quarta-feira, 17 de junho de 2009

Acopiara: dona de casa reclama de falta de atendimento no PSF da vila Aroeira

O blog recebeu denúncia da senhora Antonia Edileuza de Souza, residente na vila Martins, relatando que há quase um mês o PSF da vila Aroeira em Acopiara está sem médico.
Como se não bastasse ela procurou as duas unidades hospitalares da cidade e também não foi atendida, apenas recebeu orientação para procurar o PSF da comunidade.

Em tempo

Bem que a Polícia Federal poderia fazer uma vistoria no sistema de saúde de Acopiara para descobrir o que está acontecendo.
Na terrinha do lavrador a coisa está é feia no quesito "saúde".
A informação que chegou ao blog é que provavelmente a Secretaria de Saúde de Acopiara vai parar de repassar dinheiro para os dois hospitais.
O setor alega que as unidades não estão regulares.
Os hospitais do município estão agonizando, os dois juntos não chegam a receber nem 200 mil reais por mês, o que os tornam impossibilitados de oferecer uma melhor qualidade nos serviços.

Cá pra nós

Se for para falar de irregularidades no setor de saúde de Acopiara, haja blog para tantas publicações.
Para acabar com a problemática está na hora da prefeitura começar as obras do hospital que foi prometido na campanha eleitoral.

Em dois turnos, Senado aprova PEC dos vereadores

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, emenda à Constituição que reduz o percentual de repasse de recursos para as câmaras municipais. A aprovação da proposta foi efusivamente comemorada por meia centena de suplentes de vereadores, que encheram as galerias do plenário do Senado, porque abre caminho para a promulgação da emenda constitucional que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo País. A emenda foi aprovada a toque de caixa em dois turnos de votação pelo plenário do Senado, antes de seguir para apreciação da Câmara. No primeiro turno, foram 62 votos a favor e apenas quatro contra. No segundo turno, 56 senadores votaram favor e seis contra.

A emenda foi aprovada depois de uma enorme pressão dos vereadores, que há meses transitam pelos corredores do Senado fazendo lobby a favor da proposta. A aprovação da redução de gastos das câmaras de vereadores permite agora que os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), promulguem a emenda que aumenta o número de vereadores. O imbróglio começou no fim do ano passado quando o Senado aprovou emenda que aumenta em mais de sete mil o número de vagas de vereadores em todo o País, mas retirou do texto a limitação de gastos das câmaras municipais.

Indignado, o então presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) se recusou a promulgar a emenda, conhecida como PEC dos Vereadores. Foi feito, então, um acordo que previa a promulgação da emenda com o aumento do número de vereadores, assim que o Senado aprovasse a limitação de gastos das câmaras municipais. Em relação a atual Constituição, a emenda aprovada ontem reduz o percentual de gastos para todas as câmaras de vereadores do País. Na versão original da emenda, aprovada no dia 6 de maior na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, os percentuais eram mais rígidos do que os aprovados ontem. Na semana passada, a CCJ mudou a emenda e aprovou percentuais "mais generosos", que foram ratificados ontem pelo plenário do Senado.

Pela emenda aprovada ontem, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, por exemplo, que hoje tem gastos limitados a 5% da receita líquida do município, passará a ter limitação de 4%. A câmara carioca é uma das que mais têm despesas com vereadores, extrapolando o limite de gastos previsto hoje pela Constituição. Já a Câmara de Vereadores de São Paulo é considerada uma das mais enxutas em termos de gastos. Apesar de a Constituição permitir que os gastos da câmara paulistana correspondam a até 5% da receita liquida do município, a instituição hoje tem despesa de cerca de 3% em relação à arrecadação. Pela proposta aprovada ontem, o percentual de gastos cai dos atuais 5% para 3,5%.

A emenda aprovada ontem estabelece que as câmaras de vereadores de municípios com até 100 mil habitantes poderão gastar até 7% de sua receita líquida _ hoje, o percentual estabelecido na Constituição é de 8%. Já as câmaras de cidades com população entre 100.001 e 300 mil habitantes, os gastos ficam limitados a 6%, contra os atuais 7%. Para os municípios com 300.001 e 500 mil habitantes, o percentual de gastos é de 5%, contra os atuais 6%. Nas cidades com população entre 500.001 e 3 milhões de habitantes, as câmaras terão de ter suas despesas limitadas a 4,5% de sua receita. O município do Rio de Janeiro, único a ter população entre 3.000.001 e 8 milhões, terá gastos limitados a 4%, contra os atuais 5%. Já São Paulo, única cidade com mais de 8 milhões, terá as despesas limitadas a 3,5 de sua receita liquida.

"Bola de fogo" intriga população de Rondônia

O mistério em torno do objeto incandescente visto há seis dias no céu de Rondônia segue intrigando a população local. Nas buscas realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), nada que pudesse indicar a queda de uma aeronave foi encontrado.

Na noite de quinta-feira, 11/6, diversas pessoas relataram ter visto uma "bola de fogo" em queda livre na região de Guajará-Mirim (RO), na fronteira com a Bolívia. Avisada pelo Serviço de Busca e Salvamento (Salvaero), a FAB enviou à cidade um esquadrão para investigar o caso.
Nos relatos recebidos via telefone, os moradores descreveram uma explosão seguida de fumaça. Nos dois dias em que vasculhou a área, porém, o 2º esquadrão do 10º Grupo de Aviação não encontrou objetos ou destroços.

Segundo a corporação, todos os aviões devem apresentar um plano de vôo antes de decolarem no País. Nesse plano, são indicados os horários de saída e pouso. Caso a aterrissagem não seja confirmada, um alerta é enviado ao Salvaero, que inicia uma investigação.

Na quinta-feira, no entanto, a FAB afirma não ter registrado nenhum caso do tipo. Isso descarta a possibilidade de o fogo ser consequência de um acidente aéreo com avião autorizado. A FAB não descarta a hipótese de uma aeronave ilegal ter se acidentado no Estado, apesar da falta de evidências.

Enviado na sexta-feira, o Esquadrão Pelicano, que tem base em Campo Grande (MS), percorreu as imediações da aldeia indígena Sagarana, onde os moradores afirmam ter visto o objeto não identificado, em busca de indícios. A região, segundo o morador e jornalista local Marcio Martins, é "alagadiça", o que dificultaria as buscas.

Terra

Gilmar Mendes vota contra obrigatoriedade do diploma de jornalista

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, votou nesta quarta-feira (17) contra a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil.

Os ministros julgam recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF), do qual Mendes era relator, contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que afirmou a necessidade do diploma.

Segundo Mendes, “é fácil perceber que formação específica em curso não é meio idôneo suficiente para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros” decorrentes do exercício da atividade jornalística.

Em sua argumentação, o presidente do STF fez uma inusitada alusão ao exercício profissional da culinária: “Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área.”

Ao lembrar o fato de que milhares de profissionais atuam no Brasil em diversos meios de comunicação ter possuir diploma de curso específico, Mendes salientou que o jornalismo se diferencia por uma estreita vinculação ao exercício pleno das liberdades de expressão e informação.
“O jornalismo e a liberdade de expressão, portanto, são atividades imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensadas e tratadas de forma separada”, afirmou Mendes.

Tasso Jereissati pede demissão de toda diretoria do Senado

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou hoje (17), no plenário do Senado, um conjunto de oito sugestões para o enfrentamento da crise pela qual passa a instituição. Entre as oito medidas está a demissão imediata do atual diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, e de toda a diretoria da Casa. O tucano também pede a indicação, em uma semana, do novo diretor que deverá ser sabatinado pelos parlamentares. Tasso apresenta um plano para a reestruturação administrativa do Senado.

As medidas apresentadas por Jereissati foram discutidas em reunião de nove parlamentares que se intitulam independentes, realizada hoje no gabinete do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). As propostas foram anunciadas um dia após o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), fazer um discurso na tribuna sobre acusação de práticas de nepotismo e de outras irregularidades. O peemedebista é acusado de autorizar atos secretos na Mesa Diretora para uma série de contratações, inclusive de parentes, conforme reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Roberto Monteiro nega saída da Secretaria de Segurança do Ceará

O Secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Monteiro, em conversa agora há pouco com a redação do portal de notícias Ceará Agora, negou a sua saída do cargo estadual, divulgada pela coluna do jornalista Egídio Serpa, com o título “Vai Sair”.
Monteiro afirmou não entender o bato e sobre sua possível saída, completou: “Eu não pedi, nem tampouco o governador me falou qualquer coisa”.

Aracati: Justiça Eleitoral tira do ar, por 40 dias, Rádio e TV Sinal

O Juiz Eleitoral de Aracati, Emanuel Leite Albuquerque, determinou a retirada do ar da TV e Rádio Sinal por um prazo de 40 dias. Os dois veículos são de propriedade do ex-deputado federal e atual Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia. A decisão do juiz Emanuel Leite teve por base ação interposta pelos advogados Vicente Aquino e Tibério Cavalcante em nome do prefeito reeleito Expedito Ferreira (PR).Expedito disputou a eleição com a assistente social Regina Cardoso (PRB), que recebeu apoio de Bismarck Maia. São duas ações contra a Rádio e a TV Sinal. O descumprimento da decisão judicial pode implicar em multas que variam de R$ 100 mil a R$ 300 mil reais.
Ceará Agora

O Arauto da Mentira...

O vereador e radialista João Inácio disse no seu programa de rádio, hoje, que o motivo da operação da Polícia Federal na Prefeitura de Iguatu foi um desvio de 4 milhões de reais da FUNASA. Com essa informação o vereador Inácio presta mais um grande desserviço a população iguatuense. Eita povinho que só trabalha com mentira. Vôte!

PF dará coletiva sobre Operação Fumaça. Mas em Juazeiro do Norte

Está prevista uma entrevista coletiva na assessoria de imprensa da Polícia Federal em Juazeiro do Norte (Região do Cariri), às 16 horas, quando serão divulgados detalhes da Operação Fumaça. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal, em Juazeiro do Norte.

Até o momento, a PF não comentou a Operação, que investiga grupo criminoso especializado em desviar recursos públicos federais destinados a prefeituras do estado, oriundos de convênios firmados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os investigados poderão responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documento público, peculato e fraude a licitações. Documentos e CPUs de computadores estão sendo apreendidos pela Operação.

Eliomar de Lima

TRT-CE ganha mais seis desembargadores e abrirá para concurso público

Aprovado, nesta quarta-feira, na Comissão e Constituição e Justiça do Senado, projeto que cria seis novas vagas de desembargador federal para o Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região. Atualmente, o TRT conta com oito desembagadores federais. Com isso, há expectativa de desafogar o setor.

Além dessas novas vagas de desembargador federal, a matéria cria também mais 154 cargos de servidores e outros 103 cargos em comissão. O relator do projeto foi o tucano Tasso Jereissati e a aprovação foi em caráter terminativo. Ou seja, não vai a plenário.

Quanto aos 154 cargos novos de servidores, uma certeza. Segundo o presidente do TRT-7ª Região, desembargador federal Antõnio José Parente, virá concurso público. O órgão já contatou a Fundação Carlos Chagas para realizar o certame ainda neste ano.

O projeto vai agora para sanção presidencial.

Eliomar de Lima

Avança PEC dos Vereadores para aumentar vagas

A Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como a PEC dos Vereadores que aumenta o número de cadeiras nos legislativos municipais, caminha para aprovação no Congresso Nacional – abrindo possibilidade para vigência a partir de janeiro de 2009. A PEC 47/08, que limita os gastos dos municípios com as Câmaras Municipais, estava na pauta de votação do Senado, na noite de ontem. Enquanto isso, na Câmara Federal, a PEC 20/08, que aumenta o número de cadeiras, também segue para a aprovação no decorrer deste ano. Após dos debates sobre possível aumento de gastos nas Câmaras Municipais, a PEC foi dividida, gerando duas propostas: uma que trata do número de vagas e outra que se refere ao duodécimo das Casas de Lei.

Lei garante merenda e transporte escolar a alunos

O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta terça-feira (16) lei que estende a merenda escolar e o transporte escolar ao ensino médio e à educação de jovens e adultos da rede pública. Medida provisória nesse sentido já havia sido assinada em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os repasses já vinham sendo feitos aos estados desde fevereiro.

Com a nova lei, o orçamento para alimentação escolar foi ampliado em R$ 400 milhões, totalizando R$ 2,1 bilhão, sendo que 30% deverão ser aplicados na aquisição de produtos da agricultura familiar.

Além dos 35 mil alunos de creches, pré-escola e ensino fundamental já atendidos pela merenda escolar, passam a ser beneficiados 9 milhões de estudantes do ensino médio e 3 milhões de alunos dos programas de educação de jovens e adultos.

No caso do transporte escolar, o montante previsto para este ano passou de cerca de R$ 300 milhões para R$ 460 milhões, alcançando todos os alunos do ensino médio e jovens e adultos de zonas rurais.

Outra novidade da nova lei é a ampliação do Programa Dinheiro Direto na Escola, que contará com R$ 1 bilhão este ano para manutenção de mais 30 mil escolas, totalizando 180 mil estabelecimentos de ensino público.

Agência Brasil

Polícia Federal faz operação na Funasa e em prefeituras do Ceará

Agentes da Polícia Federal continuam realizando a chamada Operação Fumaça. A ação tem como objetivo deter um grupo criminoso especializado em desviar recursos públicos federais , oriundos de convênios firmados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Segundo informações da Polícia Federal, alguns servidores da Funasa estariam envolvidos nas irregularidades.

A operação mobiliza 160 policiais federais e 21 analistas da Controladoria Geral da União, cumprindo 45 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal em Juazeiro do Norte. As buscas ocorrem na sede da Funasa em Fortaleza, nas prefeituras de Caucaia, Reriutaba, Nova Russas, Iguatu, Brejo Santo e Morrinhos, bem como em construtoras, escritórios e residências.

Polícia Federal faz operação na Funasa do Ceará

A Polícia Federal desencadeou, nesta quarta-feira, uma operação que tem como alvo projetos e ações desenvolvidas pela Funasa do Ceará. Mas a prioridade mesmo são processos licitatórios. Na sede do órgão, há policiais federais também fazendo apreensão de documentos.

A ação ocorre em vários municípios como Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), Iguatu , Ibiapaba e Reriutaba (Zona Norte), onde documentos são apreendidos. Também há equipes da PF no Maciço de Baturité.

A Corporação, no entanto, não deu detalhes. O presidente da Funasas, Danilo Forte, está em Fortaleza engajado à comitiva da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que, entre várias atividades, comandará reunião para avaliar obras do PAC no Estado, a partir das 9 horas, no BNB Passaré.

Cá pra nós

Em relação ao município de Iguatu a Prefeitura já disponiblizou todos os documentos necessários, tendo em vista que a administração não tem nada a esconder. Esse tipo de operação da PF está acontecendo em nível de Brasil e em breve os 184 municípios cearenses serão vistoriados.

Cid Gomes decide demitir secretário de Segurança Roberto Monteiro

O governador Cid Gomes decidiu mudar o comando da Segurança Pública de seu governo de olho em sua reeleição em 2010. A confirmação da saída do secretário Roberto Monteiro foi divulgada na coluna do jornalista Egídio Serpa, do jornal Diário de Nordeste, edição desta quarta,17 de junho. O nome do substituto de Monteiro ainda está sendo examinado pois sua saída da Secretaria só aconteceria no final desse mês.

O secretário Roberto Monteiro ocupa o cargo de todo poderoso da Segurança Pública desde o primeiro dia de mandato do governador Cid Gomes. Sua indicação para a função coube ao então ministro da Justiça do Governo Lula, Márcio Thomaz Bastos. Monteiro é delegado aposentado da Polícia Federal.

Ceará Agora

terça-feira, 16 de junho de 2009

Juazeiro do Norte se prepara para realizar concurso público

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, lançou ontem o edital do concurso público de provas e títulos para provimento de cargos num total de 766 vagas ao seu quadro de pessoal. Os salários variam de acordo com as categorias e nível se situando entre R$ 465,00 (o mínimo vigente no país) e R$ 4,5 mil no caso dos médicos.

Confira aqui o Edital do Concurso.

A seleção que trata o Edital será coordenada pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Regional do Cariri (URCA), abrangendo modalidades de avaliação de conhecimentos gerais e específicos do candidato para o exercício do cargo. Serão provas objetivas no dia 16 de agosto, de títulos e aptidão física, respeitadas as atribuições e responsabilidades especificas de cada cargo e as exigências de habilitação para as etapas de seleção. O concurso terá prazo de validade de apenas um ano prorrogável por igual período.


Em tempo


O blog recebe muitos emails nos indagando sobre o concurso público de Acopiara. Como o Projeto de Lei do Executivo foi aprovado com data retroativa a primeiro de janeiro de 2009 é possível que muito em breve o edital seja divulgado.

Chega a 50 número de corpos de vítimas do voo 447 encontrados

Os Comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram, nesta terça-feira (16), que mais um corpo de vítima do voo 447 da Air France foi encontrado e resgatado pela corveta Caboclo. No total, 50 corpos já foram encontrados. A área de buscas, definida diariamente por estudos de correntes marítimas e ventos, ainda de acordo com a Marinha, chegou a mais de 19 quilômetros quadrados nesta terça.

Iguatu pede Paz...

Deputado Osmar Baquit denuncia ameaças contra família do prefeito de Iguatu

O deputado Osmar Baquit (PSDB) denunciou na sessão desta terça-feira (16/06) da Assembléia Legislativa a atitude de incitação à violência que está sendo adotada por uma emissora de rádio de Iguatu, por meio de um dos seus radialistas, que chega até mesmo a fazer ameaças veladas, em seu programa, à vida dos três filhos e aos pais do prefeito Agenor Neto. Como uma reação a isso, a população de Iguatu organizou a Caminhada pela Paz, que acontecerá naquela cidade no próximo sábado. “Eu não sou nem votado em Iguatu, mas estarei lá apoiando a população e o seu desejo de paz e harmonia, bem como ao prefeito Agenor Neto e sua família”, disse ele.

Baquit informou ainda que vai entrar com uma ação na Justiça Comum pedindo direito de resposta, uma vez que teve seu nome citado com zombarias e calúnias pelo radialista. Ele espera que a Justiça atenda seu pedido para que exerça seu direito de resposta indo diretamente ao estúdio da referida rádio para uma entrevista. Segundo o deputado, a verdadeira campanha que está sendo feita pelo radialista contra o prefeito de Iguatu e o seu pai, deputado José Ilo Dantas, já passa dos limites, chegando ao ponto de conter ameaças veladas à vida deles e de seus filhos.

O parlamentar disse que isso vem partindo dos concessionários da emissora como uma forma de fazer oposição. Ele garante, porém, que esse não é o comportamento da oposição no município. “Essa é uma oposição raivosa e não representa a totalidade das forças de oposição do Iguatu que deve, numa democracia, existir para criticar, fiscalizar, mas não para ameaçar e promover a violência”, disse ele.

Osmar Baquit citou literalmente algumas das afirmações do radialista que configuram ameaças como, por exemplo: “Se eu tivesse 10 mil reais resolvia esse problema com o Prefeito. Iria para uma cidadezinha de Pernambuco e resolvia o meu problema”. E também: “Olhe, cuidado! Você tem três garotos e sua mãe e seu pai ainda estão vivos”. Para Baquit, essas afirmações são claramente uma ameaça a vida das pessoas citadas pelo radialista.

Por isso, o deputado tucano pediu que a Câmara Municipal de Iguatu faça uma moção de repúdio a esses atos e que seja aprovada por unanimidade, para estar de acordo com o desejo de paz das populações locais. O deputado disse que também vai elaborar um requerimento idêntico e apresentar na Assembléia Legislativa.

Por fim, Osmar fez questão de destacar que a administração de Agenor Neto está sendo um marco na história de Iguatu, onde o povo já não reclama de obras básicas como calçamento e saneamento. “O povo agora, notadamente os jovens, já se preocupam em saber que oportunidades de emprego terão quando terminarem seus estudos. Isso demonstra o nível cultural que se eleva quando um povo tem suas necessidades básicas atendidas”, concluiu.
LU/AF

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Ministério Público Estadual pede suspensão de cobrança educacional da UVA

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) não pode cobrar pelos serviços prestados na área de educação - diretamente ou através de convênios. Com base nesse entendimento, o Ministério Público Federal no Ceará e o Ministério Público Estadual ajuizaram ação civil pública para que seja garantida a gratuidade do ensino aos alunos da instituição.

A cobrança pelos serviços vem sendo feita com base em um decreto estadual (Decreto n* 27.828/2005) que mudou a natureza jurídica da instituição, definido-a como personalidade jurídica de direito privado. De acordo com o procurador da República Alessander Sales e com a promotora de justiça Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, a UVA deve ser considerada pessoa jurídica de direito público, como prevê a Constituição do Estado do Ceará.

Sendo entidade com personalidade de direito público, a universidade está impedida de exigir pagamento por cursos de graduação e pós-graduação. "Mesmo que fosse considerada pessoa jurídica de direito privado, a UVA não poderia receber repasses orçamentários do Governo do Estado", alerta Alessander Sales.

"A UVA, portanto, tornou-se uma entidade com personalidade jurídica indefinida, pois para receber recursos orçamentários apresenta-se como ente público. Para cobrar mensalidades e outros custos de seus alunos apresenta-se como pessoa jurídica de direito privado", diz o procurador da República.

Convênios

Na ação também há questionamentos quanto aos convênios mantidos pela universidade com faculdades e institutos privados. Como os alunos dessas instituições estão vinculados à UVA também devem ficar isentos de qualquer cobrança. Nos casos em que os alunos estão vinculados às instituições conveniadas, sendo a UVA responsável apenas pela expedição de diplomas, também se verifica irregularidade. Isso porque o funcionamento do próprio instituto é ilegal, porque configura atuação sem autorização da União.

Na ação, além da suspensão da cobrança, o Ministério Público Federal no Ceará e o Ministério Público Estadual pedem que a Justiça Federal
determine às faculdades e institutos conveniados a suspensão dos serviços não autorizados e que parem de receber novos alunos até que obtenham autorização da União Federal. Outro pedido é pela cessão dos serviços prestados pela Universidade Vale do Acaraú fora do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF

Cid Gomes promete recuperar estradas afetadas pelas chuvas em 100 dias

O governdor Cid Gomes anunciou, nesta manhã de terça-feira,que a recuperação e reconstrução da malha viária cearense danificada por causa dsa chuvas deverá ser concluida até 20 desetembro. Este foi o prazo que ele deu para todas as equipes envolvidas no programa lançado durante solenidade, no Palácio Iracema.

Cid disse que 100 dias é um prazo satisfatório para que as estradas estejamm recuperadas. O investimento é de R$ 74 milhões para a recuperaçao. Além disso, ainda há o Prodeur e o Ceará III, também voltados para obras de construção de novas estradas.

Eliomar de Lima

UNESCO destaca programa Agente da Educação de Iguatu

Iguatu é destaque para todo o País na área da interação entre a escola e família, quem afirma isto é a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. Um documento foi enviado para a Secretaria de Educação de Iguatu, onde confirma a participação do nosso município com o programa AGENTE DA EDUCAÇÃO.

A fim de identificar as iniciativas que já estão ocorrendo no Brasil foi feita uma chamada via internet para que Secretarias Municipais de Educação (SMEs) e escolas para que relatassem suas boas experiências de parceria escola-família. Além de uma breve explicação sobre o propósito deste projeto, foi apresentado uma ficha para coleta de informações nos sítios da UNESCO e da UNDIME, entre 28 de outubro a 28 de novembro de 2008.

O programa AGENTE DA EDUCAÇÃO que pertence à Iguatu, foi um dos escolhidos entre os mais de cinco mil municípios, no Ceará apenas Iguatu e Itaiçaba foram escolhidos. A UNESCO destaca a seguinte informação sobre o programa em seu documento:

O projeto “Agente da Educação” se inspirou nos Agentes de Saúde do Programa Saúde da Família. No caso, monitores (formandos em pedagogia e alunos do ensino médio) são capacitados para visitar famílias para dar reforço escolar, fazer controle de freqüência e conhecer a situação familiar dos alunos. O projeto também visa fortalecer os organismos colegiados com base na gestão participativa e democrática da escola.

Resultados

Projeto com pouco tempo de execução, mas que já impactou na diminuição da evasão escolar

Legislação específica para assegurar a existência dos agentes de educação.

O estudo é uma iniciativa da UNESCO e do MEC e tem como objetivo oferecer aos gestores educacionais e escolares informações qualificadas para o desenvolvimento de políticas e projetos de interação escola-família como estratégia de aprendizagem. “ Quando recebemos o comunicado da UNESCO ficamos felizes em poder levar este programa o AGENTE DA EDUCAÇÃO, para todo o País, isto é o resultado de uma política séria, de responsabilidade que é executada pelo prefeito Agenor Neto. E que coloca Iguatu em destaque no cenário educacional do Brasil” disse a Secretária Benildes Uchoa.

Nesta semana uma equipe da Secretaria da Educação de Iguatu estará viajando para Brasília, onde participarão de um encontro com os representantes da UNESCO e debaterão sobre o programa AGENTE DA EDUCAÇÃO, conheçam a equipe:

Maria Benildes Uchôa de Araújo
Raimunda Chaves Clementino
Francisca Chaves de Oliveira
Maria Geane dos Santos Viana
Geovânia David de Souza Meneze

Iguatu.Net

Agenor Neto nega que pretenda deixar o PMDB

“Tudo não passa de especulação”. Com essa colocação, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, negou que tenha projeto para deixar o PMDB para se filiar ao PSDB com o sentido de postular, nas eleições de outubro de 2010, o Governo do Estado. E prometeu – vamos continuar no PMDB e no comando do município até o fim do nosso mandato.

Acrescentou que não tem motivo para deixar o PMDB, justificando que sempre recebeu atenção especial do comando estadual do partido e que quando for postular algum cargo político mais adiante, o fará pela sigla que é forte não apenas no Ceará, mas em todo o Brasil. Assegura que não tem projeto, pelo menos por enquanto, de postular a chefia do Palácio Iracema.

Lembrou que tem muitos projetos em andamento e outros em fase de elaboração e isso, é motivo mais do que suficiente para continuar no comando do município. “Vou continuar onde estou, tanto no partido como na chefia de Iguatu, porque preciso executar tudo aquilo que em campanha, do primeiro e segundo mandato, prometi para a população”.

Agenor voltou a confirmar apoio à candidatura de re-eleição do senador Tasso Jereissati, mesmo sendo filiado ao PMDB. Justificando o apoio, disse que são duas vagas no Senado e que está do lado de Eunício Oliveira, que é candidato ao cargo, e de Tasso Jereissati.

Avol

Barrichello ainda quer o título: 'Preciso ganhar uma prova, daí abre a porteira'

Mesmo com uma desvantagem de 26 pontos em relação ao companheiro Jenson Button, líder da temporada 2009, Rubens Barrichello diz que a Brawn GP não favorece qualquer de seus pilotos. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por e-mail, o brasileiro afirma que não está satisfeito com seu início de campeonato e recusa a desistir da briga pelo sonhado título mundial neste ano.

Plenário se prepara para votar hoje a PEC dos vereadores

Os senadores podem concluir hoje a votação da proposta de emenda à Constituição que impõe limites aos gastos das prefeituras com as câmaras municipais. A chamada PEC Paralela dos Vereadores foi a saída encontrada diante do impasse criado pela aprovação, no final do ano passado, de outra proposta que ampliou o número de vereadores. Na semana passada foram aprovadas duas subemendas que alteram o texto da proposta, de autoria do senador César Borges (PR-BA). As mudanças viabilizam a aprovação da matéria no Plenário o que deve ocorrer hoje.

Após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o presidente do Senado, José Sarney, marcou uma sessão extraordinária para a votação em Plenário, mas ela foi adiada da semana passada para ocorrer a partir de hoje. Se aprovada, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. As estimativas anteriores indicavam que essa PEC geraria uma economia de R$ 1,8 bilhão nos gastos das câmaras municipais, mas as negociações de Valter Pereira (PMDB-MS) com os representantes dos vereadores e os senadores de diversos estados deverão diminuir o corte para R$ 1,4 bilhão.

O teto de gastos da legislação atual é de 8% das receitas, mas foi modificado para 7% pela PEC Paralela dos Vereadores. Pelo texto, municípios entre 101 mil a 300 mil habitantes poderão gastar até 6% de seus orçamentos com as câmaras. Os municípios com 301 mil a 500 mil habitantes terão de baixar os gastos de suas câmaras do teto de 6% para 5%. Municípios entre 501 mil a três milhões de habitantes terão o teto reduzido de 5% para 4,5%.

Os municípios entre três milhões e um mil e oito milhões de habitantes terão de baixar o teto de 5% para 4%.Acima de oito milhões, a redução será de 5% para 3,5%. Os parlamentares dos partidos de oposição ao governo concordaram em votar a PEC, abrindo uma exceção na estratégia de obstrução das votações, adotada por eles para protestar contra o impasse no funcionamento das CPIs da Petrobras e das ONGs.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Projeto de Lei do Executivo poderá complicar a vida do contribuinte acopiarense

Está tramitando na Câmara Municipal de Acopiara Projeto de Lei de iniciativa do Executivo, criando um Sistema Municipal de Previdência.
A idéia do projeto é deixar no próprio município o dinheiro das contribuições de empregados e empregador, mediante criação de um fundo de previdência administrado por um conselho composto por representantes do Executivo, da Câmara de Vereadores e dos funcionários.

Cá pra nós

E se o prefeito resolver meter a mão na grana, seja ele quem for, como fica a situação do contribuinte na hora de se aposentar?
Todo mundo de antena ligada, principalmente os funcionários da Prefeitura. Não custa nada fazer pressão junto aos vereadores para que os mesmos 'não' votem a favor desse projeto.
Na próxima sexta-feira tem mais uma sessão ordinária.

Botafogo fecha o cerco por atacante cearense

Após vencer a primeira partida no Campeonato Brasileiro contra o Santos, o Botafogo se concentra nos reforços. Com o elenco de 27 jogadores enxugado, o vice de futebol André Silva viaja nesta terça-feira a São Paulo para acertar com o atacante Otacílio Neto, atualmente terceiro reserva do Corinthians. No mesmo dia, o clube apresenta a companhia criada para trazer reforços.

Para a posição, Ney Franco conta apenas com o ainda inexperiente Laio, Victor Simões e Tony, já que Diego e Jean Carioca não agradaram e serão negociados. A contratação de Otacílio Neto, natural de Orós, no Ceará, cairia como uma luva para a equipe.

O atacante, 26 anos, peregrinou por diversos clubes do interior paulista, até cair no Noroeste, onde se destacou marcando 10 gols no Campeonato Paulista daquele ano. Contratado para compor o grupo do Corinthians, o jogador perdeu espaço com a chegada de Souza e posteriormente Ronaldo.

O atacante viria por empréstimo até o fim do ano, com o clube arcando apenas com o salário do atleta. A contratação foi pedida ao departamento do futebol desde o início do Brasileiro.

Número de vereadores deverá ser votado amanhã, dia 16

O aumento no número de vereadores no país está a um passo de ser aprovado. Amanhã o plenário do Senado deve votar a PEC paralela que limita os gastos das Câmaras. César Borges, autor da proposta, afirma: “analisamos e estamos encaminhando para a Câmara. A partir daí, responsabilidade é inteiramente da Câmara”. Para Cláudio Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, o tema revela distância entre Legislativo e população. “Eles consideram que a opinião não vale nada. Vão fazendo o que querem e destruindo credibilidade do Legislativo”, diz.

Radialista de Ipu faz esclarecimentos sobre matéria postada nesse blog

Amigo Lindomar, antes de mais nada, meus parabéns pela qualidade das informações postadaa no seu blog. Estou encaminhando o endereço do nosso blog www.fatosemdebate.com ou através do site www.radioregionaldeipu.com.br.
Gostaria de informar que já encaminhei ao Ceará Agora e reforço a você, que a feira do shopichão como é conhecida, recebe todas as quintas-feiras muitas pessoas e a violência existente é tão somente furtos praticados por discuidistas.
Lamentamos a matéria do nosso colega Jr Ximenes, pois não conduz com a realidade, faço programa político e policial e são sempre as mesmas ocorrências.
Por fim quero apresentar a minha força, para que você possa fazer o melhor por Acopiara.
Grande abraço e aguardamos a sua visita.


Gol de pênalti de Kaká salva o Brasil em dia de estreia sofrida na África do Sul

O prefeito de Bloemfontein prometeu apoio total da cidade à seleção brasileira. A presença dos craques brasucas levou esperança de vida melhor a crianças pobres. Mas dentro de campo, o Brasil sofreu para transformar esperança em alegria e demorou a convencer a torcida local nesta segunda-feira, em sua estreia na Copa das Confederações. Um gol de Kaká, aos 45 minutos do segundo tempo, decretou a sofrida vitória sobre o Egito por 4 a 3.

Além de Kaká (2), Luís Fabiano e Juan marcaram para o Brasil, atual campeão do torneio e da Copa América. Zidan (duas vezes) e Shawky fizeram para os egípcios, campeões da África. Também pelo Grupo B, Itália e Estados Unidos se enfrentam ainda nesta segunda, em Pretória, às 15h30m (de Brasília). A seleção brasileira volta a campo na quinta, contra os EUA, em Pretória, às 11h (de Brasília).

G1

Bastidores da política em Iguatu

Por incrível que pareça, especulações políticas em Iguatu dão conta que o vereador João Inácio vai acompanhar a família Sobreira nas eleições do próximo ano. Inácio deverá votar em Mirian Sobreira para deputada estadual, abandonando dessa forma seu ex-chefe político que também postulará o cargo de deputado estadual, no caso, o ex-prefeito Edilmo Costa.
Há quem diga que os comentários feitos no seu programa de rádio, já explicitam de forma bem clara a preferência do vereador por Mirian.
Resta saber o que motivou o vereador Inácio a tomar essa decisão tendo em vista ser homem de confiança de Edilmo.
É por isso que dizem que a política é dinâmica...

Juazeiro do Norte-CE: Lançado edital do concurso público para 766 vagas e salários entre R$ 465,00 a R$ 4,5 mil

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, lançou na manhã desta segunda-feira o edital do concurso público de provas e títulos para provimento de cargos num total de 766 vagas ao seu quadro de pessoal. Os salários variam de acordo com as categorias e nível se situando entre R$ 465,00 (o mínimo vigente no país) e R$ 4,5 mil no caso dos médicos. Ele disse que está sendo pressionado pela Procuradoria do Trabalho e dirigiu apelo aos servidores terceirizados para que se inscrevam, estudem e façam o concurso.

“Só vão ficar alguns casos especiais e quem não for aprovado em concurso, infelizmente terá que deixar o serviço público”, advertiu o prefeito. A esperança dele é homologar esse novo concurso no dia 3 de novembro com imediata convocação dos aprovados ao trabalho. Santana disse não se tratar apenas de um concurso a mais e sim uma nova política de recursos humanos "com valorização e reconhecimento do potencial de cada um, a partir da recomposição salarial". Confira aqui o EDITAL DO CONCURSO.

A seleção que trata o Edital será coordenada pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Universidade Regional do Cariri (URCA), abrangendo modalidades de avaliação de conhecimentos gerais e específicos do candidato para o exercício do cargo. Serão provas objetivas no dia 16 de agosto, de títulos e aptidão física, respeitadas as atribuições e responsabilidades especificas de cada cargo e as exigências de habilitação para as etapas de seleção. O concurso terá prazo de validade de apenas um ano prorrogável por igual período.

Miséria

Escolas: Ministério da Justiça lança campanha para tentar conter violência

Começa hoje em todo o Brasil a Semana de Mobilização Segurança com Cidadania nas Escolas, promovida pelos ministério da Educação e da Justiça. O evento prentede mobilizar pais, professores e estudantes para conter a violência nas escolas.

A semana de mobilização inclui atividades em 1.142 escolas, situadas em regiões de risco social. A comunidade escolar participará de concursos, prêmios e festivais e receberá materiais informativos que abordam temas como furtos, ameaças e agressões físicas. A intenção é orientar as crianças e jovens e estimular a participação da escola no combate à violência, por meio da conscientização.

A iniciativa faz parte das ações prévias da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), do Ministério da Justiça

Agência Brasil

Violência pode acabar com famosa feira popular em Ipú

O grande índice de violência no município de Ipú pode acabar com uma das maiores feiras de rua do interior cearense. Feirantes estão assustados com o crescente número de assaltos no shopping chão, como é conhecida a feira popular, e pedem auxílio da prefeitura e da secretaria de segurança para continuar a trabalhar.

Ceará Agora

Víscera de animal foi computada como corpo de vítima do AF 447

A retificação do número de corpos de vítimas do voo 447 da Air France feita no domingo - de 44 para 43 - se deu pelo fato de ter sido contabilizado como corpo, pela Marinha brasileira, a víscera de um "animal marinho de grande porte". A informação é da edição desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo. Outros seis corpos que estavam em um navio francês foram transferidos ontem para a fragata brasileira Bosísio, o que aumentou o total de corpos localizados para 49.

De acordo com o jornal, a Polícia Federal e a Secretaria Estadual da Defesa Social de Pernambuco informaram, em nota, que o equívoco ocorreu devido à "impossibilidade de se verificar, por simples contato visual, ser o fragmento de tecido orgânico humano ou não". As equipes de buscas passaram, a partir de então, a utilizar o termo "despojo mortal", e não mais "corpo", para o que foi encontrado no oceano.

No último dia 7, os militares responsáveis pelas buscas já haviam feito uma correção em relação ao número de corpos encontrados no mar. Eles reduziram de 17 para 16 o total de vítimas recolhidas, atribuindo o erro aos franceses.

Prefeitos do Centro-Sul criam frente para região

Os municípios da região sul do Ceará, depois de ampla articulação e de uma série de reuniões, fundaram em assembléia realizada na cidade Barbalha, a Frente Municipalista do Sul do Ceará. Um dos principais articuladores para a formação da entidade, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, foi eleito presidente. O vice-presidente é o prefeito da cidade de Farias Brito, Vandevelder Freitas.

A Frente Municipalista do Sul do Ceará, sem fins lucrativos, centrará suas atividades no fortalecimento dos municípios membros, buscando recursos e melhorias, que contribuam para o crescimento da região. O prefeito Zé Hélder destacou a importância da união dos municípios. “Não podemos atuar de forma isolada”, disse. “Unidos temos mais força e é assim que buscaremos o desenvolvimento da região”.

A presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, declarou apoio à iniciativa da criação da Frente e destacou o empenho e a liderança do prefeito Zé Hélder, o primeiro presidente da entidade. A Frente Municipalista do Sul do Ceará reúne 43 municípios, das regiões Sul, Centro-Sul, Inhamuns e Bacia do Salgado.

DN

Irregularidade: Estados e municípios constam no Cauc

Mais da metade dos municípios brasileiros estão irregulares junto à União. Pelo menos 73% deles, 4.080 dos 5.562, estão com o nome registrado no Cauc (Cadastro Único de Convênios). O Cauc foi elaborado pelo Tesouro Nacional em 2001 para controlar os débitos dos municípios e estados com o Governo Federal.

Segundo a legislação vigente, essas irregularidades impedem o recebimento de qualquer transferência voluntária da União para os municípios relacionados. O cadastro também é usado por bancos como critério para conceder empréstimos.

Além das cidades, 18 unidades da federação também estão no Cauc, inclusive o Ceará. São eles: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Já as capitais, são 16 irregulares, entre elas, Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).

O cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, aplicação de recursos em saúde e educação e adequação às normas da Previdência Social são alguns dos 13 itens avaliados pelo governo para inclusão no Cadastro Único de Convênios.

Entretanto, embora o Cauc impeça o município ou estado de receber os recursos da união, o portal SIAFI, do Tesouro Nacional, afirma que ele não é um cadastro de inadimplência: “Ele é um instrumental facilitador disponível às partes, ao concedente e ao convenente, no momento da formalização do convênio e do recebimento dos respectivos recursos. (...) Portanto, o CAUC facilita os atos administrativos dos gestores públicos federais na verificação do cumprimento das exigências legais.”

TCU quer mudar regras de distribuição de recursos do FPM para municípios

O rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não potencializa a sua capacidade de redistribuição de renda, beneficiando indistintamente os municípios pequenos, sejam eles pobres ou ricos. A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O estudo mostra que cidades do Nordeste com população de 25 mil habitantes, com índices de desenvolvimento humano (IDH) próximos a 0,5 (semelhantes aos do Cambodja e do Paquistão), recebem R$ 300 per capita, enquanto municípios de 2 mil habitantes do Sul, com IDH superiores a 0,8 (considerados altos), recebem R$ 1,6 mil per capita. Ou seja, cinco vezes mais.

Os critérios de distribuição dos recursos causam situações injustas até dentro de um mesmo estado. O menor município do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é Borá (SP), com 804 habitantes. Ele recebe um valor de FPM igual ao repassado a Vera Cruz (SP), que tem 10 mil habitantes: R$ 3,6 milhões. Portanto, Borá contou com R$ 4,5 mil per capita para prestar serviços à sua população, enquanto Vera Cruz teve R$ 366. Para realizar o estudo, o TCU dividiu a população brasileira em quatro porções.

Na primeira parte, ficaram 4.521 municípios com população entre 804 e 29 mil habitantes. Verificou-se que o valor médio per capita de FPM recebido pelas cidades dessa primeira porção é de R$ 473, mais do que o dobro do valor médio nacional, de R$ 230.

domingo, 14 de junho de 2009

Jairo Alves de Acopiara, sua real história

Sou filho de Jairo Alves, ex-prefeito de Acopiara, e resolvi escrever este artigo depois de ter lido com muita decepção e tristeza o artigo intitulado DON JUAN DAS ACOPIARAS, publicado na edição de março de 2009 do Jornal da Casa do Ceará, cujo autor, pela sua insignificância, sequer merece ser nominado. O malfadado artigo, além de conter inúmeras inverdades sobre a história de Jairo Alves, depõe contra a sua imagem de pai, marido, político, amigo e homem de bem que ele sempre foi.

Assim, por entender que o autor daquele vergonhoso texto, demonstrou ser um neófito das letras, além de desconhecedor da história de Acopiara e de seus ilustres filhos, resolvi, com a benção de minha mãe e a permissão de meus irmãos, restabelecer a verdade e contar a real história de Jairo Alves. José Jairo Teixeira Alves esse é seu nome de batismo, nasceu em junho de 1932 em Acopiara, onde cresceu e viveu durante muitos anos.

Era filho de Pedro Alves e Carmina Alves, teve sete irmãos, e ainda adolescente (14 anos) começou a ajudar seu pai no comércio de algodão. Desde cedo teve como paixão o trabalho e a família. Era vaidoso e quando jovem vestia-se, sempre que possível, com roupa de linho branco. Casou-se com Maria Irene, em 1958, moça da cidade vizinha – Iguatu – tiveram quatro filhos, três meninos e uma menina, essa seu grande xodó. Sempre cultivou verdadeiros amigos, seja em Acopiara ou em Fortaleza, onde viveu seus últimos anos. Não seria digno nominar qualquer um de seus inúmeros amigos, pois poderia incorrer em injustiça esquecendo um único.

Assim, peço desculpas a todos. Enquanto viveu em Acopiara – 1932-1973 – Jairo Alves apadrinhou dezenas de crianças, ajudando muitas delas até a sua formatura. Era um homem alegre e animado, vivia com um sorriso no rosto e sempre disposto a ajudar a quem dele precisasse. Amava a família e tinha adoração, especial, pelos sobrinhos. Gostava de ter a casa cheia de parentes e amigos, dizia que isso trazia alegria e felicidade.

Em 1967, Jairo Alves resolveu, levado pelo amigo e ex-prefeito Miguel Galdino (homem digno, íntegro, honesto, de conduta ilibada, aliás, meu saudoso padrinho), ingressar na política. Candidatou-se e foi eleito Prefeito de Acopiara, exercendo o mandato de 1967 a 1970. Segundo os seus eleitores, e até adversários, Jairo Alves foi um dos maiores administradores que aquela cidade já teve, principalmente, na área de educação, construindo e colocando em funcionamento várias escolas.

Também, podem ser citadas como obras de sua administração, dentre outras: a urbanização da sede, retirando os currais de gados/porcos da zona urbana (o primeiro a ser retirado, para dar exemplo, foi o do seu Pai, Pedro Alves); levou energia, a base de grupo gerador, para quase todos os distritos; iniciou a instalação do sistema de telefonia; construiu a Avenida Paulino Felix (até hoje, é a principal avenida da cidade). Terminou o seu mandato e entregou a Prefeitura Municipal de Acopiara a seu sucessor e correligionário em excelente condição.

A história conta que seu sucessor não foi um bom administrador.Em 1972, Jairo Alves candidatou-se novamente à Prefeitura de Acopiara, sendo derrotado pelo seu forte adversário, Chico Sobrinho, homem, também, muito querido pelo povo de Acopiara.Como é do conhecimento de todos, eleições no interior do Ceará naquela época eram pesadas e caras. Jairo Alves arriscou quase todo o seu patrimônio pessoal naquela disputa. Perdeu.

Vendeu quase tudo o que possuía, saldou todas as suas dívidas e honrou todos os seus compromissos. Mudou-se, temporariamente, para Fortaleza com esposa e filhos. Em 1976, voltou a Acopiara e disputou novamente a eleição para Prefeito. Dessa vez, o seu adversário foi Dr. João Uchôa, médico de grande reputação e prestigio. Gastou menos que da vez anterior. Perdeu novamente. Voltou para Fortaleza, onde recomeçou sua vida profissional, trabalhando na Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais – CPRM até a sua aposentadoria.

Criou os filhos, com a ajuda de sua guerreira esposa, Maria Irene, de amigos e parentes, incentivou seus filhos a crescerem e vencerem na vida. Em toda a sua vida, sempre cultivou amigos, tendo apenas desentendimentos políticos com seu adversário mais aguerrido: Chico Sobrinho. Desentendimentos que não duraram muito tempo. Os dois, como grandes homens públicos, divergiram em vários momentos, mas acabaram se entendendo e lutando de um mesmo lado, em vários pleitos políticos. Jairo Alves sempre foi da paz, em nenhum momento de sua vida andou armado ou promoveu, incentivou ou cometeu qualquer ato de violência.

Em 1988, voltou a disputar eleições em Acopiara, dessa vez como candidato a Vice-Prefeito, na chapa encabeçada por Antônio Almeida, filho de Chico Sobrinho, hoje, Prefeito de Acopiara. Infelizmente, perderam as eleições, mas, por uma margem apertada de votos. Jairo Alves sempre amou Acopiara e seu povo. Em Fortaleza, viveu no bairro da Parquelândia, por quase trinta anos, onde fez bons amigos e companheiros da boa e gelada cerveja Brahma. Nunca abandonou a política, seja em Acopiara ou em Fortaleza, apoiando diversos candidatos a prefeito, vereador e deputado.

Nesses mais de trinta anos de residência em Fortaleza, ele, os filhos e esposa, sempre que possível, retornavam a Acopiara, seja para visitar amigos e parentes, seja para gozo de férias e/ou para participarem de festas diversas. Em 2000, Jairo Alves e sua esposa, apesar de não gostarem muito da idéia, mas para ficarem mais próximos de seus filhos e familiares, mudaram do bairro da Parquelândia para o da Aldeota. Mesmo assim, Jairo manteve, até o fim, contato diário com seus amigos do velho e querido bairro fortalezense.

Nos últimos anos de sua vida foi acometido de mal de Parkinson. Os problemas de saúde se agravaram no último semestre de 2008, culminando com sua morte, em 27 de novembro, em casa, no seio de sua família e nos braços de seus filhos e esposa. Jairo Alves foi sepultado em Fortaleza, por decisão de seus filhos e esposa, contrariando a sua vontade de descansar ao lado de seus pais e irmãos na cidade de Acopiara. Meu Pai somente deixou bons exemplos e nunca foi visto como um “Don Juan”, mas sim como um homem trabalhador, honesto e digno de seus amigos, pais, familiares, filhos, noras, genro, netos e esposa. Pai, obrigado por tudo e descanse em paz.

José Weber Holanda Alves (Acopiara)
Procurador da AGU, ex-Chefe da Procuradoria do FNDE, do INSS e da UNB, em Brasilia.

Fonte: Casa do Ceará

Mortes movimentam plantões de polícia na região do Sertão Central

Fim de semana violento no interior do Ceará. Na Região Central, 3 mortes e 2 pessoas feridas. Em Itatira, Maria Luzinete Bezerra Lopes, de 35 anos, foi encontrada morta, ao lado do carro com 2 tiros na cabeça. Dentro do veículo, o marido, Antônio da Silva Nascimento, de 37, com um tiro na cabeça.

O casal foi visto horas antes discutindo em uma festa. Supõe-se que Antônio matou a esposa e depois tentou suicídio. Ele foi levado ao IJF, já recebeu alta e foi encaminhado para a delegacia de Canindé. Em Mombaça, Luís Mariano de Sousa, de 30 anos, morreu com 2 tiros na cabeça após uma discussão banal em um bar.

O acusado, conhecido por "Vaqueiro", fugiu após o crime e ainda não foi encontrado. Felipe Alves de Lima, de 18 anos e Márcio Ferreira da Silva, de 24, ficaram feridos na confusão. Os dois foram presos, pois tinham mandados de prisão em aberto."

TV Diário

Moroni Torgan deixa a política para se dedicar à religião

Um Moroni do jeito que você nunca viu. Conhecido pelo discurso enérgico no combate ao crime organizado, seja como delegado da Polícia Federal ou como deputado federal, Moroni Bing Torgan, agora, exibe óculos de grau e aparenta calma e tranquilidade com um discurso sobre "valores espirituais que estão num patamar bem maior do que os valores políticos", como explica o ex-deputado.

Sobre o Democratas no Ceará, Moroni diz que o partido "vai ficar em boas mãos" com Chiquinho Feitosa no comando da sigla e que deve manter a "independência" sem perder de vista a importância de "conversar com todo mundo".

Jangadeiro Online

Coritiba mete cinco gols no Flamengo, que entra em crise, mas mantém Cuca

Festa coxa branca e tragédia rubro-negra no Couto Pereira. Diante de um Flamengo apático e abalado pelas crises internas que detonam o ambiente no clube, o Coritiba não teve pena e aplicou um sonoro 5 a 0 pela sexta rodada do Brasileirão, neste domingo. Em tarde infeliz do Bruno, que falhou em três gols, o time de René Simões conquistou a primeira vitória na competição e divertiu os torcedores, que passaram toda a segunda etapa aos gritos de “Olé” e “Frangueiro”. Welinton, contra, Marcos Aurélio, Bruno Batata, duas vezes, e Leozinho marcaram os gols do jogo.

Cid Gomes assina convênio da reforma para melhor atender à comunidade na Casa do Ceará em Brasília

O governador do Ceará, Cid Gomes, deu ontem o pontapé inicial para a execução do projeto de modernização da Casa do Ceará, localizada na 910 Norte, em Brasília. Assinou convênio no valor de R$ 500 mil que serão repassados para cobrir as despesas técnicas da nova estrutura física.

Com a reforma, a casa terá uma área construída de 10 mil metros quadrados e ficará disposta sobre um terreno de 15 mil metros quadrados. Atualmente, a área construída soma 6 mil metros quadrados. Para financiar a construção da nova sede, a Casa do Ceará venderá um dos dois lotes.

Segundo Cid, o objetivo da mudança é oferecer melhores serviços à comunidade cearense que reside em Brasília, além dos visitanes. "A partir de agora, haverá espaço para exposição de produtos e para divulgação da arte e cultura", disse. Segundo o arquiteto e compositor de músicas Fausto Nilo, autor do projeto, também haverá museu e biblioteca à disposição da colônia cearense. "A estrutura será dinâmica e vai atender melhor crianças, adultos e idosos".

Ao discursar durante a cerimônia, o presidente da Casa do Ceará, Fernando César Mesquita, afirmou que o projeto se faz necessário por conta do desgaste sofrido pela estrutura física do prédio ao longo dos seus 46 anos de existência. "Vamos oferecer consultórios médicos e cursos profissionalizantes para a sociedade", disse.

Presente ao evento, o empresário José Lírio Ponte Aguiar elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por Fernando César.

Outro cearense, o empresário Lourenço Peixoto também enalteceu a atual gestão da Casa do Ceará. "Faço questão de prestigiar os eventos realizados aqui", assinalou.

Em tempo

Vários acopiarenses coordenam a Casa do Ceará em Brasília, dentre eles, João Bosco Serra e Gurgel, Diretor de Comunicação Social.

Ceará & Ceará

Aos poucos, o cenário político no Ceará para os desafios de 2010 vai se desenhando. Parte do PT quer lançar o ministro José Pimentel ao Senado da República. Outra parte se contenta em indicar o vice na chapa da reeleição do governador Cid Gomes, do PSB. O PMDB que se pronuncia, tem na candidatura do deputado Eunício Oliveira ao Senado seu grande trunfo e proposta. O PSDB olha para a reeleição de Tasso Jereissati ao Senado como seu maior objetivo regional. O PCdoB, do senador Inácio Arruda, se movimenta para ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa. Todas essas forças políticas, de alguma forma, conviveram em uma aparente harmonia nos últimos seis anos. Divergências pontuais, disputas internas, miudezas e idiossincrasias. Nada exatamente relevante ou politicamente distinto.

Essa calmaria começara a ser abalada pela proximidade do processo sucessório. Apesar da sempre festejada popularidade do presidente Lula, o PT terá um grande desafio pela frente. A tentadora e conveniente tese do terceiro mandato, não deve vingar. A candidatura da ministra Dilma Rousseff permanece uma incógnita. No ninho tucano, Aécio Neves e José Serra, sob a batuta de Fernando Henrique Cardoso, vão se compondo, convergindo para o mesmo ponto. O PSDB não repetirá os erros do passado. Sabe que a vitória em 2010 só será viável se a legenda se unir de verdade, em todo o País. Olhando para essa balança, o PMDB, hoje na base aliada do governo Lula, se organiza para ficar com o PT ou voltar para o ninho tucano.

