quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TCU condena ex-prefeita de Parambu

O Tribunal de Contas da União condenou a ex-prefeita de Parambu (CE), Maria Milene Freitas Ralston, a pagar R$ 149.755,20, valor atualizado, por não construir açude na zona rural do município.

O convênio previa a construção de dois açudes, porém, apenas um foi construído. A prestação de contas sobre a obra também foi rejeitada por não terem sido apresentados os extratos bancários da conta do convênio e não ter sido comprovada a devolução do saldo não utilizado.

A ex-prefeita não se defendeu e ainda foi multada em R$ 10 mil. O TCU encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República no Estado do Ceará. O ministro Aroldo Cedraz foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

TCU

Novas Liberações de Recursos - Município de Acopiara/CE

O Portal da Transparência nos envia informações sobre novos repasses de recursos federais ao município de Acopiara realizado por meio de convênio. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social.

O Portal da Transparência lançou no dia 10 de agosto de 2009 a Campanha "Direito de Saber", composta por três filmes de 30 segundos. Com personagens que caracterizam tipos comuns do povo brasileiro, vistos de modo bem-humorado, a proposta dos filmes é brincar com a idéia de que todo brasileiro se considera especialista em algum assunto. Mas e quando perguntados sobre o destino dos recursos públicos? Assista aos filmes do Portal da Transparência em http://www.portaldatransparencia.gov.br/direitodesaber/ e descubra.

Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 07/09/2009. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência

Os convênios do município de ACOPIARA/CE que receberam seu último repasse no período de 01/09/2009 a 07/09/2009 estão relacionados abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 551438
Objeto: AQUISICAO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL PERMANENTE E CONSTRUCAO DE UNIDAD E DE SAUDE
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Total: R$878.072,55
Data da Última Liberação: 02/09/2009
Valor da Última Liberação: R$119.510,00
--------------------------------------------------------------------------------

Consulte periodicamente o Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) para acompanhar outros repasses de recursos federais a seu município.

Prefeito Agenor Neto prestigia visita do presidente Lula ao Ceará

O presidente Lula estará visitando o Estado do Ceará no dia de hoje (10). E já começa a cumprir a agenda de compromissos ao meio-dia, em Sobral. Lá, ele vai assinar a ordem de serviço para a construção de 20 escolas técnicas profissionalizantes.

Para está solenidade, o prefeito Agenor Neto (foto arquivo), também estará marcando a sua presença. De lá, Agenor seguirá viagem para Brasília, onde uma agenda de compromissos lhe aguarda. Na pauta, encaminhamentos e liberações de projetos de interesses do povo iguatuense.

Confira a programação do presidente Lula no Ceará

10:20 - Chegada a Fortaleza
Base Aérea de Fortaleza

10:40 - Entrevista à Rádio Verdes Mares

12:00 - Partida para Sobral (CE) com sobrevoo das obras da Barragem
Taquara

13:30 - Inauguração simultânea dos campi Sobral e Limoeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e anúncio de construção de 20 novas escolas profissionais no Ceará
Avenida Dr. Guarany 317, Derby Clube, Sobral

15:30 - Partida para Fortaleza
Aeroporto Coronel Virgílio Távora

16:00 - Chegada a Fortaleza
Base Aérea de Fortaleza

16:45 - Visita ao Residencial Patativa do Assaré
Avenida Oscar Araripe com Rua Paulino Rocha, Bairro Granja Lisboa

17:20 - Cerimônia de assinatura de ordens de serviço relativas às obras de habitação e urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bacia do Rio Maranguapinho

Avenida Oscar Araripe, s/n, Bairro Granja Lisboa

19:30 - Cerimônia de inauguração do Centro Urbano de Cultura, Arte,
Ciência e Esporte (Cuca)

Avenida Presidente Castelo Branco, 6.417, Barra do Ceará

21:40 - Partida para Recife (PE)
Base Aérea de Fortaleza

Iguatu Notícias/Lindomar Rodrigues


Operadora terá que fornecer novo celular em caso de roubo

Em casos de o cliente perder celular em decorrência de caso fortuito ou força maior, devidamente comprovada, a empresa de telefonia deve fornecer gratuitamente outro aparelho pelo restante do período de carência ou, alternativamente, reduzir pela metade o valor da multa a ser paga pela rescisão do contrato. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao dar parcial provimento ao recurso da Tim Celular S/A do Rio de Janeiro.

A discussão teve início com uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, requerendo que a operadora se abstivesse de cobrar qualquer multa, tarifa, taxa ou valor por resolução de contrato de telefonia móvel decorrente de força maior ou caso fortuito, especialmente na hipótese de roubo ou furto do aparelho celular.

Nilmar dá show em Salvador e garante vitória brasileira sobre o Chile

Quem esperava que Adriano brilharia atuando no lugar do suspenso Luis Fabiano teve de bater palmas para Nilmar. Com três gols, o atacante do Villarreal-ESP garantiu a vitória do Brasil sobre o Chile por 4 a 2, nesta quarta-feira à noite, em Salvador, pelas eliminatórias da Copa de 2010. O ex-colorado atuou na vaga de Robinho, que se machucou contra a Argentina, sábado passado. O Imperador, após um primeiro tempo razoável, sumiu na etapa final. O Brasil jogou com um a menos desde os quatro minutos do segundo tempo, quando Felipe Melo foi expulso - o chileno Sanchez recebeu também o vermelho, só que aos 33, quando o placar já estava 4 a 2.

Para o Brasil, o resultado serviu apenas para confirmar sua hegemonia no futebol sul-americano. Já classificada para o Mundial da África do Sul, ano que vem, a seleção lidera as eliminatórias, com 33 pontos. O Chile ainda tem mais dois jogos para tentar sua vaga, e precisa de três pontos em seis que vai disputar.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

G1

Desenvolvimento Social: Municípios recebem premiação hoje

Trinta municípios do Estado do Ceará que apresentaram os Melhores Índices de Desenvolvimento Social (IDS), tanto na área de serviços e de resultados, receberão, hoje, uma homenagem da Revista Municípios do Ceará, que há 12 anos vem realizando o evento.

Os municípios que serão homenageados são Fortaleza, Sobral, Maracanaú, Brejo Santo, Pacoti, Aratuba, Jaguaretama, Paraipaba, Barbalha, Jardim, Juazeiro do Norte, Eusébio, Aquiraz, Jaguaribara, São Gonçalo do Amarante, Acopiara, Aracati, Crateús, Pacajus, Forquilha, Dep. Irapuan Pinheiro, Carnaubal, Várzea Alegre, Maranguape, Cariré, Maracanaú, Lavras da Mangabeira, São Benedito, Catarina, Horizonte, Mombaça, Orós, Limoeiro do Norte, Poranga, Croatá, Tauá, Ipu, Santa Quitéria, Guaiúba, Nova Russas, Hidrolândia, Sobral e Reriutaba.

Casa do Ceará: Desembargador se associa

Brasília. O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha (Fortaleza) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará esteve, em Brasília, visitou a Casa do Ceará, sendo recepcionado pelo presidente Fernando César Mesquita (Fortaleza), João Rodrigues Neto (Independência) Maria de Jesus Martins (Boa Viagem) e JB Serra e Gurgel (Acopiara) e depois de percorrer as inúmeras unidades da Casa manifestou interesse em contribuir para o desenvolvimento da entidade, tornando-se associado, e assinando sua ficha de associação.

Fernando César Mesquita mostrou-lhe as duas bibliotecas, José Colombo de Souza e Mauro Benevides, a Galeria de Arte com um precioso acervo de artistas cearenses, inclusive Raimundo Cela, a sala de homenagem ao fundador da Casa, deputado Chrysantho Moreira da Rocha, o Museu de Arte Popular e de Artesanato do Ceará, a Odontoclínica, o Espaço Cultural João Estênio Campelo Bezerra, as dependências dos diversos cursos de manicura, culinária, corte e costura, informática, a Pousada Chrysantho Moreira da Rocha e a horta orgânica.

DN

Fundo apóia projetos juvenis no interior do Ceará

Jovens das cidades de Acopiara, Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô terão a oportunidade de implantar projetos sociais, educacionais e culturais a partir do recebimento de verbas da Fundação W. K. Kellogg, em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Elo Amigo. A entrega dos cheques aos beneficiados aconteceu no auditório do Palácio da Microempresa do Sebrae.

O Fundo de Apoio aos Jovens faz parte do Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe, da ONG Elo Amigo. O objetivo é apoiar as iniciativas para a juventude e fortalecer os grupos dessa faixa etária. Este é o segundo edital que atende 14 projetos no valor total de R$ 22 mil. No primeiro edital, ocorrido em 2008, foram beneficiadas 18 ações e liberados R$ 20 mil aos projetos desenvolvidos.

A assinatura dos termos de parceria e a liberação do recurso referentes aos projetos aprovados aconteceu num clima de expectativa. "É preciso que um programa como este se torne uma política pública municipal", disse o coordenador do programa, Marcos da Silva, do Instituto Elo Amigo. "São os próprios jovens que vão gerir os recursos e isso lhes dará responsabilidade, oportunidade de crescimento e de fortalecimento de suas idéias".

Para o próximo ano, estão previstos mais dois editais do Fundo de Apoio aos Jovens. "Quem não foi selecionado nas duas primeiras etapas tem uma nova chance. Novos projetos devem ser apresentados e outras pessoas também serão atendidas na edição deste ano", explicou Silva. Para os organizadores do programa, o movimento de jovens protagonistas, com ações relacionadas à cultura, educação, participação social e de empreendedorismo está crescendo na região Centro-Sul.

Honório Barbosa
Leia mais no Diário do Nordeste

Nelsinho não será punido por conta do acidente premeditado

O brasileiro Nelsinho Piquet não será punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por ter participado do acidente premeditado por sua ex-equipe, a Renault, no GP de Cingapura, no ano passado. Como revelou o comentarista da TV Globo, Reginaldo Leme, durante entrevista ao "Jornal Nacional", o piloto recebeu a garantia de que não será punido ao tomar a decisão de fazer a denúncia junto à entidade.

No entanto, isso não significa que o futuro de Nelsinho na Fórmula 1 será de portas abertas. Daqui a 12 dias, a equipe francesa terá que se defender da acusação de ter mandado o brasileiro bater na corrida para beneficiar o espanhol Fernando Alonso.

STF notifica Lula para depor no caso do mensalão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão, enviou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva informando que o presidente da República foi citado como testemunha de defesa pelos réus Roberto Jefferson e José Janene, segundo a edição desta quarta-feira da Folha de S.Paulo.

Jefferson, atual presidente nacional do PTB, teve seu mandato de deputado federal cassado pela Câmara em 14 de setembro de 2005. Janene, ex-líder do PP, foi inocentado pela mesma Casa em 6 de dezembro de 2006.

Segundo o Código de Processo Penal, o presidente, entre outras autoridades, pode depor em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz. O depoimento pode ser pessoalmente ou por escrito. Segundo a Folha, o Ministério Público Federal e os advogados dos 39 réus poderão fazer perguntas a ser deferidas pelo relator.

O vice-presidente José Alencar, indicado como testemunha pelo deputado Valdemar Costa Neto, optou por responder por escrito. O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), foi citado como testemunha pelo réu José Rodrigues Borba.

Terra

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Iguatu: Projeto Agente da Educação vai absorver candidatos para suprirem cargos

A Secretaria da Educação de Iguatu está divulgando nos meios de comunicação do Ceará um Edital que estabelece normas específicas para a abertura das inscrições e realização do processo destinado a selecionar candidatos para o suprimento do Cargo de Agente da Educação do quadro das Escolas Públicas Municipais de Iguatu.

O Edital pode ser visto no site da Prefeitura: http://iguatu.ce.gov.br/

Paraguai vence a Argentina e também está na Copa de 2010

O Paraguai é a segunda seleção sul-americana classificada para a Copa do Mundo. Jogando com imponência no estádio Defensores del Chaco, nesta quarta-feira, a equipe alvirrubra derrotou a desorganizada Argentina de Maradona por 1 a 0 e, assim como já fizera o Brasil, assegurou lugar na Copa do Mundo de 2010. Haedo Valdez fez o gol da classificação.

Os paraguaios somam agora 30 pontos e, a duas rodadas do fim das eliminatórias sul-americanas, não têm mais como ficar abaixo da quarta colocação (os quatro primeiros garantem vaga). Já a Argentina complicou sua situação. A seleção do técnico Maradona segue com 22 pontos, agora em quinto lugar (um à frente do Uruguai, sexto). Se as eliminatórias terminassem hoje, os hermanos teriam de jogar uma repescagem contra o quarto colocado das eliminatórias da Concacaf.

