quarta-feira, 24 de junho de 2009

Naetran detecta irregularidades na obra de construção do Centro de Eventos do Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça integrantes do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran) Antônio Gilvan de Abreu, Raimundo Nonato Cunha, Edílson Santana Gonçalves, José Aurélio da Silva, Evelyne Maria Costa Benevides Rocha e Francisco Romério Pinheiro Landim, expediu, no dia 09/06, uma recomendação ao secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia, e ao secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, para que se abstenham de dar continuidade às obras referentes ao Centro de Eventos do Ceará, suspendendo as demolições e evitando o início da construção, até que as pendências sejam completamente equacionadas.

Conforme a documentação apresentada pelos promotores de Justiça, foram detectadas as seguintes irregularidades: ausência de audiência pública a ser realizada conforme previsto no artigo 39 da lei nº 8.666/93 (lei das licitações); inexistência de aprovação do Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito (RIST) pelo DETRAN-CE e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), segundo determinação do artigo 93, do Código de Trânsito Brasileiro; ausência de licença municipal para demolição das edificações existentes no local destinado ao empreendimento em questão (artigo 46, do Código de Obras e Posturas do Município de Fortaleza).

Além disso, também foi constatada a inexistência de projeto arquitetônico e cronograma de execução que vise atender as “medidas mitigadoras” previstas no item 5º, do RIST apresentado ao município, conforme Parecer nº 17/2009, da Gerência de Planejamento da AMC; e a ausência de licença municipal para construção do citado empreendimento, conforme informação da SEMAM, veiculada através do OF 946, de 20/05/09, em desatendimento ao Código de Obras e Posturas Municipal.


Aposentadoria: INSS avisará por carta beneficiários que estão aptos a se aposentar

Está na edição desta quarta, 24, do Diário Oficial da União a norma do Instituto Nacional do Seguro Social que prevê a emissão de cartas para avisar aos beneficiários que eles estão aptos a se aposentar.

De acordo com a Resolução nº 66, os segurados que, a partir de julho de 2009, completarem a idade e a carência necessárias para a aposentadoria por idade serão comunicados sobre a possibilidade de requerer o benefício por meio do "Aviso para Requerimento de Benefício”.

O documento terá um código de segurança, que permitirá ao beneficiário conferir se o aviso foi realmente emitido pelo INSS. A confirmação de autenticidade do aviso poderá ser feita no site www.previdencia.gov.br ou pela Central de Atendimento, no 135.

Agência Brasil

Times da F-1 chegam a acordo com a FIA e desistem de criar campeonato paralelo

Uma semana após o racha, veio o remendo. As equipes da Fórmula 1 chegaram a um acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta quarta-feira, em Paris, e desistiram de criar uma categoria paralela em 2010. A novidade responsável pela paz foi a decisão do presidente da FIA, Max Mosley, de não concorrer à reeleição no pleito de outubro. "Não vou concorrer à reeleição. Agora temos paz", declarou Mosley nesta quinta-feira.

O conflito terminou na manhã desta quarta (à tarde na França), durante a reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA, após uma série de conversas durante a madrugada entre Mosley; Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da categoria; e Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari e da Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota).

O encontro foi marcado para evitar a criação de uma categoria paralela por parte das escuderias, e o objetivo foi cumprido. Além da desistência de Mosley na próxima eleição, a FIA também cedeu na redução dos custos e propôs um reajuste mais suave, ao longo de dois anos.

G1

Secretário confirma: a partir de domingo, o Ronda chega ao Interior

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, confirmou, nesta quarta-feira, durante entrevista ao vivo ao programa Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, que o Programa Ronda do Quarteirão cehgará ao Interior a partir de domingo.

A iniciativa, uma das promessas de campanha do governador Cid Gomes (PSB), que já atende à Capital e Região Metropolitana, será lançada em Sobral no domingo e, na segunda-feira, estará se instalando em Juazeiro do Norte. A partir daí, o Ronda se estenderá para outras localidades.

Na sexta-feia, às 17 horas, no Siará Hall, o governador presidirá solenidade de formatura de mais dois mil policiais que vão atuar no Ronda do Quarteirão.

Sobre possível crise na SSPDS envolvendo sua gestão e grupo de delegados, segundo veicula em sua edição desta quarta-feira o jornal Diário do Nordeste (tem post do assunto no Blog), o secretário não perdeu tempo. Disse que apenas adotou medidas disciplinares contra o delegado Francisco Crisóstomo e que o caso está com a Corregedoria Geral das Policiais. Só.

Eliomar de Lima

Mega-Sena pode pagar hoje R$ 45 milhões, maior prêmio de 2009

Se você é supersticioso, uma boa escolha caso pretenda apostar no concurso 1.085 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira (24), é o número 5. Ele é o número mais sorteado na história do concurso – 127 vezes. Vale a pena seguir a dica, pois a Mega-Sena está acumulada em R$ 45 milhões, o maior prêmio de 2009.

Os outros números mais sorteados, de acordo com a Caixa Econômica Federal, são 41 (sorteado 125 vezes), 51 e 33 (124 vezes) e 53, 16 e 42 (123 vezes). Os menos sorteados são 26 (82 vezes), 9 (84 vezes), 39 (90 vezes), 55 (93 vezes), 11 (94 vezes) e 14 e 18 (95 vezes).

Ministério da Educação libera R$ 29,7 milhões para programas educacionais

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu nesta segunda-feira, 22, R$ 29.701.903,03 referentes ao Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens: educação, qualificação e ação comunitária (Projovem) e a convênios celebrados com prefeituras e entidades filantrópicas. Os valores estarão disponíveis nas contas correntes nesta quarta-feira, 24, e podem ser conferidos na página eletrônica do FNDE, em consultas a liberações de recursos.

Para o PDE-Escola, foram enviados R$ 5.041.337,90. Esses recursos são repassados para as unidades de ensino das redes estaduais e municipais que aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e devem ser usados, prioritariamente, em adaptações arquitetônicas e estruturais para assegurar a instalação e operação de laboratórios de informática distribuídos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e garantir acessibilidade aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Projovem recebeu R$ 17.828.635,24. Criado em 2005, o programa contempla ações integradas de diversos ministérios – como Educação, Cultura, Esportes e Saúde, além da Presidência da República e da Secretaria Nacional da Juventude – voltadas para a população jovem.

O valor repassado para convênios foi de R$ 6.831.929,89.

Polícia Federal prende envolvidos em fraudes contra ordem tributária no Ceará

A Polícia Federal com apoio da Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e Junta Comercial do Ceará deflagraram na manhã desta terça-feira (23), a Operação Estorno, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em crimes contra a ordem tributária, corrupção ativa e passiva dentre outros.

As investigações, iniciadas há dois anos, revelaram o envolvimento de servidores públicos da Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Junta Comercial do Estado do Ceará no grupo criminoso, bem como o proprietário e alguns empregados de um escritório de contabilidade, juntamente com um advogado e empresários.

Segundo as investigações, as atividades ilícitas eram efetuadas a partir da liberação ou redução de valores dos autos de infração, e ainda liberação de cargas sem trâmites tributários legais em favor das empresas envolvidas, mediante o recebimento de propina, via escritório de contabilidade. Os servidores públicos envolvidos omitiam a fiscalização e facilitavam a prática irregular.

Estão sendo cumpridos, nos municípios de Fortaleza e Eusébio, 12 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal e Estadual. As execuções das ordens judiciais estão sendo cumpridas em diversas empresas e escritórios envolvidos no esquema e nas residências dos investigados, envolvendo um efetivo de 100 policiais federais, 10 fiscais da Receita Federal e 06 fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Até o momento, encontram-se dez pessoas presas e dois foragidos, um empresário e um fiscal da SEFAZ/CE.

Os investigados poderão responder pelos crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e violação de sigilo funcional.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Juazeiro do Norte – CE Dupla sertaneja trata mal os profissionais de imprensa durante o Juaforró

A dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, revoltados não se sabe o motivo, voltou a tratar mal alguns profissionais de imprensa na região do Cariri. Esta não foi a primeira vez que os dois "filhos de Francisco" mostram que são inescrupulosos e se acham quase Deus. Essa dupla sempre que vem a região caririense, ou faz ponto de apoio quando realiza seus shows em estados vizinhos, tem demonstrado ser de uma antipatia sem limites. Coitado daquele profissional que tenta conseguir uma entrevista com os rapazes “todo poderosos”.

As recentes vítimas de Zezé de Camargo e Luciano foram alguns profissionais da TV Verde Vale que esperaram pacientemente para conseguir uma entrevista com eles, o que acabou não acontecendo. A dupla discriminou todos os repórteres da emissora e falou talvez para um ou outro radialista que chegou a simpatizar, ou que esteve lhe bajulando todo tempo. A radialista Marleide Duarte com toda sua bagagem e serviços prestados ao povo do Cariri, uma profissional respeitada e digna no que faz, chegou a ser agredida com grosserias por parte do cantor Luciano.

Miséria

Aeronáutica abre vagas para cadetes do ar, com provas em Fortaleza

A Aeronáutica está com inscrições abertas para 185 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar. O curso tem duração de três anos e será realizado na cidade de Barbacena (MG). A escola é equivalente às instituições de ensino médio regular do Sistema Nacional de Educação e abrange instrução nos campos geral e militar, ministradas sob o regime de internato, preparando o aluno para ser aviador.

O candidato deve ser do sexo masculino; ter, no mínimo, 1,60m e, no máximo, 1,87m de altura; não deve ter menos de 14 anos e nem completar 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2009 (ano da inscrição) - nascidos entre 1º de janeiro de 1992 e 1º de janeiro de 1996; e ter cursado o ensino fundamental.

O interessado deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), através da internet, no site da Força Aérea Brasileira (FAB), até o dia 6 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Durante o processo de admissão o candidato realizará o exame de escolaridade (prova de português e matemática), que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, a inspeção de saúde, o exame de aptidão psicológica e o teste de avaliação do condicionamento físico.

Após conclusão do curso com aproveitamento, o aluno poderá participar da seleção para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea.

Os locais de prova são Recife (PE), Belém (PA), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Guaratinguetá (SP), Canoas (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO).

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Primeiro aterro sanitário de Iguatu vai acabar de vez com o lixão

O aterro sanitário de Iguatu vai permitir a desativação definitiva do lixão que oferece imensos riscos à saúde da população e ao meio ambiente. A primeira e segunda etapas da implementação do Aterro Sanitário envolvem recursos da ordem de 5 milhões de reais. Até o momento o município de Iguatu já recebeu do Governo Federal aproximadamente 3 milhões e 300 mil reais, dos quais já foram efetivamente investidos algo em torno de 2 milhões e 900 mil reais.

De acordo com o prefeito Agenor Neto estes recursos foram investidos no acesso, preparação e terraplanagem do terreno, no cercamento, na perfuração do poço profundo, implantação da rede elétrica, construção da estação de tratamento do chorume, na construção do prédio administrativo, nas oficinas, galpão de triagem e na aquisição de equipamentos como o trator de esteira, a pá mecânica e o caminhão caçamba de 12 metros cúbicos.

"Todos os investimentos devidamente comprovados em planilhas e os pagamentos feitos com fiscalização rigorosa da Prefeitura. Dos recursos recebidos do Governo Federal, ainda temos cerca de 400 mil reais depositados em conta para pagamentos de serviços que ainda estão em andamento. E ainda tem mais 1 milhão e 400 mil reais que nem foram repassados pelo Governo Federal para a Prefeitura", disse Agenor.

Governo homenageará cearense que ficou em 2º lugar no “Soletrando”

O governador Cid Gomes (PSB) prestará uma homenagem, a partir das 16 horas desta segunda-feira, no Centro de Convenções, ao aluno Pedro Henrique, o cearense que ficou em segundo lugar no concurso “Soletrando”, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Pedro é aluno da Escola de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho, de Viçosa do Ceará. A informação foi dada para o Blog pela assessoria do Palácio Iracema.

O ato integra a solenidade em que Cid Gomes lançará, no Centro de Convenções, os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Na ocasião, serão conhecidos dados relativos a mais um ciclo da avaliação da Alfabetização, realizado por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), que envolveu um total de 124 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de seis mil escolas públicas.

O evento, segundo a secretária da Educação Básica do Estado, Izolda Cela, abrirá espaços também para a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, instituído neste ano pelo Governo do Estado. A premiação é destinada às escolas públicas que ano passado conseguiram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).

VAMOS NÓS - Esse menino é um grande vencedor. Perdeu para aluna do Colégio Militar de Pernambuco, de classe média alta. Ela sim tinha a obrigação, pelo apoio e origem, de ganhar o certame. Pedro é daqueles vencedores pelo esforço próprio e pela força de vontade, pois, lamentavelmente, nossas escolas públicas ainda estão capengas.

Eliomar de Lima

Trabalhadores estaduais da saúde param atividades por 12 horas

Trabalhadores estaduais da Saúde paralisam nesta terça-feira (23) suas atividades das 8 às 18 horas. De acordo com assessoria de imprensa do grupo MOVA-SE. servidores de todas as unidades se concentram no pátio da Secretaria Estadual da Saúde (SESA) para retomar a luta pelo Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS Único da Saúde) interrompida há seis meses durante a última greve. Na ocasião, o governo pediu aos manifestantes que voltassem ao trabalho, caso contrário as negociações estariam suspensas. A greve foi encerrada, mas as negociações não aconteceram. Apenas os médicos foram beneficiados com o PCCS, ficando 14 mil servidores de fora.

Ceará Agora

PM desarticula quadrilha de assaltantes no Interior do Ceará

A Polícia Militar do município de Deputado Irapuan Pinheiro (319 km de Fortaleza), prendeu uma quadrilha de assaltantes que agia na região. Os recentes alvos do grupo foram um supermercado no município de Solonópole e contra oito beneficiários de um programa do Banco do Nordeste que haviam se deslocado até Mombaça para receber pagamentos.

As investigações iniciadas quarta-feira (17) resultaram na prisão dos bandidos da quadrilha, detidos na Cadeia Pública de Solonópole. A operação foi realizada através de uma articulação entre policiais dos municípios de Dep. Irapuan Pinheiro, Acopiara, Solonópole e Senador Pompeu.

Cerca de R$ 12 mil foram roubados pelo grupo de assaltantes. Destes, foram presos:
- Manoel Giliardi da Silva, que coordenava as ações da quadrilha à distância;
- Ilderlândio Silva de Melo, conhecido como Alemão, que participou diretamente dos assaltos;
- Eder Soares Bezerra, assaltante e coordenador das ações;
- Kal Márcio Diógenes, apelidado de Japonês, com participação direta nos crimes;
- William Lemos da Silva, que prestou depoimento, foi indiciado por participação direta no assalto em Solonópole, mas responde em liberdade.
- Antônio Marcondes da Silva, acusado de também ter participado dos assaltos.

Outro membro da quadrilha foi identificado e está foragido. Eliomar Pinheiro de Souza, conhecido como Mazinho, é fugitivo da Cadeia Pública de Acopiara e participou diretamente dos dois assaltos.

Caso você tenha informações sobre o foragido, entre em contato com a delegacia do município de Dep. Irapuan Pinheiro através do telefone (88) 3569-1999.

Jangadeiro Online

Cidades premiadas com Selo Verde recebem kits de coleta seletiva de lixo

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, entregará nesta terça-feira (23), às 10 horas, na abertura do Iº Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Meio Ambiente, no Hotel Porto d´Aldeia Resort (Av. Manoel Mavignier, 6433 - Abreulândia), kits de lixeira para coleta seletiva do lixo aos 39 municípios certificados com a categoria B e C pelo Governo do Estado, através do Programa Selo Município Verde, edição 2008.

Na pauta, constam ainda palestras da presidente do Conpam, técnica Tereza Farias, que fará um panorama da Política Ambiental no Estado e da presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, Prefeita de General Sampaio, quanto ao papel deste órgão na inserção dos municípios no contexto ambiental.

O objetivo do encontro é, além da entrega da premiação do Selo Verde, apresentar aos 184 prefeitos municipais os programas desenvolvidos pelos órgãos responsáveis pelas políticas ambientais no Estado, como a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Jangadeiro Online

Viçosa e Juazeiro do Norte abrem vagas em concursos públicos

Em Viçosa (365 km de Fortaleza), a Prefeitura divulgou edital para a seleção de cargos públicos. As inscrições devem ser presenciais, encerrando-se na próxima sexta-feira (26). De acordo com o nível dos candidatos, as taxas de inscrição variam entre R$ 20,00 a R$ 60,00. A remuneração mínima das 747 vagas é de R$ 215,77 a R$ 3.101,82, conforme o cargo.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte (493 km de Fortaleza) também divulgou edital para cargos públicos. São 766 vagas, distribuídas em 12 secretarias, com remuneração de até R$ 4.500. As inscrições começam no dia 29 de junho e seguem até o dia 17 de julho, com taxa de inscrição de R$ 80 para nível superior e R$ 40 para nível fundamental e médio.

Em tempo

E em relação ao Concurso Público de Acopiara, quando será divulgado o edital?
Essa é uma das perguntas mais feitas pelos internautas acopiarenses.

Gabrielle Pinheiro é escolhida Rainha Caipira 2009, em Acopiara

E quem teve motivos de sobra para comemorar o final de semana foi a pequena Grabrielle Pinheiro, 10 anos, filha desse blogueiro.
A gata foi escolhida a Rainha Caipira 2009, da escola Instituto Coelhinho, em Acopiara, depois de concorrer com outras belíssimas gatas.
A escolha foi feita por jurados na noite da última sexta-feira, em evento realizado na própria escola. Na foto acima ela aparece ao lado de Tia Graça, diretora da escola.

Sebrae: nova lei irá beneficiar 400 mil trabalhadores informais no Ceará

A nova Lei do Micro-empreendedor Indivual, que entra em vigor a partir do dia 01 de julho, irá beneficiar somente no Ceará mais de 400 mil pequenos empreendedores informais, com renda de até R$ 3.000,00 por mes. Através de um pagamento mensal de 11% do salario mínimo (51,15%) e mais uma contribuição simbólica de R$ 1,00 como ICMS ou R$ 5,00 como ISS, os trabalhadores informais irão se transformar em micro-empreendedores individuais, formalizando suas atividades e criando condições para aposentadoria.

Icó: Bispo de Iguatu critica precariedade de cadeia

O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, mostrou indignação com as condições desumanas em que vivem os detentos da cadeia pública desta cidade, distante 375 km de Fortaleza, na região Centro-Sul. A unidade funciona desde 2001, em uma casa alugada, no Centro da cidade. Dezenas de presos vivem em celas pequenas, improvisadas, quentes, úmidas, sem ventilação. Com esgoto e fossa estourada, lixo e lama escorrem no corredor, onde deveria haver banho de sol para os presidiários.

Além do mau cheiro que exala de dentro das celas e da superlotação, os presos sofrem com infestação de insetos. A unidade apresenta insegurança e há ocorrência de fugas constantes. Em recente visita à unidade prisional, improvisada, o bispo dom João Costa disse que a situação em que permanecem os detentos não pode perdurar por mais tempo. “É uma triste realidade e um grave desrespeito aos direitos humanos, que fere a dignidade da pessoa”, observou o religioso. “Nenhum preso deve ser submetido a uma situação dessas”.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Mulher recebe ligação informando sobre morte de cachorro e quando chega ao local se depara com o amante morto

Ontem, por volta das cinco horas da manhã, o Destacamento Policial de Cedro/CE, recebeu uma ligação via 190, onde uma pessoa informava sobre um corpo que encontrava-se às margens da estrada que dá acesso ao sitio dos Afonso, distante 01 km da sede urbana.

No momento em que se deslocava para o local citado a polícia recebeu outro telefonema, desta vez, de uma mulher dizendo que havia recebido uma ligação informando que o seu cachorro estava morto na mesma estrada que dá acesso ao sítio Afonso.
Os policiais passaram na casa da solicitante e a conduziram para acompanhar a operação.

Chegando ao local foi constatado que a vítima tratava-se de Marcelo Urlandi da Silva Mendes, 20 anos. Aparentemente o rapaz foi morto com um tiro nas costas. Ele era amante da mulher que acompanhou a operação.
No bolso da vítima foi encontrada uma meia com duas perfurações dando aparência de uma bala clava.
Segundo a amásia, Marcelo havia saído de sua residência por volta das dezessete horas do dia anterior dizendo que voltaria logo e não retornou.
O corpo foi encaminhado para o IML de Iguatu para ser necropsiado.

domingo, 21 de junho de 2009

Onze vítimas do acidente do voo AF 447 são identificadas

Onze vítimas do acidente com o voo 447 da Air France já foram identificadas. Entre elas, dez são de nacionalidade brasileira e apenas um é estrangeiro. No total, até esta sexta-feira, haviam sido resgatados 50 corpos.

Brasil joga à la 70, atropela Itália e vai pegar seleção de Joel na semifinal

Toques rápidos, contra-ataques mortais, equilíbrio entre os setores. No dia do 39o aniversário da conquista do tricampeonato mundial, a seleção brasileira atropelou novamente a Itália neste domingo, venceu por 3 a 0 e garantiu o primeiro lugar do Grupo B da Copa das Confederações. Assim, vai enfrentar a África do Sul, treinada por Joel Santana, na semifinal, quinta-feira, às 15h30m, em Joanesburgo. A Azzurra, atual campeã mundial, está eliminada.

O time de Dunga precisou de apenas 45 minutos para liquidar a partida. Luís Fabiano, duas vezes, e Dossena, contra, marcaram os gols, ainda no primeiro tempo. Ramires, Maicon e André Santos foram bem contra os Estados Unidos e acabaram mantidos no time titular, nos lugares de Elano, Daniel Alves e Kleber. O zagueiro Juan começou jogando, mas saiu sentindo dores ainda na etapa inicial para a entrada de Luisão e pode ser problema para a semifinal. Com a derrota, a seleção italiana fica com três pontos, empatada com o Egito e Estados Unidos. Mas os americanos, que venceram os egípicios, avançam porque fizeram mais gols na primeira fase. Assim, os Estados Unidos vão enfrentar a Espanha na semifinal, quarta-feira, em Bloemfontein.

Talismãs da era Dunga, Kaká e Robinho tentam se manter invictos contra a Itália

Robinho é o símbolo da era Dunga. Jogador que mais atuou, artilheiro da seleção com 15 gols, craque da principal conquista: a Copa América de 2007. Já Kaká é a grande estrela. Novo galáctico do Real Madrid. Nome mais respeitado do futebol brasileiro após a decadência de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. O líder e exemplo dentro do grupo. Juntos, eles estão imbatíveis até agora sob o comando do treinador. Nunca perderam. Em 23 jogos, a dupla tem 19 vitórias e quatro empates. Além de 28 gols. Eles vão estar em campo neste domingo, às 15h30m (de Brasília), no estádio Loftus Versfeld, em Pretória, na África do Sul, para enfrentar a Itália pela Copa das Confederações.

Santa Quitéria e Tianguá, no Ceará, recebem permissões para explorarem serviço de radiodifusão

O Congresso Nacional aprovou outorgas de renovações de concessões e permissões para 29 emissoras de rádios e televisões do país, conforme Decretos Legislativos publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19 de junho.

Desta forma, o presidente José Sarney autorizou 15 rádios comunitárias, dez permissões para emissoras em frequência modulada, duas renovações de concessões de televisão, uma renovação de permissão de frequência modulada e uma concessão em ondas médias.

Também foram publicados no Diário Oficial dois extratos de contratos de permissões em frequência modulada, assinados pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e por representantes das referidas emissoras, para as cidades de Santa Quitéria e Tianguá, ambas do estado do Ceará.

Banda Larga nas Escolas deve chegar à zona rural a partir de 2010

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, reafirmou a meta de levar telefonia e internet de alta velocidade à zona rural, especialmente às escolas públicas, durante a posse do economista João Batista de Rezende no Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira, 17 de junho.
Na ocasião, o ministro declarou que a área técnica do ministério já está finalizando as diretrizes que indicarão à Anatel o que se espera para o atendimento da zona rural com esses serviços.


Até o fim de 2010, todas as 56.720 escolas públicas urbanas do Brasil serão conectadas, beneficiando cerca de 37 milhões de estudantes, o que inclui 84% do alunado de ensino básico do Brasil. A vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

Jornal Chapada do Araripe ganha espaço na Internet

O blog registra com muita satisfação a ótima qualidade do Jornal Chapada do Araripe, do município de Crato, no Ceará. A exemplo do blog do Lindomar Rodrigues, o jornal Chapada do Araripe também prima pela qualidade das informações postadas. Bem diversificado e online o jornal promete ganhar bastante espaço em nível de Nordeste.
O jornal Chapada do Araripe é coordenado por Dihelson Mendonça. Quem quiser acompanhá-lo é so acessar: www.capadadoararipe.com

ANP investirá R$ 10 milhões em pesquisas na Bacia do Araripe

O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, anunciou, ontem, em Crato, investimentos de R$ 54 milhões em pesquisas preliminares, com análises de solo e estudos geoquímicos. A finalidade é detectar a presença de petróleo no estado, nas bacias do Ceará e Araripe. Inicialmente, a Bacia do Araripe terá investimentos da ordem de R$ 10 milhões em pesquisas. A licitação para a primeira etapa dos trabalhos acontecerá no segundo semestre deste ano, segundo o diretor. O diretor esteve participando, na Universidade Regional do Cariri (Urca), do debate sobre “Os Projetos de Desenvolvimento do Brasil – Energia e Petróleo no Cariri”, realizado por meio da Instituição.

Leia mais no Jornal Chapada do Araripe

Voo 447: Identidade das vítimas pode sair a partir deste domingo

A Polícia Federal informou, ontem, que está na fase final o trabalho de identificação de alguns corpos de passageiros do voo 447 da Air France, no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, e que poderá anunciar os nomes em breve. Há possibilidade, segundo uma fonte da PF, de uma lista ser divulgada a partir de hoje.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 45 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (20) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.084 da Mega-Sena. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será sorteado na quarta (24), é de R$ 45 milhões.
Confira os números sorteados: 05 - 20 - 29 - 33 - 40 - 59.
Segundo a Caixa, 108 apostas acertaram a quina, e cada uma vai receber R$ 23.240,93.
Outras 7.731 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá R$ 463,81.

Vettel vence com facilidade e ameaça domínio da Brawn em 2009

Com um desempenho excepcional desde a largada, Sebastian Vettel venceu sua segunda corrida na temporada, o GP da Inglaterra, em Silverstone. Com uma vantagem que chegou a um segundo para os demais por volta, o alemão liderou a dobradinha da RBR, que ainda teve Mark Webber na segunda posição. O australiano superou Rubens Barrichello após a primeira rodada de pit stops e deixou o brasileiro da Brawn GP em terceiro, com um carro deficiente no circuito inglês.

Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu uma brilhante quarta posição após largar apenas em 11º. Com trechos mais longos que os dos rivais, o brasileiro subiu na classificação nos momentos das paradas de boxes. Nico Rosberg, da Williams, chegou em quinto, logo à frente de Jenson Button, líder do campeonato, que ainda tentou uma pressão nas voltas finais, mas sem sucesso e ficou em sexto. É a primeira vez na temporada em que o inglês fica fora do pódio.

Jarno Trulli, da Toyota, completou a prova na sétima posição e Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou a zona de pontuação, em oitavo. O finlandês ainda sofreu com a pressão do alemão Timo Glock na parte final da prova, mas conseguiu se manter à frente. Nelsinho Piquet, da Renault, fez uma corrida discreta, mas com muitas disputas. O brasileiro chegou a ultrapassar Lewis Hamilton e Fernando Alonso e acabou na 12ª posição, à frente do companheiro espanhol, apenas o 14º. O inglês da McLaren foi apenas o 16º colocado em sua corrida de casa.

No campeonato, Jenson Button manteve a liderança, mas viu sua vantagem para Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Mark Webber diminuir. O inglês tem agora 64 pontos, contra 41 do brasileiro. O alemão da RBR está com 39, 3,5 à frente do australiano, seu companheiro de equipe. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Alemanha, em Nürburgring, no dia 12 de julho.

G1

Vereadores: Suplentes estão de olho em mandatos

O primeiro passo do cumprimento de um acordo entre integrantes do Congresso Nacional foi dado esta semana pelo Senado e trouxe de volta a esperança de mais de sete mil suplentes de vereadores de todos os estados do Brasil, que já se preparam para lutar até as últimas instâncias da Justiça com o objetivo de fazer com que a proposta de emenda constitucional n° 47 – a PEC dos vereadores – entre em vigor em janeiro de 2010.

Isso porque eles pretendem assumir cada um dos 7.343 cargos de vereadores que aumentarão em grande parte das câmaras legislativas dos municípios do País. E na caminhada para tomarem posse das vagas ainda restam alguns obstáculos a serem superados.

Trilhas do sertão desafiam motoqueiros de Iguatu

A busca por aventura faz com que um grupo de motoqueiros percorra estradas de terra e veredas aos domingos. As trilhas são definidas momentos antes da partida, por volta de 7 horas da manhã. No período de chuva, em que as estradas estão enlameadas, o número de participantes cresce porque os desafios e os roteiros enfrentados nas vilas rurais e nos sítios do Interior ficam mais emocionantes.

Além da aventura pelos sertões em trilhas que cortam os municípios vizinhos a Iguatu, os motoqueiros têm oportunidade de admirar a natureza, de aproximar amizades ou mesmo de fazer novos amigos. Há dois anos, os adeptos desse esporte radical fazem com regularidade os passeios a partir de estradas vicinais, veredas e muitas vezes em campos abertos, subindo e descendo serras, abrindo caminhos, passando córregos e vencendo desafios.

Para praticar o esporte com segurança, é necessário equipamento completo. Os motoqueiros usam capacetes, coletes, botas, protetores para os joelhos e pernas, luvas e óculos. Esses acessórios custam em média R$ 2 mil. A moto varia de preço, segundo o modelo. A mais comum, de 250 cilindradas, custa em média, R$ 12 mil. Há ainda equipamentos de primeiros socorros.

Paulo Holanda, que é um dos pioneiros em fazer trilhas rurais, observa que não são apenas os equipamentos que garantem segurança ao motoqueiro. “É preciso andar devagar, aproveitar o caminho para curtir a natureza”, disse. “Quem vem participar e prefere correr em velocidade sofre acidentes porque os caminhos são perigosos”.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

sábado, 20 de junho de 2009

Na Inglaterra, Vettel faz terceira pole do ano e supera Barrichello e Button

Com uma excelente volta no último minuto do treino classificatório, Sebastian Vettel conseguiu sua terceira pole position da temporada no GP da Inglaterra. O alemão da RBR tirou a primeira posição de Rubens Barrichello, da Brawn GP, que fez um excelente tempo e larga na segunda posição. O australiano Mark Webber será o terceiro no grid deste domingo. A Rede Globo mostra o GP da Inglaterra às 9h (horário de Brasília) de domingo. A narração é de Cléber Machado, os comentários são de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e a reportagem é de Mariana Becker.

Líder do campeonato, Jenson Button marcou apenas o sexto tempo em sua corrida de casa, sua pior posição de largada na temporada 2009. Superado pela primeira vez no ano por Rubens Barrichello, seu companheiro na Brawn GP, o inglês reclamou da falta de aderência do carro na última parte do treino classificatório.

Nelsinho Piquet e Felipe Massa ficam fora da superpole

Felipe Massa não conseguiu uma vaga na última parte do treino classificatório (Q3), a superpole, e vai largar apenas na 11ª posição. O brasileiro da Ferrari assumiu um erro na parte final de sua volta, na curva Luffield, e viu Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe, entrar com facilidade no Q3.

Nelsinho Piquet também foi eliminado na segunda parte do treino. O brasileiro da Renault conseguiu apenas o 14º tempo no treino, enquanto Fernando Alonso conseguiu uma vaga na superpole. Ele reclamou, mais uma vez, de um problema no carro: um amortecedor teria quebrado em sua última volta rápida.

Juazeiro do Norte-CE: Comissão vai a maçonaria falar sobre os preparativos para a festa do Centenário

A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte seqüenciou com a maçonaria o calendário de reuniões que pretende fazer com diversas entidades e segmentos representativos do município. O primeiro encontro foi com a Imprensa no último dia 18 de maio e a intenção é amiudar esses contatos ante a proximidade com a abertura da festa no dia 18 de julho. Os próximos passos vão ser na direção das entidades culturais, Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro, em Fortaleza, e assim por diante.

O Secretário Geral da Comissão, Renato Dantas, informou que esses contatos já estão sendo mantidos em nome da definição de uma agenda. Além dele, participaram da reunião na Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos 85 o presidente da Comissão, Geraldo Menezes Barbosa e os membros Daniel Walker e Raimundo Araújo. Foram apresentar o esboço do que já foi traçado e abrir as portas para as sugestões dos cerca de 40 maçons representando todas as lojas do Grande Oriente do Brasil.

Miséria

Caminhada "Iguatu pede Paz" reúne mais de 15 mil pessoas

Emoção, gritos pedindo paz e solidariedade, esses foram alguns dos ingredientes da caminhada “Iguatu pede Paz” realizada na manhã de hoje neste município.

Mais de 15 mil pessoas participaram do ato pelas ruas da cidade em apoio ao prefeito Agenor Neto e sua família que recentemente foram ameaçados de morte em uma emissora de rádio local.

Além do prefeito iguatuense o ato de paz contou com as presenças dos deputados estaduais Osmar Baquit e José Ilo, além de vereadores e a população em geral.

Por onde a caminhada passou foi possível perceber o apoio dos moradores de Iguatu para com Agenor Neto. A caminhada foi encerrada na praça Gonçalves de Carvalho com discursos de autoridades.

Iguatu: prefeito Agenor Neto concede entrevista ao Jornal A Praça

Jornal A Praça - Prefeito Agenor Neto, o que esta investigação que a Polícia Federal está fazendo na Funasa tem de fato a ver com o município de Iguatu?

Agenor Neto - Em primeiro lugar gostaria de aproveitar a oportunidade desta entrevista para deixar claro que a Prefeitura de Iguatu está completamente tranquila e que não estamos preocupados com esta investigação em si porque de fato não temos nada a esconder. Todas as ações coordenadas pela nossa equipe sempre se pautaram pela correta aplicação dos recursos públicos. A verdade é que está acontecendo uma investigação na Funasa em todo o Brasil, e como o município de Iguatu tem diversas ações em parceria com o Governo Federal através da Funasa, acabou sendo envolvido neste processo de investigação também. Mas, reitero: não existe nenhuma irregularidade com as obras no município de Iguatu.

Jornal A Praça - Existe algum fundamento nestas denúncias de desvio de recursos do Aterro Sanitário?

Agenor Neto - Não existe nenhum fundamento, de forma alguma. Olha, eu não acredito que tenha um município com uma oposição mais agressiva do que esta de Iguatu, e que, diga-se de passagem, não faz um trabalho ético e correto de oposição. A oposição que existe em Iguatu tem buscado por diversas vezes criar mentiras distorcendo fatos. Mas, como todo mundo sabe, mentira tem pernas curtas. Todas as vezes combatemos estas mentiras com a verdade. É por isso que a cada dia estas pessoas, que fazem este tipo de trabalho mentiroso, têm menos credibilidade junto à população. Este projeto do Aterro Sanitário é de fundamental importância para o município de Iguatu. O aterro vai permitir a desativação definitiva do lixão que oferece imensos riscos à saúde da população e ao meio ambiente. A primeira e segunda etapas da implementação do Aterro Sanitário envolvem recursos da ordem de 5 milhões de reais. Até o momento o município de Iguatu já recebeu do Governo Federal aproximadamente 3 milhões e 300 mil reais, dos quais já foram efetivamente investidos algo em torno de 2 milhões e 900 mil reais. Estes recursos foram investidos no acesso, preparação e terraplanagem do terreno, no cercamento, na perfuração do poço profundo, implantação da rede elétrica, construção da estação de tratamento do chorume, na construção do prédio administrativo, nas oficinas, galpão de triagem e na aquisição de equipamentos como o trator de esteira, a pá mecânica e o caminhão caçamba de 12 metros cúbicos. Todos os investimentos devidamente comprovados em planilhas e os pagamentos feitos com fiscalização rigorosa da Prefeitura. Dos recursos recebidos do Governo Federal, ainda temos cerca de 400 mil reais depositados em conta para pagamentos de serviços que ainda estão em andamento. E ainda tem mais 1 milhão e 400 mil reais que nem foram repassados pelo Governo Federal para a Prefeitura.

Jornal A Praça
– Por que você acha que a oposição tem concentrado tantos ataques a esta obra – o Aterro Sanitário?

Agenor Neto - Vários motivos podem existir para a oposição estar fazendo uma campanha tão mentirosa como a que está ocorrendo, mas com certeza nenhum destes motivos é de interesse público. Um dos motivos claros desta campanha mentirosa da oposição é o desespero de não aceitar o trabalho que está sendo realizado pelas pessoas de bem deste município. Ou seja, a oposição está desesperada e tem inveja do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura e todas as entidades, organizações, Governo Federal, e todos que estão juntos fazendo uma revolução em nosso município. Neste sentido, eles tentam inventar todo tipo de mentiras. Especificamente sobre o Aterro Sanitário podemos conjecturar outros motivos, um deles seria o fato que o aterro vai permitir a desativação do lixão e beneficiar diretamente milhares de pessoas o que com certeza poderiam ficar mais satisfeitos com o nosso trabalho. E ver pessoas felizes com a nossa administração é algo que eles detestam. Outro motivo, é que o Aterro Sanitário está localizado nas proximidades de propriedades privadas de pessoas ligadas à oposição. Neste caso reside a questão do interesse pessoal em detrimento do interesse público-social. O papel do poder público é colocar os interesses da população, especialmente quando diz respeito à saúde e ao meio ambiente, acima dos interesses pessoais. É bom lembrar que a localização do Aterro foi definida respeitando todas as normas técnicas e em consonância com o meio ambiente. Outro motivo pode ser até a dificuldade de visibilidade da obra, como é um projeto grandioso, mas que fica distante dos olhos da população talvez a oposição tenha pensado que fosse mais fácil ficar atacando uma obra que poucas pessoas tiveram a oportunidade de ver de perto. Enfim, tem diversas possibilidades de motivos para a oposição ficar atacando com mentiras este necessário projeto, mas com certeza nenhum destes motivos é de interesse público.

Jornal A Praça - Agenor, como você vê a questão do Ministério Público Federal e a investigação da Polícia Federal?

Agenor Neto - Tanto o Ministério Público Federal, quanto a Polícia Federal são instituições do mais alto respeito e cumprem um papel fundamental para democracia brasileira. Eles estão no seu papel de investigar. Agora é importante saber respeitar estas instituições. Há algum tempo, a ridícula oposição de Iguatu produziu um documento que distorcia fatos e omitia informações com o objetivo de impedir o andamento do Aterro Sanitário e manchar a imagem da nossa administração. Este documento temerário foi enviado para todos os lugares que vocês puderem imaginar: Ministério Público Federal, Estadual, Semace, Ibama, CGU,TCM, imprensa, e muito mais. Mas é importante que a população saiba que uma atitude irresponsável como esta pode causar prejuízos imensos para a sociedade. Primeiro porque que quando se faz uma denúncia com fatos distorcidos, pode-se induzir estas respeitadas instituições ao erro. Segundo porque além de manchar o nome do nosso município, pode impedir ou atrasar novos benefícios para a nossa população. O Ministério Público Federal e Polícia Federal estão no papel deles e nós estamos cumprindo o nosso que é o de fornecer todas as informações solicitadas com a total transparência.

Jornal A Praça - No início da nossa entrevista você mencionou que o município de Iguatu tem diversas ações realizadas com o Governo Federal através da Funasa. Que ações são estas?

Agenor Neto - Nossa, vamos lá. São muitas ações extremamente importantes, dentre elas a construção de 235 casas populares que substituíram as de taipa. Realizamos o sistema de esgotamento sanitário da Vila Cajazeiras; Bacia I, II, III e IV; Jardim Oásis; Lagoa Park, Avenida Guilherme de Oliveira, 27 de novembro e a implantação da Estação de Tratamento de Esgotos. Para oferecer mais saúde e melhorar a vida das pessoas, foram implantados mais de 600 kits sanitários para uma população extremamente carente. Para evitar desperdícios e garantir a adequada medição da água fornecida, foram instalados mais de 8.500 novos hidrômetros. Com a parceria da Funasa também está sendo possível realizar o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, um importante passo para o município de Iguatu. Ah, já ia me esquecendo das obras de abastecimento d’água que estamos realizando e que vão beneficiar milhares de pessoas nas comunidades do Angelim, Juazeirinho, Morada Nova, Raposa, São José, Suassurana, Catolé do Justino, Cipó, Junco e Capoeira. Além de todos estes benefícios, temos também, em avançado estado de implantação, a obra que é um marco histórico e revolucionário para Iguatu, que é o Aterro Sanitário. Infelizmente o nosso município ainda tem que conviver com o lixão porque a oposição tem criado diversos transtornos para a implantação definitiva desta obra grandiosa. De fato o Governo Federal através da Funasa tem sido um parceiro muito importante para o desenvolvimento social do município de Iguatu, isto é inegável.

Jornal A Praça - Agenor, chegando ao final desta entrevista, tem alguma consideração que você gostaria de fazer?

