quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Senhor do Bonfim sobe ao altar-mor em Icó


Será celebrada, amanhã à noite, a partir das 19 horas, a solenidade religiosa que marca a subida da imagem do Senhor do Bonfim ao altar-mor do santuário. Antes, às 18 horas, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Lázaro Augusto. Segundo a tradição, milhares de fiéis devem participar do ato religioso e haverá queima de fogos, para assinalar o encerramento da festa.

Desde o dia 1º passado, quando houve a procissão que conduziu o andor do santo pelas ruas da cidade, a imagem de Senhor do Bonfim permanece exposta, no piso da igreja, próximo ao altar. Nesse período, a movimentação dos devotos é intensa. Os fiéis rezam, fazem pedidos e agradecimentos. Todos tocam e beijam a escultura, que chegou a Icó há 261 anos. Alguns aproveitam para tirar fotos e guardar de lembrança.

Pela manhã, tarde e noite, a igreja transformada em santuário do Senhor do Bonfim permanece aberta para receber os católicos vindos dos bairros, da zona rural e visitantes de outras cidades. A festa em honra a Jesus crucificado atrai milhares de fiéis que seguem uma tradição bicentenária.

Há mais de dois séculos e meio, a imagem chegou a Icó, vinda de Portugal, após desembarcar em Salvador, na Bahia. Para o sertão cearense foi conduzida em lombo de animais, numa longa e penosa jornada. Até hoje, a devoção dos católicos ao santo é marcada por forte fervor religioso.

Nenhum comentário: