terça-feira, 2 de junho de 2009

O lenga-lenga da Pec dos Vereadores tem continuidade

O lenga-lenga da Pec dos Vereadores, que provocou até uma greve de fome do suplente de vereador Aroldo Pinto Azevedo, do município de Itiúba(BA), voltou à pauta do Senado, depois que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou emenda à Proposta de Emenda Constitucional nº 47/08, confirmando o retorno da matéria para essa semana à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Isso reacende a esperança de milhares de suplentes de vereador em todo o país. A famosa Pec já gerou inclusive uma Pec paralela relacionada aos repasses e consequentemente gastos das câmaras municipais.

Apesar das pressões, o que está faltando mesmo é vontade política para decidir de vez essa questão. Ou amplia o número de vagas ou acaba termina com essa novela. O suplente de vereador Aroldo Pinto de Azeredo acredita que conseguiu o intento de sensibilizar senadores a apressar a votação da Proposta de Emenda à Constituição 047/08, a chamada PEC dos Vereadores.

Ele explicou em entrevista ao Congresso em Foco, que o motivo da suspensão da greve de fome foi o fato de alguns senadores terem se comprometido a levar a matéria à votação em plenário na próxima quarta-feira (3), com apresentação de emenda que provocará seu retorno à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde tramitaria em regime de urgência.

Ele afirmou que também pesou na decisão o fato de senadores como Gilvam Borges (PMDB-AP), Mão Santa (PMDB-PI) e César Borges (PR-BA) terem ido à tribuna do plenário para fazer "um apelo" pelo fim do ato. "Para uma coisa essa greve de fome serviu: eu nunca fui tão respeitado pelos senadores como agora", declarou Aroldo.

Mãe de passageira do voo da Air France mora no Ceará

Dona Cássia Marques Pellizzon, que mora no bairro Aldeota, em Fortaleza, embarcou nesta tarde de segunda-feira para o Rio de Janeiro em busca de informações. Ela é a mãe de Marcela Marques Pellizzon (29), uma das passageiras do voo 447, da Air Fance, que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim, mas acabou desaparecendo e não mantendo mais contato. O voo deveria ter aterrisado às 6h10min da manhã desta segunda-feira, em Paris.

Abatida e sob efeito de tranquilizantes, dona Cássia, que mora sozinha em Fortaleza, viajou para se encontrar com o filho, o repórter fotográfico Gustavo Pellizon, que, há cerca de dois meses, foi morar na Capital carioca. Gustavo trabalhou no Diário do Nordeste. Já Marcela era funcionária de uma empresa norueguesa e havia estado no Brasil a serviço. O repórter fotográfico Jarbas Oliveira e sua mulher, Dora, acompanharam o embarque de dona Cássia, que estava sem condições de dar entrevista.

Voo 447 - Manchas de óleo detectadas próximas à Ilha São Pedro e São Paulo

O radioamador André Sampaio, que mora na Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, informou, nesta terça-feira, ter captado informaões sobre o Airbus da Air France, que fazia o voo 447 e que desapareceu na segunda-feira após decolar do Rio para Paris.

Segundo informações de André Sampaio, repassadas para o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, equipes de buscas teria localizado manchas de óleo e alguns vestígios que podem ser de uma aeronave nas proximidades do arquipélago São Pedo-Sao Paulo, que fica a 870 quilômetros de Fernando de Noronha.

As buscas prosseguem e equipes de segurança avaliam que as possibilidade de sobreviventes nesse acidente seriam mínimas.

Ceará: Farias Brito incluído na região Metropolitana do Cariri

O governador Cid Ferreira Gomes encaminhou dia 29 de maio último à Assembléia Legislativa um Projeto de Lei Complementar dispondo sobre a criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC). A Mensagem também trata da criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração e do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri e da alteração da composição de micro-regiões do Ceará.

A RMC será formada pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pelos municípios que lhes são limítrofes: Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Missão Velha e Jardim. O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, afirmou que a criação da região metropolitana contribuirá para a constituição de uma circunstância cultural e socioeconômica capaz de compartilhar com Fortaleza a atração de população, equipamentos, serviços e investimentos públicos e privados.

"Acreditamos que a Região Metropolitana representará um novo foco de desenvolvimento capaz de atrair atividades econômicas. É importante dizer que hoje a região do Cariri já é maior em termos de população e desenvolvimento do que a Região Metropolitana de Fortaleza, na época em que ela foi criada, nos anos 70", destacou o secretário.

Durante a revisão da constituição estadual a Assembléia Legislativa aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) permitindo a criação de novas regiões metropolitanas no Ceará. A proposta havia sido encaminhada pelo Governo do Estado em 2007.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Publicidade: Prefeitura de Acopiara se prepara para realizar mais uma licitação

A Prefeitura de Acopiara, finalmente vai realizar licitação do tipo "tomada de preço" para contratar empresa a fim de desenvolver os diversos tipos de ações e serviços de comunicação e publicidade de interesse da Prefeitura.
A licitação está prevista para acontecer dia 17 de junho, às 10 horas da manhã, na Secretaria de Finanças, situada na avenida Paulino Félix.
Mais informações: 88-3565-1999.

Em tempo

Nesse tipo de licitação, principalmente em Acopiara, costuma aparecer uma série de dificuldades para os interessados conseguirem editais.
Caso isso venha a acontecer gentileza entrar em contato com blog.

Cá pra nós

O blog vai está de olho nessa licitação. Todo cuidado é pouco. Nada de carta marcada. E vamos trabalhar!

Veja nomes de 38 passageiros que estavam no avião da Air France

Familiares ou empresas em que trabalhavam passageiros que embarcaram no Airbus-A330 da Air France, que cumpria o voo AF 447 e desapareceu na noite de domingo, confirmaram alguns de seus nomes. Ao todo, são 228 pessoas a bordo, sendo 216 passageiros e 12 tripulantes

Segundo a Air France, 58 brasileiros estavam na aeronave.

O voo AF 447 decolou por volta das 19h de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local (6h de Brasília). O último contato com o comando aéreo brasileiro ocorreu por volta das 22h30.

Em nota, a empresa afirma que a aeronave "cruzou uma zona com forte turbulência" por volta das 23h (horário de Brasília) e enviou alerta automático sobre problemas no circuito elétrico às 23h14.

Os nomes confirmados até agora são:

Folha Online

Governo do Estado anuncia patrocínio para clubes cearenses

Este ano, O Governo do Estado repete o feito e anuncia nesta segunda-feira (1º) patrocínio aos clubes cearenses para a disputa do Campeonato Brasileiro. Os representantes locais na Série B, Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, irão receber, cada um, cota única de R$ 300 mil.

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) também estudou um patrocínio para os clubes que vão representar o Estado nas Séries C e D. Na Série C, o único representante - o Icasa Esporte Clube, de
Juazeiro do Norte, será contemplado com R$ 150 mil. Na Série D, o Ferroviário Atlético Clube será beneficiado com R$ 100 mil.

Com o convênio firmado, os quatro times locais usarão o brasão do Estado em suas camisas. As medidas são formas de incentivo e de fortalecimento dos clubes na conquista de vagas de acesso às divisões seguintes, como a Série A.

Fonte: Sesporte

Piloto de rota comercial viu 'pontos laranjas' no oceano, diz Aeronáutica


O vice-chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica brasileira, Jorge Amaral, confirmou no início da noite desta segunda-feira (1º) que um piloto de um voo comercial reportou ter visto “pontos laranjas” no meio do Oceano Atlântico cerca de 30 minutos após o Airbus da Air France ter emitido um informe de pane elétrica, às 23h14 de domingo. O voo AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris levando 228 pessoas a bordo, desapareceu após a pane, quando sobrevoava o oceano.

G1

Carretas estão danificando a CE-060

A CE-060 está quase que totalmente destruída. Isso, por causa do tráfego de carretas e outros veículos pesados. Como a BR-ll6, no trecho entre a Região do Cariri e Fortaleza, está danificada, esses veículos estão fazendo esse percurso que é proibido pela legislação. A denúncia é feita por moradores da região, que veem a fiscalização muito condescendente.

O trecho da CE-060, que começa em Fortaleza, passa pelas cidades de Guaiúba, Acarape, Aracoiaba, Capistrano, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Iguatu e Acopiara e termina no Crato, está destruído. Antes das carretas trafegarem livremente, não havia tanto problema, agravado também por causa das chuvas.

Eliomar de Lima

Relação de alguns brasileiros no voo 447: Avião teria caido a 770km de Fernando de Noronha

O avião da Air France do voo 447 teria caído próximo ao arquipélago São Pedro e São Paulo, a 770km de Fernando de Noronha. A informação foi dada por autoridades brasileiras que participam das buscas do aparelho. O local da queda é no limite das 200 milhas náuticas, quase fora da jurisdição brasileira.

O lugar é de difícil acesso e tem profundidade de quatro mil metros. Não existe helicópteros com autonomia de voo que cheguem ao local, mesmo partindo de Noronha.

A opção, diz a fonte, é utilizar os helicópteros embarcados nos navios da marinha, que vão demorar três dias para chegar ao local, saindo de Natal ou Recife. O primeiro navio que participa das buscas, navio-patrulha Grajaú, deve chegar ao local amanhã à tarde.

Atualização das 14h30 - Brasileiros que estavam no avião, segundo informações de suas famílias:

1) Eirch Heine, presidente do Conselho de Administração da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA)

2) Luís Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul

3) Antônio Gueiros, diretor de informática da Michelin

4) Christin Pieraerts, funcionária da Michelin França

5) Roberto Corrêa Chem, cirurgião plástico, diretor do Banco de Peles e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Porto Alegre

6) Vera Chem, mulher de Roberto Chem

7) Letícia Chem, filha de Roberto Chem e gerente de roaming internacional da operadora Oi

8) Deise Possamai, catarinense

9) Marcelo Parente, chefe de gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes

10) Leonardo Leonardo Veloso Dardengo, oceanógrafo, doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro

11) Pedro Luiz de Orleans e Bragança, descendente de dom Pedro II

12) Rino Zandonai, diretor da Associação Trentini nel Mondo Onlus

13) Giambattista Lenzi, conselheiro regional de Trentino-Alto Ádige

14) Gianni Zortea, prefeito da cidade de Canal San Bovo, na Itália

15) Silvio Barbato, maestro, regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Aguardem mais informações.

Maioria dos passageiros do Airbus é de brasileiros, diz governo da França

O ministro francês de Transportes, Jean-Louis Borloo, disse nesta segunda-feira (1) que a maioria dos passageiros do avião da Air France que está desaparecido sobre o Oceano Atlântico é de brasileiros. A lista detalhada de passageiros do voo AF 447, que ia do Rio de Janeiro para Paris quando sumiu dos radares , não foi divulgada.

Segundo Borloo, além dos brasileiros, há entre 40 e 60 franceses e 20 alemães. Fontes da imprensa também citam seis dinamarqueses, cinco italianos, três marroquinos e dois libaneses, mas ainda não há confirmação oficial. O premiê britânico, Gordon Brown, disse temer que haja britânicos a bordo.

Avaliação positiva do governo Lula sobe para 69,8%, diz CNT/Sensus

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (1) aponta que a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 69,8%. Na última pesquisa, realizada em março, 62,4% dos entrevistados consideraram a gestão do governo positiva, o que significa um crescimento de 7,4 pontos percentuais.

De acordo com a Confederção Nacional do Transporte (CNT), dentre os entrevistados, 5,8% desaprovam o governo de Lula, contra 7,6% em março.

Já a avaliação pessoal do presidente Lula subiu para 81,5%, um índice quase 5% superior ao verificado na última pesquisa, quando o percentual era de 76,2%. Dos entrevistados, 15,7% desaprovam a maneira como Lula administra o país. Em março, 19,9% reprovavam a maneira como ele governa o Brasil.

Dentre os pesquisados, 25,5% consideram o governo ótimo, 44,3%, bom, e 5,8% avaliaram o governo como ruim ou péssimo.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, um dos fatores que elevou os índices nas avaliações do governo e do presidente é a forma como o país tem enfrentado a crise financeira internacional.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de maio. Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Iguatu: prefeito Agenor Neto recebe diploma em reconhecimento ao trabalho desenvolvido

O prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) foi agraciado com o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera, uma tradicional instituição sem fins lucrativos, com 20 anos de atuação na promoção de ações e iniciativas direcionadas ao desenvolvimento ambiental, social e urbanístico do Brasil. O prêmio é um reconhecimento aos avanços alcançados em Iguatu nestas áreas.

O diploma e a medalha foram entregues durante o URBVERDE (Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana), realizado no Centro de Eventos do Copacabana Mar Hotel, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de maio.

Orgulho para Iguatu

Os senadores Mão Santa (PMDB/PI) e Eduardo Azeredo (PSDB/MG) e o presidente do Instituto Ambiental Biosfera, Dorival Correia, entregaram ao prefeito Agenor Neto o diploma de destaque nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico. A entrega do prêmio reuniu autoridades governamentais e centenas de técnicos, especialistas, professores e pesquisadores nacionais relacionados às áreas de urbanismo, paisagismo e arborização urbana. Diversas delegações representativas de todos os Estados e de mais de 400 municípios brasileiros, além de diversos convidados do exterior compareceram ao Seminário.

O Seminário URBVERDE é uma realização do Instituto Ambiental Biosfera, da Tordesilhas Participações e Eventos e do Guanandi Instituto Renovação Social. O evento tem o apoio do Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.

Diretor-geral da Air France diz que houve "catástrofe aérea"

O diretor-executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, afirmou nesta segunda-feira que se está "diante de uma catástrofe aérea", em relação ao desaparecimento do avião da companhia que cobria a rota Rio de Janeiro-Paris com 228 pessoas a bordo --216 passageiros e 12 tripulantes.

Gourgeon concedeu uma entrevista no aeroporto Charles de Gaulle, onde o voo AF 447 deveria ter aterrissado às 11h14 (6h14 de Brasília).

O avião da Air France desapareceu após ter atravessado uma área de "fortes turbulências", por volta das 4h14 (23h14 de domingo, horário de Brasília), tinha informado a companhia, em comunicado.

A Air France precisou que, a essa hora, teve informação da existência de uma "avaria do circuito elétrico" do aparelho, um Airbus A330-200.

O avião "passou por uma área de tempestades com turbulências fortes", segundo um comunicado da companhia, cujo diretor de comunicação, François Brousse, mencionou depois a possibilidade de que o aparelho tivesse sido atingido por um raio.

Brousse afirmou que essa possibilidade é "a mais provável", e mencionou que as circunstâncias meteorológicas da área de turbulências e tempestades pela qual o avião passou poderiam explicar o que aconteceu com o aparelho.

Prefeito Agenor Neto inaugura urbanização do bairro Santo Antonio e o Centro de Lazer Ari Brasil

O prefeito de Iguatu Agenor Neto inaugurou no último final de semana a urbanização do bairro Santo Antonio e o centro de Lazer Ari Alexandre Brasil. O local conta com piso intercravado em pedra portuguesa valorizando a geometria dos canteiros com formatos curvos.
Com um desenho moderno e arrojado, o centro de Lazer Ari Brasil passou a oferecer mais qualidade de vida para a população com play ground, mobiliário ubano padronizado, coletores de lixo, iluminação moderna e rampas para deficientes.

A solenidade de inauguração contou com as prsenças do prefeito Agenor Neto, o vice prefeito, João Alencar, deputado estaduai José Ilo, vereadores, líderes comunitários e familiares do homenageado Ari Alexandre Brasil.

Fugitivo da justiça é encontrado morto em Acopiara

Um achado de cadáver movimentou o plantão policial de Acopiara no final da tarde de ontem. Cícero Viana Freire Marques, 22 anos, que respondia a um porte ilegal de arma foi morto com um tiro na cabeça, outro nas costas e uma profunda facada na garganta.
O corpo da vítima foi encontrado na vila São João.
Segundo o pai do rapaz, na noite anterior ele saiu com um colega que residia no distrito de São Paulinho, e suspeita que o mesmo tenha sido
levado a uma emboscada com finalidade de acertos de conta.
O policiamento de Acopiara efetuou várias diligências no intuito de localizar esse suposto envolvido no delito, não se chegando a nenhuma identificação até o momento.

Voo do Rio para Paris desaparece dos radares


A companhia Air France informou que o Airbus que sumiu sobre o Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris mandou uma mensagem às 2h14 GMT desta segunda-feira (23h14 de domingo em Brasília) avisando sobre uma pane elétrica. O aviso teria sido mandado depois que a aeronave, um Airbus 330-200, atravessou uma área de tempestade, em que enfrentou forte turbulência.

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Anteriormente, a empresa havia informado sobre a presença de 15 tripulantes.

A aeronáutica já começou as buscas pelo avião. Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol. “Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida”, disse Munhoz.

Segundo o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa. “Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol.”

O assessor da Aeronáutica explica que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do país, de acordo com tratados internacionais. Portanto, as buscas estão a cargo do país.

A Air France confirmou à agência France Presse que "não tinha notícias" do voo. Parentes de passageiros estavam sendo encaminhados para uma área especial do aeroporto Charles de Gaulle.

O ministro francês do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, disse em entrevista à radio France Info que, infelizmente, deve-se esperar pelo "mais trágico cenário", uma vez que a reserva de combustível do avião já deve ter acabado. Ele também descartou a possibilidade de sequestro e disse que o mais provável é que tenha havido um acidente.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que "faça todo o possível" para encontrar pistas do avião, segundo comunicado emitido pelo Palácio do Eliseu. O governo montou uma "célula de crise" no aeroporto para acompanhar o caso.

G1

Ciclista morre após ser atropelado

Ontem, por volta das seis horas da manhã, no sítio Palestina, distante 18 km da sede de Saboeiro, foi registrado um acidente de trânsito fatal.
A vítima foi o agricultor Francisco Assis Carvalho, 56 anos. Ele foi atropelado no acostamento por um caminhão de cor vermelha, placas não anotadas que trafegava no sentido Jucás/Campos Sales.

Ouro Branco: Algodão desenvolveu o Nordeste

O crescimento de muitas cidades do sertão nordestino está diretamente relacionado com a produção de algodão, que alcançou o auge na década de 1970. O plantio, colheita, comercialização e beneficiamento do conhecido “ouro branco”, trouxe riqueza para industriais, agricultores e ocupação e renda para os trabalhadores rurais. O desenvolvimento chegou ao campo e às cidades. Na quadra invernosa, os homens estavam ocupados no cultivo e a partir de julho, na colheita, comercialização e beneficiamento que em muitas vezes ultrapassava o mês de dezembro. Era, portanto, um ciclo econômico anual, que permanecia ativo.

Na região Centro-Sul, o algodão obteve excelente resultado. O município de Iguatu, por exemplo, chegou a ser o maior produtor do Ceará por vários anos seguidos. Havia em plena atividade seis usinas de beneficiamento. No campo e na cidade, o ciclo da cultura algodoeira gerava milhares de empregos. Nas cidades de Acopiara, Jucás, Cariús, Cedro, Orós e Icó a produção era extensiva e significativa. As cooperativas de produtores de usinas particulares alcançavam amplo desenvolvimento na região.

Honório Barbosa
DN

Quixeramobim e Iguatu: Núcleos registram poucos indigentes

Funcionando desde dezembro de 2006, o Núcleo de Ciências Forense de Quixeramobim recebeu apenas quatro corpos de vítimas não identificadas e não reclamadas por familiares. Por conta do reduzido número de indigentes a unidade regional de exames de natureza médico-legal, conhecida popularmente como IML não enfrenta dificuldades com o destino dado aos corpos desconhecidos. O único problema registrado desde a inauguração do Núcleo foram os boatos de desova de restos de cadáveres na barragem do açude ao lado.

O supervisor da unidade regional, Francisco José de Autran Nunes confirma a desconfiança dos moradores há algum tempo. Sobre os indigentes Francisco José acrescentou que permanecem até 60 dias nas geladeiras. Além do levantamento datiloscópico são fotografados. Somente depois dessas providências são sepultados. O último enterro ocorreu faz pouco mais de mês. Dois deles foram enterrados no cemitério do distrito de Uruquê e os outros na Maravilha. A Secretaria de Ação Social de Quixeramobim fornece as urnas fúnebres, mesmo para vítimas de outros municípios.

Inaugurado em 7 de abril passado, o Núcleo de Ciências Forenses de Iguatu, que conta com o Instituto Médico Legal (IML), recebeu até a última sexta-feira 39 corpos para realização de exames de necropsia. Desse total, somente um era de indigente, que foi encontrado na zona rural do município de Mombaça. Após 42 dias, foi enterrado na terça-feira passada, no cemitério local, em caixão, que foi cedido pelo IML de Juazeiro do Norte.

O IML de Iguatu é o mais novo do Estado. Dispõe de infra-estrutura com duas geladeiras, cada uma com quatro gavetas, que ficam na sala de exames de necropsia e na ala para corpos em putrefação.

Alex Pimentel / Honório Barbosa
DN

Esmerino quer reassumir o cargo de prefeito de Granja nesta segunda

Afastado do cargo há oito dias por decisão da juíza de Granja, Daniela Lima Rocha, que o cassou após denúncias de abuso do poder econômico nas eleições do ano passado, o prefeito Esmerino Arruda (PSDB) está convicto de que, nesta segunda-feira, volta ao comando político e administrativo do município. Esmerino, que tem tranquilizado os seus aliados sobre a certeza do seu retorno, não tem dúvida que irá conseguir uma decisão no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará para reassumir a Prefeitura.

Eleito, em 2008, pela Coligação Experiencia e Juventude, Esmerino Arruda conseguiu se eleger ao derrotar o seu adversário Romeu Aldigueri (PPS), que disputou a eleição pela Coligação Granja da Mudança e do Emprego e ficou em segundo lugar. Logo após a decissão da juíza Daniela Lima Rocha, Aldigueri assumiu o cargo de prefeito de Granja

Ceará Agora

domingo, 31 de maio de 2009

Enquete quer saber a opinião do internauta acopiarense sobre possível fiscalização do MP no concurso que a Prefeitura vai realizar

O blog está com uma nova enquete e quer saber se o internauta acopiarense é a favor de uma rigorosa fiscalização por parte do Ministério Público de Acopiara em relação ao concurso que a Prefeitura do Município vai realizar nos próximos dias, criando 775 cargos.
A idéia da enquete é saber o grau de confiança dos interessados em relação ao próximo concurso.
Comenta-se na cidade que nos concursos anteriores o índice de "maracutaia" era muito grande. Nada melhor do que o internauta opinar.
Agora, é só votar.
Cá pra nós
Há quem diga em Acopiara que nos concursos anteriores bastava ter um padrinho político para passar.

Morre aos 97 anos última sobrevivente do Titanic

Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do Titanic, morreu neste domingo (31) aos 97 anos de idade, informaram seus filhos ao canal público de TV BBC.
Millvina, que morreu em Hamspshire, no sul da Inglaterra, onde vivia, era um bebê de apenas nove semanas de vida quando o famoso transatlântico afundou após bater em um iceberg no meio do oceano Atlântico, em 15 de abril de 1912.

Ela esteve entre os 706 sobreviventes de uma catástrofe marítima que custou a vida de 1.517 pessoas e tornou o Titanic uma lenda. A família Dean viajava no navio para começar uma nova vida e abrir uma loja de tabaco no Kansas (EUA).
Georgetta, mãe de Millvina, e Bert, seu irmão de 2 anos, também sobreviveram, mas seu pai, Bertram, estava entre os mortos.

Após a catástrofe, a família Dean voltou a Southampton, porto do sul da Inglaterra de onde zarpou o Titanic e onde Millvina passou praticamente o resto de sua vida.
Apesar de não lembrar do ocorrido, Millvina sempre disse que o naufrágio do Titanic mudou sua vida. "Se não fosse por esse navio que afundou, agora eu seria uma americana", contou certa vez.
A sobrevivente do naufrágio disse que nunca viu o filme "Titanic" (1997), de David Cameron, nem as várias reportagens já feitas sobre o navio, por considerá-las "mórbidas" e nunca se cansou de contar a história.

"Gosto de contar, porque todo mundo se juntava em volta de mim. E pude viajar para muitos lugares graças a isso e conhecer muita gente. Não poderia me cansar, não sou desse tipo de gente", comentou.

Governo Cid fará concurso para professor

A Secretaria da Educação do Ceara vai lançar no próximo dia 30 edital de concurso público para quatro mil professores. O objetivo é atender às demandas da rede básica de ensino em toda as 22 coordenadorias regionais do Estado mas, principalmente, reduzir os temporários.

Até o próximo dia 20, a empresa que vai elaborar o concurso será escolhida. A remuneração prevista é de R$ 1.257,34, incluindo as gratificações. O período de trabalho é para 40 horas/aulas semanais. Esse valor pode mudar, pois aindá está em discussão o novo plano de cargos, carreiras e salários dos docentes.


Fifa divulga as 12 sedes da Copa 2014

O Brasil conheceu neste domingo as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante o 59º Congresso da entidade, que acontece na cidade de Nassau, em Bahamas. Além das favoritas, aparecem na lista como principais surpresas as cidades de Cuiabá e Manaus.

Fotos dos projetos de estádios de Sul e Sudeste
Fotos dos projetos de estádios do Centro-Oeste, Nordeste e Norte
Assista ao vídeo: Blatter anuncia 12 sedes
Veja as cidades-sede do Mundial de 2014

Os outros dez destinos escolhidos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. As 12 cidades escolhidas concorriam com mais cinco pelo posto de sedes do Mundial. Os municípios que ficaram de fora da Copa 2014 foram: Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco e Belém.

As cidades-sede já estavam escolhidas pelo menos desde março. As 12 eleitas e as cinco eliminadas foram decididas após um estudo técnico de dois anos.

Foram duas visitas de delegados da Fifa ao Brasil, reuniões pelo mundo e inúmeras ligações telefônicas. Além do documento preparado pelo grupo de estudos da Fifa, Teixeira foi consultado antes dos cortes.

O presidente do comitê da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, enviará a cada escolhida uma convocação. As reuniões, que terão os estádios como pauta exclusiva, serão realizadas na sede da entidade, no Rio de Janeiro, entre os dias 8, 9 e 10 de junho.

Confira a lista das 12 cidades escolhidas como sede e os projetos de estádios das sedes da Copa de 2014:

Belo Horizonte (Minas Gerais)
Estádio: Mineirão

Brasília (Distrito Federal)
Estádio: Estádio Nacional de Brasília

Cuiabá (Mato Grosso)
Estádio: Verdão

Curitiba (Paraná)
Estádio: Arena da Baixada

Fortaleza (Ceará)
Estádio: Castelão

Manaus (Amazonas)
Estádio: Vivaldão

Natal (Rio Grande do Norte)
Estádio: Cidade das Dunas

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Estádio: Arena do Beira-Rio

Recife (Pernambuco)
Estádio: Cidade-Copa

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Estádio: Maracanã

Salvador (Bahia)
Estádio: Fonte Nova

São Paulo (São Paulo)
Estádio: Morumbi

Terra

Iguatu: prefeito Agenor Neto faz entrega de maquinários para o aterro sanitário



As obras de construção do aterro sanitário de Iguatu já entraram em fase de conclusão. Após alguns meses de paralisação por conta de denúncias frente aos orgãos ambientais, a previsão é de que nos próximos meses o serviço já esteja funcionando e atendendo às necessidades do município.

Os equipamentos para os trabalhos do aterro sanitário já chegaram à cidade. Foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Iguatu um trator de esteira, uma máquina enchedeira(com cabines fechadas e no ar condicionado) e 01 caçamba, através de convênio com o Governo federal, cuja intermediação se deu através do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE). Os montante de recursos investidos nessa ação alcançam a cifra de hum milhão de reais.

Iguatu Notícias

Juiz justifica as liminares no caso do afastamento de prefeitos

“O mandato que foi desconstituído pela decisão da Justiça Eleitoral foi fruto de uma decisão soberana da população. A maioria do eleitorado sufragou aquele candidato que foi eleito”.

Este foi um dos argumentos utilizados pelo juiz federal Jorge Luís Girão Barreto, titular do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, para justificar a concessão de liminares por integrantes daquele Corte aos prefeitos que são cassados em primeira instância, mas acabam retornando aos cargos.

Ele destacou que os recursos são um direito que os cassados têm e citou casos de políticos que tiveram liminar para retornar ao mandato e, no julgamento do mérito, o Tribunal decidiu pelo seu afastamento.

Parlamentares estarrecidos com número de crianças vítimas de trabalho infantil no CE

Contrariando os esforços que a Justiça do Trbalho empreende entre nós para erradicar o trabalho infantil de nosso meio, à frente o procurador geral da Procuradoria Regional da Justiça do Trabalho, professor Gerson Marques, é ainda muito séria a situação no Ceará.
O fato suscitou comentários de deputados em roda de parlamentares, segundo informa a imprensa especializada.
Comentava-se que o número de crianças e adolescentes explorados no trabalho neste estado, chega a 296 mil, ficando o Ceará em 9º lugar no hanking nacional dos que mais exploram a mão-de-obra infantil.

TV Cariri entrar no ar em fase experimental em julho

A TV Cariri, mais uma emissora do Sistema Verdes Mares de Comunicação, que está em fase de implantação em Juazeiro do Norte (Região do Cariri), já está com prédio-sede concluido. Será a segunda emissora da regiõ - a primeira foi a TV Verde Vale, do deputado federal tucano Manuel Salviano, e deverá entrar no ar experimentalmente em julho. O diretor técnico do Sistema Verdes Mares, Pedro Virgínio, esteve em Juazeiro do Norte conferindo tudo neste fim de semana.

Eliomar de Lima

Distância entre Serra e Dilma cai 8 pontos

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), encurtou a distância nas pesquisas entre a sua pré-candidatura a presidente e a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). A diferença do tucano, ainda líder, para a petista estava em 30 pontos percentuais em março deste ano e agora caiu para 22 pontos, conforme o mais recente levantamento do Datafolha, Dilma tem 16% das intenções de voto, contra 38% de Serra no principal cenário.

Em relação à pesquisa anterior, a ministra do presidente Lula subiu cinco pontos percentuais, enquanto o tucano paulista perdeu três. O crescimento levou a petista à segunda colocação, empatada tecnicamente com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou de 16% para 15%. É o melhor resultado de Dilma na série histórica do levantamento.

Câmara de Iguatu aprova Dia do Orgulho Gay Livre

A cidade é a primeira da região a aprovar a data. O Dia do Orgulho Gay e da Livre Expressão Sexual será comemorado em 28 de junho no município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a proposta da data - uma luta da Associação de Homossexuais de Iguatu e Região Centro-Sul.

Agora, faz parte do calendário oficial de eventos de Iguatu. Para o presidente da Associação, Cícero Vicente da Silva, já está programada uma série de atividades culturais para o próximo dia 28. No ano que vem, a ideia é promover a 1ª Parada Gay de Iguatu e Região Centro-Sul. “Iguatu é tida ainda como uma cidade tradicional. Por isso, a aceitação dos homossexuais é difícil.

Essa lei vai beneficiar não só os homossexuais, mas a comunidade em geral”, diz o presidente, que é mais conhecido como Vicente Butterfly. Ele diz que, desde que a lei foi aprovada - na última quinta-feira -, sente que há um grupo que apoia a decisão, mas existe também resistência. “Ainda há muito a questão do machismo.

Mas vamos, aos poucos, quebrar o preconceito” - é o que espera Vicente. Segundo ele, há reuniões com os associados. Muitos deles contam que sofrem preconceito por parte dos pais (principalmente os adolescentes homossexuais) e outros afirmam terem sido agredidos verbalmente no meio da rua. “Queremos minimizar essa questão toda”, diz ele.

A Associação existe desde 2005, criada por iniciativa de um grupo de habitantes. A data, 28 de junho, é comemorada como o Dia do Orgulho Gay em todo o mundo. A razão é histórica. Vicente conta que, em Nova York, nos Estados Unidos, policiais costumavam agredir os homossexuais que se reuniam no bar Stone Wall Inn. Muitas pessoas eram extorquidas e espancadas pela Polícia. Em 28 de junho de 1969, a situação foi pior.

Homossexuais reagiram contra a atitude de policiais que tentaram prendê-los e deram início a um protesto que durou três dias. A data ficou, então, marcada pelo movimento homossexual. Para dizer não à intolerância e ao preconceito, em todo o mundo, na mesma data, o fato é relembrado como forma de dizer não à intolerância. Iguatu já deu os primeiros passos.

O Povo

FIFA pode anunciar hoje Fortaleza como cidade sede da Copa 2014

Apesar da confirmação de políticos e autoridades de que Fortaleza é uma das cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo 2014, somente a partir das 15h30 (horário de Brasília), quando a Fifa anunciar direto de Nassau, nas Bahamas a relação de cidades, é que o público poderá comemorar a escolha da capital cearense.

Apesar de toda a euforia, o jornal Folha de São Paulo de hoje (31) destaca que, com a elite dos clubes concentrada no Sul e no Sudeste, haverá seis ou sete arenas caras erguidas em outras regiões do país que, sem times fortes economicamente, poderão ter problemas no futuro.
Cientes da ameaça, a maioria dos projetos das cidades candidatas prevê shoppings centers, complexos esportivos e espaços para shows, entre outros itens. Argumentam que, assim, os estádios vão se pagar.

DN

Sertão Central: Quixeramobim inicia festejos Santo Antonio

Com cinquenta anos de sacerdócio Pe. José despediu-se dos fiéis ano passado, quando retornou à Holanda, sua terra Natal, deixando muitas saudades. Respeitado pelo trabalho social que realizou e querido pela população, o padre está de volta à cidade para celebrar Santo Antonio. Na tarde desta quarta, 27, mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas aguardavam o sacerdote entoando louvores que embalam a fé e a gratidão dos quixeramobienses.

A Festa do Padroeiro Santo Antonio de Quixeramobim será aberta neste domingo, 31, com uma grande carreata, às 09h. Ao meio-dia haverá uma Feijoada e no final da tarde um caminhada dos bairros para a Igraja Matriz onde será hasteada a bandeira de Santo Antonio, como marco do início das festividades.

É tradição na festa do Padroeiro do Município a Paróquia promover a integração dos bairros da cidade e dos Distritos, que participam ativamente das atividades realizadas. Com o tema geral “Com Santo Antonio busquemos a paz que é fruto da Justiça”, os organizadores pretendem promover uma reflexão sobre o sentido da Justiça e da paz social, fomentando os valores evangélicos de partilha e solidariedade.

O Padre Sérgio de Oliveira, Pároco da Paróquia de Santo Antonio, enfatiza a importância de se apresentar o exemplo de vida do Santo, como modelo para todos os cristãos, resgatando os valores , reanimando a fé e a espiritualidade dos devotos.Mesmo com a quadra invernosa intensa espera-se uma grande participação popular nas festividades, período em que o município costuma receber muitos visitantes, o que não parece ser diferente esse ano, tendo em vista que os hotéis e pousadas locais já não contam mais com acomodações disponíveis.

O tradicional leilão de Santo Antonio ocorrerá no dia 12 de junho, no Barracão de Santo Antonio e os festejos prosseguem até o dia 13 de junho, com a celebração de missas às 05h, 06h, 07h e 09:30h e, às 16 horas inicia-se a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, até a Igreja Matriz onde os louvores ao Padroeiro e a queima de fogos de artifício encerram- se as festividades.

Todos os eventos programados contarão com a cobertura do Sistema Maior de Comunicação, que retransmitirá ao vivo e via Internet, através das rádios Campo Maior AM e Canudos FM as missas de abertura e de encerramento, dia 31 de maio, às 19h e dia 13 de junho, às 09:30h, respectivamente.

Jornalismo - SMC

sábado, 30 de maio de 2009

Acopiara: Projeto de Lei do Executivo pode se tornar caso de justiça

A Câmara de Acopiara aprovou ontem Projeto de Lei do Executivo Nº 0016/2009, que cria 775 cargos de provimentos por concurso público, objetivando compor o quadro de efetivo de servidores.

Até aí tudo bem, se não fosse uma série de possíveis irregularidades encontradas em alguns artigos, bem como, a forma que o Projeto foi aprovado.

No Art. 7º diz que "a aprovação em concurso público não gera direito à nomeação.
Já no Art. 13º diz que "fica autorizado o Poder Executivo Municipal a nomear o candidato de acordo com a necessidade da Administração Municipal, com vencimento equivalente a carga horária, limitada a redução de 50% (cinquenta por cento).

O agravante nessa história toda é que a Prefeitura Municipal de Acopiara após tomar conhecimento de uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, datada de 21 de maio de 2009, que tratava sobre contratação de servidores temporários, resolveu lançar no dia seguinte, Projeto de Lei do Executivo criando concurso público, com data retroativa a 01 de janeiro de 2009.

Para o internauta entender melhor o caso, durante os cinco primeiros meses de administração a Prefeitura Municipal de Acopiara através do prefeito Antonio Almeida Neto contratou de forma irregular vários servidores, e para justificar o erro, lançou esse concurso com data retroativa a 01 de janeiro de 2009.

O caso está tomando ampla repercussão em nível regional, e no programa Tribuna Livre de hoje, da rádio Vale do Quincoê de Acopiara, os vereadores Jurdan e Simone mostraram-se indignados. De acordo com ambos, se quer, um pedido de vista foi aceito pelos demais parlamentares.
Ainda de acordo com Jurdan e Simone, o caso será levado na próxima segunda-feira, ao conhecimento do Ministério Público de Acopiara que deverá se pronunciar em seguida.

Em tempo

O escândalo do "Consurso Público" como está sendo chamado o Projeto de Lei do Executivo de Acopiara, poderá manchar os nomes dos vereadores que o aprovaram. A imprensa em nível de estado já tomou conhecimento e é possível que nos próximos dias o caso seja divulgado de forma mais abrangente.

Votação da PEC dos Vereadores depende apenas de liberação da pauta, diz Sarney

O presidente do Senado, José Sarney, acompanhado por dezenas de candidatos a vereador em 2008, que lotaram a galeria do Plenário, informou que a emenda constitucional (PEC 47/08) que modifica os limites máximos de gastos dos municípios com as câmaras de vereadores deverá ser votada assim que a pauta ficar livre.

Propostas de emenda constitucional exigem discussão por cinco sessões antes de sua votação, em primeiro turno. Há ainda necessidade de um segundo turno, precedido de três sessões de discussão. Depois, a matéria ainda iria à tramitação na Câmara dos Deputados, também em dois turnos.

Durante a sessão, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) conclamou os líderes partidários a realizarem um acordo para que a PEC dos Vereadores seja apreciada com mais rapidez pelo Plenário do Senado.

A PEC modifica o artigo 29-A da Constituição, reduzindo de um a três pontos percentuais os gastos máximos com as câmaras de vereadores, tomando por base as receitas municipais. Além do mais, a proposta define novas faixas populacionais para efetuar os repasses legais.

Imprensa - STJ: jornalista não precisa ter certeza do que publica

Ao julgar o primeiro recurso relacionado à contestação de uma reportagem jornalística após o fim da Lei de Imprensa (5.250/67), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reverteu decisão contrária a um veículo de comunicação ao entender que os jornalistas não precisam ter certeza daquilo que publicam, desde que não atuem de forma irresponsável.
Em abril, o Supremo Tribunal Federal revogou a lei, criada no regime militar, que previa atos como a censura, apreensão de publicações e blindagem de autoridades contra o trabalho jornalístico.
Os ministros do STJ analisaram um caso envolvendo reportagem da Globo, em que Hélio de Oliveira Dórea faria parte da máfia das prefeituras no Espírito Santo e no Rio. Dórea já havia vencido na primeira instância da Justiça capixaba e no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), até ser derrotado no STJ. Ainda cabe recurso da decisão.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nova Olinda-CE: Receptação no Centro Sul tem vínculos com o Cariri e três comerciantes são presos

A polícia descobriu que parte da mercadoria roubada no município de Orós, no ultimo dia 25 de maio, estava na região do Cariri. O início da operação culminou com a prisão de um comerciante em Iguatu, no Centro Sul, mas o trabalho foi estendido até Nova Olinda e Araripe igualmente nesta quinta-feira. No Cariri, outros dois comerciantes foram presos e autuados em flagrante também por crime de receptação: Antonio Wellington de Oliveira, de 42, e Francisco de Sales Andrade, de 45 anos.

O primeiro foi na tarde de ontem quando policiais da 5ª Companhia do 2º BPM, liderados pelo comandante, Major Paulo Hermann Macedo, estiveram na Rua Geremias Pereira (Bairro Cruzeiro) no município de Nova Olinda. Ali, recolheram o comerciante Wellington Oliveira que tinha em seu poder 10 sacas de açúcar de 50 kg cada; 27 sacos vazios da mesma embalagem do Grupo João Lira, dois aparelhos celulares e mais R$ 16,3 mil em dinheiro.

A equipe da PM composta ainda pelo Sargento Wilton Freire Barbosa e os Soldados Novais Moraes, Flavio César Borges Santângelo e Israel Santos Alves, seguiu no caminho das investigações até o município de Araripe. Na Rua Antonio Nunes de Alencar, prendeu Francisco Sales com 1.545 kg do açúcar João Lira distribuídos em sacos de 2 kg cada no seu estabelecimento comercial. Ambos foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato juntamente com a mercadoria.

O desmonte da receptação começou com a Polícia Militar de Iguatu tendo à frente o Coronel Gomes Filho. No Centro Sul foi preso o comerciante Luis Carlos Uchoa de Abreu, de 34 anos, dono do Mercantil Pai Luis, que funciona na Rua Deocleciano Bezerra. No depósito, foram localizadas 700 sacas de açúcar primeira parte da mercadoria furtada no município de Orós e pertencente ao comerciante Luis Moreira Pequeno, que havia prestado queixa à polícia.
Miséria

Vereador de Ipaumirim é condenado por tráfico de drogas

O juiz da comarca de Ipaumirim deferiu nesta quinta-feira (28), a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Adriano Perdigão Coutinho, no dia 05 de fevereiro, e condenou o vereador Vanderlan Jorge Leandro, por tráfico de drogas, em pena privativa de liberdade correspondente a 12 anos de reclusão.

O juiz declarou a perda do mandato eletivo, ao mencionar a prática delituosa incompatível com o exercício do múnus público. Além do vereador, também foram condenados mais cinco comparsas: Rilson Alves da Silva, Ronaldo José da Silva, José Róseo da Silva, Joel Euclides Maximiano dos Santos e José Evandro Alves da Silva.

Segundo o promotor de Justiça, após investigações do Ministério Público, em parceria com a Polícia Federal, no dia 26 de novembro de 2008, em cumprimento de mandado de busca e apreensão, policiais federais apreenderam no Sítio Boi, localidade Saco dos Lacerdas, distrito de Felizardo, em Ipaumirim, de propriedade do vereador Vanderlan Jorge Leandro, 637 quilos de maconha, na forma de tijolos prensados, recém colhida da roça plantada no local.

Em outra interceptação, policiais federais e militares apreenderam, em 18 de dezembro de 2008, numa outra propriedade de Vanderlan Leandro mais 1.500 quilos de maconha in natura, restante da droga remanescente da roça do vereador. O promotor de Justiça observou que se encontra provada a autoria delitiva, pelos depoimentos dos denunciados e das testemunhas tomados nos inquéritos policiais.

Concurso Público: Vereadores de Acopiara aprovam Projeto de Lei do Executivo

O blog tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Acopiara aprovou nesta sexta-feira (29), Projeto de Lei do Executivo que trata sobre Concurso Público.
A informação que chegou, relata, que os vereadores prestaram um grande desserviço a população do município aprovando o Projeto do jeito que estava.
O blog terá acesso a uma cópia do Projeto e em breve vai detalhar para os internautas.

Veja como votou cada vereador

A favor

Raimundo Moraes
Morerinha
Cícero Ramos
Sheila
Cicinho
Emído
Elias Mandu

Contra


Simone
Jurdan

A vereadora Delane Gaspar não votou no Projeto. Segundo informações ela se encontra em Fortaleza cuidando da saúde de sua mãe.

Cá pra nós


Os vereadores que foram eleitos para fazer oposição ao atual prefeito Antonio Almeida Neto perderam uma grande oportunidade de discutir melhor um projeto tão complicado.
Está mais do que na hora de nascer novas lideranças políticas em Acopiara para que possam representar bem o seu povo, tanto no legislativo como no executivo. É uma pena.

Senador Tasso Jereissati garante Fortaleza como sub-sede da Copa 2014

O Senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou agora há pouco em entrevista coletiva, ao desembarcar no município de Itapipoca, que Fortaleza será anunciada como sub-sede da Copa do Mundo 2014. O anúncio oficial será feito no próximo domingo (31), em Bahamas. Tasso participa nesta sexta-feira de seminário organizado pela direção regional do PSDB e do Instituto Teotônio Vilela.

Agropecuarista é assassinado à bala em Quixelô

Hoje, por volta das 09:30 horas, o plantão de polícia registrou um homicídio e uma lesão corporal à bala, ocorrido na rua Luiz Gomes de Araújo, centro de Quixelô.
A vítima fatal foi o agropecuarista Edivan Bezerra de Macêdo, 54 anos, natural de Acopiara, o qual foi atingido com dois disparos, sendo um no peito esquerdo e o outro na perna esquerda.
A outra vítima identificada como Edmilson Felipe da Silva, 47 anos, natural de Quixelô foi alvejado com cinco disparos, 03 no abdômen, 01 na perna e outro no braço.
O segundo foi transferido em estado grave para o Hospital Regional de Iguatu, onde está sendo submetido a uma cirurgia.

Segundo informações colhidas no local, as vítimas encontravam-se no interior de um mercantil, quando, de repente, chegou um indivíduo, não identificado, em uma motocicleta de cor vermelha, trajando camisa branca e calça jeans, e, ao avistá-los, efetuou os disparos em direção aos mesmos, depois evadiu-se do local, tomando rumo ignorado.
O Destacamento PM de Quixelô, juntamente com o COTAM da cidade de Iguatu, sob o comando do Capitão PM Roberto, encontram-se em diligências no sentido de identificar e prender o autor do delito.
Vale salientar que foi encontrado, ao lado do corpo da vítima, um revólver cal. 38, marca taurus, de numeração 839028, capacidade para seis (06) tiros, com cinco (05) cartuchos intactos.

Crato: obra desaba e homem morre soterrado em buraco de 12 metros

O operário josé Wilson da Silva, 32 anos, foi soterrado na tarde desta quinta-feira (28) em Crato, na Região do Cariri, quando fazia a limpeza de um velho cacimbão no bairro Muriti. Ele foi surpreendido com o desabamento de um buraco de aproximadamente 10 metros de profundiade. O Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte e Crato se revezavam na retirada do material, que vez por outra desabava, ameaçando soterrar os bombeiros.

Ceará Agora

Iguatu: Projeto Trocando Idéias supera expectativas

Como parte da programação alusiva ao primeiro Fest Jovem - Festival da Juventude Iguatuense o prefeito Agenor Neto participou ontem, no centro de Lazer Ari Brasil, bairro Santo Antonio, de uma roda de debates com a juventude do município. Mais de mil pessoas participaram do evento.
Intitulado de "Trocando Idéias", o chefe do executivo municipal respondeu os questionamentos feitos pelos participantes.
Além de aproximar ainda mais a juventude do prefeito, o projeto visa também envolvê-la no processo de desenvolvimento que vive a cidade.
Das muitas sugestões apresentadas pelos jovens, duas foram prontamente acatadas pelo prefeito. São elas: A criação permanente da Casa da Juventude com o funcionamento da secretaria voltada para a classe e o resgate da História do Município de Iguatu através da reestruturação do Museu.
Hoje, o projeto será desenvolvido no Centro de Lazer Francisco Alcântara Nogueira, próximo ao hospital Agenor Araújo, a partir das 18 horas.

Foragido da Justiça de Acopiara é recapturado em Iguatu

Ontem, em Iguatu, um fugitivo da justiça foi recapturado pela Polícia Militar. Segundo o major Jair Matias Queiroz, o servente de pedreiro Antonio Victor de Sousa, de 24 anos, estava na localidade denominada Barreiras dos Paraibanos naquele município. O foragido da Cadeia Pública de Acopiara é conhecido, também, pelas alcunhas de "Israel" e "Índio".

De acordo com o oficial, no início deste mês, ele fugiu da cadeia aonde responde pelo Artigo 155 do Código Penal Brasileiro (Furto). Antonio Victor foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu e aguarda a adoção das medidas que o caso requer, a partir do comunicado da prisão ao delegado de Acopiara. Na operação, o major Queiroz contou com o apoio dos sargentos Francineto Lopes, Antonio Matias e Francisco Carlos e o Cabo PM, Ivanildo Filgueira Simões.

Miséria

Iguatu - CE - Comerciante é preso por receptação com 700 sacas de açúcar

A Polícia Militar de Iguatu conseguiu localizar uma carga de açúcar, que havia sido roubada no município de Orós. A descoberta foi nesta quinta-feira ou cinco dias após o roubo contra o comerciante Luiz Moreira Pequeno. A operação foi coordenada pelo Serviço de Inteligência e liderada pelo Tenente Coronel Antonio Gomes Filho. O trabalho da PM culminou com a prisão do comerciante, Luis Carlos Uchoa de Abreu, de 34 anos, que vai responder por crime de receptação. Ele é proprietário do Mercantil Pai Luis, que funciona na Rua Deocleciano Bezerra no centro de Iguatu e nas proximidades do fórum da cidade.


No depósito do estabelecimento comercial foi encontrada a mercadoria furtada no último dia 23 de maio na cidade de Orós. São 700 sacas de açúcar, sendo cada uma com 50 quilos. Luis Carlos foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, onde o mesmo terminou preso e autuado em flagrante por crime de receptação. Segundo o coronel Gomes Filho, a polícia chegou até o comerciante a partir de denúncias anônimas feitas por populares. A mercadoria já foi devolvida ao seu proprietário que elogiou o trabalho da polícia.
Miséria

Processo no Vaticano - Documento inédito comprova habilitação do Padre Cícero

Três anos depois da entrega ao Vaticano do pedido de reabilitação do Padre Cícero Romão Batista, a Congregação para a Doutrina da Fé — a quem cabe analisar os documentos apresentados — mantém-se em silêncio sobre o processo. O bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, que se encontra na Itália, em viagem particular, não tem nenhuma informação sobre a tramitação do processo. Porém, em meio ao silêncio do Vaticano, uma novidade ressurge. O padre Francisco Roserlândio de Souza, coordenador do Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo, apresenta um documento inédito, de grande relevância, que será anexado ao processo no Vaticano.
DN

PEC do 3º mandato cai por falta de assinaturas

Deputados do DEM e do PSDB retiraram as assinaturas ontem à noite da PEC (proposta de emenda constitucional) do terceiro mandato e suspenderam a tramitação da proposta na Câmara. Ao todo foram 13 parlamentares da oposição que recuaram: cinco tucanos e oito democratas. Das 194 assinaturas recolhidas pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), autor da PEC, apenas 183 foram reconhecidas como válidas pela Secretaria Geral da Câmara. Como os cinco tucanos e os oito do DEM retiraram as assinaturas, a proposta tem agora o apoio de 170 parlamentares - um a menos que o número mínimo necessário para poder tramitar na Casa.
DN

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Justiça mantém Romeu Aldigueri como prefeito de Granja

Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio do juiz federal Jorge Luis Barbosa, negou, nesta tarde de quinta-feira, liminar interposta pelos advogados do prefeito afastado de Granja, Esmerino Arruda (PSDB). Com isso, Romeu Aldigueri permanece à frente da prefeitura desse município do Litoral Oeste cearense.

Aldigueri, inclisive, já está definindo seu secretariado e, pela manhã, com apoio da Defesa Civil, distribuiu alimentos, roupas e colchões para distritos distantes da sede.

Lula sanciona lei que garante creches e berçário em presídios

O presidente Lula sancionou nesta quinta-feira (28) uma lei que garante condições mínimas de assistência a mães presas e aos recém-nascidos. O texto determina que os presídios femininos tenham berçário onde as mães condenadas possam cuidar de seus filhos e inclusive amamentá-los até seis meses de idade, no mínimo. A lei assegura ainda acompanhamento médico, principalmente no pré-natal e no pós-parto.

O que a lei prevê

O texto determina que os presídios femininos tenham berçário onde as mães condenadas possam cuidar de seus filhos e inclusive amamentá-los até seis meses de idade, no mínimo. A lei assegura ainda acompanhamento médico, principalmente no pré-natal e no pós-parto

A penitenciária também deverá ter creches para abrigar crianças de seis meses a sete anos de vida, com a finalidade de assistir a criança desamparada cuja responsável estiver presa. Essas creches devem ter profissionais qualificados para cuidar dos menores.

A lei sancionada prevê que seu cumprimento deve observar “as normas de finanças públicas aplicáveis”. A autora do projeto, deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), ressalta que a lei é uma “obrigatoriedade de que realmente os presídios femininos disponham de um atendimento à mãe e à criança.”

“Toda mulher tem direito de ser mãe e toda criança tem direito a convivência com essa mãe, ao carinho e ao afeto. Isso faz diferença na vida dos dois”, resumiu a autora da projeto. “

Folha Online

Adolescente de 13 anos morre em rompimento de barragem no Piauí

Imagens gravadas com um telefone celular mostram a tsunami que se formou logo após o acidente. Cerca de 500 famílias estão isoladas.



O Corpo de Bombeiros confirmou, nesta quinta-feira (28), a morte de uma adolescente de 13 anos causada pelo rompimento da Barragem de Algodões, em Cocal, no Piauí. Cerca de 500 famílias estão isoladas no município.

As equipes de resgate continuam buscando as vítimas da inundação. Dois helicópteros militares ajudam nos trabalhos, que é feito por cem homens do Corpo de Bombeiros.

“Eu já tinha visto uma vez em um filme o que aconteceu ontem aqui”, disse um agricultor que acompanhou o momento que a barragem se rompeu ontem.

Três caminhões com 40 toneladas de donativos foram encaminhados para os municípios afetados pelo rompimento da Barragem Algodões, especialmente Cocal e Buriti dos Lopes.

O assessor técnico da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Jorge Nei, disse que estão sendo distribuídas cestas de alimentos, água potável, biscoitos, colchonetes, medicamentos e lençóis.

Equipes da Secretaria de Saúde já estão no local para reforçar o atendimento à população. Os hospitais dos municípios vizinhos dobraram seus plantões e o estoque de medicamentos foi aumentado, tudo na tentativa de amenizar os danos provocados pelo rompimento da barragem.

G1