terça-feira, 18 de agosto de 2009

Texto do internauta: CAACE inaugura Casa do Advogado

Advogado, ex-presidente da OAB/CE, conselheiro federal e rotariano militante, Antônio Francisco de Albuquerque é o grande homenageado da CAACE no evento de inauguração da Casa do Advogado, que ocorrerá em 20 de agosto.

A Casa receberá o nome do bacharel, nascido em 8 de abril de 1914 no município de Caraúbas, hoje Janduís, no Rio Grande do Norte. Falecido em 1° de março de 2008, Antônio Albuquerque se destacou pelo desprendimento em servir sua classe e pelo valioso tempo dedicado à condução dos destinos da CAACE, tendo sido homenageado in memoriam pela entidade em 7 de maio de 2008.

A construção da Casa do Advogado, a 50 metros do Fórum Clóvis Beviláqua, oferecerá inúmeros serviços para os advogados e advogadas. O prédio funcionará como apoio aos advogados da capital e interior que, ao irem ao Fórum, contarão com infra-estrutura bem equipada com escritório modelo, sala de reunião, computadores com acesso à internet, livraria com obras jurídicas mais baratas que no mercado e máquinas copiadoras. Os advogados também contarão com serviços de saúde como fisioterapia, fonoaudiologia, RPG, e psicologia.

O local escolhido torna-se, assim, importante ponto de apoio para os advogados em início de carreira ou para aqueles que ainda não instalaram o seu próprio escritório. "Com a Casa do Advogado, os profissionais do Direito terão acesso a serviços de assistência médica que facilitarão sua vida e contarão com uma infra-estrutura que dará suporte para o exercício de suas atividades como advogado", avalia o presidente da CAACE, Valdetário Monteiro.

Data: 20 de agosto de 2009 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18 horas
Endereço: Av. Desembargador Floriano Benevides, 412 – Edson Queiroz

Emílio Moreno
Fortaleza, Ceará

Campanha escolhe o camisa 111 do Vasco

O Vasco completa nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, 111 anos de história e a festa está marcada para o Maracanã. Contra o Ipatinga, no dia 22, a expectativa é de que seja batido o recorde de público da Série B - estabelecido no jogo Ceará x Vasco com 27.629 - e um jogador vestirá uma camisa comemorativa com o número 111.

Para escolher quem terá essa honra, a diretoria vascaína lançou uma enquete no site oficial do clube, onde os torcedores podem votar em um jogador do elenco para usar a camisa, no sábado.

Para a festa ficar completa e o Gigante da Colina assumir a liderança da Série B, o Vasco precisa da vitória e de um tropeço do Atlético-GO, que enfrenta o Bahia, nesta terça-feira, às 21h.

Não é mais novidade: prefeito de Iguatu, Agenor Neto, declara apoio político ao governador Cid Gomes, na reeleição

Terminou agora há pouco, no auditório do hospital regional de Iguatu, entrevista coletiva com o prefeito Agenor Neto.
Representantes de emissoras de rádios e jornais de Iguatu participaram da entrevista, além de secretários e um auditório super lotado.

Dentre os questionamentos respondidos pelo prefeito iguatuense, ele deixou bem claro, que apóia Cid Gomes em 2010, no processo de reeleição para governador.
Até então, essa notícia não tinha sido declarada em público como foi agora.

A reunião da semana passada com o governador cearense foi suficiente para Agenor Neto fechar o acordo.
Indagado se existiria mais de um palanque em Iguatu, Agenor Neto foi taxativo: só discuto eleição no próximo ano.

TCM já aplicou mais de R$ 6 milhões em multas no primeiro semestre

De primeiro de janeiro a 31 de julho deste ano, o pleno do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou 1.518 processos relacionados à prestação de contas de gestão, que dizem respeito às unidades setoriais das prefeituras. Desse total, nada menos de 756 foram considerados irregulares (49,80%).

A estatística mostra, ainda, que 478 contas foram consideradas regulares com ressalva (31,49%) e apenas 266 receberam a denominação de regulares (17,52%). Em razão desse quadro, foram aplicadas no período multas no valor de R$ 8,078 milhões. Conclusão: entre os gestores empossados em janeiro, já há gente fazendo coisas que contrariam a legislação, o que é lamentável.

Coluna Vertical, O Povo

PEC dos vereadores pode ser votada na próxima semana

A PEC 336 de 2009 (PEC dos vereadores) que viabiliza a recriação de 7.343 novas de vereador com a redução dos percentuais de repasses para as Câmaras Municipais, está agradando a grande maioria dos deputados. Certifica-se que estão fazendo um grande esforço e trabalhando para garantir a votação e aprovação em plenário o quanto antes.A Comissão Especial que analisa a recomposição das Câmaras Municipais poderá concluir os seus trabalhos já nos próximos dias em função das sessões realizadas com a presença de deputados, possibilitando a votação da PEC 336 de 2009 em plenário já na próxima semana se houver acordo dos líderes partidários.

Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, concederá entrevista coletiva ao vivo

Logo mais, a partir do meio-dia, no auditório do hospital Regional de Iguatu o prefeito Agenor Neto vai conceder uma entrevista coletiva para a imprensa da região Centro Sul. Na oportunidade todos os questionamentos feitos ao chefe do executivo iguatuense serão respondidos.
As rádios Liberdade AM e Antena Sul FM retransmitirão a coletiva ao vivo.

IBGE: população de Acopiara passa de 50 mil

Segundo as últimas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Acopiara atingiu a marca de 50.784 habitantes residentes.

Para consultar os demais municípios, clique no link abaixo.

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2009/POP2009_DOU.pdf

Confira a relação de médicos que trabalham nos PSF's de Acopiara

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, no link profissionais, atualizado no último dia 11 de agosto de 2009, a relação de médicos que atende diariamente nos postos de saúde de Acopiara são os seguintes:

Centro de Saúde de Acopiara - MARIA NEUMA MOURA BEZERRA
PSF Rodoviária - LEONARDO TAVARES DE SOUZA
PSF - Distrito de Guaribas - HELDER JUCA DE ANDRADE
PSF - Vila Esperança - ROSIANE TEIXEIRA DE MORAIS
PSF - Distrito de Trussu - ANDERSON JOSE VIEIRA DA SILVA
Posto de Saúde - Distrito de Luna - não possui médico
Posto de Saúde - Distrito de São Paulinho - FRANCISCO BARBOSA
Posto de Saúde - Distrito de Santo Antonio - não possui médico
Posto de Saúde - Distrito de Santa Felícia - FRANCINALDO PETRONIO DE ALENCAR
Posto de Saúde - Distrito de Isidoro - GENIVAL LIMA DOMINGUES
Posto de Saúde - Distrito de Ebron - não possui médico
Posto de Saúde - Vila Aroeira - HELENA MARIA DOS REIS TAVARES
Centro de Nutrição - Bairro Moreira - FRANCISCO MARCIO CAZIMIRO RODRIGUES
Unidade Básica de Saúde - Rua Pedro Alves - RICARDO ALCIDES ALEXANDRE BARREIRA

Em tempo

Se o médico da sua comunidade não está trabalhando todos os dias você pode denunciá-lo, gratuitamente, através do número: 0800 61 1997.
A ligação é gratuita.

Ronda do Quarteirão chega a Canindé e Barbalha nesta semana

O governador Cid Gomes lança o programa Ronda do Quarteirão em mais dois municípios nesta semana. Amanhã (19), o Ronda será lançado em Canindé, no Sertão Central. Na quinta-feira (20), será a vez de Barbalha, no Cariri, receber o novo efetivo policial.

Com o lançamentos nas duas cidades, passa para 13 o número de municípios atendidos pelo programa (Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Fortaleza, Pacatuba, Aquiraz, Itaitinga, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Maranguape). O lançamento do Ronda em Canindé será às 9 horas, na Praça da Matriz, e em Barbalha será às 19h30min, na Praça do Marco Zero .

Tanto em Canindé como em Barbalha 17 policiais trabalharão nas ruas em três turnos de patrulhamento. Duas viaturas foram disponibilizadas para Canindé e duas para Barbalha. Na próxima semana o Ronda será lançado em Iguatu e até o fim deste ano, os municípios de Itapipoca, Crateús, Quixadá e Cascavel contarão com o novo programa de policiamento.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Detran-CE suspende mil CNHs e multa mais 165 pela Lei Seca

Ao mesmo tempo em que faz a expedição de comunicado sobre a suspensão por 12 meses da CNH a cerca de mil motoristas, equipes de fiscalização flagraram mais 165 condutores dirigindo alcoolizados, conforme o resultado das 32 operações realizadas de quinta (13) a domingo (16),
com base na Lei Seca ou Lei de Alcoolemia Zero. Ao todo, 9.704 motoristas receberam multa no valor de R$ 957,50. Desses 8.303 somente neste ano.

As localidades percorridas pelas equipes do Detran-CE no último final de semana foram as seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Iguatu (9), Cascavel (8), Beberibe (8), Eusébio (8), Trairi (7), Itapajé (6), Aracati (5), Maracanaú (3) e Paracuru (2).

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tasso defende acareação entre Dilma Rousseff e Lina Vieira

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) concedeu uma rápida entrevista coletiva antes de proferir palestra sobre "Gestão Pública como fator de Desenvolvimento Econômico e Social", em evento comemorativo aos 90 anos do Centro Industrial do Ceará (CIC), na noite desta segunda-feira (17).

Durante a entrevista, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), o senador ressaltou a importância do CIC para o desenvolvimento do Ceará.

Indagado sobre a necessidade de uma possível acareação entre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, Tasso afirmou que o encontro “seria bom até para a própria ministra, porque ela está ficando com a fama ruim. E que isso não é nada bom para quem deseja se tornar candidata à Presidência”.

Jangadeiro Online

CGU sorteia mais três municípios cearenses para fiscalização

Nesta segunda-feira (17), em Brasília, a Controladoria-Geral da União realizou o sorteio de mais 60 municípios que receberão fiscalização especial. Entre os municípios cearenses estão: Senador Pompeu, Ubajara e Saboeiro.

As áreas a serem fiscalizadas são agricultura, assistência social, comércio, cultura, saúde e serviços.

Em maio deste ano, outros três municípios cearenses haviam sido sorteados, mas os relatórios ainda não foram divulgados. São eles: Pires Ferreira, Morrinhos e Camocim.

Veja a relação de municípios sorteados.

Fonte: Portal Verdes Mares

MP recomenda prorrogação de validade de concurso em Boa Viagem

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça de Boa Viagem, Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, recomendou, na última quinta-feira (dia 13), ao prefeito daquele Município, Fernando Antônio Vieira Assef, que prorrogue, através de ato administrativo, o prazo de validade do concurso público realizado dia 18 de maio de 2007, e homologado em 17 de agosto de 2007, a fim de que se permita posterior convocação de candidatos aprovados, dentro do número de vagas oferecidas pelo referido Edital, mas ainda não convocados.

Foi, também, recomendado pelo Ministério Público, que não seja determinada a abertura de processo licitatório para a contratação de empresa visando a realização de concurso público para preenchimento de cargos idênticos àqueles para os quais há candidatos aprovados, dentro do número de vagas previstas no Edital n.º1/2007, mas ainda não convocados, até que todos esses candidatos sejam chamados para ocupar os respectivos cargos ou obtenham o reconhecimento judicial do direito à nomeação. Caso ocorra novo concurso, o mesmo sofrerá impugnação judicial por parte do MP.

O prefeito de Boa Viagem deverá enviar uma resposta por escrito ao MP no prazo de dez dias úteis, sob pena de adoção das medidas extrajudiciais e judiciais aplicáveis à espécie e tornando o referido agente público responsável por ato de improbidade administrativa nos termos do art.11, inciso II, da Lei n. °8.429/92.

Ministério Público

Morre o ator global Miguel Magno

O ator Miguel Magno, 58 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (17) em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Paulistano desde o começo de julho para o tratamento de um câncer. Magno fez uma operação para retirada do baço e aguardava o resultado de uma biópsia do fígado, mas não resistiu à doença.

O ator nasceu em São Paulo, em 28 de março de 1951. É conhecido por seu papel como uma mulher - Dona Roma - na novela A Lua me Disse, da Globo, em 2005. Em 2009, ele foi convidado por Miguel Falabella para participar so seriado Toma Lá, Dá Cá, onde animava o elenco como a estranha Dra. Perci.

Terra

Comissão que analisa PEC dos Vereadores vota requerimento

A comissão especial criada para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) 336/09, que eleva o número de vereadores de 51.748 para até 59.791, se reúne na terça-feira (18) para votar requerimentos.

A comissão é presidida pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). O relator é o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

A reunião será realizada às 14h30 em plenário a ser defindo.


Ipu: Festival literário promete movimentar Ibiapaba

O município de Ipu (a 294 km de Fortaleza) promove, entre os dias 21 e 23 de agosto, na Agência do Sebrae, o I Festival Literário de Ibiapaba - Negócios, Turismo e Ecoesportes. O evento objetiva desenvolver a prática de esportes da natureza e divulgar o trabalho de escritores locais.

Durante a programação, competidores de todo o país participarão do I Open de Voo Livre. Em paralelo ao festival, artesãos locais planejam realizar uma feira com produtos de argila, confecção e madeira.

Mais informações pelo telefone: (88) 3683.2021.

Jangadeiro Online

Crato: mulher é assassinada por companheiro

Mais um crime de violência contra a mulher foi registrado neste fim de semana na região do Cariri. Edilânia Gomes Tomaz foi assassinada por volta das 14 horas deste domingo (16), no Crato – a 504 km de Fortaleza. A Polícia aponta o servente e companheiro de Edilânia, Januel de Oliveira, de 22 anos, como autor do assassinato. Pelo menos nove perfurações a faca foram encontradas no corpo da vítima.

As primeiras informações indicam que trata-se de um crime passional. O casal passava por desentendimentos há pelo menos um ano, com brigas e ameaças constantes.

Crimes contra a mulher

A incidência de homicídios contra mulheres tem aumentado no Cariri. Dez mulheres foram mortas em 2007. O número subiu para doze no ano passado. Nos primeiros oito meses deste ano, pelo menos 14 mulheres foram assassinadas na região.

Jangadeiro Online

Data Folha: Alckmin lidera com folga em SP; Ciro aparece com 12% a 18%

Pesquisa publicada nesta segunda-feira (17) pelo jornal “Folha de S. Paulo” mostra que a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo atinge de 12% a 18%, a depender do adversário.

Os tucanos Geraldo Alckmin ou José Serra ainda lideram com folga, diz o jornal.
Na disputa paulista, quando o nome do PSDB é o do ex-governador Geraldo Alckmin, Ciro tem 12%, contra 46% do tucano. O desempenho do deputado federal pelo Ceará é pior que o da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que chega a 16% contra Alckmin, que fica com 43% com ela na disputa, diz o jornal.

G1

CGU sorteará mais 60 municípios para fiscalização

A Controladoria-Geral da União (CGU) faz hoje (17) o sorteio dos 60 municípios que farão parte da 29ª edição do Programa de Fiscalização de Municípios, que apura como foram aplicados os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de projetos federais.

Desde o lançamento do programa, em 2003, já foram sorteados 1.521 municípios (27,3% do total). O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, estará presente ao sorteio, que será realizado às 9 horas, no auditório da Caixa Econômica Federal (Agência Planalto).

Também serão sorteados hoje os dez municípios que farão parte da 8ª edição do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública. Criado em 2006, o objetivo do programa é promover, em cidades com até 50 mil habitantes, boas práticas de aplicação e prestação de contas dos recursos públicos por meio da capacitação de agentes municipais.

CGU


TCM poderá voltar a fiscalizar o município de Acopiara

O Tribunal de Contas dos Municípios pode ter descoberto algo que mostra claramente o possível desmantelo que se encontra a atual administração de Acopiara.

Através de uma pesquisa minuciosa o blog descobriu que a prefeitura daquele município pagou durante os meses de maio e junho, a quantia de R$ 4.015,50 (quatro mil e quinze reais e cinquenta centavos) a um carro fiat agregado, placas: HVX 7487. Até aí tudo bem.

O agravante é que o blog descobriu através do site do Detran que a placa citada acima pertence a uma moto Honda/CG 125 Titan, de Hidrolândia, no Ceará.

Outro exemplo de possível irregularidade é em relação ao fiat uno, placas HWR-8771, que recebeu R$ 6.055,50, durante os meses de abril, maio e junho. No site do Detran os dados das placas são de uma moto yamaha, de Russas no Ceará.

O blog está entrando em contato com o Detran e com o Tribunal de Contas dos Municípios que devem se pronunciar sobre o assunto.
Se a Prefeitura de Acopiara quiser comentar sobre o caso é só entrar em contato através de email.

Confira abaixo os dados dos empenhos feitos pela Prefeitura de Acopiara ao fiat placas: HVX 7487

11/05/2009 VALOR QUE SE EMPENHA P/ FAZER FACE AS DESPESAS COM SERVICOS PRESTADOS NO LEVANTAMENTO DE TODOS OS PRESTADORES DE SERVICOS DESTA SECRETARIA, DAS DIVERSAS GESTOES, INCLUINDO PESQUISAS JUNTO A OUTRAS ENTIDADES COM A FINALIDADES COM A FINALIDADE DE CHECAR OS DADOS ATUALMENTE EXISTENTES COM VISTA A SUBSIDIAR AS INFORMACOES A SEREM ENVIADAS AOS ORGAOS SOCIAIS E TAMBEM PARA SERVIR DE CONSULTA GERENCIAL DA SECRETARIA DE EDUCACAO DESTE MUNICIPIO.
Cód. da Despesa: 33903600

Despesa: OUTROS SERV. DE TERCEIROS PESSOA FISICA
2.250,00
15/06/2009 VALOR QUE SE EMPENHA P/ FAZER FACE AS DESPESAS COM LOCACAO DE VEICULO TIPO PASSEIO FIAT FIRE FLEX DE PLACAS HVX 7487 PARA FICAR A DISPOSICAO DA SECRETARIA DE EDUCACAO DO MUNICIPIO DE ACOPIARA.
Cód. da Despesa: 33903600
Despesa: OUTROS SERV. DE TERCEIROS PESSOA FISICA
1.765,50

Prefeito Agenor Neto entrega veículo zero km para programa Agentes da Educação

No último sábado, 15, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, fez a entrega de uma Kombi 0 km para a Secretaria de Educação do município. O veículo foi adquirido com recursos próprios, e servirá para facilitar o trabalho dos novos Agentes da Educação, um projeto pioneiro no Brasil, e que recentemente foi escolhido pela UNESCO como experiência inovadora e deverá servir de bases para outros projetos a serem desenvolvidos no País.

Durante a solenidade também foram entregues kits pedagógico para os 17 agentes que atingiram o nível exigido no processo de seleção, realizado há alguns dias atrás.

Vale salientar que o projeto, na sua plenitude, deverá funcionar com um total de 31 agentes, os quais deverão atuar na rede municipal de ensino, garantindo aos alunos os domínios das habilidades de leitura, escrita, interpretação e cálculos matemáticos.

Entre outras atribuições, os agentes ainda deverão monitorar a assiduidade do aluno na escola, contribuindo assim para a diminuição da evasão escolar, bem como fortalecer a integração entre a escola e a família, através do processo de gestão participativa.

Iguatu Notícias

Iguatu: Degradação ambiental compromete Rio Jaguaribe

Esta é a maior cidade da região Centro-Sul, com quase 100 mil habitantes. Imaginem a produção diária de águas fétidas provenientes de esgotos domésticos, comerciais e de fossas, com gorduras, detergentes, fezes, urinas e restos de alimentos. Tudo isso escorre por canaletas ou por infiltração no subsolo e são despejados diretamente no leito do Rio Jaguaribe, na área urbana. A degradação de um dos mais importantes cursos de água do Ceará é uma evidente falta de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente.

A situação vem se agravando a cada ano e faltam ações concretas para reverter o quadro de devastação. A poluição é crescente e constante. Além de Iguatu, o Rio Jaguaribe recebe esgoto de dezenas de cidades, e a destruição de suas matas ciliares avançam em ritmo contínuo. Perenizado por águas de açudes na bacia do Alto Jaguaribe, há milhares de pessoas que vivem da produção agrícola e pecuária cuja fonte é o rio, daí a sua importância e a necessidade de preservação.

Diário do Nordeste

Cá pra nós

Em Iguatu ainda tem políticos que são contra o saneamento básico do município, chegando muitas vezes a atrapalhar o andamento do processo para que a obra seja iniciada. É uma pena.

domingo, 16 de agosto de 2009

Icasa carimba o passaporte para a Série B do Brasileiro de goleada

O Icasa venceu, por 6 a 2, o Paysandu neste domingo (16), no jogo de volta das quartas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro. Dois dos gols da partida, realizada no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, foram do artilheiro Marciano, marcados aos 10min do primeiro e do segundo tempo. Hoje, o jogador completou 100 jogos com a camisa alviverde.

Novo avião presidencial é visto em teste

Novo avião presidencial é visto no céu na região de São José dos Campos durante vôo teste. A aeronave é um modelo Embraer 190, e deverá partir para Brasília nos próximos dias para entrega oficial.

Victor para ataque do Flamengo, Bruno falha, e Grêmio goleia

Na dança das cadeiras da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Grêmio deu um “chega pra lá” no Flamengo para fechar o primeiro turno em um lugar mais confortável, com boa vista para a zona de classificação para a Libertadores da América. O Tricolor aproveitou a força do Olímpico, onde não perde há quase um ano, e goleou o Rubro-Negro por 4 a 1. Os gols dos gaúchos foram marcados por Perea, Réver e Jonas, duas vezes, mas quem brilhou mesmo foi o goleiro Victor. Everton fez para os cariocas.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com Ronaldo na torcida, Corinthians volta a vencer e tira o Atlético-MG do G-4

Sob os olhares de Ronaldo, ainda fora por conta da operação na mão esquerda e da lipoaspiração, o Corinthians, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, com o craque na arquibancada do estádio do Pacaembu, o Timão voltou a jogar bem e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, pela última rodada do primeiro turno. Feliz, a Fiel cantou novamente o já tradicional “o Coringão voltou”.

Gol de Hugo nos acréscimos leva o São Paulo de volta ao G-4 do Brasileirão

O São Paulo voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Jogando na Ilha do Retiro, no Recife, a equipe comandada por Ricardo Gomes, mesmo sem mostrar o bom futebol das últimas partidas e sem dois zagueiros, expulsos, venceu o Sport por 2 a 1, na Ilha do Retiro. A vitória veio de maneira dramática, com um gol marcado por Hugo, aos 48 do segundo tempo.O time foi beneficiado pela derrota do Atlético-MG para o Corinthians para voltar ao grupo das melhores equipes da competição.

Quixeramobim produz o maior queijo do mundo

Você já imaginou um queijo de quase uma tonelada? Ele existe e é um dos atrativos de uma feira que reúne produtores de leite de Quixeramobim, no Sertão Central.


Jangadeiro Online

Título Net chega ao Ceará e deve agilizar o atendimento ao eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará, a partir de amanhã, segunda-feira , 17, às 13 horas, o Título Net, serviço criado pelo TSE para as pessoas fazerem, pela internet, o seu alistamento eleitoral e solicitarem transferência ou revisão cadastral.

O requerimento será feito através de um link na página da internet dos TRE’s a partir das datas fixadas em Provimento da Corregedoria Geral Eleitoral, aprovado em 1º de julho de 2009. O Provimento aprovou o cronograma de implantação do serviço de pré-atendimento do eleitor, via Internet, fixando o dia 17 de agosto de 2009 para implantação no Estado do Ceará.

Câmara de Vereadores de Acopiara aprova Projeto de Lei criando a Previdência Própria

A Câmara Municipal de Acopiara aprovou semana passada Projeto de Lei de iniciativa do Executivo, fundamentado pelo Sindicato dos Servidores Públicos criando o Sistema Municipal de Previdência.

Com a aprovação do projeto o dinheiro das contribuições de empregados e empregador, será administrado por um conselho composto por representantes do executivo, da câmara de vereadores e dos funcionários.

A manobra feita pelo legislativo acopiarense em aprovar esse projeto pode trazer uma série de transtornos para o funcionalismo público na hora de requerer sua aposentadoria.

No Brasil existem casos comprovados de municípios falidos, de prefeitos que em campanhas eleitorais “tomam emprestados” as verbas desse fundo municipal e nunca os devolvem, dentre outras aberrações.

Vereadores que votaram a favor

Elias Mandu
Cicero Ramos
Sheila Diniz
Raimundo Morais
Morerinha

Cá pra nós

A Prefeitura de Acopiara sempre arrecadou a contribuição do funcionalismo, no entanto, deve mais de 10 milhões de reais a previdência, o que significa dizer, que o dinheiro do contribuinte foi descontado e não depositado.
Para onde foi esse dinheiro?
Ei, ei...

Em tempo

O deputado Artur Bruno (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, cobrou, na sessão plenária desta sexta-feira (14/08), uma maior fiscalização por parte do Ministério da Previdência Social, do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em 33 municípios cearenses que contam com um sistema previdenciário próprio. “Dos 37 municípios que tem sua previdência própria, 33 estão, de alguma forma, descumprindo a legislação, trazendo prejuízo aos servidores, aos aposentados e pensionistas”, disse o deputado.

Guerreiro, Vasco faz do Canindé sua casa e vence a Portuguesa de virada

A Portuguesa chegou a ter o domínio total da partida, mas o Vasco foi guerreiro, não desistiu e conseguiu vencer por 3 a 1, de virada, na tarde deste sábado, no estádio do Canindé, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Dos quase 10 mil espectadores do jogo, pelo menos 50% foram de fanáticos pelo clube carioca. Não à toa, o grito deles no final da partida era: “Aha, uhu, o Canindé é nosso”.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 23 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (15) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.100 da Mega-Sena. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será na próxima quarta-feira (19), é de R$ 23 milhões.
Confira os números sorteados: 07 - 17 - 18 - 33 - 41 - 42
Segundo a Caixa, 119 bilhetes acertaram cinco números e vão receber R$ 16.950,03. Outras 10.353 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 278,32.

Serra mantém liderança na disputa pela Presidência, mostra Datafolha

A pesquisa Datafolha, que será divulgada na edição deste domingo (16) do jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança na disputa pela Presidência da República, que será no ano que vem.

Serra, que tinha 38% das intenções de voto no levantamento anterior, realizado entre 26 e 28 de maio, oscilou um ponto para baixo e está com 37%.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), manteve os 16% registrados na pesquisa anterior. O ex-minsitro e deputado federal Ciro Gomes (PSB) também manteve o percentual do levantamento anterior, 15% das intenções de voto.

A ex-senadora Heloisa Helena, do PSOL, oscilou positivamente dentro da margem de erro, e passou de 10% para 12% das intenções de voto. Brancos, nulos ou nenhum registraram 12% e 7% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 4.100 eleitores entre os dias 11 e 13 de agosto em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

sábado, 15 de agosto de 2009

Cid Gomes confirma participação no Iguatu Festeiro e Governo do Ceará é o novo apoiador do evento

Nesta sexta-feira, 14/08, o prefeito de Iguatu esteve em reunião com o Governador Cid Gomes na sua residência oficial. Neste encontro, estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho e o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho. Foram horas de um bate papo descontraído, mas que simbolizou uma nova era na política de Iguatu e região.

Numa demonstração de apoio a administração do Prefeito Agenor Neto, a partir deste encontro, o Governo do Estado do Ceará, estará como apoiador do maior evento junino fora de época do Ceará, o Iguatu Festeiro. Além disso, o chefe do executivo cearense confirmou a sua participação no evento.

O governador Cid Gomes estará em Iguatu no dia 28/08 realizando o lançamento do programa Ronda do Quarteirão e em seguida estará se dirigindo ao maior evento junino fora de época."Foi um encontro onde debatemos sobre vários assuntos, e na oportunidade convidamos o governador Cid Gomes participar Iguatu Festeiro, e o mesmo prontamente aceitou o nosso convite além de colocar o apoio do Governo do Ceará ao evento”, disse Agenor Neto.

O chefe do executivo iguatuense também apresentou projetos que foram rapidamente aprovados pelo governador Cid Gomes e que terá o seu apoio. "Apresentamos os projetos da urbanização da Rua Martins Soares Moreno e da construção do nosso Centro de Convenções e o governador ficou impressionado com todo o projeto, e em seguida acionou seus secretários para agilizarem tudo o que for necessário para o rápido andamento destas ações”, destacou prefeito Agenor Neto.

Iguatu.Net

Estímulo ao consumo consciente

O presidente da Goóc, Thai Quang Nhia, veio a Fortaleza lançar o Projeto 2014. A ideia é estimular o consumo consciente de calçados, tornar o Brasil referência em reciclagem de sandália de pneu e ampliar a geração de empregos com o aumento de produção de produtos com borracha reciclada. O empresário, fabricante da Eco Sandals - única sandália retornável do mundo, visitou as redes de lojas Sapataria Nova e Casa Pio onde falou sobre a importância do projeto.

Thai Nhia falou sobre uma das campanhas do projeto que propõe o uso retornável. Ao invés de jogar a sandália Goóc fora, você entrega a peça que iria jogar no lixo na coleta da loja e tem R$ 5 de desconto. A sandália usada será reutilizada e voltará nova ao mercado. Outra campanha foi desenvolvida por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, embaixador do Projeto 2014, apresentado para empresários da Grécia, Itália, Turquia e Croácia na divulgação da reciclagem de pneu.

A Goóc também vai trabalhar campanha com as principais universidades do País para estudos sobre desenvolvimento tecnológico e aperfeiçoamento de técnicas e reaproveitamento de borracha e outra para buscar as melhores regulamentações quanto a problemática do lixo borracha de pneu. O projeto da Goóc também será desenvolvido no Interior pelo Magazine Mart Center que tem lojas em Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó. Também pretende reativar indústrias de borracha ociosas, discutir reciclagem de pneus e ampliar a geração de empregos.

O Povo

Segundo jornal italiano, Massa pode voltar no GP da Itália, em 13 de setembro

A rápida recuperação de Felipe Massa pode levar o brasileiro de volta às pistas já no dia 13 de setembro, no GP da Itália, em Monza. Segundo o jornal italiano "Corriere dello Sport", Massa pode receber autorização para pilotar no início de setembro, depois de uma avaliação médica da FIA para verificar suas funções motoras. Se for aprovado, estará liberado para voltar. No entanto, procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o médico Dino Altman disse não saber de nada.

Unifor multada por descumprimento contratual

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do Secretario Executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-CE) Promotor de Justiça João Gualberto Feitosa Soares, após denúncia de um grupo de alunos do Curso de Medicina, aplicou multa no valor de 600.000 UFIRCES, ou seja, R$ 1.481.400,00, à Universidade de Fortaleza (UNIFOR), por descumprimento da cláusula contratual que prevê reajuste de mensalidades pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como também no que se refere à divulgação do apurado no ano anterior onde incidiria o índice elencado em contrato, conforme prevê o artigo 1° da lei nº 9.870/99, que trata das anuidades escolares.
De acordo com o promotor de Justiça, o valor da multa é “meramente simbólico”, pois, ante o número de alunos matriculados (25 mil) corresponde a 24 UFIRCEs, ou seja, R$ 52,26, por cada aluno matriculado, considerando o valor atual da UFIRCE em Reais.

Para que os alunos não fiquem prejudicados no seu direito constitucional a educação, o Procon ingressou com uma Ação Civil Pública requerendo a abstenção por parte da UNIFOR da majoração cobrada por descumprimento contratual, assim como, a devolução em dobro, em conformidade com o que dispõe o artigo 42, parágrafo único do CDC.

A Instituição de Ensino Superior, após notificada, poderá recorrer no prazo de dez dias à JURDECON, uma vez confirmada a Sentença, caso não haja pagamento, o débito será inscrito na dívida ativa do Estado para execução pela Procuradoria Geral do Estado.

Ministério Público do Ceará

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Artur Bruno pede fiscalização em 33 municípios que têm previdência própria

O deputado Artur Bruno (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, cobrou, na sessão plenária desta sexta-feira (14/08), uma maior fiscalização por parte do Ministério da Previdência Social, do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em 33 municípios cearenses que contam com um sistema previdenciário próprio. “Dos 37 municípios que tem sua previdência própria, 33 estão, de alguma forma, descumprindo a legislação, trazendo prejuízo aos servidores, aos aposentados e pensionistas”, disse o deputado.

Para o parlamentar, o Ministério da Previdência Social tem a obrigação de fiscalizar esses municípios, os quais, segundo ele, não fazem o demonstrativo previdencial. Artur Bruno aproveitou o pronunciamento para denunciar a situação da cidade de Itapipoca, onde o prefeito João Ribeiro Barroso aprovou uma lei que aumenta a contribuição dos servidores para 15% quando, de acordo com o deputado, a regra prevê de 8% a 11%. “O prefeito está fazendo o confisco da remuneração daqueles servidores. Isso é roubo, estelionato, é se apropriar indevidamente de bens. Não podemos ser coniventes com esta realidade”, declarou.

O petista está entrando com um requerimento para que o Ministério da Previdência Social divulgue um relatório total desses municípios e solicitando que o TCM exija que toda administração municipal faça a publicidade do seu recurso. “Muitos prefeitos que fazem previdência social a fazem para burlar.

Cá pra nós

O blog foi informado que a Câmara de Vereadores de Acopiara aprovou recentemente o Projeto de Lei do Executivo que cria a Previdência Própria.
O blog está checando para trazer mais informações.
O município de Acopiara deve 10 milhões de reais a Previdência Federal.

Fonte:Site da Assembléia Legislativa

Estamos mudando de endereço eletrônico: Aguarde!

Devido ao grande número de acessos e objetivando melhor atender o internauta estamos aprimorando o blog.
Nas próximas horas você vai poder acessá-lo em novo endereço eletrônico: www.lindomarrodrigues.com

Muito obrigado pela comprensão.

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

Tramita no Congresso Nacional processo de equiparação de salário de policiais militares

Está tramitando no Congresso Nacional Proposta de Emenda Constitucional de Nº 300 que propõe equiparar os vencimentos das Policias e Bombeiros Militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal.

De autoria do Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá a Emenda estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos.

Gusmão frisa que esta luta vem viabilizar a igualdade de salário da PM e dos Bombeiros em todo o país, já que a diferença salarial de um Estado para o outro e muito grande.

IBGE: população de Iguatu passa de 97 mil

Segundo as últimas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Iguatu atingiu a marca de 97.203 habitantes residentes.

Para consultar os demais municípios, clique no link abaixo.

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2009/POP2009_DOU.pdf

Iguatu Notícias

Estamos mudando de endereço eletrônico: Aguarde!

Devido ao grande número de acessos e objetivando melhor atender o internauta estamos aprimorando o blog.
Nas próximas horas você vai poder acessá-lo em novo endereço eletrônico: www.lindomarrodrigues.com

Muito obrigado pela comprensão.

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

SESA descarta casos suspeitos de Gripe Suína em Iguatu

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da SESA, Manoel Fonseca, acaba de confirmar que não há, até o presente momento, nenhum caso confirmado de Gripe Suína no município de Iguatu.
No último dia 12 deste mês, a Secretaria de Saúde Estadual havia emitido um boletim técnico, onde registrava dois casos em monitoramento aqui neste município. Após exames realizados nos pacientes suspeitos, foi descartada a hipótese de vírus INFLUENZA H1N1.

Cá pra nós

Alguns setores da imprensa de Iguatu fizeram um auê tão grande em relação a esses possíveis casos que nos preocupou.
Desse jeito esse tipo de imprensa vai adoecer muito gente.
Assim não dá.

Iguatu Notícias/Lindomar Rodrigues

Uece: faculdade de Iguatu realiza Semana de Letras

A Semana de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) será realizada a partir da próxima segunda-feira (17). Dentre a programação do evento, que encerra na próxima sexta-feira (21), acontecerão palestras, minicursos, exposições, exibição de filmes, trabalhos de alunos, apresentações teatral e musical. A Semana de Letras contempla as áreas disciplinares de Literatura, Linguística e cultura em geral.

As inscrições para os minicursos serão feitas na secretaria da Fecli, até esta sexta-feira (14), no valor de R$ 5,00 com direito a certificado, que serão entregues no final do evento. A programação da Semana de Letras é destinada a alunos, professores e interessados. O acesso é inteiramente gratuito. Todas as ações envolvendo o encontro acontecerão no prédio da Faculdade de Iguatu, situada na Rua Deoclécio Lima Verde, s/n.

Mulungu: população assustada com suposto ovni. Veja reportagem

Uma cena curiosa chamou a atenção dos moradores de Mulungu, no Maciço de Baturité. Agricultores da localidade de Guritiba teriam visto um Objeto Voador Não Identificado (Ovni) numa propriedade. O pouso da suposta nave extraterrestre teria acontecido sobre uma plantação de bananas.

As plantas ficaram queimadas e sofreram um corte por igual. O fenômeno teria atingido um raio de aproximadamente trinta metros. Especialistas em ufologia, que estudam eventos dessa natureza, já visitaram o local e garantem: a região foi, de fato, visitada por um disco voador. De acordo com o relato desses pesquisadores, esses episódios ocorrem na região a cada dez anos.

A população ficou bastante assustada e chamou a equipe da TV Jangadeiro para registrar o que aconteceu.

Parte 01



Parte 02



Jangadeiro Online

Campos Sales-CE: Homem é preso ao tentar socorrer no hospital a mulher que havia assassinado

Mais uma mulher foi morta no município de Campos Sales, sendo a décima terceira deste ano na região do Cariri. O fato repercutiu naquela cidade por conta do homicídio registrado por volta das 17 horas desta quinta-feira na Rua 21 de Junho, 555 (Bairro Poço), ostentando características passionais. O autor foi preso no hospital da cidade quando socorria a vítima. A última mulher assassinada em Campos Sales foi Maria da Silva Borges, de 32 anos, no dia 5 de julho de 2007. Ela foi morta com cinco facadas em sua casa na Avenida Bárbara de Alencar pelo seu amante Antonio Negreiros.

Ontem, segundo o Major Marcos Antonio dos Santos Nascimento, Comandante da 4ª companhia do 2º BPM, populares residentes no bairro ligaram para a polícia informando terem ouvido um disparo de arma de fogo. Imediatamente compareceu ao local a VTR RP 2144 comandada pelo Subtenente Freitas auxiliados pelos Soldados Soares e Glauciano. Já souberam junto aos populares que a vítima Rita de Cássia da Silva, de 30 anos, que residia no imóvel, havia sido socorrido às pressas para o hospital municipal de Campos Sales por conta de um disparo de espingarda no abdômen.

Miséria

Alimentação escolar: Prefeito diz que não faltará merenda


"Não vamos deixar alunos com fome e não vamos deixar que falte merenda escolar em nosso município. Desde o primeiro momento, estamos empenhados em manter os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)". A afirmação é do prefeito de Saboeiro (município localizado a 430 quilômetros de Fortaleza), Marcondes Ferraz (PSDB). Ele esteve na redação do Diário do Nordeste para prestar esclarecimentos sobre a série de reportagens publicada de 14 a 17 de julho, quando se divulgou a interrupção da merenda escolar naquele município, localizado na região dos Inhamuns.

Segundo Ferraz, houve, de fato, problemas com a prestação de contas da administração anterior (tal como foi divulgada na reportagem), o que ensejou a atual gestão a ingressar com uma ação na Justiça, para regularizar o repasse do Pnae.

De acordo com o prefeito, desde o primeiro dia de aula foram entregues o fardamento escolar, tênis, calça, camisa e mochila e também foi implantado o agente de aprendizagem, em que o aluno permanece até oito horas na sala de aula. "Pegamos a Prefeitura destruída, por esse motivo foi necessário fazer uma revisão nas escolas, no sentido de ampliar e reformar essas unidades de ensino", afirmou.

Com isso, houve um aumento de 700 novos alunos matriculados, somando cerca de 4.600 estudantes, o que representou num acréscimo de 25% no corpo discente este ano, conforme informou Marcondes Ferraz.

DN

Acopiara: Mostra competitiva de teatro antecede festival

Neste ano, o Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac), em sua 20ª edição, será realizado neste mês, no período de 20 a 27 de agosto. Tradicionalmente, o evento acontecia em julho. Uma outra novidade é a mostra paralela de espetáculos "Fetac em cena", de 15 a 19 próximo, antecedendo as apresentações competitivas. No próximo sábado, portanto, a arte cênica já começa a invadir o palco do Centro Social.

O Fetac é um evento tradicional que atrai grupos de teatro amador de várias cidades do Ceará, contribuindo para a troca de experiência e o crescimento da arte cênica. A primeira parte do evento, o "Fetac em Cena", reúne seis espetáculos, que serão apresentados sempre a partir das 20 horas, no Centro Social. Amanhã, ocorre a abertura com o espetáculo "Esperando Comadre Daiana", da Cia Livremente de Teatro do município de Juazeiro do Norte.

No domingo, 16, é a vez da peça "Livrolândia, o reino da leitura", da Cia Camarim de Teatro, de Maranguape. O grupo Fusuê, de Caucaia, se apresenta na segunda-feira, 17, com a peça "Os sinos". Na terça-feira, os moradores podem conferir o espetáculo "Fogo Fátuo", do grupo Anjos da Alegria, da cidade do Crato. Na quarta, 19, duas apresentações encerram a primeira etapa, com o "Mistério da Cascata", do grupo Parque de Teatro de Aquiraz, e "A inocente e a indecente em: Que marmotas são essas?". Em seguida, haverá show humorístico com Luana do Crato.

A abertura da 20ª edição do Fetac será dia 20, no Centro Social. Haverá apresentação da peça "Carrossel do Tempo", da Oficarte Teatro e Cia, da cidade de Russas, show artístico com o grupo Arte Cultural e Banda de Percussão e Bonecos Gigantes, de Aracati. O cantor Eime do Recife e banda Sigma encerram a noite no Pólo de Lazer.

Neste ano, cinco espetáculos participam da mostra competitiva. Uma outra novidade é que as peças concorrentes terão duas apresentações a cada noite, às 20 horas e às 21h30. A idéia dos organizadores do evento é permitir um maior número de público. Durante o Fetac, haverá também em outros espaços, como Núcleo de Artes e no Pólo de Lazer, mostra de peças paralelas e shows musicais.

Sexta-feira, dia 21, a disputa do troféu Lage de Teatro, começa com a apresentação da peça "O jogo das velhas", da Cia Ortaet de Teatro de Iguatu. No sábado, 22, é a vez do "Mágico de Oz", do grupo Anjos de Alegria, do Crato. Domingo, 23, a Cia Arrumação, da cidade de Caucaia, concorre com o espetáculo "Retalho Rebotalho".

O evento prossegue, na segunda-feira, 24, com a participação da peça "Developar", do Núcleo Humus de Pesquisas Teatrais, de Itapipoca. No dia seguinte, sobe ao palco do Centro Social, os artistas da Cia Lua Inteira de Teatro, de Morada Nova. Dia 26, não haverá mostra competitiva e o encerramento do Fetac será quinta-feira, às 21hs, com a premiação e troféu Lages de Teatro.

Durante o Fetac, a pequena cidade de Acopiara, na região Centro-Sul, transforma-se no centro da arte teatral cearense. O festival atrai centenas de moradores e artistas de várias cidades. "São duas décadas da promoção da cultura no Interior", observa um dos promotores, Dário de Souza Lima, da Cia Cordel de Teatro de Acopiara. "Enfrentamos muitos desafios, dificuldades, mas colhemos bons frutos". Um dos êxitos do Fetac é o papel de formador de platéia. Depois de duas décadas do evento, há em muitos jovens da cidade o desejo de assistir aos espetáculos. "Isso é positivo e nos dá satisfação", diz Mardone Nunes, artista plástico e um dos organizadores do festival.

Disputa

5 peças participam da mostra competitiva, que antecede o Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac), em sua 20ª edição.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Reprodução animal: Produtores conhecem técnica de inseminação

Em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), campus de Iguatu, realizou um dia de campo com alunos e produtores de ovinos e caprinos para divulgar e incentivar a técnica de inseminação artificial com diluição do sêmen em água de coco. A idéia é melhorar a qualidade do rebanho com redução de custo.

A orientação sobre a técnica foi dada pelo veterinário e professor da Uece, José Ferreira Nunes, que é o detentor da pesquisa no Brasil, que usa água de coco para diluição e conservação do sêmen de reprodutores ovinos e caprinos.

Esse estudo, em parceria com a França, resultou na primeira patente biológica obtida pelo Brasil e que é hoje reconhecida internacionalmente.

Segundo o professor José Nunes, para o preparo da solução diluidora se faz necessário usar apenas citrato de sódio, água destilada e de coco. O sêmen diluído nessa solução com a água de coco, a 4°C, tem maior resistência, em torno de 60 horas, enquanto que nas soluções tradicionais dura apenas 24 horas. "Além reduzir o custo, essa solução tem uma maior eficiência", explica Nunes. De um litro de água de coco retira-se 200ml de solução.

O professor Nunes mostra-se preocupado com a necessidade de difusão da tecnologia e de seu uso pelos criadores. "Não adianta produzir tecnologia de conservação do sêmen de caprinos em água de coco, um método reconhecido mundialmente, se a gente não tiver acesso aos produtos", observou. "Esses avanços precisam chegar ao conhecimento dos pequenos produtores para ampliar a renda familiar", destacou.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Polícia fecha banca de jogo do bicho em Cedro

Policiais civis lotados na Delegacia Regional de Icó fecharam, na tarde desta quinta-feira, duas casas de jogo do bicho que funcionavam no município de Cedro na região Centro Sul do Ceará. A determinação foi do Ministério Público, através do Promotor de Justiça Leidomar Pereira, e motivada por denúncias anônimas. Quatro pessoas foram detidas na operação desenvolvida pelos inspetores Tales Batista, Jefersson, Pedro Jorge, Egberto, Pinheiro, Nogueira e Rubens.

Na Rua Raimunda Cândida de Moura, os policiais encontraram grande quantidade de material para o exercício da contravenção como poules, resultados de extrações, cadernos de anotações e calendários. Foi na residência do proprietário da banca, José Aroldo Caetano Silva. Já na Praça da Matriz a polícia localizou outra casa de jogo, onde se encontrava o gerente Francisco das Chagas Alves Ferreira e os cambistas Absalão Gonçalves Eufrázio e Cícero Caetano Freire.

Todos foram detidos e conduzidos à Delegacia da Polícia Civil de Icó para serem ouvidos pelo delegado José Gonçalves de Almeida. De acordo com o promotor Leidomar Pereira vão responder a contravenção penal. Nas poules era usado o nome Loteria dos Sonhos para enganar os apostadores. A policia apreendeu, também, certa quantia em dinheiro.

Miséria