quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Terra treme em Santana do Acaraú

A terra voltou a tremer nesta quinta-feira, na Zona Note do Ceará. Dessa vez, no distrito de Sapó, situado em Santana do Acaraú, o que deixou a população assustada.

Segundo a Defesa Civil, o tremor foi da ordem de 2.7 graus na escala Richter, mas não causou prejuízos. Durou poucos segundos.

Eliomar de Lima

Pleno homologa concurso público do TJCE

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (13/08), a homologação do concurso público realizado em 2008, para provimento de vagas em cargos de nível superior e médio no Judiciário cearense. A convocação dos aprovados terá início após publicação da homologação no Diário da Justiça. Será respeitado o prazo de validade do concurso, que é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.

O presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, submeteu a homologação do certame ao Tribunal Pleno e obteve aprovação dos desembargadores, excetuando-se daqueles impedidos legalmente de votar. “No edital do concurso, determinou-se que a aprovação competiria à presidência do Tribunal. Existe, no entanto, um dispositivo específico no nosso regimento interno atribuindo esse ônus ao Pleno. Para não descumprir o edital, aprovei o concurso e o submeti aos demais membros da Corte de Justiça”, explicou.

O edital do concurso foi lançado no dia 31 de julho de 2008 e ofereceu 200 vagas, distribuídas entre os cargos de Oficial de Justiça, Analista Judiciário e Técnico Judiciário. A organização do processo seletivo ficou a cargo do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

Tribunal de Justiça do Ceará

Internauta policial: Polícia Militar do Ceará pede socorro

Urgente, ao amigo e guerreiro de luta Lindomar Rodrigues para que o que ocorreu na Bahia não aconteça aqui no nosso estado.

Por melhores condições de trabalhos, só assim poderemos dar a sociedade a policia que merece. O amigo já viu a situação das viaturas das pequenas cidades que não foram e não serão agraciadas com as luxuosas viaturas do RONDA.

O Código Nacional de Trânsito não pode nem falar em passar por perto de uma viatura do Ceará. (pneus carecas, vidros quebrados, faróis queimados, freio de mão não existe, “imagine freios e extintor de incêndio”, policiais sem habilitação ou com CNH vencida e recebendo 23 reais de gratificação para ser o chamado bola roda da PM.

Como pode uma Viatura abordar um cidadão e cobrar-lhe um destes equipamentos se o estado não segue o Código Nacional de Trânsito?

O fardamento dos policiais que não são do Ronda o chamado (couro de jumento) como no meio policial é chamado devido à semelhança com as cores do pobre jumento. "Mas o mestre Luiz Gonzaga da dizia o jumento é nosso irmão”. O armamento usado por esses policiais dar um tiro e cai o tambor se ele tiver sorte do tiro sair. (mas o governo vai dizer que comprou várias pistolas, “mas elas estão na cintura dos oficiais nos gabinetes e as pobres cidades do interior sem nada, além de que, os policiais é que compraram com os míseros soldos essas pistolas.

VEJA O QUE HOUVE NO ESTADO VIZINHO.

Ainda não houve acordo entre o Governo do Estado da Bahia e a PM sobre o fim do movimento “POLÍCIA LEGAL”

Operação Legal = Movimento em que a polícia faz apenas o que estar previsto no regulamento.

1. Policiais só vão pra rua se as viaturas tiverem em perfeitas condições e de acordo com o Código Nacional de Trânsito.
2. Policiais só vão sair dos quartéis se tiverem coletes e armas em bom estado de conservação e funcionando.
3. Equiparação com o salário da PEC.
4. 40 horas no máximo de trabalho por semana.
5. E outros direitos previstos em regulamento.

As principais reivindicações dos militares foram R$ 4 mil de salário base para um soldado, além de mudanças no pagamento das gratificações. Para pressionar o governo, a categoria decretou o início da chamada 'Operação Legal', na segunda-feira (10).

Pelas regras da operação, os oficiais cumpririam à risca o que determina a Constituição Federal, que veta, por exemplo, o uso de viaturas com irregularidades e a atuação de policiais sem armamento apropriado. Com isso, boa parte dos policiais militares ficaria aquartelados, já que não havia condições para o trabalho.

Em nota oficial, o governo classificou como “movimento paredista” a interrupção dos serviços prestados por policiais militares, configurando quebra da hierarquia e da disciplina.

Divergências

Apesar de tanto o movimento dos policiais militares quanto o governo anunciarem o acordo selado, o deputado estadual Capitão Tadeu Fernandes (PSB), outra liderança dos PMs, postou em seu site pessoal às 22h54 desta terça-feira.

“Não vamos sair com as viaturas até que realmente seja resolvido às nossas reivindicações. Só saio com a viatura se o comandante da companhia se responsabilizar pela condução do veiculo,” relatou um soldado que preferiu não se identificar.

Reivindicações dos PMs

Dentre as propostas fornecidas ao governo, estão reajuste salarial e a equiparação salarial com os soldados de Brasília, que ganham R$ 4 mil. Melhores condições de trabalho, já que alguns policiais fazem diligências sem coletes e com viaturas sucateadas.

Ceará - Interior do Estado ganhará mais 15 delegacias

O Governo do Estado construirá mais 15 delegacias no interior. As obras serão realizadas a partir de concursos e a licitação está marcada para o dia 17 de setembro. Serão beneficiados os municípios de Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú.

Até o final de 2009, mais cinco processos licitatórios serão feitos para a construção de cinco novas delegacias. O projeto prevê 50 novas delegacias até o final de 2010. Os próximos municípios beneficiados são Chorozinho, Pindoretama, Independência, Banabuiú, Orós e Araripe.

Atualmente, 18 novos prédios estão em obras.

Fonte: Portal Verdes Mares

Sites de Iguatu e região destacam nome de blogueiro como possível candidato a prefeito de Acopiara

Sites de Iguatu e região destacaram na última terça-feira (11), em suas páginas, matéria, relatando sobre esse radialista e blogueiro que surge no meio político de Acopiara como provável candidato a prefeito do município nas eleições de 2012, a partir de acordos com a ala oposicionista. Seria uma espécie de terceira via.

A notícia que rapidamente foi espalhada na "Terra do Lavrador", foi vista com bons olhos por grande parte da população acopiarense.

Como disse anteriormente, a oposição de Acopiara, sem dúvida, nas próximas eleições municipais, terá um grande nome para concorrer e ganhar o pleito.

Para tranquilizar o povo da minha querida Acopiara não houve nenhum rompimento político com o médico Vilmar Félix Martins. Muito pelo contrário, o médico tem a nossa preferência para ser o candidato a prefeito em 2012.

Como as eleições municipais estão distantes, nada melhor do que continuar trabalhando e ajudando as pessoas que mais precisam.
E vamos nós...

Sites que divulgaram a matéria:

www.iguatunoticias.com
www.iguatu.net
www.quixelonoticias.blogspot.com
www.solonopole.blogspot.com
www.fabriciomoreiraico.blogspot.com

Câmara de Vereadores de Acopiara lidera gastos com diárias pagas

O blog recebeu uma série de emails solicitando informações sobre gastos da Câmara Municipal de Acopiara referentes a diárias pagas a vereadores e funcionários do legislativo daquela cidade.

Na pesquisa feita no Portal Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, o blog ficou surpreso com o volume de gastos.

Até agora, somente com diárias, a Câmara Municipal de Acopiara gastou a bagatela de R$ 29.027,71, dados atualizados no último dia 27 de julho de 2009.

Lo link abaixo você vai conhecer quais são os principais "diaristas".

Confira aqui

Empresários são suspeitos de golpe milionário em Fortaleza

Um grupo de empresários do Ceará está sendo investigado por suspeita de envolvimento num golpe milionário. Todos são acusados de sonegação fiscal e foram identificados a partir do depoimento de um funcionário que confessou ter emprestado o nome para abrir uma empresa fantasma, usada na fraude. O rendimento da empresa de venda de açúcar, situada no bairro Messejana, em Fortaleza, seria de cerca de R$ 8 milhões. No entanto, o dono da empresa, Mardônio Silva Moura, vive numa casa simples na Barra do Ceará, e trabalha como empacotador de supermercado.

Em depoimento prestado ao Ministério Público, ele negou as acusações de que seria um "laranja" de uma empresa fantasma até ver fotos que comprovavam a fraude. Ele acabou confessando que, em janeiro deste ano, foi procurado pelo ex-patrão, que lhe ofereceu um aumento de salário: R$ 650 para abrir a empresa em seu nome. O rapaz disse ainda que não teve acesso às contas da empresa. Só sabe que o açúcar vinha de Goiás e era repassado diretamente para os compradores.

O Ministério Público continua investigando o número de envolvidos na fraude. Serão ouvidos empresários, contadores e funcionários de cerca de dez empresas cearenses. A suspeita é de que uma quadrilha de sonegadores esteja agindo no estado. A pena para este tipo de crime varia de 2 a 5 anos de prisão.

O Globo

Prefeitura de Iguatu lança Refis 2009

A Prefeitura de Iguatu criou o Refis 2009 (renegociação fiscal de dívidas) para quem está devendo impostos e outras obrigações. O prefeito Agenor Neto (PMDB) sancionou o Programa de Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública Municipal, criado pela lei municipal de Nº1305, onde garante ao contribuinte obter até 100% de desconto dos juros e multas no pagamento à vista.

O objetivo do Refis é renegociar com contribuintes débitos até 30 de dezembro de 2008, que estejam inscritos (ou não) na dívida ativa de qualquer natureza.

A medida atinge qualquer tipo de devedor físico e jurídico, e já está valendo desde o dia 1º de julho, se estendendo por um período de 60 dias. Quem quiser aderir, deve formalizar requerimento junto ao Setor de Tributação e Arrecadação da Sefin, que fica na sede da prefeitura Municipal, no bairro Bugi.

Iguatu Notícias

Nota ao Público - Prefeitura Municipal de Iguatu

A Prefeitura Municipal de Iguatu torna público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente-Semace, a renovação da Licença de Instalação Nº 98/2009-COPAM-NUCAM, com validade até 06/08/2011 referente ao projeto de construção do Aterro Sanitário, em implantação em imóvel rural com uma área de 21,40 ha, no município de Iguatu-Ce. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas normas e instruções de licenciamento da SEMACE.

Mais 6 CEOs serão construídos no Interior do Estado

Foi publicado no Diário Oficial do último dia 10, os avisos de licitação para construção de seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nos municípios de Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Icó. O projeto para construção de cada unidade está previsto em R$ 1,2 milhão. As concorrências públicas serão realizadas no início do mês de setembro. Até 2010, o Governo vai entregar 16 Centros. Com a decisão, o Governo Estadual descentraliza a assistência à saúde para famílias que vivem no Interior do Estado.

Podem participar do processo qualquer empresa que comprove as qualificações exigidas no Edital e apresentem as propostas até as datas definidas e publicadas nos avisos de licitação. Já estão em construção os CEOs dos municípios de Russas, Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú e Ubajara. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, deverão ser entregues até o próximo mês de setembro. Em todos estes centros foram aplicados recursos do próprio tesouro estadual. Nas unidades que estão em fase de licitação serão aplicados recursos do financiamento do governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto prevê uma área de aproximadamente 500 metros quadrados e um total de 41 profissionais para realizar estimados 136 atendimentos por dia. A população beneficiada terá acesso a serviços de ortodontia, periodontia, próteses, cirurgias e até ao diagnóstico do câncer de boca. Para as pessoas com deficiência, os CEOs terão estruturas adequadas.

Confira os horários das concorrências, que acontecem na Central de Licitações do Estado:

Crateús – 10 de setembro às 8h30min
Maracanaú – 10 de setembro às 10h30min
Itapipoca – 11 de setembro às 8h30min
Quixeramobim – 11 de setembro às 10h30min
Limoeiro do Norte – 14 de setembro às 9 horas
Icó – 15 de setembro às 9 horas

Governo do Estado

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 17 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta (12) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1099 da Mega-Sena. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será no próximo sábado (15), é de R$ 17 milhões. Confira os números sorteados: 14 – 31 – 35 – 38 – 44 - 55

Segundo a Caixa, 42 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 30.298,50. Outras 3.392 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 535,94.

Flamengo domina, esbarra na trave e empata com reservas do Flu

O Flamengo martelou, mas Rafael e a trave salvaram os reservas do Fluminense na estreia da dupla carioca na Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira. No fim, o empate por 0 a 0, no Maracanã, foi injusto para o volume de jogo do Rubro-Negro.

Romário afirma que jogará pelo América na Série B do Estadual do Rio

Em uma certa época, Romário disse que iria usar a camisa do América em uma partida da Segundona do Campeonato Estadual. Ao que parece, o ex-jogador não mudou de ideia e irá mesmo realizar o desejo do seu pai, Sr.Edevair, que faleceu no dia 22 de maio de 2008.

O tetracampeão mundial, que vem desempenhando a função de dirigente do clube de Edson Passos, revelou estar se preparando fisicamente para ter condições de defender o América na competição estadual.

Fortaleza: garoto de 13 anos morre ao assaltar

Um garoto de apenas 13 anos de idade tornou-se mais um nome na lista das vítimas dos assassinatos na Grande Fortaleza. Antônio Glaydson Terto do Nascimento acabou sendo assassinado por outro adolescente quando os dois tentavam praticar um assalto. O caso ocorreu no fim da noite de terça-feira última, na praça da igreja do Planalto Caucaia (Região Metropolitana).

Segundo apurou a Polícia, Glaydson e seu companheiro de assaltos tentaram atacar um casal que caminhava pela praça. Na hora da abordagem, o homem, que seguia com a mulher para casa, decidiu reagir. Glaydson, então, ordenou ao comparsa que atirasse na vítima. Mas o garoto errou o alvo e acertou o outro adolescente, que teve morte instantânea. O atirador fugiu do local.

Diário do Nordeste

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lúcio vê com simpatia união PR-PPS contra Cid Gomes

O presidente regional do PR, ex-governador Lúcio Alcântara, anunciou, nesta quarta-feira, a disposição de fazer uma composição de forças que apresentem uma “candidatura alternativa” ao Governo do Ceará em 2010. Ele deixou claro que disputará cadeira de deputado federal, mas afirmou ser necessário que se combata o quadro de uma possível candidatura única para o governo em 2010.

Indagado de onde poderia vir essa candidatura alternativa, disse que o PPS do empresário Alexandre Pereira está trabalhando com esse objetivo. Lúcio disse que muitas conversas ainda vão ocorrer no cenário local até om pleito, mas considerou viável uma união do PR com om PPS. Alexandre Pereira, dirigente estadual, já admite disputar o Governo, enquanto Lúcio avalia que o PR ganharia força no plano da disputa proporcional.

Eliomar de Lima

Fabricante de calçados é morto com um tiro no peito na porta de sua casa

Mais um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira em Juazeiro do Norte. Um homem de 34 anos que trabalhava numa fábrica de calçados foi assassinado na porta de sua residência onde se encontrava com um amigo. O crime ocorreu por volta das 20h30min de ontem na Rua São Joaquim, 521 (Bairro Salesianos). Segundo testemunhas contaram à polícia, o autor teria chegado em uma motocicleta Honda Pop 100 de cor preta e placas não anotadas e efetuado os disparos.

Miséria

Iguatu é destaque nacional na educação alimentar e nutricional

Iguatu conquistou o primeiro lugar no edital 02/2009 onde abriu a seleção pública para selecionar projetos de Educação Alimentar e Nutricional a serem desenvolvidos nas redes de equipamentos públicos conveniados, contratados ou co-financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): Banco de Alimentos, Restaurante Popular, Cozinha Comunitária e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Participaram desta seleção municípios, estados e o Distrito Federal desde que possuísse em funcionamento, um dos equipamentos públicos do MDS, citados acima, até a data final para cadastramento das propostas conforme o edital.

Na primeira fase Iguatu participou de uma seleção com mais de 300 representações municipais. Na segunda fase o número diminuiu para 128 participantes e na última fase foram escolhidos 30 cidades sendo que o programa “ Gostinho de Mãe”, “ este é um programa que tem como principal objetivo trabalhar com a segurança alimentar com as famílias e a boa prática na reutilização dos alimentos”afirmou a Sec. de Assistência Social de Iguatu, Célia Freitas.

A disponibilidade de alimentos sadios, seu acesso por todas as pessoas, sua adequada utilização e distribuição entre os membros da família, são fatores importantes para melhorar a situação nutricional e de segurança alimentar das populações urbana e rural. A educação alimentar e nutricional tem entre os seus principais objetivos orientar a população para que faça o melhor uso dos alimentos e possa obter uma alimentação adequada, que lhe permita manter bons níveis de nutrição, saúde e bem estar.

Com esta conquista Iguatu conseguiu um co-financiamento do MDS no valor de R$ 160 mil reais,. “Com esse financiamento a Prefeitura Municipal de Iguatu terá toda possibilidade de ampliar o programa, “ Gostinho de Mãe”. Essa é a confirmação de que as ações que o nosso gestor municipal, Agenor Neto, está no caminho certo”, finalizou Célia.

Clique aqui e confira a classificação nacional onde Iguatu ficou em primeiro lugar.

Iguatu.Net

Prefeitura de Iguatu faz entrega de fardamentos e material didático para a educação infantil

Na manhã de ontem, a prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Educação, fez a entrega de fardamentos e kits pedagógicos e para-didáticos para todas as crianças da rede municipal de ensino.

A solenidade de entrega foi realizada nas dependências do ginásio do Sesc, e contou com a presença de várias autoridades legislativas, secretários, além de um número aproximado de 600 crianças que estiveram presentes ao local.

A secretaria de educação registra atualmente um número de 2582 crianças matriculadas na educação infantil, distribuídas nas escolas municipais e em 08 Centros específicos para esse modelo educacional.

Presente ao evento, o prefeito Agenor Neto agradeceu aos professores pelo grande esforço que os mesmos vem fazendo no sentido de dá uma maior qualidade à educação do município, e ao mesmo tempo pediu o apoio de todos que fazem a educação da rede municipal, no sentido de que os objetivos planejados pela a sua administração sejam alcançados até o final do seu mandato.

“Eu considero muito importante poder ver os filhos dos que menos tem, estudando nas melhores escolas do nosso município. É uma meta não impossível, e poderá ser alcançada se eu puder contar com apoio de todos vocês que fazem a educação nesse município”, disse Agenor.

Iguatu Notícias

Mulher encontrada morta em carro pagou homem para matá-la

A equipe do Barra Pesada apurou na noite terça-feira (11) os detalhes da morte da mulher que foi encontrada morta no interior de um carro, no início desta tarde. Lidiane Severo, de 30 anos, estava com uma dívida estimada em R$ 200 mil, e, para não cometer suicídio, pagou a quantia de R$ 500 para um homem executá-la.

Graças as informações levantadas pelo Barra Pesada e encaminhadas à polícia, o acusado pelo crime, Ricardo Nascimento Alcântara, 40 anos, pedreiro, foi encontrado e preso ainda nesta terça-feira (11) na casa de um parente, no bairro Cajazeiras. Ele confessou o crime.

A mulher foi encontrada na localidade de Tabuleiro Grande, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Seu corpo estava com uma perfuração a bala na cabeça. A família procurava por ela desde a noite de segunda, acionando a Divisão Anti-Sequestros da Polícia Civil.

Jangadeiro Online

Mudanças: Suplentes terão que ser diplomados pelos TREs

A partir das eleições de 2010 a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos contará com um maior número de participantes. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está orientando os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a diplomarem, em sessão solene, até o terceiro suplente de cargo eletivo no pleito próximo.

A decisão do TSE foi tomada na sessão administrativa da última terça-feira ao responder a uma consulta do TRE do Rio de Janeiro. Os demais suplentes, para obterem o diploma devem requerê-lo ao respectivo TRE, em momento posterior.

O relator da referida consulta foi o ministro Ricardo Lewandowski, esclarecendo que apenas o primeiro suplente tem interesse legítimo para propor ação de perda de mandato do titular de cargo eletivo, por infidelidade partidária.

Atualmente, apenas os eleitos são diplomados na cerimônia oficial realizada pelo TRE. No caso específico do Ceará, embora eleitos os suplentes de senador não eram diplomados durante a sessão solene realizada pelo Tribunal. A entrega do diploma a estes era feita posteriormente, mediante solicitação do interessado.

Para a Justiça Eleitoral, os suplentes são os candidatos não eleitos por partido político ou coligação de partidos que conseguiu eleger pelos menos um dos seus representantes.

DN

Comissão Especial: Deputados vão vistoriar PAC

As bancadas da Assembléia Legislativa indicaram, ontem, oito dos nove deputados que farão parte da comissão encarregada de avaliar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo realizadas no Ceará. Foi o próprio Heitor Férrer (PDT) quem articulou junto aos líderes os nomes dos parlamentares que irão fazer parte do colegiado. Em março, Heitor apresentou um requerimento pedindo a criação do grupo.

Hoje, os líderes da Casa entrarão em um acordo para definir o nono componente, já que as indicações são baseadas na proporcionalidade dos partidos. Portanto, os oito primeiros nomes que deverão compor a comissão são dos deputados Fernando Hugo (PSDB), Tomás Figueiredo (PSDB), Nelson Martins (PT), Heitor Férrer (PDT), Guaracy Aguiar (PMDB), Ely Aguiar (PSDC), Rachel Marques (PT) e Dedé Teixeira (PT). A confirmação oficial, todavia, vai ocorrer somente hoje, segundo o presidente da Assembléia, deputado Dmingos Filho (PMDB).

Prazo

No entanto, o que já foi decidido é que o colegiado será criado com um caráter de comissão especial, e, portanto, haverá a necessidade de eleger um presidente e um relator. Além disso, os membros terão um prazo de 120 dias para apresentarem um relatório final sobre o que avaliaram após as visitas que deverão empreender nesse espaço de tempo, em Fortaleza e em alguns municípios do Interior, onde existem obras do PAC.

Diário do Nordeste

Rubinho levanta suspeita sobre desistência de Schumacher

O brasileiro Rubens Barrichello levantou suspeitas nesta terça-feira sobre o motivo da desistência de Michael Schumacher em substituir Felipe Massa, que se recupera do acidente sofrido na Hungria. O alemão alegou dores no pescoço para abdicar da vaga deixado pelo brasileiro.

Vasco empata em Natal e perde chance de ser líder da Série B

O Vasco perdeu uma ótima chance de asssumir a liderança do Campeonato Brasileiro da série B ao empatar com o América por 2 x 2 em partida disputada na noite desta terça-feira em Natal, pela 17ª rodada da competição.

Fortaleza cede empate e permanece a perigo

Após estar vencendo o Vila Nova, ontem à noite no Estádio Domingão, o Fortaleza cedeu o empate em 2x2, permanecendo na zona de rebaixamento da Série B do Brasileiro.

Ceará perde, mas segue no G4

O time do Ceará foi derrotado, após 66 dias invicto, pelo Guarani por 2 a 1, em partida válida pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro. Depois de um primeiro tempo equilibrado, sem grandes chances de gol das equipes, o time da casa voltou mais resoluto e conseguiu dobrar o Vozão, que volta a campo na próxima sexta-feira, contra a Ponte Preta, no Castelão.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Trinta municípios recebem equipamento para implantar telecardiologia

O Ceará está melhorando a prevenção e o controle das doenças do coração. Trinta dos 99 municípios integrados a rede de Telessaúde estão recebendo eletrocardiógrafos para realizar exames e implantar o serviço de telecardiologia. Com a telecardiologia, o diagnóstico dos eletrocardiogramas é feito via computador, através dos pontos do Telessaúde, evitando o deslocamento do médico ou do paciente para consulta com especialista. Os recursos para compra dos 30 eletrocardiógrafos, ao preço de R$ 2.333,00 cada um, são exclusivamente do Tesouro do Estado. Já estão em processo de aquisição outros 50 equipamentos, que serão distribuídos entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A meta da Secretaria da Saúde do Estado é equipar todos os 184 municípios do Estado com eletrocardiógrafos.

Antonina do Norte, na região Centro-Sul do Estado, com 6.761 habitantes é um dos 50 municípios que estarão recebendo o eletrocardiógrafo. “É um grande feito para nossa cidade”, afirma a secretária municipal de saúde, Filomena Barbosa de Alencar. “O ECG é ainda o mais importante e simples exame para diagnóstico das principais doenças do coração”, diz ela. “A aquisição do aparelho de eletrocardiografia representa um grande avanço para diagnóstico e tratamento das doenças do coração no nosso município. Isso coloca Antonina do Norte entre os municípios mais modernos da região em termos de medicina”, avalia a secretária.

O projeto Telessaúde, estratégia de apoio à atenção básica, que em agosto completa dois anos de atividades, já implantou o serviço em 99 municípios do Estado. Além de oferecer consulta interativa e diagnóstico por comunicação remota, o Núcleo de Telessaúde do Ceará proporciona o desenvolvimento contínuo a distância dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, a partir da utilização de multimeios – biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats –, evitando também que o profissional de saúde se ausente do município para fazer reciclagem e treinamento.

Os municípios que estão recebendo eletrocardiógrafos: Acaraú, Ararendá, Beberibe, Caucaia, Choro, Chorozinho, Crateús, Cruz, Eusébio, Fortim, Itarema, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itapajé, Maranguape, Marco, Mauriti, Novo Oriente, Pacatuba, Paraipaba, Pentecoste, Quixeré, Redenção, Sobral, Tamboril, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Cá pra nós

Como o município de Iguatu foi contemplado pelo Governo do Estado com este equipamento, muito provavelmente vai aparecer "Papai Noel" dizendo que foi ele que conseguiu o benefício Alguém duvida?

Assessoria de Imprensa da Sesa

Marina faz Ciro rever planos para as eleições de 2010

Antes mesmo de ser confirmada, a candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à Presidência da República já começou a impactar nas articulações para a eleição do ano que vem. Diante do convite feito pelo PV a Marina para que saía candidata ao Planalto em 2010, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) começou a rever a possibilidade de disputar o governo de São Paulo e voltou a investir na tese de que quer mesmo concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Técnicos de futebol precisarão de diploma para trabalhar

Reportagem do Jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (11), traz a informação de que todos os técnicos brasileiros terão de fazer um curso e obter uma licença da CBF para trabalhar no futebol profissional. Ainda não há data certa para esse diploma se tornar obrigatório, mas a confederação já deu o primeiro passo neste sentido, ao dar aulas a um grupo de alunos no mês passado.

A iniciativa da entidade foi uma resposta a ofício da Fifa à Conmebol, no meio do ano, em que impõe a obrigatoriedade das licenças na América do Sul. Segundo a CBF, os diplomas já seriam exigência imediata para técnicos brasileiros que quisessem trabalhar fora do país. Como ainda não há treinadores com essa graduação, deve haver um período de transição.

A licença para técnicos faz parte do contexto de novas regulações da Fifa para o futebol. Esse cenário inclui o licenciamento dos clubes, no qual é prevista a exigência da contratação de treinadores com cursos oficiais ou experiência reconhecida de cinco anos. A Fifa prevê que a norma entre em vigor na temporada 2010-2011.

TCM finaliza Portal da Transparência

Já está a disposição do cearense, mas ainda em fase experimental, o Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios – instrumento onde se pode acompanhar como anda o trabalho dos gestores, nas Prefeituras e Câmaras Municipais. No site, o cidadão encontra os dados das prestações de contas das 184 cidades do Estado, com despesas e receitas, bem como informações dos fornecedores independentes. O Portal também conta com espaço para denúncias e comentários, além de serviço de busca.

Procurado pelo Jangadeiro Online, o assessor do TCM, Eunivaldo Pereira, confirmou que até a primeira quizena de setembro, o Portal estará em plena operação. Até lá, o cidadão pode auxiliar o Tribunal sugerindo informações que ainda não constam no site.

Jangadeiro Online

Trabalho de desembargadores será fiscalizado pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu investigar também o trabalho dos desembargadores. No Ceará, foi identificado um réu preso há dez anos sem condenação, o processo não foi sequer julgado. A partir do dia 25, os gabinetes do Tribunal de Justiça (TJ) serão submetidos à fiscalização do conselho para coibir irregularidades.

- O objetivo é fazer um reexame de todos os processos que estão pendentes - disse o coordenador do mutirão e juiz auxiliar da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro Santos.

- Com essa medida, avançamos para a revisão total das prisões em todas as instâncias do Judiciário - afirmou o ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde o início do mês, as prisões do estado estão sendo inspecionadas com o mesmo objetivo.

O CNJ já promoveu mutirões carcerários em 12 estados, onde foi analisada a situação de 28 mil presos. Desses, 4,8 mil foram libertados, porque estavam encarcerados indevidamente. Os motivos são muitos: penas que já foram cumpridas, direito à progressão de regime desrespeitado e detenção por tempo indeterminado, sem ao menos ter havido condenação judicial.

Tasso diz que é “frouxo”, mas precisou reagir a Renan

“Todo mundo sabe aqui que eu não sou valente. Eu sou é frouxo, quando tem um homem daquele tamanho atrás de mim... Mas, às vezes, a gente tem de reagir”. Com essas palavras, o senador Tasso Jereissati (PSDB) justificou, ontem, o bate-boca protagonizado por ele e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), na semana passada. Tasso evitou pronunciar o nome de Renan, mas disse haver “pistoleiros verbais” no Senado. “Há um clima de intimidação constante”, reconheceu ontem, durante encontro com prefeitos e empresários.

Tasso não poupou críticas ao que chamou de “tropa de choque” que estaria fazendo “ameaças” e “intimidação” contra a oposição para proteger o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) - alvo de inúmeras denúncias. “São maracutaias de milhões que dominam o Senado. É que nem filme da máfia. Tem chefe, subchefe e a turma da pistolagem que, geralmente, é quem mais aparece”, disse.

O Povo Online

PEC unifica data de eleições e acaba com reeleição para o Executivo

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição 376/09, do deputado Ernandes Amorim (PTB-RO), que prevê a coincidência das eleições para todos os mandatos eletivos e acaba com a reeleição para os cargos executivos. A PEC também estende para cinco anos o mandato de deputados federais e estaduais e de vereadores, assim como do presidente da República, de governadores e prefeitos. Já o mandato de senador passa de 8 para 10 anos, mas com direito a apenas uma reeleição.

Para promover a coincidência dos pleitos, os mandatos de prefeitos e de vereadores eleitos em 2012 serão de sete anos. Já os senadores eleitos em 2010 terão mandato de quatro anos.

Fim da reeleição

Na opinião de Amorim, os candidatos à reeleição contam com "ampla vantagem" em relação aos demais postulantes a cargos eletivos. "Seja pela utilização da máquina pública em benefício próprio ou pela visibilidade conferida ao detentor de um cargo executivo, aqueles que concorrem à reeleição apresentam altíssimas taxas de aprovação, em detrimento da necessária renovação do campo político", afirma.

Quanto à realização de eleições a cada dois anos, o parlamentar argumenta que interrompem desnecessariamente o trabalho do Congresso e sobrecarregam a Justiça Eleitoral, os partidos e os candidatos. "Um único pleito nacional e municipal, envolvendo todos os cargos eletivos em disputa, com mandato de cinco anos, seria a solução mais adequada para o aperfeiçoamento da nossa democracia", assegura.

Tramitação

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, seguirá para análise por uma comissão especial e, depois, será votada em dois turnos pelo Plenário.

Íntegra da proposta: PEC-376/2009

Projeto em Nova Olinda, no Ceará, leva a comunicação para crianças e adolescentes

A Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, oferece aos alunos uma rádio e uma emissora de TV para que eles possam fazer na prática o que aprenderam na escola. Até blog eles fazem.



G1

Michael Schumacher desiste de retornar à F1

Em seu website, o piloto alemão explicou que a decisão se deve às dores no pescoço resultantes de um acidente com uma motocicleta em fevereiro deste ano.

"Realmente tentei de tudo para tornar possível a volta mas, para minha tristeza, não funcionou. Infelizmente não conseguimos conter as dores no pescoço que começaram após o circuito privado de em Mugello", afirmou.

Ele afirmou que as consequencias do acidente de moto em fevereiro - as fraturas na região da cabeça e pescoço - ainda são muito graves.

"Meu pescoço ainda não pode suportar o estresse extremo da Fórmula 1." Schumacher, 40, havia anunciado seu retorno pela escuderia italiana enquanto o brasileiro Felipe Massa se recupera de um grave acidente no GP da Hungria, há pouco mais de duas semanas.

"Estou muito desapontado. Sinto muitíssimo pelos rapazes da Ferrari e por todos os fãs que cruzaram os dedos por mim", escreveu o heptacampeão.

"Apenas posso repetir que tentei tudo que estava dentro ao meu alcance. Tudo o que posso fazer é manter meus dedos cruzados por toda a equipe nas próximas corridas."

Fonte UOL

ÁLCOOL E GASOLINA: Combustível no CE entre mais caros do NE

Na segunda posição no pódio dos preços do álcool anidro e na quarta colocação no ranking da gasolina comum, o Ceará continua a registrar os maiores preços dos combustíveis no Nordeste. Em ascensão, o valor médio do litro da gasolina nos postos de abastecimento no Estado, registra média de R$ 2,579, enquanto à média do etanol já atinge o patamar de R$ 1,780, inferior apenas ao preço médio praticado no Estado do Rio Grande do Norte, de R$ 1,789.

Apesar de ser região produtora de álcool, o Nordeste está ofertando o litro do produto nas bombas, ao preço médio de R$ 1,739, próximo ao praticado na região Norte, área de difícil acesso e sem grandes plantações de cana de açúcar e usinas produtoras de combustíveis. Lá o etanol está sendo comercializado ao consumidor final, ao preço médio de R$ 1,876.

Gasolina

Em quarta posição na média dos preços praticados no Nordeste, a gasolina comum vendida nos postos de Fortaleza já está mais cara do que o mesmo produto ofertado em alguns postos da Região Metropolitana e até de alguns do interior do Estado. Enquanto o preço médio do litro custa R$2,575, na Capital; ao lado, em Caucaia, a gasolina pode ser encontrada por R$ 2,564, e em Iguatu, município distante 384 quilômetros de Fortaleza, por até R$ 2,431, ou 6% menos do que em Fortaleza.

Diário do Nordeste

TJ/Ce e Coelce assinam convênio para incentivar conciliação extrajudicial

Resolver os conflitos por meio do diálogo antes mesmo que eles se tornem ações judiciais. Esse é o objetivo do convênio do Programa “Conciliar é Preciso”, assinado entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce) e a Companhia Energética do Ceará (Coelce) - foto 1 - na tarde de hoje 2ª.feira (10/08).

O programa implanta um sistema de conciliações prévias em, inicialmente, oito unidades de juizados especiais no Estado, sendo cinco na Capital: 1ª, em Antônio Bezerra; 6ª, na Messejana; 16ª, na Piedade; 17ª, em Parangaba, e 18ª, no Conjunto José Walter; e três no Interior, nas comarcas de Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.

As conciliações prévias serão realizadas em um expediente por semana, conforme a programação de cada juizado. O funcionamento do programa será muito simples: cada vez que uma pessoa se dirigir a um dos juizados especiais citados para entrar com um processo contra a Coelce, será informado da possibilidade de conciliação prévia.

Participaram da assinatura do convênio (foto 2), o presidente do TJ/Ce, desembargador Ernani Barreira Porto; o vice-presidente, desembargador Arísio Lopes da Costa; o diretor do Fórum Clíovis Beviláquia, Francisco José Martins Câmara; o secretário geral do TJ/Ce, Raimundo Hélio leite; o consultor jurídico do TJ/Ce, Sílvio Braz; a gerente jurídica da Coelce, Sílvia Cunha Saraiva Pereira; o advogado da Coelce, David Vasconcelos; o juiz de Sobral, Maurício Fernandes Gomes; a juíza de Iguatu, Helga Medved; o juiz da 12ª JECC, José Ricardo Vidal Patrocínio, coordenador dos juizados especiais; a juíza da 16ª JECC, Maria Iraneide de Moura Silva, e a juíza da 17ª JECC, Maria das Graças Almeida de Quental.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Abono salarial começa a ser pago nesta terça-feira

Trabalhadores que tenham trabalhado com carteira assinada ou sido momeados efetivamente em cargo público por, no mínimo, 30 dias no ano passado e que tenham recebido até dois salários mínimos podem sacar o abono salarial a partir desta terça-feira (11).

O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 465), é pago todos os anos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O valor pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Para o trabalhador ter direito ao abono salarial, a empresa na qual ele trabalhou tem de ser contribuinte do Programa de Integração Social (PIS).

Antes de fazer o saque, o trabalhador deve observar o calendário de pagamento do abono salarial. O calendário está disponível no site do Ministério do Trabalho: http://www.mte.gov.br/abono/calendario.asp.

De agosto do ano passado a junho deste ano, foram pagos R$ 6 bilhões referentes ao abono salarial a 14,8 milhões de trabalhadores. Neste ano, o montante deve chegar a R$ 7,7 bilhões em benefícios pagos a 16,6 milhões de trabalhadores. O maior número de beneficiários identificados está nas regiões Sudeste (7 milhões) e Nordeste (3,5 milhões).

Agência Brasil

PT de Acopiara poderá ter candidato próprio nas eleições de 2012

Preterido pelo atual prefeito de Acopiara para sucedê-lo, o vice, Tião Mandu (PT), pelo jeito vai dar trabalho nas próximas eleições municipais.
Correligionários ligados ao petista garantem que ele será candidato a prefeito do município em 2012, com ou sem apoio da família Almeida.
Tião Mandu já ocupa a posição de vice-prefeito pela segunda vez.

Em tempo

Enquanto 2012 não chega o alcaide acopiarense corre contra o tempo para tentar fazer um nome de dentro da família.
Até agora ninguém caiu no gosto popular.
E pelo jeito...

Agricultores cearenses recebem 100 tratores

Agricultores familiares cearenses receberam 100 tratores para mecanização agrícola na manhã desta segunda-feira, 10. A entrega foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) pelo titular da pasta, Camilo Santana, e pelo governador Cid Gomes.

De acordo com a SDA, trata-se do projeto São José, que recebeu um investimento de R$ 9 milhões e pretende beneficiar mais de seis mil famílias de agricultores de 93 municípios.

Os beneficiados fazem parte de associações comunitárias de agricultores. Além dos tratores, está prevista a capacitação de produtores, que serão instruídos a utilizarem as máquinas sem provocar erosão do solo e a implantarem novas tecnologias nas práticas agrícolas.

A expectativa da SDA é que a entrega dos tratores gere um salto na produção da agricultura familiar do Estado.

21 anos sem ‘Seu Madruga’

“Tinha que ser o chaves”… Há 21 anos o maior “levador” de tapas na cara da história da televisão mundial deixava, além da “Chiquinha”, vários fãs órfãos. Ramon Valdez, conhecido pelo personagem “Seu Madruga”, do seriado mexicano Chaves, morreu no dia 9 de agosto de 1988, por conta de um câncer de pulmão, ocasionado pelo fumo.

Circulando por sites como orkut e youtube, é possível encontrar várias comunidades e vídeos dedicados ao ator. Seu Madruga é Brasileiro, Eu AMO o seu Madruga, Seu Madruga sua vó tem msn?

Fazendo parte da história de várias gerações, inclusive a minha, deixo minha homenagem ao eterno Seu Madruga:

Corpo de Michael Jackson é finalmente enterrado

O corpo de Michael Jackson foi enterrado nesse domingo (9) no cemitério de Forest Lawn, no bairro de Hollywood Hills, em Los Angeles, Estados Unidos, informa o site do jornal inglês The Mirror.

O enterro, que aconteceu dois meses e meio após a morte do cantor, reuniu apenas familiares. A exata localização de onde o corpo está é secreta. Segundo uma pessoa ligada ao cemitério, somente a família Jackson e a administração do Forest Lawn sabe confirmar a informação.

O rei do pop foi enterrado sem uma cerimônia tradicional, já que a família ficou satisfeita com as homenagens prestadas no evento grandioso realizado no estádio Staples Center, em Los Angeles, no dia 7 de julho.

Lula diz que homens merecem puxão de orelha quando assunto é saúde

Ao anunciar o lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem ainda neste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os homens merecem "um puxão de orelha" quando o assunto é saúde.

"Eles só procuram o serviço de saúde quando já estão doentes e, muitas vezes, com a doença em estágio avançado. Isso é muito ruim porque, no lugar de serem atendidos no serviço primário com uma simples consulta, precisam ir para a atenção especializada", disse, em seu programa semanal "Café com o Presidente".

Dados do SUS (Sistema Único de Saúde) indicam que quase 17 milhões de mulheres foram ao ginecologista em 2007 ,enquanto somente 2,6 milhões de homens procuraram o urologista --isso significa uma proporção de oito consultas ginecológicas realizadas contra apenas uma urológica.

"A verdade é que ainda há muitos que têm medo de procurar o urologista e fazer exame de toque da próstata. Essa atitude está muito ligada à nossa cultura, mas está na hora de mudar. Isso não combina com a vida moderna. Temos que acompanhar as mudanças no mundo e encarar nossas fragilidades. Precisamos ter hábitos saudáveis, fazer exames de prevenção e de rotina", afirmou Lula.

Folha Online

Prefeitos e empresários expressam apoio a Tasso Jereissati

Um grupo de prefeitos e empresários terá um encontro, a partir das 16 horas desta segunda-feira (10), com o senador Tasso Jereissati, em seu escritório político, em Fortaleza. Os dois segmentos expressarão apoio ao Senador, pela sua atuação parlamentar.

Em nota publicada na Imprensa, hoje, representantes da sociedade civil mostraram a preocupação com a crise de moralidade pública, ao mesmo tempo em que declararam seu apoio ao trabalho de Tasso Jereissati no âmbito do Senado Federal.

Jangadeiro Online

Processos de cassação de prefeitos aguardam julgamento no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará só julgou, até o momento, os recursos de apenas duas ações de impugnação de mandato eletivo, do universo de dez, que tramitam naquela Corte, e dizem respeito ao mandato dos prefeitos e vice-prefeitos eleitos no ano passado.

Dez meses após a conclusão do pleito eleitoral de 2008, o Diário do Nordeste solicitou levantamento à assessoria da Corte e constatou que apenas dois casos, de Jardim e Limoeiro do Norte, tiveram os recursos julgados. Oito prefeitos ainda aguardam a conclusão de suas ações na segunda instância, mas com um detalhe: todos estão no exercício do cargo por força de liminar.

Nas diversas ações, cujos prefeitos interessados recorreram de cassação, a liminar foi concedida.
Pelo levantamento, ao todo, foram enviadas ao Tribunal 34 ações cautelares, com pedidos de efeito suspensivos, impetradas por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que tiveram seus mandatos ou diplomas cassados. Destas, 18 ainda estão à espera do julgamento de mérito, tendo assim, diversos representantes estando no Poder sob a ameaça de ter seu mandato ou diploma cassado.

A concessão de liminares aos cassados pelos magistrados da primeira instância estão sendo recorrentes no Estado, conforme mostrou o Diário do Nordeste, em reportagem veiculada na edição do dia 26 de maio deste ano, quando foi cassado o prefeito de Granja.

Diário do Nordeste

Aposentados que ganham acima do mínimo terão 7% de reajuste a partir de janeiro

Os cerca de oito milhões de aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios acima do salário mínimo deverão ter um reajuste de 7% a partir de janeiro de 2010, ano de eleições presidenciais.

Considerando a estimativa de inflação para este ano, significa que esses aposentados terão um aumento real de mais de 3%, se o governo fechar um acordo com as centrais sindicais.

De acordo com reportagem de Geralda Doca na edição desta segunda-feira do jornal O Globo, quem ganha o piso nacional, que é o salário mínimo, hoje em R$ 465, terá um aumento de 8,9% e passará a receber em janeiro R$ 507.

O governo vinha discutindo há alguns meses um aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima do mínima, como antecipou O GLOBO em 8 de julho.
O Globo

Saúde bucal: 30 municípios do Ceará dispõem de água com flúor

Amáxima do prevenir é melhor que remediar resume todas as justificativas para a lei 6.050 / 1974, que determina e regulamenta a fluoretação da água em sistemas públicos de abastecimento. Embasada em estudos que indicam a ingestão ou utilização de água adicionada de fluoretos para higiene bucal como agente redutor da incidência de cárie na população, a lei ainda não tem efetivação na maioria dos municípios cearenses. No Estado, dos 184 municípios existentes, só 30 dispõem do benefício, de acordo com pesquisa divulgada pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal (Cesb).

QUEM TEM FLÚOR

Fortaleza, Cascavel, Caucaia, Tejuçuoca, Maracanaú, Canindé, Boa Viagem, Quixeramobim, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Sobral, Ipu, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Arneiroz, Crateús, Camocim, Martinópolis, Icó, Iguatu, Piquet Carneiro, Barro, Altaneira e Caririaçu.

O Povo Online

domingo, 9 de agosto de 2009

Paraíba registra a segunda morte pela nova gripe

Um professor de inglês, de 25 anos, morreu neste sábado (8) em decorrência da nova gripe, em João Pessoa. Ele estava internado na Unidade no Hospital Unimed desde domingo (2). Este é o segundo caso de morte pelo vírus Influenza A (H1N1) na Paraíba. O sepultamento será feito no Cemitério Senhor da Boa Esperança, em João Pessoa, às 16h deste domingo (9).

'Cascudo', Adriano garante vitória do Flamengo sobre o Corinthians

Dentre os hábitos de Adriano está lamentar cada chance perdida com "cascudos". Neste domingo, ele distribuiu socos contra a própria cabeça em diversas ocasiões. Mas, no fim, as penitências deram resultado, e o atacante saiu como herói da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Corinthians, no Maracanã, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

G1

Tudo é do Pai - Padre Marcelo Rossi

Mutirão Carcerário chega ao interior do Ceará

Os trabalhos do Mutirão Carcerário já começaram oficialmente no Interior do Estado. Próxima semana, juízes de 167 comarcas do Ceará iniciaram o exame dos processos de réus presos que tramitam em suas respectivas unidades judiciárias.

Nesta fase do Mutirão, os processos são examinados pelos próprios juízes titulares e auxiliares das comarcas, com o apoio de defensores públicos e promotores de Justiça. As decisões proferidas, entre as quais poderão estar libertação de réus reclusos ou progressão de regime prisional, deverão ser comunicadas à coordenação do mutirão, composta por membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No momento, a coordenação do mutirão encontra-se analisando os processos da Capital, no Fórum Clóvis Beviláquia. A partir do próximo dia 24 de agosto, também na sede da Comarca de Fortaleza, está previsto o início da análise dos processos de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Cascavel, Pacajus, Horizonte e Itaitinga.

A partir de 1º de setembro, a coordenação do Mutirão Carcerário deverá se deslocar para os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Quixadá, Itapipoca, Sobral e Crateús, na sede dos quais os processos serão analisados. Assim, até 25 de setembro, todas as 184 comarcas do Ceará terão participado da força-tarefa.

No último mês de julho, os magistrados do interior já haviam iniciado a instrução da certidão criminal dos processos do Mutirão Carcerário, incluindo a juntada da certidão criminal de todos os réus presos e demais documentos necessários para facilitar o exame da situação do réu e os julgamentos.

O Povo