sábado, 2 de maio de 2009

Orós sangra com lâmina de 23cm

O Açude Orós, o segundo do Ceará, está sangrando pelo segundo ano consecutivo. Ontem, às 11 horas da manhã, a lâmina de água sobre o sangradouro era de 23 centímetros, de acordo com leitura de técnicos do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), responsável pela administração do reservatório. Centenas de moradores da cidade e da região estiveram, ontem, visitando a parede e o mirante ao lado do sangradouro, mas para hoje são esperados milhares de visitantes. O Dnocs e a Prefeitura já definiram esquema especial de segurança.

Em decorrência da cheia do Rio Jaguaribe, o nível do Açude Orós vinha aumentando em média 10 cm na última semana. Às 20h30 desta sexta-feira, uma lâmina de água de 2cm transbordou sobre o sangradouro. O aumento do nível da água no reservatório e a queda provocada no sistema de sangria criam um espetáculo de rara beleza no sertão cearense, que contrasta com o semi-árido seco e cinzento.

A sangria do açude atrai milhares de pessoas. É um atrativo ímpar na região Centro-Sul que contribui diretamente para fazer crescer o movimento nos bares, restaurantes, balneários, incrementando a economia local. O pedreiro aposentado Joaquim Gomes que chegou a trabalhar na conclusão do reservatório no início da década de 1960, disse que sempre que a barragem transborda “emociona as pessoas”.

DN

Nenhum comentário: