sábado, 8 de janeiro de 2011

Quatro mortes são investigadas por suspeita de dengue no Ceará

Na primeira semana de 2011 já foram diagnosticados 674 pacientes com dengue em todo o Ceará. Desse total, existe a suspeita de que quatro pessoas tenham morrido da doença.

Os dados foram confirmados nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado e os casos ainda estão sob investigação. Dois pacientes eram de Fortaleza, um de Crateús e outro de Ererê.
O número de infectados chama a atenção pois os casos tendem a se intensificar após o período das chuvas, quando a água fica empoçada, propiciando o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor.

Em 2010, foram 13.143 casos confirmados de dengue em 125 municípios no Ceará,  com 21 óbitos.

BBB 11: Globo confirma que Ariadna Thalia nasceu homem

 
Um dia após divulgar o nome dos 17 participantes da décima primeira edição do BBB, a rede Globo esclareceu a primeira polêmica do reality.

Segundo a assessoria da emissora, a participante Ariadna Thalia nasceu homem. A discussão, de que a cabeleireira carioca de 26 anos seria travesti, começou após o anúncio do nome da participante ser divulgado.

Ainda em nota, a Globo afirmou que ela passou por uma cirurgia de mudança de sexo e a transexual tem documentos registrados e é oficialmente uma mulher.

A desconfiança começou depois que fotos da cabeleireira serem vistas num site espanhol adulto, num anúncio de travestis e com o mesmo nome e características físicas da 'sister'.
 
Via Iguatu Notícias

PSDB condena loteamento de cargos no governo

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, criticou, nesta sexta-feira (7), em nota, a forma como o governo de Dilma Rousseff partilha cargos importantes entre legendas aliadas. A oposição estava bastante ausente do debate político nas últimas semanas.

“A organização do governo Dilma Rousseff mostra-se precária e está apenas voltada para atender interesses não republicanos. O PSDB não está contaminado pela má vontade, mas não pode deixar de apontar que essas brigas explícitas por cargos e orçamentos são indefensáveis merecendo todo o nosso repúdio”, afirma o texto divulgado por Guerra. 
 
FÉRIAS

A nota do PSDB faz referência, ainda, à mais recente controvérsia envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva: a cessão de uma base da Marinha no Guarujá (SP) para as férias do petista, mesmo depois de ele já ter deixado o cargo.

O PSDB vai se reunir nas próximas semanas para traçar uma estratégia de atuação no Congresso Nacional. A legenda também prepara a divulgação de um documento em que irá analisar os pontos fracos do governo Lula. A Executiva do partido definirá as prioridades do PSDB no primeiro semestre do ano.

Fonte: Veja

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pelé critica leilão de Ronaldinho e diz que atacante deveria jogar de graça no Grêmio


Durante evento para inauguração de um espaço dedicado aos oito títulos nacionais do Santos no Memorial do clube, Pelé criticou a novela em que se transformou a transferência de Ronaldinho. 

"Não é admissível que os clubes aceitem fazer leilão por um jogador", disse ele. "É uma maneira muito baixa de fazer o futebol. Ele não vai jogar porque gosta ou ama o time. Vai para quem dá mais [dinheiro]." 

O Rei do futebol ainda deu um conselho ao jogador. "Se ele disse que ama mesmo o Grêmio, deveria jogar de graça lá, já que está com a vida feita", brincou.

Manuel Veras assume comando do TCM na próxima segunda-feira


Na próxima segunda-feira, às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, tomarão posse os novos dirigentes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que foram eleitos para o biênio 2011/2012. O pleito ocorreu no dia 2 de dezembro último e assim ficou a composição do TCM: Presidente - Manoel Beserra Veras; Vice-presente – José Marcelo Feitosa; Corregedor - Pedro Ângelo Sales Figueiredo.

O presidente eleito definiu alguns aspectos programáticos para sua gestão. Entre eles, reforçar a participação da sociedade como linha auxiliar no processo de fiscalização, ampliar os mecanismos de apoio técnico a Prefeituras e Câmaras – com ênfase na estrutura de pessoal, permanente ou não, e gerar e difundir conhecimentos que funcionem como prevenção à possibilidade de atos lesivos ao patrimônio coletivo.

Quer também Manuel Veras ampliar o ritmo de resolução de processos, em resposta aos anseios da sociedade e reforçar a fiscalização, a fim de “verificar os atos, corrigindo-se, imediatamente, o que possa estar errado, evitando-se situações protelatórias que possam se arrastar indefinidamente”.

Eliomar de Lima

Ministro das Comunicações pede cautela sobre projeto de regulamentação da mídia

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) adotou nesta sexta-feira (7) um tom mais cauteloso ao tratar da discussão, dentro do governo, sobre o projeto de regulação da mídia. 

Chegou a dizer, em entrevista no Palácio do Planalto, após encontro com a presidente Dilma Rousseff, que o anteprojeto contém “questões que dizem respeito à própria democracia”.

O ministro defendeu uma discussão detalhada dentro do Executivo antes de se definir o encaminhamento do texto. Na conversa com Dilma, Paulo Bernardo diz ter defendido que, em vez de encaminhar o projeto diretamente para o Congresso, o texto seja submetido à consulta pública através da internet.

Recursos do PAC II vai construir creches no Ceará

Seis municípios do Ceará estão entre os 321 selecionados pelo Ministério da Educação que vão receber recursos para construção de creches e quadras poliesportivas.

As verbas vêm da segunda etapa do programa de aceleração do crescimento (PAC II). No primeiro grupo, vão ser construídas 520 creches e 213 quadras em todo o país. 

A partir da divulgação da lista dos municípios contemplados, começa o processo de assinatura dos termos de compromisso para serem feitos os repasses.

O MEC disponibiliza para as prefeituras dois tipos de projeto de creche formulados a partir de critérios técnicos necessários para atender o público até 3 anos de idade.

O total de recursos que será liberado ainda está sendo definido com o Ministério do Planejamento.
 
Os seis municípios escolhidos no Ceará foram:

- Fortaleza
- Caucaia
- Barbalha
- Canindé
- Itapipoca
- Tauá

Férias no Ceará: Kid Abelha hoje em Iguatu


A temporada de férias continua trazendo opções para todas as tribos, sendo janeiro o mês mais agitado do ano. Hoje, por exemplo, Kid Abelha se apresenta pela primeira vez em Iguatu, a partir das 20 horas, no mesmo local onde é realizado o Iguatu Festeiro. 

Uma grande estrutura está sendo montada para receber o público da região Centro Sul do Ceará.

De acordo com o prefeito Agenor Neto (PMDB) a festa será gratuita. O Projeto Férias no Ceará é uma promoção do Governo do Estado através da Casa Civil.

Em Fortaleza no Parque do Cocó, acontecem os seguintes shows: 

Kid Abelha (dia 8); 
Vanessa da Mata (dia 15); 
Paralamas do Sucesso (dia22); 
Orquestra Experimental de São Paulo (dia 23); 
Jota Quest (dia 29);
Skank (dia 5 de fevereiro). 

Interior 

Kid Abelha (dia 7, em Iguatu e, dia 9, em Camocim); 
Vanessa da Mata (dia 13, em Beberibe, dia 14, no Crato e, dia 16, em Itapipoca); 
Jorge Vercílio (dia 15, em Jericoacoara); 
Nando Reis (dia 20, em Canoa Quebrada e, dia 21, em Quixadá); 
Paralamas do Sucesso ( dia 21, em Canindé e, dia 23, em Brejo Santo; 
Jota Quest (dia 26, em Tauá, dia 27, em Tianguá, dia 28, em Sobral e, dia 30, em Maracanaú); 
Biquíni Cavadão (dia 3 de fevereiro, em Juazeiro do Norte e, dia 4, em Crateús). 
Skank (dia 4 fevereiro, em Caucaia e, dia 6, em Quixeramobim).

Municípios podem recorrer para seleção do Programa Mais Cultura

Os municípios inscritos e não selecionados no Programa Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas têm até hoje para recorrer do resultado e garantir que o município seja contemplado com investimentos para o projeto. Os recursos do Ministério da Cultura serão utilizados na modernização de bibliotecas, instalação dos espaços em distritos, bairros periféricos ou zonas rurais e adequação do local, acervo, programação e atendimento a intermediação de recursos.

No Ceará, 28 municípios foram selecionados: Acopiara, Aquiraz, Aurora, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Cascavel, Cedro, Coreaú, Cruz, Fortaleza, Hidrolândia, Iguatu, Ipaporanga, Irauçuba, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Maranguape, Marco, Redenção, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Sobral e Viçosa do Ceará. As prefeituras inscreveram-se nas categorias: Apoio a Bibliotecas Municipais; Implantação de Bibliotecas de Bairro; Distritais e/ou Rurais e Apoio a Bibliotecas Acessíveis.

Paulo Bernardo defende proibição para que políticos tenham TV

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, defende que os políticos sejam proibidos de ter concessão de rádio e TV.

A proposta consta do anteprojeto de lei de comunicação eletrônica deixada pelo ex-ministro Franklin Martins, que o governo colocará em discussão. 

Segundo ele, "o congressista não pode ter concessão, para não legislar em causa própria". Ele duvida que o Congresso aprove a medida, em razão do grande número de políticos com concessões --61 eleitos em 2010 informaram possuir rádio ou TV. 

Uma semana depois de dizer que era a favor da limitação de 30% para o capital estrangeiro nos portais de conteúdo jornalístico na internet, o ministro recuou e disse não ter posição fechada. 

Para o ministro, é mais fácil iniciar um processo de impeachment de um presidente do que rejeitar a renovação de uma concessão de rádio ou de TV.

Mesmo em clima de arrocho, Cid promete o PCCS do nível médio da Saúde


Nem tudo será arrocho na nova gestão Cid Gomes (PSB). O governador informa que, mesmo com a decisão de cortar R$ 500 milhões de custeio, vai atender aos apelos de segmentos dos servidores no quesito plano de cargos, carreiras e salários. “Prometo, a partir de agora, que os servidores de nível médio da Saúde serão os primeiros contemplados com o PCCS. Dou minha palavra”, avisa Cid Gomes.

No organograma da Saúde, esse segmento brigava, há tempos, por reconhecimento. Há quem diga que isso se deve a um senhor chamado Arruda Bastos.

Esse era um dos compromissos de Arruda,que foi confirmado como secretário estadual da Saúde graças a apelos dos próprios servidores. Agora é ver o PCCS sair do papel. E em breve.”

Coluna Vertical, do O POVO

Prefeito de Iguatu fala à população


O prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) concede neste sábado, a partir das 10 horas da manhã, no pátio externo do SEBRAE uma entrevista coletiva a imprensa. 

Na pauta: ações de governo, projetos, política e expectativa de sua administração para o ano de 2011.

Na primeira entrevista coletiva do ano o público também pode participar. Basta formular a pergunta e enviar a rádio Liberdade AM.

Polícia apreende drogas e objetos ilícitos na cadeia de Mombaça

A Polícia Militar em Mombaça realizou no final da tarde de ontem uma revista na cadeia pública do Município e encontrou e aprendeu os seguintes objetos: 02 (duas) serras; 05 (cinco) papelotes de maconha; 04 (quatro) aparelhos celulares; 04 (quatro) punhais; 01 (uma) tesoura; 03 (três) chips de aparelhos celulares e 10 (dez) carregadores de aparelhos celulares. 

Vale salientar que a droga encontrada estava de posse do detento Francinaldo Lourenço de Souza, 30 anos. O mesmo foi conduzido a DPC e autuado em flagrante.

Fla espera "sim" de Ronaldinho e fim de "tortura do vai-não vai"

Apesar da euforia dos torcedores, o discurso de dirigentes rubro-negros ganhou um tom não tão otimista. Michael Levy, vice de finanças do Flamengo, disse que Assis e Ronaldinho conversarão com a família e entrarão em contato com os clubes interessados no jogador ainda nesta sexta-feira. 

"Amanhã (hoje), eles vão se pronunciar, depois de uma conversa com a família. 

Quando fizerem isso, entrarão em contato com os clubes. Torcemos para que se resolva logo, pois não aguentamos mais essa tortura de vai-não vai", disse o dirigente. 

Durante a quinta-feira, a cúpula da presidência participou de um evento em um hotel do Leblon, mas monitorou o que acontecia na entrevista de Ronaldinho. 

Quatro funcionários do clube, incluindo um fotógrafo, estiveram presentes ao Copacabana Palace, mas quando foram notados, retiraram seus crachás. Nesta sexta, enfim, o Flamengo deve saber o fim de toda história.

Cearense desbanca segurança do Google e vence prêmio internacional

Um cearense ganhou um prêmio internacional por participar de uma gincana para testar a segurança do Google.
Pablo Ximenes conseguiu provar que um dos sistemas na web tem falhas. O Google pede para manter em sigilo qual seria o segmento até que o problema seja consertado.

Premiação

Pablo deve receber 500 dólares pela façanha. Quantia que, segundo ele, é simbólica diante do reconhecimento internacional. O cearense passa a integrar o rol da fama de fornecedores da Google.

Estudante de mestrado em segurança da informação na Universidade Estadual do Ceará, foi durante pesquisas no grupo "Inserte" que começaram as descobertas.

O programa premiava apenas pesquisadores que notificassem falhas no navegadores Google na internet. Mas a partir deste ano a recompensa também passou a ser dada para fragilidades comprovadas em qualquer um dos serviços web da empresa.

Infraero aponta riscos no Aeroporto do Cariri


Juazeiro do Norte. Os riscos relacionados à ocupação irregular da área que envolve o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, foram debatidos, ontem, no I Seminário sobre Área de Segurança Aeroportuária (ASA), do Aeroporto Regional. 

Vários alertas foram feitos relacionados ao rápido processo de urbanização da área e, de acordo com a explanação do superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, até um colégio está dentro da área considerada irregular. O alerta serve para coibir que novos empreendimentos sejam construídos no local e, mais tarde, o Aeroporto possa até ser interditado.

Profetas populares preveem ´bom inverno´ para 2011

"Dessa vez a gente acerta". Quando se reunirem novamente amanhã pela manhã, no XV Encontro dos Profetas das Chuvas, Antônio Lima, Chico Leiteiro, Paroara, Paulo Costa e mais de 30 cientistas populares deverão anunciar no antigo Clube do Agrônomo de Quixadá a chegada de "bom inverno" este ano.

Na ultima edição do tradicional Encontro, a maioria havia apresentado boas perspectivas para a quadra chuvosa no Estado. Todavia, a média pluviométrica foi bem abaixo do esperado, provocando perdas de safra e frustração para quem tira o sustento do campo.

O profeta Renato Lino foi um dos poucos a contrariar os companheiros observadores do tempo. Havia motivo para a preocupação. As cascas de algumas árvores nativas, como a umarizeira e o sabiá, estavam caindo. Sinal ruim. A previsão pessimista foi ofuscada pelos aplausos a Erasmo Barreira, outro profeta da terra.

"Vai ter inverno dos bons", anunciava, erguendo o ninho de João-de-barro. Mas dessa vez, assegura o lavrador de Tapuiará que a previsão não vai contrariar o anseio da maioria. Afinal, as formigas estão se mudando para os altos, os inchuis subindo mais nos troncos das árvores. "Vem inverno por ai", acrescenta o profeta Lino.

Leia mais... 

Caso Mainha: Polícia faz perícia no carro incendiado


O veículo de marca Citroën, preto quatro portas, de placa HVW-6304, ano 2004, supostamente usado pelos assassinos do pistoleiro Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´, foi periciado ontem pela manhã no pátio da antiga Academia da Polícia Civil, no Bairro de Fátima, onde encontra-se apreendido.

Desde cedo, o perito Hélio Ribeiro, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), analisou todos os detalhes que ainda podiam ser observados no veículo, encontrado totalmente queimado no Anel Viário da BR-020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

"Trata-se de um carro ´quente´, sem adulterações visíveis. O chassi não foi esmerilhado, está intacto", destacou o perito. O exame foi acompanhado pelo diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno. Segundo ele, o veículo foi adquirido em nome de uma mulher residente no Parque Albano, em Caucaia. "Não vamos divulgar o nome da pessoa porque a investigação está em andamento. Pode ser que ela tenha sido usada como ´laranja´ na compra do carro, por exemplo", destacou.

O endereço verificado na documentação do carro não existe. "É de uma casa abandonada", disse Jairo Pequeno. De acordo com o delegado, as investigações estão sendo processadas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP), em parceria com a Delegacia Metropolitana de Maranguape.

Pistas
O veículo incendiado na BR-020 foi uma das primeiras pistas obtidas pela Polícia desde o assassinato de ´Mainha´, na última terça-feira (3), no bairro Novo Maranguape. Outra pista são duas cápsulas de bala calibre 0.40 encontradas próximas ao corpo de ´Mainha´.

DN

TCM planeja aumentar fiscalização nos municípios


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2011, estará presente em todas as cidades cearenses com equipes de fiscalização. A informação é do conselheiro Manoel Veras que na próxima segunda-feira assume a presidência do Tribunal, em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza.

Na ocasião também serão empossados os conselheiros Marcelo Feitosa como vice-presidente e Pedro Ângelo Sales Figueiredo como corregedor. O mandato é de dois anos e poderá ser renovado por igual período.

A administração de Manoel Veras será de continuidade ao trabalho desenvolvido pelo atual presidente, Ernesto Saboia, o que para o novo gestor, não se trata de comodismo. "Há tanta coisa positiva que vem sendo feita e que precisa ser sedimentada a cada dia", diz Veras, que atualmente exerce a função de vice-presidente do TCM.

Todavia, ele garante que a sua gestão será revolucionária no sentido de apresentar o resultado do trabalho do TCM à sociedade. Portanto, sua gestão terá como destaques uma presença efetiva na fiscalização dos municípios; um amplo programa de capacitação para os técnicos do Tribunal e gestores municipais e maior integração com a sociedade para aperfeiçoar a participação da população nos mecanismos de fiscalização.

Portaria aumenta capacidade de presídios no Ceará

A pedido do governo do Ceará, Cid Gomes, a Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios de Fortaleza aumentou o percentual de excesso prisional, ou seja, o número de presos além da capacidade máxima. 

Com a determinação do juiz Luiz Bessa Neto, nenhuma unidade penitenciária poderá exceder mais de 20% da capacidade máxima, que antes era de 10%. A Portaria 007/2010 foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (6/1).

Carnaval 20011: O bloco do Evaldo

Depois de celebrar 80 anos de idade em 2010, o cantor, compositor e violonista, Evaldo Gouveia continua comemorando sua vida artística em 2011. Cearense de Iguatu, o autor de "Sentimental demais" é o grande homenageado do carnaval desse ano pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Como já aconteceu com Fausto Nilo, homenageado no ano passado, Evaldo ganhará um CD tributo, no qual serão incluídas, entre regrava- ções e inéditas, 20 melodias suas, com parceiros letristas do nível de Almeida Rêgo, Carlos Colla, Fausto Nilo, Jair Amorim e Paulo César Pinheiro.

"Lá vai meu bloco, vai", título do disco, contará com a produção do percussionista Pantico Rocha, titular da banda do pernambucano Lenine. Os intérpretes convocados são contabilizados entre os já consagrados no Brasil, a começar pelo já citado Lenine, seguido de Elba Ramalho, Jane Duboc, Zé Renato, Leny Andrade, Dominguinhos e Sérgio Loroza, além dos grupos Bangalafumenga, Casuarina e Fino Coletivo.

O time alencarino, também incluído no álbum, não fica atrás, com uma seleção de novos nomes e veteranos da cena. Kátia Freitas, Marcus Caffé, Eudes Fraga, Waldonys, Liduina Lessa, a banda Breculê, a bateria bloco Unidos da Cachorra e o próprio homenageado, Evaldo Gouveia, estão garantidos. O dono da festa interpretará uma parceria sua com o compositor Jair Amorim, "Canto cearense", a qual virá num pot pourri, emendada com "Esquinas do Brasil", que tem palavras de Fausto Nilo.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Mínimo pode chegar a R$ 545 com novo reajuste, diz fonte

A presidente Dilma Rousseff decide nos próximos dias se o salário mínimo pode ser elevado para R$ 550. Ela aguarda levantamento pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento que aponta para um valor em torno de R$ 545, disse nesta quinta-feira um ministro do governo que pediu anonimato.

No último dia 30, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou medida provisória com reajuste de 5,88% para o salário mínimo, elevando seu valor de R$ 510 para R$ 540.Contudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2010, usado no cálculo para o aumento, ainda não estava completamente apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O número fechado será divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE.Com a atualização do índice, o valor ficaria em torno de R$ 545. "Aí caberia à presidente Dilma decidir se arredonda o valor para R$ 550", disse o ministro.

Na Câmara, parlamentares já se movimentam para fazer emendas à MP assinada por Lula e dar um reajuste ainda maior aos R$ 540 propostos inicialmente. O deputado Paulo Pereira (PDT-SP), presidente da Força Sindical, já avisou que proporá um aumento para R$ 580. E o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) estuda apresentar uma emenda com um valor de R$ 560.

Tribunal de Justiça empossa dois desembargadores nesta sexta-feira

Os juízes Durval Aires Filho e Francisca Adelineide Viana tomarão posse como desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) nesta sexta-feira (07/01), às 17 horas. A solenidade acontecerá no Palácio da Justiça, sob a presidência do desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário cearense.

O juiz Durval Aires Filho, coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e titular da 3ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes Crimes Contra a Ordem Tributária de Fortaleza, foi eleito pelo critério de merecimento, em sessão plenária extraordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2010.

Na mesma solenidade, o pleno do TJCE elegeu, pelo critério de antiguidade, a juíza Francisca Adelineide Viana, titular da 2ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua. Os atos de nomeação dos novos integrantes do colegiado do TJCE foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do dia 21 de dezembro de 2010.

Os dois magistrados assumem nas vagas criadas pela Lei Estadual nº 14.407, de 15 de julho de 2009. O presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, fará o discurso de saudação. Em nome dos empossados, falará Durval Aires Filho.

TJ

Icó-CE: Aposentado recorre à polícia por conta das traições e ameaças da mulher

 
O aposentado Sebastião Bernardino da Silva, de 63 anos, residente no Sitio João Pereira na zona rural de Icó recorreu à polícia para se queixar das ameaças de morte que lhe faz a sua companheira Leudina Borges Rodrigues, de 49 anos. 
Ele disse que sequer dorme direito com medo que a mulher faça algo durante a madrugada, principalmente nos dias de discussões mais intensas. Reclamou ainda de estar cansado das traições e conseqüente sofrimento e amargura por conta da situação.

Sebastião contou que já são cerca de 30 anos vivendo com a mesma, sendo oito filhos do casal. Agora, o aposentado se diz incomodado com o fato de Leudina chamá-lo de "corno véi", "corno de biqueira" e "homem capado". O fato é que ele é doente da próstata e ainda toma medicação controlada. Entretanto, revela sua tristeza quando a companheira insinua estar saindo com "um homem muito macho e gostoso” e que o aposentado "já era e não dá mais pro gasto".

Junto a essa situação, ele confessa temor de ser assassinado por Leudina além da "traição a olho nu". De acordo com Sebastião, as insinuações da mulher chegam a ser feitas na presença dos filhos, inclusive com palavras de baixo calão. Ele disse ainda na delegacia que, às vezes, procura a mulher e não sabe do seu paradeiro. Todavia, não esconde que ama Leudina e almeja um final feliz "desde que ela pare com essas coisas que me maltratam".

Miséria

MEC vai comprar 10 milhões de dicionários para escolas públicas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 10 milhões de dicionários de português para serem distribuídos às escolas públicas de educação básica em 2012. O órgão, uma autarquia do Ministério da Educação (MEC), é responsável pela aquisição e distribuição dos livros didáticos aos alunos da rede. O edital convocando as editoras será divulgado amanhã (7) no Diário Oficial da União.

Os dicionários deverão observar as novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico que entrou em vigor em 2009. A última vez que o FNDE distribui esse material foi em 2006, antes das mudanças. O prazo de adaptação às novas normas termina em 2012, de acordo com o decreto assinado há dois anos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Werisleik e Dantas à frente das Polícias do Ceará

 
O comandante do programa Ronda do Quarteirão, coronel Werisleik Matias, foi confirmado nesta quinta-feira (6) como novo comandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), enquanto o então comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vasconcelos, assume como secretário adjunto da SSPDS.

O delegado Luiz Carlos Dantas permanecerá à frente da Superintendência da Polícia Civil, enquanto o coronel Josileno Vitoriano assume o comando do Corpo de Bombeiros.

Estudante é atropelado e morto na CE 060

Um acidente ocorrido por volta das 08 horas da manhã de hoje, na CE 060, localidade de Marizeira em Jucás, vitimou fatalmente o estudante Mateus Silva Souza, 08 anos. Ao tentar cruzar a rodovia o estudante foi colhido por um veículo Pálio, placas NOW-9409, inscrição da Paraíba. O veículo era guiado por Clécia Vanessa que socorreu a vítima.

Blog divulga os nomes dos médicos que trabalham no hospital municipal de Acopiara

Os moradores de Acopiara que necessitam dos serviços médicos no hospital municipal Julia Barreto têm reclamado de forma constante a falta de profissionais na unidade. 

Pacientes reclamam que o hospital está sempre lotado e com apenas um médico fazendo o atendimento. 

O blog fez uma pesquisa junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde objetivando identificar os nomes dos médicos que trabalham neste hospital. 

Após a pesquisa o blog descobriu que pelo menos dez profissionais médicos estão cadastrados com vínculos empregatícios no hospital e um autônomo. Na mesma pesquisa o internauta poderá conhecer a carga horária de cada um.

Em tempo

Pelo menos no papel a estrutura de médicos que trabalha no hospital e maternidade Júlia Barreto em Acopiara é uma das melhores do Ceará.

Veja abaixo a relação dos médicos que trabalha no hospital municipal:

ANTONIO EDNARDO DE SOUZA 170702673610007223115 - MEDICO CLINICO CLINICO GERAL MEDICO CLINICO GERAL MEDICO0Hs.00Hs.12Hs.12Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

ARIOSTO BEZERRA VALE 180902182240000223144 - MEDICO OFTALMOLOGISTA CIRURGIAO OFTALMOLOGICO OCULISTA O0Hs.10Hs.10Hs.20Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

CARLOS MAGNO CORDEIRO BARROSO 190129940820004223153 - MEDICO PSIQUIATRA MEDICO PSICANALISTA MEDICO PSICOTERAPEU0Hs.5Hs.00Hs.5Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

CAROLINE DE ALMEIDA CABRAL 980016277080828223115 - MEDICO CLINICO CLINICO GERAL MEDICO CLINICO GERAL MEDICO0Hs.00Hs.12Hs.12Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

DENISE NUNES DE OLIVEIRA 123179877750001223148 - MEDICO PATOLOGISTA CLINICO MEDICO LABORATORISTA MEDICO PA0Hs.10Hs.00Hs.10Hs.SIMAUTONOMOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

GENIVAL LIMA DOMINGOS 210158144190008223104 - MEDICO ANESTESIOLOGISTA ANESTESIOLOGISTA ANESTESISTA MED0Hs.00Hs.10Hs.10Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

JOAO UCHOA DE ALBUQUERQUE 201560520610004223115 - MEDICO CLINICO CLINICO GERAL MEDICO CLINICO GERAL MEDICO0Hs.12Hs.48Hs.60Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

JOSE CAVALCANTE DA COSTA 203834038920003223124 - MEDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNOSTICO POR IMAGEM IMAGENOLOGI0Hs.00Hs.4Hs.4Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

LEONARDO TAVARES DE SOUSA 980016283836572223110 - MEDICO CIRURGIAO GERAL CIRURGIAO CIRURGIAO GERAL MEDICO0Hs.12Hs.00Hs.12Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

MANOEL TAVARES DE SOUZA NETO 190123488730000223149 - MEDICO PEDIATRA HEBEATRA MEDICO DE CRIANCA NEONATOLOGIST0Hs.00Hs.5Hs.5Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativ

ROSIANE TEIXEIRA DE MORAIS FERNANDEZ 980016283838982223115 - MEDICO CLINICO CLINICO GERAL MEDICO CLINICO GERAL MEDICO0Hs.00Hs.10Hs.10Hs.SIMVINCULO EMPREGATICIOSEM TIPOSEM SUBTIPO/Ativo

Veículo que teria sido usado no assassinato de Mainha é apreendido pela Polícia

O veículo que teria sido usado no assassinato de Idelfonso Maia Cunha, o Mainha, foi apreendido pela Polícia. Na manhã desta quinta-feira, 6, o carro foi levado pra antiga academia da Corporação, onde passou por perícia realizada pela Delegacia de Roubos Furtos Veículos e Cargas.

O carro foi encontrado incendiado às margens da BR-020, em Caucaia. De acordo com a Polícia, o veículo não apresentava nenhuma alteração e está alienado no nome de uma mulher. Não havia objetos dentro do automóvel.

A Polícia ainda continua sem pistas dos assassinos de Mainha, ocorrido na última terça-feira, 4, em Maranguape. O pistoleiro foi executado quando andava montado sobre um burro. Ele foi surpreendido por dois homens que estavam em um carro preto e efetuaram os disparos. Mainha foi atingido por nove tiros de pistola ponto 40.

Dilma lançará o PAC contra a miséria

A primeira ação da presidente Dilma Rousseff será a criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do combate à miséria. Ela se reuniu com 12 ministros nesta quinta-feira (6), pela manhã, e pediu que organizem o programa de forma a garantir que haja metas, prestação de contas e monitoramento das medidas. Segundo a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que coordenará o novo PAC, o programa partirá de iniciativas como a ampliação das redes sociais e das políticas de transferência de renda e inclusão produtiva.

Justiça de Rondônia condena empresário cearense por crime de racismo

O empresário cearense José Edílson Negreiros, o Ceará Miséria, foi condenado pela Justiça de Rondônia a um ano e seis meses de reclusão e ao pagamento de 20 dias multa, por crime de racismo. 

De acordo com a decisão do juiz da 2ª Vara Criminal de Porto Velho, Valdecir Castelar Citon, o cearense cometeu os crimes de agressão física e racismo contra uma de suas empregadas, que foi lhe cobrar salários atrasados e acabou apanhando no meio da rua e humilhada publicamente. A decisão ainda cabe recurso.

Segundo o processo, Ceará Miséria é acusado de discriminação e preconceito de cor, ao utilizar termos pejorativos contra a vítima, quando gritou em público que “negra é pra ser escrava”. De acordo ainda com o processo, o acusado ainda tentou surrar a vítima um cinto, conforme o laudo de lesão corporal.

Acidente de trânsito faz mais uma vítima fatal em Acopiara

Morreu na manhã de hoje, por volta  das 05 horas da manhã, na localidade de Cambitos em Acopiara, vítima de acidente de motocicleta o vendedor Francisco Suderlânio Campos Bento, 26 anos. 

O vendedor morreu de traumatismo craniano. 

Segundo informações a vítima viajava em uma moto Fan 125 e na oportunidade estava sem o devido capacete.

Governo anuncia corte de orçamento em todas as secretarias

O governo do Estado deve publicar na próxima segunda-feira (10) o decreto sobre a redução de gastos. As secretarias que mais receberam investimentos sofrerão cortes maiores. A redução de custeio é da ordem de R$ 500 milhões.

As secretarias de Recursos Hídricos, aVice-Governadoria, a Procuradoria Geral e a Defensoria Pública deverão sofrer cortes de até 12% no orçamento. É que elas foram as que mais cresceram, em volume de recursos, nos últimos anos.

Já as secretarias do Trabalho, Educação, Saúde e Fazenda, que cresceram menos, também terão cortes. Mas a redução ficará em até 5%. As informações foram repassadas pelo secretário da Fazenda, Mauro Filho, depois da primeira reunião com o governador Cid Gomes, na noite de ontem (5).

Além das secretarias acima citadas, todas as outras terão redução de gastos. A lógica da proporção vale para todas as pastas. Quem cresceu mais terá corte maior e quem cresceu menos terá corte menor.

Brincadeira de “roleta russa” termina em morte em Pacajus

Uma brincadeira conhecida como “roleta russa” terminou em morte na madrugada desta quinta-feira (6), na cidade de Pacajus. A princípio, as equipes da Perícia atenderam a ocorrência como se fosse um acidente de moto, mas quando foram olhar o corpo de Laudemberto Almeida Gonçalves, 18, os peritos encontraram uma única perfuração a bala no peito do jovem.

O pai da vítima disse que o garoto brincava com outras pessoas com a arma e ela teria disparado. Laudemberto tentou ir sozinho ao hospital, mas caiu no meio do caminho. Isso por causa da gravidade da lesão. A Polícia ainda não localizou as outras pessoas que estavam com o jovem no momento do disparo.

Jangadeiro Online

Ciro já trouxe de volta domicílio eleitoral para Fortaleza

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) informou a esta Vertical que trouxe de volta seu domicílio eleitoral para Fortaleza. O título havia sido transferido para São Paulo, depois que ele atendeu a um apelo do ex-presidente Lula e da cúpula do PSB, vislumbrando perspectivas de disputar a presidência da República.

Ciro deixou claro que o gesto não significa tentar algum tipo de mandato nas próximas eleições – 2012 e 2014, porque, por “eu ser irmão do governador, sou inelegível, mas, depois, quem sabe…”. Ciro confirmou que vai mesmo estudar na Inglaterra por um período de dois anos e admitiu que, após esse período, poderá encarar o setor privado.

“Tenho convites de alguns grupos”, diz ele, evitando detalhes. Na próxima semana, Ciro viaja para o Rio, quando vai preparar seu adeus da cena política nacional.

Coluna Vertical, do O POVO

Coelce já prepara pedida de reajuste da conta de luz

A Companhia de Eletricidade do Ceará (Coelce) já está fechando sua pedida em matéria de reajuste da tarifa de energia elétrica para este ano. A informação é de membros da diretoria da empresa.

A pedida será enviada para apreciação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em abril, como ocorre anualmente, e por força de contrato de privatização nesse setor, virá aumento da conta de luz. Resta saber qual o percentual.

Geisy Arruda quer apresentar programa na Record do Ceará


De acordo com a coluna Canal 1, do jornal Diário de S.Paulo, a ex-participante de A Fazenda 3 Geisy Arruda, em viagem ao Ceará, esteve na TV Cidade, afiliada da Record, em reunião com o presidente da emissora, Miguel Dias.

Na ocasião, ela apresentou a ideia de comandar um programa semelhante ao que é feito por Luciana Gimenez na RedeTV!.

Senhor do Bonfim sobe ao altar-mor em Icó


Será celebrada, amanhã à noite, a partir das 19 horas, a solenidade religiosa que marca a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar-mor do santuário. Antes, às 18 horas, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Lázaro Augusto. Segundo a tradição, milhares de fiéis devem participar do ato religioso e haverá queima de fogos, para assinalar o encerramento da festa.

Desde o dia 1º passado, quando houve a procissão que conduziu o andor do santo pelas ruas da cidade, a imagem de Senhor do Bonfim permanece exposta, no piso da igreja, próximo ao altar. Nesse período, a movimentação dos devotos é intensa. Os fiéis rezam, fazem pedidos e agradecimentos. Todos tocam e beijam a escultura, que chegou a Icó há 261 anos. Alguns aproveitam para tirar fotos e guardar de lembrança.

Pela manhã, tarde e noite, a igreja transformada em santuário do Senhor do Bonfim permanece aberta para receber os católicos vindos dos bairros, da zona rural e visitantes de outras cidades. A festa em honra a Jesus crucificado atrai milhares de fiéis que seguem uma tradição bicentenária.

Há mais de dois séculos e meio, a imagem chegou a Icó, vinda de Portugal, após desembarcar em Salvador, na Bahia. Para o sertão cearense foi conduzida em lombo de animais, numa longa e penosa jornada. Até hoje, a devoção dos católicos ao santo é marcada por forte fervor religioso.

Moraújo, no Ceará, contabiliza perdas depois de chuva com granizo

Passados praticamente 48 horas de um fenômeno meteorológico ocorrido neste Município na região Norte, o relatos dos moradores, que viram cair granizo, ainda é cheio de apreensão. Eles contam que foram surpreendidos com chuvas que banharam a cidade no início da tarde de segunda-feira, acompanhada de uma ventania que destelhou casas, arrancou árvores e fez cair o muro de um prédio que era usado como estacionamento.

O relato mais contundente é da artesã Francisca das Chagas Sousa, que mora no fim da Rua 27 de Novembro, principal artéria da cidade. "A chuva veio tão forte que, em poucos minutos, começou a inundar tudo. Saí de casa para o quintal na tentativa de fazer desvio da água e senti pedrinhas caindo nas minhas costas. Quando olhei para o chão, vi umas pequenas pedras de gelo, do tamanho de um caroço de feijão", conta Francisca das Chagas.

Vingança motivou a execução de "Mainha"

Um dia após o assassinato do maior pistoleiro do Nordeste, Idelfonso Maia Cunha, o ´Mainha´, a Polícia Civil começou, ontem, a montar o ´quebra-cabeça´ para esclarecer o assassinato do matador de aluguel que ficou famoso na região. Um duplo homicídio ocorrido há exatos oito meses pode ser o ´fio da meada´ que levará as autoridades ao desfecho do caso.

Na tarde do dia 8 de maio do ano passado, pistoleiros invadiram uma residência na localidade de Telha, distrito do Camará, no Município de Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza) e mataram, a tiro, duas pessoas. Eram o empresário José Silveira Lima Filho, o ´Zé Filho´; e o seu capanga Diego Fabrício Oliveira de Sousa, o ´Diego do Machuca´. Logo, o nome de ´Mainha´ surgiu no caso.

Segurança

Nas investigações, ´Mainha´ foi apontado como um dos suspeitos de participação no crime. Conforme a Polícia, ele já havia trabalhado como uma espécie de segurança particular de ´Zé Filho´, dono de uma revenda de caminhões usados, situada na BR-116, mas os dois teriam se desentendido. No dia do fato, os pistoleiros chegaram à residência do empresário, na Rua Girassol, por volta de 14 horas, e mataram logo ´Diego do Machuca´. Ele caiu sem vida junto ao portão da casa.

Em seguida, os criminosos invadiram a propriedade e fuzilaram o empresário que estava na cabine de um caminhão, que ele transformara numa espécie de escritório. Muitos tiros foram dados e cápsulas de pistolas Ponto 0.40 (arma de uso exclusivo da Polícia) foram encontradas no local. Cada uma das vítimas levou cerca de cinco tiros a queima-roupa, conforme a Perícia.

Na época, a Polícia fez diversas investigações sigilosas, sem descartar a hipótese de envolvimento de ´Mainha´ com o fato. Meses depois, o pistoleiro voltou a cair nas mãos da Polícia. Foi detido por policiais do Ronda do Quarteirão em companhia de um soldado da PM. Os dois estavam armados com revólveres e pistolas e foram perseguidos pela patrulha em Maranguape. Detidos, foram encaminhados à delegacia, onde o militar assumiu sozinho a posse das armas e livrou o pistoleiro de ser autuado em flagrante.

Desde então, ´Mainha´ afirmava estar sendo ameaçado de morte e perseguido. Fez, pelo menos, três Boletins de Ocorrência sobre o caso. O último deles, na Delegacia Metropolitana de Maranguape, no dia 28 de dezembro, quando disse que estranhos em um carro preto estariam lhe seguindo.

A Polícia tem ainda uma segunda vertente nas investigações sobre a morte. Informações extraoficiais dão conta de que ´Mainha´ estaria fazendo, ultimamente, a segurança particular de um comerciante do ramo de imóveis da cidade de Quixadá, e que este era acusado de envolvimento no tráfico de drogas no Sertão Central, sendo recentemente preso numa operação da Polícia Federal.

Pistas

O superintendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, acompanha pessoalmente o desenrolar das investigações que estão sendo compartilhadas pela Delegacia de Maranguape e Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

As primeiras pistas levantadas pela Polícia apontaram que um carro preto - Citroën - foi usado pelos assassinos depois de matarem ´Mainha´ na tarde de segunda-feira última, no bairro Novo Maranguape.

O carro foi localizado, na tarde de ontem, no Anel Viário da BR-020, em Caucaia. Estava completamente queimado. Mesmo assim, foi rebocado para o pátio da Divisão de Homicídios e hoje vai ser vistoriado por inspetores da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Há suspeitas de que o automóvel tenha sido comprado por ´laranjas´, pois está registrado em nome de uma mulher residente na Bahia.

Já nas mãos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), através da sua Coordenadoria de Criminalística (CC), estão duas cápsulas de bala calibre 0.40 encontradas próximas ao corpo de ´Mainha´. Os estojos deverão ser utilizados na micro-comparação balística, caso alguma arma suspeita seja apreendida nas investigações.

Apesar da fama que ´Mainha´ ganhou nacionalmente como o maior pistoleiro do Brasil na década de 80, quando praticou diversos crimes de morte no Ceará e Rio Grande do Norte, as autoridades não acreditam que o seu assassinato tenha alguma relação com os homicídios daquela época. Para o superintendente da Polícia Civil, o crime deveu-se a algo recente.

Enterrado

Sob clima tenso e com ameaças e agressões aos jornalistas, a família de ´Mainha´ enterrou o corpo dele, na tarde de ontem, no Cemitério de Jaguaribara (a 228Km de Fortaleza). A Polícia teve que intervir na hora do sepultamento para evitar que o conflito se alastrasse.
DN

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4,7 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (5), pelo concurso 1.246 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 10 – 37 – 40 – 43 – 57 - 59

Segundo a Caixa, 46 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 25.351,73. Outras 3.939 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 422,94.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no próximo sábado (8), é de R$ 4,7 milhões.
 

Cid propõe aumento de carga horária dos funcionários públicos do Estado

O governador do Ceará, Cid Gomes, acenou ontem com a possibilidade de aumento opcional da carga horária dos funcionários públicos do Estado que trabalham seis horas por dia. Segundo o governador, os servidores que quisessem passariam a trabalhar oito horas diárias e a ganhar 33% a mais.

A entrevista foi concedida via Twitcam, um site que permite transmissão ao vivo e abre espaço para a participação de internautas por meio de mensagens de até 140 caracteres enviadas pelo Twitter.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, a proposta ainda está sob análise na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Posteriormente, deve ser enviada à Assembleia Legislativa para apreciação pelos deputados estaduais.

"Os servidores que quiserem poderão migrar para oito horas por dia, com aumento de 33% no salário", disse Cid Gomes.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o Ceará tem cerca de 105 mil servidores ativos e a folha de dezembro foi de cerca de R$ 240 milhões. A assessoria da Seplag não dispunha na tarde de ontem da quantidade de servidores que trabalha apenas seis horas por dia.

Caso o reajuste de 33% fosse sobre o valor global da folha de pagamento, chegaria a R$ 79,2 milhões por mês. Entretanto, se for aprovada, a medida não chegará a custar esse valor, já que a maioria dos servidores têm contrato para trabalhar oito horas diárias e que a adesão dos que têm jornada de seis horas diárias seria opcional.

A expectativa é que a mensagem que trata da ampliação da carga horária no serviço público estadual seja votada durante a convocação extraordinária da Assembleia Legislativa, prevista para acontecer agora em janeiro. Outra matéria que deve ser votada é a do aumento dos servidores estaduais e a nova data-base, conforme promessa de campanha feita pelo governador Cid Gomes.

A proposta do Executivo estadual deve prever a antecipação da data-base da categoria, que era em julho até 2010, para janeiro e o reajuste referente à inflação do período que vai de julho a dezembro de 2010 mais dois pontos percentuais de ganho real para os servidores do Estado.  

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bombando no twitter...

Estamos também no twitter. Muitas informações que o internauta não ver no blog estão por lá. Para acessar é só clicar: http://twitter.com/lindomarlider

Novela Passione: Totó, vivo, reaparece para Clara


Os fãs de Totó (Tony Ramos) já podem se acalmar. O italiano que muita gente pensa que morreu em "Passione" (Globo) já tem data para voltar. Não, ele não estará em "Walking Dead" (Fox), como zumbi. Totó voltará à novela da Globo vivinho da silva, para atormentar a mandante do seu assassinato, Clara (Mariana Ximenes).

A cena da volta dele começará a ir ao ar no sábado(8), mas o grande suspense será resolvido na segunda-feira (10).

A aparição de Totó será na mansão dos Gouveia. Em  conversa com Bete (Fernanda Montenegro), Clara será surpreendida pela presença de  Gemma (Aracy Balabanian), até então escondida na sala, que a insulta e  a acusa pelo assassinato do agricultor. Na sequência chegam Agnello ( Daniel de Oliveira),  Adamo (Germano Pereira), Agostina (Leandra leal) e Alfredo ( Miguel Roncato)

É quando entra então Diogo (Daniel Boaventura) . O suposto comparsa de Clara é na verdade investigador de polícia e entrega todos os planos da vilã. Clara levará tapa de Bete e, ao cair na beira da escada escuta a voz de Totó, descendo os degraus.  “Sono vivo, Chiara”, anuncia ele.

Cid e Ciro podem ir para o PRB


Os irmãos Ciro e Cid Gomes, o ex-presidenciável e o governador reeleito do Ceará, ambos do PSB, devem sair do partido. Insatisfeitos com a perda de espaço na legenda na disputa interna com o grupo do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que está bem mais próximo de Dilma Rousseff que Ciro e Cid.

Campos ainda emplacou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Na nova fase política, Ciro e Cid continuam, no entanto, aliados do governo. Estudam convites do PRB.

Informe JB – JB Online

Motorista de ônibus de linha especial em Fortaleza é preso depois de negar gratuidade a PM

Um motorista da linha de ônibus TopBus em Fortaleza foi detido na tarde desta quarta-feira, 5, depois de ter negado a gratuidade da passagem a um policial militar que estava fardado. De acordo com a assessoria da Etufor, por se tratar de linha especial, ele não teria direito à gratuidade.

Segundo informações do repórter Everardo Souza, da rádio O POVO/CBN, o soldado se recusou a pagar a passagem e chamou seu superior, mesmo depois de os passageiros terem se prontificado a pagar o valor. Com a chegada do superior, identificado com subtenente Clovis, o motorista foi detido e encaminhado ao 34º DP por desacato. 

Os passageiros foram deixados na esquina da avenida Dom Manuel com rua Pereira Filgueiras. De acordo com o delegado titular Aurélio de Araújo, o motorista alegou que estava cumprindo ordens do superior.

Será registrado um boletim de ocorrência e o caso será investigado.”

O POVO Online

Acopiarense Nonato Albuquerque recita poema de cordel sobre a morte de Mainha

No programa Barra Pesada, desta quarta-feira (5), o jornalista Nonato Albuquerque recitou o poema de cordel “Mainha: A grande fera do gatilho”. De autoria popular, o texto fala da morte do maior pistoleiro do Nordeste.

Assista ao vídeo:

 

Jangadeiro Online

Globo divulga os candidatos do 'Big Brother Brasil' 2011

A TV Globo divulgou nesta quarta-feira (5) os 17 candidatos que disputarão o prêmio de R$ 1,5 milhão na 11ª edição do "Big Borther Brasil". A nova temporada do reality show apresentado por Pedro Bial vai ao ar a partir da próxima terça (11).

Os 17 participantes da 11ª edição do "Big Brother Brasil" 

Na lista dos concorrentes há mais mulheres: nove ao todo. Sei paulistas, quatro cariocas, dois pernambucanos, dois baianos, um paranaense, um mineiro e um roraimense disputarão o voto popular.
O segundo e o terceiro colocado na disputa receberão R$ 150 mil e R$ 50 mil.

A última edição do "BBB" foi vencida pelo lutador Marcelo Dourado em disputa contra a dentista Fernanda Helena Cardoso.

Confira a lista dos competidores da 11ª temporada do programa:

Ariadna, 26 anos, cabeleireira (RJ)
Cristiano, 33 anos, engenheiro (SP)
Daniel, 40 anos, administrador (PE)
Diana, 29 anos, produtora (RJ)
Diogo, 24 anos, coreógrafo (BA)
Igor, 25 anos, barman (SP)
Janaina, 25 anos, bailarina (SP)
Jaqueline, 27 anos, dançarina (RJ)
Lucival, 29 anos, jornalista (BA)
Maria, 27 anos, atriz (SP)
Mauricio, 27 anos, músico (RJ)
Michelly, 27 anos, promotora de eventos (SP)
Natalia, 27 anos, analista criminal (MG)
Paula, 23 anos, estudante (RR)
Rodrigão, 22 anos, modelo (PR)
Rodrigo, 26 anos, administrador (PE)
Talula, 29 anos, modelo (SP)

Dona Lily Marinho morre no Rio


Dona Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, e Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, morreu às 20h05 desta quarta-feira (5), aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, desde o dia 13 de dezembro, com infecção respiratória. Duas semanas atrás, Dona Lily foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da clínica.

Filha de uma francesa e de um inglês, Lily Monique de Carvalho Marinho nasceu em Colônia, na Alemanha, mas foi criada na França. Em 1938, a beleza da jovem impressionava. Lily Monique foi miss Paris, aos 17 anos de idade. Foi em Paris que conheceu o primeiro marido, o empresário Horácio de Carvalho. Casou-se e adotou o Brasil como pátria. Com Horácio de Carvalho , teve um filho, Horacinho, que morreu num acidente de automóvel, aos 26 anos de idade. Tempos depois, adotou um menino, que lhe deu quatro netos.

Dona Lily e Roberto Marinho se conheceram em 1941. Quase cinquenta anos mais tarde, quando a reencontrou, já viúva, Doutor Roberto se lembrava de como ela estava vestida quando se encontraram pela primeira vez.

"Quando esse mesmo homem confessa que, durante 44 anos, nunca esqueceu o primeiro encontro, quando diz achá-la bela... Como não se sensibilizar?", recordou ela no livro "Roberto & Lily", lançado em 2004. Eles se casaram em setembro de 1991. Roberto Marinho tinha 86 anos, e Lily, setenta.

Com Doutor Roberto, Dona Lily ajudou a trazer pela primeira vez ao Brasil grandes exposições de artistas franceses, como Monet e Rodin. Pelo apoio e pela promoção da cultura, Dona Lily foi condecorada pelo governo da França com a Legião de Honra e homenageada pelo Ministério da Cultura do Brasil. Dona Lily é também Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, o braço da ONU para educação e cultura.

Quando Roberto Marinho morreu, em 2003, a cerimônia de despedida foi na casa do Cosme Velho. E foi lá que ela viveu até ser internada. "Não poderia viver em outro lugar. Com sua ausência, viverei com saudade até o fim", disse certa vez.

Ela tinha o hábito de organizar reuniões na sua casa no Cosme Velho, também na Zona Sul. Em julho do ano passado, ofereceu um almoço à então candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Foram convidadas personalidades da política e da sociedade carioca para o encontro, como a economista Maria da Conceição Tavares, e escritora Nélida Piñon, Jandira Feghali, Maria Lúcia Horta Jardim, Magaly Cabral, Consuelo Paes, Marcela Temer e Lucy Barreto.

Agenor Neto concede entrevista coletiva neste sábado (8)

No próximo sábado, 08 de janeiro, às 10 horas, no auditório do pátio externo do Sebrae, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), vai conceder uma entrevista coletiva, onde deverá responder a várias perguntas pertinentes a sua administração, como também deverá tratar de assuntos referentes às obras em andamento no município, além de uma prestação de contas de sua gestão frente ao executivo municipal no ano de 2010. A entrevista será transmitida em cadeia de rádios (Liberdade e Antena Sul FM).

Agenor tem dito que nos próximos dois anos quer mais eficiência na gestão municipal, principalmente na agilização e concretização das grandes obras que fazem parte do projeto "Cidade do Futuro", onde está previsto investimentos de mais de R$ 150 milhões.

Cine Sesi Cultural desembarca em 14 municípios do Ceará


A partir desta sexta-feira, 7 de janeiro, o projeto Cine Sesi Cultural desembarcará no Ceará e levará a 14 municípios uma verdadeira maratona de filmes em apresentações gratuitas em praça pública. Patrocinado pelo Sesi e idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira, o Cine Sesi Cultural chega a sua 9ª edição. O projeto circula desde 2002, levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Durante todas as edições, cerca de 2,8 milhões de pessoas, de mais de 400 cidades, conferiram diversos filmes nacionais e internacionais.

No Ceará, a caravana chegará a Viçosa, Frecheirinha, Ibiapina, Forquilha, Acaraú, Paraipaba, Acarape, Baturité, Senador Pompeu, Acopiara, Novo Oriente, Santana do Cariri, Várzea Grande e Milagres. As projeções acontecerão sempre a partir das 19 horas, às sextas, sábados e domingos, ao ar-livre – em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local, podendo ser em uma praça ou local de conhecimento do público, respeitando as exigências físicas e técnicas dos equipamentos.