sexta-feira, 15 de maio de 2009

PEC dos Vereadores deve ser promulgada nos próximos dias

Nos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal comenta-se que tudo já foi “acertado”. A PEC dos Vereadores, que cria mais 7,343 vagas nas Câmaras de todo o País, deve levar cerca de 40, 50 dias para entrar em vigor. Depois de muita polêmica, briga de interesses e até mandato de segurança, as mesas diretoras da Câmara e Senado parecem ter entrado em acordo para a promulgação da PEC 20/08.
O problema agora é que acontece com a posse dos novos vereadores, o que pode ou não pode ser alterado no legislativo municipal. A preocupação é com uma enxurrada de ações e mandados de segurança que os novos parlamentares podem impetrar pedindo, por exemplo, anulação da eleição de mesa diretora, aprovações de leis, cancelamentos de CPI e outras ações já efetuadas pelos vereadores em atuação até então.
Para não deixar margem para isso, o Superior Tribunal Federal (STF) está trabalhando na criação de uma grande jurisprudência que não permita o retrocesso nas ações das Câmaras, principalmente nas eleições de mesa diretora, o que causaria ainda mais polêmica.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Loja Maçônica de Acopiara empenhada para trazer nova agência bancária para o Município

A Loja Maçônica Raimundo Teixeira Lima Nº 26 de Acopiara tomou a iniciativa em parceria com outras instituições no sentido de implantar neste município outra agência bancária. Atualmente Acopiara possui aproximadamente 50 mil habitantes, e só possui uma agência, no caso, o Banco do Brasil. Os moradores reclamam muito por falta de opção. O venerável mestre da loja, Marcondes Gonçalves dos Reis afirma que o município cresceu muito e que hoje possui condições suficientes para abrigar nova instituição bancária.

MDS prorroga prazo para Municípios enviarem projetos de educação alimentar

Os Municípios interessados em implantar projetos de educação alimentar, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), têm mais prazo para participar do processo de seleção. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome prorrogou as inscrições do edital MDS/SESAN nº 02/2009 para o dia 21 de maio. Elas encerravam-se nesta quarta-feira (13), mesmo dia em que a mudança de data foi publicada no Diário Oficial da União.

A meta do Ministério é firmar 10 convênios com Municípios das regiões metropolitanas, do Semiárido e dos Territórios da Cidadania, com investimento total de R$ 1,5 milhão. Cada projeto poderá receber, no máximo, R$ 150 mil. As Prefeituras devem enviar as propostas conforme os termos do edital, que está disponível no site do Ministério: http://www.mds.gov.br/editais/san2009.

Saúde da Família: Ministério credencia cinco equipes no Ceará

O estado do Ceará contará com mais cinco equipes da estratégia do Programa Saúde da Família. Portaria publicada nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União, credencia as equipes de Saúde da Família e autoriza o pagamento de incentivo financeiro para a contratação de 33 novos agentes comunitários de saúde, no município de Piquet Carneiro. O Programa Saúde da Família está presente nos 184 municípios do Ceará.

No estado são ao todo 1.722 equipes e 11.702 agentes comunitários de saúde em atividade, responsáveis pelo atendimento de mais de 5,8 milhões de pessoas. A partir da implantação, os municípios passam a receber um incentivo mensal que varia de R$ 6 mil a R$ 9 mil. Todos recebem ainda R$ 581 por agente comunitário de saúde em atividade.

No mesmo dia, foi autorizada ainda a implantação de 18 novas equipes de saúde bucal (ESB) no estado, nos municípios de Crateús e Tarrafas. O Ceará conta, atualmente, com 1.274 ESB. Para a implantação de cada equipe, os municípios recebem R$ 7 mil e, depois, um incentivo financeiro mensal de R$ 1,9 mil a R$ 2,4 mil por equipe.

Municípios beneficiados pela portaria no Ceará

Município
Nº de agentes comunitáriosNº de equipes do PSFNº de equipes de saúde bucal
Piquet Carneiro335-
Crateús--15
Tarrafas--3
Total33518

Ceará Agora

CHUVAS FAZEM TCM SUSPENDER FISCALIZAÇÃO DE PREFEITURAS NESTE MÊS

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Saboya (foto), suspendeu a fiscalização das contas de 20 municípios que estavam programados para este mês. Segundo o presidente do órgão, Ernesto Sabóia, isso ocorre por causa das enchentes, que geraram dificuldades de acesso e por ser prioridade o apoio aos desabrigados por parte dos prefeitos.
A ação será retomada só em junho, quando também serão avaliados os decretos de emergência baixados por prefeituras, observando se os gestores atenderam às exigências da legislação nesse aspecto.
O TCM promete: até o fim do ano, com fiscalizações em grupos de 20 municípios, visitará todas as 184 prefeituras do Estado.

Palavra do técnico: Vasco não vai poupar ninguém contra o Ceará

Em São Januário, o Vasco jogou bem demais e goleou o Vitória por 4 a 0, nesta quarta-feira, na Copa do Brasil. O time está muito perto das semifinais da competição. Após a partida, perguntado se iria poupar jogadores na partida contra o Ceará, no sábado, o técnico Dorival Junior foi categórico: “Não, o time que vai jogar no Castelão será o titular, que depois vai encarar o Vitória na partida de volta”, garantiu.

Corinthians vence o Fluminense por 1 a 0 no Pacaembu

Com um gol de Dentinho no início do jogo, o Corinthians derrotou o Fluminense na noite desta quarta-feira por 1 a 0, no Estádio do Pacaembu, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Agora, o clube de Parque São Jorge joga por um empate no Rio de Janeiro, na próxima semana, para avançar.

Copa do Brasil: No Maraca, Fla empata sem gols com o Inter

O bicho-papão não era tudo o que se esperava. Mas o resultado não foi o ideal. O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Internacional, no Maracanã, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil e agora precisa de um empate com gols na casa do adversário para se classificar à semifinal. Resta agora segurar a pressão colorada no Beira-Rio.

ESP-CE abre 185 vagas para Gestão em Saúde Bucal

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) está com inscrições abertas até o dia 29 de maio para a seleção de 185 vagas para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Atenção em Saúde Bucal, sendo 94 para a Macrorregião Fortaleza, 42 para a Macrorregião Cariri e 49 para a Macrorregião Sobral. O curso acontecerá no período de junho a dezembro de 2009, sob a supervisão da Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão da Saúde da ESP-CE.

O curso tem por objetivo capacitar cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de saúde na condição de gestor, visando estratégias e ações com referencial no Sistema Único de Saúde (SUS). O aperfeiçoamento visa também a formar gestores com visão ampla de gerenciamento e planejamento em saúde, com base na Epidemiologia e na realidade social da população envolvida.

Serão ofertadas quatro turmas nas macrorregionais de Fortaleza, Sobral e Cariri. Para as microrregiões de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Tauá, Crateús, Canindé, Quixadá, Baturité, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas e Itapipoca, serão ofertadas duas turmas em Fortaleza. Para as microrregiões de Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá, será ofertada uma turma em Sobral. Para as microrregiões de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Crato, Icó e Iguatu, será ofertada uma turma no Cariri.

Ministro dos Esportes lança em Fortaleza maior programa "Segundo Tempo"

O ministro dos Esportes Orlando Silva, o vice-governador do Estado Francisco Pinheiro e o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa lançam nesta sexta-feira (15), às 16 horas, na Vila Olímpica de Messejana, o maior programa "Segundo Tempo" do País, que exercerá atividades esportivas e educativas em 233 núcleos nos 184 municípios do Estado.

Filho de Acopiara participa de evento em Diadema - SP

A Biblioteca Santa Luzia, localizada no município de Diadema recebe, hoje (14), às 9h30, o Sarau Café com Poesia. O encontro contará com a participação de Vanessa Soares, Moreira de Acopiara, coordelista que recita versos da literatura de cordel, e o grupo de dança de salão Santa Luzia.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

OPOSIÇÃO DIVULGA NOTA DE REPÚDIO A MUDANÇAS NA CADERNETA DE POUPANÇA

Os partidos de oposição no Congresso Nacional divulgaram, há pouco, uma nota de repúdio às mudanças na caderneta de poupança e afirmam que o governo “quebrou” a confiança do povo brasileiro ao mexer na poupança.No documento, assinado por PSDB, PPS e DEM, a oposição argumenta que a mudança nos critérios da poupança “mostra que o governo Lula optou por prejudicar o pobre, o aposentado, o trabalhador, criando um novo imposto para não perder arrecadação”.“A caderneta de poupança é o único refúgio da economia popular. O governo sabe disso, mas, estranhamente, anunciou uma desoneração temporária nos fundos de aplicação e uma tributação permanente na poupança, que guarda o fruto do trabalho do povo”, diz trecho da nota.Líderes da oposição prometeram, ainda, ir às ruas e tentar convencer os aliados do governo, no Congresso, a não aprovar as medidas anunciadas hoje.

SENADO APROVA MP QUE TABELA CORPO HUMANO

Os senadores aprovaram, nesta tarde de quarta-feira, o projeto de lei de conversão (PLV) que modifica as regras do Seguro Obrigatório para Veículos Automotores, o DPVAT. O projeto, originado pela Medida Provisória 451/08, baixada pelo governo federal em dezembro do ano passado, transforma em lei tabela que define valores de indenizações a serem pagas às vítimas de acidentes de trânsito.
Pelo texto, que agora segue à sanção presidencial, a perda do dedo mínimo em um acidente de carro dá direito, por exemplo, a uma indenização de R$ 1.620. Já o encurtamento de uma das pernas implica indenização de R$ 810. O tabelamento do governo toma como base uma tabela utilizada pelas seguradoras que coordenam os recursos do DPVAT, constantemente questionada na Justiça pelos segurados. O projeto aprovado no Senado tem outro ponto polêmico.
O DPVAT arca com três tipos de ressarcimentos: indenizações por morte causada por acidente de trânsito, no valor de R$ 13,5 mil; por invalidez parcial ou total, no valor de até R$13,5 mil; e no valor de até R$ 2,7 mil para cobertura de gastos com atendimento médico hospitalar.

TRECHOS ESTRAGADOS NA AVENIDA PERIMETRAL AUMENTAM RISCOS DE ACIDENTES

Buraqueiras na avenida perimetral, além do imenso poeiral que se forma na passagem dos automóveis, está tirando o sossêgo de comerciantes e condutores de veículos que trafegam naquele trecho.
Os proprietários da revenda de automóveis Wolksvagem reclamam que estão sendo prejudicados, devido a grande quantidade de terra que se deposita sobre os automóveis novos que estão expostos no pátio da revenda.
O orgão responsável pela manutenção daquela avenida, no caso o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), alegando impossibilidade de restaurar o trecho com camada asfáltica, colocou apenas uma piçarra para amenizar a situação.



Iguatu Notícias

Renault segue passos da Ferrari e ameaça deixar a Fórmula 1 em 2010

Um dia depois de a Ferrari comunicar oficialmente que pode não disputar a próxima temporada da Fórmula 1, caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não mude o regulamento de 2010, a Renault também anunciou, em tom de ameaça, que pode deixar a categoria a partir do ano que vem.

A FIA pretende que as equipes de Fórmula 1 adotem um teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões). Este valor não será obrigatório, mas as equipes que acatarem este limite de custos receberão uma série de privilégios para desenvolver seus carros, enquanto as escuderias que estivessem acima da quantia teriam o trabalho muito mais limitado por uma série de imposições técnicas da entidade.

G1

Prefeitura de Acopiara recebe mais de R$ 300 mil para abastecimento de água

O Portal da Transparência do Governo Federal, nos enviou um novo email informando sobre liberação de novos recursos federais para o município de Acopiara realizados por meio de convênios.
O Portal afirma que os dados do convênio aqui relacionados foram obtidos através do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) no dia no dia 09/05/2009 e, eventualmente, os valores poderão ser atualizados.
Ainda de acordo com o Portal da Transparência o objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social.

ACOPIARA/CE recebeu seu último repasse no período de 03/05/2009 a 09/05/2009. Veja abaixo:

Número Convênio: 632916
Objeto: SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICIPIO DE ACOPIARA/CE, NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO - PAC/2007.
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Convenente: PREFEITURA DE ACOPIARA
Valor Total: R$1.550.000,00
Data da Última Liberação: 05/05/2009
Valor da Última Liberação: R$310.000,01

Em tempo

A título de transparência o blog solicita da Prefeitura Municipal de Acopiara mais informações onde essa dinheirama será aplicada.
É só enviar um email.

Homem é alvejado com cinco tiros em Iguatu

Ontem, por volta das 19 horas na rua 07 de Setembro, em Iguatu foi vítima de lesão corporal à bala FRANCISCO ELVINO AMORIM SANTANA, vulgo “Curumim”, 28 anos. O mesmo foi alvejado com 05 disparos de arma de fogo, sendo um na coxa esquerda, um na coxa direita, um no braço direito, um no braço esquerdo e um abaixo do abdômen.
A vítima foi socorrida ao hospital por populares.
De acordo com informações da polícia o crime foi cometido por três homens que chegaram em um veículo não identificado.

EXAMES CONSTATAM NOVOS TUMORES EM JOSÉ ALENCAR

O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, divulgou boletim médico dos exames realizados hoje (12) pelo vice-presidente José Alencar que aponta a recorrência da doença (sarcoma) em alguns pontos da cavidade abdominal.
O vice-presidente voltou ao hospital para a realização de exame de acompanhamento após a cirurgia a que foi submetido no dia 25 de janeiro, quando foram retirados nove tumores.
A equipe médica, segundo o boletim, está replanejando o tratamento. O vice-presidente não ficará internado.

Agência Brasil

TIRO ACIDENTAL MATA BEBÊ DE DOIS MESES EM JUCÁS

Será sepultado nesta quarta-feira, em Jucás (Região Centro-Sul), o corpo de J.L.P.A, um bebê de dois meses, que morreu ontem vítima, segundo informações da família, de um tiro acidental disparado pelo próprio pai. A criança estava dormindo quando o pai, um guarda municipal, estaria limpando a arma, que acabou disparando.
O pai, no entanto, está foragido.

Dilma tira votos de Ciro e cresce no NE, diz pesquisa do PSDB

Pesquisas encomendadas pelo PSDB no Nordeste indicam o crescimento consistente da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff para a sucessão presidencial de 2010, depois do anúncio de que ela está em tratamento contra um câncer linfático.

De acordo com os levantamentos, Dilma cresceu tirando votos dos pré-candidatos Ciro Gomes (PSB) e Heloísa Helena (PSOL).

Dilma já teria 20% das intenções de voto, contra cerca de 40% do governador tucano paulista José Serra (SP). A expectativa do PSDB é que, nas próximas pesquisas nacionais, Dilma passe do patamar de 11% a 15% para cerca de 20%, consolidando a polarização com Serra.

Leia a matéria completa na edição de O Globo, aqui. (para assinantes)

Ceará tem 143 prefeituras inadimplentes e impedidas de receber verba

Através de pesquisa feita no Siafi foi constatado que dos 184 municípios cearenses, 143 estão impedidos de receber recursos federais por estarem inadimplentes com o Governo. Esse problema foi destacado pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, que reclamou não ter condições de ajudar as vítimas das enchentes no Nordeste e principalmente no Ceará e no Piauí devido a inadimplência.

Uma pesquisa na relação dos inadimplentes é possível identificar que nem Fortaleza escapou desse problema. A administração da prefeita Luizianne Lins está impedida de receber verbas federais com três inadimplências. Na região metropolitana de Fortaleza, estão com suas contas em dias as prefeituras de Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Horizonte.

Outra revelção identificada nesse estudo sobre a situação financeira dos municípios do Ceará constata que duas cidades com as piores situações com nove inadimplências são Caridade e Palmácia. Em seguida vem Ipaumirim com oito inadimplências.

Clique aqui para a relação completa dos municípios cearenses.

Ceará Agora

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMA COMISSÃO PARA COMBATER MAUS TRATOS

Com base na Lei Estadual nº 13.230 de 27 de junho de 2002, que dispõe sobre a criação de comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e privada do Estado do Ceará, a Secretaria Municipal da Educação do Município de Iguatu realizará neste dia 13 de maio, a formação da Comissão de Maus Tratos desta Secretaria com o objetivo de disponibilizar mecanismos para identificar, notificar e denunciar toda e qualquer violência contra crianças e adolescentes, no nosso município acionando assim toda uma rede de atuação para proteção da política da criança e do adolescente.
Está prevista a participação de 600 pessoas dentre Professores, Grêmios, Núcleo Gestor, Sociedade Civil Organizada e Pais de alunos que elegerão seus representantes para a Comissão a ser composta pelo menos dos seguintes membros: 01 (um) professor - membro do Conselho Escolar; 01 (um) pai ou mãe – membro do Conselho Escolar; 01 (um) representante da Escola; 01 (um) articulador Comunitário da Escola; 01 (um) membro do grêmio estudantil ou representante estudantil.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Exonerado superintendente do Ibama

Foi confirmada a exoneração do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Segundo o comando do órgão, em Brasília, o motivo foram questões administrativas. Bonfim foi preso em outubro do ano passado pela Polícia Federal acusado de envolvimento na operação Marambaia, que apurou fraudes na liberação de licenças ambientais. Três dias depois ele foi solto e voltou à função em fevereiro deste ano por um mandado de segurança. Quem assume interinamente é o vice João Moreira Juvêncio. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o nome do novo superintendente do Ibama no Ceará deve ser divulgado em breve.

I Semana Científica no Campus de Iguatu foi aberta hoje

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do seu Campus Avançado em Iguatu, realiza de 12 a 15 de maio, a I Semana Científica, de Arte e Esporte. Com uma vasta programação o Campus, durante a semana, será foco da Produção Científica, palco para a arte e celebração do esporte como mecanismos indispensáveis para a transformação social. O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, participou da solenidade de abertura do evento e irá prestigiar as ações desenvolvidas no Campus Iguatu.

CGU VAI FISCALIZAR CAMOCIM, MORRINHOS E PIRES FERREIRA NO CEARÁ

A Controladoria Geral da União vai realizar uma fiscalização especial nos municípios cearenses de Pires Ferreira, Camocim e Morrinhos. Essas localidades foram sorteadas nesta quarta-feira, em Brasília, na lista dos 60 municípios que receberão visita de equipes técnicas do órgão. Esse foi o 28º sorteio realizado pela CGU.
Os municípios com população de até 20 mil habitantes serão fiscalizados em todas as áreas em que se aplicaram recursos federais; os que têm entre 20 mil e 100 mil habitantes serão fiscalizados nas áreas de Habitação, Saneamento e Urbanismo, Assistência Social, Saúde e Educação. Já nos municípios com mais de 100 mil habitantes serão fiscalizados quanto aos recursos aplicados na área da Educação. O Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos é uma iniciativa inédita do atual governo, que visa inibir a corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública.

* Confira a lista do municípios sorteados aqui.

Ministério das Comunicações publica aviso de habilitação para 463 rádios comunitárias

Brasília – O Ministério das Comunicações publica nesta terça-feira, 12 de maio, aviso de habilitação para 463 novas emissoras de rádios comunitárias. Todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal, estão contemplados. Os avisos foram publicados no Diário Oficial da União. “O objetivo do governo é contemplar todos os municípios do país com rádios comunitárias, que são um instrumento de comunicação importante e necessário para a cidadania brasileira, principalmente no interior do país”, disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

As entidades interessadas em se candidatar à exploração do serviço de rádio comunitária devem se inscrever e apresentar documentação no prazo de 45 dias, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial da União. A data de encerramento vai até 25 de junho, uma quinta-feira.

Também será cobrada taxa de cadastramento no valor de R$ 20 reais, que deverá ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante o preenchimento da Guia de Recolhimento da União com depósito identificado nº 4100030000118822-0, tendo como favorecido a Coordenação Geral de Recursos Logísticos do Ministério das Comunicações (CGRL/MC).

Na avaliação do ministro Hélio Costa, a ampliação das rádios comunitárias no país é mais um passo que o governo federal dá para a democratização dos meios de comunicação do país. “Estamos trabalhando para que o Brasil seja dotado de novas emissoras comunitárias, tendo como norte a ampliação dos serviços de comunicações do nosso país”, afirmou. Atualmente, estão autorizadas 3.685 rádios comunitárias em todo o território nacional brasileiro.

O aviso de habilitação desta terça-feira 12, engloba cidades, bairros, ilhas, comunidades, vilas, povoados e distritos. Também há assentamentos agrícolas e aldeias indígenas.

Para conhecer o aviso de habilitação publicado no Diário Oficial e as explicações sobre rádios comunitárias e o passo-a-passo para acompanhar o processo: clique aqui.

Confira as cidades contempladas no Ceará, com este aviso:

CE

Aiuaba



CE

Beberibe



CE

Capistrano



CE

Caririaçu - Vila Miragem



CE

Coreau



CE

Crateús



CE

Croata



CE

Ererê



CE

Frecheirinha



CE

Groaíras



CE

Hidrolândia



CE

Icapuí



CE

Iracema



CE

Itapagé



CE

Itapipoca



CE

Jaguaretama



CE

Marco



CE

Morada Nova – Vila Aruaru



CE

Mucambo



CE

Pacatuba



CE

Pacoti



CE

Salitre



CE

Sobral



CE

Viçosa do Ceará



Homem foi esfaqueado no centro de Iguatu por mulher

Ontem, por volta das 14 horas, um homem foi vítima de agressão à faca por uma mulher identificada como Maria Cabral da Silva, 23 anos.
O fato aconteceu na avenida Agenor Araújo, centro de Iguatu depois de uma discursão banal. A vítima Antonio Silvino de Sena, 29 anos, foi lesionada com duas perfurações, sendo uma no pescoço e outra no peito direito.
Apesar da gravidade das lesões, a informação que o blog recebeu é que a vítima reagiu bem as cirurgias. Até o momento não foi divulgado o motivo do crime.

Lúcio Alcântara pode voltar ao ninho tucano, diz Gorete

Rompido com o PSDB desde 2006, quando brigou publicamente com o senador Tasso Jereissati por conta das movimentações eleitorais, o ex-governador do Estado e presidente do PR, Lúcio Alcântara, pode voltar aos quadros do ninho tucano. Segundo a deputada federal Gorete Pereira (PR-CE), ele pretende candidatar-se a uma das 22 cadeiras de deputado federal e já articula-se com membros do antigo partido para garantir voto nas suas bases.

Gorete afirmou que esse é um assunto que está pautando os bastidores do PSDB, pois Lúcio e Tasso nunca ensaiaram uma reaproximação desde que o senador declarou apoio a Cid Gomes (PSB) e o hoje republicano insistiu em manter sua chapa de manutenção no Palácio Iracema.

Por conta disso, ela cobrou um posicionamento oficial de Alcântara e revelou que outros nomes do PR sabem dessas movimentações para Lúcio migrar para o PSDB. Como exemplo, citou o deputado estadual Adahil Barreto. “Se ele voltar [para o PSDB], eu vou assumir a presidência estadual para organizar o partido antes das próximas eleições”, revelou, reiterando que as negociações do correligionário visando 2010 estão a todo vapor.

A parlamentar lembrou que Lúcio pode filiar-se ao PSDB sem qualquer problema com a Justiça Eleitoral, porque, no momento, não detém mandato. Contudo, avisou que, no comando do partido, vai lutar para o PR apoiar a re-eleição de Cid Gomes. Conforme ela, a maioria da legenda já declarou querer isso.

Debate necessário

No final de abril, terminou o prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal para que o Congresso Nacional levasse ao Plenário da Câmara dos Deputados o projeto de Lei complementar à Proposta de Emenda Constitucional número 13 (PEC 13), conhecida como PEC da municipalização, que regulamenta a prerrogativa dos Estados voltarem a legislar sobre emancipação e limites entre os municípios.

A Constituição de 1988 deu plenos poderes aos Estados para tratarem de sua respectiva autonomia política, no tocante à criação e fusão de novos municípios. Como é peculiar das “raízes” da cultura política brasileira versar os temas de ordem coletiva sob o prisma de interesses paroquiais, durante o período em que tiveram o poder de legislar sobre o assunto, presenciamos a explosão despropositada na criação de centenas de municípios, em todos os recantos do país, sem que, para isto, sequer fossem realizados estudos técnicos sobre a viabilidade econômica de sua auto-sustentação.

Com a nova prerrogativa, os parlamentos estaduais terão em mãos o poder de (re)configurar o território nacional. Para se mensurar o tamanho da complexidade e da importância do tema para a sociedade brasileira, em 24 Assembleias Legislativas, tramitam propostas para a criação de 806 municípios. Se todas forem aceitas, o Brasil passará a ter 6.368 prefeitos e um número adicional de 7,2 mil vereadores.

O ponto nevrálgico da PEC da municipalização é que somados a todos os gastos públicos com a manutenção das câmaras municipais, teremos, ainda, a criação de centenas de secretarias, milhares de cargos comissionados que, como de costume na política nacional, serão ocupados sobremaneira pelos “filhos do rei”, ou seja, pelos “apadrinhados” políticos.

Com relação ao Estado do Ceará, que atualmente possui um total de 184 municípios, quase dobraríamos esse número, haja vista existirem na Assembléia Legislativa o pedido para a criação 93 novos municípios.

O discurso acalorado, entre os defensores árduos da (PEC 13), é que a criação dos novos municípios promove a descentralização do poder na região beneficiada. Como nos meandros da política brasileira, os discursos esdrúxulos são armas importantes para escamotear a realidade. Neste caso, da criação de novos municípios o discurso faz parte de um jogo relações de poder que envolve múltiplos atores e infindáveis interesses, baseados de um modo geral no triunfo do clientelismo, na concessão de benefícios públicos na forma de empregos, vantagens fiscais e isenções, em troca de apoio político, traduzindo-se na forma de numerosos votos nas eleições.

Como somos otimistas em relação ao Brasil, acreditamos, assim como grande historiador Sergio Buarque de Holanda, no famoso livro Raízes do Brasil que “vivemos entre dois “Brasis”: um definitivamente morto e outro que luta por vir à luz do dia”. E nesse “Brasil novo” que está por vir, suas bases de cidadania começariam também na constituição ética como princípio norteador política nacional.

O Povo

Abrigo no Crato: menina sangrou e recebeu pílula abortiva, diz Promotor

Os motivos que levaram os promotores do Crato, na Região do Cariri, a entrarem com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura Municipal, por descumprir a legislação sobre o funcionamento de abrigos para crianças e adolescentes, vão muito além da superlotação. O caso é grave.

Um histórico de acontecimentos, revelados pelo promotor de Justiça Marcos de Jesus, em entrevista ao Jornal do Cariri desta semana, mostra o descaso com que a Prefeitura do Crato trata crianças e adolescentes abandonados.

Um dos fatos relatados pelo promotor Marcos de Jesus é estarrecedor: " ja ocorreu de uma adolescente com problemas mentais pular o muro e ser encontrada nas proximidades um motel", revela o promotor, para em seguida dizer que a adolescente foi levada ao Hospital São Francisco, e "foi constatado um sangramento, sinal de que tenha sido dado a ela a pílula do dia seguinte".

Leia aqui a matéria completa.

Miséria

Chuvas prejudicam estradas vicinais em Quixelô

No Centro-Sul, as últimas chuvas que banharam este município e Cariús cortaram estradas vicinais em diversos pontos, impedindo o tráfego de veículos e dificultando o acesso de moradores. Somente em Quixelô, cerca de 1500 famílias no Vale do Faé e nas localidades de Jiqui, Gaspar e Antonico foram afetadas e só conseguem fazer o deslocamento com uso de barcos, canoas ou trator. A preocupação das autoridades e da população é com a possibilidade de transbordamento de pequenos e médios açudes públicos e particulares.

Neste fim de semana, a situação agravou-se em Quixelô. A estrada de terra que dá acesso ao Vale do Faé e à localidade de Carnaubinha foi cortada em vários pontos. O rio Cunhã Poti transbordou sobre a passagem molhada e deixou isolados os moradores dos sítios Jiqui e Gaspar. Há dificuldades de acesso também para a localidade de Antonico, onde a população teme o transbordamento do açude Tipis, de Iguatu.

Na maioria dos pontos afetados, a travessia é feita com o uso de barcos e tratores. “Estamos preocupados porque a situação agravou-se muito nas últimas 24 horas”, observou o prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira. “No momento, estamos trabalhando com as limitações das nossas condições, monitorando as áreas afetadas e fornecendo tratores e máquinas para ajudar a população afetada”. Esse quadro deve permanecer por toda esta semana. Segundo com a secretária de Educação do município, Fabiana Martins, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado somente nas áreas alagadas.

DN

Confira o calendário dos vestibulares do estado do Ceará

IFCE - Campus Sobral - 2º semestre de 2009

(Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Ceará)
Inscrição: de 11/5 a 5/6
Taxa de inscrição: R$ 60 (egressos da escola pública pagam R$15)
Provas: 5 e 6/7
Telefone: (88) 3677-2525
Site: www.ifce.edu.br

UVA - 2º semestre de 2009

(Universidade Estadual Vale do Acaraú)

Inscrição: até 22/5 (para os candidatos que desejarem concorrer às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais devem se inscrever de 18 a 22/5)

Taxa de inscrição: R$ 80 (a isenção da taxa deverá ser solicitada no ato da inscrição)

Prova: 28/6 (das 8h às 12h e das 14h às 17h)

Resultado: 24/7

Matrícula: 29/7 ou 30/7, conforme o curso

Telefone: (88) 3677-4210

Site: www.uvanet.br

CASO NICANOR - RÉUS VÃO A JÚRI POPULAR

Está agendado para o próximo dia 26, na 1ª Vara do Júri, do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, o julgamento de mais dois acusados do assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista. Desta vez, Cássio Santana de Souza e Francisco Edésio de Almeida serão levados a júri popular, que terá início às 13 horas. Anteriormente, dois réus já haviam sido condenados pelo homicídio do radialista: Lindenor de Jesus Moura Júnior, que cumprirá pena de 26 anos de reclusão, e Francisco José de Oliveira Maia, condenado a oito anos de prisão. Este último recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça.

O crime aconteceu no dia 30 de junho de 2003, em Limoeiro do Norte (Vale Jaguaribana), quando, segundo o relato de testemunha, o radialista foi morto por dois homens encapuzados que invadiram o estúdio da rádio Vale do Jaguaribe, de propriedade de Nicanor. Segundo a acusação do Ministério Público, estava sendo acusado de autoria material, além dos que serão julgados agora, José Roberto dos Santos, porém ele morreu faleceu durante a instrução processual e foi, portanto, excluído do inquérito. Francisco José de Oliveira Maia, José Vanderley dos Santos e Nilson Osterne Maia estão sob a acusação de co-autoria. Otávio Viana de Lima também faz parte do inquérito por formação de quadrilha.

Os dois últimos recorreram da sentença do juiz. José Vanderley ainda não foi submetido a julgamento. Quanto à autoria intelectual, há indícios, segundo o Ministério Público, de que o crime do radialista foi encomendado pelo desembargador federal José Maria Lucena e sua esposa, Arivan Lucena, na época, candidata ao cargo de prefeita de Limoeiro do Norte. Existem relatos de que havia forte inimizade entre o casal e a vítima. O inquérito em relação aos acusados de serem mandantes do assassinato do radialista tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

TJ

CGU FARÁ 28º SORTEIO DE MUNICÍPIOS A SEREM FISCALIZADOS

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteia, nesta terça-feira (12), 60 municípios que serão fiscalizados quanto à aplicação de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. Trata-se da 28ª edição do Programa de Fiscalização de Municípios a partir de Sorteios Públicos.
O sorteio será realizado em Brasília, às 9 horas, no auditório da Caixa Econômica Federal (Agência Planalto), e utilizará os mesmos equipamentos empregados nas extrações das loterias federais. O universo do sorteio compreende municípios com até 500 mil habitantes.
O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, estará presente ao sorteio.

Site da CGU

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mais Ceará: Rede Ceará de Notícias tem adesão de mais uma emissora

Mais uma emissora passa a integrar a Rede Ceará de Notícias. Desta vez foi a Rádio Sol de Solonópole que passou a transmitir o programa Mais Ceará nesta segunda, 11. A rádio Sol FM de Solonópole está no ar desde 2006, com milhares de ouvintes que agora poderão acompanhar as notícias do Brasil, do Estado e da região através do receptor de rádio ou pela Internet, onde a Rádio Sol é transmitida ao vivo. O Mais Ceará chega à Rádio Sol para diversificar ainda mais sua programação, levando mais informação, cultura e entretenimento, receita que vem conquistando a cada dia mais emissoras e ouvintes em todo Estado do Ceará. Com correspondentes nas principais Cidades do país, na capital e nas principais cidades do Estado o Mais Ceará vem ampliando seu leque de abrangência a partir de parcerias com emissoras de todas as regiões do Estado. Para fazer parte da Rede Ceará de Notícias os interessados deverão entrar em contato através do e-mail: maisceara@baydenet.com.br

Homem é esfaqueado no centro de Iguatu

Homem esfaqueado no centro de Iguatu já foi identificado. Trata-se de Antonio Silvino de Sena, 29 anos.
Contrariando as primeiras informações que chegaram Silvino de Sena não faleceu no local.
O mesmo está passando neste momento por uma cirurgia no hospital Regional de Iguatu.
A vítima foi atingida com uma facada no pescoço. Seu estado de saúde é bastante grave.
Aguarde mais informações.

Chuvas: Açude do sítio Tipís, em Acopiara/Iguatu, representa perigo à comunidade

Os moradores do sítio Tipís em Acopiara/Iguatu estão passando por grandes dificuldades por conta das fortes chuvas caídas na região nos últimos dias. O açude da comunidade que está sangrando com muita água está representando grande perigo, principalmente as famílias que residem na parte de baixo por onde passam as águas.
Há poucos instantes, a exemplo do que aconteceu durante o final de semana passado, o Corpo de Bombeiros de Iguatu foi acionado ao local para tentar impedir que as águas não corrompam ainda mais a parede.
Segundo informações chegadas ao blog o prefeito de Iguatu, Agenor Neto é quem está ajudando os moradores do sítio Tipís neste momento difícil.

Em tempo

O prefeito de Acopiara Antonio Ameida Neto nem foi e nem mandou um de seus representantes para tomar conhecimento do problema tendo em vista ser uma região também pertencente ao seu município.
Enquanto isso a comunidade dos Tipís está sofrendo e as autoridades de Acopiara, trancadas em seus gabinetes vendo o filme passar. Bem que poderiam ajudar.
Isso é uma vergonha.

Veja o vídeo e a matéria de Alex Santana do Iguatu.Net

Iguatu: Falta pouco mais de um metro para o açude Trussu sangrar

O Açude Trussu, localizado no distrito de Suassurana, em Iguatu está prestes a sangrar. Segundo informações o reservatório está faltando pouco mais de um metro para transbordar. O açude Trussu tem capacidade de armazenar 301.000.000 m³ de água e teve suas obras concluídas em 1996. Após a sua conclusão sangrou apenas uma vez.

Sistema de Saúde de Acopiara transfere gestantes para Iguatu para terem partos normais

O blog foi informado que durante o mês de abril de 2009, o município de Acopiara região Centro Sul do Ceará através do sistema de saúde local, transferiu para o Hospital Regional de Iguatu 25 (vinte e cinco) mulheres gestantes para terem seus filhos nesta unidade.
De acordo com as primeiras informações recebidas, desse total, 20 mulheres tiveram partos normais, ou seja, procedimentos que poderiam ser realizados até mesmo em casa.
Resta saber o porque de vinte gestantes de Acopiara serem transferidas para Iguatu quando não havia necessidade, a não ser para aumentar ainda mais o sofrimento dessas mães.

Cá pra nós


Há quem diga que o atendimento não foi feito em Acopiara por falta de médicos nas unidades o que não é nenhuma supresa.
O blog entrou em contato com o hospital Regional de Iguatu objetivando conseguir o relatório com os nomes dessas gestantes para posterior publicação, bem como, o motivo de transferência de cada uma.
Em breve vamos postar uma matéria detalhando o porque dessas gestantes serem transferidas para Iguatu sem motivos.

Vacinação de idosos é prorrogada até o dia 29

O Ministério da Saúde prorrogou até 29 de maio a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Até o momento, 11,1 milhões foram vacinados - o que representa 57,61% da população acima de 60 anos. Como a meta nacional não foi atingida, o ministério pediu às secretarias estaduais e municipais que não atingiram a meta de 80% que intensifiquem as mobilizações e atualizem o sistema de informação até 29 de maio.

Homem mantém relação sexual com uma jumenta, é agredido e socorrido pela polícia em Juazeiro do Norte

Um fato inusitado movimentou o plantão policial na noite da última sexta-feira no Bairro Aeroporto em Juazeiro do Norte. Um homem de 23 anos foi preso por agressão contra um rapaz que estava fazendo sexo com uma jumenta. Foi por volta das 21h30min daquele dia na rua Amâncio Barbosa. Francisco Paulo de Sousa não gostou de ver as cenas de atos libidinosos praticamente aos olhos dos moradores do bairro e mandou ver no "garanhão".

O agressor mora na Rua Ernestina Sobreira (Bairro Timbaúbas) e admitiu ter espancado o homem por conta da relação sexual. A identificação do pervertido não foi possível, pois a violência foi tanta que a vítima não conseguia falar. Ele estava em cima da jumenta quando foi surpreendido por um murro e já foi largando o animal pensando que tinha levado um coice. Francisco não pertence a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais), mas não escondia a revolta com as cenas e continuou espancando o "jumento".

A jumenta ficou apenas olhando, claro, sem saber do que se tratava e sem que ninguém soubesse se a mesma havia aprovado ou reprovado a sua defesa. Quando populares perceberam o entrevero, também não sabiam do que se tratava e foram logo acionando a polícia. A composição da RP 2461, sob o comando do Cabo Josué e juntamente com os Soldados Lima e Diniz esteve no local.

Miséria

domingo, 10 de maio de 2009

CARIÚS REGISTRA CHUVA DE 137 MILÍMETROS

Choveu em cerca de 50 municípios cearenses até as 7 horas deste domingo, segundo boletim da Funceme. Chuvas com mais de 100 milímetros voltaram a se registrar no Interior.
A maior foi em Cariús, com 137 milímetros. Também choveu forte em Lavras da Mangabeira: 108 milímetros.
Ainda choveu em Granjeiro, 78 mm; Várzea Alegre, 65.8 mm; Baixio, 60 mm; Cedro, 42 mm; Santa Quitéria, 42 mm; Granja, 42 mm; e Ipaumirim, 40 mm;

Filho de Claudia Leitte deixa unidade semi-intensiva, diz hospital

Davi, bebê de 3 meses da cantora Claudia Leitte, foi transferido, no início da tarde deste sábado-feira (9), da unidade de tratamento semi-intensivo para um quarto do hospital onde está internado com meningite. Em nota oficial, a clínica informou que o quadro da criança “continua evoluindo de maneira plenamente satisfatória”.

O novo boletim médico animou os preparativos para o primeiro Dia das Mães da cantora. Para festejar a data, a família estará reunida. De acordo com a assessoria da cantora, ela e o pai de Davi, o empresário Márcio Pedreira, vão passar o domingo (10) no hospital com o filho. A comemoração contará também com a participação dos avós de Davi.

Desde que ele foi internado, há seis dias, Claudia tem dormido no hospital. Na suíte do bebê, além do berço, há uma cama para a mãe e outra para o pai.

Assessor da cantora, Paulo Roberto Sampaio, conta que a recuperação de Davi é um prêmio para ela e a família.

Confira as dezenas sorteadas da Mega-Sena

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou neste sábado as seis dezenas do concurso 1.072 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado em Lençóis Paulista (SP) e o prêmio principal estava acumulado em R$ 4 milhões. Confira as dezenas sorteadas: 09 - 18 - 19 - 43 - 47 - 54
A Caixa ainda não informou se houve acertadores. Segundo a assessoria de imprensa da CEF, caso o ganhador aplique o prêmio na poupança, receberá em rendimentos, por mês, cerca de R$ 28 mil.

Com melhor estratégia, Button vence a quarta do ano no GP da Espanha

Com uma tática de uma parada a menos que Rubens Barrichello, Jenson Button venceu a quarta corrida na temporada 2009 no GP da Espanha. O inglês da Brawn GP mudou a estratégia no momento da primeira rodada de pit stops e fez um segundo trecho mais longo que os adversários. O brasileiro, seu companheiro de equipe, tentou andar rápido com os pneus macios, mas não abriu a vantagem necessária para continuar na frente.

Mark Webber, com uma boa tática de duas paradas, superou Felipe Massa e Sebastian Vettel, que estavam em terceiro e quarto desde a largada. O australiano da RBR ainda pressionou Rubens Barrichello no fim, mas se contentou com o último lugar do pódio em Barcelona. Felipe Massa, graças a um erro da Ferrari, que colocou menos gasolina, teve de segurar o ritmo no fim para conseguir completar a corrida e teve de ceder a quarta posição a Sebastian Vettel e a quinta a Fernando Alonso, que escapou do acidente que envolveu quatro carros na largada.

O alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber, chegou a pressionar o espanhol Alonso, mas acabou na sétima posição. Nico Rosberg, da Williams, completou a lista dos pilotos que chegaram na zona de pontuação, em oitavo. Em uma corrida discreta, Nelsinho Piquet, da Renault, foi apenas o 12º colocado, a uma volta do vencedor Jenson Button.

Com a quarta vitória em cinco corridas, Jenson Button ampliou sua vantagem sobre Rubens Barrichello para 14 pontos no campeonato. Com a quarta posição de Sebastian Vettel, o brasileiro aumentou a folga de um para quatro. A próxima corrida da temporada 2009 será disputada no dia 24 de maio, o tradicional GP de Mônaco, nas ruas do principado.

Feliz Dia das Mães

Jornal O Povo: Espaço vazio (1)

Basta ser um pouco atento à movimentação política no Ceará para se perceber a falta de novos nomes que possam empolgar o eleitorado em eleições majoritárias. Alguns partidos estão sentindo o problema e procuram “fabricar” um líder para ocupar os espaços vazios. Não está sendo fácil. O PSDB do senador Tasso Jereissati faz tempo não consegue colocar no mercado eleitoral ninguém que tenha peso suficiente para enfrentar uma disputa para cargo executivo. É ainda o Galego, o “filho único” eleitoralmente forte.

ESPAÇO VAZIO (2)

Mas, pelos indícios, anda a procura de cara nova, e o primeiro passo foi dado em direção a um Prefeito jovem que, estranhamente (ou não?) é de outro partido. A “tucanada” foi bater as asas e amolar os bicos em Iguatu, terra de Agenor Neto, um peemedebista de coração “tucano”. A festa foi grande, porque Agenor sabe ser festeiro. É Prefeito querido da população, atinge índices de aprovação que impressionam e tem fina estampa, o que nos dias atuais, quando uma imagem às vezes vale mais que uma ação, é vantagem.

ESPAÇO VAZIO (3)

Para tornar Agenor Neto mais “vendável”, porém, é preciso fazer com ele o que fizeram com Cid Gomes quando Prefeito de Sobral, ou seja, mostrá-lo para todo o Estado. A menor ação de Cid Gomes na prefeitura sobralense virava peça publicitária exibida para todos os cearenses. Cid era eficiente, competente e Sobral a melhor cidade para se morar, afirmava a propaganda, que se mostrou proveitosa, pois serviu de base à campanha do ex-Prefeito a Governador. Por enquanto, na tentativa de que surjam novidades, o que há são ensaios. Mas todos torcemos que o novo apareça, e dê um sopro de vida ao modorrento cenário político do momento.

sábado, 9 de maio de 2009

MINISTRO FARÁ OUTORGA DE CANAIS DIGITAIS PARA 4 EMISSORAS DO CEARÁ

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, estará em Fortaleza na próxima segunda-feira. No auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a partir das 16h30min, ele fará a outorga de canal digital para as seguintes emissoras: TV Jangadeiro, TV Verdes Mares, TV Diário e TV Ceará.
Hélio Costa deverá ainda fazer visita a algumas emissoras que estarão em clima de festa por esse salto de modernidade.

Eliomar de Lima

GRANJA RECEBERÁ GOVERNO ITINERANTE DE CID GOMES

O governador Cid Gomes (PSB) levará seu governo itinerante para a cidade de Granja (300 Km de Fortaleza), um dos municípios mais atingidos pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas que se registram no Ceará. Ali, com toda a equipe, adotará uma série de medidas em favor dos municípios atingidos.Cid ainda sobrevoará de helicóptero toda a região.Nesta noite de sexta-feira, o governador estará em Crateús, onde vai liberar R$ 26 milhões, dinheiro ainda que o governo federal estava devendo das últimas cheias que atingiram o Ceará ano passado.

Assassinatos em Iguatu - Juiz manda ex-capitão a júri popular

O juiz de Direito Wotton Ricardo Pinheiro da Silva, titular da Primeira Vara do Fórum de Justiça deste Município (a 385Km de Fortaleza), pronunciou (mandou a júri popular) , ontem, o ex-capitão da Polícia Militar, Daniel Gomes Bezerra, que na madrugada de 17 de março de 2007, assassinou com disparos de arma de fogo, os irmãos, estudantes do último semestre de Medicina, Marcelo e Leonardo Moreno Teixeira, numa churrascaria na avenida Perimetral, nesta cidade.

O magistrado determinou que o acusado aguarde na prisão em que se encontra, o julgamento pelo Tribunal Popular do Júri de Iguatu. Atualmente, Bezerra se encontra recolhido no quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), em Fortaleza.Motivo fútilO juiz acatou a denúncia oferecida pelo Promotor de Justiça, da Primeira Vara, Antônio Monteiro.

Na sentença de pronúncia, o magistrado observou que “há indícios suficientes de autoria ou de participação delitiva do ex-militar apresentados no inquérito policial e nos depoimentos de testemunhas presenciais”.

Daniel Bezerra foi pronunciado por duplo homicídio, qualificado, por motivo fútil, cuja pena varia de 12 a 30 anos de prisão. Como o homicídio foi duplo, o réu, se condenado à pena máxima, seria punido com 60 anos de cadeia. Segundo os autos, o acusado cometeu o crime por motivo banal “apenas porque uma das vítimas estaria urinando próximo ao carro dele (do réu), no estacionamento de uma churrascaria”.

O representante do Ministério Público, Antônio Monteiro, disse que, em face das provas coletadas, aguardava a sentença de pronúncia. “Era inevitável porque as provas são claras”, frisou. “O crime abalou a sociedade estadual, a partir de uma discussão boba, que se transformou numa tragédia”.

A decisão do magistrado era aguardada com expectativa pela família das vítimas. Durante o processo, a defesa utilizou estratégias para retardar a conclusão do processo criminal, que irritaram o promotor de Justiça e aumentaram o sofrimento dos parentes que aguardavam um desfecho da tramitação processual.

Cabe recurso ao Tribunal de Justiça por parte da defesa do réu da sentença de pronúncia. Em ocasiões anteriores, o advogado do ex-militar, criminalista Delano Cruz, já havia informado que iria impetrar recurso caso o réu viesse a ser pronunciado, isto é, apontado como o autor do duplo homicídio. Essa decisão prorroga mais ainda inclusão do julgamento do ex-militar na pauta do Júri.

Em ato público que reuniu cerca de cinco mil pessoas, realizado na cidade de Mombaça, onde as vítimas nasceram, o governador Cid Gomes assinou em 17 de julho de 2008, a expulsão do capitão Daniel Gomes Bezerra dos quadros da Polícia Militar.

O crime

A briga entre o então capitão da PM e as duas vítimas ocorreu durante uma discussão. Depois de ferir os dois irmãos universitários, o capitão Daniel Bezerra fugiu de Iguatu e, mais tarde, se apresentou na delegacia de Polícia de Jaguaribe, onde contou sua versão sobre o fato. Ele alegou, logo de saída, que agiu em legítima defesa.

No mesmo dia do crime, a Justiça decretou sua prisão preventiva e ele foi transferido do quartel da PM de Jaguaribe para Fortaleza. O crime teve ampla repercussão no Estado e culminou no ato do governador em excluir o militar da PM.

O advogado criminalista Paulo Quezado acompanha o processo como assistente da acusação. Ele acredita na condenação do ex-PM diante das provas, indícios e evidências da autoria colhidos no inquérito policial e ratificados na instrução do processo. A data do júri não foi ainda marcada.

DN