quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Juíza interdita Cadeia Pública por falta de pessoal em Campos Sales, no Ceará


A cadeia pública da cidade de Campos Sales foi interditada ontem por determinação da juíza auxiliar Maria Lúcia Vieira. A interdição da cadeia pública municipal se dá pela falta de condições funcional e a magistrada determinou ainda a remoção imediata dos 9 detentos para o presídio no vizinho município de Araripe. Não é de agora que a justiça de Campos Sales vem fazendo solicitando junto a Secretaria de Justiça, melhores condições e pessoal para tocar em frente a cadeia do município.

Segundo a juíza Maria Lucia Vieira a falta de pessoal necessário ao efetivo funcionamento da cadeia pública é o maior problema. A juíza disse que as condições de funcionamento da cadeia são ínfimas e, por tal motivo, resolveu tomar tal atitude. Até agora a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará não se pronunciou sobre a decisão da juíza caririense. Enquanto não sai uma solução, todas as pessoas presas em Campos Sales serão levadas para Araripe. De acordo com as informações da juíza, a interdição só será revogada quando as carências forem supridas pela Secretaria de Justiça.

Miséria

Se a moda pega: MP pede interdição imediata de hospital público em Aracati e condenação de gestores

O Ministério Público do Estado do Ceará entrou, nesta quarta-feira, 1º, com ação civil pública pedindo a imediata interdição do Hospital Público Dr. Eduardo Dias (HMED), por improbidade administrativa. O hospital fica no município de Aracati, Litoral Leste do Estado.

O MP quer, em um prazo de 24 meses, uma reforma completa da unidade de saúde, com a aquisição de novos equipamentos para o hospital, a ampliação de 15 para 28 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), no prazo de 12 meses, além da reforma de todos os postos de saúde do município de Aracati. Durante este período, a ação pretende obrigar o Estado do Ceará a assumir os atendimentos dos serviços públicos de saúde.

A ação pede ainda a condenação dos gestores do hospital por terem praticado os atos de improbidade administrativa. Podem ser condenados o secretário de Saúde do Estado do Ceará, Raimundo José Arruda Bastos; o ex-secretário de Saúde do Estado do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto; a coordenadora da 7ª Regional de Saúde do Estado do Ceará, Ângela Maria Cardoso Gurgel; o Município de Aracati, representado por Expedito Ferreira da Costa; e a secretária de Saúde do Município de Aracati, Adélia Maria Araújo Bandeira.

Iguatu Notícias

Iguatu realiza o II Fórum de DST/HIV/AIDS

 
Foi realizado nesta manhã de quarta-feira, 01,  na Escola de Saúde Pública de Iguatu, a  abertura do II FÓRUM DE DST/HIV/AIDS DE IGUATU, com o tema Desconstruindo Preconceitos Contra Quem Vive Com HIV/AIDS.

No dia de hoje é marcado no calendário mundial como o Dia de Luta Contra a AIDS e Iguatu desde 2008 participa deste evento reconhecendo a importância de refletir sobre o tema. "O maior problema ainda é o preconceito contra as pessoas que estão infectadas pelo vírus. Muita coisa mudou mas este é o fator que continua a incomodar ás vítimas do vírus” disse a Diretora da Escola de Saúde Pública, Vera Lúcia.

Para o Secretário Joab Soares o diálogo ainda é a saída.”Conversar sobre a AIDS, o preconceito que vivencia as pessoas que vivem com AIDS e a criação de redes solidárias, são temas do nosso encontro no dia de hoje. Este momento é destinado aos profissionais de saúde, educação, ação social e organizações da sociedade civil (associação de mulheres; associação de lésbicas, gays, bissexuais e travestis; conselhos; e associações comunitárias). Todos unidos no combate a AIDS mas também ao preconceito”, declarou o Secretário de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Iguatu via Iguatu Notícias

Senado aprova projeto que flexibiliza transmissão de “A Voz do Brasil

O Senado aprovou hoje (1º) o projeto de lei que trata da flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, que divulga atos dos Três Poderes. De acordo com o texto aprovado no plenário da Casa, A Voz do Brasil poderá ser transmitida pelas emissoras comerciais entre as 19 e 22 horas. Elas, contudo, estão obrigadas a fazer chamadas para o programa no horário das 19 horas.

As rádios educativas e públicas continuam transmitindo A Voz do Brasil às 19 horas. No caso das rádios públicas, elas podem alterar o horário de transmissão, até as 22 horas, quando estiverem transmitindo sessões plenárias dos órgãos aos quais pertencem.

O Poder Executivo ainda poderá regulamentar a dispensa total das rádios colocarem no ar o programa, em casos excepcionais como a transmissão da Copa do Mundo de Futebol. O projeto aprovado pelo Senado segue agora para a Câmara dos Deputados.”

Agência Brasil

Cantor de forró acusado de matar esposa é condenado a 12 anos de prisão

João Roberto da Silva, cantor de forró conhecido como “Tragueta do Vale”, foi condenado a 12 de anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato da esposa, Francisca Nereide Gadelha da Silva. O crime aconteceu no dia 12 de setembro de 2002, em Fortaleza. A sentença foi determinada pelo Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.

O julgamento teve início às 13h30 e terminou por volta das 18h20 desta quarta-feira (1). Por maioria de votos, os jurados acataram o pedido da promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão para que o réu fosse condenado por homicídio doloso. Já a defesa, patrocinada pelo defensor público Gelson Azevedo Rosa, sustentou a tese de homicídio culposo (sem intenção de matar), alegando que o disparo foi acidental.

Durante o júri, o cantor preferiu permanecer em silêncio. Ele já havia sido julgado em 2003, ocasião em que o Conselho de Sentença acatou a tese da defesa. Inconformado, o Ministério Público (MP) estadual apelou da decisão, alegando que ocorreu quebra da incomunicabilidade dos jurados. Na apreciação do recurso, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou novo julgamento.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (1º), pelo concurso 1.236 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 03 – 08 – 17 – 20 – 38 – 53

Segundo a Caixa, 136 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 16.352,70. Outras 9.270 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 342,72.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no próximo sábado (4), é de R$ 30 milhões.

Tiririca é absolvido pela Justiça Eleitoral em SP

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, absolveu nesta quarta-feira (1º) o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, na ação penal que apurava se ele teria inserido declaração falsa, afirmando saber ler e escrever, entregue no pedido de registro de candidatura para as eleições 2010. Tiririca teve mais de 1,3 milhão de votos na eleições do dia 3 de outubro, sendo o deputado federal mais bem votado do país.

Rezende Silveira entendeu que basta o conhecimento rudimentar da leitura e da escrita para se afastar a condição de analfabeto. "A Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais", considerou o juiz.

De acordo com o juiz, "do conteúdo probatório trazido pela defesa e complementado pelo ditado simples, seguido de leitura e compreensão de texto, impõe-se a sua absolvição sumária quanto ao fato imputado no aditamento da denúncia, com fundamento no disposto no artigo 397, III do CPP (que o fato narrado evidentemente não constitui crime), tornando irrelevante a investigação sobre quem, como ou em que circunstâncias a declaração que continha a afirmação de que saber ler e escrever foi produzida".

Governo Federal libera recursos para a construção de praça em Acopiara

O Governo Federal através do Ministério do Turismo liberou o último dia 27 de outubro a quantia de R$ 117.000,00 (cento e dezessete mil reais) para a Prefeitura Municipal de Acopiara. Os recursos serão utilizados na construção de uma praça na sede do município. 

Confira os detalhes abaixo:

Número do Convênio SIAFI:
718556 Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados
Situação: Adimplente
Nº Original: 20225/2009
Objeto do Convênio: Construção de Praça Pública na Sede do Município, em Acopiara-CE.
Orgão Superior: MINISTERIO DO TURISMO
Concedente: CEF/MINISTERIO DO TURISMO/MTUR
Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Convênio: 117.000,00
Valor Liberado: 117.000,00
Publicação: 06/01/2010
Início da Vigência: 24/12/2009
Fim da Vigência: 24/12/2010
Valor Contrapartida: 2.388,00
Data Última Liberação: 27/10/2010
Valor Última Liberação: 117.000,00

Possível uso de CAIXA 02 nas eleições pode complicar Mirian Sobreira (PSB)

E quem tem motivo suficiente para está preocupada é a candidata a deputada estadual eleita Mirian Sobreira (PSB). Motivo: O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), têm até o dia 10 de dezembro para concluir os trabalhos de análise e julgamento de prestações de contas dos candidatos eleitos no pleito de 2010. 

A pretação de contas de Mirian está sendo contestada no TRE com fortes indícios de irregularidades e possível uso de CAIXA 02 nas eleições deste ano.

Caso a prestação de contas da senhora Sobreira seja reprovada ela fica impedida de ser diplomada no próximo dia 15 de dezembro.

A Comissão de Prestação de Contas do TRE informa que já analisou as declarações de gastos de todos os candidatos, mas o parecer técnico ainda depende de avaliação do procurador e do relator do tribunal.

TRE confirma eleição do prefeito e vice-prefeito de Senador Pompeu

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral confirmou, por unanimidade, durante sessão nessa noite de terça-feira, as sentenças do juiz eleitoral de Senador Pompeu que julgaram improcedentes uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo promovidas pelo candidato derrotado nas eleições de 2008 contra o prefeito reeleito, Antônio Teixeira de Oliveira, e o vice, Luiz Flávio Mendes de Carvalho (Luizinho), ambos do PT.

Os dois foram acusados de abuso do poder econômico e de terem sido beneficiados por condutas vedadas proibidas aos agentes públicos naquela disputa municipal. O TRE-CE ratificou a decisão do magistrado decidindo que não havia qualquer prova das acusações ou de qualquer outro ilícito eleitoral e que os eleitos merecem continuar exercendo os seus mandatos.

Para o advogado André Costa, defensor dos petistas Teixeira e Luizinho, “as decisões do Tribunal demonstram que a campanha de reeleição do Prefeito não desrespeito à legislação eleitoral, que as denúncias eram todas infundadas e a legitimidade da vitória eleitoral dos meus clientes.

Premiados com o Selo de Responsabilidade Cultural serão anunciados nesta quarta (01)

A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) realiza nesta quarta-feira (01) a outorga do Selo de Resonsabilidade Cultural 2010. O evento acontecerá no Foyer do Teatro José de Alencar, a partir das 19h. Serão premiadas com o Troféu Destaque as 11 organizações que mais investiram em cultura nas áreas de Patrimônio Material e Imaterial, Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais e ações de Audiovisual.

A Secult concederá ainda o Selo de Responsabilidade Cultural Apoiadora às empresas que obtiverem a partir de 70 pontos, inscrita em qualquer categoria. Essa premiação visa uma maior inclusão de entidades de todos os portes e a ampliação na participação no Selo, antes destinado apenas aos destaques.

Pioneirismo

O Governo do Estado do Ceará foi pioneiro no Brasil ao lançar o Selo em 2004, instituído pela Lei no. 13.426, de 30 de dezembro de 2003, com o fim de promover o reconhecimento público às pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que comprovadamente apóiem o desenvolvimento da cultural no Estado do Ceará.

As 73 empresas privadas, públicas e instituições, entre outras, inscritas foram analisadas quanto à política de responsabilidade Cultural desenvolvida, tendo como foco os aspectos relativos aos investimentos financeiros realizados ao público atendido, ao impacto do projeto e às parcerias constituídas.

Comissão nega pedido de investigação em Juazeiro do Norte

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira (1º) o arquivamento de representação proposta pelo vereador Tarso Magno Teixeira da Silva, de Juazeiro do Norte (CE). 

Ele pedia que Câmara acompanhasse investigação da Polícia Federal sobre denúncia de irregularidade na aplicação de recursos públicos em 2008 no Juaforró – festa junina realizada todos os anos no município – para a formação de caixa 2 de campanhas eleitorais.

No Orçamento de 2008, o Ministério do Turismo firmou convênio com o município de Juazeiro do Norte no valor de R$ 900 mil para a realização do Juaforró. Os recursos foram liberados, e a prestação de contas é considerada adimplente pela Controladoria-Geral da União.

Agência Câmara

Mega-Sena deve pagar R$ 25 milhões

A Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões nesta quarta-feira a quem acertar as seis dezenas do concurso 1236. 

As apostas poderão ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 10,4 mil unidades lotéricas do País. A aposta mínima – de seis números – custa R$ 2,00.

No último sábado, nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1235. Os números sorteados foram: 10 – 16 – 20 – 26 – 49 – 55.

Quem quiser também pode já fazer a aposta da Mega da Virada. O prêmio pode ultrapassar R$ 150 milhões.”

Delegados nomeados por Cid tomam nesta 4ª feira

A Superintendência da Polícia Civil do Estado dará posse, durante solenidade marcada para as 17 horas desta quarta-feira, em seu auditório, a 15 novos delegados do total de 17 nomeados pelo governador Cid Gomes (PSB). 

Dois pediram para serem empossados em outro prazo, alegando questões particulares. À frente do ato, estará o superintendente Luís Carlos Dantas.

Escolhas de Dilma para o Governo irritam bancadas do PT e PMDB na Câmara dos Deputados

 
A forma como a presidente eleita, Dilma Rousseff, vem montando a equipe que ocupará a Esplanada durante seu governo tem irritado parlamentares do PMDB e do PT. De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, alguns deputados petistas ficaram bastante incomodados com a escolha de Paulo Bernardo para as Comunicações e de Sérgio Côrtes para a Saúde sem que a bancada tivesse sido consultada.

Ainda segundo o jornal, o que mais irrita os parlamentares, tanto do PT quanto do PMDB, é o fato de que as bancadas ainda não conseguiram emplacar nomes para o futuro governo. Até mesmo o deputado Michel Temer (PMDB-SP), vice-presidente eleito, está incomodado com a situação. E os congressistas já ameaçam complicar a vida de Dilma na Câmara – afinal, os deputados são responsáveis por votar importantes projetos do governo.

"Os deputados do PT vão votar tudo, mas a bancada do PMDB para votar tem de ter apoio do governo", afirmou ao jornal um deputado peemedebista insatisfeito.

Com a saída de José Artur Filardi, ex-chefe de gabinete de Hélio Costa (PMDB), do Ministério das Comunicações, o PMDB perde uma das pastas de sua cota partidária e já começa a brigar por novos cargos. O Ministério das Cidades, atualmente controlado pelo PP, é o mais cobiçado pelo partido para compensar a perda. Temer quer alguém de sua cota pessoal para o cargo. Por isso, Moreira Franco, dirigente nacional do PMDB, é o mais cotado para assumir a pasta.

Os petistas - que já não se sentiam à vontade com as escolhas de Guido Mantega para a Fazenda, Palocci para a Casa Civil, Miriam Belchior para o Planejamento e Gilberto Carvalho para a Secretaria da Presidência – ficaram particularmente irritados com a possibilidade da manutenção de Fernando Haddad na Educação. O partido gostaria de indicar outro nome para a pasta alegando que o atual ministro não se relaciona bem com bancadas e prefeitos.
 
via Iguatu Notícias

TRE cassa mandato do prefeito, vice-prefeito e vereador de Umirim

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, em sessão realizada nesta terça-feira (30), julgou improcedente Recurso impetrado pelo prefeito de Umirim, José Afrânio Pinto Pinheiro, pelo vice, Francisco Clodoveu Oliveira Sales e pelo vereador Hamilton Pinheiro Rocha, contra decisão do Juiz da Comarca [1ª instãncia].

Em sentença promulgada em primeiro grau, os recorrentes haviam sido considerados culpados e tiveram seus Mandatos cassados. Todos foram acusados de corrupção e abuso do poder econômico, decorrente da compra de votos.

TRE-CE finaliza totalização de votos e PSDB perde cadeira na Assembleia

O quadro dos que ocuparão uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará mudou. Dedé Teixeira (PT), que teve os seus votos totalizados, ontem, pela Comissão de Apuração e Totalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) – ele teve a candidatura indeferida pela Lei do Ficha Limpa -, ficou com uma vaga na lista, desbancando o professor Teodoro (PSDB), até então divulgado como eleito.

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB), cassado na semana passada pelo TRE por gastos ilícitos de recursos na campanha de 2006, da mesma forma teve os votos contabilizados para sua legenda, porém não foi considerado eleito por conta da cassação. “A Procuradoria concorda com a decisão da Comissão de computar os votos do deputado, uma vez que ele não estava sub-judice na época das eleições”, explica o procurador regional eleitoral, Alessander Sales.

Neto Nunes poderá recorrer da decisão do TRE, conforme destacou o desembargador e presidente da Comissão, Ademar Mendes Bezerra. De acordo com ele, Nunes deverá usar de todos os artifícios que a legislação eleitoral permite para reverter a decisão. “Se eu fosse o deputado, é lógico que eu iria recorrer até a instância máxima”, disse.

Assim como Dedé Teixeira e Neto Nunes, Carlos Macedo (PSB) também conseguiu totalizar seus votos, que contribuíram para que a coligação PRB/PT/PMDB/PSB conseguisse ocupar mais uma vaga na Assembleia, passando de 20 para 21 o número de deputados eleitos. Caso os votos de Neto Nunes e Carlos Macedo não tivessem sido totalizados, a coligação não teria alcançado mais uma vaga na lista e Dedé Teixeira ocuparia o lugar de Danniel Oliveira (PMDB).

Além dos sufrágios desses candidatos, a Comissão também validou os votos de José Wilson Chaves (PP), Francisco Chagas Maia Filho (DEM), José Irandy Saraiva (DEM), Felipe Mota (PR), Eugênio Rabelo (PP), Fan Cunha (PTC), Perboyre Diógenes (PSL) e Luiz Ximenes Filho (DEM).

De acordo com dados do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda aguardam julgamento Ilário Marques (PT), que obteve 58.156 votos e não teve os votos totalizados, e Adler Girão (PR), com 30.875 votos.”

VOTAÇÃO VALIDADA

Eugênio Rabelo (PP) – 82.028
Dedé Teixeira (PT) – 52.679
Neto Nunes (PMDB) – 45.843
Perboyre Diógenes (PSL) -29.443
José Wilson (PP) – 19.004
Fan Cunha (PTC) – 17.094
Carlos Macedo (PSB)- 13.505
Luiz Ximenes (DEM)- 6.971
José Irandy (DEM) – 4.094
Francisco Chagas (DEM) – 258
Felipe Mota (PR) – 185

O POVO

95% dos municípios do Ceará têm casos de Aids

Apesar de quase três décadas no Estado, a Aids continua a fazer vítimas. Só no Ceará, atualmente, 95% dos municípios possuem pelo menos uma pessoa portadora da doença, conforme dados do Núcleo de Prevenção de Doenças e Agravos (Nuprev), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE).

Segundo o órgão, em 2009, eram 9.722 cearenses portadores, sendo 60% dos casos na Capital. Tanto que, até o último dia 29, foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 6.102 casos.

Hoje, no Dia Mundial de Combate à Aids, ações na Capital, e em todo o País, buscam alertar, sobretudo os adolescentes, para a infecção da doença. Afinal, como explica Telma Martins, supervisora do Nuprev, o maior número de portadores no Ceará é de adultos jovens, entre 20 e 49 anos, independente do sexo ou do município onde reside.

Isso, como também alerta Renata Mota, coordenadora municipal de DST/Aids e hepatites virais da SMS, chama atenção para o fato de que o contágio, muitas vezes, pode ter acontecido durante adolescência, já que o a Aids pode demorar até 10 anos para se manifestar, após o contágio do vírus HIV.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vergonha: alguns vereadores de oposição em Acopiara devem votar no candidato indicado pelo prefeito para presidente da câmara


População de Acopiara deve superlotar dependências da Câmara Municipal no próximo dia 13 de dezembro para acompanhar de perto a eleição que vai escolher o novo presidente do legislativo local.

Os bastidores apontam que alguns vereadores eleitos pela oposição devem votar no candidato indicado pelo prefeito Antonio Almeida Neto. 

Apesar do nome não ter sido divulgado é grande a possibilidade deste nome, ser o do atual presidente da casa, Emídio Almeida, irmão do alcaide acopiarense.

Existe uma insatisfação muito grande dentro do eleitorado de oposição que esperava uma candidatura própria para concorrer ao pleito.

O blog vai acompanhar de perto o desenrolar dos fatos. Os possíveis traidores e traídos terão seus nomes divulgados na imprensa.

Moradores da zona rural em Acopiara estão passando sede


Moradores da zona rural em Acopiara começam a passar sufoco por falta d'água. O agricultor Oséas da localidade de Maxixeiro denunciou que há dias a comunidade está passando sede. "Faz tempo que não passa nenhum carro-pipa por aqui. Estamos passando sede", apelou o agricultor.

Ele pediu as autoridades competentes através de emissora de rádio que façam alguma coisa para solucionar o problema. No sítio Muquém os moradores estão enfrentando as mesmas dificuldades há meses.

Inscrições para concurso do Tribunal de Justiça do Ceará terminam em dezembro

Atenção concurseiros de plantão. O prazo para as inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está quase acabando. Os interessados têm que se inscrever e pagar o boleto até 10 de dezembro.

O processo de inscrição online pode ser feito pelo site www.cartorio.tjce.ieses.org ou no site www.tjce.jus.br apontando para “INSCRIÇÕES ON LINE”. A prova ocorre no dia 13/02/2011.

O concurso é exclusivo para profissionais com nível superior e vai preencher 455 vagas, em várias cidades do Ceará. O concurso destina 5% das vagas para portadores de deficiência.

Fifa divulga nota sobre denúncias envolvendo presidente da CBF


A Fifa divulgou nesta terça-feira (30) nota sobre as denúncias de que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, junto com seu companheiro da Conmebol, Nicolás Leoz, e o presidente da Confederação Africana, Issa Hayatou, recebeu propinas da falecida ISL durante os anos 90.

Segundo a Fifa, “os fatos mencionados, relativos ao caso ISL/ISMM, aconteceram há muitos anos e já foram investigados pelas autoridades competentes na Suíça. Em sentença de 26 de junho de 2008, a Corte Criminal de Zug não condenou nenhum funcionário da FIFA. Portanto, é importante ressaltar novamente que nenhum funcionário da FIFA foi acusado de condutas ilícitas naquele processo”.

Ainda em nota oficial, a Fifa acrescenta que “é importante lembrar que aquela decisão se refere a fatos ocorridos antes do ano 2000 e que não houve condenação judicial contra a FIFA. A investigação e o processo foram arquivados em definitivo”.

Segundo as denúncias da imprensa internacional, Ricardo Teixeira teria sido beneficiado com US$ 9,5 milhões por intermédio de uma empresa fantasma em Liechtenstein.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) ficou de examinar nesta terça qualquer prova de suposta corrupção após a reportagem da BBC sobre os casos de ilegalidade envolvendo a Fifa.

Reunião entre o MPF e o presidente da OAB Nacional defende a anulação do Enem

Em reunião, nesta terça-feira, dia 30 de novembro, o procurador da República Oscar Costa Filho entregou documentos, comprovando a falta de moralidade no Exame Nacional de Ensino - Enem ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Ophir Cavalcante, em visita ao Ceará.

Ao receber as informações, o presidente fez a seguinte declaração: "Ficamos impressionados com os dados já observados. Nós defendemos o princípio da moralidade. E a entidade ( OAB ) é favorável à anulação".

Um dos documentos entregue foi o relatório feito pela Polícia Federal em Juazeiro, na Bahia, que reúne as informações sobre o vazamento de uma das provas do Enem.

Diante disso, o Ministério Público Federal no Ceará, que ajuizou ação civil pública, resultando na suspensão do Enem, por compreender que o concurso está viciado, encaminhará o relatório à Justiça Federal, para fundamentar a Ação Incidental Declaratória, solicitando por definitivo a anulação do exame.

O procurador da República Oscar Costa Filho entende que a conclusão do inquérito é taxativo quanto ao vazamento da prova de redação, e neste caso não pode haver contemporização.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Ministério Público ajuiza mais uma ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto

O Ministério Público Estadual através da Promotoria de Justiça de Acopiara representada pelos Promotores de Justiça Magda Kate e Silva Ferreira Lima e Daniel Isídio de Almeida Lima ajuizaram na última quinta-feira (25) mais uma ação civil de improbidade administrativa contra o Prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto.

A Promotoria apurou em procedimento administrativo preparatório que o Prefeito contratou, diretamente, motoristas para trabalharem no serviço público, sem o devido Concurso, violando os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade, bem como a Lei nº 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato.

As penas variam conforme a natureza do ato de improbidade e o Prefeito pode perder o mandato e ter seus direitos políticos suspensos por até 8 (oito) anos, tornando-se inelegível, além do pagamento de multa.

Clique na imagem para ampliar
A ação já foi distribuída para a 2ª Vara da Comarca de Acopiara quando recebeu o nº 10144-55.2010.8.06.0029/0e aguarda o despacho inicial do Dr. Antonio Cristiano de Carvalho Magalhães, Juiz de Direito.

Essa é apenas mais uma das várias ações civis de improbidade a que responde o Prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto.

TRE divulgará nova totalização de votos

O presidente da Comissão Apuradora para as Eleições de 2010, desembargador Ademar Mendes Bezerra, dará entrevista coletiva à imprensa, a partir das 16 horas desta terça-feira, na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

Na ocasião, serão abordadas questões relativas à nova totalização dos votos das eleições deste ano, em que serão computados os votos obtidos por candidatos que conseguiram ter suas candidaturas validadas por decisões judiciais, bem como será feita a divulgação dos resultados. 

TRE-CE

Iguatu: Jornada Científica da FECLI debaterá as ciências e a educação

A II Jornada Científica da FECLI reunirá, de 15 a 17 de dezembro de 2010, em Iguatu, a 377 km de Fortaleza, estudantes da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como, de outras Instituições de Ensino Superior e estudantes do ensino médio da macrorregião do Centro-Sul do Ceará, para debater as diferentes áreas das ciências.

O encontro oferecerá atividades como conferências, cursos, mesas-redondas de temas atuais sobre as Ciências e a Educação. A solenidade de abertura da Jornada será às 18h, seguida da primeira conferência, ministrada pelo Prof. PhD Hélio Teixeira Coelho, da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), abordando o tema "A ciência através dos tempos".

As inscrições estão abertas até o dia em que se inicia o evento. Até 3 de dezembro, o estudante pagará R$ 15,00 e o professor R$ 20,00. Após essa data, os valores serão alterados para R$ 20,00 e R$ 25,00, respectivamente. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado somente por meio de depósito bancário, onde conste o nome do depositante no comprovante de pagamento (não utilizar os caixas eletrônicos).

O depósito deve ser na conta poupança de nº 12075-8 do Banco do Brasil, agência 1668-3, variação 01, favorecido Fernando Roberto Ferreira Silva (tesoureiro). A inscrição será confirmada apenas após o envio do comprovante de depósito para o e-mail fernandorober@hotmail.com.

Leia mais...

Senado votará Novo Código de Processo Civil

O substitutivo ao projeto do novo Código de Processo Civil (CPC), preparado pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS), deve ser votado pela comissão especial de senadores nesta terça-feira (30), às 15 horas. 

Passará pelo crivo da comissão texto em que o relator inclui novidades, entre as quais a regra para que os juízes sigam ordem cronológica de projetos aptos para julgamento para proferirem suas sentenças. No entanto, ele aproveitou a maior parte das inovações do projeto produzido originalmente por uma comissão especial de juristas (PLS 166/10), presidida por Luiz Fux, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Valter Pereira, porém, introduziu várias mudanças. 

As alterações foram feitas após ouvir profissionais de diversas áreas do Direito, por meio de audiências públicas e pedidos de colaboração técnica dirigido às principais entidades do setor. A comissão especial de senadores coletou ainda sugestões pela internet. No final, depois de identificar a existência de pontos controversos, Valter Pereira ofereceu solução alternativa na expectativa de que o projeto, como afirmou, reflita a “média do pensamento” de todos os segmentos.

Campos Sales: atraso no pagamento de servidores chega a três meses

A Câmara Municipal de Campos Sales promoveu reunião extraordinária na última sexta para tratar do caos instalado naquele município. Além de não pagar os servidores municipais há três meses, a Prefeitura, comandada por Paulo Ney Martins (PSDB), é acusada de emitir cheques sem fundo aos comerciantes da cidade.

“Os servidores da Secretária de Saúde estão com dois meses [de atraso]. Na Secretaria de Obras há servidores que estão com quatro meses. Os comerciantes que vendem ao município estão com contas exorbitantes, sem saber quando vão receber”, denuncia o presidente da Câmara de Campos Sales, vereador César Cals de Andrade.

Ele conta que os cheques sem fundo emitidos pela Prefeitura de Campos Sales foram destinados a proprietários de transportes que prestam serviços ao município, alugando veículos à Secretaria de Educação do município.

“Uma hora o prefeito alega que os cheques não estavam cadastrados junto ao Banco do Brasil, o que é uma inverdade, pois os cheques são cadastrados na hora da emissão. Outra hora ele diz que o Banco do Brasil estava em greve e, por isso, não foi possível transferir o dinheiro de uma conta para a outra. Isso é conversa”.
César Cals afirma ainda que o prefeito não pode alegar falta de recursos para pagar os servidores e fornecedores. “A arrecadação do município aumentou de 2008 para 2009 e vai aumentar em 2010”, informa.

Segundo a presidente do sindicato dos servidores municipais de Campos Sales, Maria do Socorro da Silva, o prefeito afirmou que até esta terça, 30, a situação da categoria seria normalizada. 

O ESTADO

Candidatos eleitos ainda podem ter impedimento para a diplomação no Ceará

A Comissão de Prestação de Contas do TRE já analisou as declarações de gastos de todos os candidatos eleitos no pleito de 2010 no Ceará. Mas isso não significa que os procedimentos estão concluídos. O parecer técnico ainda depende de avaliação do procurador e do relator do tribunal. O prazo para a conclusão dos trabalhos termina no próximo dia 10 de dezembro.

O candidato eleito que tiver a prestação de contas reprovada fica impedido de ser diplomado no próximo dia 15 de dezembro.

Quanto aos não eleitos, os processos ainda estão sendo analisadas pela comissão. Mesmo sem expectativa de exercer mandato, se estes candidatos tiverem problemas nas prestações de contas, eles ficam com impedimento junto ao TRE e não poderão se candidatar novamente, enquanto não resolverem a pendência.

Barrado pela ficha limpa, Jader Barbalho pede renúncia à Câmara


O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) entrou nesta terça (30) com pedido de renúncia ao mandato na Câmara.

Ele se candidatou a senador pelo Pará neste ano, obteve os votos suficientes para se eleger, mas, com base na Lei da Ficha Limpa, teve a candidatura barrada em todas as instâncias, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF).

Barbalho foi barrado pela Lei da Ficha Limpa por ter renunciado em 2001 ao mandato de senador para escapar de um processo de cassação. Na ocasião, ele era investigado por supostos desvios de recursos no Banpará e na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Ele sempre negou as irregularidades.

Agora, ele atribui a renúncia ao mandato de deputado federal ao que chamou de uma "extravagante situação".

Grupo Silvio Santos compra parte da Tele Sena no PanAmericano

O Grupo Silvio Santos comprou a fatia da Liderança Capitalização, que responde pela criação e lançamento da Tele Sena, no banco PanAmericano no último dia 17, segundo comunicado divulgado na segunda-feira. 

A operação ocorreu aproximadamente uma semana após a instituição financeira anunciar um rombo que exigiu um aporte de R$ 2,5 bilhões do grupo do apresentador do SBT.

De acordo com o comunicado, a holding adquiriu 60.983.906 ações ordinárias e nominativas do PanAmericano que pertenciam à Liderança Capitalização, aumentando sua participação no banco de 12% do capital social para cerca de 37%. 

A emissora da Tele Sena deixou de fazer parte da estrutura societária do banco."A aquisição não objetiva alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia, tratando-se, apenas, de mera reorganização societária dentro do Grupo Silvio Santos", afirmou o PanAmericano em nota.

Termina hoje prazo para vacinação contra febre aftosa no Ceará


Iguatu. Termina hoje a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Equipes técnicas da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e da Ematerce, desde a semana passada, intensificaram a campanha com o objetivo de mobilizar os criadores para a imunização do rebanho. É uma corrida contra o tempo para alcançar a meta que é de 90%. Até ontem, ao meio-dia, o índice total de vacinação era de 44%.

O Município com maior índice de cobertura até ontem, no Estado, era Groairas, com 90%. No ano passado, o Ceará conseguiu melhorar a classificação para médio risco e agora luta para obter o status de zona livre com vacinação. O presidente da Adagri, Edilson de Castro, reafirmou, ontem, que a campanha não será prorrogada e fez um apelo para que os criadores vacinem o rebanho. "O que nós queremos é a adesão dos agropecuaristas, mas se não houver iremos aplicar as penalidades previstas", disse. "Estamos confiantes de que vamos alcançar um índice superior a 80%, pois a maioria deixa para última hora", aposta ele.

Desde a semana passada que equipes de técnicos da Adagri, Ematerce e de instituições parceiras, como secretarias municipais de Agricultura e sindicatos, estão mobilizados no Interior do Ceará para intensificar a divulgação por meio de emissoras de rádio e visitas no campo. "Estamos correndo contra o relógio", disse o diretor de Saúde Animal da Adagri, Mauro Nogueira. "Nesse momento o rádio é o nosso principal aliado para chegar aos produtores rurais a nossa mensagem sobre a importância da vacinação".

Globo confirma afastamento de Fábio Assunção de novela


Fábio Assunção foi afastado da novela "Insensato coração", que substituirá "Passione" no horário das 21h em janeiro de 2011 na TV Globo. O ator havia sido escalado para interpretar o vilão Léo na trama escrita pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Segundo a Central Globo de Comunicação, foi o próprio Assunção quem solicitou seu desligamento da trama. "Com o início da primeira semana de gravação em estúdio, o ator avaliou que, neste momento, não tem a disponibilidade necessária para cumprir a carga horária deste protagonista", diz o comunicado da emissora.

Durante toda a tarde desta segunda-feira (29) o diretor de núcleo Dennis Carvalho, os autores e o próprio Assunção estiveram reunidos no Projac para decidir qual seria a melhor solução para o caso. O comunicado da TV Globo informa ainda que a emissora "pretende contar com ele [Assunção] em outras produções e estuda quem vai substituí-lo".

O vilão de "Insensato coração" marcaria a volta de Assunção às novelas, após seu desligamento de "Negócio da China" (2008). Na época, o ator anunciou que pretendia se tratar de uma dependência química. 

O ator paulista de 39 anos estreou em novelas em 1990, com "Meu bem, meu mal". Assunção fez outros papéis de destaque como o vilão Renato Mendes de "Celebridade" (2003), o playboy Marcelo de "Por amor" (1997), e o mocinho Inácio da trama de época "Força de um desejo" (2000).

Recentemente, Assunção fez participações especiais nas séries "Clandestinos - o sonho começou", "S.O.S. Emergência" e protagonizou com Adriana Esteves a minissérie "Dalva e Herivelto". 


O diretor de núcleo Dennis Carvalho escalou Paola Oliveira para substituir a atriz no papel.

Escrita pelo mesmo autor de "Vale tudo" (1988) e "Paraíso tropical" (2007), "Insensato coração" também tem no elenco os atores Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Eriberto Leão, Glória Pires, Deborah Secco, Antonio Fagundes e Natália do Vale.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Iguatu: Secretaria de Cultura realiza 8ª edição do projeto Baião na Feira



Neste sábado, 27, a feira livre foi palco da 8ª edição do Baião na Feira, evento promovido pela Secretaria da Cultura e Turismo do município. O projeto tem atraído o prestígio do público que aprecia os talentos da nossa cultura regional nordestina. Trios Regionais, violeiros, sanfoneiros, zabumbeiros, cordelistas e poetas populares são as atrações deste evento. 

O Programa Baião acontece todo ultimo sábado de cada mês invadindo a feira livre um verdadeiro caldeirão de cultura tradicional popular, baseado no ritmo baião difundido pelo iguatuense Humberto Teixeira ao lado de Luiz Gonzaga.

O palco recebe desde alunos aprendizes até os mestres da cultura que perpetuam e passam tradicionalmente esse fazer artístico. “Esse é o penúltimo Baião na Feira do ano de 2010, acreditamos que conseguimos inserir na sociedade um pouco de nossos ideais e através desse instrumento de salvaguarda a esse patrimônio imaterial conseguimos apresentar diariamente as novas gerações nossa identidade cultural” disse Michel Prudêncio coordenador de Ação Cultural da Secult.

Reportagem: Wandenberg Belém via Iguatu Notícias

Censo aponta 190,7 milhões de brasileiros em 2010

Somos 190.732.694 pessoas em todo o Brasil. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%.

A Região Sudeste ainda é a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. São Paulo é o estado mais populoso, com 41.252.160 pessoas. Já Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Veja tabela no final desta reportagem com o número da população por estado.

O IBGE também divulgou a população de cada cidade do país. Clique aqui  para ver a tabela (arquivo em .XLS com 1,59 MB).

Lula sugere que ministro da Educação fique no futuro governo Dilma

Durante a cerimônia de entrega de 30 escolas de educação profissional e 25 campi de universidades, o presidente Lula sinalizou o desejo de que Haddad permaneça na pasta durante o governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, mesmo após os problemas ocorridos no Enem.

“O dia de hoje não é de discurso, é de agradecimento. Só conseguimos fazer o que fizemos porque Haddad conseguiu montar uma equipe competente, que o ajudou”, afirmou. A declaração de Lula ocorreu nesta segunda-feira (29), quando o presidente ainda pediu que os reitores de universidades federais continuem se reunindo anualmente com os próximos presidentes da República.

“É uma coisa simples. Nunca antes na história deste país um presidente criou o hábito de se reunir com reitores todos os anos. Eles tinham medo, como de se reunir com os prefeitos. As pessoas eram eleitas para governar para uma pequena parcela da sociedade, com quem jantavam, tomavam café”, disse.

A população do Ceará cresceu 13,69% em dez anos e agora tem mais de 8,4 milhões de habitantes

O Brasil tem uma população de 190.732.694 habitantes. O número foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2010. O Ceará manteve a terceira colocação de Estado mais populoso da Região Nordeste e Fortaleza continua sendo a 5ª com mais pessoas no País.

O Ceará teve um crescimento de 13,69% de 2000 para 2010. A população cearense aumentou de 7.430.661 para 8.448.055 habitantes. Já a cidade de Fortaleza cresceu nesse mesmo período 14,26% e passou de 2.141.402 para 2.447.409 moradores.

Além de ser a maior cidade do Ceará, Fortaleza também é a primeira em porcentagem de mulheres. A Capital tem uma população composta por 53.2% do sexo feminino e 46.8% do masculino, o que corresponde 155.811 mil mulheres a mais do que homens. Já o município de Amontada tem a maior porcentagem de homens – 51,9% contra 48,1% da população feminina.

Segundo o IBGE, dos 190.732.694 milhões de habitantes do Brasil, 84,3% vivem em zonas urbanas e 15.7% estão em zonas rurais. O Censo 2010 revelou ainda que existem 3.951.630 milhões de mulheres a mais no País. A população brasileira cresceu 12,33% em dez anos e é formada por 49% de homens e 51% de mulheres.

menino de 12 anos é morto ao ser feito de escudo humano

O piauiense André Santos da Silva (foto ao lado), 12 anos, morreu após ser atingido com dois tiros. O garoto foi baleado no último sábado (27) na porta de casa, na cidade de Santa Maria, no Distrito Federal (DF).
O jovem abriu o portão de casa para receber um amigo quando foi agarrado e usado como escudo humano por um homem identificado como Luiz Carlos Ribeiro, 33 anos, que fugiu de dois homens armados.
André Santos foi atingido no abdômen e no braço esquerdo. Já Luiz Carlos foi acertado apenas de raspão e encontra-se internado no Hospital Regional de Santa Maria e recebe escolta da polícia.

Luiz Carlos teria passagens polícia e segundo informações de populares, teria envolvimento com tráfico de drogas. A perseguição e tentativa de assassinato teriam sido motivadas por acerto de contas.

O sepultamento de André Santos está marcado para as 17h de hoje (29). O jovem era natural da cidade de Floriano e morava com a mãe, o padrasto e mais três pessoas em uma casa em Santa Maria (DF).

O garoto cursava a 5ª série do ensino fundamental. Vizinhos consideravam André como uma pessoa tímida e tranquila.

MP-CE empossa nova procuradora de Justiça, que teve passagem por Icó

Nesta segunda-feira (29), o Ministério Público do Estado do Ceará, através do Colégio de Procuradores de Justiça tendo como presidente a procuradora Geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, realizará às 9hs, a sessão solene de posse e Exercício no cargo da procuradora de Justiça Maria Elaine Lima Maciel.

A posse da nova integrante do MP-CE acontece no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.

PERFIL – Maria Elaine Lima Maciel concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará,exercendo advocacia durante um ano e meio, quando foi aprovada em concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Ceará.

Iniciou o exercício do cargo na Comarca de Jaguaruana de 1ª Entrância, onde permaneceu por dois anos, período em que respondeu, sem prejuízo da titularidade, pela Comarca de Icó, além de Alto Santo, Aracati e Redenção.
Ela foi promovida por merecimento para a Comarca de Camocim, de 2ª Entrância, assumindo, também a respondência pela Comarca de Granja. Pelo critério de merecimento, após um ano na Comarca de Camocim, foi promovida para a Comarca de Russas de 3ª Entrância, permanecendo ali por oito anos, e, sem prejuízo da titularidade respondeu durante cinco anos pela Comarca de Limoeiro do Norte.

Promovida para a Comarca de Fortaleza, de Entrância final, assumiu a 23ª Promotoria Cível, hoje especializada em Defesa do Patrimônio Público. Concomitantemente, passou a responder pela 2ª Promotoria da Infância e da Juventude, onde passou oito anos.

Prefeitura de Caucaia lança moeda 'Potiguara'

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, lança nesta segunda-feira (2) a moeda “Potiguara” com valor equivalente ao real.

A nova moeda poderá ser utilizada por consumidores e comerciantes cadastrados do Parque Potira e deve facilitar e incentivar a movimentação comercial do bairro.

O lançamento marca a abertura da 1ª Semana do Empreendedorismo de Caucaia que acontece até a próxima sexta-feira (03).
Durante o evento, também serão ministradas palestras por técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), com o objetivo de esclarecer a importância da formalização dos microempresários e detalhar o atendimento da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Primeiro turno das eleições custou R$ 2,77 bi a candidatos, diz TSE

As prestações de contas de campanha referentes ao primeiro turno das eleições indicam, até o momento, despesa total de R$ 2,77 bilhões, o que corresponde a um gasto médio de R$ 20,41 por eleitor, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os candidatos que concorreram no segundo turno à Presidência da República e ao governo de oito Estados e do Distrito Federal têm até esta terça-feira (30) para prestar contas à Justiça Eleitoral.

O maior custo em valores absolutos foi dos candidatos de São Paulo, Estado que concentra 22,31% do eleitorado nacional. As contas prestadas por 2.552 candidatos paulistas somaram R$ 482,04 milhões. São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 30.301.398 votantes, o que representa um custo médio de R$ 15,91 por eleitor.

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais está logo abaixo de São Paulo no ranking de gastos com campanha.

Para conquistar os votos dos 14.522.090 eleitores do Estado, os 1.365 candidatos que prestaram contas revelaram despesa total de R$ 336,65 milhões. Na média, R$ 23,18 por eleitor. E o Rio de Janeiro, terceiro colégio do Brasil, teve também a terceira posição nesse quesito, com 1.911 candidatos que declararam ter gasto R$ 211,62 milhões para tentar conquistar o voto dos 11.589.763 eleitores fluminenses. A média foi de R$ 18,26 por eleitor.

Em nenhum desses três Estados houve necessidade de realização de segundo turno para governador.

Taxa de juros para o consumidor volta a subir em outubro, diz BC

A taxa média de juros dos empréstimos a pessoas físicas subiu de 39,4% para 40,4% ao ano em outubro, segundo dados do Banco Central. Esse é o primeiro aumento em três meses, que elevou a taxa para o maior nível desde julho. O juro para empresas, por outro lado, caiu de 29% para 28,7% ao ano.

O aumento no juro para o consumidor se deve ao "spread" bancário --parcela que inclui custos, riscos e lucro dos bancos--, que também subiu 1 ponto percentual.

A inadimplência ficou estável pelo segundo mês seguido, tanto para empresas (3,5%) como para o consumidor (6%).

Entre as principais modalidades, a maior alta foi nos juros do crédito pessoal, de 30% para 32% ao ano. A taxa do cheque especial, por outro lado, apresentou queda (154,5% ao ano).

A taxa média do sistema bancário (pessoas física + jurídica) subiu de 35,1% para 35,4% ao ano.

Jogador é sequestrado, morto e desmembrado na Guatemala

O corpo de Carlos Mercedes Vásquez, jogador do Deportivo Malacateco na primeira divisão da Guatemala, foi encontrado neste domingo na cidade de Malacatán, na fronteira com o México. Vásquez foi sequestrado na sexta-feira e assassinado, informam as agências internacionais.

O atleta, 27 anos, teve seu cadáver desmembrado e dividido em cinco sacos plásticos. Junto ao corpo, encontrado em uma ponte, a mensagem "por meterse con la mujer de otro" ("por se envolver com a mulher dos outros").

Vásquez foi raptado quando saía do hotel onde sua equipe estava concentrada. As autoridades da Guatemala ainda não confirmam detalhes da investigação, mas a descoberta do corpo foi oficializada por Brayan Jiménezez, presidente da Federação Nacional de Futebol da Guatemala. À imprensa do país, Jiménez classificou o caso como "lamentável".

Apesar do crime, a Guatemala não suspendeu a rodada do final de semana, que teve um minuto de silêncio antes de cada jogo. O Malacateco recebeu o Suchitepéquez e venceu por 1 a 0, com gol de Rudy Chacón aos 32min do segundo tempo.

Complexo do Alemão: traficante tinha moto mais rápida do mundo


Durante as buscas no Complexo do Alemão, policiais do Bope e agentes da Polícia Federal se depararam com um desmanche de veículos. A oficina foi encontrada por volta das 11h de domingo, perto da rua Canitá. No local, porém, o que mais chamou a atenção foi uma moto Suzuki GSX 1300 R, que seria do traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB.

Avaliada em cerca de R$ 60 mil, a luxuosa GSX 1300 R é considerada moto comercial mais rápida do mundo, sendo capaz de ultrapassar os 300 km/h. Junto com a moto, a polícia encontrou motores e outros tipos de peças. Também foram encontrados dois cordões de ouro e diversos cheques roubados. Apontado como dono do desmanche, Leandro Gomes Leal, 35 anos, foi detido pelos policiais no local.

Nova suspeita de corrupção na Fifa inclui Teixeira, diz jornal


Novas acusações de corrupção sobre dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) foram feitas nesta segunda-feira pela imprensa suíça, a poucos dias do anúncio das sedes das Copas do Mundo de 2018 e de 2022.
Segundo o jornal Tages-Anzeiger, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, e o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o paraguaio Nicolás Leoz, estiveram vinculados a uma lista secreta de pagamentos após a falência de uma empresa associada à Fifa. Há quase uma década, em 2001, a agência de marketing ISMM/ISL faliu em meio a uma polêmica sobre acusações de que subornos foram pagos na atribuição de contratos de televisão.

Neste caso, um tribunal do cantão suíço de Zug impôs multas a três executivos da ISMM/ISL em 2008 por fraude e crimes contábeis.
Leoz já figurava na lista como receptor de pagamentos suspeitos da agência de marketing, além de outras empresas com sedes em paraísos fiscais, segundo os dados apresentados pela procuradoria suíça em 2005.

Teixeira, Leoz e Hayatou integram o grupo de 22 dirigentes do Comitê Executivo da Fifa que escolherão na próxima quinta-feira as sedes dos Mundiais de 2018 e de 2022.

As acusações do Tages-Anzeiger se somam, entre outras, às denúncias que deixaram o taitiano Reynald Temari e o nigeriano Amos Adamu de fora da votação do dia 2 de dezembro.

Inglaterra, Rússia e as candidaturas conjuntas Espanha-Portugal e Holanda-Bélgica disputam a organização da Copa de 2018, enquanto Austrália, Estados Unidos, Japão e Qatar desejam organizar o Mundial de 2022.

Governo negocia compra de novo avião presidencial

O governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores. O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus -um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais. O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. A nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real. A Força Aérea Brasileira (FAB) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707. Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira.

Tecnologia e mudanças na lei são armas para conter assaltos a caixas eletrônicos e `saidinhas´ de banco

O aumento no número de casos de assaltos a caixas eletrônicos e "saidinhas" de banco preocupam autoridades, empresas e representantes de funcionários de instituições financeiras do país. Para tentar reduzir os crimes, projetos em todo o país apostam na mudança da legislação e uso de tecnologia.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o número de assaltos a agências caiu 77,93% entre 2000 e 2009 –de 1.903 casos para 420. Porém, nesse período outros tipos de crimes se tornaram mais comuns, como a explosão de caixas eletrônicos e assaltos a pessoas que efetuam saques nas agências bancárias, que ficaram conhecidas com "saidinha".

"Com os sistemas de segurança das agências mais eficazes, dificultando as ações dos criminosos, há uma tendência de que os bandidos migrem para outros tipos de delitos", informou a Febraban.

Os bancos afirmam que vêm aumento o investimento em segurança nas agências. Em 2009, a Febraban informou que foram investidos R$ 7,5 bilhões em segurança –150% a mais que o valor investido em 2003. Mas os investimentos protegeram apenas as agências e "esqueceram" de clientes e caixas eletrônicos.

domingo, 28 de novembro de 2010

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal em Acopiara

Um acidente de trânsito registrado a poucos instantes em Acopiara, próximo ao posto Lajes, na CE 060, vitimou fatalmente o gari Rogério Rodrigues de Souza, 25 anos. Ele pilotava uma motocicleta quando foi colhido por um fiat Uno, placas NUU 4376, inscrição de Iguatu. O guiador do veículo fugiu sem prestar socorro a vítima.

Obras da Unidade Básica de Saúde do bairro Flores são retomadas

O grande número de denúncias feitas pelos políticos que fazem oposição ao prefeito Agenor Neto (PMDB) tem atrapalhado muito o desenvolvimento de Iguatu.

Um exemplo do denuncismo desenfreado desses políticos e que causa um prejuízo enorme ao município, é a Unidade Básica de Saúde do bairro Flores. Há meses as obras estavam paralisadas e só agora foram retomadas. 

O prédio vai contar com instalações modernas e devidamente equipado, onde prestará atendimentos nas especialidades de clínica geral, odontologia e na parte de prevenção e vacinação.

Segundo o prefeito Agenor Neto o objetivo da implantação deste posto é melhorar as condições de atendimento médico para as populações dos bairros Flores, Paraná, Tabuleiro e Areias, desafogando assim a emergência do Hospital Regional.

Ainda de acordo com o prefeito essa unidade já deveria está funcionando se não fosse o grande número de denúncias infundadas por parte de alguns políticos que não querem o bem de Iguatu. "Tivemos que viajar  à Brasília várias vezes para conseguir retomar os trabalhos desta obra. Isso é um absurdo", lamentou Agenor.

Flu derrota o Palmeiras e fica a uma vitória do bicampeonato


Foi difícil, dramático, sofrido. Em muitos lances, a bola parecia não querer colaborar. Em outros, o goleiro Deola era o inimigo.

Mas, como a próprio torcida do Fluminense grita, o “time de guerreiros” das Laranjeiras fez a sua parte, derrotou o Palmeiras de virada por 2 a 1 na Arena Barueri e pôs a mão no taça do Campeonato Brasileiro. 

Foi aos 68 pontos, um a mais do que o vice-líder Corinthians, e, para conquistar o título, precisa de uma vitória no próximo domingo, contra o já rebaixado Guarani, no Engenhão.

Piloto da Fórmula V morre em acidente no autódromo do Eusébio

Um acidente fatal chocou o automobilismo cearense. O piloto Daniel Maia, de 38 anos, carro N° 20, morreu após colidir com o muro durante a última etapa da Fórmula V 1.8, no final da manhã deste domingo (28), no autódromo Virgílio Távora, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.

O competidor saia de uma curva para entrar na reta dos boxes, quando perdeu o controle e foi direto na mureta de proteção.

O piloto ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Assassino do jornalista Tim Lopes é preso pela polícia no Alemão


O traficante  Elizeu Felício de Souza, conhecido como Zeu , um dos homens condenados por participar da morte do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, foi preso na tarde deste domingo (28) na localidade conhecida como Coqueiral, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Zeu, era foragido da Justiça e não estava armado.

No mesmo momento da prisão de Zeu, um pai entregou o filho, que seria traficante, à polícia.

O traficante Zeu participou também da ação que derrubou o helicóptero da Polícia Militar e na invasão Morro dos Macacos, em Vila Isabel (zona norte do Rio), em outubro do ano passado, segundo inquérito da Polícia Civil.

O Disque-Denúncia do Rio estava oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil por informações que ajudassem a localizar e prender o traficante Zeu. Bandido foi preso em 2002.

O bandido foi beneficiado com a progressão para o regime semiaberto em 2007 e não retornou mais à prisão. Em agosto deste ano, o programa " Fantástico", da TV Globo, mostrou imagens de Zeu vendendo drogas e circulando de moto pelas ruas do morro do Alemão.

Iguatu sedia o V Encontro Estadual do Projeto AABB Comunidade

Competições esportivas e atividades culturais marcam a quinta edição do Encontro Estadual do Projeto AABB Comunidade que acontece em Iguatu, reunindo crianças de 23 municípios do Estado. A abertura oficial aconteceu na noite desta sexta-feira, 26, com desfile das delegações saindo da Praça Caxias e encerrando na Praça Alcântara Nogueira, onde aconteceu os pronunciamentos das autoridades, e em seguida foi realizada uma apresentação cultural com as crianças que participam do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Chapadinha. O encontro acontece na AABB até amanhã domingo, 28.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, recepcionou os visitantes desejando boas vindas e falando da importância e do orgulho dos iguatuenses em receber os participantes nesse momento de confraternização entre as crianças e adolescentes."Eu jamais faria o que nós estamos fazendo sozinho. Tudo isso só acontece por que temos uma equipe competente, que entende que investir em vocês crianças e adolescentes, é que nós iremos com certeza trilhar e dar um futuro digno para cada um de vocês, quando amanhã se tornarão adultos e poderão dizer que as parcerias das Prefeituras com a Fundação Banco do Brasil garantiu a vocês a inclusão social, educacional e cultural", disse o prefeito Agenor Neto. 

O presidente do Conselho Estadual de AABB’s, Marcos Tavares, esteve presente a solenidade e afirmou que o encontro tem como objetivo integrar os participantes do projeto e a comunidade através do esporte e da cultura. Ele agradeceu ao prefeito Agenor Neto e o apoio e acolhida da população iguatuense. “Estou impressionado com o que estou vendo aqui em Iguatu. Vim exclusivamente de Brasília participar desse momento lindo. O programa acontece no Brasil inteiro atendendo mais de 56 mil crianças. No Ceará, a participação das AABB’s no número de projetos é muito grande comparado o número de AABB. Isso é uma coisa fantástica: 80% das AABB’s no Ceará mantêm o projeto AABB Comunidade. Esse projeto, realizado pela AABB do Ceará com a CESABB e as prefeituras, faz esse encontro estadual ser único do Brasil, só acontece aqui no Ceará. O fato de ter escolhido Iguatu, foi justamente devido à forte parceria que tem a prefeitura com a AABB e o Banco do Brasil. Isso para nós é muito importante porque dá uma visibilidade muito maior, principalmente no atendimento maior às crianças que participam do projeto, que é esse o nosso foco”, afirmou.

AABB Comunidade
O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Complementação efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. No Ceará, o programa está presente em 34 municípios, beneficiando 5.800 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos incompletos e 350 educadores.

Colaboração: Wandenberg Belém via Iguatu Notícias

Chico do Caranguejo sofre sequestro-relâmpago

O empresário Francisco Lourenço Quirino, o Chico do Caranguejo, foi vítima de um sequestro-relâmpago na manhã deste sábado (27), quando realizava um saque em um caixa eletrônico na Praia do Futuro, em Fortaleza.

Segundo informações da Polícia Militar, o empresário foi libertado pouco tempo depois no bairro Luciano Cavalcante, próximo à Câmara Municipal de Fortaleza, sem ferimentos. Os criminosos levaram o carro da vítima e uma quantidade de dinheiro que ainda não foi revelada.

Policiais em várias viaturas realizam os trabalhos no intuito de localizar o bando, mas até agora ninguém foi preso. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi mobilizado para ajudar nas buscas pelos bandidos.

Jangadeiro Online

sábado, 27 de novembro de 2010

Morre menino internado no Hospital São José com suspeita de raiva humana

Morreu, na noite de ontem, o menino de 11 anos que estava internado no Hospital São José com suspeita de raiva humana.

Menino de 11 anos é internado no Hospital São José com suspeita de raiva humana

Raiva: um inimigo invisível e próximo do homem

Ele teria contraído a doença após ser mordido por um sagui, conhecido popularmente como “soim”. A criança, que teve a identidade preservada, é da cidade de Ipu, na Região da Ibiapaba.

A equipe médica do hospital disse que o caso ainda está sob suspeita. Ainda se espera o resultado de exame para confirmar a doença.

Funceme aposta em bom inverno para 2011 no Ceará


Iguatu. Depois de um período de estiagem, o sertanejo vive a expectativa de boas chuvas em 2011. As atenções se voltam para as experiências populares e para as previsões meteorológicas. O quadro atual é animador. As águas do Oceano Pacífico Equatorial estão mais frias do que o normal para essa época do ano, caracterizando o efeito La Niña, que é favorável ao sistema de ocorrência de chuvas no semiárido nordestino. Diante dessa realidade, a Funceme aposta em um bom inverno. A Ematerce começa a distribuição de sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar no próximo dia 3, na região do Cariri.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) só vai divulgar prognóstico oficial da quadra invernosa de 2011 em 21 de janeiro, após reunião técnica e análise dos dados. Mas o efeito La Niña reacende a esperança de técnicos e produtores rurais. "O quadro atual é bastante animador", disse o meteorologista da Funceme, Paulo Barbiere. "Com as condições de hoje, a gente espera um inverno bem melhor do que o deste ano".

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, mantém uma expectativa positiva. "A ocorrência do efeito La Niña é animador e isso traz esperança para todos nós. Sabemos que há outros fatores, mas queremos acreditar em um bom inverno no ano de 2011".