domingo, 16 de janeiro de 2011

Jovens estagiários são inseridos no mercado de trabalho

 
A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, inicia o ano gerando oportunidades através do Projeto Jovem Estagiário Municipal em parceria com a Secretária de Saúde.

No último dia 04 de Janeiro, 24 jovens de diversas comunidades a partir de 16 anos do 1º e 2º ano das escolas publicas, iniciaram seus estágios nos PSF´s do município de Iguatu.

O Projeto Jovem Estagiário Municipal tem como objetivo proporcionar a inclusão de jovens no mercado de trabalho, onde os mesmos realizarão um estágio de 04 horas e receberão uma bolsa de R$: 200,00 por um período de um (01) ano.

Os 47 jovens inscritos passaram por um processo seletivo, com preenchimento de fichas e oficina de seleção, onde foram analisados vários critérios, desde perfil, renda e formação. Esse processo foi realizado em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude, através da coordenadoria de juventude.

A maioria dos jovens selecionados são egressos do Programa Primeiro Passo da linha Bolsista onde os mesmos participaram de uma formação social e profissional.

O Prefeito Agenor Neto ressaltou que tem como meta diminuir os índices de desemprego do município e buscar permanentemente parcerias e articulações entre poder publico e o empresariado que são fundamentais para geração de emprego.

Segundo Izaura Gomes, Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, “essa ação mostra a intersetorialidade entre as secretarias, e que para muitos jovens é a primeira oportunidade no mercado de trabalho”, ressaltando o compromisso de ampliar projetos de inserção de jovens no mercado de trabalho no ano de 2011 pela administração.

Redação: Natália Mendes via Iguatu Notícias

MPE – Invesigação é com a Polícia Civil e não com a PM

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do promotor de Justiça José Francisco de Oliveira Filho, recomendou ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, coronel José Bezerra, que a atividade de inteligência “permaneça sob a exclusividade de Polícia Judiciária Civil, ou seja, Polícia Civil. O documento foi enviado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na última quinta-feira (13) pélo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, Execução Penal de Controle Externo da Atividade Policial.

O pedido do órgão surge quatro dias após o anúncio do novo secretário de Segurança, coronel José Bezerra, de reinstalar os serviços de inteligência das companhias do 5º e 6º Batalhões da PM. As unidades são responsáveis pelo policiamento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e haviam sido extintas pelo então secretário Roberto Monteiro.

Para o Ministério Público, a Polícia Militar deve “limitar-se na coleta de informações de atividades desenvolvidas pelos próprios integrantes, sob pena de afronta às normais constitucionais e infraconstitucionais”. Se reativada a inteligência da 2ª Seção da PM, deve permanecer vinculada na capital e Região Metropolitana ao Comando Geral. O promotor também pede que seja vetada qualquer atividade investigatória de policiais militares integrantes do serviço de inteligência.

Na quarta e última observação, a expressão “recomendação” está escrita em caixa alta e dá o tom do documento, que cita a penalização para o descumprimento. “Tem por objetivo prevenir responsabilidades no campo Administrativo e Penal, e sua inobservância violará, induvidosamente, a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Ceará e demais legislações infraconstitucionais, o que obrigará o Ministério Público do Ceará, através do CAOCRIM, buscar a via jurisdicional para provável recomposição da ordem jurídica porventura ameaçada

PT controla 60% dos cargos federais

A hegemonia do PT no governo Dilma Rousseff se revela mais pelo domínio dos cargos na administração federal do que pelo controle das verbas orçamentárias.

Segundo levantamento feito pela Folha, os ministérios entregues aos petistas, que movimentam pouco mais de 30% de todo o Orçamento da União, abrigam algo em torno de 60% dos cargos de livre nomeação existentes na Esplanada.

Em potencial, são 13,4 mil postos de comando e assessoria, incluindo os do gabinete presidencial, a serem oferecidos a especialistas do setor privado ou apadrinhados políticos, aos servidores públicos mais talentosos ou os mais alinhados às chefias.

No total, o Executivo dispõe de 21,7 mil cargos desse tipo, disputados pelos partidos e conhecidos no jargão brasiliense pelas siglas NES (Natureza Especial) e, principalmente, DAS (Direção e Assessoramento Superiores) -cujos níveis vão de um a seis, crescentes conforme a posição do nomeado na hierarquia federal.

Papa se solidariza com vítimas da tragédia no Rio

O papa Bento XVI prestou solidariedade às vítimas da enxurrada na região serrana do Rio. O comunicado foi enviado à Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, com base no telegrama transmitido pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de estado do Vaticano.
“Consternado com as trágicas consequências das fortes chuvas que atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro, particularmente as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, sua santidade o Papa Bento XVI pede a vossa excelência que transmita a certeza da sua solidariedade espiritual ao querido povo fluminense”, diz trecho do comunicado.

Aposta de SP acerta as seis dezenas da Mega-Sena acumulada

Uma única aposta de São Paulo (SP) acertou as seis dezenas do concurso 1.249 da Mega-Sena, sorteadas neste sábado (15) pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Os números sorteados foram: 03 – 08 – 36 – 40 – 51 – 53.
A aposta vencedora da Mega-Sena receberá R$ 11.177.972,67, enquanto os 103 bilhetes que acertaram a quina vão receber R$ 17.808,90 cada um. A quadra vai ser dividida entre 5.887 apostas, com prêmio individual de R$ 445,12.

O sorteio foi realizado em Ilhabela (SP), às 20h (horário de Brasília). O valor acumulado para o próximo sorteio é de R$ 9 milhões, segundo a CEF.
 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Agricultor é morto à bala em Saboeiro

O plantão de polícia registrou ontem, por volta das 18 horas um homicídio à bala na localidade de vila Felipe, distante 20 Km da sede urbana de Saboeiro. 

A vítima foi o agricultor Francisco Moreira Sérgio Filho, vulgo "Rabi", 22 anos. Ele foi atingido com pelo menos 03 disparos.  

Segundo informações de populares que não quiseram se identificar, a vítima era acusada de praticar furtos nas proximidades. 

O crime teria sido cometido por dois homens,  trajando roupas escuras, em uma moto  Honda Fan de cor preta, que evadiram-se pela CE-284 em direção ao município de Jucás.

Moradores acopiarenses lamentam retirada do programa "Acopiara Urgente" do ar

Enquanto o prefeito de Acopiara faz festa em praça pública para inaugurar sua emissora de rádio, grande parte da população chora, por perder o programa Acopiara Urgente, até então, apresentado aos sábados na rádio Vale do Quincoê.

Produzido pelos radialistas Lindomar Rodrigues, Pinheirinho e Ozemar Rodrigues, o programa Acopiara Urgente era líder absoluto em audiência e o único na grade da emissora a tirar o sono da administração municipal através de suas denúncias. O povo utilizava o espaço para reclamar e reivindicar os seus direitos.

A falta de dinheiro para bancar o horário motivou a retirada do jornalismo do ar.

Com o silêncio do programa, a tendência, é que o descaso da administração continue reinando principalmente, na área da saúde. 

Em contato com o blog o médico e líder político Vilmar Félix Martins lamentou, em nome da população, a retirada do programa do ar. 

Além de se solidarizar com os ouvintes Vilmar afirmou que um dos grandes projetos para este ano, será a implantação de mais uma emissora de rádio na cidade para dar oportunidade aos que mais precisam.

Em tempo

O grande sonho do atual prefeito de Acopiara era ver o programa fora do ar. Finalmente o sonho foi realizado.

Queda de avião perto de Goiânia mata seis


A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a queda de um avião que fazia o trajeto entre Brasília e Goiânia no início desta noite. O avião particular, modelo Beech 22, era ocupado por seis pessoas. Todas morreram no acidente.

Segundo a FAB, o último contato com a torre de controle foi feito às 18h15. Até então, não havia sido relatado nenhum tipo de problema no voo.

A queda ocorreu perto de Goiânia. O Corpo de Bombeiros da capital goiana foi acionado às 18h34.

Um dos netos do governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, estava entre as vítimas.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiânia, além do adolescente de 13 anos, morreram mais dois amigos que o acompanhavam, a mãe de um deles e os dois pilotos.

De acordo com os bombeiros, o avião bateu em um morro, pegou fogo e caiu. Um dos passageiros foi lançado para fora e os outros foram encontrados dentro da aeronave, prefixo PRART.

Coligação pede cassação do mandato do governador Cid Gomes, diz Folha

Uma matéria publicada no portal do grupo Folha de São Paulo, nesta quinta-feira (13), afirma que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), recebeu doação de duas empresas que têm autorização da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) para funcionar.

Segundo a publicação, elas contribuíram para a campanha com R$ 700 mil no total. Essa doação é questionada pela coligação PR/PPS, que ingressou com pedido de impugnação de mandato contra o governador do Ceará.

A Folha informa que teve acessão à ação, que tramita em segredo de Justiça no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cearense.

O texto ainda aponta outros supostos ilícitos que indicariam, segundo o autor da acusação, abuso de poder econômico, corrupção e fraude na campanha de reeleição de Cid, como o uso de um jatinho de uma empresa que tem contrato com o governo estadual para transportar o candidato. A campanha informou à Justiça Eleitoral ter arrecadado R$ 28,9 milhões.

A lei proíbe empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de doarem recursos para campanhas eleitorais.

OUTRO LADO

As empresas implicadas no caso, ouvidas pela reportagem do jornal paulista, negaram irregularidades.  Admitiram ter autorização de agências para operar, e não concessão ou permissão, condição que não se enquadra na restrição da lei.

Segundo a Folha, o advogado do governador na área eleitoral estaria viajando e por isso não deu declaração. O jornal informa ainda que também não localizou ninguém da assessoria de imprensa do governador para comentar o assunto.

Confira a íntegra da matéria publicada pela Folha.com, aqui.

Policiais civis são presos acusados de extorsão


Dois inspetores da Polícia Civil, lotados no 32º DP (Bom Jardim), foram presos acusados de exigir R$ 10 mil para não prender um homem (identidade preservada), que estava criando um animal silvestre (macaco) em sua residência.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos de Araújo Dantas, os policiais Alexsandro de Freitas Carvalho, 31; e Elias Ferreira de Sousa Filho, 29, receberam voz de prisão de colegas do Departamento de Inteligência Policial (DIP), na tarde da última quinta-feira (13), no bairro Maraponga, depois de receberem a quantia de R$ 1 mil da vítima.

Dantas afirmou, em entrevista coletiva na tarde de ontem, que os inspetores haviam procurado a vítima na noite de quarta-feira (12) e exigido o dinheiro para não realizar nenhum procedimento contra ela. Inicialmente, o valor da extorsão era de R$ 10 mil. A vítima afirmou não possuir o dinheiro e prometeu pagar R$ 1 mil. O superintendente disse ter tomado conhecimento do fato na manhã seguinte e iniciou a investigação juntamente com o delegado Lúcio Torres, diretor do DIP.

MPF quer manter suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito de Canindé

O Ministério Público Federal quer manter a suspensão dos direitos políticos passivos de Luiz Ximenes Filho, ex-prefeito de Candindé.

O réu foi condenado pela Justiça Federal no Ceará por crime de responsabilidade, por não prestar contas de recursos federais referente aos anos de 1999 e 2000.

O ex-prefeito recebeu pena de 6 meses de detenção, substituída pelo pagamento de 6 salários mínimos, perdeu o cargo e os direitos políticos passivos.

Luiz Ximenes Filho recorreu da decisão. O caso será julgado pela 1ª turma do TRF, no Recife.

Encontro em Jucás reúne profissionais da imprensa

Será realizado hoje, no Polo de Lazer Cely Correia, nesta cidade, o IV Encontro Regional de Jornalistas e Radialistas do Ceará. O evento vai reunir profissionais das regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns e é promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) e pelo Sindicato dos Correspondentes de Rádios, Jornais e TVs do Estado do Ceará (Sincorce). Segurança pública, combate às drogas, preservação ambiental, infraestrutura, saneamento básico e comunicação serão temas abordados no encontro que começa às 9 horas e se estende até as 14 horas.

Foram convidados à participação os secretários de Segurança Pública do Estado, coronel Bezerra, para falar sobre a temática da violência e do combate às drogas no Interior; de Infraestrutura, Adail Fontenele, para tratar da ampliação do terminal do Aeroporto Regional do Centro-Sul, localizado na cidade de Iguatu; e das Cidades, Camilo Santana, para abordar políticas públicas de despoluição do Rio Jaguaribe e implantação de obras de saneamento básico.

O evento prevê ainda mais duas palestras. O coordenador executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, Jorge Moura, vai falar sobre sustentabilidade ambiental. Por último, o professor Palácio Leite, coordenador da Universidade Patativa do Assaré, vai tratar da temática da Comunicação.

Várias pessoas receberão a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira, dentre eles, o jornalista e correspondente do Jornal Diário do Nordeste, Honório Barbosa, e o colaborador, Richard Lopes.

O diretor geral de programação da TV Verdes Mares, jornalista Edilmar Norões, foi convidado para receber diploma em reconhecimento à sua atuação profissional, bem como homenagem ao Sistema Verdes Mares pelo espaço concedido às informações do Interior.

Diário do Nordeste

Cultivo consorciado é viável para fruticultura em Iguatu


A maioria dos pequenos produtores rurais reclama que o plantio de culturas tradicionais, como arroz, está inviável, por causa do elevado custo de produção e do baixo valor de venda do produto. Mas o que fazer para superar essa dificuldade, e não permanecer ocioso no campo e obter renda? Um bom exemplo vem da localidade de Barra, na zona rural deste Município, na região Centro-Sul. O cultivo irrigado e consorciado de goiaba, maracujá, mamão, milho, feijão verde e melancia mostra-se viável e anima os agricultores.

O projeto foi implantado em novembro passado numa ação em parceria entre a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu com a Ematerce. Para demonstrar o sucesso do experimento, essas duas instituições realizaram ontem, pela manhã, um Dia Especial de Campo, que reuniu dezenas de produtores rurais. "Queremos que outros agricultores sigam esse modelo que é de baixo custo e viável", disse o secretário de Agricultura, Valdeci Ferreira.

De acordo com as informações do assessor técnico da Secretaria de Agricultura de Iguatu, Ednaldo Barros, o projeto é pioneiro no Município e segue técnicas modernas de produção, que são praticadas no Vale do Rio São Francisco, em Petrolina (PE). O sistema de irrigação é localizado, por micro aspersão. "Fazemos análise de solo, uso correto de nutrientes e de agrotóxicos, classificados como limpos, que não agridem o meio ambiente, em quantidade mínima", frisou Barros.

Acusado de homicídio e tentativa de assassinato em Iguatu será levado a júri popular

O juiz José Batista de Andrade, titular da 1ª Vara da Comarca de Iguatu, determinou que Francisco Fernandes Lopes de Lavor seja levado a júri popular por homicídio e tentativa de assassinato.

O réu é acusado de ter matado Gabriel Carlos Ferreira e tentado contra a vida de Raimundo Renato Teixeira, em 11 de janeiro de 2004.

Os crimes ocorreram na rua Apuque Lima Verde, no bairro Alto do Jucá, em Iguatu. Conforme os autos (nº 1061-62.2006.8.06.0091/0), Francisco Lopes perseguiu as vítimas em seu carro após discussão em um bar.
O réu atingiu intencionalmente a moto onde estavam Gabriel e Renato, fazendo com que os dois caíssem. A primeira vítima, à época com 27 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já a segunda sofreu várias lesões, mas escapou.

O Ministério Público (MP) estadual denunciou Francisco Lopes por homicídio qualificado e lesão corporal grave. A defesa alegou insuficiência de provas e pediu a absolvição do réu.

O titular da 1ª Vara da Comarca de Iguatu acatou em parte a denúncia do MP, mantendo a acusação de homicídio qualificado e alterando a de lesão corporal grave para a de tentativa de homicídio por motivo torpe.

A decisão do magistrado foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de ontem, 5a.feira (13/01). Indenização Em outro processo (nº 211-76.2004.8.06.0091/0), o juiz José Batista de Andrade condenou o mesmo réu a pagar indenização, por danos materiais, de um salário mínimo aos filhos da vítima Gabriel Carlos Ferreira.

As crianças, que têm oito anos de idade, receberão o valor integral da pensão até atingirem a maioridade. 

Depois disso, a quantia será reduzida para meio salário, até completarem 24 anos. O magistrado determinou ainda o pagamento de R$ 30 mil por danos morais.

Fonte: TJ/Ceará

Mãe mata filhos de 2 e 4 anos e depois comete suicídio em Pedra Branca-CE.

A cidade de Pedra Branca, no Sertão Central, está chocada com um acontecimento ocorrido na noite desta sexta-feira (14). Ana Santana Luciana da Silva, de 20 anos, foi encontrada morta junto com seus dois filhos, um menino de apenas dois anos e uma menina de quatro anos.

De acordo com informações do soldado Júlio César Lima, da Polícia Militar da cidade, o pai de Luciana encontrou a filha e os netos enforcados por volta das 18h40min. O PM informou ainda que a mulher sofria de depressão.Investigação inicial aponta que Luciana Silva assassinou os filhos e depois cometeu suicídio.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ceará recua e aceita proposta de TV para transmitir jogos

A polêmica criada pela diretoria do Ceará de não aceitar a oferta da TV para a transmissão dos jogos do Campeonato Cearense teve uma reviravolta. Depois de bater o pé e anunciar que não aceitaria a cota de R$ 500 mil, o presidente do clube alvinegro, Evandro Leitão, mudou de idéia.

Nesta sexta-feira, em reunião com a cúpula da TV Verdes Mares (filiada da Rede Globo), os dirigentes do Ceará selaram a paz e liberaram os jogos para serem transmitidos.

"Percebemos que o maior entrave tinha sido causado pela Federação Cearense de Futebol, que negociou o contrato sem nos ter consultado. Tivemos uma conversa franca e bem aberta com os diretores do Sistema Verdes Mares e chegamos a um denominador comum. Jamais houve qualquer rusga ou guerra entre nós, é bom que se esclareça isso. Nossa insatisfação era com a federação. O certo é que aparamos as arestas e tudo foi resolvido", declarou o diretor de futebol do Ceará, Robinson de Castro.

Sobre estampar nos uniformes a marca de uma das empresas do Grupo Edson Queiroz (dono do Sistema Verdes Mares), um dos pontos em que Castro não aceitava de forma alguma o dirigente do clube confirmou que o Ceará vai usar sim na parte inferior da camisa, abaixo do patrocínio máster.

Por outro lado, Robinson não quis falar se o clube receberá algum bônus pelo novo patrocinador.

Com o imbróglio solucionado, a TV Verdes Mares, que começará no próximo fim de semana a exibir os jogos do Campeonato Cearense, deve transmitir já no domingo a partida do Ceará. O time alvinegro enfrentar o Horizonte, na cidade de mesmo nome, no Estádio Domingão, pela segunda rodada.

Na abertura do Estadual, o Ceará estreou com vitória ao bater o Limoeiro por 1 a 0.

Mantega anuncia que mínimo vai a R$ 545

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (14) que o governo defenderá um novo valor para o salário mínimo neste ano. Segundo ele, ao invés de R$ 540, conforme o governo vinha determinando até o momento, o Executivo defenderá uma correção do salário mínimo para R$ 545, mas a partir de fevereiro deste ano, com pagamento em março. Deste modo, os trabalhadores receberão R$ 540 em fevereiro (relativos ao mês anterior), e R$ 5 a mais no mês de março. O valor precisa ser aprovado pelo Congresso.

"O salário mínimo vai ficar em R$ 545. Vamos fazer modificação na correção que foi feita. Projetamos uma inflação para poder fazer o decreto [que reajustou o salário mínimo para R$ 540], mas a inflação foi maior. Vamos fazer uma correção, substituindo dezembro estimado por dezembro realizado. Iria para R$ 543, mas, arredondando, vai para R$ 545", declarou ele, bricando que, assim, não haveria problemas de sacar os valores nos caixas eletrônicos. "Arredondamos [de R$ 543] para R$ 545 para dar uma colher de chá para o trabalhador"

Carro-forte é assaltado próximo à Uruoca

Hoje, 14 de janeiro, por volta das 13:30h, uma quadrilha fortemente armada praticou assalto a um carro-forte próximo a cidade de Uruoca. O veículo que transportava dinheiro ia no sentido Granja – Sobral, quando foi surpreendido por uma barricada e vários homens fortemente armados atirando.

Os quatros seguranças da empresa Corpvs que estavam no veículo chegaram a trocar tiro com os bandidos, mas sem sucesso, pois as armas utilizadas pelo bando eram de grosso calibre. Na troca de tiros um segurança, que dirigia o veículo, foi atingido, não resistindo aos ferimentos e o pneu de um dos carros da quadrilha foi atingido por uma bala. Os bandidos trocaram o pneu do veículo, deixando o furado no local, e os Guardas que faziam a segurança do carro-forte correram para dentro da mata.
O bando saiu em fuga, dividido em dois grupos, levando os malotes. O valor do roubo não foi divulgado. No local ainda foi encontrado explosivos, que possivelmente iriam ser utilizados para explodir o carro. Segundo informações colhidas no local, os carros utilizados pelos assaltantes eram blindados.

“Vou sair dessa vida, essa é a segunda vez que acontece isso.” disse um Segurança, ao lado do corpo do seu companheiro de profissão, morto na troca de tiros.

Camocim Notícias

Palácio do Planalto divulga foto oficial de Dilma Rousseff com a faixa presidencial


Com um blaser de cor “off white” e usando batom cereja, sombra clara e brincos de pérolas, a presidenta Dilma Rousseff foi fotografada por Roberto Stuckert Filho, fotógrafo da Presidência, no último domingo (9). O retrato oficial de Dilma foi apresentado nesta sexta-feira (14) no Palácio Planalto.

A foto oficial da presidenta com a faixa presidencial será afixada em prédios e salas da administração federal. A imagem foi feita no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Martinópole: vigilante de carro forte morre após troca de tiros com assaltantes

Um vigilante, ainda não identificado, foi morto na tarde desta sexta-feira (14), na cidade de Martinópole, Noroeste do Ceará, durante um assalto a um carro forte que transportava dinheiro para Uruoca.

Bandidos pararam o carro forte na CE-362 e houve intensa troca de tiros. De acordo com a polícia, os assaltantes  conseguiram levar cinco malotes de dinheiro. O valor da quantia ainda não foi divulgado e os bandidos continuam foragidos.

Blog se antecipa e anuncia Roberto Cláudio para presidência da Assembléia

Como o blog já havia antecipado o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) é o nome indicado pelo governador Cid Gomes para presidir a Assembleia Legislativa do Ceará durante os próximos dois anos. Os holofotes estavam voltados para os deputados Wellington Landim e Zezinho Albuquerque, que travavam uma disputa desde 2010, mas será o ex-vice-líder do Governo na Casa que assumirá o cargo.

Cid antecipou a definição, que sairia apenas no retorno de suas férias. O nome deve ser anunciado oficialmente ainda hoje (14). Landim será o líder do bloco governista e Zezinho Albuquerque continuará na primeira secretaria do parlamento estadual. Enquanto os dois socialistas disputavam palmo a palmo a preferência de Cid, o escolhido foi Roberto Cláudio, que já dispunha da confiança do chefe do executivo estadual.

O deputado socialista é médico e se elegeu pela primeira vez quando filiado ao PHS. A mudança para o PSB veio em 2009. Fora do secretariado do governador, Cláudio ficou com a presidência da Assembléia e assumirá o posto no dia primeiro de fevereiro. A primeira vice-presidência deve ficar com o acopiarense Dr. Sarto.

Cearense pode ocupar a secretaria executiva do Ministério da Integração Nacional.

O cargo de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional deve ser ocupado por Danilo Serpa, que é atualmente o chefe do ecritório de representacão do Ceará em Brasília. A indicação foi feita pelo governador Cid Gomes (PSB) e conta com o apoio de toda a bancada cearense do PSB.

Danilo tem canal aberto em órgãos de Brasília e trânsito também junto aos demais parlamentares da bancda federal cearense. Há um plano B para Danilo se seu nome não for confirmado para essa posição: ser acomodado na Secretaria Especial dos Portos comandada pelo cearense Leõnidas Cristno (PSB).

Papa João Paulo II vai ser beatificado em 1º de maio, anuncia o Vaticano


O Papa João Paulo II vai ser beatificado em 1º de maio em Roma, informou nesta sexta-feira (14) o Vaticano.
O pontífice Bento XVI aprovou um decreto que atribui um milagre a seu antecessor polonês.

Isso significa que João Paulo II, que nasceu em 1920 e morreu em 2 de abril de 2005 após um pontificado de quase 27 anos, vai virar beato, último passo antes de ser santificado.

A beatificação será feita em tempo recorde, inferior aos cinco anos habitualmente necessários para iniciar o processo.

Roberto Claudio pode surpreender e se tornar presidente da Assembléia Legislativa do Ceará



Uma fonte seguríssima informou ao blog que está surgindo um novo nome para presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

O deputado Roberto Claúdio (PSB) seria a bola da vez. Até o momento esse nome não aparecia entre os postulantes ao cargo. Caso a informação seja confirmada Zezinho Albuquerque e Wellingtion Landim  sairão de cena.

Roberto Cláudio (PSB), foi vice-líder do primeiro governo Cid Gomes. É bom lembrar que Roberto Claudio tem raizes sobralenses, é filho da sobralense Maria das Graças Rodrigues Bezerra, e neto do ex-vereador e presidente da Câmara de Sobral, professor Gerardo Rodrigues.

Domingos Filho ganha mais poderes na gestão Cid Gomes

Além de já estar à frente das articulações para a Mesa Diretora da Assembleia, mensagem do Executivo, que será votada hoje, dá novas funções ao vice-governador. Entre elas, acompanhar projetos especiais e questões sociais.

Domingos já tem função de articulador político do governo Cid 
 
Um vice-governador turbinado. Além das demonstrações de confiança do governador Cid Gomes (PSB), Domingos Filho terá mais poder, formalmente, que seu antecessor, Francisco Pinheiro (PT). Num pacote de mensagens encaminhado ontem à Assembleia Legislativa, há uma proposta que “define as atribuições do vice-governador”. Uma demonstração de força política do peemedebista, que, mal assumiu a vice-governadoria, já é cotado como sucessor “natural” de Cid daqui a quatro anos.

No texto encaminhado pelo Palácio Iracema, o papel do vice-governador é de, entre outras atribuições, “participar e compor colegiados e conselhos de órgãos da administração direta e indireta estaduais e federais no Ceará; coordenar a elaboração, acompanhar e avaliar a execução de projetos especiais visando a participação e mobilização social; exercer outras articulações políticas com a sociedade e suas representações sociais”.

Ao anunciar, na última quarta-feira, a “tendência” da composição de partidos na Mesa Diretora, o governador deu a senha do poder delegado a Domingos Filho. Disse que ele está à frente das negociações com as siglas, alegando que o vice tem bom trânsito entre os parlamentares.

Fim da novela.

A composição da Mesa começa a se desenhar e a novela, em torno do nome do PSB para a presidência da Assembleia, tende a ter um desfecho de hoje até segunda-feira.

Na quarta-feira, o governador adiantou a distribuição entre os partidos. O POVO já adiantou que a poderosa 1ª secretaria estaria entre os deputados Sérgio Aguiar e José Sarto, ambos do PSB.

Para a 1ª vice-presidência, destinada ao PT, está cotado o deputado Dedé Teixeira. A 2ª vice-presidência, conforme o governador, será de Tin Gomes. Mas o deputado do PHS disse que isso será definido em reunião do bloco PHS/PMN/PSL/PCdoB/ PRB/PTB, no próximo dia 22.

Do PMDB, o deputado Carlomano Marques (PMDB), disse que quem deve assumir a 2ª secretaria é o deputado Neto Nunes.

O PSDB, que pleiteia as 3ª e 4ª secretarias, já confirmadas por Cid Gomes. Osmar Baquit se retirou da disputa, abrindo caminho para Moésio Loiola e Téo Menezes.

(colaboraram Marcela Belchior e Ranne Almeida).

ENTENDA A NOTÍCIA.

Coordenar a elaboração de projetos especiais e mobilização social são algumas das “tarefas” delegadas ao vice-governador, Domingos Filho. Fica clara a intenção de Cid Gomes de dar força política ao peemedebista. Tal prestígio já vislumbra especulações acerca da sucessão ao Governo, em 2014.

Giselle Dutra - JORNALISTA.
 Jornal O POVO

Iguatu discute saneamento básico

 
Iguatu. Este Município é um dos cinco do Estado que já tem elaborado o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Ontem, pela manhã, no auditório do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16, foi realizada audiência pública para discussão do plano com representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

A Lei 11.445 de 2007, que trata das diretrizes do saneamento básico, exige a elaboração dos projetos que são instrumentos de planejamento para cada Município brasileiro. O prazo para conclusão dos planos foi prorrogado até 2013. A coordenadora do Núcleo de Cooperação Técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Soraia Tavares, disse que os Municípios devem procurar cumprir o prazo para não serem prejudicados. De acordo com ela, mais quatro Municípios estão em análise para iniciarem os seus planos: Fortim, Tejuçuoca, Paracuru e Chorozinho.

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, dez municípios da Região Metropolitana do Cariri vão começar ainda este ano a elaboração dos seus projetos.

Iguatu tem menos de 10% de rede de coleta de esgoto e o abastecimento de água não atende a todas as localidades. O saneamento básico é o conjunto dos serviços que abrange abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de resíduo sólido (lixo) e drenagem (manejo das águas pluviais).

O quadro local reflete a realidade que é crítica da maioria das cidades brasileiras. Sem sistema de coleta de esgoto e tratamento, os dejetos são despejados diariamente em córregos, rios e lagoas, poluindo o meio ambiente.

Novas secretarias de Cid vão custar R$ 58,9 milhões

Depois de anunciar uma redução entre 5% e 12% nas despesas de cada secretaria do governo estadual e, no mesmo embalo, um corte de 20% no orçamento dos profissionais terceirizados - tudo para alcançar a meta de economizar R$ 500 milhões neste ano -, o governador Cid Gomes enviou uma mensagem para a Assembleia Legislativa, para ser votada ainda neste mês em caráter extraordinário, pela qual descreve a necessidade do desembolso de R$ 58,9 milhões para a criação de duas novas secretarias, um departamento na Seinfra e um instituto de apoio aos municípios.

Conforme os projetos de lei, que passaram a tramitar ontem, serão despendidos dos cofres estaduais R$ 29,4 milhões para implantar a Secretaria da Pesca e Aquicultura; R$ 9,5 milhões para a criação da Secretaria Especial da Copa (Secopa); R$ 10 milhões para a dar origem ao Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), que será vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra); e outros R$ 10 milhões para a implantação do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, que será atrelado à Secretaria das Cidades.

Tragédia na Região Serrana do RJ já deixa mais de 500 mortos


As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 506 pessoas desde terça-feira (11). Em Teresópolis, morreram 223 pessoas. Em Nova Friburgo, o número subiu para 225, segundo a Defesa Civil do município. Em Sumidouro, a prefeitura confirmou um total de 19 mortos. Já em Petrópolis, a prefeitura divulgou que o total de mortos chega a 39 mortos.

A Polícia Civil informou que 470 corpos já foram identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal). Esta já é considerada a maior tragédia climática da história país. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.

Tribunal de Justiça inaugura Fórum da Comarca de Mombaça neste sábado

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, vai inaugurar, neste sábado (15/01), o Fórum Cel. José Aderaldo de Aquino, da Comarca de Mombaça, distante 296 km de Fortaleza. A solenidade, prevista para começar às 10h30, contará com a presença de desembargadores e do vice-governador do Estado, Domingos Filho.

O TJCE investiu na construção do Fórum mais de R$ 1 milhão. O objetivo da obra é oferecer atendimento de qualidade aos jurisdicionados e proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores.

Construído em uma área de 760m², a estrutura abriga uma Vara e um cartório, com espaço para arquivo, depósito de bens e Salão do Júri. A Vara terá espaço para secretaria, sala do diretor, de audiências e gabinetes para juiz e promotor.

O projeto arquitetônico foi elaborado conforme as normas de acessibilidade, com banheiros adaptados, balcões com dimensões adequadas e rampas de acesso. Estacionamento para servidores e população também faz parte da estrutura do prédio.

O Fórum abriga ainda garagem especial, estruturada para fornecer apoio e segurança aos veículos que conduzem detentos. Ministério Público e Defensoria Pública terão espaço reservado.

Segundo dados do Departamento de Engenharia do TJCE, a estrutura do prédio foi construída de modo a possibilitar futuras intervenções para eventuais dimensionamento dos ambientes internos.

FÓRUNS DO INTERIOR

O Tribunal de Justiça investiu mais de R$ 16 milhões na construção de outros seis novos fóruns das Comarcas de Aquiraz, Assaré, Cascavel, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Tauá. Além disso, 36 fóruns do Interior passaram por reformas. Todos os prédios foram projetados de modo a priorizar a funcionalidade e o bem-estar de servidores, juízes e jurisdicionados.

O TJCE investiu também na reforma das residências oficiais dos juízes das Comarcas de Chaval, Boa Viagem, Barbalha, Frecheirinha, Granja, Ibiapina, Massapê, Quixeramobim, Santana do Cariri, Solonópole e Tianguá. O investimento total foi de, aproximadamente, R$ 3 milhões.

Fonte: TJCE

Time reserva do Ceará vence o Limoeiro na 1ª rodada do Cearense 2011

 Os torcedores do Vovô que compareceram ao Estádio Castelão na noite desta quinta-feira (13) para conferir a estreia do Ceará contra o Limoeiro pelo Campeonato Cearense 2011, saíram felizes, apesar de uma partida em que o time não convenceu. As poucas chances de gol dos dois times, paravam nos goleiros ou na falta de pontaria dos outros jogadores. Só aos 41 minutos do segundo tempo Washington balançou a rede do gol da equipe interiorana.

Nenhuma instituição de ensino superior do Ceará atinge padrão de excelência do MEC

Apenas 25 instituições de ensino superior (IES) do país podem ser consideradas de excelência. Elas alcançaram conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, que foi divulgado hoje (13) pelo Ministério da Educação (MEC). 

O indicador mede a qualidade de uma faculdade, centro universitário ou universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, 3 razoável, e 4 e 5 bons.

Em 2009, foram avaliadas 2.137 IES – aquelas que obtiveram IGC 5 representam apenas 5,5% do total. Catorze delas são públicas e 11 privadas. Elas se concentram na Região Sudeste, com exceção de duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.

Considerando o chamado “IGC contínuo”, que atribui uma nota de 0 a 500 para a IES, as três melhores universidades dentro do grupo considerando de excelência são particulares. 

Confira o ranking:

1.Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) – Rio de Janeiro (privada)
2.Faculdade de Administração de Empresas (Facamp) – São Paulo (privada)
3.Escola de Economia de São Paulo (Eesp) – São Paulo (privada)
4.Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) – São Paulo (pública)
5.Ínsper Instituto de Ensino e Pesquisa (Ínsper) – São Paulo (privada)
6.Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG) – Minas Gerais (pública)
7.Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (pública)
8.Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-SP) – São Paulo (privada)
9.Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – São Paulo (privada)
10.Faculdade Fucape (Fucape) – Espírito Santo (privada)
11.Insituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro (pública)
12.Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – São Paulo (pública)
13.Faculdade de Economia e Finanças IBMEC (IBMEC) – São Paulo (privada)
14.Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) – Minas Gerais (privada)
15.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul (pública)
16.Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Minas Gerais (pública)
17.Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) – Rio de Janeiro (privada)
18.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais (pública)
19.Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais (pública)
20.Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Paulo (pública)
21.Centro Universitário Municipal de São José (USJ) – Santa Catarina (pública)
22. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)– Rio Grande do Sul (pública)
23.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Minas Gerais (pública)
24.Escola de Direito de São Paulo (Direitp GV) – São Paulo (privada)
25.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (pública)

Quatro pessoas são mantidas reféns por homens armados em Fortaleza

Momentos de terror para quatro pessoas no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. Elas foram mantidas reféns por mais de três horas na noite desta quinta-feira (13), sob a mira de dois homens armados. Tudo aconteceu após uma tentativa frustrada de assalto a um mercadinho.

Por volta das 8h da noite, o dono do comércio estava fechando o estabelecimento quando os bandidos chegaram e anunciaram o assalto e levaram o proprietário e mais dois funcionários para a casa do comerciante que fica em cima do mercadinho. Na residência se encontrava o filho da vítima.

Populares estranharam a movimentação e acionaram a Polícia Militar. Em poucos instantes uma viatura do Ronda do Quarteirão chegou ao local e solicitou reforço policial. Policias do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da Polícia Civil, da Companhia da área, foram mobilizados.

O major da PM, Teófilo Gomes, e o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, mantiveram por celular a negociação para que os bandidos libertassem as vítimas.

Entre as exigências dos criminosos estavam: a presença de um advogado e da imprensa, além de dois coletes a prova de bala. Passava das 11 horas quando os dois homens resolveram se entregar.

Policiais entraram na residência com um advogado e em seguida o superintendente da Polícia Civil desceu com as armas. Logo depois a dupla foi conduzida por PMs. As vítimas estavam abaladas e um funcionário foi lesionado na cabeça com uma coronhada, mas passa bem.

A ocorrência foi registrada no 34ª Distrito Policial, no Centro, e a dupla foi identificada como José do Socorro Silva de Sousa, 39 anos, e Francisco de Assis Soares, 26.

Jangadeiro Online

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Número de mortos na Região Serrana do Rio passa de 400

O número de mortos após as chuvas na Região Serrana do Rio passa de 400. A Polícia Civil informou às 19h45 desta quinta-feira (13), que 470 corpos já foram identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal). Desse total, 214 mortes foram registradas em Nova Friburgo, 208 em Teresópolis, 35 em Petrópolis e 13 em Sumidouro.

O número de mortes pode ser ainda maior. A prefeitura de Teresópolis informou às 18h45 que o número de mortos subiu para 185. Em Sumidouro, a prefeitura confirmou um total de 19 mortos. Em Nova Friburgo, a prefeitura contabiliza 201 mortos. Já em Petrópolis, a prefeitura registrou 39 mortos.

Resultados do Enem 2010 serão divulgados nesta sexta-feira

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta sexta-feira (14), informou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, a previsão é que as notas estejam disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o final da manhã.

No domingo (16), começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2011. O sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes são selecionados com base na nota do Enem em três chamadas subsequentes.

Funceme registra chuva em 46 municípiosdo Ceará nesta quinta-feira

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 46 municípios até as 11 horas desta quinta-feira (13) no Estado. Somente na Região do Cariri, choveu em 14 cidades. Em Cariús foi registrado o maior volume, de 38 mm.

Na capital, não houve precipitação suficiente para registro dos satélites da Funceme.  A previsão para as próximas horas é de chuva isolada na Metade Sul do estado e Faixa Litorânea. Nas demais regiões, o céu deve ficar parcialmente nublado.

Ciro termina mandato entre os 10 mais faltosos da Câmara dos Deputados

Um grupo de deputados caminha para o final do mandato com uma marca pouco lisonjeira. São os dez parlamentares que acumularam maior número de faltas na Câmara durante toda a legislatura. Na média, eles não estavam presentes em quase metade dos 422 dias com sessões reservadas a votações no plenário ocorridas entre fevereiro de 2007 e dezembro de 2010. Três deles mais faltaram do que registraram presença.

A lista dos deputados que menos compareceram ao plenário na atual legislatura é composta por representantes de nove estados e oito partidos políticos. Encabeçam a relação os deputados Nice Lobão (DEM-MA), Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato em novembro, Vadão Gomes (PP-SP), Ciro Gomes (PSB-CE) e Marina Magessi (PPS-RJ). Marcos Antonio (PRB-PE), Miguel Martini (PHS-MG), Fernando de Fabinho (DEM-BA), Silas Câmara (PSC-AM) e Alexandre Silveira (PPS-MG) completam o ranking dos dez parlamentares que somaram mais ausências nos últimos quatro anos. De todos, apenas três foram reeleitos: Nice Lobão, Silas Câmara e Alexandre Silveira.

Mulher é morta a facadas pelo sobrinho por causa de terreno

A doméstica Evaneide Antunes da Silva, 50, foi assassinada com 15 facadas, nesta quarta-feira (12), na localidade de Guaribas, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Tudo aconteceu por causa da partilha de um terreno de família. O acusado crime é o sobrinho da vítima, Wellington Antunes Martins, 24, que está foragido.
Segundo o que foi apurado pela Polícia, Wellington Antunes, também conhecido por “Etinho”, e a tia viviam brigando por causa de um terreno pertencente à família. Por várias vezes, tia e sobrinho foram vistos discutindo por causa da partilha do terreno, mas ninguém esperava que isso terminasse em tragédia familiar. “Etinho” ainda está foragido.

Dilma cria conselho de gestão para cobrar desempenho de ministérios

Na primeira reunião ministerial de seu governo, marcada para amanhã, a presidente Dilma Rousseff comunicará sua decisão de impor um forte ajuste nos gastos públicos, especialmente com custeio, que será monitorado de forma rigorosa pelo governo.

Ela reforçará a advertência de que as indicações políticas serão respeitadas, mas que os titulares das pastas terão de se comprometer com resultados que serão cobrados, conforme antecipou reportagem do Estado publicada no domingo. Para as agências reguladoras, nenhuma concessão: as indicações têm de ser necessariamente técnicas e passar pelo seu crivo pessoal.

Juazeiro do Norte - ''O prefeito sou eu'', diz vereador Zé de Amélia


Zé de Amélia tomou posse na segunda e diz que continua no cargo (ROBERTO BULHÕES/DIVULGAÇÃO)Ao que tudo indica, não haverá trégua na disputa pelo poder, no município de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Cassado pela Câmara Municipal e reconduzido ao cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o prefeito Manoel Santana (PT) será alvo de uma segunda comissão processante, que também objetiva seu impeachment. 

Foi o que afirmou ao O POVO o presidente da Câmara e, segundo ele, ainda prefeito interino da cidade, vereador José de Amélia (PSL). 

“O prefeito que se encontra no cargo não está de Direito, está de fato. Como eu fui empossado, o prefeito sou eu! A Câmara não foi notificada da decisão. Pra evitar tumulto, briga, confusão... a gente não ficou no Gabinete”, afirmou José de Amélia, ao adiantar que, tão logo o Legislativo seja notificado, ele retornará ao cargo de presidente da Câmara e recorrerá da decisão. 

Quanto às acusações feitas por Santana, publicadas pelo O POVO na edição de ontem, de que o vereador teria desviado R$ 1,2 milhão da Câmara do Município, José de Amélia disse se tratar de uma “retaliação”, um “desespero” do prefeito. 

“Eu chamei hoje (ontem) para um debate público, mas ele não foi. Se ele tem denúncias contra mim, ele vá à minha presença e prove. Porque tudo que eu disser contra ele, eu tenho a prova”, desafiou. 

O vereador afirmou que Santana protocolou as denúncias no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que já realizou uma auditoria na Câmara, mas ainda não concluiu o parecer.

Nova comissão

José de Amélia afirmou que o presidente em exercício da Câmara, Gledson Bezerra (PTB), convocou sessão extraordinária para hoje, quando será feita a leitura do parecer preliminar da comissão processante que investiga denúncias de irregularidade em licitações feitas por seu tesoureiro de campanha, André Bandeira, que atuou no setor de contabilidade da Prefeitura. 

No fim da tarde de ontem, O POVO tentou ouvir o prefeito Manoel Santana. Nem em seu gabinete, nem no celular de seus assessores, as ligações não foram atendidas. O vereador Gledson Bezerra também não atendeu às chamadas.

O POVO

Prefeitura abre inscrições para escolha da Miss Iguatu 2011

 
A Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo abriu as inscrições para o concurso da MISS Iguatu 2011. As jovens com idade mínima de 15 anos completo e idade máxima de 25 anos interessadas em participar do concurso podem fazer sua inscrição na Secretaria da Cultura e Turismo na Rua Wilton Correia Lima, S/N no Bairro Prado ao lado do Teatro Municipal Pedro Lima Verde.

O evento fará parte da programação da semana do município, sendo que a escolha da Miss Iguatu 2011 acontecerá nos dias 23 e 24 de Janeiro na Praça da Matriz.

Mais Informações:
 
(88) 8836-1091 – Marcos Xavier – Produtor do desfile;
(88) 3581-7649 – Michel Prudêncio – Coordenador de Ação Cultural
 
Iguatu Notícias

Campanha Eleitoral - CE registra 164 contas pendentes


Um total de 164 candidatos que participaram das eleições de 2010 no Ceará ainda não prestaram contas da campanha perante a Justiça Eleitoral. A inadimplência atinge candidatos que tiveram o registro deferido, quem teve o registro deferido e desistiu da disputa no curso da campanha e também quem teve o registro indeferido.

Para a Justiça Eleitoral são obrigados a prestar contas todo e qualquer candidato, inclusive a vice e a suplente, bem como os comitês financeiros e partidos políticos. Essa obrigação atinge ainda quem renunciar à candidatura, desistir, for substituído ou tiver o registro indeferido. Neste caso a prestação de contas deve corresponder ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha.

Obrigação
A legislação não dispensa nem mesmo quem falecer. O artigo 25, parágrafo 2º, da resolução do TSE que trata da arrecadação de recursos e prestação de contas diz que "se o candidato falecer, a obrigação de prestar contas, referente ao período em que realizou campanha, será de responsabilidade de seu administrador financeiro, ou, na sua ausência, no que for possível, da respectiva direção partidária".

No Estado do Ceará, como a eleição para governador foi definida no primeiro turno de votação, para todos os candidatos a cargos majoritários e proporcionais o prazo para entrega da prestação de contas da campanha terminou no dia 2 de novembro do ano passado.

Consulta feita ontem na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet revelou que 164 candidatos ainda não apresentaram a prestação final das contas. Todos os candidatos a governador, vice-governador e senador no Estado, ano passado, encaminharam suas contas da campanha.

A inadimplência atinge dois candidatos a primeiro suplente de senador, um candidato a segundo suplente de senador, 31 postulantes à Câmara dos Deputados e 130 candidatos a deputado estadual. Os candidatos a primeiro suplente de senador que não prestaram contas da campanha, segundo o TSE, são: Regis Nogueira de Medeiros (PPS) e Cândido Albuquerque, sendo que este renunciou da candidatura durante a campanha. 

O segundo suplente de senador que não prestou contas da campanha é Ricardo Pereira Sales (PPS). Entre os candidatos a deputado federal e deputado estadual que ainda não apresentaram suas prestações de contas figuram na relação divulgada pelo TSE, já disputaram outras eleições, sendo estes Jeanir Fontenele, os ex-deputados Ricardo Almeida, Guaracy Aguiar, Pedro de Sales Nunes e José Maria Pimenta. Ricardo Almeida e Guaracy Aguiar renunciaram durante a campanha.

Diário do Nordeste

Ação do MPF pede R$ 105 milhões para aposentados do INSS

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reconheceu a legitimidade do Ministério Público Federal (MPF) para pleitear direitos de aposentados e pensionistas do INSS abre caminho para que 100 mil afetados pelo recadastramento em 2003 entrem com ações individuais para pedir ressarcimento por dano moral e patrimonial. Segurados e seus dependentes que sofreram com a covardia poderão reclamar o direito na Justiça.

O MPF do Paraná entrou com pedido de indenização de R$ 105 milhões - valor de 2003 - pela humilhação dos que foram receber o benefício no banco e não conseguiram. À época, o INSS suspendeu o pagamento sem aviso e exigiu que os segurados se recadastrassem nas agências para poder sacar.O departamento jurídico da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) já começou a fazer um levantamento para formular uma ação coletiva. Isso porque o reconhecimento da Justiça não é automático. 

Com a decisão do STJ, o processo deverá voltar ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região e, em seguida, à primeira instância da Justiça Federal do Paraná, onde o juiz poderá dar a sentença. Só então, cada segurado deverá entrar com pedido de indenização. "Nós estamos avaliando como defender os aposentados por ação coletiva", disse Warley Gonçalles, presidente da Cobap. As ações poderão ser protocoladas até 2013 - por conta do prazo de dez anos de decadência do direito.

O especialista Marco Anflor, do Portal Assessor Previdenciário, afirma que o MPF foi o responsável por muitas ações importantes no INSS. "Algumas coisas que saíram em ação civil pública são o tempo especial por categoria profissional até 1995, documentos para comprovação de serviço para os rurais e o direito a pensão para homossexuais. 

Outra vitória importante é a aplicação de multa quando o INSS se recusa a receber documento no posto e formalizar pedidos", lembra.A legitimidade do MPF para ações de interesse dos segurados é uma boa notícia para os advogados. A formulação e o debate ficariam com os procuradores, e os advogados ficariam com a execução. "É um precedente interessante, porque abre a possibilidade de o MPF continuar entrando com ações civis públicas pelos segurados. Isso elevaria a discussão dos direitos", acrescenta o consultor Marco Anflor. 

Segundo o especialista, ao consolidar o tema da ação, o MPF abre caminho para que os aposentados e pensionistas procurem seus advogados para buscar direitos individuais e usem os Juizados Especiais Federais.

Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sábado será de R$ 11 mi

O concurso nº 1.248 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira em Ilha Bela (SP), acumulou e o próximo prêmio a ser pago pela Caixa Econômica Federal, no sábado, deve ser de aproximadamente R$ 11 milhões. Confira os números sorteados hoje: 20 - 33 - 34 - 57 - 58 - 60

Segundo a Caixa, 86 apostas acertaram a Quina e devem receber R$ 18.318,69 cada. Já a Quadra teve 3.832 ganhadores, e o prêmio individual é de R$ 587,31.

Prêmio Contribuintes - Ênfase na interiorização do desenvolvimento


O processo que vem se observando de interiorização de negócios, tanto na indústria como fortemente no setor do comércio, tem gerado impacto na economia dos diversos municípios do Interior do Estado, respondendo não somente pela geração de emprego e renda, mas também pelo incremento de receita pública nas diversas regiões cearenses.

O Cariri (Sul), por exemplo, já percebe essa mudança, sendo hoje o segundo maior arrecadador de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do Ceará. Na outra ponta, encontra-se a região Centro-Sul, puxada por Iguatu. Apesar de ser o menor arrecadador do tributo, a área vem passando por um recente processo de desenvolvimento, que está garantindo novas divisas por lá.

Cid anuncia reajuste de 5% para servidores estaduais e mínimo passa a ser R$ 640

O governador Cid Gomes anunciou na noite desta quarta-feira (12) o reajuste de 5% para o serviço público estadual. O aumento, que passa a vigorar ainda neste mês, é 0,26% a mais do que o previsto, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a inflação do último semestre.

O anúncio foi feito no Palácio Iracema, durante audiência com representantes do Fórum Unificado dos Servidores Públicos do Estado. Com o reajuste, o menor salário pago pelo governo estadual passa a ser de R$ 640, 18,5% a mais do que o proposto pelo governo federal (R$ 540).

Prefeitura de Fortaleza disponibiliza R$ 20 milhões em publicidade para este ano

A Prefeitura de Fortaleza está realizando processo licitatório para contratação de agências que responderão por sua publicidade ao longo deste ano. Na disputa, estão 11 agências. O valor envolvido é de R$ 20 milhões.

Quem trata do assunto é a Coordenadoria de Imprensa e Publicidade. Sob olhares da prefeita Luizianne Lins (PT) que, bom que se diga, precisa começar a mostrar suas obras se quiser mesmo eleger, digamos, até um poste em 2012.

Eliomar de Lima

Petistas do Nordeste reclamam por mais espaço no governo Dilma

Líderes do PT no Nordeste entregaram nesta quarta-feira (12) ao presidente do partido, José Eduardo Dutra, uma lista de reivindicações da região para a composição do segundo escalão do governo Dilma Rousseff.

Os petistas nordestinos reclamam que foram “subrepresentados” na composição do ministério e agora esperam ser compensados. Entre os desejos dos petistas estão os principais cargos na região e alguns que são tradicionais redutos de aliados como PMDB e PSB.

Os petistas querem ainda indicar diretores do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas), hoje com o PMDB, além de apresentar nomes para a BR Distribuidora, representações regionais da Petrobras e o Banco do Nordeste do Brasil.

Alguns cargos são pleiteados por mais de um diretório petista na região. O primeiro escalão de Dilma conta com três indicações do PT do Nordeste patrocinadas pelo governador Jaques Wagner (Bahia): Afonso Florence (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Mario Negromonte (Cidades), que apesar de ser da cota do PP teve o apoio do governador petista.

Chega a 335 o número de mortos na Região Serrana do Rio


Depois de dois dias de chuva forte na Região Serrana do Rio, subiu para 335 o número de mortos na área. Em Nova Friburgo, o número de vítimas passou de 107 para 155, segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Friburgo, na manhã desta quinta-feira (13).

Em Teresópolis, o número também subiu nesta manhã, passando de 130 para 146, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, Flávio Luiz de Castro. Os corpos foram levados para o IML e a delegacia da cidade.

Pelo novo balanço, o número de total de vítimas até as 7h40 desta quinta é de 155 mortos em Friburgo, 146 em Teresópolis e 34 em Petrópolis, onde a maioria das vítimas foi encontrada no Vale do Cuiabá, no Distrito de Itaipava. O acesso à Região Serrana ainda é complicado nesta manhã.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chefe da Ferrari diz que Massa está "bem diferente" em 2011

O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, disse nesta quarta-feira ter encontrado um Felipe Massa bem diferente nos últimos dias em Madonna di Campiglio, estação de esqui italiana onde a equipe realiza encontro anual com a imprensa.

"É impressionante como já tenho sentido o Felipe com uma mentalidade diferente, de uma maneira positiva. Já no primeiro dia de testes com os pneus novos, ele tinha uma cara diferente", falou o dirigente italiano.

'Eu sou Mengão', diz Ronaldinho Gaúcho em festa na Gávea


Parecia comemoração de título. Ronaldinho Gaúcho conseguiu transformar uma quarta-feira comum, uma tarde qualquer, em dia de festa memorável para os rubro-negros. Com o gramado da Gávea escondido por um mar vermelho e preto, o novo camisa 10 falou pela primeira vez à sua nova nação. 

- Obrigado pelo carinho. Queria dizer que espero retribuir tudo isso. Vamos com tudo. Nação, estou fechado com vocês. Agora eu sou Mengão - gritou.

Chuva faz 119 mortes em 3 cidades do RJ

A prefeitura de Teresópolis confirmou a morte de mais 25 pessoas em decorrência da chuva iniciada na noite de terça (11). Só no município, a combinação de chuva e deslizamento provocou a morte de um total de 114 pessoas. Outras 30 pessoas morreram em outros municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Caminhão também foi parar em cima de uma cerca em Teresópolis

Um total de 800 homens da Defesa Civil e bombeiros tenta localizar desaparecidos na cidade. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva que começou na terça-feira (11), como a "maior catástrofe da história de Teresópolis". “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre. Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho.

A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Os desalojados na cidade são 1280 e os desabrigados, 960.
Ginásio Pedro Jahara está sendo usado como abrigo  em Teresópolis

Na vizinha Petrópolis, o número de vítimas chega a dezoito pessoas, entre elas um casal de idosos.

Em Nova Friburgo, morreram 12 pessoas. A chuva deixou a cidade sem sinal de telefonia, sem luz e sem transporte. Moradores perambulam pela cidade cheia de lama sem saber o que fazer. O ginásio de uma escola estadual é usado como necrotério.

G1

Dupla invade residência em Maranguape e mata casal de irmãos

No bairro Parque Primavera, em Maranguape, dois homens invadiram uma residência na tarde desta quarta-feira (12) e mataram a tiros de revólver, Antônio Francisco de Paula Souza, de 26 anos. A irmã dele, Sandra Pereira de Souza, 22, tentou impedir o crime e também foi assassinada. Ela ainda chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. Os dois acusados, e uma terceira pessoa suspeita de envolvimento no crime, foram apreendidos em um automóvel e conduzidos para a Delegacia de Maranguape.
Outro irmão das vítimas, Francisco Antônio de Paula Souza também foi baleado, mas fugiu do local do crime e o paradeiro dele ainda é desconhecido. Tudo leva a crer que o duplo assassinato foi um acerto de contas, tendo em vista que Antônio Francisco de Paula Souza era processado por assalto e uso de drogas.

Ana Paula Arósio deixa a TV Globo

A atriz Ana Paula Arósio, 35, encerrou seu contrato e deixou a TV Globo, informa a Central Globo de Comunicação em nota divulgada nesta quarta-feira (12). A iniciativa teria partido da própria atriz, que fez o pedido para se desligar da emissora no último dia 20 de dezembro.

Na nota, a Globo diz que "aceitou o pedido e, cumpridas as formalidades legais, considera encerrado o contrato".

Em outubro passado, Arósio foi afastada das gravações da novela "Insensato coração" por não comparecer às gravações que aconteciam em Florianópolis. A atriz Paola Oliveira foi escalada para substituí-la no papel da designer Marina. A nova trama das oito, que estreia na próxima segunda-feira, tem texto de Gilberto Braga e Ricardo Linhares e direção de Dennis Carvalho.

Na época de seu afastamento da novela, Arósio afirmou que a ausência nas gravações era "uma resolução pessoal de ordem particular" e que "não se manifestaria a respeito".

O mais recente papel da atriz na TV Globo foi o da promotora Ana Beatriz da minissérie "Na forma da lei".

Entre seus outros trabalhos de destaque na Globo estão as novelas "Terra nostra" (1999) e "Páginas da vida" (2006) e as minisséries "Os maias" (2001) e "Mad Maria" (2005).

Iguatu realiza audiência pública para discutir Plano Municipal de Saneamento Básico

 
A prefeitura de Iguatu, por meio da Comissão Executiva do Plano de Saneamento Básico do Município, atendendo aos princípios da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Nº 11.4555/07 e as disposições finais do Plano Diretor Participativo de Iguatu (Lei Nº 1277/2009), vai realizar no próximo dia 13/01/2011, no Auditório do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 16),a partir das 08 horas, uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar e submeter à apreciação pública, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) - Sistemas de abastecimento de àgua Potável e esgotamento Sanitário do Município de Iguatu.

Esta audiência é da maior importância para quem vive neste município, já que políticas de saneamento adequadas significam prevenção de doenças, melhores condições de vida e mais saúde para a população.

O PMSB de Iguatu foi desenvolvido por meio de termo de cooperação técnica Nº 1303/2007, através de convênio assinado com a Fundação Nacional de Saúde - Funasa e desenvolvido no âmbito do contrato Nº 393/2008/PMICE com a empresa Ducto Engenharia LTDA e participação popular, com a realização de fóruns e plenárias na sede e nos distritos.
Iguatu Notícias

Candidatura do PT à presidência da Câmara dos Deputados sob nova ameaça

Depois da crise pela disputa de cargos no segundo escalão, a candidatura de Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara está ameaçada agora pela briga na composição do comando da Casa. 

O PT estuda uma forma de acomodar todos, aliados ou não. PTB, PSC e PDT são os mais insatisfeitos, já que pela proporcionalidade, que respeita o tamanho da bancada de cada partido, ficariam de fora da Mesa Diretora. 

Uma das alternativas seria compensá-los com outros cargos, como a procuradoria, ouvidoria e a presidência do Conselho de Ética.

Ator global que pediu votos para Dilma fará campanhas do governo

“Ele foi um dos maiores entusiastas da candidatura de Dilma Rousseff e rasgou vários elogios à petista no período de campanha da petista. 

E não deu outra: o ator José de Abreu (64), vai ajudar agora o governo a desenvolver campanhas institucionais para o Ministério da Saúde. 

O artista contratado da Rede Globo foi convidado pelo ministro Alexandre Padilha, que conheceu há seis meses, durante a campanha da presidente.

Chuva dá trégua em grande parte do Ceará

A chuva deu uma trégua em vários municípios do Ceará nesta quarta-feira (12). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações somente em 16 cidades nas últimas 24 horas.

O maior volume foi em Aratuba, de apenas 15 milímetros. Em Fortaleza, não há registro de chuva até as 9h15min desta quarta-feira (12).

A previsão da Funceme para as próximas horas é de céu parcialmente nublado em todas as regiões cearenses, com chuva isolada na faixa litorânea, sendo no litoral de fortaleza entre a madrugada e o amanhecer.

Morre ex-prefeito de Potengi, Toinho Alves


O corpo do ex-prefeito de Potengi, Antonio Alves Rodrigues, mais conhecido como Toinho Alves, será sepultado nesta quarta-feira naquele município localizado na região do Cariri. Ele morreu aos 70 anos de idade vítima de acidente de trânsito quando viajava na direção de Nova Olinda na manhã desta terça-feira. À altura do Distrito de Aratama, na zona rural de Assaré, bateu com sua Saveiro de cor preta na lateral de um caminhão que estava parado no acostamento reascendendo a sinalização da rodovia estadual.

O impacto foi violento deixando a frente do carro bastante destruída e Toinho bateu com a cabeça no para brisa. Ele ainda foi socorrido às pressas para o Hospital Santo Antonio de Barbalha, onde faleceu e o corpo estava sendo aguardado na noite de ontem em Potengi para ser velado por parentes e amigos. Toinho foi prefeito de Potengi na década de 80 e uma das suas principais obras foi a construção do Hotel Municipal daquela cidade.

Era tio do atual prefeito Samuel Carlos Tenório Alves (PC do B) e uma das grande lideranças políticas do município. Atualmente, ocupava o cargo de Secretário de Obras de Potengi. A morte do ex-prefeito Toinho Alves causou grande repercussão em Potengi e o município decretou luto oficial por três dias e feriado municipal nestas terça e quarta-feira quando ocorre o sepultamento do mesmo.

Miséria

Prestação de contas - Municípios em atraso com o TCM

Nove prefeituras e quatro câmaras municipais começaram o ano de 2011 em atraso com o encaminhamento dos balancetes mensais de 2010 para análise pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará.

De conformidade com a constituição estadual, artigo 42, as prefeituras e câmaras são obrigadas a enviarem ao TCM, por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM), as prestações de contas mensais, até o dia 30 do mês subsequente. O SIM é um sistema informatizado de informações, instituído com o propósito de facilitar os mecanismos de fiscalização à distância.

Esse sistema contempla informações relativas ao Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas de gestão e prestação de contas de governo.

Por meio do SIM, os técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios podem identificar atrasos nas prestações de contas mensais, fornecimento de informações incompletas, ausência de licitações e contratos, não observância das etapas das despesas como empenho, liquidação e pagamento e, ainda, a não utilização de ferramentas contábeis para ajustes de lançamentos, como é o caso de estorno de empenhos e pagamentos.

Multas
A aplicação de multas pelo Tribunal por atraso nas prestações de contas por meio do SIM tem feito com que a inadimplência tenha diminuído nos últimos anos. No entanto, o ano de 2010 fechou com nove prefeituras e quatro câmaras em atraso com o SIM. As prefeituras de Abaiara, Baixio, Caridade, Jati, Quixadá e Reriutaba o último mês que encaminharam o SIM foi outubro e as prefeituras de Icapuí, Crato e Catunda o último mês que encaminharam foi novembro, segundo consulta realizada ontem na página eletrônica do TCM na internet.

As câmaras municipais em atraso com o SIM são as de Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira e Potiretama. As de Cascavel e Deputado Irapuan Pinheiro o último mês que encaminharam o SIM para o Tribunal foi novembro e a de Itatira foi outubro. A câmara de Potiretama está em atraso desde o mês de agosto.

Tentativa de roubo ao BB de Sobral

Dois homens tentaram roubar malotes bancários de uma agência do Banco do Brasil em Sobral. O motorista do carro-forte conseguiu acionar o alarme.

A tentativa de assalto aconteceu no final da tarde dessa terça-feira (11). Dois homens armados abordaram a vítima no estacionamento de uma agência bancária, no centro de Sobral. Ao perceber a ação, a vítima, motorista de uma empresa que transporta malotes, conseguiu correr e entrou no banco. O alarme foi acionado.

Os bandidos fugiram em um carro, onde um terceiro homem aguardava. O veículo foi abandonado a poucos metros do posto da Polícia Rodoviária Federal. Cleiton Melo da Cruz e Antônio Wellington Sousa Paiz foram presos em flagrante.

Um dos bandidos já havia sido preso por saidinha bancária

Segundo a polícia, o alvo seria os malotes bancários. O grupo já tinha experiência neste tipo de ação. Cleiton foi preso em agosto de 2010 acusado de saidinha bancária.

Além de arma e munição, também foi apreendida com um dos envolvidos uma passagem de ônibus.
Segundo a polícia, uma forma de dificultar o trabalho de captura.

TV Verdes Mares