O talento para a arte do desenho e da pintura surgiu na infância e se aperfeiçoou na idade adulta. O artista plástico, Valberto Alves da Silva, é mais um exemplo de profissional autodidata, que aprendeu sozinho, lendo livros e revistas especializadas. Nesta década, aperfeiçoou-se na produção de painéis e esculturas gigantes, tornando-se único nesta cidade e aproveitando uma demanda crescente de instituições públicas e, também, de particulares.Valberto Silva nasceu na vizinha cidade de Icó e somente veio para Iguatu há quatro anos. Foi caminhando pelas ruas do centro histórico, olhando casarões e igrejas antigas, que remontam ao século XVIII. Daí veio a inspiração para o desenvolvimento da arte do desenho e da pintura.
Os primeiros traços começaram ainda na infância e reproduziam os artistas de programas de desenho animado da TV. "Eu me lembro que, com 9 anos, desenhava em casa e na escola o que via na TV, nas revistinhas", contou. "Havia troca dos desenhos feitos com grafite com outros colegas".
O gosto pelo desenho se manteve na fase da adolescência e veio o incentivo da Biblioteca Pública Municipal, uma instituição que tinha como coordenadora a professora Ana Gondim e apoiava os alunos com talento artístico. "A gente estudava pela manhã e passava a tarde na biblioteca", relembra. "A professora dava lápis, pincel, giz de cera, papel e deixava a gente pintar a vontade".
Leia mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário