terça-feira, 5 de maio de 2009
Cid faz referência a CPRV e recebe vaia no Município de Tauá
Internauta, membro do Laboratório Sismologico da UFRN, nos envia email relatando sobre possível tremor de terra em Iguatu
Temos uma rede de sismógrafos (estações sismográficas) monitorando os tremores de terra no Nordeste.
Esta semana estarei coletando dados sobre tremores e por coincidência estou no Ceará, agora em Sobral, mais na quarta-feira estarei na região do Jaguaribe, onde temos estações por lá, e verificarei o registro desse possível abalo sísmico em Iguatu.
Além desta estação temos outra em Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte e lá também checarei o mesmo.
Eduardo Alexandre
Laboratório Sismológico da UFRN
Icó: Excesso de chuva castiga o Centro Sul do Ceará
G1
Travessia de canoa é o meio de deslocamento em Iguatu
Na região Centro-Sul, as fortes chuvas de abril e o transbordamento de riachos e açudes deixaram as estradas vicinais, que dão acesso às comunidades rurais, estragadas. Muitos trechos estão intransitáveis. Em Cariús, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas por 15 dias por falta de condições de deslocamento dos alunos para a sede. A medida afetou mais de três mil estudantes, inclusive do Ensino Médio da rede estadual.Desde o mês passado a população da zona rural sofre com as dificuldades de deslocamento. No município de Icó, os piores trechos estão na estrada de acesso ao distrito de Icozinho e às agrovilas do Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos. "Mais de 80% das estradas de terra estão uma tristeza", observou o gerente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Icó, Fernando Cavalcanti. "Algumas passagens molhadas continuam intransitáveis e há muitos pontos com erosão", salienta.
Os prefeitos fazem um esforço para recuperar alguns trechos danificados em Cariús e Icó. Em Iguatu, técnicos da secretaria de Infra-Estrutura começaram, ontem, um levantamento das estradas estragadas pelas chuvas. Os piores trechos estão no distrito de José de Alencar. Em Cariús, o açude Muquém está sangrando pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, a barragem transbordou e abriu uma enorme cratera impedindo o tráfego de veículos. Nenhuma obra foi feita no local e um ano depois o problema volta a se repetir.
DN
Dieese afirma: salário mínimo deveria ser R$ 2.500
TV Jangadeiro Online
BB fornecerá extrato da Previdência a partir de hoje
Ronaldo é eleito o craque do Campeonato Paulista
Ronaldo escolheu Elias o melhor jogador do Campeonato Paulista, mas não foi o seu amigo quem ganhou o prêmio. O atacante será homenageado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) como o craque do torneio.Outros seis jogadores do Corinthians integram a seleção do Campeonato Paulista, eleita pelo jornal Diário de S. Paulo: Felipe, Alessandro, Chicão, André Santos, Cristian e Elias.
Completam a relação o zagueiro são-paulino André Dias, o meia santista Madson, o armador palmeirense Diego Souza e o centroavante tricolor Washington.
O atacante Neymar, do Santos, foi apontado como a revelação do Estadual. Fábio receberá o prêmio de goleiro menos vazado, com 13 gols sofridos em 17 jogos. Wilson Luiz Seneme, o de melhor árbitro.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Presidente da Câmara de Vereadores de Acopiara pode ter agredido cidadão

Em tempo
Há um ano, o prefeito de Acopiara, que é irmão do atual presidente da Câmara de Vereadores, foi acusado de agredir um vereador com cadeiradas. Na época, o caso teve grande repercusão em nínel Nacional. O vereador agredido foi Edilson Bezerra (foto), que era seu aliado político.
PEC que amplia quantidade de vereadores volta a tramitar na Câmara
A PEC 336 é oriunda da PEC 333/04, conhecida como "PEC dos Vereadores" e aprovada pela Câmara em maio de 2008. O texto adotado pelos deputados ampliava o número de vagas nas câmaras de vereadores e, ao mesmo tempo, limitava as despesas dos legislativos municipais, proporcionando uma economia anual de cerca de R$ 1,2 bilhão.
Tramitação zerada
Como a PEC foi substancialmente alterada, recebeu um novo número e a tramitação foi "zerada". Ou seja, ela vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para análise da admissibilidade. Se aprovada, segue para exame em uma comissão especial, antes de votação em dois turnos no Plenário.
Crise
A proposta de ampliação do número de vereadores foi pivô de uma crise política entre a Câmara e o Senado no ano passado. O então presidente Arlindo Chinaglia, com apoio dos demais integrantes da Mesa Diretora, recusou-se a promulgar o texto aprovado pelos senadores, com o argumento de que ele era diferente do analisado pelos deputados.
A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC 333.
Governo libera mais R$ 1,1 milhão para municípios atingidos pelas enchentes
O municípios de Marco e Quixeramobim receberão R$ 300 mil cada um. Pacujá e Itarema serão beneficiados, cada um, com R$ 200 mil e Acaraú com R$ 100 mil. Segundo o governador a verba deve ser utilizada na compra de cobertores, cestas básicas, medicamentos e produtos de primeira necessidade.Os cinco primeiros municípios beneficiados foram Bela Cruz, Santana do Acaraú, Itapajé, Granja e Sobral. Todos os R$ 2,3 milhões serão liberados de forma emergencial.
Trabalho escravo pode ser considerado crime hediondo
Irmãos médicos assassinados em Iguatu: Conheça como está o caso
TV Jangadeiro
Suspeita de fraude no Bolsa Família: prefeituras não divulgam beneficiários
Uma pesquisa feita por amostragem pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que 51% das prefeituras fiscalizadas por sorteio não divulgaram a relação dos beneficiários do Bolsa Família, afirma a edição desta segunda-feira do Correio Brasiliense. Isso aumenta a possibilidade de fraudes no programa, principalmente nos casos de pessoas que deixaram de depender do benefício, mas continuam cadastradas.
Apesar de alto, o índice, que se refere aos dois últimos anos, é 12% inferior aos dados de 2003 a 2005, quando 62% dos municípios analisados não mostravam os nomes de quem recebia o auxílio. Pelo decreto do governo, todos os municípios devem divulgar amplamente a relação dos beneficiários do Bolsa Família.
Segundo o Correio Braziliense, das 446 prefeituras sorteadas para serem fiscalizadas, 227 não tinham tornado pública a lista das pessoas que estavam dentro do programa. Isso representa metade das cidades pesquisadas por meio de cruzamento dos relatórios de auditorias e questionários enviados pela CGU. Muitas vezes, famílias que antes recebiam o dinheiro do programa se mudaram, mas continuam na relação de recebedores.
Chuvas deixam municípios sem água potável no Ceará
O hospital de Bela Cruz teve que ser abastecido por um caminhão-pipa. O Centro de Convenções da Cidade - onde 30 famílias estão abrigadas - também teve o bombeamento de água suspenso. Técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram enviados para Bela Cruz e levaram um novo motor para normalizar o sistema. A previsão é de que a cidade fique sem água por pelo menos mais dois dias. Em Marco, caminhões-pipa garantem provisoriamente a chegada de água potável às famílias.
Em todo o Estado, cerca de seis mil pessoas estão desabrigadas em 52 municípios foram atingidos pelas enchentes. As áreas mais afetadas são as regiões ribeirinhas, que sofrem com deslizamentos de encostas, morros e barreiras.
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) é de chuva permanente pelo menos até o final do mês. Em alguns momentos, a intensidade pode ser forte e acompanhada de raios.
Mulher é morta com 17 facadas em Icó
Uma mulher foi morta com 17 golpes de faca no Sítio Riacho dos Cavalos, município de Icó, num crime que causou revolta, principalmente pelo requinte de perversidade. Marlene Bezerra Lima, de 50 anos, foi assassinada na tarde deste sábado na sala de jantar da sua residência. A janela da cozinha estava arrombada e a polícia iniciou investigações para descobrir os motivos e a autoria do homicídio ainda envolto em mistério.A chegada da viatura ao local para atender a ocorrência e diligenciar na área, sofreu entrave. É que, devido as fortes chuvas que banham a região Centro-Sul, o veículo acabou atolando na estrada e ainda teve problemas mecânicos. A polícia já dispõe de nomes de suspeitos do crime, mas prefere não adiantar nesse instante. O assassinato da mulher pode ter relação com rixas antigas do seu companheiro, Otacílio Possidônio que já tem passagens pela policia.
Ele responde por porte ilegal de arma, ameaças de morte e não se encontrava em casa na hora do crime. O corpo de Marlene Bezerra foi necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Iguatu. Os inspetores Júnior Pernambucano, Pinheiro e Nogueira estiveram no local arrolando testemunhas e recolheram a faca utilizada no homicídio. O Delegado Regional de Policia Civil, José Gonçalves de Almeida, instaurou inquérito policial e começará a ouvir as testemunhas nesta segunda-feira.
domingo, 3 de maio de 2009
Torcedores do Flamengo fazem a festa em Acopiara
Corinthians empata com Santos e é campeão paulista invicto
Fortaleza empata com Ceará e é campeão
Nos pênaltis, Fla bate freguês Botafogo e é tricampeão Carioca
A história de 2007 e 2008 se repetiu no Rio de Janeiro neste domingo. Flamengo e Botafogo se enfrentaram na final do Campeonato Carioca e, pela terceira decisão consecutiva, o time rubro-negro derrotou o rival e conquistou o campeonato estadual. Desta vez, o elenco comandado por Cuca venceu o clube alvinegro nos pênaltis após um 2 a 2 no tempo normal e ficou com o título.
Fotos de Flamengo x Botafogo no Maracanã
Baixe o pôster do campeão Flamengo
Baixe o hino do Flamengo
Terra
COLUNA CARIRI DESTE DOMINGO: PERGUNTAR NÃO OFENDE
Mantendo a cidade limpa, conservando a pavimentação das ruas, as praças e canteiros, o administrador preserva a autoestima dos munícipes. Foi isso que fez o prestígio do prefeito de Iguatu, Agenor Neto, chegar às alturas. Infelizmente, a sujeira, os camelôs (com suas barracas) e a falta de conservação dos nossos poucos monumentos públicos provam que o setor público não acompanha o progresso que setor privado vem proporcionado ao Cariri.
Tarso Araújo
Artigo do internauta de Acopiara: Administração...
Na minha rua, Januário Pereira, tem mais ou menos uns quinze metros de calçamentos a concluir, a obra foi iniciada antes do período eleitoral do ano passado, mas, como o executivo soube que só morava opositores na área, suspendeu os serviços e até hoje convivemos com o lamaçal, principalmente agora, por conta do inverno.
O Executivo de Acopiara deixa de beneficiar a coletividade para priorizar a família, caso do calçamento da rua José Pereira a altura da casa do senhor Júnior Almeida. Espero que ele se lembre que foi eleito pelo o povo e deve trabalhar para a coletividade e, não descriminar ninguém, pois o dinheiro é do povo e não dele.
Continue com essas ações fortes, mostrado o que é errado dessa administração perseguidora, não se deixe abater por ninguém.
Um abraço de um internauta que te acompanha todos os dias.
Edimar Alves
edimarcopi@bol.com.br
Artigo do internauta de Icó: NETO NUNES, DEPUTADO ARROCHADO
O ex-prefeito responde a centenas de processos judiciais, na Justiça Federal da Comarca de Limoeiro do Norte; Justiça Estadual do Icó; Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Tribunal Regional Federal, com sede em Recife (PE). Os r$ 4.483.540,10 (quatro milhões, quatrocentos e oitenta e três mil, quinhentos e quarenta reais e dez centavos) que abarrotaram os cofres da Prefeitura Municipal de Icó, quando Neto Nunes era prefeito, de lá saíram sem a devida prestação de contas e aonde realmente foi aplicado à dinheirama. De 2006 até os dias atuais (2009), o Município de Icó já protocolou dezenas de ações contra o ex-prefeito e atual Deputado Estadual Neto Nunes, para que este devolva aos cofres do município, mas de 15 (quinze) milhões de reais que foram gastos e nunca sequer foram prestadas as devidas contas.Pelo visto, Neto Nunes realmente é um DEPUTADO ARROCHADO!
Improbidade
Os procuradores jurídicos Hermano Francisco de Queiroz Limeira e Joberto Kennedy Araújo entraram no Fórum da Justiça de Icó com ´seis ações civis de improbidade administrativa contra o ex-prefeito e atual deputado Neto Nunes. Se aceitas pela justiça, ele terá que devolver aos cofres da Prefeitura cerca de quatro milhões, quatrocentos e oitenta mil, quinhentos e quarenta reais e dez centavos ´. É o que diz num e-mail para a coluna, Fabrício Moreira da Costa.
Criança e jovem são mortos à bala no Bairro Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte e a Polícia Militar intensifica operação desarmamento
Uma criança de 1 ano e oito meses de idade morreu em virtude de uma bala perdida quando dois indivíduos perseguiam e atiravam em um adolescente de 18 anos no Bairro Juvêncio Santana em Juazeiro do Norte. Foi por volta das 17h deste sábado na Rua São Salvador. A dupla trafegava em uma motocicleta e ao encontrar Pedro Lucas de Pontes parou o veículo e um deles sacou o revólver e começou a efetuar os disparos.Lucas foi alvejado com três tiros e socorrido às pressas para o Hospital Santo Inácio onde se submeteu a uma cirurgia, mas não resisitiu e morreu por volta das 20 horas. A criança de nome João Victor Kennedy Rodrigues, que estava na porta de sua casa juntamente com sua enteada Emanuele Silva Andresa, foi atingida por uma bala e morreu ao dar entrada no Hospital Tasso Jereissati. Emanuele, que está grávida de quatro meses, também foi lesionada com um disparo à altura do braço esquerdo.
Mega-Sena sai para apostadores de Brasília (DF) e São Bernardo (SP)
Dois apostadores acertaram as seis dezenas sorteadas neste sábado (2) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.070 da Mega-Sena. Confira os números sorteados: 05 - 08 - 16 - 23 - 41 - 53
De acordo com a Caixa, os ganhadores são de Brasília (DF) e São Bernardo do Campo (SP). Cada um levará R$ 8.120.883,45. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, na quarta-feira (6), é de R$ 1,5 milhão. Segundo a Caixa, 302 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 4.478,33. Outras 8.729 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 221,34.
CLUBE DESBRAVADORES: Jovens integram legião da fé
Todos os domingos, pela manhã, dezenas de crianças e adolescentes encontram-se na praça da Matriz, em Iguatu, para a prática de atividades recreativas e de desenvolvimento físico, mental e espiritual. Uniformizados, eles integram o Clube Desbravadores Tribo de Judá da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A presença do grupo chama a atenção dos frequentadores do lugar. São crianças e adolescentes em busca de uma vida melhor, baseada no espírito humanitário, no serviço à comunidade, preservação do meio-ambiente, na reflexão bíblica, na prática de exercícios físicos leves e atividades de reforço escolar.DN
Decisão Paulista: Santos tenta desbancar Timão
Camisetas e faixas com a inscrição ´campeão invicto´ já estão à venda. O presidente Andrés Sanchez, o técnico Mano Menezes e o elenco do Corinthians se recusaram a vestir essas carapuças, mas admitem que o objetivo da equipe é conquistar o título do Campeonato Paulista sem perder para o Santos neste domingo, às 16h, no Pacaembu.Com 48 pontos ganhos em 22 jogos disputados no Estadual, sendo 13 vitórias e nove empates, o Corinthians já assegurou nesta temporada a Taça dos Invictos - equipe que por mais tempo permaneceu imbatível na competição. Mas para ficar com o troféu do Estadual até uma derrota por dois gols de diferença serve para os corintianos. No entanto, vale lembrar vale lembrar que o Certame Paulista não tem um vencedor invicto desde 1972.
Flamengo e Botafogo decidem título carioca
Flamengo e Botafogo fazem a grande decisão do Campeonato Carioca neste domingo, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Glorioso tenta impedir o tricampeonato do rival, evitar uma seqüência de três vices e alcançar o 19º troféu de sua história. Já para o Rubro-Negro, além do tri, a taça representa a hegemonia Estadual, pois o time divide com o Fluminense o recorde de conquistas, 30 títulos cada um.Na semana passada, no primeiro jogo da decisão, as duas equipes empataram por 2 a 2 num jogo emocionante. Como pelo regulamento não há vantagens na fase decisiva, quem ganhar neste domingo será o campeão e novo empate forçará a disputa de pênaltis. Em 2007 as equipes recorreram a penalidades após dois empates, ambos por 2 a 2. Naquela ocasião o Flamengo foi campeão.
TAÇA FARES LOPES: Todos jogam por ela
Hoje, essa pequena supremacia do Alvinegro muda de lado. É o Tricolor de Aço quem tem vantagem para ganhar seu terceiro tricampeonato. O primeiro foi nos anos de 1927/28/29, o segundo em 2003/04/05. Para tal, basta ao Leão conseguir o empate no tempo normal, haja vista que, no primeiro jogo da decisão, bateu o adversário por 2x1. Caso perca, haverá prorrogação ou disputa de pênaltis para definir a parada.
Homenagem
DN
sábado, 2 de maio de 2009
Mega-Sena pode pagar R$ 17 milhões neste sábado
Os R$ 17 milhões, se aplicados na poupança, podem gerar ao ganhador cerca de R$ 120 mil em rendimentos mensais, segundo a Caixa Econômica Federal. Com o prêmio intacto, o apostador ganharia, por dia, R$ 4 mil.
O sorteio da Mega-Sena começa às 20h, no horário de Brasília. As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até uma hora antes do sorteio.
PEC exige curso de formação para candidatos a vereador e prefeito
A voz do internauta
Caro Lindomar,
Das Chagas
daschagas@bol.com.br
Resposta
Caro Das Chagas, cada um tem a sua forma de pensar e de agir. Eu particularmente tenho a minha e quero zelá-la até o final de minha vida. Quanto as suas afirmações, não tenho conhecimento. Com isso, não quero dizer que estás mentindo. De qualquer maneira cada um toma o caminho que achar-lhe conveniente, até mesmo os meus amigos de longas caminhadas como você disse.
Quanto a minha posição, não tenha dúvida, vou continuar mostrando o que tiver errado, doa a quem doer.
Abraços ao internauta Das Chagas e que continue nos acessando.
Lindomar Rodrigues.:
Orós sangra com lâmina de 23cm
O Açude Orós, o segundo do Ceará, está sangrando pelo segundo ano consecutivo. Ontem, às 11 horas da manhã, a lâmina de água sobre o sangradouro era de 23 centímetros, de acordo com leitura de técnicos do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), responsável pela administração do reservatório. Centenas de moradores da cidade e da região estiveram, ontem, visitando a parede e o mirante ao lado do sangradouro, mas para hoje são esperados milhares de visitantes. O Dnocs e a Prefeitura já definiram esquema especial de segurança.Em decorrência da cheia do Rio Jaguaribe, o nível do Açude Orós vinha aumentando em média 10 cm na última semana. Às 20h30 desta sexta-feira, uma lâmina de água de 2cm transbordou sobre o sangradouro. O aumento do nível da água no reservatório e a queda provocada no sistema de sangria criam um espetáculo de rara beleza no sertão cearense, que contrasta com o semi-árido seco e cinzento.
A sangria do açude atrai milhares de pessoas. É um atrativo ímpar na região Centro-Sul que contribui diretamente para fazer crescer o movimento nos bares, restaurantes, balneários, incrementando a economia local. O pedreiro aposentado Joaquim Gomes que chegou a trabalhar na conclusão do reservatório no início da década de 1960, disse que sempre que a barragem transborda “emociona as pessoas”.
DN
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Barragem de Acopiara se transforma em Pólo de Lazer para a população
O final de semana para quem gosta de curtir algo diferente está garantido à população de Acopiara.Os moradores deste município poderão se divertir tomando um belo banho na barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz que está transbordando desde a última terça-feira.
No feriado de hoje, por exemplo, Dia do Trabalho, muita gente aproveitou para visitar o local bem como se divertir.
No feriado de hoje, por exemplo, Dia do Trabalho, muita gente aproveitou para visitar o local bem como se divertir.As fotos acima revelam a empolgação do público. Sempre que a barragem sangra o local funciona como atrativo para os moradores da cidade que aproveitam a bela paisagem e a queda das águas para tomarem banho.
VÁRZEA ALEGRE REGISTRA CHUVA DE 142 MILÍMETROS
TV Jangadeiro: Barra Pesada retomou o caso polêmico de Iguatu
O crime aconteceu no município de Iguatu, região Centro-Sul. O capitão Daniel Gomes Bezerra era comandante do policiamento de Mombaça. Depois do crime ele foi expulso da corporação.
TV Jangadeiro
Potengi, Aiuaba e Granja recebem Governo Itinerante
Iguatu: Possível tremor de terra assusta moradores do bairro Lagoa Park
A maioria dos tremores não chega a ser sentida pela população e são conhecidos como micro-tremores, ou seja, a população começa a sentir a partir de magnitude 1,5 na escala Richter. Até o momento o possível tremor de terra não foi confirmado pela Defesa Civil de Iguatu.
Previsão do tempo estima que feriado pode ser chuvoso no Ceará
Até domingo (3), as áreas de instabilidade continuam ativas e mantendo as condições de pancadas de chuva no país. A previsão não descarta a possibilidade da ocorrência de descargas elétricas durante as chuvas.
Por maioria, Supremo decide derrubar a Lei de Imprensa
Com a decisão do STF, o relator considera que, nos casos em que for cabível, será aplicada a legislação comum, como o Código Civil e o Código Penal.
A ação contra a lei 5.250 foi ajuizada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). O julgamento começou no dia 1º de abril, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela total revogação, argumentando que a lei, editada em 1967, durante o regime militar (1964-1985), é incompatível com a Constituição Federal de 1988. O ministro Eros Grau acompanhou o relator.
Icasa arranca um importante empate de 1 a 1 contra o Vasco no Rio
Confira os melhores momentos:
G1
Iguatu: Vila Centenária está em festa
A Vila Centenário comemora hoje, 1º de Maio, 35 anos de fundação. Para celebrar a data, a Associação de Moradores programou alvorada festiva, sob a animação da banda de música municipal, celebração de missa, prestação de serviço e o corte de um bolo de 15 metros de extensão, além de apresentações artísticas. Em três décadas e meia de história, o bairro cresceu, melhorou infra-estrutura e dispõe de um comércio ativo, localizado no entorno da avenida Perimetral, na periferia desta cidade.Foi um período de sofrimento, muitas dificuldades para quem tinha perdido móveis, objetos e roupas, mas não havia perdido a esperança de recomeçar uma vida nova. Instituições sociais, como a Cáritas Diocesana, apoiaram a luta das famílias atingidas. As casas foram erguidas, mas durante vários anos, os moradores enfrentaram a precariedade da infra-estrutura e da falta de saneamento básico.
A partir dos anos 90, o bairro ganhou calçamento, área de lazer e no ano passado, todas as ruas foram asfaltadas. Uma nova praça foi construída no entorno da igreja. “Em comparação com o passado, hoje temos muito que comemorar”, observa a presidente da Associação de Moradores, Francisca Souza. “Essa vila é um exemplo de luta comunitária e de superação”. Estima-se que a maioria dos moradores é oriunda de outras cidades da região e da zona rural, sem vínculo direto com a origem do bairro.
Nos primeiros anos da fundação, muitas famílias retornaram para a Vila Neuma, onde ainda hoje permanecem em áreas ribeirinhas.
DN
Uma singela Homenagem: Há 15 anos, o Brasil e a Fórmula 1 perdiam Ayrton Senna
Veja a galeria de fotos da trajetória de Ayrton Senna.
Senna ou Ayrton, como todos o chamavam, foi depois do jogador de futebol Pelé o maior ídolo do esporte brasileiro na história. Motivo de orgulho nacional, um fator de renascimento da autoestima do brasileiro.
Os brasileiros recordarão para sempre os três campeonatos mundiais de Fórmula 1 que ele venceu em 1988, 1990 e 1991; as 41 vitórias, as 65 "poles", as seis vitórias dele em Mônaco e a inumerável coleção de manobras impossíveis que tornaram o piloto famoso.
Homenagem ao Trabalhador
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Telefonia móvel chega a mais 46 municípios do Ceará
O dia de hoje é a data limite para que o sinal da Vivo chegue a Barreira, Cariré, Itatira, Jaguaretama, Jardim, Porteiras, Quixelô, Saboeiro e Tamboril.
Já a Claro passa a operar em Acarape, Altaneira, Alto Santo, Apuiarés, Araripe, Capistrano, Caridade, Croatá, Frecheirinha, Graça, Granjeiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Itaiçaba, Madalena, Miraíma, Palhano, Paramoti, Salitre, Tejuçuoca, Tururu e Uruoca. A TIM passa a cobrir Araiuaba, Bela Cruz, Cariús, Carnaubal, Hidrolândia, Iracema, Itarema, Milhã, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianópolis e Solonópole. Já o sinal da OI deverá estar chegando a Reriutaba.
Adriano está 99% no Flamengo, diz presidente
Adriano deve mesmo vestir a camisa do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Apesar de ainda não ser oficial, o jogador já é tratado na Gávea como reforço para o Nacional, pelo menos nas palavras do presidente em exercício do clube rubro-negro, Delair Dumbrosck, que vê o jogador "99% acertado" com a equipe que o lançou para o futebol.
"Está 99% acertado. Conseguimos um parceiro complementar para fechar o orçamento necessário. Ele que vai pagar o salário do Adriano", disse Dumbrosck, que não quis confirmar o nome do patrocinador rubro-negro. Ele adiantou, porém, que o parceiro é independente e não estampará a sua marca no uniforme do time.
Prefeito e vice de Alcântara são afastados
Expedida pelo juiz da 24ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, a sentença dizia que “a coligação impugnante alega abuso de poder político durante o período eleitoral de 2008, no município de Alcântaras, caracterizado por acintosa coação eleitoral promovida pelos investigados, desencadeada por ameaças aos eleitores comprometendo a liberdade do voto, normalidade, legitimidade das eleições e lisura eleitoral”. A ação foi intermediada pelo Ministério Público.
Carros não serão mais abastecidos nos pit stops a partir da temporada 2010
Além do teto orçamentário de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) comunicou nesta quarta-feira o fim de uma cena comum nas corridas de Fórmula 1: a partir da temporada 2010, não haverá mais reabastecimento dos carros durante os pit stops. As paradas serão apenas para troca de pneus, que não poderão mais ter aquecimento prévio com cobertores elétricos. Foi confirmado que a partir de 2010 o reabastecimento durante a corrida será proibido com o objetivo de diminuir gastos com o transporte das máquinas de reabastecimento, além de aumentar o incentivo para as fabricantes de motores melhorarem a economia de combustível. O cobertor de pneu será banido e qualquer outro método para pré-aquecer os compostos segue proibido (como já acontece atualmente) – diz o comunicado da FIA.
Com o fim do rebastecimento, a F-1 retoma um cenário anterior a 1994, quando os pilotos não podiam usar os pit stops para repor o combustível.
G1
Municípios terão até 20 anos para pagar dívida previdenciária
A medida provisória aprovada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, garante a suspensão do pagamento das dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por período que varia de três a oito meses. Durante a carência - termo adotado no texto -, União e municípios farão encontro de contas, em que os dois lados reconhecerão débitos e créditos e chegarão a um valor final. Dependendo do montante negociado, os municípios terão até 20 anos para pagar a dívida previdenciária.
Outra reivindicação dos prefeitos foi contemplada, mas é quase certo o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A versão aprovada garante atualização da dívida pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje em 6,5%, e não pela Selic (10,25%), como dizia o texto original da MP.
Em outra vitória para os municípios, o texto final acaba com a exigência de que as parcelas pagas mensalmente sejam equivalentes a, no mínimo, 1,5% da receita corrente líquida do município. A nova versão permite aos prefeitos optarem por um porcentual menor, mas o pagamento total da dívida tem de ser feito em até 60 meses. A mudança beneficiará especialmente os grandes municípios.