domingo, 31 de maio de 2009

Câmara de Iguatu aprova Dia do Orgulho Gay Livre

A cidade é a primeira da região a aprovar a data. O Dia do Orgulho Gay e da Livre Expressão Sexual será comemorado em 28 de junho no município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a proposta da data - uma luta da Associação de Homossexuais de Iguatu e Região Centro-Sul.

Agora, faz parte do calendário oficial de eventos de Iguatu. Para o presidente da Associação, Cícero Vicente da Silva, já está programada uma série de atividades culturais para o próximo dia 28. No ano que vem, a ideia é promover a 1ª Parada Gay de Iguatu e Região Centro-Sul. “Iguatu é tida ainda como uma cidade tradicional. Por isso, a aceitação dos homossexuais é difícil.

Essa lei vai beneficiar não só os homossexuais, mas a comunidade em geral”, diz o presidente, que é mais conhecido como Vicente Butterfly. Ele diz que, desde que a lei foi aprovada - na última quinta-feira -, sente que há um grupo que apoia a decisão, mas existe também resistência. “Ainda há muito a questão do machismo.

Mas vamos, aos poucos, quebrar o preconceito” - é o que espera Vicente. Segundo ele, há reuniões com os associados. Muitos deles contam que sofrem preconceito por parte dos pais (principalmente os adolescentes homossexuais) e outros afirmam terem sido agredidos verbalmente no meio da rua. “Queremos minimizar essa questão toda”, diz ele.

A Associação existe desde 2005, criada por iniciativa de um grupo de habitantes. A data, 28 de junho, é comemorada como o Dia do Orgulho Gay em todo o mundo. A razão é histórica. Vicente conta que, em Nova York, nos Estados Unidos, policiais costumavam agredir os homossexuais que se reuniam no bar Stone Wall Inn. Muitas pessoas eram extorquidas e espancadas pela Polícia. Em 28 de junho de 1969, a situação foi pior.

Homossexuais reagiram contra a atitude de policiais que tentaram prendê-los e deram início a um protesto que durou três dias. A data ficou, então, marcada pelo movimento homossexual. Para dizer não à intolerância e ao preconceito, em todo o mundo, na mesma data, o fato é relembrado como forma de dizer não à intolerância. Iguatu já deu os primeiros passos.

O Povo

2 comentários:

Anônimo disse...

Se Deus quiser eu estarei viajando dia 28!

Unknown disse...

Só mesmo através de lei essa turma ai vai fazer esse carnaval na rua, porque se dependesse de maioria da sociedade isso não aconteceria. Contando com a sociedade nesse dia eles vão receber o repudio não comparecendo essa parada guei.