sexta-feira, 19 de junho de 2009

Equipes rompem com a F-1 e lançam categoria paralela

Apesar da contraproposta apresentada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes que compõem a Fota (Associação das Equipes da Fórmula 1) anunciaram, ontem, a criação, para 2010, de um campeonato paralelo à principal competição do automobilismo mundial.Após uma reunião em Silverstone, na Inglaterra, Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso, integrantes da Fota, anunciaram e explicaram a decisão de deixarem a Fórmula 1.

‘‘As equipes não têm outra alternativa que não seja começar a preparar um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e de seus parceiros. Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regras e encorajará os iniciantes’’, anunciou a Fota em comunicado oficial. Segundo a Fota, a nova competição será semelhante à F1 e herdará todo prestígio da categoria.

Ferrari e McLaren estão entre os oito times que decidiram não continuar no campeonato na próxima temporada, com isso a crise na Fórmula 1 atingiu estágio de ‘‘racha’’. Diante do impasse com a FIA sobre o teto orçamentário para a próxima temporada, a Fota achou por bem romper com F-1, já que não houve acordo com a FIA.

‘‘A nova categoria preencherá os vazios existentes na atual Fórmula e ouvirá aos anseios dos fãs, oferecendo ingressos mais baratos e contará também com os melhores pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores e promotores historicamente associadas com o mais alto nível do automobilismo mundial’’, completou porta-voz da Fota.

Max Mosley, presidente da FIA, escreveu uma carta aos times na última quarta-feira, na qual fazia algumas concessões, mas deixava claro que o teto orçamentário não seria abandonado. Além disso, o dirigente pediu para que as equipes se inscrevessem e se comprometeu a mudar o regulamento, fechando um novo Pacto da Concórdia, documento que rege as relações esportivas e comerciais na Fórmula 1.