terça-feira, 4 de agosto de 2009

Secult disponibilizará R$ 6,2 milhões para projetos

O governo estadual vai lançar editais para projetos clturais na próxima semana. O valor da verba em oferta: R$ 6,2 milhões para incentivo às artes. A informação é do secretário da Cultura do Ceara[, Auto Filho.

Ele informa também que a Secult disponibilizará masiz R$ 400 mil para projetos de recuperação do patrimônio.

Ou seja, o governo Cid Gomes lançará assim a sua versão, digamos, PAC da Cultura.

Eliomar de Lima

Governo cria 230 varas da Justiça Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta terça-feira (4) a lei que cria 230 varas da Justiça Federal no país, destinadas à interiorização da Justiça de primeiro grau e à implantação dos juizados especiais. Será às 10h30 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro.

A medida visa a reduzir o número de processos acumulados nas diversas instâncias e a facilitar o acesso dos cidadãos às unidades jurisdicionais.

De acordo com a lei, as 230 varas entrarão em funcionamento ao longo dos próximos cinco anos (de 2010 a 2014), com previsão de instalação de 46 unidades anualmente.

Fonte: Agência Brasil.

Projeto quer recuperar áreas degradadas e melhorar a produtividade das lavouras , em Independência, no Ceará

No município de Independência, no Ceará, um projeto incentiva agricultores a recuperar o solo com uso do adubo produzido pelas criações.



G1

Município de Iguatu receberá recursos para obras emergenciais

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência no município de Iguatu, atingido por enxurradas e inundações. A portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3) autoriza o repasse de recursos no valor de R$ 1,5 milhão para a execução de obras de recuperação e reconstrução de estradas no município.

No Rio Grande do Sul, oito cidades foram atingidas pela estiagem.

Os demais municípios em situação de emergência são: Limoeiro do Norte (CE), Marataízes (ES); Codó, Rosário e Senador Alexandre Costa (MA); Iporã e Santa Terezinha de Itaipu (PR) e Cocal (PI), Casa Nova e Teolândia (BA).

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fórmula 1: Renault demite Nelsinho Piquet

A Renault demitiu Nelsinho Piquet nesta segunda-feira. A decisão da equipe francesa foi anunciada pelo próprio piloto, em comunicado oficial divulgado à imprensa, escrito por ele. O brasileiro lamentou a decisão e agradeceu a algumas pessoas que trabalham na equipe, mas disse estar aliviado por "ter chegado o fim do pior período da minha história profissional."

- Recebi um comunicado da equipe Renault referente à descontinuidade do meu trabalho como piloto oficial na atual temporada de Fórmula 1. Não quero deixar de agradecer àquele pequeno grupo que me deu apoio e trabalhou diretamente comigo na Renault, mas, obviamente, fiquei bastante desapontado ao receber esta notícia. No entanto, sinto também uma sensação de alívio por ter chegado o fim do pior período da minha história profissional - diz Nelsinho.

Massa chega a São Paulo e vai para hospital

O primeiro boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde o brasileiro Felipe Massa será submetido a exames para constatar a melhora de sua recuperação, afirma que o brasileiro apresentou "evolução extremamente satisfatória de seu estado de saúde."

"O paciente chegou bem, apresentando evolução extremamente satisfatória do seu estado de saúde e amanhã será submetido a uma reavaliação médica", diz o boletim médico, com o nome de Dino Altmann (médico particular do piloto), Milton Gleizer (diretor clínico do hospital) e Luis Fernando Aranha (superintendente do hospital).

Na manhã desta terça-feira, Felipe Massa iniciará uma bateria completa de exames, cujos resultados serão comparados aos realizados em Budapeste, na Hungria, para definir em qual estágio da recuperação ele está.

A previsão é que o piloto fique no hospital pelos próximos dois dias, tempo necessário para a realização de todos os testes. O próximo boletim médico deve ser divulgado na terça-feira, por volta de meio dia, no site do Hospital Albert Einstein.

Colisão envolvendo dois veículos na BR-116, em Icó, deixa dois mortos

Uma verdadeira tragédia ocorreu hoje, por volta das 11 horas da manhã, na BR 116, KM 389, na localidade de Ladeira da Bertioga, em Icó.
Uma colisão envolvendo um veículo Montana de placas HWR - 9664 e um caminhão Mercedes Benz 1620, placas NJY - 6649 tirou a vida de Rômulo Maciel Correia, 32 anos e Marciana Ferreira Brasil, 21 anos, ambos ocupantes do Montana.
Os corpos das vítimas foram levados para o IML de Iguatu para serem necropsiados.

Fabrício Moreira/Lindomar Rodrigues

TJ do Ceará lança nesta 4ª feira campanha para atualização de processos

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) agendou para a próxima quarta-feira (05/08) o lançamento do “Projeto Justiça em Movimento”. A solenidade ocorrerá às 9 horas, no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça. A iniciativa tem o objetivo de atualizar o número de processos em tramitação nas unidades judiciárias do Estado.

Todos os juízes de Direito da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza foram convocados para o lançamento do projeto. Os juízes das comarcas do interior do Estado participarão em um dos 12 municípios onde a solenidade será transmitida ao vivo por videoconferência (Tauá, Aracati, Beberibe, Aracoiaba, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Itaiçaba, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Santa Quitéria e Sobral).

Inicialmente, o lançamento do Projeto Justiça em Movimento estava marcado para o último dia 24 de julho, mas foi cancelado em decorrência do falecimento do juiz da Comarca de Cariré, Roberto Jorge Feitosa de Carvalho, um dia antes, em acidente automobilístico.

Tribunal de Justiça do Ceará

Crato: programa Ronda do Quarteirão será lançado nesta segunda

O programa Ronda do Quarteirão será lançando na próxima terça-feira (4), no município do Crato, Região do Cariri. A entrega dos equipamentos e a apresentação do efetivo policial será na Praça Dona Ceicinha.

Para a execução do programa, a cidade foi dividida em cinco áreas. Cada área será patrulhada por uma equipe de oito policiais que se revezarão durante 24 horas, sendo exclusivos de cada região. Todas as viaturas do Programa são rastreadas e equipadas com computador de bordo, sistema de radiocomunicação e telefones.

Este é o segundo município da região contemplado com o policiamento comunitário, o primeiro foi Juazeiro do Norte. A próxima cidade a contar com o Ronda do Quarteirão será Barbalha. Além do Crato, o Ronda do Quarteirão já está implantado em Juazeiro do Norte, Sobral, Fortaleza, Pacatuba, Aquiraz, Itaitinga, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Maranguape.

Jangadeiro Online

Orós-CE: Vendedor de pães é morto à bala

Um homicídio a bala foi registrado pouco antes das 6 horas de hoje na Rua 3 (Conjunto COHAB), no município de Orós. O vendedor de pães Jucieldo Viana da Silva, de 33 anos, que morava na Rua São José, 59, naquela cidade, foi morto com cinco tiros de revólver. Os disparos foram efetuados por um individuo que trafegava em uma motocicleta e fugiu após o assassinato. O Sargento Silvestre, o Cabo Lira e Soldado Souza estiveram no local arrolando testemunhas e fazendo os levantamentos de praxe.

Segundo informações de testemunhas, o homicida estava encapuzado e ainda mais usando o capacete para dificultar a sua identificação. De acordo com a polícia, a vítima já respondia por um crime de lesão corporal à faca. O corpo (foto) foi encaminhado para o Hospital Regional de Icó e, em seguida, até o IML (Instituto Médico Legal) de Iguatu, a fim de ser necropsiado. A polícia de Orós está investigado o caso e trabalha com a tese inicial de vingança.

Miséria

Iguatu se prepara para o IV Iguatu Festeiro

O IV Iguatu Festeiro será comemorado de 22 a 28 de agosto, na Avenida Perimetral, em Iguatu, Região Centro Sul do Estado. A edição deste ano fará homenagem ao centenário de Patativa do Assaré.

No total serão mais de R$ 40 mil em prêmios para as quadrilhas vencedoras. Durante os oito dias de festa, 15 bandas animam o festival que terá entrada gratuita.

Veja a programação

Dia 22/08
Saia Rodada
Ítalo e Renno
Banda Koquetel

Dia 23/08
Forró do Muído
Banda Tropikália

Dia 25/08
Solteirões do Forró
Forró do Bom

Dia 26/08
Forró dos Plays
Forró Moral

Dia 27/08
Aviões do Forró
Forró Estourado

Dia 28/08
Capim Cubano
Dorgival Dantas

Dia 29/08
Daniela Mercury
Felipão e Banda Eskema

Jangadeiro Online

Financial Times: Saída de Sarney deixará Lula com crise de governabilidade

O jornal Financial Times afirma em reportagem publicada na sua edição online desta segunda-feira que uma possível renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), deixaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma “crise de governabilidade na véspera das eleições gerais de 2010″.

“O perigo para o governo é que a saída de Sarney desestabilizaria a sua maioria no Congresso. Lula – acostumado com uma maioria confortável e enorme apoio popular – lutou bastante para evitar esse tipo de eventualidade”, afirma o texto assinado pelo correspondente do Financial Times em São Paulo, Jonathan Wheatley.

Se Sarney realmente sair, o jornal argumenta que o governo de Lula “navegaria em águas incertas.

Mombaça: acidente de trânsito tira a vida de estudante

Um acidente de trânsito ocorrido ontem, por volta das 17 horas, na avenida Jaime Benevides, no centro de Mombaça, vitimou fatalmente o estudante Renê Alves Jota, 18 anos.
O fato aconteceu depois que a moto guiada pela vítima chocou-se com um poste.
O estudante chegou a ser socorrido mais morreu antes de dar entrada no hospital.

Cid Gomes vistoriou, nos últimos 10 dias, 21 obras em 14 municípios

O governador Cid Gomes seguiu no último final de semana com o cronograma de vistorias de obras no Estado. Ele fiscalizou o trabalho de pavimentação da CE-153, que liga Banabuiú a Solonópole e Orós, e a restauração da CE-060, que liga Piquet Carneiro à localidade de Zorra. Ao todo, nos últimos 10 dias, o governador vistoriou 21 obras em 14 municípios do Estado.

Com o objetivo de averiguar se as obras do Estado estão sendo bem executadas, Cid tem feito vistorias regulares a canteiros de trabalho em diversos municípios. "Queremos sempre que as obras caminhem bem e que sejam entregues no prazo. Desta forma sai ganhando a população, que conta com um novo equipamento para seu uso", disse o governador.

