segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Procuradora quer mais atenção dos prefeitos em relação aos impostos municipais


A cobrança de impostos próprios, na maioria dos municípios cearenses, é insatisfatória. A afirmação é da procuradora de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Leilyanne Feitosa. Conforme a procuradora, muitos dos gestores responsáveis pela cobrança são negligentes em relação à arrecadação dos tributos municipais, o que resulta em menos receita para o Executivo.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, a procuradora afirmou que, a partir das próximas análises de contas prestadas pelas gestões municipais, passará a considerar a não arrecadação de impostos próprios como um fator determinante para a desaprovação das contas.

"Mas é uma decisão minha. Não representa necessariamente a mesma opinião do TCM e dos outros procuradores", ressalta a procuradora, afirmando que o Tribunal de Contas dos Municípios observa, ano após ano, a falta de empenho dos municípios em exigir dos cidadãos o pagamento efetivo dos impostos. A cada prestação de contas, o TCM percebe o fato e recomenda aos gestores municipais maior atenção quanto ao assunto - procedimento que, de acordo com Leilyanne, não tem surtido efeito.

A principal motivação para a não arrecadação, destaca, é política. Conforme Leilyanne, há chefes de Executivo que, preocupados em garantir apoio, eximem os cidadãos da cobrança, ainda que isso signifique menos recursos para o Município. O descaso em relação à arrecadação, em certos casos, é explícito. Há cidades, afirma Leilyanne, que não dispõem sequer do cadastro de contribuintes. "Como você vai cobrar das pessoas se você não sabe nem quem é que lhe deve", questiona.

Como consequência, aponta, o Município, dispondo de menos recursos para a execução de serviços básicos à população, acaba se tornando dependente de investimentos do Governo do Estado e de emendas de deputados federais, o que vai de encontro ao ideal de autonomia financeira da gestão municipal.
 

Divulgado gabarito do 1º dia de provas da UECE

A primeira fase do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de 2011, aconteceu neste domingo, em clima de total tranquilidade. No Campus do Itaperi, onde houve maior concentração de candidatos, foram registrados apenas alguns casos de vestibulandos que foram impedidos de fazer os exames porque esqueceram de levar identificação e por motivo de atrasos.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Uece, professor Cleiton Batista, os problemas foram os mesmos dos anos anteriores, ou seja, atrasos e candidatos que esqueceram de conferir com atenção os locais de prova nos Cartões de Identificação que ficaram disponíveis na página eletrônica da instituição.

"Muitos alunos pensavam que tinham que pegar o cartão aqui na Universidade. Não estávamos exigindo o cartão, só recomendamos durante a semana, os vestibulandos de conferir com atenção todas as informações contidas no cartão, como local de prova", disse. O concurso foi realizado de 9 às 13 horas, nas unidades da Uece em Fortaleza, em seis municípios cearenses (Quixadá, Tauá, Limoeiro do Norte, Cratéus, Iguatu, Itapipoca) e em vários colégios da Capital.

Neste ano, o vestibular da Uece bateu o recorde de inscrições. Ao todo foram inscritos 31.324 candidatos, sendo 25.586 na Capital e 5.738 no Interior do Estado, disputando 2.225 vagas. Os cursos de Medicina e Administração/Diurno são os mais disputados, com a uma concorrência, respectivamente, de 66,50 e 54,25. Em Fortaleza, a média de concorrência é de 18,41 e a geral em todo o Estado é de 14,08.

Confira os gabaritos aqui!

DN

Ex-prefeito de Monsenhor Tabosa sob investigação


Uma força-tarefa composta por representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Civil, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Poder Judiciário investiga mais uma grave denúncia de desvio de verbas públicas no Ceará. Desta vez, o centro das atenções das autoridades é a Prefeitura do Município de Monsenhor Tabosa (a 320Km de Fortaleza), onde foi necessário o cumprimento de vários mandados de busca e apreensão para a localização de quase uma tonelada de documentos oficiais que haviam misteriosamente ´sumido´.

A papelada refere-se a toda a contabilidade da Prefeitura entre os anos de 2005 e 2008, quando o Município tinha como gestor o agora ex-prefeito Francisco Jeová Madeiro Cavalcante, o ´Chico Madeiro´. A suspeita das autoridades é o desvio de verbas públicas que pode atingir a cifra de R$ 5 milhões. O desaparecimento dos documentos e a sua posterior localização levaram à instauração de um inquérito policial já em andamento e que terá desdobramentos nos próximos dias.

Sacos
Segundo apurou a Polícia, os documentos oficiais referentes a balancetes, contratação de pessoal e de serviços, empenhos, licitações, prestação de contas de verbas oriundas de programas do Governo Federal e outras movimentações financeiras foram descobertos escondidos em duas residências de pessoas ligadas ao ex-prefeito. O material teria ´desaparecido´ do prédio da Prefeitura na véspera da posse do atual gestor do Município, José Araújo Souto. Durante a madrugada, a papelada foi colocada em dezenas de sacos plásticos e levada por desconhecidos na carroceria de um caminhão.

Somente agora, quase dois anos depois, os documentos oficiais foram descobertos a partir de uma operação comandada pela delegada da Polícia Civil, Marta Monteiro, especialmente designada para investigar o fato. O trabalho de busca teve, ainda, a presença do promotor de Justiça, Fábio Manzano. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz titular daquela Comarca, Alexandre Santos Bezerra Sá.

Parte da documentação estava escondida na residência da ex-mulher de ´Chico Madeiro´, Maria Pastora de Souza Cavalcante. O restante foi localizado em outra casa, que seria espólio do ex-vice-prefeito do Município, Dimas Rodrigues.

Por ordem judicial, a papelada agora está guardada no Fórum de Monsenhor Tabosa, mas, em breve, poderá ser transferida para a Prefeitura, que ficaria como fiel depositária.

Em entrevista à Reportagem na semana passada, a delegada Marta Monteiro informou que os próximos passos do inquérito serão os depoimentos a serem tomados na investigação.

domingo, 5 de dezembro de 2010

PSDB/CE – Sinuca de bico nada tucano

A bancada estadual do PSDB, hoje dividida quanto aos encantos oficiais, fará reunião nesta segunda-feira, a partir das 18 horas, na sede partidária, para tomar posição oficial sobre a mensagem que reduz a alíquota da bebidas.

A cúpula já se manifestou contrária ao projeto, mas há divisão: dos oito parlamentares, quatro querem apoiar o governador Cid Gomes (PSB) e suas ações administrativas.

Na última sexta-feira, o senador Tasso Jereissati esteve reunido, por mais de quatro horas, com o presidente regional em exercício da legenda, deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Tratou desse e de outros asuntos como a abertura de processos de infidelidades.

O PSDB vive clima de sina de bico nada tucano. Se começar a expulsar por infidelidade, vai se esvaziar. Quem fez essa previsão, semana passada, foi o prefeito de Granja, Esmerino Arruda, que apoiou Cid e questionou o porquê de Tasso apregoar expulsão quando ele, na campanha passada, trocou o tucano Lúcio Alcântara por Cid Gomes (PSB).

Fluminense é campeão brasileiro


Vinte e seis anos, seis meses e oito dias. Esse foi o tempo em que o grito eufórico e emocionado do título brasileiro ficou engasgado na garganta de cada um dos milhões de tricolores espalhados por todo o Brasil. Mas neste domingo, 5 de dezembro de 2010, Conca, Mariano, Fred, Washington  & Cia., comandados por Muricy Ramalho e sob a estrela do mais novo herói, Emerson, o Sheik, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, decretaram, num Engenhão espremido por mais de 40 mil torcedores, que as cores que agora mandam no futebol brasileiro são o verde, o grená e branco.

Leia mais...

Abertura do Iguatu Natal de Luz emociona mais de 20 mil pessoas


O público que lotou o “Corredor de Luz” para assistir ao desfile de abertura do Iguatu Natal de Luz 2010, na noite de ontem, se encantou e se emocionou diante ao espetáculo. Adultos e crianças ficaram encantados com a mensagem que o desfile passou sobre o nascimento do menino Jesus. Mais de 20 mil pessoas prestigiaram a chegada do Papai Noel que estava ao lado do prefeito Agenor Neto e dos palhaços Patati e Patatá.

O espetáculo começou na praça da Mulheres. A banda municipal Manoel Ferreira Lima e a banda de Lata da Escola de Música Humberto Teixeira fizeram a abertura animando os presentes com músicas natalinas. Em seguida vieram as alas formadas por crianças e vários artistas que fantasiados de anjos, reis, rainhas, Mamãe e Papai Noel levaram aos iguatuenses e visitantes a refletirem sobre o momento natalino.

“Estou emocionada. A cada ano que se passa, eles aumentam a festa em Iguatu. Para ver o desfile trouxe amigos de várias cidades. Todos aqui estão sem acreditar que em Iguatu o natal é feito desta forma. Estão de parabéns todos que trabalharam para isso",  disse Antônia dos Santos moradora do bairro Flores.


Os carros alegóricos também chamaram a atenção de todos. O carro abre alas trouxe a mensagem do nascimento de Jesus Cristo e foi bastante elogiado pelos populares. “Muitos pensam apenas no Papai Noel, mas esta é a festa do nosso Jesus Cristo e este carro diz tudo o que é este desfile. Tudo foi lindo, perfeito, aqui é realmente a nossa “Gramado do Nordeste”, afirmou a visitante de Icó, Renata Oliveira.

Por onde passava o desfile, milhares de pessoas aplaudiam e acenavam para os participantes. O Carro que chamou a atenção de todas as crianças foi o do prefeito Agenor Neto que estava acompanhado dos palhaços Patati e Patatá.

O Iguatu Natal de Luz terá grandes emoções na semana que se inicia com abertura para visitação das casas temáticas, apresentações de corais, bandas de música gospel, concertos e chegando no seu ápice com a apresentação do padre Antônio Maria no próximo dia 11 de dezembro.


O Coordenador do evento, deputado estadual José Ilo Dantas, não escondeu sua emoção e afirmou que a desta está apenas começando. "A emoção não acabou no final do desfile apenas começou. Ainda teremos muitas novidades", disse José Ilo.

O próximo desfile está previsto para acontecer dia 18 de dezembro, às 20h, obedecendo o mesmo percurso do primeiro.


Para finalizar o prefeito Agenor Neto, agradeceu a todos que trabalharam e estão trabalhando para transformar Iguatu na “Gramado do Nordeste”. "Foram momentos inesquecíveis que estão marcados em minha alma. Tivemos uma equipe maravilhosa que trabalhou e está trabalhando para levar a emoção, e principalmente a reflexão sobre o nascimento do nosso Jesus Cristo. Esta é a principal mensagem que estamos levando para o Ceará para o mundo. Venham conhecer a “Gramado do Nordeste, venha se emocionar conosco”,  destacou Agenor.

Iguatu.net

Prédio onde funciona a câmara de vereadores em Acopiara está a venda


Os vereadores de Acopiara se preparam para serem despejados. Motivo: O prédio onde funciona a Câmara Municipal, localizado na avenida Paulino Félix, 557, está a venda. 

O local é estratégico e não vai ser difícil encontrar um comprador. Desta forma os edis acopiarenses ficarão sem um local para realizar suas reuniões.

A placa colocada no portão destaca o número do telefone do proprietário(a) para possíveis contatos dos interessados na compra.

Acidente deixa mulher morta e motorista rouba carro para fugir


Um acidente grave e inusitado deixou os policiais que atenderam a ocorrência surpresos na noite deste sábado (4), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. O fato aconteceu no quilômetro 23 da BR-116, na localidade de Jibóia. 

O motorista de um veículo Cross Fox de cor preta, que estava com uma mulher, perdeu o controle e saiu da pista capotando por três vezes. A acompanhante morreu e o condutor roubou o veículo de uma pessoa que havia parado para prestar socorro e fugiu.
Segundo testemunhas que passavam pelo trecho no momento, ao ver a gravidade do acidente, um motorista que vinha logo atrás tinha parado para socorrer as vítimas e, neste momento, o condutor do Cross Fox saiu do carro ferido, sujo de sangue, e foi em direção ao homem.

Ele dizia apenas para ser levado para o presídio. O homem que parou para prestar socorro ficou assustado, mas não acreditava que o jovem acidentado fosse pegar a chave do Gol dele, que estava pendurada na bermuda, e roubar o veículo.

A jovem que vinha no Cross Fox e morreu não tinha identificação. O homem que roubou o carro não foi localizado. Já o veículo foi abandonado nesta madrugada, por volta de 1h30m, segundo a Polícia Rodoviária Federal, na rotátória do Castelão, em Fortaleza.

Agricultores da região do Cariri, no Ceará, colhem safra de feijão

O cultivo do grão é feito mesmo no período da seca, com o uso da irrigação mecânica. A boa produtividade e o alto preço se tranformam em lucro. A vida dos pequenos agricultores melhorou.

Ceará confirma 6ª morte por dengue hemorrágica no estado

Mais um óbito foi confirmado por dengue hemorrágico no Ceará, que já contabiliza seis mortes pelo tipo mais agressivo da doença.

No total, o estado registra 19 mortes causadas por dengue - 13 por dengue com complicação.

A vítima foi uma jovem de 24 anos, do município de Pentecostes, que está incluso entre as 45 cidades onde o risco dengue é tido como muito alto no estado.

O município foi alvo da Operação Fumacê, devido ao alto índice de transmissão da doença na localidade. Médicos também serão contratados para a cidade.

Os dados do boletim epidemiológico apontam que Pentecostes possui 36 casos confirmados da doença, e uma incidência de 94,50 para cada 100 mil habitantes.

Cidades médias no Ceará mostram novo dinamismo

Novas estradas, aeroportos e hospitais regionais, shopping centers, instituições de ensino, empreendimentos imobiliários, entre outras obras, estão modificando a face do Interior do Ceará. 

Com a economia aquecida, cidades de médio porte como Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, no Cariri; Sobral, na região Norte; Iguatu, no Centro-Sul; e Quixadá e Quixeramobim na região Central, por exemplo, começam a se consolidar como molas para o crescimento econômico do Estado.

Artista revela talento em obras gigantes em Iguatu

O talento para a arte do desenho e da pintura surgiu na infância e se aperfeiçoou na idade adulta. O artista plástico, Valberto Alves da Silva, é mais um exemplo de profissional autodidata, que aprendeu sozinho, lendo livros e revistas especializadas. Nesta década, aperfeiçoou-se na produção de painéis e esculturas gigantes, tornando-se único nesta cidade e aproveitando uma demanda crescente de instituições públicas e, também, de particulares.

Valberto Silva nasceu na vizinha cidade de Icó e somente veio para Iguatu há quatro anos. Foi caminhando pelas ruas do centro histórico, olhando casarões e igrejas antigas, que remontam ao século XVIII. Daí veio a inspiração para o desenvolvimento da arte do desenho e da pintura.

Os primeiros traços começaram ainda na infância e reproduziam os artistas de programas de desenho animado da TV. "Eu me lembro que, com 9 anos, desenhava em casa e na escola o que via na TV, nas revistinhas", contou. "Havia troca dos desenhos feitos com grafite com outros colegas".

O gosto pelo desenho se manteve na fase da adolescência e veio o incentivo da Biblioteca Pública Municipal, uma instituição que tinha como coordenadora a professora Ana Gondim e apoiava os alunos com talento artístico. "A gente estudava pela manhã e passava a tarde na biblioteca", relembra. "A professora dava lápis, pincel, giz de cera, papel e deixava a gente pintar a vontade".

Leia mais...

Aposta de RO acerta as seis dezenas da Mega-Sena acumulada

Uma única aposta de Seringueiras (RO) acertou as seis dezenas do concurso 1.237 da Mega-Sena, que sorteou R$ 30,1 milhões neste sábado (4).

Os números sorteados foram 05 - 18 - 21 - 26 - 39 - 59. O sorteio foi realizado em Rio Negrinho (SC), às 20h (horário de Brasília).

De acordo com a Caixa, 132 apostas fizeram a quina e levarão R$ 20.161,75 cada uma. Outras 9.303 acertaram a quadra e ganharam R$ 408,67.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Pouso de emergência deixa dois mortos em Moscou

Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas neste sábado (4) quando um avião de passageiros Tupolev-154 realizou um pouso de emergência no aeroporto de Moscou, informou uma porta-voz à agência Interfax.

"Em consequência de um pouso de emergência de um Tupolev-154 no aeroporto Domodedovo, duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas", afirmou Tatyana Morozova, porta-voz da agência de transportes de Moscou.

O Tupolev-154 da companhia aérea Dagestan Airlines realizou o pouso de emergência meia hora depois de decolar por causa de uma falha de motor, indicou uma fonte da agência russa de aviação civil à agência RIA Novosti.

Foto feita por celular de testemunha mostra o Tupolev da Dagestan Airlines após pouso de emergência em Moscou

Seduc aplica avaliação para ensino fundamental a partir de segunda(6)

Terá início nesta segunda-feira, dia 6, e prossegue até o dia 9, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2010 para mais de 440 mil alunos do Ensino Fundamental. Serão avaliados estudantes dos 2º, 5º e 9º anos das redes estadual e municipais do Ceará, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos(EJA) das escolas estaduais. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado.

Nos dias 6 e 7, os testes vão abranger os alunos do 2º ano, por meio da vertente Spaece-Alfa. A partir de seus resultados, a Secretaria da Educação (Seduc) conhecerá o nível de leitura dos estudantes atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual, em parceria com os municípios.

Para avaliar as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, na quarta-feira, dia 8, serão aplicadas as  provas para os estudantes do 5º ano, enquanto a quinta-feira, dia 9, foi reservada aos alunos do 9º ano e da EJA.

O Spaece também incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O Sistema visa fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a Seduc ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Space, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Passou, então, a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental(5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio(1ª, 2ª e 3ª séries), cujas provas ocorreram de 16 a 18 de novembro.

Governo Dilma: Parlamentares lamentam ausência de Ciro Gomes

Os irmãos Ferreira Gomes trabalharam arduamente pela campanha da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) no Ceará. Mas parece que todo o esforço não foi o suficiente para garantir no primeiro escalão do governo petista o mais cotado dos cearenses: o deputado federal Ciro Gomes (PSB).

A avaliação foi feita ontem na Assembleia Legislativa do Ceará. Até parlamentares de oposição consideram que a presença de Ciro no Governo Dilma facilitaria a execução de projetos federais no Estado.

Ciro chegou a ser cotado para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o Ministério da Saúde e o da Integração. Entretanto, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não teria se engajado na defesa do nome do cearense. 

“O Ceará pensa que tem, mas não tem força política. Pelo andar da carruagem, o Ceará vai acabar sendo tratado a pão e água pelo Governo Federal”, avaliou o deputado Ely Aguiar (PSDC). 

Para o parlamentar, a bancada cearense do Congresso Nacional deve, agora, pressionar a equipe de transição de Dilma a convocar Ciro. “Seria uma ingratidão muito grande e uma injustiça com o nosso estado”, reforçou.

Na avaliação de Heitor Férrer (PDT), que faz oposição a Cid na Casa, “o não chamamento (de Ciro) redunda em prejuízo para o Estado. Perfila-se o total desinteresse da presidenta pelo Ceará”, Estado que lhe garantiu a segunda maior votação do país. 

No segundo turno, Dilma obteve 77,35% dos votos cearenses. Para ele, a “inconstância” de Ciro pode ter pesado para que a petista não o escolhesse como ministro.

Pelo menos 4 pessoas morrem após acidente de ônibus que tinha o Ceará como destino

 








  











O grave acidente de ontem à noite - envolvendo um ônibus, duas carretas e uma moto - deixou a BR-135, na entrada de Montes Claros, interditada por 7 horas, matou 4 pessoas e feriu 42. A Polícia Rodoviária Federal informou que o ônibus, com placa de São Paulo, perdeu os freios na altura do km 370, colidiu na lateral de uma carreta bi-trem, de Lagoa Vermelha (Rio Grande do Sul), e, em seguida, atingiu de frente uma carreta, de Passo Fundo (também Rio Grande do Sul), que transportava móveis. 

Desgovernado, o ônibus atingiu ainda uma moto. Segundo a Polícia Rodoviária, morreram 3 pessoas do ônibus - um homem de 60 anos, um bebê e o motorista reserva, Célio da Silva Farias. Morreu também o motorista de uma das carretas, não identificado. A polícia ainda não divulgou a relação de mortos e feridos.

O ônibus transportava passageiros de São Paulo para o Ceará. O trecho onde ocorreu o acidente é de serra e ficou interditado das 20h30 de ontem até às 3h30 da madrugada de hoje. As vítimas, socorridas pelos bombeiros e pelo Samu, estão em hospitais de Montes Claros.

Programação do Iguatu Natal de Luz começa hoje

 
Começa hoje, a  programação do Iguatu Natal de Luz. A abertura terá animação da dupla de palhaço Patati e Patatá. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, inclui desfiles em carros alegóricos e shows com o padre Antônio Maria e a cantora evangélica Aline Barros.

Os operários concluiram a decoração dos principais logradouros públicos, com milhares de luzes e enfeites. Neste ano, além das casas do Papai Noel, da Barbie, do Soldadinho de Chumbo, a Praça da Matriz (foto) vai receber novas instalações: galeria da Disney, Ken visita o Nica e 100 Trilhos.

A Praça da Matriz,  principal espaço de concentração de moradores e de visitantes., está recebendo as últimas decorações.  Na decoração do logradouro serão instalados um arco, uma árvore de Natal gigante e milhares de lâmpadas com efeitos decorativos diversos.

Nos dias 4, 18 e 23 haverá desfile com carros alegóricos, bonecos e representações de personagens de histórias infantis e também ligados à temática do Natal. O percurso será do Aeroporto Tomé da Frota até a Praça da Matriz.

Empolgado com o sucesso obtido na programação do Iguatu Natal de Luz de 2009, o prefeito Agenor Neto denominou Iguatu como a "Gramado do Nordeste". O esforço da administração é para criar um clima de confraternização entre as famílias, oferecer opções de lazer e encantar as crianças e adolescentes com uma programação variada de visita às instalações culturais.

Diário do Nordeste
Honório Barbosa

Corpo é encontrado sem vida na zona rural em Acopiara

Um corpo foi encontrado sem vida na manhã de hoje, no sítio Serraria, distante 30 km da sede urbana de Acopiara. Tratava-se de João Pereira da Silva, 51 anos. 

Segundo familiares, a vitima tinha costume de ingerir bebidas alcoólicas e de estar no local onde hoje foi encontrado sem vida. O corpo foi conduzido ao Hospital Julia Barreto, em Acopiara, e depois conduzido ao IML de Iguatu para a realização dos exames necropsiais.

Iguatu: Empresários discutem com o prefeito Agenor Neto redução do ISS


As instituições ligadas ao comércio local, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciagi) e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) estão mobilizadas com o objetivo de obter redução do Imposto sobre Serviço (ISS) de 5% para 3%. O tributo é arrecadado pelo Município. Em recente encontro realizado no auditório da CDL, a reivindicação foi apresentada ao prefeito Agenor Neto.

O documento contendo os motivos e o pedido de redução do ISS foi assinado pelos diretores das três entidades ligadas ao setor empresarial. A reivindicação foi entregue ao gestor municipal, pelo presidente da CDL, Valmir Alves, que observou que a sobrecarga de impostos paga hoje pelos empresários está tornando inviável a permanência de empresas no Município, fazendo com que empresários migrem para outras cidades onde recebem incentivos fiscais. "Estamos confiantes em uma resposta positiva ao nosso pedido".

Para o presidente da CDL, a Prefeitura deve conceder não apenas incentivos fiscais para novos investidores, mas apoiar as empresas locais, diminuindo a carga de impostos. "A redução de tributos atrai investimentos, contribui para a ampliação das empresas e dos negócios, proporcionando ainda mais crescimento para o Município".

