quinta-feira, 4 de junho de 2009

Iguatu: Atenção básica em saúde mental é debatida

Iguatu. Começou, ontem à noite, no Teatro Municipal Pedro Lima Verde, nesta cidade, a Jornada de Saúde Mental, que neste ano traz como tema “Um olhar para a atenção básica”. O evento prossegue até amanhã, com debates, palestras e oficinas. Hoje à noite, acontece, às 19 horas, o lançamento do Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (Padin). Este município apresenta uma rede completa de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que dá assistência à infância, jovens e adultos portadores de distúrbios mentais e aos usuários de álcool e droga.

A psiquiatra e vice-presidente do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, em Fortaleza, Gabriela Godoy, falou sobre a temática central, na abertura do evento. Hoje, pela manhã, o coordenador de saúde mental deste município, Ériton de Souza, faz a abertura dos trabalhos e, em seguida, haverá mesa-redonda sobre dependência química na comunidade e experiências e troca de saberes em saúde mental. No período da tarde, o enfoque do debate será sobre o desenvolvimento na primeira infância, indicadores de risco e terapia comunitária.

Amanhã, a partir das 9 horas, acontece a mesa-redonda que vai debater o tema “Papel da sociedade junto ao suicídio”, com a participação do padre João Melo dos Reis, das médicas Maria Helena Cardoso e Luisa Angélica Sales e do jornalista Honório Barbosa, correspondente do Diário do Nordeste, na região Centro-Sul. O debate será coordenado pelo psiquiatra Nilson de Moura Fé, coordenador de Saúde Mental do Ceará, e tem como debatedora a enfermeira e especialista em Educação em Saúde Pública, Maria Inês Vasconcelos. O encerramento será com a conferência ministrada pelo médico Jackson Sampaio, consultor para o Nordeste do Ministério da Saúde.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita Iguatu véia Boa! Eita Acopiara Véia ruim! Lindomar se eu fosse tu pedia a Camara de Iguatu pra te conceder o titulo de cidadão iguatuense ai você se muda logo pro Paraíso Azul de Agenor e esquece o Inferno Vermelho dos Almeidas de vez!