sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma toma posse, promete erradicar pobreza e mudar sistema tributário


Dilma Rousseff  foi empossada neste sábado (1º) como presidente da República. Nos dois discursos que proferiu - no Congresso Nacional e no Parlatório do Palácio do Planalto - a nova presidente reafirmou o compromisso de combater a miséria e erradicar a pobreza. Falou também em mudanças no sistema de impostos e fez um aceno à oposição.

Segundo ela, a luta "mais obstinada" do novo governo será "a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".


No primeiro discurso, que durou 40 minutos, Dilma reafirmou a defesa da liberdade de culto e de imprensa, disse que a corrupção "será combatida permanentemente" e que estende a mão aos partidos de oposição.
"A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros", declarou. Dilma prometeu ainda melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança.

Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento, Dilma afirmou que " é preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços, e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo da nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo".

Ela defendeu uma  máquina administrativa mais eficiente e medidas para racionalizar o sistema tributário.
"É, portanto, inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte", afirmou.
Dilma lembrou os tempos da juventude, quando combateu a ditadura militar e foi presa e torturada.

"Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor. Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem", disse.

No discurso, a presidente reafirmou seu compromisso com os valores democráticos. "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio, a censura e a ditadura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos".

No discurso no Parlatório, Dilma agradeceu a "oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil".

Ela também prestou homenagem ao ex-presidente Lula. "Conviver todos estes anos com o presidente Lula me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção da sua despedida".

Dilma afirmou que apesar das conquistas obtidas no governo Lula ainda há muito por ser feito.

"Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento. Agora é hora de trabalho. Agora é hora de união. União de todos nós pela educação das crianças e dos jovens. União pela saúde de qualidade para todos. União pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos", declarou.

Preparativos

Antes de receber a faixa presidencial, Dilma permaneceu na Granja do Torto, residência oficial da presidente eleita durante o período de transição. Recebeu assessores, maquiadora e ganhou buquês de flores.

Às 14h05, Dilma deixou a Granja do Torto rumo ao Congresso Nacional. Por causa da chuva, ela fez o trajeto em carro fechado e teve de entrar pela Chapelaria, em vez de subir a rampa.

Às 14h51, Dilma fez o juramento de posse e discursou. Em seguida, o presidente do Senado, José Sarney, declarou Dilma e Temer empossados para a Presidência e vice-Presidência, respectivamente.

Às 16h32, Dilma Rousseff deixou o Congresso Nacional, passou em revista às tropas e beijou a bandeira do Brasil.

Depois, iniciou desfile em carro aberto, junto com a filha, Paula Rousseff, rumo ao Palácio do Planalto. Lá, subiu a rampa ao lado do vice-presidente, Michel Temer. Ambos foram recebidos por Lula, que passou a faixa presidencial para Dilma às 16h49. 

Às 16h54, Dilma discursou no Parlatório. Após o pronunciamento, recebeu cumprimentos de autoridades e chefes de Estado no Palácio do Planalto.

Depois, deu posse aos novos ministros. A presidente encerrou o dia participando de um coquetel no Itamaraty com chefes de Estado e autoridades.

Quatro bilhetes acertam as dezenas do Prêmio da Mega da Virada


O prêmio da Mega da Virada, sorteado nesta sexta-feira (31), saiu para quatro apostas, nas cidades de Cariacica (ES), Belo Horizonte (MG), Fazenda Rio Grande e Pinhais, ambas no Paraná. O sorteio foi realizado na Praça da República, no Centro de São Paulo.

Confira os números sorteados: 02 - 10 - 34 - 37 - 43 - 50

Os donos vão receber um prêmio de R$ 48.598.800,01.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 1.561 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 17.722,09. Outras 94.921 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 416,34.

Ainda segundo a Caixa, se aplicado na poupança, o prêmio renderia R$ 1,24 milhão por mês. O valor é recorde nas loterias brasileiras, segundo a Caixa. Antes, o maior prêmio já pago tinha sido o da Mega da Virada do ano passado, que sorteou R$ 144,9 milhões. Dois acertadores, de São Paulo e Brasília, dividiram o prêmio.

Posse neste sábado no Congresso faz de Dilma primeira mulher presidente


A ex-ministra Dilma Rousseff será empossada neste sábado (1º) presidente da República. Dilma será a primeira mulher a assumir o cargo. Ele receberá a faixa presidencial de seu antecessor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo após assinar o termo de posse no Congresso Nacional.

Dilma vai percorrer a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em carro aberto, ao lado de Paula, a filha única.
Divorciada, 63 anos, Dilma iniciou sua militância política no movimento estudantil durante a ditadura militar. Foi presa política e torturada. Ela iniciou sua vida pública no Rio Grande do Sul, onde foi secretária estadual.

No governo do presidente Lula, foi ministra de Minas e Energia e, depois, da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que deixou o cargo devido ao escândalo do mensalão –suposto esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio ao governo.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011...

Talvez 2010 não tenha sido um bom ano para muita gente. Agora não importa... É levantar a cabeça e ver que ele já se foi.

Quando as coisas vão erradas e o momento é de crise,
não pense que todos os seus esforços têm sido em vão, segue.

Talvez tudo tenha sido para melhor. Sorria ... E  experimente outra vez ! Pode ser que o seu aparente esforço venha a ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade, que você jamais conheceu. Você pode estar enfraquecido pela luta, mas  não se considere vencido. Isso não quer dizer derrota.

Não vale a pena gastar seu precioso tempo em lágrimas e  lamentos.

LEVANTE-SE
E enfrente a vida outra vez. E, se você guardar em mente a alto objetivo de  suas aspirações,
os seus sonhos se realizarão. Tire proveito dos seus erros. Colha experiências das suas dores.

E, então, um dia você dirá:
"... GRAÇAS A DEUS EU OUSEI  EXPERIMENTAR OUTRA VEZ,
E  REENCONTREI A PAZ, O AMOR E A FELICIDADE ..."

Um Belíssimo 2011 a todos que nos acessam independentemente de qualquer questão. Espero reencontrá-los no novo ano com muita saúde e feliz da vida.

Fraternalmente,

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

Festa de Réveillon em Acopiara só em 2012...


Lamentavelmente a Prefeitura Municipal de Acopiara não vai realizar o tão esperado e tradicional Réveillon em praça pública com grandes atrações.

Na virada de ano o acopiarense vai ter que se contentar em ficar em casa junto aos familiares e amigos ou se preferir ir a Missa do Galo na Igreja Matriz.

Que venha 2011 e chegue logo 2012 para o quadro mudar definitivamente. O povo de Acopiara merece eventos festivos para se divertir.  Até 2011.

Feliz Ano Novo a todos.

Marílson brilha, vence a São Silvestre e quebra a hegemonia dos quenianos


Nos últimos 400 metros, Marílson Gomes dos Santos mal conseguia olhar para frente. Equilibrava as passadas virando-se para trás, como se não acreditasse que não havia ninguém no retrovisor. Era verdade. Após três anos, a hegemonia queniana na São Silvestre está quebrada. Sob intensa vibração da torcida na Avenida Paulista, Marílson cruzou a linha de chegada nesta sexta-feira... e parou. Curvou o corpo para a frente. 

Cansado, mas realizado. Foi a terceira vitória dele na prova e a primeira do Brasil desde 2006, quando Franck Caldeira chegou na frente. Festa verde-amarela no último dia do ano.

Marílson, que já tinha vencido em 2003 e 2005, completou a prova desta sexta em 44m07, tornando-se o maior vencedor brasileiro da prova. Atrás dele vieram os quenianos Barnabas Kiplagat (44m49s) e James Kipsang (45m15s). O brasileiro Giovani dos Santos terminou em 45m34s..Agora o Brasil tem 11 títulos da São Silvestre, contra 12 do Quênia.

Feliz Ano Novo...

Quinze governadores estarão na posse de Dilma. Cinco são tucanos


A cerimônia de posse de Dilma Rousseff (PT) como presidente, em 1°.jan.2010, já conta com presença confirmada de 15 governadores eleitos em 2010. Dos oposicionistas, 5 tucanos estarão presentes: Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Beto Richa (PSDB-PR), Marconi Perillo (PSDB-GO), Teo Vilela (PSDB-AL) e Siqueira Campos (PSDB-TO).

Não estarão na cerimônia com certeza os 2 únicos governadores eleitos pelo DEM: Rosalba Ciarlini (RN) e Raimundo Colombo (SC). Também já anunciaram ausência Antonio Anastasia (PSDB-MG), Confúcio Moura (PMDB-RO), Ricardo Coutinho (PSB-PB) e Wilson Martins (PSB-PI).

O motivo da ausência, em geral, é a coincidência de horário da própria posse, no Estado, com a da presidente. A assessoria de Wilson Martins diz que ele se recupera de uma cirurgia e prefere não entrar na maratona de eventos que inclui a viagem para Brasília.

O Blog não localizou os governadores Tião Viana (PT-AC), Omar Aziz (PMN-AM), André Puccinelli (PMDB-MS), Silval Barbosa (PMDB-MT), e Anchieta Jr. (PSDB-RR). Simão Jatene (PSDB-PA), de acordo com sua assessoria, ainda não confirmou ida à posse de Dilma.”

Eliomar de Lima

MEC prorroga prazo para instituições aderirem ao Fies

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que as mantenedoras de instituições de ensino superior (IES) possam renovar a adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo terminava hoje (31), mas foi estendido para 31 de março de 2011.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a prorrogação se deu por causa do período de recesso escolar das instituições. Atualmente, mais de 700 mantenedoras participam do Fies.

O processo é feito pela internet por meio do Sistema Informatizado do Fies. Quem não fizer a renovação, não poderá ofertar vagas pelo programa a partir de 1° de abril de 2011.

A mantenedora precisa informar o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado do exercício de 2009, além de atualizar informações sobre a constituição da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (Cpsa). O grupo é responsável, em cada IES, pela validação das informações prestadas pelo estudante durante a inscrição para receber o financiamento.

Para 2011, estão previstos R$ 3,25 bilhões para o programa que contemplarão 200 mil novos contratos e o aditamento daqueles formalizados até dezembro de 2010. Este ano foram firmados 66 mil contratos, contra 32 mil em 2009.

Corrida de São Silvestre terá 21 mil atletas neste ano

Cerca de 21 mil pessoas vão participar amanhã (31) da tradicional Corrida de São Silvestre, que ocorre há 86 anos em São Paulo. Segundo os organizadores, participarão da prova representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de corredores internacionais, representados principalmente pelos favoritos quenianos, entre eles, James Kwambai, atual bicampeão da prova.

Entre os destaques do Brasil na prova masculina estão o bicampeão Marílson Gomes dos Santos, Damião Ancelmo de Souza, que ganhou 11 das 17 provas de rua que disputou nesta temporada, e o mineiro Franck Caldeira, último campeão brasileiro da São Silvestre, em 2006.

Pelo lado das mulheres, que representam pouco mais de 18% do total de inscritos para a prova, as atletas brasileiras favoritas ao título são Marily dos Santos, que conquistou a terceira posição no ano passado e Maria Zeferina Baldaia, vencedora em 2001.

Os pelotões de elite masculino e feminino terão 142 atletas, sendo 114 deles brasileiros. Na elite, os estrangeiros são provenientes do Quênia, da Tanzânia, Etiópia, do Marrocos, da Colômbia, do Uruguai, Chile e Equador.

Clodoveu tomará posse como prefeito de Sobral neste sábado

O petista Clodoveu Arruda assumirá o cargo de prefeito de Sobral às 8h30min deste sábado, durante sessão na Câmara Municipal. A informação foi divulgado nesta quinta-feira pelo presidente da Casa, vereador Luciano feijão.

“Veveu”, como é conhecido em sua terra, assumirá em razão da renúncia de Leõnidas Cristino, que é do PSB do governador Cid Gomes, assumirá como secretário especial dos Portos do futuro Governo Dilma Rousseff (PT).
 

Otimismo na entrada de 2011 em Iguatu

Lideranças empresariais e políticas mantêm a expectativa de que 2011 será um ano de crescimento nos setores comercial, agropecuário e de melhoria da infraestrutura urbana desta cidade, que é polo da região Centro-Sul. O ano que termina foi avaliado de forma positiva e, para o Ano Novo, há a esperança de uma boa quadra invernosa para ampliar a produção agrícola e assegurar a recarga dos reservatórios.

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, Valmir Alves, disse que o setor comercial registrou crescimento superior à estimativa para 2010. "Foi um ano bom, de ampliação dos negócios", frisou. "Novas empresas foram abertas e hoje o centro comercial está muito valorizado".

Os empresários estão otimistas com a expansão comercial e do parque industrial. No próximo ano, esta cidade deve receber uma unidade do Supermercado Lagoa, cujas obras estão em andamento. "Será mais uma opção para os consumidores da região", observou Alves. "A concorrência é salutar para aquecer os negócios".

Novos empreendimentos
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Neilla Diniz Nazareth, prevê a chega de novos empreendimentos. "Temos um plano de desenvolvimento econômico que objetiva fomentar a instalação, ampliação, crescimento, recuperação e modernização de empresas industriais, comerciais e de serviços", observou. "A partir do próximo ano, novos investimentos vão ampliar o mercado de trabalho e a oferta de serviços".

Patrícia Diniz destacou as obras de infraestrutura que estão em andamento e devem ser concluídas em 2011. "A expansão da área do polo industrial, com acesso a partir da ampliação da Avenida Perimetral vai facilitar a instalação de novas empresas e favorecer a ampliação das existentes", observou.

O empresário José Alves de Oliveira, o Zenir, da rede de lojas de eletrodomésticos que leva o seu nome, também assinalou o crescimento do mercado consumidor regional e a expansão dos negócios. "Temos registrado excelentes vendas, com tendência crescente a cada ano", disse. "O mercado local está aquecido".

Para o empresário, Edvane Matias, do grupo industrial TubForm e Madeform, maiores fabricantes de móveis de madeira e tubular do Nordeste, 2011 será o ano de consolidação do setor de eletrodomésticos, em parceria com empresas chinesas. Vários itens já começaram a chegar ao mercado consumidor. "Somos o maior fabricante de móveis tubulares da América Latina e a unidade produtora local está a todo vapor", observou. "Estamos confiantes de que iremos crescer ainda mais no próximo ano".

No setor agrícola, o Município de Iguatu vem expandindo a produção de frutíferas, com destaque para as culturas de goiaba, banana e uva. Os produtores rurais passaram a investir em tecnologia, cultivos irrigados e em modernos tratos culturais. Os resultados são animadores. A demanda é crescente e a safra atende o mercado regional.

"Há muito espaço para ampliar as áreas de cultivo porque sequer atendemos o mercado consumidor da Capital", explica o secretário de Agricultura do Município, Francisco Benigno Sales Neto. "A cada ano, novos produtores mostram-se interessados em diversificar as culturas, implantando frutíferas". São mais de 100 hectares implantados no Município. O projeto incentiva produtores de Municípios vizinhos, como Cariús e Jucás, onde houve também das áreas de cultivo de goiaba e banana.

Já ouviu falar em crescimento em meio às tribulações? Esta é a avaliação do ano de 2010 pelo empresariado de Crateús. Apesar da grande seca que atingiu o estado e mais ainda esta região, localizada no sertão, o balanço do ano que finda é positivo. "Este foi um ano atípico, mesmo com a seca, o comércio não sentiu, pelo contrário, cresceu", afirmou o presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) deste Município, Wagner Claudino Sales. A entidade atribui o fato ao crescimento econômico do Brasil.

Chico Anysio volta a respirar com ajuda de aparelhos

Boletim médico divulgado pelo Hospital Samaritano nesta quinta-feira (30) informa que Chico Anysio passou por nova broncoscopia (endoscopia respiratória) durante a noite e precisa de ajuda mecânica para respirar. Ele permanece internado no CTI do hospital, no Rio. Não há previsão de alta.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sobe para R$ 200 milhões prêmio da Mega da Virada

O prêmio estimado para os vencedores das seis dezenas da faixa principal da Mega da Virada aumentou para R$ 200 milhões, segundo informações da Caixa Econômica Federal. 

As apostas estão abertas até as 14 horas (horário de Brasília) de amanhã. O sorteio acontece a partir das 20 horas, com transmissão pelas principais emissoras de televisão.

Este é o maior prêmio já entregue pela Mega da Virada. O do ano passado foi de R$ 144,9 milhões, dividido entre dois ganhadores. A expectativa é de que o prêmio aumente ainda mais até amanhã, segundo a CEF.

Ceará registra 36 novos casos de dengue por dia; são 21 óbitos no ano

36 pessoas, em média, foram notificadas com dengue por dia no Estado do Ceará este ano, segundo a Secretaria de Saude do Estado. A doença ainda matou 21 pessoas, 6 com dengue hemorrágica e outras 15 por complicações. 9 casos fatais ainda estão em investigação. 3 deles só em Fortaleza.

balanço da dengue no Ceará no ano de 2010 notificou 21.228 casos suspeitos da doença em 175 municípios. Desse total, 13.143 casos foram confirmados em 125 municípios.

Tauá é líder no nº de casos

Uma das cidades mais afetadas é Tauá, na Região dos Inhamuns, com 1.357 casos. Foram notificados ainda 170 casos suspeitos de dengue hemorrágica. Desses, 53 casos foram confirmados.

Polícia Militar não vai mais limitar velocidade das viaturas

O Ministério Público do Ceará recomendou ao comandante Geral da Policia Militar a anulação da determinação do coordenador operacional do programa Ronda do Quarteirão, que proibe as viaturas do Programa de desenvolverem velocidade superior a 50 quilômetros por hora, ainda que envolvidas em perseguição, salvo se houver autorização para tanto. A medida foi impetrada pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), André Karbage.

De acordo com ele, a determinação fere os princípios constitucionais da legalidade e da eficiência por impor barreira à pronta reação policial, quando do atendimento as ocorrências. Karbage recomenda, ainda, que os policiais sejam capacitados para guiar as viaturas e que estas sejam submetidas à manutenção periódica, assegurando o bom funcionamento de cada uma delas.

Por fim, foi recomendado que o Comando-Geral oriente a todos os comandantes de companhias, no sentido de que se abstenham de expedir determinações semelhantes. O relações públicas da PM, major Marcus Costa, informou que o caso já foi solucionado. As viaturas, desde esta quinta-feira, circulam sem limitação de velocidade.

Lula assina MP que eleva salário mínimo para R$ 540, diz Mantega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (30) medida provisória que garante o aumento do salário mínimo, de R$ 510 para R$ 540, a partir de 1º de janeiro de 2011.

Ele salientou que a definição desse valor é positiva para economia porque evita um aumento muito forte no déficit da Previdência e, ao mesmo tempo, preserva o poder de compra do piso salarial do País que, segundo Mantega, teve o maior crescimento da história nos últimos oito anos. "Com um mínimo de R$ 540, não teremos pressão tão grande na Previdência, o que ajuda no equilíbrio fiscal."

Projeto Férias no Ceará traz show de Kid Abelha para Iguatu


O projeto Férias no Ceará do Governo do Estado, na sua quinta edição, vai apresentar no próximo dia 07 de janeiro, em Iguatu, o show com a banda Kid Abelha. O anúncio foi feito pelo prefeito Agenor Neto, durante uma entrevista na rádio Liberdade de Iguatu, nesta quinta-feira, 30.

Esta é a primeira vez que a banda carioca fará uma apresentação gratuita no Estado do Ceará.

O cronograma de shows do Férias prevê apresentações nas quintas, sextas-feiras e domingos no Interior e os shows aos sábados ficam com o público da Capital. Todos os shows serão gratuitos, sempre a partir das 20 horas, com a abertura de uma banda cearense.

Prefeito em Exercício de Iguatu decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (31)


Por conta da festa de Confraternização de final de ano, momento em que as famílias reúnem-se para comemorar a chegada do novo ano, renovando os votos de paz, amor e esperança, o prefeito em Exercício de Iguatu, João Alencar de Oliveira, assinou na manhã de hoje o Decreto que torna ponto facultativo aos servidores das repartições públicas municipais no dia 31 de dezembro de 2010, véspera do ano novo.

O decreto faculta aos servidores da Prefeitura o registro de freqüência na data especificada, ressalvadas as atividades essenciais e de interesse público desenvolvidas pelo município de Iguatu. Terá expediente somente nos locais que prestam serviços essenciais como os hospitais e serviços 24 horas, inclusive no feriado.

Fonte: Prefeitura de Iguatu

Vereadores cearenses podem não ter aumento salarial

O presidente em exercício do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manuel Veras enviou ofício às Câmaras Municipais do Estado mandando cumprir o "princípio de anterioridade", previsto na Constituição Federal.

Significa que o aumento só deve acontecer a cada nova legislatura.

O presidente eleito da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena visitou, nesta quarta (29), o TCM para saber detalhes da resolução.

O reajuste de 61,3%, foi aprovado no último dia 23 e apenas Toinha Rocha do PSOL foi contra.

"O artº 29 da Constituição Federal diz textualmente que qualquer documento de fixação de salário dos vereadores só pode ser de uma legislatura para outra", afirma Manuel Veras.

Caminhão despenca em abismo de 40 metros e carga é roubada


Um caminhão Mercedes carregado de cimento ficou destruído em um acidente no município de Itapajé, distante 125 quilômetros de Fortaleza, no início da tarde desta quarta-feira (29).  Depois do ocorrido, a carga foi roubada por populares.

O veículo “sobrou” em uma curva e caiu em um abismo de aproximadamente 40 metros. Apesar da situação que ficou o caminhão, o motorista só teve ferimentos leves.

O veículo trafegava pela BR-222 e quando passava pelo Km 110, o motorista perdeu o controle em uma curva chamada “curva da morte”. Segundo moradores, o motorista José Evandro Andrade Ferreira, de 41 anos, foi arremessado para fora do veículo no primeiro impacto.

O condutor foi socorrido para o Hospital Municipal de Itapajé. Ele afirmou que a causa do acidente teria sido falta de freios.

Domingos Filho renuncia e Gony Arruda assume comando da Assembleia


O deputado estadual Domingos Filho (PMDB) renunciou, na tarde desta quarta-feira, ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa. A partir do dia 1º de janeiro, ele assumirá como vice-governador do Estado juntamente com o governador Cid Gomes (PSB). Segundo o Regimento Interno da Casa, assumirá o primeiro vice-presidente, no caso o deputado Gony Arruda (PSDB). 

Domingos Filho deu entrevista coletiva nesta tarde e disse que cumpriu sua missão dentro do que lhe foi possível e que procurou conduzir os trabalhos da Assembleia “sempre de forma compartilhada”.

“No Governo, quero contribuir ao lado do governador Cid Gomes, para a melhoria da qualidade de vida do povo cearense”, prometeu Domingos Filho que, anote, terá função a mais no próximo governo. Ele não nasceu para vice de decoração.

Eliomar de Lima

Minha Casa, Minha Vida constrói menos de 50% das moradias previstas para o Ceará

Desde abril de 2009 até agora, o programa federal de habitações populares Minha Casa, Minha Vida construiu e entregou 207 mil moradias, de um total de 761 mil contratadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). O número foi aquém do que o esperado, que era de 875 mil casas. A meta oficial do programa era construir um milhão de casas.

Esse número de construções nem chega perto de reduzir o déficit, da ordem de cinco milhões de moradias. No Ceará, Amazonas, Roraima, Paraíba, Rondônia, Tocantins, Distrito Federal e Amapá o resultado foi igual ou inferior a 50% do projetado, embora, nestes lugares não haja falta de áreas edificáveis de baixo valor, ou seja, propícias à implantação do programa.

O programa federal previa a construção de 400 mil unidades para a população com renda de até três salários mínimos; mais 400 mil para a faixa de três a seis salários mínimos; e 200 mil para as famílias com vencimentos entre seis e dez salários mínimos.

Novo documento de identidade será lançado nesta quinta


O Ministério da Justiça lança nesta quinta-feira (30) o novo documento de identidade, que será implementado em todo o país a partir de 2011. Batizado de Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento vai substituir a atual carteira de identidade e vai conter informações do cidadão e certificação digital. O lançamento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, o novo documento será testado nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e no Distrito Federal. Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Agenor Neto reclama falta de verbas


O município de Iguatu está passando sérias dificuldades financeiras, porque o Ministério do Planejamento não repassa as verbas para as outras pastas federais liberarem os recursos para projetos aprovados e iniciados de quase todas as cidades brasileiras. A queixa é do prefeito Agenor Neto, que foi a Brasília, mais uma vez, tentar liberar recursos empenhados para vários projetos. Ele reconhece que este sério problema não é só de Iguatu e, mesmo assim, foi a Brasília tentar resolver o impasse.

Apesar do arrocho financeiro, o prefeito disse que à custa de muito sacrifício conseguiu pagar o funcionalismo municipal em dia, inclusive o 13º salário. “O pagamento do funcionalismo é a prioridade máxima da nossa administração e, mesmo com todas as dificuldades da Prefeitura de Iguatu, conseguimos entrar o Ano Novo com os salários deles em dia”, vibra.

Confessou que, no mês de dezembro, estava esperando uma melhora na arrecadação com os repasses federais, mas isso não aconteceu, causando problemas em várias áreas, uma delas, a contrapartida para execução de alguns projetos. Observou que até aquele um por cento do Fundo de Participação que vinha a mais para ajudar no pagamento do 13º salário não veio, o que complicou mais ainda a situação.

Esforço

“Felizmente, fazendo um esforço gigante, conseguimos efetuar os pagamentos básicos do município”, reforça o prefeito. Enfatiza que as contrapartidas do município para obras estaduais e federais estão paradas, porque não há dinheiro suficiente e isso é motivo de muita preocupação, porque estas obras não terão continuidade e nem serão concluídas.

Informou que existe em Iguatu uma série de obras para tirar do papel e outras para continuar, como dotar a sede do município de creches infantis, unidades escolares padronizadas, quadras esportivas, complexo educacional, escola profissionalizante, implantação de UTI neonatal e adulto, terminal rodoviário, parque da criança e da juventude e anel de contorno da cidade.

O Estado

Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87%, diz Sensus

Pesquisa Sensus divulgada nesta quarta-feira (29) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descerá a rampa do Palácio do Planalto com popularidade recorde de 87%.

Ao fim de oito anos de mandato, Lula entregará à presidente eleita Dilma Rousseff um governo com 83,4% de aprovação. O percentual também é o mais alto já registrado pelo levantamento.

Entre 23 e 27 de dezembro, o Instituto Sensus ouviu 2 mil entrevistados em 136 municípios de 24 estados. Em setembro de 2010, a última rodada da pesquisa mostrava Lula com 80,7% de popularidade e o governo com 79,4%. A melhor avaliação de Lula na série histórica do levantamento é de 84%, em janeiro de 2009.

Presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu faz balanço do primeiro mandato


O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, vereador Ednaldo Lavor (foto), em entrevista concedida às emissoras de rádio locais destacou o trabalho desenvolvido no seu primeiro mandato à frente da casa. 

O parlamentar, que assume a partir do dia 1º de janeiro o segundo mandato fez um balanço de sua gestão no Legislativo. "Fizemos muito nos dois primeiros anos e vamos fazer ainda mais no segundo. O saldo é bastante positivo no final deste primeiro biênio. A luta é contra o tempo parapoder realizar muito mais para o  povo", disse Lavor.

Ednaldo ressaltou a importância do Poder Legislativo que, no seu entendimento, entre todos os poderes é o mais representativo. Ainda de acordo com o presidente uma de suas marcas na primeira gestão foi estreitar o relacionamento entre o poder se sociedade.

Além de ações inovadoras como a criação de um jornal e transmissões das reuniões da câmara ao vivo através da internet, Ednaldo informou que foram apresentados neste período 300 requerimentos e mais de 100 Projetos de Lei aprovados.

Sobre o novo mandato, Ednaldo Lavor garantiu que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora e espera contribuir ainda mais com a administração do prefeito Agenor Neto. 

Para ele o prefeito iguatuense já se consagrou como o melhor político do Ceará e precisa de mais apoio para continuar melhorando ainda mais a qualidade de vida do povo.

Eleitor tem até quinta-feira para justificar ausência de voto no segundo turno

Eleitores que não votaram no segundo turno têm até amanhã (30) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. Para isso, o eleitor precisa apresentar o formulário na zona eleitoral onde está inscrito. O documento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet.

O formulário deve conter nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor, endereço atual e o motivo da ausência de voto. É preciso ainda apresentar cópia de documento oficial que comprove a idade. O requerimento será invalidado se tiver dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 1ª Região, os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após retorno ao Brasil para justificar a ausência no pleito. Quem não justificar no prazo pagará multa no valor de R$ 3,50.

Enquanto não regularizar a situação, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, tomar posse, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e, caso seja servidor público, não pode receber vencimentos.

O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar e não pagar multa terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores. Há exceção à regra para eleitores analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e portadores de deficiência física ou mental.

Prefeito de Quixadá exonera todo secretariado

O prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, exonerou todos os secretários e titulares de cargos comissionados da Prefeitura. A gestão de Rômulo estava passando por dificuldade perante a opinião pública e a alegativa era de interferência do ex-prefeito Ilário Marques. 

Rômulo Carneiro já vinha demonstrando seu descontentamento com sua equipe, chegando a ameaçar exonerar há algum tempo, o que acabou acontecendo. Usou um ofício para adotar tal medida.

Sistema Monólitos

Lula chora em discurso de "despedida"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou nesta terça-feira (28) ao relembrar de sua trajetória política durante discurso em seu estado natal, Pernambuco. Com um discurso de improviso, Lula lembrou das derrotas nas eleições para a Presidência em 1989, 1994 e 1998. Foi o último discurso dele no estado na condição de presidente.

"Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora", disse o presidente.

Segundo ele, só o "dedo de Deus" explica o fato de um retirante do interior de Pernambuco ter se tornado presidente da República. "Eu sou agradecido a Deus em primeiro lugar, porque se não fosse o dedo de Deus não era normal que um retirante de Caetés, que saiu do sertão para fugir da fome, se transformasse em presidente da República do Brasil. Isso só pode ter o dedo de Deus".

Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora"Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula ainda lembrou que, no decorrer de suas campanhas políticas, ficou preocupado com a desconfiança do povo. "Nós não conseguimos tudo, mas nós conseguimos gostar de nós, conseguimos nos respeitar, aprendemos acreditar em nós, e quem acredita em si próprio nunca será derrotado."

"Eu lembro que um dia aqui, uma mulher falou que não ia votar em mim porque eu ia tirar tudo dela. O que eu ia tirar dessa mulher? Eu falei: 'Marisa, eu estou assustado, que eu fui num barraco de uma pessoa que não tinha nada, e ela tinha medo de mim'. E a Marisa me dizia: 'Não desiste que um dia você vai convencer', e isso aconteceu em 2002", disse.

"Tomei como decisão na falhar. Eu duvido que tenha tido um presidente da República que tenha trabalhado o tanto que eu trabalhei, que tenha viajado o tanto que eu viajei, que tenha cumprimentado as pessoas o tanto que eu cumprimentei. E não faço isso à toa porque eu quero sentir o pulsar do coração, da alma e da mente de cada mulher e de cada criança desse país. E foi com essa convicção que eu consegui governar o primeiro mandato depois de tantas coisas ruins que aconteceram e conseguimos chegar ao segundo mandato", disse.

Lula participou da cerimônia de inauguração do Memorial Luiz Gongaza, e recebeu das mãos do governador Eduardo Campos uma faixa em homenagem aos serviços prestados ao estado.

Em tom de brincadeira, Lula perguntou ao público se não poderia ser "pastor" ao terminar o mandato, no final desta semana. "Vocês não acham que eu poderia ser pastor depois de deixar a Presidência da República? Fazer sermão lá em Garanhuns?", indagou o presidente.

Chefe de cozinha morre vítima de infarto em Fortaleza

Faleceu na manhã de ontem, dia 28, o chefe de cozinha alemão Wolfgang Helmut Ruhle, 59.

