quinta-feira, 16 de julho de 2009

Transnordestina fica prevista para 2011

As obras da ferrovia Transnordestina, no trecho que vai de Missão Velha, no Cariri, até o Porto do Pecém, ficarão prontas em setembro de 2011. O cronograma das obras foi definido nesta quarta-feira, 15, em reunião entre o governador Cid Gomes e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O empreendimento contará com investimento de R$ 1,8 bilhão. A previsão é que 60% da obra estejam concluídos em 2010.

Em tempo

Os 50 primeiros quilômetros da ferrovia Transnordestina no Ceará começarão a ser construídos no dia 16 de setembro deste ano, segundo o secretário de Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele. “De acordo com o cronograma, as desapropriações de terreno dos primeiros 50 quilômetros ficarão prontas no dia 15 de setembro, porque no dia 16, começarão as obras”, afirmou.

Ele garantiu que não haverá atrasos, que o trabalho do governo estadual é simples, e que não haverá transtornos. A preocupação reflete a exigência do governo federal em acelerar a obra. O trabalho de desapropriações está sendo feito com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Metrofor.

De acordo com Adail Fontenele, esses 50 km, estão divididos em três estapas. Serão 20 km do trecho de Missão Velha a Acopiara, outros 20 km do trecho de Acopiara a Quixadá, e os 10 km restantes do trecho de Quixadá ao Pecém.

Iguatu: Aposentado desaparece e preocupa a família

O programa policial do Pinheirinho da rádio Liberdade AM de Iguatu, divulgou hoje, o desaparecimento do aposentado Antonio Guedes, 69 anos, residente na rua Orígenes Rabelo.

Segundo informações de familiares o aposentado é surdo, enxerga pouco e está desaparecido desde o dia 01 de julho de 2009.

Qualquer informação ligar para o telefone: 88 - 9254-7036 ou 3581-0808

Assembleia Legislativa do Ceará aprova lei antifumo

Fumar cigarro ou derivados do tabaco em locais fechados de uso coletivo agora é proibido no Ceará. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa. A proibição passa a valer tanto para locais publicos quanto privados e permite que proprietários de recintos fechados delimitem áreas para fumantes desde que a separação seja feita por barreira fisica e utile solução tecnica, como exaustores, para dispersar o cheiro da fumaça. Não há restrições para ambientes abertos.

Para quem descumprir a lei, a multa é de R$ 200 na primeira autuação, chegando a R$ 400 em caso de reincidência. A partir dai, o estabelecimento poderá ser interditado. A lei agora seguirá para sanção do governador Cid Gomes (PSB).

Agência bancária é assaltada no sertão cearense

A agência do Banco do Brasil da cidade de Monsenhor Tabosa, no sertão cearense, foi assaltada na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a polícia, cinco homens invadiram a agência e levaram um malote. Os bandidos fugiram em um carro levando um funcionário como refém. A polícia fazendo rondas para tentar prender os bandidos. Um helicóptero do Ciopaer ajuda nas buscas.

TV Diário

Prefeitura de Iguatu divulga edital para contratação de professores para o programa Agente da Educação

A Secretaria da Educação de Iguatu divulga e estabelece normas específicas para a abertura das inscrições e realização do processo seletivo para provimento do Cargo de Professores Temporários e Professores Efetivos do quadro das Escolas Públicas Municipais, que serão contempladas com o Agente da Educação.

A Seleção

Destina-se selecionar professores para exercer a função de Agentes da Educação de acordo com os critérios abaixo relacionados:

a) Professor com Nível Superior concluído, em área da Educação;
b) Professor que tenha dois anos de experiência na área do Magistério (comprovação através de uma declaração da Instituição).

O processo de seleção dar-se-á obedecendo as seguintes etapas:
a) Análise de currículo;
b) Entrevista.

DAS ATRIBUIÇÕES DO AGENTE DA EDUCAÇÃO:

O Agente da Educação atuará nas escolas da Rede Pública Municipal e terá uma carga horária de 8h diárias, totalizando 40 h semanais ou 200 h mensais.

O trabalho do Agente será norteado pelos eixos I, II e III, a saber:

Apoiar a família, mediante visita domiciliar com orientações pedagógicas quanto a:

a) Desempenho da aprendizagem dos alunos, dando atenção especial ao educando, no acompanhamento individualizado e residencial, garantindo os domínios das habilidades de leitura, escrita, interpretação e cálculo matemático;
b) Controle e monitoramento da freqüência escolar, minimizando o índice da evasão e a baixa frequência do aluno no cotidiano da Escola:
c) Fortalecer a articulação da Escola com a família, contribuindo para a Gestão Participativa;
d) Articular ações integradas dos equipamentos da Rede de Proteção Integral do município de Iguatu, com a finalidade de assegurar os direitos dos alunos e efetivar os deveres da família com os seus filhos.

EIXO II – Fortalecer os organismos colegiados, tendo como base uma gestão participativa e democrática na escola;

EIXO III - Acompanhar o processo de gestão escolar, quanto às diretrizes da SE e cumprimento do calendário escolar.

3 DA REMUNERAÇÃO MENSAL

3.1 O candidato aprovado, quando investido no cargo de professor temporário como Agente da Educação, com carga horária (40h/a semanais ou 200h/mensais) fará jus a seguinte remuneração:
Vencimento: R$ 1.000,000 (hum mil reais)

3.2 O candidato aprovado, quando do quadro efetivo, investido no cargo do professor - Agente da Educação, com carga horária (40h/a semanais ou 200h/mensais) fará jus a seguinte remuneração:
Vencimento: conforme estabelecido no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério.

4 DA CARGA HORÁRIA

4.1 8h/a diárias distribuídas nos turnos manhã, tarde ou noite, de acordo com a necessidade da demanda da escola;

5 - DAS ESCOLAS BENEFICIADAS

5.1 Para o ano de 2009, as escolas contempladas serão as seguintes:

ZONA URBANA ZONA RURAL

01. Colégio Adahil Barreto;
02. E.E.F. Carlota Távora;
03. CAIC- Francisco das Graças Alves Berto;
04. E.E.F. Professora Alba Araújo;
05. E.E.F.Elze Lima Verde Montenegro;
06. E.E.F.Maria Pacífico Guedes;
07. E.E.F. Padre Januário Campos; 08. E.E.F.João Paulino de Araújo;
09. E.E.F. Clara Alves; -
10. E.E.F.Luiz Vieira da Mota; -
11. E.E.F.Judite Cavalcante; -
12. E.E.F.José Eriton Barros Costa; -
13. E.E.F.Joaquim de Souza Pinto; -
14. E.E.F.Luiza Bezerra de Souza; -
15. E.E.F.Nossa Senhora do Perpétuo Socorro -
16. E.E.F.Mário Parente Teófilo
17. E.E.F.Antonia Maria das Neves
18. E.E.F.Manoel Guedes de Carvalho
19. E.E.F.Tomé de Souza
20. E.E.F.Marta Maria Sobreira
21. E.E.F.Maria Irismar Moreno
22. E.E.F.Domingos Félix
23.E.E.F.Osmindo Mangueira

DAS INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria da Educação, à Rua Floriano Peixoto, S/N, Centro, na Coordenadoria de Gestão, sala de Programas e Projetos Educacionais, no período de 16 a 20 de julho de 2009.

