terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Previsão de chuvas no Ceará
No encontro anual dos profetas da chuva, realizado esse fim de semana, em Quixadá, saiu a previsão do período chuvoso no Ceará.
Na opinião dos sertanejos que analisam o tempo e as condições da natureza, a chuva vai ser melhor a partir de fevereiro.
O que os profetas da chuva não observam é o oceano atlântico. A temperatura da superfície da água pode indicar a ocorrência do fenômeno El Niño, que significa uma forte tendência de seca.
Essa observação, no Ceará, é feita pela Funceme. O gerente de meteorologia do órgão, David Ferran, fala sobre o assunto no vídeo ao lado.
Portal Verdes Mares
Participantes já estão na casa do 'BBB 10'
Os participantes do BBB 10 chegaram na casa onde acontecerá o reality show da TV Globo, na tarde desta terça-feira (12). De acordo com a colunista Ana Souza, do Extra Online, os brothers deveriam deixar o hotel Windsor, na Barra da Tijuca, zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 16h, mas tiveram sua ida ao confinamento antecipada.
Por volta das 12h, carros pretos saíram do hotel, de dois em dois, e seguiram para o Projac, onde fica a casa do Big Brother Brasil. Ainda segundo a colunista, os dois participantes que ainda não foram divulgados também estão no confinamento.
PRF investiga clonagem de veículos Hilux no Ceará. Detran liberou documentação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) investiga a atuação de uma quadrilha especializada em roubo e clonagem de veículos Hilux, no Ceará, inclusive com a possibilidade de funcionários públicos estaduais estarem envolvidos com o grupo criminoso. No último fim de semana, no bairro Itaoca, policiais rodoviários federais flagraram uma camioneta Hilux clonada, que há três semanas havia sido tomada de assalto, no Rodolfo Teófilo.
Os policiais se surpreenderam com a documentação do veículo adulterado, que continha inclusive um CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), expedido pelo Detran/CE, quatro dias após o roubo no Rodolfo Teófilo. O veículo foi abandonado na perseguição policial e os criminosos fugiram.
Eliomar de Lima
Férias no Ceará: Quixeramobim vibra com Jota Quest
O projeto Férias no Ceará, do Governo do Estado, trouxe para Quixeramobim na última sexta, 08, a banda mineira Jota Quest, numa apresentação super aguardada pela população, especialmente pelo público jovem do município e de cidades vizinhas.
O show de Rogério Flausino e sua turma atraiu milhares de pessoas para a via paisagística, ponto turístico da cidade. Caravanas vieram de Quixadá e Senador Pompeu, dentre outras cidades da região, abrilhantar a festa.
Durante todos os finais de semana do mês de janeiro e início de fevereiro atrações como Biquíni Cavadão, Nando Reis, Lulu Santos, NX Zero, Skank, o pianista clássico Arthur Moreira Lima e bandas locais se apresentarão gratuitamente na capital e em diversas cidades do Estado.
Em, Guaramiranga, por exemplo, nesta sexta, 15, será a vez de Nando Reis levantar a galera, fazendo as férias de turistas e da população mais animadas. O projeto Férias no Ceará dá a oportunidade de acesso do público a grandes shows e atrações, antes restritas a apresentações nos grandes centros urbanos do país, proporcionando mais diversão e alavancando o turismo no Estado.
Durante todos os finais de semana do mês de janeiro e início de fevereiro atrações como Biquíni Cavadão, Nando Reis, Lulu Santos, NX Zero, Skank, o pianista clássico Arthur Moreira Lima e bandas locais se apresentarão gratuitamente na capital e em diversas cidades do Estado.
Em, Guaramiranga, por exemplo, nesta sexta, 15, será a vez de Nando Reis levantar a galera, fazendo as férias de turistas e da população mais animadas. O projeto Férias no Ceará dá a oportunidade de acesso do público a grandes shows e atrações, antes restritas a apresentações nos grandes centros urbanos do país, proporcionando mais diversão e alavancando o turismo no Estado.
Em tempo
Na região Centro Sul outros dois municípios receberão atrações do projeto Férias no Ceará. Dia 21, NX Zero em Iguatu e dia 28, Orquestra Eleazar de Carvalho em Acopiara.
Jornalismo SMC
Jornalismo SMC
Açude apresenta rachaduras em Cariús
A população de Cariús, no centro sul do Ceará, está preocupada com rachaduras que começaram a aparecer na parede do açude Flor da América, no distrito de Bela Vista.
Jangadeiro Online
Pedra Branca: dupla assalta trabalhadores rurais em estrada e leva R$ 20 mil
Um grupo de trabalhadores rurais foi alvo da ação de assaltantes nesta segunda-feira (11), na cidade de Pedra Branca, a 261 quilômetros da capital cearense.
Na estrada que liga o município à cidade de Boa Viagem, cerca de 15 trabalhadores que haviam feito um empréstimo de aproximadamente R$ 50 mil na agência do Banco do Brasil foram atacados na localidade de Bica, a oito quilômetros de Pedra Branca, revela reportagem publicada na edição desta terça-feira (12) do Jornal Diário do Nordeste.
Dois homens que chegaram em uma motocicleta, armados com escopeta e revólver, abordaram a topic em que o grupo estava e, de acordo com testemunhas, obrigaram o motorista a parar o veículo. Depois, fizeram um “arrastão” e levaram o dinheiro das vítimas, obtidos em um empréstimo do tipo ‘crediamigo’.
Em contato com Comando de Policiamento do Interior (CPI), o Jangadeiro Online apurou que a quantia roubada foi de R$ 20 mil. Ainda segundo o CPI, após a ação os bandidos teriam fugido em uma moto Titan abandonado-a a uma distância de cerca de um quilômetro do local do assalto.
Jangadeiro Online
Acusado de matar a menina Alanis é preso e teria confessado o crime
O homem suspeito de matar a menina Alanis Maria foi preso, na manhã desta terça-feira (12), no terminal de ônibus do Siqueira, em Fortaleza. Segundo comandante da 4ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Paulo Sérgio, o acusado Antônio Carlos dos Santos Xavier, conhecido como “Casim” ou “Maníaco do Canal”, teria confessado a autoria do crime. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Civil, no Centro da cidade, onde se encontra para os procedimentos.
A prisão
Segundo informações da Guarda Municipal, a prisão aconteceu no Terminal por volta das 9h35min. Após ter sido identificado por uma senhora, o acusado, que estava em uma plataforma esperando o ônibus, foi abordado pelo subinspetor Aderaldo, e os guardas Aílton e Júlio César.
Ao ser conduzido para a sala de apoio, o suspeito foi identificado através das fotos espalhadas no Terminal. Ao ser solicitado algum tipo de identificação, o acusado resistiu e tentou fugir, mas acabou mobilizado e algemado pelos guardas. A Polícia foi chamada e levou o acusado para a Superintendência da Polícia Civil.
Cá pra nós
A prisão desse elemento foi melhor do que ganhar na mega-sena acumulada 10 vezes.
Concurso Público de Acopiara: faça sua inscrição nesse blog
O município de Acopiara está com inscrições abertas para o concurso que visa preencher 611 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de nível Fundamental, Médio e Superior.
Os cargos oferecidos são para auxiliar de serviços gerais(285) e vigilante (80), com nível fundamental incompleto; auxiliar de farmácia (22), com nível fundamental completo; agente da Guarda Municipal (30), agente municipal de trânsito e rodoviário (12), agente postal (10), atendente de consultório dentário (20), auxiliar de gestão - farmácia popular (5), professores municipal (100), secretário escolar (10), técnico em enfermagem (20) e técnico em higiene dentária (8), com nível médio; e educador físico (6), com nível superior. Os salários variam entre R$ 4.650 a R$ 800.
As inscrições vão até 20 de janeiro de 2010 no site da organizadora, o Iepro (www.iepro.org.br). A prova objetiva acontece no dia no dia 21 de fevereiro de 2010
Os cargos oferecidos são para auxiliar de serviços gerais(285) e vigilante (80), com nível fundamental incompleto; auxiliar de farmácia (22), com nível fundamental completo; agente da Guarda Municipal (30), agente municipal de trânsito e rodoviário (12), agente postal (10), atendente de consultório dentário (20), auxiliar de gestão - farmácia popular (5), professores municipal (100), secretário escolar (10), técnico em enfermagem (20) e técnico em higiene dentária (8), com nível médio; e educador físico (6), com nível superior. Os salários variam entre R$ 4.650 a R$ 800.
As inscrições vão até 20 de janeiro de 2010 no site da organizadora, o Iepro (www.iepro.org.br). A prova objetiva acontece no dia no dia 21 de fevereiro de 2010
- Edital: baixe aqui
- Anexo I ao Edital 001/2009: baixe aqui
- Anexo II ao Edital 001/2009: baixe aqui
- Anexo III ao Edital 001/2009: baixe aqui
Caso Alanis: Policia já identificou o 'maníaco do canal'
Antônio Carlos dos Santos Xavier, o ´Casim´ ou ´Maníaco do Canal´. Este é o homem que está sendo caçado pelas Polícias Civil e Militar, apontado como o principal suspeito de ter raptado, violentado e assassinado a menina Alanis Maria Laurindo, 5, na noite da última quinta-feira, no Conjunto Ceará. Muito embora venham agindo com cautela e sigilo nas investigações, as autoridades já têm quase como certa a autoria do crime que comoveu a opinião pública do Estado.
Com exclusividade, o Diário do Nordeste obteve, no começo da noite de ontem, a informação sobre a identificação do assassino. Antônio Carlos dos Santos Xavier, o ´Casim´, é irmão de Francisco Charles dos Santos Xavier, 32, preso no último sábado sob suspeita do crime. Desde o momento de sua prisão, no bairro Autran Nunes, Charles vem sendo categórico ao apontar o irmão como o autor da morte da menina Alanis.
Foragido
Apontado como de alta periculosidade, ´Casim´ possui um longo histórico criminal, à exemplo do irmão que tinha prisão preventiva decretada pela Justiça de Caucaia, por crime de estupro. No dia 4 de janeiro de 2001, o Diário publicou na página de Polícia a prisão de ´Casim´ depois de uma longa investigação sobre vários estupros na Zona Oeste de Fortaleza. Capturado, na época, por policiais do 3º DP (Otávio Bomfim), sob o comando do delegado Francisco Braguinha de Sousa, Antônio Carlos confessou ter praticado um crime com as mesmas características do que aconteceu na semana passada. Por sorte, a vítima - uma menina também de 5 anos - sobreviveu.
O caso ocorreu no último dia do ano de 2000. Eram 22 horas do dia 31 de dezembro, quando ele raptou a criança no bairro Autran Nunes e a levou até um matagal às margens de um canal, no bairro Pio Saraiva. Ali, abusou da menina durante horas e a espancou. A criança desmaiou diante da violência .
Acreditando que tivesse assassinado a garota, ´Casim´ tratou de ocultar o corpo (a exemplo do que aconteceu com a menina Alanis, na noite da última quinta-feira). Jogou a criança no matagal às margens do canal. Horas depois, populares encontraram a menina viva.
Preso, o ´Maníaco do Canal´, como ficou conhecido na época, confessou ao delegado que já tinha feito outras vítimas, todas meninas na faixa etária entre cinco e oito anos. O caso revoltou até os médicos do IJF que atenderam a menina.
As buscas ao acusado continuam em vários pontos da cidade, enquanto o irmão dele permanece preso. Na manhã de ontem, policiais militares chegaram a cercar uma residência, situada na Rua Capitão Gustavo, no bairro do Pio XII, onde mora uma filha de ´Casim´, mas ele não foi encontrado no endereço.
O delegado Lira Ximenes, titular do 12º DP (Conjunto Ceará), continua no comando das investigações e negou ter sido constituída uma força-tarefa para apurar o caso. O superintendente da Polícia Civil, Luiz Dantas, informou que a expectativa é de que o caso seja solucionado nas próximas horas.
Hebe Camargo tem tumor primário de peritônio, diz hospital
A apresentadora Hebe Camargo tem um "tumor primário de peritônio", informa boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (11) pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O peritônio é uma membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, trata-se de um câncer sem metástase (primário) que se formou na própria membrana, mas não se espalhou.
Uma entrevista coletiva com a equipe médica que cuida da apresentadora será realizada nesta terça-feira, às 10h, no hospital.
No boletim, o hospital diz que "os resultados da análise dos nódulos retirados da paciente Hebe Camargo confirmaram um tumor primário de peritônio. A paciente passa bem e iniciará seu tratamento durante a internação". O tratamento será quimioterápico, informa a assessoria de imprensa do hospital.
G1
Municípios atrasam prestação de contas ao TCM
Oito prefeituras cearenses estão em atraso com as prestações de contas mensais que devem ser encaminhadas ao Tribunal de Contas dos municípios (TCM), por intermédio do Sistema de Informações Municipais (SIM). A remessa dos balancetes mensais, estabelecida pela constituição estadual, é obrigatória.
Das prestações de contas de cada mês devem constar os balancetes demonstrativos com a respectiva documentação com-probatória das receitas e despesas e dos créditos adicionais, além de outros critérios estabelecidos pelo TCM.
A Constituição estadual estabelece que o desrespeito a essa exigência implica na proibição de novos convênios e contratos com o governo estadual, bem como na suspensão das transferências de receitas voluntárias do Estado para os municípios infratores, sem prejuízo das sanções previstas na legislação.
Municípios
Como o prazo estabelecido é o dia 30 do mês subsequente, as prestações de contas relativas ao mês de novembro deveriam chegar ao TCM até o dia 30 de dezembro. No entanto, informações da Corte de contas em sua página na Internet dão conta de que até a manhã de ontem, oito municípios estavam inadimplentes com o SIM. São eles: Maracanaú, Campos Sales, Icapuí, Jati, Martinópole, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Umari.
Das prestações de contas de cada mês devem constar os balancetes demonstrativos com a respectiva documentação com-probatória das receitas e despesas e dos créditos adicionais, além de outros critérios estabelecidos pelo TCM.
A Constituição estadual estabelece que o desrespeito a essa exigência implica na proibição de novos convênios e contratos com o governo estadual, bem como na suspensão das transferências de receitas voluntárias do Estado para os municípios infratores, sem prejuízo das sanções previstas na legislação.
Municípios
Como o prazo estabelecido é o dia 30 do mês subsequente, as prestações de contas relativas ao mês de novembro deveriam chegar ao TCM até o dia 30 de dezembro. No entanto, informações da Corte de contas em sua página na Internet dão conta de que até a manhã de ontem, oito municípios estavam inadimplentes com o SIM. São eles: Maracanaú, Campos Sales, Icapuí, Jati, Martinópole, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Umari.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Final de enquete...
Na enquete: Você acha que enfermeiros podem medicar seus pacientes?
Confira o resultado.
208 votantes o que representa 62% disseram Não.
126 ou 38% dos votantes disseram Sim.
Apesar de o enfermeiro ser capacitado para realizar o serviço, pelo jeito, a maioria da população não concorda que o mesmo medique seus pacientes.
Advogados da OAB são nomeados para acompanhar as investigações
A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), nomeou dois advogados para acompanhar a morte de Alanis Maria Laurindo de Oliveira (foto), de 5 anos: Fernando Férrer, presidente da Comissão de Direitos Humanos, e Luiz Coelho, presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente. A nomeação foi feita , na tarde desta segunda-feira (11), pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro.
Os advogados devem acompanhar desde a investigação do caso, os depoimentos, passando pela instauração do inquérito, até o processo final.
A decisão já foi comunicada ao secretário de segurança do Estado, Roberto Monteiro.
Jangadeiro Online
Profetas da chuva se reúnem para anunciar as previsões para o ano, no Ceará
Todos os anos, sertanejos do Ceará se reúnem para apresentar as conclusões e previsões para a estação. Para quem vive da terra, em pleno semiárido, nuvem não é sombra, é esperança.
G1
Pedra Branca: jovem é morto após discussão banal durante bebedeira
Em Pedra Branca, a 261 quilômetros de Fortaleza, um crime vitimou o jovem Marconi Pereira de Sousa, 18, neste domingo (10). Ele bebia em um bar localizado no Sítio Livramento, na companhia de Antônio Ronildo Moreira do Nascimento, 28, durante a noite de sábado (9).
Os homens amanheceram ainda no estabelecimento e, estando bêbados, discutiram. Antônio efetuou duas perfurações, com uma faca, no tórax de Marconi. O acusado fugiu logo após praticar o assassinato.
Jangadeiro Online
Alunos da área rural de Tauá terão escola de Ensino Médio
Estudantes do distrito de Santa Tereza, em Tauá, vão ganhar uma escola de Ensino Médio. A ordem de serviço para o início da construção será assinada nesta segunda-feira, dia 11, às 19 horas, na praça da localidade, pelo governador em exercício Domingos Filho e pela secretária da Educação, Izolda Cela. Os investimentos são da ordem de R$ 1,9 ,milhão.
Além dos alunos de Santa Tereza que hoje estudam num prédio da prefeitura, também serão beneficiados os jovens do distrito de Trici, no mesmo município. A nova escola tem capacidade para atender mil estudantes, nos três turnos(manhã, tarde e noite), em oito salas de aula.
A unidade seguirá o mesmo padrão de qualidade observado em espaços educacionais construídos em áreas urbanas, que dispõem de quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório e demais dependências administrativas. A obra será executada pela Construtora Terra e terá acompanhamento do Departamento de Edificações e Rodovias(DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Ao construir novos espaços educacionais, o Governo do Estado amplia o acesso aos estudantes e eleva os indicadores de permanência e fluxo no Ensino Médio.
Assessoria de Imprensa da Seduc
PM bêbado mata dois irmãos em Jaguaretama, no Ceará e é preso
Um policial militar embriagado é acusado de matar duas pessoas em Jaguaretama, cidade a 284 Km de Fortaleza, no Ceará, no fim da tarde de domingo. Um policial militar da reserva sacou de duas pistolas e executou dois irmãos: o ex-vereador de Jaguaribara, Adão Ferreira e Salomão Ferreira. Ambos foram atingidos com vários tiros de pistola calibre 380ACP.
O homem acusado do crime foi identificado como sendo o sargento da PM Antônio Matias Neto. Segundo a polícia, ao ser preso logo após o crime, o militar estava bêbado e tentou reagir a voz de prisão efetuada pelos companheiros de farda. Por medida de segurança, Matias foi transferido para a Delegacia Regional de Jaguaribe junto com as duas armas usadas no crime.
Matias já tem antecedentes criminais, por assaltos e roubo de cargas, além de ter sido preso, armado, em Quixadá.
Orquestra Eleazar de Carvalho fará apresentação em Acopiara
Como parte da programação realizada pelo Governo Estadual durante o período de férias, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho fará apresentação única em Acopiara no dia 28 de janeiro, a partir das 20 horas, na Praça da Matriz.
Criada em
O repertório executado pelo grupo vai do barroco à música contemporânea, destacando sempre os compositores brasileiros, valorizando a cultura musical do País com sua diversidade de ritmos.
Site da Prefeitura
Chuva de granizo assusta moradores de Tauá
Uma chuva de granizo, com fortes trovões, relâmpagos e vendaval surpreendeu moradores do município de Tauá, a 345 km de Fortaleza.
A precipitação, que começou por volta das 18h deste domingo (10), veio acompanhada de fortes ventos que levaram telhas de lojas e supermercados, provocando a entrada de água nos estabelecimentos.
Várias ruas tiveram problemas por conta da chuva, além da falta de energia, que deixou boa parte da cidade sem iluminação.
Portal Verdes Mares
TV Record: Homem é preso em Iguatu, no Ceará, acusado de roubar carga e matar Tenente da PM em SP
Crime aconteceu no mês de novembro na via Dutra. Suspeito foi preso no Ceará. Ele é suspeito de participar de uma quadrilha de roubo de carga.
Rede Record
IFET-CE divulga resultado do Vestibular 2010.1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET/CE (antigo Cefet) divulgou o resultado do processo seletivo para seus cursos de Bacharelado, Superiores de Tecnologia e Licenciatura. O resultado saiu nesta segunda-feira (11).
A lista está no site Q-Seleção web. Para vê-la, clique aqui.
Criança raptada: Suspeito preso diz que o irmão matou menina
Dois irmãos estão sendo apontados como os principais suspeitos da morte da menina Alanes Maria Laurindo, 5 anos, raptada e morta, entre a noite de quinta-feira passada e a tarde do dia seguinte. Ambos respondem por crimes sexuais e um deles já está preso. Trata-se de Francisco Charles dos Santos Xavier, 32, residente no bairro Genibaú. O outro está sendo procurado pela Polícia.
Na noite de sábado, Francisco Charles foi detido pela Polícia Militar. Levado ao plantão do 34º DP (Centro), Charles negou o crime e apontou o irmão como sendo o autor do cruel assassinato da criança. "Foi o meu irmão, foi o meu irmão", disse o suspeito enquanto era retirado de um ´camburão´ da PM. Na presença do delegado plantonista, Hélio Bezerra, o rapaz voltou a incriminar o irmão.
Prefeitura vai desenvolver programação para marcar os 157 anos de Iguatu
Para marcar os 157 anos de emancipação política administrativa de Iguatu a Prefeitura Municipal está preparando uma vasta programação para marcar a data.
De acordo com o prefeito Agenor Neto algumas atrações de peso farão parte das comemorações, dentre elas, Limão Com Mel, Garota Safada, Skema, Kokitel, dentre outras. O aniversário de Iguatu será dia 25 de janeiro.
A programação completa você verá em breve.
Acopiara registra o primeiro homicídio do ano
Acopiara registrou o primeiro homicídio à bala do ano na região Centro Sul do Ceará. O crime aconteceu ontem, por volta das 21 horas, no distrito de São Paulino, distante 25 KM da sede urbana. A vítima foi o estudante Manoel Alves Costa, 22 anos, conhecido por Jackson.
De acordo com relato de populares três indivíduos não identificados e encapuzados, em um gol branco, com placa encoberta por um saco plástico, chegaram na localidades e renderam uma pessoa identificada como Antonio Garcia da Silva, conhecido por Genival, colocando-o dentro do veículo e forçando-o a informar onde morava uma pessoa chamada Setô Cigano.
Andaram alguns metros e depois de Genival ter dito que não conhecia a quem eles procuravam, os homens desceram do veículo e invadiram uma residência na rua Coronel José Mendonça, onde se encontrava a vítima sentada no sofá a qual foi alvejada com três disparos de pistola calibre 380 na região lombar, um na cabeça e outro na perna. Além desses disparos, a vítima foi ainda atingida com um tiro de calibre 12 na região torácica.
No momento da fuga os criminosos ainda atiraram num irmão da vítima identificado apenas como Robson. O tiro atingiu o braço do rapaz. A Polícia Militar diligencia no intuito de identificar e prender os autores do crime. O rabecão do IML compareceu ao local para a realização dos exames de praxe.
Irmã de Lampião comemora 100 anos com parentes em SP
Maria Ferreira Queiroz, conhecida como dona Mocinha, completou 100 anos nesta sexta-feira (8), em São Paulo. Ela é a única irmã viva de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.
O documento de identidade da irmã de Lampião indica que ela nasceu em 8 de janeiro de 1906, portanto, ela teria completado 104 anos, mas ela se recusa a afirmar que tenha essa idade, e não é por vaidade. Ela tem outro documento que aponta a data de nascimento em 8 de janeiro de 1910.
Ela vive em um apartamento com os filhos Expedito e Valdeci, em Santana, e recebeu apenas os netos e bisnetos para um abraço comemorativo. "Ela está ótima para a idade dela. Tem momentos que nem ela mesma acredita na idade que tem", disse o neto Marcos Antonio Tavares, 52 anos.
Tavares informou que a família optou por não fazer bolo e nem festa para não cansar a avó. "Apesar de estar forte, achamos mais prudente não agitar muito a rotina dela."
O neto informou que a família pretendia levá-la para Paulo Afonso (BA), onde está a casa em que viveu Maria Bonita, mas a ideia foi deixada de lado. "Queríamos que ela fosse conhecer a casa de Maria Bonita, que foi recuperada e hoje abriga um museu sobre o cangaço."
G1
domingo, 10 de janeiro de 2010
Preso suspeito de matar Alanis
A polícia prendeu, na noite deste sábado, um suspeito acusado de ter assassinado a pequena Alanis Maria
Laurindo de Oliveira, 5 anos. Após ter sido raptada no pátio de uma igreja no Conjunto Ceará, na noite da última quinta-feira, 7, ela foi encontrada morta, na tarde desta sexta-feira, em um matagal localizado na rua Rui Monte, no bairro Antônio Bezerra.
A Polícia chegou ao suspeito de 32 anos através de uma denúncia anônima. Ele foi preso em casa, no bairro Autran Nunes, e foi levado à Superintendência da Polícia Civil, no Centro, por volta das 22 horas. O acusado já tem passagem pela policia por estupro. O suspeito alega inocência e acusa seu irmão do crime. Segundo a Polícia, ele deve ser ouvido apenas na segunda-feira.
Policiais que participaram da operação de prisão do suspeito disseram que tiveram de enfrentar a revolta da população do bairro Autran Nunes. Muita gente jogou objetos contra o suspeito. Até tijolos foram arremessados.
O Povo
Acopiara: obras da adutora do Trussu foram iniciadas no período eleitoral em 2008 e após o pleito paralisadas
As obras da adutora do açude Trussu foram iniciadas na primeira semana do mês de setembro. Os serviços estão sendo executados pela construtora Marquise, empresa vencedora do edital de licitação lançado pelo município. Os operários estão trabalhando numa operação que envolve o uso de máquinas no primeiro trecho do percurso. Ao todo, são 18 quilômetros para a transposição das águas do açude Trussu, em Iguatu, até o reservatório da Cagece, em Acopiara.A adutora do Trussu é uma obra há muito tempo esperada pela população de Acopiara. A barragem Dr. Tibúrcio Soares, principal reservatório que abastece a cidade atualmente acabou se tornando pequena para suprir as necessidades da população em períodos mais prolongados. Por conta dessa deficiência, somente a interligação do reservatório com o açude Trussu poderá resolver definitivamente o problema.
A obra está sendo construída com recursos da ordem de R$ 15,5 milhões de reais. O dinheiro foi adquirido através de um projeto enviado ao Ministério da Integração Nacional, e está sendo liberado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, órgão do governo responsável pelo acompanhamento do processo. A Prefeitura de Acopiara entra com uma contrapartida dos recursos. Antes, o município já havia conseguido recursos da ordem de R$ 4 milhões, dinheiro que foi usado na aquisição da tubulação. Toda a parte do projeto e preparação do trecho por onde a obra vai passar foi executada pelo município de Acopiara.
A adutora do Trussu não é somente uma obra hídrica, ela é também um projeto social, que aponta para o desenvolvimento econômico. Vai atender a população de Acopiara com o abastecimento de água potável, e permitirá com que muitos projetos sejam desenvolvidos ao longo do percurso por onde vai passar, em áreas cultiváveis, através de pequenos canais de irrigação, oferecendo oportunidade às famílias de gerar emprego e ampliar a renda.Em tempo
Só foi passar as eleições para prefeito em 2008 e as obras foram paralisadas. A população promete pressionar a administração municipal para que a obra da adutora tenha continuidade.
Fortaleza é derrotado na estreia do Campeonato Cearense
Se depender da exibição de estreia no Campeonato Cearense de 2010, o time do Fortaleza terá trabalho para reconquistar a confiança da torcida. O time acabou sendo derrotado por 3 a 2 pelo Limoeiro, no estádio Domingão, em Horizonte.
Quadro clínico de Hebe aponta para câncer com metástase
Hebe Camargo tem câncer na região do peritônio. Isso os médicos já sabem. O que os especialistas querem agora encontrar a raiz do tumor, já que esses nódulos, ao que tudo indica, são uma carcinomatose peritonial, ou seja, metástase. A malignidade dos tumores foi constatada na hora. A biópsia mais demorada deverá indicar de onde ele vem.
Ao lado do gastrocirurgião Antonio Macedo estava o oncologista Sérgio Simon, o mesmo que cuidou de Maria Rita, mulher de Roberto Carlos. Por precaução, devido à idade avançada de Hebe, 80 anos, o neurocirurgião Wanderley Cerqueira também estava na sala.
Muito provavelmente, Hebe deverá ser submetida a sessões de quimioterapia, mas a estratégia de tratamento só será definida com o resultado dos exames.
A informação não foi confirmada pela assessoria do Hospital Albert Einstein e ainda não há previsão de alta.
Terra
Vagas temporárias: Funasa lança edital com oportunidades no Ceará
O edital do processo seletivo da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) torna pública a abertura de 802 oportunidades de níveis médio e superior em quase todos os estados do país, mais o Distrito Federal.
Os aprovados serão contratados por um ano, podendo haver prorrogação pelo mesmo período. A jornada é de 40 horas semanais.
Os candidatos de nível médio concorrem a 362 vagas, divididas em técnico de contabilidade e na área de suporte operacional à gestão da atenção à saúde indígena. O salário é R$ 2.067,30.
As 440 vagas de nível superior são para gestão da atenção à saúde indígena e apoio administrativo à gestão da atenção à saúde indígena, estando distribuídas entre as seguintes áreas: Medicina, Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Assistência Social, Antropologia, Biologia, Psicologia, Pedagogia, Economia, Ciências Contábeis, Estatística e Administração. Em todos os casos a remuneração é de R$ 2.643,28.
Inscrições
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 4 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Dom Cintra (www.domcintra.org.br), organizadora do processo seletivo.
As taxas de participação são de R$ 42 para nível médio e de R$ 59 para nível superior. A isenção do pagamento da taxa será concedida aos membros de famílias de baixa renda que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O requerimento estará disponível no site da organizadora.
As provas serão em dia e locais divulgados, oportunamente, pela Funasa.
Vagas no Ceará
No Estado, 21 vagas estão em oferta, três delas destinadas a portadores de necessidades especiais.
A nível médio, oportunidades para os municípios de Aquiraz (1), Caucaia (1), Fortaleza (6 e 1 para deficiente), Itarema (1) e Maracanaú (1).
Para nível superior, todas as vagas serão lotadas em Fortaleza, para cinco diferentes cargos: administrador (3 e 1 para deficientes), contador (2 e 1 para deficiente), economista (1), nutricionista (1) e pedagogo (1).
Os aprovados serão contratados por um ano, podendo haver prorrogação pelo mesmo período. A jornada é de 40 horas semanais.
Os candidatos de nível médio concorrem a 362 vagas, divididas em técnico de contabilidade e na área de suporte operacional à gestão da atenção à saúde indígena. O salário é R$ 2.067,30.
As 440 vagas de nível superior são para gestão da atenção à saúde indígena e apoio administrativo à gestão da atenção à saúde indígena, estando distribuídas entre as seguintes áreas: Medicina, Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Assistência Social, Antropologia, Biologia, Psicologia, Pedagogia, Economia, Ciências Contábeis, Estatística e Administração. Em todos os casos a remuneração é de R$ 2.643,28.
Inscrições
As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 4 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Dom Cintra (www.domcintra.org.br), organizadora do processo seletivo.
As taxas de participação são de R$ 42 para nível médio e de R$ 59 para nível superior. A isenção do pagamento da taxa será concedida aos membros de famílias de baixa renda que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O requerimento estará disponível no site da organizadora.
As provas serão em dia e locais divulgados, oportunamente, pela Funasa.
Vagas no Ceará
No Estado, 21 vagas estão em oferta, três delas destinadas a portadores de necessidades especiais.
A nível médio, oportunidades para os municípios de Aquiraz (1), Caucaia (1), Fortaleza (6 e 1 para deficiente), Itarema (1) e Maracanaú (1).
Para nível superior, todas as vagas serão lotadas em Fortaleza, para cinco diferentes cargos: administrador (3 e 1 para deficientes), contador (2 e 1 para deficiente), economista (1), nutricionista (1) e pedagogo (1).
sábado, 9 de janeiro de 2010
Prefeito de Acopiara ainda não decidiu em quem votar para senador e governador no Ceará
O prefeito de Acopiara concedeu hoje, no horário de meio-dia, entrevista a rádio comunitária Lajes FM. Além de avaliar o primeiro ano da segunda gestão, o alcaide acopiarense falou sobre projetos e política.
Indagado sobre as eleições desse ano e em quem votaria, o prefeito foi taxativo: para presidente vota no candidato indicado pelo presidente Lula; para deputado Federal, o nome é Guimarães; para deputado Estadual mostrou a importância de votar num filho da terra. Citou o nome do irmão, Ricardo Almeida como uma possibilidade.
Já para senador e governador o prefeito acopiarense disse que vai ouvir o deputado federal Guimarães.
Pelo jeito, os milhões de reais liberados para Acopiara pelo governador Cid Gomes (PSB), ainda não foram suficientes para o prefeito tomar uma decisão em quem votar.
O irmão do prefeito, Ricardo Almeida, não perdeu tempo e já fechou com Roberto Pessoa (PR) pré-candidato a governador.
Comoção e revolta em missa para menina morta no Antônio Bezerra em Fortaleza
Muita comoção e revolta na missa de corpo presente celebrada para a menina Alanis Maria, de apenas cinco anos, estuprada e morta após ter sido raptada na porta de uma igreja, no Conjunto Ceará, em Fortaleza. O corpo foi encontrado ontem (8) em um matagal no Bairro Antônio Bezerra.
A missa, realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, foi acompanhada por uma multidão inconformada com o crime. Entre os presentes, o pedido por justiça é unâmine. Muitos criticaram a ação da polícia.
Para o Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará, Eulógio Neto, que conhece a família da vítima, a polícia demorou a agir. Ele afirmou que foi preciso a população se mobilizar para só depois a polícia iniciar as buscas. Eulógio disse também que a polícia não possui um mapeamento dos locais ermos e dos terrenos baldios na cidade, o que poderia ter ajudado a evitar o pior.
O sepultamento foi realizado no cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, no final da manhã deste sábado.
A missa, realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, foi acompanhada por uma multidão inconformada com o crime. Entre os presentes, o pedido por justiça é unâmine. Muitos criticaram a ação da polícia.
Para o Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará, Eulógio Neto, que conhece a família da vítima, a polícia demorou a agir. Ele afirmou que foi preciso a população se mobilizar para só depois a polícia iniciar as buscas. Eulógio disse também que a polícia não possui um mapeamento dos locais ermos e dos terrenos baldios na cidade, o que poderia ter ajudado a evitar o pior.
´Iguatu Natal de Luz´ se encerra hoje
Será realizado, hoje, a partir das 18 horas, o último desfile do evento "Iguatu Natal de Luz, a Magia do Natal", que foi iniciado no dia 12 de dezembro e atraiu milhares de pessoas em todas as apresentações. A iniciativa foi do prefeito Agenor Neto, tendo em vista que o encerramento estava previsto para a última quarta-feira, mas, devido ao sucesso alcançado, houve a prorrogação da data para hoje, a fim de que moradores de outros municípios pudessem assistir ao espetáculo de luzes e cores. No período, os organizadores acreditam que mais de 50 mil pessoas prestigiaram as apresentações.
A concentração acontece em frente ao Colégio Municipal Adahil Barreto, na Rua Júlio Cavalcante, passando pela Avenida João Pessoa e encerra na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana, num percurso de aproximadamente 1,5km. "Vamos encerrar o nosso Natal de Luz com a certeza de que proporcionamos um espetáculo emocionante", destacou o prefeito de Iguatu.
A concentração acontece em frente ao Colégio Municipal Adahil Barreto, na Rua Júlio Cavalcante, passando pela Avenida João Pessoa e encerra na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana, num percurso de aproximadamente 1,5km. "Vamos encerrar o nosso Natal de Luz com a certeza de que proporcionamos um espetáculo emocionante", destacou o prefeito de Iguatu.
Iguatu: Secretaria de Educação inicia matrículas de alunos na rede municipal
De acordo com a secretária de Educação, Benildes Uchoa, o prazo para as inscrições das matrículas segue até o dia 29 deste mês, nas escolas da rede municipal da zona urbana e rural.
Os pais ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima de suas residências para efetuarem a matrícula dos filhos na rede municipal de ensino.
Mudanças na LDB
Com as novas mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o tempo de estudo foi ampliado para 14 anos, incluindo a pré-escola e o ensino médio. Dessa forma, a criança precisa ser matriculada na escola a partir dos 4 anos e permanecer até os 17.
Iguatu Notícias
Iguatu Notícias
Criança de 5 anos raptada é encontrada morta em Fortaleza
Foi encontrada morta, nesta sexta-feira, o corpo de uma criança de 5 anos raptada na noite da última quinta-feira, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza (CE). Segundo a polícia, a garota pode ter sido violentada sexualmente antes de ser assassinada.O corpo encontrado despido e de bruços estava em um matagal, próximo a um canal do bairro Antônio Bezerra. O delegado José Lira Ximenes informou que foram as denúncias de moradores da rua Rui Monte, levaram a polícia ao corpo. "Alguns populares viram, à noite, um homem conduzindo essa criança", disse Ximenes.
A menina desapareceu quando brincava com alguns amigos na porta de uma igreja católica enquanto os pais participavam de uma missa. Segundo testemunhas, ela foi levada por um homem de blusa vermelha e calça jeans e aparentando mais de 30 anos.
O acusado teria fugido para um terreno próximo ao pólo de lazer do bairro Conjunto Ceará. O local chegou a ser visitado pela polícia, mas nada foi encontrado.
O acusado teria fugido para um terreno próximo ao pólo de lazer do bairro Conjunto Ceará. O local chegou a ser visitado pela polícia, mas nada foi encontrado.
Desde a noite da última quinta, policiais civis e do Ronda do Quarteirão, programa de segurança comunitária da Polícia Militar do Estado, vistoriaram toda área próxima a igreja e bairros vizinhos. Os vizinhos da família se mobilizaram para tentar localizar a menina com cartazes com a foto da criança.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Pastor abusa de criança em Massapê e diz que foi tentado pelo diabo
Uma criança de 6 anos foi vítima de abuso sexual na cidade de Massapê, a 244 quilômetros de Fortaleza. O acusado é um pastor evangélico, de nome Djalma Domingos Dias, 46, que pretava serviço como pedreiro na residência da garota.
A mãe da menina precisou sair de casa para resolver problemas pessoais no centro comercial da cidade e, sem ter com quem deixar a filha, confiou em Djalma.
Quando chegou em casa, a menina informou à mãe que havia sido molestada sexualmente pelo homem.
A Polícia foi acionada e o pedreiro confessou o crime na delegacia, afirmando que abusou da menina, mas não chegou a estuprá-la. Ele se disse “tentado pelo diabo”.
Jangadeiro Online
Hebe Camargo está internada em SP e deve ser operada
A apresentadora Hebe Camargo, 80, está internada no hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo.
Segundo foi apurado, Hebe deve passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor no estômago.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da apresentadora não quis confirmar a informação.
No dia 18 de dezembro, o SBT anunciou que a apresentadora tinha renovado seu contrato e que voltaria a gravar em fevereiro.
Segundo comunicado da emissora divulgado na época, Hebe estaria "muito feliz" pela renovação.
Polícia conta com testemunhas para localizar criança raptada no Conjunto Ceará
A criança raptada, nesta quinta-feira (7), enquanto brincava da porta da Igreja Matriz do Conjunto Ceará, em Fortaleza, continua desaparecida.As últimas informações do delegado titular do 12º Distrito Policial, Lira Ximenes, são de que buscas constantes estão sendo feitas com o objetivo de encontrar o mais rápido possível a menina de 5 anos, identificada como Alanes.
Ele espera contar com a juda de testemunhas – que já começaram a prestar depoimento - para localizar a garota.
Jangadeiro Online
Jangadeiro Online
Flamengo renova contrato do zagueiro Ronaldo Angelim
Autor do gol que levou o Flamengo ao título do Brasileirão de 2009, o zagueiro Ronaldo Angelim acertou finalmente sua permanência no clube por mais um ano. O jogador, que estava em negociação desde a conquista do Brasileiro, chegou a um acordo com a diretoria nesta sexta-feira.Angelim ficará na Gávea até o final deste ano e deverá se integrar ao grupo do Flamengo para iniciar a pré-temporada na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, neste final de semana.
Vendedor de mel de Iguatu é assassinado em Gravatá-PE
Francisco Aldivan da Paixão, conhecido como "Di" foi assassinado na cidade de Gravatá-PE. O iguatuense trabalhava na venda de mel, atividade muito comum para jovens da cidade.
O corpo de Francisco Aldivan deverá chegar em instantes à sua residência, na rua Bevenuto Mendonça, no bairro Flores. Ele sofreu vários tiros.
Segundo informações preliminares, o vendedor havia passado vários dias na prisão e foi alvejado no trajeto da delegacia até o local onde estava hospedado.
Em entrevista à reportagem da Mais FM, a mãe de Francisco acusa um dos sócios do empreendimento, que tinha como motivo, vingança.
O corpo de Francisco Aldivan deverá chegar em instantes à sua residência, na rua Bevenuto Mendonça, no bairro Flores. Ele sofreu vários tiros.
Segundo informações preliminares, o vendedor havia passado vários dias na prisão e foi alvejado no trajeto da delegacia até o local onde estava hospedado.
Em entrevista à reportagem da Mais FM, a mãe de Francisco acusa um dos sócios do empreendimento, que tinha como motivo, vingança.
Marlos Araújo
Mais FM
CNM diz que novo salário mínimo vai complicar situação em cidade pequenas
A Confederação Nacional dos Municípios afirma que o aumento do salário mínimo, associado à adoção do piso dos professores, pode ter levado muitos municípios com menos de 50 mil habitantes ao descumprimento do limite de gasto com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal.
De acordo com a CMN, a situação preocupa, mas é inevitável. Além da pressão sobre os gastos, a entidade destaca a queda de receitas resultante dos efeitos da crise econômica, que eclodiu em setembro de 2008. Com isso, o gasto com pessoal passou a ter peso maior sobre a receita corrente líquida. No caso dos governos municipais, essa relação não pode superar a marca dos 54%.
Estado de São Paulo
Novas Liberações de Recursos Federais para Acopiara, no Ceará
O Portal da Transparência nos envia informações sobre novos repasses de recursos federais ao município de Acopiara realizado por meio de convênio. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social.
Os dados do convênio foram extraídos do SIAFI, no dia 26/12/2009. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência.
Os dados do convênio foram extraídos do SIAFI, no dia 26/12/2009. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência.
O convênio do município de ACOPIARA/CE que recebeu o seu último repasse no período de 29/12/2009 a 04/01/2010 está relacionado abaixo:
--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 644433
Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Total: R$4.300.000,00
Data da Última Liberação: 30/12/2009
Valor da Última Liberação: R$860.000,00
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 644433
Objeto: SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE ACOPIARA/CE, NO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO - PAC/2008.
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Total: R$4.300.000,00
Data da Última Liberação: 30/12/2009
Valor da Última Liberação: R$860.000,00
--------------------------------------------------------------------------------
Consulte periodicamente o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) para acompanhar outros repasses de recursos federais a seu município.
Mais de 28 mil cearenses ainda podem sacar o PIS
Em janeiro, período de grandes despesas para o brasileiro, um alívio pode incrementar a renda de 28.598 mil cearenses que ainda não foram buscar o abono do PIS na Caixa Econômica Federal. O valor do benefício é de R$ 510, equivalente a um salário mínimo. Os trabalhadores que ainda não realizaram o saque ainda têm seis meses para fazê-lo em qualquer agência do banco no Estado, revela reportagem publicada no Jornal Diário do Nordeste desta sexta-feira (8).
São mais de R$ 14,5 milhões. O pagamento começou em agosto de 2009, e no Ceará, até agora, já foram beneficiadas 493.331 pessoas, 94,52% do total previsto, com desembolso superior a R$ 226 milhões. Tal performance é superior ao desempenho nacional, que é de 90,21% de pagamento.
Em todo o País, 13,1 milhões de trabalhadores já receberam o benefício, no valor total de R$ 6 bilhões. Mais de 1,4 milhão de brasileiros ainda podem sacar o Abono, o que representa R$ 663,3 milhões à espera.
O pagamento vai até o final do mês de junho, e o trabalhador, munido do Cartão do Cidadão com senha cadastrada, pode se dirigir a qualquer agência da Caixa, lotéricas, correspondentes bancários ou terminais de auto-atendimento. Caso não tenha o Cartão do Cidadão, a pessoa pode se dirigir a uma agência da instituição financeira com documento de identificação e número do PIS para saque do benefício a que tem direito.
Direito
Para ter direito ao Abono é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos; tenha recebido uma média de até dois salários mínimos mensais em 2008; tenha trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2008 e tenha os dados informados corretamente pelo empregador na Rais de 2008.
Deputado Dr. Sarto receberá titulo de cidadão de Paramoti
A Câmara Municipal de Paramoti, no Ceará, através de Decreto Legislativo 010/2009, de autoria da vereadora Francisca Claudia Cruz Santos (PT), vai outorgar título de cidadão a José Sarto Nogueira Moreira, filho de Acopiara.
O título ao também parlamentar é um reconhecimento aos serviços prestados em prol daquele município.
A data de entrega da mais alta honraria concedia pelo Poder Legislativo será dia 25 de janeiro, a partir das 10 horas da manhã.
Maçonaria no Ceará: 150 anos de história
A maçonaria existe no Brasil desde o início do século dezenove. No Ceará, ela completou 150 anos em novembro. A ordem, que no passado foi cercada de mistérios, hoje quer ser desmistificada. Eles se dizem uma sociedade "discreta" e não secreta, como muitos pensam. E querem continuar influenciando decisões importantes, como aconteceu, por exemplo, na época da libertação dos escravos. Para relembrar os 150 anos de Maçonaria no Ceará, o blog posta uma matéria publicada na TV O Povo de Fortaleza. É só clicar.
TV O Povo
Cearenses mantidos como escravos em lavoura já estão no Estado
Já estão no Ceará os 14 trabalhadores das cidades de Barro e Aurora, no Cariri, que eram submetidos a trabalho escravo em uma lavoura de tomate em Araguari, no triângulo mineiro. O salário acertado era de R$ 375,00, mas os trabalhadores só recebiam R$ 50,00.
O restante ficava com os donos da lavoura para despesas de alimentação e moradia dos cearenses. Os proprietários da lavoura, Pedro Eustáquio Oelegrini e Maria Souza Carvalho, respondem à ação na Justiça para o pagamento das verbas trabalhistas.
O restante ficava com os donos da lavoura para despesas de alimentação e moradia dos cearenses. Os proprietários da lavoura, Pedro Eustáquio Oelegrini e Maria Souza Carvalho, respondem à ação na Justiça para o pagamento das verbas trabalhistas.
Ministério do Trabalho abre concurso para 234 vagas de R$ 13.067
O Ministério do Trabalho recebe a partir de 18 de janeiro inscrições para concurso de 234 vagas com remuneração inicial de R$ 13.067. Os postos são para o cargo de auditor fiscal, e os interessados precisam ter ensino superior completo.
A inscrição deve ser efetuada somente pela internet, no endereço eletrônico da Escola de Administração Fazendária (www.esaf.fazenda.gov.br), no período compreendido entre 10h00 do dia 18 de janeiro e 23h59 de 1º de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 130,00.
Os interessados em pedir isenção da taxa deve fazer o pedido através do site da Esaf entre os dias 18 e 19de janeiro.
As provas objetivas do concurso serão realizadas nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES), no dia 14 de março de 2010.
Federação de garis processa Bóris Casoy
A Fenascon (Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviço, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes) protocolou uma ação civil pública contra a Band e Bóris Casoy ontem, no fórum João Mendes, em São Paulo. O processo foi motivado pela frase polêmica dita por Casoy no "Jornal da Band" do dia 31 de dezembro. Sem saber que ainda estava no ar, o jornalista diz: "Que merda. Dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho". No dia 1º, ao vivo, Bóris Casoy se desculpou.
Para Moacyr Pereira, presidente da Fenascon, o jornalista deve se retratar na Justiça. "O pedido de desculpa foi meramente formal, por isso não aceitamos. Ele foi preconceituoso", falou. Pereira ainda afirma que, se a ação resultar em prestação de serviços públicos, "seria interessante que Bóris Casoy fosse condenado a trabalhar algumas horas como gari, para que ele sinta a importância da função."
À coluna o jornalista disse que não havia sido notificado, por isso não comentaria. "Seria leviano." Sobre a polêmica, ele falou: "É um problema que estou enfrentando, mas não afeta a minha vida. Continuo trabalhando".
Segundo a Band, Casoy segue no "Jornal da Band" até o dia 20, quando Ricardo Boechat volta de férias e retoma seu posto. Assim, ele voltará para o "Jornal da Noite". Outras duas ações devem ser protocoladas, sendo uma delas criminal.
Cá pra nós
Como diria o Bóris Casoy: "Isso é uma vergonha"!
Centro de Referência da Mulher está sendo implantado em Iguatu
A prefeitura de Iguatu, através de um trabalho da Secretaria de Ação Social, está implantando um dos maiores projetos em defesa dos direitos individuais das mulheres iguatuenses. Trata-se da implantação do Centro de Referência da Mulher (CRM), custeado pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM) - órgão vinculado a Presidência da República, e em parceria com o município.
Nos próximos dias Iguatu estará inserido entre os municípios cearenses que participam do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Nos próximos dias Iguatu estará inserido entre os municípios cearenses que participam do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Os objetivos do Centro de Referência da Mulher é, de forma geral, implantar serviço de acolhimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência em Iguatu e Região. Ele irá promover o acolhimento e atendimento especializado às mulheres em situação de violência por meio de equipe interdisciplinar, desenvolver ações de prevenção, assistência, combate e garantia de direitos; garantir o acesso às políticas públicas proporcionando a efetivação dos direitos fundamentais; promover programas de capacitação e qualificação profissionais, visando à inserção no mercado de trabalho.
Iguatu Notícias
Assinar:
Postagens (Atom)