Há 23 anos morando em Fortaleza, Helmut foi vítima de um infarto enquanto passava por uma sessão de hemodiálise, terapia de substituição da função renal para pacientes portadores de insuficiência renal aguda ou crônica.

Wolfgang Helmut era proprietário da rede de restaurantes Hofbräuhaus, referência da culinária alemã no Ceará. 

Os seus empreendimentos ficam localizados na Avenida Costa Barros, na praça do teatro de Guaramiranga e na Chácara Lameirão, em Mulungu.

DN

Vereadores de Fortaleza podem perder aumento, de 61,3%, votado ao apagar das luzes da atual legislatura


Aprovado no último dia 23 com apenas um voto contrário, o reajuste salarial dos vereadores de Fortaleza está sendo considerado inconstitucional

O reajuste de 61,3% nos salários dos vereadores de Fortaleza - que passarão de R$ 9,2 mil para R$ 15 mil -, aprovado no último dia 23 pela Câmara Municipal, poderá ser considerado inconstitucional e não entrar em vigência.

Isso porque, segundo o advogado Djalma Pinto, especialista em direito eleitoral, o reajuste salarial só poderia ser concedido por meio de uma lei, e não por um projeto de resolução, como ocorreu.

“Os gastos do legislativo só podem aumentar através de uma lei, se não vira uma enorme desorganização”, ressaltou Pinto.

O Partido Socialismo e Liberdade do Estado do Ceará (Psol-CE) entrou com uma representação junto ao Ministério Público na última 2a.feira (27/12) para que a entidade averígue se houve erro formal no processo legislativo referente ao aumento do subsídio dos vereadores.

Toinha Rocha (Psol), suplente de João Alfredo (Psol), foi a única vereadora que votou contra o reajuste salarial.

Ela destacou que o aumento aprovado fere a Lei Orgânica do Município, já que foi feito por meio de projeto de resolução e sem parecer devido da Comissão de Legislação Justiça e Cidadania.

“Como é que uma pessoa é vereador e não conhece a lei?”, criticou Rocha.

A procuradora-geral de Justiça do Estado, Socorro França, afirmou que ainda não tinha conhecimento da representação protocolada no Ministério Público.

No entanto, ela garantiu que vai analisar a peça e que vai se pronunciar sobre o caso ainda hoje.

Hemorragia no intestino de José Alencar é localizada e contida

Após quatro horas de procedimentos cirúrgicos, a equipe médica que atende o vice-presidente da República, José Alencar, identificou nesta terça-feira (28) o novo foco de sangramento no intestino do vice.

As microartérias que provocavam o pequeno sangramento foram fechadas, e os médicos aguardarão até três dias para verificar a eventual incidência de novas hemorragias.

Segundo o médico Raul Cutait, o sangramento foi "encontrado e bem resolvido". O quadro clínico de Alencar permanece estável, de acordo com os médicos.

Por volta das 21h30, o vice-presidente passava por uma hemodiálise sem previsão de horário para acabar, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês.

A hemorragia, decorrente de um dos tumores que Alencar ainda mantém no abdome, foi contida por meio de um procedimento chamado embolização, que é a inserção de microesferas de acrílico revestidas por colágeno no local do sangramento.

Antes desse procedimento, Alencar fora submetido a uma arteriografia (radiografia das artérias) para identificação da origem do sangramento.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Polêmica na nova composição da AL com a saída de deputados para secretarias

Pelo menos seis suplentes vão ocupar vaga na Assembleia legislativa, com a saída de parlamentares para secretarias de governo. Entre os partidos beneficiados estão o PT, PRB, PSDB e PMDB. A informação sobre a nova composição do parlamento estadual e do site da Assembleia Legislativa.
No lugar de Mauro Filho entra Antônio Carlos (PT), que também assumirá a liderança do Governo na Casa; o presidente estadual do PRB, Mailson Cruz, ocupará a vaga de Ivo Gomes; no lugar de Gony Arruda, assume o deputado Professor Teodoro (PSDB); e, por fim, no lugar de Camilo Santana, Nelson Martins e Professor Pinheiro assumem, respectivamente, os suplentes Inês Arruda (PMDB), Silvana Oliveira (PMDB) e Ana Paula Cruz (PMDB).

Esta hipótese vai ser concretizada caso se confirme que o mandato pertence à coligação. A questão é que existe uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), do dia 9 de dezembro de 2010, segundo a qual o mandato é do partido. Neste caso, haveria mudanças, e outros suplentes ganhariam as vagas na AL.
Caso prevaleça a decisão do STF, a candidata Luiza Lins, mãe da prefeita de Fortaleza, será uma das novas deputadas do estado. Resta saber quem vai dar a palavra final.

Suplentes da coligação:

Inês Arruda, (PMDB);
Silvana Oliveira (PMDB)
Antônio Carlos (PT);
Maílson Cruz (PRB) e
Ana Paula (PRB).

Suplentes dos partidos:

Coronel Amarílio(PSB);
Carlos Macêdo (PSB);
Antônio Carlos (PT)
Luiza Lins (PT)
Maria Betância Andrade Sousa (PT)

Tiririca é internado em hospital de Fortaleza

O recém empossado deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), foi internado na tarde de hoje no Hospital São Mateus, em Fortaleza, Ceará. O hospital particular não soube informar se Tiririca havia dado entrada para uma operação de apêndice, como reportou a imprensa local. O hospital apenas confirmou que o deputado estava de fato internado em sua unidade.

Só 2 de mais de 600 médicos formados no exterior passam em prova de revalidação de diploma

Somente dois dos 628 candidatos inscritos para a prova de revalidação de diplomas do exterior, aplicada em outubro, foram aprovados. Por causa do resultado, o MEC (Ministério da Educação) e o Ministério da Saúde podem mudar as características do exame. O teste ainda é um projeto piloto.

Por lei, o médico que não for graduado em uma universidade de medicina brasileira precisa ter seu diploma revalidado para atuar no país. Antes, quem quisesse validar o certificados obtido no exterior passava por um processo de comprovação de documentos que podia se estender por até seis anos. Com o projeto piloto, o estudante procura uma das 24 universidades públicas que aderiram ao programa e depois faz exames escritos e práticos.

Para participar do projeto, os candidatos precisavam atender a alguns requisitos como ter concluído o curso de medicina em universidades reconhecidas pelo órgão competente em seus respectivos países. A maioria dos inscritos se formou em instituições bolivianas e cubanas.

Chuvas em dezembro estão 262% acima da média no Ceará, segundo a Funceme

A pré-estação chuvosa no Ceará, compreendida entre dezembro e janeiro, começou com índices pluviométricos bem acima da média histórica. De acordos com dados preliminares obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do dia 1º ao dia 22 de dezembro de 2010 choveu 84,1 milímetros em todo o Estado. A média histórica para o período é de 23,2 milímetros, ou seja, as precipitações ficaram 262,1% acima da média.

Entretanto, os meteorologistas informam que as boas chuvas na pré-estação não indicam que vai chover acima da média na estação chuvosa (fevereiro a maio). As primeiras chuvas, em dezembro e janeiro, são ocasionadas por sistemas meteorológicos secundários que não têm ligação com a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuva no Ceará e que atua entre fevereiro e maio. O prognóstico oficial para o período chuvoso no Estado será divulgado pela Funceme na segunda quinzena de janeiro.

José Alencar volta a apresentar hemorragia

O vice-presidente José Alencar voltou a apresentar hemorragia na região abdominal entre ontem e hoje e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, Alencar deve ser submetido a um novo procedimento ainda hoje, após as 14h. O vice passará por uma asteriografia, que examina os órgãos internos para localizar o ponto do sangramento.

Rendimento da poupança no ano é o pior desde 1967, segundo consultoria

Mais popular aplicação do país, a caderneta de poupança registrou rendimento de 6,9% ao longo de 2010, o que representa o pior resultado desde 1967.

Até então, o menor rendimento foi o registrado no ano passado, quando o poupador obteve ganho de 7,05%. Os dados são da consultoria Economatica, que realizou um levantamento sobre o desempenho da poupança desde 1967.

A queda do rendimento da aplicação vem ocorrendo nos últimos anos. Dos cinco piores resultados, além dos de 2010 e 2009, estão: 2007 (7,77%), 2008 (7,9%) e 2004 (8,1%).

Considerando o ganho real da poupança (aquele que desconta a inflação acumulada no ano), 2010.

Bimotor furtado em SP é abandonado em pista do Triângulo Mineiro

Um avião que teria sido furtado em São Paulo foi encontrado e apreendido, nesta segunda-feira (27), pela Polícia Civil de Iturama, no Triângulo Mineiro. Segundo a polícia, a aeronave foi abandonada e nenhum suspeito foi preso. Ainda não há informações sobre quem teria levado o bimotor para Minas Gerais.

Bimotor apreendido pela polícia em Iturama, no Triângulo Mineiro

De acordo com a polícia, o investigador Leandro Baggio soube da queixa de furto feita na última quarta-feira (22) em Votuporanga e decidiu averiguar o aeródromo particular de Iturama. Ao chegar ao local, que é usado por uma usina da região, o policial encontrou a aeronave.

A suspeita, segundo a polícia, é que o piloto sabia quando o aeródromo ficava sem vigias e pousou em um desses momentos para evitar ser visto. De acordo com a polícia, o avião tem alta tecnologia e não precisa de informações de uma base terrestre para pousar.

O avião foi identificado como sendo do modelo BeechCraft King Air B200GT, Turbo Hélice, de fabricação norte-americana. A aeronave tem capacidade para 10 pessoas.

Segundo a polícia, o avião tem um valor estimado em R$ 6 milhões.

G1

Prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 190 milhões

O prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 190 milhões, segundo previsão da Caixa Econômica Federal. O incremento no prêmio, que já é o maior pago na história da loteria, foi possível devido ao aumento no volume de apostas registrado nos últimos dias. A expectativa é de que o prêmio aumente ainda mais até a data do sorteio, em 31 de dezembro.

De acordo com a Caixa, a bolada não tem chances de acumular. O prêmio será pago para quem acertar as seis dezenas da faixa principal. Caso não haja um sortudo, ganha quem acertar as cinco ou as quatro dezenas, e assim sucessivamente.

O prêmio pago na Mega da Virada é resultado do acúmulo de 5% do total destinado aos prêmios de cada concurso durante o ano, somado à arrecadação feita especificamente para o concurso especial. No ano passado, o concurso pagou o maior prêmio da história da Mega-Sena até então, no valor de R$ 144,9 milhões. A bolada foi dividida entre duas apostas.

Neste ano, o ganhador da Mega da Virada pode se tornar milionário novamente a cada mês. Se o prêmio de R$ 190 milhões for aplicado na poupança ele renderá, mensalmente, R$ 1,21 milhão, segundo a Caixa. A probabilidade de um apostador ganhar a Mega da Virada e garantir a bolada é a mesma do que em um concurso tradicional da Mega-Sena: uma chance em 50.063.860.

Prefeitura de Iguatu faz entrega de brinquedos a partir desta terça-feira

 
Nesta edição do Natal de Luz, a prefeitura de Iguatu vai distribuir presentes para todas as crianças de 1 a 12 anos de idade. Mais de 19 mil crianças, incluindo a zona urbana e rural, foram cadastradas para receber os presentes de Papai Noel, que este ano chegou um pouco atrasado em virtude de um problema na licitação para a compra dos brinquedos.

Nesta terça-feira (28), várias escolas estarão sediando a entrega dos brinquedos, que contará com a participação dos professores e a direção de cada unidade de ensino. O prefeito Agenor Neto, na maioria das solenidades, sempre participa, onde recebe o carinho das crianças e da população que são atendidas com mais um benefício de caráter social. 

"Durante a minha primeira gestão demos inicio a este procedimento de colocar o mesmo brinquedo para as crianças ricas e pobres, com o mesmo Papai Noel e com a mesma alegria que a nossa equipe irá realizar esta distribuição. Igualdade, humildade mas principalmente a mensagem de união entre todos é isto que desejamos passar de mensagem para todas as mais de dezenove mil crianças que estarão recebendo seu brinquedo neste final de ano” afirmou o prefeito Agenor Neto.

Calendário de entrega de presentes

Terça-feira (28)

08hs - Cardoso I
09hs - Gadelha, Quixoá, Barra I, Alto do Jucá, Cocobó e Santo Antonio.
10hs - Sítio Bravo, Altiplano, Vila Daer e Vila Neuma.
13hs - Sítio recreio
14hs - Sítio Baú
15hs - Bairro Areias

Quarta-feira (29)

08hs - Barro Alto, São Sebastião e Brasília.
09hs - Bairro flores e Paraná, Suassurana e Santa Rosa.
10hs - escola Jeremias Felipe
13hs - Distrito de alencar e sítio Estrada.
14hs - Cajás, Cajazeiras, Chapadinha, Vila Centenário e Veneza.
15hs - Vila Fomento e Penha

Quinta-feira (30)

08hs - João Paulo II e CAIC
09hs - Cohab's e Jardim Oásis
10hs - No sítio Barreiras

Iguatu Notícias

STF julgará se é constitucional dispensa de exame da OAB para exercício da profissão de advogado

A dispensa de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obtenção de título de advogado será discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o que decidiu o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, que remeteu à Suprema Corte o processo em que dois bacharéis do Ceará, mesmo reprovados no exame, reclamam a inscrição na ordem.

Para Pargendler, o fundamento da discussão é constitucional, uma vez que trata da liberdade de trabalho, e já foi identificado como de repercussão geral em recurso semelhante que tramita no STF.

O caso chegou ao STJ após o Conselho Federal e a seção Ceará da OAB contestarem liminar concedida pelo juiz Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que autorizou que os bacharéis fossem inscritos na OAB independentemente da aprovação no exame.

O pedido dos bacharéis foi negado na primeira instância, mas Carvalho entendeu que o Conselho da OAB não tem prerrogativa de editar lei exigindo aprovação no exame. 

O juiz também afirmou que a necessidade de se submeter à prova após a conclusão do curso de direito fere o princípio da isonomia, uma vez que em nenhuma outra profissão há esse tipo de exigência.

Projeto permite saque do FGTS para pagar dívidas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7866/10, do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC)(foto), que autoriza a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitação ou amortização de dívidas.

Conforme a proposta, só terá direito ao resgate do FGTS o trabalhador que tenha comprometido 30% ou mais da sua remuneração bruta com o pagamento de empréstimos e esteja inscrito em cadastro negativo de crédito há pelo menos seis meses. Esses trabalhadores poderão sacar até 40% do saldo disponível na conta vinculada, mas o dinheiro será transferido diretamente aos credores indicados pelo empregado.

A legislação atual permite apenas o resgate antecipado do FGTS para quitação de dívidas da compra da moradia própria (casa ou apartamento). Há ainda a previsão de resgate antecipado em caso de doença grave ou desastres naturais.

Bornhausen defende a autorização em situação limite, em que o trabalhador esteja altamente endividado. Ele argumenta ainda que o rendimento dos recursos do FGTS é muito pequeno em relação aos juros das dívidas, que chegam a dobrar em um ano.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). 

Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

PSDB, agora, quer saída de Gony Arruda

A presença do tucano Gony Arruda no primeiro escalão do novo governo de Cid Gomes (PSB), no comando da Secretaria dos Esportes (Sesporte), desagradou a executiva estadual do PSDB, que, desde o último dia 23, já havia sinalizado que o correligionário que aceitasse compor a gestão do governador reeleito precisaria se desligar do partido.

O presidente estadual interino do PSDB, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que disse ter tido conhecimento da ida do tucano para a Sesporte pela imprensa, confirmou que a executiva vai exigir o desligamento de Arruda, caso ele seja nomeado pelo governador.

“Em todos os estatutos dos partidos, no capítulo dos deveres e direitos dos filiados, está bem claro que este, quando convidado a assumir cargo ou função de confiança em governos não apoiados pelo partido ou que na eleição não tenha participado de coligação, deve pedir autorização à Comissão Executiva ou pedir seu desligamento do partido, coisa que em momento nenhum, na atual presidência, nós não fomos contactados”, justificou Gomes de Matos.

Casamento comunitário em Iguatu

Uma solenidade religiosa de casamento comunitário de 51 casais, celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, nesta cidade, assinalou as festividades do mês em que se comemora a Sagrada Família e o Natal. 

O esforço do pároco João Batista em reunir o grupo tem por objetivo acolher casais que já convivem juntos há vários anos e eliminar barreiras e preconceitos na sociedade.

Entre os casais, alguns já convivem há mais de 15 anos, outros estão unidos há menos tempo, dois ou três anos, mas a maioria já formou família com filhos. "Muitas dessas pessoas se sentiam indignas de participar da comunhão ou mesmo da celebração litúrgica", observou o padre João Batista. "Consideravam-se afastadas e sofriam muitas vezes indiferenças na família e na sociedade".

Policial militar morre durante acidente de trânsito na cidade de Baturité

O cabo da Polícia Militar, Francisco Dimas Lima de Sousa, de 39 anos, morreu durante uma colisão entre duas motocicletas na cidade de Baturité, distante 100 quilômetros de Fortaleza. O acidente aconteceu nesta segunda-feira (27).
De acordo com informações da PM, o choque frontal entre as duas motos aconteceu nas proximidades da 2ª Companhia do 4° Batalhão, local de trabalho do cabo. 

Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado e socorreu o policial para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. O condutor da outra motocicleta, Francisco José Neto, 29, também foi levado para o IJF com fratura exposta na perna e está internado em estado grave.

Jangadeiro Online

Ceará tem novo Diretor de Futebol

Dirigentes do Ceará Sporting Club se reuniram na noite desta segunda-feira (27) para tomar algumas decisões de olho na temporada de 2011 e a primeira delas foi o anúncio do novo Diretor de Futebol.

O cargo que será de responsabilidade do 1º Vice-Presidente, Robinson de Castro e Silva. Robinson continuará na vice-presidência do Alvinegro Cearense, mas assumirá o cargo de Diretor de Futebol.

Cid convoca deputados estaduais para secretário e abre seis vagas para suplentes


Cid convocou Camilo Santana (Cidades), Mauro Filho (Fazenda), Francisco Pinheiro (Cultura), Ivo Gomes (Chefe de Gabinete), Nelson Martins (Desenvolvimento Sgrário) e até o tucano Gony Arruda, no que serão convocados para vagas de deputado os seguintes nomes:

- José Teodoro (PSDB), que viu na última hora sua vaga ir para o peemedebista Daniel Oliveira;
- Maílson Lucena, presidente estadual do PRB, que é sigla alternativa do Palácio Iracema;
- Inês Arruda (PMDB), casada com o deputado federal José Gerardo Arruda, que desistiu da reeleição e indicou o filho, Gerardinho, que não logrou êxito;
- Ana Paula Cruz (PRB), de Juazeiro do Norte;
- Doutora Silvana (PMDB).
- Antônio Carlos (PT), que será o líder do Governo na Assembleia.

Blog do Eliomar

Lula é aguardado nesta 3º feira à noite em Fortaleza


O presidente Lula estará em Fortaleza nesta noite de terça-feira. Antes, ele cumprirá agenda durante todo este dia no Recife, onde lançará a pedra fundamental de uma fábrica da Fiat.

Lula desembarcará por volta das 21 horas na Base Aérea de Fortaleza, acompahado de uma comitiva de parlamentares federais e do governador Cid Gomes (PSB). Pernoitará em hotel da Beira Mar.

Na quarta-feira, às 10 horas, Lula e Cid vão se deslocar para o Complexo Portuário e Industrial do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza), onde está previsto o lançamento da pedra fundamental da futura refinaria Premium do Estado. Esse projeto ainda apresenta problemas por resolver pois em área dos índios Anacê. O projeto ainda não tem licença ambiental.

Eliomar de Lima

ECA completa 20 anos e não é cumprido, dizem especialistas

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 20 anos em 2010 com o status de ser uma das legislações mais avançadas do mundo na área. Porém, mesmo passado tanto tempo, especialistas alertam que ele ainda não é cumprido.

A gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cesario, explicou que o ECA propõe uma ação articulada entre todos os setores da sociedade para garantir que as políticas de proteção sejam desenvolvidas e implementadas.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quatro presos fogem da cadeia pública de Icó

Quatro presos fugiram, na madrugada desta segunda-feira, 27, da cadeia pública de Icó, no Centro Sul do Estado.

Informações preliminares dão conta de que os detentos serraram as grades e fugiram em seguida. A Polícia faz buscas na região para tentar recapturar os presos. 

Fugiram Manoel Édson Granjeiro da Costa, que responde por assalto e furto; Manoel Messias Lins dos Santos, preso por furto, e José Lineu de Souza e Edvanildo Alexandre Figueiredo, ambos condenado por assalto.

O Povo Online

Ator Dary Reis morre aos 84 anos no Rio


O ator gaúcho Dary Hugo dos Reis, conhecido como Dary Reis, que já trabalhou em várias novelas da Globo, morreu nesta segunda-feira, aos 84 anos. 

Ele iniciou na TV Globo em 1967, na novela "Anastácia, a Mulher sem Destino". 

O velório está sendo realizado no Cemitério São João Batista, no Rio, até as 16h, e o corpo será cremado na quarta-feira, às 14h30, no Cemitério do Caju. 

Reis atuou em "Força de Um Desejo", "Torre de Babel", "Por Amor", "Anjo de Mim", "A Próxima Vítima", "Sonho Meu" e "Mulheres de Areia", além de minisséries e programas como "Hilda Furacão", "Chico Anysio Show" e "Turma do Didi". 

Seu último trabalho na Globo foi na novela "Bang Bang".

Júnior Dantas é eleito como novo presidente da Câmara Municipal de Icó

A Câmara Municipal de Icó realizou hoje, dia 27 de dezembro, sua eleição para o biênio 2011\2012, tendo como presidente eleito a partir de janeiro, o vereador Júnior Dantas (PRB).

As eleições do legislativo-mirim icoense foram marcadas inicialmente por muito tumulto, disputa política e questões judiciais.

Em 05 de agosto, data da primeira convocação para registro e eleição de chapas para presidir a Mesa Diretora, disputariam Ítalo da Paz e Ricardo Nunes. A poucos minutos do início daquela sessão extraordinária, houve um tumulto generalizado, com quebra do patrimônio público e, até, disparo de arma de fogo. Tudo dentro do plenário, que se encontrava superlotado.

Os vereadores ligados ao vereador Ricardo Nunes, encerraram a sessão, e foram registrar boletim de ocorrência na polícia icoense.

Os vereadores que defendiam Ítalo da Paz permaneceram no plenário, reabriram a sessão, convocaram as eleições, apenas com seus membros presentes, e elegeram Ítalo da Paz.

Após muitas discussões jurídicas, inclusive, dentro do próprio parlamento, a maioria dos vereadores entendeu que sequer foram convocados para aquele pleito, bem como que não havia qualquer condição de continuidade para se manter aquelas eleições do dia 05 de agosto passado.

O vereador Ricardo Nunes (PTB), presidente atual, convocou novas eleições para o dia 27 de dezembro de 2010, com o devido edital de ciência de todos os parlamentares, dando publicidade na sede do legislativo e em todos os meios de comunicação da cidade.

Inconformado, o vereador Ítalo da Paz (DEM), que supostamente tinha sido eleito naquela refrega eleitoral, protocolou ação de nulidade, com tutela antecipada, para impedir a realização de eleições em 27 de dezembro de 2010.

O juiz icoense, Luiz Carlos Saraiva Guerra, manifestou-se favoravelmente a Ítalo da Paz, impedindo por liminar, as eleições divulgadas pela Câmara de Vereadores.

Citado de tal decisão, a Câmara Municipal de Icó, por sua presidência, protocolou suspensão de liminar e sentença, no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que no último dia 23 de dezembro de 2010, autorizou as eleições para o dia 27 de dezembro de 2010, “bem como entendeu que o judiciário não pode interferir no poder legislativo, que resolve suas diferenças em processos internos e de sua própria competência".

Então, passada toda esta discussão forense, hoje, houve a eleição normalmente da Câmara Municipal de Icó, restando eleito, o vereador Júnior Dantas (PRB).

VOTARAM A FAVOR DE JÚNIOR DANTAS:

Iatagãn Manduca (PMDB);
Flamarion Pereira (PR);
Edjalma Moreira (PP);
Ricardo Nunes (PTB);
Marconiêr Mota (PMDB);
Evandro Juvino (PDT);
Júnior Dantas (PRB).

AUSENTES DO PROCESSO DE VOTAÇÃO:

Maria do Cal (PSL);
Ítalo da Paz (DEM);
Gilberto Barbosa (PSDB).

CHAPA ELEITA – BIÊNIO 2011\2012.

Júnior Dantas (PRB) – Presidente;
Marconiêr Mota (PMDB) – Vice;
Ricardo Nunes (PTB) – Primeiro Secretário;
Edjalma Moreira (PP) – Segundo Secretário;

Cinturão Digital já funciona em fase de testes

A partir de hoje (27) o Cinturão Digital do Ceará (CDC) – uma infraestrutura de 2400 km de fibra óptica para transporte de dados na velocidade de 10 Gbps (10000 vezes 1 Mbps) – que cobrirá 91% da área urbana do Ceará com Internet banda larga estará funcionando em regime de testes nas rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral. Até o fim de janeiro todas as 56 cidades cearenses previstas na primeira fase já estarão “iluminadas”. 

Os testes realizados na última quarta-feira (22) mostraram que nos municípios de Sobral e Morada Nova é possível baixar um filme de 2h em apenas 30 segundos no ponto central da rede. Nestas cidades os órgãos do Governo do Estado já estão conectados por meio de rádio Wimax. Além de acesso rápido à internet, o CDC permitirá o uso de serviços como, telemedicina, ensino a distância e monitoramento de câmeras de segurança em todo o território estadual. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) proverá o acesso de órgãos do Estado. 

Ainda será realizado leilão de concessão de parte da infraestrutura para empresas privadas que explorarão serviços digitais por meio do Cinturão Digital. Em contrapartida, as empresas cobrirão o custeio de manutenção e a atualização tecnológica da rede.

Conheça os nomes do novo secretariado de Cid Gomes

O governador Cid Gomes anunciou os nomes dos escolhidos para o secretariado do seu segundo mandato. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira (27), na Residência Oficial, no Meireles, em Fortaleza.

Conheça os anunciados até o momento:

Gabinete: Ivo Gomes (continua – irmão de Cid Gomes e deputado estadual pelo PSB)
Casa Civil – Arialdo Pinho (continua)
Casa Militar: Coronel Joel Brasil
Secretaria de Cidades (CIDADES) – Camilo Santana (deputado estadual eleito)
Secretaria da Ciência e Tecnologia – René Barreira (continua)
Secretaria de Cultura (Secult)- Professor Pinheiro (atual vice-governador)
Secretaria da Educação (Seduc)- Isolda Cela (continua)
Secretaria do Esporte (Sesporte) – Gony Arruda (deputado estadual do PSDB)
Secretaria Estadual da Infraestrutura – Adail Fontenele (continua)
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Mauro Filho
Secretaria da Justiça – Mariana Lobo Botelho de Albuquerque (defensora pública)
Secretaria dos Recursos Hídricos – César Augusto Pinheiro (continua)
Secretaria da Saúde – Arruda Bastos
Secretaria da Segurança Pública e Cidadania – Coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues (atual chefe da Casa Militar)
Secretaria do Trabalho de Desenvolvimento Social – Evandro Leitão (presidente do Ceará Sporting Club e membro do PDT)
Secretaria do Planejamento: não foi anunciado
Controladoria Geral de Segurança: não foi anunciado
Conselho de Educação: Edgar Linhares
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – João Melo
Secretaria do Desenvolvimento Agrário – Nelson Martins (atual líder do Governo na Assembleia)
Secretaria do Turismo – Bismarck Maia (continua)
Conselho de Desenvolvimento Econômico: Ivan Bezerra (continua)
Conselho de Meio Ambiente: Paulo Lustosa (PMDB)
Secretaria Especial da Copa: Ferruccio Feitosa (atual secretário de Esportes)
Secretaria da Pesca – Flávio Bezerra (atual deputado federal)
Líder do Governo na Assembleia: deputado Antônio Freitas (PT)

Trairi: filho mata mãe com golpes de faca durante discussão com irmãos

Domingo trágico na cidade de Trairi, a 124 quilômetros de Fortaleza, na localidade de Córrego Fundo. José Francisco da Costa, 22, matou a própria mãe, Maria de Fátima da Costa, 53, durante uma discussão com os irmãos Augusto, 17, e Fabíola, 20.
Segundo informações da Polícia de Trairi, o acusado é conhecido na região como “Pixô” e estava drogado, quando inicou uma briga com os irmãos por motivos banais. Na discussão, a mãe acabou sendo morta com pelo menos cinco facadas. A faca, ainda de acordo com a Polícia, tinha 35 centímetros.

Após o crime, Augusto e Fabíola conseguiram amarrar Francisco até a chegada da Polícia e ele foi preso em flagrante.

Feriado de Natal com 61 acidentes e 12 mortes nas estradas

Feriado prolongado de Natal com 61 acidentes nas CEs e BRs que cortam o Ceará, dos quais resultaram 12 mortes e 46 pessoas feridas. Somente nas rodovias federais, foram 34 acidentes, com sete mortes. Nas CEs, foram 27 acidentes durante o feriadão, compreendido entre o início de sexta-feira (24), à zero hora, e as 6 horas desta segunda (27), com cinco mortes.

A última morte nas BRs ocorreu na manhã deste domingo (26). A passageira de uma moto, Mara Luzi Alves Evangelista, 27, morreu após uma colisão com outra moto.

Já o último acidente fatal aconteceu por volta das 19 horas deste domingo, no quilômetro 18 da CE-040, em Eusébio. O motorista Francisco Francélio de Holanda, 69, conduzia um Ford Ka e morreu após colidir com um corsa sedan e capotar o veículo.

Além disso, a Polícia Rodoviária Estadual registrou 23 feridos e a Polícia Rodoviária Federal outros 23. Segundo o Coronel Túlio Studart, inspetor da PRE, o número de acidentes ficou dentro da média. O que chamou atenção, no entanto, foi que das cinco vítimas fatais, quatro foram motoqueiros sem capacete e sem habilitação, e todos no interior do Estado.

Jangadeiro Online

Cid anuncia novo secretariado na tarde desta 2ª feira

O governador Cid Gomes (PSB) encerra, finalmente, o mistério em torno do seu novo secretariado a partir das 14 horas desta segunda-feira. Ele dará entrevista coletiva na Residência Oficial, já tendo ao lado a nova equipe.

Há expectativa de poucas surpresas no secretariado, que virá seguindo a mesma diretriz que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) seguiu: dar vez a todos os partidos da base aliada e procurar também o critério técnico.

Arialdo Pinho, Ivo Gomes, Izolda Cela, Ferrúcio Feitosa e Bismarck Maia estão nesse time, que poderá ter surpresa: parlamentares estaduais e um federal. Os nomes, claro, guardados a sete chaves.

Outra expectativa é saber qual o papel do vice-governador eleito Domingos Filho, já que o atual vice, que foi eleito deputado estadual, Francisco Pinheiro, também está cotado para a equipe.

E Ciro Gomes? Especula-se, desde que ele chegou na última quarta-feira em Fortaleza para, com os irmãos Cid e Ivo, fechar essa equipe, uma possível entrada sua como secretário da Saúde. Ciro queria ministério dessa área.

Outra opção para a pasta da Saúde seria Welington Landim (PSB) como forma de abrir para Zezinho Albuquerque (PSB) o caminho rumo ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Tudo, bom que se diga, é especulação. Há também uma corrente cidista querendo que Arialdo Pinho, atual chefe da Casa Civil, passe a comandar a secretaria especial da Copa 2014, no que abriria para Zeziho Albuquerque ocupar o cargo.

O deputado estadual Roberto Cláudio cresceu de cotação para a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.