quinta-feira, 28 de maio de 2009

Terceiro mandato: 192 deputados assinam proposta

A proposta de emenda à Constituição que permite um terceiro mandato ao presidente, governadores e prefeitos foi lida hoje (28) em plenário pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE). A PEC começará a tramitar assim que protocolada e poderá valer já para as eleições do ano que vem.

O autor da matéria, que contou com a assinatura de 192 deputados, negou que a ideia de oficializar a proposta decorra da doença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cotada como principal candidata do governo para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os 192 deputados que assinaram a proposta – 21 a mais que o mínimo necessário – estão parlamentares da base do governo e também da oposição. “Todos os partidos assinaram”, disse Barreto.

O líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), se apressou em dizer que o partido é contra um terceiro mandato e que vai orientar a bancada a rejeitar a proposta. “Quem do partido assinou o requerimento da PEC, assinou para que ela começasse a tramitar, para que o assunto seja debatido no mérito. Não vou pedir para ninguém retirar assinatura, mas vou encaminhar a votação contrária à proposta”, comentou.

A PEC começará a tramitar assim que for protocolada na Secretaria-Geral da Mesa, o que, segundo Jackson Barreto, será feito hoje à tarde. Em seguida, deverá ser criada uma comissão especial para discutir o assunto. Para ser aprovada, precisará de votação em dois turnos na Câmara e no Senado, com aprovação de três quintos de cada casa.

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), reafirmou que o governo é contra terceiro mandato. “Tenho convicção de que o presidente Lula não entrará nessa. Somos contra. E o presidente deixou claro que não é candidato num terceiro mandato.”

Agência Brasil

Icó: Piloto morre em colisão de motos em frente ao fórum

Uma colisão de motocicletas resultou na morte do piloto Ivanildo Neves Claudino, de 39 anos, mais conhecido como “Matutinho?, que morava no Bairro Cidade Nova, município de Icó. Ele guiava uma moto fan e colidiu na traseira de outra com as mesmas características pilotada pelo feirante, Odair José Araújo Alencar, de 38 anos. O acidente se deu por volta das 17h30min desta quarta-feira na Avenida Josefa Nogueira Monteiro, em frente ao Fórum de Icó.

Após a colisão com a moto, Ivanildo foi atirado contra um poste da rede de iluminação pública e sofreu traumatismo crânio encefálico. Ele ainda foi encaminhado com vida para o Hospital Regional de Icó, mas faleceu horas depois. A vitima era bastante conhecida no município e, por isso, o fato repercutiu. As duas motocicletas foram levadas para o pátio da Delegacia Regional, a fim de serem periciadas. O feirante sofreu apenas ferimentos leves e um inquérito foi instaurado pelo delegado José Gonçalves de Almeida com o objetivo de apurar as causas do acidente.

Miséria

Piloto morre em colisão de motos em frente ao fórum

Uma colisão de motocicletas resultou na morte do piloto Ivanildo Neves Claudino, de 39 anos, mais conhecido como “Matutinho?, que morava no Bairro Cidade Nova, município de Icó. Ele guiava uma moto fan e colidiu na traseira de outra com as mesmas características pilotada pelo feirante, Odair José Araújo Alencar, de 38 anos. O acidente se deu por volta das 17h30min desta quarta-feira na Avenida Josefa Nogueira Monteiro, em frente ao Fórum de Icó.

Após a colisão com a moto, Ivanildo foi atirado contra um poste da rede de iluminação pública e sofreu traumatismo crânio encefálico. Ele ainda foi encaminhado com vida para o Hospital Regional de Icó, mas faleceu horas depois. A vitima era bastante conhecida no município e, por isso, o fato repercutiu. As duas motocicletas foram levadas para o pátio da Delegacia Regional, a fim de serem periciadas. O feirante sofreu apenas ferimentos leves e um inquérito foi instaurado pelo delegado José Gonçalves de Almeida com o objetivo de apurar as causas do acidente.

Miséria

Deputado deve protocolar hoje proposta de 3º mandato

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) deve protocolar hoje à tarde, na Mesa da Câmara, a proposta de emenda constitucional que permite o terceiro mandato para o presidente da República. No entanto, o PT já antecipou que é contrário à proposta. O líder do partido, Candido Vaccarezza (SP), disse que vai orientar os deputados de sua bancada a votar contra o terceiro mandato. Ele ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para superar a crise e que a candidata do PT à Presidência, em 2010, é a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), também declarou que o governo é contra a proposta. "Somos contra um terceiro mandato. Essa é a posição do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva." Segundo ele, o governo não quer repetir o erro do PSDB, que alterou as regras do jogo para permitir a reeleição de Fernando Henrique Cardoso.

Para ser aprovada, a proposta de emenda à Constituição (PEC) precisa de três quintos dos votos, em votação em dois turnos, na Câmara e no Senado. E para vigorar já na próxima eleição, todo o processo tem de ser concluído um ano antes das eleições, ou seja, até outubro deste ano. Na Câmara, a emenda terá que ser aprovada, primeiramente, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois seguir para uma comissão especial, que tem 40 dias para analisar a proposta.

MP apura denúncia sobre corpos de indigentes enterrados em valas comuns

O Ministério Público do Estado do Ceará, representado pela promotora de Justiça da Saúde Pública, Isabel Pôrto, realizará audiência, nesta sexta-feira (29), às 11h30min, na sede da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, a fim de apurar denúncia de que corpos de indigentes são enterrados em valas comuns, no Cemitério do Bairro Bom Jardim, de acordo com matéria publicada na edição de hoje do Diario do Nordeste.

Segundo o MInistério Público, tal situação, além de uma afronta ao princípio da dignidade humana, causa impactos na saúde pública, expondo as famílias e a comunidade do bairro ao risco de contrair doenças.. Ademais, com as chuvas, os restos mortais dos corpos em decomposição contaminam a água que escorre do cemitério.

Dessa forma, a fim de apurar a denúncia, foi instaurado na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública o procedimento preparatório nº 698/2009. Para a audiência, a promotora de Justiça convidou os representantes da Célula de Vigilância Sanitária e Ambiental da SMS de Fortaleza, do Distrito de Saúde da SER V, do Distrito do Meio Ambiente da SER V, do Núcleo de Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e do Instituto Médico Legal Dr. Walter Porto – IML.

Copa do Mundo: Fifa anuncia domingo as subsedes da Copa

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciará neste domingo(31), nas Bahamas, as 12 cidades escolhidas como subsedes da Copa do Mundo Fifa 2014, que acontecerá no Brasil.

Já nesta quinta-feira(28), o governador Cid Gomes, a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins e o secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa se reúnem com representantes de outras secretarias e assessores das duas esferas de poder para discutir a proposta do Plano de Investimentos da Copa. O encontro acontece às 9 horas, na Residência Oficial do Governador.

Na pauta de investimentos, serão detalhadas as ações que deverão ser realizadas tanto pelo Estado quanto pelo Município, bem como seus orçamentos. A estimativa é que a maior parte dos recursos sejam investidos no setor de infraestrutura, como transporte e malha viária. Após a divulgação, Cid Gomes e Luizianne Lins agendarão reunião com o Governo Federal para apresentar as demandas do Ceará ao presidente Lula.

Desde janeiro deste ano, o Grupo de Trabalho Copa do Mundo 2014, composto por 70 técnicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, trabalha no levantamento de dados técnicos para a formatação de planos de investimentos e ações para a Capital cearense.

MEC: 382 mil professores não poderiam dar aulas

Pelo menos 382 mil professores em atividade no Brasil não poderiam dar aulas, porque não têm diploma adequado. Nas escolas públicas e privadas, representam 20,3% do 1,8 milhão de docentes da educação básica (da creche ao ensino médio).

Segundo o MEC, há docentes que não fizeram a licenciatura, só concluíram o ensino médio ou nem isso. Há 441 professores com escolaridade inferior à dos alunos: dão aulas no ensino médio, mas estudaram até o fundamental.

O MEC anunciou uma prova nacional para avaliar futuros professores, além de 330 mil vagas em cursos de licenciatura e R$ 600 milhões para o piso do magistério.

O Globo

Corinthians assusta, e Vasco reage, mas pequena vantagem é da equipe paulista

Sem os seus principais craques, Vasco e Corinthians empataram em 1 a 1, no Maracanã, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil (assista aos gols no vídeo ao lado). Com mais de 72 mil pessoas no estádio, o confronto foi marcado por tempos distintos. Enquanto os paulistas dominaram a etapa inicial, aproveitando os inúmeros erros do adversário, os cariocas acordaram no segundo tempo, quando empataram e tiveram em Felipe uma muralha que evitou a vitória.

Apostas de SP e MG dividem prêmio milionário da Mega-Sena

A Caixa Econômica Federal (CEF)informou que duas apostas, uma feita em São Paulo e outra em Minas Gerais, acertaram as seis dezenas do concurso 1.077 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado nesta quarta-feira (27). Cabe a cada aposta vencedora R$ 14.486.088,42.
Confira os números sorteados: 05 - 06 - 09 - 11 - 18 - 37
A Quina, segunda faixa de premição, distribuirá R$ 8.129,73 para 300 apostas. A Quadra pagará R$ 181,28 para 19.219 apostas.
A CEF estima que o concurso 1.078, no sábado (30), terá prêmio de R$ 2 milhões

Associação dos Filhos e Amigos de Acopiara realiza confraternização

A Associação dos Filhos e Amigos de Acopiara (Amiga) realiza, neste sábado, no Náutico Atlético Cearense, a partir das 13 horas, em Fortaleza, o 9º Encontro de Confraternização do Filhos e Amigos de Acopiara. O objetivo é angariar recursos para manutenção da Casa dos Estudantes Pré-universitários de Acopiara, destinado a estudantes da rede pública de ensino. O diretor da Amiga, José Carlos, e o presidente, Francisco Taécio Amorim, estarão presentes. Informações: 3214.0804.

IML enterra os corpos dos indigentes em valas comuns

Descaso, desrespeito com os mortos, indigentes enterrados como animais, sem qualquer sombra de dignidade. Esta foi a denúncia que o Diário do Nordeste recebeu, investigou e confirmou, ontem pela manhã, no Cemitério do Bom Jardim. Cadáveres de pessoas falecidas em acidentes de trânsito, assassinatos, afogamentos, suicídios ou outras formas de morte violenta são levados do Instituto Médico Legal da Capital para aquele cemitério, na zona sul de Fortaleza, e ali jogados em valas. São cenas parecidas com aquelas vistas em filmes que contam o holocausto.O flagrante aconteceu exatamente ao meio-dia, quando um rabecão do Instituto Médico Legal (IML), propositadamente sem placa e totalmente descaracterizado, parou em uma rua estreita, junto a um matagal e ao lado do cemitério. Ali já estavam funcionários de uma empresa terceirizada que trabalham como coveiros.


Leia mais
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=642013

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Site da Prefeitura de Acopiara volta ao ar após o blog divulgar que publicaria os gastos da secretaria de saúde

Só foi o blog postar que publicaria os gastos da Secretaria de Saúde de Acopiara e logo o site da Prefeitura voltou ao ar.
De acordo com o relatório enviado ao blog, a Secretaria de Saúde de Acopiara paga mensalmente, a quantia de R$ 2.500 para uma determinada empresa para hospedar o site.

Cá pra nós

O site da Prefeitura de Acopiara estava fora do ar, desde outubro de 2008, mesmo assim, conforme o relatório, a secretaria de saúde "pagou" pelo serviço, ou seja, oito meses de pagamento sem o site está no ar.

Votação da PEC dos vereadores depende de acordo e desobstrução da pauta

O presidente do Senado, José Sarney, informou ao plenário que a emenda constitucional (PEC 47/08), que modifica os limites máximos de gastos dos municípios com as câmaras de vereadores, deverá ser votada assim que a pauta do plenário ficar livre - nesta quarta-feira (27), seis medidas provisórias estavam obstruindo as votações e os partidos fizeram acordo para votar pelo menos quatro delas. Medidas provisórias com mais de 45 dias de editadas têm prioridade de votação.

Com as galerias lotadas de candidatos a vereadores nas eleições de 2008, que estão em Brasília há dias pressionando pela votação, José Sarney colocou a PEC 47/08 em discussão pela terceira sessão deliberativa seguida. Propostas de emenda constitucional exigem discussão por cinco sessões antes de sua votação, em primeiro turno. Há ainda necessidade de um segundo turno, precedido de três sessões de discussão. Depois, ela ainda deve ser votada pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos.

Durante a sessão, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) conclamou os líderes partidários a realizarem um acordo para que a PEC dos vereadores seja votada com mais rapidez, mas não obteve respostas das lideranças.

A proposta de emenda modifica o artigo 29-A da Constituição, reduzindo de um a três pontos percentuais os gastos máximos com as câmaras de vereadores, tomando por base as receitas municipais. Além disso, são criadas duas faixas intermediárias, que passarão de quatro para seis. Assim, municípios com até 100 mil habitantes poderão gastar com o legislativo local até 7% de sua receita, incluindo transferências federais (hoje, o limite é de 8%). De 100 mil habitantes a 300 mil, 6%; de 300 mil a 500 mil, habitantes, 5%; de 500 mil a 2 milhões de habitantes, 4%; de 2 milhões habitantes a 8 milhões, 3%; e acima de 8 milhões, 2% das receitas.

A proposta pode receber emendas no plenário, o que a fará retornar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para análise das novas sugestões de mudança. No último dia 5, quando foi aprovada na CCJ, o líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que a emenda não resolve algumas situações como, por exemplo, o que ocorrerá com cerca de 70 câmaras de vereadores que estouraram seus gastos.

Os suplentes de vereador vêm insistindo na aprovação da PEC 47/08 porque, conforme eles mesmos afirmaram à imprensa, essa é a condição imposta por lideranças da Câmara dos Deputados para aprovar outra proposta de mudança constitucional (PEC 20/08), esta aumentando em mais de 7 mil o número de vereadores do país. Se as duas emendas forem aprovadas e promulgadas, eles acreditam que serão beneficiados pelo aumento no número de vereadores, sendo chamados pela Justiça Eleitoral a tomar posse.

BB e Caixa terão R$ 100 mi para financiamento de motos

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou hoje a criação de uma linha de crédito especial, de R$ 100 milhões, para financiar a compra de motocicletas de até 150 cilindradas. A informação foi dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A linha será destinada apenas a pessoas físicas. "O tomador do crédito pode ser um trabalhador autônomo, terceirizado ou formalizado que usa a moto como seu instrumento de trabalho", disse o ministro.

Mão Santa leu carta de vereador que se declara em greve de fome

O senador Mão Santa (PMDB-PI) leu nesta quarta-feira (27) carta de um suplente de vereador, do município de Itiúba, na Bahia, em que este se declara em greve de fome, até que os senadores votem a PEC paralela dos Vereadores. Comentando a situação, Mão Santa afirmou que o Poder

Segundo Mão Santa, o debate deixa o ensinamento de que a sabedoria está com o Poder Legislativo. Ele considera que o Poder Executivo tem o dinheiro, enquanto o Poder Judiciário tem o poder punitivo, "cassa, prende, ameaça".

Mão Santa passou a ler a carta escrita por Aroldo Pinto de Azeredo, em que ele clama os senadores para que aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 047/08, que trata do repasse de verbas às câmaras municipais. A seu ver, isso garantiria as condições para a promulgação da PEC 020/08, permitindo que os suplentes assumissem as novas vagas a serem criadas. O suplente de vereador afirma que, enquanto isso não acontecer, estará em greve de fome.

PEC dos vereadores será votada assim que houver consenso, diz Valadares

Na presidência da sessão no final da tarde desta quarta-feira (27), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) esclareceu que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/08 - a chamada PEC paralela dos vereadores - será colocada em votação no Plenário assim que obtiver consenso para sua aprovação. De acordo com ele, o relator da matéria, senador Valter Pereira (PMDB-MS), está analisando as emendas apresentadas em Plenário, que serão votadas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Com as galerias repletas de suplentes de vereadores, Antônio Carlos Valadares disse que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar as emendas até a próxima quarta-feira. Afirmou que, após a aprovação em definitivo pela Comissão, os líderes deverão solicitar ao Plenário a quebra dos interstícios regimentais, para que a matéria seja votada já na próxima semana. Aprovada no Senado Federal, a matéria terá de ser ainda analisada pela Câmara dos Deputados.

De acordo com Antônio Carlos Valadares, a PEC "reduz substancialmente as despesas nas Câmaras Municipais", uma economia que pode chegar a R$ 1,8 bilhão. Nos municípios menores, a redução pode chegar a 12,5% das despesas. Nos maiores, essa redução pode ser de até 60%. O parlamentar elogiou a iniciativa do autor da PEC, senador César Borges (PR-BA), que criou outras duas propostas, a partir da que veio da Câmara dos Deputados.

Saboeiro: prefeito Marcondes Ferraz assina ordem de serviço para a construção de kits sanitários

O prefeito de Saboeiro Marcondes Ferraz vai assinar hoje, a partir das 17 horas, a ordem de serviço para a construção de 437 kits sanitários beneficiando as sedes urbana e rural do município. De acordo com o prefeito Ferraz a idéia da ação é levar mais qualidade de vida para o povo saboeirense. O prazo para a conclusão dos serviços é de 90 dias.

Em tempo

O prefeito Marcondes Ferraz recebeu um município completamente destruído e em menos de seis meses de administração já mostrou que é possível fazer muito para quem mais precisa. As obras que estão chegando mostram o prestígio do chefe do executivo municipal nas esferas estadual e federal.

Mega-Sena sorteia R$ 30 milhões nesta quarta

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (27), o prêmio acumulado de R$ 30 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.077 acontece às 20h (horário de Brasília), em São Simão (SP). As apostas podem ser realizadas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. De acordo com a Caixa Econômica Federal, aplicado na poupança, o prêmio poderia render cerca R$ 210 mil por mês.

Inscrição para processo seletivo do ProUni começa nesta quarta-feira

Os estudantes interessados em participar do Programa Universidades para Todos (ProUni) podem começar a se inscrever nesta quarta-feira (27) a partir das 9h.
De acordo com a Portaria nº 5, publicada na edição de terça-feira passada (26) do Diário Oficial da União, as inscrições referentes ao segundo semestre de 2009 serão feitas em duas etapas, exclusivamente pela internet, no portal do MEC.
O prazo é até o dia 5 de junho para a primeira etapa, e do dia 20 de julho a 24 de julho para a segunda.

Verbas para a saúde: Acopiara esclarece sobre irregularidades envolvendo 28 municípios do Ceará

De acordo com o Diário do Nordeste, edição de hoje, a Secretaria de Saúde de Acopiara está esclarecendo que as contas de gestão são encaminhadas regularmente ao TCM-CE, além de apreciadas e aprovadas pelo "Conselho Municipal de Saúde".

A irregularidade mencionada na reportagem, “nada mais é do que o não funcionamento de uma Equipe de Saúde Bucal, em virtude de resíduos de versões anteriores no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, conforme Portaria GM nº 1028 de 19/05/09, acessível no sítio do Ministério da Saúde e com cópia na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Este conflito de informação já foi corrigido e não representa, em hipótese alguma, má gestão, irregularidade ou outro tipo de ação danosa ao erário público ou ao serviço de saúde”.

Cá pra nós

A Secretaria de Saúde de Acopiara explica que o problema aconteceu apenas em uma Equipe de Saúde Bucal que não está funcionando.
Pergunta: Alguém conhece alguma equipe, seja ela, de Saúde Bucal ou Programa Saúde da Família funcionando regularmente em Acopiara?
Se alguém souber, nos envie um email para que o blog possa postar essa façanha.

Cento Sul: obras devem resolver precariedade no INSS

Após um ano de espera, finalmente começou a reforma do prédio da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) desta cidade. O imóvel apresenta precariedade nas instalações físicas há mais de quatro anos. De acordo com a chefia, as obras devem estar concluídas em cinco meses e será implantada uma agência moderna dentro padrão nacional, com mudanças dos móveis, equipamentos de informática e de climatização, além da construção de um arquivo.

Em junho de 2007, o Diário do Nordeste mostrou a deficiência da agência do INSS. A situação piorou a partir de 2008 e voltou a ser tema de reportagem no início desse ano. O imóvel apresentava problemas nas instalações hidráulicas, elétricas, no forro e nas paredes. Na parte externa, parte da marquise havia cedido e cerâmicas se soltaram da parede. O quadro era caótico.

Diário do Nordeste
Honório Barbosa

Caso Nicanor: Justiça condena pistoleiro a 23 anos de detenção

A Justiça condenou na madrugada desta quarta-feira (27) a 23 anos de detenção em presídio de segurança máxima de Mato Grosso do Sul o pistoleiro Cássio Santana de Sousa, por ter participado diretamente do assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista, executado por matadores de aluguel na noite de 30 de junho de 2003, na cidade de Limoeiro do Norte.

De acordo com as investigações, além de Cássio Santana participaram diretamente da ação os pistoleiros Lidenor de Jesus e José Roberto dos Santos Nogueira, o ´Chico Orelha´ (morto depois pela Polícia do Rio Grande do Norte). Lindenor de Jesus irá cumprir pena de 26 anos.

´Chico Orelha´ e Cássio também foram apontados como responsáveis pela chacina de sete pessoas em Limoeiro. O crime teria sido uma represália depois que a Polícia deteve a mulher de ´Orelha´.

O sargento do Exército, Francisco Edésio de Almeida, apontado como intermediário na contratação dos assassinos, teve seu julgamento desmembrado e deverá sentar no banco dos réus em data a ser marcada.

TV Diário

Prefeito é obrigado a afastar servidores temporários

A juíza de Direito da comarca de Capistrano, Patrícia Fernanda Toledo Rodrigues, homologou por sentença, no dia 29 de abril, um Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça André Barreira Rodrigues, e a Prefeitura daquele município, representada pela vice-prefeita Inês Nascimento de Oliveira; o diretor executivo do Fundo Municipal de Seguridade Social, Antônio Soares Saraiva Júnior, e o advogado Raphael Pessoa Mota.

O acordo foi firmado a partir de uma ação cautelar inominada, com pedido liminar, preparatória de ação civil pública proposta pelo representante do Ministério Público contra o prefeito Cláudio Bezerra Saraiva, a fim de que sejam determinadas a busca e apreensão da relação de professores, concursados e efetivos, da rede pública municipal de Educação de Capistrano, relação de candidatos aprovados ao cargo de professor, no concurso objeto do edital nº 01/2007 e da folha de pagamento de servidores e professores, lotados na Secretaria Municipal de Educação de Capistrano, desde dezembro de 2008, dentre outros documentos.

MP recomenda anulação de licitação em Pedra Branca

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Pedra Branca João Pereira Filho, expediu, no dia 20, uma recomendação expedida ao prefeito Antônio Góis, e ao secretário de Cultura e Turismo, Chico Barreto, com o intuito de que seja anulado o processo de licitação por pregão presencial realizado em 13 de maio deste ano, para a contratação de empresas para organização do “Festival de Juventude”, previsto para os dias 23 e 24 de maio de 2009.

Através de atuação conjunta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público, mediante inspeção no local, foram constatadas irregularidades no Edital da licitação, como: ausências de critérios para a classificação do porte das bandas musicais (regional de grande e médio porte e renome local), levando a Comissão de licitação/pregoeira a desclassificar uma das licitantes com base em critérios subjetivos, formando juízo de valor pessoal, critérios não previstos no Edital.

A verba era resultante de um convênio entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Pedra Branca, em torno de R$ 200.000,00, com R$ 10.000,00 de contrapartida do Município. O Edital determina que os serviços deveriam ser executados e concluídos até o dia 25 de maio, como forma de limitar concorrência. “Toda empresa só tem uma carta de exclusividade por razoes óbvias. Isso aqui implica em prévio conhecimento das datas de exclusividades concedidas às empresas licitantes”, entende o promotor de Justiça.

João Filho verificou que o termo de referência, no lote referente a “atrações musicais” menciona a contratação de uma banda de renome regional de maior porte; a contratação de banda de renome de menor porte e a contratação de banda de renome local. Por ocasião do pregão, compareceram duas empresas. A empresa CL apresentou proposta referente à banda conhecida por “Márcia Felipe e Cia” (com cachê de R$ 25 mil) como sendo de grande porte, enquanto a empresa MIX apresentou a banda “Capim Cubano” (com cachê R$ 50 mil) na mesma categoria de grande porte.

A licitante MIX questionou se a banda “Márcia Felipe e Cia” era uma banda de grande porte. Consta na Ata da Sessão que a pregoeira decidiu que a banda “Márcia Felipe e Cia” não era de grande porte, por ser desconhecida. Esta razão desclassificou a empresa detentora da Carta de Exclusividade da banda “Márcia Felipe”, que por sua vez recorreu da decisão alegando que o Edital não classificava nem definia o que era banda de renome regional de grande, médio ou local.

Entretanto, tal licitante não apresentou as razões no prazo legal. Não é caso de inexigibilidade de licitação, porque o Município entra apenas com 3% de contrapartida e o Ministério do Turismo exige que as licitações sejam exclusivamente na modalidade de pregão presencial. No Edital não consta o local em que deveria ser realizado o show, o que poderia implicar em aumento ou diminuição dos gastos com montagem do palco, logística, etc. O Conselho está desativado desde março de 2008 sem haver nenhum controle social das políticas públicas de cultura e turismo.

Foi visto ainda que as empresas apresentaram proposta para o lote “divulgação” sem apresentar arte-final e formas de realização das propagandas/divulgação. Além dos vícios na fase de licitação, existe uma Lei Municipal criando o Conselho Municipal da Cultura e Turismo, composto por representante da prefeitura e da sociedade civil. Este é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas e das ações de cultura e turismo do Poder Executivo, bem como para “deliberar, supervisionar e avaliar a captação e aplicação de recursos destinados à cultura e ao turismo, procedendo posteriormente sua devida aprovação”.

Ascom MP

Detran reforça trabalho para emitir primeira Carteira de Habilitação

Nas últimas três semanas, o Detran realizou atividade extra para atender a uma demanda crescente de candidatos a obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso permitiu que 8 mil exames de legislação fossem realizados desde o início de maio até a semana passada. O diretor de Habilitação, João Bezerra, explicou que sempre que aumenta a demanda por nova CNHs, o órgão põe em prática uma força tarefa para atender aos usuários. Em todo o Estado, há cerca de 1 milhão 58 mil pessoas portadoras de CNH, conforme dados de abril de 2009.

Segundo ele, o Detran já está agendando os procedimentos de exame de legislação e prática de direção para os selecionados no Programa Carteira de Habilitação Popular, iniciado neste ano, após a iniciativa do Governo do Estado ser aprovada pela Assembléia Legislativa. Pelo programa, todo ano, o Detran deve emitir gratuitamente 25 mil CNHs para os candidatos selecionados dentre os pré-inscritos previamente. Até semana passada, mais de 140 mil pessoas, de mais de 150 municípios cearenses, fizeram a sua pré-inscrição pela Internet, preenchendo formulário disponível na página do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br).

Já foram selecionados candidatos de 20 municípios: Tamboril, Barro, Solonópole, Araripe, Nova Olinda, Assaré, Potengi, Aiuaba, Martinópole, Saboeiro, Camocim, Antonina do Norte e Granja. Nesta semana, estão sendo validadas as pré-inscrições dos candidatos de mais cinco municípios: Hidrolândia, Pires Ferreira, Ipu, Santana do Cariri e Altaneira. Proximamente, sairá alista dos candidatos selecionados, para que se inscrevam nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e iniciar suas aulas.

Asessoria de Imprensa do Detran-CE

terça-feira, 26 de maio de 2009

Acopiara: relatório mostrará de que forma o dinheiro da saúde é gasto

Atendendo a inúmeros pedidos o blog vai postar nos próximos dias um relatório completo mostrando de que forma o dinheiro da saúde de Acopiara é gasto.
Nesse levantamento o internauta vai ficar sabendo quanto cada funcionário recebe da prefeitura, quem são os funcionários, fornecedores, diárias, contratos de veículos, etc.
Sem querer causar polêmica, mais tem cada uma que deixa qualquer acopiarense triste e desanimado.
Enquanto isso a saúde do município vai descendo de ladeira abaixo.
É uma pena!

Ministério Público do Ceará monitora distribuição de donativos

O Ministério Público e o Corpo de Bombeiros se reuniram na tarde desta terça-feira (26) para explicar como é o controle de entrega das doações para as vítimas das enchentes no Ceará. O objetivo é mostrar a transparência na distribuição dos donativos, como os arrecadados pela campanha Solidários em Ação, do Sistema Jangadeiro.



Jangadeiro Online

PEC dos Vereadores garantem mais de um milhão para as prefeituras

Lideranças partidárias do Senado Federal, presidentes de Câmaras Municipais, Prefeitos e representes dos suplentes de vereador fecharão um acordo sobre a votação final para a PEC paralela dos vereadores. O acordo irá permitir que a votação seja toda concluída em plenário que com quebra de interstícios e impedimentos regimentais.

A proposta que irá gerar mais de 1 bilhão de economia para as prefeituras além de agradar perfeitos irá permitir a promulgação da PEC 20/2008.
A votação está marcada para esta quarta-feira a partir das 14 horas no Senado Federal. Centenas de suplentes já se encontram em Brasília sensibilizando Deputados e Senadores. O movimento espera 2 mil suplentes amanhã em Brasília.

Desmembrada da PEC dos vereadores, a PEC 47 reduz os repasses das prefeituras para as Câmaras Municipais e viabiliza a promulgação da outra parte que trata da recomposição de 7.343 vagas vereadores no país.

Quixeramobim: recomendações Ministeriais tentam resolver problemas antigos

O Ministério Público Estadual expediu nesta segunda, 24, Recomendação Ministerial à Prefeitura e à Secretaria de Infraestrutura de Quixeramobim em defesa do patrimônio sócio ambiental, no sentido de coibir o uso das calçadas que geralmente são ocupadas por comerciantes, o que impede o livre trânsito da população. A referida recomendação requere que seja realizado por parte da prefeitura e da Secretaria de Infraestrutura do município uma maior fiscalização e autuação dos infratores e que sejam prestadas contas junto à Promotoria de Justiça das ações adotadas pelo poder público.

Ainda no mês de abril o Ministério Público, através dos promotores de justiça de Quixeramobim, Hugo Frota Magalhães Porto Neto e Enéas Romero de Vasconcelos expediu uma outra recomendação, neste caso, no tocante a preservação do patrimônio sócio-cultural, histórico, arquitetônico paisagístico e sentimental do município, onde já foram contabilizadas diversas perdas de prédios importantes, motivadas pela especulação imobiliária local.

Naquela ocasião os representantes do Ministério Público citam como exemplo de preservação do patrimônio urbanístico a cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, onde os bens de valor histórico, arquitetônico e cultural datados da época do ápice da Cafeicultura no país são devidamente preservados, mesmo sem tombamento, em virtude da postura adotada pelo município, que adota medidas como descontos na cobrança do IPTU para os proprietários que mantenham preservadas as fachadas históricas, por exemplo.

Na referida Recomendação o Ministério Público requer que sejam realizadas gestões políticas administrativas no sentido de conservar os imóveis apontados pelo Iphan como de relevância histórica, bem como que sejam tomadas pelo poder público as devidas providências para impedir ou até mesmo sustar as eventuais demolições de prédios no município.

Jornalismo - SMC

Mãe e filho esfaqueados em Mombaça

Na noite desta segunda-feira, por volta das 20h30min, duas pessoas, mãe e filho, foram esfaqueados em Mombaça, distante 296 km de Fortaleza. As vítimas foram Cícero Estrela de Souza, agricultor de 23 anos, e sua mãe Francisca Antônia Matias de Souza, de 40 anos. Cícero recebeu perfurações na axila esquerda, braço direito e abdômen, enquanto Francisco levou uma facada no abdômen. Eles residem no Sítio Umari, distrito de Morada Nova, distante 30 km daquela cidade.

O autor das facadas, segundo as vítimas, foi Cícero Moura Maia, também agricultor e residente no mesmo sítio. Ele foi detido e conduzido para a Delegacia de Policia Civil local. Ainda não se sabe o motivo do crime.

Jangadeiro Online

Agricultor morre em acidente de trânsito na cidade de Icó

O plantão de polícia da região Centro Sul do Ceará, registrou ontem, por volta das 20 horas, mais um acidente de trânsito com vítima fatal. O fato foi registrado na CE 282, distante 4 KM da cidade de Icó. A vítima fatal foi o agricultor JOSÉ FELICIANO BARBOSA, 47 anos.
O fato aconteceu depois que a biciclete da vítima colidiu com um veículo não identificado.

Iguatu: locutor faz sérias ameaças ao prefeito Agenor Neto em programa de rádio

O locutor da rádio Jornal Centro Sul de Iguatu, Val Lima, além de induzir a violência, ameaçou de morte o prefeito da cidade Agenor Neto no programa levado ao ar na manhã de hoje.
De forma bastante irresponsável o radialista disse que o prefeito não é blindado e que o cargo exercido não lhe garante "blindagem" e que a qualquer momento pode aparecer um doido para fazer besteira.
O fato está ganhando repercussão no município e Val Lima deverá se explicar perante a Justiça.
Os filhos e os pais do prefeito Agenor Neto também foram citados nessa matéria.
Resta saber quem está por traz disso.
Ouça o áudio.


Caso Nicanor Linhares: acusados de matar radialista vão a juri hoje

Está agendado para esta terça-feira (26/05), na 1ª Vara do Júri, do Fórum Clóvis Beviláqua, o julgamento de mais dois acusados do assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista, em junho de 2003, na cidade de Limoeiro do Norte. Desta vez, Cássio Santana de Souza e Francisco Edésio de Almeida serão levados a júri popular, que terá início às 13 horas.

Anteriormente, dois réus já haviam sido condenados pelo homicídio do radialista: Lindenor de Jesus Moura Júnior, que cumprirá pena de 26 anos de reclusão, e Francisco José de Oliveira Maia, condenado a oito anos de prisão. Este último recorreu da sentença ao Tribunal de Justiça.

O crime aconteceu no dia 30 de junho de 2003, em Limoeiro do Norte, região Jaguaribana. O radialista foi assassinado a tiros, segundo o relato de testemunha, por dois homens encapuzados que invadiram o estúdio da rádio Vale do Jaguaribe, de propriedade de Nicanor.

Segundo a acusação do Ministério Público, estava sendo acusado de autoria material, além dos que serão julgados agora, José Roberto dos Santos, porém o mesmo faleceu durante a instrução processual e foi, portanto, excluído do inquérito. Francisco José de Oliveira Maia, José Vanderley dos Santos e Nilson Osterne Maia estão sob a acusação de co-autoria. Otávio Viana de Lima também faz parte do inquérito por formação de quadrilha. Os dois últimos recorreram da sentença do juiz. José Vanderley ainda não foi submetido a julgamento.

Mombaça: Cadáver é encontrado com faca encravada no corpo

Ontem, por volta das 18 horas, no sítio Banquinha, distante 22 Km da sede de Mombaça, a polícia militar encontrou um cadáver que foi indeficado como sendo o agricultor Antonio Marcos da Silva, 32 anos.
O homem estava de costas, visivelmente com 05 perfurações à faca, inclusive, com a mesma encravada no corpo.
Segundo familiares, Antonio Marcos tinha costume de passar vários dias fora de casa, por isso, não prestaram queixa sobre o seu desaparecimento.
Vale ressaltar que o agricultor respondia por vários crimes, dentre eles, tentativas de homicídio, roubo, porte ilegal de arma, etc.
O corpo da vítima foi conduzido para o IML de Quixeramobim para ser necropsiado.
Até o momento o autor ou autores do crime não foram identificados.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ministério Público do Trabalho propõe ação contra SBT após choro de Maisa

O Ministério Público do Trabalho em Osasco, na Grande São Paulo, anunciou nesta segunda-feira (25) que promoveu uma ação civil pública contra a emissora de televisão SBT, com sede na mesma cidade, por entender que a participação da menina Maisa em programas de TV descumpre a legislação trabalhista.

O procurador Orlando Schiavon Júnior também apresentou pedido de liminar para que a emissora pague indenizações por lesão aos direitos coletivos e por danos morais a Maisa. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do SBT afirmou que ainda não foi notificada a respeito e que não iria se pronunciar.

Gilmar Mendes diz que STF não deve aprovar propostas "casuísticas" de prorrogação de mandato

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, chamou nesta segunda-feira de casuísmo a movimentação de Congressistas em torno da proposta que prevê um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um outro grupo parlamentar defende a prorrogação por mais dois anos dos atuais mandatos de presidente, governadores, deputados e senadores. Mendes afirmou que são mínimas as chances da Suprema Corte referendar as propostas.
Propostas

Apesar do presidente Lula e seus principais aliados negarem o interesse na proposta, o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) promete apresentar nesta semana uma PEC (proposta de emenda constitucional) que permite o terceiro mandato para prefeitos, governadores e presidente da República. O deputado disse que tem 188 assinaturas e conta até com o apoio de parlamentares de partidos da oposição.
A proposta de prorrogação do mandato dos atuais ocupantes de cargos majoritários pelos próximos dois anos foi defendida na semana passada pelo líder do PR na Câmara, Senador Mabel (GO).

Cid receberá prefeitos dos 86 municípios atingidos pelas enchentes

O governador Cid Gomes vai receber em audiência, a partir das 18 horas desta terça-feira, no Palácio Iracema, prefeitos dos 86 municípios que decretaram estado de emergência por causa as fortes chuvas.
Cid vai pedir que cada um faça um detalhamento completo dos prejuízos, com valores e estimativas para que, munido desse quadro, possa então encaminnhar tudo ao governo federal e fazer reivindicações.
Eliomar de Lima

Mulher é morta pelo ex-marido e engenheiro mata professor em Barbalha

Dois homicídios movimentaram o plantão policial nas cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha na manhã desta segunda-feira e causaram repercussão. No Bairro Franciscanos, ocorreu um crime passional quando uma mulher foi assassinada com dois tiros de revólver pelo ex-marido. Há apenas 11 dias, Cristina da Silva Nascimento, de 36 anos, havia se separado de "Galdino" que não concordava com o fim do relacionamento.

Por volta das 9 horas de hoje, ela foi até o imóvel onde residiam na Rua São Bento, 1436 para, segundo informações colhidas pela polícia, lavar umas roupas dele e das crianças. Galdino aproveitou o reencontro com a ex-mulher e tentou convencê-la a voltar para casa. Cristina se manteve irredutível e sem aceitar a proposta de reatamento. Calado, o homem adentrou a casa, se armou com o revólver e já retornou efetuando os dois disparos.

Miséria

Fiscalização do Detran multa 234 motoristas pela Lei Seca no final de semana

No último fim de semana (de 21 a 24 de maio), 234 motoristas foram multados pelo Departamento Estadual de Trênsito (Detran), com base na Lei Seca ou Lei de Alcoolemia Zero. Dos 234, 80 foram autuados em Fortaleza e 154 no Interior.

Em Juazeiro foram multados 48 condutores, seguido de Iguatu (35), Pacajus (18) e Sobra (10). Foram realizadas 43 operações, com a participação de 300 agentes do Detran, que fizeram 1.900 exames com bafômetro.

Somente neste ano, o total de motoristas multados chega a 5.662. Somados com os 1.465 multados em 2008, o total já ultrapassa os 7 mil motoristas penalizados (7.127).

Juazeiro: bandidos assaltam equipe da TV Verde Vale

A equipe da TV Verde Vale de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, foi vítima de assalto na tarde desta segunda-feira (25). O repórter Tadeu Gomes e o cinegrafista Josimar Dantas realizavam matéria no bairro Timbaúbas, quando foram abordados por homens armados em uma moto, que levaram a câmera profissional.
As informações são do repórter e apresentador Cícero Lúcio.

Escolha uma marca para representar nossa cearensidade

Vote até 26/05/09

Pela INTERNET: acesse www.opovo.com.br/autoestima

Pelo CELULAR: envie MARCA e a Letra correspondente ao seu voto para 50090 ( R$ 0,30 + IMPOSTOS )

Por CUPOM: recorte e preencha o cupom publicado no Buchicho e deposite nas urnas

dos seguintes pontos:

Jornal O POVO: Av. Aguanambi, 282 - Joaquim Távora

Lojas ABAFILME do Shopping Iguatemi, North Shopping, Shopping Avenida e Centro - Rua Floriano Peixoto, 988.

Iguatu: prefeito Agenor Neto inaugura Centro de Inclusão Digital

O prefeito de Iguatu Agenor Neto inaugurou no último sábado o Centro de Inclusão Digital da Casa do Cidadão. O equipamento recebe o nome do estudante Lucas Emmanuel Lima Pinheiro assassinado em 2007, próximo ao colégio que estudava.
A família de Lucas Emmanuel e alunos do colégio Pólos participaram da solenidade, além de várias autoridades.
O objetivo do centro é dar oportunidade para que famílias carentes de Iguatu tenham acesso a internet de forma gratuita.
A unidade cota com 10 computadores, entre outros equipamentos e acessórios para acesso a internet.

Jornalista Renato Machado passa por cirurgia de ponte de safena

O jornalista Renato Machado, que apresenta o "Bom Dia Brasil", se submete, nesta segunda-feira (25), a uma cirurgia de ponte de safena. Por conta da operação, o apresentador ficará de licença por algumas semanas. A assessoria de imprensa do "Bom Dia Brasil" afirma que só poderá ter uma previsão do retorno do jornalista à bancada após a cirurgia. Machado será substituído por Márcio Gomes e Alexandre Garcia.

TCM retoma fiscalização de municípios em junho

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai retomar as inspeções ordinárias nas prefeituras no dia 15 de junho. Durante uma semana serão fiscalizadas 20 prefeituras. A relação dos municípios que passarão por essa inspeção deverá ser anunciada na semana anterior a saída das equipes para o interior.

A última inspeção foi realizada em abril. Os relatórios das mesmas, no entanto, ainda estão sendo preparados, mas não serão publicados na Internet como aconteceu na operação de combate aos desmonte, realizado ano passado.

Em função das chuvas que provocaram enchentes em alguns municípios, o TCM resolveu suspender as inspeções ordinárias durante o mês de maio, mas a fiscalização será retomada agora, observando inclusive a legalidade dos decretos de emergência.

Inspeção

Em cada inspeção ordinária é feito um levantamento contábil, envolvendo despesas, receitas, licitação e controle interno dos bens. Por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM) são levantados os dados referentes a pessoal e a fiscalização de obras é feita pelo departamento de engenharia. As informações coletadas, no caso de indícios de irregularidades, poderão gerar tomadas de contas, o que consiste em uma investigação aprofundada sobre um determinado órgão ou uma questão específica.

A partir de junho o Ministério Público Estadual, por intermédio do promotor Luiz Alcântara, e a Procuradoria de Contas do TCM vão acompanhar algumas inspeções ordinárias. Esse acompanhamento antes não era feito nas inspeções ordinárias, mas a partir de agora passará a ser realizado.

DN

Recursos: Liminares do TRE mantêm prefeitos

As decisões dos juízes eleitorais do interior não estão surtindo efeito, no que diz respeito ao afastamento dos agentes políticos que tiveram sentenças condenatórias, na 1ª instância. Dos que foram eleitos em 2008, os magistrados já cassaram mandatos de nove prefeitos e 6 vereadores, embora no caso dos prefeitos, todos tenham retornado aos cargos porque juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concederam medida liminar. Eles haviam sido afastados por conta da decisão do juizado da 1ª instância.

No interior, vários processos ainda estão em tramitação, mas a determinação da presidente do TRE, desembargadora Gizela Nunes da Costa, é para agilizar o julgamento das ações, pelo TRE, até o final de agosto próximo.

Com relação ao atraso do julgamento das ações, o corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, reconhece a existência de prazos a serem observados, mas faz questão de ressaltar que se houver um esforço conjunto entre a Procuradoria Regional Eleitoral, juízes eleitorais e os advogados tudo será definido até a agosto, pelo TRE, porque há a hipótese de recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Beneficiados

Os prefeitos que tiveram os seus mandatos cassados e permanecem no cargo por conta de medidas liminares concedidas por juízes do TRE são os seguintes: José Edilson da Silva - Icapuí; Alex Sandro Rodrigues Oliveira -Senador Sá; Fernando Neves Pereira da Luz - Jardim; João Dilmar da Silva - Limoeiro do Norte; Maria de Fátima Maciel Bezerra -Orós; Raimundo Nonato Guimarães Maia - Quixeré; Raimundo Gomes Sobrinho - Alcântaras; Francisco das Chagas Magalhães Mesquita - Santa Quitéria; e Pedro Fonteles dos Santos, prefeito do município de Acaraú.

No município de Senador Sá, a situação é diferenciada porque além do prefeito também foram cassados quatro vereadores e quatro suplentes da coligação que elegeu o prefeito, constituída pelas legendas: PSDB, PMDB, PT e PP.

Liminar

A Câmara Municipal de Senador Sá é composta por nove vereadores, quatro dos quais cassados na pelos juízes, mas mantidos nos cargos por força de liminar: Regina Lúcia Vasconcelos Cordeiro, José Vilane Marque e César Alves de Sousa, do PSDB; e Maria do Carmo Araújo (PMDB). Também foram cassados e conseguiram liminar no TRE os vereadores Marco Antônio Barros Prado, do município de Sobral, e Rita Braga Sousa Teixeira do município de Itapipoca.

Os suplentes de vereador de Senador Sá que também foram cassados, mas estão protegidos por medida liminar são: Antônio Pereira (PT), Francisco Jairo Carneiro de Carvalho (PSDB), Francisco Marques Sampaio (PP) e José Aurélio Martins Leitão (PSDB).

DN

Mais de 5,5 mil funcionários aderem a demissão voluntária dos Correios

Os Correios vão dispensar, a partir de 1º de junho, 5.587 funcionários da empresa. O número, confirmado pelo presidente da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Carlos Henrique Custódio, corresponde aos trabalhadores que aderiram ao programa de demissão voluntária (PDV) da companhia.

“A maior empresa que tem funcionários aposentados pela Previdência e na ativa são os Correios. Então há uma necessidade de dar reciclagem, oxigenação. E pela estrutura de cargos e salários, essas pessoas (que aderiram ao programa) conquistaram um cargo maior. A grande maioria dese pessoa é da área administrativa”, disse Custódio. O programa foi direcionado a funcionários com pelo menos dez anos de experiência e idade mínima de 50 anos.

Segundo o presidente da ECT, o custo do programa de demissão voluntária será de cerca de R$ 360 milhões. Já a economia “vai girar na casa de R$ 300 milhões por ano”, disse ele.

Chuvas: Uso do dinheiro será fiscalizado

Podem tirar o cavalo da chuva os prefeitos que, a pretexto de agilizar a movimentação financeira de suas cidades por causa das enchentes deste ano, queiram escoar para seus bolsos ou de parentes e amigos o dinheiro da emergência. Ou os que arriscarem desviar da finalidade as verbas de fundos constitucionais, como da educação e da saúde. Mesmo sem prever operações específicas para vistoriar essa possível situação, pelo menos por enquanto, os tribunais de contas no Ceará confirmam que já olham para esse horizonte nebuloso que pode se formar.

O aviso dos órgãos de controle de gastos públicos é claro: quem se arriscar vai responder pelo ilícito da improbidade administrativa ou criminalmente pela apropriação indébita dos recursos. “A calamidade não impede que os gestores sigam a lei”, alerta o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Sabóia. “A situação exige celeridade, mas não será permitido o abuso”, afirma a secretária de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Ceará (Secex-TCU), Shirley Gildene Brito Cavalcante.

O Povo

Justiça cassa mandato do prefeito de Granja

A juiza eleitoral Daniela Lima, da 25º Zona Eleitoral, cassaou, nesta segunda-feira, o mandato do prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSDB), e do seu vice, Hélio Fontenele, por abuso do poder econômico e uso indevido de meios de comunicação. Ao mesmo tempo, assegurou a posse imediata de Romeu Aldigueri (PPS), candidato derrotado por Esmerino, como prefeito. Aldigueri é sobrinho de Esmerino. Cabe recurso.

Eliomar de Lima

UFC abre inscrições para professores no Cariri

A partir desta segunda-feira (25) estão abertas inscrições para seleção de quatro professores substitutos para o Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. As inscrições terminam na próxima sexta-feira (29).

As quatro vagas são para o curso de Medicina, em Barbalha, com regime de trabalho de 40 horas semanais. Interessados devem inscrever-se na secretaria do Curso de Medicina, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

As vagas são para os setores de estudo "Clínica Médica/Hematologia/Internato", "Clínica Médica/Reumatologia/Internato", "Clínica Cirúrgica/Anatomia/Internato" e "Obstetrícia/Ginecologia/Internato".

Podem inscrever-se candidatos com diploma de graduação em nível superior e histórico escolar onde constem as disciplinas que integrem o setor de estudo ou a disciplina representativa do setor objeto do processo seletivo. Mais informações no edital n° 145/2009, disponível no site da Secretaria de Recursos Humanos.

PSDB realizará mais um encontro regional em torno de Tasso

O Instituto Teotônio Vilela e o PSDB realizam na próxima sexta-feira, em Itapipoca, a partir das 15 horas, o segundo encontro regional do Seminário Ceará em Debate. O evento reunirá lideranças políticas e empresariais de 21 municípios da região e terá como tema “A Importância das Políticas Sociais na Prevenção das Calamidades Públicas”. Os tucanos, assim, colocam na agenda o grave problema da falta de infraestrutura predominante no Interior e que atingiu mais de 200 mil desabrigados e desalojados em todo o Estado. O senador Tasso Jereissati presidirá o debate. O primeiro seminário do gênero ocorreu em Iguatu, no mês de março, quando foi discutida a “Crise Financeira e seus Impactos nos Municípios”.
O Povo