quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fortaleza engata a 2ª vitória

O Fortaleza conseguiu a sua segunda vitória seguida em casa, na Série B do Campeonato Brasileiro, ao superar a forte marcação do Ipatinga, ontem à noite no Castelão. Se o que vale é bola na rede, o gol contra do zagueiro Léo Oliveira deu o triunfo por 1x0 a um time desesperado.

Juíza veta posse de suplentes em Icó

Com base na ação cautelar ajuizada pela promotora Eleitoral de Icó, Kamyla Brito, a juíza Eleitoral, Mabel Viana Maciel, determinou que o presidente da Câmara Municipal de Icó se abstenha de dar posse aos suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral se manifeste oficialmente sobre a Emenda Constitucional, que cria 7.709 vagas para vereadores no País. Caso não respeite a determinação, o presidente da Câmara Municipal de Icó, Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes pagará multa de 5 mil reais por dia.

A Promotora teve conhecimento que o presidente da Câmara daria posse aos cinco suplentes de vereadores, tendo em vista a aprovação da Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009. Os suplentes de Sobral também estão fazendo idêntico requerimento ao presidente da Câmara Hermenegildo Sousa(PSB).

De acordo com o texto da EC, a aprovação dá a entender ser possível lhe conferir efeito retroativo. Desta forma, os vereadores suplentes poderiam ser empossados como titulares ainda este ano. Uma recomendação, enviada pela Procuradoria Regional Eleitoral aos promotores Eleitorais cearenses, no entanto, deixa clara a inconstitucionalidade contida nesta aplicação retroativa que teria por finalidade fazer valer a EC ainda este ano.

Visando afastar interpretações que resultam na aplicação inconstitucional da EC nº 58, a recomendação explica que aplicar retroativamente a Emenda Constitucional (EC), objetivando o aumento imediato do número de vagas de vereadores, ofende cláusula pétrea, afinal a ocupação de cargos de representação será feita por obra de outros representantes. Isso somente seria possível antes da Emenda em dois momentos, quando a Constituição autoriza a eleição indireta ou em face da jurisdição constitucional.

A promotora Kamyla Brito encaminhou a ação cautelar, no dia 25 de setembro, pedindo que o presidente da Câmara Municipal de Icó fosse impedido de dar posse aos suplentes até que o Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral se posicionassem em relação à PEC (Proposta da Emenda Constitucional) dos vereadores, ao menos, no prazo de 30 dias.

O Estado

Plantão de polícia registra homicídio à bala em Iguatu

Ontem, por volta das 19 horas, na localidade do sítio Cardoso II, distante cerca de 20 km da sede de Iguatu/CE, foi vítima de um homicidio a bala o agricultor Antonio Gonçalves Vieira, 35 anos, o qual foi atingido com quatro(04) disparos, tendo morte imediata.
O autor do crime não foi identificado.
A vítima já tinha passagem pela polícia.

Nova emissora: Verdes Mares Cariri entra no ar

A partir de amanhã, 1º de outubro, uma população estimada em 1,903 milhão de telespectadores potenciais que vivem em 66 municípios do sul cearense passa a contar com uma programação voltada para a realidade de sua região, divulgando os recursos e belezas naturais, a cultura, o meio social, político e econômico de uma parte relevante do Estado. É a TV Verdes Mares Cariri, que será a 122ª afiliada da Rede Globo de Televisão no Brasil e a segunda no Ceará.

Sediada no município de Juazeiro do Norte, a TV Verdes Mares Cariri passa a transmitir seu sinal a quase todo o Sertão de Crateús, ao Sertão dos Inhamuns, a parte do Sertão Central, a uma outra parte do Vale do Jaguaribe, a todo Centro-Sul e a região do Cariri. Toda essa área abrange 61 mil quilômetros quadrados, o que equivale a 41% do território do Estado. A meta da nova emissora é privilegiar as notícias da região e valorizar a cultura, o turismo, os talentos e os interesses de cada localidade.

DN

Pistoleiro em liberdade: acusado de chacina é solto por ordem do TJ

Um dos pistoleiros mais perigosos do Ceará foi posto em liberdade, na tarde de ontem, por ordem da Justiça. Jandercleiton Rabelo Maciel, acusado de vários crimes de morte nas regiões do Vale do Jaguaribe e Quixadá, foi beneficiado com um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), através da Primeira Câmara Criminal. Entre os vários crimes atribuídos ao pistoleiro está a chacina em que sete pessoas foram executadas, a tiro, de uma só vez, no Município de Ibicuitinga (a 189Km de Fortaleza), em maio de 2004.

Para libertar o acusado, a Justiça considerou que houve "excesso de prazo para a formação da culpa" e, a partir desse fato, caracterizou-se a "coação ilegal". O pedido de habeas corpus foi impetrado no TJCE pelo advogado Michel Sampaio Coutinho. Ele alegou que seu constituinte estava preso desde junho de 2004, aguardando ser julgado pela chacina, mas, até hoje, o próprio Tribunal não julgou um pedido de desaforamento (transferência do julgamento).

Diário do Nordeste

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ceará vence Campinense e se mantém no G4

Com os três pontos pela vitória de 3 a 1 sobre o Campinense, nesta terça-feira, o Ceará chegou a 47 pontos e se manteve firme no G4 da Segundona. Já a Raposa parou nos 26 pontos e continua na zona de rebaixamento. Os gols da partida foram marcados por Geraldo, duas vezes, e Wellington Amorim, para o Ceará, com Nino descontando para os paraibanos.

Lula sanciona reforma eleitoral e libera debate entre candidatos na web

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (29) a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso e vetou a parte da lei que igualava as regras para debates entre os candidatos na web às regras da televisão e rádio.

Com o veto do presidente Lula ao artigo que tratava das regras dos debates, apenas as emissoras de rádio e TV, que são concessões públicas, ficam obrigadas a convidar todos os candidatos que disputam um mesmo cargo para realizar debates. Apesar de serem obrigadas a convidar todos os candidatos, as emissoras podem realizar debates com a concordância de até 2/3 dos concorrentes. A web está livre dessas regras.

Veja o que passa a valer após a sanção de Lula:

Liberdade na internet – O projeto aprovado estabelece a “livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato, durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores - internet -, assegurando o direito de resposta”. Antes da reforma eleitoral, a campanha na internet não tinha legislação específica. Lula vetou trecho da lei que determina que a internet siga as restrições de rádio e televisão para a realização de debates entre candidatos. Com o veto, a web fica livre de regras.

Blogs, sites e redes de relacionamento – O texto aprovado permite aos candidatos manter blogs, sites pessoais e páginas em redes de relacionamento, como o Orkut ou Facebook, durante o período eleitoral.

Mensagens eletrônicas – O texto permite a candidatos usar “outros meios de comunicação interpessoal mediante mensagem eletrônica” durante a campanha eleitoral. Nesse caso podem ser enquadradas as mensagens enviadas por celulares (torpedos).

Doações – Fica permitida uma inovação no sistema de arrecadação das campanhas, semelhante ao que já ocorre em outros países, como os Estados Unidos. O eleitor poderá fazer doações aos candidatos ou aos partidos por meio de cartão de crédito, pela internet.

Debates – As emissoras de rádio e televisão continuam obrigadas a convidar todos os candidatos quando forem realizar debates. Mas, o debate poderá ser realizado com as regras sendo aceitas por 2/3 dos candidatos, o que permite a realização de debates sem a presença de todos os concorrentes. A web não sofrerá qualquer restrição.

Programas sociais – As entidades de assistência social vinculadas a candidatos não poderão criar ou ampliar programas em plano eleitoral. Candidatos a cargos do Executivo continuam proibidos de participar de inaugurações de obras públicas nos três meses anteriores à eleição.

Impressão de votos – Uma parcela dos votos, para efeito de amostra, será impressa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cada eleição. Os votos impressos mantêm o anonimato do eleitor e poderão ser usados para determinar uma eventual recontagem.

Voto em trânsito – Pelo texto aprovado, o eleitor poderá votar caso não esteja em seu domicílio eleitoral. A medida, entretanto, vale apenas para votos em candidatos à Presidência da República. O sistema é adotado em outros países. Como os EUA, onde é possível votar até pelo correio.

Tsunami causado por terremoto mata ao menos 14 pessoas na Oceania

O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou pelo menos 14 mortes no território americano de Samoa Americana e um número indeterminado de mortes em Samoa, segundo as autoridades.

Segundo a Associated Press, há 20 mortos em Samoa.

O temor levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.

Samoa Americana é um pequeno território norte-americano localizado entre o Havaí e a Nova Zelândia, com população de cerca de 65 mil pessoas e administrado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA.



G1

Senna: "De um jeito ou de outro, estarei na F-1"

Bruno Senna afirmou que está confiante de que de uma forma ou outra conseguirá uma vaga em alguma equipe de F-1 na próxima temporada.

O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna e vice-campeão da GP2 em 2008, competiu neste ano pela equipe Oreca na Le Mans Series, mas teve de deixar a categoria após a decisão do time de manter apenas um carro.

Atualmente, Senna negocia com a Campos, que integrará a principal categoria do automobilismo em 2010. Além disso, conversa também com a novata Manor, Williams, Toyota e Force India.

FGTS poderá ser usado para quitar consórcio

Mais de meio milhão de brasileiros poderão usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar consórcios para compra da casa própria.

Criada pelo governo para recuperar os cofres dos municípios em meio à crise financeira mundial, a Medida Provisória 462/09 também incluiu a permissão de usar o fundo para pagar prestações desse tipo de consórcio.

Antes disso, somente quem se sujeitava aos financiamentos imobiliários podia sacar o FGTS para pagar as prestações ou usar como entrada na compra da residência.

Bolsa-Família – Mais de 401 mil benefícios são bloqueados

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou, este mês, o benefício de 401.321 famílias que não declararam a frequência escolar de seus filhos nos dois primeiros bimestres letivos deste ano, informação exigida para receberem o Bolsa Família. Os valores somente serão desbloqueados quando as informações forem atualizadas no Cadastro Único e no sistema do Ministério da Educação. Se isso não ocorrer até o fim do ano, o benefícios serão cancelados.

De acordo com o MDS, as famílias já receberam, pelos Correios, uma notificação avisando sobre o problema e orientando-as a procurar a gestão local do Programa Bolsa Família. Atualmente, 84% dos 17,1 milhões de alunos beneficiados pelo programa, de 6 a 17 anos, têm sua frequencia acompanhada. O objetivo, segundo o ministério, é ampliar esse acompanhamento.

Em julho, o total de famílias sem as informações sobre a frequencia dos filhos nos dois primeiros bimestres letivos era de 510.830, mas 109.509 fizeram a atualização e não tiveram o benefício bloqueado.

Agências

MPF entra com ação no Supremo contra a PEC dos Vereadores

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, protocolou nesta terça-feira (29) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que contesta o preenchimento imediato das mais de 7 mil vagas criadas pela PEC dos Vereadores. A emenda foi aprovada na última quarta (23) pelo Congresso Nacional e já está em vigor.

Na ação, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) pede que o Supremo considere inconstitucional o artigo 3º da emenda, que prevê o preenchimento imediato dos cargos. Roberto Gurgel pede uma liminar (decisão provisória) para que a Justiça Eleitoral nos estados fique impedida de dar posse aos suplentes dentro das vagas criadas pela emenda. Para ele, os novos cargos deveriam ser ocupados somente a patir da próxima eleição municipal, em 2012.

Cá pra nós

Já vi muita gente humilhada mais o que estão fazendo com os suplente de vereadores é brincadeira.
Enquanto isso tem vereador brincando de tirar diárias nos legislativos municipais e a justiça faz nada para acabar com isso.
A minha solidariedade a cada um dos suplentes de vereador desse país.
E vamos nessa...

Time goleia por 19 a 1 no Ceará

No futebol o termo goleada significa uma grande quantidade de gols no adversário. Este resultado faz a alegria dos vencedores e causa o sentimento de impotência do derrotado, mas é inegável que um placar elástico rende assunto no dia seguinte em todas as torcidas.

Placares como 3 a 0, 4 a 1 ou 5 a 2 já representam uma goleada. Mas e 19 a 1? Parece um resultado inventado, porém ocorreu no Ceará, mais especificamente na terceira divisão estadual.

No último domingo (27) o time do Pacajuense goleou a representação do Aliança pelo placar elástico de 19 a 1 em casa.

Os grandes destaques da goleada foram Léo e Netinho, que marcaram quatro vezes cada um. Os demais gols foram anotados por Vinicius (3 vezes), João Paulo (2), Rafa, Gotardo, Folguinho, Gecivanio, Emerson e Leonardo. Natiel fez o de honra para o Aliança.

Do rádio à Internet: Sistema Maior acompanha os desafios da comunicação

Atento às novas ferramentas disponíveis no âmbito da comunicação, o Sistema Maior de Comunicação, que conta com as emissoras de rádio Campo Maior AM e Canudos FM, a produtora e agência SM Publicidade e o portal de notícias e entretenimento www.sistemamaior.com.br, que dispõe de um sistema de mailing com mais de dez mil email’s cadastrados, que recebem diariamente as informações produzidas pela equipe de jornalismo do Sistema e que já contava com o blog Quixeramobim Agora, passa agora a contar com o Twitter.

Na estréia na rede social a possibilidade de uma maior proximidade não só com os ouvintes do Sistema, mas com um público conectado de todas as partes do mundo, ávido por informação.

A partir de agora, as notícias a que o ouvinte das emissoras já tinha acesso através do rádio ou no portal estarão disponíveis também para os “twiteiros”, de forma instantânea. Além disso, através do twitter os seguidores do Sistema Maior de Comunicação terão um canal aberto para troca de informações, elaboração de críticas e sugestões a equipe.

Para a direção do Sistema Maior o alcance do rádio e do trabalho desenvolvido pelo grupo ganha outras dimensões através da Internet, consolidando assim uma das metas da empresa que é a democratização da informação. Para acompanhar o Sistema Maior no Twitter acesse: https://twitter.com/sistemamaior

Jornalismo - SMC

Prefeitura de Iguatu apresenta o projeto do Parque da Lagoa da Bastiana

A Prefeituta de Iguatu apresenta o projeto de urbanização do parque da Lagoa da Bastiana. A obra será construída numa área de aproximadamente 128. 233,81 m2, situado à margem da avenida Marechal Castelo Branco.

O parque da lagoa da Bastiana compreende vários equipamentos e vem suprir a deficiência que a cidade de Iguatu possui de espaços para lazer, ecologia, esportes, cultura, convenções, feiras, encontros, seminários, eventos diversos, bem como shows, festivais que concentrem grande quantidade de pessoas. Confira mais detalhes no vídeo abaixo:


Ecos 2010 – Tasso conversa com Roberto Pessoa e Alexandre Pereira

O presidente regional do PPS, empresário Alexandre Pereira, e o vice-presidente regional do PR e prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, conversaram, nessa noite de segunda-feira, com o senador tucano Tasso Jereissati. O encontro ocorreu no escritório político de Tasso, no bairro Aldeota.

O assunto foi um só: a busca de uma composição política envolvendo o PPS, PR e o PSDB objetivando o lançamento de uma chapa para as eleições 2010. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, até já admitiu que poderia disputar o Governo do Ceará, mas o assunto ainda está em fase de conversações.

Tasso Jereissati ouviu as ponderações de Pereira e Roberto e a necessidade de se buscar uma alternativa à candidatura de reeleição de Cid Gomes (PSB), hoje figurando como candidato único. Alexandre e Roberto reiteraram que chapa única é algo inadimissível no processo democrático. Tasso ouviu as colocações e deixou a certeza de novos encontros políticos para tratar do tema.

DETALHE – Na última disputa governamental, Tasso Jereissati chancelou a vitória de Cid Gomes (PSB) contra o tucano Lúcio Alcântara, alvo de críticas públicas na época disparadas pelo hoje senador durante um evento do PSDB.

DETALHE 2 – O DEM já é tido como partido aliado do PSDB. Tem sob seu comando o ex-tucano Chiquinho Feitosa e deve engrossar essa possível aliança.

DETALHE 3 – O PR e o PPS já fecharam aliança na disputa proporcional na expectativa de fazer o ex-governador Lúcio Alcântara seu carro-chefe de votos em 2010, segundo Alexandre Pereira, dirigente do PPS. Ele confirma que Roberto Pessoa é o nome cotado para disputar o Governo com o apoio dessa aliança.

Eliomar de Lima

Lindomar Rodrigues, no Twitter...

Já estamos no Twitter. Acesse: www.twitter.com e em seguida, lindomarlider, para acompanhar de forma instantânea as nossas mensagens.
É mais uma importante ferramenta de comunicação no mundo virtual.

Para revidar tapa, homem mata colega em Maracanaú

Reginaldo da Silva Cosa, 38, foi morto pelo próprio colega após uma discussão no final da noite de ontem (28), no bairro Colônia, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.

Testemunhas afirmaram que a vítima deu um tapa no colega, identificado como “Thiago Cabeludo”, quando este tentou interferir em uma discussão entre Reginaldo e outro homem. Como vingança, o colega foi em casa pegou uma arma, voltou ao local e matou Reginaldo.

TCU multa ex-prefeito de Ipueiras

O Tribunal de Contas da União (TCU) multou Francisco Souto Vasconcelos, ex-prefeito de Ipueiras (CE), em R$ 10 mil, por não prestar contas de R$ 1.100.134,23 repassados ao município no prazo legal. Vasconcelos não terá de devolver a quantia porque o relatório da inspeção indicou a correta aplicação dos recursos junto à prestação de contas, que ele enviou três anos depois de firmado o convênio.

A verba foi transferida para a concessão de apoio financeiro à implementação do Programa de Garantia de Renda Mínima. A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Ceará para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Aroldo Cedraz foi o relator do processo.

TCU

Iguatu: Prefeitura começa a substituir rede de amianto por PVC

A Prefeitura Municipal de Iguatu em parceria com o Governo Federal começou o trabalho na substituição da tubulação de amianto por PVC, numa extensão de 17 quilômetros de rede de abastecimento de água.

O serviço foi inciado pelo bairro Alto do Jucá, na rua Coronel Jucá.


O investimento é da ordem de R$ 2,2 milhões e vai beneficiar todos os bairros da sede urbana, incluindo o centro.

Mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com as obras.

De acordo com o gerente do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgosto de Iguatu, Edval Lavor, a rede de amianto é antiga e tem causado rompimentos com muita frequência em vários pontos da cidade, comprometendo a qualidade da água e muitas vezes causando problemas de saúde a população.

A troca da rede de amianto por PVC foi um compromisso de campanha assumido pelo prefeito Agenor Neto nas últimas eleições.

Casa lotérica de Cariús é assaltada

Dois homens encapuzados, armados com revólveres calibre 38, assaltam agência da casa lotérica do município de Cariús.

O crime aconteceu por volta das 9 e 30 da manhã de ontem (28). Durante a ação, o gerente da agência foi rendido e obrigado a entregar a quantia de R$11.493 em dinheiro.

Em depoimento o gerente garantiu, ainda, que os bandidos levaram os telefones celulares dos funcionários.

Após o roubo, os assaltantes fugiram em um Fiesta de cor vermelha, com placa de Petrolina, em Pernambuco. O veículo foi abandonado pouco tempo depois no Sítio Cipó, localidade do município.

Segundo informações do Cabo Lacerda, da delegacia de Cariús, os bandidos ainda não foram identificados e o crime será investigado pela Polícia Civil.

Câmara aprova antecipação de feriados para as segundas-feiras

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 2756/03, do deputado Milton Monti (PR-SP), que antecipa para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras.

De acordo com o texto aprovado, os feriados dos dias da Paz Universal (1º de janeiro), Carnaval (festa móvel), Sexta-feira Santa (festa móvel), Independência do Brasil (7 de setembro) e Natal (25 de dezembro) são os únicos que não serão alterados.

O relator na comissão, deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. Quanto à técnica legislativa, ele acrescentou uma emenda para que o projeto se adeque à Lei Complementar 95/98, que estabeleceu normas para a edição de novas leis.

Datas relevantes

Pudim explica que os feriados que não são alterados pelo projeto são datas relevantes e protegidas por disposições de proteção de bens culturais não devendo mesmo ter suas comemorações modificadas.

No caso de haver mais de um feriado na mesma semana, o projeto determina que o segundo passará para a segunda-feira da semana seguinte. "Os feriados que caem no meio da semana, causam muitos transtornos e prejuízos à economia, principalmente ao comércio", afirma o autor da proposição.

Tramitação

De caráter conclusivo, o projeto, já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura em 2004, seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário.

Municípios estão com dificuldades para pagar piso dos professores

Depois de amargarem, em consequência dos reflexos da crise financeira nas receitas, uma queda de R$9,2 bilhões do orçamento destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os prefeitos ligados à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pretendem mobilizar parlamentares na busca por recursos, de forma a viabilizar o pagamento do piso salarial dos professores das escolas municipais.

“O Fundeb não será suficiente sequer para pagar o piso dos professores. Em 2008, ano em que ainda não havia obrigatoriedade do piso, cerca de 97% dos municípios aplicavam cerca de 73% dos recursos desse fundo apenas na folha do magistério”, disse hoje (28) o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

TCM quer jovens fiscalizando contas públicas

Depois do Portal da Transparência (dados gerais sobre gastos das Prefeituras e Câmaras Municipais), vem aí mais uma ferramenta de participação coletiva, voltada especialmente para a juventude e o combate à corrupção no âmbito da gestão municipal.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) prepara a rede social “É da Sua Conta?“. Será uma rede de relacionamento tipo Orkut, Facebook ou Twitter, só que voltada para o controle das contas públicas. O presidente do TCM, Ernesto Sabóia, explica que a estrutura ficará pronta em aproximadamente três meses.

“Queremos mostrar aos jovens o quanto é importante, desde já, que cada um tome consciência da necessidade de participar dos movimentos que podem influir na mudança de rumos das ações públicas que impactam no cotidiano de todos”, diz Saboya.

O POVO - Coluna Vertical

Projeto contra candidato “Ficha suja” será entregue hoje

Apesar da resistência dos deputados em discutir restrições para a participação de políticos “ficha suja” nas eleições, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral vai entregar nesta terça-feira à Câmara dos Deputados projeto de iniciativa popular que estabelece novos critérios para os candidatos com problemas na Justiça disputarem cargos públicos.

Municípios cearenses participam de pesquisa sobre transporte escolar rural

Transportes escolares rurais de 451 municípios farão parte de uma pesquisa realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A intenção é de apontar o custo para transportar estudantes de zonas rurais em cada localidade do país. Os valores definidos nas diferentes regiões irão servir de base para acordos de cooperação entre estados e municípios e para a contratação de serviço terceirizado de transporte escolar.

No Ceará, 15 municípios serão alvos da pesquisa. Veja abaixo a lista:

Mucambo, Pacatuba, Pindoretama, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Cedro, Guaramiranga, Independência, Ipu. Maranguape, Aquiraz, Jaguaretama,. Ocara, São Gonçalo do Amarante, e Tianguá.

Iguatu Notícias

STJ decide: motorista é obrigado a fazer teste do bafômetro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou novamente, confirmando entendimento já expresso outras vezes, pedido de habeas corpus ajuizado por motorista que contestava a obrigatoriedade do teste do bafômetro em caso de abordagem policial.

O argumento do condutor era, mais uma vez, o de que a Lei Seca é inconstitucional por obrigar alguém a produzir prova contra si mesmo. A recusa em se fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue evitaria a aplicação das penalidades administrativas de suspensão do direito de dirigir e de apreensão do veículo.

Os ministros da Terceira Seção do STJ entenderam que nesse tipo de habeas corpus a liberdade de locomoção não estava em risco. A relatora do caso, ministra Laurita Vaz, destacou que a recusa em se submeter a esses testes implica apenas sanções no âmbito administrativo e que há outros meios de prova admitidos para constatação de embriaguez.

Ainda será julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei Seca. Neste período que antecede a análise do caso pelo plenário, o STF também tem decidido que a lei, por estar em vigor, não pode ser afastada para beneficiar com salvo-conduto um determinado cidadão

Pacote de Obras: Governo licitará mais R$ 303 milhões em 50 dias

O Governo do Estado publicou nos jornais de grande circulação um novo pacote de obras a ser licitado até o dia 17 de novembro. O valor total é de R$ 303,71 milhões e inclui obras nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, abastecimento de água, cidades, segurança, fiscalização fazendária e serviços. As concorrências serão realizadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio da Central de Licitações (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, Fortaleza – www.pge.ce.gov.br).

Conforme o anúncio, mais dois Centros de Especialidades Odontológicas serão criados (um no Cariri, em Brejo Santo; e outro no Litoral Oeste, em Camocim) totalizando 16 novos CEOs no Estado. Para a Infraestrutura, estão agendadas as concorrências para a aquisição de descarregador de navios para carvão mineral do tipo contínuo para o Porto do Pecém (R$ 25 milhões), para execução de obras de drenagem no Porto do Pecém (R$ 12,5 milhões), urbanização da área de influência do elevado da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (R$ 26 milhões), restauração de rodovias (R$ 8,7 milhões) e construção do aeroporto de São Benedito, na Região da Ibiapaba, e do balizamento noturno do aeroporto de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

Na área da Educação, haverá licitação para a reforma e ampliação de 17 escolas de educação profissional e de ensino fundamental e médio nos municípios de Juazeiro do Norte, Bela Cruz, Santa Quitéria, Canindé, Boa Viagem, Tabuleiro do Norte, Acopiara, Iguatu, Cedro, Fortaleza, Sobral, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Crato, Penaforte e São Luís do Curu, com investimento total de cerca de R$ 8 milhões.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ipaumirim-CE: Corpos do casal desovados às margens da BR-230 permanecem sem identificação

Continuam à espera de identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu, os corpos de um casal de aproximadamente 25 e 30 anos de idade. Eles foram encontrados na manhã da última quarta-feira (23) numa ribanceira às margens da BR-230 no município de Ipaumirim. O caso continua envolto em mistério e o Site Miséria decidiu publicar as fotos do casal com o intuito de ajudar na identificação já que se passaram cinco dias e ninguém ainda apareceu no IML para olhar os corpos.

Os dois foram encontrados por populares com os corpos crivados de bala nas proximidades da rodovia federal mais precisamente à altura do Sítio Pocinho. A mulher é um tanto loira, parece ter os olhos azuis e cerca de 25 anos de idade. Ela foi alvejada com um tiro no olho e usava brincos de cor prata, dois piercing no umbigo e trajava blusa lilás e short xadrez.

Já o homem aparenta algo em torno de 30 anos e trajava camisa e um short jeans azul. Além disso, usava relógio oficial da CBF e um cordão de cor prata no pescoço. Sua altura é de, aproximadamente, um metro e 75 cm, cor branca, cabelos pretos e apresenta uma perfuração na nuca. Os corpos estavam parcialmente envoltos em uma rede e o achado se deu perto da divisa entre os estados do Ceará e Paraíba. Provavelmente, não sejam das regiões do Cariri e Centro Sul e que o Sítio Pocinho pode ter sido apenas local da desova.

Miséria

TSE envia ofício aos TREs citando entendimento contra posse de vereadores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, enviou ofício nesta segunda-feira (28) aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no qual informa o entendimento da Corte sobre a PEC dos Vereadores. Segundo a jurisprudência do TSE, as novas vagas de vereadores criadas por uma emenda promulgada na última quarta (23) só poderiam ser preenchidas a partir da próxima eleição municipal.

Apesar de enfatizar a posição do TSE sobre o assunto, Ayres Britto não chegou a recomendar os TREs a não darem posse aos vereadores suplentes, contemplados dentro das mais de 7 mil vagas criadas pela emenda.

No ofício, Britto encaminha uma consulta respondida pelo TSE em 2007, na qual a Corte respondeu que a aplicação da emenda está condicionada a sua aprovação antes do processo eleitoral, mas deixa claro que não tem “a pretensão de interferir na esfera da autonomia” dos TREs.

Primeiro suplente beneficiado pela PEC dos Vereadores já pensa em ser prefeito

Nem bem tomou posse, o primeiro suplente do país a se beneficiar da PEC dos Vereadores já pensa em se candidatar a prefeito. André Luiz Guimarães Oliveira, do PT de Bela Vista de Goiás (GO), foi empossado na última sexta-feira (25), dois dias após o Congresso promulgar a PEC que ampliou em cerca de 7 mil o número de vereadores em todo o país (veja vídeo ao lado).

“Pretendo me candidatar a prefeito. Acho que dá sim, porque a campanha mais difícil é para vereador. Até para deputado é mais fácil”, disse o vereador ao G1. Aos 32 anos, ele só disputou uma eleição – foi o quarto mais bem votado na cidade no último pleito, mas seu partido obteve votos suficientes para fazer apenas dois vereadores.

Em seu primeiro dia de expediente na Câmara, nesta segunda-feira, o novo vereador disse já ter trabalhado bastante. “A população já obteve uma representatividade melhor no meu primeiro dia. Trabalhei "'pra caramba'”, afirmou. Segundo ele, “vários moradores vieram tratar de projetos de limpeza de bairros, poda de árvores”. Ele também disse ter passado o fim de semana estudando projetos.

Em tempo

E no Ceará, qual será o primeiro município a dar posse a um suplente beneficiado com a PEC? Seja qual for, vai aparecer para a mídia nacional.
É aguardar pra ver.

Sul do Ceará: novos delegados e escrivães assumem suas funções

Delegacias da região Centro Sul do Ceará já contam com novos delagados e escrivães. Acopiara, por exemplo, há anos. não contava com um titular.

O blog divulga os municípios beneficiados, bem como, os nomes dos novos titulares das delegacias.

Delegacia Regional de Iguatu: Eduarda Queiroz (delegada) e Narcélio e Emerson (escrivães)
Delegacia de Várzea Alegre: Marcos Oliveira (delegado) e Renato Silva (escrivão)
Delegacia de Acopiara: Cláudia Hiwatschi (delegada) e Paulo Vitorino (escrivão)

Blog de Iguatu

Lei Seca flagra 204 condutores alcoolizados no Ceará

As equipes de fiscalização do Detran flagraram 204 condutores alcoolizados na direção de veículos, nas vias públicas, com base na Lei Seca, de quinta-feira (24) a domingo (27), em 16 cidades cearenses, inclusive Fortaleza.

Os fiscais de trânsito participaram de 37 operações nos quatro dias, em que 16 pessoas dirigiam sem estarem habilitadas legalmente, enquanto 188 condutores tiveram sua CNH recolhida, para ser resgatada a partir do prazo de 48 horas após o recolhimento do documento.

Os municípios percorridos pelo Detran foram os seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Fortaleza (67), Juazeiro do Norte (41), Quixadá (19), Maranguape (17), Caucaia (16), Baturité(8), Sobral (6), Aracati (5), Russas (5), Ipu (4), Itapipoca (4), Maracanaú (4), Cascavel (3), São Gonçalo do Amarante (3) e Solonópole (2).

Conheça o projeto do novo Hospital Regional de Iguatu

A prefeitura de Iguatu disponibilizou o vídeo onde mostra toda a transformação que deverá passar o Hospital Regional. Veja o vídeo abaixo.



www.iguatu.ce.gov.br/Iguatu Notícias

Acopiara terá participação nos R$ 26 milhões para ações emergenciais contra estragos da chuva

A Secretaria Nacional de Defesa Civil autorizou o repasse de R$ 26 milhões para a recuperação de ruas, residências e espaços públicos nas áreas afetadas pela chuva em Santa Catarina que estão em estado de emergência. A portaria está no Diário Oficial da União desta segunda, dia 28.

Os recursos servirão também para a compra de combustível dos veículos que serão utilizados na remoção dos escombros e à mão de obra necessária ao desenvolvimento dos trabalhos de recuperação. A transferência dos recursos deverá ocorrer em um prazo de seis meses, a contar desta segunda.

Situação de emergência também foi decretada em municípios de outros Estados: Rio Largo (AL), São Luís do Quitunde (AL), Tanque D'Arca (AL), Nova Viçosa (BA), Acopiara (CE), Entre Folhas (MG), Inhapim (MG), For da Serra do Sul (PR), Arraial (PI), Domingos Mourão (PI), Esperantina (PI), Madeiro (PI), São João da Canabrava (PI), São José do Divino (PI) e Caiçara do Norte (RN).

Em tempo

Acopiara, situada na região Centro Sul, é a única no Ceará, a ser beneficiada com parte desses recursos. Torcer para que o dinheiro seja bem aplicado.

Rede Globo inaugura nova afiliada em Juazeiro do Norte, no Ceará

A Rede Globo anuncia para o dia 1º de outubro, terça-feira da próxima semana, a estreia de sua 122ª exibidora, a TV Verdes Mares Cariri, com sede na cidade de Juazeiro do Norte, localizada na região sul do estado do Ceará.

O município conta atualmente com a Verde Vale, emissora de caráter educativo ligada ao deputado federal Manoel Salviano Sobrinho (PSDB-CE).

Segundo a Globo, a Verdes Mares Cariri cobrirá 66 municípios com cerca de 1,7 milhão de telespectadores potenciais. A nova emissora é a segunda afiliada no Ceará. Até aqui, a região sul do estado vem sendo coberta pela TV Verdes Mares de Fortaleza.

A TV Verdes Mares Cariri terá suas próprias equipes de jornalismo e comercialização.

A Rede Globo passa a ser composta por 122 emissoras, das quais cinco são "emissoras Globo" e 117 são afiliadas.

O mapa das afiliadas:

• 30 emissoras no Sudeste
• 26 no Sul
• 26 no Norte
• 24 no Nordeste
• 16 no Centro-Oeste

Governador do Ceará pede a Sarney pressa na tramitação de projeto que incentiva energias alternativas

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (28) o governador do Ceará, Cid Gomes. De acordo com a assessoria de Sarney, Gomes lhe pediu para acelerar a tramitação, quando chegar ao Senado, do projeto (PL 630/03, na Câmara), que cria um fundo para financiar pesquisas e incentivar a produção de energia elétrica e térmica a partir da energia solar e da energia eólica.

O projeto ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Deputados e associações discutem situação das rádios comunitárias no Ceará

A situação das rádios comunitárias no Ceará será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado nesta quarta-feira (30). A comissão de Educação, Cultura e Desposto organiza a discussão para às 8h30min, no Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota. Representantes de associações de rádios comunitárias e autoridades atuantes na área da comunicação devem estar presentes na audiência.

A lei federal 9.612/98 fundamentou a criação de rádios comunitárias no país. Hoje, são cerca de 3.817 autorizadas pelo Ministério das Comunicações e em funcionamento. Neste mês, foram autorizadas a criação de mais 17 rádios a serem implantadas nos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Maranhão e Tocantins.

Casa do Cidadão de Iguatu volta a funcionar

Com o objetivo de oferecer cidadania e respeito aos direitos individuais de cada um, a Casa do Cidadão de Iguatu, agora passa a dispor de mais comodidade e agilidade para a aquisição da Carteira de Identidade.

Funcionando num regime de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Iguatu, a instituição passou por melhorias estruturais na sua parte física interna, e a partir da implantação do sistema de tecnologia online, interligado com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, toda a parte de expedição de cédula de identidade passa a ser emitida em caráter ágil, ou seja, a pessoa ao se dirigir à aquele órgão, recebe uma senha de atendimento, e após passar pelos procedimentos legais exigidos, tem um prazo máximo de três dias para estar com o documento em mãos.

Em fase inicial, o sistema atualmente só comporta 50 atendimentos ao dia, mas de acordo com a coordenadora daquele departamento, a previsão é de que nos próximos 30 dias já esteja funcionando com a sua capacidade total, que será de 100 atendimentos diários, divididos nos períodos da manhã e tarde.

A casa do Cidadão está funcionando no horário das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30. Maiores informações no telefone: (88) 3581-6833

Fonte: www.iguatu.ce.gov.br

Deputado morre em Brasília

O deputado federal Alberto Tavares Silva (PMDB-PI), de 91 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (28). Ele estava internado em um hospital de Brasília com infecção pulmonar e lutava contra um câncer na próstata.

O corpo de Alberto Tavares segue ainda hoje para Teresina e será velado no salão nobre da Assembléia Legilativa. Depois segue para Parnaíba, onde será sepultado. Ele foi governador do Piauí por duas vezes.

POVO/CBN

Cid, Luizianne e Agenor Neto, prefeito de Iguatu, conferem a posse do novo articulador político de Lula

A posse do novo ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira, em Brasília, promete ser ato dos mais concorridos. Políticos cearenses, por exemplo, seguiram, nesta madrugada, para o ato.

Na lista dos convidados daqui, o governador Cid Gomes (PSB), a prefeita Luizianne Lins(PT) e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith. Outros prefeitos como o de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), também conferirão a solenidade, bem como parlamentares federais como Eunicio Oliveira (PMDB) e o coordenador da bancada federal do Estado, José Nobre Guimarães (PT).

Alexandre Padilha assume no lugar de José Múcio, que foi indicado para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Mais uma mulher é assassinada no Interior do Ceará

A Polícia de Limoeiro do Norte Vale Jaguaribano) prendeu, na madrugada desta segunda-feira, o servente de pedreiro Valério dos Santos Silva (35). Ele é acusado de ter assassinado, com um tiro, nessa noite de domingo, sua mulher, Maria Luciana da Silva (35), com quem brigava costantemente, segundo vizinhos.

Valério, após o crime, fugiu deixando a arma, um revóvler calibre 38, no local.

A Delegacia Regional de Limoeiro do Norte abriu inquérito e apura o que pode ter sido mais um crime passional.

Iguatu investe em reformas de praças

Na maioria das cidades na região Centro-Sul, as praças necessitam de serviços de reforma. Faltam investimentos municipais para qualificar áreas públicas de lazer. Apesar da precariedade, esses espaços continuam sendo, nos centros urbanos do Interior, o principal ponto de encontro dos moradores, em particular dos jovens, nos fins de semana.

A cidade de Iguatu é uma exceção. Nos últimos cinco anos, a administração implantou um moderno programa de reconstrução de novas áreas de lazer. As antigas praças deram lugar a modernos espaços com projeto inovador, com piso em pedra portuguesa, fonte de água, iluminação elevada e arrojada, além de espaço para prática desportiva.

Foi construída a praça maestro Eleazar de Carvalho, reconstruída a da Matriz e a professor Alcântara Nogueira, considerada a mais bonita. No total foram reformadas só na cidade, 10 praças. As famílias e os jovens passaram a freqüentar esses novos espaços. Em Várzea Alegre, a Prefeitura também investiu na reforma de duas praças: vizinho à Rodoviária e próximo ao hospital, em homenagem ao jornalista Joaquim Ferreira.

Contradição

Na cidade de Icó, a segunda maior da região, a ampla maioria das praças encontra-se destruída e abandonada. O retrato desses espaços revela uma cena comum: bancos quebrados, piso com rachaduras, precariedade de iluminação, jardins sem grama e sem plantas. A exceção é o Largo do Thebérge, área histórica e tombada pelo Iphan, que foi construído há cinco anos e tem relativa manutenção.

Só nos bairros da periferia, a situação é precária. As três praças que dão acesso à cidade de Icó, localizadas próximas ao centro comercial, o Balão do Padre Cícero, o contorno do DNER e no entorno da Rodoviária, permanecem com a estrutura em condições precárias. "Estão bastante deterioradas", disse o aposentado Luís Maciel. E completa, dizendo que "por isso, as pessoas não utilizam essas áreas de passeio".

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Acopiara, 88 anos de Emancipação Política Administrativa

Meus irmãos, minhas irmãs, meus amigos de Acopiara, Filhos dessa terra....

Hoje, o nosso município está completando 88 anos de história.

Pela falta de investimento na cidade talvez não tenhamos muito que comemorar.

Na certeza de que esse quadro pode mudar é que renovamos a alegria de sermos filhos desse chão que nos viu nascer e crescer.

Apesar de qualquer coisa, a nossa amada e abençoada Acopiara merece todos os nossos parabéns no seu dia.

Que Deus na sua plenitude possa abençoar cada filho dessa terra consagrada por Deus.

E acredite: Dias melhores virão para todos nós acopiarenses. Essa é a nossa esperança. Parabéns Acopiara pelos seus 88 anos de Emancipação política.

Lindomar Rodrigues.:

domingo, 27 de setembro de 2009

Várzea Alegre–CE: Prêmio de R$ 598 mil da Lotomania é conquistado por caririense

É do município de Várzea Alegre um dos acertadores do prêmio da Lotomania concurso 970 sorteado na noite de sábado. O sortudo vai dividir com um gaúcho de Rosário do Sul a quantia de quase R$ 1,2 milhão. Para cada um R$ 598.817,53 já descontados o Imposto de Renda o que, se aplicado em poupança, renderá R$ 4,2 mil mensais. O assunto na cidade localizada na região do Cariri não é outro, pois a notícia depressa de espalhou na manhã deste domingo.

Agora, a curiosidade dos varzealegrenses é saber quem foi esse felizardo e até já existem apostas paralelas para descobrir a partir de mudanças no padrão de vida de quem acertou. Os números da Lotomania foram sorteados pelo caminhão da sorte na noite de ontem, na cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro. Os dois ganhadores acertaram as 20 dezenas.

As apostas dos ganhadores com zero ponto foram quatro e mais um cearense se deu bem. O sortudo vai levar cerca de R$ 38 mil. As dezenas sorteadas neste sábado foram: 02-06-07-08-08-14-17-21-26-32-37-39-46-48-57-68-77-80-88-92. Eis os resultados: 20 acertos (2 ganhadores R$ 594.817,53); 19 acertos (27 ganhadores R$ 11.455,86); 18 acertos (366 ganhadores R$ 1.207,29); 17 acertos (2 ganhadores R$ 745 80,48); 16 acertos (14 ganhadores R$ 295 15,45) e 0 acertos (4 ganhadores R$ 38.663,55)

Miséria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões nesta quarta

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1112 da Mega-Sena, que teve sorteio na noite deste sábado (26). O prêmio ficou acumulado e a loteria pode pagar R$ 5 milhões nesta quarta-feira (30).

As dezenas sorteadas foram 04, 32, 34, 43, 52 e 58.

A quina teve 43 acertadores, que levaram R$ 28.083,09 cada um. Já a quadra teve 3.283 ganhadores, que levaram R$ 525,46 cada um.

As apostas simples da Mega-Sena custam R$ 2. Para concorrer ao próximo sorteio, de número 1113, basta fazer aposta até as 19h de quarta.

Hamilton vence, e Button chega na frente de Barrichello em Cingapura

Com um desempenho excepcional desde a largada, Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura, disputado no circuito de rua de Marina Bay. O inglês conseguiu seu segundo triunfo no ano ao liderar quase toda a corrida e deixar Timo Glock, da Toyota, na segunda posição, mais de nove segundos atrás. Fernando Alonso, da Renault, completou o pódio, em uma corrida para tentar esquecer os escândalos em que a equipe francesa se meteu nas últimas semanas.

Sebastian Vettel, da RBR, ficou na quarta posição, seguido por Jenson Button, da Brawn GP. O líder do campeonato superou Rubens Barrichello na tática de pit stops e aumentou a vantagem sobre o brasileiro, que chegou em sexto, para 15 pontos com apenas três provas para o fim da temporada - Japão, Brasil e Emirados Árabes. Ele precisa tirar cinco pontos do companheiro de equipe por corrida.

Heikki Kovalainen, da McLaren, chegou na sétima posição. O finlandês não conseguiu se utilizar do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) de forma eficiente durante a corrida e foi amplamente superado pelo companheiro de equipe, que venceu a prova. Robert Kubica, da BMW Sauber, completou a zona de pontuação em Cingapura, com o oitavo lugar.

A próxima corrida da temporada, a antepenúltima de 2009, será o GP do Japão, que será disputado no tradicional circuito de Suzuka, no dia 4 de outubro. A pista retorna à Fórmula 1 após duas temporadas com corridas em Fuji. Barrichello está 15 pontos atrás de Button e precisará urgentemente de um bom resultado. Além deles, apenas Sebastian Vettel ainda tem chances de título, ainda que muito remotas.

sábado, 26 de setembro de 2009

PEC dos Cartórios é o destaque da pauta do Plenário da Câmara Federal

A PEC dos Cartórios (471/05) é o destaque do Plenário na última semana de setembro. A proposta, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), torna titulares os substitutos ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro. A sua votação está marcada para sessão extraordinária na terça-feira (29) à noite.

De acordo com o substitutivo do deputado João Matos (PMDB-SC), pela Comissão Especial de Serviços Notariais, a titularidade será concedida àqueles que assumiram os cartórios até 20 de novembro de 1994 e que estejam à frente do serviço há pelo menos cinco anos ininterruptos anteriores à promulgação da futura emenda.

Ciro na Veja: O número 2 de Lula

A revista Veja desta semana traz uma matéria sobre a decisão do Planalto em rever sua estratégia eleitoral para 2010, que agora pode apoiar uma segunda candidatura governista: a de Ciro Gomes.

Confira trechos da matéria O número 2 de Lula:

Há mais de seis meses o presidente está em campanha apresentando nos palanques sua candidata, a ministra Dilma Rousseff. Até agora, porém, a fama de eficiente dela e a popularidade dele não têm se transformado em intenções de voto no volume esperado. O que parecia ser a receita correta para o continuísmo está se mostrando um fracasso na prática. Diante do quadro até agora desfavorável, Lula pôs em andamento um plano alternativo. O governo decidiu dividir as bênçãos da aprovação plebiscitária de Lula entre Dilma e um segundo nome identificado com a atual administração – o deputado Ciro Gomes, do PSB.

O deputado apareceu na última pesquisa de intenção de voto empatado na segunda colocação com Dilma Rousseff – ambos muito atrás do governador de São Paulo, José Serra. A diferença é que Ciro está em ascensão, enquanto Dilma vem perdendo fôlego, principalmente depois do anúncio da candidatura da senadora Marina Silva, do PV.

Na campanha, uma das principais funções do candidato do PSB, segundo o plano traçado pelo governo, será fustigar José Serra. Enquanto Dilma fará uma campanha propositiva, aos moldes do “Lulinha paz e amor” de 2002, Ciro vai atacar o tucano.

Jangadeiro Online

Buracos nas ruas de Acopiara denunciam o descaso da Prefeitura Municipal

Um buraco do tamanho "GG" na rua Marechal Deodoro, em frente ao mercantil do Gaspar do Vale, no centro comercial de Acopiara está trazendo prejuízos aos guiadores de veículos automotores.
Como se não bastasse a água de esgoto que sai do mesmo está exalando cheiro forte causando transtornos aos comerciantes que trabalham nas proximidades.
Outras ruas de Acopiara apresentam o mesmo tipo de problema.