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Caixa 2 faz Mateusão perder mandato em Pedro Canário - ES. No Ceará, a deputada eleita Mirian Sobreira corre o mesmo risco

Com flagrante intenção de burlar a legislação eleitoral e se beneficiar durante a campanha de 2008 - como coloca o voto do relator Telêmaco Antunes -, o prefeito de Pedro Canário (ES), Mateusão Vasconcelos (PTB), teve o mandato cassado ontem, em decisão unânime, na Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Ainda segundo Antunes, ficou evidenciada por parte de Mateusão a prática de "caixa dois" ao omitir valores na prestação de contas da referida campanha.

A sentença pede o afastamento imediato do prefeito e seu vice, José Erivan Tavares (PRTB), - também réu no processo - e a diplomação do candidato que ficou em segundo lugar no pleito, Ataídes Canal (PDT).

Foram diversas as irregularidades na prestação de contas apontadas pelo relator para a cassação de Mateusão. Antunes apontou que houve emissão de cheques sem compensação no extrato bancário, o que "frustra o controle efetivo dos recursos arrecadados, não havendo possibilidade de a Justiça Eleitoral aferir se os gastos declarados foram efetuados de maneira legal".

As irregularidades

Diversas foram as irregularidades apontadas na prestação de contas de campanha de Mateusão e que levaram a sua cassação no TRE:

Carros. Utilização de 76 automóveis com declaração de apenas três e omissão da utilização de álcool combustível.

Contratos. Contratos "suspeitos" em empréstimo de veículos em que nem todos os cedentes reconhecem a própria assinatura no documento.

Prazo. Abertura de contas fora do prazo legal e arrecadação de recursos anteriormente ao permitido.

Assinaturas. Divergência entre assinaturas de doadores de campanha perante contratos e canhotos de recibos eleitorais.

Cheques. Emissão de cheques sem compensação no extrato bancário, o que não possibilita a conferência dos recursos declarados.

Em tempo

A prestação de contas de Mateusão Vasconcelos (PTB) é um pouco parecida com a prestação de contas da candidata a deputada eleita Mirian Sobreira (PSB), no Ceará.

A diferença é que os indícios de irregularidades constatadas e possível uso de CAIXA 02 na campanha de Mirian são bem mais graveis do que a de Mateusão, o que nos faz crer, que o TRE-Ce vai usar o mesmo procedimento.

Chico Anysio é internado em hospital do Rio de Janeiro

O comediante Chico Anysio, de 79 anos, foi internado na noite desta quinta-feira (2) no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio, para a desobstrução de uma artéria do coração.

Segundo boletim assinado pelo médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues, clínico geral intensivista e cardiologista do Samaritano, Chico deu entrada ao hospital com quadro de falta de ar e dor no peito.  

Foi constatada a obstrução de uma das coronárias e ele foi submetido a uma angioplastia para desobstruir essa artéria. Depois o comediante retornou para a Unidade Intermediária.

Policiais do Choque verificam denúncia de fuzil no Interior. Suspeito seria do Rio de Janeiro

Policiais do Batalhão de Choque verificam na tarde desta sexta-feira (3) a denúncia de moradores do município de Iguatu, no Centro Sul do Ceará, sobre a presença de um homem com um fuzil. Segundo a denúncia, o suspeito é recém chegado do Rio do Janeiro. A operação tem à frente o próprio comandante do Choque, coronel João Batista.

Pela manhã, o relações públicas da PM, major Marcos Costa, solicitou da PM do Rio de Janeiro a lista de traficantes cariocas que teriam deixado o Estado, durante a operação de ocupação dos morros.

Eliomar de Lima

Vendedor é morto à bala em Acopiara


Mais um homicídio à bala foi registrado em Acopiara por volta das 11h30min da manhã de hoje. A vítima foi o vendedor José Sulivan de Lima Brito, 21 anos. Ele foi alvejado com vários disparos pelo corpo. De acordo com informações policias os autores do homicídio utilizaram uma moto para cometerem o crime. A polícia ainda não identificou os acusados nem os motivos para esta ação.

Assista ao vídeo:

Política Política Ciro Gomes fica fora do 1º escalão de Dilma

O ex-ministro e deputado Ciro Gomes (PSB) está mesmo fora do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff. 

Talvez por já ter certeza disso, Ciro sumiu do Congresso, se ausentou das negociações da reforma ministerial e, na semana passada, viajou para a Europa. 

Até a possibilidade de voltar ao Ministério da Integração Nacional, que dirigiu na primeira gestão do presidente Lula, lhe foi negada.

Mais uma decepção ao ex-ministro

A exclusão de Ciro do futuro governo pode ser mais uma decepção para o ex-ministro, que trocou o domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo, a pedido de Lula, quando cotado para disputar o governo no Estado. 

Também por imposição do Palácio do Planalto Ciro foi forçado a abrir mão da candidatura presidencial. E não bastasse o sacrifício, o aliado assumiu um cargo de coordenação na campanha presidencial petista. Ao final, o Ceará deu à Dilma a maior vitória proporcional no Nordeste.

Foi por tudo isto, e contando com o apoio de setores importantes do PSB, que Ciro sonhou alto. Seu maior desejo era chegar ao comando do Ministério da Fazenda, economista que é. Um de seus correligionários conta que ele só aceitaria um cargo no governo Dilma se fosse “alguma coisa grande, de repercussão”.

Ministério da Saúde estava na mira

O cearense chegou a ser cogitado para assumir o Ministério da Saúde, que o PMDB estava disposto a ceder a qualquer aliado. É bem verdade que não houve movimentação do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, neste sentido. Mas os socialistas dizem que caberia a Lula a iniciativa, o que não ocorreu.

Ciro aguardou um gesto do presidente Lula e de sua sucessora, mas como nada foi sinalizado, a melhor saída era mesmo embarcar para a Europa.

Vídeo mostra acidente que causou a morte do piloto Daniel Maia

Vídeo mostra imagens do acidente que causou a morte do piloto e advogado, Daniel Maia, no dia 28 de novembro.

O registro flagra o exato momento em que o carro de Daniel chocou-se com a mureta de proteção da entrada dos boxes do Autódromo Virgílio Távora, no Eusébio.

Veja o vídeo:


Portal Verdes Mares

TSE decide analisar recurso de Paulo Maluf contra Lei da Ficha Limpa

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira analisar o recurso apresentado por Paulo Maluf (PP) questionando decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, que indeferiu o pedido de registro de sua candidatura ao cargo de deputado federal com base na Lei da Ficha Limpa. 

O ministro Marco Aurélio, que foi voto vencido no plenário por entender que o recurso de Maluf foi proposto fora do prazo legal, relatará agora o mérito da ação. Segundo o relator, o recurso deveria ter sido proposto pela defesa de Maluf até o dia 3 de setembro, mas foi apresentado somente no dia 5 de setembro.
Maluf pede no mérito do recurso a anulação da decisão do TRE, que, ao julgar procedentes as impugnações apresentadas Adib Abdouni e pelo Ministério Público, indeferiu o pedido de registro de sua candidatura a deputado federal. 

Enquadrado na chamada Lei da Ficha Limpa, Maluf concorreu a uma vaga de deputado federal por São Paulo com seu registro indeferido pelo TRE. 

Nas urnas, o candidato obteve 497.203 votos, suficientes para elegê-lo a uma das 70 cadeiras reservadas ao estado na Câmara dos Deputados. Mas a Corte eleitoral paulista já havia confirmado, em agosto, a situação de Maluf --condenado por ato doloso de improbidade administrativa.

Servidores da prefeitura fazem quebra-quebra na Câmara Municipal de Canindé

Membros do Sindicato dos Servidores Municipais de Canindé  invadiram a Câmara de Vereadores da cidade, que fica no Sertão Central, na manhã desta sexta-feira (3). Durante a manifestação, houve quebra-quebra. Eles destruíram a porta de vidro do plenário e os móveis da casa legislativa foram danificados.

Além dos danos materiais, a Polícia Militar informou que várias pessoas foram lesionadas – uma delas teve o braço fraturado. O descontentamento dos servidores seria com a administração do prefeito Cláudio Pessoa. Outro motivo do vandalismo foi a determinação da Justiça de empossar como presidente da Câmara Municipal, Robson Saraiva, um aliado do prefeito. Na sessãode hoje  seria eleita a nova mesa Diretora.

Todo o efetivo do 4º BPM, com sede em Canindé,  e homens do Ronda do Quarteirão foram encaminhados ao local do protesto. A determinação é dispersar os manifestantes e impedir novos atos de vandalismo na Câmara de Vereadores, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura, e no Fórum.

Jornalistas do interior participam de confraternização em Fortaleza

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior), SINCORCE (Sindicato dos Correspondentes de Jornais e Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará) e a ASPIM (Associação dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado Ceará) promovem neste sábado (dia 04), a partir das 10 horas, em sua  sede, à Av. Dom Manuel, 423 – Centro – Fortaleza, a tradicional confraternização de fim de ano.              

O evento será coordenado pelos jornalistas João Ferreira, Paulo Neves e Alfredo Costa e Assis Nascimento, gestores das três entidades, e terá uma programação que inclui show musical, sorteio de presentes e coquetel.

“Será uma oportunidade única para o congraçamento dos jornalistas e comunicadores interioranos, razão pela qual conclamamos a todos para prestigiarem a iniciativa”, destaca o presidente em exercício da ACEJI, jornalista João Ferreira.

Município se prepara para a abertura do Iguatu Natal de Luz 2010 neste sábado

Começa amanhã um dos maiores eventos natalinos do Norte/Nordeste. "Iguatu Natal de Luz 2010 - A Gramado do Nordeste” uma ação da Prefeitura Municipal que promete emocionar aos visitantes e a população iguatuense.

A abertura será neste sábado (04) com um show dos palhaços Patati e Patatá que retornam ao município após o enorme sucesso no evento Cidade da Criança.

A dupla de palhaços que conquistou o Brasil irá participar de um desfile e em seguida fará um show na praça da Matriz.

Quem também estará se apresentando novamente em Iguatu será a cantora baiana Carla Perez. O show será com o trio elétrico "Algodão Doce" pelas ruas da cidade.
Para o público religioso, duas grandes atrações foram anunciadas pelo prefeito Agenor Neto. Aline Barros e o Padre Antônio Maria.

“Estamos preparando o maior evento natalino de todos os tempos e definitivamente transformando o nosso Iguatu na Cidade Luz do Nordeste. A ornamentação que colocamos em vários centros de lazer está belíssima, além disso, estamos trazendo grandes atrações para todas as famílias. Jovens, crianças e adultos poderão acompanhar o seu artista preferido totalmente grátis. Aproveitamos para convidar os nossos irmãos do Ceará e do restante do Brasil para visitarem Iguatu e se emocionarem com a mensagem de paz, para lembrarmos que neste período nasceu o nosso salvador Jesus Cristo”, finalizou Agenor Neto.
 
Assista ao VT

Ceará briga por R$ 773 mi a mais

O Estado do Ceará deixará de ganhar R$ 483,10 milhões e os municípios cearenses ficarão sem receber R$ 290,07 milhões por ano (com base nos royalties de 2010), caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete a nova regra de distribuição dos royalties do petróleo. A mudança foi aprovada por 204 votos contra 66 na Câmara dos Deputados na última quarta-feira. Segundo simulações feitas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) baseadas em dados deste ano, entre recursos destinados ao Estado e a municípios do Ceará, deixariam de ser repassados R$ 773,17 milhões por ano.

A nova regra aprovada na Câmara prevê que, reservada a parcela destinada à União e aos municípios afetados pela exploração do petróleo, o restante dos recursos será dividido meio a meio. Um total de 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os outros 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Se a proposta for sancionada pelo presidente, a CNM estima que os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo perderiam, respectivamente, cerca de R$ 6,14 bilhões e R$ 327,16 milhões. A alteração na partilha dos royalties também acarretaria perdas para municípios nos estados do Rio de Janeiro (R$ 3,37 bilhões), Espírito Santo (R$ 236,13 milhões) e Sergipe (R$ 10,77).

Em votação anterior da matéria no Senado, foi incluído um artigo determinando que as perdas de estados e municípios produtores com o novo critério sejam ressarcidas pelo governo federal. O dispositivo continuou no texto aprovado pela Câmara.

Quadrilha assalta Banco do Brasil de Itapiúna

Mais um assalto a banco foi registrado no interior do Ceará durante a madrugada desta sexta-feira (3). Desta vez a ação aconteceu no município de Itapiúna, no Maciço de Baturité, por volta das 3 horas, em uma agência do Banco do Brasil.
Informações preliminares apontam que a agência foi dinamitada e várias pessoas foram feitas reféns. A Polícia não pode passar mais informações porque os policiais da região estão neste momento realizando os trabalhos no local a fim de capturar os bandidos.

Agora, segundo dados do Sindicato dos Bancários do Ceará, já são 32 ataques a bancos registrados no Estado. Destes, 29 ocorreram somente no interior e os outros 3 na capital.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Domingos Filho anuncia Acopiara, Icó, Mombaça e mais 26 municípios com retransmissores da TV Assembléia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), anunciou, na abertura da sessão desta quinta-feira (02/12), que até o próximo sábado (04/12), 29 municípios cearenses estarão transmitindo a programação completa da TV Assembleia, por meio de retransmissores próprios. A princípio, a transmissão será em caráter experimental, para que todos os aspectos técnicos possam ser devidamente testados. Esta é mais uma etapa do processo de interiorização da TV Assembleia.

Domingos Filho informou que outros 49 municípios estão com as permissões para instalação de torres retransmissoras próprias solicitadas junto ao Ministério das Comunicações. Os recursos também foram garantidos no Orçamento de 2011, para que a próxima Mesa Diretora da Casa possa dar continuidade ao processo de interiorização da emissora.

O presidente ressaltou que os convênios com a TV Ceará, TV Sinal de Aracati e TV Verde Vale estarão mantidos, mas que os retransmissores próprios permitem que as zonas urbanas dos municípios atendidos possam ter, em canal aberto, a programação completa da TV Assembleia. A ideia, segundo Domingos Filho, é que cada cidade do Estado possa ter seu próprio retransmissor. “Com isso todas as populações urbanas terão sinal aberto 24 horas, não só a retransmissão das sessões”, explicou.

Nesses 29 municípios, a Assembleia ficará responsável pela instalação dos retransmissores e as prefeituras municipais pela manutenção das torres. Domingos Filho destacou que a emissora do Legislativo também foi a primeira TV pública do País a ter seu próprio satélite em sinal digital, o que permite ser assistida em todo o Brasil, para quem tem o conversor digital.

Veja a seguir a lista dos 29 municípios e os respectivos canais: Sobral – 59; Itapipoca – 29, Mombaça – 56, Quixadá – 41, Canindé – 18, Crateús – 27, Quixeramobim – 50, Tianguá – 22, Russas – 39, Icó – 59, Morada Nova – 20, Camocim – 34, Viçosa do Ceará – 41, Tauá – 11, Boa Viagem – 17, Limoeiro do Norte – 25, Acaraú – 14, Granja – 16, Trairi – 14, Acopiara – 39, Itapajé – 18, Quiterianópolis – 16, São Benedito – 50, Santa Quitéria – 50, Mauriti – 20, Pedra Branca – 30, Brejo Santo – 50, Ipu – 14 e Amontada – 39.

via Iguatu.net

Vestibular 2011 da Uece bate recorde de inscrições

A Uece (Universidade Estadual do Ceará) recebeu um número recorde de inscritos para a edição de 2011 de seu vestibular, que terá a 1ª fase neste domingo (5), das 9h às 13h. No total, 31.323 vestibulandos se inscreveram para realizar o exame, de múltipla escolha, que vai medir os conhecimentos gerais dos candidatos, com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.

Os Cartões de Identificação dos candidatos, com os locais onde deverão fazer as provas estão disponíveis, no site www.uece.br. Os vestibulandos devem chegar com uma hora de antecedência.

O vestibular será realizado no Campus do Itaperi, no Centro de Humanidades, nas seis unidades nos municípios de Quixadá, Tauá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca e em vários colégios de Fortaleza.

A 2ª fase acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro, das 9h às 13h, com quatro provas, sendo uma de redação e três específicas, com 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Iguatu: Praça Henrique de Souza Bandeira será Urbanizada

 
A Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Infraestrutura, vai reconstruir e urbanizar a Praça Henrique de Souza Bandeira, localizada no centro da cidade. A ordem de serviço para o início das obras foi assinado no último dia 24 de novembro, às 20 horas, pelo prefeito em exercício, João Alencar de Oliveira. Autoridades legislativas, secretários municipais e várias pessoas estiveram presentes a solenidade.

Os recursos para a execução da obra são oriundos do Governo do Estado através da Secretaria das Cidades em parceria com a Prefeitura Municipal, e terá um custo total de R$ 783.082,65. A construtora responsável pela obra é a AJA ENGENHARIA LTDA.
 
Iguatu Notícias

Deputado presta depoimento no TJCE sobre acusação de improbidade administrativa

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tomou, nesta quinta-feira (02/11), o depoimento do deputado estadual e ex-prefeito do Município de Icó, Francisco Leite Guimarães Nunes. Ele é acusado pelo Ministério Público (MP) estadual de ter cometido improbidade administrativa quando era prefeito daquele município.

Segundo denúncia do MP, ao final de sua gestão, em 2004, o deputado foi responsável pelo total sucateamento dos bens da Prefeitura, do hospital regional e da frota de veículos. As investigações apontam outras irregularidades, entre as quais, admissão irregular de funcionários, atraso salarial, dívidas com a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e com a Telemar, atual Oi, leilão de terrenos do município para favorecer correligionários políticos, desvio de verbas e contratos de grandes obras sem licitação.

Ao ser questionado sobre as acusações, Francisco Leite Guimarães Nunes disse ao relator do processo, desembargador Fernando Ximenes, que não podia responder pelas acusações porque a responsabilidade das contas de gestão era dos secretários. Justificou as despesas com passagens aéreas, informando que foram pagas para transportar cadáveres de familiares residentes em Icó, pois não tinha dinheiro para pagar do próprio bolso.

Quanto às despesas com combustível, o ex-prefeito alegou que não houve licitação em razão de a localidade só possuir dois postos de combustíveis, dos quais um se negava a estabelecer contrato com a Prefeitura.

Sobre o atraso no envio das contas municipais ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ele afirmou ser culpa do escritório de contabilidade contratado. Alegou também não ter conhecimento a respeito da realização ou dispensa de licitações.

Após essa fase do processo, o ex-prefeito poderá apresentar mais considerações em favor de sua defesa. Posteriormente, ocorrerá a fase de instrução. Em seguida, a ação será julgada pelo Pleno do TJCE, em cumprimento ao artigo 51 da Constituição Estadual. 

 Fonte: TJCE via Iguatu Notícias

Ex-vereador sofre ataque cardíaco e morre durante assalto em Catunda

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Catunda, no Sertão Central, foi encontrado morto, na madrugada desta quinta-feira, 2, na fazenda onde morava, na localidade de Olho D’água dos Bois, a 7km da sede do município. Segundo a Polícia, o corpo de José Didi Vasconcelos, 74, foi encontrado pelo caseiro da residência.

De acordo com o soldado Teixeira, da delegacia do município, o corpo da vítima não apresentava marcas de lesão corporal, no entanto, vários objetos da residência estavam revirados e um celular foi furtado.

A suspeita da Polícia é de que assaltantes teriam invadido a fazenda do ex-vereador e a vítima acabou morrendo em decorrência de um ataque cardíaco, no momento da abordagem dos criminosos. Conforme o soldado, a versão foi confirmada pelo médico da vítima.

Em depoimento, o caseiro da fazenda afirmou que, enquanto esteve no local, não percebeu movimentos suspeitos. José Didi vivia sozinho na fazenda.”

O POVO Online

Justiça manda libertar delegado preso na Operação Terremoto

O ex-titular da delegacia Regional de Juazeiro do Norte, delegado Levi Gonçalves Leal, foi libertado pela Justiça no início da noite desta quinta-feira (02), em Fortaleza. 

Ele havia sido preso com outros três policiais durante a Operação Terremoto, desencadeada na manhã desta quinta-feira (2) pela Polícia Federal e pela Secretaria de Segurança do Ceará. Os outros detidos continuam presos.
O secretário de Segurança, Roberto Monteiro, afirmou durante coletiva realizada nesta tarde, que o delegado já foi exonerado do cargo. Ele disse ainda, que após investigações, foi identificada a participação de Levi Leal e de outros quatro policiais em um esquema em que utilizavam e até vendiam carros apreendidos.

Prefeitura de Acopiara vai realizar licitação para a compra de veículos de grande porte

A Prefeitura Municipal de Acopiara vai realizar no próximo dia 14 de dezembro de 2010, a partir das 09 horas da manhã, uma licitação, objetivando a aquisição de veículos de grande porte (máquinas) e equipamentos, produzidos no País e credenciados no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas.

O Edital para os interessados encontra-se na íntegra na sede da Secretaria de Administração e Finanças. Mais informações: (88) 3565.1999 no horário de 08:00h às 12:00h.

Deputado denuncia caos na saúde em Ipú


A saúde pública no município de Ipú está em crise. A afirmação é do deputado Moésio Loiola (PSDB). Em discurso na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1º), ele cobrou uma mobilização das autoridades do Estado para resolver o problema.

O deputado disse que vários prestadores de serviço cancelaram o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), no último mês de novembro, por conta do atraso nos pagamentos. Com isso, estão prejudicadas as unidades de saúde Maternidade Francisco Araújo (Hospital Pólo), Clínica de Fisioterapia São Sebastião, Clínica de Olhos Dr. Mendonça e o Laboratório de Análises Clínicas.

O parlamentar disse que o atraso no repasse de verbas do Ministério da Saúde já chega a três meses. Ele informou ainda que, neste período o prefeito demitiu quase mil servidores e mais da metade de sua equipe de secretários.

Segundo o tucano, das 14 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que dispõe o município, somente três estão funcionando. Ele relatou que as ambulâncias estão paradas porque o posto Talismã cortou o abastecimento por falta de pagamento há vários meses.

Rússia será sede da Copa de 2018 e Catar receberá o Mundial de 2022


A Fifa anunciou na tarde desta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, as sedes para as próximas Copas do Mundo de futebol, depois da edição brasileira de 2014. Em 2018, a Rússia receberá o Mundial de futebol pela primeira vez na história, assim como o Catar em 2022.

Os russos foram considerados "zebras", concorrendo com Bélgica & Holanda, Inglaterra e Espanha & Portugal, já que o primeiro-ministro Vladmir Putin nem compareceu ao evento, dizendo que esta era uma eleição "desleal" depois dos indícios de corrupção na Fifa.

Pelo dinheiro investido na campanha, o Catar não pode ser considerado uma surpresa. O país, que teve o francês Zidane como garoto-propaganda, desbancou Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Pegou mal: Integrante da Pastoral da Terra em Iguatu e mais dois vereadores ligados à denúncias mentirosas contra a Prefeitura

Maria de Jesus, Mário Rodrigues e João Inácio
A integrante da Comissão Pastoral da Terra, ligada a Igreja Católica de Iguatu, Maria de Jesus Lourenço, está envolvida, juntamente com os vereadores Mário Rodrigues e João Inácio, nas denúncias que culminaram com a paralisação das obras de construção da Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Flores, realizadas pela prefeitura de Iguatu.

Foram mais de 02 anos de paralisação, e somente após uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde a pedido da prefeitura de Iguatu, onde foi atestado a correta utilização dos recursos públicos, é que o órgão liberou, no último dia 04 de novembro, a quantia de R$ 187.161,58, referente a última parcela do convênio de nº 585262, celebrado com a prefeitura Municipal de Iguatu.

Não se dando por satisfeitos, após prejudicarem as populações dos bairros Flores, Paraná, Tabuleiro e regiões vizinhas, Maria de Jesus, juntamente com os vereadores Mário Rodrigues e João Inácio, recentemente recorreram com os mesmos argumentos ao MPF da cidade de Juazeiro do Norte, alegando irregularidades nas obras da referida Unidade de Saúde. A denúncia originou num Procedimento Administrativo n° 1.15.002.000015/2010-50, que está sendo avaliado pelo Procurador Federal.

Não é de hoje que a integrante da CPT Maria de Jesus, através do "Fórum micro-Social pela Vida no Semi-Árido", tenta macular a administração do município de Iguatu. Muitas outras evidências da sua participação na malversação da verdade pode ser atestada, como por exemplo nas denuncias contra o aterro sanitário de Iguatu e no Projeto de Saneamento Básico da cidade, onde R$ 7 milhões de reais ainda esperam pela sua utilização.

Resta agora saber até onde tudo isso vai acabar, porque a mais nova peraltice desse pessoal foi denunciar o evento Iguatu Natal de Luz ao Ministério do Turismo. Isso só deve acontecer em Iguatu, porque do contrário....

Crimes em Iguatu: Capitão Daniel Gomes deverá ser julgado no próximo dia 14 de dezembro

O capitão Daniel Gomes Bezerra, acusado de matar os irmãos Leonardo e Marcelo Moreno Teixeira em 2007, deverá ser julgado no próximo dia 14 de dezembro em Iguatu caso os advogados não apresentem nenhum outro recurso.

Recentemente o titular da 1ª Vara da Comarca de Iguatu, juiz José Batista de Andrade negou o pedido da defesa do ex-capitão da Polícia Militar para que fosse realizada nova perícia na camisa usada pelo réu no dia do crime.

Pelo menos três locais estão sendo analisados pela Justiça para a realização do julgamento.

Evangélico saiu para um culto e morreu em acidente com sua motocileta em Icó

Um grave acidente ocorreu por volta das 18h30min desta quarte-feira no balão do terminal rodoviário governador Virgilio Távora de Icó. O evangélico Damião Ferreira Lima, de 35 anos, que residia no distrito de Cruzeirinho na zona rural daquele município, morreu após cair de sua motocicleta.

Damião havia saído para um culto de sua Igreja pilotando uma moto Honda CG 125 de placa HTZ-8429, inscrição do Ceará. No citado trecho procurou desviar uma bicicleta na qual trafegavam duas jovens e terminou caindo do veículo após perder o equilíbrio. 

A vítima foi levada em estado grave para o Hospital Regional de Icó, mas faleceu na madrugada de hoje.

Acopiara deverá ganhar sede da APAE


Após quatro anos de muito trabalho, finalmente, o Lions Clube de Acopiara com o apoio de outras entidades e do empresário Assis Couras conseguiu junto aos associados da extinta Associação Desportiva Acopiarense  a aquisição de um terreno localizado no centro da cidade para a construção da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A audiência de conciliação que definiu a doação de ações desta área de terra (quadra vermelha), ocorreu ontem, no Fórum de Acopiara.

No programa Acopiara Urgente do próximo sábado, na rádio Vale do Quincoê o presidente do Lions Clube, Brito Neto concederá entrevista para falar da conquista.

Correios lançam edital para cerca de 10 mil vagas de nível médio


Os Correios publicaram no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (2), na página 137 da Seção 3, um edital de concurso público para cerca de 10 mil vagas em cargos de nível médio de escolaridade. 

As inscrições estarão abertas no período de 10 de janeiro a 21 de janeiro para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. A taxa de inscrição será de R$ 30. O salário não é informado no edital.

A validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, de acordo com as necessidades e conveniência da administração.

O destino e a quantidade de vagas, os procedimentos de inscrição e os programas de provas estarão à disposição dos interessados no edital de abertura que será divulgado no site www.correios.com.br.

Governo do Estado lança o Programa Hora de Plantar no Cariri nesta sexta-feira (03)


O governador Cid Gomes, juntamente com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues Amorim, lança, às 9 horas desta sexta-feira (3), o Programa Hora de Plantar. O evento acontece no município de Barbalha, no Cariri, região por onde se iniciam as chuvas de inverno no Estado.  

Somente no Cariri, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA),através do Programa Hora de Plantar,  distribuirá mais de 920 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, arroz, sorgo, algodão, mamona, gergelim, girassol, amendoim e sorgo. Também serão entregues 1.572 metros cúbicos de maniva de mandioca; 900 toneladas de colmos sementes de cana-de-açúcar; 46.905 mudas de cajueiro anão. Ao todo, serão 28.610 agricultores de base familiar beneficiados com um investimento total de R$ 3.393 milhões.

As sementes e mudas do Hora de Plantar são de elevado potencial genético, o que favorece o fortalecimento da agricultura familiar, aumentando produtividade e renda dos produtores rurais. Segundo o secretário Amorim, a cadeia está fechada para que todos tenham uma boa safra. “No mais é aguardar para que o inverno seja regular”, projeta.

Operação Cariri: Delegado e inspetores são investigados pela Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal, policiais civis e mililtares participam na manhã desta quinta-feira (2) da “Operação Terremoto”. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão em Crato, Juazeiro do Norte e Várzea Alegre, na Região do Cariri, e em Iguatu, no Centro-Sul do Estado. O titular da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, Levi Leal, e os inspetores Erasmo e Ânderson prestam depoimento na Delegacia da PF na cidade.
A suspeita é de que os policiais civis estejam usando carros apreendidos por falta de pagamento e que não foram devolvidos às empresa financeiras. Na casa do delegado de Juazeiro do Norte, foi encontrado um Honda Fit, de placas DQZ-4287, com licença de São Bernardo do Campo, em São Paulo, apreendido há três anos.

As investigações foram iniciadas com base em denúncias feitas à Corregedoria Geral do Órgãos de Segurança do Estado do Ceará. Além de ficarem com os veículos, os policiais civis também teriam vendidos alguns em situação igual.

Outra versão

O jornalista Marcos Cavalcante, assessor de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que os mandados expedidos pela Justiça são de prisão e de busca e apreensão. Ele acrescentou que um quarto policial civil, no caso o inspetor Marcio, também foi deitdo. Em Juazeiro do Norte, porém a informação dá conta que os policiais civis não estão presos.

Participam da operação pelo menos 50 agentes da PF. Ela teria sido solicitada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro. Ele está em Brasília, mas tem retorno previsto para esta tarde, salvo algum problema de atraso de voo.

Roberto Monteiro deve conceder entrevista coletiva, ainda nesta quinta-feira, para explicar os detalhes da operação. Marcos Cavalcante explicou que a PF entrou no caso devido ao perigo de vazamento de informações, tendo em vista que policiais civis figuram como suspeitos das irregularidades. Na SSPDS, ninguém sabia que a operação recebeu a denominação de “Terremoto”.

Jangadeiro Online

MPE denuncia prefeitos dos municípios de Tamboril e Granjeiro, no Ceará

Os prefeitos dos municípios de Tamboril (301,2 Km de Fortaleza) e Granjeiro (458,1 Km da capital) foram alvo de ações civis por improbidade administrativa, pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE).

Contra o prefeito de Tamboril, José Jeová Souto (PSB), o motivo da ação seria uma “série de irregularidades que implicaram em prejuízos aos cofres públicos”. O processo atinge ainda seu secretário saúde, Joaquim Gomes de Sousa Neto.

Ambos são responsabilizados por irregularidades, como a paralisação de obras de sistema de abastecimento de água e fraude em licitações de outras.

Já o caso do prefeito de Granjeiro, Emanuel Clementino (PSDB), é referente ao esclarecimento solicitado pelo MPE, sobre possíveis irregularidades na execução do convênio firmado entre o município e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 2002, objeto de apuração pela Procuradoria da República em Juazeiro do Norte.

O gestor não atendeu às requisições do MPF, cuja resposta é obrigatória e poderá ser condenado por ato de improbidade administrativa, podendo ser destituído do cargo.

Túnel é descoberto no IPPOO I

A Polícia Militar descobriu ontem um túnel que estava sendo escavado no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO) I, no bairro Itaperi. Segundo o coronel Taumaturgo Granjeiro, coordenador-adjunto do Sistema Penitenciário no Ceará, já tinham sido escavados cerca de 5 metros. “Ainda faltavam uns 8 a 10 metros para chegar até a muralha”, disse.

O túnel partia do prédio onde funcionava a antiga cozinha do presídio. O local está desativado. “Como é um área a que todo mundo podia ter acesso, ninguém sabe quais presos estavam planejando a fuga”, afirmou o coronel. Ontem, havia 407 homens detidos no IPPOO I. A capacidade é para 395 presos. A suspeita é de que o túnel seria usado para uma fuga em massa.

Granjeiro explica que o IPPOO I é uma unidade de regime semiaberto. “Durante o dia, os presos ficam soltos no pátio. Só à noite, é que são recolhidos para as celas.”

O comandante da Companhia de Policiamento de Guardas (CPG), tenente-coronel Jarbas Freire, lembra que o presídio está “deteriorado.” “Sempre há possibilidade de fuga lá. O prédio chegou até a ser desativado, mas foi reaberto (em 2009)”, diz.

Dilma dá um tempo à Nova CPMF

Pelo menos no início de seu governo, a presidente eleita, Dilma Rousseff, não pretende elevar tributos ou recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), derrubada no Congresso em dezembro de 2007, para aumentar as verbas para a Saúde. Seu objetivo principal, especialmente no primeiro ano de mandato, é melhorar a gestão no setor.

A garantia foi dada por Dilma aos participantes de uma reunião sobre os desafios na saúde, incluindo o ministro José Gomes Temporão, o ex-titular da pasta Adib Jatene, diretores de hospitais, secretários estaduais de Saúde, acadêmicos, epidemiologistas e representantes de laboratórios.

Segundo o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores da equipe de transição, a busca de recursos para a Saúde não passa, necessariamente, pela volta da CPMF ou pela criação de tributos:
— O primeiro passo é a gestão. Em relação às formas de financiamento no futuro, ela (Dilma) não se furta a discutir essa questão, mesmo porque há várias entidades e pessoas favoráveis à CPMF e contra ela. Falta ainda ouvir e formar a convicção.

TCM elege novo presidente nesta 5ª feira

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai eleger, a partir das 9 horas, a sua nova cúpula que cumprirá mandato no biênio 2011-2011, com direito a reeleição por mais dois anos.

Três nomes estão na disputa: Chico Aguiar, Pedro Ângelo e Manuel Veras, este último com maioresw chances de ser o novo presidente do TCM, em substituição a Ernesto Saboya.

Termina nesta quinta prazo para justificar ausência no 1º turno

Termina nesta quinta-feira (2) o prazo para os eleitores que não votaram no dia 3 de outubro, primeiro turno das eleições, regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral.

Quem não formalizou a justificativa do voto no dia da eleição deve comparecer ao seu cartório eleitoral munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. O eleitor preencherá no cartório um requerimento dirigido ao juiz e aguardará a resposta. O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno. Dessa forma, os prazos de justificativa são diferentes para os dois turnos.

A ausência no primeiro turno (3 de outubro) pode ser justificada até o dia 2 de dezembro. A falta no segundo turno (31 de outubro) tem prazo de justificativa até 30 de dezembro.  De acordo com o código eleitoral, o cidadão que estiver em situação irregular com a Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.

Além disso, o cidadão que não vota, não justifica a ausência ou não tem a justificativa aceita por um juiz eleitoral, fica sujeito a uma multa, que pode variar entre R$ 1, 06 a R$ 3,51. O juiz, no entanto, poderá aumentar em até 10 vezes o valor, quando considerar a punição ineficaz, devido à situação econômica do infrator. O eleitor que deixa de votar em 3 turnos consecutivos tem o seu título cancelado.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Escolas de Iguatu e Acopiara são selecionadas na 5ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial

O Liceu de Acopiara Dep. Francisco Alves Sobrinho e Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Albuquerque de Sousa Filho, em Iguatu, foram selecionadas entre as 33 práticas finalistas da 5ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial.

Os projetos das escolas participarão da publicação de experiências educacionais, voltadas para a eliminação da discriminação racial e os gestores de um curso de Relações Raciais, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2010, em São Paulo.

A 16ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) parabeniza as escolas pelo bom desempenho e pela contribuição dispensada à educação e ao combate à discriminação étnica.
 
via Acopiara Notícias

Juizado Especial Cível e Criminal de Iguatu lidera acordos na Semana Nacional da Conciliação

Nos dois primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, segundo o TJ-CE, as comarcas do Interior realizaram 3.078 audiências, sendo 2.716 na área cível e 362 na criminal. Ao todo, foram efetivados 1.466 acordos, o que representa percentual de 47,63%.

O Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Iguatu foi a unidade com o maior número de acordos celebrados. Das 204 audiências realizadas, foram registradas 134 conciliações. Em seguida, vem a Vara Única da Comarca de Independência, que promoveu 123 audiências com 62 acordos.

No Interior, a campanha é coordenada pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado. Com o tema “Conciliando a gente se entende”, as audiências estão ocorrendo pela manhã e à tarde, em todo o Estado.

Senado aprova criação do Cadastro Positivo, que beneficia bons pagadores

O Senado aprovou hoje (1º) o projeto que cria o Cadastro Positivo, que pretende beneficiar os bons pagadores. Segundo o texto aprovado, quem paga as contas em dia poderá ser incluído no Cadastro Positivo. As instituições de crédito, por sua vez, poderão utilizar esse cadastro como base para oferecer juros menores a clientes de risco mais baixo.

“Você vai mostrar que aquela pessoa é um bom pagador e que, portanto, seu custo é menor na hora do crédito. Os juros são altos no Brasil porque o risco também é grande, justamente por causa dos maus pagadores. Assim, mostramos que aquela pessoa tem um risco menor de não pagar”, explicou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O projeto de lei segue para sanção presidencial.

Crea do Ceará abre 40 vagas: Salários variam de R$ 1.018,64 a R$ 4.335

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE) lançou concurso para 40 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.018,64 a R$ 4.335 (veja aqui o edital).

Os cargos são de engenheiro agrônomo, analista tecnologia da informação, engenheiro de produção ou engenheiro de produção mecânica, engenheiro eletricista, jornalista, assistente administrativo I, agente fiscal - técnico em agricultura ou agronomia, técnico em eletrotécnica, técnico em edificações, técnico em mecânica industrial, técnico de manutenção (mecânica, eletromecânica, mecatrônica, manutenção industrial) e técnico em informática (manutenção de redes de computadores, manutenção de hardware de computadores, desenvolvimento de programas para softwares).

As inscrições devem ser feitas no site www.cetrede.com.br até as 18h de 9 de dezembro. As taxas são de R$ 60 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 100 para nível superior.

As provas objetiva e de redação serão no dia 9 de janeiro de 2011, nas cidades de Fortaleza, Sobral, Tianguá, Quixadá, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Aracati.

CPF passa a ser feito na hora em todos os Correios

O cidadão já pode receber o número do CPF na hora em todas as 6.249 unidades dos Correios. Nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil, isso será possível no ano que vem. Antes, a geração e fornecimento do número do CPF ao contribuinte podiam demorar até sete dias úteis.

Segundo a Receita Federal, após o atendimento nas agências dos Correios, o contribuinte poderá imprimir o comprovante de inscrição no CPF pela página da Receita Federal na internet, no site www.receita.fazenda.gov.br, por meio de certificado digital ou código de acesso.

Com isso, acabam a emissão do cartão do CPF em plástico e a necessidade da emissão da segunda via, já que o comprovante de Inscrição estará disponível gratuitamente para todos os contribuintes no site da Receita.

Se, durante o atendimento para a aquisição do número, houver alguma situação impeditiva, o contribuinte será informado imediatamente de que existem pendências, mas sem quebra do sigilo. Dessa forma, o cidadão poderá se dirigir a uma unidade da Receita Federal para resolver as pendências.