terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pesquisa enfraquece candidatura de Ciro Gomes à Presidência, dizem analistas

A candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB) à Presidência perde fôlego com a divulgação da pesquisa CNT/Sensus, disseram nesta segunda-feira (1º) analistas ouvidos pelo UOL Notícias. Para eles, a tendência de queda da intenção do voto do ex-ministro somada à ascensão da petista Dilma Rousseff abala a tese de que um segundo presidenciável governista na disputa reduziria as chances de vitória do governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB. 

Na sondagem, Ciro caiu de 17,5% em novembro para 11,9% em janeiro, enquanto Dilma subiu de 21,7 para 27,8% no mesmo período. Integrantes do PSB esperam um avanço do deputado na próxima pesquisa, uma vez que ele será a estrela do programa partidário na televisão, a ser exibido neste mês. O salto da ministra-chefe da Casa Civil nas pesquisas se deu depois da transmissão petista, em dezembro.

Psicólogo faz abertura da semana pedagógica do IFET Iguatu


Com o objetivo de motivar os servidores, preparar técnicos e docentes para o início de um novo ano letivo e discutir propostas para melhorar a qualidade do ensino e dos serviços prestados à comunidade acadêmica, teve início ontem, a Semana Pedagógica do campus de Iguatu do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará. Esse ano, o evento ocorrerá durante toda a semana e contará com um momento de integração entre os servidores dos campi de Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e Cedro.

A semana pedagógica está sendo realizada no Centro de Capacitação da Unidade Cajazeiras, e foi aberta pelo diretor-geral do campus Iguatu, professor Ivam Holanda. Ele destacou a importância do planejamento para superar os desafios e ressaltou a chegada dos novos servidores que ajudarão no melhor funcionamento da instituição. “Além da questão do planejamento, queremos motivar nossos servidores para que possamos começar o ano com mais sinergia, com mais vontade e dedicação, dando todos o melhor para contribuir com a construção de uma escola cidadã”, frisou. 


O primeiro dia de atividades ficou sob o comando do psicólogo organizacional, consultor da empresa Imagem & Domínio, Albigenor Militão. Em sua palestra, o consultor tentou demonstrar aos servidores a diferença de participação e engajamento e ressaltou a importância do engajamento de todos para passar o entusiasmo para todos que procuram a instituição. “É preciso se sentir responsável, para fascinar os alunos e fazer com que eles tenham sede de aprender. Assim, a educação e os serviços prestados serão sempre melhor”, incentivou. 

A partir da quinta-feira o encontro pedagógico passa a ser integrado, unindo servidores dos campi de Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e Cedro. O evento acontecerá no campus do Crato e, segundo o diretor de Desenvolvimento Educacional, Djauma Honório, o encontro ajudará a “afinar pedagogicamente as atividades de todos os campi para no futuro trabalhar em conjunto”, concluiu.

Rebeca Casemiro
Jornalista MTb-2869/PB
Assessoria de Comunicação Social
IFCE – Campus Iguatu

Comediante ET morre na UTI de hospital em São Paulo

O comediante Cláudio Chirinian - o ET, da dupla ET e Rodolfo -, de 46 anos, morreu nesta terça-feira (2).

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo com um quadro de problemas pulmonares e insuficiência renal aguda.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o humorista sofreu à 1h30 uma parada cardíaca em decorrência de choque séptico, broncopneumonia e insuficiência renal

Chirinian deu entrada no hospital no dia 28 de janeiro, mas já estava internado desde o dia 16 em um hospital de Osasco.

O corpo do comediante está sendo velado no cemitério Bela Vista, em Osasco, e deve ser enterrado durante a tarde.

É época da colheita da seriguela em Mombaça, Sertão Central do Ceará

A fruta é típica do Nordeste. Os agricultores cearenses querem conquistar novos mercados para a seriguela. Eles querem popularizar o sabor doce da iguaria e sonham em ampliar as vendas.

 
G1

PT rejeita acordo entre Cid e Tasso

Um dos nomes fortes do PT cearense, o deputado federal José Nobre Guimarães afirmou ontem que se o governador Cid Gomes (PSB) der qualquer tipo de apoio à reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB), ainda que ``por debaixo dos panos``, o PT deixará a aliança. Segundo Guimarães, ``mesmo que chova canivetes o partido terá nome próprio para o Senado, o do ministro José Pimentel (Previdência).

"Essa será a eleição da vida, tanto para o PT, para manter o projeto do presidente Lula, como para o PSDB, que quer voltar. Ninguém vai querer sacrificar um palanque, nem mesmo em nome da amizade", disse, referindo-se à proximidade de Cid com o senador tucano.

Segundo o deputado, isso vale até mesmo para o PT, que não irá sacrificar o palanque da ministra Dilma Rousseff (PT) caso Ciro Gomes (PSB) saia mesmo candidato a presidente - o que poderá levar o partido a lançar um candidato ao Governo do Estado contra Cid.

Como a hipótese mais provável é a de manter a aliança com o PSB, o PT estuda qual nome indicar para a vice do governador. Dessa vez, segundo Guimarães, a decisão não caberá apenas à prefeita Luizianne Lins (PT). ``Será do PT, de consenso``, disse.

O Povo

UECE divulga resultado da 1ª Fase do Vestibular – Confira a lista

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou nesta segunda-feira (1º de fevereiro), o resultado da primeira Fase do Vestibular de 2010.1. Estão aptos para a segunda etapa 6.100 candidatos.


A segunda fase acontecerá nos dias 07 e 08 de fevereiro, domingo e segunda-feira, respectivamente, no horário das 9h às 13h, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, cada uma delas com 20 questões, totalizando 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Na primeira fase estavam inscritos 26.746 candidatos para 1.945 vagas, sendo 21.741 candidatos em Fortaleza e 5.005 para as unidades da UECE no Interior do Estado. Os 6.100 vestibulandos concorrem a 1.945 vagas.

Os candidatos podem acessar a pagina eletrônica www.uece.br no link vertibular/concursos a partir de quarta-feira, 03 de fevereiro, verificar e imprimir o seu Cartão de Identificação.

O professor José Maria de Santiago, presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) avisa ao candidato para chegar às 8h, ou seja, uma hora antes do início da prova, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e do documento oficial e original de identidade. Quanto ao celular, conforme Edital, a CEV sugere ao candidato que não traga, pois o mesmo poderá eliminá-lo do certame.

Jangadeiro Online

Festa marca 25 anos de emancipação política de Quixelô

Hoje é feriado municipal nesta cidade, em comemoração aos 25 anos de emancipação política. Às 6 horas, os moradores foram acordados com alvorada festiva. A programação festiva começou no último domingo e prossegue até o próximo sábado, dia 6, com shows e atividades esportivas e culturais. Logo mais, às 7 horas, acontece cortejo da banda de música municipal, Joacir Belizário da Silva. Os músicos saem do Centro Cultural, Jovino Batista e percorrem ruas da cidade, tocando marchinhas, frevo, e samba. Em seguida, haverá hasteamento do pavilhão nacional, execução do Hino Nacional e o corte do bolo de 25 metros, em frente à Prefeitura Municipal.

No início da noite, a partir das 19 horas, será celebrada missa em ação de graças, na Igreja Matriz de São Francisco, presidida pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa. Quixelô emancipou-se de Iguatu em 1985 e tem sua economia baseada na agropecuária.

O prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira, descerrará placa de criação da Banda de Música do Município, que passa a ser denominada Joacir Belizário da Silva, em homenagem póstuma ao fundador da Banda Líbanos. A programação termina no sábado com um passeio ciclístico.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Procon autua mais três escolas por cobrança de materiais de uso coletivo

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da equipe de fiscalização coordenada pelo secretário executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/CE) promotor de Justiça João Gualberto, autuou, na última sexta-feira (29/01), mais três escolas.

Os agentes do Procon, de posse das listas de material escolar fornecidos pelas próprias escolas, mediante requisição, estão verificando se as instituições escolares estão solicitando materiais para uso comum (coletivo), como papel para prova e avisos internos, material para atividade de laboratório e biblioteca, clips, copos descartáveis, papel higiênico e outros materiais.

Segundo o promotor de Justiça, tais materiais para uso comum devem ser adquiridos pela própria instituição, mesmo porque estão embutidos no preço da anuidade escolar, sendo certo que os materiais solicitados devem estar restritos ao uso do próprio aluno. A partir do mês de fevereiro a equipe de fiscalização será dividida. Enquanto uma cobrirá a Capital e Região Metropolitana, a outra deslocar-se-á para o interior do Estado. Os estabelecimentos autuados terão prazo de 10 dias para oferecer defesa e estarão sujeitos a penalidade de multa que varia de R$ 485,14 à R$ 7.277.100,00.

TJCE realiza audiência de instrução de processo contra prefeito de Acopiara

A juíza Auxiliar da Comarca de Fortaleza, Marilêda Frota Angelin Timbó, presidiu, na última sexta-feira (29/01), na sala das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça, audiência de instrução do processo contra o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa, durante gestão de 1993 a 1996.

Na audiência, a juíza ouviu duas testemunhas de defesa do prefeito, denunciado por ausência de licitação pública e por não aplicar correta e inteiramente recursos recebidos da Caixa Econômica Federal, cujas verbas se destinavam a ações sociais.

A juíza foi designada pelo Tribunal de Justiça, atendendo a lei federal nº 12.019 de 21 de agosto de 2009, que introduziu modificações na lei nº 8.038/90 que diz respeito ao procedimento de designação de um Juiz de Direito para realizar atos instrutórios de processo que tramitam na Justiça de 2ª Instância.

O processo (n° 475771-77.2000.8.06.0000/0) deve agora retornar ao relator, desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira, para dar seguimento aos trâmites legais.

Fonte: TJCE

Quatro distritos solicitam emancipação no primeiro dia de atividades da AL, dentre eles, José de Alencar em Iguatu


A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta segunda-feira (01/02), quatro pedidos de emancipação de distritos. Comitivas protocolaram, na Presidência da Casa, documentos exigidos pela lei complementar que permite a criação de novas cidades no Ceará. De autoria do presidente da AL, deputado Domingos Filho (PMDB), a proposta foi aprovada e sancionada ano passado.

Compareceram à Casa representantes dos municípios de Trairi, propondo a emancipação do distrito de Mundaú; São Gonçalo do Amarante com a documentação do distrito de Pecém; Iguatu, que busca o desmembramento de José de Alencar; e Guaraciaba do Norte que deu entrada no pedido de emancipação de Várzea dos Espinhos. As lideranças entregaram dados que retratam o perfil básico do distrito, um requerimento pedindo a elevação da localidade, um mapa do novo município e um abaixo-assinado.

No caso de Iguatu, a comissão foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ednaldo Lavor (PTB - Foto). Ele veio acompanhado de membros do Conselho Comunitário de Desenvolvimento da cidade, que tem quatro distritos, mas, segundo ele, somente José de Alencar enquadra-se nos requisitos impostos pela lei.

Conforme Lavor, a movimentação pela emancipação da localidade existe desde 1980, quando o Congresso Nacional iniciou os debates em torno do tema. “Estamos falando do maior distrito do Centro Sul do Estado. Por mais que a Prefeitura de Iguatu faça um bom trabalho, não tem como atender a todos os anseios dos moradores de lá”, disse.

Com a emancipação, Ednaldo prevê o incremento do turismo religioso e da extração de minério, que, ao lado da agricultura e pecuária, são as principais atividades da região. De acordo com o censo de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o distrito de José de Alencar é composto por 52 sítios e tem uma população de 8.220 habitantes. “A emancipação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida daquele povo”, complementa o vereador.
 
Portal da Assembléia Legislativa do Ceará

Fim do horário de verão

No terceiro domingo de fevereiro, dia 21 de fevereiro, as 00h00 termina o horário de verão e os relógios deverão ser atrasados em 1 hora.

A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é que houve uma redução de aproximadamente 4% a 5% na demanda no horário de pico, cerca de 2 mil MW.

Além do Distrito Federal, a medida abrangiu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Cresce apoio ao aborto legal e à pena de morte

Cresceu o porcentual de brasileiros favoráveis tanto à legalização do aborto quanto à pena de morte. Segundo a pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje, entre janeiro de 2001 e janeiro de 2010, subiu de 39,4% para 41,2% a taxa dos que são à favor da pena de morte. Quanto à legalização do aborto, 17,7% eram favoráveis, em janeiro de 2001, enquanto no mês passado o porcentual subiu para 22,7%.

Apesar de o poder público ter intensificado suas ações contra o tabagismo nos últimos anos, cresceu a tolerância ao cigarro. Em janeiro de 2001, 18,1% dos entrevistados diziam que eram à favor do consumo de cigarros. Já no mês passado esse porcentual aumentou para 23,7%.

A tolerância ao uso de álcool também cresceu. Em janeiro de 2001 18,7% diziam ser favoráveis ao uso de bebidas alcoólicas. Mesma resposta dada por 30,1% dos entrevistados.

Fonte AE

Sebrae-CE abre concurso para 29 vagas de nível médio e superior

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) abriu processo seletivo para 29 vagas de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.156,86 a R$ 3.140,06.

As vagas disponíveis são para analista técnico (curso superior em qualquer área); analista técnico (graduação em administração, ciências contábeis ou economia); e assistente (nível médio).

As vagas são para Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Ipú, Tauá, Tianguá e Quixadá.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.institutocidades.com.br até 10 de fevereiro ou nos postos localizados no North Shopping (Avenida Bezerra de Menezes, 2450, Fortaleza) e na sede do Sebrae-CE (Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza), das 8h às 12h e das 13h às 18h. A taxa varia de R$ 30 a R$ 60.

A prova objetiva e de redação estão previstas para o dia 28 de fevereiro, nas cidades de Aracati, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Ipú, Tauá, Tianguá e Quixadá.

Programa Ronda do Quarteirão será implantado em cidades com população superior a 50 mil habitantes


O Governo do Estado do Ceará pretende implantar ainda neste ano o programa Ronda do Quarteirão em cidades com população entre 50 e 80 mil habitantes. O anúncio foi feito na noite deste domingo pelo governador Cid Gomes em entrevista à TV Diário. Segundo Cid, cidades como Acopiara, Quixadá, Quixeramobim, Tauá e Parambu, serão beneficiadas com o programa.

Posto policial da vila Esperança será inaugurado amanhã

Será inaugurado amanhã, a partir das 17 horas, o posto policial da vila Esperança em Acopiara. A implantação da unidade foi uma iniciativa do CCDS (Conselho Comunitário de Desenvolvimento Social) em parceria com outras entidades e a comunidade em geral objetivando diminuir o índice de violência na comunidade da vila Esperança.

Policlínica e Lacen de Tauá serão inaugurados em março

O município de Tauá, nos Inhamuns, já poderá contar com duas importantes obras ligadas ao setor da saúde daquela Região a partir do mês de março. Com as inaugurações da Policlínica Tipo I e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a população de 15 municípios terá atendimento público de qualidade. O recurso disponibilizado para as duas edificações totalizou R$ 4,4 milhões.

Policlínica

Com 11 especialidades sendo elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato- ortopedia e gineco-obstetrícia a Policlínica de Tauá funcionará com 92 profissionais realizando cerca de 3.700 consultas médicas por mês. O investimento para a construção do novo centro de saúde é de R$ 3,2 milhões.

Segundo o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, a obra, com aproximadamente 2.400 metros quadrados, já no mês de fevereiro, terá seus equipamentos em processo de montagem. “O Governo do Estado está utilizando o que há de melhor em tecnologia. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população do Estado”, afirmou. 

Lacen

A nova sede do Lacen de Tauá ocupa área de 1.031,62 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão em recursos do Tesouro do Estado, alocados no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Ceará (Mapp da Saúde). O projeto do Lacen é implantar todos os serviços de saúde pública em todas as unidades regionais de modo a descentralizar o atendimento e oferecer respostas mais rápidas às necessidades da população.

Com a construção do novo laboratório, passará a atender os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá, Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril.

A nova sede amplia diretamente a capacidade de atendimento para a região, com exames de HIV, hanseníase, tuberculose, dengue, análise da água para consumo humano, rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus, hepatites virais e cultura de tuberculose, além da realização dos exames de paternidade.

Governo do Ceará

CNT/Sensus: avaliação positiva do governo Lula é de 71,4%

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira aponta que a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu para 71,4% e que a negativa caiu para 5,8%. Em novembro, a aprovação do governo estava em 70% e a reprovação, em 6,2%. A oscilação é considerada praticamente estável pelo instituto, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Já o desempenho pessoal do presidente Lula teve aprovação de 81,7% e desaprovação de 13,9%. Em novembro, havia sido registrada aprovação de 78,9% e reprovação de 14,6%.

Massa é o mais rápido pela manhã em Valência


O brasileiro Felipe Massa dominou a primeira sessão de testes para a temporada 2010 da Fórmula 1, realizada na manhã desta segunda-feira, em Valência.

A bordo do F10, novo modelo da Ferrari, o piloto cravou 1min13s088, quase um segundo de vantagem para Gary Paffett, da McLaren. Pedro de La Rosa, com a Sauber, foi o terceiro.

Outro brasileiro entre os sete pilotos que foram à pista nesta manhã, Rubens Barrichello fez apenas o quinto melhor tempo com a Williams. 

Uma nova sessão de testes será realizada nesta tarde na cidade espanhola. Massa volta às pistas à tarde para tentar seguir em primeiro e também na terça-feira. A Ferrari mudou sua programação e o espanhol Fernando Alonso só testará o carro na quarta, último dia de testes em Valência.

Os primeiros dias de testes contam com a presença de sete das 13 equipes confirmadas no grid de 2010. A expectativa fica por conta do heptacampeão mundial Michael Schumacher. De volta após três anos aposentado, o alemão pilotará a Mercedes nesta tarde e quarta-feira.
 
Confira os resultados dos testes desta manhã:

1. Felipe Massa (Ferrari) - 1min13s088
2. Gary Paffett (McLaren-Mercedes) - 1min14s018
3. Pedro de la Rosa (BMW Sauber-Ferrari) - 1min14s898
4. Robert Kubica (Renault) - 1min15s298
5. Rubens Barrichello (Williams-Cosworth) - 1min15s660
6. Nico Rosberg (Mercedes) - 1min18s228,
7. Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari) - 1min26s395

STDS realiza prestação de serviços em Quixelô

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) participa da grande festa que comemora os 25 anos do município de Quixelô, na Região Centro Sul, levando uma série de serviços à comunidade. Como parte da programação, o Projeto Primeiro Passo leva o Ônibus Digital à cidade. 

Equipado com 20 computadores, o veículo chega ao município nesta segunda-feira, dia 1º, e fica até sexta-feira, dia 5. Na ocasião, serão oferecidos serviços de lan house à população, além da realização de inscrições para formação de turma do projeto, na linha jovem bolsista. Vinte vagas estão disponíveis.

Haverá, ainda, uma unidade móvel do Sine emitindo carteiras de trabalho e realizando cadastro para busca de emprego. A STDS oferece serviço de fotografia 3 x 4 no local para quem for solicitar o documento. Outro projeto da STDS que marca presença em Quixelô é o Criando Oportunidades com o serviço de corte de cabelo gratuito.

Confira o áudio do programa Acopiara Urgente, na íntegra


Para quem não teve oportunidade de ouvir o programa Acopiara Urgente do último sábado, dia 30 de janeiro, na rádio Vale do Quincoê, o blog está postando o seu conteúdo, na íntegra, para que todos possam acompanhar o que foi levado ao ar. 

O programa é produzido e apresentado por Lindomar Rodrigues, Pinheirinho e Ozemar Rodrigues.

No link abaixo você poderá ouvir o programa:

Indisciplina no vestiário provoca afastamento de Petkovic do Flamengo

Caso o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, não mude radicalmente de opinião, os 45 minutos do clássico deste domingo contra o Fluminense foram os últimos de Petkovic com a camisa do Flamengo. Houve um episódio de indisciplina no vestiário e o dirigente avisou ao técnico Andrade e ao capitão Bruno que afastará o sérvio nesta segunda-feira.

Leia mais... 

Maioria dos internautas de Acopiara é favorável as emancipações dos distritos de Trussu e Santa Felícia

Se depender da maioria dos internautas que nos acessa em Acopiara, os distritos de Trussu e Santa Felícia serão emancipados. Enquete feita pelo blog antecipa que 58% dos internautas do município são favoráveis ao projeto. 42% não é a favor das emancipações.

Iguatu: Secretaria de Trânsito e Cidadania faz entrega de carteira de identificação para mototaxistas

 
Os profissionais mototaxistas do município de Iguatu agora já dispõe de um documento de identificação da categoria. O novo documento faz parte de um sistema de organização que está sendo promovido pela Secretaria de Trânsito e Cidadania, onde para o desempenho das funções, o mototaxista precisa cumprir algumas normas, além das que já são exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre as várias inovações e melhorias realizadas no sentido de adequar todo o trabalho da profissão de mototáxi, algumas normas e procedimentos foram incrmentados, como por exemplo: adesivação das motocicletas; uso de coletes padronizados com a identificação do condutor, através de numeração devidamente cadastrada no sistema de controle de trânsito, além de outros requisitos como atestado de idoneidade (antecedentes criminais) e aptidão psicológica para o exercício da função.
A solenidade de entrega aconteceu na manhã de hoje (30) às 9 horas, nas instalações da Escola de Saúde Pública, e contou com a presença do prefeito municipal, Agenor Neto, do secretário de Trânsito e Cidadania, Cel. Wilton Filho, dos vereadores Aderilo Alcântara Filho, João Lázaro, Louro da Barra e do secretário de saúde, Joab Soares, e demais presentes.

Coordenadoria de comuniação da PMI
Luiz F. de Vasconcelos

Quatro homicídios no Interior

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou, nas últimas horas, no Ceará, quatro homicídios. Em Nova Russas, Antonio Gleiciano Alves (15) foi assassinado com uma facada pelo corretor Olavo Siqueira Lima (28) por questão de dívida, segundo populares. Na cidade de Itapiúna, outro adolescente foi assassiando a faca. Angelino de Sousa (17) levou oito facadas e a Polícia apura possível envolvimento de dois outros adolescentes que esavam com ele na noite anterior.

Na cidade do Crato, Raimundo Vieira de Lima, mototaxista, tentou matar Damon Félix Pereira, mas assassinado com um tiro nas costas disparado por um indivíduo de nome Aluisio”, que seria amigo de Damon, e que se encontra foragido.

Já em Pacajus, a Polícia encontrou o corpo de um homem com 14 perfurações a faca e iniciou investigações para identificar a vítima e apurar o crime.

Mais municípios receberão Campus do Instituto Federal do Ceará

Mais cinco municípios cearenses vão receber um Campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE), antigo CEFET. As unidades, que devem entrar em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2010, vão ser instaladas em Aracati, Baturité, Jaguaribe, Tauá e Tianguá.

A solenidade de inauguração dos Campi acontece em Brasília, nesta segunda-feira (01).
Depois de prontos, as unidades vão atender até 500 estudantes e terão um investimento médio de R$ 2 milhões.

Também estão previstas unidades em Camocim, Caucaia, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Ubajara.

IFCE foi criado em 2008 através da legislação que formou uma Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou, em todo o país, mais 37 Institutos.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Com três gols de Adriano, Flamengo troca amor pela raça e derrota o Fluminense

Não deu no amor, mas o Flamengo pegou emprestado o termo “guerreiros” do Fluminense e conseguiu o improvável neste domingo. Depois de ser massacrado no primeiro tempo, o time rubro-negro reagiu e, mesmo com um menos por 30 minutos, venceu por 5 a 3, no Maracanã.

A dupla Adriano e Vagner Love brilhou. O primeiro fez três gols, enquanto o artilheiro do amor marcou uma vez, mas foi fundamental na marcação. O resultado coloca o Rubro-Negro na liderança do Grupo A, com 12 pontos, três a mais do que o Flu.

Primeiro Clássico-Rei de 2010 termina sem gols

Ceará e Fortaleza realizaram uma partida bastante disputada neste domingo (31), no retorno dos jogos ao estádio Castelão. Porém, faltou um detalhe básico para os 22.853 torcedores presentes: a bola entrar. O empate de 0 a 0 acabou não sendo bom para nenhuma das equipes, pois o Leão saiu do “G4″ da tabela do Campeonato Cearense, caindo para a quinta posição com 11 pontos; e o Vovô está na nona posição, com apenas 7 pontos. A situação do técnico René Simões no clube continua instável e corre risco de demissão.

Outros resultados da sétima rodada:

Horizonte 2 x 1 Boa Viagem
Ceará 0 x 0 Fortaleza
Crato 0 x 1 Guarany de Sobral
Itapipoca x Guarani de Juazeiro
Limoeiro 3 x 4 Quixadá

Dodô volta a marcar três gols, e o Vasco vence o Friburguense na Cidade do Aço


Depois da goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo, no último dia 24, Dodô ouviu o filho Pedro Lucas, de cinco anos, afirmar que ele seria o artilheiro do Campeonato Carioca, mas que não sabia cobrar faltas Na tarde deste domingo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o atacante voltou a marcar três vezes, desta vez na vitória do Vasco sobre Friburguense por 3 a 0, em partida válida pela quinta rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do estadual (assista aos gols no vídeo ao lado). E um deles, o primeiro, foi justamente em um lance de bola parada.

Morre em Fortaleza comerciante e ex-vereador de Acopiara

Morreu ontem em Fortaleza, aos 79 anos, o comerciante e ex-vereador de Acopiara, Matheus Rodrigues de Oliveira. Há dias Matheus estava doente. O seu corpo foi sepultado na manhã de hoje no cemitário de Acopiara.

Chuva é motivo de alegria para agricultores do Ceará

A chuva é motivo de festa para os produtores rurais que dependem da irrigação. Com os reservatórios cheios, não faltará água para as lavouras.

 

G1 

Agricultor faz curas no Cariri


Vivemos um momento da volta à espiritualidade. O materialismo está cansando as pessoas. Existe uma busca por dimensões novas, não materiais. Muitos buscam a espiritualidade às margens da doutrina oficial, quebrando as amarras das religiões e seitas que limitam a liberdade de crença. Este misticismo, aliado ao preço alto dos medicamentos e às falhas no Sistema Único de Saúde (SUS), faz com que as pessoas voltem a procurar a cura para suas doenças no sobrenatural.

No Cariri, a casa do agricultor Antônio Aristides dos Santos, conhecido como "Antônio Rezador", localizada no Sítio Tabocas, município de Milagres, foi transformada no "hospital dos desenganados pelos médicos e no divã dos desesperados que, atormentados pelos problemas do dia a dia, procuram uma solução divina".

Diariamente, cerca de 100 pessoas fazem fila na casa do rezador, trazendo no corpo e na alma as mais diversas mazelas. No meio da multidão de desvalidos, médicos, empresários, políticos, padres, advogados e agropecuaristas que, a exemplo das pessoas comuns, sofrem dos mesmos males.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, neste sábado (30), pelo concurso número 1.149 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados:

07 – 08 – 23 – 36 – 46 – 54

Segundo a Caixa, 91 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 16.567,30.

Outras 6.998 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 307,76.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 20 milhões. O sorteio ocorrerá na próxima quarta-feira (3) e as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do mesmo dia.

CGU defende direito de Lula liberar obras sob suspeita

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, defendeu a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao sancionar o Orçamento Geral da União para 2010, liberou quatro obras da Petrobras consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Em nota divulgada hoje (29), o ministro afirma que a presidência não desobedeceu ou ignorou os vetos do TCU ao liberar a continuidade das obras das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além das obras do Terminal de Escoamento de Barra do Riacho, no Espírito Santo, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Hage defendeu que, ao vetar a proibição contida no projeto orçamentário, Lula “exerceu uma prerrogativa constitucional”, ou seja, possibilidade prevista na Constituição Federal. O ministro ainda mencionou que, se julgar oportuno, o Congresso Nacional poderá reverter a decisão presidencial ao apreciar o assunto.

“Essas são as regras da democracia. E, como as instituições estão funcionando normalmente no Brasil, é por essas regras que tudo deve se pautar”, observou Hage. O ministro ressaltou que o presidente só decidiu liberar as obras após o governo concluir que as desvantagens da paralisação superariam em muito as vantagens.

“É que, do ponto de vista técnico, o que existe, nesse caso, são divergências metodológicas a respeito de cálculos de custos e preços, divergências de interpretação jurídica em alguns pontos, que não são triviais”, ponderou o ministro. “Em tais situações, nossa posição na CGU não é pela imediata paralisação da obra, e, sim, pelo esclarecimento das divergências e pela correção do que de fato estiver errado, se estiver.”

Agência Brasil

Jornal A Praça confirma liderança do prefeito Agenor Neto

O Jornal A Praça contratou pesquisa do Instituto Ibope sobre a administração municipal e o prefeito Agenor Neto. Os dados podem ser conferidos na edição deste sábado, 30 de janeiro. A pesquisa foi feita nos dias 14 e 15 de janeiro e ouviu 301 pessoas acima de 16 anos, registrada no TRE/CE com o número 3010/10 e no TSE com o número 1385/2010. Os dados confirmam pesquisas anteriores da liderança do prefeito Agenor Neto e também o alto índice de aprovação de sua administração à frente do executivo municipal.
Vejam os números abaixo.

Pesquisa Ibope de aprovação do governo de Agenor Neto

Deputado Dr. Sarto entregará equipamentos para hospital em Acopiara

 
Um dos deputados estaduais mais influentes da Assembléia Legislativa do Ceará, Dr. Sarto (PSB), estará em Acopiara hoje.

Além de visitar sua terra natal, o parlamentar ao lado do médico Vilmar Félix, do deputado Federal Paulo Henrique Lustosa e Gaspar do Vale entregará equipamentos ao hospital geral.

Na oportunidade Dr. Sarto concederá entrevista ao vivo no programa "Acopiara Urgente" na rádio Vale do Quincoê. Dentre os assuntos a serem abordados estão: saúde, obras, atual gestão de Acopiara e política.

Ministro entrega nova agência do INSS em Iguatu


Após passar por um processo de reforma e modernização agência do INSS de Iguatu retorna ao seu antigo endereço, à rua 21 de Abril, 45 – Bairro Prado. 

O ministro da Previdência Social, José Pimentel participou da solenidade ao lado do prefeito Agenor Neto, do deputado Federal José Airton, do presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor e demais vereadores, além do diretor da agência local, Adil Vieira e várias autoridades da cidade e região.

Com a reforma, a área construída passou de 398,19 m² para 587,59 m². A ampliação do espaço possibilitou a instalação de quatro salas de perícia (antes eram duas), uma de reabilitação profissional e uma de assistência social. No local foram instalados 18 guichês de atendimento.

Além dos segurados de Iguatu, a unidade atenderá também os moradores dos municípios de Cariús, Cedro, Jucás, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas e Várzea Alegre. 

Iguatu.Net

MP divulga resultado de concurso para Promotor de Justiça

O Ministério Público do Estado do Ceará divulgou, na manhã desta sexta, 29, através do Edital no 028/2010, o resultado da segunda fase do concurso público para promotor de Justiça, que constou de prova oral realizada nos dias 9, 10 e 11 de janeiro de 2010.

A primeira fase, realizada dia 18 de janeiro de 2009, constou de prova escrita. O resultado do concurso também estará publicado no Diário da Justiça desta sexta-feira.

Os 68 aprovados no concurso para Promotor de Justiça ainda vão participar da terceira e última fase, a de Prova de Tribuna e de Provas e Títulos, classificatória, porém, não eliminatória.
 
A data da última fase do concurso será marcada após a interpelação de recursos, caso existam.
 
As provas do concurso para Promotor de Justiça foram realizadas pela Fundação Carlos Chagas. Confira o resultado aqui.
 
Via Iguatu Notícias 

TCU sugere lista de maus gestores


O Tribunal de Contas da União (TCU) está propondo a criação de um cadastro nacional de maus gestores. A proposta foi feita pelo presidente da Corte, ministro Ubiratan Aguiar, na oportunidade em que participou de reunião entre dirigentes de órgãos que atuam na fiscalização e aplicação dos recursos públicos, ontem, em Fortaleza.

Para Ubiratan Aguiar "é incompreensível que o Estado brasileiro, com tantos órgãos de controle, fique como um arquipélago de várias ilhas". Ele defendeu a troca de informações para a melhoria do desempenho de órgãos como os tribunais de contas, a CGU e o Ministério Público.

O ministro disse que chegam ao TCU processos com gestores punidos por outros órgãos se apresentando como primários. Então, é importante um cadastro nacional dos maus gestores, a exemplo do que ocorre com os maus pagadores (Serasa), como defendeu Ubiratan.

Na concepção dele, o sigilo foi instituído para proteger o cidadão, não o bandido, e as cortes padecem de informações que podem instruir os processos. Ou se faz um cadastro dessa natureza, defendeu, ou se perde a "guerra" de agentes públicos e privados contra o Estado.

A proposta do ministro Ubiratan Aguiar foi elogiada por representantes de outros órgãos como a Controladoria Geral da União no Ceará, a Procuradoria Geral da Justiça e o Tribunal de Contas dos Municípios.

Recursos

Para o cadastro, o presidente do TCM, Ernesto Sabóia, disse que algumas informações estão na página do TCM na Internet, referindo-se à relação de gestores com contas julgadas irregulares, encaminhada à Justiça Eleitoral em 2008. Ele disse também que iria propor na reunião a realização de ações de fiscalização nos municípios com a participação de técnicos do TCM, da CGU, do TCU e representantes do Ministério Público.

Sobre a demora nos julgamentos por parte da Justiça, que passa para a população a sensação de impunidade, o presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, criticou a legislação processual que possibilita uma grande quantidade de recursos.

Na abertura da reunião, ele esclareceu que o encontro de ontem dava sequência a um trabalho iniciado ano passado. Informou também que a partir de 31 de julho as consultas aos processos em tramitação no TCU serão por meio virtual.

Diário do Nordeste 

Cid diz que vai conversar com secretário sobre exibição de imagens de presos

Antes da reunião de secretários estaduais, no Palácio do Governo, na tarde desta sexta-feira (29), o governador Cid Gomes falou sobre a polêmica que envolve a exibição de imagens de presos pela imprensa. Na ocasião, ele defendeu que suspeitos não tenham a imagem exibida.

No entanto, contrariando o que afirmou mais cedo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, Cid ressaltou que é direito do cidadão conhecer a imagem de condenados. O governador disse, ainda, que vai conversar sobre o assunto com o secretário. A entrevista foi concedida à repórter Kézya Diniz.


Mais cedo, o secretário Roberto Monteiro reafirmou que não vai autorizar que presos, reús confessos ou condenados pela Justiça, tenham a imagem divulgada e que teria o aval do governador para manter essa determinação. Também admidiu falhas no Programa Ronda do Quarteirão.

Veja entrevista exibida no Programa Barra Pesada desta sexta:

 

Jangadeiro Online 

Vox Populi: sem Ciro na disputa, Dilma cresce menos

O instituto Vox Populi divulgou, na noite desta sexta-feira (29), novos números da corrida presidencial. A pesquisa mostra que a diferença entre o líder José Serra (PSDB) e a segunda colocada, Dilma Rousseff (PT) vem diminuindo progressivamente.

Leia análise do Blog da Janga

A surpresa ficou por conta do cenário em que Ciro Gomes não aparece na consulta. Ao contrário do que pregam Dilma e o próprio presidente Lula, quando a ministra figura como candidata única do governo, seu desempenho não cresce. Na atual pesquisa, inclusive, a pré-candidata do PT deixa de crescer um ponto nesse cenário.

Confira os números e a comparação com a pesquisa anterior:

Cenário com Ciro em 11-14.dez.2009 e em 14-17.jan.2010

José Serra (PSDB) – 39% > 34% (caiu 5 pontos)
Dilma Rousseff (PT) – 18% > 27% (subiu 9 pontos)
Ciro Gomes (PSB) – 17% > 11% (caiu 6 pontos)
Marina Silva (PV) – 8% > 6% (caiu 2 pontos)

Cenário sem Ciro em 11-14.dez.2009 e em 14-17.jan.2010

José Serra (PSDB) – 46% > 38% (caiu 8 pontos)
Dilma Rousseff (PT) – 21% > 29% (subiu 8 pontos)
Marina Silva (PV) – 11% > 8% (caiu 2 pontos)

A pesquisa Vox Populi entrevistou 2.000 pessoas em todas as regiões do Brasil e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Não foram divulgados, até o início da noite de sexta-feira (29), os percentuais de indecisos, brancos e nulos pelo contratante do levantamento a TV Bandeirantes.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 9 milhões neste sábado

O concurso 1.149 da Mega-Sena pode pagar, neste sábado (30), R$ 9 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o sorteio acontece às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. A aposta simples custa R$ 2.

O prêmio, se aplicado na poupança, renderia mais de R$ 47 mil por mês. Segundo a Caixa, se o sortudo decidir aplicar o dinheiro em imóveis, a bolada compraria 60 apartamentos de classe média.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Está no Blog do Fabrício Moreira...

Cheguei ao meio-dia em Fortaleza, após intensa labuta profissional em Brasília – DF.

Como de costume, estando em Fortaleza (CE), uma vez por semana reunimos (entre) amigos e vamos almoçar. Rever “causos” e ri de momentos bons, dos velhos bancos da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, que me formou em Direito há quase 16 (dezesseis) anos.

Na Cantina do Primo, extraordinário restaurante reservado da capital de José de Alencar, nos encontramos com o Deputado Estadual Luiz Pontes, da ambígua bancada do PSDB estadual.

Sorridente e simpático, não hesitou em nos responder uma dúvida que o meio político todo espera: “afinal, Tasso e o PSDB terão candidato ao Governo do Estado do Ceará?”.
Toda prosa, Luiz Pontes, com seu vozeirão grave, não gaguejou: “Terá sim. E vamos ganhar”.
Insisti, com ele, se o grande líder cearense, Senador Tasso Jereissati, irá de fato romper com os “Ferreiras Gomes” e trabalhar para vencer as eleições.

Empolgado, Luis Pontes respondeu que Tasso chega ao Brasil na terça-feira, com toda intensidade possível, e será o PORTA-BANDEIRA da vitória do PSDB ao Governo do Ceará, nas eleições de 2010.

Como dizia o jornalista Bezerrinha, “quem viver, verá”.

Blog do Fabrício Moreira 

Enem corre risco de ser suspenso em todo o país

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser suspenso pela segunda vez. O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) ingressou com ação pedindo a suspensão do exame, sob o argumento de que o procedimento de distribuição das provas adotado pelo Cespe/UnB, entidade organizadora do concurso, pode ter sido viciado. A ação do MPF pode inviabilizar o exame em todo o país.

Em caráter liminar, o MPF pede a suspensão do trâmite do concurso para evitar que ocorra a divulgação das notas dos candidatos, prevista para o dia 5 de fevereiro. Os procuradores da República em Joinville (SC) Davy Lincoln Rocha e Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, responsáveis pela ação, justificam que a suspensão imediata é necessária a fim de evitar “prejuízos irreparáveis aos candidatos”. O resultado do Enem a ser divulgado nos próximos dias pode ser usado pelas universidades brasileiras como critério de seleção para o ingresso no ensino superior.

A ação

A ação do MP foi motivada por denúncias anônimas feitas ao órgão em Santa Catarina. De acordo com a assessoria do Ministério Público, anônimos denunciaram que as provas do Enem haviam sido envelopadas de maneira suspeita, sem qualquer tipo de fiscalização ou de participação dos candidatos no procedimento de “desindentificação”.

Caririaçu registra chuva de 135 milímetros

Choveu, nas últimas horas, em 58 municípios cearenses, segundo boletim da Funceme. A maior chuva foi registrada em Caririaçu (Região do Cariri), com 135milímetros.

Ainda choveu bem em Juazeiro do Norte, 53 mm; Nova Olinda – 52 mm; Forquilha, 51 mm; Paracuru, 46 mm; e Crato, 39 milímetros.

Eliomar de Lima

Ceará recebe R$ 56,3 milhões do Fundeb

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Ministério da Educação, liberou, na última terça-feira, R$ 56,3 milhões para o Ceará. O repasse é referente a primeira parcela e representa 12,77% do total do valor liberado para as regiões Norte e Nordeste.

Nove Estados receberão os recursos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Amazonas e Pará. Ao todo, serão liberados R$ 441 milhões, referentes a 1ª parcela do Fundeb.

Mototaxistas receberão documento de identificação


Os profissionais mototaxistas do município de Iguatu vão receber a carteira de identificação da categoria.

A entrega vai acontecer amanhã (30), às 9 horas, na Escola de Saúde Pública, com a presença do prefeito Agenor Neto, e do secretário de Trânsito e Cidadania, Cel. Wilton Filho.

O documento vai servir para identificar os profissionais que estão legalizados, de acordo com as normas exigidas pelo Departamento de Trânsito, como também deverá melhorar na fiscalização aos mototaxistas clandestinos.

Vale salientar que a entrega vai ocorrer em momento único, será entregue somente ao titular. 

Iguatu Notícias

Daiane dos Santos escapa de punição máxima e é suspensa por cinco meses


A ginasta Daiane dos Santos foi suspensa por cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), em decisão tomada pela comissão disciplinar após investigar o resultado do exame antidoping feito em 2 de julho do ano passado. Na ocasião, a campeã mundial do solo em 2003 foi pega pelo uso de furosemida, e ela poderia pegar até dois anos de suspensão. A punição passa a contar a partir do dia 27 de janeiro deste ano.

A atleta, que soube da decisão antes da divulgação para imprensa, ainda pode recorrer. No entanto, a Agência Mundial Antidoping (Wada) poderá levar o caso à Corte Arbirtal do Esporte (CAS), caso fique insatisfeita com a punição imposta à brasileira. Daiane dará uma coletiva de imprensa no Pinheiros com o intuito de comentar o parecer da entidade.

Tauá é a primeira cidade a receber Justiça Itinerante

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) inicia o projeto Justiça Itinerante Trabalhista, pela cidade de Tauá, a 337 km de Fortaleza, no dia 4 de fevereiro. O município faz parte da jurisdição da Vara do Trabalho de Crateús.

A Justiça Itinerante do Trabalho é o resultado de uma das metas do Planejamento Estratégico do TRT/CE com o objetivo de propiciar ao cidadão uma maior agilidade no andamento dos processos. Dessa forma o trabalhador tem acesso mais rápido e fácil ao Judiciário.

Os critérios para a escolha da cidade fica na responsabilidade do juiz da respectiva jurisdição. Na cidade de Tauá, estão pautados 11 processos que serão julgados na sede do Juizado Especial da Justiça Comum Estadual. As audiências terão inicio a partir das oito horas, finalizando por volta das 17 horas

Próximas visitas

A próxima região a receber a Justiça Itinerante será a do Cariri e em seguida Tianguá.  A primeira instância da Justiça do Trabalho é composta por órgãos denominados Varas do Trabalho, perante os quais são ajuizadas as reclamações trabalhistas.

Atualmente a Justiça do Trabalho no Ceará conta com 26 Varas do Trabalho, sendo 14  localizadas em Fortaleza, 12 nos municípios de Baturité, Caucaia, Crateús, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral e Tianguá.

Detentos abrem cadeado com grampo e fogem da Delegacia de Iguatu. Buscas continuam

Continuam as buscas aos dois detentos que fugiram da Delegacia Regional de Iguatu na madrugada desta quinta-feira (28). A ação foi toda filmada pelo circuito interno de TV existente na unidade.

Paulo de Caldas Santos e Fernando Almino de Abreu abriram o cadeado da cela com um grampo e por meio de uma grade que existia solta escalaram a parede da Delegacia.
Segundo a Polícia, eles respondiam por vários crimes, como porte ilegal de arma, assalto e formação de quadrilha.

O delegado Agenor Freitas de Queiroz informou que deve capturar os fugitivos em breve, visto que já são conhecidos na área.

Jangadeiro Online

Divulgado o resultado da 2ª fase do concurso para professor da rede estadual

As secretarias de Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag) divulgaram, nesta quinta-feira (28) o resultado definitivo da prova prática, equivalente à 2ª fase da seleção do concurso para professor do Estado.


A convocação para o programa de capacitação profissional (3ª etapa) e para a avaliação de títulos (4ª etapa) está prevista para o próximo dia 2 de fevereiro.


Jangadeiro Online