Câmara aprova PEC que cria mais de 7 mil vagas de vereadores no país

Com as galerias do plenário lotadas de suplentes de vereadores, a Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta quarta-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336/09 que aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo o país. Votaram a favor da proposta 370 deputados e, contra, 32 parlamentares.

A aprovação da matéria, no entanto, não deve ter efeito retroativo às eleições de 2008. A PEC não determina que os suplentes ocupem as novas cadeiras, apenas estipula um novo limite de vagas nas câmaras municipais.

O país tem atualmente 51.748 vagas de vereadores. Pelo critério da proposta, que distribui as vagas conforme o número de habitantes de cada município, a PEC deve criar 7.709 vagas, se considerado os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009. O texto original da PEC fala, no entanto, em 8.043 vagas, sem observar os dados do IBGE.

A PEC foi aprovada em primeiro turno e ainda deve passar por uma segunda votação no plenário da Câmara, para só depois seguir para a sanção presidencial. Durante uma hora e meia, parlamentares contrários e favoráveis à matéria ocuparam a tribuna da Câmara para debater o texto. O deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) condenou a proposta que amplia as vagas de vereadores por iludir os suplentes. "Do jeito que está, essa PEC modificaria o resultado da eleição, o que é completamente inconstituicional. Não vamos iludir esses suplentes (vaias). Eles não serão diplomados pela Justiça Eleitoral. Isso é uma ilusão", afirmou, sob vaias, Biscaia.

Já o deputado Fernando Coruja (PPS-SC) defendeu as propostas afirmando que a matéria só deve produzir efeito nas próximas eleições municipais, que devem ocorrer em 2012. "Nenhuma câmara municipal será obrigada a ampliar o número de vagas. A eleição ocorreu sobre um determinado número de cadeiras, nem a Justiça Eleitoral vai permitir que isso seja modificado", argumento Coruja.

G1

Plenário aprova Pec dos Vereadores no Brasil

O Plenário aprovou, por 370 votos a 32 e 2 abstenções, o substitutivo às PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores no Brasil e reduzem os gastos das câmaras municipais. A matéria precisará ser votada ainda em um segundo turno.

Câmara aprova o aumento do número de vereadores do País

Daqui a pouco mais informações...

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 7 milhões no sábado

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (9) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.107 da Mega-Sena. Os números foram sorteados em Parauapebas (PA). A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será no próximo sábado (12), é de R$ 7 milhões.

Confira os números sorteados: 03 - 09 - 20 - 36 - 53 - 54

Segundo a Caixa, 85 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 14.819,61. Outras 6.294 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 285,91.

Apostas com novo preço

Esse foi o primeiro concurso com o novo valor de aposta da Mega-Sena, que passa de R$ 1,75 para R$ 2. O reajuste entrou em vigor em 6 de setembro. Segundo estimativa da Caixa, a arrecadação e os prêmios devem ter um crescimento de 10%.

Senado aprova texto-base da reforma eleitoral, mas ainda vai definir web livre

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o texto-base do projeto de reforma eleitoral. Dentro da proposta está a discussão sobre as regras para o uso da internet durante o período eleitoral, mas o tema é alvo de destaque e ainda será decidido. Como o projeto sofreu diversas alterações no Senado, a proposta vai retornar para avaliação da Câmara dos deputados. Para valer já para as eleições em 2010, o projeto precisa de sanção presidencial e publicação no Diário Oficial até o dia 3 de outubro.

O texto-base dá liberdade total aos candidatos na internet. Fica permitido a eles utilizar todas as ferramentas, como blogs, mensagens instantâneas e redes sociais. Será permitido também que os candidatos à Presidência da República comprem espaço em portais de conteúdo jornalístico.

A proposta permite também a doação eleitoral por meio da internet e do telefone. Os candidatos poderão receber recursos por cartões de crédito e débito, transferências on-line, boletos bancários e até pode desconto em conta telefônica. As doações poderão ser feitas diretamente aos candidatos ou de forma indireta, por meio dos comitês partidários.

Suplente faz greve de fome pela aprovação da PEC dos vereadores

Na tentativa de pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336/09, que cria cerca de 7 mil vagas de vereadores no país, Aroldo Pinto de Azeredo, suplente do PSB no município de Itiúba, na Bahia, decidiu fazer greve de fome. É a segunda vez que o baiano de 39 anos fica sem comer pela aprovação da proposta. Em Brasília pela 13ª vez, Azeredo ficou conhecido nos corredores do Congresso depois de ter passado oito dias sem se alimentar, em junho deste ano, quando o Senado discutiu e aprovou a PEC dos vereadores. "Nessa oportunidade, outros suplentes que também eram médicos me ajudaram. A gente sabe que faz mal à saúde, mas infelizmente, para chamar a atenção das autoridades, é preciso tomar essa atitude", afirma Azeredo.


O suplente de vereador, que é servidor da prefeitura de Itiúba, distribuiu carta na qual afirma que deixou de se alimentar às 10h de terça-feira (8). "Somente suspenderei a greve com a aprovação da PEC", avisa Azeredo. "Vim com o espírito preparado para fazer greve de fome", garante Azeredo. A Câmara pode votar a PEC dos vereadores na sessão desta quarta-feira (9), caso os líderes partidários entrem em acordo.

MPF pede fechamento de universidade cearense em Goiás

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) entrou com uma ação civil pública pedindo o fechamento das unidades da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no estado. A instituição do governo do Ceará, com sede em Sobral (CE), funciona também em Goiânia e mais seis cidades goianas. De acordo com a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação, a UVA funciona irregularmente em Goiás há sete anos.

Na ação, a procuradora explica que entre os problemas encontrados está o fato de a instituição cearense não ter competência para ministrar cursos de graduação em outros Estados. Além disso, Mariane acusa a universidade de cobrar mensalidade irregularmente, por se tratar de uma instituição pública.

"Sendo a UVA ente da administração pública do Ceará, sua atuação em Goiás configura aplicação de dinheiro do contribuinte cearense em favor de cidadãos goianos, e assemelha-se à hipótese de uma secretaria de Estado que pretendesse ministrar serviços de saúde, educação ou infra-estrutura em outra unidade da Federação", disse a procuradora por meio de nota à imprensa.

A procuradora pede para que os cursos oferecidos em Goiás sejam interrompidos a partir do fim do ano. São 2,2 mil vagas ofertadas todos os anos para Pedagogia e para as licenciaturas em Português, Matemática, Química, Biologia, História e Geografia, além de cursos de pós-graduação. A universidade funciona em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Educação e Cultura Cristo Rei (Idec) e a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Faespe).

Também é pedida a suspensão imediata da cobrança das mensalidades e a restituição a todos os alunos e ex-alunos que já pagaram por seus cursos. Os atuais estudantes podem pedir a transferência para outras faculdades, caso a ação do MPF seja acatada pela Justiça Federal.

A reportagem entrou em contato com a unidade em Goiânia da universidade, onde uma secretaria informou que apenas a administração em Sobral poderia se manifestar. O procurador jurídico da UVA, Emanuel Carneiro Pinto, disse que estava sabendo da ação pela reportagem e que não tinha como se manifestar. Também foi contatada a assessoria de imprensa da universidade, que até o final da manhã não retornou o pedido de entrevista com algum funcionário da UVA que pudesse responder às acusações do MPF-GO.

Terra - Márcio Leijoto - Direto de Goiânia

Vereadores e suplentes provocam tumulto no Salão Verde

Vereadores e suplentes de vereadores provocaram hoje tumulto no Salão Verde e foram contidos por seguranças da Casa, sem incidentes graves. Eles divergem sobre o ano de entrada em vigor da PEC 336/09, que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais.

Os suplentes querem que a regra entre em vigor imediatamente. Já os vereadores que estão em Brasília em razão da possibilidade de a proposta ser votada hoje pelo Plenário defendem que a mudança entre em vigor apenas para os eleitos em 2012.

O diretor da União dos Vereadores de Pernambuco, Wilson França, por exemplo, é contra a entrada em vigor imediata da mudança constitucional. "Os vereadores devem entrar pela porta e não pela janela". Já o suplente de vereador, Fernando Lucena (PT-RN), argumenta que a PEC aumenta o número de vagas, mas reduz em R$ 1,4 bilhão os gastos das câmaras municipais. "Não tem sentido esperar até 2012".

A PEC está na pauta do Plenário e pode ser votada se a pauta for liberada ou em sessão extraordinária se houver acordo entre os líderes. A oposição anuncia hoje às 16 horas se vai aceitar a proposta de um novo prazo para analisar os projetos do pré-sal (de 45 para até 60 dias) e desistir de obstruir os trabalhos.

Ceará registra dois sequestros em menos de 24 horas

Uma onda de sequestros assusta a população do Ceará. Foram cinco casos só neste ano, dois deles nas últimas 24 horas. Na manhã desta quarta-feira, a mulher de um comerciante de Banabuiú, município do Sertão Central, foi levada por homens armados. Os bandidos já teriam feito contato com o marido pedindo resgate.

Nesta terça-feira, em Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe, uma criança de dois anos foi sequestrada quando chegava em casa com o pai e a babá, que também foi levada.

No domingo, a polícia libertou um menino de 10 anos que havia sido sequestrado na porta da escola.

Recadastro do CPF não é mais obrigatório

O recadastramento do CPF não é mais obrigatório, mas só para aquelas pessoas que não precisam fazer a declaração do Imposto de Renda e estão em dia com a Receita Federal. Para saber se você está em dia com a Receita, clique aqui.

Programa "Leite é Saúde" em Acopiara está sem funcionar

O blog recebeu reclamação de uma moradora de Acopiara em relação ao Programa Leite é Saúde.
De acordo com ela que prefere não quer revelar seu nome desde o início de agosto que as famílias carentes estão sem receber o benefício.
Na reclamação ela diz ainda que o programa deveria ter sido restabelecido em 15 dias, a partir de sua paralisação, mais até agora, nada.
Objetivando ajudar a essas famílias o blog vai acionar o secretário do Desenvolvimento Agrário, Wilson Vasconcelos Brandão Júnior, para saber o seu posicionamento em relação ao assunto.
Em Acopiara, o programa Leite é Saúde é desenvolvido pela Secretaria da Saúde.

Prefeito Agenor Neto lança segunda etapa do cursinho Força Jovem

A prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Ação Social em parceria com a Secretaria de Educação, lançou na noite de ontem (08), nas instalações do teatro Pedro Lima verde, a segunda etapa do Programa Força Jovem, ano base 2009.

A solenidade foi marcada pela presença do prefeito Agenor Neto, e ao lado de secretários municipais, fez a abertura do aulão inaugural da segunda etapa do cursinho, onde 300 alunos irão, a partir de agora, enfrentar uma nova batalha que é o ingresso no universo do saber e do conhecimento, fonte de alternativas para ingressar no mercado de trabalho.

O cursinho Força Jovem, ressalte-se, no primeiro semestre deste ano conseguiu aprovar 50 estudantes (foto) nas universidades regionais - Urca, Uece, Fatec, Uva, um grande passo, e que já chega a superar em quase 50% das aprovações realizadas no ano de 2008.

Requisitos para participar do programa

Para participar do Programa, as famílias dos alunos tem que estarem cadastradas em algum programa social do Governo Federal (Bolsa Família), e ou famílias com vulnerabilidade social, mesmo sem possuir o benefício.

Objetivos


O principal objetivo do programa está centrado no combate à injustiça e desigualdade social, tendo como objetivo maior garantir a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema de ensino superior.

Histórico

Foi partindo do princípio da igualdade para todos e sentindo as dificuldades geradas a partir de uma sociedade sub-humana no quesito educacional, que o prefeito Agenor Neto, quando ainda deputado estadual, teve a idéia de implantar esse programa, e para isso, naquela ocasião, doava uma parte do seu salário de parlamentar, e que apesar dos obstáculos enfrentados na época, hoje presenciamos o sucesso do cursinho "Força Jovem". Sempre que fala sobre esse assunto, Agenor Neto chega a se emocionar: "O que estamos fazendo não é nada mais do que cumprir as nossas obrigações como gestor público", ressalta.

Iguatu Notícias

CBF garante as doze cidades-sede da Copa de 2014

A CBF anunciou nesta terça-feira (08), que nenhuma sede da Copa de 2014 corre risco de ser cortada da relação das 12 cidades. Em nota oficial, a entidade fez questão de garantir todas as sedes. A Fifa também informou, através de seu secretário-geral, que não mudará o número de sedes já estipulado – 12.

As cidades-sede do Mundial de 2014 são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Acordo mantém censura na internet para campanha 2010

Acordo fechado ontem entre o Senado e a Câmara mantém a censura nos sites de notícias na internet durante a campanha eleitoral de 2010. A proposta faz parte da minirreforma eleitoral que deverá ser votada hoje no plenário do Senado.

Pelo projeto, os sites de notícias na internet terão restrições semelhantes às dos jornais e revistas, como a proibição de fazer propaganda eleitoral de candidato. A censura não atinge, no entanto, os blogs assinados por pessoas físicas, as redes sociais (como Orkut), sites de interação e de mensagens instantâneas (como o twitter).

"O texto diz claramente que os blogs, os sítios (sites) de relacionamento e de troca de mensagens vão poder expressar livremente sua opinião", disse o deputado Flávio Dino (PC do B-MA). "Não dá para liberar geral na internet", argumentou. Dino participou das negociações com o Senado para mudar o texto aprovado pela Câmara que, na avaliação de alguns senadores, restringiria totalmente a liberdade de opinião na Internet.

Para valer para as eleições de 2010, a reforma eleitoral precisa estar aprovada e seu texto publicado no Diário Oficial até o próximo dia 3 de outubro.

Agência Estado

Centro Sul: Intercâmbio quer melhorar abrigos

Iguatu. A experiência francesa de gestão em abrigo domiciliar começa a ser aplicada nesta cidade. A ação inovadora faz parte de uma articulação da Escola de Saúde Pública de Iguatu, por meio do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (Padin), lançado recentemente neste município pela Secretaria de Saúde. As novas técnicas do cuidar infantil foram apresentadas pela psicanalista Lia Batista Valseth em treinamento para profissionais de saúde e de assistência social.

Integrantes do Conselho Tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), psicólogos, educadores, mães e os que trabalham no Berçário de Médio Risco do Hospital Regional de Iguatu participaram do treinamento. A idéia é oferecer um melhor cuidado para as crianças acolhidas no Abrigo Domiciliar, proporcionando-lhes desenvolvimento físico, mental e social.

Iguatu é a única cidade da região Centro-Sul que dispõe de um abrigo domiciliar que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, violência sexual e abandono. O objetivo das ações do Padin é melhorar o atendimento às crianças, a partir da implantação de novas técnicas do cuidar, de um sistema moderno de proteção infantil e de descoberta precoce de problemas de saúde física e psíquica.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

PEC dos Vereadores deve ser votada hoje

A PEC dos Vereadores - que cria mais de sete mil novas vagas nas Câmaras Municipais do País - é o primeiro item da pauta da Câmara dos Deputados. A proposta deve ser colocada em votação hoje, em sessão extraordinária, para análise em primeiro turno.

A PEC 336/09, que veio do Senado, aumenta a quantidade de vereadores que os municípios podem ter com base em sua população. Por outro lado, o percentual máximo de receitas para financiamento do Legislativo cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes, caso seja aprovada a PEC 379/09, incorporada à PEC dos Vereadores.

As propostas precisam ser votadas em dois turnos. Se os deputados aprovarem os projetos sem modificações, os textos seguirão para promulgação nas duas Casas.

O aumento de vagas para vereadores entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que garantiria posse a milhares de suplentes. Já a restrição nos gastos das Câmaras Municipais será válida a partir do ano seguinte à promulgação da proposta.

Habitantes

Pela PEC, cidades com até 15 mil habitantes elegerão nove vereadores; de 15 mil a 30 mil habitantes - 11 vereadores; de 30 mil a 50 mil - 13 vereadores; de 50 mil a 80 mil - 15 vereadores; de 80 mil a 120 mil habitantes 17 vereadores; de 120 mil a 160 mil - 19; de 160 mil a 300 mil - 21; de 300 mil a 450 mil - 23 vereadores; de 450 mil a 600 mil - 25 vereadores; de 600 mil a 750 mil - 27; de 750 mil a 900 mil - 29; de 900 mil a 1,05 milhão - 31; de 1,05 milhão a 1,2 milhão - 33 vereadores; de 1,2 milhão a 1,3 milhão - 35; de 1,3 milhão a 1,5 milhão - 37; de 1,5 milhão a 1,8 milhão - 39 vereadores.

Os municípios com população entre 1,8 milhão a 2,4 milhões terão 41 vereadores; de 2,4 milhões a 3 milhões - 43 vereadores; de 3 milhões a 4 milhões de habitantes - 45 vereadores; de 4 milhões a 5 milhões - 47; de 5 milhões a 6 milhões - 49; de 6 milhões a 7 milhões - 51; de 7 milhões a 8 milhões - 53 e com mais de 8 milhões de habitantes 55 vereadores.

Justiça determina piso salarial a servidores de Milagres

O Juiz de Direito da comarca de Milagres, José Batista de Andrade, julgou, no dia dez de julho, procedente uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Emílio Timbó Tahim, determinando que o Município adote o valor do salário mínimo nacional como piso remuneratório de seus servidores, independentemente do tamanho da jornada individual de trabalho.

Governador Cid Gomes autoriza construção do Centro de Educação a Distância , em Sobral

O governador Cid Gomes assinou no último sábado (05), em Sobral, na Região Norte, a ordem de serviço para a construção do Centro de Educação a Distância (CED). O investimento, no valor de R$ 5,6 milhões em recursos próprios do Tesouro do Estado, reforçará o ensino superior no Ceará.

Corredores Digitais

Durante a solenidade, o Governo do Estado, através da Universidade do Vale do Acaraú, a Prefeitura Municipal de Sobral e o Sebrae firmaram uma parceria para desenvolver naquele município o projeto Ação Corredores Digitais.

O Projeto visa orientar a juventude cearense através da formação em empreendedorismo e da criação de empresas usando a Tecnologia da Informação.

O acordo prevê ainda a implantação de polos que funcionarão em 10 municípios cearenses (Fortaleza, Sobral, Aracoiaba, Aracati, Iguatu, Jaguaribe, Maracanaú, Tauá, Juazeiro do Norte e Quixadá). Para a implantação dos polos serão investidos R$ 3,5 milhões.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

TSE confirma cassação de governador do Tocantins e convoca nova eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (8), por unanimidade, a cassação dos mandatos do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS). Cassados no dia 26 de junho por abuso de poder político nas eleições de 2006, ambos terão que deixar o cargo imediatamente. Ainda cabe recurso contra a decisão, mas agora somente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cassação

Marcelo Miranda venceu o pleito de 2006 com 30.756 votos a mais que Siqueira Campos. No julgamento de junho, Felix Fischer destacou que as denúncias de criação de cargos comissionados e distribuição de lotes em período eleitoral “caracterizam abuso de poder político”, embora ele não tenha considerado que todas as acusações apontadas tenham alterado o resultado das eleições de 2006. Na ocasião, todos os demais ministros presentes à sessão acompanharam o voto do relator.

O advogado de Siqueira Campos, João Costa Ribeiro acusou Miranda de ter “doado mais de cinco mil lotes e 81 mil óculos em ano eleitoral, e criado mais de 35 mil cargos comissionados com finalidade eleitoreira”. O advogado acrescentou que o governador teria nomeado uma babá que trabalhava em sua casa como servidora do estado e se apropriado do salário pago a ela pelo estado.

Morre o irmão caçula do senador Tasso Jereissati

O senador cearense Tasso Jereissati e família estão de luto.
Morreu no último final de semana, no exterior, vítima de parada cardíaca, Hugo Jereissati, irmão caçula do senador.
Na tarde de hoje, no plenário do Senado, o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (PA) apresentou requerimento solicitando voto de pesar à família.

Iguatu: descendentes de alemão prestigiam manifestação de patriotismo no Centro-Sul

Natural de Iguatu, Rosina Araújo triuxe a família, residente em Schwäbisch-Holl, na Alemanha, para assistir ao desfile cívico em sua cidade natal.
O pequeno Gabriel Butzer (de chapéu de palha), faz aniversário no 7 de Setembro.
Há 10 anos que eles moram fora do Brasil e aproveitaram as férias para visitar a família na cidade cearense.

Diário do Nordeste

Lei Seca multa 247 motoristas e Detran suspende1.800 CNHs

A fiscalização com base na lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca foi intensificada nos dias do feriado do final de semana (de 4 a 7 de setembro), resultando em 247 motoristas multados, por estarem alcoolizados na direção dos veículos, no momento da abordagem. O índice voltou a subir, em relação aos finais de semana de agosto. No mês passado, a média semanal foi de 160 motoristas multados.

Os resultados da fiscalização no final de semana prolongado foram os seguintes, com as respectivas cidades e o números de motoristas multados: Fortaleza (82), Juazeiro do Norte (57), Iguatu (48), Sobral (20), Aquiraz (14), Caucaia (13), Cascavel (6), Eusébio (5) e Beberibe (2). Quanto à fiscalização de veículos circulando na área de praia, foram multados 12 veículos e apreendidos seis quadriciclos, por circularem em zona exclusiva de banhistas.

Ministério das Comunicações abre licitação para rádio e televisão

O Diário Oficial da União publica nesta terça-feira, 8 de setembro, aviso de abertura de licitação para 60 emissoras de rádios em frequência modulada e nove para televisão. As licitações são na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. Ao todo, foram contemplados 19 estados.

A partir desta segunda-feira 8, os editais estão à disposição na Secretaria da Comissão Especial de Licitação, na sobreloja do Ministério das Comunicações, sala 104. Também estão publicados no site do ministério, no seguinte endereço eletrônico:

http://www.mc.gov.br/radiodifusao/licitacoes/concorrencias-2009

O ministério das Comunicações avisa que para retirar editais na Secretaria da Comissão Especial de Licitação, os interessados deverão comprovar o depósito no valor de 10 reais por cópia, que deve ser feito exclusivamente por meio de Guia de Recolhimento da União.

O preenchimento da GRU pode ser feito on-line no site da Secretaria do Tesouro Nacional com os seguintes dados: UG: 410003, Gestão: 00001, Recolhimento Código: 18822-0, neste link:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp.

Veja o Aviso, com a relação das cidades e as datas de recebimento das documentações, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 8 de setembro: Clique aqui

Criança e babá são sequestradas em Morada Nova, no Ceará

Uma criança de quatro anos e a babá foram sequestradas na noite desta segunda-feira, 7, em Morada Nova, município a 161 quilômetros de Fortaleza. As duas foram levadas da casa de um empresário, proprietário de uma revendedora de veículos da cidade.

Por volta das 21h30, quando o empresário chegou à casa, ele foi rendido por quatro homens que já estavam no interior da residência. Os bandidos fugiram no carro da família. Posteriormente, o carro foi abandonado em um matagal na entrada da cidade e bando fugiu em outro carro, levando a babá e o filho do empresário.

O caso está sendo investigado pela Divisão Anti-Sequestro (DAS). A Polícia ainda não tem pistas dos bandidos, mas desconfia de que eles não tenham experiência em sequestros.

Em menos de uma semana, este é o segundo caso de sequestro de crianças no Estado. Na última quinta-feira, 3, um garoto de 10 anos foi levado da porta da escola onde estuda, no Bairro de Fátima. Ele foi encontrado por policiais da DAS na tarde deste domingo, 6, na praia de Mundaú, Trairi, em uma barraca de camping.

O POVO

Selo Unicef será lançado mês que vem

O Unicef lançará no próximo mês, em Brasília, a nova edição do Selo Unicef - Município Aprovado, que tem por objetivo incentivar prefeitos das cidades encravadas no semi-árido nordestino a investir em políticas de apoio às crianças e aos adolescentes.

Segundo a representante do escritório local do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, a premiação só ocorrerá em 2012, pois a avaliação ocorre num período de dois anos, tempo considerado satisfatório para se implantar e colher resultados de uma ação. Certeza: com o Selo Unicef, o município abre portas para investimentos e parcerias até mesmo com instituições do Exterior."

Em contato com o prefeito de Iguatu Agenor Neto, ele nos informou, que o seu município vai tentar mais uma vez receber esse reconhecimento do Unicef. "Se depender do nosso esforço não temos nenhuma dúvida dessa conquista. Temos investido pesado na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso Iguatu. Vai ser assim até o final do nosso mandato", disse Agenor Neto.

Técnicos da CGU visitam a Prefeitura de Acopiara

Recentemente o blog divulgou que a CGU - Controladoria Geral da União voltaria ao município de Acopiara para vistoriar algumas ações da atual administração municipal.
Se veio fiscalizar ou não o blog ainda não tem essa informação.

A verdade é que durante a manhã de hoje o blog flagrou um carro da CGU (foto) estacionado ao lado da Prefeitura.

Na foto acima aparece o prefeito Antonio Almeida Neto, camisa azul, entrando na Secretaria de Administração e Finanças com possíveis técnicos do órgão.
Resta saber se a visita é apenas cortesia dos técnicos.

Cá pra nós

Quando a CGU fiscalizou o município de Acopiara, em 2007, foram constatadas pelo menos 80 irregularidades, dentre elas, indícios de irregularidades na aquisição da merenda do Programa Fazendo Escola - exercício de 2006; na aquisição de merenda para o EJA com recursos do PNAE e indícios de desvio da mesma; unidades de saúde do PSF funcionando sem a composição mínima de profissionais necessários, além de diversos outros itens.

Na época, o relatório de fiscalização foi encaminhado para as providências aos ministérios gestores dos recursos, à Procuradoria Geral da República, ao Tribunal de Contas da União, à Câmara dos Deputados, ao Senado, aos promotores de Justiça, a prefeitura e a câmara municipal.

Ceará: Presidente da UVC, Deuzinho Filho, viaja para tentar adiar PEC dos vereadores

O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho (PMN), viajou na madrugada desta terça-feira (08) a Brasília para, juntamente com presidentes de câmaras de vereadores de todo o País, reforçar a luta dos vereadores de todo o Brasil para que sejam adiados os efeitos da PEC, ou melhor, “que a sua regulamentação só tenha validade para as eleições de 2012, quando teremos regras claras e as eleições já estarão sendo disputadas com o número de vagas regulamentado”.

Deuzinho Filho disse que aumentar o número de vereadores agora “é eleger candidatos no Plenário da Câmara Federal e a própria sociedade não aceita o aumento do número de vereadores sem ser na eleição. Então nós precisamos concorrer no voto e ao mesmo tempo se dá uma segurança jurídica as eleições de 2008, onde todos já foram eleitos, empossados e o jogo já foi jogado”. O presidente da UVC informa que já foi alertado pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre o assunto.

De acordo com os cálculos do presidente da UVC, Deuzinho Filho, o número de vereadores no Ceará, dentro das novas regras, será de mais 400 em nosso Estado e, aproximadamente, 8 mil em todo o Brasil.

Portal Verdes Mares

Acopiara assume a liderança de cidade mais violenta da região

Acopiara, situada na região Centro Sul do Ceará, continua liderando de forma absoluta o índice de violência.

Ontem, por volta das 08 horas da manhã, no sítio Paus Branco, distante 21 km da sede urbana mais um corpo tombou sem vida.

Dessa vez a vítima foi o ex-presidiário Marciano Florêncio de Souza, “vulgo Marciano Cabecinha”, que foi alvejado com dois tiros na face.

Segundo sua companheira, a vítima passara a tarde bebendo no bar do Aureliano e na companhia de um indivíduo conhecido apenas por “Mazim”, o qual se encontrava armado com um revólver.

A Polícia Militar realiza diligências no intuito de chegar à autoria do crime.

Secretaria de Educação do Ceará abre inscrição para 4 mil vagas de professores

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará abre inscrições nesta terça-feira (8) para 4 mil vagas para professor pleno I. As vagas são destinadas para graduados em nível superior e a remuneração varia de acordo com a carga horária, sendo de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais e de R$ 663,83 para 20 horas semanais (veja aqui o edital).

As inscrições devem ser feitas entre as 10h de 8 de setembro e as 23h59 de 4 de outubro, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009. A taxa custa R$ 60.

As vagas são para professores das seguintes áreas: arte-educação (68), biologia (308), educação física (181), filosofia (117), física (374), geografia (289), história (298), língua espanhola (17), língua inglesa (249), língua portuguesa (662), matemática (919), química (396) e sociologia (122).

A opção dos candidatos, tanto pela carga horária quanto pelo local de exercício, será feita de acordo com as vagas existentes e a classificação no concurso.

A seleção será feita por meio de quatro etapas: prova objetiva, prova prática, programa de capacitação profissional e avaliação de títulos.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Fortaleza, Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cratéus, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá e Senador Pompeu.

A data provável para aplicação da prova objetiva é 1º de novembro. Os candidatos saberão os locais de prova na data provável de 21 de outubro.

Popularidade de Lula e avaliação do governo caem

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4,7 pontos percentuais em setembro, de acordo com a Pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional do Transporte e o Instituto Sensus. De acordo com a pesquisa, a popularidade de Lula este mês ficou em 76,8%. Em maio, quando foi feito o último levantamento, era de 81,5%.

De acordo com o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, entre os fatores que causaram a queda estão a crise no Senado e a influenza A (H1N1) – gripe suína. “Há uma comunicação menos direta com o povo e há o efeito Lina e Dilma [a contradição entre as afirmações da ex-secretária da Receita Lina Vieira e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff sobre um suposto encontro secreto das duas], o Senado e também a saúde”, disse Guedes.

A avaliação do governo também teve queda de 4,4 pontos percentuais. Em setembro, a avaliação positiva do governo foi de 65,4%, enquanto em maio, na última pesquisa, havia sido de 69,8%. A queda foi verificada principalmente nas regiões Sul e Sudeste, entre mulheres da área urbana com alta escolaridade e entre as pessoas mais jovens e as mais velhas.

A pesquisa foi feita entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro em 136 municípios de 24 estados das cinco regiões do país. Foram

entrevistadas 2 mil pessoas.

Agência Brasil

Prefeitura de Acopiara vai realizar FestFolia

A Prefeitura Municipal de Acopiara vai realizar no próximo dia 10 de setembro, a partir das 13 horas, Pregão Presencial 200.08.25.2 para a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAÇÃO, ILUMINAÇÃO, SONORIZAÇÃO, SEGURANÇA E NO AGENCIAMENTO DE BANDAS DO PRIMEIRO ACOPIARA FESTFOLIA.

Em tempo

O blog recebeu informações que o evento será desenvolvido durante a semana do município no final do mês de setembro.

Mais informações: 88-3565-1999

Nova lei: Vereadores vão perder vagas para suplentes

Um estudo sobre a chamada PEC 336, que prevê o aumento do número de vagas de vereador em todo o país, revela que o impacto do projeto nas câmaras municipais pode ser maior do que se esperava. Realizado de maneira independente pelo ex-secretário estadual de Administração Maurício Romão, hoje consultor, o levantamento aponta que alguns dos atuais vereadores terão de deixar os mandatos para dar lugar aos suplentes, caso a proposta seja aprovada. Isso explica a chiadeira da categoria com a Proposta de Emenda à Constituição, que deve ser votada em dois turnos, a partir desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados.

A explicação para a dança das cadeiras está no Código Eleitoral, que diferencia as eleições proporcionais (para vereador, deputado estadual e federal) das disputas majoritárias (prefeito, senador, governador e presidente). O cálculo é complexo, mas é certo que o aumento no número de vagas para vereador vai acarretar a diminuição do quociente eleitoral, que é o número mínimo de votos que um partido ou coligação precisa ter para ingressar no parlamento.

Ou seja, muitos candidatos de coligações ou partidos, que por pouco não conseguiram alcançar o quociente na disputa de 2008, desta vez poderão ingressar nas câmaras de duas formas: ocupando as cadeiras que seriam criadas pela PEC ou assumindo o lugar dos atuais parlamentares.

Maurício Romão acredita que "uma confusão grande" se aproxima, caso o texto da PEC seja aprovado sem alteração: "Para os partidos que concorreram isoladamente e foram alijados do processo de distribuição de vagas por não terem atingido o quociente eleitoral, pode acontecer de, agora, diante de um quociente eleitoral mais baixo, terem a possibilidade de assumir uma cadeira. Como neste caso, obviamente, não se trata do ingresso de um suplente, algum vereador atual terá que sair", aponta Romão no seu relatório.

Senador propõe fim de salário para vereadores de pequenos municípios

Depois propor que os filhos dos políticos brasileiros deveriam estudar em escolas públicas, agora, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresenta proposta à reforma eleitoral que visa acabar com a remuneração de vereadores nas cidades que não justifica o segundo turno para prefeito.

O próprio senador admite que sua proposta esteja 'contra a corrente', uma vez que a discussão no Congresso tem sido no sentido de aumentar o número de vereadores, ajustando os percentuais de repasse de recursos para as câmaras municipais.

Cá pra nós

Deveriam acabar mesmo eram com os salários dos senadores que nada fazem pelo povo. Não é a toa que chamam os vereadores de verdadeiros burros de cargas.
Ei, ei...

Interior: 145 mil buscam carteira gratuita

Até agora, 10.050 pessoas foram selecionadas para participar do programa Carteira de Motorista Popular, que está habilitando, gratuitamente, moradores do Interior do Estado com baixo poder aquisitivo. A meta do Governo é que, até o fim do ano, 25 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa. Por enquanto, está sendo oferecida apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, que é a de moto. O número de inscritos é de cerca de 145 mil.

Após se inscrever, a pessoa é chamada a apresentar documentos. “Se for selecionada, a pessoa ganha um certificado de gratuidade do processo de seleção. A gente fez um acordo com as autoescolas do Interior”, explica o superintendente do Detran-CE, João Pupo. Neste primeiro momento, o órgão priorizou a Região do Cariri. “Este mês, a gente convoca os candidatos de Iguatu, Crateús, Quixadá e Morada Nova”, enumera.

O Povo

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Era PC Gusmão põe Ceará como melhor aproveitamento da Série B

Os torcedores do Ceará vivem um feriadão de 7 de Setembro com tranquilidade e satisfação com: a manutenção firme no G-4; a vantagem ampliada em cima do São Caetano para quatro pontos; e os 74,6% de chances de garantir um dos quatro passaportes para a Série A 2010, de acordo com o site estatístico Chance de Gol.

Interessante observar que os números do Ceará com o comandante Paulo Cesar Gusmão impressionam. Com a Era PC Gusmão, iniciada na 6ª rodada, o Ceará tem 74,5% de aproveitamento com uma derrota em 17 jogos. Já o Vasco acumula duas derrotas, o Atlético/GO, três, e o Guarani, quatro.

CLASSIFICAÇÃO SÉRIE B NA ERA PC GUSMÃO
De 9 de junho a 7 de setembro
6ª a 22ª rodada

1º. Ceará - 38 pontos
2º. Atlético/GO - 34 pontos
3º. Vasco - 33 pontos
4º. São Caetano - 32 pontos

Diário do Nordeste

“Lei Seca” absolve quem rejeita bafômetro

Ao tentar ser mais rigorosa com motoristas que bebem e dirigem, a lei seca aprovada pelo Congresso em 2008 abriu caminho para a impunidade. Levantamento realizado na Justiça estadual do país inteiro mostra que 80% dos motoristas que se recusaram a se submeter ao teste do bafômetro ou a tirar sangue para a verificação do grau etílico acabaram absolvidos por falta de provas.

A avaliação que tem predominado no Judiciário é a de que a lei seca criou um limite numérico (de seis decigramas de álcool por litro de sangue, equivalente a dois chopes) que precisa ser obrigatoriamente comprovado para constatar a infração penal passível de detenção.

Mais um homicídio à bala é registrado em Acopiara

Informações que chegam ao blog afirmam que um homem foi morto à bala na manhã de hoje na localidade de Paus Branco, zona rural de Acopiara.
A vítima foi identificada apenas como Marciano, ex-presidiário.
O corpo foi levado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.
Aguarde mais informações.

Após tentativa de homicídio, vereador de Ipu passa bem

Um vereador da cidade de Ipu (Região da Ibiapaba) sofreu tentativa de assassinato na madrugada deste feriado da Independência (7). Antônio Fábio Borges, conhecido como Fabuloso (36), estava em um postos de combustível, abastecendo o carro, quando foi surpreendido por um homem e uma moto. O bandido efetuou cinco disparos contra o vereador, que foi atingido por dois projéteis, um na coxa e outro na virilha.

Ele foi socorrido e está internado em um hospital de Sobral (Região Norte), mas não corre risco de morte. O caso está sendo investigado pela Polícia, que já sabe que a moto usada é fruto de um roubo acontecido no domingo.

Jangadeiro Online