terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Inscrições para vagas no ProUni terminam nesta terça-feira

Termina hoje (25) o prazo de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em uma das 123,1 mil bolsas de estudos oferecidas nesta edição devem acessar o site  (http://prouniportal.mec.gov.br/) do programa até as 23h59. Até o início da noite de ontem, o Ministério da Educação (MEC) havia recebido 784 mil inscrições – já eram seis candidatos para cada vaga ofertada.

Do total de bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011, 80,5 mil são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. As  integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

Para participar do ProUni, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo uma prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira (28). Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa.

Parabéns Iguatu - 158 anos de história

 

São 158 anos de emancipação política.

Um dia afirmei, neste espaço, que "ninguém vence o trabalho".

Assim é Iguatu.

Assim é sua extraordinária gente.

Assim é o prefeito Agenor Neto, que de forma responsável, inteligente, honesta, capaz e, principalmente, buscando para suas mãos todas as responsabilidades possíveis, doravante sua assunção ao mandato de gestor iguatuense, as coisas nunca foram às mesmas.

Tem vencido praticamente todos os desafios; embora, uma meia dúzia insista em querer tumultuar o que vem dando certo e recebendo os aplausos da sociedade. Mas, isto, já é também página virada. O Iguatu, com Agenor Neto, que o digam as urnas, também já venceu este obstáculo.

O que vem depois politicamente falando, a população inteligente, já deu a resposta: a lata do lixo.

Trabalhando diuturnamente. Pensando plural, estudando cada recanto da municipalidade, “ele” conseguiu com sua valorosa equipe, como num passe de mágica, colocar a máquina administrativa para funcionar, em todas as suas funções e temáticas, com a celeridade e qualidade dos serviços públicos, postos a disposição à população.

Iguatu cresceu. Ganhou espaço estadual e nacional. Projetos pioneiros, interessantes, na educação, no social, na infraestrutura, na infância e na juventude, no turismo, na saúde, no desenvolvimento sustentável.

Iguatu virou a capital do Salgado e do Centro-Sul do Estado do Ceará. Todos agradecem o seu crescimento com qualidade e juízo.

Porém, faz-se necessário, deixar registrado nessa passagem de aniversário de Iguatu, que além de todas as mudanças vistas naturalmente, por quem conheceu o Iguatu ontem e lhe observa atualmente, foi o resgate da auto-estima de seu povo.

Ninguém tem dúvida que a confirmação da auto-estima iguatuense, foi o maior projeto de Agenor Neto realizado, embora tantos outros importantes tenham sido implantados no decorrer dos últimos sete anos.

Foi seu sonho posto em prática. Foi seu amor por Iguatu e por sua gente. É andar nas ruas. É ser querido. É ser cumprimentado, abraçado. Incentivado a trabalhar ainda mais.

Conversar com as pessoas. Ouvir as pessoas. Ser reconhecido pelo trabalho é um regozijo pessoal que qualquer líder e detentor de mandato deveria buscar.

Para quem tem o privilégio de conhecer de perto este “cenário da vida real", não poderia deixar de parabenizar Iguatu, por tudo isto e muito mais que ainda vai acontecer nos próximos anos.

Afinal, ninguém vence o trabalho.

Parabéns IGUATU!

Texto escrito pelo advogado Fabrício Moreira da Costa

Presidente da Ferj critica reclamações do Vasco

O técnico PC Gusmão chegou a reclamar na última semana do recesso da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), que impediu o Vasco de inscrever jogadores importantes como Dedé, Anderson Martins e Eduardo Costa a tempo de participarem da partida contra o Nova Iguaçu. 

O presidente da entidade, Rubens Lopes, afirmou que o calendário já estava decidido desde 2010 e que o clube tinha conhecimento.

- O Vasco precisa ter um departamento técnico competente e saber ler o que está escrito. Vou fazer plantão para atender um retardatário que não sabe o regulamento? Quando tem feriado, o banco abre? O calendário da Federação foi divulgado antes do fim do ano. Mas, infelizmente, o Vasco é muito desorganizado. O clube precisa contratar profissionais competentes - dissse à Rádio Brasil.

Dilma pede simulação de gastos com mínimo variando de R$ 545,00 a R$ 580,00

A presidente da República Dilma Rousseff pediu ao Ministério da Fazenda uma simulação de gastos com as propostas de salário mínimo para este ano, que variam de R$ 545 a R$ 580. Nesta segunda-feira (24), ela se reuniu com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, encarregado de negociar com as centrais sindicais.

De acordo com a assessoria de Carvalho, a presidente também quer ser informada do impacto de um eventual reajuste da tabela do Imposto de Renda (IR) em 6,47%, conforme proposto pelos sindicalistas.

Nesta quarta-feira (26), Gilberto Carvalho se reúne com líderes sindicais para abrir as negociações sobre salário mínimo e IR. O governo defende uma correção do mínimo para R$ 545 a partir de fevereiro, mas os movimentos sindicais reivindicam um aumento para R$ 580.

150 cidades cearenses registram chuvas


Chuvas intensas foram registradas de domingo a ontem na grande maioria dos Municípios do Interior. Pacujá registrou a maior precipitação, com 137mm, segundo a Funceme. 

Na região Centro-Sul, a chuva que banhou as áreas de produção agrícola, neste fim de semana, trouxe animação para os agricultores. O tempo permaneceu nublado e os produtores rurais começaram a preparar as terras para o plantio das culturas tradicionais de milho, feijão, arroz e sorgo. A maioria deve fazer o cultivo a partir da próxima semana.

Ontem, foram registrados 82 milímetros, no escritório da Ematerce, nesta cidade. Há informações de chuvas em toda a região. Segundo o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto, 80% das sementes de milho, feijão, sorgo, mamona e girassol já foram distribuídos para cerca de 30 mil produtores rurais em 14 Municípios.

Nesta cidade, o trabalho de entrega das sementes deve ser concluído hoje. No campo, os agricultores preparam as terras com uso de arado ou de tratores. O clima é de animação. "Acho que o inverno neste ano vai ser muito bom", disse o produtor Francisco Pereira Benigno, morador da localidade de Serrote, nas margens do Açude Orós. "Amanhã, vou começar a plantar", complementou.

Ele lamentou a falta de semente de feijão. "Neste ano, faltou feijão". Outros agricultores também reclamaram. "O feijão que vou plantar é um pouco de grão que tenho lá em casa", disse o agricultor José Gomes Teixeira, da localidade de Quixoá. Teixeira conseguiu 40 quilos de semente de milho híbrido e deve começar o plantio numa área de dois hectares a partir desta quinta-feira. "A chuva foi boa e a terra está bem molhada, pronta para o plantio", disse. "Estou animado e esperando um excelente inverno".

Quem também espera boas chuvas é o agricultor Antônio Vicente, do Sítio Aroeira. "O inverno vai ser grande e estou esperando muitas chuvas", disse. Vicente está preparando dez hectares para o plantio de milho e de sorgo forrageiro. Ontem pela manhã, ele conseguiu 60kg de sementes do Programa Hora de Plantar.

A produtora rural Sebastiana Alves do Carmo é outra que se mostra animada com a perspectiva de uma quadra invernosa com registro de chuvas acima da média. "Se Deus quiser vamos ter um bom inverno", disse. Ela e o marido, José Eudes Carmo, esperam o trator da associação comunitária para fazer o cultivo das sementes selecionadas de milho, numa área de um hectare e meio, no Sítio Cajás.

O gerente regional da Ematerce explicou que houve um acréscimo contínuo na remessa de sementes de milho nos últimos três anos para os Municípios da região Centro-Sul. Citou como exemplo Iguatu, que passou de 40 toneladas para 66 toneladas, e Quixelô, de 30 toneladas para 52 toneladas.

Já com relação às sementes de feijão, Neto confirmou que a quantidade é insuficiente para atender à demanda. "Isso vem ocorrendo nos últimos anos", disse. "O governo não consegue comprar muito e a remessa fica inferior à quantidade necessária".

Segundo relatório da Ematerce, a partir desta semana deve ser intensificado o trabalho de cultivo das culturas tradicionais de sobrevivência, como milho, feijão e arroz, nas áreas da agricultura familiar.

Tábua de Chuvas
Pacujá 137 mm
Pires Ferreira 135 mm
Graça 122 mm
Jaguaruana 97 mm
Ipu 94 mm
L. da Mangabeira 91 mm
Mucambo 90 mm
Icó 87 mm
Santa Quitéria 84 mm
Iguatu 82 mm

Radialista Franzé Rodrigues é baleado no interior cearense

O radialista Franzé Rodrigues, de 36 anos, foi baleado por volta das 19h da noite desta segunda-feira (24), no município de Morada Nova, na Região Jaguaribana. Rodrigues foi lesionado por três tiros.

De acordo com informações do PM Thiago Alencar, o radialista estava colocando uma motocicleta dentro de casa quando vários disparos partiram de um matagal. Franzé Rodrigues foi socorrido para o Hospital Municipal e depois transferido para o Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.

De acordo com informações do IJF, a vítima passa bem e não corre risco de morte. Franzé apresenta um programa de notícias em uma rádio local, mas ainda não há informações de que o crime tem relação com o seu trabalho.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Chico Anysio apresenta leve melhora, diz boletim médico

O quadro do humorista Chico Anysio apresentou leve melhora durante o fim de semana, de acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira. Ele permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, sem previsão de alta. 

Anysio continua no CTI, acordado e interagindo com as pessoas. Segundo boletim, ele ainda necessita do suporte mecânico para respirar, que deve ser retirado aos poucos. 

O quadro de insuficiência cardíaca, que foi agravado pela infecção, está sob controle e a medicação começa a ser removida de acordo com a evolução do quadro. 

A pneumonia diagnosticada na base do pulmão direito também está regredindo aos poucos, de acordo com o boletim. 

Anysio chegou ao hospital no dia 2 de dezembro com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana e ele foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório, o humorista apresentou falta de ar novamente e foi diagnosticado com um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Justiça condena Estado a indenizar empresário preso por engano

A Justiça condenou o Estado do Ceará a pagar cerca de R$ 42 mil em indenização, por danos morais e materiais, a um empresário preso por engano pela polícia cearense. Além disso, o pai do empresário será ressarcido pelos gastos efetuados com transporte e honorários advocatícios.

Natural de Curitiba, ele passava férias em Fortaleza, no ano de 2001, quando foi preso por engano e encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos. O empresário, na companhia de outros colegas, estava hospedado em um hotel na Praia do Futuro, mesmo local onde os verdadeiros praticantes do crime estavam.

Preso sob a mira de armas e fuzis e na frente de outras pessoas, o turista alegou ter passado por transtornos e humilhações, sobretudo porque seu nome foi amplamente divulgado pela imprensa local. Ao contestar, o Estado defendeu ter exercido seu dever, atribuído constitucionalmente para preservar a ordem pública e proteger os cidadãos por meio do poder de Polícia.

Ao apreciar o caso, o relator do processo, desembargador Jucid Peixoto do Amaral, destacou que "a fixação dos danos morais deve seguir dois parâmetros, alicerçando-se a condenação no caráter punitivo para que o acusado do dano sofra uma reprimenda pelo ato ilícito praticado, assim como haja também um caráter de compensação para que a vítima possa, ainda que precariamente, se recompor do mal sofrido e da dor moral suportada". 

TJ

Cagece vai construir 2.000 kits sanitários no Ceará

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai construir 2003 módulos sanitários nas residências que ainda não possuem banheiros. 

Uma licitação está em andamento e irá atender os imóveis que estão situados nas cidades em que a Companhia implantou ou está realizando obras de esgotamento sanitário.

Nessa licitação, serão beneficiadas famílias de Massapê, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, São Benedito e Guaraciaba do Norte.Ao todo, serão investidos R$ 4,9 milhões, com recursos do Projeto Alvorada e do Tesouro do Estado.

Governador instala Conselho para expulsar tenente da PM

Um Conselho de Justificação foi instalado para a expulsão do tenente da Polícia Militar, Jairo da Silva, o ‘Jairo Robocop’, acusado de comandar uma milícia de proteção aos comerciantes de produtos piratas no Centro de Fortaleza. A ordem de instalação foi feita pelo governador Cid Gomes e do secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra.
O grupo também estaria fazendo ameaças de morte aos fiscais da Prefeitura, como à secretária executiva da Regional do Centro, Luiza Perdigão.

Jairo ‘Robocop’ já foi expulso uma vez, quando ainda tinha a patente de cabo, por falsificação de documentos, mas recorreu à Justiça e foi reintegrado à PM, com direito a manter a patente e receber os salários que perdeu no período que estava expulso. Além disso, ele foi candidato no ano passado a deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), mas não foi eleito.

O Conselho é composto por um tenente-coronel, Geovani Pinheiro da Silva (comandante da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú), e dois majores, Gilberto Firmino de Sousa (1ª Cia/5º BPM – Aldeota), e Raimundo Nonato Ramos (5ª Cia/5ª BPM – Centro).

Justiça solta médico e auxiliares acusados da prática de aborto


A Justiça revogou a prisão preventiva do médico Dionísio Broxado Lapa Filho e de outros quatro acusados da prática de aborto. Eles estavam presos desde o dia 10 de novembro de 2010.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, os abortos eram realizados pelo médico, em uma clínica de ginecologia e obstetrícia, no Bairro e Fátima, em Fortaleza. 

A decisão foi proferida na última quarta-feira (19) pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, titular da 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza.

A magistrada argumentou que os motivos da manutenção da prisão preventiva não mais se sustentavam, diferentemente do primeiro momento, em foi determinado o recolhimento dos acusados. “À época, entendi que a prisão seria inevitável para a conclusão das investigações pelos requisitos da prisão preventiva e o conjunto probatório nos autos que revelam indícios de autoria dos crimes”.

Segundo a decisão, a manutenção da prisão não deve acontecer porque os objetos e equipamentos utilizados na suposta prática abortiva já foram apreendidos na clínica e no hospital, locais onde estariam ocorrendo a prática criminosa. Além disso, o fato de os réus serem primários, terem profissão definida e endereço fixo contribuem para a concessão de liberdade.

Além de Dionísio Lapa, foram soltos Adriana Fernandes Vieira, Ricardo Henrique de Lima Demétrio, Antônia Deuzanira Mota Ferreira e Francisco José de Lima. Eles vão continuar respondendo ao processo por prática de aborto e formação de quadrilha.

Tribunal de Justiça do Ceará

INSS começa a pagar nesta 3ª feira os benefícios de janeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta terça-feira (25), o pagamento dos benefícios dos segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para os beneficiários da Previdência Social que ganham acima do mínimo o pagamento começa dia 1º de fevereiro. Serão depositados os benefícios dos segurados dos sete municípios fluminenses atingidos pelas chuvas que estão em estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal.

A antecipação do pagamento da folha de janeiro para os beneficiários de Bom Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis, Areal, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo governo para apoiar essas populações.

O calendário de pagamentos de 2011 está disponível no site da Previdência Social. Para isso, basta acessar o link Agência Eletrônica: Segurado. Cartazes com o cronograma também foram distribuídos à rede bancária.
Os segurados da Previdência também podem se informar sobre as datas do pagamento com os operadores da Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local quando feita de celular.



Testando...

O blog informa que a rádio online Líder FM está fora do ar para que alguns equipamentos sejam testados. Logo mais a rádio estará no ar. Aguarde!

Defensora-pública geral cobra de Cid Gomes convocação de novos concursados


A defensora-pública geral do Estado, Francilene Gomes, recebeu nesta segunda-feira, em seu gabinete, um grupo formado por 53 aprovados no concurso público para o órgão. Esse concurso, datado de 2008, foi revalidado ano passado por Francilene que tenta audiência com o governador Cid Gomes para o mês que vem. Cid encontra-se de férias no Exterior.

“Nós vamos expor o fato de que o governador nos prometeu convocar aprovados. Ele só fez reposição de vagas que ficaram vagas por quem passou em outros concursos ao longo de 2010. Estamos perdendo muitos defensores e 10 devem sair”, lamentou a defensora.

Dos 53 candidatos, ela espera que Cid Gomes convoque pelo menos 36. “O governador fez essa promessa para nós neste seu novo mandato”, reitera Francilene Gomes.

Eliomar de Lima

MPF/CE: Agentes públicos são responsabilizados por danos ao cofre público

Ministério Público Federal em Juazeiro do Norte/CE determina responsabilização de agentes públicos envolvidos em superfaturamento de serviço de transporte de alunos da rede pública em Juazeiro. Após análise dos autos do processo licitatório, o MPF constatou graves irregularidades, tais como a não execução de rotas previstas no contrato e a realização de percursos menores do que os estabelecidos.

A superestimação da quilometragem das rotas é expressiva. Segundo diligência feita pelo MPF, o trecho entre os bairros Taquari e Espinho, por exemplo, deveria ser percorrido em 145km por dia, mas, de fato, são realizados apenas 93 km. Já a rota entre as comunidades do Horto e Boca das Cobras é executada em 36km diários, quando o edital prevê um percurso de 227km, o que demonstra uma superestimação de 191 km por dia (530,56% aquém do total previsto), para citar apenas algumas das irregularidades constatadas.

A licitação ocorreu no início do ano de 2008, quando a empresa Viação São Francisco, de Juazeiro do Norte, venceu o processo. A proposta apresentou o valor global de R$ 2.370.830,00 (dois milhões, trezentos e setenta mil, oitocentos e trinta reais), sendo homologada pela então representante do município, a Secretária de Educação Maria Solange Tenório da Cruz, com o visto do Prefeito Municipal, Raimundo Macêdo, com validade de 12 (doze) meses.

O contrato teve ainda três prorrogações e um reajuste com base no Índice Geral dos Preços de Mercado (IGP-M) de 6,14%, em abril do ano passado. Em 30 de junho de 2010, foi celebrado o terceiro aditivo, quando foi renovado por mais 180 (cento e oitenta) dias. Nesta mesma alteração também foi promovido o aumento quantitativo mensal dos valores em R$26.918,80 (vinte e seis mil, novecentos e dezoito reais e oitenta centavos), passando a empresa a receber R$278.558,70 (duzentos e setenta e oito mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e setenta centavos) por mês.

Constatada a ocorrência de grave lesão ao erário e conduta indevida dos envolvidos no certame, a Procuradoria da República em Juazeiro do Norte determinou a realização de novo processo licitatório no prazo máximo de 60 (sessenta) dias do encerramento do contrato em vigor. A prefeitura deverá fazer o redimensionamento da extensão das rotas do serviço para realinhar os preços do contrato e adotar medida para reaver o numerário que promoveu o enriquecimento ilícito da empresa contratada no prazo máximo de 30 (trinta) dias;

Além disso, deverá ser promovida a responsabilização administrativa e civil dos agentes públicos e particulares responsáveis pela superestimação da extensão das rotas, bem como pelo prejuízo causado aos cofres públicos. O objetivo é que haja o ressarcimento do dano provocado.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Criança morre após ser atropelada por condutor embriagado em Saboeiro

Ontem, por volta das 20h30min, foi registrado um acidente de trânsito no distrito de Flamengo, 43 km da se urbana de Saboeiro, vitimando fatalmente o garotinho Francisco Wanderson de Souza, 08 anos. 

Ele foi atropelado por um veículo GOL, placas HVH 1514, inscrição do Ceará, tendo como condutor Cícero Noberto Rodrigues Teixeira, 32 anos. 

Além da vítima fatal outras pessoas ficaram feridas neste acidente, dentre elas, Cícera da Conceição Silva, 30 anos, quebrou o braço, e teve algumas escoriações pelo corpo; Antonia Edione de Souza, 28 anos, sofreu forte pancada nas pernas e Luiz Fernandes de Souza, 1 ano e 7 meses, teve sua perna esquerda quebrada.

Segundo relato da polícia o guiador do veículo atropelador apresentava indícios de embriaguês.

Vila Olímpica “Ciro Gomes”, em Sobral, é alvo de denúncia na Folha de São Paulo


O jornal Folha de São Paulo deste domingo (23) publicou denúncia informando que o ex-prefeito de Sobral e atual ministro dos Portos do governo Dilma Rousseff, Leônidas Cristino (PSB), gastou em sua gestão R$ 5 milhões na construção de uma Vila Olímpica na cidade, cujo nome homenageia o deputado federal Ciro Gomes.

No muro que cerca o terreno de 60 mil m2, está pintado o nome que batiza o empreendimento: “Ministro Ciro Gomes”. O problema, segundo o jornal, é que a homenagem é ilegal, pois a Constituição estabelece que, em obras públicas, não podem “constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades e servidores públicos”.

Cristino deixou o cargo de prefeito em dezembro para assumir a pasta em Brasília sem concluir a obra – que vem sendo executada há cinco anos e já consumiu 77% dos recursos previstos, oriundos dos cofres municipal, estadual e federal. A maior parte, R$ 2,6 milhões, é proveniente de emendas ao Orçamento feitas por congressistas.

O atual prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT), classifica a obra como “ousada” ou “uma alternativa caso o Rio de Janeiro não comporte os Jogos Olímpicos de 2016″.

DISPENSA DE LICITAÇÃO

Ainda de acordo com a reportagem da Folha, o piso para a pista de atletismo já foi comprado por R$ 1,1 milhão, com dispensa de licitação, mas está guardado numa sala, sem previsão para ser assentado.

O juiz Jorge Di Ciero Miranda questiona a construção da Vila Olímpica: “É uma obra sem justificativa, sem transparência nem respeito ao cronograma.”

Uma das empresas responsáveis pelo projeto, doou R$ 51 mil para a campanha de Cristino à reeleição em 2008. Nos últimos três anos, a empresa recebeu R$ 21,6 milhões da prefeitura de Sobral.
No ministério de Dilma, Leônidas será responsável por um setor que movimenta 700 milhões de cargas por ano e representa 90% do comércio exterior do país.

RESPOSTA

A Folha também publicou as explicações do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que, por meio da assessoria de imprensa, disse que a construção da Vila Olímpica se justifica porque “Sobral é um centro regional e universitário, portanto, tem necessidade de investimentos sociais”.

Sobre o fato de dar ao projeto o nome do seu padrinho político, o ministro afirmou que a homenagem “é justa porque é indiscutível a expressão de Ciro Gomes em âmbito nacional e estadual”.

Com relação às empresas que foram contratadas para fazer a obra, Cristino disse que “todas foram submetidas a processo licitatório, conforme a lei”.

Iguatu se prepara para comemorar 158 sem grandes festas

Nos anos anteriores, em data como esta, os moradores de Iguatu estavam simplesmente curtindo muito festa gratuita no aniversário da cidade.

As festas além de levar alegria aos moradores da região centro sul do Ceará atraia empregos diretos e indiretos.

Este ano, por conta do grande número de denúncias não foi possível conseguir recursos para a realização de eventos festivos.
Para aqueles que atrapalharam as festas através de suas denúncias fica o repúdio em nome da juventude iguatuense.

Cruz: sete homens são presos quando se preparavam para vingar um homicídio

Policiais militares prenderam sete homens, em Cruz, no Litoral Oeste, que estavam se preparando para vingar um crime de morte. A prisão do grupo foi efetuada na localidade de Preá, neste domingo (23). Todos os acusados portavam armas de fogo e estavam com muita munição.
O homem que o grupo pretendia matar é conhecido pelo apelido de Lino, que seria o autor do crime de morte que motivou o desejo de vingança. Os presos são Vandemberg Silva dos Santos, Raimundo Michel Gomes da Silva, Renato Rodrigues da Silva, Léo Gomes de Souza, Pedro Santos Gomes da Silva, Felipe farias dos Santos e Edmilson Moreira de Souza.

Eles foram levados à Delegacia Regional de Acaraú, onde o auto de prisão em flagrante foi lavrado.

II Fórum de Combate a dengue será realizado em Acopiara

A Secretaria da Saúde de Acopiara em virtude do surto de dengue causado pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti no estado do Ceará e no município, realizará na próxima quarta-feira, 26 de janeiro, o II Fórum de Combate a dengue com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença, as causas de contaminação e formas de prevenção e combate através da elaboração de um Plano de Ação para 2011.

O evento será aberto ao público e acontecerá no CETEC, a partir das 8 horas da manhã. 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde ou pelo fone: (88) 3565 1755

Confira a programação:

08 horas- Credenciamento dos participantes
08h30min - Cofee Break9h- Apresentação do Quadro da dengue no Ceará e Brasil - 18ª CRES
09h30min - Apresentação do Quadro da Dengue em Acopiara – secretaria municipal da saúde
11h - Elaboração do Plano de Ação de Combate a Dengue
11h30min – Plenária Final e Encerramento

Site da Prefeitura de Acopiara

Acusado de assalto a casa lotérica de Jucás é preso no Crato

 
A Polícia Militar de Crato prendeu na tarde ontem, Erivan Justino de Sousa, de 28 anos, o "Paulista" acusado ter praticado assalto contra uma agência lotérica do município de Jucás na manhã de sexta-feira. Os militares já sabiam que ele havia fugido na direção do Cariri e, mais provavelmente, até Crato. 

Erivan Justino transitava livremente pelo centro da cidade do Crato, e foi preso no cruzamento das ruas Barbara de Alencar e João Pessoa por uma equipe da F.T.A (Força Tática de Apoio) da 5ª companhia do /2º BPM. De posse das imagens gravadas pelo circuito interno de Tv da lotérica, não foi difícil reconhece-lo.

O acusado mora na Rua Travessa Assaré (Bairro Seminário) em Crato e agiu acompanhado de um comparsa no assalto à lotérica, fazendo funcionários reféns e levando todo o dinheiro do estabelecimento. As imagens do circuito interno mostram que havia uma terceira pessoa no assalto, mas a polícia não conseguiu identificar pelas imagens.
 
via Iguatu Notícias

Funceme prevê mais chuvas nas próximas horas no Ceará

A previsão da Funceme é de muita chuva no Ceará nas próximas horas. Nas regiões centro sul e sertão central cearense, como exemplos, choveu muito de ontem para hoje.

A expectativa para o inverno deste ano é que os índices pluviométricos ocorram acima da média em todas as regiões do Estado.

MPT e Seduc vão difundir direitos da criança no Interior

Capacitar educadores de escolas públicas municipais e estaduais para desenvolver o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca/MPT na Escola) e formar atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes nos 184 municípios cearenses. 

Com estes objetivos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizam, a partir desta semana e até o mês de março, sete seminários regionais sobre Promoção, Defesa e Controle Social dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A série de seminários será aberta nesta terça-feira, em Sobral, no Centro de Convenções, e concluída no dia 15 de março, em Fortaleza. Cada evento terá duração de dois dias, abrangendo participantes de vários municípios circunvizinhos. O primeiro dia de cada evento será destinado à formação dos educadores municipais e estaduais para a execução do Peteca/MPT na Escola. 

O segundo dia será aberto também à participação de técnicos da área de assistência social, além de conselheiros tutelares, integrantes dos conselhos municipais de defesa dos direitos da criança e do adolescente, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, professores e alunos de universidades e entidades da sociedade civil.

CRONOGRAMA

Nesta terça e quarta-feira em Sobral; dias 27 e 28 próximos em Itapipoca (no auditório do Núcleo de Informação Tecnológico-NIT); dias 8 e 9 de fevereiro em Quixadá; dias 10 e 11 de fevereiro em Crateús; dias 22 e 23 de fevereiro em Juazeiro do Norte; dias 24 e 25 de fevereiro em Iguatu e dias 14 e 15 de março em Fortaleza. No total, são esperados, mais de 2,2 mil participantes.” 

MPT-CE

Produtor vira exemplo ao investir no cultivo de coco


Iguatu. Depois da goiaba e da uva, a produção de coco vem despertando a atenção dos produtores rurais deste Município. O fruto oferece boa rentabilidade e a demanda é crescente. Na localidade de Barro Alto, nas várzeas do Rio Jaguaribe, uma área de 10 hectares implantada há quatro anos pelo produtor Manoel Bezerra Bastos Neto, mais conhecido por Neto Bastos, serve de modelo e incentivo para outros agricultores.

Do total cultivado, três hectares e meio estão em produção. A colheita atual é de quase 8 mil frutos por semana. Todas as segundas-feiras um caminhão é carregado e o produto é comercializado para a empresa Amacoco, instalada na cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco. Lá o fruto é industrializado e envasado para exportação e venda no mercado nacional.

A empresa pernambucana paga R$ 0,85 por litro de água de coco. Na média, cada coco é vendido por R$ 0,40, o que representa um faturamento mensal em torno de R$ 12 mil. O custo médio para produzir a unidade da fruta é de R$ 0,07. "Estou muito satisfeito e acertei em um produto que tem uma demanda crescente. O mercado atual é favorável".

A meta do produtor Neto Bastos é triplicar a produção até 2013. "Vamos colher oito mil frutos um dia e outro não", disse. A partir do terceiro ano, o pé de coco já começa a produzir, mas a estabilidade ocorre entre cinco e seis anos. Nos próximos dois anos, a área total de 10 hectares estará produzindo.

A ideia de Neto Bastos é ampliar o coqueiral. "Vou erradicar oito hectares de banana, ainda este ano. A rentabilidade do coco é três vezes maior". Para cada hectare implantado de coco, há um investimento de R$ 6 mil com o sistema de irrigação localizado.

Cada pé exige 200 litros de água por dia. "Utilizo o sistema de dupla tarifa, que me dá uma economia significativa no consumo de energia. A conta no fim do mês oscila em torno de R$ 1,1 mil, incluindo a irrigação de cinco hectares de banana.

Helicóptero da Globo é atingido por tiros no Morro da Mineira, no Rio

O helicóptero conhecido como Globocop foi atingido por três tiros na manhã desta segunda-feira (24) enquanto se preparava para fazer imagens de uma operação policial no Morro da Mineira, no Estácio, na Zona Norte do Rio. Um dos projéteis atingiu o assoalho; o segundo, a região central; e o terceiro, a cauda da aeronave, modelo Eurocopter AS350 B2.

Este terceiro projétil afetou a dirigibilidade do Globocop e obrigou o piloto Antonio Ramos a realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Além do piloto, estavam a bordo o operador de sistemas Roberto Mello Reis e a repórter Karina Borges. Ninguém se feriu. A TV Globo está informando o incidente às autoridades policiais e aeronáuticas.
 
120 policiais

A operação policial conta com a participação de cerca de 120 policiais de diversas delegacias especializadas. De acordo com o delegado Ronaldo Oliveira, do Departamento Geral de Polícia Especializada (DPGE), o objetivo da ação é combater o tráfico de drogas e fazer um levantamento de dados para outras operações e investigações em curso.

Houve intensa troca de tiros na chegada dos policiais às comunidades, mas ainda não há informações sobre feridos, presos ou apreensões. Os policiais estão nas favelas do Zinco, no Morro de São Carlos, no Morro da Mineira, Querosene e em outras comunidades da região.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Municípios com populção acima de 50 mil habitantes adotarão novo sistema de fiscalização


O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, segunda-feira, encaminhará ofício circular aos prefeitos dos municípios cearenses com população entre 50 mil e 100mil habitantes alertando-os sobre a necessidade de prepararem a estrutura adequada para o cumprimento da Lei Complementar 131/09, conhecida como Lei da Transparência.

Por essa Lei, os municípios são obrigados a assegurar à sociedade transparência nos seus atos por meio de diversas iniciativas, como disponibilização em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

Além disso, a Lei determina que haja incentivo à participação popular e realização de audiências durante discussões orçamentárias e determina a adoção de um sistema integrado de administração financeira e controle que atenda ao que solicita a União.

Ficha limpa – 105 candidatos não sabem se foram eleitos

Passados mais de três meses das eleições, permanece a dúvida sobre a situação de pelo menos 105 candidatos. Não se sabe ainda se eles foram ou não eleitos em 3 de outubro do ano passado.

Esses políticos foram barrados das urnas pela Lei da Ficha Limpa – que proíbe a candidatura de condenados por um colegiado (grupo de juízes), ou que renunciaram ao mandato para fugir de cassação.

Eles recorreram da proibição e suas ações ainda aguardam julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fortaleza cede empate ao Limoeiro no final da partida

O Fortaleza foi a Limoeiro do Norte-CE, neste domingo (23), e conseguiu apenas um empate em 2 a 2 contra os donos da casa, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Cearense, no estádio Bandeirão.

Os gols do Leão foram marcados no primeiro tempo, com Menezes aos 22 minutos e Guto aos 30. Mas o Tricolor não soube manter a vantagem e no final da etapa complementar permitiu a recuperação do Limoeiro, jogando embaixo de chuva. Paloma diminuiu o placar aos 37 minutos, e João Paulo selou o empate no último minuto da partida, aos 45.

Nicácio garante vitória do Ceará contra o Quixadá

A expectativa para a estreia de Iarley, Júnior, Cléber e Fernando Henrique, era grande. Mas entre as “estrelas” do time do Ceará, quem brilhou foi um velho conhecido da torcida: Marcelo Nicácio. O atacante entrou no segundo tempo para marcar o único gol do jogo contra o Quixadá, neste domingo (23), no Castelão.

Região Centro Sul - Moradores esperavam mais em relação a telefonia móvel


Iguatu Nas pequenas cidades das regiões Centro-Sul do e Inhamuns, a telefonia móvel começou a funcionar no ano passado. A expansão dos telefones celulares faz parte do programa de universalização. Depois de uma década de espera, os moradores tinham a expectativa de que a comunicação seria fácil e prática. Entretanto, a reclamação é geral. 

O que se observa, é a precariedade do sistema que apresenta constantemente sinal ocupado, fora de área, rede indisponível e quando é completada, a ligação cai em menos de um minuto. "É péssimo. Ninguém consegue uma ligação", disse a vendedora Elieuda Oliveira, da cidade de Aiuaba. A operadora TIM instalou o serviço, nessa cidade da região dos Inhamuns, no segundo semestre de 2010.

Em Arneiroz, outra cidade da mesma região, o problema se repete. "É muito ruim e a partir das 18 horas até as 22 horas é quase impossível conseguir receber ou fazer uma chamada", disse o padre Francisco Erasmo Bezerra de Almeida, pároco da igreja Nossa Senhora do Patrocínio. "Em caso de emergência, as pessoas ficam prejudicadas", afirma. "O cliente paga e não dispõe de um serviço de qualidade", dispara.

Falhas ferem CDC
Para o estudante Edvan Silva, a deficiência na telefonia móvel fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Nos fins de semana e nos feriados, fica pior", disse. "Onde estão os nossos direitos?", questiona.

Na cidade de Arneiroz, a Tim instalou o sistema em maio de 2010 e de acordo com os moradores, no início funcionou bem. "Depois piorou e permanece até hoje", disse o comerciário, Roberto Alves. "O celular chegou, mas não presta", fala.

Aborrecimentos
Em Cariús, a população dispõe das operadoras TIM e Claro. O sistema da primeira tem dias que está bom, mas em outros opera com precariedade. A Claro, instalada há dois anos, traz aborrecimentos para os clientes. "Aqui não pega que presta e quem tem celular dessa empresa está mudando", disse a secretária, Welda Moura. "Em ambiente fechado, ninguém consegue falar, só fora, na calçada".

Os moradores de Saboeiro também estão insatisfeitos com a telefonia móvel. A operadora que atende a cidade é a Vivo, há quase dois anos. "A gente não consegue ouvir direito e o sinal não é bom", disse o comerciante João Ferreira.

Já nas cidades de Antonina do Norte e de Deputado Irapuan Pinheiro, os moradores estão satisfeitos com o uso do celular. "Agora está bem melhor", disse a comerciária, Juliana Maroto, que trabalha em uma farmácia, em Antonina do Norte. O sistema é operado pela empresa Claro. Em Deputado Irapuan Pinheiro, a população aprova a operadora OI, instalada há oito meses.

"É ótimo, não tem o que reclamar", disse a microempresária, Zilda Holanda.

EM ICÓAtendimento precário motivou ação judicial
Está nas mãos do juiz Luiz Carlos Saraiva Guerra, da Vara Única, da comarca da cidade de Icó, uma ação civil pública contra a operadora TIM Nordeste Celular. A demanda judicial foi ingressada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em decorrência da precariedade do serviço de telefonia móvel. O representante do MPE, Luciano Tonet, disse que aguarda uma decisão da Justiça local e que o problema persiste, apesar de ter ocorrido alguma melhoria. "Antes, não se conseguia fazer uma ligação entre 18 e 22 horas", frisou. "A falta de sinal persistia por algumas horas".

Na ação civil pública, o MPE solicita da justiça um prazo de 30 dias para que a empresa amplie o projeto técnico para melhoria da qualidade do serviço aos clientes. Em caso de descumprimento, foi pedida a aplicação de multa diária de R$ 10 mil.

O presidente da Subseção da OAB, na região Centro-Sul, Fabrício Moreira, considera um absurdo o descaso da operadora com os clientes. "Esse é um problema que se arrasta há dois anos, sem uma solução por parte da empresa", disse.

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

Sai lista de aprovados no SiSU

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério. A divulgação estava prevista para esta segunda-feira (24).

Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de cantidatos é equivalente a cerca de um terço do total de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Veja a lista: Portal do Sisu

Ex recebe mais que governador no Ceará

O valor da aposentadoria vitalícia de alguns ex-governadores no Ceará chega a ser quase o dobro do salário pago ao atual governador Cid Gomes (PSB), que recebe R$ 13.184,91 por mês.

Isso ocorre porque a lei que vigorava na época equiparava o benefício ao salário de um desembargador do Tribunal de Justiça do Estado - hoje fixado em R$ 24.117,62. Essa regra foi modificada em 1987 e, após essa data, os benefícios dos ex-governadores foram equiparados ao rendimento do titular do cargo.

A antiga lei estabelecia ainda que o benefício vitalício fosse dado àqueles que ocupassem o cargo de maneira permanente, sem determinar um período mínimo na função. Esse benefício chegou a ser extinto em 1995 diante da repercussão negativa da concessão da aposentadoria ao deputado Chico Aguiar.

O parlamentar governou o Ceará por apenas alguns dias no lugar de Ciro Gomes, que renunciou ao cargo de governador para assumir o Ministério da Fazenda no fim do governo Itamar Franco. O vice de Ciro na ocasião, Lúcio Alcântara, também havia renunciado para se candidatar ao Senado.

Em 2002, a aposentadoria vitalícia foi recriada para favorecer o ex-governador Beni Veras, que era vice de Tasso Jereissati e governou o Ceará por nove meses após o titular renunciar ao cargo, para concorrer a uma vaga ao Senado.

Número de mortos no Rio de janeiro sobe para 793

Subiu para 793 o número de mortes nos municípios da serra fluminense por causa das fortes chuvas que atingiram a região há dez dias.

Segundo balanço da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sedesc) divulgado no fim da tarde deste sábado (22), as mortes registradas em Nova Friburgo e Bom Jardim já somam 387. Em Teresópolis há 318, em Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, 66 e em Sumidouro, 22.

Além disso, as autoridades contabilizam cerca de 15 mil desabrigados e desalojados em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Até a manhã de hoje (22) 430 pessoas estavam desaparecidas na região, segundo o Ministério Público do estado.

A Marinha também divulgou novo balanço das atividades em Nova Friburgo, onde instalou há uma semana um hospital de campanha para prestar assistência às vítimas da tragédia.

Desde o último sábado (15), quando começou a funcionar em plena capacidade, a unidade soma 2.018 atendimentos. Somente ontem (21), foram atendidas 211 pessoas, sendo 143 na clínica médica, 42 na ortopedia e 26 na pediatria. O hospital de campanha funciona 24 horas – das 8h às 20h em pleno funcionamento e das 20h às 8h com plantonista por especialidade.

Mega-Sena acumula e pode pagar

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (22), pelo concurso 1.251 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 05 – 27 – 34 – 46 – 48 – 52

O sorteio foi realizado no auditório da Caixa, em Brasília.

Segundo a Caixa, 261 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 6.814,23.

Outras 9.795 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 259,39.

De acordo com a Caixa, a estimativa de prêmio para o próximo concurso, a ser realizado no dia 26 de janeiro, é de R$ 17 milhões.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Em Iguatu, Militar da PRE atropela criança e omite socorro

Iguatu novamente foi palco de mais um acidente de trânsito, na tarde de hoje (21), por volta das 13h, uma criança de apenas 7 anos de idade, conhecido como Jailson, foi atropelada quando saia da escola Clara Alves em direção ao transporte escolar que aguardava os alunos.

A motocicleta que atropelou a criança era conduzida por um militar da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que no ato do acidente, não prestou socorro a vítima, segundo informações repassadas pelo motorista do transporte escolar, o senhor Francisco.

“Eu vi ele atropelando a criança, e na hora perguntei se ele não iria fazer nada, ele me olhou e disse que não, que eu socorre-se a criança, e depois saiu do local”, afirma o motorista.

O tio da criança, o Sr. Elisvaldo, revoltado com o ocorrido, se deslocou até o posto da PRE para questionar as razões do militar não ter prestado socorro de imediato.

“Perguntei o motivo dele não ter feito nada, já que a missão dele é justamente prevenir e evitar acidentes no trânsito, ele devia ser exemplo para a sociedade. Mas o militar não se mostrou preocupado com o fato, apenas disse que pediu ao motorista do transporte escolar que socorre-se a criança”, relatou toda sua indignação.
A criança foi levada ao hospital no carro do transporte escolar.

O pequeno Jailson foi atendido pelo Dr. Nelson Benevides, que nos relatou que o mesmo não corre maiores riscos, sofrendo uma forte pancada na cabeça, onde já esta tomando os devidos cuidados.

Nossa reportagem conversou com o CB da PRE, Araujo, que se deslocou até o Hospital Regional de Iguatu, onde nos informou que o mesmo conduziu o militar envolvido até a Delegacia para que fosse aberto um inquérito para investigar o acidente.
Vale ressaltar que este já é o quarto acidente de trânsito em menos de 24 horas na cidade de Iguatu.

Iguatu está de luto:Morre o veterinário Dr. João do Amaral Neto

Nesta manhã faleceu no Hospital Regional de Iguatu vítima um AVC o Médico Veterinário Sanitarista Dr. João Francisco do Amaral Neto. O velório está acontecendo em sua residência no Bairro da Penha e a previsão é que o enterro seja realizado às 17h no cemitério Nossa Senhora Sant’Anna.

Vários amigos falaram para a reportagem do site Iguatu.net sobre a morte do médico que conseguiu acabar com a cisticercose( doença do caroço nos suínos) e ficou conhecido nacionalmente após participar do programa de entrevistas do Jô Soares.

“ Um brilhante veterinário, um baluarte, sem dúvidas fará muita falta em nossa cidade as ações do João Neto. Tive o prazer de trabalhar com o mesmo durante vários anos e me ajudou muito com o seu jeito paciente e sincero de ser. Iguatu está de luto” afirmou o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor.

“Uma pessoa de expressão na sua área, sempre muito estudiosa que teve bons trabalhos prestados para o povo de Iguatu e região. Uma lacuna imensurável está aberta neste exato momento, perdemos um grande profissional, um grande amigo, um grande cidadão” declarou o Secretário de Saúde, Joab Soares.

Governo pode rever potência e altura de antenas de rádios comunitárias

Foi a primeira vez em 14 anos que o governo federal estabeleceu um canal de diálogo com a associação e o tom foi de conciliação. “Há uma determinação expressa da presidenta Dilma Rousseff ao ministro [do Planejamento] Paulo Bernardo no sentido de trabalhar a relação com rádios comunitárias – com a Abraço em particular como uma das maiores [entidades representativas] do setor – dentro de uma qualificação da radiodifusão como um todo”, disse Alvarez.

O secretário garantiu que as rádios comunitárias terão espaço no Ministério das Comunicações, mas não definiu nada sobre a criação de uma subsecretaria para atender o setor. A proposta de criação de uma subsecretaria foi aprovada na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009.

Apesar da indefinição quanto à subsecretaria, Alvarez garantiu que os radiodifusores comunitários terão espaço na elaboração do marco regulatório da comunicação. “Ele ainda está em fase de estudo no Executivo e ainda tem muitas etapas de debate com a sociedade e com o Legislativo antes de ser implementado”.

Uma das principais reivindicações que surgiram durante a reunião é o tratamento diferenciado da potência e da altura das antenas das rádios comunitárias, atendendo a variações urbanísticas e de relevo das cidades. Segundo a Lei da Radiodifusão Comunitária, a potência das rádios é limitada em 25 watts e a antena não pode superar 30 metros de altura. A Abraço pede uma potência dez vezes maior. Alvarez admitiu que a questão pode ser discutida. “Temos que trabalhar com essa questão da diversidade social e regional do Brasil”, afirmou.

Os representantes da Abraço também cobraram medidas para que a verba de publicidade do governo também seja distribuída às rádios. O representante do ministério disse não ter uma posição sobre o assunto, mas prometeu estudá-lo.

Entre as reivindicações estão ainda a discriminalização das rádios comunitárias, o fim das ações de agentes de fiscalização e policiais nas emissoras e anistia para quem foi condenado por botar no ar uma rádio sem amparo legal. “No Rio de Janeiro, é preciso deixar de tratar as rádios comunitárias em favelas como se estivessem a serviço dos traficantes”, disse um delegado fluminense.

O secretário executivo do ministério pediu que as denúncias sejam relatadas com documentação completa para averiguação de responsabilidades. Uma nova reunião com os radiodifusores comunitários deve acontecer em 30 dias.

Shaolin continua em estado grave

O humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, de 39 anos, foi transferido para São Paulo na madrugada de ontem e submetido a uma série de exames. Ele está internado na UTI do Hospital das Clínicas. Para os médicos que atendem o humorista, as próximas 48 horas deverão ser decisivas na recuperação do artista. Nesse período, ele vai permanecer em coma induzido para preservar as funções cerebrais.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Shaolin permanece sedado e respira com ajuda de aparelhos. Seu estado é considerado grave.

Ele chegou ao hospital às 3h26 e passou pela avaliação de uma equipe multidisciplinar. Shaolin foi submetido a tomografias de crânio, coluna cervical, tórax, abdômen e ombro esquerdo, além de uma série de raios X e exames laboratoriais.

O humorista sofreu um grave acidente de carro na madrugada de quarta-feira. No acidente, o comediante capotou o veículo depois de bater contra um caminhão na BR-230, em Campina Grande (135 km de João Pessoa). Ele chegou ao Hospital Regional de Campina Grande com traumatismo craniano grave e o braço esquerdo praticamente amputado. Ele faz parte do programa "Tudo é Possível", da TV Record, e já fez participações em outros programas como "Domingão do Faustão" e "Show do Tom".

Divulgados nomes dos novos secretários-adjuntos do Governo Cid

O gabinete do Governador divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (21), os nomes dos novos-secretários-adjuntos de governo. Confira a lista abaixo.
  
Secretaria da Fazenda
João Marcos Maia, 54 anos

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Coronel João Vasconcelos Sousa, 48 anos

Secretário da Desenvolvimento Agrário
Antonio Amorim, 51 anos

Secretaria do Planejamento e Gestão
Philipe Nothingham, 57 anos

Secretaria da Saúde
Haroldo Pontes, 51 anos

Secretaria da Infraestrutura
Otacílio Borges Filho, 68 anos

Secretaria da Cultura
Maninha Morais, 57 anos

Casa Civil
Carlos Eduardo Pires Sobreira, 60 anos

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Paulo Neiva, 53 anos.

Secretaria dos Recursos Hídricos
Daniel Sanford, 52 anos

Secretaria da Ciência e Tecnologia
Almir Bittencourt, 58 anos

Secretaria do Turismo
Carlo Ferrentini Sampaio, 48 anos.

Gabinete do Governador
Almircy Pinto, 61 anos.

Casa Militar
Zarlul Kalil Filho, 45 anos.

Procuradoria Geral do Estado
Paulo Hiram Studart Gurgel Mendes, 33 anos.

Secretaria da Justiça e Cidadania
Augusto Sérgio de Câmara Cardoso, 68 anos.

Controladoria Geral do Estado
Silvia Helena Correia Vidal, 49 anos

Secretaria das Cidades
Eugênio Rabelo, 54 anos

Secretaria do Esporte
Marcio Lopes, 40 anos

Secretaria Especial da Copa
Osterne Feitosa Ferro Neto, 53 anos.

Secretaria da Educação
Maurício Holanda, 47 anos

Secretaria da Pesca
Manoel Antônio de Andrade Furtado Neto, 47 anos

Defensoria Geral do Estado
Angélica Bezerra, 64 anos.

Governo Dilma tem primeira baixa

Indicado para ocupar a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Pedro Abramovay decidiu deixar o governo depois de ser desautorizado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Abramovay havia defendido a flexibilização na lei antidrogas para pequenos traficantes, mas a tese foi mal recebida pelo ministro. No seu lugar, ficará a secretária-adjunta da Senad, Paulina do Carmo Arruda. De acordo com integrantes do governo, a troca de comando indica o endurecimento da política contra o tráfico de drogas.

Abramovay já havia defendido, em 2009, o fim da prisão para os chamados pequenos traficantes: pessoas que vendem drogas para alimentar o próprio vício, mas não se envolvem com quadrilhas, não portam armas nem cometem outros tipos de crimes. A opinião de Abramovay era a posição defendida pelo Ministério da Justiça durante o governo Lula.

Flexibilização

Na semana passada, após formalizada sua indicação para a Senad, Abramovay voltou a falar sobre o assunto. O ministro da Justiça rejeitou qualquer flexibilização da lei antidrogas. "Nós não encaminharemos ao Congresso Nacional nenhum projeto que implique em supressão de penalidade ou pena para traficantes. A posição que nós temos defendido é a oposta. O próprio Ministério da Justiça já encaminhou, durante o governo Lula, um projeto de lei que prevê pena de três a dez anos para todos aqueles que participem de organizações criminosas", disse na semana passada.

A proposta recusada por José Eduardo Cardozo é defendida por quem hoje cuida de inspecionar o sistema carcerário brasileiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A avaliação de juízes é de que a nova lei antidrogas está aumentando vertiginosamente a população carcerária no Brasil. De acordo com juízes, a prisão desses pequenos traficantes no Brasil acaba aproximando-os do crime organizado.

Mega-Sena vai pagar R$ 12 milhões neste sábado

A Mega-Sena vai pagar R$ 12 milhões no sorteio deste sábado (22). O concurso 1.251 vai ser realizado em Brasília, às 20h (horário de Brasília).

As apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio, em qualquer casa lotérica do país. A aposta simples, de seis números, custa R$ 2.

Na quarta-feira (19), nenhuma aposta acertou os números 01, 02, 24, 40, 51 e 59, sorteados no concurso 1.250, realizado em Brasília.

Uece divulga resultado final do Vestibular 2011.1

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou, nesta sexta-feira (21), o resultado final do vestibular 2011.1.

 
Com 31.323 candidatos, o vestibular 2011.1 da Uece bateu recorde de inscrições. A primeira fase foi realizada no último dia 5 de dezembro.

Dos inscritos, 25.585 foram da Capital e 5.738 no Interior do Estado, que disputaram 2.225 vagas.


Estado pleiteia US$ 300 mi

O governo do Estado vai receber, nesta segunda-feira um grupo de 12 representantes do Banco Mundial (Bird). O objetivo do encontro é apresentar a proposta para um empréstimo de US$ 300 milhões, dinheiro para ser aplicado na operacionalização do Projeto São José III, durante os próximos sete anos. As negociações ficarão a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com a participação da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Conforme o titular da SDA, Nelson Martins, o financiamento já goza do consentimento do governo federal e poderá, inclusive, ser acertado até o meio do ano, o que possibilitaria o início da execução do São José III ainda em 2011. "Os técnicos vão estar reunidos durante toda a próxima semana com a comissão de financiamento externo. Serão US$ 200 milhões do Banco Mundial e US$ 100 milhões de contrapartida do governo estadual, neste primeiro momento", afirma Nelson.

Agricultura familiar

De acordo com o secretário, o intuito do governo é realizar projetos de abastecimento d´água, saneamento básico e de mecanização agrícola (aquisição de tratores). "A ideia é priorizar projetos de três cadeias produtivas: piscicultura, apicultura e ovinocaprinocultura. Tendo como foco a agricultura familiar", comenta, lembrando que outras áreas também serão contempladas caso seja fechado o acordo com o Bird. É o caso das atividades de cajucultura, pecuária do leite, mandiocultura, artesanato, fruticultura e horticultura irrigada.

Universalização

"Queremos aproveitar nossos mananciais, os 2,6 mil quilômetros rios perenizados do Estado, o Eixão das Águas e o Canal do Trabalhador. A meta é universalizar o abastecimento de água no Ceará até 2014", complementa Nelson, confiante de que as chances são altas de fechar o financiamento dada a experiência do programa no Estado.

Na opinião do secretário, isso não será possível apenas com o projeto São José III, que poderá contar com mais de o dobro de todo o montante de dinheiro que já foi aplicado no São José I e II, respectivamente, US$ 35 milhões e US$ 100 milhões. "Temos outros projetos como o programa de cisternas e implantação de adutoras", ressalta.

Pacientes sem remédios relatam descaso com a saúde pública no Ceará

A irregularidade na entrega de medicamentos que deveriam ser repassados aos pacientes de forma gratuita pela Secretaria de Saúde do Estado, tem prejudicando o tratamento de muitos doentes. Sem a certeza de quando poderão contar com os remédios prescritos em prazos específicos, o prognóstico fica comprometido.

Em muitos casos, a descontinuidade do tratamento inviabiliza a cura ou agrava a situação do doente. Quem precisa dos remédios para viver, critica o descaso do poder público.

STJ cassa liminares contra Enem e SiSU e alunos não podem recorrer das notas

Uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) cassou todas as liminares relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com isso, o cronograma está mantido e os resultados serão divulgados na segunda-feira (24).

Também deixa de valer a decisão da Justiça Federal no Ceará que concedeu aos candidatos do Enem o direito de acesso ao espelho da correção das provas e recorrer das notas obtidas.

Na quinta-feira (20), a Justiça Federal concedeu liminar ao Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) para que os alunos pudessem ter acesso às provas e recorrer das notas. Essa possibilidade não está prevista no edital do Enem.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Anatel acaba com cobrança de ligações interurbanas em alguns municípios

A decisão permite que municípios pertencentes a mesma região metropolitana ou de região integrada de desenvolvimento, que possuem continuidade geográfica e o mesmo código nacional de área (DDD), possam fazer ligações por preço de ligação local.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel|) aprovou, nesta quinta-feira (20), a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O novo Regulamento ampliou a lista das regiões metropolitanas que não vão pagar ligações interurbanas em chamadas entre municípios da mesma região.

População de Saboeiro precisa percorrer 80 Km para registrar ocorrências policiais


De acordo com o Ministério Público, o prédio onde deveria funcionar a Delegacia já está com suas obras finalizadas, mas o governo estaria demorando a inaugurar a obra para esperar a compra de viaturas.

O Ministério Público de Saboeiro entrou com Ação Civil Pública para que a Delegacia de Polícia Civil do Município seja aberta. De acordo com o Promotor, Leonardo Marinho, o prédio onde deveria funcionar a Delegacia já está com suas obras finalizadas pelo Governo do Estado.

Segundo a Ação Civil Pública, o Estado está retardando a inauguração da delegacia de polícia porque estaria aguardando a finalização do procedimento de licitação para a compra de viatura. Mas a população de Saboeiro, diante da violência, exige o imediato funcionamento da nova delegacia.

Enquanto o impasse não é solucionado, o promotor informa que o interessado em registrar um simples boletim de ocorrência (BO) tem que procurar a delegacia do município de Iguatu, que fica a 80 quilômetros de Saboeiro, o que, segundo ele, é um absurdo.

Comerciante acusado de homicídio é assassinado a tiros em Senador Pompeu

Adalto Gonçalves de Almeida, 49, foi assassinado a tiros nessa quinta-feira (20) quando estava no interior do estabelecimento comercial dele, em Senador Pompeu, no Sertão Central. Testemunhas contaram que dois homens, em uma motocicleta de cor vermelha, chegaram e foram logo efetuando os disparos.

Os policiais que foram ao local do crime não descartam a possibilidade de um crime de vingança, tendo em vista que Adalto de Almeida era acusado de ter cometido um homicídio. O fato de nada de valor ter sido levado reforça a hipótese de uma desforra.

Estados gastam R$ 30 mi com pensões a ex-governadores e viúvas

Os Estados brasileiros gastam ao menos R$ 30,5 milhões por ano com aposentadorias e pensões para ex-governadores ou suas viúvas. Com esse valor seria possível erguer 800 casas populares.

Apesar de a Constituição Federal de 1988 ter eliminado as pensões para ex-presidentes, os benefícios continuam sendo pagos a ex-governadores de ao menos dez Estados (AM, MA, MG, PA, PB, PR, RO, RS, SE e SC).

Em outros oito, apesar de a aposentadoria ter sido extinta, quem obteve o benefício anteriormente segue recebendo. Ao todo, o pagamento beneficia 127 pessoas, entre ex-mandatários e viúvas.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que governou o Maranhão até 1971, é um dos que recebe o benefício. A assessoria dele não confirmou o valor recebido.

A legislação do Maranhão, segundo a OAB do Estado, prevê aposentadoria de R$ 24 mil a quem ocupou o cargo por, no mínimo, seis meses.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), que já governou o Estado outras três vezes, optou pela aposentadoria e abriu mão do salário atual.

No Paraná, nove ex-governadores recebem R$ 24,8 mil, o que é previsto na Constituição do Estado. O pagamento inclui o 13º salário.

No ano passado, os ex-governadores Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB) começaram a receber o benefício. Dias pediu ainda um pagamento retroativo de R$ 1,6 milhão referente aos cinco anos em que não recebeu.

Na Paraíba, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima é um dos beneficiados. Em 1993 ele atirou contra o ex-governador Tarcísio Buriti.

Buriti sobreviveu, mas morreu há sete anos, vítima de problemas cardíacos. A mulher dele recebe a pensão.

Outra viúva beneficiada é a de Leonel Brizola, ex-governador do RJ e RS, morto em 2004. Marília Guilhermina Martins Pinheiro acumula pensão dos dois Estados. No total, recebe R$ 41 mil.

A OAB nacional diz que irá questionar a constitucionalidade do benefício no STF.

Romário ocupa gabinete que já foi de Lula

Romário tem estrela até na política, pelo menos quanto à escolha do gabinete. Estreante, o deputado do PSB-RJ ficará no mesmo lugar onde despachou ninguém menos que Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil de 2003 a 2010.

Lula ocupou o gabinete 825 durante a elaboração da Constituição de 1988. A sala tem algumas regalias, como elevador próprio e banheiro privativo. A definição aconteceu por sorteio.

Roseana Sarney fez operações em paraísos fiscais

Documentos em poder do executivo suíço Rudolf Elmer revelam que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), além do seu marido, Jorge Murad, fizeram operações secretas no banco Julius Baer das Ilhas do Canal e Ilhas Virgens, dois conhecidos paraísos fiscais. Elmer entregou, na última segunda-feira, uma lista com nomes de 2 mil empresários e políticos acusados de movimentação ilícita de dinheiro ao fundador do site WikiLeaks, Julian Asange.

Os nomes de Roseana e Jorge Murad aparecem associados à Coronado Trust-JBTC, uma empresa aberta nas Ilhas Virgens para gerenciar a Coronado Trust e, assim, dificultar mais a identificação dos verdadeiros donos do negócio. O repasso foi registrado em 27 de setembro de 1993. Segundo o jornal, Roseana e Murad fundaram a Coronado Trust em 1993 e a mantiveram aberta até 1999. Procurados pelo jornal O Globo, Roseana e Jorge Murad confirmaram a existência da Coronado Trust.

Prefeitura de Iguatu divulga programação da Semana do Município

A prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, divulgou a programação da Semana do Município 2011, quando a cidade estará comemorando 158 anos de emancipação política.

Programao Semana Do Municipio 2011        

       

       

       

       

       

           

Acidente de trânsito com vítima fatal em Iguatu

A Avenida perimetral foi palco de mais um acidente de trânsito, nesta quinta-feira, 20, por volta das 15h, desta vez o incidente teve um fim trágico onde, pois fim a vida de uma senhora até o momento não identificada.
Segundo informações de populares que presenciaram o fato, o condutor da moto YBR de placa HXV 8289 de Iguatu colidiu com a pedestre que tentava atravessar a avenida, o motociclista não prestou socorro a vítima evadindo-se do local, deixando a moto no sinistro.

De mediato a equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros chegou ao local, para prestar socorro a senhora, em seguida a mesma foi conduzida ao Hospital Regional de Iguatu, mas devido à gravidade dos ferimentos a mesma veio a óbito ao chegar à unidade hospitalar.
Informações não oficias, chegam a nossa equipe é que a vítima fatal envolvida neste incidente é conhecida pelo nome de “Rosilda” a mesma tem familiares em uma das comunidade das Barreiras. Até exato momento nenhum familiar compareceu ao Hospital para reconhecer a vítima.

Desaparecidos já chegam a 400

Balanço divulgado pelo governo estadual na noite de ontem mostra que cerca de 760 morreram na região serrana do Rio em consequência das chuvas. O número de desaparecidos é de pelo menos 400 pessoas, e as buscas por vítimas continuam.

Segundo balanço da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, a maioria das mortes foi em Nova Friburgo (365). Em seguida, os municípios com mais óbitos são Teresópolis (308), Petrópolis (65) e Sumidouro (21).

O Programa de Identificação de Vítimas (PIV), do Ministério Público do Rio, registra 400 pessoas desaparecidas na região. Em Teresópolis, há 195 pessoas sem paradeiro definido. As informações dadas ao PIV por parentes e amigos são checadas com as de hospitais e do Instituto Médico Legal (IML).

Para o jornal francês Le Monde, "os céus têm menos culpa que os homens" pela tragédia. Segundo texto publicado ontem no periódico, as enchentes e os deslizamentos de terra na região serrana são mais um exemplo da "negligência criminosa" das autoridades brasileiras.

Tauá ganhará montadora de motos de R$ 15 mi


Com um investimento de R$ 15,5 milhões, o município de Tauá, a 337 quilômetros de Fortaleza, ganhará uma montadora de motocicletas, que já deverá produzir as primeiras unidades em janeiro de 2012. Devendo ter as obras iniciadas ainda neste semestre, em uma área total de três hectares, a indústria terá capacidade para fabricar 22 mil unidades por ano (ou 1.830 mensais).

O aporte do empreendimento, que inclui construção, maquinaria e capital de giro, é oriundo de uma holding Brasil-China, capitaneada pela US1 Motos, do empresário Ricardo Melo, com a assessoria da Full Consulting. De acordo com a diretora executiva da Full, Sandra Gomes, as motocicletas a serem produzidas na fábrica terão um valor até 20% inferior ao de mercado, com foco na ascensão econômica das classes B e C, na Capital e Interior.

Projetos polêmicos são aprovados na Assembleia Legislativa no último dia antes do recesso

A sessão desta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa foi marcada, além das despedidas dos deputados Marcos Cals (PSDB), Francisco Caminha (PHS) e Artur Bruno (PT), pela aprovação de projetos polêmicos. Os parlamentares acabaram aprovando o projeto de lei que simplifica a concessão de licenças ambientais para obras de pequeno porte. O governo atendeu sugestões dos deputados e fez correções. Mas a lei aprovada, ainda deve ser alvo de muitas contestações.

Os deputados aprovaram ainda matérias que garantem reajuste salarial aos servidores dos Tribunais de Contas dos Municípios, do Estado e do Tribunal de Justiça.

Mas a polêmica ficou por conta da mensagem que cria cargos de assessores e equipara salários aos de secretários de Estado. Assim o governador Cid Gomes terá a disposição assessores para assuntos internacionais, federativos e um assessor especial. O salário de cada um deles será de R$ 13,184.

Durante os oito dias do período extraordinário, os parlamentares aprovaram 32 matérias. Agora eles retornam ao recesso e só voltam ao trabalho para iniciar os novos mandatos, no dia 1 de fevereiro.

Sul-Americano Sub-20: Brasil supera Colômbia por 3 a 1

O jogo foi disputado, o adversário teve excelente atuação, mas o Brasil soube fazer prevalecer o seu melhor futebol para derrotar a Colômbia por 3 a 1 na segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano Sub-20 do Peru 2011. Casemiro, Willian e Neymar marcaram os gols da Sub-20, que chegou a seis pontos ganhos, líder do grupo, e domingo enfrenta a Bolívia em Moquegua.

Neymar, muito marcado, não conseguia espaços para jogar. O time passou a explorar mais o lado direito, com Diego Maurício e Danilo, o lateral que melhorou muito de rendimento em relação à estreia.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tasso recebe alta de hospital e é liberado para viajar aos EUA

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) recebeu alta médica nesta quinta-feira do Hospital São Mateus, em Fortaleza. 

Ele estava internado desde a última terça-feira (18) após sofrer um mal-estar gástrico.
O tucano já passou por cirurgias para colocar pontes de safena e, segundo sua assessoria, decidiu fazer alguns exames. 

Ele foi liberado pelos médicos para viajar aos Estados Unidos, e vai passar 15 dias no exterior com a família. O parlamentar deve embarcar ainda hoje.