terça-feira, 14 de julho de 2009

Deputado Eliene Lima diz que PEC dos Vereadores pode ser revogada

A polêmica ‘PEC dos Vereadores’, que prevê ampliação no número de vereadores em todo o país, tende a ser reprovada. A opinião é do deputado Eliene Lima (PP-MT), ao comentar que os parlamentares federais têm sofrido forte pressão, para que votem contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 336/09, caso ela vá para votação no plenário.

Eliene comenta que a maioria dos vereadores é contra a PEC por entender que ela, sendo aprovada na Câmara e no Senado, provoca prejuízos financeiros junto às casas legislativas. “Antes havia apenas uma corrente, formada por suplentes, para a aprovação da Proposta.

Porém depois que o Senado aprovou a outra parte da PEC dos Vereadores, que reduz repasses financeiros das prefeituras para as Câmaras, muitos vereadores foram até Brasília pressionar os deputados para que se posicionem contra a Proposta. Agora são dois grupos contrários, pressionando os parlamentares”, explica Lima, que é a favor da PEC.

Segundo o parlamentar progressista, os vereadores alegam que como o repasse de verbas por parte das prefeituras é pouco, a entrada de novos legisladores e a redução de recursos dificultariam ainda mais a situação financeira das Câmaras. “Como tenho visto em Brasília uma grande pressão daqueles vereadores já empossados, acredito que será difícil esse assunto ser aprovado”, opina Eliene.

Atualmente tramitam na Câmara duas ‘PEC dos Vereadores’. Uma de nº 336/09, que aumenta o número de vereadores, e outra com a inscrição 379/09, que reorganiza o repasse às casas legislativas. As duas já foram aprovadas na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, e estão em análise na Comissão Especial.

2 comentários:

Anônimo disse...

ESCÂNDALO DA FUNASA: HOMEM BOMBA PRESTA DEPOIMENTO DE 5 HORAS À PF
Por: Donizete Arruda


O engenheiro da Fundação Nacional de Saúde(Funasa), Mauro Façanha - considerado um verdadeiro homem bomba pelo volume de informações que detém, prestou depoimento de cinco horas à Polícia Federal. O delegado Carlos André, responsável pelos inquéritos, que apuram as fraudes com verbas federais da Funasa, não comentou o que foi revelado. Mauro Façanha é apontado como um dos principais envolvidos nesse escândalo denunciado pela PF durante a Operação Fumaça desencadeada em junho no Ceará.

Segundo apurou o portal CearaAgora.com.br , o engenheiro Mauro Façanha comentou sobre seu trabalho como engenheiro da Funasa no Ceará e as vinculações dele com as prefeituras. Há um temor generalizado entre os prefeitos do Ceará quanto a um acordo de delação premiada entre Mauro Façanha e a Polícia Federal.

Os prefeitos cearenses temem que Mauro Façanha venha a falar o que sabe sobre os convênios firmados entre a Funasa e as prefeituras além de contar os bastidores de licitações e de como as obras eram executadas. Porém, até o momento o acordo de delação premiada não ocorreu. Mauro Façanha depôs mas sem revelar tudo o que sabe.

Mesmo sem contar com a colaboração do engenheiro Mauro Façanha, as investigações da Polícia Federal estão bem avançadas. Os grampos telefônicos realizados durante os meses que antecederam a deflagração da Operação Fumaça são ricos em detalhes que comprometem políticos do Ceará e revelam os esquemas de corrupção na distribuição de verbas da Funasa.

Anônimo disse...

não é apenas os vereadores q são contra a esse absurdo mais a grande maioria do povo brasileiro, q deveria ser a prioridade mas na verdade são mesmo é esplorado sempre, ainda existe alguns pessoas q falan de representatividade isso nunca houve essas pessoas q falan isso ou é suplente ou é parente deles só q senhores deputados eles são a menoria e voces vão sentir nas urnas o peso da opinião e a revolta do povo, é claro isso vale para quen apoia essa covardia contra o povo.