sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sociedade civil se mobiliza contra aumento no número de vereadores

Instituições da sociedade civil começaram a se mobilizar, nesta quinta-feira, para pressionar os deputados a não aproverem, em Plenário, a proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores. A medida foi aprovada na noite passada pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá oito mil novos vereadores.

O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal.

A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais.

A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande.

Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.

Jornal Correio do Brasil

Governador Cid Gomes prestigiará, nesta sexta-feira, colação de grau do campus da Urca de Iguatu

O Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri - URCA está preparando uma bonita festa para esta sexta-feira, dia 28 de Abril, quando a partir das 20 horas o Magnífico Reitor Professor Dr. Plácido Cidade Nuvens concederá Outorga de Grau à Primeira Turma do Curso de Direito e Primeira Turma do Curso de Ciências Econômicas e ainda Turmas de Enfermagem e Sequencial em Saúde Pública.

O Professor José Ivo Ferreira, que organiza a Cerimônia, faz questão de ressaltar que o Governador Cid Ferreira Gomes será o Patrono da Primeira Turma do Curso de Direito, marco histórico para o Município e que a Solenidade que ocorrerá às 20 horas no Ginásio do SESC, será um momento de homenagens ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado que há exatos um ano e seis meses tornou concreto um sonho almejado pela Região Centro - Sul: A gratuidade dos cursos do Campus da URCA em Iguatu. Gratuidade essa que possibilitou acesso público e gratuito a mais de 1200 alunos da Região Centro - Sul.

Digno de nota que o investimento para o custeio da Descentralização da URCA nesta região alcança a cifra de R$ 3. 421.000,00 e já foi anunciado pelo Governador a Construção de um Complexo Multiinstitucional que abrigará além da nova FATEC, os Cursos da URCA e da FECLI naquele município. O Complexo funcionará nas antigas instalações da Indústria desativada CIDAO, que já foi desapropriada e a construção está na fase de licitação.
A Região Centro - Sul agradece.

Professor José Ivo Ferreira de Souza
Presidente do Campus da URCA em Iguatu
Telefone: (88) 88059146

Iguatu Notícias

PROESTRADAS: Obras para 60 dias ficam em 87,9%

Ao completar 60 dias do Programa de Recuperação de Estradas do Ceará (ProEstradas), 87,9% do previsto foi concluído. A informação é do site do ProEstradas. "Mas acredito que amanhã (hoje), quando houver a atualização semanal, estaremos com mais de 90% dos trechos prontos", assegura Quintino Vieira, superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Segundo ele, não foi possível realizar a totalidade dos trechos prometidos por conta de uma liminar que suspendeu as obras do ProEstradas em Iguatu. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu, mas os trabalhos atrasaram 30 dias. De acordo com informações do site, dos 34 trechos previstos para estar prontos em 60 dias, 13 estão em obras e 22 já foram concluídos.

"Mas a grande maioria desses trechos estão com execução acima de 80%, 90%. Contabilizamos porque, nesses trechos, a recuperação da malha já foi feita, faltando apenas fazer a pintura do meio-fio, roço, limpeza, drenagem etc", justifica o superintendente do DER.

DN

Iguatu e Itapipoca passam a ter Ronda do Quarteirão

O Ronda do Quarteirão chega, neste fim de semana, a Iguatu e Itapipoca. O programa de Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão em Iguatu será lançado pelo governador Cid Gomes, nesta sexta-feira, 28, na Praça Matriz do município, a parir das 19 horas. No sábado, 29, o governador lança o Ronda em Itapipoca, Litoral Oeste do Estado, também às 19 horas, na praça da Igreja de Santo Expedito (Bairro das Flores).

Em cada município 34 novos policiais vão reforçar à segurança. Com a chegada do Ronda em Iguatu e Itapipoca, passa para 15 o número de municípios atendidos pelo Programa. Ainda este ano, o Ronda chegará às demais cidades da Região Metropolitana e nos municípios de Canindé e Quixadá.

Assim como nos municípios que já são atendidos, tanto Iguatu como Itapipoca foram divididos quatro em áreas, cada uma será vigiada 24 horas por dia. O governador também fará a entrega de quatro viaturas para cada município.

O Povo

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Choveu em 80 municípios do Ceará

De ontem para hoje (27), choveu em 80 municípios, segundo a Funceme. As maiores precipitações foram em Icó (100 mm), Iguatu (82 mm), Piquet Carneiro e Acopiara (82 mm), Catarina (54 mm), Ocara (52 mm), Cedro (50 mm) e Pacajus (33 mm).

A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado em todas as regiões do Estado. Com possibilidade de chuva isolada no litoral.

Legenda

Lilás: acima de 50 mm
Azul: de 25.1 a 50 mm
Verde: de 15.1 a 25 mm
Amarelo: de 5.1 a 15mm
Vermelho: de 0.1 a 5 mm
Branco: sem chuva
Cinza: sem informação

Fonte: Funceme

Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu é monitorada por câmeras

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu implantou um sistema de monitoramento com câmeras 24 horas.
De acordo com o delegado regional Agenor Freitas de Queiroz a idéia da implantação do serviço é melhorar a fiscalização no local além de detectar possíveis materiais que possam ser utilizados em ações jurídicas.
Por conta do grande índice de fugas, os prisioneiros, também serão monitorados 24 horas pelas câmeras.
A ação é inovadora e ganhou o apoio popular.

Iguatu.Net/Lindomar Rodrigues

Acopiara: falta de decisão política prejudica desenvolvimento do município

Entra prefeito e sai prefeito no município de Acopiara e nenhum deles teve coragem de tomar decisões políticas em prol do povo.
A prova disso é a existência de um terreno, conhecido como "quadra vermelha" que até hoje nenhum prefeito teve coragem de desapropriá-lo e entregar a comunidade.
O terreno pertence a um grupo de acionistas.

Em tempo

O Lions Club de Acopiara em parceria com outras entidades já conseguiu através de doações, pelo menos 90% dessas ações.
A idéia da entidade é ceder toda a área para que o empresário iguatuense Assis Couras possa implantar naquele município a APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.
Acopiara conta com aproximadamente duzentos excepcionais.
O Lions vai realizar uma nova reunião objetivando sensibilizar o restante dos acionistas para a importância da implantação da APAE.

Opinião

Como o terreno não tem serventia nenhuma para a sociedade acopiarense não custa nada a Prefeitura desapropriá-lo.
O medo de perder um ou dois votos impedem os nossos gestores a tomarem esse tipo de iniciativa.
Sendo eu o prefeito da cidade a caneta já tinha resolvido o problema.
Fazer o que?
E vamos nós...

Senado aprova piso para agente comunitário de saúde

Menos de quatro meses após ser apresentado, o projeto que cria um piso salarial para os agentes comunitários de saúde em todo o país foi aprovado ontem (26) no Senado. A votação, na Comissão de Assuntos Sociais, ocorreu em caráter terminativo e, com isso, não é necessário o aval do plenário. O texto segue agora para a análise da Câmara. A categoria promete pressionar os deputados para que a votação ocorra ainda este ano – o que permitiria garantir reajustes já em 2010.

O projeto, apresentado em 14 de maio, fixa em R$ 930 – o equivalente a dois salários mínimos – o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Pelas regras atuais, o governo federal é quem arca com o vencimento dos agentes e cabe às prefeituras bancar os encargos trabalhistas. Não há um piso e os salários variam em cada localidade. O Ministério da Saúde repassa aos municípios R$ 581 por cada profissional contratado. Os recursos vêm do Programa Saúde da Família. Mas, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), cerca de 17% recebem menos que um salário mínimo.

Se o projeto for aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os estados e municípios terão 12 meses para elaborar os planos de carreira dos agentes e implementar o novo piso.

Jornal Correio Brasiliense

Caminhão “Patativa Encanta em todos os Cantos” percorre o Ceará

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Fundação Memorial Patativa do Assaré, lançam dentro da programação alusiva ao centenário do poeta do Assaré o projeto Patativa do Assaré Encanta em todo Canto, programação itinerante a 95 municípios do Ceará com objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. O lançamento da ação itinerante ocorre no próximo dia 28 de agosto, às 18h, na Praça Marcelo Champagnat, na cidade de Iguatu, onde ocorre o São João fora de época em homenagem Patativa. Estão confirmadas as presenças do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e do Secretário da Cultura, Auto Filho.

Um caminhão baú percorre 95 municípios do Ceará até dezembro de 2009, levando mostras de filmes, fotografias e publicações do Pássaro Poeta, Patativa do Assaré, que em 2009 completaria 100 anos. A cada município, o caminhão passa cerca de dois dias, aberto a população para visitas gratuitas, de 10h às 22h.

Com a chegada do caminhão, a população terá acesso a linha cronológica da vida e obra de Patativa do Assaré e conhecer a discografia, bibliografia e filmografia, além de todas as obras que se debruçaram sobre a vida de uma das mais importantes personalidades da cultura do Ceará. Uma exposição fica em cartaz dentro do caminhão: a mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão”, com painéis e fotografias do poeta. À noite, a partir de 18h, um palco estará armado para apresentações espontâneas do lado externo. Ali, repentistas, trovadores e interessados podem prestar suas homenagens e promover apresentações da cultura popular. . A noite também serão exibidos em telão alguns filmes, como o documentário “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry e a animação “Patativa”, de Ítalo Maia. Estão previstas ainda a realização de oficinas e palestras.

Por entender que a obra de Patativa pode ser utilizadas como ferramenta de reflexão, formação e valorização do povo cearense, o professor Cândido B. C. Neto, coordenador de ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado, explica o projeto de democratização e salvaguarda do nosso patrimônio imaterial. “O Patativa é um desafio, atravessando as gerações, sem os hábitos estéticos da civilização urbana, ele permanece com uma produção rural, universalizada, na escola itinerante da vida. Nada mais salutar do que celebrar seu centenário perto do povo”.

Patativa Encanta em todo Canto é uma ação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré, administrada pela família do poeta.

Iguatu Notícias

Mais uma mulher assassinada no Interior do Ceará

Ciúmes. Este teria sido o motivo de mais um crime contra a mulher registrado no Interior cearense. A estudante Gercinda Freire da Silva (23) foi assassinada a bala, no fim da tarde dessa quarta-feira no Sítio Verde, no município de Viçosa do Ceará pelo companheiro, o comerciante Luís Pinhero Lopes (53).

Os dois moravam juntos há três meses. O comerciante, após o homícidio, fugiu. A Polícia de Viçosa do Ceará faz buscas.

Eliomar de Lima

Fluminense segura empate com o Fla e avança na Copa Sul-Americana

No clássico esvaziado da Copa Sul-Americana, o Fluminense fez bom uso do regulamento, empatou por 1 a 1 e eliminou o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Na primeira partida, os dois times ficaram no empate por 0 a 0, na "casa do Tricolor".

Ações do meio-ambiente são destaques em Iguatu

Durante a semana da realização do Iguatu Festeiro, todo gás emitido durante o evento será calculado para que haja uma compensação e a natureza não seja penalizada com os gases tóxicos.

Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente do município de Iguatu, está promovendo durante toda a semana, uma campanha nas principais vias de acesso da cidade.

Nesse caso, uma equipe faz a coleta de informações nos veículos que chegam ao município, e com base nesses questionários, a equipe vai chegar a uma quantidade de gás CO2 que está sendo jogado na atmosfera, e a partir desse resultado, se chegará à quantidade de árvores neutralizadoras que serão plantadas, numa ação, que a longo prazo, irá beneficiar as futuras gerações. Vejam a matéria da Tv Diário.



Iguatu Notícias

Polícia apreende 18.500 maços de cigarro falso. Acopiara é citada na matéria

São Miguel do Tapuio: Mercadoria vinda do CE estava em poder de comerciante que fazia distribuição na região.

18.500 maços de cigarro falsificado da marca Skin foram apreendidos nesta terça (25) em São Miguel do Tapuio, norte do Piauí. A mercadoria estava em 37 caixas e era de propriedade de um comerciante da cidade de Francisco Santos.

O acusado está foragido e está sendo procurado pela polícia que determinou sua ordem de prisão. Um funcionário do estabelecimento do acusado foi detido.
Segundo o advogado da fábrica de cigarros, Lúcio Tadeu, há indícios de que haja uma fábrica clandestina do produto na cidade de Acopiara, no Ceará, responsável por distribuir a mercadoria falsificada em cidades piauienses. O acusado seria um dos distribuidores e vendia os cigarros em veículo descaracterizado. “Há uma grande circulação de cigarros falsos no interior do Piauí”, afirma Tadeu.

De acordo com o delegado da Deccoterc Samuel Silveira, o cigarro era transportado em dois veículos. “Eram dois veículos: um Vectra vinha na frente com o proprietário da carga e atrás vinha uma S-10, com o motorista e as 37 caixas de cigarro. O proprietário evadiu-se do local e está sendo procurado; já o motorista foi preso. A S-10 e a mercadoria foram apreendidas e trazidas para o Posto Fiscal da Tabuleta, em Teresina. O carro será encaminhado à Delegacia Geral”, esclareceu. A polícia afirmou já saber o paradeiro do acusado que deve residir na cidade de Francisco Santos.

Fonte: http://www.cidadeverde.com/manchetes_txt.php?id=43485

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (26), para o concurso número 1.103 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 10 - 19 - 28 - 41 - 55 - 56

Segundo a Caixa, 47 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 29.544,00.
Outras 5.696 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá R$ 348,25.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 8 milhões.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ministério da Agricultura envia ao Ceará auditores para fiscalizar metas sobre febre

Maria Luíza Rufino revelou que o Ministério da Agricultura enviou ao Ceará dois auditores. Eles vieram de Brasília fazer auditoria na Agência de Desenvolvimento Agrário do Estado e na próxima sexta-feira (28), às 14h30, na Superintendência do Ministério da Agricultura, estarão verificando se o Governo do Ceará cumpriu as metas sobre febre aftosa ;e eu acredito que vamos sair do risco desconhecido.

Ainda com relação à aftosa, a superintendente disse que apesar das fortes chuvas que caíram no Ceará, o Estado conseguiu cumprir as metas exigidas pelo Ministério, ou seja, 80%. Fazem parte dessas exigências, o cadastro, que está sendo realizado, e a contratação de pessoal. Os concursados estão sendo convocados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Portal Verdes Mares

Aeronave estrangeira bate em outras três em hangar em Congonhas, São Paulo

Um incidente envolveu quatro aeronaves de pequeno porte por volta das 15h50 desta quarta-feira (26) em uma área reservada de uma empresa de táxi áereo no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Não houve feridos. As operações do aeroporto não foram afetadas.

G1

Ceará: continua chovendo forte na região Centro Sul

São Pedro resolveu abrir as torneiras e a chuva não dá trégua na região Centro Sul do Ceará.
Desde às 15 horas de hoje que chove forte em toda a região. A programação do IV Iguatu Festeiro que estava prevista para hoje foi completamente cancelada.
Nesse momento o blogueiro se encontra em Acopiara e nesse município também está chovendo forte.
De acordo com previsões da Funceme o inverno fica encerrado no fim de agosto.

José Serra admite possível candidatura em 2010

Pela primeira vez o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fez comentários públicos sobre uma possível candidatura presidencial.

Nesta quarta-feira que não poderia analisar as implicações de uma eventual candidatura da senadora Marina Silva (AC), que se filia ao PV neste domingo , porque ele próprio pode ser um dos candidatos à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.

Serra falou a jornalistas após participar do lançamento de um projeto de ensino à distância do governo paulista:

“É um fato político da maior relevância. É uma senadora importante que ajudou a fundar o PT, uma boa pessoa. Agora, qual é a implicação (de sua candidatura) não dá para arriscar. Menos eu ainda, que posso ser um candidato no ano que vem. Não fica bem”, disse o tucano.

O PSDB ainda não definiu o seu postulante para a corrida presidencial em 2010. Eleito governador em 2008 e com mandato até 2012, José Serra lidera com folga as pesquisas de opinião para a Presidência, mas o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também pleiteia a candidatura pelo partido.

SBT tem novidade na programação a partir de domingo

A partir deste domingo (30), o SBT terá mudanças nos horários e em sua grade de programação. E a principal mudança é a estreia do novo programa da apresentadora Eliana (foto), que retorna a emissora após 11 anos.

O programa, que leva o seu nome, tem início às 13h e terpa nada menos que quatro horas e duração. Será uma revista eletrônica trazendo uma série de variedades, os Cientistas Malucos, e animais com o biólogo Sergio Rangel. Em seguida, às 17h, Celso Portiolli entra em cena no comando do “Domingo Legal”.

A partir do dia 6 de setembro, a sessão “Oito e Meia no Cinema” deixará de ser exibida, dando espaço para a estreia do seriado “Mentalista”.

TJCE recebe denúncia contra prefeito de Pacoti

As Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em sessão conjunta realizada nesta quarta-feira (26), votaram pelo recebimento da denúncia contra Francisco Rômulo Cruz Gomes, prefeito de Pacoti. A denúncia, oferecida pelo Ministério Público estadual, envolve ainda Francisco Ramilson Holanda Cruz, ex-secretário de Educação, e Rutênio Cleber Mendonça Vieira, assessor especial da Secretaria de Educação. Eles estão sendo acusados de cometer crimes contra a administração pública.

De acordo com o MP, o prefeito autorizava a utilização de ônibus e micro-ônibus da Secretaria de Educação do Município para fins particulares de terceiros. Em 16 de agosto de 2008, por exemplo, um grupo de pessoas teria se deslocado em um micro-ônibus, de placas HYG-5740, até a localidade de Oiticica, no município de Ibaretama, com o intuito de participar de uma festa.

No mesmo dia, um ônibus, de placas HOO-7838, teria conduzido familiares de um vereador para a Praia do Presídio, em Aquiraz. No dia seguinte, 17 de agosto, um candidato a vereador, na companhia de populares, teria se deslocado em um ônibus da Secretaria até o município de Quixadá, a fim de participar de uma celebração religiosa no Santuário Rainha do Sertão.

Ainda de acordo com o MP, a liberação dos veículos era feita por Francisco Ramilson e, quando este não se encontrava, por Rutênio Cleber, sempre após autorização do prefeito.

TJCE

Chove forte nesse momento em Iguatu

Uma forte chuva está caindo nesse momento em Iguatu, Centro Sul do Ceará. Ontem a noite, por exemplo, foi possível perceber muitos relâmpagos.
A região toda voltou a ser banhada de ontem para hoje.
E vamos nós...

Justiça obriga construção de leitos de UTI neonatal em Sobral

Após decisão da Justiça, em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF/CE) e Ministério Público Estadual do Ceará (MP/CE), teve início este mês a construção das UTIs neonatais e pediátricas na Santa Casa de Misericórdia, no município de Sobral.

Com o investimento de R$ 13,3 milhões, as dez UTIs neonatais e dez UTIs pediátricas devem ficar prontas em dezembro e o funcionamento começará em janeiro de 2010. Os novos leitos devem atender toda a macrorregião de Sobral, que abrange 61 municípios, com aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. A obra é um convênio entre a Santa Casa de Misericórdia, governo do estado e Ministério da Saúde.

O procurador da República Ricardo de Magalhães Mendonça e o promotor André Araújo Barbosa ajuizaram em 2007 a ação civil pública para a implantação da UTIs. Na época, eles constataram em números a morte de nove natimortos e sete recém-nascidos no local em maio de 2007.

Cá pra nós

A esposa do secretário adjunto de saúde do Estado disse em entrevista, na sua emissora de rádio, que tem uma chave de UTI na mão para ser implantada em Iguatu.
A diferença em relação a Sobral, terra do governador Cid Gomes, é que lá ninguém tinha chave de UTI na mão e o MP está obrigando o início dessas construções.

Ei, ei...

Jornalismo: IV Iguatu Festeiro é destaque na TV Verdes Mares

A cidade de Iguatu, no centro-sul do Estado, se transformou em um grande arraial em pleno mês de agosto. A animação por lá é grande. Grupos folclóricos de vários estados vieram participar do 1º Festival de Quadrilhas Fora de Época, que vai até sábado (29). Para assistir a matéria completa clique no vídeo abaixo.

TV Verdes Mares

Corpo de Bombeiros recebe reforço de 283 novos soldados

O governador Cid Gomes, participou na noite desta terça-feira (25/08), da solenidade de formatura dos 283 novos soldados que integrarão o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

A cerimônia aconteceu na praça do Liceu do Ceará em frente ao quartel do comando geral dos bombeiros no bairro Jacarecanga. Após um longo período de 14 anos sem concursos, desde 1995, a corporação recebeu hoje os novos integrantes, que foram capacitados e exaustivamente treinados, estando portanto preparados para atender aos anseios da comunidade.

Os novos bombeiros irão reforçar o contingente da Capital e do Interior. Com os novos soldados, o Corpo de Bombeiro do Ceará terá um total de 1.680 militares na ativa. Estavam presente na solenidade, além do governador Cid, o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Deputado Domingos Filho (PMDB), o primeiro secretário da mesa diretora José Albuquerque, o líder do governo Nelson Martins e muitas outras autoridades que foram covidadas para o evento.

Prosseguem disputas no Iguatu Festeiro

Seguem até a próxima sexta-feira (28), as disputas do IV Iguatu Festeiro, em Iguatu, na Região Centro Sul do Estado. Segundo os organizadores, o evento é considerado o maior festival de quadrilha fora de época do Ceará.

Mais de R$ 40 mil em prêmios serão disputados pelas quadrilhas participantes. Cerca de 15 bandas animam o festival durante os oito dias de festa. Na edição deste ano, o evento faz uma homenagem ao centenário de Patativa do Assaré.

Veja a programação:

Dia 26/08
Forró dos Plays
Forró Moral

Dia 27/08
Aviões do Forró
Forró Estourado

Dia 28/08
Capim Cubano
Dorgival Dantas

Dia 29/08
Daniela Mercury
Felipão e Banda Eskema

Jangadeiro Online

Agricultores de Icó reclamam da falta de assistência nos projetos de irrigação

Eles protestaram pela falta de investimentos e assistência técnica para a manutenção dos canais que levam água às propriedades. A diretoria do DNOCS-CE disse que aguarda uma verba do governo federal.



G1

Aneel aprova internet e TV por assinatura via rede de energia

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o uso da tecnologia conhecida como "Power Line Communications" (PLC) no país - sistema que utiliza a rede de energia elétrica como meio de transporte de sinais de internet, vídeo e voz.

Entenda como funciona a internet rápida via rede elétrica

Na prática, o sistema permitirá, assim que implementado, o acesso à internet, ou à TV por assinatura, por meio da rede elétrica - já presente na maior parte das residências do Brasil. "Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de internet ou TV por assinatura", explicou a Aneel, em nota.

Abono do PIS começa a ser pago nesta quarta a nascidos em setembro

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) relativo ao exercício 2009/2010 começa a ser pago nesta quarta-feira (26) a quem nasceu em setembro e tem direito ao benefício.

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL - PIS

Nascidos em Recebem a partir de Recebem até
Julho 11/08/2009 30/06/2010
Agosto 19/08/2009 30/06/2010
Setembro 26/08/2009 30/06/2010
Outubro 10/09/2009 30/06/2010
Novembro 15/09/2009 30/06/2010
Dezembro 22/09/2009 30/06/2010
Janeiro 08/10/2009 30/06/2010
Fevereiro 15/10/2009 30/06/2010
Março 22/10/2009 30/06/2010
Abril 11/11/2009 30/06/2010
Maio 18/11/2009 30/06/2010
Junho 25/11/2009 30/06/2010

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova universalização do ensino médio

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da Câmara dos Deputados (CCJ) aprovou no final da tarde desta terça-feira (25/8), em caráter conclusivo, projeto de lei do Senado que determina a universalização do ensino médio público gratuito.

Hoje, só há universalização para o ensino fundamental. O projeto deverá seguir, agora, à sanção presidencial.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já prevê que o Poder Público seja obrigado a universalizar o acesso ao ensino fundamental e, progressivamente, chegar à cobertura do ensino médio.

Ou seja, o Estado deverá oferecer o ensino fundamental gratuito a todos aqueles que desejarem estudar e, com o novo projeto, essa obrigatoriedade se estende até o ensino médio.

Agência Brasil

Vasco vence Brasiliense e mantém liderança da Série B

O Vasco manteve a liderança do Campeonato Brasileiro da série B ao derrotar o Brasiliense por 1 x 0 em partida disputada na noite desta terça-feira, na Boca do Jacaré, pela primeira rodada do segundo turno. Com o resultado, o time de São Januário chegou aos 42 pontos ganhos e igualou a campanha do Corinthians na competição do ano passado. O Brasiliense permaneceu com 27 pontos.

Ceará pára na forte retranca do Juventude

Não foi a estréia que a galera alvinegra esperava no returno. O Ceará não foi além de um empate por 1x1 na noite de ontem contra o Juventude, que armou um forte esquema defensivo e não permitiu muitas chances ao time comandado por Paulo César Gusmão. Pelo contrário, na etapa final, foi o adversário que, na base dos contra-ataques, criou as maiores chances de sair do Castelão vencedor.

O resultado manteve o Ceará no G4, com 34 pontos, na quarta colocação. Porém, já tem a persegui-lo, com 33, o São Caetano. Na próxima sexta-feira, a equipe Alvinegra vai enfrentar o líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco, no Maracanã, que deverá estar completamente lotado.

Fortaleza luta, mas cai diante do Guarani

Apesar da luta dos jogadores, o Fortaleza iniciou o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro com uma derrota de 2x1 para o Guarani, no estádio Brinco de Ouro.

O Fortaleza, com 22 pontos, continua na zona de rebaixamento e não conseguiu repetir a ótima performance obtida na goleada de 4 a 0 sobre o Paraná.

César Borges escolhido ''padrinho'' de vereadores do país

O senador César Borges será nomeado padrinho de 56 mil vereadores e 7.343 suplentes de todo o País. A homenagem será feita pela União dos Vereadores do Brasil - seção Bahia (UVB-Bahia), durante o VI Encontro Norte-Nordeste de Vereadores, nesta quinta-feira (27). O evento acontecerá no centro de
convenções do Náutico Praia Hotel, na cidade de Porto Seguro (BA).

Para o presidente da UVB Bahia, Vasco Queiroz, a homenagem ao senador César Borges é uma forma de reconhecimento pela luta que ele empreendeu, no Congresso Nacional, para restituir e fortalecer a representação popular nas câmaras municipais de todo o País, através da PEC dos Vereadores.

“É uma homenagem mais que justa àquele que defendeu a representação popular, a democracia. Sabemos que os vereadores são os representantes mais próximos do povo”, explica o presidente da UVB-Bahia, salientando que o encontro tem, como objetivo, preparar o vereador para fortalecer o legislativo municipal, mantendo a independência dos poderes. “Em muitos municípios o vereador é apenas mais um secretário do prefeito, não tendo a real dimensão de sua importância e sua força política”, complementou.

CASO PERBOYRE: Representação espera manifestação da Mesa

A assessoria de Perboyre Diógenes diz que ele vai denunciar o promotor no Conselho Nacional do MP

Qualquer decisão em torno da recepção ou não da representação encaminhada pela Associação Cearense do Ministério Público (Acmp) contra o deputado Perboyre Diógenes (PSL) deve ser tomada pela Mesa Diretora da Casa somente na próxima terça-feira (01). A informação é da Assessoria de Comunicação do Legislativo. Na última sexta-feira, promotores de Justiça entregaram ao presidente da Assembléia, deputado Domingos Filho (PMDB), um requerimento solicitando censura pública ao parlamentar e abertura de processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar.

Segundo os promotores, a solicitação se deu porque o deputado, na tribuna da Casa, acusou o promotor de Justiça da Comarca de Acopiara, Daniel Isídio, de ter "segurado" um inquérito policial contra o então candidato e atual prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, por suposta compra de votos em Saboeiro, reduto eleitoral de Perboyre. Diógenes chegou a chamar o promotor de justiça de "desonesto". A esposa do deputado, Maria de Fátima Diógenes, era candidata à reeleição e perdeu a disputa em 2008. No requerimento, os promotores colocam que o comportamento do deputado do PSL merece justa censura do Conselho de Ética e pedem abertura de processo administrativo disciplinar.

Penas

Segundo o Código de Ética Parlamentar da Assembléia, em seu artigo 13, o Conselho de Ética da Casa se manifesta perante provocação da Mesa Diretora, do partido político com representação naquela Casa ou 1/10 dos membros do Legislativo ao Ouvidor do referido colegiado. As penas previstas, antes do próprio Processo Administrativo Disciplinar são de censura verbal (esta feita pelo presidente´ da Casa) e censura por escrito (da Mesa Diretora). Segundo o presidente do Conselho, deputado Antônio Granja, o Conselho ainda não recebeu qualquer manifestação contra o deputado. "Ainda não fui informado sobre qualquer reunião do Conselho e nem sei se o deputado foi notificado", justificou o parlamentar do PSB. A reportagem tentou contactar o deputado Perboyre , mas ele está fora do Estado.

DN

4º Iguatu Festeiro reúne 50 mil pessoas

Nos dois primeiros dias de realização, o 4º Iguatu Festeiro movimentou, segundo os organizadores, um público estimado em 50 mil pessoas. A festa prossegue até o próximo dia 29 e reúne 40 quadrilhas juninas de 11 Estados do Norte e Nordeste. Neste ano, o evento homenageia o centenário do poeta Patativa do Assaré. Haverá apresentações dos grupos folclóricos e shows com bandas de forró.

A expectativa é para a apresentação da cantora Daniela Mercury, no próximo sábado, encerrando a festa. O Iguatu Festeiro é o primeiro festival de quadrilhas juninas fora de época do Brasil. Este ano, os grupos concorrem a uma premiação total no valor de R$ 40 mil. O objetivo é valorizar as tradições culturais do povo nordestino, promover o intercâmbio e a troca de experiência entre os grupos folclóricos, criando oportunidades de emprego e renda e fortalecendo o turismo.

Para hoje, a programação prevê shows com as bandas Forró dos Plays e Forró Moral. Amanhã, Aviões do Forró e Forró Estourado animam festa. No dia 28, Capim Cubano e Dorgival Dantas se apresentam na Avenida Perimetral, onde foi montada estrutura especial. Além dos shows, o evento oferece comidas típicas, bebida e lazer com parque de diversões, instalado ao lado da cidade cenográfica, onde há uma réplica da casa do poeta Patativa do Assaré.

Os filhos de Patativa participaram da abertura do festival e se emocionaram com a homenagem ao pai, no ano em que comemora o seu centenário de nascimento. "Recebemos com emoção e carinho essa homenagem, numa festa grandiosa", disse Geraldo Gonçalves.

Os jovens são os que participam em maior número. "A festa está animada, com muita gente participando", disse a estudante Aline Ribeiro, que veio de Sobral com um grupo de três amigas, no último fim de semana, conferir o show da banda Forró do Moído. O evento atrai todas as noites milhares de moradores do Centro-Sul e Cariri.

Para o próximo sábado, a estimativa é que mais de 60 mil pessoas participem do encerramento do Iguatu Festeiro. Para o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, "estamos oferecendo momentos de lazer aos jovens e aos trabalhadores", disse.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo
Rua 21 de Abril, s/n
Bairro Prado
(88) 3581. 7649

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Paulo César Gusmão diz que Ceará está no caminho da Série A

O técnico Paulo César Gusmão chegou ao Ceará na quarta rodada do Série B com o time na zona de rebaixamento. O treinador transformou a difícil tarefa de tirar o time das últimas colocações em outro objetivo: voltar à Série A.

Hoje na quarta colocação, dentro do grupo dos times que garantem vaga na Primeira Divisão do Brasileirão do ano que vem, ele garante que o time está no caminho certo, principalmente após contratar o atacante Mota.

Ministro Gilmar Mendes elogia trabalho do Mutirão Carcerário no Ceará

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, disse que ações do Mutirão Carcerário no Ceará devem servir como exemplo para os demais estados brasileiros.

O ministro chefiou a comitiva de autoridades que visitou na manhã de hoje, 3ª.feira (25/08), no Fórum Clóvis Beviláqua, a estrutura disponibilizada pelo Judiciário Cearense para os trabalhos do mutirão.

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto; o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco José Martins Câmara, e o coordenador das atividades do Mutirão Carcerário, juiz federal Marcelo Lobão, conduziram o ministro Gilmar Mendes e também o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, aos setores do Fórum, planejados exclusivamente para o mutirão.

TJ

Via twitter Cid Gomes confirma lançamento do Ronda em Iguatu, dia 28

Governador Cid Gomes, confirma via twitter o lançamento do Ronda de Quarteirão na próxima sexta-feira (28) aqui na cidade de Iguatu.
No sábado, as 19 horas, vai lançar o Ronda na cidade de Itapipoca(CE).
De quarta até sábado, Cid Gomes vai visitar 7 municípios cearenses.

Confira os nomes dos militares que trabalharão no Programa Ronda do Quarteirão em Iguatu

EDUARDO NIKOLSON BARBOSA COSTA
ANTONIO MAIA GONDIM JUNIOR
HUMBERTO VIEIRA PEREIRA JUNIOR
SAULO RÔMULO SANTOS DA SILVA
FRANCISCO WELLINGTON CORDEIRO DA SILVA
JOSE FLAVIO CORREIA LIMA DE HOLANDA
RAIMUNDO MARDEN NUNES JUNIOR
PAULO INACIO DA SILVA JUNIOR
ANTONIO CARLOS DAVID SILVA
CARLOS REGIS CORREIA DE OLIVEIRA
ALEXANDRE GONCALVES DE MORAIS
EMANUELLE PINHEIRO OLIVEIRA
FRANCISCO DAS CHAGAS DE LIMA MELO
JOSE LEVINO DE SOUSA VIEIRA
ANTONIO MULATO LIMA
DEEVIDY DIONATH DIOGENES PEIXOTO
RAFAEL SANTIAGO PINHEIRO OLIVEIRA
JAILSON ALVES DO NASCIMENTO
ESTEVAM LUIZ BARRETO DE OLIVEIRA
JOSE IVAN DA SILVA FILHO
DYEGO GOMES DE FREITAS
DIMITRYUS DA SILVA SARMENTO
DIONNATHAN RODRIGUES DA SILVA
JOSIMAR ODRIGUES DE SOUZA
FRANCISCO LIMA RODRIGUES
ANTONIO JOZIVAN MARTINS BANDEIRA
JOSE MARCIO BRAZ DE ASSIS
ANTONIO ELENILSON FELIPE UCHÔA
JOSE ELISON LIMA RODRIGUES
NEYHILTON DUARTE DA SILVA
FRANCISCO EDUARDO LIMA UCHOA
CLEYVAN FERREIRA DE CARVALHO
MARCELO SOARES PEREIRA
MARCIO GIORGIO DE LAVOR LIMA

Iguatu Notícias/Iguatu.Net

Mulher morre após sofrer ataque cardíaco fulminante no centro de Iguatu

Uma mulher aparentando ter entre 35 e 40 anos faleceu no início da tarde de hoje após sofrer um ataque cardíaco fulminante.

O fato ocorreu na rua Floriano Peixoto, próximo a quadra de esportes Agenor Araújo.

A equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e ainda tentou reanimar a mulher.

Sem identificação até o momento o corpo da senhora foi levado ao hospital regional de Iguatu e em seguida transferido para a sede do Serviço de Verificação de Óbito em Fortaleza.

A vítima possui as seguintes características: é morena, cabelos pretos curtos, aparenta ter entre 35 e 40 anos e na oportunidade estava trajada com um short jeans e camiseta branca.

Iguatu.Net

Preso acusado por homicídio de irmãos gêmeos

Policiais militares da 5ª Companhia do 1º Batalhão prenderam na tarde desta terça-feira (25) o acusado pelo assassinato de irmãos gêmeos no município de Ibaretama (foto), na manhã do último domingo (22). Ele foi preso em uma residência no bairro Alto do Bode, em Pacajus.

Cleano Albino do Nacimento, de 23 anos, confessou ter matado os irmãos Damião Oliveira da Silva e Cosme Oliveira da Silva, de 25 anos, a tiros e facadas. De acordo com a polícia, o acusado disse que o motivo do crime foi causado por uma briga.

Segundo a Polícia, os irmãos participaram de uma festa no Clube PR na noite do último sábado (22) e agrediram alguns homens. No retorno para casa, Cleano teria seguido os irmãos e praticado o homicídio. Os corpos foram encontrados no Sítio Bom Lugar.

Jangadeiro Online

Brawn já pensa em manter Barrichello e Button para 2010

Após a vitória de Rubens Barrichello no GP da Europa, disputado em Valência (Espanha) no último domingo, o dono da Brawn GP, Ross Brawn, afirmou que não vê nenhum motivo para trocar a atual dupla de pilotos da equipe para a temporada 2010. A intenção é manter o brasileiro ao lado do inglês Jenson Button na escuderia.

"Os dois estão fazendo um trabalho excelente. Depois de Spa (o GP da Bélgica será neste domingo) começaremos a ver esta questão da renovação de contrato", declarou em entrevista ao site Autosport.

Lesão no joelho, afasta Josué da seleção

O volante Josué, do Wolfsburg, foi cortado da seleção brasileira nesta terça-feira para os jogos com Argentina e Chile, dias 5 e 9 de setembro, pelas eliminatórias.

Segundo o site da CBF, o jogador do Wolfsburg sofreu uma lesão no joelho direito e passará por uma artroscopia ainda nesta terça.

O nome do substituto de Josué deverá ser anunciado pelo técnico Dunga na tarde desta terça pela página da CBF na internet.

A seleção se apresenta segunda-feira na Granja Comary para o início dos treinos. Em seguida, embarca na quinta para a Argentina, onde realizará um treinamento na sexta, véspera do clássico. A partida será na cidade de Rosário.

A equipe de Dunga chega ao Brasil na manhã de domingo, já em Salvador para o confronto do dia 9 com o Chile.

Antes tarde do que nunca...

A Prefeitura de Acopiara começou a distribuir o fardamento (apenas a blusa) para os alunos da rede pública municipal de ensino.

Ainda de acordo com informações repassadas ao blog os alunos estão recebendo também um kit escolar (bolsa, cadernos, canetas e lápis).

Mais de 10 mil alunos serão beneficiados com a iniciativa.

Jackeline Petkovic sofre acidente e é transferida para UTI

A apresentadora da TV Alphavile, que sofreu um acidente automobilístico na manhã desta terça-feira (25), foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas (SP).

A assessoria de imprensa do hospital confirmou que Jackeline Petkovic sofreu politraumatismo craniano. Seu quadro é estável.

Jackeline sofreu um acidente de carro na altura do km 19,5 do Rodoanel de São Paulo, por volta das 8h20 desta terça (25). Um helicóptero da Polícia Militar socorreu a apresentadora, que foi encaminhada para o Hospital das Clínicas. Ela deu entrada no hospital por volta das 10h.

A assessoria do HC não informou se o filho da apresentadora, Enzo (2), que, segundo relatos de testemunhas do resgate da apresentadora, estava presente no local, também deu entrada no hospital. A polícia confirmou a presença de uma criança no carro de Jackeline e que ela não teria se ferido no acidente.

Segundo ainda a Polícia Militar Rodoviária, além do veículo de Jackeline, outros dois carros e um caminhão se envolveram no acidente.

Terra

Acopiara: Governo do Estado do Ceará libera recursos para aquisição de ambulância

O Governo do Estado do Ceará através de convênio liberou para Prefeitura Municipal de Acopiara a quantia de R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais), para a aquisição de uma ambulância nova para a Secretaria de Saúde.
Resta saber quando o novo veículo será entregue a comunidade acopiarense.
Como os veículos que transportam pacientes estão bastante sucateados a nova ambulância chega em boa hora.

Fonte: SACC/Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios / CGE

Construção de cisternas muda a vida de agricultores em Canindé, no Ceará

Além da água farta e limpa, a construção dos depósitos ajuda a gerar novos empregos para os jovens da região. A iniciativa é do governo federal em parceria com o estado.



G1

PEC dos Vereadores na pauta do Congresso Estadual da União dos Vereadores do CE, que inicia hoje

Tendo como lema "Os Novos Caminhos para as Câmaras Municípios do Ceará", a UVC, sob o comando de Deuzinho Filho abre hoje, no Hotel Praia Centro, o XXVI Congresso Estadual que reúne vereadores de todos os municípios cearenses.

Dois assuntos que mais despertam interesse nesse evento: "Votação da chamada PEC dos Vereadores, matéria que tramita no Congresso Nacional"; "Marcha dos Vereadores-Brasília 2009".

Michael Jackson morreu por dose letal de anestésico, diz jornal

Michael Jackson morreu devido a uma dose letal do anestésico propofol misturada com outros remédios, afirmam documentos policiais que vazaram hoje à imprensa e foram citados pelo jornal "Los Angeles Times".

Na ordem de revista emitida para investigar várias propriedades em Houston supostamente relacionadas com a morte do cantor foi mencionada que na perícia legista realizada pelas autoridades de Los Angeles foram encontrados níveis excessivos de propofol no sangue do artista.

Esta é a primeira informação que vem a público sobre os resultados dos testes oficiais da autópsia do "rei do pop".

O relatório policial informou que Murray tinha admitido nos interrogatórios feitos pelos agentes de Los Angeles que estivera tratando Michael Jackson de insônia durante as seis semanas que precederam a morte do cantor e, para isso, tinha usado diferentes remédios.

Falta de leitos causa morte de bebês

Iguatu. No Centro-Sul, os recém-nascidos que necessitam de atendimento especializado nos casos graves precisam ser transferidos com urgência para Fortaleza. A falta de leitos em Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs) neonatais agravam a situação. Ocorrem mortes na fila de espera ou mesmo no decorrer da viagem. "A situação dos bebês que necessitam de assistência especializada, em casos de emergência, é grave", diz o secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares. "Não há leitos disponíveis nas UTIs".

Esta cidade é a única da região Centro-Sul que dispõe de um berçário de médio risco. Os casos graves são encaminhados para os Hospitais Albert Sabin, César Cals e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza, mas sempre falta leito. "Todas as vezes que pedimos vagas por meio da Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), não conseguimos. Isso nos obriga a encaminhar o recém-nascido pela emergência", observa Soares.

A falta de leitos em UTIs neonatais aumenta o risco de morte dos recém-nascidos. "Enquanto aguardamos assistência, há perda de bebês", observa Soares. "Infelizmente a demanda é sempre maior do que a oferta de leitos". A falta de médicos especializados em Neonatologia agrava ainda mais a situação no Interior. Segundo dados do Hospital Regional de Iguatu (HRI), são transferidos, por mês, uma média de oito bebês prematuros em estado grave. Desse total, dois morrem.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

INSS libera nesta 3ª feira primeira parcela do 13º do aposentado

A primeira parcela do 13º salários dos cerca de 23 milhões de benficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começa a ser paga a partir desta terça-feira. O valor virá incorporado ao desembolso de agosto.

Aposentados que ganham até um salário mínimo e que tenham cartão com final 1 serão os primeiros a receber o benefício, de acordo com a assessoria de comunicação social do órgão.

O INSS já colocou à disposição dos beneficiários consultas ao extrato mensal de pagamento via interna, por meio da página do Ministério da Previdência e Assistência Social (www.mpas.gov.br).