte escolar decidam paralisar as atividades por falta de pagamento. Eles cobram do prefeito José Geraldo dos Santos (PMDB) o desembolso dos atrasados ameaçando com greve. São donos de micro-ônibus e outros veículos usados diariamente na condução dos alunos. Além disso, reclamam contra a má-conservação das estradas vicinais de Ipaumirim.

URCA e UVA recebem inscrições do vestibular até amanhã, dia 23

As inscrições para o vestibular 2010.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) seguem até a próxima sexta-feira (23). São 2.250 vagas para os campi do Cariri e de Sobral.

URCA

Só na URCA, são 1.145 para cursos de Teatro, em Barbalha, de Ciência Biológicas, no Crato, de Direito e Enfermagem, em Iguatu, entre outros distribuídos na Região do Cariri.
O candidato deve efetuar a inscrição via Internet, preenchendo um formulário, e, depois, realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$100 na conta do Banco do Brasil (agência 0094-9 / conta nº 11.020-5). Feito isto, a documentação exigida deve ser enviada por Sedex para o endereço que consta no edital do processo seletivo.
As provas acontecem no dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2010, em Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Barbalha e Campos Sales. Os estudantes devem receber o resultado do vestibular na segunda semana de fevereiro.

UVA

Para a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), são 1.075 vagas em cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem e Zootecnia, entre outros.
As inscrições estão sendo feitas na Comissão Executiva do Processo Seletivo em Sobral; no Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará, em Fortaleza; no Instituto São José, em Camocim e na Escola Regina Coelli, em Tinaguá.
O valor da inscrição é de R$ 80,00, podendo ser pago nas agências do Banco do Brasil (agência 0085-X / conta nº 38.634-0).
As provas serão realizadas no próximo 22 de novembro e o resultado está previsto para sair no dia 23 de dezembro.

Assembléia recebe notificação sobre cassação de deputado

Após 16 dias, a Assembleia Legislativa do Ceará, finalmente foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a cassação do deputado Perboyre Diógenes (PSL). O encaminhamento foi feito na tarde de ontem, por volta das 16 horas.

Perboyre, agora,  será obrigado a deixar o cargo de deputado.

Cassado no dia 6 de outubro, por abuso de poder econômico nas eleições de 2006, o deputado Perboyre Diógenes não compareceu ontem à Assembléia.  Na semana passada, ele já havia explicado que estava preparando sua defesa e que estaria confiante na permanência do cargo, inclusive por meio de liminar.

Iguatu Notícias

Prefeitura de Iguatu antecipa feriado de quarta-feira, dia 28


A Prefeitura de Iguatu antecipou através de Decreto o feriado do dia 28 de outubro, dia do Comerciário, para segunda-feira, dia 26, data em que é comemorada o dia do servidor público.

O anúncio foi feito hoje pelo chefe de Gabinete, Theognis Martins, no programa a Hora do Povo da rádio Liberdade AM.

Acopiara: crianças recebem reforço escolar na sede da Abevim


As crianças da escola pública do bairro Moreira em Acopiara recebem 03 vezes por semana reforço escolar na sede da ABEVIM – Associação Beneficiente da Vila Moreira. Os professores de forma voluntária ministram aulas nas terças e quartas-feiras e aos sábados. A equipe de professores é formada por membros e sócios da entidade, que tem como objetivo ajudar na formação dos cidadãos da comunidade.

Cá pra nós

Em Iguatu existe um programa muito parecido com esse. Trata-se do Agente da Educação onde o professor vai até a casa do aluno dar reforço escolar. A diferença é que em Iguatu o programa foi criado pela Prefeitura.
No caso de Acopiara, a iniciativa da associação do bairro Moreira deveria receber pelo menos o apoio do poder executivo.

CRO realizará Ciclo de Atualização Científica para dentistas caririenses

Fazendo parte das comemorações alusivas ao Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, o CRO (Conselho Regional de Odontologia) promoverá dia 24 próximo a primeira etapa de um total de oito programadas do Ciclo de Atuação Científica para os dentistas caririenses. A informação é de Juliana Ribeiro Francelino Sampaio, delegada regional do Conselho para o Cariri. “Durante as oito etapas do ciclo serão debatidas endodontontia, prótese, periodontia, odontopediatria, cirurgia dentística e pacientes especiais, sendo que dia 24, na abertura o professor será Eduardo Gurgel da UNIFOR em evento durante todo o dia no auditório do Verdes Vale Hotel Lazer”, destaca Juliana Ribeiro. As pautas do Ciclo de Atualização Científica foram definidas pela Comissão de Educação Permanente do CRO.

As demais etapas serão realizadas em 21 de novembro, 23 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 10 de abril, 22 de maio e 26 de junho. A delegada do CRO para o Cariri enfatiza que “o objetivo do evento é promover atualização científica nas áreas e especialidades odontológicas”. A idéia e reunir profissionais de saúde de mais de 45 municípios ligados CRES’s (Coordenadorias Regionais de Saúde) de Crato, Brejo Santo, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. “Estamos fazendo a mobilização dos profissionais e temos na imprensa local e regional uma grande parceira para propagar esse evento de caráter científico” ressaltou Juliana Ribeiro.

O Presidente do CRO, Mário Ximenes Carlos disse que espera a partir da realização deste Ciclo cumprir um compromisso moral que tem com os cirurgiões dentistas do Cariri cearense. “Tenho certeza que o Conselho Regional de Odontologia começa a cumprir um débito moral com os profissionais desta grande região. Trata-se de um evento de peso e lembro que a partir de agora iremos encadear muitas ações que permitirão aos profissionais inscritos se sentirem envolvidos, abraçados por nossa instituição mãe”, afirmou entusiasmado.

Ximenes reforçou também o diploma para os que participarem do ciclo, proporcional a carga horária da participação, “que poderá ser utilizado nas provas de títulos de concursos ou mesmo para ascensão profissional nos municípios e no Estado”. Segundo ainda o presidente do CRO a metodologia é a mesma utilizada para o Ciclo de Fortaleza com professores das mais diversas especialidades se revezando ao longo do período “agregando conhecimento e dissipando as dúvidas dos colegas”.

O Ciclo terá 64 horas e serão ofertadas trezentas vagas para profissionais e acadêmicos que poderão fazer inscrições pela internet (www.cro-ce.org.br). Para cada ciclo deve haver a entrega de um quilo de gênero alimentício não perecível que posteriormente serão entregues as entidades beneficentes da região. Mais informações podem obtidas pelos interessados através dos telefones: (88)3512-3220 e (85)3464-2100.

Reconhecimento

Em um coquetel que será servido aos profissionais o CRO fará homenagem como forma de reconhecer os relevantes serviços e trabalhos no campo de saúde bucal no Cariri. Os cirurgiões-dentistas Ducilene Lacerda Landim e Geraldo de Siqueira Lafayete receberão a Medalha do Mérito Odontológico Cearense. Participarão ainda da solenidade o Prefeito de Juazeiro, Manoel Raimundo de Santana Neto e o Secretário Municipal de Saúde, Romildo José de Siqueira Bringel. Quando ainda estava ocupando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Romildo Bringel, que é também cirurgião bucomaxilofacial, efetuou doação de terreno no Bairro Lagoa Seca, área vizinha a Ordem dos Advogados do Brasil, para construção da sede regional do Conselho. Haverá, portanto, na solenidade assinatura da doação do terreno com lançamento da pedra fundamental de construção, devendo ocorrer em 23 de janeiro com presenças de representantes do ABO (Associação Brasileiro de Odontologia) e ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas).

Serviço:

Evento: Ciclo de Atualização Científica 2009/2010
Data: 24 de outubro
Horário: 08:00 às 18:00h
Local: Verdes Vale Hotel Lazer
Carga horária: 64 horas
Total de vagas: 300 para profissionais e acadêmicos
Inscrição: 1 (um) quilo de gênero alimentício não perecível pelo site www.cro-ce.org.br
Mais informações: (88)3512-3220 e (85)3464-2100
Realização CRO-Ceará  

Por Beto Fernandes 

STJD julga impugnação de partida com gol de mão na Série B

O gol de mão do Paraná na vitória por 1 a 0 em cima do Ceará, dia 19 de setembro, volta a ser assunto depois de mais de um mês. Nesta quinta-feira, o Pleno do STJD decide se aceitará ou não o pedido do clube cearense de impugnação da partida.

O atacante Wellington Silva foi o autor do gol que revoltou o Ceará, que alegou que o árbitro Charles Hebert Cavalcante Ferreira cometeu um erro de direito. O clube se baseou no artigo 84, inciso II, e no 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva para pedir a impugnação.

Ibope – Serra volta a crescer

O governador José Serra, de São Paulo, voltou para a casa dos 40% das intenções de voto em pesquisa nacional encomendada pelo PSDB e aplicada pelo Ibope entre os dias 1 e 5 do mês em curso. Foram ouvidas 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
 
O Ibope montou dois cenários para a sucessão de Lula – um com Serra como candidato do PSDB e outro com Aécio Neves, governador de Minas. Os resultados:

Cenário 1

José Serra – 41%
Dilma Rousseff – 17%
Ciro Gomes – 16%
Marina Silva – 9%
Branco/Nulo – 9%
Não sabe – 8%
Não respondeu – 0%

Cenário 2

Ciro Gomes – 26%
Aécio Neves – 19%
Dilma Rousseff – 19%
Marina Silva – 11%
Branco/Nulo – 14%
Não sabe – 11%
Não respondeu – 0%

A intenção de voto em Serra é maior entre as mulheres (43%), os mais jovens (44%), as pessoas de menor escolaridade (45%) e as de renda mais elevada (43%).

Por região, a preferência por ele é mais acentuada no Sudeste (45%) e no Sul (48%), sobretudo nos municípios do Interior (45%) e os de menor porte (45%).

Cerca de 40% dos que consideram o governo Lula “ótimo” ou “bom” manifestaram a intenção de votar em Serra.

O Ibope simulou um eventual segundo turno para a escolha do futuro presidente.

Serra vence Dilma por 56% a 27%. E vence Ciro por 54% a 25%.

No confronto com Dilma, a vantagem de Serra cai para 16% no Nordeste (49% a 33%) e sobe para 36% no Sudeste (59% a 23%) e para 41% no Sul (63% a 22%).

No Nordeste, a diferença entre Serra e Ciro se reduz para 12% (44% a 32%). Mas no Sudeste cresce para 38% (58% a 20%) e no Sul para 36% (60% a 24%).

Como ocorre na intenção de voto no primeiro turno, em um possível segundo turno Serra tem um peso relativo maior entre as mulheres (57% contra Ciro e 59% contra Dilma), entre os mais jovens (57% contra Ciro e contra 63% contra Dilma) e entre os de renda mais elevada (58% contra Ciro e 58% contra Dilma).

Se no primeiro turno o maior percentual de intenção de voto em Serra é registrado entre os eleitores de menor escolaridade, na hipótese de segundo turno a situação se inverte e a sua maior preferência passa a ser entre os que têm curso superior (58% contra Ciro e 59% contra Dilma).

Quando o Ibope simula o segundo turno com Aécio no lugar de Serra, dá: Dilma 36%, Aécio 32%. Ou Ciro 39%, Aécio 29%.

Entre os possíveis candidatos à vaga de Lula, Serra é o mais conhecido. Dos entrevistados, 72% responderam que o conhecem “bem” ou “mais ou menos” – contra 61% que disseram o mesmo de Ciro, 45% de Dilma e 23% de Marina.

Serra tem o mais baixo índice de rejeição entre os possíveis candidatos. Apenas 21% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Esse percentual é de 29% no caso de Ciro, 34% no de Dilma, 32% no de Aécio e 36% no de Marina.

O brasileiro está satisfeito com a vida que leva.

Dos total de entrevistados, 80% disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos contra 20% que se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

O grosso dos satisfeitos ou muito satisfeitos está no Norte/Centro-Oeste (86%) e nos municípios menores com até 20 mil habitantes (83%).

Espontâneamente, 18% citaram Lula como o candidato no qual “votariam para presidente da República se a eleição fosse hoje”. Tal percentual pula para 21% entre as pessoas de menor escolaridade.

O voto espontâneo em Serra é de 9%, em Dilma de 5%, em Aécio de 4%, em Ciro de 2%, e em Marina e na ex-senadora Heloísa Helena de 1%.

O desempenho de Lula é aprovado por 82% dos entrevistados. E seu governo é considerado ”ótimo” e “bom” por 72%.

Quanto à conduta do próximo presidente,

* 11% dos entrevistados responderam que gostariam que ele “mudasse totalmente o governo”;
* 32% que mantivesse só alguns programas do atual governo, “mas que mudasse muita coisa”;
* 28% que fizesse “poucas mudanças e desse continuidade a muita coisa”;
* e, finalmente, 29% que  “desse total continuidade” ao governo Lula.”

Blog do Noblat

Sucessão Estadual: governador evita falar sobre 2010


O governador Cid Gomes (PSB) voltou a afirmar ontem que não está querendo falar de política agora. Em entrevista ao Diário do Nordeste, logo após conversar com Paulo Oliveira e Tom Barros, na programação da Rádio Verdes Mares, assegurou que não está querendo falar da sua sucessão este ano e mais do que decidido, está disciplinado para não tratar do assunto.

Mesmo assim falou sobre as ações que o PSB está desenvolvendo para reforçar a sua estrutura e sobre a candidatura do irmão dele, Ciro Gomes, à presidência da República.

"Política é só no ano que vem. A eleição é só no ano que vem e a gente deve deixar as coisas para o tempo certo, sob pena de você dizer uma coisa hoje e amanhã ser um cenário diferente e você ter que arranjar uma explicação para justificar o que disse" fora do momento certo.

Aprece articula o Dia Nacional em Defesa dos Municípios

A Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece) convoca para esta quinta-feira, a partir das 10 horas, em seu auditório, uma entrevista coletiva para marcar o Dia Nacional em Defesa dos Municípios no Estado. A ordem é sensibilizar a população para as perdas registradas no que diz respeito ao Fundo de Participaçao dos Municípios (FPM).

A direção da Aprece promete não ficar só naqueles discursos de choro e apresentar dados concretos sobre as perdas. Esse tipo de atividade ocorrerá em todos os Estados e é puxado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Secretaria de Saúde trata de bloquear área onde ocorreu um caso de meningite em Juazeiro do Norte


O caso de meningite meningocócica confirmado por meio de exames laboratorias, mobilizou a Secretaria de Saúde do Juazeiro do Norte no sentido de bloquear a área por onde tudo começou a fim de evitar a proliferação da doença. Segundo informações, a criança de 3 anos está internada desde domingo em uma área isolada do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra. De iniciais A.N.S., ela teria contraído a doença na creche em que estuda no Bairro Aeroporto.

Miséria

Blog se aproxima dos 300 mil acessos

Quem será o internauta de número 300 mil do blog? Continue acessando e faça parte da história. É possível que essa marca seja atingida em menos de dois dias. Fique atento. Se você for o de número 300, nos mande um email com seus dados para fazermos uma postagem.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: acordo PT-PMDB deve tirar Ciro da corrida


Dentro do Palácio do Planalto já existe uma certeza: o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não disputará a corrida presidencial contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Oficialmente, Ciro Gomes manterá a candidatura à Presidência até os primeiros meses do próximo ano, mas seu destino eleitoral já está definido e será a disputa pelo governo de São Paulo, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT.

A retirada da candidatura não será feita com antecedência por razões estratégicas. Primeiro, o próprio Lula quer esperar pela consolidação do nome de Dilma. A expectativa é de que as viagens da ministra, como a feita ao lado do presidente e de Ciro por cidades do Rio São Francisco, já comecem a produzir efeito, refletindo nas pesquisas eleitorais.

Além disso, o governo entende que a presença momentânea de Ciro como fator favorável, pois tem disputado intenção de voto nos mesmos segmentos que o governador de São Paulo, José Serra, (PSDB), principal pré-candidato da oposição. Ele também tem assumido o debate crítico contra o tucano, o que ajuda na campanha governista.

No entanto, existe uma condição clara para que esse movimento se concretize. Dilma precisa ultrapassar Ciro nas pesquisas. "Se ela não decolar, ele disputa a Presidência", avisa um dirigente do PSB.

Outro claro sinal da sintonia com o Planalto é que Ciro e os dirigentes do PSB nem sequer têm se movimentado para atrair o apoio de outros partidos. Sem alianças, terá pouco tempo de propaganda eleitoral.

Na prática, Ciro e seu partido têm acompanhado com serenidade o movimento de Lula e Dilma para fecharem acordo com todas as outras legendas da base governista, sem se apresentarem como alternativa.

Diário do Nordeste

Funcionários da Caixa encerram greve em 17 capitais

Os bancários da Caixa Econômica Federal decidiram, em assembleias realizadas nesta quarta-feira (21), aceitar a proposta da instituição e encerrar a greve. A paralisação durou 28 dias.

A proposta aprovada foi apresentada pela direção do banco na noite de terça (20). Ela acrescenta um abono de R$ 700 distribuídos linearmente para todos os trabalhadores e pago na folha de janeiro, além de mais 5 mil contratações. O reajuste será de 6%, aplicado aos salários e na verba com a cesta-alimentação, o tíquete-refeição e o auxílio-creche.

A greve foi encerrada em Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Ceará, Campo Grande, Espírito Santo, Rondônia, Bahia, Piauí, Acre, Mato Grosso e Alagoas. As agências devem reabrir já nesta quinta-feira (22).

Porto Alegre e Rio de Janeiro rejeitaram a proposta, segundo informações da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), e continuam em greve.

Câmara aprova exigência de nível superior para professores

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (21) projeto de lei da deputada Ângela Amin (PP-SC), que exige formação de nível superior para professores da educação infantil (creche e pré-escola) e para as quatro séries iniciais do ensino fundamental.

O projeto, que segue à apreciação do Senado em regime de urgência constitucional, permite a contratação de professores com nível médio para a educação infantil e para as quatro primeiras séries do ensino fundamental apenas nos locais onde comprovadamente não houver profissionais com formação de nível superior.

Deficientes: quando não há limites para a inclusão

Palhaços, palestras, oficinas e até música ao vivo. Um cenário perfeito para chamar a atenção de quem passava pela praça Luíza Távora, na avenida Santos Dumont, na tarde de ontem. Mas o que os organizadores realmente queriam mostrar - e combater - com o Festival Regional de Arte e Cultura para Pessoas com Deficiência é a existência do preconceito com esse tipo de público.

O tema do evento que contou, nesta quarta-feira, com a participação de instituições que atendem pessoas com deficiência na região metropolitana, é “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim”. As festividades têm continuidade hoje, a partir das 16h30min, com as instituições da Capital. Ao todo, oito festivais estão programados para acontecer até novembro de 2009. Acopiara e Tauá já foram palco de apresentações artísticas e exposições gastronômicas e artesanais com o mesmo intuito.

David Valente, músico que toca teclado com os pés, não deixou ninguém parado em um cenário de muita alegria e descontração.

O evento é uma realização do Governo do Estado o Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Gabinete da primeira-dama do Estado e executado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), que visa a inclusão social de crianças, jovens e adultos deficientes. Os festivais fazem parte do programa Ceará Acessível.

O Povo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mega-Sena sorteia R$ 7 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1.119 da Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões nesta quarta-feira (21). O sorteio será às 20h (horário de Brasília), em Timbó (SC).

As apostas podem ser feitas até as 19h em todas as lotéricas do país.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio pode render até R$ 35 mil se aplicado na poupança.

As apostas mínimas custam R$ 2. Nos dois últimos concursos, ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena.

Acopiara: 16 equipes de futebol serão beneficiadas com kits esportivos


No próximo sábado, 24 de outubro, a Prefeitura de Acopiara através da Secretaria do Esporte e Juventude fará a entrega de kits esportivos as 16 equipes que disputarão a 2ª fase da Copa Acopiara de Futebol.

O Campeonato teve início com 28 equipes e 16 foram classificadas para a segunda etapa. Os jogos foram disputados nas categorias Principal e Aspirante.

Na 1ª fase, as partidas aconteceram nos distritos e na sede.

No domingo, 25, a partir das 14 horas será iniciada a  segunda etapa da Copa Acopiara e todos os jogos acontecerão no estádio municipal.

Os kits esportivos contêm camisas, calções, meias, bolas e redes e serão entregues as equipes no Pólo de Lazer em evento com previsão de início às 20 horas deste sábado e que contará com a participação do Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Gleirton Dias (foto).

Site da Prefeitura

Projeto Mata Branca abre inscrições para contratar consultore no Ceará

Encontram-se abertas, através do Projeto Mata Branca, as inscrições para seleção de consultores individuais em elaboração do Plano de Manejo, no Parque Municipal de Tauá Themístocles Lins Fialho, além de realização de estudos sobre Valoração de Bens Ambientais nos municípios de intervenção direta do projeto no Ceará, para as cidades de Tauá, Independência, Crateús, Parambu, Novo Oriente e Quiterianópolis.

Os interessados poderão enviar à coordenação do projeto o currículo, com as devidas comprovações, para o endereço do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), na rua Osvaldo Cruz, 2366- Dionísio Torres – Fortaleza – Ceará – CEP: 60125-151. A consultoria tem uma duração de 09 (nove) meses a partir da assinatura do contrato.

Portal Verdes Mares

Ex-presidiário é assassinado com tiros na face e no ouvido em Orós

Mais um ex-presidiário foi vítima de homicídio no Ceará. O crime ocorreu na noite desta terça-feira (20), no bairro São Geraldo, em Orós, a 352 quilômetros de Fortaleza. O corpo do pescador William de Sousa Bezerra foi encontrado com quatro perfurações a bala, sendo três na face e uma no ouvido. Ele respondia por vários delitos na região.

Apesar de não portar documentos, foi identificado por populares, que informaram ter ouvido sete disparos. A Polícia suspeita de um homem chamado Cristiano.
Não há informações sobre a causa do homicídio.
 
Iguatu Notícias

PT e PMDB fecham acordo para candidatura de Dilma em 2010


O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), e o presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (PMDB-SP), confirmaram nesta terça-feira (20), após jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, o anunciado acordo eleitoral que prevê a união dos dois partidos para sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A chapa anunciada pelos dois partidos terá a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à presidência e o vice dela será indicado pelo PMDB em 2010.

Senado aprova empréstimo de US$ 46 milhões para o Governo do Ceará

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (20), autorização para que o estado do Ceará contrate operação de crédito externo, no valor de US$ 46 milhões, com o Banco Mundial, com garantia da União. Os recursos, que serão liberados entre 2009 e 2013, destinam-se ao financiamento parcial do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará (Cidades do Ceará – Cariri Central). O Estado entrará, como contrapartida, com recursos da ordem de US$ 20 milhões.

A mensagem do Executivo (MSN 209/09) solicitando a autorização recebeu voto favorável do relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). De acordo com o relator, o financiamento é um dos assuntos mais importantes para o Ceará, pois tem por objetivo reduzir o desequilíbrio socioeconômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o interior do estado.

Na defesa da proposta, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que os recursos serão importantes para a qualidade de vida das pessoas que residem na região.

Com Agências

Desertificação já atinge 69 municípios cearenses

O Ceará já registra 68 municípios atingidos por acentuado processo de desertificação. A informação é da presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado, Tereza Farias. Para conter esse avanço, Ceará e Bahia firmaram convênio com a Fundação Luís Eduardo Magalhães e iniciaram a execução do projeto Mata Branca (significa caatinga em tupi-guarani), que contará com US$ 10 milhões oriundos do Banco Mundial.

Ações do projeto já ocorrem nas regiões dos Inhamuns (Tauá, Independência, Parambu, Novo Oriente e Quiterianópolis) e de Crateús, onde são desenvolvidas ações preventivas e arranjos produtivos para o agricultor desenvolver atividades autossustentáveis sem degradar o meio ambiente.
O projeto Mata Branca montou escritórios em Tauá e Quiterianópolis. No momento, abriu inscrições para contratar consultores na área (www.copam.ce.gov.br).

O POVO

Vasco vence ABC e fica muito perto de garantir o acesso


Aproveitando os lances de bola parada, o Vasco venceu por 3 x 2 o ABC nesta terça-feira, em Natal, e ficou bem perto de garantir o acesso para a elite do futebol brasileiro. Com gols de Fernando, Carlos Alberto e Fumagalli, o time carioca chegou a 63 pontos na liderança isolada da Série B. Já a equipe potiguar, com 31, segue na zona de rebaixamento.

Fortaleza se complica com trapalhada no fim

"Eu e o Everaldo nos atrapalhamos. Houve falha de comunicação". A frase do goleiro Douglas, logo após o final da partida que o Fortaleza perdeu para o Atlético/GO, ontem, por 1 a 0, no Castelão, sintetiza o clima de aturdimento que tomou conta do time. A declaração do goleiro tricolor foi uma justificativa para a trapalhada no lance que decretou o resultado do jogo, aos 42 minutos do 2º tempo.

Com a derrota, o Fortaleza estaciona nos 32 pontos, ocupando a 18ª colocação na Série B do Campeonato Brasileiro. Já o time goiano retoma seu lugar no G4 devido também à derrota do Figueirense em Goiânia, diante do Vila Nova (2 a 1).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Governador autoriza construção de escola profissional em Quixeramobim

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela, assinam nesta quarta-feira (21), às 19 horas, em Quixeramobim, no Sertão Central, a ordem de serviço para construção de escola profissional. Em uma semana, essa será a sexta autorização que o Governador assina para a construção de escolas na Região Metropolitana de Fortaleza (Maracanaú) e no Interior (Hidrolândia, Massapê, Sobral – com duas unidades - e Quixeramobim). O investimento total supera R$ 31 milhões e a escola em Quixeramobim receberá investimento de R$ 3,9 milhões.

A Escola de Educação Profissional funciona nos turnos manhã e tarde, em tempo integral. A estrutura dispõe de 12 salas de aula, biblioteca,laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Matemática, além de dois espaços reservados às oficinas. O projeto oferta ainda auditório, teatro de arena, quadra poliesportiva e dependências administrativas como sala de professores, banheiros adaptados para deficientes físicos, entre outros espaços.

Entre 2008 e 2009, a população cearense recebeu 51 escolas profissionalizantes. Até 2010, o Governo Estadual entregará mais 50 novas unidades, o que totalizará 101 escolas profissionais e a garantia de 48 mil vagas para a rede pública estadual de ensino. Atualmente, os cursos oferecidos são : Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.

Assessoria de Imprensa da Seduc

Portuguesa derrota o Ceará e encosta no G-4 da Série B

A Portuguesa entrou de vez na briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma partida bastante disputada, a Lusa venceu o Ceará por 1 a 0, nesta terça-feira, no estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim. O duelo foi válido pela 31.ª rodada da competição e foi o terceiro jogo da equipe paulista em Mogi Mirim, uma vez que pegou cinco partidas de punição no STJD por conta de vários incidentes ocorridos no Canindé.

Rafael Ilha é internado em estado grave

O cantor Rafael Ilha está internado desde a tarde desta terça-feira (20) no Hospital do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, ele deu entrada no hospital por volta das 17h30 em estado grave e passava por cirurgia por volta das 19h. A secretaria não confirmou o motivo da internação.

Grupo Polegar estourou em 1989, com a música "Dá Para Mim", e chegou a vender um milhão de discos. Rafael Ilha deixou o grupo em 1991. Depois disso, o ex-vocalista acumulou passagens pela polícia. Ele foi preso pela primeira vez em setembro de 1998, quando tentava assaltar pessoas num cruzamento para comprar drogas.

Pescoço de criança é quebrado durante o parto no Ceará

A sala de uma casa simples de quatro cômodos preparada com esmero para receber parentes e amigos em comemoração pela chegada do terceiro filho é a mesma onde a família vela o corpo do bebê morto durante complicações na hora do parto. A tragédia ocorreu no último domingo pela manhã, na maternidade da Associação Beneficente de Pajuçara, em Maracanaú, a 50 km de Fortaleza.

A história poderia ser mais uma fatalidade não fosse o motivo do óbito: a criança teve o pescoço quebrado numa manobra feita pelo médico, na tentativa de puxá-la e completar o procedimento de nascimento.

Os pais, Francisco Erinaldo Oliveira Soares e Maria do Socorro Ferreira, estão inconformados e culpam a maternidade por negligência.

Município de Iguatu conquista o prêmio "Palma de Ouro" em educação


A educação do município de Iguatu será contemplada com o prêmio "Palma de Ouro" 5ª edição do programa Educa Brasil 2009.

A cerimônia para a entrega da honraria será realizada no mês de novembro, na cidade de Balneário Camburiú (SC), durante o Encontro Nacional dos Secretários de Educação, no evento intitulado Educa Brasil 2009, promovido pela empresa Obregon Marketing e Eventos.

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Educação, onde a mesma conseguiu se destacar na elaboração de projetos pedagógicos que visam o pleno desenvolvimento da educação e à integração das ações do poder público para melhorar a qualidade de vida da população, como também no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos.

Como critério para a avaliação dos 100 melhores secretários de educação de todo o País, num universo de mais de 5 mil municípios, foram analisadas e compiladas, em meio eletrônico, informações de diversos quesitos. Neste trabalho, os pesquisadores utilizaram as home pages dos Ministérios, Secretarias das Unidades da Federação, Associações de Municípios, Instituições de Ensino, Federações e Prefeituras.

Além da premiação, os homenageados no evento – como a secretária de Educação de Iguatu, Benildes Uchoa – participarão de palestras e terão a oportunidade de apresentar alguns de seus principais projetos. No caso da cidade de Iguatu, o programa "Agente da Educação", pode ser considerado como um dos projetos de maior relevância da administração do prefeito Agenor Neto, onde passou a ganhar destaque no cenário nacional, tendo obtido o reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como experiência inovadora, e que deverá servir de referência para o restante do País.
 
Iguatu Notícias

PSDB do Ceará pode ter Marco Penaforte como presidente

O PSDB do Ceará deve ressuscitar o médico Marco Penforte como seu presidente regional. Segundo o ex-vice-governador do Ceará, o tucano Maia Júnior, Penaforte conta hoje com 90% de chances de ser ungido durante a convenção que ocorrerá no próximo domingo, na Assembleia Legislativa.

Marco Penaforte presidiu a tucanada nos anos 90, época dos governos de Tasso Jereissati. Na época, o PSDB era o maior partido, sem qualquer risco de perda de espaços. Hoje, no entanto, há essa ameaça a partir do pleito de 2010.

O PSB de Cid Gomes e o PT de Luizianne Lins querem reforçaras bases ano que vem.

Maia Júnior, inclsuive,m defende que o PSDB tenhaa candidato a governador. “Admiro muito o governador Cid, mas o PSDB precisa ter candidato. Partido que não disputa jogo, perde espaço”, ensina o tucano. Maia garante que a tucanada tem muitas opções para essa disputa. Cita, por exemplo, o empresário Assis Neto, o deputado estadual Luiz Pontes, a ex-deputada estadual Tânia Gurgel e até o nome dele.

Eliomar de Lima

PT não terá candidato próprio ao Governo do Estado, diz deputado

O deputado federal petista José Guimarães negou a afirmativa da Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e futura presidente do partido no Ceará, de que o PT pode lançar candidato próprio ao Governo do Estado.

A possibilidade foi cogitada, caso Ciro Gomes se lance candidato à Presidência da República, como uma forma de fortalecer a base da ministra Dilma Rousseff, candidata natural de Lula ao Planalto. Para José Guimarães, não existe possibilidade do PT concorrer com o governador Cid Gomes.

E Ciro Gomes não espera contar com apoio nenhum do PT. O parlamentar disse nesta terça-feira que não pode exigir isso do presidente Lula, já que ele, mesmo sendo da base governista, não é do partido.

No entanto, Ciro Gomes afirmou que o apoio que ele deu aos projetos do Governo Federal deve ser reconhecido por Lula. O parlamentar comparou a corrida presidencial com a Fórmula 1 e garantiu que está bem na disputa.

Verdes Mares

Lions de Acopiara realiza evento para as crianças

O Lions e o Léo clube de Acopiara, juntamente com a direção da Escola do Lions, Elodia Tavares realizaram ontem, dia 19, manhã recreativa com os alunos da referida escola na AABB de Acopiara em comemoração ao dia da criança.

A direção do Lions de Acopiara afirma que foi uma manhã inesquecível para as crianças da comunidade de vila São João. Dente as atividades desenvolvidas, gincanas, desfile da rainha da escola, brincadeiras, distribuição de lanches, e brinquedos.

Brito Neto
Lions de Acopiara

Tinha contrato por apenas 4 corridas em 2009, diz Barrichello

Na mira da Williams para a próxima temporada e com contrato com a Brawn GP perto do fim, Rubens Barrichello admitiu nesta segunda-feira que esteve ameaçado de deixar a equipe de Ross Brawn antes mesmo do término do atual campeonato, que já tem o inglês Jenson Button como vencedor. Antes de realizar a possível despedida da estreante escuderia, nos Emirados Árabes, o brasileiro admitiu que tinha vínculo inicial de apenas quatro etapas do Mundial deste ano.

"Vou falar uma coisa que guardei até agora: eu só tinha contrato por apenas quatro corridas e tive de aceitar porque era minha única chance naquele momento", disse o piloto, se referindo ao final de 2009, quando estava ameaçado de deixar a categoria com a saída da Honda, assim como ocorreu com seu companheiro Button.

Iguatu: cerâmicas ampliam produção

Esta cidade é polo de produção de telhas de barro para as regiões Centro-Sul e Cariri e para os Estados de Piauí, Paraíba e Pernambuco. A qualidade da argila e a experiência de décadas de fabricação resultam em uma peça de qualidade, reconhecida pelos consumidores. Nesta época do ano, as vendas crescem e, de acordo com os empresários locais, estão 25% acima de igual período de 2008.

Os fornos estão a todo vapor e a fumaça que sai das chaminés das três unidades produtoras locais indicam que o ritmo de trabalho é intenso. No segundo semestre de cada ano ocorre normalmente um crescimento da demanda. Durante a quadra invernosa, que é verificada no primeiro semestre, há uma retração do mercado de construção civil e do consumo de telhas e tijolos de barro. A época de chuva não é favorável para a construção civil, reforma, ampliação ou mesmo edificação de novos imóveis.

A partir de julho, as vendas do setor crescem no sertão nordestino. O financiamento de material de construção por meio de programas de crédito ofertados por bancos públicos aquece a economia regional. Aliado aos investimentos particulares, os negócios têm curva ascendente e animam empresários e também operários.

A produção média das três cerâmicas locais é de 120 mil telhas por dia. Em segundo lugar é o tijolo de bloco (furado). O setor gera 200 empregos diretos. A telha fabricada em Iguatu é reconhecida por apresentar boa resistência. "O segredo está na matéria-prima, a argila, que é de primeira qualidade", explica o empresário Isaías Oliveira. Há mais de 20 anos no setor, Oliveira espera aquecimento nas vendas para os meses de novembro e dezembro. "Está bem melhor do que no segundo semestre de 2008, mas em agosto e setembro passados as vendas foram mais favoráveis", explicou. "Agora caiu um pouco".

A cerâmica Arara, uma das três unidades em funcionamento em Iguatu, produz em média, por dia, 30 mil telhas. Parte das vendas é feita para as regiões Centro-Sul e Cariri e outra metade exportada para os Estados de Piauí, Paraíba e Pernambuco. "No passado, vendíamos mais para outros Estados", observa Oliveira.

O termômetro da comercialização de telha é a cidade de Russas, que lidera a produção no Ceará. Naquela região também houve crescimento no volume de vendas em torno de 30% em comparação com igual período do ano passado. Em Iguatu, o milheiro da telha de primeira é vendido por R$ 300,00 e o de segunda, por R$ 280,00. Já o tijolo de bloco é comercializado por R$ 380,00. O curioso é que o preço subiu tanto no período invernoso, quanto agora, quando registra-se maior produção e venda favoráveis.

Esta cidade deve ganhar, até o fim do próximo mês, uma unidade moderna produtora de telha e tijolo. Utilizando forno contínuo, terá capacidade de produzir até 100 mil unidades diárias em dois turnos. "O mercado é favorável e esperamos realizar bons negócios", disse o empresário Antônio Luís Teixeira. "O nosso foco será a produção de telhas", adianta.

O sistema produtivo a partir do forno contínuo favorece o meio ambiente, pois vai utilizar a metade de lenha necessária para queimar um milheiro de telha em fornos tradicionais.

"É um modelo econômico e ecológico", observa Teixeira. "Vamos começar com uma produção média diária de 60 mil telhas", afirma, confiante.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Comando da Polícia Civil no Ceará recebe comitiva de Iguatu

Uma comitiva de autoridades políticas de Iguatu, dentre elas, o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho, o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor e os vereadores Aderilo Filho e Ronald Bezerra, além do radialista Pinheirinho, se reuniu na manhã de hoje, com a Superintendência da Polícia Civil do Ceará.

O objetivo da reunião foi mostrar para as autoridades competentes a atual situação das viaturas da Polícia Civil de Iguatu, bem como, agilizar a vinda de novas unidades.

O Superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, reconheceu os problemas levados pelas autoridades e afirmou que vai agilizar a vinda de uma viatura Hilux, cabine dupla, para ajudar nos trabalhos, além de consertar as existentes.

O radialista Pinheirinho, responsável por fazer a campanha para consertar os carros foi parabenizado pelo superintendente. "Essa é uma forma de sabermos o que realmente está acontecendo em nossas delegacias. Parabenizo ao amigo radialista, mas precisamos e devemos resolver tudo o mais rápido possível", destacou Dantas.

O presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho, afirmou que vai acompanhar a movimentação para que as viaturas sejam consertadas e uma nova seja disponiblizada. “Fui comunicado pelo prefeito Agenor Neto sobre o problema e rapidamente marquei essa audiência para cobramos melhorias e a chegada de novas viaturas para Iguatu", disse Domingos.

Para o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor esse foi um encontro importante . “Não podemos ficar apenas por telefone tentando resolver fatos graves. Através do nosso deputado Domingos Filho resolvemos essa questão. Ganha Iguatu. Ganha o povo", frisou Ednaldo.

O vereador Aderilo Filho afirmou também que o comprometimento na busca de uma solução para o problema foi perceptível na reunião.

Já o vereador Ronald Bezerra observou que a iniciativa do radialista Pinheirinho é a prova de que a sociedade iguatuense não suporta mais a situação. "Não podemos esquecer que a demonstração de apoio ao movimento do radialista Pinheirinho é uma forma da sociedade demonstrar a sua insatisfação”, destacou.

No final da reunião além de destacar o conserto das viaturas e a chegada, em 15 dias, da Hilux cabine dupla, o chefe da Polícia Civil do Ceará, Carlos Dantas, afirmou também que a Delegacia Regional de Iguatu irá passar por uma reforma.

Iguatu.Net

Prefeito Agenor Neto assina termo de adesão ao projeto Selo Unicef- Edição 2009/2012

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, participará nesta segunda-feira (19), no Anfiteatro do Palácio Iracema, às 9 horas, do lançamento da 6ª edição local e 3ª edição nacional, do Selo Unicef - Município aprovado.

Durante a solenidade serão apresentados os principais objetivos desta nova edição do Selo e destacados os benefícios que os municípios terão ao participar deste movimento internacional para melhorar a vida de crianças e adolescentes.

O evento contará com as presenças do governador Cid Gomes; da titular da STDS, Fátima Catunda, e dos representantes do Unicef, além dos demais prefeitos de outras regiões do Estado, deputados, autoridades estaduais, secretários municipais, adolescentes e presidentes de conselhos municipais dos direitos das crianças e adolescentes, bem como dos articuladores do Selo nos municípios.

Iguatu Notícias