segunda-feira, 13 de julho de 2009

Golpe em empréstimos consignados no Ceará

A Polícia Civil do Ceará, em conjunto com o setor de Inteligência do Banco do Brasil e outras instituições financeiras, está investigando a ação de uma quadrilha interestadual com ramificações no Ceará e Maranhão, responsável por um golpe que vem fazendo dezenas de vítimas nos últimos meses. Os estelionatários estão se utilizando de informações bancárias sigilosas para sacar dinheiro da conta de clientes que fizeram empréstimos consignados. O volume total do golpe ainda não foi calculado, mas pode chegar a milhões de reais.

Somente na última quinta-feira, seis pessoas foram presas no Ceará, sendo duas em Fortaleza, e as demais nas cidades de Viçosa do Ceará e Quixeramobim. Eram ´laranjas´ da quadrilha, isto é, pessoas que foram aliciadas para sacar dinheiro das contas dos clientes, utilizando documentos falsos. Em troca pelo ´serviço sujo´, receberiam um percentual do valor sacado das contas.

Em Fortaleza, policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações prenderam um casal de maranhenses. José Ribamar Gonçalves Silva, 54; e Maria do Socorro Costa de Oliveira, 49, moram no Interior do Maranhão e chegaram a esta Capital na semana passada com a missão de sacar, cada um, em apenas um dia, R$ 4.122,46. Receberiam por cada retirada a quantia de R$ 500,00. O restante do dinheiro seria entregue aos estelionatários que comandam o bando.

Ao prestar depoimento na DDF, o casal contou detalhes importantes de como os golpistas agem. Ribamar revelou que veio da cidade de Presidente Vargas. Recebeu duas identidades falsificadas. Maria do Socorro foi aliciada na cidade de Tucuru. Os dois foram colocados numa mesma pousada, na Praia de Iracema, e ali recebiam alimentação paga pelos chefes da quadrilha.

As RGs falsificadas encontradas em poder dos dois presos continham os dados (nome, registro de certidão de nascimento etc) de pessoas que eles não conhecem. Eram documentos que reproduziam - com absoluta exatidão - os nomes e outros dados dos clientes que haviam feito empréstimos consignados e não haviam ainda retirado o dinheiro no banco.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: