Chuvas intensas foram registradas de domingo a ontem na grande maioria dos Municípios do Interior. Pacujá registrou a maior precipitação, com 137mm, segundo a Funceme.
Na região Centro-Sul, a chuva que banhou as áreas de produção agrícola, neste fim de semana, trouxe animação para os agricultores. O tempo permaneceu nublado e os produtores rurais começaram a preparar as terras para o plantio das culturas tradicionais de milho, feijão, arroz e sorgo. A maioria deve fazer o cultivo a partir da próxima semana.
Ontem, foram registrados 82 milímetros, no escritório da Ematerce, nesta cidade. Há informações de chuvas em toda a região. Segundo o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto, 80% das sementes de milho, feijão, sorgo, mamona e girassol já foram distribuídos para cerca de 30 mil produtores rurais em 14 Municípios.
Nesta cidade, o trabalho de entrega das sementes deve ser concluído hoje. No campo, os agricultores preparam as terras com uso de arado ou de tratores. O clima é de animação. "Acho que o inverno neste ano vai ser muito bom", disse o produtor Francisco Pereira Benigno, morador da localidade de Serrote, nas margens do Açude Orós. "Amanhã, vou começar a plantar", complementou.
Ele lamentou a falta de semente de feijão. "Neste ano, faltou feijão". Outros agricultores também reclamaram. "O feijão que vou plantar é um pouco de grão que tenho lá em casa", disse o agricultor José Gomes Teixeira, da localidade de Quixoá. Teixeira conseguiu 40 quilos de semente de milho híbrido e deve começar o plantio numa área de dois hectares a partir desta quinta-feira. "A chuva foi boa e a terra está bem molhada, pronta para o plantio", disse. "Estou animado e esperando um excelente inverno".
Quem também espera boas chuvas é o agricultor Antônio Vicente, do Sítio Aroeira. "O inverno vai ser grande e estou esperando muitas chuvas", disse. Vicente está preparando dez hectares para o plantio de milho e de sorgo forrageiro. Ontem pela manhã, ele conseguiu 60kg de sementes do Programa Hora de Plantar.
A produtora rural Sebastiana Alves do Carmo é outra que se mostra animada com a perspectiva de uma quadra invernosa com registro de chuvas acima da média. "Se Deus quiser vamos ter um bom inverno", disse. Ela e o marido, José Eudes Carmo, esperam o trator da associação comunitária para fazer o cultivo das sementes selecionadas de milho, numa área de um hectare e meio, no Sítio Cajás.
O gerente regional da Ematerce explicou que houve um acréscimo contínuo na remessa de sementes de milho nos últimos três anos para os Municípios da região Centro-Sul. Citou como exemplo Iguatu, que passou de 40 toneladas para 66 toneladas, e Quixelô, de 30 toneladas para 52 toneladas.
Já com relação às sementes de feijão, Neto confirmou que a quantidade é insuficiente para atender à demanda. "Isso vem ocorrendo nos últimos anos", disse. "O governo não consegue comprar muito e a remessa fica inferior à quantidade necessária".
Segundo relatório da Ematerce, a partir desta semana deve ser intensificado o trabalho de cultivo das culturas tradicionais de sobrevivência, como milho, feijão e arroz, nas áreas da agricultura familiar.
Ontem, foram registrados 82 milímetros, no escritório da Ematerce, nesta cidade. Há informações de chuvas em toda a região. Segundo o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto, 80% das sementes de milho, feijão, sorgo, mamona e girassol já foram distribuídos para cerca de 30 mil produtores rurais em 14 Municípios.
Nesta cidade, o trabalho de entrega das sementes deve ser concluído hoje. No campo, os agricultores preparam as terras com uso de arado ou de tratores. O clima é de animação. "Acho que o inverno neste ano vai ser muito bom", disse o produtor Francisco Pereira Benigno, morador da localidade de Serrote, nas margens do Açude Orós. "Amanhã, vou começar a plantar", complementou.
Ele lamentou a falta de semente de feijão. "Neste ano, faltou feijão". Outros agricultores também reclamaram. "O feijão que vou plantar é um pouco de grão que tenho lá em casa", disse o agricultor José Gomes Teixeira, da localidade de Quixoá. Teixeira conseguiu 40 quilos de semente de milho híbrido e deve começar o plantio numa área de dois hectares a partir desta quinta-feira. "A chuva foi boa e a terra está bem molhada, pronta para o plantio", disse. "Estou animado e esperando um excelente inverno".
Quem também espera boas chuvas é o agricultor Antônio Vicente, do Sítio Aroeira. "O inverno vai ser grande e estou esperando muitas chuvas", disse. Vicente está preparando dez hectares para o plantio de milho e de sorgo forrageiro. Ontem pela manhã, ele conseguiu 60kg de sementes do Programa Hora de Plantar.
A produtora rural Sebastiana Alves do Carmo é outra que se mostra animada com a perspectiva de uma quadra invernosa com registro de chuvas acima da média. "Se Deus quiser vamos ter um bom inverno", disse. Ela e o marido, José Eudes Carmo, esperam o trator da associação comunitária para fazer o cultivo das sementes selecionadas de milho, numa área de um hectare e meio, no Sítio Cajás.
O gerente regional da Ematerce explicou que houve um acréscimo contínuo na remessa de sementes de milho nos últimos três anos para os Municípios da região Centro-Sul. Citou como exemplo Iguatu, que passou de 40 toneladas para 66 toneladas, e Quixelô, de 30 toneladas para 52 toneladas.
Já com relação às sementes de feijão, Neto confirmou que a quantidade é insuficiente para atender à demanda. "Isso vem ocorrendo nos últimos anos", disse. "O governo não consegue comprar muito e a remessa fica inferior à quantidade necessária".
Segundo relatório da Ematerce, a partir desta semana deve ser intensificado o trabalho de cultivo das culturas tradicionais de sobrevivência, como milho, feijão e arroz, nas áreas da agricultura familiar.
Tábua de Chuvas
Pacujá 137 mm
Pires Ferreira 135 mm
Graça 122 mm
Jaguaruana 97 mm
Ipu 94 mm
L. da Mangabeira 91 mm
Mucambo 90 mm
Icó 87 mm
Santa Quitéria 84 mm
Iguatu 82 mm
Pacujá 137 mm
Pires Ferreira 135 mm
Graça 122 mm
Jaguaruana 97 mm
Ipu 94 mm
L. da Mangabeira 91 mm
Mucambo 90 mm
Icó 87 mm
Santa Quitéria 84 mm
Iguatu 82 mm

Nenhum comentário:
Postar um comentário