Agenor Neto - Uma vez li um texto de uma aluna que estava se formando pela Universidade de Fortaleza que me chamou a atenção. Citando o filósofo francês Jean-Paul Sartre que afirmou que “o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo”, esta aluna discursou: “Desta forma ou nos acomodamos e aceitamos tudo o que nos é imposto, prejudicando a nós mesmos e às gerações futuras, ou agimos de acordo com o que acreditamos ser certo, sem jamais sermos corrompidos pelas facilidades individuais que prejudicam a sociedade, pelo medo que tenta intimidar o nosso ímpeto de vencer barreiras, temos que manter sempre a esperança, sem perder a dignidade e o bom humor”. Também lembro da célebre frase do nosso magnífico e saudoso Edson Queiroz: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho”. Com estas citações e pensamentos, eu faço um chamado a todas as pessoas de bem deste nosso amado Iguatu: vamos seguir fortes no caminho certo. Eu reafirmo o meu amor pela minha terra e pela minha gente. Cada ataque que for deferido contra mim, minha família, meu povo e meu município eu vou transformar em energia para fazer mais. Todas as injustiças serão respondidas com a verdade iluminada por Deus. Toda agressão encontrará no trabalho a minha resposta. Vamos juntos, porque já fizemos muito por nosso Iguatu, mas ainda existe muito mais por ser feito.

Jornal A Praça

Espermatozoide gigante surgiu no Ceará, mostra fóssil

Graças a fósseis brasileiros, pesquisadores europeus conseguiram datar pela primeira vez o surgimento de uma das maiores bizarrias sexuais da história da Terra: os espermatozoides gigantes, que muitas vezes são maiores que o corpo do animal que os produziu.
Segundo o estudo, publicado hoje no periódico "Science", crustáceos minúsculos conhecidos como ostracodes "inventaram" esses gametas imensos há pelo menos 100 milhões de anos. A comprovação surge de ostracodes fossilizados na bacia do Araripe, Ceará. O grupo em questão, o dos Cypridopina, tem espermatozoides com até dez vezes o tamanho do seu corpo, que tem 1 milímetro.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Oficiais de justiça do Ceará decidem entrar em greve na quarta-feira

Os oficiais de justiça do Estado decidiram entrar em greve, a partir da próxima quarta-feira (24). A assembleia geral ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (19), no auditório do Forum Clóvis Bevilaqua. Nesta noite, eles realizam uma passeata pela avenida Washington Soares.

A categoria também decidiu comparecer à Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (22) pela manhã, com o objetivo de conversar com o presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB). Eles querem que a votação do projeto de reestruturação do Poder Judiciário, enviado nesta semana pelo presidente do TJ, desembargador Ernani Barreira, só tramite depois de garantida a inclusão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Na cidade Iguatu, o clima já é de greve geral por parte dos servidores do Fórum Boanerges de Queiroz Facó.

Iguatu Notícias/Iguatu.Net

Escândalo: Prefeitura da região Centro Sul do Ceará pode ter sonegado impostos

O blog recebeu informações que um determinado município da região Centro Sul do Ceará, no ano de 2008 recolheu o INSS de alguns funcionários, durante oito meses, referente o ano de 2008 e não repassou a Previdência Social. Em virtude da gravidade da denúncia o blog vai apurar e em breve vai anunciar onde tudo aconteceu.
Caso seja comprovada a veracidade da informação o prefeito desse município será obrigado a dizer para a população onde foi colocado o dinheiro do contribuinte.

Cá pra nós

Tem prefeito que consegue sonegar para a Previdência Social imaginem numa previdência municipal...
Aguardem mais informações.

Casais devem partilhar valores do FGTS em divórcio

Pessoas casadas sob o regime de comunhão universal de bens devem, em um eventual divórcio, partilhar valores relativos adesão a Plano de Demissão Voluntária (PDV) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A decisão foi tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fixando a jurisprudência pela qual deve ser dividida a indenização trabalhista correspondente a direitos adquiridos durante o tempo de casamento.

A partilha foi requerida por um ex-cônjuge cuja mulher, em outubro de 1996, aderiu ao PDV da empresa em que trabalhava e colheu os valores do FGTS. A separação do casal só ocorreu em novembro do mesmo ano.

O caso foi julgado inicialmente no juízo de primeiro grau e depois no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ambos tinham ao contrário do STJ, afastado a divisão dos valores relativos ao FGTS e ao PDV, sob o argumento de que seriam incomunicáveis os frutos civis do trabalho ou da indústria de cada cônjuge.

Agência Brasil

Lula quer Michel Temer do PMDB na vice de Dilma

Depois de escalar a candidata do PT à sucessão, o presidente Lula já escolheu o vice do PMDB. Para Lula, “o nome preferencial” é o do presidente da Câmara, Michel Temer (SP).

Para os aliados, argumenta que Temer representa institucionalmente o partido, evitando uma disputa regional pelo cargo, tem visibilidade positiva à frente da Câmara e contempla o maior colégio eleitoral, o paulista.

Globo Online

Mortes e prisões no interior do Ceará

Três mortes por assassinato e um bebê recém nascido enterrado em uma caixa foram encontrados no interior do Estado nesta quinta-feira (19). Além disso, 15 prisões prisões e duas armas de fogo foram apreendidas em todo o Estado, pela Polícia Militar.

No município de Varjota, o corpo de Thiago Silva Moraes foi encontrado por populares da localidade de Angelim com várias perfurações a faca no início da noite desta quinta-feira. Além disso, Thiago Silva estava sem a orelha direita.

Já em Independência, o agricultor Américo Bezerra de Oliveira, de 75 anos, foi executado a facadas. Em Pirambu, uma criança de oito anos morreu com um tiro de espingarda socadeira efetuado pelo irmão de 16 anos.

O recém nascido enterrado dentro de uma caixa foi encontrado na localidade de Arco de Santana, em Acopiara, após uma denúncia anônima feita à polícia. Não se sabe quem são os pais.

Iguatuenses realizam movimento em solidariedade ao prefeito Agenor Neto

Na noite desta quinta-feira, 18/06, aconteceu na casa do vice-prefeito de Iguatu, João Alencar, uma manifestação de apoio ao prefeito Agenor Neto, realizada pelos amigos do chefe do executivo iguatuense. Mais de duas mil pessoas acompanharam atentamente as palavras proferidas pelo prefeito de Iguatu, que muito emocionado falou sobre os últimos acontecimentos.

De início o mesmo afirmou que estará se encontrando com o Procurador da República, Rafael Ribeiro, na manhã desta sexta-feira. “Fizeram várias acusações, tentando desestabilizar esta administração e nunca conseguiram, e não será agora que vão conseguir. "Todos nós,conseguimos trazer de volta o orgulho de cada cidadão iguatuense, e vocês podem ter a certeza de uma coisa, eu posso olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer que nesta administração, se cumpre a obrigação de aplicar corretamente os recursos públicos”. Afirmou ele.

Iguatu.Net/Iguatu Notícias

Reforma Política - Lula pede Constituinte

"O presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a afirmar que só uma Assembleia Constituinte poderá tocar uma reforma política de verdade. Pediu que agora o projeto seja para valer. A sugestão foi dada para dois aliados durante um jantar na residência oficial do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), segunda-feira, dia 8. Lula evitou criticar o Congresso, mas desabafou: “Para ter uma reforma política, acho que a alternativa é mesmo convocar uma Constituinte”. O recado foi levado adiante.

Será protocolada, terça-feira, na Câmara, uma PEC com cerca de 300 assinaturas, propondo a Constituinte exclusiva, para 2011, com prazo de oito meses, a fim de que cheguem a um consenso sobre fidelidade partidária, financiamento público, lista aberta ou fechada, voto distrital, entre outros pontos.

(Jornal do Brasil)

Equipes rompem com a F-1 e lançam categoria paralela

Apesar da contraproposta apresentada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes que compõem a Fota (Associação das Equipes da Fórmula 1) anunciaram, ontem, a criação, para 2010, de um campeonato paralelo à principal competição do automobilismo mundial.Após uma reunião em Silverstone, na Inglaterra, Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso, integrantes da Fota, anunciaram e explicaram a decisão de deixarem a Fórmula 1.

‘‘As equipes não têm outra alternativa que não seja começar a preparar um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e de seus parceiros. Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regras e encorajará os iniciantes’’, anunciou a Fota em comunicado oficial. Segundo a Fota, a nova competição será semelhante à F1 e herdará todo prestígio da categoria.

Ferrari e McLaren estão entre os oito times que decidiram não continuar no campeonato na próxima temporada, com isso a crise na Fórmula 1 atingiu estágio de ‘‘racha’’. Diante do impasse com a FIA sobre o teto orçamentário para a próxima temporada, a Fota achou por bem romper com F-1, já que não houve acordo com a FIA.

‘‘A nova categoria preencherá os vazios existentes na atual Fórmula e ouvirá aos anseios dos fãs, oferecendo ingressos mais baratos e contará também com os melhores pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores e promotores historicamente associadas com o mais alto nível do automobilismo mundial’’, completou porta-voz da Fota.

Max Mosley, presidente da FIA, escreveu uma carta aos times na última quarta-feira, na qual fazia algumas concessões, mas deixava claro que o teto orçamentário não seria abandonado. Além disso, o dirigente pediu para que as equipes se inscrevessem e se comprometeu a mudar o regulamento, fechando um novo Pacto da Concórdia, documento que rege as relações esportivas e comerciais na Fórmula 1.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nival Freire assume Secretaria de Segurança

O secretário de Segurança Pública do Estado Roberto Monteiro confirmou na tarde de hoje (19) que irá se ausentar temporariamente do comando da Secretaria. O principal motivo seria para tratamento de saúde. Durante a ausência, o secretário executivo Nilval Freire assume a pasta.

Operação Fumaça: alguns setores da imprensa mentem sobre o caso Iguatu

No meio político do Ceará, a fiscalização da Polícia Federal na Prefeitura de Iguatu foi encarada com muita naturalidade.
Há quem diga que os ataques agora que começaram. O peso político que representa o prefeito iguatuense para a política do Estado pode ter sido o grande motivador para essa fiscalização. Depois que o nome de Agenor Neto (PMDB) surgiu como pretenso candidato ao governo do Estado a metralhadora giratória dos seus opositores começou a funcionar.

Em tempo

Com o atual governador Cid Gomes foi do mesmo jeito. Quando Cid teve seu nome lembrado para suceder Lúcio Alcântara, logo o denunciaram com um tal de "escândalo da merenda escolar" em Sobral, com direito a presença da Polícia Federal e Técnicos da CGU. Nem por isso, Cid deixou de ser candidato e eleito logo no primeiro turno.

Cá pra nós

É até vergonhoso dizer que houve um desvio de 3,3 milhões de reais, do total, de 4 milhões destinados ao município de Iguatu. Quer dizer, se houve esse desvio, só restaram 700 mil reais para a construção do Aterro Sanitário, aquisição de todo maquinário, etc.
Só para o internauta ter uma idéia as máquinas que foram entregues recentemente pela Prefeitura custaram mais de 1 milhão de reais, isso sem falar nos investimentos feitos na construção do aterro.
É muita maldade...

Vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado

Neste sábado acontece em todo o Brasil a vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil. Com o slogan ,“Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, o Ministério da Saúde incentiva os pais a não esquecerem de vacinar suas crianças.

Ao todo 1.600 postos fixos estarão funcionando das 7h da manhã até às 17 horas da tarde na capital e no interior do estado e mais 20 mil postos volantes espalhados em lugarejos e distritos no interior.

É importante que os pais não esqueçam de levar a cartela de saúde do seu filho, menor de cinco anos, para o registro da vacinação.

Governo vai prorrogar redução do IPI para carros, diz Globo

O Governo Federal dediciu mais uma vez pela extensão do prazo de redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para os veículos novos. Segundo o repórter José Roberto Burnier (Rede Globo), o governo já decidiu pela continuação da redução do imposto, ainda que sob forma diferente da atual.

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 28 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso número 1.083 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, e o prêmio acumulou em R$ 23.480.703,04. No próximo sábado (20), o prêmio sorteado na loteria pode chegar a R$ 28 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômico Federal.
Os números sorteados nesta quarta-feira em Campina Grande (PB) foram: 10 - 20 - 23 - 28 - 42 - 43.

No total, 70 apostadores acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 31.956,08. Já a quadra saiu para 6.647 bilhetes e vai pagar R$ 480,75 para cada apostador.
Quem quiser tentar a sorte no concurso de número 1.084 tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas.

Operação Fumaça repercute no Ceará

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) estima que pode chegar a R$ 10 milhões a quantia desviada em um esquema de corrupção que envolvia servidores da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), no Ceará, e funcionários de pelo menos seis municípios do interior. As denúncias culminaram noetm com a Operação Fumaça, deflagrada pela Polícia Federal, que cumpriu 45 mandatos de busca e apreensão autorizados pelo juiz federal de Juazeiro do Norte Sérgio Fiúza Tahin de Sousa.

A Polícia Federal investiga convênios da Funasa com prefeituras e para a contratação de empresas, em que recursos públicos podem ter sido desviados através de contratos de obras fraudados e superfaturamente de licitações. Os esquemas envolveriam 20 pessoas, seis empresas, além de funcionários de seis prefeituras.

Além de ter colhido documentos e computadores nas prefeituras de Caucaia, Iguatu, Brejo Santo, Reriutaba, Nova Russas e Morrinhos, a PF realizou apreensões também na sede da Coordenadoria Regional da Funasa no Ceará, no bairro Aldeota. Também foram cumpridos mandados de busca em outros quatro escritórios do órgão e nas residências de servidores municipais e da Funasa - que é o órgão responsável pelos programas públicos de saúde básica do País.

Os atuais prefeitos dos seis municípios envolvidos não estão sob a mira das investigações da PFl. É o que diz o procurador da República no Ceará, Rafael Rayol. Segundo ele, os convênios que estão sendo investigados são da gestão anterior.