sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Carteira de Motorista Popular - Listagem dos candidatos selecionados - Acopiara



Clique aqui para a listagem dos candidatos selecionados.

COMPARECER DIA  - 01/12/09  (Terça-Feira)
LOCAL: CENTRO PASTORAL PAROQUIAL
RUA:  LUIZ GONZAGA DE MENDONÇA, S/N - BARRAGEM

CIDADE: ACOPIARA - CE

12 anos de prisão: Tribunal do Júri de Quixelô condena réu de duplo homicídio

O Tribunal Popular do Júri da Comarca de Quixelô (CE), reunido nesta quarta-feira (25\11), sob a presidência do Juiz Luiz Augusto de Vasconcelos, condenou o réu Claudivan Lopes da Silva a doze anos de reclusão, em regime fechado, por ter cometido no último dia 07 de dezembro de 2008, duplo homicídio a tiros de revólver, contra os irmãos Josias Galdino Feitosa e José Galdino Feitosa, que tiveram morte imediata.

O duplo homicídio dos irmãos Galdino gerou grande revolta e repercussão em Quixelô e região Centro-Sul do Estado. O crime ocorreu na comunidade do sítio Botão, zona rural de Quixelô, por motivos banais.

O homicida foi preso em flagrante, à época, logo após os assassinatos. Encontra-se preso há um ano no presídio de Quixelô.

O ministério público foi representado pelo promotor de justiça Antonio Monteiro Maia Júnior, tendo como Assistente de Acusação o advogado Fabrício Moreira da Costa.

A defesa foi patrocinada pelo advogado criminalista Mário da Silva Leal Sobrinho.

Foi aceita apenas uma tese de defesa em relação à vítima Josias Galdino, do crime privilegiado; sendo negada a segunda tese em relação à outra vítima, José Gladino.

A pena definitiva ficou em 12 anos de reclusão.

“A justiça foi feita. Daqui prá frente Deus toma de conta”, desabafou Pedro Feitosa, pai dos irmãos assassinados.

Comissão nacional de PT e PMDB vai ouvir Cid Gomes sobre Senado

O governador Cid Gomes (PSB) será ouvido pela comissão formada por PT e PMDB para resolver os problemas para a aliança nos estados. O objetivo da conversa é discutir a composição para o Senado.

Cid já declarou apoio ao deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) para uma das vagas para o Senado. O PT reivindica a outra para o ministro da Previdência, José Pimentel – que Cid não estaria disposto a apoiar.

Nos bastidores, o governador tem insistido que a vaga que cabe ao PT é a de vice-governador em sua chapa.

Além disso, há outro candidato de olho no apoio de Cid: o senador Tasso Jereissati (PSDB).

A comissão PT-PMDB quer ouvir Cid sobre a melhor composição possível para, só então, bater o martelo.

O problema é que o governador tem se recusado a falar sobre eleição. Com razão, tem dito que não conseguirá nenhum novo aliado ao se posicionar agora sobre 2010, mas poderá rachar a atual ampla base de apoio. Por isso, vai cozinhando o assunto.

Governo avalia PPAs e define ações para 2010

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão e da Vice-Governadoria, promove hoje das 8h às 18h, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema, a Oficina de Planejamento Participativo e Regionalizado, com o objetivo de avaliar o processo de trabalho desenvolvido no período de 2007 a 2009 e definir ações para 2010.

Técnicos das setoriais que participaram do processo de planejamento estarão reunidos no encontro. O evento será aberto pelo vice-governador Francisco José Pinheiro e pela secretária do Planejamento e Gestão, Desirée Mota.

A programação estará dividida em dois momentos. Pela manhã, os técnicos farão a avaliação do trabalho realizado a partir do ano de 2007 e, à tarde, debaterão o planejamento das ações a serem implementadas no decorrer do próximo ano.

Em 2009, o governo estadual promoveu uma série de 14 oficinas regionais de revisão do PPA Participativo e Regionalizado para apresentação da execução orçamentária das oito macrorregiões do Ceará e discussão das demandas.

Os encontros regionais ocorreram no período de julho a setembro, nos municípios de Acaraú, Tianguá, Sobral, Itapipoca, Eusébio, Canindé, Baturité, Cascavel, Crateús, Quixadá, Limoeiro do Norte, Tauá, Iguatu e Juazeiro do Norte, com a participação de 2433 representantes de cada município.

Três jogadores deixam o Ceará

Três jogadores que participaram da campanha do acesso do Ceará à Série A de 2010 não continuarão no clube no ano que vem. São eles: o goleiro Marcelo Bonan, o volante Jardel e o meio campo Esley.

Destes, Bonan estava nos planos da diretoria para renovação, mas ele preferiu ser emprestado ao São Bernardo-SP, onde tem chances de ser titular. Reserva imediato de Lopes, o goleiro entrou bem quando precisou substituir o titular, inclusive defendendo um pênalti na partida contra o Ipatinga, cobrado por Marcelo Ramos.

Esley iniciou a temporada como titular, mas o desempenho abaixo do esperado e a perseguição da torcida o colocou no banco de reservas. Ele deve ser devolvido ao Barueri-SP. Já Jardel teve poucas chances de mostrar serviço e foi emprestado ao Brasil de Pelotas-RS.

Apostas para maior prêmio da Mega começam 2ª

Começam na segunda-feira as apostas para a Mega da Virada em todas as lotéricas do País. A expectativa é de que o prêmio comece em R$ 85 milhões, o maior já pago pelas Loterias Caixa. Até hoje, o maior valor pago por uma loteria brasileira foi de R$ 64,9 milhões, que saiu para uma única aposta da Mega-Sena, em outubro de 1999.

Para jogar com antecedência, o apostador deverá utilizar o volante especial da Mega da Virada, que já está disponível nas lotéricas. "O apostador pode ir à loteria várias vezes. Quanto mais apostar maior será a possibilidade de ganhar a bolada. Ele deve estimular a sua sorte, conversar com ela, pois para as Loterias Caixa, a sorte é igual para todos", diz o Vice-Presidente de Loterias, Moreira Franco.

Além do prêmio recorde, outra novidade é que a Mega da Virada certamente fará um ou muitos milionários, pois o prêmio não acumulará. Se ninguém acertar os 6 números sorteados, a bolada será dividida entre os acertadores de 5 números.

Para oferecer este valor, 5% do total destinado a prêmios em todos os concursos da Mega-Sena desde o início de 2009 estão sendo reservados para a Mega da Virada, que será sorteada no dia 31 de dezembro, em rede nacional de televisão. Até a data do sorteio, a expectativa de movimento recorde de apostas pode aumentar ainda mais o prêmio previsto.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TRE confirma cassação do deputado Perboyre Diógenes


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará rejeitou, em sua sessão dessa quarta-feira, embargos declaratórios interpostos na Ação de Impugnação de mandato eletivo do deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL).

Resumindo: o TRE manteve a decisão anterior, datada de 5 de outubro último, que cassou o mandado do deputado por abuso do poder econômico. Caberá agora ao parlamentar recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

CASO

Perboyre Diógenes, segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, teria mandado construir, em troca de votos, um açude no município de Saboeiro, distante 460 quilômetros de Fortaleza, onde tem seu principal reduto eleitoral. O primeiro suplente Raimundo Weber de Araújo passa a ocupar o cargo. Perboyre ainda foi proibido pelo Tribunal de se eleger por três anos. O relator do caso foi o juiz Emanuel Leite Albuquerque. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DECORO

Perboyre é alvo também de representação por quebra de decoro parlamentar, apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). O promotor de Justiça da comarca de Acopiara, Daniel Isídio, foi acusado pelo deputado agora cassado de suposta omissão em um caso de compra de voto supostamente cometida por um adversário de Perboyre. O parlamentar chamou o promotor de “corrupto” e “vendido”.

Prefeitura de Iguatu faz entrega de 02 escolas reformadas para a educação municipal


Dando prosseguimento a um dos maiores programas de reconstrução e ampliação de escolas neste município, o prefeito municipal, Agenor Neto, inaugurou nos dias 22 e 23 de novembro mais 02 unidades escolares.

As escolas Joaquim de Souza Pinto, localizada na vila Cajazeiras e a Escola Alba Araújo, na vila Moura, foram totalmente reformadas e ampliadas, propiciando dessa forma às famílias de baixa renda daquela região, condições de manterem seus filhos em escolas humanizadas e modernas, abrindo, assim, as portas do futuro para milhares de crianças e jovens desse município.

A nova estrutura educacional da vila Cajazeiras, que atende aproximadamente 240 alunos, recebeu as seguintes melhorias: construção de novos banheiros, sala de secretaria, sala de multimeios, cozinha, depósito para a merenda escolar, piso industrial, novas instalações elétricas e hidráulicas, teto, pintura, além da substituição de portas e janelas.

Na Escola Alba Araújo, que atende 746 alunos no Ensino Fundamental I e II, podemos destacar os seguintes serviços realizados: revisão completa nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; construção de 01 banheiro para portadores de necessidades especiais; recuperação de pisos; revisão de cobertura e pintura completa; substituição de portas; construção de muro em torno da escola; instalação de ventiladores; recuperação da quadra de esportes ( piso, alambrado, instalações elétricas, pintura e demarcação do piso), e etc.

Os serviços realizados na Escola Alba Araújo compreenderam um montante de recursos da ordem de R$ 223.966,95.

Iguatu Notícias

Bandidos roubam R$ 7.500 de agência lotérica em Piquet Carneiro

Dois homens invadiram a agência lotérica “Estrela da Sorte” na tarde desta quarta-feira (25) na cidade de Piquet Carneiro, a 332 quilômetros da capital cearense. Um deles rendeu o caixa, enquanto o outro ficava na entrada da agência dando cobertura ao comparsa. Alguns clientes também foram abordados e tiveram pertences roubados – cartões, celulares etc. A quantia levada pelos bandidos soma em torno de R$ 7.500, segundo informou a delegacia da cidade.

Após a ação, a Polícia foi acionada e iniciou perseguição aos acusados que fugiram em uma moto. Os PMs montaram um cerco e os homens abandonaram a motocicleta, fugindo por um matagal em direção a Mombaça. O veículo está no nome de Márcio Ferreira. Policiais acreditam que seja um dos envolvidos no assalto.

A moto foi levada para Mombaça, já que os acusados possivelmente são naturais de lá.

Jangadeiro Online

Sai lista dos aprovados no concurso para professor do Estado

Na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria da Educação (Seduc) divulgou o resultado da primeira fase do Concurso para Professor da Rede Estadual. A prova ocorreu no dia 1º de novembro e a convocação para a próxima etapa, que corresponde à prova prática, está prevista para o próximo dia 4 de dezembro. Nesta fase, que é de caráter eliminatório e classificatório, o candidato irá dar uma aula na disciplina que está concorrendo.

Criança passa mal e morre após tomar vitamina de banana

Mistério na cidade de Bela Cruz, a 242 quilômetros de Fortaleza. Duas crianças passaram mal no final da manhã desta quarta-feira (25), após tomarem uma vitamina de banana. Uma delas – identificada como Lucas, 9 – foi a óbito e a outra – Pedro Henrique de Freitas, 8 – encontra-se em estado grave.

Alguns minutos após tomarem a vitamina, os garotos tiveram dor de barriga, náuseas e desmaios. Lucas era o que apresentava maiores problemas e foi encaminhado imediatamente para o hospital da cidade. Enquanto ele era retirado da ambulância, Pedro também chegou apresentando sintomas graves.

Lucas não resistiu e foi a óbito. O corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal, em Fortaleza, para serem investigadas as possíveis substâncias que podem ter causado a morte do menino. Já o outro garoto foi encaminhado para a Santa Casa de Sobral, onde está sob observação médica em estado grave.

Segundo populares, as vítimas estavam sob o cuidado de uma vizinha da mãe de Lucas que, por sua vez, está viajando para a Capital. A mulher teria misturado um remédio à farinha láctea que deixou com a vizinha.

Desta forma, quando o produto foi utilizado na vitamina de banana, foi fatal. De acordo com informações do Hospital de Bela Cruz, quando as crianças chegaram ao local, a substância já havia atingido o intestino dos garotos.

Jangadeiro Online

Presidente do TCM do Ceará envia email ao Blog

Olá,

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) está empenhado em ampliar o leque de serviços e informações que coloca à disposição da sociedade no Portal da Transparência (http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/).

Mas para que isso possa ser feito, com os melhores critérios, qualidade e em sintonia com o que pensam, desejam e esperam os cidadãos, está aberto à recepção de idéias. Em outras palavras: todos são convidados à participação, para uma construção livre e criativa.

No endereço http://moderator.appspot.com/#16/e=102142 é possível deixar sugestões e votar nas propostas já existentes.

Sua manifestação, democraticamente, poderá decidir o que ficará, o que mudará e o que será ser acrescentado.

Contamos com você nesse processo coletivo de aperfeiçoamento do portal.

Ernesto Saboia
Conselheiro-Presidente do TCM.

Palma de Ouro: Educação de Iguatu está entre as 100 melhores do Brasil



O município de Iguatu, por meio do trabalho de sua Prefeitura na área da educação, foi contemplado com o prêmio “Palma de Ouro”. A cerimônia de entrega aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro em Balneário Camboriú (SC), durante o Encontro Nacional dos Secretários de Educação no evento intitulado 5º Educa Brasil 2009.

As ações do Governo Municipal em benefício do ensino, intermediadas pela Secretaria Municipal de Educação, foram destaque entre os 5.564 municípios do País, dentre os quais apenas 100 receberam a premiação.

Estiveram presentes na solenidade de entrega do prêmio “Palma de Ouro”, o prefeito Agenor Neto; a secretária de Educação Benildes Uchoa; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Iguatu Ednaldo Lavor e o chefe de Gabinete, Theognis Florentino.

A “Palma de Ouro” é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Iguatu, especialmente da Secretaria de Educação do Município, nesta gestão do prefeito Agenor Neto, dentro da política de respeito ao pluralismo de idéias, de valorização dos profissionais e de igualdade de condições que incentivem e promovam a elaboração de projetos que visem ao pleno desenvolvimento da educação e à integração das ações do poder público para melhorar a qualidade de vida da população.

O objetivo do prêmio é destacar as secretarias que se diferenciaram na elaboração de projetos pedagógicos, no gerenciamento e aplicação dos recursos públicos em educação.

Cid reúne secretariado para azeitar a máquina

O governador Cid Gomes (PSB) vai reunir todo secretariado nesta sexta-feira, a partir as 9 horas, na Residência Oficial. Segundo confirmou nesta quinta-feira sua assessoria de imprensa, o objetivo é avaliar todos os projetos incluídos no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP).

O MAPP é o conjunto de ações estruturantes planejadas pelo Governo do Estado e que envolvem todas as áreas, com ênfase para grande projetos na área social como hospitais regionais, da segurança pública e no setor do turismo como Centro de Eventos e Aquario.

Cid Gomes cobrará resultados e pedirá celeridade já que 2010 é ano de eleição, o que acaba influenciando no ritmo da administração.

Time do Ceará ganha homenagem na Assembleia

Por ter se classificado para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o time do Ceará vai ganhar homenagem da Assembleia Legislativa, a partir as 11 horas desta quinta-feira. A iniciativa é do deputado Gony Aruda (PSDB). Nesta semana, outro deputado também destacou a conquista alvinegro. Foi o petista Dedé Teixeira.

Durante pronunciamento, o parlamentar ressaltou o trabalho da diretoria na reorganização administrativa e financeira do clube e o apoio da torcida durante a campanha que colocou o time na elite do futebol nacional no ano que vem.

Eliomar de Lima

Prefeitura começa a divulgar o Iguatu Natal de Luz 2009, 5ª edição

 

O final do ano está chegando e a população iguatunse aguarda com muita expectativa o lançamento do "Iguatu Natal de Luz 2009". Esse é o quinto ano consecutivo que a cidade vai receber uma ampla decoração natalina. São mais de um milhão e seiscentas mil luzes.

As praças, centros de lazer, prédios públicos e outros locais estão sendo decorados.

No período natalino o município de Iguatu recebe visitantes e turistas de todo o Brasil que são atraídos pela beleza que fica a cidade.

De acordo com o prefeito Agenor Neto a prefeitura optou por utilizar mão-de-obra local, funcionários públicos e pessoas contratadas, para o trabalho de instalação da decoração que já começou. A abertura do Iguatu Natal de Luz deste ano está prevista para acontecer dia 12 de dezembro.

Site da Prefeitura de Iguatu

Manifesto denúncia o aumento da violência contra a mulher em Cedro, no Ceará


Cerca de 100 pessoas, sendo a maioria mulheres, participaram na manhã desta quarta-feira de uma manifestação pelas ruas do município do Cedro numa espécie de alerta contra o aumento da violência contra a mulher. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades responsáveis pela segurança pública e o poder judiciário para essa situação. As mulheres querem um nível maior de punição com a devida aplicação da Lei Maria da Penha.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cedro, Rosania Campos, a violência doméstica ganha contornos assustadores. Um dos problemas é que boa parte desses conflitos entre casais culminam com espancamentos e não chegam ao conhecimento da polícia contribuindo para engrossar as estatísticas. O manifesto pelas ruas teve a missão de sensibilizar a população no dia internacional da não violência contra a mulher.

Miséria

A droga que descobriu o Brasil - Ação federal contra o crack

O Ministério da Justiça anunciou ontem a criação de um grupo dentro do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronaci) para enfrentar a disseminação do crack no país. Além disso, a Polícia Federal promete instalar postos especiais nos estados próximos a fronteiras. Os primeiros serão no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso do Sul e no Acre. “Vamos fazer um colóquio nacional, juntando a Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), especialistas e universidades para debater a questão do crack”, afirmou o ministro da Justiça em exercício, Luiz Paulo Barreto.

Segundo Barreto, em todas as discussões realizadas pelo ministério no país, o grande problema apresentado por prefeitos e a comunidade é o crack. “O Correio mostrou que a situação é grave e que, infelizmente, a droga está indo para o interior do país”, afirmou o ministro em exercício. “Temos que ir pelo lado da prevenção, juntando as outras áreas, como a saúde e educação. Essa droga é mais perigosa do que a cocaína, vicia mais rápido e está no dia a dia. Além disso, é preciso ter a repressão. Por isso, vamos instalar postos na fronteira e tentar conter o avanço interno do crack e das quadrilhas”, disse Barreto.

O alerta é nacional. A pedra da morte aumentou índices de criminalidade, pontos de prostituição e a circulação de armas. Especialistas apontam a droga como o maior desafio para a segurança pública. Desde ontem, o Correio mostra, a partir de uma série de reportagens especiais, como o crack invadiu o interior e se tornou uma praga no país, deixando rastro de morte de norte a sul.

Localizada no sertão do Ceará, a 380km de Fortaleza, Iguatu orgulha-se do selo que recebeu no ano passado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pelas melhorias na qualidade de vida de crianças e de adolescentes. A placa “Município aprovado” na entrada da cidade dá boas vindas aos visitantes e esconde o lado obscuro da cidade de 98 mil habitantes.

Quem convive diariamente com o problema se assusta, como o delegado civil Agenor Freitas, que passou 11 anos longe do município, e há sete meses assumiu o cargo. “O avanço da droga é uma coisa sem precedentes”, diz, ressaltando que o baixo custo do vício é o que mais influencia na disseminação: “É um mercado lucrativo”. No início do ano, a pedra pequena, segundo o delegado, custava R$ 3 e a grande, R$ 7. Hoje, a menor é R$ 5 e a maior, R$ 10. “O crack é a doença do mundo”, sentencia. O problema se repete em outras cidades do interior cearense, como Crato, Juazeiro e Sobral.

Em Acopiara, a poucos quilômetros dali, a droga ainda não é um problema. Mas o avanço da pedra no interior já preocupa o delegado. “Ainda é tranquilo, mas como já temos registros em cidades próximas estamos tomando alguns cuidados.”

Feira de Negócios tem início hoje em Iguatu

Começa hoje à noite e prossegue até o próximo sábado, 28, a XXIII Feira de Negócios da Região Centro-Sul (Fenercsul). O evento é promovido pelo Sebrae, no Palácio da Microempresa, nesta cidade, e reúne expositores locais e de outras regiões. Os operários trabalham na montagem de 50 estandes para comercialização de confecções, artesanato, calçados, produtos industrializados, de informática e de outros artigos do comércio varejista.

Neste ano, o evento está cheio de novidades. Haverá um espaço dedicado ao empreendedor individual com três projetos inovadores. Uma oficina mecânica, uma mini lanchonete e uma barraca de frutas e verduras. A ideia é mostrar aos pequenos empresários o modo correto de instalação, organização, limpeza e exposição dos produtos. A programação inclui ainda palestras técnicas, consultorias empresariais e shows com artistas locais.

Procuradoria Geral de Justiça empossa quatro novos procuradores

Em solenidade a ser presidida pela Procuradora Geral de Justiça, Socorro França, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, empossará na próxima terça (01), às 9h30min na sede da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100), 4 (quatro) novos procuradores de Justiça, escolhidos no dia 24 de novembro último.

Tomarão posse como Procuradores de Justiça:Manuel Lima Soares Filho e Vanja Fontenele Ponte (por merecimento), Lúcia Maria Bezerra Gurgel e Maria José Marinho da Fonseca (por antiguidade).

Atestado de antecedentes pode ser obtido via internet

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já está disponibilizando, via internet, a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais. O documento pode ser solicitado aqui.

O Atestado de Antecedentes é um documento fornecido pela Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), órgão da Pefoce, que tem por objetivo informar a existência ou não de registro de antecedentes criminais, apresentando a situação do cidadão no exato momento da pesquisa nos registros informatizados. Entretanto, o documento não apresenta a ficha pessoal do cidadão, apenas coloca disponível uma resposta negativa ou positiva quanto às possíveis  pendências jurídico-criminais existentes.

Para utilização deste serviço, o interessado deve, primeiramente, verificar se a Carteira de Identidade (RG) foi emitida no Ceará. Os Atestados de Antecedentes para portadores de RG de outros estados podem ser requeridos pessoalmente na CIHPB, mediante apresentação do referido documento.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bancada federal fecha as 19 emendas ao Orçamento Geral da União

Definidos, nesta quarta-feira, após reunião em Brasília, os 19 projetos que serão contemplados com recursos, via emendas de bancada, do Orçamento da União 2010. Após amplo diálogo entre os parlamentares, chefes de Executivo e diversas instituições que apresentaram demandas, foi fechada a relação de projetos que receberão recursos federais no próximo ano, dentro da previsão orçamentária.

Segundo o coordenador-geral da bancada, deputado José Guimarães (PT), o maior número de emendas ficou para o Governo do Estado, que terá contemplados quatro projetos: modernização do Hospital de Messejana; construção de ponte sobre o Rio Cocó, em Fortaleza; construção de trecho rodoviário entre os municípios de Quixelô e Banabuiu, na BR-122; e modernização do terminal de cargas do Porto do Pécem.
Três das emendas terão definição de finalidade, com posterior detalhamento dos projetos em que serão aplicados os recursos: estradas federais (BRs), infra-estrutura turística em municípios do Ceará e infra-estrutura turística na Região Metropolitana de Fortaleza.

As emendas que haviam sido definidas consensualmente em reuniões anteriores não sofreram mudanças. Ficou decidida a destinação de recursos à Universidade Federal do Ceará (UFC), para as obras do Instituto de Ciências Médicas e estruturação dos campi avançados no interior; modernização do Tribunal de Justiça do Estado; e construção do terminal de passageiros e nova pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. A bancada assegurou recursos para os perímetros irrigados do Dnocs no Ceará, que receberão verbas para manutenção e assistência técnica.

TRE confirma cassação de prefeito e vice de Alcântaras

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julgou, nesta noite de quarta-feira, improcedente o recurso eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proveniente do município de Alcântaras.

Com isso, o TRE, por maioria, manteve a decisão do juiz que cassou os diplomas do prefeito Raimundo Gomes Sobrinho, e do seu vice, Joaquim Benício Filho.

 TRE-CE

Câmara aprova PEC dos Precatórios

A proposta de emenda constitucional (PEC) que altera a forma de pagamento dos precatórios por governos estaduais e municipais foi aprovada nesta quarta-feira em segundo turno pela Câmara dos Deputados. Foram 338 votos favoráveis, 77 contrários e 7 abstenções. O primeiro turno foi votado em 4 de novembro.

Estima-se que a dívida de Estados e municípios com os precatórios seja da ordem de R$ 100 bilhões em todo o país.

A PEC, que vai agora à nova apreciação do Senado (onde será novamente submetida a dois turnos de votação), impõe sanções aos administradores públicos que descumprirem as novas regras. Entre as penalidades está a possibilidade de o prefeito ou de o governador ser processado por improbidade administrativa.

Fluminense sofre goleada da LDU e vê título da Sul-Americana distante


Na noite desta quarta-feira o Fluminense reeditou o confronto da final da Libertadores de 2008 com a LDU, no Estádio La Casa Blanca, em Quito, Equador, dessa vez pelo primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana. Mais uma vez os cariocas sofreram uma goleada, dessa vez por 5 a 1, com três gols de Méndez, um de Frankin Salas e um de Ulises de la Cruz. Marquinho fez o de honra dos brasileiros. A derrota quebrou uma série de 13 jogos de invencibilidade do Fluminense e deixou os cariocas longe da conquista do título.

Com o resultado, para conquistar seu primeiro título internacional da história o Fluminense precisa vencer por cinco gols de diferença na partida de volta no próximo dia 2, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã. Na decisão, o fator gol fora de casa não conta como critério de desempate, como ocorreu no decorrer da competição. Por isso, uma vitória por quatro gols de diferença leva a decisão para a prorrogação.

Terra

Prefeito Agenor Neto adere ao Programa "Prefeito Amigo da Criança"


O município de Iguatu aderiu ao programa Prefeito Amigo da Criança gestão 2009/2012, da Fundação Abrinq.

O termo de compromisso será assinado nesta quinta-feira (26), pela secretária de Ação Social, Célia Freitas, a qual estará representando o prefeito muncipal Agenor Neto, na cidade de Teresina, durante o Seminário de Capacitação do Programa.

Em sua 4ª edição, o Programa Prefeito Amigo da Criança tem como tema “Um mundo para as crianças”, e irá acompanhar as ações dos prefeitos eleitos durante os três anos de gestão. O objetivo é criar um compromisso e apoiá-los a desenvolver ações que promovam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, oferece subsídios técnicos para elaboração de diagnóstico, plano de ação e seminários para os prefeitos.

Ao final da gestão, os prefeitos que cumpriram com os compromissos assumidos, serão reconhecidos através do selo “Prefeito Amigo da Criança”, além da possibilidade de concorrerem a premiação especial como “Destaque”.

Iguatu Notícias

Assembleia vai regulamentar emancipação de distritos cearenses



A Assembleia Legislativa do Ceará decidiu que vai trabalhar na emancipação dos distritos que querem se transformar em municípios. Nesta quarta-feira (25), o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), apresentou um projeto de lei que regulamenta o processo permitido após a atualização constitucional. O projeto começou a tramitar hoje e deve ser votado já na próxima semana.

O projeto de lei complementar permite a criação, incorporação, fusão e desmembramento dos municípios do Ceará, o que não acontece há 13 anos, desde que as assembleias legislativas de todo o Brasil perderam as prerrogativas para a organização político-administrativa dos estados. Segundo o deputado João Jaime (PSDB), pela proposta, os distritos que buscam a emancipação devem atender a critérios mais rígidos. Entre eles, ter mais 8 mil habitantes, gerar renda e possuir instrumentos como escola de Ensino Médio, água e esgoto.

Jangadeiro/Iguatu Notícias

Juazeiro: Raimundo Macedo divulga nota sobre operação da Polícia Federal

Por meio de sua Assessoria de Imprensa, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, divulgou nota onde garante que está absolutamente tranquilo quanto a operação da Polícia Federal, realizada nesta quarta-feira (25), em sua residência. A operação Quadrilha foi deflagrada por uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), que apura possíveis irregularidades em um convênio entre a Prefeitura de Juazeiro e o Ministério do Turismo – cuja  verba é de R$ 900 mil – para a realização do “Juá Forró”  do ano passado, quando Raimundo Macedo era o gestor da cidade caririense.

O ex-prefeito confessou estranheza diante do procedimento do Ministério Público Federal. Segundo ele, ninguém foi ouvido para dar as explicações necessárias que o caso requer e, sobre as contas relacionadas com esse convênio, garantiu que já foram prestadas.

O único empecilho, de acordo com Raimundo Macedo, é que a contabilidade da Prefeitura não prestou contas no prazo hábil de 15 dias e nem pediu a prorrogação. Com isso, foram lançadas pelo Governo Federal como ausente na sua prestação de contas o que já foi devidamente corrigido, segundo assegurou o ex-prefeito. Ele estranhou, ainda, as investigações em torno do seu filho, Mauro Macedo, observando que o mesmo não é parte em processos e jamais assinou documentos públicos.

Segundo Raimundo Macedo, toda essa documentação referente ao caso está disponível na Câmara Municipal e nos Tribunais de Contas do Estado e União. O ex-prefeito de Juazeiro ressaltou o trabalho da Polícia Federal nas investigações, mas avisou que não há documentos públicos em sua residência e muito menos na Rádio Vale FM. Para ele, tudo não passou de um equívoco e até diz acreditar na tese de interesses políticos por parte de quem almeja inviabilizar a sua pré-candidatura a deputado federal nas próximas eleições.

Jangadeiro Online

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 12 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (25), pelo concurso número 1.129 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 12 - 17 - 19 - 32 - 47 - 55

Segundo a Caixa, 75 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 12.933,06.

Outras 4.068 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 340,63.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 12 milhões.

Itinerante: Acopiara recebe “Governo do Ceará na Minha Cidade”

O programa de interiorização das ações do Executivo Estadual “Governo do Ceará na Minha Cidade” estará mais uma vez em Acopiara, dia 01 de dezembro, terça-feira.

Esta é uma oportunidade para debater os problemas e ouvir do Governador e dos Secretários de Estado suas propostas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Durante todo o dia, o Itinerante oferece um mutirão de ações ao Município.

Na solenidade que vai acontecer no Centro Social Paroquial, o governador Cid Gomes também realiza a entrega de livros para bibliotecas públicas, assina adesão aos programas na área do desenvolvimento social e agrário.

A agenda dos secretários envolve a participação em fóruns e visitas administrativas.

Em tempo

Resta saber como será a recepção do prefeito acopiarense para com o governador, tendo em vista o mesmo ter sido bastante criticado pelo chefe do executivo estadual em uma de suas visitas ao município de Iguatu.

Naquela oportunidade Cid Gomes disse ter sido enganado politicamente pelo alcaide de Acopiara, etc.

Agenor Neto confirma Carla Perez para o Iguatu Natal de Luz 2009


Após fazer um enorme sucesso no evento Cidade da Criança em Iguatu, a cantora Carla Perez estará de volta à Terra da Telha em um dos maiores eventos natalinos do Norte/Nordeste, “Iguatu Natal de Luz de 2009”. O anúncio foi feito pelo prefeito Agenor Neto.

No período do Iguatu Natal de Luz, todas as praças públicas e ruas são ornamentadas com enfeites natalinos e a cada ano vem chamando a atenção dos cearenses e de turistas de todo o país.

Programa "Acopiara Urgente" tenta entrevista com a secretária de saúde de Acopiara e ela se nega

A produção do programa "Acopiara Urgente", programa independente da rádio Vale do Quincoê de Acopiara apresentado aos sábados, entrou em contato na manhã de hoje com a secretária de saúde daquele Município, objetivando colher informações em relação a falta de médicos e medicamentos nos PSF's da cidade, bem como agendar com a mesma uma entrevista para o programa do próximo sábado.

Apesar da insistência da produção em adquirir essas informações, a secretária se limitou apenas, em dizer que a assessoria de comunicação e marketing se encarregaria de respondê-las.

Indagada se poderia participar no programa do próximo sábado, a secretária foi taxativa: "Não".

Em seguida desligou o telefone sem dar maiores esclarecimentos.

Vamos nós

Enquanto gestora da saúde de Acopiara, a secretária é obrigada a fornecer informações à imprensa a respeito das ações que são desenvolvidas por sua pasta, sob pena, de ser considerada conivente em relação alguns problemas que são verificados e reclamados pela população e que nada é feito para resolvê-los.

Denúncias gravíssimas dão conta que alguns médicos dos PSF's de Acopiara podem estar recebendo seus salários sem prestarem os serviços.

Apenas a secretária de saúde da Prefeitura de Acopiara pode esclarecer essa questão. 

Afastamento de Dantas: Secretário diz que não irá atender pedido do MP

O secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, disse por meio de sua assessoria de imprensa que não vai atender a recomendação do Ministério Público, que pede o afastamento do superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, do cargo.

A assessoria afirmou que o secretário irá esperar a conclusão do inquérito policial e da investigação do próprio Ministério Público, para tomar uma decisão.

Dantas foi acusado de tortura contra presos pelo delegado Francisco Cavalcante, exonerado do cargo, após ser apontado por quatro detentos também num caso de tortura.

Na tarde desta quarta-feira (25), o delegado volta a prestar depoimento na Procuradoria Geral de Justiça sobre as acusações.

Pedido do MP

A recomendação do Ministério Público Estadual foi feita em uma reunião entre o Secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, e o grupo de procuradores que está investigando denúncias de tortura de presos. Um documento pedia o afastamento imediato do delegado do cargo. Para os procuradores, a medida é necessária para restabelecer a confiança da autoridade policial e preservar da ordem pública.
Por telefone, Dantas disse que só vai se pronunciar quando as investigações forem concluídas.

Tratamento desigual

Enquanto o superintendente continua no cargo, os outros dois delegados – Francisco Cavalcante e Alexandra Medeiros – acusados de terem agredido presos foram afastados. Roberto Monteiro disse que o tratamento desigual seria porque houve “entendimento” com o governador Cid Gomes para manter Dantas no cargo.

Jangadeiro Online

Jumentos invadem as ruas e avenidas de Acopiara causando transtornos a população


Tem sido cada vez mais frequente a presença de jumentos em ruas e avenidas  de Acopiara. Os animais vivem abandonados, provocando acidentes frequentes nas rodovias e agora no centro da cidade.

O blog flagrou jumentos disputando o lixo na avenida Cazuzinha Marques,  próximo a Secretaria de Saúde do Município e na avenida Paulino Félix, em frente a Câmara Municipal.


Os animais disputam espaço com os veículos e transeuntes. Resta saber quais as medidas que a Prefeitura Municipal de Acopiara vai adotar para tirar essa jumentada das ruas.

O jegue, jerico, jumento, deixou de ser de grande serventia par o homem do campo depois que foi substituído pela bicicleta e pela moto. 

Mega-Sena sorteia R$ 2 milhões nesta quarta-feira

O concurso 1.129 da Mega-Sena pode pagar R$ 2 milhões nesta quarta-feira (25). O sorteio acontece a partir das 20h (horário de Brasília).

As apostas mínimas custam R$ 2 e podem ser feitas até as 19h em qualquer unidade lotérica credenciada.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio pode render R$ 10 mil se o vencedor aplicar o valor na poupança.

Cinco campi do IFCE serão inaugurados dia 15, no interior do Ceará

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), antigo Cefet, está passando por um processo de expansão que pode elevar o número atual de 14 mil matrículas para 21 mil até o fim de 2010. Hoje, o Instituto conta com nove campi em funcionamento. A previsão é que sejam inaugurados mais três até o ano que vem, nos municípios de Canindé, Acaraú e Crateús. Além disso, dez novos campi avançados (estruturas menores, que funcionam como extensão, mas não têm garantia de custeio pelo Governo Federal) serão inaugurados até o ano que vem. Cinco deles receberão recursos do Ministério da Educação (MEC) e serão inaugurados dia 15.

O Ceará tem nove campi já instalados e em funcionamento, no modelo tradicional: Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá. Três estão em estágio avançado de construção. Um deles é de Crateús, cuja inauguração está prevista para 15 de dezembro.

Os campi de Canindé e Acaraú serão inaugurados apenas em 2010. 

Educação para carentes pode ser mais acessível


Estudar no Brasil pode ficar mais acessível aos estudantes carentes e até mesmo os de classe média. Pelo menos se depender do material escolar. É que o governo federal estuda a possibilidade de garantir incentivo fiscal para o caderno, lápis, borracha, caneta, régua... O benefício deve ser implantado ainda em dezembro próximo ou em janeiro de 2010. A pressa é para atender aos alunos que já estão se matriculando para o período letivo do próximo ano.

No Ceará, a certificação de competência do trabalhador informal não deve se limitar à Capital, uma vez que o Estado já conta com nove campi instalados e em funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifet)- Fortaleza, Maracanaú, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Quixadá, além de três outros em construção - Crateús (será inaugurado no próximo dia 15), Acaraú e Canindé. Nestes lugares, mais de 95% da mão-de-obra estão na informalidade e não têm certificação profissional.

Os cearenses dispõem, ainda, das unidades avançadas de Aracati, Baturité, Camocim, Caucaia, Jaguaribe, Morada Nova, Tauá, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Ubajara.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Carros 'flex' terão IPI menor até o fim de março, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fuel", ou seja, movidos tanto a álcool quanto a gasolina, ou aqueles somente a álcool, terão uma alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março do ano que vem. Com a medida, o governo deixará de arrecadar mais R$ 1,3 bilhão.

Procuradoria Geral de Justiça manda afastar Luiz Carlos Dantas, superintendente da Polícia Civil

O Ministério Público do Ceará recomendou ao Secretário da Segurança Pública e Defesa da Cidadania, o imediato afastamento do Dr. Luiz Carlos Dantas de Araújo, Delegado de Polícia, do cargo de confiança que exerce na Superintendência da Polícia Civil, bem como de outros policiais que venham a ser identificados no curso das investigações, solicitando, dessa forma, os atos administrativos de afastamento já determinados.

Confira abaixo o teor do documento:

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº001/2009/GAECEAP/MP

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, através da Procuradora Geral da Justiça e do Grupo de Atuação Especial do Controle Externo da Atividade Policial - GAECEAP, instituído através da Portaria nº 3285/09/PGJ/CE, no uso das respectivas atribuições, em especial a prevista no art. 27,§ único, inciso IV, da Lei 8.625/93, Lei Orgânica Nacional do Ministério Publico, c/c o art.117, § único, letra d, da Lei Complementar Estadual nº 72/08, Lei Orgânica e Estatuto do Ministério Público do Estado do Ceará e,

CONSIDERANDO que incumbe ao Ministério Público à defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, consoante dispõe o art.127-caput da Constituição Federal;

CONSIDERANDO que o art. 129, inciso II, da Constituição Federal, confere ao Ministério Público, as funções de zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos, dos serviços de relevância pública e aos direitos assegurados no arcabouço constitucional;

CONSIDERANDO que o art.129, inciso VII, da Constituição Federal, confere ao Ministério Público o Controle Externo da Atividade Policial, na forma da lei complementar respectiva, visando, sobremodo, a preservação da ordem pública, a prevenção ou correção de ilegalidades penais, civis e administrativas, ou abuso de poder; 

CONSIDERANDO que com tal desiderato o Controle Externo da Atividade Policial se encontra, no âmbito estadual, disciplinado no art.114, inciso XII, art.115 e incisos da Lei Complementar Estadual nº 72/08 e na Lei Complementar Estadual nº 09/98;

CONSIDERANDO os fatos veiculados reiteradamente na mídia local nos últimos dias, inclusive com a exibição de imagens, bem como os fatos narrados nas notícias-crime tombadas na Procuradoria Geral de Justiça sob os nºs 19202/2009-0 e 19683/2009-1, todos dando conta das supostas torturas perpetradas por agentes da Segurança Pública do Estado do Ceará, sendo que parte dos fatos já está sendo apurado através de dois Procedimentos Investigatórios Criminais – PICs no âmbito do Ministério Público Estadual, iniciados via Portarias nºs 001 e 002/09/ GAECEAP/MP/CE, publicados no Diário da Justiça do Estado do Ceará nº 214, que circulou no dia 17 de novembro de 2009, páginas 284/285;

CONSIDERANDO a gravidade e a repercussão dos citados fatos no meio social, inclusive com divulgação que extrapola as fronteiras do Estado, bem como a expectativa da ausência de isenção nas investigações que tramitam na seara policial civil do Estado, como se extrai do Editorial do Jornal O POVO que circulou no dia 12/11/2009, dado o notório afastamento, conforme veiculação nos periódicos locais, somente de parte dos envolvidos, no caso, os Delegados de Polícia Dr. Francisco de Assis Cavalcante Nogueira, Dra. Maria Alexandra de Oliveira Medeiros, e do Inspetor de Polícia Fernando Cavalcante, sendo que à frente da Superintendência da Polícia Civil permanece o Dr. Luiz Carlos de Araújo Dantas e que ainda se encontra pendente a identificação de outros policiais envolvidos nos episódios;

CONSIDERANDO a premente necessidade de se fazer preponderar o interesse público e da administração pública, bem como se restabelecer a paz social, a qual abalada com as seqüenciadas notícias do envolvimento de agentes da segurança pública com a prática de crimes de tortura;

CONSIDERANDO que o afastamento somente parcial dos policiais civis apontados como supostamente envolvidos nos repugnantes fatos encerra tratamento diferenciado não compatível com o Estado Democrático de Direito, ferindo, ademais, os princípios da razoabilidade e isonomia;

CONSIDERANDO que os fatos noticiados, em tese, constituem-se crimes de tortura, os quais são considerados inafiançáveis pelo o ordenamento jurídico brasileiro, o que feito em atenção ao comando da Constituição cidadã;

CONSIDERANDO, enfim, os renovados escândalos atribuindo a segmentos da Segurança Pública do Estado do Ceará, com repercussões negativas imensuráveis para a máquina administrativa do Estado e para o próprio governo, bem como a necessidade de restabelecer a confiança do corpo social na isenção, lisura e seriedade das autoridades policiais incumbidas de apurar os fatos aflorados, o que feito sem a mínima margem de ingerência das pessoas apontadas como envolvidas e que permanecem no exercício de suas funções.

RESOLVE RECOMENDAR:

Ao Excelentíssimo Senhor Secretário da Segurança Pública e Defesa da Cidadania, em prol do interesse público que, no caso concreto, sobrepõe-se a qual outro princípio, o imediato afastamento do Dr. Luiz Carlos Dantas de Araújo, Delegado de Polícia, do cargo de confiança que exerce na Superintendência da Polícia Civil, bem como de outros policiais que venham a ser identificados no curso das investigações, solicitando, neste azo, os atos administrativos de afastamento já determinados;

Encaminhe-se, junto com a presente RECOMENDAÇÃO, cópias do inteiro teor das Portarias 001/09 e 002/09/GAECEAP;

Publique-se.

Fortaleza, 18 de novembro de 2009.

Dra. Maria do Perpétuo Socorro França Pinto
Procuradora-Geral de Justiça.

Francisco André Karbage Nogueira
Promotor de Justiça

Humberto Ibiapina Lima Maia
Promotor de Justiça

José Gilvane Moreira Costa
Promotor de Justiça

Francisco Osiete Cavalcante Filho
Promotor de Justiça

Roberto Pessoa diz que Ivo não tem voto e manda ele se preocupar com o governador

Eu não vou respondê-lo. Ele não tem voto!”, disse para o Blog, por telefone, direto de Brasília, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. O prefeito, que se define como pré-candidato a governador pelo PR reagiu assim às críticas que lhe foram feitas por Ivo Gomes, o chefe de gabinete do governador Cid Gomes. Ao ser entrevistado nessa noite de segunda-feira no programa Jogo Político, da TV O POVO, sob comando do colunista Fábio Campos, Ivo tratou com indiferença essa postulação e qualificou Pessoa de “prepotente” e “arrogante”.

Roberto Pessoa afirmou que não perderia tempo com Ivo Gomes, deputado estadual licenciado, e ainda recomendou: devia se preocupar com o irmão governador “que não vem podendo inaugurar obra ou dar ordem de serviço em alguns municípios com medo de ser vaiado”.

Ele reafirmou que no dia 31 de março vai se desincompatibilizar do cargo para ser candidato e avisou que não será mais um na peleja.

Na condição de prefeito, Roberto informou estar em Brasília acertando com a bancada federal cearense apoio para projetos de sua gestão por meio de emendas ao Orçamento Geral da União 2010. Ele informou ter conquistado a garantia de R$ 60 milhões para a construção do estádio de Maracanaú.

CBF divulga melhores do Campeonato Brasileiro 2009


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta manhã de terça-feira (24) os finalistas do Prêmio Craque do Brasileirão 2009. O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, e o assistente técnico Jorginho anunciaram os nomes no Museu do Futebol, no Pacaembu (SP).

Os melhores jogadores serão premiados por posição. Serão agraciados também os melhores treinadores e os melhores árbitros, além do melhor jogador de todo o campeonato, do atleta revelação, e do “craque da galera”.

O jurado é formado por jornalistas, jogadores e treinadores.
O Prêmio Craque Brasileirão 2009 acontece no próximo dia 7 , logo após a última rodada da competição, no Rio de Janeiro, com a apresentação dos atores Tony Ramos e Marcelo Antony.

Finalistas

Goleiro: Bruno (Flamengo), Marcos (Palmeiras) e Victor (Grêmio)
Lateral-direito: Jonathan (Cruzeiro), Leo Moura (Flamengo) e Vitor (Goiás)
Zagueiro direita: André Dias (São Paulo), Chicão (Corinthians) e Danilo (Palmeiras)
Zagueiro esquerda: Miranda (São Paulo), Réver (Grêmio) e Ronaldo Angelim (Flamengo)
Lateral-esquerdo: Armero (Palmeiras), Julio César (Goiás) e Kléber (Internacional)
Volante direita: Hernanes (São Paulo), Pierre (Palmeiras) e Willians (Flamengo)
Volante esquerda: Guiñazu (Internacional), Maldonado (Flamengo) e Sandro (Internacional)
Meia direita: Cleiton Xavier (Palmeiras), Diego Souza (Palmeiras) e Souza (Grêmio)
Meia esquerda: Conca (Fluminense), Marcelinho Paraíba (Coritiba) e Petkovic (Flamengo)
Primeiro atacante: Diego Tardelli (Atlético-MG), Fernandinho (Barueri) e Fred (Fluminense)
Segundo atacante: Adriano (Flamengo), Iarley (Goiás) e Ronaldo (Corinthians)
Técnico: Andrade (Flamengo), Celso Roth (Atlético-MG) e Silas (Avaí)
Revelação: Fernandinho (Barueri), Giuliano (Internacional) e Paulo Henrique Ganso (Santos)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR), Leonardo Gaciba(RS) e Paulo César de Oliveira (SP)
Craque da Galera: Conca (Fluminense), Hernanes (São Paulo) e Petkovic (Flamengo)

Lula quer regular direitos e deveres na Internet

Por determinação do presidente Lula, a internet brasileira terá um marco civil regulatório a partir do próximo ano. O projeto, ainda em fase de discussão com a sociedade, deve originar uma legislação que preveja direitos e deveres dos internautas no uso dos meios digitais. A proposta aborta de vez a intenção inicial do Ministério da Justiça (MJ) de criar uma lei altamente restritiva para a internet.

Até março deste ano, a Secretaria de Assuntos Legislativos do MJ trabalhava a minuta de um projeto que pretendia aumentar o rigor na identificação dos internautas, exigindo dos provedores de acesso dados como o número do RG e o nome dos pais de quem está atrás do computador durante toda a navegação. Como o Congresso em Foco mostrou em março, o objetivo, na época, era coibir a prática de crimes na rede.

Fortaleza dispensa 13 jogadores hoje. Outros 14 também podem ter contrato rescindido

Dos 35 jogadores do Fortaleza, 13 devem ter contrato rescindido nesta terça-feira (24). A informação é do próprio site do tricolor. Dos 22 restantes, apenas 8 têm contato garantido para 2010. Os outros 14 também devem dispensados nas próximas semanas.

Não treinam mais com o grupo já a partir de hoje os jogadores Vladimir (goleiro); Amarildo, Everaldo e João Leonardo (zagueiros); Maisena, Elvis e Marcos Tamandaré (laterais); Kiko e Coutinho (volantes); Cristian e Rogerinho (meias); Paulo Roberto e Luiz Carlos (atacantes).

Os que estão assegurados para 2010 são os goleiros Douglas e Roberto, o zagueiro Gilmak, os volantes Leandro, Ticão e Renan, o lateral Guto e o meia Bismarck.

Juazeiro do Norte-CE: Justiça acaba de proibir o governador de colocar o Metrô do Cariri em funcionamento


As estações ainda não estão prontas e, além disso, populares começam a se manifestar contra o fechamento de passagens de nível obstruindo ruas em pelo menos quatro cruzamentos em Juazeiro do Norte. Como se não bastasse, a justiça proibiu, agora pela manhã, o governador Cid Gomes de colocar os trens para rodar entre Juazeiro do Norte e Crarto. A sentença do juiz Gucio Carvalho Coelho acata o pedido do Ministério Público do Estado do Ceará.

Lei Seca: 3 mil perdem o direito de dirigir por um ano

Três mil motoristas no Estado perderam o direito de dirigir por 12 meses. A punição foi aplicada porque os condutores foram flagrados, neste ano e no ano passado, dirigindo alcoolizados. De acordo com a Lei Seca, além da apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista deve pagar multa de R$ 957. Ao processo desses condutores não cabe mais recurso, informa o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Ivo Gomes chama Roberto Pessoa de “prepotente” e “arrogante”

Ao ser entrevistado nesta noite de segunda-feira no programa Jogo Político, da TV O POVO, o chefe de gabinete do governador Cid Gomes, deputado licenciado Ivo Gomes, tratou com certa indiferença a pré-candidatura do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao Governo do Estado. No mesmo dia em que dava entrevista, Pessoa era alvo de festa durante a inauguração da nova sede do PPS, que confirmou aliança com o PR para 2010.

“Eu não acho nada!”, disse Ivo Gomes, não dispensando farpas. Ele classificou Roberto Pessoa de “arrogante” e ” prepotente” e disse que se o prefeito de Maracanaú for mesmo candidato ” pode esperar que teremos a campanha mais baixa da nossa história”.

Ivo Gomes deu entrevista ao jornalista Fábio Camos, colunista de Política do O POVO, ocasião em que avaliou a possibilidade de uma aliança com o senador Tasso Jereissati. “Essa relação já dura 21 anos e é de muito respeito”. Tergiverosu, no entanto, quando indagado se seria a favor do apoio do PSB à reeleição de Tasso, preferindo observar que “o senador Tasso Jereissati é hoje um político comum”.

Também não poupou o ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do PR de Roberto Pessoa, ao bater duro na situação das rodovias federais. O Dnit estadual está sob comando de GuedesCeará, correligionário de Lúcio.

UFC divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2010

O resultado da primeira fase do Vestibular da UFC 2010 já está disponível no site da Instituição para consulta dos candidatos. A Coordenadoria de Concursos (CCV) divulgou na manhã de terça-feira (24).

Os aprovados na primeira etapa do concurso irão participar de uma nova fase nos dias 13 e 14 de dezembro. Por causa da coincidência com a data da prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no dia 13 de dezembro, a UFC aplicará o teste de Redação excepcionalmente das 14 às 17h.

O Vestibular 2010 registrou um total de 44.146 inscritos. Este ano, são 5.524 vagas, distribuídas por 90 cursos de graduação em campi na Capital e no Interior do Estado (Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte).

Seduc deve divulgar lista dos aprovados na 1ª fase do concurso hoje

A Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) deve divulgar nesta terça-feira (23) a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso público que abriu 4 mil vagas para contratação de professor efetivo do Estado. A informação é da assessoria de imprensa do órgão.

As provas objetivas foram aplicadas no dia 1º de novembro e contou com a inscrição de 25.153 candidatos. Os aprovados no concurso vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais de trabalho, e de R$ 663,83 para 20 horas semanais. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.

Iguatu Notícias

PSDB apoia reeleição de Cid se houver apoio ao presidenciável tucano

A condição foi dada. O PSDB do Ceará só irá apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB) caso o mesmo se comprometa a fazer palanque para o candidato do PSDB à Presidência da República. Quem afirma é o presidente estadual do partido, Marco Penaforte.

Na avaliação do tucano, a prioridade do PSDB, atualmente, é eleger o sucessor do presidente Lula (PT), ficando as costuras estaduais para segundo plano. “Se nós tivermos, aqui no Estado, apoio à candidatura presidencial do PSDB, por parte do PSB e do atual governador, essa aliança aqui automaticamente está feita, da nossa parte“, salientou Penaforte.

Questionado se, diante dessas condições, uma aliança com o governador Cid Gomes já estaria praticamente descartada, já que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) – com quem Cid não mantém boas relações – reúne as maiores chances de ser candidato pelo PSDB, o presidente estadual da legenda lembrou: “Não temos ainda um candidato escolhido“.

A afirmação faz referência à pré-candidatura do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que disputa com Serra o direito de sair candidato à Presidência pelo PSDB. Aécio conta, inclusive, com o apoio do deputado federal Ciro Gomes (PSB), também pré-candidato à sucessão de Lula mas que já afirmou que abandona a disputa caso o governador de Minas Gerais seja candidato. Ciro é irmão do governador Cid Gomes.

“Temos dois nomes colocados até o momento, dois grandes nomes. Então não existe definição. Evidentemente que cada um desses nomes evoca espectros de alianças próprios às características de cada um“, atenta.

PT

Caso Cid apoie um candidato do PSDB à Presidência, ressalta Penaforte, o maior obstáculo para a inclusão da sigla tucana no arco de alianças para a reeleição do governador – o Partido dos Trabalhadores – estaria enfim superado. “Acho muito difícil o PT aliar-se ao governo nesse cenário“, avalia.

Com o PT apoiando Cid, o presidente do PSDB no Ceará avisa: o partido estará em campo oposto. “Nossas formas de compreender o que é governo e o que é ética na política são bastante diferentes, ou seja, é impossível o PSDB se coligar com o PT“, diz. ”

O POVO

Cidades certificadas com Selo Verde 2009 serão conhecidas até dia 30

Os municípios a serem certificados com o Selo  Verde, edição 2009, programa implantado pelo Governo do Estado desde 2004, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) poderão ser conhecidos até o final do mês. É com essa perspectiva que trabalha a equipe da coordenadora do programa,  técnica do Conpam Socorro Azevedo, e todo o Comitê Gestor  responsável pela avaliação. A solenidade de entrega dos certificados e premiação deverá ser marcada pelo cerimonial do governador  do Estado, Cid Gomes, como acontece anualmente, antes do Natal. 

Reavaliação

Antes do anúncio oficial dos municípios a serem contemplados com a certificação do selo, a equipe se debruça com os pedidos de reavaliação de 11 cidades que ficaram de fora da fase de pré-qualificação. São elas: Campos Sales, Canindé, Forquilha, Araripe, Parambu, Juazeiro do Norte, Pacoti, Várzea  Alegre, Saboeiro, Acopiara e Ipu. Toda a documentação enviada com as respostas dos questionários estão novamente sendo avaliadas e se houver necessidade as técnicas voltarão ao município para constar o trabalho "in loco" apresentado pelas administrações municipais.