6.2 As inscrições ficarão abertas pelo prazo de 03 dias úteis, no horário de 8h às 13h no local e data acima citados.

7 DAS EXIGÊNCIAS NO ATO DA INSCRIÇÃO

7.1. No ato da inscrição o candidato deverá entregar:
a) Declaração da Instituição (comprovação de 02 anos de experiência no magistério);
b) Cópia do certificado de conclusão do Curso de Graduação em áreas da Educação;
c) 01 foto 3x4, recente;
d) Cópias nítidas de Identidade e CPF;
e) Caso o candidato esteja impossibilitado de comparecer ao local da inscrição, no referido período estabelecido, deverá encaminhar procuração específica para esse fim, autenticada, acompanhada dos documentos citados nas alíneas a, b, c, d deste edital e apresentação de identidade do procurador.

Os interessados em participar do concurso para Agente da Educação, poderão baixar o edital completo.
Basta clicar aqui.

Blog de Iguatu

Defensores públicos do Cariri e Iguatu prestam serviço na Expocrato

Quinze defensores públicos da Região do Cariri e Iguatu estarão até a próxima sexta-feira (17) prestando serviço de orientação jurídica à população, no Parque de Exposição da Expocrato.

A unidade móvel da Defensoria Pública do
Ceará vai funcionar das 16h às 20h. No local, um estande também está montado para distribuição de folders e cartilhas de orientação aos direitos do consumidor.

Caririaçu-CE: Adolescente desaparecido está morto e já dorme o sono dos justos

O corpo do adolescente Geocácio Amarante Luna (foto), de 15 anos, foi encontrado por populares por volta das 10 horas desta quinta-feira dentro do mato na localidade denominada Unha de Gato, entre os municípios de Caririaçu e Lavras da Mangabeira. A informação inicial é de que o mesmo havia sido assassinado com quatro golpes de faca poucos minutos após iniciar uma corrida para o Distrito de Quitaiús conduzindo Francisco Paulo, de 20 anos, o "Tico", que está foragido e é o principal acusado.

A polícia foi acionada e esteve no local para fazer os levantamentos periciais praticamente convicta de que houve um crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Agora, volta as suas atenções na direção de encontrar o homem que fretou o serviço. Na terça-feira, ele foi visto de passagem pelo Sítio Serrote e, horas depois, em sua residência na Rua Martiniano Silva, 29 (Conjunto Padre Vicente) em Caririaçu. Um primo de Tico, que de nada sabia, disse que ele estava com a moto fretada, o celular de Geocácio e foi apanhar roupas e se alimentar.

De acordo com o Soldado PM, Ivan Francisco de Souza, antes de desaparecer sem nada comentar, o acusado teria tentado vender o celular do garoto que, provavelmente, já tinha sido esfaqueado e corpo desovado na zona rural próximo à divisa de Caririaçu e Lavras. Os dois saíram da cidade por volta das 7 horas de terça-feira (14) na moto fretada pelo adolescente na noite do dia anterior. Ele já havia pernoitado com o veículo para fazer a viagem cedo do dia seguinte e, na sua boa fé, sem de nada desconfiar.

Miséria

Projeto torna crime fazer sexo com menor de 18 anos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que torna crime fazer sexo com menores de idade. Atualmente, o código penal prevê punição para quem tem relações sexuais com menores de 14 anos. No entanto, se a pessoa tiver entre 14 e 18 anos e consentir o ato, não há crime - nem mesmo se o menor estiver inserido num contexto de prostituição.

Uma das intenções do projeto é modificar o destino de quem contrata jovens para fins sexuais. Como não há punição prevista para essa prática, quem usufrui da prostituição de menores acaba livre da cadeia.

O projeto que foi aprovado pela CCJ ainda precisa do aval do plenário do Senado e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor. Se virar lei, a prática de sexo com pessoa maior de 14 anos e menor de 18, mesmo com consentimento dela, será considerada estupro e pode levar à condenação por oito a 12 anos de prisão. O estupro, quando cometido contra maiores de idade, tem pena prevista de seis a dez anos de prisão.

O Globo

Acidente em Mineirolândia deixa dois mortos

Um acidente foi registrado, nesta madrugada de quinta-feira, na estrada que liga o distrito de Mineirolânida à sede de Pedra Branca, mais precisamente na CE-226. Um caminhão carregado de frutas acabou tombando. Foram registradas duas mortes. A CPRV está no local.

Eliomar de Lima

Acopiara promove Festa dos Conterrâneos

O município de Acopiara, a 345 km de Fortaleza, comemora durante os dias 17 e 18 de julho a Festa dos Conterrâneos. O evento é promovido pela ONG Raízes com apoio da Prefeitura Municipal de Acopiara.

Durante os festejos, haverá o lançamento do livro Lampião Cangaceiro, Contos e Coisas do Sertão de Haroldo Felinto, natural de Acopiara. Os interessados podem prestigiar o autor, que estará no sábado (18) a partir das 19h, no Núcleo de Artes.

Para quem quiser se divertir será promovido a partir das 22h, o Baile dos Conterrâneos, no Clube Social.

Iguatu Notícias

TRE decide pela inelegibilidade do prefeito de Jardim

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu nesta quinta-feira (15) pela inelegibilidade do prefeito do município de Jardim, Fernando Luz, por três anos. O político foi julgado por uso de benefícios da Funasa na campanha eleitoral do ano passado.
O advogado do prefeito de Jardim informou que a decisão do TRE não cassou o mandato do prefeito e, por isso, não haverá nova eleição no município. De acordo com o advogado Marcos Saldanha, a decisão tornou o prefeito Fernando Luz inelegível pelos próximos três anos, sem afetar o atual mandato dele, no comando da Prefeitura.

Portal Verdes Mares

Ministro das Cidades assina portaria que reduz contrapartidas com o PAC

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, assinou nesta quarta-feira (15) portaria, que reduz em até 40% as contrapartidas dos municípios nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa portaria foi assinada durante a abertura da Marcha dos Prefeitos a Brasília.

De acordo com a portaria, será feita a redução imediata de 20% da contrapartida e mais 20% de acordo com a desempenho na execução do empreendimento. Essa redução será feita desde que o valor da contrapartida do município seja maior do que 5% do valor da obra.

Além disso, para a concessão dessa redução deverá ser observado o contrato firmado entre o município, o governo estadual e o governo federal e também o valor da contrapartida vigente na publicação da portaria.

Também foi anunciado no evento que serão repassados aos municípios, com até 50 mil habitantes, recursos de mais de R$ 1 bilhão para serem usados no programa Minha Casa, Minha Vida, que tem como meta construir mais de 1 milhão de casas para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos. O ministro lembrou que o déficit habitacional no país está estimado em 6,27 milhões de moradias.

Dia de Senhora Sant’Ana é comemorado em 11 municípios

Os festejos em homenagem a Sant’Ana começam hoje nas 11 cidades e três distritos cearenses das quais a santa é padroeira. A homenagem envolve manifestações populares, com hasteamento de pau da bandeira em alguns municípios e apresentações artísticas, além de homenagens católicas, com novenas e missas dedicadas à santa. A festa segue até o domingo, dia 26 de julho, que é dedicado a ela.

Sant´Ana é tida como avó de Jesus Cristo, mãe de Maria, e é reverenciada como padroeira em cidades de várias regiões do Estado. No norte, em Santana do Acaraú, Mucambo e Paramoti; no Sul, em Santana do Cariri e Jati, se estendendo por Eusébio, Varjota, Jaguaruana, Tianguá, Iguatu, Independência e nos distritos de Icozinho (Icó), Nova Floresta (Jaguaribe) e Umburanas (Mauriti).

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Começa hoje o Festival de Férias da Juventude de Iguatu

A Prefeitura de Iguatu vai desenvolver no período de 15 a 30 de julho o Festival de Férias – A Nova Onda da Juventude Iguatuense. Durante esse período serão realizados campeonatos esportivos, atividades culturais, ordens de serviço, inaugurações de obras, shows de calouros, passeios ecológicos e muito mais. O objetivo do festival é tornar as férias da juventude de Iguatu mais animada e movimentada. Confira a programação no site da prefeitura: www.iguatu.ce.gov.br

Perícia Forense do Ceará declara greve

Agentes da Perícia Forense do Ceará decidiram entrar em greve após assembleia realizada durante a manhã desta quarta-feira (15). A categoria engloba peritos criminais, peritos criminais auxiliares, peritos legistas (odonto/farmacêuticos) e auxiliares de perícia.

Eles reivindicam o cumprimento da Lei 14.112, que trata todos os profissionais da classe como uma única categoria de peritos, para que aumentos de salário e benefícios possam atingir toda a categoria. A Perícia Forense do Ceará é resultado de uma fusão entre o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML).

Jangadeiro Online

Imagem de Michael Jackson aparece em carro

Uma imagem que lembra o cantor Michael Jackson apareceu sem explicação no capô do carro do construtor Gary Sloggett, 43 anos, no dia 26 de junho, 13 horas após a morte do "rei do pop", segundo o tablóide inglês The Sun.

"É extraordinário. A explicação óbvia é que foi o reflexo da formação de uma nuvem. Mas eu tenho mostrado a imagem para algumas pessoas e todas dizem sem pestanejar: 'é o Michael Jackson'", contou Sloggett, morador de Stafford, na Inglaterra.

"Para ser honesto, sou um pouco cético e também não sou fã do Michael Jackson, mas assim que vi a foto no meu computador parei para pensar. Não digo que fui tocado por nenhum tipo de presença sobrenatural, mas é um fato fora do comum", completou.

Sloggett disse ainda que, ao aproximar a imagem, é possível ver asas em volta do que se parece ser um rosto.

Terra

Portal da Transparência nos envia email informando sobre novos convênios para Acopiara

Caro cidadão,

Você está recebendo esta mensagem do Portal da Transparência para receber informações sobre novos repasses de recursos federais a estados e municípios realizados por meio de convênios. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social.

Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 11/07/2009. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência

Os convênios do município de ACOPIARA/CE que receberam seu último repasse no período de 05/07/2009 a 11/07/2009 estão relacionados abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 555754
Objeto: MELHORIAS SANITARIAS DOMICILIARES.
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Total: R$300.000,00
Data da Última Liberação: 07/07/2009
Valor da Última Liberação: R$ 60.000,00
--------------------------------------------------------------------------------

Consulte periodicamente o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) para acompanhar outros repasses de recursos federais a seu município.

Avião cai no Irã com 168 pessoas a bordo

Um avião caiu no noroeste do Irã, e todas as 168 pessoas a bordo - 153 passageiros e 15 tripulantes - são dadas como mortas, segundo a mídia estatal iraniana.

O jato da Caspian Airlines havia decolado de Teerã para Ierevã, capital da Armênia, quando caiu próximo ao vilarejo de Jannatabad, na periferia da cidade de Qazvin, cerca de 120 km a noroeste de Teerã.

Lula negocia aumento real a aposentados que ganham mais de um mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta terça-feira (14) que o governo está negociando com as centrais sindicais a concessão, em janeiro de 2010, de um aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo.

Se concretizada, será a primeira vez, no governo Lula, que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de renda mais elevada terão um reajuste real em seus benefícios, justamente em um ano eleitoral.

G1

Ceará vence, quebra jejum e já vislumbra G4

Foram mais de 660 dias, quase dois anos, mas enfim, o tabu e a agonia de não vencer fora de casa acabaram para a torcida alvinegra. O time do Ceará não se intimidou com a terceira colocação do adversário, e mesmo atuando no Estádio Boca do Jacaré, bateu o Brasiliense por 1 a 0.

Fiscalizaão: Cid: “Toda denúncia deve ser feita”

O governador Cid Gomes cobrou, ontem à noite, durante o lançamento do programa Ronda do Quarteirão na cidade de Aquiraz, que a população denuncie qualquer desvio que seja identificado no trabalho dos policiais militares. Afirmando desconhecer denúncias contra alguns policiais que atuam no Ronda, ele ressaltou que tem feito isso como apelo à população dos locais onde o programa já foi implantado.

Com Aquiraz e Eusébio, dois municípios que receberam o Ronda desde ontem, já chega a sete o número cidades atendidas pelo programa (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral). Ainda nesta semana, será implantado em Pacatuba, Itaitinga e Maranguape e, até o fim do ano, cobrirá também Crato, Barbalha, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Canindé e Cascavel. A seguir a entrevista com o governador sobre denúncias contra o Ronda.

O Povo

Estrada do algodão: Buracos na CE-060 causam transtornos

Em pleno mês de férias, o tráfego pela CE-060 (Estrada do Algodão), entre este município e Várzea Alegre, que dá acesso à região do Cariri, permanece precário. O trecho a partir do entroncamento com a CE-284, na localidade de Umarizeiras, é considerado o pior na região Centro-Sul. Quem pensa em pegar a estrada precisa ter atenção redobrada por causa dos buracos e do asfalto estragado.Vários trechos de rodovias estaduais sofreram muito com a quadra chuvosa no primeiro semestre deste ano.

O exemplo mais crítico é o da CE-060, entre Iguatu e Várzea Alegre. Em vários pontos, o asfalto soltou próximo ao acostamento e no meio há os conhecidos buracos “boca de pilão”, que estouram pneu e amassam a roda. O percurso, que antes seria feito num média de 45 minutos, leva agora dobro do tempo.Os veículos trafegam em ziguezague, invadindo a pista contrária para desviar dos inúmeros buracos. “A recuperação dessa estrada precisa começar logo. Desde o ano passado que essa estrada está esburacada e depois do inverno ficou péssima”, disse o representante comercial Jeferson dos Santos.

A demora em recuperar o asfalto estragado irrita os motoristas e passageiros de vans e ônibus. “Todas as noites viajo a Iguatu para estudar e nós, alunos, sofremos com o atraso na viagem e com os buracos que causam desconforto”, disse universitário Helmo Colares.A ordem de serviço para reconstrução do trecho de 33 quilômetros da CE-060, entre o entroncamento com a CE-282 e a cidade de Várzea Alegre, no valor de R$ 12,7 milhões, foi assinado em dezembro do ano passado.

No período chuvoso, praticamente não foram executados serviços. O superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, explicou que as chuvas impediam o trabalho com o asfalto. Passadas as chuvas, a assessoria de comunicação do DER esclareceu que a empresa está concluindo a instalação da usina de asfalto.
Honório Barbosa
Diário do Nordeste

terça-feira, 14 de julho de 2009

4º Iguatu Festeiro promete ser o maior de todos os tempos

A Prefeitura Municipal de Iguatu realiza há três anos o maior Festival de Quadrilhas Juninas fora de Época do Brasil. Trata-se do Iguatu Festeiro que este ano vai homenagear o centenário do poeta Patativa do Assaré, no período de 22 a 29 de agosto de 2009.

O município de Iguatu, situado a 384 Km de Fortaleza conta aproximadamente com 100 mil habitantes e durante o período dos festejos é possível perceber que esse número quase dobra através de turistas e visitantes de todas as cidades do País.

O Iguatu Festeiro tem como objetivo divulgar a cultura popular nordestina através de apresentações de quadrilhas juninas das mais variadas partes do Brasil.

A exemplo dos anos anteriores, o 4º Iguatu Festeiro será realizado na avenida Marechal Castelo Branco, numa grande cidade cenográfica preparada exclusivamente para a festa.
As atrações que farão parte do evento poderão ser conhecidas através do layout acima.

Em relação ao regulamento e fichas de inscrições para as quadrilhas interessadas em participar do evento devem acessar os links abaixo ou o site da Prefeitura: http://www.iguatu.ce.gov.br/

Homem é assassinado a tiros no município de Aurora

Alexandro Brás do Nascimento, de 21 anos, foi assassinado na tarde desta terça-feira (14), no município de Aurora, na região do Cariri.

A vítima estava em um bar, quando foi surpreendido por um homem com uma arma em punho que efetuou seis tiros.Um homem em uma moto ficou aguardando o assassino durante o crime e o ajudou na fuga.

Alexandro, conhecido na região como "Alex de Zé Maria Cecé", ainda foi socorrido e levado ao Hospital Geral Inês Andreazza de Aurora, porém, não resistiu. De acordo com a polícia, Alexandro cumpre regime semi-aberto por disparos em via pública e há seis meses, seu irmão foi morto a golpes de facão.

Testemunhas indicam que o autor dos tiros é Aloísio Nascimento Oliveira, de 20 anos, conhecido como "Neguim". Suspeita-se que ele pode ter também ligação com a morte do irmão da vítima.

Mega-Sena sorteia R$ 32 milhões nesta quarta-feira, na cidade do Crato

A Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta quarta-feira, 15, para quem acertar as seis dezenas do concurso 1091. O sorteio será feito em Crato, no Ceará. Se aplicado na poupança, o prêmio pode render R$ 165 mil por mês, o equivalente a 354 salários mínimos.
O sorteio começa às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do País até uma hora antes do sorteio. O valor da aposta simples custa R$ 1,75.

Deputado Eliene Lima diz que PEC dos Vereadores pode ser revogada

A polêmica ‘PEC dos Vereadores’, que prevê ampliação no número de vereadores em todo o país, tende a ser reprovada. A opinião é do deputado Eliene Lima (PP-MT), ao comentar que os parlamentares federais têm sofrido forte pressão, para que votem contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 336/09, caso ela vá para votação no plenário.

Eliene comenta que a maioria dos vereadores é contra a PEC por entender que ela, sendo aprovada na Câmara e no Senado, provoca prejuízos financeiros junto às casas legislativas. “Antes havia apenas uma corrente, formada por suplentes, para a aprovação da Proposta.

Porém depois que o Senado aprovou a outra parte da PEC dos Vereadores, que reduz repasses financeiros das prefeituras para as Câmaras, muitos vereadores foram até Brasília pressionar os deputados para que se posicionem contra a Proposta. Agora são dois grupos contrários, pressionando os parlamentares”, explica Lima, que é a favor da PEC.

Segundo o parlamentar progressista, os vereadores alegam que como o repasse de verbas por parte das prefeituras é pouco, a entrada de novos legisladores e a redução de recursos dificultariam ainda mais a situação financeira das Câmaras. “Como tenho visto em Brasília uma grande pressão daqueles vereadores já empossados, acredito que será difícil esse assunto ser aprovado”, opina Eliene.

Atualmente tramitam na Câmara duas ‘PEC dos Vereadores’. Uma de nº 336/09, que aumenta o número de vereadores, e outra com a inscrição 379/09, que reorganiza o repasse às casas legislativas. As duas já foram aprovadas na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, e estão em análise na Comissão Especial.

Nelsinho manda recado a Galvão: "te vejo na Hungria"

Pelo Twitter, o piloto Nelsinho Piquet rebateu Galvão Bueno e disse que estará presente com o carro da Renault no GP da Hungria, no dia 26 de julho, pela décima etapa do Mundial de Fórmula 1.

Na segunda-feira, no programa Bem Amigos, o locutor informou que Nelsinho seria demitido nesta semana e substituído pelo francês Romain Grosjean no restante da temporada.

"Aí Galvão, você está errado, meu bom! Te vejo na Hungria! E vamos torcer para que o carro esteja melhor lá! Valeu pelo apoio de todo mundo! Abraços", disse Nelsinho, por meio do serviço de envio de mensagens instântaneas pela internet.

Peritos do Estado podem entrar em greve

Peritos criminais, peritos criminais auxiliares, peritos legistas (odonto/famaceuticos) e auxiliares de perícia, que integram o quadro da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), realizam, nesta quarta-feira, uma assembleia geral. O grupo vai se reunir, a partir das 9 horas, na sede do órgão (Avenida Heráclito Graça, 600), quando deverá adotar o estado de greve.

A categoria reivindica do governo o cumprimento da Lei 14.112, de 12 de maio de 2008, que trata todos os profissionais da PEFOCE como uma única categoria de peritos. Recentemente, os médicos legistas foram agraciados com o aumento diferenciado de 116%, o que foi só beneficiou 85 legistas, deixando de fora outros 283 servidores que agora querem equiparação.

Eliomar de Lima

Bairro 07 de Setembro se prepara para receber show do Rappa

Tudo pronto para o show do Rappa que acontece nesta quinta-feira (16) em Iguatu. Como a rádio Liberdade já havia anunciado o evento vai acontecer no bairro 07 de Setembro, no centro de Lazer Celso Montenegro.

A apresentação do grupo Rappa em Iguatu faz parte do Projeto Férias no Ceará, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal. Essa é a primera vez que o Rappa se apresenta na região Centro Sul do Ceará. De acordo com os organizadores o show está previsto para começar às 21 horas.

Cá pra nós

A turma que faz oposição ao prefeito Agenor Neto em Iguatu não ficou satisfeita com a escolha do local. Motivo: queriam que a festa fosse relaizada no Parque do Rotary.
O resto da semana vai ser pequeno para tanta choradeira.

Acopiara: população passa a beber água adicionada de flúor

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) passou a adicionar flúor na água fornecida à população de Acopiara, a 345 km da capital cearense. A ação faz parte do Programa de Fluoretação promovido pela Companhia, em parceira com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do Brasil Sorridente, do Governo Federal. Segundo informações da assessoria de imprensa Foram investidos R$ 23 mil na ação.

A medida vai colaborar com a saúde bucal da população da cidade, ajudando na prevenção de cáries. Ao todo, existem cerca de 7.200 ligações de água no município.

Ceará Agora


Tasso é o que menos contratou assessores, diz Portal da Transparência

Levantamento feito pelo blog Política e Políticas (www.debonis.wordpress.com) , com base em dados disponíveis no Portal da Transparência do Senado Federal, mostra que, em média, cada senador possui 30 assessores em seu gabinete, dos quais 25 comissionados, ou seja, não concursados.

Ao todo, são 2.047 assessores em cargos de confiança nos gabinetes individuais dos parlamentares. Essa conta não inclui os assessores contratados para os gabinetes das lideranças dos partidos e blocos da casa, nem em seus demais órgãos. Segundo os consultores da EBAPE/FGV, contratada pelo Senado realizar um estudo de reforma, dos 10 mil funcionários do Senado Federal, 2.875 são comissionados. O senador Tasso Jereissati é o que menos contratou, apenas 15 assessores. Do outro lado, Efraim Moraes (DEM-PB) consegiu contratar 59 servidores para seu gabinete.

Sessenta por cento dos senadores empregam entre 25 e 35 assessores no seu gabinete, a grande maioria em cargos comissionados. Efetivos são os funcionários de carreira, concursados, que estão alocados nos gabinetes. Efraim Moraes (DEM-PB) é o campeão: tem 59 assessores alocados em seus gabinete, dos quais 51 em cargos de confiança. Deve ocupar um espaço razoável na Casa, para abrigar tanta gente. Se a figura mais notória da lista de maiores gabinetes é a do ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), com 43 assessores, a menos notória talvez seja a do senador Mauro Fecury (PMDB-MA), também com 43. Senador desde 12 de maio último, Fecury era o suplente da filha do presidente do Senado, Roseana Sarney (Roseana assumiu o governo do seu Estado depois que o ex-governador Jackson Lago foi removido do cargo pela justiça).

Eliomar de Lima

TRF-5 recebe denúncia do MPF contra deputado estadual cearense

Ex-prefeito do município de Saboeiro é denunciado por má gestão de verbas públicas

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) recebeu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito do município de Saboeiro (CE) Perboyre Silva Diógenes, atual deputado estadual. O acusado foi denunciado por má gestão de verbas públicas.

Em dezembro de 2001, o ex-prefeito celebrou convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com vigência inicial de 14 meses e posteriormente prorrogada para janeiro de 2004, para execução de 323 melhorias sanitárias domiciliares em diversas localidades do município.

Fiscalização realizada nas obras pela Controladoria-Geral da União constatou diversas irregularidades, como obras paralisadas, nenhum kit sanitário concluído e banheiros dos módulos sanitários inacabados. Além disso, as prestações de contas finais do convênio não foram apresentadas na época devida, fato confessado pelo denunciado.

Finalmente, instaurado o procedimento de tomada de contas especial, foram constatadas diversas irregularidades na execução do referido convênio.

MPF

Resultado da Uece deve sair no próximo mês

As duas provas específicas, com o total de 40 questões, finalizaram a segunda fase do vestibular 2009.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que começou no domingo e seguiu até ontem. Foram 4.670 candidatos nesta segunda etapa, que fizeram os testes no campus do Itaperi e no Centro de Humanidades (CH) da instituição. A previsão dos organizadores do concurso é de que o resultado seja divulgado até o início do mês de agosto.

As provas de ontem foram Física e Química, além de História e Geografia. No domingo, houve testes de Redação para todos os candidatos e uma específica de acordo com a opção de curso - Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Língua Espanhola e Língua Francesa. O gabarito das provas está disponível no site da Universidade.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), José Maria de Santiago, avalia que os dois dias de prova foram tranquilos, começaram e terminaram no horário previsto e não houve incidentes. Ontem, três alunas fizeram as provas em uma sala especial - uma está grávida, outra com a perna quebrada e mais outra foi transferida, durante a prova, da sala para o auditório.

As provas foram realizadas em Fortaleza e em mais outras cinco cidades do Interior: Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu, Crateús e Itapipoca. Na Capital, foram aprovados para a segunda fase 4.081 candidatos. No Interior, foram 589.

Os candidatos disputam vagas para todos os cursos da Uece neste vestibular, com exceção de Medicina e Psicologia, que não são ofertados no meio do ano. Na segunda fase, os cursos com maior concorrência são Enfermagem e Nutrição, nesta ordem, informa José Maria de Santiago, presidente da CEV. Eles também foram os mais concorridos na primeira etapa do vestibular. A divulgação dos resultados dependerá, sobretudo, da correção da prova de Redação, adianta o professor Santiago.

O Povo

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Maçonaria é tema da nova exposição do Museu do Ceará

O Museu do Ceará, equipamento vinculado a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, lança nesta terça-feira, dia 14 de julho, uma nova exposição “O segredo e a rua: a Maçonaria cearense (1870-1930), organizada por Berenice Abreu e Marcos José Diniz Silva, que contempla a história da Maçonaria no Ceará sob dois aspectos. Na primeira parte, trata da sociabilidade interna, símbolos e ritos. Na segunda parte, destaca sua inserção pública, dando conta dos confrontos com a Igreja Católica, atuação no movimento operário e presença no cenário político e intelectual local.

Tendo em vista o desconhecimento, curiosidade e preconceitos ainda vigentes sobre a Maçonaria e o atual crescimento do interesse acadêmico por seu estudo, o lançamento será marcado pela apresentação de dois livros: “Intrépidos romeiros do progresso. Maçons cearenses no império” (Coleção Outras Histórias), da professora Dra e historiadora Berenice Abreu e a “Maçonaria e os trabalhadores cearenses” (Coleção Mundos do Trabalho), do sociólogo Marcos José Diniz Silva.

Os dois livros são resultados de intensa pesquisa sobre a maçonaria no Ceará. O movimento tem caráter universal e seus membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo e tem princípios da liberdade, democracia e igualdade do aperfeiçoamento intelectual. O livro “Intrépidos Romeiros do Progresso: Maçons Cearense no Império” é resultado de uma pesquisa sobre as intelectuais maçons cearenses, durante o Império brasileiro no início dos anos de 1870. Já o livro “No compasso do progresso: a Maçonaria e os trabalhadores cearenses” é resultado da Dissertação de Mestrado em Sociologia (UFC), e trata a experiência pára-maçônica da associação Aliança Artística e proletária de Quixadá, fundada em 1921.

Sobre o Livro “Intrépidos Romeiros do Progresso: Maçons Cearense no Império” - Mais uma publicação da coleção Outras Histórias do Museu do Ceará o livro enfoca a luta dos maçons por questões relacionadas ao lugar ocupado pela Igreja Católica na organização da vida social no Brasil: casamento civil, administração de cemitérios e hospitais, educação para as crianças e instrução para os trabalhadores. Por outro lado, busca retratar o embate ideológico e político com a Igreja, especialmente nas páginas dos jornais Fraternidade e Tribuna Catholica. Neste processo, os maçons mostraram-se publicamente como atores sociais, em oposição à visão tradicional que enfatizava o segredo o os rituais privados.

De outro lado, o livro aborda aspectos da “sociabilidade maçônica”, o lugar das lojas como centros de divulgação do pensamento liberal-ilustrado no Brasil. A partir de documentos originais (atas e manuais), a pesquisa analisa a Maçonaria (seus rituais, sua simbologia) como instituição que congrega uma sociabilidade masculina, como alternativa possível para o exercício do pensamento liberal, que se via oprimido nos quadros políticos e ideológicos do Império. Os livros estarão à venda no Museu do Ceará ao preço de R$ 10,00.

Sobre o Livro “Maçonaria e os trabalhadores cearenses” - Este livro da Coleção Mundos do Trabalho volta a ser apresentado em nova edição. Tema da dissertação do autor fala sobre da experiência pára-maçônica da Associação Aliança Artística e proletária de Quixadá, fundada em 1921. Como sociedade operária beneficente, a Aliança Artística empreende amplo trabalho de sustentação material e de caráter político-educacional, tendo como parâmetro as orientações filosóficas, políticas e sociais vigentes na Maçonaria brasileira. Os livros estarão à venda no Museu do Ceará ao preço de R$ 10,00.

Serviço: Lançamento de livro da Coleção Outras Histórias
Data: 14 de julho (terça-feira)
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro)
Horário: 18 horas

Informações: 3101.2609

Jornalistas responsáveis

Bianca Felippsen – (85) 88788805 e Juliana Lopes-(85) 86256728.

Acopiara: Leite do Fome Zero pode ter sido distruibuído entre funcionários do Centro de Saúde

O blog recebeu denúncias gravíssimas que semana passada o Centro de Saúde de Acopiara, localizado próximo ao Banco do Brasil, distribuiu entre os funcionários grande quantidade de leite, do Programa Leite Fome zero que deveria ser distribuído para as famílias carentes do município.

Segundo nos foi repassado, o leite estava com data de validade vencida.

O blog entrou em contato com o Centro de Saúde de Acopiara, conversou com algumas pessoas, dentre elas, a senhora Susi, a responsável pela distribuição.
Ela nos garantiu que não tomou conhecimento do caso e que tudo seria apurado.

Tendo em vista a gravidade da denúncia, tentamos novos contatos com a responsável pela distribuição e não mais conseguimos.

Cá pra nós

Deixar o leite ficar vencido sem distribuir aos devidos destinários é algo grave e que deve ser apurado.
Com a palavra a Secretaria de Saúde de Acopiara ou autoridades competentes.

Briatore faz mistério sobre Nelsinho e diz que "ama o Brasil"

Chefe da Renault, Flavio Briatore disse que nada ainda está decidido a respeito do futuro do brasileiro Nelsinho Piquet na equipe francesa.

Depois de nove etapas da maior categoria do automobilismo mundial, o filho do tricampeão mundial Nelson Piquet ainda não pontuou.

"Não faço comentário algum. Enquanto não se decida alguma coisa, não tenho comentário a fazer", afirmou o dirigente, em entrevista à rádio Jovem Pan.

"Sem uma nota oficial da equipe é tudo fofoca. Não vivemos de fofoca e sim de realidade", continuou Briatore, que fez piada para desconversar o assunto. "Amamos o Brasil, os brasileiros e as brasileiras", sorriu.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Briatore teve uma longa reunião com Nelsinho e o pai do piloto antes da corrida deste domingo. Em seu Twitter, o jovem garantiu que não será demitido.

"Não sou mais o técnico do Fluminense", diz Parreira

O técnico Carlos Alberto Parreira surpreendeu ao anunciar nesta segunda-feira que não comanda mais o Fluminense. Horas depois de perder para o Santo André por 1 a 0, no Rio de Janeiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico prometeu continuar no cargo, mas mudou de ideia.

Olha o concurso público aí, geennnte!

Ao menos 28 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (13) e somam pelo menos 9,8 mil vagas para todos os níveis de escolaridade.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Os salários chegam a R$ 14.049,53, para o cargo de procurador do Banco Central. As inscrições para o concurso começam nesta segunda (13).

Veja lista de concursos que aguardam abertura de inscrições ou lançamento de edital

Leia mais notícias de Concursos e Emprego

Portal G1

Acidente de trânsito mata o "Rei do Espetinho" em Acopiara"

Um acidente automobilístico ocorrido ontem, por volta das 08 horas da manhã, no sítio Barro, distante 05 KM da sede urbana de Acopiara, tirou a vida do comerciante José Luís Miguel, 37 anos, conhecido por "Nenén", o Rei do Espetinho.

O fato aconteceu após Neném tentar desviar de buracos na pista de rolamento e perder o controle do veículo Siena, placas: HWE 4774 vindo a capotar várias vezes.

Segundo informações o comerciante ainda foi socorrido ao hospital Regional de Iguatu mais não resistiu aos ferimentos.

Outras quatro pessoas estavam no interior do carro, dentre elas, as três filhas da vítima e uma sobrinha, L. S. M., 12 anos, quebrou o braço direito; A. M. S., 14 anos, sofreu escoriações por todo o corpo; M. E. L. A., 12 anos, fraturou a clavícula e maxilar e S. M. V., 16 anos, a qual sofreu escoriações por todo o corpo.

As vítimas não fatais foram transferidas para o Hospital Regional de Iguatu.

Crato: governador faz desabafo na abertura da 58ª Expocrato na noite de ontem

Ao abrir a 58ª Exposição Centro Nordestina e Agropecuária do Crato (Expocrato), o governador Cid Gomes reacendeu a polêmica em torno da construção de um novo Parque de Exposições numa área mais apropriada, enquanto o terreno e as edificações do atual parque seriam utilizados pela Universidade Regional do Cariri. Mesmo ressaltando que a decisão final era da população e que o investimento inicial era de R$ 25 milhões de reais, a cada explicação do governador, um grupo de manifestantes reagia contra.

O Governador mudou o tom do discurso e disse: "Eu quero, pelo menos, que isso não vá servir de picuinha, ou motivo de politicagem p’rá ninguém. Se não quiserem, eu aplico o dinheiro em outra cidade". Cid Gomes bateu duro contra aqueles, clarificados por ele de "espírito de porco" que estão distorcendo as informações. "Eu nunca disse que ira levar a Expocrato para Juazeiro. Quem está afirmando isso são os "espíritos de porco" pessoas mesquinhas que estão alimentando uma rivalidade sem sentido.

