segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Governo Lula aumenta gasto com publicidade em 20% em 2010

Contrariando limites impostos pela legislação eleitoral, o governo Lula prevê o aumento de 20% dos gastos de publicidade no ano da eleição do seu sucessor. Os números estão na lei orçamentária, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará nesta semana, com autorizações de gastos para 2010, revela reportagem do Jornal Folha de S. Paulo de hoje (18).

A Lei Eleitoral determina que, em ano de pleito, as despesas com publicidade dos órgãos públicos não podem ultrapassar a média dos três anos anteriores ou o valor gasto no ano imediatamente anterior. O limite do governo federal leva em conta ainda os gastos das empresas estatais, cujos números ainda não estão disponíveis. A Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o governo não usará integralmente as autorizações de gastos para 2010, de forma a respeitar os limites impostos pela legislação eleitoral.

No caso dos números de gastos com publicidade institucional e de utilidade pública na administração direta, a lei orçamentária aprovada pelo Congresso reitera a proposta original do governo. Estão autorizados gastos de R$ 699,1 milhões, 20% a mais do que o valor desembolsado no ano passado, de acordo com dados da Secom.

“Eu vou comendo pelas beiradas”, diz Roberto Pessoa antes de seguir para visita ao interior já pensando na disputa ao Governo

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), segue a até quinta-feira visitando municípios do interior cearense. Hoje o administrador, pré candidato de oposição ao governo do estado, embarcou em um avião fretado rumo a diferentes distritos nos municípios de Massapê, Meruoca, Alcântaras e Sobral. Na rota da viagem visitas aos comércios locais e tendas de filiações ao Partido da República, além de encontros com lideranças para discutir os problemas do Ceará.

AGENDA

Na terça-feira Roberto Pessoa continua as visitas, dessa vez aos municípios de Cariré, Coreaú, Santana do Acaraú, Tamboriu e Monsenhor Tabosa. Na quarta-feira é a vez de Aracati e quinta-feira Roberto Pessoa visita Itapajé, Apuiarés e General Sampaio.

Na sexta-feira o prefeito de Maracanaú já havia visitado distritos nos municípios de Irauçuba, Sobral, Groaíras. Sábado Roberto Pessoa esteve em Graça, Pacujá e Limoeiro do Norte.

Quem paga a conta?

O blog foi informado que a Prefeitura Municipal de Acopiara, cedeu no último final de semana, uma de suas secretarias para a realização de uma reunião política partidária. O objetivo do encontro idealizado por um Conselho Político era discutir  entre os membros o atual momento político que vive o município.
Como a reunião foi realizada no período da noite, resta saber quem vai pagar a energia utilizada.

Moradores de Acopiara fizeram documentos no Caminhão do Cidadão mais não receberam

Durante as comemorações alusivas ao aniversário de Acopiara, no mês de setembro, no ano passado o Caminhão do Cidadão esteve em Acopiara para emissão de documentos civil básica e gratuita à população.

O trabalho foi feito só que os moradores ainda não receberam os documentos.

Com a palavra  à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

Coronel cearense, natural de Crateús está entre as vítimas do terremoto no Haiti

Entre as milhares de vítimas do terremoto que devastou o Haiti, na última terça-feira (12), está um militar cearense. Trata-se de Emílio Torres dos Santos, 46, natural da cidade de Crateús, que estava em sua segunda passagem pelo país.


O coronel desempenhava no Haiti a missão mais importante de sua carreira militar e era o homem de confiança do comandante da Força de Paz no país, o general Floriano Peixoto Vieira Neto.
Emilio tinha quase 30 anos de serviço e iria para a reserva em 2011, situação que pretendia adiar. Filho de militar, era especialista em paraquedismo, tinha cursos de guerra na selva e chegou a contrair leishmaniose numa missão na Amazônia.

Família

O cearense era casado com Ana Paula Torres e tinha duas filhas: Tatiana, de 13, e Ana Carolina, de 7. Ana Paula falava todos os dias com o marido por meio da Intenet e estranhou sua falta na terça feira (12). Após as primeiras notícias, teve a confirmação da morte do militar pelo Ministério da Defesa.
Emilio estava no Hotel Christopher quando o prédio desabou.

Com informações do radialista Carlos Renê Belo, da Rádio Príncipe Imperial, de Crateús/Jangadeiro Online

Prefeitura Cearenses: transporte escolar usado para outros fins



Veículos que deveriam estar fazendo o transporte de estudantes às escolas cearenses estão, frequentemente, sendo utilizados com outros fins pelas administrações municipais no Ceará. O desvio de finalidade de veículos destinados ao transporte escolar vem sendo constatado desde 2007 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram instalados pela Corte, 45 processos contra 37 prefeituras que resultaram em 25 multas, totalizando R$ 76,3 mil. Ainda há 17 procedimentos em andamento.

Para intensificar a fiscalização do uso destes veículos adquiridos com o dinheiro do erário estadual, está sendo elaborado um convênio a ser celebrado com órgãos que atuam no policiamento do trânsito nas rodovias estaduais e na Capital cearense. O TCE aguarda a regularização do órgão que vai substituir o Comando de Policiamento Rodoviário estadual para formalizar a parceria.

Valores

As multas aplicadas pelo desvio de finalidade varia de R$ 1.000,00 a R$ 3.100,00. Em 2007 foram aplicadas multas aos prefeitos de Jaguaribara, Baturité, Palmácia, Irauçuba, Ibaretama, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Mombaça e Barreira.

No ano seguinte, foram penalizados os gestores de Tamboril, Fortim, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Aiuaba, Bela Cruz, Baturité, Alto Santo, Trairi e Apuiarés.

As prefeituras de Tabuleiro do Norte, Horizonte, Pindoretama, Alcântara, Alto Santo, Chorozinho e Ibicuitinga têm procedimentos em aberto referente ao ano de 2009, no TCE.

Várzea Alegre: agricultor é assassinado a facada em bar

O agricultor Sebastião Benedito Dias, 31, foi vítima de homicídio a faca em Várzea Alegre, a 436 quilômetros da capital cearense, no fim da tarde deste domingo (17), por volta das 17h30min.

No momento do crime, ele estava no “bar do Oswaldo Leandro”, na localidade da Vila São Caetano. O acusado, um homem conhecido como Raimundo Canela, desferiu uma facada contra a vítima no peito esquerdo.
Sebastião chegou a ser socorrido para o Hospital São Francisco, na cidade do Crato, mas não resistiu aos ferimentos.

Jangadeiro Online

Vídeo de brasileiro mostra caos em Porto Príncipe instantes após terremoto

 

Quando o soldado brasileiro Luís Diego Morais ligou a câmera para filmar o desmoronamento da igreja Sacré Couer, no Haiti, não imaginava as proporções da tragédia que acabava de acontecer.

Ele filmou os primeiros momentos após o terremoto que abalou o Haiti na última terça-feira (12), e mostrou a o local onde morreu a missionária brasileira Zilda Arns.


As imagens mostram o desespero das pessoas que estavam ao redor da igreja e a poeira que se levantou após o desmoronamento do prédio. “Sumiu um monte de gente que estava aqui embaixo”, diz ele na gravação enquanto aponta para a pilha de tijolos que se transformou a Sacré Couer.

G1

Secretário quer aumentar a presença da PM no Interior

A Secretaria da Segurança Pública quer reforçar a Polícia Militar no Interior. A Lei de Organização Básica (LOB) que distribui territorialmente a PM será alterada este semestre. O titular Roberto Monteiro e o secretário-executivo Joel Brasil detalharam o teor da nova LOB em entrevista ao O POVO.

Monteiro tem hoje reunião com o titular da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o procurador-geral Fernando Oliveira, às 15 horas. Serão tratados os últimos detalhes da LOB. O secretário promete mandar a proposta à Assembleia Legislativa este mês.

A corporação tem sete Batalhões de Polícia Militar (BPMs), em Russas, Juazeiro do Norte, Sobral, Canindé, Fortaleza e Crateús. A nova LOB cria mais sete BPMs em Fortaleza, Maracanaú, Iguatu, Caucaia, Quixadá, Itapipoca e Tauá. A atual lei, de 1978, está velha, segundo Monteiro.

Família de Rodônia tenta encontrar parente através do Blog

Boa Noite, Lindomar

Eu sou Elisete, moro em Rolim de Moura, Rondonia, estou a procura de meu irmão que veio da Italia e chegou ai em Fortaleza no dia 12 ou 13 de janeiro, não sei bem certo, mas segundo minha mãe, quando ele chegou ai ele ligou pra ela dizendo que tinha acabado de chegar e iria pegar um taxi para ir até o terminal rodoviario de Fortaleza, e assim que ele visse o horario do ônibus ligaria pra ela para a mesma ficar irformada do horário de chegada dele aqui, mas não aconteceu mais nenhum contato depois disso. 
 
Ele é guei, o nome de batismo é Claudir de Souza, mas seu nome como é conhecido é Amanda Talyska, já procurei em varios sites de noticias de Fortaleza em páginas policiais para ver alguma noticia dessa semana sobre acidentes, mortes ou algo parecido mas nada, foi quando encontrei teu site e vi teu e-mail, foi quando resolvi te enviar este. Espero que você leia este e me de pelo menos uma luz sobre isso pois estamos distantes e não sabemos como agir,minha mãe está desesperada. 
 
Qualquer coisa pode me passar um e-mail, não tenho fone fixo, somente celular 69-8411-1828. Por favor, sei que posso contar com sua conceituada pessoa.

Fica com Deus,

Obrigada.

Elisete.

Meta do governo é transformar 1 milhão de trabalhadores em empresários


A partir do dia 8 de fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento vai disponibilizar na internet um novo sistema ao empreendedor. Segundo a pasta, com o novo programa, poderá ser superada a meta de 1 milhão de trabalhadores formalizados como empreendedores até o final deste ano.

Nesta segunda (18), o ministério vai lançar a fase de teste do sistema. No entanto, só em fevereiro é que o programa estará disponível em todos os Estados. O público-alvo do programa Empreendedor Individual são os cerca de 11 milhões de trabalhadores informais do País.

Até o dia 10 deste mês, foram registradas mais de 126 mil formalizações. Para ser empreendedor individual, é necessário faturar até R$ 36 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Concurso Público de Acopiara: faça sua inscrição nesse blog

O município de Acopiara está com inscrições abertas para o concurso que visa preencher 611 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de nível Fundamental, Médio e Superior.

Os cargos oferecidos são para auxiliar de serviços gerais(285) e vigilante (80), com nível fundamental incompleto; auxiliar de farmácia (22), com nível fundamental completo; agente da Guarda Municipal (30), agente municipal de trânsito e rodoviário (12), agente postal (10), atendente de consultório dentário (20), auxiliar de gestão - farmácia popular (5), professores municipal (100), secretário escolar (10), técnico em enfermagem (20) e técnico em higiene dentária (8), com nível médio; e educador físico (6), com nível superior. Os salários variam entre R$ 4.650 a R$ 800.

As inscrições vão até 20 de janeiro de 2010 no site da organizadora, o Iepro (www.iepro.org.br). A prova objetiva acontece no dia no dia 21 de fevereiro de 2010
Clique aqui para fazer sua inscrição

domingo, 17 de janeiro de 2010

Brasileiro teme ser esquecido em corredor da morte na Ásia



Do corredor da morte em uma prisão da Indonésia, o instrutor de voo livre Marco Archer Cardoso Moreira faz um apelo: não quer ser esquecido. Marco, 48, foi condenado à morte em 2004 por tentar entrar no país asiático com 13,4 kg de cocaína em sua asa delta. “Estou praticamente abandonado”, disse, em entrevista exclusiva ao Jornal Folha de S. Paulo. “Preciso voltar para a mídia de novo. Vou cair no esquecimento aqui.”

O brasileiro quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceda novamente junto ao colega indonésio Susilo Bambang Yudhoyono para evitar a execução da pena capital. Lula fez dois pedidos de clemência a Yudhoyono: o primeiro foi negado em 2006; o segundo ainda não teve resposta – é a sua última possibilidade de recurso. “Sempre peço à minha mãe: “Fala para a d. Marisa que o Lula tem como dar um jeito nessa história”. O Lula é poderoso, né? É da classe trabalhadora.”

Apostador de Brasília leva R$ 15 milhões da Mega-Sena sozinho

Saiu para um único bilhete, de Brasília, o prêmio de R$ 14.836.725,73 pago pelo concurso número 1145 da Mega-Sena, sorteado em Torre, no Rio Grande do Sul, na noite deste sábado (17). Os números sorteados foram: 03, 16, 19, 24, 33 e 60.

Cento e vite e nove apostadores vão dividir os R$ 13.095,79 da quina. Já a quadra vai pagar R$ 276,31 para 8.734 ganhadores.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado nesta quarta-feira (20), é de R$ 2 milhões.

Ceará goleia e Fortaleza perde

Depois de perder para o Itapipoca na segunda rodada do Campeonato Cearense, o Ceará se redimiu neste domingo (17) com uma goleada de 4 a 1 sobre o Guarani de Juazeiro, no estádio Domingão, em Horizonte. E o Vovô só precisou de um tempo para garantir os três pontos da partida, e assumir a liderança do estadual com seis pontos (mesmo número de pontos do Quixadá, porém com um gol a mais no saldo).

Lanterna

O Fortaleza novamente decepcionou a torcida neste domingo (17) ao ser goleado por 4 a 0 pela equipe do Crato, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. Com o resultado, o Leão continua sem vencer uma partida oficial em 2010 e já é o lanterna do Campeonato Cearense, com apenas um ponto ganho.

Outros resultados da terceira rodada

Limoeiro 1 x 1 Guarany de Sobral
Maranguape 0 x 1 Quixadá
Ceará 4 x 1 Guarani de Juazeiro
Boa Viagem 1 x 2 Ferroviário
Itapipoca 3 x 5 Horizonte

Polícia de Minas prende iguatuense com canários de MT

Mil canários-da-terra verdadeiros capturados em Mato Grosso foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual de Minas Gerais na madrugada de terça-feira. As aves foram interceptadas na BR-497, entre os municípios de Prata e Uberlândia, quando duas pessoas foram presas pelo crime de tráfico de animal silvestre.

O farmacêutico iguatuense Jader Matos Cavalcanti, 63 anos, e o aposentado Milton de Jesus, 62 anos, foram flagrados com as aves em dois veículos, um Corolla e um Palio Weekend. Outras pessoas também foram detidas para averiguação, mas, liberadas, depois.

Os responsáveis pelo transporte ilegal das aves foram conduzidos à Polícia Civil de Uberlândia e, depois, a uma unidade prisional da cidade. Eles disseram não ser moradores de Mato Grosso. Jader reside na cidade de Iguatu, no Ceará, e Milton, em Governador Valadares (MG). Este último responde a 16 processos judiciais e tem 14 condenações.

Leia mais...

Documentário relembra baião e o compositor de "Asa Branca"


Dirigido por Lírio Ferreira ("Baile Perfumado", "Cartola"), o filme viaja pelo Nordeste ao lado da filha de Teixeira, a atriz Denise Dummont, há mais de duas décadas radicada nos Estado Unidos. Desde Iguatu, no Ceará, terra-natal do compositor, a equipe seguiu pelo sertão para flagrar, através das lentes de Walter Carvalho, figuras da mitologia nordestina: as festas folclóricas, feiras de rua, vaqueiros de jibão, cegos cantores e o som da rabeca. "Fomos de carro filmando tudo que aparecia pela frente, uma filmagem meio acidente, nada programada", comenta o diretor, em entrevista ao IG.


Estrela de cinema e TV na década de 1980, Denise nunca havia viajado para a região e o impacto da experiência foi grande. "Essa viagem me abriu tudo. Vi a riqueza tremenda que o Brasil tem, de música, criatividade, arte, e está tudo lá, presente. Foi muito forte. Entendi de onde veio a inspiração de meu pai e por que essa música sobrevive. Foi baseada em uma coisa real, por isso ainda tem influência."
 
As gravações começaram em 2002, em um show realizado no Teatro Rival, no Rio, com a participação de grandes nomes da música brasileira – Gilberto Gil, Lenine, Zeca Pagodinho, Fagner, Elba Ramalho, entre outros – cantando músicas do compositor. Em estúdio, também deram sua colaboração Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethania e Gal Costa. As performances deram origem a um disco lançado pela Biscoito Fino e permeiam a narrativa do documentário, assim como uma escala em Nova York, com entrevistas de David Byrne, Bebel Gilberto e da banda Forró in the Dark, brasileiros que moram na cidade e revisitam o gênero nos palcos locais.

URCA: Divulgado o gabarito oficial do processo seletivo unificado 2010.1

A Comissão Executiva do Vestibular - CEV disponibilizou as provas e gabaritos do primeiro dia de exame (17.01).

Provas. Clique aqui
Gabarito. Clique aqui

Muita chuva...

Estamos de volta. Chove bastante em Acopiara nesse momento.

Operação desmonte nas prefeituras ainda sem decisão da justiça

A operação desmonte, realizada em ação conjunta do Ministério Público (MP) com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para evitar a dilapidação do patrimônio público municipal no período de transição entre administrações no fim de 2008, não teve nenhum processo definitivamente julgado até o momento. A afirmação é do promotor de Justiça Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), do MP.

A ação do grupo, pelo que informa o promotor, resultou na instauração de procedimentos judiciais em 10 dos 32 municípios investigados e, nos demais, a documentação está sendo analisada, conforme relatório pré-liminar. A operação ocorreu entre outubro e dezembro de 2008.

Luiz Alcântara defende que a demora no surgimento de resultados concretos da operação desmonte não é um atraso injustificável. Ele pondera que esse tipo de investigação é complexa, envolve vários órgãos e exige um aprofundamento das investigações. "Inclusive alguns dados têm que ser acessados por ordem judicial como é o caso da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico".

Deixa claro o promotor que é necessário aprofundar a investigação para saber o real beneficiário dos desvios. Segundo ele, é fácil constatar um desfalque no erário público, o mais complicado é saber quem se beneficiou dessa apropriação ilícita.

Fonte: DN

Aumento da Cide ampliar montante de repasses para as prefeituras


O aumento na arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) ampliou os repasses de receitas do tributo para as prefeituras. A transferência da Cide para os municípios em janeiro somou R$ 113,3 milhões, alta de 13% em relação ao repasse anterior, em outubro, quando haviam sido depositados R$ 100,1 milhões.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os valores retomaram os níveis registrados em 2008. A recuperação nos repasses ocorre depois de as receitas do tributo, que incide sobre os combustíveis e lubrificantes, caíram em quase 60% no ano passado.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Resultado do Vestibular UFC 2010 sairá somente dia 26

Será divulgada no próximo dia 26 de janeiro, através do site www.ccv.ufc.br, a relação dos aprovados no Vestibular 2010 da Universidade Federal do Ceará, segundo informa a Coordenadoria de Concursos (CCV). A princípio, o resultado seria anunciado nesta sexta-feira (15) tendo sido adiado em decorrência da mudança das datas da aplicação das provas, para não coincidir com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As provas do concurso da UFC foram aplicadas nos dias 15 de novembro (Conhecimentos Gerais) e nos dias 13 e 14 de dezembro de 2009 (Redação e Conhecimentos Específicos). As modificações do calendário do Vestibular foram feitas através de aditivo ao Edital nº 02 de 2009, da Coordenadoria de Concursos (CCV).

Lançado projeto para a terceira idade

Orós. A Prefeitura deste município lançou, nesta semana, o projeto "Conviver na terceira idade", que ampliará o atendimento a cerca de 100 idosos participantes do Centro de Convivência do Idoso do município. O projeto foi conquistado por meio de edital lançado em 2009 pela Secretaria do Trabalho Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS), que ofertará o montante de R$ 25 mil para ampliar atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais e de educação para a cidadania.

"Acreditamos que o bom atendimento ao idoso é importante para a conquista de transformações sociais no município. Valorizando nossos idosos e melhorando sua qualidade de vida, temos certeza que estamos contribuindo para que ele aumente sua autoestima e exerça sua cidadania, além de melhorar o convívio familiar", afirma a prefeita de Orós, Fátima Bezerra. O recurso transferido pela STDS será aplicado na aquisição de alimentos, material didático e de expediente, além de outras despesas necessárias para a realização de oficinas terapêuticas.

Para executar o projeto, a prefeitura formou uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, nutricionista, psicólogo, pedagogo, educador físico, médico, dentista e enfermeiro. Esses profissionais são vinculados às secretarias do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Educação e Saúde, atendendo aos preceitos do Sistema único de Saúde (Suas), que destaca a importância da intersetorialidade dos serviços socioassistenciais. O projeto conta ainda com o apoio do Conselho do Idoso.

"O projeto tem duração de apenas cinco meses, mas todos os anos o Governo do Estado lança um novo edital e nós pretendemos concorrer novamente em 2010", explica a secretária do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Orós, Deise Barreto.

Além do projeto "Conviver na terceira idade", os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso de Orós participam de palestras educativas, atividades de recreação, passeios e do programa de Educação para Jovens e Adultos. Eles também recebem atendimento médico e acompanhamento de outros profissionais da saúde.


Moradores do Distrito de Barro Alto são contemplados com 61 moradias populares

 
A prefeitura de Iguatu, através de uma parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, está construindo 61 moradias em alvenaria, para as famílias desabrigadas que tiveram as suas casas destruídas pelas enchentes no ano de 2009 no distrito de Barro Alto.

 A construção das novas  moradias teve início no segundo semestre do ano passado, e atualmente 70% das novas unidades habitacionais já se encontram praticamente prontas, inclusive em algumas, os proprietários já estão morando, haja vista que os mesmos já não tinham aonde ficar.

De acordo com o vereador Nelho Bezerra (PSDB) que representa aquela comunidade, ainda não há uma data certa para o término de todas as unidades, mas, segundo ele, os trabalhos estão se desenvolvendo em ritmo acelerado, já que se aproxima uma nova quadra invernosa.

O agricultor Antônio Ferreira da Silva, um dos beneficiários com as novas casas, disse estar muito satisfeito por ser contemplado com tão grande benefício. “Primeiramente quero agradecer a Deus e ao nosso prefeito Agenor Neto. Até hoje vejo que foi o prefeito que tem trazido essas melhorias aqui para a gente. Gostaria de agradecer também ao vereador Nelho Bezerra que tem lutado pelo nosso Barro Alto. Não só pela construção dessas casas, em todas as áreas como a saúde e educação”, disse.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Prefeituras de Canindé e Mulungú lançam edital para concurso

A Prefeitura de Canindé, lançou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 481 vagas. As inscrições seguem das 8h às 17h até o dia 22 de janeiro de 2010 (exceto sábados, domingos e feriados), presencialmente na Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas (Polo de Artes), situada na Av. Joaquim Magalhães, s/nº, Centro.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 (nível Fundamental incompleto) até R$ 100,00 (Superior). Os salários ficam entre R$ 465,00 a R$ 3.821,30.
Baixe o edital aqui.

A Prefeitura de Mulungu tambem divulgou  edital do concurso público com 780 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 510,00 a R$ 6.000,00. As vagas estão distribuídas em nível médio e superior. As taxas variam de R$ 40,00 (nível médio) e R$ 100,00 (superior).
As inscrições presenciais ou por procuração serão efetuadas no período de 19 de janeiro a 5 de fevereiro de 2010 das 8h às 12h e das 14h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados), na Secretaria de Educação, situada na Rua Coronel Justino Café, nº 136, Centro.
Veja o edital

Número de mortos no Haiti pode passar de 100 mil, diz premiê

O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira, 13, em entrevista à cadeia de televisão norte-americana CNN que teme que o número de mortes provocadas pelo terremoto que atingiu o país passe de 100 mil. As informações são da agência Lusa.

"É difícil estimar com precisão o número de vítimas, quantas construções desmoronaram com os habitantes no interior. Penso que são mais de 100 mil", disse.

O número equivale a mais de 1% do total da população do Haiti, calculada em cerca de 9 milhões de habitantes.

"Espero que isso não seja verdade, espero que muita gente tenha tido tempo de sair, mas tantos, tantos edifícios foram totalmente destruídos. Em alguns bairros não se vê ninguém, não sei para onde foram essas pessoas", acrescentou o primeiro-ministro.

De acordo com a Cruz Vermelha Internacional, 3 milhões de pessoas foram atingidas pelo terremoto. O tremor, de 7 graus na escala Richter, atingiu principalmente a capital haitiana Porto Príncipe. O terremoto também foi sentido em Cuba, na Jamaica e nas Bahamas.

Ceará perde na segunda rodada do Estadual

O time do Ceará perdeu a chance de se manter entre os líderes do Campeonato Cearense ao ser derrotado pelo Itapipoca, na noite desta quarta-feira, no estádio Perilo Teixeira em Itapipoca, pelo placar de 2 a 1. A partida foi válida pela segunda rodada do Estadual.

O resultado deixou o Vovô estacionado em três pontos, ocupando agora o sexto lugar na classificação geral. O Itapipoca é o líder da competição, com quatro pontos ganhos.

Bolsa Família: mais de 2.300 famílias podem perder o benefício em Iguatu

A secretária de Ação Social do município de Iguatu, Célia Freitas, vem demonstrando grande preocupação com o número de beneficiários do programa Bolsa Família, que ainda não regularizaram seus cadastros junto ao Governo Federal. No total, de acordo com o último levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), aproximadamente duas mil e trezentas pessoas se encontram em situações de perderem o benefício.

Apesar de todas as dificuldades, Célia Freitas afirmou que o número era bem superior, mas que foi reduzindo em aproximadamente 15%, através de um trabalho árduo, realizado pela sua equipe de trabalho, que percorreu todas as regiões deste município em busca de regularizar esta situação. "Não sabemos aonde esse pessoal se encontra. Já colocamos anúncios em rádios, colocamos cartazes nos PSF's, e no entanto, a lista de beneficiários pendentes segue com essa pendência exorbitante.", afirma.

De acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a atualização acontece a cada dois anos para evitar a transferência irregular.

Portal Iguatu Notícias

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 15 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (13), pelo concurso número 1.144 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 01 – 10 – 18 – 19 – 44 – 49

Segundo a Caixa, 92 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 14.090,42.

Outras 6.105 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 303,33.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 15 milhões.

Fruticultura: Centro Sul expande área do cultivo de uva

A produção de uva vem mudando a paisagem do sertão na região Centro-Sul. Neste município, uma área está em fase de colheita dos frutos e outras em desenvolvimento da cultura. Os produtores rurais que investiram em implantação de parreirais estão satisfeitos com a renda obtida na comercialização. Em 2009, foram implantados mais três hectares, dobrando a área de cultivo que foi iniciado em 2007.

No Sítio Lagoa Seca, zona rural deste município, os trabalhadores fazem a colheita de uva das variedades Itália Melhorada (verde) e Benitaka Brasil (roxa), numa área de dois hectares. O trabalho prossegue até o próximo mês de março. Esta é a terceira colheita da unidade produtora. O produtor Francisco Antônio Ferreira de Souza, mais conhecido por Fran, um dos pioneiros na produção da cultura, está otimista com o desenvolvimento do plantio e satisfeito com o resultado obtido.

De acordo com a previsão do produtor, nesta safra de verão serão colhidas 30 toneladas. Desde a primeira colheita, a produção é crescente. "Neste ano, vamos recuperar o investimento de R$ 80 mil na implantação do parreiral", prevê o produtor Fran de Souza. "O nosso projeto deu certo e vou ampliar a área de produção em mais um hectare", afirma.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ministério Público do Estado pede afastamento do prefeito de Mombaça e mais 14 pessoas

O Ministério Público do Estado, por meio do promotor de Justiça Guilherme de Lima Soares, da comarca de Mombaça – município a 296 km de Fortaleza, ajuizou Ação Civil Pública com pedido de nulidade de contrato, juntamente com Ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Mombaça, José Wilame Barreto Alencar e mais 14 pessoas, dentre eles um ex-engenheiro da Prefeitura, um ex-secretário municipal, um vereador, servidores públicos com cargos comissionados, membros da Comissão Permanente de Licitação, três empresas e seus respectivos representantes.

SDA prorroga prazo para adesão ao Garantia Safra

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) informa que prorrogou até o dia 15 de janeiro o prazo para o recebimento dos boletos de adesão dos agricultores ao programa Garantia Safra 2009/2010. Os produtores podem se dirigir às casas lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal de seus municípios, entregar o boleto e efetuar o pagamento de uma taxa de seis reias.

O Garantia Safra possibilita ao agricultor o sustento da família no caso de perda de 50% ou mais na sua lavoura, por conta de estiagem ou excesso de chuvas. Realizada pelo Governo Federal, em parceria com o Governador Estadual, prefeituras municipais e produtores, o Programa é a segurança de que o homem do campo precisa na hora de plantar.

Assessoria de Comunicação da SDA

Zilda era cidadã cearense. Estado decreta luto oficial

O governador Cid Gomes (PSB) decretou, nesta quarta-feira, luto oficial no Estado por três dias em memória de anoD Zilda Arns, que morreu vítima de terremoto registrado no Haiti.
No comunicado oficial, Cid lamenta a morte de dona Zilda, destaca o papel social que ela desempenhou à frente da Pastoral da Criança e lembrou: dona Zilda ganhou, ano passado, da Assembleia Legislativa, o título de cidadão cearense.

Imagens internacionais inéditas do terremoto no Haiti


Banco do Nordeste abre concurso público

O Banco do Nordeste fará concurso público para cargos de nível médio e superior. A remuneração pode chegar até R$ 7.029,75, dependendo do cargo.

“O objetivo é a formação de cadastro de reserva para atendimento das futuras demandas de provimentos de vagas que venham a surgir nos quadros do Banco”, afirma a superintendente de Desenvolvimento Humano do BNB, Eliane Brasil.

Segundo ela, a remuneração inicial para os cargos de nível médio terá uma variação entre R$ 1.431,00 e R$ 1.894,76. Após o término do Contrato de Experiência (de 90 dias), esta remuneração poderá chegar até R$ 3.500,51. Já para nível superior, a remuneração inicial é de 2.476,91, podendo chegar até R$ 7.029,75, dependendo do cargo, ao final do Contrato de Experiência.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas por meio da Internet, no endereço eletrônico http://concursos.acep.org.br/BNB2010, e ficarão abertas no período entre 10h do dia 26/01/2010 e 23h59min do dia 09/02/2010, observado o horário oficial de Brasília.

No mesmo endereço, o Edital completo estará disponível, a partir desta quinta-feira, 14 de janeiro. Nele, constarão todas as informações de interesse dos concorrentes, inclusive os requisitos específicos do cargo, o programa das provas escritas, e as cidades onde o BNB poderá lotar os candidatos aprovados.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais), para o cargo de Analista Bancário 1, de R$ 70,00 (setenta reais), para o cargo de Analista Técnico 1, e de R$ 100,00 (cem reais), para o cargo de Especialista Técnico 1.

Cargos

Os cargos de Analista Bancário 1 e Analista Técnico 1 são direcionados para candidados de nível médio. Este último, no entanto, exige formação específica de Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho.

Para o cargo de Especialista Técnico 1, que exige nível superior, poderão inscrever-se candidatos com formação na área de Tecnologia da Informação, Assistentes Sociais, Comunicadores Sociais, Engenheiros Agrônomos, Médicos do Trabalho, Arquitetos, Engenheiros Civis, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Mecânicos e Advogados, na forma estabelecida no edital do concurso.

Provas

As provas escritas serão realizadas no dia 28 de março de 2010, a partir das 13h (horário oficial de Brasília - DF).

Para os cargos de Analista Bancário 1 e Analista Técnico 1, as provas escritas serão somente objetivas; e para o cargo de Especialista Técnico 1, as provas escritas serão objetivas e discursivas.

Cidades de realização das provas

As provas escritas estão previstas para serem aplicadas nas cidades de Aracaju-SE, Barreiras-BA, Brasília-DF, Campina Grande-PB, Caruaru-PE, Caxias-MA, Feira de Santana-BA, Floriano-PI, Fortaleza-CE, Garanhuns-PE, Imperatriz-MA, Irecê-BA, Itabuna-BA, João Pessoa-PB, Juazeiro-BA, Juazeiro do Norte-CE, Linhares-ES, Maceió-AL, Montes Claros-MG, Mossoró-RN, Natal-RN, Parnaíba-PI, Patos-PB, Petrolina-PE, Recife-PE, Salvador-BA, São Luís-MA, Sobral-CE, Teixeira de Freitas-BA, Teresina-PI,Teófilo Otoni-MG e Vitória da Conquista-BA."

BNB

Acusado usou pipoca e água para atrair Alanis e raptá-la



Ao confessar o assassinato da menina Alanis Maria (5), o preso Antônio Carlos dos Santos Xavier (32) disse à Polícia que atraiu a menina com água e pipoca, para depois raptá-la da Igreja do Conjunto Ceará, durante uma missa, na última quinta-feira (7). Xavier contou que sempre que Alanis chorava, ele dizia que a estava levando para casa. As declarações estão no depoimento dele à Polícia, que terminou no final da noite desta terça-feira (12).

Mais quatro delegados são afastados da Polícia Civil no Ceará

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado confirmou ao Jangadeiro Online o afastamento de quatro delegados: Hélio Marques, Abelardo Correia, Carlos de Araújo Crisóstomo e Elcimar Rabelo.

O afastamento foi divulgado na última segunda-feira (11), no Diário Oficial do Estado, onde estão justificados os motivos que levaram o Estado à instaurar processo administrativo-disciplinar contra os policiais.

Motivos

Hélio Marques de Carvalho, à época lotado na Delegacia de Pajuçara (29º DP), teria exigido, em abril de 2004, para proveito próprio, a importância aproximada de R$80 por mês a um feirante, sob ameaça de fechamento do seu estabelecimento em caso de recusa.

Já Aberlardo Corrêa Lima, quando lotado na Delegacia Regional de Crateús, teria extraviado junto a outros policiais – o escrivão Marcos Estevão Patrício Oliveira e os inspetores Fábio Evaristo Rodrigues, Jorge Luiz Moisés Amâncio e José Alexandre Ribeiro – materiais apresentados na Delegacia como sendo fruto de roubo (celulares, carregadores de celulares, máquinas fotográficas, dentre outros). Eles também teriam recebido dinheiro da vítima do supsoto roubo para a instauração dos procedimentos policias.

O delegado de Polícia Civil, Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo, por sua vez, é alvo de investigações por conta de uma suposta colaboração com um dirigente do jogo do bicho, fornecendo-lhes informações privilegiadas acerca do entendimento de autoridades públicas à repressão ao jogo no Ceará.

Francisco Elcimar Rabelo foi denunciado em agosto de 2003. O denunciante havia sido preso sob a acusação de revenda de réplicas de relógios de marcas famosas e, para ser solto e sob ameaça, teve que pagar a quantia de R$1 mil a um policial na ocasião nomeado por Henrique, que também esteve presente no ato de sua prisão. A denúncia foi provada com uma fita do circuito interno de TV do Banco do Brasil.

Jangadeiro Online

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti, diz sobrinho



Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, em Curitiba.

Ele irá acompanhar a missão brasileira que seguirá nesta manhã para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente, e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns. 
 
G1

Iniciada obras de pavimentação do bairro Esplanada em Iguatu

 
Dando continuidade aos projetos de urbanização da cidade desenvolvidos pela administração Construindo Nosso Futuro, através da Secretaria de Infraestrutura,  foi iniciada obra de pavimentação  do bairro Esplanada.

Todas as ruas do referido bairro receberão revestimento em pedra tosca, num trabalho que tem como objetivo ofertar mais qualidade de vida aos moradores daquela localidade, livrando da poeira causadora de muitas doenças principalmente nas crianças, como também os incômodos causados na época das chuvas, além de embelezar e valorizar mais o bairro.

Os moradores comemoram essa conquista agradecendo ao prefeito Agenor Neto pela preocupação que tem tido com o desenvolvimento em todos os aspectos do município.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da PMI
Por Wandenberg Belém

Desenvolvimento Social: Prêmio reconhece boas práticas municipais

O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social reconhecerá as melhores práticas municipais do país. Para concorrer ao prêmio, o gestor deve inscrever o Município até o dia 24 de janeiro. O objetivo é destacar as melhores práticas que envolvem a assistência social, a segurança alimentar e nutricional, a transferência de renda e a inclusão produtiva.

O tema do prêmio esse ano é “Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social”. Além dos projetos municipais, podem concorrer os Estados, o Distrito Federal, a sociedade civil e estudos acadêmicos. As inscrições são gratuitas.

A premiação contemplará, ao todo, oito ações de governos municipais e quatro para os estaduais e o DF. Para a sociedade civil, serão selecionadas quatro iniciativas e aos estudos acadêmicos, serão premiados três na categoria profissional e na categoria estudante. A divulgação dos escolhidos será em março em data ainda não confirmada.

Antes da inscrição, os interessados em concorrer ao Prêmio Rosani Cunha precisam efetuar um Cadastro de Usuário. Após o cadastro basta que o concorrente preencha o formulário do prêmio.

Acesse aqui o formulário

Fonte: CNM

Com ou sem Cid, PT vai disputar o Senado

Diante de um suposto ranço do governador Cid Gomes (PSB) à candidatura do ministro José Pimentel (PT - Previdência) ao Senado, o ainda presidente do PT cearense, Ilário Marques, garantiu que, independente do apoio do Governo, o partido vai ter candidato próprio à Câmara Alta do Congresso.

A declaração foi dada ao O Estado no Aeroporto Internacional Pinto Martins. “Vamos lançar nem que não tenhamos o apoio formal do governador”, pontuou Ilário que, durante sua gestão, teceu diversas críticas ao Governo Cid. Ele deixa o posto no começo de fevereiro, quando a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assume o comando da sigla. Em seguida, começa a articular a própria candidatura a deputado federal.

Apesar da garantia de chapa, Ilário admitiu que o apoio do governador seria fundamental para alavancar a candidatura de Pimentel. Hoje, Cid fala apenas em reforço ao deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), por conta de acordos políticos ainda da época da campanha de 2006. Ainda assim, Marques acha que o ministro da Previdência tem condições de bater o nome mais cotado da disputa: Tasso Jereissati (PSDB), que defende a reeleição.

O Estado

Terremoto de 7 graus destrói prédios e causa devastação no Haiti

Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, destruindo vários prédios e causando devastação em todo o país. Não há confirmação oficial, mas segundo testemunhas o tremor pode ter deixado centenas de vítimas.

Veja as primeiras imagens:



G1

Ceará vai ganhar 6.060 unidades habitacionais

Entre propostas do governo estadual e das prefeituras, o Estado do Ceará será beneficiado com a construção de 6.060 unidades habitacionais em 145 municípios com menos de 50 mil habitantes, por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. As novas casas custarão em torno de R$ 83 milhões. Já no âmbito do Pró-Moradia (Programa de Atendimento Habitacional através do Setor Público) serão mais R$ 73,3 milhões, com a seleção do projeto de urbanização e regularização de assentamentos precários na Favela do Dendê, em Fortaleza, que deve beneficiar 3.400 famílias. Ao todo, o Ceará será contemplado com cerca de R$ 156,3 milhões para a habitação.

Os recursos foram liberados ontem, em Brasília, durante solenidade da qual participaram o presidente Lula da Silva, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, para a assinatura de protocolos no âmbito dos dois programas, na presença de governadores e prefeitos. Do Ceará, participaram o governador em exercício, Francisco Pinheiro, e o secretário adjunto das Cidades, Jurandir Santiago.
 
Relação de municípios beneficiados...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Emancipação política: A partir de 1 º fevereiro distritos do Ceará podem requerer suas emancipações

A partir do dia 1º de fevereiro, distritos do Estado do Ceará poderão pleitear junto à Mesa Diretora, suas emancipações. Informou o presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios do Ceará da Assembleia, Luiz Carlos Mourão.

A Lei Complementar nº 84 permite a criação, incorporação, fusão e desmembramento dos municípios do Ceará, o que não acontece há 13 anos, desde que as assembléias legislativas de todo o Brasil perderam as prerrogativas para a organização político-administrativa dos estados. A lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa e governador em exercício, Domingos Filho (PMDB), havia sido sancionada pelo governador Cid Gomes no último dia 28 de dezembro, sendo publicada em Diário Oficial do Estado.

De acordo com o Legislativo que informou ao lado do IBGE, foi realizado um estudo sobre os limites das cidades, para uma nova organização de limites. Segundo Domingos Filho, a última lei neste sentido foi aprovada em 1951. Com a nova lei, estima-se que o Ceará ganhará entre 15 a 20 novos municípios, no caso, atuais distritos que seriam emancipados.

De acordo com a Lei, além da necessidade de ter no mínimo 8 mil habitantes, cada distrito deverá ter pelo menos 400 prédios residenciais, comerciais e públicos, eleitorado não inferior a 40% de sua população, escolas, sistema de telefonia pública e de distribuição de energia elétrica, e estimativa de receitas que vão desde transferências estaduais e federais até receita fiscal da área que irá formar o novo município, atestada pelos órgãos fazendários municipais, com base na projeção dos tributos próprios.

Ainda segundo a Lei, nenhum município com menos de dez anos de instalado poderá ser objeto de qualquer alteração definidas na Lei. De acordo com o governador em exercício, ainda que reabra a possibilidade de criação de novos municípios, a lei, evita um "festival" de emancipações e apresenta restrições.

É preciso que seja feito um requerimento de autoria de deputados ou de entidade, através de Projeto de Iniciativa Compartilhada, assinado por no mínimo cem eleitores domiciliados na área territorial a ser emancipada, para o processo de criação de novos municípios

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), acompanhará todo o projeto para criação de novos municípios.

Acusado de matar Alanis irá para o IPPOO II por violentar outra criança em 2000

O homem acusado de raptar, estuprar e matar a menina Alanis Maria, será encaminhado para o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), mas por conta de uma condenação anterior, conforme determinação de um mandado de prisão expedido pelo juiz Luiz Bessa Neto, titular da Vara de Execuções Criminais, Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus do Fórum Clóvis Beviláqua. Antônio Carlos dos Santos Xavier, 30 anos, deve cumprir uma pena de 23 anos de cadeia por ter violentado um outra menina, também de cinco anos, em 2000.

Segundo o magistrado, o mandado de prisão foi expedido porque Antônio Carlos fugiu da Colônia Agropastoril do Amanari em 2008, onde cumpria prisão em regime semiaberto, após ser beneficiado com a progressão de regime naquele mesmo ano. O mandado determina que ele seja recolhido no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II).

Ceará recebe mais 5,8 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida

O governador em exercício, Francisco Pinheiro e o secretário adjunto das Cidades, Jurandir Santiago, participam nesta terça-feira (12), a partir das 17 horas, da solenidade de divulgação dos novos projetos selecionados pelo programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). O anúncio será realizado, em Brasília, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e pelo Ministro das Cidades Márcio Fortes.

A nova seleção do PMCMV beneficiou municípios com menos de 50 mil habitantes. Para contemplar estes municípios serão investidos R$ 1 bilhão de recursos do Orçamento Geral da União. O Ceará será beneficiado com a construção de 5.850 novas unidades habitacionais. Deste total, 4.500 foram demandadas pelo Governo do Estado e 1.350 por prefeituras municipais com menos de 50 mil habitantes. Durante a solenidade também serão divulgados os novos projetos selecionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Assessoria de Imprensa da Cidades

Forte terremoto atinge o Haiti



Um forte tremor de pelo menos 7 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Não houve relatos oficiais imediatos de feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. Segundo relatos de um correspondente da agência Associated Press, um hospital desabou em Petionville e as pessoas ficaram desesperadas nas ruas. Segundo a agência Reuters, há mortos sob os escombros.

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, disse que o tremor é uma "catástrofe de enormes proporções". Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.

No Brasil, os ministérios da Defesa e da Relações Exteriores informaram que até por volta das 21h (horário de Brasília) não haviam conseguido contato com os brasileiros no Haiti.

G1

Homem confessa autoria do crime contra menina Alanis



O delegado Lira Ximenes, responsável pela investigação do caso Alanis, confirmou que Antônio Carlos dos Santos Xavier, preso na manhã desta terça-feira, 12, suspeito de raptar, estuprar e matar a menina de 5 anos, confessou a autoria dos crimes. Segundo o delegado, o homem atraiu a atenção da criança oferecendo um saco de pipoca.

Antônio Carlos, conhecido como “Casim”, foi preso no terminal de ônibus do bairro Siqueira, em Fortaleza. Ele é irmão do homem que havia sido capturado pela polícia no último sábado. No início da tarde de hoje, um comboio policial levou o acusado para realização de exames de corpo de delito.

De acordo com o diretor-geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha, Antônio Carlos foi capturado por três guardas, depois que uma mulher o reconheceu e fez a denúncia. Os guardas observaram o suspeito no Siqueira, notando semelhanças com o retrato falado divulgado pela Polícia Civil, e pediram que ele se identificasse. O homem foi encaminhado para a sala da Guarda Municipal no terminal e tentou fugir, mas foi dominado e algemado pelo inspetor Aderaldo. Em seguida, a Polícia foi chamada.

Segundo o CPC, Antônio Carlos não foi conduzido ao 12° Distrito Policial, por questões de segurança, e acabou encaminhado à Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza. Uma multidão se aglomerou em frente à Superintendência e policiais do Batalhão de Choque fazem a segurança no local.

A Polícia Militar também fez diligências no bairro Autran Nunes em busca de uma moto que teria sido utilizada para a prática do crime.

No último sábado à noite, a Polícia Militar já havia prendido o irmão do acusado capturado nesta terça, mas o homem não foi reconhecido pelas testumunhas como autor do crime. Ele continua preso por ser acusado por outros delitos.

Potengi-CE: Estudante morre em acidente envolvendo motocicletas

Um choque envolvendo duas motocicletas resultou na morte de um jovem estudante em Potengi. O fato aconteceu por volta das 18 horas desta segunda-feira na entrada da Vila Baraúnas, zona rural daquele município. As motos trafegavam em sentidos opostos e colidiram frontalmente próximo a uma passagem molhada. Um dos pilotos, Reis Vieira de Souza, que ali residia, foi socorrido para hospital onde faleceu.

Justiça quebra sigilo de Arruda e envolvidos no mensalão

O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e de outros seis envolvidos no escândalo do mensalão do DEM. O presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente, é um dos que tiveram o sigilo quebrado.

Empresas citadas na investigação da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, também foram atingidas pela medida. A quebra do sigilo ocorreu em 18 de dezembro. Nesta terça-feira, o presidente do STJ, ministro Cesar Rocha, ao ouvir o relator do caso, ministro Fernando Gonçalves, autorizou a divulgação.