quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Redes de pesca são incineradas em Iguatu

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) queimaram, ontem, pela manhã, em fornos de uma cerâmica, nesta cidade, 72.500 metros de rede de pesca. Essa foi a maior quantidade de galões já apreendida no Interior durante o período de defeso da pesca em água doce, em 16 açudes públicos do Estado.

A incineração foi acompanhada pelo chefe da fiscalização do órgão, Rolfran Castro Cacho, que destacou o esforço dos fiscais. "É um fato inédito essa quantidade de galões apreendida", observou. "Isso revela que infelizmente muitos pescadores insistem em desrespeitar a lei, por falta de conscientização". Nesse caso, cabe ao trabalho dos fiscais do Ibama manter a ordem para a pesca.

Leia mais: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=673705

Bento XVI recebe mais nove Bispos do Ceará e Piauí

Castel Gandolfo, 24 set (RV) - Bento XVI recebeu em audiência esta manhã, em Castel Gandolfo, mais nove bispos dos Regionais Nordeste 1 e 4 (Ceará e Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que concluem na sexta-feira sua visita ad Limina.

O grupo era formado pelo bispo de Iguatu, Dom José Doth de Oliveira, pelo bispo de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto, bispo de Limoeiro do Norte, Dom José Haring, pelo bispo de Quixadá, Dom Angelo Pignoli, pelo bispo de Tianguá, Dom Francisco Javier Hernández Arnedo, pelo Administrador Diocesano de Sobral, Rev. Raimundo Nonato Timbó de Paiva – todas dioceses do Ceará.

Do Piauí, estavam presentes o arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, o bispo de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramón López Carrozas, e o bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski. Sobre a importância da visita ad Limina, ouça o bispo de São Raimundo Nonato, Dom Pedro Brito Guimarães: (BF/SP)

Rádio Vaticano

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Uma voz que clama: Liberdade!

Sou leitor assíduo de jornais e blogs, além de ouvinte costumaz de rádio, o que faço não apenas pela necessidade de manter-me informado em decorrência da minha profissão, mas principalmente para estar atento ao dia a dia da nossa região. Nas minhas leituras, uma profunda reflexão que se sobrepõe a tristeza que sinto ao me deparar com notícias de Boa Viagem.

Como radialista e mais do que tudo como um cidadão que cultiva amizades ao longo da vida nos áridos torrões do Sertão Central, venho aqui manifestar minha solidariedade à Direção da Rádio Liberdade de Boa Viagem, aos profissionais que nela atuam, seus ouvintes e à população daquele município, ao qual reservo inenarrável respeito e carinho.

Rádio que denominada Liberdade, vem sendo tolhida no seu direito de ser livre e assim exercer sua função de imprensa, rádio que vem sendo perseguida pelos detentores do poder, que tentam calar a voz que se levanta diante dos desmandos cometidos contra a administração pública, voz que clama por justiça, que não se cala.

Boa Viagem é uma cidade de homens e mulheres de bem, de gente que tira do seu suor o pão de cada dia, que trilha o caminho da esperança. Terra de gente humilde, de pessoas que nasci admirando, respeitando e de outras que aprendi a querer bem com meu pai, Alfredo Machado, homem que sempre buscou cercar-se de gente de verdade. Só para citar alguns, que não se sintam preteridos os muitos outros que aqui gostaria de lembrar, terra de Maria Dias, de Mazinho, Osmar Carneiro, Deodato e de Jessé, que partiu deixando a marca de uma conduta reta e a saudade em todos nós.

Aos amigos ameaçados pelas mordaças do poder, segue meu apoio e mais do que tudo, o desejo de que continuem não temendo o rugido dos grandes, mas se fortaleçam ao ouvir o lamento dos fracos. A independência é que nos dá credibilidade, a imparcialidade faz de nós, homens da comunicação, agentes da democracia. Não espere a sociedade que nos curvemos diante do poder que corrompe, mas que sejamos sempre pilar da resistência e da ética na luta por uma sociedade mais justa.

Sérgio Machado
Radialista

Ceará filma em co-produção com Hollywood

O primeiro filme em co-produção Ceará-Hollywood começa a ser gravado nesta quarta-feira, 23, nos município de Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central cearense. Mas o lançamento oficial do “Área Q” será realizado às 10h na Saraiva Megastone, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza. O destaque do evento fica por conta da presença do ator Isaiah Washington, o doutor Burke do seriado “Grey’s Anatomy”.

As filmagens na “Terra da Luz” vão até o dia 20 de outubro. Entre os dias 13 e 17 as gravações serão realizadas em Los Angeles. Os atores brasileiros Murilo Rosa e Thânia Kalil, que fizeram par romântico na novela “Caminhos das Índias” da Rede Globo, também fazem parte do elenco.

Jonas Souza

Tucano ameaça deixar PSDB se partido não lançar nome para Governo

"Se não tivermos candidato a governador, eu saio do partido”, anunciou, nesta quarta-feira, o ex-deputado estadual Paulo Duarte, lembrando que o PSDB, derrotado na última eleição governamental, deveria ter adaotado a posição sinalizada pelo eleitor: a oposição

Paulo Duarte disse que, até hoje, não se conformou com o fato de seu partido ter aderido à administração Cid Gomes. “Eu nunca entendi por que aderir e logo no primeiro dia de governo. Nós devíamos ter ficado na oposição, que foi para onde o eleitor nos mandou”, insistiu.

O ex-parlamentar insiste também na tese de que o PSDB tem que ter candidato ao Governo para se fortalecer e evitar um quadro onde o grupo do governador Cid Gomes (PSB) marcha para controlar a política no Estado. Paulo não adiantou que nomes poderiam o PSDB oferecer para a disputa, mas ressaltou que, buscando alianças com outras legendas como o PDT, PTB e DEM, poderia ser encontrada uma alternativa.

Eliomar de Lima

Ipaumirim-CE: Casal é morto a bala e os corpos desovados praticamente às margens de uma rodovia

Os corpos de um casal de jovens foram desovados perto de uma rodovia federal e encontrados por populares na manhã desta quarta-feira no município de Ipaumirim. O duplo homicídio está envolto em mistério e os cadáveres permanecem no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu à espera de identificação. A polícia foi informada sobre o achado dos corpos, enrolados em redes, por volta das 8 horas de hoje e foi até o local no quilômetro 3 da BR-230 que liga os estado do Ceará e Paraíba.

A princípio a constatação apenas de que os cadáveres não são de pessoas residentes em cidades próximas devendo ser da Paraíba. Provavelmente o local, no Sítio Pocinho, município de Ipaumirim, serviu apenas para a desova em uma ribanceira. Segundo o Sargento Lima e os Soldados Edilberto e Marcelo, que ali estiveram, os dois apresentavam perfurações a bala. Os militares fizeram os levantamentos de praxe para tentar encontrar alguma pista que levasse a elucidação do caso.

Os corpos foram levados para o Hospital de Ipaumirim, enquanto chegava o rabecão solicitado pelo Delegado Regional de Policia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida. Ele próprio expediu as guias cadavéricas para a remoção até Iguatu. O homem aparenta ter idade em torno de 25 anos e trajava camisa e um short jeans azul e usava um relógio da CBF oficial no braço, além de um cordão de cor prata no pescoço. Sua altura é de, aproximadamente, um metro e 75 cm, cor branca, cabelos pretos e apresenta uma perfuração na nuca. Já a mulher tem cerca de 23 anos e foi alvejada com um tiro no olho. É morena de cabelos tingidos de loiros, brincos de cor prata, dois piercing no umbigo e trajava blusa lilás e short xadrez.

Miséria

Cid se diz frustrado com a velocidade das obras do Governo

A palestra que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), fez na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), na manhã desta quarta-feira (23), foi um balanço de governo, que veio carregado por críticas do setor industrial. O governador não escondeu o desconforto de ainda anunciar projetos e admitiu que a apresentação de hoje é praticamente a mesma feita há um ano. Na palestra, ele disse estar insatisfeito com a velocidade das obras realizadas pelo Governo do Estado.

Sobre o atraso na gestão, ele também lembrou que “arrumou” a casa e juntou dinheiro no primeiro ano de gestão. O segundo ano (2008) seria para as “coisas acontecerem”, mas ele subestimou a burocracia. Ele disse que se sente “frustrado” porque os processos de licitação demoram e que o governo precisa cumprir a Lei.

Cá pra nós

Se o governador está frustrado com a velocidade das obras, imagine o povo cearense.

Três delegados são exonerados por não obedecer ao secretário de Segurança

Três delegados da Polícia Civil foram exonerados dos cargos na manhã desta quarta-feira (23). O secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, decidiu afastar o titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc), César Wagner, a delegada do 8º Distrito Policial, Ana Lúcia, além do irmão dela, Romero Almeida, que respondia pela Delegacia de Maracanaú. O motivo é a desobediência às orientações de Roberto Monteiro de não apresentar presos para a Imprensa.

Cá pra nós

É muita besteira desse secretário. Bandido tem é que ser mostrado mesmo na imprensa. Seja quem for. Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado o nosso Secretário de Segurança.
Ei, ei...

Dois corpos acabam de dar entrada no IML de Iguatu

Dois corpos, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, acabaram de dar entrada no Instituto Médico Legal de Iguatu.
Os dois corpos foram encontrados no sítio Pocinhos, em Ipaumirim, região Centro Sul do Ceará.
De acordo com informações policiais os corpos estão sem identificação.
Vale salientar que a mulher aparentado ter 22 anos foi morta com um tiro na cabeça.
Já o homem de aproximadamente 25 anos, foi assassinado com vários tiros.
O local onde os dois foram encontrados pode ter servido apenas de desova.
Aguarde mais informações.

Declaração pode complicar situação da Prefeitura de Acopiara

O Blog recebeu informação que a Prefeitura Municipal de Acopiara está ampliando a carga horária de alguns funcionários. Até aí tudo bem.
O agravante nessa história é que o funcionário que deseje ter sua carga horária ampliada está sendo obrigado a assinar uma declaração dispensando o pagamento da diferença salarial do período compreendido entre o Ato de Nomeação até esta data. (Veja abaixo a declaração).
O caso foi para na Promotoria de Justiça de Acopiara.

Em tempo

Tendo em vista a sua gravidade o Blog vai se aprofundar mais sobre o assunto.
Se a Prefeitura de Acopiara quiser se explicar sobre o mesmo deve entrar em contato urgente com esse blogueiro.

Veja abaixo o modeleo da Declaração que o funcionário está sendo obrigado assinar, caso queira ter sua carga horária ampliada.

DECLARAÇÃO

Eu, _______________________________, servidora publica Municipal, no cargo de auxiliar de serviços gerais, portadora de RG ____________________ e CPF___________________ , lotada na escola de ensino fundamental _________________________________,declaro para os devidos fins e quem interessar possa,que nesta data ACEITO a composição amigável proposta pelo Município de Acopiara, consistente na correção de minha carga horária de 20 horas semanais para 40 (quarenta) horas semanais,com o devido acréscimo proporcional de vencimentos,bem como proceder a lotação, preferencialmente,na escola de origem, com base nos cargos criados pela lei Municipal n° 1.171/2001, de 18 de dezembro de 2001, momento em que dispenso o pagamento da diferença salarial do período compreendido entre o ato de nomeação até esta data. Pelo que firmo a presente, para que surta seus jurídicos e legais efeitos. Acopiara,23 de setembro de 2009.

DECLARANTE

______________________________________________________________

Progerirh: Ceará terá seis novas barragens

O Governo do Ceará assinou nesta terça-feira (22) a operação de crédito junto ao Banco Mundial que garante recursos de US$ 103 milhões destinado ao Projeto de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Ceará (Progerirh). O empréstimo permitirá que o Ceará continue a melhorar a gestão dos recursos hídricos e a expansão do acesso à água potável nas áreas urbanas e rurais, mesmo durante períodos de seca. Os recursos serão investidos na construção de seis novas barragens. A primeira delas, a barragem Gameleiro - já licitada - terá a ordem de serviço assinada até o fim deste mês de setembro e atenderá aos municípios de Itapipoca, Tururu e Trairi. A assinatura do contrato aconteceu, na Residência Oficial, durante reunião dos governadores Cid Gomes e Marcelo Déda, de Sergipe, com representantes do Banco Mundial e dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Os outros reservatórios contemplados com os recursos, são a Barragem de Umari, que garantirá o abastecimento do município de Madalena; a Barragem Genipapeiro, para atender os municípios de Ipaumirim, Baixio e Umari; a Barragem Mamoeiro, que vai atender o município de Antonina do Norte, a Barragem Jatobá, que irá abastecer o município de Ipueiras e a Barragem Amarelas que garantirá armazenamento de água, em Beberibe. Com a construção desses novos reservatórios, ficará assegurado armazenamento de água de aproximadamente 180 milhões de metros cúbicos.

Caririaçu-CE: Homem de 41 anos pode ter sido vítima de crime de pistolagem

Um homicídio registrado no início da tarde desta terça-feira no município de Caririaçu movimentou o plantão policial. O agricultor Damião Dantas de Souza, de 41 anos, mais conhecido por "Paizinho", que morava na Rua José Davi, 23 (Bairro Abílio Unias), foi morto com quatro tiros de revólver. Ele conversava com um primo nas imediações de um quiosque, na Rua Carlos Morais, perto da Praça Padre Augusto, no centro da cidade.

Por volta das 13 horas dois homens chegaram em uma moto Bros de cor vermelha e o que vinha na garupa, desceu, sacou um revólver e passou a efetuar os disparos. O agricultor foi atingido na altura do ouvido, abdômen, tórax e braço esquerdo. Derramando bastante sangue ainda foi socorrido às pressas para o Hospital Geraldo Lacerda Botelho, mas faleceu momentos após dar entrada. Enquanto isso, a dupla empreendeu fuga na moto e ainda chegaram a ser vistos de passagem pela Vila Feitosa.

Miséria

Lindomar Rodrigues, no Twitter...

Já estamos no Twitter. A partir de agora você pode acessar: www.twitter.com e em seguida, lindomarlider, para acompanhar de forma instantânea as nossas mensagens.
É mais uma importante ferramenta de comunicação no mundo virtual.

Agenor Neto assina ordem de serviço para reforma do CAIC

Na noite desta terça-feira, 22, dando prosseguimento a mais uma etapa de inaugurações e ordens de serviços em diversos setores da administração, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, assinou a ordem de serviço para a reforma do Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC - localizado no Bairro João Paulo II, nesta cidade.

Na solenidade também estiveram presentes a secretária de Educação Benildes Uchoa; o secretário de Saúde, Joab Soares; os vereadores, João Lázaro, Jarim, Aderilo Alcântara e o presidente da Câmara, Ednaldo Lavor, além de lideranças comunitárias, estudantes e moradores daquela localidade.

O prefeito Agenor Neto, durante o seu discurso, enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento de uma comunidade, e ao mesmo tempo ressaltou o grande esforço que a sua administração vem fazendo, no sentido de garantir melhores condições para o aprendizado de todos os alunos das escolas da rede pública municipal. "Temos que dar prioridade na educação, e não abrimos mão disso. Até o final desse nosso mandato, queremos equiparar as escolas municipais aos padrões das escolas particulares, esse é o nosso compromisso", ressaltou.

Iguatu Notícias

Finalmente, Acopiará contará com um delegado de Polícia Civil

O Blog acabou de ser informado que o Governo do Estado vai disponibilizar uma delegada de Polícia Civil para o município de Acopiara.

Segundo informações é que a policial deve assumir a delegacia de polícia civil nos próximos dias.

Identificada apenas como Graça, a futura delegada de Acopiara terá uma missão difícil a frente da institição naquele município tendo em vista o alto índice de violência registrado nos últimos dias.

A Loja Maçônica de Acopiara Raimundo Teixeira Lima Nº 26 em parceria com o Lions Club foi uma das entidades que mais lutou por essa conquista.

Valeu a pena o blog do Lindomar Rodrigues intervir nessa questão. A resposta do Governo do Estado foi imediata perante os questionamentos postados aqui.

Casa própria para policial militar

Policiais militares que desejarem realizar o sonho da casa própria terão uma nova oportunidade com a reformulação de alguns benefícios do Prohab, o Programa Habitacional da PMCE. A reunião para apresentar as mudanças será realizada nesta quarta-feira, às 9 horas, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), com a presença do comandante-geral adjunto da Polícia Militar do Ceará, coronel Hélio Severiano de Vasconcelos, de representantes da Secretaria das Cidades, da Caixa Econômica Federal, diretores de construtoras e imobiliárias.

Por meio do Prohab, os policiais terão, entre outros benefícios, a isenção de algumas taxas, escritura, maior prazo para pagamento em até 30 anos, redução da carga de juros mensal, financiamento de 100% do imóvel e subsídio do Governo Federal de R$ 17 mil.

SERVIÇO

Para requerer o financiamento é preciso atender à alguns requisitos:
* Ser policial da ativa, da reserva ou pensionistas;
* Não possuir registro de imóvel no nome.
* Não estar subjúdice, ou respondendo processo administrativo
* Ter no mínimo 120 dias de admissão, concluído o estágio probatório.

- Os PMs interessados já podem realizar as inscrições na sede do Prohab (Rua Conselheiro Tristão, 188 – Centro). O financiamento irá beneficiar, inicialmente, 600 policiais.

- Prohab – (85) 3101.4964.

PM do Ceará

Radialista Paulo Oliveira pode disputar o Senado pelo PV

O radialista Paulo Oliveira, um dos comunicadores mais populares do Ceará, afirmou para o Blog, nesta quarta-feira, ter sido convidado para disputar vaga de senador pelo Partido Verde. Ele adiantou que o convite partiu do presidente estadual da legena, Marcelo Silva, que o procurou nessa terça-feira acompanhado de Paulo Sombra, secretário de Organização, Marcos Vieira, secretário de Comunicação e do deputado estadual Augustinho Moreira.

Paulo se disse surpreso com a idéia, acrescentando que vai “estudar com carinho”. Ele, no entanto, é filiado ao PSDB que tem o senador Tasso Jereisati certo para disputar a reeleição em 2010.

“Vou avaliar a possibilidade de me filiar ao PV para concorrer a uma vaga de senador pelo Ceará. Vejo com muito carinho mesmo”, reiterou o radialista que, na última campanha muicipal, teve nome especulado para vice-prefeito na chapa do PSDB.

Eliomar de Lima

Resgatada mulher que havia sido sequestrada em Madalena

Foi resgatada a mulher de um comerciante sequestrada na noite da última segunda-feira (21), no distrito de Macaóca, a 15 quilômetros de Madalena. O marido da vítima teria pago R$30 mil para os sequestradores libertarem a vítima.

De acordo com os policiais, o próprio comerciante estaria participando das negociações com os criminosos e foi, inclusive, pagar o resgate pessoalmente em Quixadá.

Ela foi encontrada amarrada e amordaçada em um matagal na BR-020, em Madalena, entre 20h30min e 21 horas da noite desta terça-feira (22).

A Polícia suspeita de que os homens façam parte de uma quadrilha que já vem realizando sequestros na região há algum tempo. Eles estão foragidos e as investigações continuam.

Jangadeiro Online

Prefeito Agenor Neto adia entrevista coletiva e viaja à Brasília

O prefeito Agenor Neto adiou a entrevista coletiva que estava prevista para acontecer hoje, meio-dia, no auditório do Hospital Regional de Iguatu.
O alcaide iguatuense viajou à Brasília para discutir assuntos importantes de interesse do município.
De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura, Tércio Júnior, a coletiva foi reprogramada para acontecer na próxima sexta-feira, no mesmo horário, no pátio externo do SEBRAE.
A viagem do prefeito ao Distrito Federal aumenta ainda mais a curiosidade da imprensa cearense e principalmente da população de Iguatu.
O jeito é aguardar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Câmara aprova PEC dos Vereadores em segundo turno

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) por 380 votos a favor, 29 votos contra e duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais. Com a votação em segundo turno, a PEC poderá ser promulgada pelo Congresso, uma vez que já foi aprovada pelo Senado.

Mais uma vez as galerias do plenário estavam lotadas de suplentes de vereadores de várias regiões do país. Eles viverão agora a expectativa sobre a posse. O texto da PEC determina que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir a posse dos suplentes.

Existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes.

Opositor da PEC, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”.

O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”.

Faixas de enquadramento:

a) 09 Vereadores, nos Municípios de até quinze mil habitantes;
b) 11, nos Municípios de mais de quinze mil habitantes e de até trinta mil habitantes;
c) 13, nos Municípios de mais de trinta mil habitantes e de até cinqüenta mil habitantes;
d) 15, nos Municípios de mais de cinqüenta mil habitantes e de até oitenta mil habitantes;
e) 17, nos Municípios de mais de oitenta mil habitantes e de até cento e vinte mil habitantes;
f) 19, nos Municípios de mais de cento e vinte mil habitantes e de até cento e sessenta mil habitantes;
g) 21, nos Municípios de mais de cento e sessenta mil habitantes e de até trezentos mil habitantes;
h) 23, nos Municípios de mais de trezentos mil habitantes e de até quatrocentos e cinqüenta mil habitantes;
i) 25, nos Municípios de mais de quatrocentos e cinqüenta mil habitantes e de até seiscentos mil habitantes;
j) 27, nos Municípios de mais de seiscentos mil habitantes e de até setecentos e cinqüenta mil habitantes;
k) 29, nos Municípios de mais de setecentos e cinqüenta mil habitantes e de até novecentos mil habitantes;
l) 31, nos Municípios de mais de novecentos mil habitantes e de até um milhão e cinqüenta mil habitantes;
m) 33, nos Municípios de mais de um milhão e cinqüenta mil habitantes e de até um milhão e duzentos mil habitantes;
n) 35, nos Municípios de mais de um milhão e duzentos mil habitantes e de até um milhão e trezentos e cinqüenta mil habitantes;
o) 37, nos Municípios de um milhão e trezentos e cinqüenta mil habitantes e de até um milhão e quinhentos mil habitantes;
p) 39, nos Municípios de mais de um milhão e quinhentos mil habitantes e de até um milhão e oitocentos mil habitantes;
q) 41, nos Municípios de mais de um milhão e oitocentos mil habitantes e de até dois milhões e quatrocentos mil habitantes;
r) 43, nos Municípios de mais de dois milhões e quatrocentos mil habitantes e de até três milhões de habitantes;
s) 45, nos Municípios de mais de três milhões de habitantes e de até quatro milhões de habitantes;
t) 47, nos Municípios de mais de quatro milhões de habitantes e de até cinco milhões de habitantes;
u) 49, nos Municípios de mais de cinco milhões de habitantes e de até seis milhões de habitantes;
v) 51, nos Municípios de mais de seis milhões de habitantes e de até sete milhões de habitantes;
x) 53, nos Municípios de mais de sete milhões de habitantes e de até oito milhões de habitantes;
z) 55, nos Municípios de mais de oito milhões de habitantes;

Justiça cassa mandato de prefeito e da vice-prefeita de Abaiara, no Ceará

A Justiça Eleitoral da Comarca de Milagres cassou os mandatos do prefeito de Abaiara, Francisco Joaquim Sampaio, e da vice, Maria Euzélia Leite Sampaio, por irregularidades na campanha eleitoral do ano passado.

Segundo a denúncia, Francisco Sampaio, então pré-candidato ao cargo de prefeito de Abaiara, a pretexto de celebrar a Festa do Milho, realizou uma grandiosa festa para promoção pessoal.

A festa foi regada a enorme quantidade de churrasco, cerveja, refrigerante e comida em geral, além da distribuição de vale combustível e shows, tudo gratuitamente, para um público de 4.000 a 5.000 pessoas, segundo cálculo do próprio prefeito.

Festa começou com uma carreata

A festa recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Abaiara, na pessoa do então prefeito, Zezinho, que cedeu o palco da cidade e disponibilizou carros a serviço do município para o transporte de pessoas e ainda custeou despesas.

O representante do Ministério Público informou que a festa teve início com uma carreata, com 210 carros e 400 motocicletas. Durante a carreata, uma faixa com o título "Chico Sampaio - Homem de Ação" foi conduzida por um dos carros e depois exposta no palco. Durante a festa, Sampaio deu entrevista, tendo dito que estavam sendo distribuídas 260 grades de cervejas e que havia matado 10 bois grandes, 12 carneiros e 10 porcos.

Portal Verdes Mares

Cá pra nós

Se a moda pega o que vai ter de prefeito cassado...

Tribunal de Justiça convoca aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) publicou, no Diário da Justiça desta terça-feira (22/09), cinco editais convocando os candidatos aprovados no último concurso público do órgão. Devem comparecer ao TJCE, no prazo de 15 dias, para tratarem do processo de nomeação, 131 aprovados nos cargos de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Oficial de Justiça.

O concurso, realizado em 2008, foi homologado pelo Pleno do TJCE no último dia 13 de agosto. Foram oferecidas, ao todo, 200 vagas para provimento de cargos de nível superior e médio no Judiciário cearense. A organização do processo seletivo ficou a cargo do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

Os editais de convocação (nº 121 a 125/2009) estão publicados das páginas 23 a 27 do Diário da Justiça, que pode ser acessado no site do TJCE (www.tjce.jus.br). Dentro de 15 dias, devem ser publicados novos editais convocando os outros 69 candidatos aprovados.

Fonte: TJCE

Roberto Fernandes é o novo técnico do Fortaleza

A Diretoria do Fortaleza Esporte Clube anunciou em seu site oficial a contratação do técnico Roberto Fernandes para comandar o elenco tricolor no restante do Campeonato Brasileiro da Série B. Ele vem acompanhado de seu auxiliar técnico, Luiz Müller. Ele chega à capital cearense nesta quarta-feira (23) e será apresentado à torcida e à imprensa no período da tarde.

Alguém mandou deletar...

O internauta me enviou um email relatando que na manhã de hoje estava postada no site da Prefeitura de Acopiara (www.acopiara.ce.gov.br) uma informação que citava o nome do vice-prefeito, Tião Mandu, com direito a foto.

Inclusive o internauta nos enviou a foto que estava postada.

Ele só não soube informar o teor da informação e nem o motivo que levou o coordenador do Site a deletar o texto.

Parece que o prestígio do vice-prefeito não anda muito bom perante o prefeito.

Cá pra nós

Depois que o PT de Acopiara mostrou interesse em disputar o pleito em 2012, o vice-prefeito começou a ser perseguido por seus próprios companheiros.
É uma pena.

Homem é baleado em Acopiara

O blog acaba de ser informado que um homem identificado apenas como Luzanildo foi alvejado com três tiros de revólver no bairro Moreira, em Acopiara.
Segundo informações os disparos atingiram a região abdominal.
A vítima foi socorrida ao hospital local em estado grave.
Aguarde mais informações.

Acopiara: Vilmar Félix Martins (PMDB) leva ampla vantagem nos próximos pleitos

E quem tem motivos de sobra para comemorar em relação aos últimos acontecimentos políticos em Acopiara, é o médico e político Vilmar Félix Martins (PMDB).

Nas eleições do próximo ano, Vilmar mais uma vez vai votar em um filho da terra, no caso, o deputado estadual Sarto Nogueira (PSB).

A decisão política de Vilmar em votar em Sarto deve facilitar o seu trabalho perante o eleitorado acopiarense.

Os seus principais adversários políticos já andaram pelas ruas mostrando os seus pretensos candidatos. Nomes que não devem decolar.

Outro motivo que Vilmar Martins tem para comemorar é em relação as eleições de 2012 para prefeito.
Até agora o atual administrador da Terra do Lavrador não encontrou um nome que emplaque para concorrer com o médico que já é bastante conhecido da população.

Parece que a vez de Vilmar está chegando.

É esperar pra ver.

Secretaria de Saúde de Iguatu adere à campanha "Fique Sabendo"

Com o objetivo de obter uma realidade mais aproximada da incidência de Aids em todo o município de Iguatu, através de registros de soropositivos, a Secretaria de Saúde do Município de Iguatu, em parceria com o Ministério da Saúde, promove entre os dia 23 e 30 deste mês, a campanha “Fique Sabendo”, como forma de mobilizar e incentivar a população sobre a importância da realização do teste da Aids.

A Secretaria de Saúde já colocou em disponibilidade kits suficientes para a realização dos testes, como também já foram selecionados os locais onde os profissionais de saúde estarão fazendo a coleta de sangue para realizar os exames. As pessoas interessadas em realizar o teste deverão se dirigirem aos seguintes postos de saúde: Vila Neuma, Vila Centenário, Santo Antonio e Cohab.

Segundo o médico e secretário de saúde, Joab Soares, todos os setores da secretaria estarão mobilizados neste período para a realização da campanha. O teste tem o seu resultado entregue de forma segura e discreta apenas às pessoas que o realizarem.

Iguatu Notícias

CNI/Ibope: em cenário com Aécio, Ciro lidera com 25% de votos

Dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira apontam que, em um cenário em que o candidato do PSDB à Presidência da República em 2010 seria o governador mineiro Aécio Neves, Ciro Gomes (PSB) aparece em primeiro lugar, com 25%, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff em segundo, com 16%, Aécio em terceiro, com 12%, seguido por Heloísa Helena (Psol) com 11% e Marina Silva (PV) com 8%.

A pesquisa realizou 2 mil e duas entrevistas em 142 municípios entre os dias 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na lista na qual o candidato tucano é José Serra, ele aparece em primeiro, com 35%, Ciro Gomes vem em em segundo, com 17%, e Dilma em terceiro, com 15%, seguida de marina Silva, com 8%.

Na pesquisa espontânea, ao serem questionados apenas sobre "se as eleições fossem hoje, em quem você votaria", 34% dos entrevistados responderam Serra, 14% ficaram com Dilma, 14% com Ciro, 8% com Heloísa Helena e 6% com Marina Silva.

Em outro cenário, os entrevistados são questionados se, entre os candidatos Aécio, Dilma, Ciro e Marina, qual deles siria votado se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. Nesta lista, 28% responderam Ciro Gomes, 18% Dilma Roussef, 13% Aécio Neves, e 11% em Marina Silva.

Em uma comparação entre os resultados divulgados hoje e os da última pesquisa, em junho deste ano, Ciro é o que apresenta alta mais significativa. Em junho, ao serem deparados com a lista de candidatos Serra, Dilma, Ciro e Heloísa Helena, e questionados sobre em qual votaria, os entrevistados escolheram Serra, com 38%, e Dilma obteve 18%, enquanto Ciro ficou com 12%. Heloísa Helena tinha 7%. Nesta mesma pesquisa, com Aécio como candidato tucano, Ciro obteve 22% em junho, Dilma 21%, Aécio se manteve em 12% e Heloísa Helena obteve 11%.

Terra

Ceará pedirá anulação de jogo nesta terça

O Ceará deve entrar com um pedido de anulação da partida contra o Paraná nesta terça-feira junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Para o presidente do clube, Evandro Leitão, houve erro de direito do árbitro ao validar o gol de mão de Wellington Silva, que acabou dando a vitória por 1 a 0 aos paranaenses.

Morre a novelista Andrea Maltarolli, autora de 'Beleza Pura'

A novelista Andrea Maltarolli, autora de Beleza Pura (2008), morreu nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer, descoberto em 2008.

Beleza Pura foi a primeira novela assinada por Andrea e teve a supervisão de Silvio de Abreu. A autora já tinha colaborado na primeira versão de Malhação, de 1994, e nos humorísticos globais Zorra Total, A Turma do Didi e Escolinha do Professor Raimundo.

Recentemente, ela tinha terminado de adaptar para o teatro a história em quadrinhos da argentina Maitena, Mulheres Alteradas.

Beleza Pura mostrou a trajetória de Guilherme Medeiros, papel de Edson Celulari, um homem egoísta que no decorrer da novela passa a enxergar o outro depois que se apaixona por Joana (Regiane Alves). A trama se destacou pela quantidade de personagens populares, especialmente por Rakelli, de Ísis Valverde.

A novela contou ainda com Humberto Martins, Carolina Ferraz, Christiane Torloni, Werner Shunemann, Gustavo Leão e Mônica Martelli no elenco.

Lindomar Rodrigues, agora, no Twitter

Depois de ser incentivado pelos jornalistas Norton Lima Júnior e Beto Fernandes, já estamos no Twitter. A partir de agora você pode acessar: www.twitter.com e em seguida, lindomarlider, para acompanhar de forma instantânea as nossas mensagens.
É mais uma importante ferramenta de comunicação no mundo virtual.

Morre no Rio de Janeiro a atriz Dirce Migliaccio

Morreu hoje no Rio de Janeiro aos 76 anos a triz Dirce Migliaccio. Segundo a secretaria municipal da Saúde, ela estava internada com quadro de pneumonia e infecção urinária desde o último dia 8, quando deu entrada na enfermaria do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Dez dias depois, ela foi transferida para o Hospital Municipal Álvaro Ramos, em Jacarepaguá, onde faleceu.

Em abril deste ano, Dirce também precisou ser hospitalizada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A atriz ficou mais conhecida por ter interpretado a primeira Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 1977, e uma das irmãs cajazeiras da telenovela "O Bem-Amado", de Dias Gomes. Ela é irmã do também ator Flávio Migliaccio.

Mulher de comerciante é sequestrada em Madalena

Mais um sequestro foi registrado no Interior do Ceará. O fato ocorreu nessa noite de segunda-feira na cidade de Madalena (Sertão Central). A mulher de um comerciante do distrito de Macaóca, a 15 quilômetros la sede, foi a vítima.

A Policia de Madalena ganhou reforça da polícia de Boa Viagem na investigação. Há informações do pedido de um resgate de R$ 40 mil. A família pediu para que a imprensa se afastassse do caso.

Eliomar de Lima

Mãe, faz apelo por alimentos, roupas, chinelos e um ventilador para o filho que é doente

Uma mãe, desesperada, identificada como Maria Lúcio Benedito da Silva, residente na vila Martins, em Acopiara, procurou na manhã de hoje a central de radiojornalismo da rádio Liberdade de Iguatu através do radialista Pinheirinho objetivando conseguir alimentos através de uma campanha no rádio.

De acordo com ela, o seu filho, Carlos Salvino de Souza sofre de câncer e está passando fome.

Ela informou ao Blog que não consegue ter acesso ao prefeito de Acopiara para explicar sua situação. Afirmou também que a Prefeitura do Município através do serviço social faz a doação de 60 reais/mês em alimentos o que não é suficiente para alimentar o filho. "Como é a própria prefeitura que compra, muitas vezes recebo o alimento vencido", disse dona Maria.

As pessoas de bem da "Terra do Lavrador" que quiserem ajudar a essa mãe sofredora devem entrar em contato como a mesma através do telefone: 9208-6122 (recado).

As doações podem ser feitas ainda em sua residência, localizada na vila Martins, próximo a residência do senhor Itamar.

Câmaras do Ceará decidem aguardar posição da Justiça

A decisão saiu ontem, durante reunião de cerca de 50 dirigentes de legislativos municipais

Cerca de 50 presidentes de câmaras municipais cearenses reuniram-se ontem no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza e decidiram: não irão empossar automaticamente nenhum suplente de vereador, mesmo que a Câmara de Deputados aprove hoje, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta de 51.748 para 59.303 o número de vereadores no País. Só no Ceará, serão 425 novas vagas, distribuídas em 127 municípios.

Os parlamentares não são contra a ampliação de cadeiras nos legislativos municipais, mas discordam do ponto que retroage os efeitos da proposta às ultimas eleições de 2008. Segundo o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho (PMN), cerca de 200 parlamentares poderão perder os seus mandatos caso a PEC seja homologada pela Câmara de Deputados e a Justiça a julgue legal.

Deuzinho explica que o aumento imediato das vagas implicaria na diminuição do coeficiente eleitoral em todos os municípios. Desta forma, partidos pequenos conseguiriam atingir o número mínimo de votos e eleger alguns de seus candidatos, enquanto que partidos maiores teriam de abrir mão de suas vagas. ``Quem vai garantir os direitos desses vereadores?``, questiona o parlamentar.

O presidente da UVC também afirma que, até o momento, nenhum dirigente das casas legislativas do Ceará o procurou para cobrar apoio à retroatividade da nova emenda constitucional. ``Eu estou falando pela maioria, que é a favor da PEC com validade para 2012``, garante.

ALGUMAS CÂMARAS ONDE OCORRERÃO AUMENTO DO NÚMERO DE VAGAS

Municípios mais populosos

Fortaleza - 2 vagas
Juazeiro do Norte - 8 vagas
Sobral - 9 vagas
Caucaia - 9 vagas
Crato - 6 vagas
Quixadá - 5 vagas
Iguatu - 7 vagas
Maracanaú - 9 vagas
Limoeiro do Norte - 5 vagas
Maranguape - 7 vagas
Itapipoca - 6 vagas
Crateús - 5 vagas
Canindé - 6 vagas

Outros Municípios

Acaraú - 5 vagas
Aquiraz - 5 vagas
Aracati - 5 vagas
Barbalha - 5 vagas
Boa Viagem - 5 vagas
Camocim - 5 vagas
Cascavel - 5 vagas
Icó - 5 vagas
Morada Nova - 5 vagas

Fonte: BANCO DE DADOS

Hino Nacional agora é obrigatório nas escolas

O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta segunda-feira (21) uma lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional em escolas públicas e privadas de todo o país. A regra vale para os alunos do ensino fundamental. A obrigatoriedade vale a partir desta terça-feira (22), quando a sanção será publicada no Diário Oficial.

O presidente assinou a lei em sua residência em São Paulo, de onde despacha para conciliar o trabalho e o tratamento contra o câncer. A lei sancionada por Alencar altera a lei 5.700 de 1971, que estabelece regras para uso dos símbolos nacionais. Segundo a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, Alencar deve retomar amanhã às sessões de quimioterapia. Contudo, não há horário definido para o tratamento.

Alencar foi internado na última quinta-feira (17) devido a um quadro de pancitopenia – quando há queda no nível de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos do sangue. Ele teve alta no sábado (19), por volta das 11h. Ao deixar o hospital, Alencar informou que se sentia bem e disse estar otimista com a retomada do tratamento tradicional.”

Com Agências

Reage atacando

A posição aqui esboçada pelo presidente da União dos Vereadores do Ceará, Deuzinho Filho, contrário a que tenha vigência imediata a PEC que aumenta em cerca de oito mil o número de vereadores em todo o País, provocou a reação dos suplentes, que seriam diretamente beneficiados com a medida. E-mail como os de Marciano, da Rodoviária e Bandeira Júnior, ao lado de defenderem a proposição, aliás, já aprovada pelo Senado e, em primeira discussão, pela Câmara, fazem duras críticas e mesmo acusação ao líder dos vereadores. Embora defenda a PEC e apenas que passe a vigorar a partir das eleições de 2012, Deuzinho é acusado de "responder pelos processos dos carros locados à Câmara de Caucaia e de estar com medo do salário dele diminuir e não dar para pagar os advogados que constituiu para sua defesa".

Edilmar Norões

Em tempo

Marciano e Bandeira Júnior citados na matéria acima são lideranças políticas na cidade de Iguatu. Ambos estão na briga por uma vaga no legislativo iguatuense já que a Pec dos Veredaores deve ser aprovada em 2º turno.

Operação Jaguaribe é iniciada

Cerca de 700 militares do Exército, 80 viaturas e dois helicópteros estão espalhados nos municípios de Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. É a Operação Jaguaribe, promovida pela 10ª Região Militar que tem o objetivo de treinar os contingentes dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

A solenidade foi aberta, no final de semana, na Praça da Sé.Soldados e oficiais são preparados para atuar cumprindo missões de Garantia de Lei e Ordem. Paralelamente é desenvolvida a Operação Aciso, que consiste na promoção de ações cívicas e sociais com expedição de documentos, atendimento médico e odontológico.

DN

Mil motoristas são multados por mês

Com os 160 motoristas flagrados pelas equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), no período de quinta-feira (17) a domingo (20), tendo como base a Lei Seca, já somam 9.595 o total de pessoas multadas em todo o estado apenas este ano.

Os números mostram uma média de mil pessoas a cada mês que dirigem após consumir algum tipo de bebida alcoólica.

As cidades que registraram maior número de motoristas flagrados são: Fortaleza (2.821), Juazeiro do Norte (1.234), Iguatu (505), Caucaia (453) e Maracanaú (384). Outros 113 municípios tiveram registro abaixo de 300 pessoas multadas em 2009 com base na Lei Seca.

A punição àqueles que forem pegos dirigindo alcoolizados é rigorosa: multa de R$ 951,70, apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo ser suspensa, além do motorista responder a processo administrativo aberto no Detran-CE.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prefeitos cearenses seguem para Assembleia Nacional em Brasília

Prefeitos do interior cearense seguem nesta quarta-feira (23) para uma Assembleia Nacional de Prefeitos, em Brasília, no Distrito Federal.

A presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, revelou que um dos principais temas discutidos durante o encontro será o pedido de maior apoio financeiro para os municípios cearenses. Ela afirma, ainda, que vai debater sobre o pré-sal e a redistribuição dos Royalties para todos os estados brasileiros.

Jangadeiro Online

Maia Júnior quer PSDB disputando o Governo em 2010

Ex-vice-governador do Ceará, o empresário Maia Júnior defendeu, nesta segunda-feira, que o PSDB tenha candidato próprio a governador em 2010. Ele disse, sem rodeios, o seguinte:

“Um partido da nossa envergadura não pode deixar de ter palanque, sob pena de perder consistência”.

Maia Júnior, no entanto, afasta seu nome da disputa. E não arrisca opções. Acha que, até o pleito, os tucanos poderão amadurecer um candidato. Ele deu uma certeza: a tucanada está unida em torno da reeleição do senador Tasso Jereissati.

Eliomar de Lima

Série B: partida com gol de mão não deve ser anulada

O procurador do STJD, Paulo Schimidt, afirmou que é pouco provável que a partida entre Ceará e Paraná, sábado passado, quando a equipe paranista venceu por 1 a 0 com gol de mão de Wellington Silva, seja anulada como quer o time cearense.

Bancários ameaçam paralisar atividades na próxima quinta-feira

Os bancários de todo o Brasil devem cruzar os braços a partir da próxima quinta-feira (24). Eles reivindicam reajuste salarial de 10% e maior participação nos lucros das instituições financeiras, que, para 2009, apresentaram percentual menor que do ano de 2009.

A ameaça da categoria será discutida em assembleias que serão realizadas em todos os estados na próxima quarta-feira (23).

A campanha salarial dos bancários começou em agosto passado e, desde então, a Fenaban não discute outro percentual de reajuste que aquele proposto de menos de 5%.

Humorista cearense e seu personagem Biba se apresentam para Silvio Santos neste domingo

O ator/humorista Amadeu Maya, apresentador do programa Panelada da Babalu da TV Jangadeiro, mostrou o personagem “Biba” para todo o Brasil, no Programa Silvio Santos do SBT, na noite deste domingo (20). A Biba, com toda sua graça e bom humor cearense, arrancou boas gargalhadas das “colegas de trabalho” e do próprio Silvio. Assim que entrou no palco do estúdio 3, o SBT saltou para segundo lugar na audiência.

Para ver a apresentação, clique aqui

O programa Panelada da Babalu, com Amadeu Maya, vai ao ar na TV Jangadeiro, de segunda à sexta, às 13h45min.

Jangadeiro Online

Receita Federal abre 450 vagas com salários de R$ 13 mil

Foi divulgado o edital que abre 450 vagas para o cargo de auditor-fiscal da Receita Federal.

O certame exige curso superior conluído em qualquer curso de graduação. As inscrições estarão abertas a partir do dia 28 deste mês e seguem até o dia 13 de outubro de 2009. A taxa é de R$ 130,00.

As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009. Aos interessados, o salário inicial para o cargo é de R$ 13.067,00.

Mais informações no site da organizadora do certame, a Escola de Administração Fazendária.

Vagas: 450

Cargo: auditor-fiscal
Remuneração: R$ 13.067,00
Nível: superior
Edital: baixe aqui

Arrependido, Nelsinho pede segunda chance na F1

Preservado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o brasileiro Nelsinho Piquet disse que ficou aliviado com o fim do julgamento da "marmelada" no GP de Cingapura, nesta segunda-feira. Arrependido, o ex-piloto da Renault pediu uma segunda chance na Fórmula 1 e disse que está conformado com a obrigação de recomeçar a carreira.

"Eu aprendi algumas lições muito difíceis nos últimos 12 meses e reconsiderei os valores na vida. O que não mudou foi o meu amor pela Fórmula 1 e a fome de correr novamente. Eu entendo que tenho que começar minha carreira do zero", disse Nelsinho em comunicado oficial.

"Eu somente espero que uma equipe reconheça o quanto eu fui sufocado na Renault e me dê uma oportunidade de mostrar o que eu prometia na minha carreira na F3 e GP2. O que eu posso assegurar é que não haverá piloto na Fórmula 1 mais determinado para se provar", completou.

Demitido em agosto deste ano da Renault, Nelsinho mandou uma carta à FIA denunciando uma armação da escuderia no GP de Cingapura. O chefe de equipe Flavio Briatore e o estrategista Pat Symonds solicitaram que o brasileiro provocasse um acidente para beneficiar Fernando Alonso. O espanhol ganhou posições na bandeira amarela e venceu a corrida.

"Eu lamento amargamente minhas ações de ter seguido as ordens que foram dadas. Eu desejo todo dia não ter feito aquilo", diz Nelsinho no comunicado. "Estou aliviado que a investigação foi concluída. E o mais importante é que isso nunca mais acontecerá", completou.

Nelsinho ganhou imunidade da FIA por ter colaborado com a investigação e escapou de qualquer punição pelo episódio. Briatore foi banido da Fórmula 1, Symonds está suspenso por cinco anos e a Renault ficará dois anos em observação. Caso cometa outra contravenção grave, será banida.

Terra

Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, guarda a sete chaves decisão política que ele tomará

Apesar da imprensa em nível de estado começar a especular sobre o anúncio que o prefeito Agenor Neto (PMDB) fará na próxima quarta-feira, em entrevista coletiva, a verdade é que ninguém sabe o que o jovem político tem a dizer.
O alcaide iguatuense guarda a sete chaves essa sua decisão.
Os emails não param de chegam e a curiosidade da população aumenta, principalmente, no meio político.
É aguardar...

IBGE abre inscrição para 33 mil vagas; veja como se preparar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário em mais de 5,5 mil cidades para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais ( veja aqui o edital ).

Governador entrega 35 ônibus para escolas de educação profissional

O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela entregam nesta segunda-feira, dia 21, às 17 horas, na escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo VI (Rua Jorge Dummar, 1841 - Jardim América), 35 ônibus que vão apoiar as ações educacionais na Capital e no Interior.

Desse total, 26 vão para escolas profissionais, seis atenderão ao transporte dos alunos no Interior, nas sedes das macrorregionais da educação e três ficarão na Secretaria da Educação(Seduc). A iniciativa conta com investimentos da ordem de R$ 5,2 milhões.

O Governo Estadual financiou 20 veículos, enquanto o MEC aportou recursos para os demais. A ação integra as atividades do Festival de Protagonismo Juvenil que tem como focos o empreendedorismo, a aprendizagem e a participação democrática.

Votações de PECs dos Vereadores e do foro privilegiado são prioridade da Câmara na semana

As prioridades de votações da Câmara dos Deputados nesta semana são as medidas provisórias que estão trancando a pauta e as propostas de Emenda à Constituição (PECs) dos Vereadores e a que acaba com o foro privilegiado no julgamento de autoridades. Também tranca a pauta de votações o projeto de lei que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar e na reforma agrária.

A primeira votação a ser feita pelos deputados é das emendas do Senado à medida provisória 462 que trata do repasse de R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para compensar as perdas que tiveram no repasse do FPM decorrentes da crise econômica iniciada em setembro de 2008.

Os deputados devem votar a medida provisória 466, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados, nos estados da Região Norte. Em seguida, será votada a MP 467 que autoriza, em caráter excepcional, a prorrogação de contratos por tempo determinado. Estas duas Mps também estão trancando a pauta e tem prioridade nas votações, impedindo assim a apreciação de quaisquer outras matérias em sessões ordinárias de serem votadas.

Após votar as MPs, os deputados iniciam a discussão e votação do projeto sobre a política de assistência técnica para a agricultura familiar e reforma agrária. Esse projeto é considerado pelas lideranças partidárias, pelo tema, como um dos mais polêmicos a serem votados pela Câmara nos próximos dias. Na avaliação das lideranças haverá disputa entre os defensores da reforma agrária e a chamada bancada ruralista da Câmara.

Nas sessões extraordinárias, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pretende votar em segundo turno a PEC dos Vereadores e também o fim do foro privilegiado nos julgamentos de autoridades. O foro privilegiado é uma prerrogativa a que tem direito o presidente da República, o vice-presidente, ministros, deputados, senadores e ministros de tribunais superiores nos julgamentos de crimes comuns ou de responsabilidade.