segunda-feira, 4 de maio de 2009

Chuvas deixam municípios sem água potável no Ceará

A Defesa Civil do Ceará divulgou neste domingo que, em decorrência das fortes chuvas que atingem o Estado e causaram a cheia do rio Acaraú, as cidades de Marco - distante 220 km da capital, Fortaleza - e Bela Cruz - a 245 km - estão sem água encanada há mais de cinco dias. A interrupção no abastecimento ocorreu porque o sistema de bombeamento foi danificado pela cheia.

O hospital de Bela Cruz teve que ser abastecido por um caminhão-pipa. O Centro de Convenções da Cidade - onde 30 famílias estão abrigadas - também teve o bombeamento de água suspenso. Técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram enviados para Bela Cruz e levaram um novo motor para normalizar o sistema. A previsão é de que a cidade fique sem água por pelo menos mais dois dias. Em Marco, caminhões-pipa garantem provisoriamente a chegada de água potável às famílias.

Em todo o Estado, cerca de seis mil pessoas estão desabrigadas em 52 municípios foram atingidos pelas enchentes. As áreas mais afetadas são as regiões ribeirinhas, que sofrem com deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) é de chuva permanente pelo menos até o final do mês. Em alguns momentos, a intensidade pode ser forte e acompanhada de raios.

Nenhum comentário: