domingo, 16 de agosto de 2009
Câmara de Vereadores de Acopiara aprova Projeto de Lei criando a Previdência Própria
Guerreiro, Vasco faz do Canindé sua casa e vence a Portuguesa de virada
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 23 milhões
Confira os números sorteados: 07 - 17 - 18 - 33 - 41 - 42
Segundo a Caixa, 119 bilhetes acertaram cinco números e vão receber R$ 16.950,03. Outras 10.353 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 278,32.
Serra mantém liderança na disputa pela Presidência, mostra Datafolha
Serra, que tinha 38% das intenções de voto no levantamento anterior, realizado entre 26 e 28 de maio, oscilou um ponto para baixo e está com 37%.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), manteve os 16% registrados na pesquisa anterior. O ex-minsitro e deputado federal Ciro Gomes (PSB) também manteve o percentual do levantamento anterior, 15% das intenções de voto.
A ex-senadora Heloisa Helena, do PSOL, oscilou positivamente dentro da margem de erro, e passou de 10% para 12% das intenções de voto. Brancos, nulos ou nenhum registraram 12% e 7% não souberam responder.
A pesquisa Datafolha foi realizada com 4.100 eleitores entre os dias 11 e 13 de agosto em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
sábado, 15 de agosto de 2009
Cid Gomes confirma participação no Iguatu Festeiro e Governo do Ceará é o novo apoiador do evento
Nesta sexta-feira, 14/08, o prefeito de Iguatu esteve em reunião com o Governador Cid Gomes na sua residência oficial. Neste encontro, estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho e o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho. Foram horas de um bate papo descontraído, mas que simbolizou uma nova era na política de Iguatu e região. Numa demonstração de apoio a administração do Prefeito Agenor Neto, a partir deste encontro, o Governo do Estado do Ceará, estará como apoiador do maior evento junino fora de época do Ceará, o Iguatu Festeiro. Além disso, o chefe do executivo cearense confirmou a sua participação no evento.
O governador Cid Gomes estará em Iguatu no dia 28/08 realizando o lançamento do programa Ronda do Quarteirão e em seguida estará se dirigindo ao maior evento junino fora de época."Foi um encontro onde debatemos sobre vários assuntos, e na oportunidade convidamos o governador Cid Gomes participar Iguatu Festeiro, e o mesmo prontamente aceitou o nosso convite além de colocar o apoio do Governo do Ceará ao evento”, disse Agenor Neto.
O chefe do executivo iguatuense também apresentou projetos que foram rapidamente aprovados pelo governador Cid Gomes e que terá o seu apoio. "Apresentamos os projetos da urbanização da Rua Martins Soares Moreno e da construção do nosso Centro de Convenções e o governador ficou impressionado com todo o projeto, e em seguida acionou seus secretários para agilizarem tudo o que for necessário para o rápido andamento destas ações”, destacou prefeito Agenor Neto.
Iguatu.Net
Estímulo ao consumo consciente
Thai Nhia falou sobre uma das campanhas do projeto que propõe o uso retornável. Ao invés de jogar a sandália Goóc fora, você entrega a peça que iria jogar no lixo na coleta da loja e tem R$ 5 de desconto. A sandália usada será reutilizada e voltará nova ao mercado. Outra campanha foi desenvolvida por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, embaixador do Projeto 2014, apresentado para empresários da Grécia, Itália, Turquia e Croácia na divulgação da reciclagem de pneu.
A Goóc também vai trabalhar campanha com as principais universidades do País para estudos sobre desenvolvimento tecnológico e aperfeiçoamento de técnicas e reaproveitamento de borracha e outra para buscar as melhores regulamentações quanto a problemática do lixo borracha de pneu. O projeto da Goóc também será desenvolvido no Interior pelo Magazine Mart Center que tem lojas em Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó. Também pretende reativar indústrias de borracha ociosas, discutir reciclagem de pneus e ampliar a geração de empregos.
O Povo
Segundo jornal italiano, Massa pode voltar no GP da Itália, em 13 de setembro
Unifor multada por descumprimento contratual
Ministério Público do Ceará
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Artur Bruno pede fiscalização em 33 municípios que têm previdência própria
Para o parlamentar, o Ministério da Previdência Social tem a obrigação de fiscalizar esses municípios, os quais, segundo ele, não fazem o demonstrativo previdencial. Artur Bruno aproveitou o pronunciamento para denunciar a situação da cidade de Itapipoca, onde o prefeito João Ribeiro Barroso aprovou uma lei que aumenta a contribuição dos servidores para 15% quando, de acordo com o deputado, a regra prevê de 8% a 11%. “O prefeito está fazendo o confisco da remuneração daqueles servidores. Isso é roubo, estelionato, é se apropriar indevidamente de bens. Não podemos ser coniventes com esta realidade”, declarou.
O petista está entrando com um requerimento para que o Ministério da Previdência Social divulgue um relatório total desses municípios e solicitando que o TCM exija que toda administração municipal faça a publicidade do seu recurso. “Muitos prefeitos que fazem previdência social a fazem para burlar.
Cá pra nós
O blog foi informado que a Câmara de Vereadores de Acopiara aprovou recentemente o Projeto de Lei do Executivo que cria a Previdência Própria.
O blog está checando para trazer mais informações.
O município de Acopiara deve 10 milhões de reais a Previdência Federal.
Fonte:Site da Assembléia Legislativa
Estamos mudando de endereço eletrônico: Aguarde!
Nas próximas horas você vai poder acessá-lo em novo endereço eletrônico: www.lindomarrodrigues.com
Muito obrigado pela comprensão.
Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog
Tramita no Congresso Nacional processo de equiparação de salário de policiais militares
De autoria do Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá a Emenda estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos.
Gusmão frisa que esta luta vem viabilizar a igualdade de salário da PM e dos Bombeiros em todo o país, já que a diferença salarial de um Estado para o outro e muito grande.
IBGE: população de Iguatu passa de 97 mil
Para consultar os demais municípios, clique no link abaixo.
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2009/POP2009_DOU.pdf
Iguatu Notícias
Estamos mudando de endereço eletrônico: Aguarde!
Nas próximas horas você vai poder acessá-lo em novo endereço eletrônico: www.lindomarrodrigues.com
Muito obrigado pela comprensão.
Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog
SESA descarta casos suspeitos de Gripe Suína em Iguatu
No último dia 12 deste mês, a Secretaria de Saúde Estadual havia emitido um boletim técnico, onde registrava dois casos em monitoramento aqui neste município. Após exames realizados nos pacientes suspeitos, foi descartada a hipótese de vírus INFLUENZA H1N1.
Cá pra nós
Alguns setores da imprensa de Iguatu fizeram um auê tão grande em relação a esses possíveis casos que nos preocupou.
Desse jeito esse tipo de imprensa vai adoecer muito gente.
Assim não dá.
Iguatu Notícias/Lindomar Rodrigues
Uece: faculdade de Iguatu realiza Semana de Letras
As inscrições para os minicursos serão feitas na secretaria da Fecli, até esta sexta-feira (14), no valor de R$ 5,00 com direito a certificado, que serão entregues no final do evento. A programação da Semana de Letras é destinada a alunos, professores e interessados. O acesso é inteiramente gratuito. Todas as ações envolvendo o encontro acontecerão no prédio da Faculdade de Iguatu, situada na Rua Deoclécio Lima Verde, s/n.
Mulungu: população assustada com suposto ovni. Veja reportagem
As plantas ficaram queimadas e sofreram um corte por igual. O fenômeno teria atingido um raio de aproximadamente trinta metros. Especialistas em ufologia, que estudam eventos dessa natureza, já visitaram o local e garantem: a região foi, de fato, visitada por um disco voador. De acordo com o relato desses pesquisadores, esses episódios ocorrem na região a cada dez anos.
A população ficou bastante assustada e chamou a equipe da TV Jangadeiro para registrar o que aconteceu.
Parte 01
Parte 02
Jangadeiro Online
Campos Sales-CE: Homem é preso ao tentar socorrer no hospital a mulher que havia assassinado
Ontem, segundo o Major Marcos Antonio dos Santos Nascimento, Comandante da 4ª companhia do 2º BPM, populares residentes no bairro ligaram para a polícia informando terem ouvido um disparo de arma de fogo. Imediatamente compareceu ao local a VTR RP 2144 comandada pelo Subtenente Freitas auxiliados pelos Soldados Soares e Glauciano. Já souberam junto aos populares que a vítima Rita de Cássia da Silva, de 30 anos, que residia no imóvel, havia sido socorrido às pressas para o hospital municipal de Campos Sales por conta de um disparo de espingarda no abdômen.
Miséria
Alimentação escolar: Prefeito diz que não faltará merenda

Segundo Ferraz, houve, de fato, problemas com a prestação de contas da administração anterior (tal como foi divulgada na reportagem), o que ensejou a atual gestão a ingressar com uma ação na Justiça, para regularizar o repasse do Pnae.
De acordo com o prefeito, desde o primeiro dia de aula foram entregues o fardamento escolar, tênis, calça, camisa e mochila e também foi implantado o agente de aprendizagem, em que o aluno permanece até oito horas na sala de aula. "Pegamos a Prefeitura destruída, por esse motivo foi necessário fazer uma revisão nas escolas, no sentido de ampliar e reformar essas unidades de ensino", afirmou.
Com isso, houve um aumento de 700 novos alunos matriculados, somando cerca de 4.600 estudantes, o que representou num acréscimo de 25% no corpo discente este ano, conforme informou Marcondes Ferraz.
DN
Acopiara: Mostra competitiva de teatro antecede festival
Neste ano, o Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac), em sua 20ª edição, será realizado neste mês, no período de 20 a 27 de agosto. Tradicionalmente, o evento acontecia em julho. Uma outra novidade é a mostra paralela de espetáculos "Fetac em cena", de 15 a 19 próximo, antecedendo as apresentações competitivas. No próximo sábado, portanto, a arte cênica já começa a invadir o palco do Centro Social.O Fetac é um evento tradicional que atrai grupos de teatro amador de várias cidades do Ceará, contribuindo para a troca de experiência e o crescimento da arte cênica. A primeira parte do evento, o "Fetac em Cena", reúne seis espetáculos, que serão apresentados sempre a partir das 20 horas, no Centro Social. Amanhã, ocorre a abertura com o espetáculo "Esperando Comadre Daiana", da Cia Livremente de Teatro do município de Juazeiro do Norte.
No domingo, 16, é a vez da peça "Livrolândia, o reino da leitura", da Cia Camarim de Teatro, de Maranguape. O grupo Fusuê, de Caucaia, se apresenta na segunda-feira, 17, com a peça "Os sinos". Na terça-feira, os moradores podem conferir o espetáculo "Fogo Fátuo", do grupo Anjos da Alegria, da cidade do Crato. Na quarta, 19, duas apresentações encerram a primeira etapa, com o "Mistério da Cascata", do grupo Parque de Teatro de Aquiraz, e "A inocente e a indecente em: Que marmotas são essas?". Em seguida, haverá show humorístico com Luana do Crato.
A abertura da 20ª edição do Fetac será dia 20, no Centro Social. Haverá apresentação da peça "Carrossel do Tempo", da Oficarte Teatro e Cia, da cidade de Russas, show artístico com o grupo Arte Cultural e Banda de Percussão e Bonecos Gigantes, de Aracati. O cantor Eime do Recife e banda Sigma encerram a noite no Pólo de Lazer.
Neste ano, cinco espetáculos participam da mostra competitiva. Uma outra novidade é que as peças concorrentes terão duas apresentações a cada noite, às 20 horas e às 21h30. A idéia dos organizadores do evento é permitir um maior número de público. Durante o Fetac, haverá também em outros espaços, como Núcleo de Artes e no Pólo de Lazer, mostra de peças paralelas e shows musicais.
Sexta-feira, dia 21, a disputa do troféu Lage de Teatro, começa com a apresentação da peça "O jogo das velhas", da Cia Ortaet de Teatro de Iguatu. No sábado, 22, é a vez do "Mágico de Oz", do grupo Anjos de Alegria, do Crato. Domingo, 23, a Cia Arrumação, da cidade de Caucaia, concorre com o espetáculo "Retalho Rebotalho".
O evento prossegue, na segunda-feira, 24, com a participação da peça "Developar", do Núcleo Humus de Pesquisas Teatrais, de Itapipoca. No dia seguinte, sobe ao palco do Centro Social, os artistas da Cia Lua Inteira de Teatro, de Morada Nova. Dia 26, não haverá mostra competitiva e o encerramento do Fetac será quinta-feira, às 21hs, com a premiação e troféu Lages de Teatro.
Durante o Fetac, a pequena cidade de Acopiara, na região Centro-Sul, transforma-se no centro da arte teatral cearense. O festival atrai centenas de moradores e artistas de várias cidades. "São duas décadas da promoção da cultura no Interior", observa um dos promotores, Dário de Souza Lima, da Cia Cordel de Teatro de Acopiara. "Enfrentamos muitos desafios, dificuldades, mas colhemos bons frutos". Um dos êxitos do Fetac é o papel de formador de platéia. Depois de duas décadas do evento, há em muitos jovens da cidade o desejo de assistir aos espetáculos. "Isso é positivo e nos dá satisfação", diz Mardone Nunes, artista plástico e um dos organizadores do festival.
Disputa
5 peças participam da mostra competitiva, que antecede o Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac), em sua 20ª edição.
Honório Barbosa
Diário do Nordeste
Reprodução animal: Produtores conhecem técnica de inseminação
Em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), campus de Iguatu, realizou um dia de campo com alunos e produtores de ovinos e caprinos para divulgar e incentivar a técnica de inseminação artificial com diluição do sêmen em água de coco. A idéia é melhorar a qualidade do rebanho com redução de custo.A orientação sobre a técnica foi dada pelo veterinário e professor da Uece, José Ferreira Nunes, que é o detentor da pesquisa no Brasil, que usa água de coco para diluição e conservação do sêmen de reprodutores ovinos e caprinos.
Esse estudo, em parceria com a França, resultou na primeira patente biológica obtida pelo Brasil e que é hoje reconhecida internacionalmente.
Segundo o professor José Nunes, para o preparo da solução diluidora se faz necessário usar apenas citrato de sódio, água destilada e de coco. O sêmen diluído nessa solução com a água de coco, a 4°C, tem maior resistência, em torno de 60 horas, enquanto que nas soluções tradicionais dura apenas 24 horas. "Além reduzir o custo, essa solução tem uma maior eficiência", explica Nunes. De um litro de água de coco retira-se 200ml de solução.
O professor Nunes mostra-se preocupado com a necessidade de difusão da tecnologia e de seu uso pelos criadores. "Não adianta produzir tecnologia de conservação do sêmen de caprinos em água de coco, um método reconhecido mundialmente, se a gente não tiver acesso aos produtos", observou. "Esses avanços precisam chegar ao conhecimento dos pequenos produtores para ampliar a renda familiar", destacou.
Honório Barbosa
Diário do Nordeste
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Polícia fecha banca de jogo do bicho em Cedro
Na Rua Raimunda Cândida de Moura, os policiais encontraram grande quantidade de material para o exercício da contravenção como poules, resultados de extrações, cadernos de anotações e calendários. Foi na residência do proprietário da banca, José Aroldo Caetano Silva. Já na Praça da Matriz a polícia localizou outra casa de jogo, onde se encontrava o gerente Francisco das Chagas Alves Ferreira e os cambistas Absalão Gonçalves Eufrázio e Cícero Caetano Freire.
Todos foram detidos e conduzidos à Delegacia da Polícia Civil de Icó para serem ouvidos pelo delegado José Gonçalves de Almeida. De acordo com o promotor Leidomar Pereira vão responder a contravenção penal. Nas poules era usado o nome Loteria dos Sonhos para enganar os apostadores. A policia apreendeu, também, certa quantia em dinheiro.
Miséria
Terra treme em Santana do Acaraú
A terra voltou a tremer nesta quinta-feira, na Zona Note do Ceará. Dessa vez, no distrito de Sapó, situado em Santana do Acaraú, o que deixou a população assustada.
Segundo a Defesa Civil, o tremor foi da ordem de 2.7 graus na escala Richter, mas não causou prejuízos. Durou poucos segundos.
Eliomar de Lima
Pleno homologa concurso público do TJCE
O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (13/08), a homologação do concurso público realizado em 2008, para provimento de vagas em cargos de nível superior e médio no Judiciário cearense. A convocação dos aprovados terá início após publicação da homologação no Diário da Justiça. Será respeitado o prazo de validade do concurso, que é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.O presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, submeteu a homologação do certame ao Tribunal Pleno e obteve aprovação dos desembargadores, excetuando-se daqueles impedidos legalmente de votar. “No edital do concurso, determinou-se que a aprovação competiria à presidência do Tribunal. Existe, no entanto, um dispositivo específico no nosso regimento interno atribuindo esse ônus ao Pleno. Para não descumprir o edital, aprovei o concurso e o submeti aos demais membros da Corte de Justiça”, explicou.
O edital do concurso foi lançado no dia 31 de julho de 2008 e ofereceu 200 vagas, distribuídas entre os cargos de Oficial de Justiça, Analista Judiciário e Técnico Judiciário. A organização do processo seletivo ficou a cargo do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
Tribunal de Justiça do Ceará
Internauta policial: Polícia Militar do Ceará pede socorro
Por melhores condições de trabalhos, só assim poderemos dar a sociedade a policia que merece. O amigo já viu a situação das viaturas das pequenas cidades que não foram e não serão agraciadas com as luxuosas viaturas do RONDA.
O Código Nacional de Trânsito não pode nem falar em passar por perto de uma viatura do Ceará. (pneus carecas, vidros quebrados, faróis queimados, freio de mão não existe, “imagine freios e extintor de incêndio”, policiais sem habilitação ou com CNH vencida e recebendo 23 reais de gratificação para ser o chamado bola roda da PM.
Como pode uma Viatura abordar um cidadão e cobrar-lhe um destes equipamentos se o estado não segue o Código Nacional de Trânsito?
O fardamento dos policiais que não são do Ronda o chamado (couro de jumento) como no meio policial é chamado devido à semelhança com as cores do pobre jumento. "Mas o mestre Luiz Gonzaga da dizia o jumento é nosso irmão”. O armamento usado por esses policiais dar um tiro e cai o tambor se ele tiver sorte do tiro sair. (mas o governo vai dizer que comprou várias pistolas, “mas elas estão na cintura dos oficiais nos gabinetes e as pobres cidades do interior sem nada, além de que, os policiais é que compraram com os míseros soldos essas pistolas.
VEJA O QUE HOUVE NO ESTADO VIZINHO.
Ainda não houve acordo entre o Governo do Estado da Bahia e a PM sobre o fim do movimento “POLÍCIA LEGAL”
Operação Legal = Movimento em que a polícia faz apenas o que estar previsto no regulamento.
1. Policiais só vão pra rua se as viaturas tiverem em perfeitas condições e de acordo com o Código Nacional de Trânsito.
2. Policiais só vão sair dos quartéis se tiverem coletes e armas em bom estado de conservação e funcionando.
3. Equiparação com o salário da PEC.
4. 40 horas no máximo de trabalho por semana.
5. E outros direitos previstos em regulamento.
As principais reivindicações dos militares foram R$ 4 mil de salário base para um soldado, além de mudanças no pagamento das gratificações. Para pressionar o governo, a categoria decretou o início da chamada 'Operação Legal', na segunda-feira (10).
Pelas regras da operação, os oficiais cumpririam à risca o que determina a Constituição Federal, que veta, por exemplo, o uso de viaturas com irregularidades e a atuação de policiais sem armamento apropriado. Com isso, boa parte dos policiais militares ficaria aquartelados, já que não havia condições para o trabalho.
Em nota oficial, o governo classificou como “movimento paredista” a interrupção dos serviços prestados por policiais militares, configurando quebra da hierarquia e da disciplina.
Divergências
Apesar de tanto o movimento dos policiais militares quanto o governo anunciarem o acordo selado, o deputado estadual Capitão Tadeu Fernandes (PSB), outra liderança dos PMs, postou em seu site pessoal às 22h54 desta terça-feira.
“Não vamos sair com as viaturas até que realmente seja resolvido às nossas reivindicações. Só saio com a viatura se o comandante da companhia se responsabilizar pela condução do veiculo,” relatou um soldado que preferiu não se identificar.
Reivindicações dos PMs
Dentre as propostas fornecidas ao governo, estão reajuste salarial e a equiparação salarial com os soldados de Brasília, que ganham R$ 4 mil. Melhores condições de trabalho, já que alguns policiais fazem diligências sem coletes e com viaturas sucateadas.
Ceará - Interior do Estado ganhará mais 15 delegacias
Até o final de 2009, mais cinco processos licitatórios serão feitos para a construção de cinco novas delegacias. O projeto prevê 50 novas delegacias até o final de 2010. Os próximos municípios beneficiados são Chorozinho, Pindoretama, Independência, Banabuiú, Orós e Araripe.
Atualmente, 18 novos prédios estão em obras.
Fonte: Portal Verdes Mares
Sites de Iguatu e região destacam nome de blogueiro como possível candidato a prefeito de Acopiara
A notícia que rapidamente foi espalhada na "Terra do Lavrador", foi vista com bons olhos por grande parte da população acopiarense.
Como disse anteriormente, a oposição de Acopiara, sem dúvida, nas próximas eleições municipais, terá um grande nome para concorrer e ganhar o pleito.
Para tranquilizar o povo da minha querida Acopiara não houve nenhum rompimento político com o médico Vilmar Félix Martins. Muito pelo contrário, o médico tem a nossa preferência para ser o candidato a prefeito em 2012.
Como as eleições municipais estão distantes, nada melhor do que continuar trabalhando e ajudando as pessoas que mais precisam.
E vamos nós...
Sites que divulgaram a matéria:
www.iguatunoticias.com
www.iguatu.net
www.quixelonoticias.blogspot.com
www.solonopole.blogspot.com
www.fabriciomoreiraico.blogspot.com
Câmara de Vereadores de Acopiara lidera gastos com diárias pagas
Na pesquisa feita no Portal Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, o blog ficou surpreso com o volume de gastos.
Até agora, somente com diárias, a Câmara Municipal de Acopiara gastou a bagatela de R$ 29.027,71, dados atualizados no último dia 27 de julho de 2009.
Lo link abaixo você vai conhecer quais são os principais "diaristas".
| Confira aqui |
Empresários são suspeitos de golpe milionário em Fortaleza
Em depoimento prestado ao Ministério Público, ele negou as acusações de que seria um "laranja" de uma empresa fantasma até ver fotos que comprovavam a fraude. Ele acabou confessando que, em janeiro deste ano, foi procurado pelo ex-patrão, que lhe ofereceu um aumento de salário: R$ 650 para abrir a empresa em seu nome. O rapaz disse ainda que não teve acesso às contas da empresa. Só sabe que o açúcar vinha de Goiás e era repassado diretamente para os compradores.
O Ministério Público continua investigando o número de envolvidos na fraude. Serão ouvidos empresários, contadores e funcionários de cerca de dez empresas cearenses. A suspeita é de que uma quadrilha de sonegadores esteja agindo no estado. A pena para este tipo de crime varia de 2 a 5 anos de prisão.
O Globo
Prefeitura de Iguatu lança Refis 2009
A Prefeitura de Iguatu criou o Refis 2009 (renegociação fiscal de dívidas) para quem está devendo impostos e outras obrigações. O prefeito Agenor Neto (PMDB) sancionou o Programa de Parcelamento de Créditos da Fazenda Pública Municipal, criado pela lei municipal de Nº1305, onde garante ao contribuinte obter até 100% de desconto dos juros e multas no pagamento à vista.O objetivo do Refis é renegociar com contribuintes débitos até 30 de dezembro de 2008, que estejam inscritos (ou não) na dívida ativa de qualquer natureza.
A medida atinge qualquer tipo de devedor físico e jurídico, e já está valendo desde o dia 1º de julho, se estendendo por um período de 60 dias. Quem quiser aderir, deve formalizar requerimento junto ao Setor de Tributação e Arrecadação da Sefin, que fica na sede da prefeitura Municipal, no bairro Bugi.
Iguatu Notícias
Nota ao Público - Prefeitura Municipal de Iguatu
Mais 6 CEOs serão construídos no Interior do Estado
Foi publicado no Diário Oficial do último dia 10, os avisos de licitação para construção de seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), nos municípios de Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Icó. O projeto para construção de cada unidade está previsto em R$ 1,2 milhão. As concorrências públicas serão realizadas no início do mês de setembro. Até 2010, o Governo vai entregar 16 Centros. Com a decisão, o Governo Estadual descentraliza a assistência à saúde para famílias que vivem no Interior do Estado.
Podem participar do processo qualquer empresa que comprove as qualificações exigidas no Edital e apresentem as propostas até as datas definidas e publicadas nos avisos de licitação. Já estão em construção os CEOs dos municípios de Russas, Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú e Ubajara. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, deverão ser entregues até o próximo mês de setembro. Em todos estes centros foram aplicados recursos do próprio tesouro estadual. Nas unidades que estão em fase de licitação serão aplicados recursos do financiamento do governo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O projeto prevê uma área de aproximadamente 500 metros quadrados e um total de 41 profissionais para realizar estimados 136 atendimentos por dia. A população beneficiada terá acesso a serviços de ortodontia, periodontia, próteses, cirurgias e até ao diagnóstico do câncer de boca. Para as pessoas com deficiência, os CEOs terão estruturas adequadas.
Confira os horários das concorrências, que acontecem na Central de Licitações do Estado:
Crateús – 10 de setembro às 8h30min
Maracanaú – 10 de setembro às 10h30min
Itapipoca – 11 de setembro às 8h30min
Quixeramobim – 11 de setembro às 10h30min
Limoeiro do Norte – 14 de setembro às 9 horas
Icó – 15 de setembro às 9 horas
Governo do Estado
Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 17 milhões
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta (12) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1099 da Mega-Sena. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será no próximo sábado (15), é de R$ 17 milhões. Confira os números sorteados: 14 – 31 – 35 – 38 – 44 - 55
Segundo a Caixa, 42 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 30.298,50. Outras 3.392 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 535,94.
Flamengo domina, esbarra na trave e empata com reservas do Flu
Romário afirma que jogará pelo América na Série B do Estadual do Rio
O tetracampeão mundial, que vem desempenhando a função de dirigente do clube de Edson Passos, revelou estar se preparando fisicamente para ter condições de defender o América na competição estadual.
Fortaleza: garoto de 13 anos morre ao assaltar
Um garoto de apenas 13 anos de idade tornou-se mais um nome na lista das vítimas dos assassinatos na Grande Fortaleza. Antônio Glaydson Terto do Nascimento acabou sendo assassinado por outro adolescente quando os dois tentavam praticar um assalto. O caso ocorreu no fim da noite de terça-feira última, na praça da igreja do Planalto Caucaia (Região Metropolitana).Segundo apurou a Polícia, Glaydson e seu companheiro de assaltos tentaram atacar um casal que caminhava pela praça. Na hora da abordagem, o homem, que seguia com a mulher para casa, decidiu reagir. Glaydson, então, ordenou ao comparsa que atirasse na vítima. Mas o garoto errou o alvo e acertou o outro adolescente, que teve morte instantânea. O atirador fugiu do local.
Diário do Nordeste
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Lúcio vê com simpatia união PR-PPS contra Cid Gomes
O presidente regional do PR, ex-governador Lúcio Alcântara, anunciou, nesta quarta-feira, a disposição de fazer uma composição de forças que apresentem uma “candidatura alternativa” ao Governo do Ceará em 2010. Ele deixou claro que disputará cadeira de deputado federal, mas afirmou ser necessário que se combata o quadro de uma possível candidatura única para o governo em 2010. Indagado de onde poderia vir essa candidatura alternativa, disse que o PPS do empresário Alexandre Pereira está trabalhando com esse objetivo. Lúcio disse que muitas conversas ainda vão ocorrer no cenário local até om pleito, mas considerou viável uma união do PR com om PPS. Alexandre Pereira, dirigente estadual, já admite disputar o Governo, enquanto Lúcio avalia que o PR ganharia força no plano da disputa proporcional.
Fabricante de calçados é morto com um tiro no peito na porta de sua casa
Mais um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira em Juazeiro do Norte. Um homem de 34 anos que trabalhava numa fábrica de calçados foi assassinado na porta de sua residência onde se encontrava com um amigo. O crime ocorreu por volta das 20h30min de ontem na Rua São Joaquim, 521 (Bairro Salesianos). Segundo testemunhas contaram à polícia, o autor teria chegado em uma motocicleta Honda Pop 100 de cor preta e placas não anotadas e efetuado os disparos.Miséria
Iguatu é destaque nacional na educação alimentar e nutricional
Participaram desta seleção municípios, estados e o Distrito Federal desde que possuísse em funcionamento, um dos equipamentos públicos do MDS, citados acima, até a data final para cadastramento das propostas conforme o edital.
Na primeira fase Iguatu participou de uma seleção com mais de 300 representações municipais. Na segunda fase o número diminuiu para 128 participantes e na última fase foram escolhidos 30 cidades sendo que o programa “ Gostinho de Mãe”, “ este é um programa que tem como principal objetivo trabalhar com a segurança alimentar com as famílias e a boa prática na reutilização dos alimentos”afirmou a Sec. de Assistência Social de Iguatu, Célia Freitas.
A disponibilidade de alimentos sadios, seu acesso por todas as pessoas, sua adequada utilização e distribuição entre os membros da família, são fatores importantes para melhorar a situação nutricional e de segurança alimentar das populações urbana e rural. A educação alimentar e nutricional tem entre os seus principais objetivos orientar a população para que faça o melhor uso dos alimentos e possa obter uma alimentação adequada, que lhe permita manter bons níveis de nutrição, saúde e bem estar.
Com esta conquista Iguatu conseguiu um co-financiamento do MDS no valor de R$ 160 mil reais,. “Com esse financiamento a Prefeitura Municipal de Iguatu terá toda possibilidade de ampliar o programa, “ Gostinho de Mãe”. Essa é a confirmação de que as ações que o nosso gestor municipal, Agenor Neto, está no caminho certo”, finalizou Célia.
Prefeitura de Iguatu faz entrega de fardamentos e material didático para a educação infantil
A solenidade de entrega foi realizada nas dependências do ginásio do Sesc, e contou com a presença de várias autoridades legislativas, secretários, além de um número aproximado de 600 crianças que estiveram presentes ao local.
A secretaria de educação registra atualmente um número de 2582 crianças matriculadas na educação infantil, distribuídas nas escolas municipais e em 08 Centros específicos para esse modelo educacional.
Presente ao evento, o prefeito Agenor Neto agradeceu aos professores pelo grande esforço que os mesmos vem fazendo no sentido de dá uma maior qualidade à educação do município, e ao mesmo tempo pediu o apoio de todos que fazem a educação da rede municipal, no sentido de que os objetivos planejados pela a sua administração sejam alcançados até o final do seu mandato.
“Eu considero muito importante poder ver os filhos dos que menos tem, estudando nas melhores escolas do nosso município. É uma meta não impossível, e poderá ser alcançada se eu puder contar com apoio de todos vocês que fazem a educação nesse município”, disse Agenor.
Iguatu Notícias
Mulher encontrada morta em carro pagou homem para matá-la
A equipe do Barra Pesada apurou na noite terça-feira (11) os detalhes da morte da mulher que foi encontrada morta no interior de um carro, no início desta tarde. Lidiane Severo, de 30 anos, estava com uma dívida estimada em R$ 200 mil, e, para não cometer suicídio, pagou a quantia de R$ 500 para um homem executá-la.Graças as informações levantadas pelo Barra Pesada e encaminhadas à polícia, o acusado pelo crime, Ricardo Nascimento Alcântara, 40 anos, pedreiro, foi encontrado e preso ainda nesta terça-feira (11) na casa de um parente, no bairro Cajazeiras. Ele confessou o crime.
A mulher foi encontrada na localidade de Tabuleiro Grande, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Seu corpo estava com uma perfuração a bala na cabeça. A família procurava por ela desde a noite de segunda, acionando a Divisão Anti-Sequestros da Polícia Civil.
Jangadeiro Online
Mudanças: Suplentes terão que ser diplomados pelos TREs
A decisão do TSE foi tomada na sessão administrativa da última terça-feira ao responder a uma consulta do TRE do Rio de Janeiro. Os demais suplentes, para obterem o diploma devem requerê-lo ao respectivo TRE, em momento posterior.
O relator da referida consulta foi o ministro Ricardo Lewandowski, esclarecendo que apenas o primeiro suplente tem interesse legítimo para propor ação de perda de mandato do titular de cargo eletivo, por infidelidade partidária.
Atualmente, apenas os eleitos são diplomados na cerimônia oficial realizada pelo TRE. No caso específico do Ceará, embora eleitos os suplentes de senador não eram diplomados durante a sessão solene realizada pelo Tribunal. A entrega do diploma a estes era feita posteriormente, mediante solicitação do interessado.
Para a Justiça Eleitoral, os suplentes são os candidatos não eleitos por partido político ou coligação de partidos que conseguiu eleger pelos menos um dos seus representantes.
DN
Comissão Especial: Deputados vão vistoriar PAC
Hoje, os líderes da Casa entrarão em um acordo para definir o nono componente, já que as indicações são baseadas na proporcionalidade dos partidos. Portanto, os oito primeiros nomes que deverão compor a comissão são dos deputados Fernando Hugo (PSDB), Tomás Figueiredo (PSDB), Nelson Martins (PT), Heitor Férrer (PDT), Guaracy Aguiar (PMDB), Ely Aguiar (PSDC), Rachel Marques (PT) e Dedé Teixeira (PT). A confirmação oficial, todavia, vai ocorrer somente hoje, segundo o presidente da Assembléia, deputado Dmingos Filho (PMDB).
Prazo
No entanto, o que já foi decidido é que o colegiado será criado com um caráter de comissão especial, e, portanto, haverá a necessidade de eleger um presidente e um relator. Além disso, os membros terão um prazo de 120 dias para apresentarem um relatório final sobre o que avaliaram após as visitas que deverão empreender nesse espaço de tempo, em Fortaleza e em alguns municípios do Interior, onde existem obras do PAC.
Diário do Nordeste
Rubinho levanta suspeita sobre desistência de Schumacher
Vasco empata em Natal e perde chance de ser líder da Série B
Fortaleza cede empate e permanece a perigo
Ceará perde, mas segue no G4
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Trinta municípios recebem equipamento para implantar telecardiologia
O Ceará está melhorando a prevenção e o controle das doenças do coração. Trinta dos 99 municípios integrados a rede de Telessaúde estão recebendo eletrocardiógrafos para realizar exames e implantar o serviço de telecardiologia. Com a telecardiologia, o diagnóstico dos eletrocardiogramas é feito via computador, através dos pontos do Telessaúde, evitando o deslocamento do médico ou do paciente para consulta com especialista. Os recursos para compra dos 30 eletrocardiógrafos, ao preço de R$ 2.333,00 cada um, são exclusivamente do Tesouro do Estado. Já estão em processo de aquisição outros 50 equipamentos, que serão distribuídos entre os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A meta da Secretaria da Saúde do Estado é equipar todos os 184 municípios do Estado com eletrocardiógrafos.
Antonina do Norte, na região Centro-Sul do Estado, com 6.761 habitantes é um dos 50 municípios que estarão recebendo o eletrocardiógrafo. “É um grande feito para nossa cidade”, afirma a secretária municipal de saúde, Filomena Barbosa de Alencar. “O ECG é ainda o mais importante e simples exame para diagnóstico das principais doenças do coração”, diz ela. “A aquisição do aparelho de eletrocardiografia representa um grande avanço para diagnóstico e tratamento das doenças do coração no nosso município. Isso coloca Antonina do Norte entre os municípios mais modernos da região em termos de medicina”, avalia a secretária.
O projeto Telessaúde, estratégia de apoio à atenção básica, que em agosto completa dois anos de atividades, já implantou o serviço em 99 municípios do Estado. Além de oferecer consulta interativa e diagnóstico por comunicação remota, o Núcleo de Telessaúde do Ceará proporciona o desenvolvimento contínuo a distância dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, a partir da utilização de multimeios – biblioteca virtual, videoconferência, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats –, evitando também que o profissional de saúde se ausente do município para fazer reciclagem e treinamento.
Os municípios que estão recebendo eletrocardiógrafos: Acaraú, Ararendá, Beberibe, Caucaia, Choro, Chorozinho, Crateús, Cruz, Eusébio, Fortim, Itarema, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itapajé, Maranguape, Marco, Mauriti, Novo Oriente, Pacatuba, Paraipaba, Pentecoste, Quixeré, Redenção, Sobral, Tamboril, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
Cá pra nós
Como o município de Iguatu foi contemplado pelo Governo do Estado com este equipamento, muito provavelmente vai aparecer "Papai Noel" dizendo que foi ele que conseguiu o benefício Alguém duvida?
Assessoria de Imprensa da Sesa
Marina faz Ciro rever planos para as eleições de 2010
Técnicos de futebol precisarão de diploma para trabalhar
A iniciativa da entidade foi uma resposta a ofício da Fifa à Conmebol, no meio do ano, em que impõe a obrigatoriedade das licenças na América do Sul. Segundo a CBF, os diplomas já seriam exigência imediata para técnicos brasileiros que quisessem trabalhar fora do país. Como ainda não há treinadores com essa graduação, deve haver um período de transição.
A licença para técnicos faz parte do contexto de novas regulações da Fifa para o futebol. Esse cenário inclui o licenciamento dos clubes, no qual é prevista a exigência da contratação de treinadores com cursos oficiais ou experiência reconhecida de cinco anos. A Fifa prevê que a norma entre em vigor na temporada 2010-2011.
TCM finaliza Portal da Transparência
Procurado pelo Jangadeiro Online, o assessor do TCM, Eunivaldo Pereira, confirmou que até a primeira quizena de setembro, o Portal estará em plena operação. Até lá, o cidadão pode auxiliar o Tribunal sugerindo informações que ainda não constam no site.
Jangadeiro Online