É essa fervura em fogo brando que vai reanimar a política cearense. Cid Gomes acredita mesmo que será candidato único ao governo do Ceará? Ciro Gomes será candidato ao governo de São Paulo, como pretende o PT ou disputará, mais uma vez, a presidência da República? A união tucana no plano nacional exigirá ou não de Tasso Jereissati sua volta ao governo do Ceará? O PSB nacional continuará apoiando uma candidatura do PT, ou pode fazer uma aliança com o PSDB? O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, aceitaria ser o vice na chapa tucana? E se isso acontecer, para onde vai à família Ferreira Gomes?

Essas questões, todas prováveis, desmontam a lógica rasteira do processo político que nos é imposto por uma mídia apenas banal que pauta olhares e reflexões a nível nacional. Para os simplórios, o senador Jereisssati parece isolado no Ceará. Dependente de uma gratidão do governador Cid Gomes para voltar ao Senado e permanecer como um destacado quadro da política nacional. Grande bobagem! Claro, se o PT e sua candidata conquistarem a nação e se colocarem, no curto prazo, com uma vitória estrondosa em 2010, talvez o senador Jereissati até abandone a política. Mas essa cena é improvável. A disputa será vigorosa e acirrada. E só essa tensão será suficiente para recolocar Tasso no palco dominante da política do Ceará. Se é que em algum momento ele saiu de fato desse pódio.

O PT do Ceará e seus aliados vivem como poder derivado da vitoria de Lula nos últimos seis anos. Apesar da longa experiência no governo, os antigos militantes da esquerda do Ceará não conseguiram se distinguir especificamente em nada. São apenas medianos. Todos! Nada mais emblemático do que a administração da prefeita Luizianne Lins. Nem o governador Cid Gomes, herdeiro de uma experiência exitosa no Ceará, tem oferecido brilho à sua administração. Sua equipe, indistintamente, é igualmente mediana. É bem verdade que o País também se encontra um pouco assim. Anódino e anêmico! É essa urgência de um novo ânimo no Ceará e no Brasil, que dará o tom em 2010. As famosas pesquisas de opinião, que reduzem a reflexão política a meros espetáculos e a ridículas e discutíveis aprovações vazias e circunstanciais, inibem essas percepções. O mundo caminha célere para uma grande mudança econômica, geopolítica e tecnológica. Tolos, vivemos o conforto midiático da menor miséria, do pequeno estrago, da menor desgraça. E não a densidade veloz da nova ordem que se aproxima avassaladora!

O Povo

Blog do Lindomar Rodrigues se prepara para atingir a gloriosa marca de 200 mil acessos

Em meio a um grande bombardeio por parte de pessoas que não aceitam a informação do jeito que ela é, o blog do Lindomar Rodrigues caminha a passos largos para atingir a marca de 200 mil acessos. Com pouco mais de um ano de existência o blog do Lindomar Rodrigues já é um dos mais acessados do Estado do Ceará.
O desafio dos que fazem essa importante ferramenta de comunicação é torná-la uma grande formadora de opinião num menor espaço de tempo possível.
Não podemos esquecer que o grande responsável pelo sucesso do site é o internauta, de quem esperamos continuar contando com o apoio de sempre.
E vamos trabalhar.

Sanfoneiro tem agenda lotada no São João

O forró como ritmo musical e a sanfona fazem parte da cultura nordestina. Nesta época do ano, as festas juninas invadem as cidades do Interior. Festivais de quadrilhas, muito arrasta-pé, música e alegria dão o tom das noitadas sertanejas. Os tocadores de sanfona ficam com as agendas lotadas. Mesmo em tempo de expansão do forró eletrônico, do surgimento de dezenas de bandas com suas músicas muitas vezes de gosto duvidoso, o tradicional sanfoneiro e o forró pé-de-serra têm espaço reservado.

Cantar as belezas do sertão, o amor, a natureza, animar as festas e manter o ritmo tradicional são compromissos dos sanfoneiros pé-de-serra. E é isso que faz, há 52 anos, Zé de Manu. Nascido no Sítio Varzinha, zona rural de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, há 69 anos, José Tomás Sobrinho, ganhou o apelido do pai, agricultor, Manoel Tomás de Aquino, conhecido por Manu.

Leia mais: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=646395

Até terça-feira: Fim do prazo para manutenção das contas

Os partidos políticos e candidatos que participaram das eleições municipais de 2008 e estiverem com as prestações de contas da campanha julgadas em caráter definitivo devem permanecer com a documentação da prestação de contas somente até a próxima terça-feira (16). Este é o prazo fixado pelo calendário das eleições do ano passado, com base na Lei 9.504/97 que estabelece as normas para as eleições.

Quem ainda não estiver com as contas da campanha julgadas em caráter definitivo está obrigado a permanecer com toda a documentação relativa a prestação de contas porque, se houver necessidade, poderá subsidiar a Justiça Eleitoral no exame das contas.

Como as eleições de 2008 foram de âmbito municipal as contas da campanha são julgadas pelo juiz da respectiva zona eleitoral a que pertence o município e, onde houver mais de uma zona eleitoral, o juiz designado para essa função.

Do julgamento do juiz cabe recurso para o Tribunal Regional Eleitoral e do julgamento do TRE também cabe recurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No âmbito do TRE cearense ainda tramitam recursos de prestação de contas da campanha eleitoral de 2008.

DN

sábado, 13 de junho de 2009

Suplente faz greve de fome pela PEC dos Vereadores

Ansioso para assumir uma vaguinha no Poder Legislativo, o suplente de vereador Aroldo de Azeredo (PSB), do município de Itiúba (BA), retomou esta semana uma greve de fome nas dependências do Congresso Nacional para defender a votação da chamada PEC (proposta de emenda constitucional) dos Vereadores. Apesar do esvaziamento do Congresso provocado pelo feriadão de Corpus Christi, o suplente disse estar disposto a permanecer em greve de fome até a semana que vem - quando o plenário do Senado pode colocar a matéria em votação.

Os suplentes defendem a aprovação da PEC na expectativa de assumirem cadeiras nas Câmaras de Vereadores de diversos municípios. A Câmara dos Deputados se comprometeu em promulgar outra proposta - que aumenta o número de vereadores no país - caso a PEC seja votada pelo Senado. Se a matéria for aprovada, Azeredo espera assumir o mandato.

"Não vou recuar, manterei a greve de forma até que os senadores aprovem a PEC em plenário", afirmou o suplente. Abatido pela greve de fome, Azeredo disse que vai manter o protesto mesmo com os corredores vazios do Congresso no feriadão. Raríssimos parlamentares puderam ser avistados na sede do Legislativo ontem, apesar de ser um dia útil para as atividades legislativas.

Santo Antônio é festejado no Sul do Ceará

No Sul do Ceará, a semana foi de festa para Santo Antônio. As solteironas do pedaço fazem simpatias, brincadeiras e pedem um marido para o santo casamenteiro.



G1

Repetição da história

Ultimamente tem surgido nos corredores da política cearense, a tese da formação de uma chapa PSDB e PR, com Lúcio Alcântara disputando novamente o Governo do Ceará contra o governador Cid Gomes. O deputado federal Manuel Salviano(PSDB), por exemplo, é um dos defensores da idéia.

A tese poderia até ser desprezada por alguns, se não fosse as intensas movimentações do ex-governador Lúcio Alcântara e do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, pelo interior cearense. Depois de visitar Iguatu, Lúcio esteve no Cariri articulando a ampliação do Partido da República, tendo inclusive, conquistado a adesão do secretário de saúde de Juazeiro do Norte, Dr. Giovani Sampaio, que será candidato a deputado estadual.

* E agora, uma perguntinha de vestibular: Será que vamos presenciar um tira-teima na política cearense ano que vem?

Iguatu Notícias