terça-feira, 14 de julho de 2009

Resultado da Uece deve sair no próximo mês

As duas provas específicas, com o total de 40 questões, finalizaram a segunda fase do vestibular 2009.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que começou no domingo e seguiu até ontem. Foram 4.670 candidatos nesta segunda etapa, que fizeram os testes no campus do Itaperi e no Centro de Humanidades (CH) da instituição. A previsão dos organizadores do concurso é de que o resultado seja divulgado até o início do mês de agosto.

As provas de ontem foram Física e Química, além de História e Geografia. No domingo, houve testes de Redação para todos os candidatos e uma específica de acordo com a opção de curso - Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Língua Espanhola e Língua Francesa. O gabarito das provas está disponível no site da Universidade.

O presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), José Maria de Santiago, avalia que os dois dias de prova foram tranquilos, começaram e terminaram no horário previsto e não houve incidentes. Ontem, três alunas fizeram as provas em uma sala especial - uma está grávida, outra com a perna quebrada e mais outra foi transferida, durante a prova, da sala para o auditório.

As provas foram realizadas em Fortaleza e em mais outras cinco cidades do Interior: Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu, Crateús e Itapipoca. Na Capital, foram aprovados para a segunda fase 4.081 candidatos. No Interior, foram 589.

Os candidatos disputam vagas para todos os cursos da Uece neste vestibular, com exceção de Medicina e Psicologia, que não são ofertados no meio do ano. Na segunda fase, os cursos com maior concorrência são Enfermagem e Nutrição, nesta ordem, informa José Maria de Santiago, presidente da CEV. Eles também foram os mais concorridos na primeira etapa do vestibular. A divulgação dos resultados dependerá, sobretudo, da correção da prova de Redação, adianta o professor Santiago.

O Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

ESCÂNDALO DA FUNASA: HOMEM BOMBA PRESTA DEPOIMENTO DE 5 HORAS À PF
Por: Donizete Arruda


O engenheiro da Fundação Nacional de Saúde(Funasa), Mauro Façanha - considerado um verdadeiro homem bomba pelo volume de informações que detém, prestou depoimento de cinco horas à Polícia Federal. O delegado Carlos André, responsável pelos inquéritos, que apuram as fraudes com verbas federais da Funasa, não comentou o que foi revelado. Mauro Façanha é apontado como um dos principais envolvidos nesse escândalo denunciado pela PF durante a Operação Fumaça desencadeada em junho no Ceará.

Segundo apurou o portal CearaAgora.com.br , o engenheiro Mauro Façanha comentou sobre seu trabalho como engenheiro da Funasa no Ceará e as vinculações dele com as prefeituras. Há um temor generalizado entre os prefeitos do Ceará quanto a um acordo de delação premiada entre Mauro Façanha e a Polícia Federal.

Os prefeitos cearenses temem que Mauro Façanha venha a falar o que sabe sobre os convênios firmados entre a Funasa e as prefeituras além de contar os bastidores de licitações e de como as obras eram executadas. Porém, até o momento o acordo de delação premiada não ocorreu. Mauro Façanha depôs mas sem revelar tudo o que sabe.

Mesmo sem contar com a colaboração do engenheiro Mauro Façanha, as investigações da Polícia Federal estão bem avançadas. Os grampos telefônicos realizados durante os meses que antecederam a deflagração da Operação Fumaça são ricos em detalhes que comprometem políticos do Ceará e revelam os esquemas de corrupção na distribuição de verbas da Funasa.