sábado, 10 de outubro de 2009

Romaria da Terra acontece amanhã em Iguatu

Amanhã, romeiros vindos das nove dioceses do Ceará participam nesta cidade da 14ª Romaria da Terra, que tem como lema, neste ano, "O semiárido em romaria, por mais vida e cidadania". O evento é promovido de dois em dois anos pela Pastoral da Terra da Igreja Católica. O objetivo é celebrar as conquistas do movimento e animar as comunidades para continuarem organizadas por melhores condições de vida no campo.

Segundo estimativa dos organizadores, o evento deve reunir cerca de 10 mil romeiros. Neste ano, a Romaria celebra o centenário de nascimento do religioso dom Hélder Câmara e do poeta Patativa do Assaré. A Romaria é o espaço de renovação dos compromissos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a celebração da luta pela vida no semiárido e em defesa da história, da cultura do povo nordestino.

A Romaria enfatiza a defesa pela vida dos povos indígenas e de seus remanescentes, os afro-brasileiros, camponeses, pescadores artesanais, jovens e pessoas idosas do campo. Outras questões ligadas à promoção da educação pública, a luta por reforma agrária, por acesso à água e a defesa de projetos que visem à melhoria da qualidade de vida das famílias também são propósitos do evento.

Segundo a programação, a acolhida dos romeiros será na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, nesta cidade, a partir das 4 horas da madrugada deste domingo. Em seguida, haverá um café comunitário. Depois, os romeiros caminham pela Rua 13 de Maio com parada prevista na Catedral de São José.

A Romaria segue em direção ao Largo da Telha, área central, onde há um lago que assinala a origem da cidade de Iguatu. Às 7 horas, está previsto o abraço da lagoa, com apresentação de dança e música. Em seguida, os romeiros seguem para os bairros e algumas áreas rurais, onde haverá partilha, celebração, apresentações culturais e reflexão sobre as conquistas sociais e a luta do movimento.

A partir das 14 horas, a concentração será na Praça da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, padroeira de Iguatu. Os romeiros farão apresentações artísticas. Às 16 horas, será celebrada missa campal e solene, com bênção e envio dos romeiros da Terra para as suas comunidades de origem. O ato litúrgico será presidido pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa.

Esta é a segunda vez que a Romaria da Terra é realizada nesta cidade. A primeira foi em 1997, quando o movimento tratou da temática "Na luta por terra e água, o renascer de canudos". A primeira Romaria da Terra foi realizada em Canindé, em 1984, com o lema "Povo de Deus em busca de terra e pão".

A integrante da CPT, Senhorinha Soares, lembra a importância da celebração comunitária em face das conquistas alcançadas. "São 25 anos de história e caminhada e nesse período muitas conquistas foram alcançadas, mas temos ainda muito por que lutar. A nossa preocupação neste ano é com a qualidade de vida no semiárido, a questão da preservação do meio ambiente, da água e terra e da vida digna das famílias de camponeses".

Mais informações
Comissão Pastoral da Terra, Fortaleza (85) 3226. 1413
Paróquia do Prado em Iguatu
(88) 3581.1221

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Caravana da TV Diário em Iguatu e Cascavel

Acontece, hoje, mais uma edição da Caravana da TV Diário. Os profissionais da emissora visitam, hoje, a cidade de Iguatu, na Praça Marechal Castelo Branco, mesmo local onde é realizado o Iguatu Festeiro. O encontro será realizado das 17h às 20h. E, no próximo dia 12, a Caravana estará em Cascavel, das 15h às 18h, na Avenida Chanceler Edson Queiroz, na Praça São Francisco.

Nas duas cidades, os moradores poderão participar da oferta de serviços, como corte de cabelo, caminhão do cidadão, emissão de certidão de nascimento, avaliação nutricional, orientação em saúde bucal, álcool e drogas, grupos de dança, grupos de teatro, contação de histórias, realização de show artístico infantil, parque infantil, circo e trenzinho da alegria.

De acordo com a produtora de eventos do Sistema Verdes Mares, Renata Fontenele, haverá a participação de outras empresas do Grupo Edson Queiroz, como a Cascaju e a Indaiá, para a distribuição de produtos. Além disso, em Iguatu, o trio elétrico percorrerá as principais ruas da cidade. De acordo com ela, o projeto de Caravana da TV Diário triplicou e haverá mais eventos até o fim do ano.

DN

Iguatu: começa hoje o primeiro Cidade da Criança

A Prefeitura de Iguatu vai realizar a partir de hoje devendo prosseguir até o dia 15 de outubro de 2009, o primeiro “Cidade da Criança”.

A idéia do evento é garantir os direitos da criança e adolescentes, bem como, comemorar a semana da criança dando oportunidades para que as mesmas possam se divertir de forma gratuita.

Uma grande estrutura de decoração, com direito a castelo, foi montada para garantir um local agradável para quem vai participar.

O local do evento será o mesmo do Iguatu Festeiro, na avenida Perimetral, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Além de parques, tendas de circo, biblioteca e teatro, as crianças de Iguatu terão oportunidade de assistirem shows infantis com participação de grandes atrações em nível nacional, dentre elas, Simony, ex-Balão Mágico e Carla Perez.

Pelo menos 4 mil presentes serão sorteados. A expectativa dos organizadores do evento é que 50 mil crianças participem.

Assista ao VT


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Adolescente estupra e mata mulher na frente do companheiro paraplégico

Um crime chocante aconteceu por volta das 23 horas de ontem (08), em São Gonçalo do Amarante, distante 60 quilômetros de Fortaleza. Um adolescente de 16 anos estuprou e, em seguida, matou asfixiada uma mulher com iniciais A. M. C., 45, na frente do companheiro dela, que é paraplégico e tem 58 anos. O acusado era amigo da família e cometeu o crime enquanto bebia com o casal na casa deles.

O marido passou a noite toda ao lado do corpo da mulher e só conseguiu pedir socorro hoje. O adolescente foi apreendido na manhã desta sexta-feira (09), na casa dele, na comunidade Acende Candeia, distante 200 metros do local do crime. Ele é conhecido da Polícia e já teria praticado assaltos na região.

Na residência do casal sequer havia iluminação. O homem nada pode fazer durante o crime, já que é usuário de cadeira de rodas.

Russas-CE: Prefeito Raimundo Cordeiro poderá ser candidato a vice-governador em possível chapa de Roberto Pessoa

Um fato novo na política cearense: o atual prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas (PSDB) teria sido convidado para ser candidato a vice-governador numa possível chapa encabeçada pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Os dois seriam apoiados pelos ex-governadores Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara que são líderes desses dois partidos. Pessoa não esconde ter ficado animado com o percentual de 16% segundo pesquisa recém-feita sobre a corrida sucessória.

Nessa amostragem, o atual governador Cid Gomes (PSB) lidera com mais de 50% das intenções de votos. Entretanto, chama a atenção o fato do filho de Raimundinho, como é mais conhecido, Rondinely Pereira de Freitas, o Nelinho, ter se filiado recentemente ao PSB de Cid Gomes. Ele pretende disputar uma vaga de deputado estadual e, desta firma, se aliaria com a situação enquanto o seu pai formaria no bloco de oposição ao governo do estado.

O prefeito de Russas é proprietário da Funerária Anjo da Guarda com grande lastro empresarial no Ceará e bastante consolidada em Juazeiro do Norte. Outra informação é que Roberto Pessoa estaria viajando hoje para São Paulo, a fim de almoçar neste sábado com o governador de São Paulo, José Serra, candidato em potencial pelo PSDB à presidência da República. O objetivo seria tentar o fechamento de uma aliança entre PR e PSDB no Ceará. O único impasse é que, em nível nacional, o PR é da base aliada do presidente Lula.

Miséria

Cid ameniza criticas de Luizianne a Ciro, mas avisa: quer irmão disputando em 2010

O governador Cid Gomes (PSB) afirmou, nesta sexta-feira, que soube do teor da entrevista exclusiva que a prefeita Luizianne Lins (PT) deu ao jornal O POVO numa conversa, por telefone. Ele adiantou que a propria prefeita telefonou para ele e deu detalhes do conteúdo que virou o assunto desta sexta-feira nos meios políticos locais, mas com repercussão nacional.

“”Ela ligou pra mim”, disse Cid, evitando polemizar quando indagado sobre o fato de Luizianne ter admitido não apoiar sua reeleição caso ele endosse o seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), para presidente da República.

Instado a avaliar o fato como um possivel rompimento futuro entre duas lideranças políticas que se dizem muito amigas, Cid não comentou. Disse que discorda de Luizianne nas críticas feitas por ela contra Ciro Gomes. Luizianne disse que Ciro não tem preparo para comandar o País. Ele lamentou ainda que a prefeita e seu irmão mantenham divergencias antigas”.

Cid foi até mais longe. Reiterou que defende que seu irmão seja candidato a presidente da República com uma estratégia para forçar o segundo turno e chegou a observar que vai perder tempo quem quiser ver Ciro desistindo.

Artigo do Internauta: O Dia D para a música brasileira

A PEC da Música irá à votação no dia 21, quarta feira, às 14h na Câmara dos Deputados e sua participação é decisiva!

A presença dos músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema é fundamental para pressionar os deputados a votarem a favor da PEC. Haverá estrutura para recebê-los e todos estão convidados!

Precisamos de 308 votos (de um total de 513). Contate os deputados do seu estado e peça que votem a favor. Divulgue a proposta em suas redes de relacionamento, blogs, e-mails etc. Esta é a hora de pressionarmos.

Dúvidas: Gabinete do Deputado Otavio Leite (autor da proposta)
Em Brasília: (61) 3215-5437
No Rio de Janeiro: (21) 3388-6240
E-mail: tatiana@otavioleite.com.br / gabinete@otavioleite.com.br
Saiba mais: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica

Prefeito de Acopiara poderá anunciar daqui a pouco o afastamento de todos os servidores não concursados

O prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto está se reunindo nesse momento, na sede do Sindicato dos Servidores com todos os servidores não concursados da Prefeitura Municipal de Acopiara.
Na oportunidade o prefeito acopiarense deve anunciar o afastamento de todos.

Blog se prepara para atingir a marca dos 300 mil acessos

Site do Lindomar Rodrigues se prepara para atingir a marca dos 300 mil acessos gozando de muita credibilidade e responsabilidade nas suas postagens.
Hoje o blog é um dos mais acessados do Ceará e tem servido de base para muitos que gostam da boa informação.
Com menos de dois anos de existência, a meta do blog é se colocar como um dos mais acessados no Nordeste.

Brejo Santo-CE: Acidente com transporte escolar leva oito crianças ao Hospital e uma delas está numa UTI em Barbalha

Mais um acidente com transporte escolar foi registrado no início da noite desta quinta-feira na região do Cariri. O fato aconteceu no município de Brejo Santo quando oito estudantes saíram feridos em virtude do tombo de uma D-20 na zona rural daquela cidade. A reportagem do Site Miséria tentou maiores detalhes sobre o acidente, mas soube que não há informações em torno do assunto no radiograma da Polícia Militar, segundo disse o Soldado Moura.

No contato com a Delegacia Regional de Polícia Civil o diapasão foi o mesmo e o atendente só confirmou ter tomado conhecimento que houve esse acidente. A omissão da notícia não foi diferente junto ao Hospital Geral de Brejo Santo. O funcionário que se identificou como sendo “Giovane” falou à reportagem do Miséria que não estava autorizado a dar informações sobre o fato e, desta forma, nada adiantou cumprindo à risca a determinação que recebera sem dizer de quem.

Ele falou apenas que o hospital não dá informações por telefone. Entretanto, recentemente, o Miséria conseguiu colher dados em torno da vítima de uma tentativa de homicídio em Mauriti. Os únicos detalhes obtidos sobre o acidente de ontem foram de que se deu por volta das 18 horas na estrada carroçável em direção ao Sítio Poço do Pau. O motorista da D-20 teria tentando uma ultrapassagem perigosa e numa velocidade incompatível com o local quando o carro capotou.

Os oito adolescentes residem naquela localidade da zona rural de Brejo Santo e foram atirados para fora do veículo que faz o transporte escolar. Informações extra-oficiais dão conta que algumas sofreram fraturas em braços e pernas. Nossa reportagem descobriu no final da manhã que duas encontram-se no Hospital Santo Antonio de Barbalha. "Napoleona", de 14 anos, está na enfermaria, enquanto Fabrícia Rodrigues, de 15 anos, foi levada direto para a UTI.

As pacientes chegaram hoje cedo e o hospital informou que uma tomografia feita descartou a possibilidade de traumatismo craniano, sendo que a adolescente apresenta apenas problemas abdominais. Mesmo com o repasse de recursos federais, a precariedade do transporte escolar na maioria dos municípios é um fato concreto. Há cerca de três meses, no Sítio Genipapeiro igualmente em Brejo Santo, uma D-20 que conduzia alunos foi abordada pela polícia tendo um menor ao volante.

Miséria

Receita intima 110 mil empresas que têm dívidas com a União

A Receita Federal anunciou nesta sexta-feira que começou a intimar cerca de 110 mil empresas cujas dívidas com a União, quando somadas, chegam a R$ 4,7 bilhões. Após a intimação, os devedores passam a ser inscritos no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e terão o nome encaminhado à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição na Dívida Ativa da União. A ação fiscal teve início no dia 1º de outubro.

Segundo comunicado da Receita, a partir de agora, os procedimentos de cobrança dos débitos vencidos têm início logo após a carga das declarações no sistema, tanto para a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais mensal quanto para a semestral. Depois disso, será iniciada a seleção para gerar as intimações dos contribuintes, fazer a inscrição no Cadin e, caso os débitos não sejam regularizados, providenciar o encaminhamento à PGFN.

A nota esclarece também que o procedimento adotado anteriormente era de cobrança por lote, semestral ou anual. Agora, a cobrança será mensal e contínua. Segundo o comunicado, com isso, a expectativa é reduzir a inadimplência.

A intimação que começou nesta sexta-feira ficou restrita aos débitos vencidos a partir de 1º de dezembro de 2008 por causa do programa de parcelamento de dívidas, que está em vigor. O prazo para a negociação do débito ou quitação termina no dia 30 de novembro de 2009. Depois dessa data, as cobranças não resolvidas poderão seguir para imediata inscrição na Dívida Ativa da União.

Até agora, os computadores da Receita registraram 302.164 pedidos de adesão ao parcelamento de dívidas, sendo que 209.640 foram validados. O órgão informou ainda que o contribuinte que desejar aderir ao parcelamento deverá protocolar o pedido exclusivamente nos sites da PGFN (www.pgfn.fazenda.gov.br) ou da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) até as 20h (de Brasília) do dia 30 de novembro de 2009.

A nota da Receita informa ainda que poderá ser pago ou parcelado, em até 180 meses, inclusive, o saldo remanescente dos débitos consolidados no Programa de Recuperação Fiscal (Refis), no Parcelamento Especial (Paes), no Parcelamento Excepcional (Paex) ou no parcelamento ordinário. Mesmos débitos já excluídos desses parcelamentos estão abrangidos pela lei.

Cid Gomes admite em encontro com a bancada do PMDB uma possível desistência da reeleição

O governador Cid Gomes surpreendeu os deputados estaduais do PMDB e ao próprio presidente regional deputado Eunício Oliveira ao admitir durante encontro no Palácio Iracema que pode desistir de sua reeleição em 2010. Cid afirmou ao PMDB que não é certa sua candidatura a um novo mandato no ano que vem. Ressaltou que o único compromisso político que tem é de apoiar a candidatura de Eunício Oliveira ao Senado.

A possibilidade do governador Cid Gomes renunciar a sua candidatura à reeleição ao Governo do Ceará deixou os deputados estaduais do PMDB assustados. Outra decisão de Cid também impressionou os peemedebistas. Cid declarou que é sua prioridade a candidatura de seu irmão o deputado federal Ciro Gomes ao Planalto.

Ao priorizar a candidatura de Ciro Gomes a presidente, o governador Cid Gomes reafirmou que está preparado para um rompimento do PT com seu governo. Cid reafirmou que caberá ao PT em sua chapa, se ele for candidato à reeleição, a vaga de vice-governador. E se o PT não aceitar pode seguir seu destino, teria sido a frase dita por Cid no encontro com o PMDB.

Iguatu Notícias

Vereadores tentam colocar em dúvida credibilidade de empresa de eventos

Vereadores João Inácio e Mário Rodrigues poderão ser processados por colocar em dúvida a credibilidade e idoneidade da empresa S.D. Produções e Divulgacoes, sediada no bairro Moreira, em Acopiara. Segundo os parlamentares a empresa não possui estrutura suficiente para realizar evento tipo Iguatu Festeiro e outros.

Em tempo

Conhecedor dos trabalhos realizados pela empresa citada pelo dois parlamentares e sabedor da qualidade do serviço que é oferecida pela mesma, a briga promete render bons frutos nas barras da Justiça.

Ainda de acordo com os vereadores Mário Rodrigues e João Inácio a empresa não tem condições de contratar atrações de grande porte por funcionar num local simples. Como exemplos os vereadores citaram Aviões do Forró, Daniela Mercury e outras...

Aparentemente os vereadores serão obrigados a provar na Justiça que a empresa não possui estrutura suficiente para realizar grandes eventos.
É aguardar pra ver!

Cá pra nós

E só quem pode realizar evento é quem mora em apartamentos, em prédios luxosos?
O pequeno não pode se tornar grande?
Em breve essa empresa, apesar de funcionar numa sede simples, vai colocar também uma locadora de veículos.
E com certeza não será uma locadora fantasma. Vai prestar o serviço mesmo.
Aguardem.
Vem chumbo grosso por aí.
Esses dois vereadores...
Ei, ei...

Luizianne admite não apoiar Cid e diz que Ciro não está preparado para governar o País

O apoio da prefeita Luizianne Lins (PT) e do PT à reeleição do governador Cid Gomes (PSB) já não é mais uma certeza. Por conta da possibilidade de o deputado federal Ciro Gomes (PSB) ser candidato à Presidência da República, a petista garante & com a segurança de quem, em pouco tempo, assumirá o comando estadual da sigla -que o PT poderá ter candidatura própria no Ceará.

O motivo da possível reviravolta no cenário político local seria a necessidade de garantir um palanque forte para a candidata do presidente Lula à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

A declaração de Luizianne foi dada ontem, após evento realizado no conjunto habitacional Maria Tomásia. Apressada, a prefeita decidiu conceder a entrevista dentro do carro oficial. Acompanhe abaixo os principais trechos.

Eliomar de Lima

Agricultor é morto à bala em Icó, no Ceará

Ontem, por volta das 14 horas, a polícia militar registrou um homicídio à bala no distrito de Três Bodegas, distante 18 Km da sede urbana de Icó.
A vítima foi o agricultor José Jaílson Pontes, 47 anos, alvejado com 05 tiros.
Segundo informações prestadas pela a esposa da vítima, o principal suspeito é um homem identificado por Frutuoso Julião, que após uma discussão com o seu esposo o jurou de morte.
O caso está sendo investigado pela polícia.

Aposentado é morto a pauladas no centro de Iguatu

Um aposentado identificado apenas como Toinho Bandeira foi morto a pauladas, na madrugada de hoje, no centro comercial de Iguatu.
O corpo do aposentado foi levado para o Instituto Médico Legal de Iguatu para ser necropsiado.
O autor ou autores do delito são desconhecidos pela polícia.

Greve dos bancários termina nas principais capitais

Os bancários de várias capitais voltam ao trabalho nesta sexta-feira (9), depois que assembleias em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis decidiram aceitar a proposta dos bancos e terminar a greve, informou o Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

A greve completou 15 dias nesta quinta (8).

No caso da Caixa Econômica Federal (CEF), porém, não houve acordo entre bancários e a instituição, e a paralisação deve continuar.

Os bancários de instituições privadas de Porto Alegre também aceitaram a proposta dos bancos e já voltaram ao trabalho na tarde desta quinta-feira.

Formalização é tema do Empreender 2009

Com cerca de 3.500 inscritos o Empreender 2009 mostra o absoluto sucesso da terceira edição do evento que é considerado o maior do País na área de empreendedorismo. A abertura, às 8 horas de hoje, no Centro de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas no Ceará (Sebrae-CE), contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais e representantes de entidades e instituições que desde o início apoiam a iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO. Este ano, o evento terá como tema o programa Empreendedor Individual (EI) trazendo tudo o que os trabalhadores precisam saber para deixar a informalidade.

Além de superar as 2.800 inscrições do ano passado, o Empreender 2009 contará com oficinas com assuntos que vão desde as etapas de formalização até a necessidade de capacitação dos empreendedores por conta própria. As oficinas com o tema ``Crédito e Capacitação`` ocorrerão em todos os municípios com transmissão ao vivo do evento, diretamente de Fortaleza, através de videoconferência. São eles: Aracati, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tauá.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Blog lamenta demissão de servidores não concursados da Prefeitura de Acopiara

Bem diferente do que pensam ou falam, o blog do Lindomar Rodrigues se solidariza com todos os servidores públicos de Acopiara que estão na eminência de perder seus empregos por não serem concursados.

São pais e mães de famílias que terão que enfrentar sérios transtornos por conta dessa demissão.

O que ora acontece em Acopiara é fruto de falta de planejamento de uma administração desastrosa que acha que pode tudo.

Enquanto pessoa séria e compromissada com a verdade eu sabia que a qualquer momento isso poderia acontecer.

O próprio prefeito da cidade era conhecedor dessa possibilidade, e no entanto, não se preparou para a realização de um concurso no início de sua administração.

Independentemente de qualquer situação quero deixar bem claro que em momento algum fiquei feliz com o que está acontecendo.

Que esse fato sirva de exemplo para o atual e futuros prefeitos de Acopiara e que ao invés de prometerem empregos para angariar votos, mostrem que têm competência e projetos para gerarem oportunidades de trabalho para todos.

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

Eunício é destaque na nova edição da Revista FALE

A mais nova edição da Revista FALE, que está nas bancas esta semana, traz em suas páginas longa entrevista com o deputado Eunício Oliveira. Uma das principais lideranças do PMDB e de grande influência na política nacional e estadual, Eunício conversou com o jornalista Luis Sérgio Santos e relembrou seus principais projetos e ações desenvolvidas ao longo de três legislaturas como deputado federal e também como Ministro de Estado.

Eunício relata sua trajetória política, sua luta em prol dos agricultores, da saúde e do desenvolvimento econômico e social do Ceará. O peemedebista também destacou o intenso trabalho que a bancada federal cearense vêm desenvolvendo em Brasília e relembrou obras e iniciativas importantes tomadas pelos parlamentares cearenses.

Sobre as eleições de 2010, Eunício ressaltou que a escolha do seu nome para disputar uma das vagas ao senado em 2010 foi feita em aclamação geral pelo PMDB do Ceará durante convenção. Ele também falou sobre a aliança nacional entre PMDB e PT e a indicação de um nome de peso da agremiação para disputar a vaga de vice-presidente ao lado da presidenciável, Dilma Rousseff.

Prefeitura de Acopiara tem menos de 48 horas para demitir servidores sem concurso

O blog foi informado que a Justiça de Acopiara determinou a Prefeitura Municipal a demitir num prazo de 48 horas todos os servidores que não são concursados.

A decisão da justiça deve atigir mais de 500 servidores.

Paralela a essa informação a 2ª Promotoria de Justiça de Acopiara ajuizou na última sexta-feira (02) uma ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito Antonio Almeida por conta dessas contratações.

Inclusive, o requerido está sujeito a pena de suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, de proibição de contratar com o Poder Público ou receber quaisquer créditos dele provenientes, além das demais sanções previstas na Lei nº 8.429/1992.

O processo corre em segredo de justiça e está em trâmite na 2ª Vara da Comarca de Acopiara sob o nº 2009.0030.7146-9/0.

Cá pra nós

Para justificar a possível demissão de servidores que foram contratados de forma irregular algumas pessoas agregadas a prefeitura estão encarregadas de espalharem boatos pela cidade dando conta que a culpa pela possível demissão foi dos vereadores de oposição.
Será?

Publicidade e divulgação: Sociedade Beneficente, pertencente a família do prefeito de Acopiara, já recebeu mais de 24 mil reais somente esse ano

Definitivamente o dinheiro público de Acopiara toma caminhos inimagináveis.

Pois não é que o blog descobriu através do Portal Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios que existe um contrato entre Prefeitura Municipal e Sociedade Beneficente Francisca Alves de Almeida.

Só para o internauta ter uma idéia, essa associação pertence a família do prefeito, e é detentora de uma concessão de rádio Comunitária.

Clicando no link abaixo você vai perceber que até a Secretaria de Saúde pagou por serviços de publicidade e divulgação.

Somente esse ano a Prefeitura de Acopiara já pagou mais de 24 mil reais a entidade.

SOCIEDADE BENEFICENTE - FRANCISCA ALVES DE ALMEIDA.

Cá pra nós

Enquanto sobra dinheiro para esse tipo de ação, falta dinheiro para grandes investimentos na minha querida Terra do Lavrador.
Ei, ei...

Câmara dos Deputados adia votação da PEC dos cartórios

Preocupado com a repercussão negativa da aprovação de mais um "trem da alegria" pela Câmara, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), comandou ontem pessoalmente o adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 471, que garante a efetivação de dirigentes de cartórios admitidos entre 1988 e 1994 sem concurso. A chamada PEC dos cartórios dará estabilidade para cerca de 5 mil tabeliães hoje interinos no cargo.

Escola de Música Popular de Iguatu a um passo da realidade

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do Município de Iguatu e o incentivo ao “fazer” musical, valorizando os talentos da terra, as tradições, a identidade e o potencial turístico do município, a Prefeitura de Iguatu está construindo a primeira Escola de Música Popular do interior do Ceará.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal, visa construir a Escola de Música de Iguatu, assim como adquirir os instrumentos necessários para a sua implantação. O projeto tem um custo inicial de R$ 600.000,00, sendo que desse total, o Ministério da Cultura entrou com a quantia de R$ 473.949,56, ficando o restante como contrapartida para o município.

Na sua essência, o Projeto visa atender principalmente os jovens da região em situação sócio-econômica menos favorecida, remanescente de escolas públicas e projetos sociais. Neste caso, a escola irá trabalhar na formação dos jovens instrumentistas, fomentando o prazer da música no cotidiano da sua população, revitalizando dessa forma a cultura musical do município.

A Escola de Música Popular de Iguatu contará com um ambiente que proporcionará conforto e comodidade aos instrumentistas. . Serão ofertadas aulas de sanfonas, baixos, pífano, teclado, violão elétrico, triângulos, zabumba, flauta, pandeiro, tamborim com baquetas, e contará com acervo de vinis, de partituras, de CD´s, que ficarão à disposição da comunidade e visitantes.

Para a implantação do Projeto, o município de Iguatu aguarda apenas a liberação de mais recursos para a aquisição dos instrumentos musicais, uma vez que a parte de estrutura física (foto) já se encontra totalmente pronta.

Assessoria de Comunicação da PMI
Luiz F. Vasconcelos

Iguatu: inscrições para a seleção de novos diretores de escolas estão abertas

O blog comunica aos interessados em participarem da seleção de novos diretores da rede pública municipal de ensino em Iguatu, que já está disponível o edital para a seleção. As inscrições estão abertas na Secretaria da Educação, no período de 07 a 16 de outubro de 2009, nos dias úteis, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Para concorrer à indicação ao cargo de provimento em comissão o candidato deverá, no ato de nomeação apresentar o certificado ou diploma de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia ou na área de educação, sendo este último com pós graduação em Gestão ou Administração Escolar.

Baixe aqui o edital para seleção de novos diretores da rede municipal de ensino

Do Site da Prefeitura de Iguatu

Jornalista Nilson Fagata, filho de Acopiara, faz sucesso como apresentador de TV

Simpatia e carisma. Estas são palavras que fazem parte da personalidade do jornalista e apresentador de TV Nilson Fagata. O jeito espontâneo diante das câmeras é o mesmo longe delas. Ao contrário do que muitos imaginam, Fagata é cearense e não paulista(apesar do sotaque). Ele nasceu em Acopiara. Com dois anos de idade foi morar em Miracatu interior de São Paulo. Ainda menino começou a jogar futebol. “Como fui criado em uma cidade do interior com poucas opções de lazer, a única diversão era jogar futebol, tornando-se meu esporte preferido”, conta. Fagata revela também que sempre era convidado para praticar basquete, devido à altura (1,86cm). “Cheguei a jogar durante algum tempo, mas não me fascinou”, afirma.

Se os clubes de futebol perderam um grande atleta não se sabe.Por outro lado a comunicação cedeu espaço para um profissional que faz sucesso por onde passa. “Desde cedo comecei a andar em emissoras de rádio em São Paulo. Aos 18 anos comecei a trabalhar como repórter em uma rádio AM de lá e nunca mais parei”, entusiasma-se.

E não parou mesmo. Quando voltou ao Ceará há 12 anos, trabalhou em emissoras de rádio e TV. Atualmente, Fagata divide o tempo atuando na rádio Costa do Sol FM onde apresenta o programa “Sucesso dos Bairros” das 18:00 às 19:00h, de segunda a sexta. Pela manhã , trabalha na TV Jangadeiro com o programa “Gente na TV” que estreou há três meses e está consolidado como segundo lugar em audiência. “O carinho do povo é muito grande”, revela.

Pai de três filhos do primeiro relacionamento, atualmente é casado com a jornalista Pollyana Menezes que espera o primeiro filho do casal. A paternidade é outro assunto que deixa entusiasmado o jornalista: “ estou torcendo por um menino”, admite.

Nas horas vagas o apresentador revela que ainda joga bola com os amigos e quando sobra tempo faz caminhada.Tudo isso para manter os 85kg distribuídos em 1m86cm. Aos 44 anos de idade revela que não faz restrição a nenhum tipo de comida: “como tudo mesmo”. A impressão que se tem ao conversar com Fagata é de que está sempre de bem com a vida . Isso sem dúvida contribui para toda essa Vitalidade.

Filhos de Acopiara que se destacaram na TV

Nonato Albuerquerque - Apresentador de TV, Nilson Fagata - Apresentador de TV, Marilena Lima - repórter e apresentadora de TV, Paulo Rogério da Silva (Gero Camilo) - Ator, dentre outros...

Agricultor é morto à bala em Iguatu

Ontem, por volta das 22 horas, no sítio Lagoa de Iguatu, distante 01 Km da sede urbana, foi vítima de homicídio à bala o agricultor Antonio Cândido de Araújo, 31 anos. A vítima foi atingida com dois disparos no tórax tendo morte imediata.

Uma moradora que reside nas proximidades afirmou para a polícia que há alguns dias a vítima discutiu de forma acirrada com um homem que não teve seu nome revelado à imprensa.

Depois de colher as informações a polícia se deslocou até a residência do possível criminoso e o encontrou dormindo. No telhado de sua residência foi encontrada uma espingarda garrucha de fabricação caseira.

O homem foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para prestar esclarecimentos.

Iguatuenses são anistiados durante Caravana da Anistia do Ministério da Justiça no Estado do Ceará

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa recebeu nesta segunda-feira, 5, e terça -feira a 28ª Caravana da Anistia, que veio ao Ceará para julgar 74 processos de anistia política, incluindo os dos cearenses Bérgson Gurjão e Frei Tito de Alencar, mortos pelo regime de exceção.

Dentre os requerimentos dos iguatuenses julgados estavam a da viúva do Comunista e líder político José Moisés, Senhora Maria de Lourdes Ferreira, da Víuva do também integrante do PCdoB falecido na década de 80, Pedro Gomes das Neves, Senhora Alzira Virgulino de Souza e também de Francisco Ferreira de Araújo, Frei Chico, e Vandeilton Ferreira de Souza, todos perseguidos, torturados e presos pelo Regime Militar em 1974 e processados pelo Superior Tribunal Militar.

O Professor Universitário e Advogado Dr. José Ivo Ferreira de Souza, hoje presidente do PCdoB em Iguatu, que é neto do anistiado político José Moisés, esteve presente na sessão de julgamento representando a sua avó e sua família. Na oportunidade os familiares dos anistiados receberam pedido de desculpas oficiais do Estado Brasileiro pelo sofrimento e pelas torturas que o Regime Militar provocou em suas vidas.

Professor Ivo Ferreira, disse estar " muito orgulhoso por este dia em que o Governo Brasileiro reconheceu oficialmente e promoveu justa homenagem aos cearenses que lutaram e deram suas vidas pela democracia, por justiça social e contra o regime militar”,entre eles o seu avô José Moisés, que pelo seu exemplo, ensinou a nossa família a sempre lutar pela Justiça e pela liberdade.

Todos os processos dos iguatuenses julgados foram deferidos e o Estado Brasileiro pagará indenização aos anistiados e seus familiares pelo sofrimentos que o Regime de Exceção os causou. " Entretanto, nenhuma indenização é capaz de apagar a marca do sofrimento e das torturas praticadas pela Ditadura Militar, e frisou ainda que momentos como estes que a Caravana da Anistia percorre todo o país também tem uma finalidade educativa, para mostrar a nosso povo que a violência realizada ao longo do regime militar jamais poderá ser esquecida para que o Brasil nunca mais precise viver momentos como os que aconteceram em 1964."

(Por: José Ivo Ferreira de Souza via Iguatu Notícias)

Iguatu sediará a 14ª Romaria da Terra

No Domingo, 11 de outubro, a cidade de Iguatu será a sede provisória de todos os romeiros do estado, pois estará sediando a 14ª Romaria da Terra do Ceará, cujo lema é: "O Semiárido em Romaria, por mais Vida e Cidadania".

A expectativa da Diocese de Iguatu é que durante a realização deste evento mais de 15mil romeiros visitem o município de Iguatu. “A Romaria é o momento para afirmação e renovação do nosso compromisso com: A realização de uma grande celebração do anúncio da boa nova da esperança como ação de graça pelas iniciativas que nascem dos povos que vivem nas comunidades urbanas e rurais” afirmou o Padre Anastácio que é o coordenador do evento.

PROGRAMAÇÃO

00 a 6:00 – Chegada e acolhida dos romeiros e romeiras da Terra, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no bairro Prado; 7:00 – Caminhada com parada na Catedral de São José, seguindo até o Largo da Telha, local que deu origem a cidade de Iguatu, onde será feito um grande circo ao redor da lagoa, como forma de abraçá-lo com uma dança; 9:00 – Deslocamento para os bairros; Durante a manhã, haverá momentos de partilha do café, celebrações, apresentações artísticas, de testemunhos sobre novas ações de conquistas da terra e melhores condições de vida no interior e na cidade de Iguatu, troca de informações, abraços fraternos e almoço comunitário. 13:30 – Deslocamento dos bairro para a praça da Igreja de Nossa Senhora Santana, padroeira de Iguatu; 14:00 - Apresentações culturais com os artistas da caminhada; 16:00 – Celebração Eucarística, benção e envio dos romeiros e romeiras da Terra as suas comunidades de origem.

Iguatu Notícias

Nervoso, Flu vacila, empata com o Corinthians e segue via-crúcis

A esperança é cada vez menor. Diante de apenas 8.775 fiéis torcedores, o Fluminense sofreu com o próprio desequilíbrio e empatou com o Corinthians, por 1 a 1, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão. Alan abriu o placar para os cariocas, que, em vacilo da zaga, permitiram o gol de Dentinho e não se encontraram mais em campo.

O resultado leva o Tricolor, ainda lanterna, aos 22 pontos, em situação dramática na luta contra o rebaixamento, enquanto o Timão, com 39, sobe para a décima posição e navega tranquilo à espera do fim de uma temporada em que já conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil.

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 14 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.115 da Mega-Sena. O sorteio foi realizada nesta quarta-feira (7), em Boa Vista (RR).

Com o prêmio acumulado, a Caixa Econômica Federal (CEF) estima que o próximo sorteio, no sábado (10), tenha um rateio de R$ 14 milhões.

As dezenas sorteadas nesta quarta foram: 18, 30, 37, 41, 44 e 50.

A Quina registrou 26 apostas vencedoras, e cabe a cada uma delas R$ 56.589,75. A Quadra premiará 3.005 bilhetes com R$ 699,46.

MP vai cobrar os mandatos de quem mudou de partido no Ceará

Um recado para os parlamentares cearenses que mudaram recentemente de partido político: eles podem perder o mandato. A mensagem é do procurador eleitoral, Alessander Sales. Em entrevista exclusiva à TV Jangadeiro nesta quarta-feira (7), ele garantiu que vai cobrar o mandato dos parlamentares cearenses que trocaram de sigla.

Para aqueles que argumentam que a mudança foi acordada com os partidos, Sales alerta: o mandado pertence à Sigla e a fidelidade partidária deve ser preservada. Segundo ele, o Ministério Público Federal vai esperar, por 30 dias, que os partidos peçam a vaga de volta. Caso isso não aconteça, o próprio MP vai pedir.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, sete deputados estaduais (três deles suplentes em exercício) trocaram de partidos:

Vasques Landim – PSDB para PR
Stanley Leão – PSDC para PTC
Guaracy Aguiar – PMDB para PRB
Ana Paula – PMDB para PRB
Ronaldo Martins – PMDB para PRB
Edson Silva – DEM para PSB
Roberto Cláudio – PHS para PSB

Jangadeiro Online

Áreas tombadas de Icó e Sobral terão fiação aérea internalizada


O governador Cid Gomes (PSB) anunciou, nesta quarta-feira, por meio do twitter (twitter.com/cidfgomes), que fechou acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Pelo acordo, haverá a internalização de toda a fiação aérea nos setores tombados das cidades de Icó e Sobral.

Essa medida, que deixará esses dois municípios com seus monumentos e prédios históricos bem mais visíveis, está orçada em R$ 12 milhões. As intervenções devem começar ainda neste ano.

Eliomar de Lima

CNH devolvida só após 15 dias depois da apreensão

Agora, os motoristas que forem pegos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) nas blitzes de Lei Seca só poderão reaver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) 15 dias úteis depois da apreensão do documento. A mudança objetiva proporcionar ao órgão condições e tempo para dar os encaminhamentos necessários ao processo administrativo.

Segundo o superintendente do Detran-CE, João Pupo, a devolução da CNH no prazo de 48 horas era realizada somente no Ceará. Para evitar diferenças regionais como essa, a Associação Nacional dos Detrans (AND), atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), resolveu padronizar o atendimento em nível nacional. O Conselho de Administração do Detran no Ceará, por sua vez, aprovou a medida no Estado.

Segundo o Departamento, uma média de 200 pessoas procuram semanalmente o órgão para reaver o documento. Somente este ano foram multados no Ceará, com base na Lei Seca, 10 mil motoristas entre os 100 mil já abordados nas fiscalizações. A assessoria de imprensa do Detran-CE informou ainda que, desses 10 mil, apenas três mil já receberam o comunicado que vão ter a carteira de habilitação suspensa por 12 meses. João Pupo disse também que a expectativa é que, até o fim do ano, os outros sete mil processos sejam concluídos.

O superintendente avaliou que esses números são bastante significativos, pois demonstram que as fiscalizações permanecem rigorosas, embora representem menos de 1% do total de motoristas habilitados no Ceará, que é de 1.101.899 (dados de setembro último). Nos primeiros nove meses deste ano, em torno de mil motoristas foram multados por mês com base na Lei Seca. Mesmo com a recusa de motoristas de fazer o teste do bafômetro, as equipes conseguem realizar, por semana, cerca de dois mil exames.

Somente na última fiscalização realizada pelo órgão - ocorrida entre quinta-feira, 1º, e domingo, 4 - foram flagrados 237 motoristas alcoolizados conduzindo veículos. Os municípios fiscalizados foram: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Caucaia, Canindé, Itapipoca, Maranguape, Quixadá, Aquiraz, Beberibe, Eusébio, Iguatu, Pindoretama, Icapuí, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante.

Diário do Nordeste

Acopiara: moradores entram com ação contra a Cagece

Cresce, na região Centro-Sul, o descontentamento dos moradores contra a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em face da precariedade de atendimento e cobrança exorbitante de tarifa de água e esgoto. As reclamações resultaram em aprovação de moção de repúdio pela Câmara Municipal de Acopiara e ingresso de ação civil pública, na comarca de Cedro, pelo Ministério Público Estadual, contra a Cagece.

As reclamações contra a empresa vem se acumulando nos últimos anos. Os usuários dizem que não são bem atendidos nos escritórios locais e há queixas constantes sobre cobrança excessiva nas contas de água. Em Cedro, um grupo formado por um promotor de Justiça aposentado, empresários e profissionais liberais apresentou ao Ministério Público representação contra a Cagece, que nos últimos meses aumentou o valor da tarifa de água e passou a cobrar um adicional de 100% referente à coleta de esgoto.

Segundo o promotor de Justiça, Leydomar Nunes Pereira, o aumento progressivo na fatura de água dos usuários criou um clima de intranquilidade e insatisfação. "O pior é a falta constante de água e a tubulação vazia fica com ar, que faz o hidrômetro funcionar, provocando assim a impressão de um consumo maior do que o real. Alguns consumidores já ajuizaram reclamações no Juizado Especial contra os aumentos praticados pela Cagece".

Segundo a Ação Civil Pública, desde fevereiro passado, a Cagece passou a cobrar dos moradores do bairro Alto do Padeiro e de áreas vizinhas uma taxa vinculada na conta de água com adicional de 100% referente à coleta de esgoto. "É um fato público e notório a inexistência de saneamento, coleta e tratamento de esgoto na cidade", disse o promotor. "Foram construídas algumas estações de tratamento, mas que há mais de 15 anos estão desativadas".

O Ministério Público Estadual (MPE) informou ainda que os esgotos escorrem nas ruas, junto ao meio fio. "A chamada lagoa do conjunto habitacional recebe despejo de esgotos sanitários residenciais do município", disse Leydomar Pereira. Mediante esse quadro, o MPE incluiu na mesma ação judicial o município de Cedro. Ao final, pede que obrigue o município a implantar um sistema de esgotamento sanitário na cidade com estação de tratamento de esgoto, recuperar e urbanizar a lagoa do Conjunto Habitacional.

A ação judicial solicita ao juiz da comarca que declare ilegal a cobrança de tarifa de esgoto nos imóveis dos consumidores onde não há ligação de sistema de esgotamento sanitário. Pede ainda que obrigue a empresa a instalar um sistema de controle de ar por meio de válvula na tubulação de água, anterior ao hidrômetro, para evitar que os usuários paguem por água não consumida. Está nas mãos do juiz de Direito da comarca de Cedro, Edísio Meira Tejo Neto, a ação civil pública, que deve ser julgada nos próximos dias.

Na própria ação civil pública, o município informou que a chamada lagoa do conjunto habitacional "trata-se de uma cratera pelo uso do terreno por seus proprietários", negando, portanto, degradação do meio ambiente. A Cagece esclareceu apenas que não há irregularidade ou abuso nos valores cobrados.

Na cidade de Acopiara, os vereadores, por unanimidade, decidiram, em sessão do legislativo municipal, aprovar uma moção de repúdio contra a Cagece. De acordo com o presidente da Câmara, Emídio José de Almeida Neto, a empresa faz abertura de vias públicas para conserto ou instalação de rede, sem os devidos reparos. "Isso causa transtorno à população. O atendimento é precário e temos recebido muitas reclamações", disse o presidente da Câmara.

Transferência

Um outro motivo para a aprovação do ato pelo legislativo é a possibilidade de transferência para a cidade de Iguatu do escritório regional da Bacia do Alto Jaguaribe, da Cagece, que tem sede em Acopiara. "Se isso ocorrer, o município terá prejuízo econômico e social".

Recentemente, a Cagece foi escolhida a melhor empresa do Brasil, por inovação e qualidade, por meio de ranking da revista "Isto É Dinheiro". No entanto, no Interior do Estado, o sentimento dos consumidores é contrário, de queixa e reclamação contra a empresa.

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com a assessoria de imprensa da Companhia, mas não recebeu esclarecimentos sobre as reclamações dos moradores, a moção de repúdio aprovada pela Câmara de Acopiara e nem sobre a ação civil pública que está em andamento em Cedro.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Após ser cassado, Perboyre Diógenes se sente perseguido por promotor de Acopiara

O deputado estadual Perboyre Diógenes, PSL, que teve o mandato cassado, por abuso de poder, na última segunda-feira (05), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, disse que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Ele esteve ontem na Assembléia Legislativa e pretende não deixar sua função.

Até o fim da tarde não tinha recebido a notificação do TRE. O parlamentar chamou de absurda a decisão se achando perseguido pelo promotor de Acopiara, Daniel Isídio.

Segundo o procurador Alessander Sales, a denúncia está atribuída à construção de açudes em Saboeiro, município onde Perboyre já foi prefeito três vezes, apenas para ganhar voto.

PEC que restaura diploma para jornalista na pauta da Câmara

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 386/09 que dá nova regulamentação e restaura a obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional do Jornalismo deverá ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputado,s nesta quarta-feira.

A diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 Sindicatos dos Jornalistas no País pedem o empenho de todos para sensibilizar os membros da CCJC pela aprovação da proposta.

Mega-Sena pode pagar R$ 11 milhões nesta quarta

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (7), o prêmio acumulado de R$ 11 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.115 acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as lotéricas do país.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio pode render cerca de R$ 55 mil por mês. A aposta simples custa R$ 2.

Quina

Desde segunda-feira (5), os sorteios da Quina passaram a ser diários . Até a semana passada, os sorteios aconteciam três vezes por semana, às terças, quintas e sábados. O preço da aposta simples continua sendo de R$ 0,50. As apostas podem ser feitas todos os dias até as 19h, uma hora antes do sorteio.

Por onde anda Gal Costa e o seu Gato comeu?

Do ponto de vista social, há ausências que são imperdoáveis. A música brasileira sempre nos foi uma forma de alento, um transbordo de alegria, uma espécie de reunião, textuais e sonoras, nos ensinando a vida, a política; levando-nos a sonhar, a querer amar, a estar de pé e, sem medo, não desistir do que deve ser sempre feito.

Por anda Gal Costa? Sua voz está pregada aos tímpanos da audição de nossa memória. A sua existência artística confunde-se com o que somos enquanto povo criativo e musical. Mesmo tendo direito à aposentadoria, volta Gal, queremos te ouvir cantar. Como: Onde está o dinheiro? O gato comeu, o gato comeu e ninguem viu, o gato sumiu, o gato sumiu...

Assista ao vídeo:


Mudança de regime de previdência de Acopiara começa a causar transtorno na vida do funcionário

A mudança de Regime de Previdência de Acopiara implantado pela prefeitura começa a causar os primeiros transtornos na vida do funcionário público.

Acostumados a receberem o pagamento em dia, os professores da rede municipal de ensino, já ligaram o "desconfiômetro" e começam a reclamar o atraso nos vencimentos.

A Prefeitura alega que o atraso é por conta de ajuste que está sendo feito na folha.

A prefeitura informa também que não será descontado o INSS do funcionário referente ao mês de setembro.

Cá pra nós

Como o blog alertou antes do projeto ser aprovado pelos vereadores, esse tipo de transtorno já era possível acontecer.

O curioso é que a Prefeitura diz que não vai descontar o INSS dos funcionários referente ao mês de setembro, no entanto não efetua o pagamento.

Se não vai descontar, porque não paga logo o funcionário? Essa é a pergunta que não quer calar.

Em relação ao não pagamento dos professores é outro fato que chama a atenção, tendo em vista que o dinheiro do FUNDEB já foi depositado de forma integral nas contas da prefeitura.

Até agora não existe previsão de pagamento pra ninguém.

Ei, ei...

Queda nas receitas: prefeituras com dificuldades para cumprir a LRF

Com a queda nos repasses dos fundos de Participação dos Municípios (FPM) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), as administrações municipais cearenses estão com dificuldades de cumprir à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O alerta é de José Irineu Carvalho, consultor da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). De acordo com ele, a implantação do Piso Salarial do Magistério Público de R$ 950,00 e o reajuste de 12% no salário mínimo este ano acabam por gerar elevação de gastos na rubrica de pessoal. "Vale lembrar que as receitas decaíram, tanto do FPM quanto do Fundeb", completa.

DN

Depois de 37 anos estudante cearense Bergson Gurjão é enterrado

Foi num caminhão do Corpo de Bombeiros que o caixão com os restos mortais do estudante cearense Bergson Gurjão Farias chegou ao cemitério Parque da Paz, ontem, pouco antes das 18 horas. Ali, ele foi enterrado 37 anos após ser morto por agentes a serviço da Ditadura Militar.

Quase todo o sepultamento foi acompanhado em silêncio, quebrado apenas depois que o caixão chegou ao fundo da cova. O túmulo foi lacrado ao som do Hino Nacional e de versos do Hino à Independência, entoados a plenos pulmões por políticos, admiradores e ex-companheiros de militância. O coro foi puxado pelo vereador Lula Morais, um dos mais emocionados.

Miséria

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nova enquete...

Já estamos com nova enquete aguardando a sua participação.

O Blog quer saber: Na sua opinião, é justo a Secretária de Saúde de Acopiara tentar calar a imprensa através da Justiça?

Participe!

Zé Dirceu prega que PT tente reaver mandatos na Justiça

O ex-ministro José Dirceu está indignado com a postura de seu partido, o PT, de não requerer na Justiça Eleitoral o mandato dos parlamentares que deixaram a legenda até o último dia 03. É o caso, por exepmlo, dos senadores Flávio Arns e Marina Silva, esta virtual candidata do PV à presidência, e do deputado federal Luiz Bassuma.

“O partido devia ir à Justiça reivindicar os mandatos de quem trocou de legenda. Assim como não existe meia gravidez, não existe meia fidelidade. Insisto na minha posição: mudou de partido, perde o mandato e o direito de se candidatar na próxima eleição”, defende o petista, em sua página na internet. Para ele, o PT erra ao não requerer o mandato dos “infiéis” sob o argumento de que o povo irá julgá-los no ano que vem. “Com isso, com esse comportamento, estimulamos a infidelidade como regra geral”, sustenta.

A insatisfação de Dirceu é tamanha, que o fez até elogiar o tucanato. “O PSDB paulistano está certo ao decidir pedir de volta o mandato de Gabriel Chalita, o vereador da Capital mais votado no Brasil e que deixou o tucanato e filiou-se ao PSB para ser candidato a senador no ano que vem.

Agências

Final de enquete...

O Blog perguntou: Na sua opinião, os suplentes de vereadores beneficiados com a PEC devem assumir o mandato agora?

Resultado:

Para 55% dos votantes os suplentes de veradores devem assumir os seus mandatos e disseram sim.
Já 45% dos votantes disseram não.

De qualquer maneira a opinião pública mostra que os beneficiados com a PEC dos Vereadores devem assumir os seus respectivos mandatos.

De uma coisa o blog tem certeza. As câmaras de vereadores do País inteiro tem dinheiro para pagar os novos parlamentares.

FCF muda e 2ª vaga da Copa do Brasil será decidida em novo campeonato

A Federação Cearense de Futebol (FCF), em reunião com os clubes, definiu nesta terça-feira (6) que a segunda vaga para a Copa do Brasil 2011 será definida por novo campeonato, no segundo semestre.

Com a mudança, apenas o campeão Estadual terá o passaporte garantido para a Copa do Brasil. "A ideia veio garantir que os clubes atuem em 10 meses do ano. É para movimentar mesmo o futebol cearense", avalia o atual vice-presidente Mauro Carmélio, da FCF.

Prefeito de Jaguaruana reassume

O prefeito de Jaguaruana, Antônio Roberto Silva (Bebeto Delfino), do PSDB, reassumiu, nesta terça-feira, o cargo. O juiz Anastácio Marinho, do Tribunal Regional Eleitoral, concedeu liminar atendendo a pedido dos advogados de Bebeto. A decisão vale também para o vice-prefeito Gilmário da Silva (PMDB).

Bebeto Delfino (PSDB) e Gilmário da Silva (PMDB) haviam sido cassados na última quarta-feira (30) por abuso do poder econômico. A liminar suspende temporariamente os efeitos da decisão do TRE.

Agora vai...

A Prefeitura de Acopiara vai realizar Pregão Presencial no próximo dia 15 de outubro para a contratação de uma empresa para prestar serviços de planejamento e execução de Concurso Públino no Município.


15/10/2009
10:00h
Prefeitura Municipal Pregão Presencial
2009.09.30.1
PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NO MUNICÍPIO...

OBSERVAÇÕES:
INF: 88 3565-1999 - DN 30.09.09 - INFORMATIVO 206/09

Cá pra nós

Conforme o quadro abaixo a Prefeitura de Acopiara já tinha lançado um Pregão Presencial durantes o mês de agosto e em seguida cancelou.
Agora, é esperar pra ver, se o próximo pregão vai acontecer.

28/08/2009
09:00h
Prefeitura Municipal Pregão Presencial
2009.08.10.1
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NO MUNICÍPIO...

OBSERVAÇÕES:
INF: 88 3565-1999 - DN 17.08.09 - INFORMATIVO 166/09 - CANCELAMENTO - INFORMATIVO 200/09
CANCELADA

Governo do Estado entrega cadeia pública em Icó

O Governo do Estado, através da Secretaria da Justiça e Cidadania, entregou nesta segunda-feira (5) para a população de Icó a Cadeia Pública do município com capacidade para 40 detentos. Na unidade, foram investidos R$ 793,4 mil. Com capacidade semelhante, também já foram inauguradas as unidades dos municípios de Barbalha e Acopiara. Além das três citadas, estão previstas de acordo com o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) do Governo Estadual, a construção de mais 22 novas cadeias públicas no Interior do Estado.

Cadeias no Interior

Já estão em obras as cadeias públicas dos municípios de Milhã, Ocara, Fortim, Umirim, Araripe, Amontada e Caridade, cada uma delas com 32 vagas; Trairí, Santa Quitéria e Acaraú, com 51 vagas; Juazeiro do Norte com capacidade para 83 detentos; Sobral com 153 vagas; além do Presídio Militar com 130 vagas em Aquiraz; e da Penitenciária de Segurança Máxima em Pacatuba, com oferta de 500 vagas.

Governo do Ceará

Homossexuaisde Tauá, no Ceará, insistem na criação do Dia do Orgulho Gay, mas Câmara resiste

Não houve quórum e a Câmara Municipal de Tauá deixou de promover a sessão ordinária na qual seria debatida a criação do Dia do Orgulho Gay e Livre Expressão Sexual. O encontro estava previsto para esta segunda-feira naquele município da região dos Inhamuns quando o movimento homossexual e a assessora LGBTT do Governo do Estado, Andréa Sossat, falariam aos vereadores sobre a Lei Municipal do Dia do Orgulho Gay e Livre Expressão Sexual.

Antes que isso acontecesse, a secretária do Poder Legislativo de Tauá, Ana Kethe, avisou da impossibilidade do encontro. Explicou que os vereadores tiveram que viajar a Fortaleza para uma "importante reunião" na Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e nem apontou uma nova data para a sessão ordinária já que a Câmara de Tauá se reúne apenas uma vez por semana. Para a Associação de Homossexuais de Tauá e Região, a resistência do Poder Legislativo continua.

Nenhum vereador se dispôs ainda a assinar o Projeto de Lei mesmo dizendo que votaria favorável à criação do Dia do Orgulho Gay. Mesmo assim, o movimento homossexual confirma que realizará a I Parada Gay de Tauá e Região nesta sexta feira, dia 9 de outubro. A concentração com trio elétrico será as 17 horas ao lado do Trici Club saindo meia hora depois pelas ruas do centro rumo ao Parque da Cidade onde haverá apresentações artísticas com Lena Oxa da TV Diário.