Nelson Piquet pode comprar a BMW Sauber

De acordo com a imprensa europeia, Nelsinho Piquet pode ter uma vaga na Fórmula 1 em 2010. Prestes a ser demitido da Renault, o filho do tricampeão mundial pode correr em uma equipe a ser montada pelo pai.

Em parceria com a Super Nova, Piquet pode comprar o espólio da BMW Sauber, que já anunciou que não irá seguir na categoria no próximo ano.

Na GP2, categoria de acesso à F1, o tricampeão mundial já tem uma escuderia. No Twitter, Nelsinho aumentou ainda mais a especulação.

"Pessoal alimentou aí boatos sobre a BMW e tal... só queria dizer que gosto do nome Piquet F1. Que acham?", brincou o piloto.

Caminhando, Massa sobe no avião e embarca para o Brasil

Com o olho esquerdo ainda visivelmente inchado, o piloto Felipe Massa embarcou na manhã desta segunda-feira para o Brasil. O ferrarista foi levado de ambulância para o aeroporto, onde desceu caminhando e ainda cumprimentou algumas pessoas presentes no aeroporto de Budapeste.

Massa foi transportado em um avião-ambulância que decolou para São Paulo. No Brasil, Massa fará exames no Hospital Albert Einstein antes de terminar sua recuperação em casa.

A viagem do piloto, que foi acompanhado pelo médico particular Dino Altmann, da mulher Raffaela e de médicos do avião, deve durar cerca de 15 horas.

A aeronave deve pousar no Brasil no final da tarde de hoje (horário de Brasília). Está prevista uma escala para reabastecimento em Dacar, no Senegal.

Ministério outorga autorização para rádio comunitária em Milhã, no Ceará

O Ministério das Comunicações publicou na última sesta sexta-feira 31, no Diário Oficial outorgas para 34 emissoras executarem serviços de rádios comunitárias em 13 estados do país. As autorizações são válidas pelo prazo de dez anos, mas somente produzirão efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional.

As 34 rádios estão localizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Pará, Alagoas e Maranhão.

No Ceará, apenas o município de Milhã, no Sertão Central foi contemplado com outorga.

Moradores de Mombaça são beneficiados com sistema de abastecimento de água

Três mil e oitocentos moradores de Mombaça foram beneficiados com obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. A Cagece investiu R$ 6,7 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra, concluída em julho, constou de 1.000 ligações de água. Com a ampliação, a Cagece vai cobrir 96,5% da população local com água tratada. A ampliação do sistema de água teve ainda a instalação de 3.332m de adutora de água tratada, estação de tratamento e duas estações elevatórias de água tratada.

domingo, 2 de agosto de 2009

Plantão de polícia registra mais um homicídio à bala em Acopiara

O município de Acopiara continua liderando no ranking de cidade mais violenta da região Centro Sul do Ceará.
Ontem, por volta das 20 horas, foi registrado mais um homicídio à bala.
O crime ocorreu na vila São João, tendo como vítima o agricultor Douglas de Lima Sales, 21 anos, o qual foi alvejado com vários disparos de arma de fogo.
A irmã do agricultor disse que o mesmo teria saído de casa a convite de um colega, não identificado, para dar uma volta.
Douglas de Lima já tinha passagem pela polícia.
Até o momento o autor do crime não foi identificado.

Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 35 milhões na quarta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.096 da Mega-Sena, na noite deste sábado, dia 1º, e o prêmio acumulou. Com isso, na próxima quarta-feira, dia 5, a loteria pode pagar um prêmio de R$ 35 milhões.

Os números sorteados ontem em Rio Branco (AC) foram: 03 - 13 - 14 - 16 - 41 - 52.

Ao todo, 102 bilhetes acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 26.537,40. Já a quadra saiu para 9.766 apostas e vai pagar R$ 395,95 para cada uma.

Quem quiser tentar a sorte, no concurso 1.097, tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 1,75.

Desde a criação da loteria, o maior prêmio saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.

TJ pede ilegalidade das greves de servidores e oficiais de justiça

A presidência do Tribunal de Justiça do Estado entrou com pedido de ilegalidade das greves dos servidores do Poder e dos oficiais de justiça. Um pedido foi encaminhado à 3ª Vara da Fazenda Pública e o outro à 5ª Vara da Fazend Pública respectivamente. O pedido foi formulado na última sexta-feira.

Com relação aos pedidos, o juiz da 3ª Vara da Fazend Pública, Martônio Vasconcelos, achou bom bem aguardar esta segunda-feira para ouvir o que diz o sindicato representativo dos servidores grevistas. A juiza Maria Villalba Abreu de Matos, da 5ª Vara da Fazenda Pública, segue esse mesmo rito com relação aos oficiais de justça.

Os servidores do Poder Judiciário lutam por um novo Plano de Cargos Carreiras e Salários, além de benefícios como plano de saúde e vale-refeição. Os oficiais de justiça também querem melhorias salariais e, principalmente, a convocação de concursados, pois alegam sobrecarga de trabalho.

Bem melhor, Felipe Massa insiste em correr no GP da Europa

A grande melhora de sua saúde faz o piloto Felipe Massa acreditar que pode correr no GP da Europa, que vai ocorrer no dia 23 de agosto. Segundo o seu pai, Titônio Massa, o brasileiro disse que três semanas é o tempo suficiente para conseguir se recuperar totalmente.

Essa informação contraria a do seu médico pessoal Dino Altmann, que não quer estipular uma data para o retorno do piloto, mas já avisou a ele para nem considerar a possibilidade de correr em Valência e na Bélgica, uma semana depois.

O pai do piloto ainda confirmou que o olho de Massa, que foi afetado no acidente, já está recuperado e que o tratamento está em fase final em Budapeste.

- Felipe está cada vez melhor, cada vez mais falante e não reclama de nada - explicou Titônio.

Se tudo ocorrer como o esperado, o piloto brasileiro terá alta na próxima segunda-feira, quando viajará para São Paulo para realizar o tratamento.

Vasco vence Juventude em Caxias e chega à 2.ª posição

Depois de um início irregular no Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco parece ter se encontrado na competição. Neste sábado, venceu o Juventude, por 2 a 1, em Caxias do Sul, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 15.ª rodada.

Fortaleza volta a vencer e sai do rebaixamento

Após três derrotas seguidas, o Fortaleza venceu o Bahia por 3x2, ontem à tarde no estádio Castelão, quando saiu da zona de rebaixamento da Série B.

Ceará deixa escapar ingresso no G4

O Ceará deixou escapar uma chance de finalmente entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, ontem, em Bragança Paulista/SP. O alvinegro vencia o Bragantino por 1 a 0 e estava chegando à terceira posição na tabela de classificação da competição, quando acabou permitindo o empate dos paulistas, no finalzinho da partida.

Exu-PE: Os 20 anos da morte do `Rei do Baião´ serão celebrados neste domingo

Neste domingo completa 20 anos da morte de Luiz Gonzaga do Nascimento, o famoso "Rei do Baião", que faleceu no dia 02 de agosto de 1989 em Recife (PE) e foi sepultado no dia seguinte no município de Exu, sua terra natal. Naquela cidade, uma vasta programação está sendo cumprida com shows e missas. O Site Miséria lembra a data e presta uma homenagem aos seus fãs com um especial entre às 11 e 12 horas deste domingo na Rádio Miséria que você escuta ao acessar o site.

sábado, 1 de agosto de 2009

Péssimo exemplo que vem de Icó

O maior sonho de qualquer cidadão é a conquista de seu emprego, como fonte inspiradora da vida, de renda, de cidadania e, é lógico, de sustentar com os seus vencimentos, fruto do trabalho cotidiano, a si e os seus.

Registre-se, que a emoção ainda é maior, quando se trata de seu primeiro emprego e notadamente, por via de concurso público, onde se confirma sua capacidade e a independência para cumprir nobre missão de atender a sociedade.

No Icó, porém, aconteceu há duas semanas um fato inédito no Brasil: dois agentes de trânsito municipal pediram demissão de suas funções, por não receberem há meses seus salários.

A repercussão foi imensa na urbe, quando os agentes foram à emissora Brasil-FM, em Icó, anunciar que estavam se desligando do município e do caótico trânsito icoense, haja vista terem se cansados de tanto buscarem seus próprios salários e nunca receberem. Quando pouco recebia, com enorme diferença do edital do concurso e sempre com bastante atraso.

O fato em referência, tornou-se público, correu as ruas e logradouros do Icó e da região.

Estranho mesmo, foi que o Poder Público Municipal deu o silêncio como resposta.

Mais estranho ainda, é que o prefeito Marcos Nunes foi a sua emissora de rádio, informar que seu governo estava mantendo todos os funcionários em dia.

Com a palavra o eleitor icoense que elegeu Marcos Nunes prefeito da nossa um dia Princesa do Salgado.

Texto de Fabrício Moreira da Costa

Crise no Senado: Sarney está prestes a renunciar ao cargo

O senador José Sarney lutou muito, mas não conseguiu vencer os fatos. Ao decidir disputar a presidência do Senado, em fevereiro passado, acreditava que o cargo era uma garantia de imunidade para ele e a família - aquela altura já investigada pela Polícia Federal por suspeita de uma multiplicidade de crimes.

A visibilidade, porém, teve efeito contrário e acabou colocando o mais longevo dos políticos brasileiros no centro de uma devastadora crise de no Congresso. José Sarney, o último dos coronéis, rendeu-se diante de tantos escândalos. Na semana passada, o senador disse ao presidente Lula que está cansado e que decidiu deixar o cargo.

Se a renúncia de Sarney se confirmar, alguém é capaz de imaginar que os indicados do senador no setor elétrico serão demitidos? Não, não serão. Eles continuarão lá, fazendo tudo que sempre fizeram, igualzinho ao que manda a cartilha atrasada pela qual rezam a maioria dos políticos brasileiros, independente a qual agremiação pertençam. Afinal, esta é, e vai ainda continuar sendo por muito tempo, a mais eficiente e segura forma de fazer política: trocando votos por cargos, permutando verbas por apoio, empregando parentes e amigos - tudo com o nosso dinheiro.

Leia a reportagem completa em VEJA desta semana (na íntegra somente para assinantes).

Resultado de enquete aponta que a Prefeitura de Acopiara não aplica recursos da forma correta

Os internautas de Acopiara apontaram através de enquete que a Prefeitura Municipal não aplica de forma correta os recursos que entram no Município.

Confira o resultado da enquete: Em sua opinião, a Prefeitura de Acopiara está aplicando os recursos de forma correta?

Votaram: 174 internautas

80 pessoas, o que representa 45% dos votos, disseram que a Prefeitura aplica corretamente os recursos.

94 pessoas, o que representa 54% dos votos, disseram que a Prefeitura não aplica corretamente os recursos.

No link abaixo você pode acompanhar todos os gastos da Prefeitura de Acopiara e tirar suas próprias conclusões em relação ao resultado acima.

Clique aqui

Concurso obrigatório para trabalhar em cartórios



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovou uma resolução que determina que somente pessoas concursadas podem trabalhar em cartórios. Com a medida, os notários e tabeliães que passaram a atuar sem concurso público depois de 1988 devem perder os cargos. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 100 cartórios podem fechar as portas no Estado.

Jangadeiro Online

Juazeiro do Norte-CE: Governo itinerante de Cid Gomes deve resultar no Ronda do Quarteirão para Crato e Barbalha

Acobertado pela boa receptividade do programa Ronda do Quarteirão implantado há um mês em Juazeiro do Norte, o governo itinerante de Cid Gomes desembarca novamente na terra de Padre Cícero. Será mais uma edição do "Governo do Ceará em Minha Cidade" prevista para esta terça-feira, dia 4 de agosto, no Ginásio Poliesportivo. Dalí, o governador e sua equipe ouvirão o barulho e sentirão o cheiro da poeira do canteiro das obras do Hospital Regional do Cariri.

Quando lançou o programa Ronda do Quarteirão no último dia 29 de junho, Cid Gomes prometeu ampliar o número de operários com o objetivo de agilizar os serviços. A expectativa é que o chefe do executivo cearense lance o programa Ronda do Quarteirão para os municípios de Crato, Barbalha e Iguatu. No pátio interno do 2º BPM, em Juazeiro, já se encontram onze novas viaturas Hillux que serão destinadas para estas duas cidades caririenses.

Miséria

Mega-Sena pode pagar R$ 29 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 29 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal do concurso 1.096. O sorteio acontece neste sábado (1º), em Rio Branco, a partir das 20h (horário de Brasília). O prêmio previsto para o sorteio deste sábado poderá ser o quinto maior do ano.

A maior quantia sorteada em 2009 saiu em 25 de julho, no valor de R$ 55,8 milhões, para um bolão formado por 38 pessoas. A aposta foi feita no Rio de Janeiro. Aplicados na poupança, os R$ 29 milhões podem render cerca de R$ 168 mil por mês, segundo a Caixa Econômica Federal. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica do país.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Copa Acopiara tem continuidade nesse final de semana com varios jogos

Neste final de semana acontece mais uma rodada da Copa Acopiara de Futebol realizada pela Liga Acopiarense de Futebol e Prefeitura Municipal.

Aos sábados, os jogos acontecem nos distritos, e no domingo, as partidas são disputadas no estádio municipal.

Toda população é convidada a prestigiar as partidas. A entrada é totalmente gratuita.

No momento, são disputados os jogos da primeira fase do campeonato, envolvendo mais de 40 equipes de todo município.

Segundo a Secretaria de Cultura e Esporte, as equipes que se classificarem para a segunda fase, receberão kits esportivos com terno para os jogadores, bolas e rede.

Confira os jogos deste fim de semana:

Sábado em São Paulinho: Cajazeiras x Escuro; São Paulinho X Cafundó

Domingo na Sede

Bandeirante da Fortuna X Parma

Site da Prefeitura de Acopiara

Defesa Civil prorroga Operação Carro-Pipa

31 de agosto. Este é o novo prazo estabelecido pelo Ministério da Integração Nacional para a suspensão do Programa Operação Pipa. Em matéria publicada pelo Diário do Nordeste no último dia 25, o chefe do escritório regional da Operação Pipa no Ceará, Piauí e Tocantins, major Neyton Araújo, disse que o serviço de distribuição de água por meio de carros-pipa seria suspenso em todos os Estados do Nordeste, com exceção de Pernambuco. No Ceará, um total de 11 municípios deixariam de receber o auxílio a partir do dia 1º de agosto.

Sem demanda

Por sua vez, o chefe do escritório regional da Operação Pipa no Ceará, Piauí e Tocantins, Major Neyton Araújo, acredita que as cidades cearenses não precisarão mais do abastecimento durante o segundo semestre. Isso porque a quadra chuvosa deste ano foi acima da média. No Ceará, os municípios que terão o abastecimento suspenso são: Mombaça, Acopiara, Brejo Santo, Milagres, Canindé, Capistrano, Itapiúna, Russas, Choró, Campos Sales e Salitre, com um total de 78 veículos.

Cá pra nós

E por falar em carro-pipa, a adutora de Acopiara sai ou não sai?
Na campanha política passada o prefeito reeleito Antonio Almeida Neto, objetivando atrair o eleitor, iniciou a obra e em seguida paralizou.
Grande parte do eleitorado acreditou que a obra seria feita e votou.
E agora?
Ei, ei...

Urca - Universidade Regional do Cariri divulga resultado do vestibular unificado 2009.2

A Urca - Universidade Regional do Cariri está divulgando a lista com os aprovados no processo seletivo unificado 2009.2.

Clique aqui para ver a lista com os candidatos classificados
Clique aqui para ver a lista com os candidatos classificáveis

Massa terá alta na segunda-feira

O piloto brasileiro Felipe Massa terá alta na próxima segunda-feira, segundo divulgou seu médico Dino Altmann nesta sexta-feira, durante uma entrevista coletiva realizada em frente ao Hospital Militar de Budapeste, na Hungria.

Diferentemente do que foi divulgado anteriormente, o piloto viajará no mesmo dia de sua alta para São Paulo, sem a necessidade de passar pela clínica Pitié-Salpêtrière, em Paris.

MEC prorroga inscrições para programa de formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) adiou para o dia 9 de agosto, o fim do prazo de inscrição no Plano Nacional de Formação de Professores. As inscrições terminariam hoje (31).

São oferecidas 57.784 mil vagas para qualificar professores de escolas públicas em exercício que não têm curso superior ou atuam em área diferente da qual se formaram. Até o fim desta manhã, o número de inscritos era menor do que o total de vagas.

Para participar, o professor precisa acessar a Plataforma Freire e preencher um cadastro no qual incluirá um pequeno currículo. Após essa etapa, o interessado deve consultar a oferta de graduações e fazer sua pré-inscrição para aquela que deseja cursar. É possível escolher mais de uma opção nesse etapa. Na fase seguinte, as secretarias municipais e estaduais de Educação serão responsáveis por validar a inscrição e autorizar a participação do professor nos cursos. Até 2011, serão oferecidas 331 mil vagas.

A formação é voltada a três perfis diferentes de profissionais: primeira licenciatura para professores que não têm curso superior; segunda licenciatura para aqueles que já são formados, mas lecionam em áreas diferentes da que se graduaram; e licenciatura para bacharéis que necessitam de complementação para o exercício do magistério. Em alguns estados também existe a possibilidade de formação continuada para professores que já concluíram o ensino superior.

Agência Brasil

MC Sarney! Ado, ado, ado, tô empregado no Senado!

O fiscal da "Lei"...

Essa saiu da boca do vereador de Iguatu, João Inácio: "Tirar do poder quem faz malversação do seu dinheiro e procurar gente honesta". Como exemplo o vereador citou o presidente Lula.

Cá pra nós

E ele, como vereador não poderia servir de exemplo?
Ei, ei...

Internauta: Vasco de Iguatu joga esse final de semana

Neste final de semana, mais precisamente no domingo, teremos uma partida do Vasco da Gama da cidade de Iguatu pelo Intermunicipal de Futebol Sub23, onde o mesmo fará a sua primeira partida no estádio Morenão por este certame. Na partida de estréia no domingo dia 19 de julho, o selecionado do município de Icó venceu o Vasco de Iguatu pelo escore de 2 a 0. Embora o Vasco tenha demonstrado um melhor volume de jogo que a seleção de Icó principalmente durante o segundo tempo onde se perdeu várias oportunidades de gols, a vitória foi do selecionado Icoense. Para este domingo dia 02 de agosto espera-se que o Vasco possa se reabilitar diante do mesmo time de Icó.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Juventude na pessoa do Secretário Paulo Helter juntamente com o Agilberto Alcântara, presidente do Vasco de Iguatu, merece destaque pelo empenho que os mesmos tem mostrado em prol do futebol do município de Iguatu, visando inicialmente o Intermunicipal Sub 23, e posteriormente como tem dito o Secretário Paulo Helter é a 3ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol. “Com o incentivo do Prefeito Agenor Neto e de boa parte dos empresários locais, com certeza lograremos êxito nessa empreitada, pois precisamos somar para sermos fortes, pois esporte não se faz só, ou com dois ou três, mas sim com a união de todos”, afirma Paulo Helter.

Espera-se no próximo domingo uma grande presença de público no Estádio Morenão para assistir um belo espetáculo de Futebol. E como se trata da estréia do Vasco jogando em seus domínios a direção decidiu realizar a partida de PORTÕES ABERTOS, ou seja não haverá a cobrança de ingressos para o jogo. Destaca ainda que haverá um jogo preliminar do Vasco (time B) diante da Seleção de Saboeiro.

A Secretaria de Esportes e Juventude e a Direção do Vasco da Gama de Iguatu estão contando com a sua presença para incentivar o nome do nosso município em tal importante evento.

DATA: 02 de Agosto de 2009
HORÁRIO : 14:00 Vasco de Iguatu(Time B) X Saboeiro
HORÁRIO : 15:50
Vasco de Iguatu X Icó
LOCAL: Estádio Municipal João Elmo Moreno – “O Morenão”

Colaborou: Rubens Duarte

FHC convoca PSDB do Ceará para a oposição

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, conclamou o PSDB do Ceará para fazer oposição à base do presidente Lula, o que o partido já faz nacionalmente. Em discurso baseado em “moralidade”, o líder tucano deixou claro que o partido deve endurecer o discurso também nos estados. O senador Tasso Jereissati, no entanto, disse que na política estadual “presidente não enquadra ninguém. Quem enquadra aqui somos nós”, sobre as alianças locais.

Os dois e mais outras lideranças estaduais estiveram reunidos ontem, no fim da tarde, para um evento partidário, em que o ex-presidente da República foi palestrante.

Falando para lideranças empresariais, comunitária e ouvido por três ex-governadores do Ceará (Beni Veras e Gonzaga Mota prestigiaram o evento, além de Tasso), Fernando Henrique Cardoso bateu forte em dois pontos da política chefiada pelo presidente Lula: a série de escândalos em que o Congresso Nacional está envolvida e também a “era da publicidade” nas ações de Governo.

“Transparência é diferente de publicidade e é isto que este Governo mais faz: propaganda”, disse o ex-presidente, quando lamentava a falta de investimento do Governo Federal no País. “Fazem propaganda de PAC, mas quando eu deixei a Presidência da República, os investimentos públicos correspondiam a 2% do PIB. Hoje não chega a 1%. Então, é muita publicidade”, enfatizou.

DN

Iguatu: Evento destaca ação da comunidade

Discutir a participação da comunidade e o controle social no Sistema Único de Ação Social (Suas). Este é o objetivo da V Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no Teatro Pedro Lima Verde. O evento termina hoje, após uma série de debates sobre políticas públicas para o setor e escolha de delegados que devem participar da conferência estadual.

Este ano, o evento tem como temática "A participação e o controle social no Suas". A secretária de Assistência Social, Célia Freitas Amorim, destacou os avanços obtidos na última década. "Antes, falar em ação social era falar em esmola, clientelismo, interferência política. Esse quadro mudou e agora a nossa luta é pela efetivação dos direitos sociais", disse.

Na abertura do evento, a participação de Guilherme Ferreira, cinco anos, cantando música popular brasileira, emocionou a platéia. O menino foi aplaudido de pé. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edmar Gomes Alves, falou que a conferência é um espaço de debate e conhecimento dos direitos sociais. "A maioria da população não conhece os seus direitos", pontua.

O encontro discute a inserção dos usuários nos espaços de controle e fiscalização, avaliação do plano decenal para o setor, os direitos da assistência social, processo histórico de participação popular, financiamento e políticas públicas. O município é o primeiro a realizar a conferência de âmbito local, na região Centro-Sul.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Polícia conclui que campeão do boxe cometeu suicídio

A polícia civil de Pernambuco concluiu nesta quinta-feira que o ex-pugilista canadense Arturo Gatti, que foi encontrado morto em Porto de Galinhas no dia 11 de julho, cometeu suicídio. Assim, a brasileira Amanda Carine Barbosa Rodrigues, que era esposa dele e passou 18 dias presa como principal suspeita da investigação, foi imediatamente liberada da Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, em Recife.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gugu estreia dia 30 de Agosto na Record

A Record informa que o apresentador Gugu Liberato estreia na programação dominical da emissora no próximo dia 30 de agosto. Gugu já começou a preparar as atrações do seu programa. No último final de semana, o apresentador viajou por todo o país, para produzir um dos quadros da atração.

TV Cidade

Escolhida frase para campanha antidrogas

“Use sua criatividade contra as drogas”. Com esta frase, o Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com o Núcleo de Mediação Comunitária da Parangaba, lançou no início de julho uma campanha para escolher uma frase a ser usada em campanhas de combate às drogas.

Dentre as mais de 30 frases enviadas, a escolhida pela Comissão Julgadora, composta pelo promotor de Justiça Edson Landim, por Vinícius Mota, do Juizado Especial da Parangaba e por Helena Demes, assessora de Comunicação da PGJ, foi a da servidora Marciana Isabely Martins Pereira, da Corregedoria da PGJ, que receberá um prêmio de R$ 100,00 em dinheiro.

A frase ganhadora foi: “Drogas. Não entre nessa roubada! Ela te rouba a liberdade, a família, a saúde, a VIDA!! A mesma será usada em campanhas anti-drogas que serão lançadas pelo MP.

Ministério Público

Deputado estadual delegado Cavalcante atira contra o próprio filho

O deputado estadual Delegado Cavalcante atirou contra o filho, Felipe Macedo Cavacante, de 23 anos, dentro da própria casa, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. O caso aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (30).

Segundo Felipe Cavalcante, o pai teria chegado em casa e foi conversar com a esposa e ele. Durante a conversa, houve uma discussão e o delegado disparou a arma contra Felipe. A bala não atingiu o rapaz, mas estilhaços feriram seu braço.

Depois do disparo, o Delegado Cavalcante teria expulsado a esposa e o filho de dentro da casa. Felipe Cavalcante registrou boletim de ococorrência no 13º Distrito Policial.

Cavalcante, que é suplente de deputado estadual, também já tratou de declarar ao distrito policial que não cometeu agressões nem fez disparos, mas que estava em sua casa quando sua ex-mulher iniciou discussões.

Prefeito Agenor Neto festejado pelo povo icoense

O prefeito municipal de Iguatu, Agenor Neto, foi recebido por uma multidão na última quarta-feira (29\07), neste município, onde concedeu entrevista a rádio Brasil-FM, no programa do festejado radialista Rubens Brasil.

Amigos, correligionários, vereadores (Zé de Creuza, Maria do Cal, Edjalma Moreira), pessoas simples do povo, ex-prefeito Jaime Júnior, advogado Fabrício Moreira e admiradores do prefeito Agenor Neto, foram recebê-lo na entrada da cidade do Icó, aonde uma carreata o conduziu até os estúdios da emissora Brasil - FM.

Durante uma hora o prefeito iguatuense discorreu sobre sua administração, respondeu perguntas dos radialistas, falou sobre sucessão estadual, nacional e da parceria política que mantém com as lideranças do Icó.

Uma multidão ficou defronte aos estúdios da Brasil-FM, onde foi instalada uma caixa de som, para que todos pudessem ouvir o prefeito.

O que chamou a atenção foi o número de jovens, com máquinas fotográficas, que foram abraçar e conhecer de perto Agenor Neto.

Bastante solícito, simpático, atendeu e deu atenção a todos.

O prefeito Agenor Neto foi muito aplaudido, após encerrar a sua participação em Icó.

Fica o testemunho de excelente gestor público.

Blog do Fabrício Moreira

Iguatu-CE: Policia apreende carga de cigarros contrabandeados na manhã de hoje

Uma operação envolvendo policiais civis e militares de Iguatu, resultou na descoberta e apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados. Foi na manhã desta quinta-feira na Rua João Vicente Alves, 695 (Bairro João Paulo II) num trabalho coordenado pelo Delegado Agenor Queiroz e o Serviço Reservado da PM liderado pelo Tenente Coronel Gomes Filho.

No imóvel, os policiais se depararam com dezenas de caixas de cigarros das marcas US, Derby e Universal e as levaram para a Delegacia Regional de Policia Civil. A policia diz acreditar que o dono da mercadoria seja Francisco Lopes de Araújo, que está foragido. No momento da busca, ele não se encontrava na residência e pode ter sido avisado por alguém. A mercadoria está avaliada em R$ 50 mil.

Miséria

CGU e Ministério da Justiça fecham acordo contra fraudes em licitações

A Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), da Controladoria-Geral da União (CGU), e a Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, firmaram acordo de cooperação nesta semana com o objetivo de estabelecer uma comunicação efetiva e permanente entre os dois órgãos, capaz de possibilitar o desenvolvimento e o aprimoramento das técnicas e procedimentos de apuração, prevenção e repressão de fraudes em licitações.

Pelo acordo, a SDE encaminhará à SPCI informações e indícios obtidos nos procedimentos administrativos, averiguações preliminares e processos administrativos que tenham por objeto a apuração de infrações da ordem econômica, previstas nos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.884/94, observadas as competências do órgão de defesa da concorrência. A SPCI, por sua vez, encaminhará à SDE informações e provas que forem obtidas em expedientes internos cujas investigações tenham relação com o mesmo tipo de infrações.

Ainda segundo o acordo, um órgão fornecerá ao outro, quando solicitado, apoio técnico e operacional na organização e planejamento de diligências. Além disso, a SDE emitirá pareceres técnicos sobre documentos e informações a ela disponibilizadas, levando em consideração os dados referentes à estrutura e dinâmica do mercado em questão. Já a SPCI analisará informações e documentos provenientes de buscas e apreensões legalmente realizadas.

Para a titular da SDE, Mariana Tavares de Araújo, “esse acordo vai permitir a detecção e punição de inúmeros cartéis em licitações públicas. Trata-se da interação entre órgãos competentes para investigar e combater cartéis e corrupção, o que vai garantir melhores resultados”. O titular da SPCI, Marcelo Stopanosvski, disse que “o acordo reflete a importância do trabalho em conjunto e vai possibilitar uma maior proteção do erário contra práticas ilícitas de formação de cartéis”. O secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro , também participou da assinatura do acordo.”

CGU

UFC terá curso de jornalismo para assentados

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai oferecer, a partir de janeiro, o primeiro curso de jornalismo no Brasil voltado para estudantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O curso, segundo a professora Márcia Vidal Nunes, coordenadora de pós-graduação da área de comunicação social da universidade, já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ainda de acordo com a professora Márcia Vidal, serão ofertadas 60 vagas anuais. O curso terá duração de quatro anos e o acesso será feito por meio de vestibular.

As aulas serão ministradas pelos próprios professores do curso de comunicação da Federal do Ceará. Além das disciplinas comuns, os jovens ligados ao MST terão matérias voltadas para temas da área rural. Parte das aulas será ministrada na universidade e parte, nas comunidades dos assentados. Instituído em 1998, o Pronera se destina a estimular a educação nas áreas de reforma agrária em todo o País. Inicialmente era voltado sobretudo ao combate ao analfabetismo. Mais tarde passou a apoiar o ensino profissionalizante e a formação universitária.

A criação dos cursos especiais, porém, tem sido cada vez mais contestada. Em junho, a Justiça Federal determinou a extinção do curso de direito agrário da Universidade Federal de Goiás, destinado só para assentados. De acordo com a decisão do juiz Roberto Carlos de Oliveira, da 9ª Vara Federal, o curso especial, com critérios diferenciados de seleção dos candidatos, feria “os princípios da igualdade, legalidade, isonomia e razoabilidade do direito brasileiro.

Agência Estado