"O Cariri, Crato, Juazeiro Barbalha e Missão Velha, fazem parte de uma região metropolitana que deve pensar em termos regionais", lembrou o Governador, sugerindo, em seguida a formação de uma comissão que tem como objetivo discutir assunto. De acordo com Cid Gomes, a comissão será formada pelo prefeito do Crato Samuel Araripe, os três deputados estaduais mais votados em Crato, os dois deputados federais mais votados, o presidente da Câmara Municipal e o jornalista Antonio Vicelmo.

Esta comissão, segundo o Governador, vai indicar o terreno onde será construída a Expocrato, ou definir que não querem o novo parque. O veredicto da comissão será reforçado por uma audiência, a ser realizada nesta quarta feira pelo Ministério Público, com o objetivo de analisar a proposta do Governo do Estado. O promotor de justiça Pedro Luiz Lima Camelo convocou as principais lideranças do município para o encontro.

Miséria

Silvio Santos deixará de ser apresentador em 2010, diz jornal

Silvio Santos deixará de apresentar programas no SBT no ano que vem para se dedicar à produção de telenovelas, de acordo com informações da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo. O dono da emissora contou a novidade a Gugu Liberato durante uma conversa que durou cerca de duas horas, há uma semana.

Porém, no SBT a declaração de Silvio foi interpretada como uma cartada e com uma dose de ironia. Isso porque pessoas próximas ao empresário e apresentador dizem que ele nunca fala sobre seus planos.

Gugu Liberato e Silvio Santos tiveram um bate-papo depois que o apresentador do Domingo Legal assinou contrato com a Record. Ainda na ocasião, o dono do SBT comentou que dispensaria Celso Portiolli no final do ano, pois o considera "muito caro" para substituí-lo aos domingos. No entanto, dois dias depois ele renovou contrato com Portiolli.

Golpe em empréstimos consignados no Ceará

A Polícia Civil do Ceará, em conjunto com o setor de Inteligência do Banco do Brasil e outras instituições financeiras, está investigando a ação de uma quadrilha interestadual com ramificações no Ceará e Maranhão, responsável por um golpe que vem fazendo dezenas de vítimas nos últimos meses. Os estelionatários estão se utilizando de informações bancárias sigilosas para sacar dinheiro da conta de clientes que fizeram empréstimos consignados. O volume total do golpe ainda não foi calculado, mas pode chegar a milhões de reais.

Somente na última quinta-feira, seis pessoas foram presas no Ceará, sendo duas em Fortaleza, e as demais nas cidades de Viçosa do Ceará e Quixeramobim. Eram ´laranjas´ da quadrilha, isto é, pessoas que foram aliciadas para sacar dinheiro das contas dos clientes, utilizando documentos falsos. Em troca pelo ´serviço sujo´, receberiam um percentual do valor sacado das contas.

Em Fortaleza, policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações prenderam um casal de maranhenses. José Ribamar Gonçalves Silva, 54; e Maria do Socorro Costa de Oliveira, 49, moram no Interior do Maranhão e chegaram a esta Capital na semana passada com a missão de sacar, cada um, em apenas um dia, R$ 4.122,46. Receberiam por cada retirada a quantia de R$ 500,00. O restante do dinheiro seria entregue aos estelionatários que comandam o bando.

Ao prestar depoimento na DDF, o casal contou detalhes importantes de como os golpistas agem. Ribamar revelou que veio da cidade de Presidente Vargas. Recebeu duas identidades falsificadas. Maria do Socorro foi aliciada na cidade de Tucuru. Os dois foram colocados numa mesma pousada, na Praia de Iracema, e ali recebiam alimentação paga pelos chefes da quadrilha.

As RGs falsificadas encontradas em poder dos dois presos continham os dados (nome, registro de certidão de nascimento etc) de pessoas que eles não conhecem. Eram documentos que reproduziam - com absoluta exatidão - os nomes e outros dados dos clientes que haviam feito empréstimos consignados e não haviam ainda retirado o dinheiro no banco.

Diário do Nordeste

Processos: mutirão carcerário do Ceará começa nesta segunda-feira

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia nesta segunda-feira, 13, um mutirão carcerário no Ceará com o objetivo de verificar processos criminais pendentes. A ação, que tem previsão de durar até setembro, ocorre em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Atualmente a população carcerária do Estado é de aproximadamente 13.500 presos, sendo que 45,72% deles são provisórios (ainda não julgados).

De acordo com o coordenador nacional dos mutirões carcerários do CNJ, o juiz auxiliar da presidência Erivaldo Ribeiro dos Santos, será feito um reexame de todas as prisões na Capital e no interior. Segundo ele, a expectativa é de que o mutirão encontre problemas semelhantes aos verificados em outros Estados, como superlotação e presos provisórios aguardando julgamento. Com relação a esses presos, o juiz diz que o Ceará está acima da média nacional, que é de 43%.

No Ceará, o Juiz Federal da 4ª Região Juiz Federal Marcelo Meireles Lobão coordenará o mutirão pelo CNJ. Os trabalhos de análise dos processos serão feitos nas Comarcas de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Euzébio, Cascavel, Pacajus, Horizonte e Itaitinga. No interior, os trabalhos serão realizados nas Varas dos municípios.

O Povo

Senac - CE inscreve para cursos profissionalizantes

O Programa Senac de Gratuidade está oferecendo gratuitamente 846 vagas em todo o Ceará para 30 cursos em diversos segmentos de educação profissional. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, sao cursos de Gastronomia, Turismo, Moda e Informática voltados para pessoas de baixa renda na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores.

Os cursos ocorrerão nos seguintes municípios: Fortaleza, Crato, Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral, além de Caucaia, Beberibe, Jijoca Farias Brito e Várzea Alegre. Os interessados deverão se inscrever nas unidades do Senac ou em dos postos de atendimento até 17 próximo. O candidato deverá, no ato da inscrição no processo seletivo trazer cópia dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de endereço e preencher o Formulário de Inscrição. A idade mínima para participação no processo seletivo é de 16 anos e serão considerados os requisitos dos cursos (faixa etária, escolaridade, conhecimentos e certificações anteriores).

Bastidores do Ronda

O Ronda do Quarteirão, maior aposta do governo do Ceará na área da Segurança Pública, está sob investigação sigilosa. O POVO descobriu que há 210 denúncias de violação de direitos do cidadão e, casos comprovados, de destruição de computadores das Hilux

Noite em Caucaia. Turno C (das dez da noite às seis da manhã) de um plantão policial. Uma Hilux do Ronda do Quarteirão está parada em local ermo. Não há casas nas proximidades, a iluminação do lugar é precária e nenhum carro vem ou vai. Dentro da viatura refrigerada, um soldado troca carícias, beijos e gemidos com uma garota. De repente, o toque do telefone os interrompe. É o celular da moça. Depois de algumas desculpas e respostas monossilábicas, e após desligar o telefone, ela se aperreia: “É meu marido!”

Incontinente o idílio se desfaz e, rapidamente, a viatura retorna para um dos bairros de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A garota desce em um local que não dá na vista alheia. E em seguida um outro militar, deixado em um bar para não atrapalhar o affair, reembarca na Hilux. “Tu num tem medo de morrer, não, macho?”. Escutam-se risos e os dois retomam o patrulhamento da área. A equipe do Ronda é composta por três militares. Curiosamente, neste caso, não se tem notícia do terceiro.

A narrativa, registrada no áudio do próprio veículo, é enredo de uma das 210 denúncias que estão sendo investigadas contra policiais do Ronda do Quarteirão desde o começo deste ano. Na Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará há uma pilha de processos. Alguns casos já foram comprovados através de fotos, áudios e vídeos. Como a história dos policiais vândalos que destruíram criminosamente equipamentos mecânicos e de informática instalados nas modernas picapes. A tecnologia adquirida como aliada do trabalho policial está sendo avariada. Sabotagem utilizada para encobrir crimes dos militares.

Além da viatura que se transformou em motel e da destruição de equipamentos, há ainda registro de supostas extorsões, cerca de 90 notícias sobre violação de direitos do cidadão - espancamentos, torturas, abusos de poder, invasão de domicílio. Justamente as práticas nefastas e viciadas que o Governo tenta banir através do Ronda.

A enxurrada de denúncias contra o Ronda do Quarteirão, principal aposta na área da segurança pública do Governo Cid Gomes (PSB) e que contou com a boa aceitação da população, causou ira em Cid e uma saia justa na Corregedoria. A cúpula do governo convocou às pressas, há dois meses, o corregedor-geral José Armando da Costa. Impossibilitado, alegando problema de agenda, Armando enviou uma delegada-corregedora.

O Povo

domingo, 12 de julho de 2009

Barrichello diz não querer ouvir "blá blá blá" da equipe Brawn GP

O piloto brasileiro Rubens Barrichello mostrou-se irritado e descontente com sua equipe, a Brawn GP, e disse que a escuderia o fez perder a vitória do GP da Alemanha de F-1, disputado neste domingo, no circuito de Nürburgring.

Barrichello, que não vence uma prova desde o GP da China de 2004, quando ainda competia pela Ferrari, largou em segundo e liderou a prova por algum tempo, mas acabou na sexta colocação. Barrichello teve problemas em uma das paradas nos boxes e teve a sua corrida atrapalhada.

"Estou terrivelmente irritado pela forma como as coisas aconteceram hoje. Esta é uma boa amostra de como perder uma vitória em uma corrida", disse o piloto brasileiro.

Barrichello disse ainda que seu único desejo naquele momento era pegar um avião e ir para casa. "Não quero falar com ninguém da equipe porque só seria blá, blá, blá, e não quero escutar isso. Estou muito irritado", disse.

"Fiz tudo o que tinha de fazer. Tinha que chegar em primeiro à primeira curva e isso foi o que ocorreu. Depois, a equipe me fez perder a corrida. Se continuarmos assim, acabaremos perdendo os Mundiais de Pilotos e Construtores, e isso seria terrível", completou.

Com o resultado, Barrichello caiu do segundo para o quarto lugar na classificação geral, com 44 pontos, atrás agora do australiano Mark Webber, com 45,5, e do alemão Sebastian Vettel, com 47, dupla da Red Bull. A liderança continua com o inglês Jenson Button, companheiro do brasileiro na Brawn GP, que tem 68.

TV Diário agora na Internet

A TV Diário é um dos veículos do Sistema Verdes Mares, maior grupo de comunicação do Estado do Ceará, que também atua nos meios rádio, jornal, e internet. A emissora tem como prioridade discutir as questões sociais do nosso Estado, abrindo espaço para a comunidade opinar sobre diversos assuntos nos seus programas e noticiários.

O talento e a criatividade cearense também estão sempre em evidência na programação da TV Diário que devido à diversidade de seus programas atinge todas as classes sociais, seja qual for sua área de interesse. É a TV que fala a língua do cearense.

A TV Diário tradicional canal 22 de Fortaleza, além de ser assitido em TV aberta em várias cidades do estado passará a ser assistido tambem via internet. A emissora nordestina durante o tempo que passou sendo retransmitida pela parabólica recebeu reconhecimento em nível nacional pela sua excelente qualidade de programação e pelo carisma de seus apresentadores.

Para assistir é só clicar no link TV Diário

Reportagem Adriano Silva
Ibicidade.com

Michael foi assassinado, diz irmã do cantor

Dois tabloides britânicos publicaram neste domingo (12) matérias onde citam La Toya Jackson dizendo que ela acredita que o irmão Michael Jackson foi assassinado como parte de uma conspiração para roubar sua fortuna. Nos dois dos principais jornais sensacionalistas britânicos, o "News of the World" e "The Mail on Sunday", a irmã do "rei do pop" assegura ainda saber quem são os assassinos.

No "News of the World", La Toya afirma que são várias as pessoas responsáveis pela morte de seu irmão e que a razão foi "uma conspiração para ficar com o dinheiro de Michael". Suas declarações foram feitas dois dias depois que o chefe da polícia de Los Angeles admitiu que o assassinato era uma das linhas de investigação, algo sobre o que La Toya não tem dúvidas.

"Houve uma conspiração. Acho que foi tudo pelo dinheiro. Michael valia mais de US$ 1 bilhão em ativos por direitos de difusão musical e alguém o matou por isso. Valia mais morto que vivo", diz a irmã mais velha do cantor, que não dá nomes em nenhum momento sobre quem possam ser os assassinos.

Polícia prende em flagrante mulher de boxeador morto em Porto de Galinhas

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante, neste domingo (12), a mulher do boxeador canadense Arturo Gatti, 37 anos, encontrado morto na manhã do sábado, em um flat alugado em Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE).

De acordo com a polícia, ele foi assassinado pela mulher. Ela teria enforcado o marido enquanto ele dormia.

A prisão aconteceu depois de a polícia ter ouvido o depoimento da mulher do boxeador na noite de sábado. Ela teria sido a primeira pessoa a encontrar o corpo do pugilista canadense na sala do apartamento, onde o casal passaria um mês de férias.O delegado Josedith Ferreira disse que encontrou inconsistências no depoimento.

Segundo ele, a mulher do pugilista disse que acordou às 6h, chamou pelo marido, mas achou que ele ainda estava dormindo, então resolveu cuidar do filho de pouco mais de um ano. Somente por volta das 9h ela teria tocado no corpo do marido e percebido que ele estava morto.

Ferreira afirmou que ela contou à polícia que, na noite anterior, o casal estava num bar e teria discutido, supostamente por ciúmes. O boxeador teria empurrado, machucando-a no cotovelo e no queixo. A esposa informou ainda que o marido estaria embriagado.

G1

Discussão banal acaba em morte na zona rural de Acopiara

Uma discussão banal acabou em morte nas primeiras horas de hoje, no sítio Arara, em Acopiara. A vítima foi o agricultor Bomfim Pedro Soares, 23 anos, que foi morto com uma facada no tórax.
O corpo do agricultor foi levado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.
O autor do crime foi Manoel Lindoval de Almeida, 47 anos, que está foragido.
De acordo com informações colhidas junto a Delegacia de Polícia Civil de Acopiara a vítima já tinha passagem pela polícia.