segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sobe para 133 número de municípios cearenses em situação de emergência

Subiu para 133 o número de municípios do Ceará que decretaram emergência até esta segunda-feira (08) por conta de desastres causados por fortes chuvas e enchentes, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O Ceará é o estado que tem o maior número de municípios atingidos, seguido pelo Maranhão, com 119. Na última quinta-feira (4), a Defesa Civil do Ceará contabilizava 101 municípios em situação de emergência. Pelos dados atualizados, são 44.924 pessoas desalojadas e 24.302 desabrigadas no estado.

Acaba greve dos Professores do Estado

Acabou nesta segunda-feira (8) a greve dos professores do Estado. Alguns professores já voltaram às atividades nesta segunda-feira, por conta da Justiça ter decretado a ilegalidade do movimento. Os sindicalistas afirmaram que os professores irão acatar a liminar da Justiça. Nesta terça-feira (9) as aulas deverão funcionar normalmente.

Há mais de 20 dias os professores estavam em greve, e segundo o dirigente sindical, as aulas deverão ser repostas.

Multa

A Justiça determinou nesta segunda-feira que caso os professores decidissem manter a greve haveria multa de R$ 100,00 por profissional e mais R$ 10 mil por dia para o Sindicato Apeoc.

Seinfra finaliza com o BID financiamento para obras rodoviárias do Programa Ceará III

O secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, está em Brasília, onde se reúne até quarta-feira (10) com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na sede do órgão, para finalizar o acordo de financiamento do Programa Rodoviário do Ceará (Ceará III) para a aplicação em obras de construção e recuperação da malha rodoviária cearense. "O programa rodoviário recuperará estradas municipais com investimentos de R$ 28 milhões", destacou o secretário.

Os Programa está orçado em U$ 254,3 milhões, dos quais o Governo do Estado deverá aplicar U$ 95,7 milhões de contrapartida nos próximos cinco anos. Os investimentos rodoviários integram as obras do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) que investe R$ 5,5 bilhões em obras neste ano. "Esperamos recuperar mil quilômetros de estradas e construir outros 500 quilômetros, num prazo de cinco anos", disse Adail Fontenele salientando ainda que mesmo sem a assinatura do contrato definitivo com o BID o Governo do Estado já iniciou os trabalhos, com 300 km sendo recuperados e outros 90 km de vias em construção.

O Governo do Estado já está aplicando recursos na construção e recuperação de 16 trechos rodoviários, que incluem obras de pavimentação da CE-153, trecho Banabuiú-Solonópole, CE- 445, entre Reriutaba e Pacujá e a CE- 060, entre o distrito de Zorra e a sede de Piquet Carneiro. Outros dois trechos aguardam a assinatura da Ordem de Serviço e mais sete trechos estão em processo de licitação, cujas propostas de preços devem ser abertas nos dias 15 e 16 próximos.

Assessoria de Imprensa da Seinfra

Rede Ceará de Notícias : Mais Ceará conta agora com mais uma emissora

A Rádio Tataíra FM de Irapuan Pinheiro passou a integrar a Rede Ceará de Notícias nesta segunda, 08. Com essa adesão a Rede passa agora a contar com sete emissoras na transmissão do noticiário Mais Ceará.

Os milhares de ouvintes do programa têm agora mais uma emissora levando ao ar diariamente as principais notícias da região, do Estado e do País. O Mais Ceará segue com seu projeto de expansão da rede que em breve estará abrangendo todo o Estado do Ceará, com novas estréias já agendadas para até o final desse mês de junho.

A Rádio Tataíra FM pode ser sintonizada na freqüência 87, 9 no receptor ou através da Internet, ao vivo, no endereço eletrônico: www.portalirapuan.com.br Para ficar por dentro da notícia é só sintonizar ou acessar, de segunda a sexta-feira, às sete da manhã.

Sérgio Machado

CCJ analisa proposta que permite candidatura avulsa a cargos eletivos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vota na reunião desta quarta-feira (10) proposta de emenda à Constituição (PEC 21/06), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que permite a qualquer cidadão não filiado a partidos políticos candidatar-se a cargos eletivos, como os de vereador, deputado ou senador.

Na reunião da semana passada, o relator da matéria, senador Marco Maciel (DEM-PE), leu voto pela rejeição da proposta. Ele entende que candidaturas avulsas enfraqueceriam ainda mais os partidos políticos, além de gerar problemas de governabilidade. Conforme observou, o Poder Executivo seria obrigado a fechar acordos individuais com parlamentares, e não, como é feito hoje, com as bases partidárias.

Ao sentir que a proposta rumaria para o arquivo, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) pediu vistas, forçando o adiamento da votação do parecer de Marco Maciel para esta quarta-feira. Valadares deixou claro que candidaturas avulsas são comuns em várias democracias, sendo um legítimo instrumento que permite ao cidadão concorrer a cargos eletivos, por discordar do sistema que rege a política partidária.

Agência Senado

Prefeitura de Acopiara lança licitação sem edital

Recentemente o blog postou uma informação dando conta que a Prefeitura Municipal de Acopiara vai realizar licitação do tipo "tomada de preço" para contratar empresa a fim de desenvolver os diversos tipos de ações e serviços de comunicação e publicidade de interesse da Prefeitura. Até aí tudo bem.
O agravante nessa história é que a Prefeitura lançou uma licitação e até agora o edital não está pronto.
Segundo a funcionária "Elza" que trabalha no setor de licitação da Prefeitura "faltaram alguns detalhes no Edital e que a assessoria da contabilidade vai chegar na tarde de hoje para resolvê-los'.
Ainda de acordo com "Elza", até quarta-feira (10), o documento vai está pronto a disposição dos interessados.

Em tempo

Na matéria publicada semana passada o blog adiantou que nesse tipo de licitação, principalmente em Acopiara, costuma aparecer uma série de dificuldades para os interessados conseguirem editais.
Como o blog sabe que o primeiro passo para se publicar uma licitação é fazer o edital, é claro, que o Ministério Público de Acopiara vai tomar conhecimento do caso.

Cá pra nós

É muito estranho o edital ainda não está pronto, tendo em vista, que a licitação será no próximo dia 17 de junho.

Justiça notifica nesta segunda professores sobre ilegalidade da greve

O Sindicato Apeoc deverá ser notificado, nesta segunda-feira, de decisão tomada pelo juiz da 2ª vara da Fazenda Pública, Francisco Chagas Barreto Alves, decretando a greve dos professores estaduais como ilegal. O juiz determinou ainda que a categoria deve voltar ao trabalho assim que forem comunicados oficialmente sob pena de aplicação de uma multa no valor de R$ 100,00 por profissional e mais R$ 10 mil para o Sindicato Apeoc, caso a decisão não seja cumprida.

A presidente do Sindicato Apeoc, Maria da Penha Alencar, informou que a entidade vai recorrer. O prazo para essa medida é de cinco dias. A greve dos docentes começou no dia 15 de maio e, conforme Penha, haverá assembleia geral da categoria na quarta-feira, no ginásio Aécio de Bobra. Os professores reivindicam melhorias salariais e, principalmente, o pagamento da progressão horizontal transformada pelo Estado em abono.

Blog Eliomar de Lima

Cassação de prefeitos: TRE julga recursos dos que estão nos cargos

O Tribunal Regional Eleitoral retoma hoje os julgamentos de recursos de prefeitos que tiveram seus mandatos cassados por decisões dos juízes de seus respectivos municípios. Na última quarta-feira entrou o processo do prefeito cassado Esmerino Arruda. Hoje, está na pauta o processo do prefeito de Limoeiro do Norte que, embora cassado permanece no cargo por conta de liminar.

Nos dois casos, o relator é o juiz Jorge Luís Girão Barreto. No recurso de Esmerino, Luís Girão negou a liminar e ele permenece afastado do cargo. Na última quarta-feira, ao levar o recurso para decisão do plenário do TRE, o juiz fez um circunstancioso relato do processo que culminou com a cassação de Esmerino, e votou pela continuidade do seu afastamento do cargo, reforçando a decisão de primeiro grau, uma das únicas decisões, recentemente prolatadas, confirmada pelo relator do recurso no Tribunal Regional Eleitoral.

Ainda faltam se manifestar cinco juízes do Tribunal, posto que, logo após o voto do relator, o desembargador Gerardo Brígido pediu vistas. O representante do Ministério Público, procurador Alessander Sales opinou pela manutenção do afastamento de Esmerino. Ele também critica a facilidade na concessão das liminares, corroborando com os argumentos dos que acham que as decisões dos juízes cassando os prefeitos por abuso do poder econômico ou de captação ilítica de sufrágios devem ser melhor estudadas pelos magistrados integrantes dos Tribunais.

Liminar

No caso de Limoeiro do Norte, na pauta da sessão de hoje do TRE, o relator, juiz Jorge Luís, segundo a pauta, deverá levar o seu voto à consideração dos demais juízes. O prefeito cassado de Limoeiro está no cargo por força de uma liminar assinada pelo juiz Jorge Luís, poucas horas após a efetivação do afastamento de João Dilmar, cassado por decisão da juiza Luciana Teixeira de Souza.

As sentenças dos juízes cassando os mandatos dos prefeitos, principalmente nos casos de Granja e de Limoeiro do Norte , apresentam muitos detalhes de ilíticos cometidos pelos prefeitos eleitos, no curso das últimas eleições.

Na sentença de cassação do mandato do prefeito de Limoeiro do Norte, a juíza dá o testemunho dela sobre a prática de ilegalidades quando afirma: ´Mais uma vez, registro que esses fatos foram vistos e percebidos por este juízo quando, no dia do pleito, percorreu reiteradamente as seções eleitorais, bem como ruas, avenidas e locais públicos desta cidade. Tão grande era o número de pessoas fazendo uso das blusas que impediu qualquer ação ou medida inibitória ou coercitiva por parte desta magistrada, pois na situação em que estava a cidade, nem o efetivo da polícia militar, disponibilizado para o reforço do serviço eleitoral, apresentava condições materiais e humanas suficientes para inibir ou atuar conforme disciplina a lei eleitoral nessas circustâncias´.

Além dos casos de Granja e de Limoeiro do Norte, estão na fila para terem os recursos julgados pelo TRE esses gestores que tiveram seus mandatos cassados, mas estão nos cargos por força de liminares: José Edilson da Silva - Icapuí; Alex Sandro Rodrigues Oliveira - Senador Sá; Fernando Neves Pereira da Luz - Jardim; Maria de Fátima Maciel Bezerra - Orós; Raimundo Nonato Guimarães Maia - Quixeré; Raimundo Gomes Sobrinho - Alcântaras; Francisco das Chagas Magalhães Mesquita - Santa Quitéria; Pedro Fonteles dos Santos - Acaraú.

Diário do Nordeste

Aposentadoria: UVC quer agilizar Balcão do Empreendedor nas Câmaras

A decisão do Ministério da Previdência Social, José Pimentel, em implantar o sistema de aposentadoria para pequenos empreendedores, ganhou apoio da União dos Vereadores do Ceará (UVC) que quer agilizar a criação do Balcão do Empreendedor nas Câmaras Municipal. Pimentel, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, edição especial, no último sábado, destacou a importância das Câmaras Municipais, em parceria com o Ministério da Previdência Social e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), criarem espaços para debater e despertar atenção de quem hoje está na informalidade, mas que, no futuro, pode ter garantida a sua aposentadoria com uma contribuição mínina. Hoje, no Jornal Alerta Geral, o presidente da UVC, Deuzinho Filho, anunciou o apoio integral da entidade a esse projeto. Clique ícone para ouvir a entrevista do presidente da UVC.

Ceará Agora

domingo, 7 de junho de 2009

Flamengo parte para cima do Sport, abre vantagem, mas permite a virada

Parecia que o Flamengo golearia o Sport com facilidade, neste domingo à tarde, na Ilha do Retiro. O Rubro Negro abriu 2 a 0 em menos de dez minutos, mas parou e permitiu a virada do time pernambucano, que venceu por 4 a 2. Tudo isso num primeiro tempo disputado a toda velocidade. O atacante Weldon, com três gols, foi o herói do Leão. Emerson marcou os gols flamenguistas. O Fla, momentaneamente, está em oitavo lugar, com sete pontos. Já o Leão sobe para o 14º lugar, com cinco pontos. Foi a primeira vitória do time pernambucano no Brasileirão. (assista aos melhores momentos ao lado)
No próximo domingo, o Flamengo enfrenta o Coritiba, às 16h, em Curitiba. O Sport, no sábado, recebe o Atlético-PR, às 18h30m, em Recife.

Chegam a 17 os corpos resgatados do mar

Marinha e Aeronáutica anunciaram no início da noite deste domingo (7) o resgate no mar de mais 12 corpos de ocupantes do airbus da Air France desaparecido no último dia 31 depois de ter partido do Rio de Janeiro com destino a Paris, na França. Com esses, somam 17 os cadáveres recolhidos desde o início das operações de busca em alto mar, na altura do arquipélago de Fernando de Noronha, segundo informou o tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica. Até a manhã deste domingo, havia a confirmação oficial de cinco corpos resgatados.

Mau cheiro nas axilas pode ser câncer de mama

O mau cheiro em excesso nas axilas ou aquela cera no ouvido que teima em aparecer vão além do incômodo social. De acordo com o resultado de um estudo orientado por cientistas japoneses, esses dois problemas peculiares podem ajudar a identificar pessoas mais propensas a desenvolver câncer de mama. Os dados foram publicados no FASEB Journal, revista da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental.

Para chegar a tal conclusão, Ishikawa e seus colegas monitoraram as atividades de uma proteína criada por um gene associado ao câncer de mama, o ABCC11. Os testes mostraram como se produz esses sintomas físicos indesejáveis.

Marinha e Aeronáutica anunciam a localização de mais três corpos

A Marinha e a Aeronáutica anunciaram na manhã deste domingo (7) a localização e resgate de mais três corpos em alto-mar de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. Outros dois corpos haviam sido localizados no sábado (6). Os cinco corpos estão sendo transportados pela Marinha para Fernando de Noronha.

Segundo informações divulgadas pelos comandos da Marinha e Aeronáutica durante entrevista coletiva no Recife neste domingo, não existe dúvida de que o material recolhido no mar seja dos destroços do Airbus que favia o voo 447.

O Globo diz que Petrobras ainda financia a fracassada mamona em Quixadá

A usina de biodiesel inaugurada em 2008 pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em Quixadá, ainda funciona a base de soja e algodão importados de outros estados, apesar de existirem estoques de mamona amontoados em depósitos na cidade e em Santa Quitéria, afirma a edição deste domingo (7) do O Globo.

Segundo o jornal, a mamona mantém viva uma rede de convêncios entre a Petrobrás e cooperativas com ligações políticas no Nordeste. Após inaugurar três usinas, a estatal ainda não produziu uma única gota de combustível com a planta, cujos estoques se amontoam em depósitos na região.

Mesmo assim, a empresa acaba de assinar novos contratos com entidades controladas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST0 e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

De março a setembro de 2008, a Petrobras repassou pelo menos R$ 3,5 milhões a três cooperativas ligadas À Contag e ao Movimento de Luta pela Terra (MLT) na Bahia e no Ceará.

Leia a matéria completa aqui, para assinantes de O Globo.

Com domínio impressionante, Button vence a sexta em 2009 na Turquia

Jenson Button continua com seu domínio impressionante na temporada 2009. No GP da Turquia, disputado neste domingo, o inglês da Brawn GP venceu a sexta corrida em sete provas disputadas neste ano, após o erro de Sebastian Vettel, da RBR, ainda na primeira volta, quando cedeu a liderança ao rival ao sair da pista. O alemão, que largou na pole position, caiu para a terceira posição, após ser superado por Mark Webber, seu companheiro de equipe, que fez uma parada a menos nos boxes. O australiano terminou em segundo.


Jarno Trulli, da Toyota, conseguiu uma excelente quarta posição após duas corridas ruins da equipe japonesa, à frente de Nico Rosberg, da Williams, o quinto. Felipe Massa, da Ferrari, teve um desempenho discreto, mas chegou na sexta posição. Ele conseguiu importantes pontos para o campeonato, já que Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe, chegou em nono e não marcou pontos. O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o sétimo e o alemão Timo Glock, o oitavo.

Rubens Barrichello, vice-líder do campeonato, teve uma corrida caótica e abandonou a dez voltas do fim. O brasileiro da Brawn GP teve problemas de câmbio na largada e caiu para a 13ª posição. Ao tentar se recuperar, ele cometeu erros ao tentar passar Heikki Kovalainen e Adrian Sutil e, por isso, continuou atrás. O fim de sua prova foi causada pelo agravamento do problema na caixa de marchas.

Nelsinho Piquet chegou apenas na 16ª posição, com uma tática de duas paradas. Pelo menos o piloto da Renault fez uma excepcional ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, ao ficar lado a lado com o inglês durante três curvas na 34ª volta. Eles chegaram a tocar rodas, mas o brasileiro levou a melhor. Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, também não foi bem e terminou em décimo, fora da zona de pontuação.

No campeonato, Jenson Button ampliou sua vantagem para Rubens Barrichello que, apesar do abandono, se manteve em segundo. Com a sexta vitória no ano, o inglês tem agora 61 pontos, contra 35 de Barrichello. Sebastian Vettel está com 29, 1,5 à frente de Mark Webber, seu companheiro. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Inglaterra, em Silverstone, no dia 19 de junho.

Mega-Sena acumula, e prêmio de próximo sorteio pode chegar a R$ 16 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1080 da Mega-Sena. Com o prêmio acumulado, a Caixa Econômica Federal (CEF) estima que o próximo sorteio, a ser realizado na próxima quarta-feira (10), terá um rateio de cerca de R$ 16 milhões.
As dezenas sorteadas neste sábado (6), em São Luís de Montes Belos (GO) foram:
11 - 18 - 20 - 34 - 41 - 56
A Quina, segunda faixa de premiação, distribuirá para cada uma de suas 59 apostas ganhadoras R$ 24.305,19. A Quadra pagará R$ 493,39 para 4.152 apostas.

sábado, 6 de junho de 2009

Marinha e Aeronáutica resgatam corpos de dois passageiros do voo 447

Uma poltrona, uma mochila e uma pasta de couro também foram recolhidos. Os corpos e os destroços encontrados no mar devem chegar ao arquipélago de Fernando de Noronha neste domingo (7).



G1

Brasil esnoba tabu e provocação para atropelar o Uruguai em Montevidéu

Antes de a partida começar, a torcida uruguaia provocou. Mostrou uma enorme bandeira com os anos "1950 e 2014" durante o hino brasileiro. Lembrava o fantasma da final da Copa de 1950 vencida pelo Uruguai, no Maracanã, com um gol de Ghiggia, que esteve neste sábado no estádio Centenário. E também fazia uma ilusão à final do próximo Mundial do Brasil, cuja decisão também será no estádio carioca. Mas se os uruguaios idolatravam o passado e tinham esperança com o futuro, simplesmente esqueceram do presente. A seleção passeou em campo e venceu por 4 a 0, gols de Daniel Alves, Juan, Luís Fabiano e Kaká (confira no vídeo ao lado), pela 13ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança da competição com 24 pontos. O Paraguai, próximo adversário da seleção e que tem a mesma pontuação, está em segundo lugar por ter um saldo de gols pior.

APEOC pagará multa de R$ 10 mil caso professores não voltem ao trabalho

O Juiz da 2ª vara da Fazenda Pública, Francisco Chagas Barreto Alves, decretou nesta sexta-feira, a greve dos professores estaduais como ilegal.O juiz determinou ainda que a categoria deve voltar ao trabalho assim que forem comunicados oficialmente sob pena de aplicação de uma multa no valor de R$ 100,00 por profissional e mais R$ 10 mil para o Sindicato Apeoc,caso a decisão não seja cumprida.

Vale salientar que a greve dos professores da rede estadual de ensino, começou no dia 15 de maio.O Sindicato Apeoc tem o prazo de cinco dias para recorrer da decisão da justiça.

Fonte: Jornal O Povo

Câmara prepara projeto para liberar internet nas eleições 2010

A legislação sobre o uso da internet em eleições vai sofrer grandes modificações para campanha de 2010. A ideia central é derrubar as proibições. Tramitam na Câmara pelo menos cinco projetos de lei que permitem o acesso virtual dos políticos aos eleitores brasileiros. Entre as propostas, destaca-se a possibilidade arrecadação de os candidatos arrecadarem dinheiro pela rede mundial de computadores, afirma o site Congresso em Foco.

O uso da internet está sendo discutido pela comissão formada na última quinta-feira (4) na Câmara para elaborar a reforma eleitoral (leia mais). A expectativa é que na próxima terça-feira (9) os deputados já tenham um texto pronto que, entre outras coisas, vai liberar os políticos a usarem a rede para campanhas e conseguir doações de eleitores, no que será chamado de “financiamento cidadão”. “As duas vão entrar no texto final”, antecipou ao Congresso em Foco o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que faz parte da comissão.

Um dos projetos é de autoria da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). O texto, que foi apensado à outra proposta, prevê a possibilidade de doar dinheiro para campanhas com pagamento por cartões de crédito pela internet. Prevê também a possibilidade de a propaganda eleitoral acontecer por toda a rede de computadores.

Hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só permite que os candidatos tenham um site oficial, com um domínio determinado (.can), sem possibilidade de criarem blogs ou entrarem em redes sociais como Orkut e Facebook. Também estão proibidas ferramentas como Flickr (álbum de fotos) e Twitter (micro-blogs).

Leia a matéria completa no Congresso em Foco.

Veja ataca ausências do deputado Ciro Gomes na Câmara Federal

Cada vez mais distante da corrida presidencial, Ciro Gomes promete entrar em 2010 concorrendo com chances apenas na categoria deputado mais faltoso. Nos dois primeiros anos de mandato, não fez feio. Foi o 14º mais ausente em 2007, de um total de 513 deputados. Subiu para a quarta posição em 2008. Neste ano continua atrás de novas marcas. Em maio, por exemplo, passou três semanas nos EUA. Desde fevereiro, quando se iniciou o ano legislativo, já faltou a 37% das sessões deliberativas do ano na Câmara – ou seja, são aquelas sessões que se realizam às terças, quartas e quintas-feiras.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Orós: Helicóptero do Ciopaer em busca dos assaltantes

O blog acabou de receber informações do jornalista Antonio Elanio que está acompanhando o trabalho da polícia em relação ao assalto ocorrido a agência do Banco do Brasil de Orós afirmando que um helicoptero do Ciopaer passou mais de 30 minutos sobrevoando a cidade de Solonópole,
objetivando prender os meliantes.
Segundo o jornalista, um carro utilizado no assalto estava abandonado no sitio Caatinga, distrito de Feiticeiro, município de Jaguaribe.

Conversa dos pilotos ouvida pelo rádio:

"Saimos da DCT e pousamos em Jaguaribe, de lá fomos para o distrito de Nova Floresta e que populares informaram que as viaturas passaram detonadas rumo a cidade de Solonopole. Em seguida sobrevoamos três vezes na chegada de Solonópole, bairro Alto Vistoso que dar acesso as entradas de: Nova Floresta- Solonópole e Solonopole-distrito de São Jose de Solonopole. Pousamos em Solonópole e aguardamos instruções do comando, disse major Félix da aeronave do CIOPAER (helicoptero). Estamos com 40% de combustível, sairemos daqui para a cidade de Orós, são 29 milhas e de lá pra Iguatu a 24 milhas, iremos abastecer. Em seguida iremos ao distrito de Feiticeiro, municipio de Jaguaribe.
Em Orós tá tudo tranquilo, um carro está abandonado no sitio Caatiga, distrito de Feiticeiro, zona rural do municipio de Jaguaribe. Algumas informações que passaram pra nós foram alarmes falsos. Aguardamos o comando".

PEC do 3º mandato deve começar a tramitar nesta sexta

A Secretaria Geral da Câmara deve encaminhar nesta sexta-feira, 5, para a Comissão de Constituição e Justiça a proposta de emenda constitucional que permite um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a primeira etapa de tramitação da proposta. Cabe à CCJ analisar se o projeto é ou não constitucional. Após essa votação, caso aprovada, a proposta é analisada em comissão especial antes de seguir para votação em dois turnos no plenário. Para ser promulgada, a proposta precisa de aprovação em dois turnos também pelo Senado.

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou a proposta na quinta à noite, novamente, e obteve as assinaturas necessárias. Ele entregou o texto com 185 assinaturas, quando o mínimo necessário é de 171. Mas durante à noite, foram retirados apoios e, no final, a secretaria da Mesa confirmou 176 assinaturas. A secretaria geral ficou de plantão até a meia-noite.

Fato semelhante ocorreu na semana passada, quando Barreto entrou com a proposta com 183 assinaturas, mas a atuação de líderes da oposição e também de partidos aliados conseguiu retirar 17 apoios e o projeto foi devolvido ao deputado. Nesta semana, Barreto continuou recolhendo assinaturas e protocolou o projeto novamente, conseguindo fazer a proposta tramitar.

Do total de assinaturas, apenas uma é de deputado de oposição: Betinho Rosado (DEM-RN). As demais são de partidos da base. Na bancada do PMDB foram 50 assinaturas e na do PT, 34.

Para valer a tempo de ampliar o mandato do presidente Lula, a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro - prazo considerado limite para mudanças na legislação eleitoral referentes à disputa de 2010.

Agência do BB de Orós é assaltada

A agência do Banco do Brasil de Orós, no Centro Sul do Ceará, foi assaltada às 10h30min desta sexta-feira (5). Segundo a polícia, oito homens fortemente armados invadiram o banco e roubaram malotes de dinheiro. Um cliente e um funcionário foram levados como reféns, mas já foram liberados. A quantia levada pelos bandidos ainda não foi divulgada pela polícia. Todos os policiais da região estão mobilizados para tentar capturar os bandidos.

TV Diário

Iguatu - CE - Direitos das crianças em foco

Os municípios brasileiros começam a discutir as políticas públicas e os direitos das crianças e da juventude com o objetivo de preparar propostas para a 8ª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente a ser realizada em dezembro em Brasília. Até lá, o debate sobre a necessidade de implantação de ações concretas e a garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que neste ano completa 19 anos, vai ser intensificado nas cidades.

Acerca dessas discussões, Iguatu partiu na frente e foi o primeiro município do Brasil a realizar, neste ano, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É a sétima edição do evento, que acontece bimestralmente. Reunidos, recentemente, no auditório do Complexo de Proteção ao Adolescente, nesta cidade, adultos e jovens debateram o tema central "Construindo a Política Nacional da Criança e do Adolescente com vistas ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos".

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Globo confirma: novo "No Limite" será realizado no Ceará

A nova edição de "No Limite" será mesmo realizada no Ceará, cenário do primeiro programa, em 2000, confirma e edição de hoje do jornal Folha de São Paulo. O reality show, com estreia prevista para agosto, será ao vivo e terá duas eliminações por semana, uma aos domingos e outra às quintas-feiras.

A decisão de manter o programa no Ceará foi da área comercial da Globo, e não da artística, diz a Folha. O diretor-geral da atração, J.B. Oliveira, o Boninho, ameaçou cancelar as gravações no Ceará após o local ter sido revelado por um jornal cearense. Mas o departamento comercial já tinha assumido compromissos com o Estado.

O reality show terá pelo menos 18 participantes e ficará nove semanas no ar. Será ao vivo para evitar o vazamento de eliminados e vencedor, como ocorreu nas primeiras edições, mesmo com o confinamento dos participantes após o encerramento das gravações.

O local, uma fazenda de coqueiros próximo a Lagoinha, no litoral oeste, tem toda a infraestrutura necessária ao reality show. Boninho estuda agora a possibilidade de cercar a praia que banha a fazenda, para evitar invasores. Outra solução poderá ser a busca de uma outra locação no Ceará.

Como será ao vivo, o público poderia participar das eliminações, como em "Big Brother Brasil". Mas isso ainda não está decidido, porque mudaria muito o jogo original.

Folha de São Paulo

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ministério da Saúde anuncia R$ 117 mi para combate às drogas

O Governo Federal vai desenvolver campanhas e ações de combate ao consumo de drogas e álcool no Brasil. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, nesta quinta-feira, em Brasília, um plano de investimentos da ordem de R$ 117 milhões para essas ações, que passam pela ampliação do número de leitos na rede pública de saúde e fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial(CAPS) . Hoje, uma das maiores preocupações é o avanço do crack, que chega a maioria das cidades brasileiras e atinge jovens e crianças de todas as classes sociais. O plano emegencial do Governo Federal beneficiará todas as capitais e cidades de fronteiras. Abaixo mais detalhes dessa decisão do Governo Federal.

A turma do poder de Acopiara começa a mostrar as "garras" e ataca blogueiro Lindomar Rodrigues em panfleto

Depois que o nome do blogueiro "Lindomar Rodrigues (foto)" apareceu no cenário político de Acopiara como opção para suceder o atual prefeito Antonio Almeida Neto começaram a surgir panfletos objetivando colocar em xeque a credibilidade do mesmo. A informação que foi repassada ao blog dá conta de um panfleto que está circulando na cidade com uma mensagem nada convincente. No panfleto comparam até a saúde de Acopiara com a de Iguatu.

Em tempo

Os políticos que estão no poder em Acopiara começaram a se preocupar, muito cedo, com o blogueiro Lindomar Rodrigues. Faltam mais de três anos para as eleições municipais. Daqui até lá muita água vai rolar.

Cá pra nós


Se tudo correr bem, "Barakc Obama de Acopiara" vai incomodar muita gente. Vamos trabalhar!

E haja capítulo: PEC dos vereadores poderá ser votada na próxima semana

O Plenário do Senado realizou nesta quarta-feira (3) a quinta e última sessão de discussão em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição (PEC 47/08), de autoria do senador César Borges (PR-BA), que disciplina os gastos nas câmaras legislativas municipais. Como foram apresentadas emendas de Plenário à proposta, ela terá que ser novamente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que já a havia aprovado em maio na forma do substitutivo do senador Valter Pereira (PMDB-MS).

O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), conclamou os líderes partidários a se empenharem pela votação da matéria, tanto na CCJ como no Plenário, já na semana que vem. Ex-candidatos a vereadores têm pressionado pela votação da PEC, a fim de que ela possa logo ser analisada pela Câmara dos Deputados, onde tramita outra proposta que altera o número de vereadores na câmaras.

Fundeb: municípios cearenses recebem complementação de maio e junho

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu as parcelas de maio e junho da complementação da União do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Receberam a complementação os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí e seus municípios, que não arrecadam o suficiente para garantir o valor mínimo por aluno/ano estabelecido na legislação do Fundo. No dia 29, foi depositada a parcela de maio e, no último dia 2, antecipada a parcela de junho. Ao todo, foram transferidos R$ 1,46 bilhão.

A decisão de antecipar a parcela de junho é uma orientação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda. Em 22 de abril passado, a assessoria do ministro Guido Mantega divulgou nota comunicando a alteração do cronograma de repasse dos valores do Fundeb entre os meses de abril e julho, como forma de reduzir os efeitos decorrentes da queda de repasses dos fundos de participação verificada no primeiro trimestre deste ano.

Ministério da Educação

Abono salarial: 553 trabalhadores do Ceará ainda não sacaram benefício

Mais de 700 mil trabalhadores em todo o Brasil ainda não sacaram o abono salarial, a que têm direito todos os trabalhadores que ganharam até dois salários mínimos por mês (R$ 930), empregados no mínimo por 30 dias entre 2007 e 2008, somente no Ceará são 553.

Esses trabalhadores podem receber o benefício, no valor de R$ 465 (um salário mínimo) em uma das agências da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil até o dia 30 de junho, segundo divulgou hoje (3) o Ministério do Trabalho.

Até o momento, 14 milhões de beneficiários já receberam o abono salarial. Com isso, já foram pagos R$ 6,024 bilhões, sendo que isso representa 95% de cobertura. Contudo, 739.654 ainda não sacaram o benefício, o que representa R$ 343,9 milhões.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse que quem ainda não foi sacar o abono deve verificar se tem direito ao benefício. Isso pode ser feito consultando a própria carteira de trabalho. Se o trabalhador teve ao menos 30 dias de trabalho entre 2007 e 2008 e recebia até dois salários mínimos passa a ter direito a receber o abono.

Agência Brasil

Em jogo emocionante, Corinthians segura pressão do Vasco e garante vaga na final

Foi sofrido e sobrou emoção no Pacaembu, mas a Fiel pode dormir tranquila. Após o empate em 1 a 1 na partida de ida, no Maracanã, o Corinthians entrou em campo, na noite desta quarta-feira, com o regulamento embaixo do braço e não se fez de rogado ao usar de cautela contra o Vasco. Deu resultado. O Timão segurou a pressão da equipe cruzmaltina, que jogou de igual para igual durante os 90 minutos, não sofreu gol e chegou pela segunda vez consecutiva à final da Copa do Brasi.

Agora, o time do Parque São Jorge luta pelo tricampeonato da competição contra o Internacional, que perdeu por 1 a 0 para o Cortiba no Couto Pereira, mas ficou com a vaga por ter vencido a partida de ida por 3 a 1, no Beira-Rio - o Colorado tenta o segundo título do torneio. Os jogos finais estão marcados para 17 de junho e 1º de julho, e os mandos de campo ainda serão definidos, por sorteio, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Iguatu: Atenção básica em saúde mental é debatida

Iguatu. Começou, ontem à noite, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde, nesta cidade, a Jornada de Saúde Mental, que neste ano traz como tema “Um olhar para a atenção básica”. O evento prossegue até amanhã, com debates, palestras e oficinas. Hoje à noite, acontece, às 19 horas, o lançamento do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (Padin). Este município apresenta uma rede completa de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que dá assistência à infância, jovens e adultos portadores de distúrbios mentais e aos usuários de álcool e droga.

A psiquiatra e vice-presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, em Fortaleza, Gabriela Godoy, falou sobre a temática central, na abertura do evento. Hoje, pela manhã, o coordenador de saúde mental deste município, Ériton de Souza, faz a abertura dos trabalhos e, em seguida, haverá mesa-redonda sobre dependência química na comunidade e experiências e troca de saberes em saúde mental. No período da tarde, o enfoque do debate será sobre o desenvolvimento na primeira infância, indicadores de risco e terapia comunitária.

Amanhã, a partir das 9 horas, acontece a mesa-redonda que vai debater o tema “Papel da sociedade junto ao suicídio”, com a participação do padre João Melo dos Reis, das médicas Maria Helena Cardoso e Luisa Angélica Sales e do jornalista Honório Barbosa, correspondente do Diário do Nordeste, na região Centro-Sul. O debate será coordenado pelo psiquiatra Nilson de Moura Fé, coordenador de Saúde Mental do Ceará, e tem como debatedora a enfermeira e especialista em Educação em Saúde Pública, Maria Inês Vasconcelos. O encerramento será com a conferência ministrada pelo médico Jackson Sampaio, consultor para o Nordeste do Ministério da Saúde.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aeronáutica diz que localizou peça de sete metros de diâmetro

O subchefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, coronel Jorge Amaral, disse, em entrevista na manhã desta quarta-feira (3), que foram encontrados quatro novos pontos com destroços que podem ser o avião que fazia o voo AF 447 e caiu no Oceano Atlântico, depois de decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris. A bordo, estavam 228 pessoas.

De acordo com Amaral, às 3h40 desta madrugada, uma aeronave R-99 localizou, a 90 quilômetro ao Sul da região inicialmente coberta pelas buscas, uma peça de sete metros de diâmetro, dez objetos, sendo alguns metálicos, e uma mancha de óleo que teria chegado a 20 quilômetros de extensão. Os novos destroços foram localizados em uma nova área vasculhada, de cinco quilômetros. Depois da entrevista, a Aeronáutica divulgou as primeiras imagens das buscas pelo avião.

Horizonte-CE: PM desvenda homicídio, cujo autor intelectual era o sócio da vítima que foi ao velório e chorou no sepultamento

Um trabalho de investigação desenvolvido pela Polícia Militar de Horizonte resultou na prisão de quatro indivíduos acusados de crimes de pistolagem ou intermediação da "mão-de-obra". O mais recente teria sido no último dia 30 de Maio na Avenida Asa Branca, no pólo industrial de Horizonte, onde foi morto o técnico de refrigeração Antônio Rodrigues de Sousa. É o que informa o Tenente Matos comandante do Destacamento Militar de Horizonte, baseado em levantamentos feitos.

Através de uma denúncia anônima, a polícia prendeu Francisco Sales Vieira, de 30 anos, que reside em Horizonte e teria sido responsável pela contratação de dois homens para executar o técnico. A partir daí, foi fácil a descoberta de toda a trama que teve como autor intelectual o próprio sócio da vítima, Francisco Eduardo de Araujo, 33 anos, o "Pequeno". Ele estava com a vítima no momento em que esta era executada num suposto latrocínio. Acionou a polícia, foi ao velório, lamentou a morte do "amigo" e até chorou no sepultamento.

Miséria

Definida data para o dia do orgulho gay em Iguatu

Com o objetivo de estabelecer a ação do município no combate a manifestações atentatórias ou discriminatória contra os homossexuais, bissexuais ou transgêneros, o vereador Mário Rodrigues (PSB) apresentou o projeto de lei 023/09 que foi aprovado em segunda votação na tarde de ontem na Câmara Municipal de Iguatu. A proposta pretende inibir as práticas discriminatórias por orientação sexual e também institui o Dia Municipal do Orgulho Gay.
O projeto determina que a data comemorativa do Dia Municipal do Orgulho Gay será comemorada, anualmente, no dia 28 de junho e devidamente incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Iguatu.Net

Direito Penal: Estudantes ajudam detentos

Alunos do 9º semestre do curso de Direito do campus da Universidade Regional do Cariri (Urca), neste município da região Centro-Sul do Estado do Ceará, realizam um serviço pioneiro. Desde a semana passada, divididos em equipe, os estudantes analisam processos dos detentos do presídio local, com o objetivo de verificar se há presos que já cumpriram pena total ou parcial, mas que continuam na cadeia ou que já podem mudar para o regime semi-aberto.

Além da prática de estágio processual penal, a prática dos estudantes permite um serviço de cidadania e assegura direitos humanos dos detentos, de acordo com a lei. A atividade é coordenada pelo professor Marcelo Bezerra, da cadeira de estágio de Processo Penal. Os alunos visitam as instalações do presídio e atendem individualmente aos detentos.

Honório Barbosa
DN

Secretário de Segurança anuncia Ronda em Crateús e em outros municípios

O Secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Monteiro, anunciou, em rápida passagem pela região de Crateús, que vários municípios terão sua segurança reforçada ainda em julho.
Roberto anunciou o aumento do contingente de policiais e a instalação da Roda do Quarteirão para vários municípios da região, especialmente para Crateús. Segundo o secretário, a expectativa é de 1700 policiais a mais para o Ceará.
Ceará Agora

terça-feira, 2 de junho de 2009

Acopiara: por falta de material nos postos de saúde, os poucos odontólogos ficam sem atender

O blog recebeu há poucos instantes, um email, denunciando que há quase um mês, não é feito nenhum procedimento dentário nos postos de saúde e nem no Centro de Especialidades Odontológicas de Acopiara por falta de material. Tendo em vista a gravidade da denúncia o blog vai entrar em contato com o Ministério da Saúde para saber se houve algum problema relacionado a repasse. Independentemente de qualquer situação, não justifica os postos de saúde estarem sem prestar o serviço por quase um mês.

Em tempo

Se a Secretetaria de Saúde, quiser se explicar, é só no enviar um email para a devida postagem.
Até que se prove o contrário, o sistema de saúde de Acopiara recebe rios de dinheiro para prestar um serviço de qualidade em todas as áreas de saúde.

Cá pra nós

O serviço está sem funcionar por falta de material ou de odontólogos? Com a palavra a Secretaria de Saúde do Município.

Senado presta homenagem a Patativa do Assaré

O cantor Raimundo Fagner participará, nesta quarta-feira à noite, em Brasília, da sessão solene em homenagem ao centenário do poeta Patativa do Assaré. A homenagem é uma iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB) e contará também com a apresentação de repentistas e emboladores de côco, da Casa do Cantador.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro “Patativa do Assaré - Poeta Universal”, organizado pelo senador Inácio Arruda, além de exibição do documentário “Patativa do Assaré - Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry.

Fagner encerrará a homenagem cantando “Vaca Estrela e boi Fubá”, a canção de Patativa que ganhou o maior número de regravações. A cantora Myrlla Muniz também fará apresentação, cantando “Casinha de palha”, acompanhada por Marcos Faria, na sanfona, e Ocelo Mendonça, no violoncelo. O filho de Patativa, Geraldo Gonçalves de Castro, já confirmou sua presença na sessão.

Ex-prefeito de Marco terá que devolver R$ 46,8 mil

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará manteve a sentença que condenou o ex-prefeito de Marco, Geraldo Bastos Osterno Júnior, a ressarcir a importância de R$ 46.800,00 aos cofres do município. Osterne terá que devolver o dinheiro porque não prestou contas referentes aos repasses oriundos do Ministério da Educação.

A decisão colegiada, e por unanimidade, teve como relator do processo o desembargador Francisco Sales Neto. De acordo com o voto do relator, os recursos financeiros foram repassados ao Município, entretanto “a prestação de contas relativa ao convênio 1953/96 não foi enviada ao Ministério da Educação, acarretando prejuízos ao erário”.

Consta nos autos que o ex-gestor celebrou dois convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) visando à ampliação de seis escolas e a perfuração e instalação de nove poços. A prestação de contas relativa ao convênio 1953/96 não foi enviada ao MEC.

Site do TJ-Ceará

Deputada acopiarense defende título de Cidadão Cearense a Ricardo Teixeira

Embalada pela escolha da cidade de Fortaleza como subsede da Copa do Mundo de 2014, a deputada estadual Tânia Gurgel (PSDB), filha natural de Acopiara, quer homenagear o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com o título de Cidadão Cearense. Para isso, no entanto, ela depende da assinagura de 40 parlamentares para enviar a solicitação à Mesa Diretora da Casa. A tucana afirma que o empenho de Ricardo Teixeira foi fundamental para Fortaleza estar entre as cidades escolhidas pela FIFA.

Após reunião, jornais espanhóis dizem que Kaká já é do Real Madrid

Dirigentes de Milan e Real Madrid se reuniram nesta segunda-feira na Espanha para acertar a transferência de Kaká, e segundo os dois prinicipais jornais esportivos de Madri ("As" e "Marca"), o negócio foi fechado. Após a reunião de dirigentes, o Chelsea fez uma proposta para Kaká. Segundo a imprensa inglesa, a investida dos azuis deve atrasar o acerto final com o Real, mas a tendência é de que o brasileiro feche mesmo com a equipe merengue.
O clube espanhol pagaria € 65 milhões (R$ 185 mi) ao Milan para contar com Kaká, que assinaria contrato por cinco temporadas.

A imprensa italiana ainda não dá como certo o negócio, embora admita que as chances de acerto são grandes. Silvio Berlusconi, dono do Milan, negou que o martelo tenha sido batido. O cartola lembrou que quem dá a palavra final nos negócios do rossonero é ele.

Jobim confirma queda do avião da Air France

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou nesta terça-feira (2) que os destroços encontrados durante a madrugada no Oceano Atlântico são do Airbus da Air France. De manhã, a Aeronática informou que não poderia confirmar a origem do material.

Ministro das Comunicações, Hélio Costa anuncia licitação para telefonia rural

O Ministério das Comunicações está preparando uma portaria dirigida à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a realização de uma licitação de prestação de serviços de telecomunicação para atender às populações rurais com telefonia fixa e banda larga sem fio. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, explicou, nesta segunda-feira, que para atender aos 20% da população brasileira que vivem na zona rural serão utilizadas as frequências de 450 MHz. Segundo o ministro, essas frequências “são absolutamente adequadas para a baixa densidade demográfica das regiões rurais do Brasil”.

MC

Iguatu poderá ganhar emissora de televisão local

A exemplo de Juazeiro do Norte, no Cariri, o município de Iguatu poderá ser contemplado nos próximos meses com uma emissora de televisão local, a primeira da região Centro Sul do Ceará.
Anúncio nesse sentido foi feito pelo prefeito Agenor Neto em recente encontro com a juventude iguatuense, no centro de Lazer Alcântara Nogueira.
Para viabilizar o projeto Agenor Neto conta com o apoio e a parceria dos deputados Aníbal Gomes (federal) e Domingos Filho (estadual).

Governo Itinerante: Cid Gomes assina termo de adesão ao PCF em Nova Olinda

O governador Cid Gomes esteve nesta segunda-feira (01), no município de Nova Olinda, Cariri. A visita se deu para a instalação do projeto Governo do Ceará na Minha Cidade. Durante o evento o governador assinou os termos de adesão ao Programa de Cooperação Federativa (PCF). O programa permite que os deputados utilizem um total de R$ 800 mil para obras nos municípios nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, habitação e saneamento. Os municípios beneficiados foram Araripe, Brejo Santo, Campos Sales, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Nova Olinda. Os recursos totalizaram R$ 2,5 milhões.

Cid Gomes também esclareceu aos professores da região questões referentes à progressão horizontal, concurso público para a categoria, além do piso salarial do professores. “Estamos trabalhando na direção de que o piso seja o vencimento-base. Queremos melhorar a educação no Ceará. Mas esse é um processo demorado”. O governador informou que para o concurso público, o Governo estará publicando até o final de junho o edital. Já a seleção dos professores envolve as fases: prova conhecimento, título e prática didática, onde será analisado o desempenho de cada professor em sala de aula.

Jangadeiro Online

Dois cearenses entre as vítimas do vôo da Air France

Dois cearenses estão na lista de passageiros do Airbus-330 da Air France, voo AF 447, que desapareceu no domingo depois de ter saído do Rio de Janeiro com destino a Paris. Francisco Eudes Mesquita Valle, de Reriutaba, e sua mulher Maria de Fátima, da Região do Cariri, estavam no voo junto com o filho Paulo Valle Brito. Os três estavam indo para Paris de férias. As informações são da prima de Francisco Eudes, Maria Isabel Mesquita da Costa, que disse que o casal morava em Niterói.

O prefeito de Reriutaba, Osvaldo Onório, confirmou que Francisco Eudes nasceu no município e morou lá até os 7 anos de idade. Francisco Eudes era filho de Moises Valle e de Otilia Mesquita, já falecidos, e neto de Raimundo Mesquita que dá nome a uma das principais escolas do município.

OPOVO Online

Aviões da FAB encontram objetos no Oceano Atlântico



A Aeronáutica informou nesta terça-feira (2) que encontrou objetos metálicos e não-metálicos no Oceano Atlântico. Ainda não há confirmação de que sejam partes do Airbus da Air France desaparecido no caminho entre Paris e Rio de Janeiro na noite de domingo (31) com 228 pessoas a bordo -59 delas brasileiras.

O coronel Jorge Amaral disse que objetos foram visualizados por aviões da Força Aérea Brasileira em dois pontos distintos, distantes 60 km entre si, a cerca de 650 km a nordeste da Ilha de Fernando de Noronha.

Segundo ele, um avião radar R-99 que havia saído às 22h35 de segunda-feira do arquipélago de Fernando de Noronha detectou sinais eletrônicos por volta da 1h desta terça. E, por volta das 5h25 desta terça, uma aeronave C-130 avistou objetos metálicos e não-metálicos que podem ser do Airbus.

eriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene, segundo a Aeronáutica.

Os objetos foram encontrados no segundo dia de buscas. O avião, um Airbus 330-200, havia partido do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 19h30 de domingo. A meio caminho entre Brasil e África, ele atravessou uma área de turbulência e perdeu contato com os radares. Mensagem automática indicou que a aeronave sofreu uma pane elétrica, segundo a companhia.

Chances escassas

As autoridades francesas reconheceram que são escassas as possibilidades de encontrar sobreviventes, mais de 30 horas depois do acidente, ocorrido em uma zona marítima de grande profundidade, pouco mais de quatro horas depois da decolagem do Aeroporto do Galeão, no Rio.

G1

Polícia registra mais um homicídio à faca em Acopiara

Mais um homicídio à faca foi registrado em Acopiara. O fato ocorreu ontem, por volta das 18 horas, no distrito de Umari, distante 40 Km da sede urbana. A vítima foi identificada como Francisco Daniel do Nascimento, 22 anos. Segundo a polícia, o autor do homicídio foi Alcemir Alves do Nascimento. O motivo do crime teria sido um roubo de um rolo de arame farpado feito pela vítima. Até o momento o acusado não foi preso.