terça-feira, 5 de maio de 2009

Travessia de canoa é o meio de deslocamento em Iguatu

Na região Centro-Sul, as fortes chuvas de abril e o transbordamento de riachos e açudes deixaram as estradas vicinais, que dão acesso às comunidades rurais, estragadas. Muitos trechos estão intransitáveis. Em Cariús, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas por 15 dias por falta de condições de deslocamento dos alunos para a sede. A medida afetou mais de três mil estudantes, inclusive do Ensino Médio da rede estadual.

Desde o mês passado a população da zona rural sofre com as dificuldades de deslocamento. No município de Icó, os piores trechos estão na estrada de acesso ao distrito de Icozinho e às agrovilas do Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos. "Mais de 80% das estradas de terra estão uma tristeza", observou o gerente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Icó, Fernando Cavalcanti. "Algumas passagens molhadas continuam intransitáveis e há muitos pontos com erosão", salienta.

Os prefeitos fazem um esforço para recuperar alguns trechos danificados em Cariús e Icó. Em Iguatu, técnicos da secretaria de Infra-Estrutura começaram, ontem, um levantamento das estradas estragadas pelas chuvas. Os piores trechos estão no distrito de José de Alencar. Em Cariús, o açude Muquém está sangrando pelo segundo ano consecutivo. No ano passado, a barragem transbordou e abriu uma enorme cratera impedindo o tráfego de veículos. Nenhuma obra foi feita no local e um ano depois o problema volta a se repetir.

DN

Nenhum comentário: