quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Helicóptero que fazia resgate a vítimas em Nova Friburg cai

O Exército investiga se um helicóptero militar, que seguia para uma operação de resgate a vítimas em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, caiu ou fez um pouso forçado no bairro Campo do Coelho, no início da tarde desta quinta-feira (20). Segundo o Exército, não houve mortos.

“Se não há vítima fatal é porque ele estava bem próximo do solo, portanto pode ter sido um pouso forçado, estamos apurando”, disse o comandante da 1ª Divisão do Exército, general Ferreira.

De acordo com as informações iniciais, a aeronave teria cinco tripulantes, sendo três deles militares e um voluntário da Cruz Vermelha.

Segundo a assessoria de comunicação da Cruz Vermelha, o agente sofreu escoriações leves e passa bem. Ele foi atendido no Hospital de Campanha dos bombeiros.

Shaolin será transferido para São Paulo


O humorista Francisco Jozenilton Veloso, 39, conhecido como Shaolin, será transferido para o Sírio Libanês, em São Paulo, na tarde de amanhã (20). Shaolin sofreu um acidente de carro e está internado em estado grave no hospital Antonio Targino, em Campina Grande (PB). 

O médico Luciano Holanda afirmou que tanto a equipe que atende o humorista quanto a família dele optaram pela transferência. A principal preocupação de Holanda é com o braço esquerdo do paciente, que corre risco de ser amputado. 

Os médicos operaram o membro na madrugada desta quarta (19), reconstruindo o braço. Shaolin também sofreu traumatismo craniano. O coágulo que havia no cérebro foi drenado e o comediante induzido ao coma.
Cinco horas após a cirurgia, Shaolin passou por uma tomografia. O exame apontou que não há mais hematoma no cérebro. Amanhã, a tomografia será repetida. 

O médico afirmou que há possibilidade de que o estado de Shaolin 'evolua bem'. O humorista, porém, ainda corre risco de morte e respira com a ajuda de aparelhos. 

O acidente com Shaolin ocorreu por volta da 0h30 de hoje. O comediante capotou o veículo depois de bater contra um caminhão na BR-230, em Campina Grande (135 km de João Pessoa). 

A Polícia Rodoviária Federal informou que o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro ao humorista e ainda não se apresentou na delegacia. 

Shaolin faz parte do programa "Tudo é Possível", da TV Record. Ele já fez participações em outros programas de TV como o "Domingão do Faustão", "A Praça É Nossa" e "Show do Tom".

Chove em mais de 90 municípios

Choveu em 94 municípios cearenses até as 8 horas desta quinta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme.

A maior chuva foi registrada em Amontada, com 139 milímetros. Mas choveu forte também nas seguintes localidades:

Aquiraz – 107 mm
Pacatuba – 76.2 mm
MIraíma – 70 mm
Pindoretama – 70 mm
Palhano – 66 mm
Jaguaruana – 62.3 mm
Aracoiaba – 60 mm
Itaitinga – 60 mm
Jaguaretama – 59.4 mm
Pacatuba – 59 mm
Fortaleza - 55.4 milímetros.

Polícia Federal realiza operação em Iguatu para reprimir tráfico de drogas

A Polícia Federal, juntamente com a 2ª Promotoria e com a 2ª Vara de Iguatu, com o apoio das polícias Militar e Civil, deflagrou na manhã de hoje no município de Iguatu e região, a operação denominada "Conexão Centro-sul", com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Iguatu.

Desde o mês de abril do ano passado, a Polícia Federal vem investigando uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas na região, e de acordo com o promotor de justiça, Fernando Miranda, o chefe da organização criminosa é presidiário deste município e se encontra detido no presídio de Juazeiro do Norte, onde de lá comanda todo o tráfico de drogas na região.

Até o presente momento foi apreendido cerca de 235 pedras de crack,  que estavam em poder de Francisco Pereira, o "Joca", além de uma quantia em dinheiro.

A operação "Conexão Centro-sul" conta com grande aparato policial, onde cerca de 70 policiais estão envolvidos na operação, além do apoio do helicóptero do CIOPAER, dos comandantes da polícia Militar de Iguatu, Cel. Edvar e do Coronel Gomes, de Juazeiro do Norte, da Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas e do delegado da Polícia Federal, Dr. Tarcísio Abreu, que estará logo mais dando uma entrevista coletiva para falar do resultado da operação.

Iguatu Notícias

Deputado estadual Wanderley Pedrosa é vítima de sequestro-relâmpago

 

O deputado estadual Wanderley Pedrosa (PTB) foi vítima de sequestro-relâmpago, na tarde desta quarta-feira (19), por bandidos armados que entraram na residência dele, no bairro Cocó e o arrebataram, juntamente com a empregada. Os bandidos exigiram que o parlamentar preenchesse um cheque ao portador e mandassem a empregada sacar o dinheiro no banco.

No estabelecimento bancário, o funcionário desconfiou e comunicou o caso à Polícia. Houve perseguição e os bandidos acharam melhor liberar o parlamentar, nas proximidades do Terminal de Antônio Bezerra. Até o momento, a Polícia não tem pistas sobre o paradeiro dos marginais.

Jangadeiro Online

Tasso Jereissati com suspeita de infarto

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que não foi reeleito em 2010, está internado no Hospital São Mateus, em Fortaleza, com suspeita de infarto. Cardiopata há anos, ele até já foi submetido a cirurgia para implantação de pontes de safena e um novo infarto pode ser muito perigoso.

O estado de saúde do político é considerado estável, mas ele deve ser levado aos Estados Unidos, no próximo sábado, em jato particular, mas isso ainda depende de avaliação médica. Jereissati deve se submeter a exames em uma clínica de Houston, onde se submeteu a cirurgia.

Ele tem pelo menos seis pontes de safena. Os exames iniciais apontaram alteração no padrão de enzimas, o que pode caracterizar o infarte.

Fonte: Claudio Humberto - Brasília via Iguatu Notícias

Filme “Houve uma vez dois verões” será exibido no Cine Telha

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da companhia Ortaet de Teatro, apresenta na próxima sexta-feira, 21, a partir da 19h30min, no teatro Municipal Pedro Lima Verde, o filme "Houve uma vez dois verões".

O filme é uma cinematográfica gaúcha do diretor Jorge Furtado, onde conta a história de Xico, adolescente em férias na maior e pior praia do mundo, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. 
 
Ao lado de seu amigo Juca, Xico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de quimica orgânica, é que ele vai reencontra-la. Xico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

A exibição de filmes todas as semanas faz parte do Programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura, com os acervos da Programadora Brasil. Sempre após as exibições o grupo presente debate a respeito da obra e da produção apresentada.
 
Prefeitura de Iguatu via Iguatu Notícias

Cid embarca para a Europa nesta 5ª feira, mas deixa secretários-adjuntos definidos

O governador Cid Gomes (PSB) vai embarcar, em ritmo de férias, para  Europa na tarde desta quinta-feira. Antes, porém, às 11 horas dessse mesmo dia, no auditório do Tribunal de Justiça, ele receberá a Medalha Clóvis Beviláqua, a mais alta comenda do Poder Judiciário do Estado.

Cid viajará para, segundo sua assessoria de imprensa, não apenas descansar, o que não fez depois de reeleito, mas, também, num misto de contatos. No período de 30 deste mês a 10 de fevereiro, ele visitará os principais portos e metrôs europeus para conhecer de perto a operacionalização.

Ele reiterou que, ainda neste ano, vai entregar a primeira etapa do Projeto Metrofor, o metrõ de superfície de Fortaleza, obra aguardada há mais de uma década pelo fortalezense.

Oscar 2011 – Filme sobre Lula está fora


Em seu site oficial, a Academia divulgou nesta quarta-feira (19) os nove filmes que integram a lista de longas pré-indicados para a disputa da estatueta de melhor filme estrangeiro.

O Brasil concorria com “Lula – O filho do Brasil”, de Fábio Barreto, mas não conseguiu permanecer na disputa. O longa baseado na história do ex-presidente brasileiro integrava a seleção inicial, composta por 66 filmes.

Destaque de outras premiações, “Em um mundo melhor”, da dinamarquesa Susanne Bier, recebeu os prêmios do júri e do público no Festival de Roma. O filme também levou a estatueta de filme estrangeiro no Globo de Ouro. Protagonista de “Biutiful”, dirigido por Alejandro González Iñárritu, o espanhol Javier Barden foi eleito o melhor ator no Festival de Cannes.

Os indicados ao Oscar serão conhecidos no dia 25 de janeiro, e a cerimônia acontece em 27 de fevereiro, no Teatro Kodak, em Los Angeles.

Veja a lista:

Argélia, “Hors la loi”, de Rachid Bouchareb
Canadá, “Incendies”, de Denis Villeneuve
Dinamarca, “Em um mundo melhor”, de Susanne Bier
Grécia, “Dogtooth”, de Yorgos Lanthimos
Japão, “Confessions”, de Tetsuya Nakashima
México, “Biutiful”, de Alejandro González Iñárritu
África do Sul, “Life, above all” de Oliver Schmitz
Espanha, “Tambien la lluvia”, de Iciar Bollain
Suécia, “Simple Simon”, de Andreas Ohman

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 12 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (19), pelo concurso 1.250 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 01 – 02 – 24 – 40 – 51 – 59

Segundo a Caixa, 61 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 23.819,88. Outras 4.394 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 472,40.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de 12 milhões.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Garibaldi admite dificuldade na relação do PMDB com PT

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), admitiu hoje a dificuldade de relacionamento do PMDB com o PT na discussão sobre o segundo escalão do governo. "Acho que o relacionamento do PMDB com o PT, até agora, não tem sido muito fácil. Mas não acredito que a situação vá se agravar. Temos aí o início do ano legislativo", frisou.

"Não acredito que se verifiquem atritos maiores nesse período. A tendência é realmente amenizar", acrescentou Garibaldi, durante a solenidade de posse do novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild.

Desde o início do governo Dilma Rousseff, os atritos entre PMDB e PT têm sido constantes, devido à disputa por cargos do segundo escalão. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (19) pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra, no entanto, que o governo ignorou a trégua com o PMDB e já nomeou 208 cargos de segundo escalão.

Programa "Acopiara Urgente" será apresentado em uma emissora de rádio em Iguatu


O programa Acopiara Urgente que até então era apresentado na rádio Vale do Quincoê de Acopiara vai ganhar novo endereço e formato. 

O jornalismo será apresentado em uma emissora de rádio de Iguatu e retransmitido neste blog, no horário de meio-dia, aos sábados. 

As negociações estão bem avançadas e a idéia dos diretores do programa é mostrar a realidade do cotidiano do município de Acopiara. A data de estréia está sendo definida. 

O programa continuará sendo apresentado por Lindomar Rodrigues, Pinheirinho e Ozemar Rodrigues. A população acopiarense deve ficar atenta para a estréia do noticioso.

O motivo da mudança de emissora foi exatamente a falta de dinheiro para bancar o horário na rádio Vale do Quincoê de Acopiara.

Prefeito de Acopiara homologa resultado final do Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Acopiara através do prefeito Antonio Almeida Neto homologou no Diário Oficial do Estado o resultado final do Concurso Público realizado no Município para provimento dos Cargos Efetivos e formação de Cadastro de Reserva, Professor PEB I, PEB II e Professor PEB II – Educação Física.

Nota

ESTADO DO CEARÁ - PREFEITURA MUNICIPAL DE ACOPIARA - EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO Nº 001/2011 DO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ACOPIARA - CEARÁ. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE ACOPIARA – ESTADO DO CEARÁ, Sr. ANTONIO ALMEIDA NETO, no uso de suas atribuições legais e prerrogativas que lhes são conferidas, RESOLVE: 

1. HOMOLOGAR O RESULTADO DO CONCURSO para provimento dos Cargos Efetivos e formação de Cadastro de Reserva, Professor PEB I, PEB II e Professor PEB II – Educação Física, fazendo de acordo com a legislação vigente e os relatórios das Comissões Deliberativa/Executora e Organizadora do Concurso, de que trata o Edital nº 001/2009, de 14 de dezembro de 2009, o Aditivo I, datado de 19 de fevereiro de 2010, e o Aditivo II, datado de 07 de abril de 2010, publicados no Diário Oficial do Estado. 

2. Fica determinado que o preenchimento das vagas dar-se-á na ordem decrescente de classificação. 

3. A Administração Pública Municipal, por meio de Portaria, definirá os critérios, as datas e os locais para a convocação e a posse. 

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. 

Acopiara-Ce, 13 de Janeiro de 2011. 

Antonio Almeida Neto
PREFEITO MUNICIPAL.

Veja na íntegra na página 93 do Diário Oficial do Estado Aqui...

Funceme divulga prognóstico para quadra chuvosa no Ceará

Durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o prognóstico oficial da quadra chuvosa (entre os meses de fevereiro e maio) para o Ceará em 2011.

Segundo especialistas da Funceme, as probabilidades de chuvas no Estado são: 40% na média histórica, 35% acima da média, e 25% abaixo da média. Em 2010 o acúmulo pluviométrico no período analisado foi de 849,7 milímetros.

Estiveram presentes o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, Antônio Geraldo Ferreira, e representantes de órgãos diretamente interessados no prognóstico, como Defesa Civil, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O documento oficial com o prognóstico foi elaborado durante o XIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que conta com a participação de meteorologistas dos nove estados nordestinos, de instituições nacionais e internacionais, todos com o objetivo de fazer a previsão do clima no Nordeste para os próximos meses.

DN

Carnaval: abertas inscrições para V Edital

A Secretaria de Cultura do Estado, Secult, está com as inscrições abertas do V Edital Prêmio Carnaval do Ceará, a partir desta quarta-feira, 18, para a apresentação de propostas e seleção de projetos e ações relacionados às tradições regionais cearenses e voltados as manifestações carnavalescas.

De acordo com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Francisco Pinheiro, o V Edital, no valor de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinqüenta mil reais), visa à democratização dos recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC, com premiações nas categoria Pêmio às Agremiações Carnavalescas; Maracatu; Escola de Samba; Bloco e Cordão.

As inscrições de projetos deve, ser feitas no período de 18 de janeiro e 18 de fevereiro de 2011, protocoladas junto a SECULT ou enviadas via Sedex, conforme regulamento do Edital.

Governo do Ceará

Empresários acopiarenses comemoram formatura da filha, Monique Gonçalves


E quem tem motivos de sobra para comemorarem são os empresários acopiarenses Marcones Gonçalves dos Reis e Maria de Fátima Guedes. 

A filha dos dois, Monique Guedes Gonçalves é uma dos formandos da segunda turma de enfermagem 2010 da Universidade Católica Rainha do Sertão de Quixadá.

Não resta dúvida que a formatura pela sua natureza é um acontecimento que junta ao mesmo tempo, emoção e a sensação de dever cumprido. 

Parabéns aos pais e a grande Monique!

Ministério Público pede suspensão do resultado do Sisu

No Ceará, a sequência de falhas no Enem e no Sisu levou estudantes a entrarem com processoas judiciais. 

A resposta já veio. A Defensoria Pública da União e Ministério Público entraram com ações, pedindo a suspensão das inscrições e da divulgação do resultado do Sisu. 

É cobrado ainda o acesso do candidatos às próprias respostas.

A Universidade Federal do Ceará é a instituição mais procurada pelos alunos que fizeram o Enem. O curso de medicina da UFC foi o que recebeu o maior número de inscrições em todo o país.

Os dados são relativos às inscrições feitas desde domingo até esta terça-feira (18) no Sisu. em meio à grande procura pela UFC, ganham lugar as reclamações dos alunos cearenses.

Ariadna revela que quer posar nua no meio da rua


Ariadna foi a primeira eliminada do Big Brother Brasil 11, que aconteceu nesta terça-feira, 18. Assim que saiu do confinamento, a carioca revelou que se tivesse que posar nua seria para a revista masculina "Playboy". "E teria que ser um ensaio no centro da cidade do Rio de Janeiro, com todo mundo vendo!", contou.

No entanto, a cabeleireira disse que só posaria se fosse por um bom cachê e que, inclusive, já tinha pensado nisso dentro da casa enquanto estava confinada.

Quando questionada sobre qual brother era seu preferido dentro que tinha ficado no "BBB", ela contou: "Com certeza fiquei mais atraída pelo Cristiano. Ele é meu preferido lá dentro", disparou. Ariadna também falou sem pudor sobre o apresentador Pedro Bial. "Claro que eu pegaria ele! Ele é um tipão!", elogiou.

Humorista Shaolin não amputará o braço e quadro clínico evolui

Em entrevista ao jornal Fala Brasil, da Record, Laudicéia Veloso, mulher do humorista Francisco Josenilton Veloso, conhecido por Shaolin, disse que o marido permanece internado, mas já apresenta sinais de melhora.

Segundo ela, alguns sinais de reflexo já foram observados pelos médicos que cuidam do paciente, que tem quadro clínico estável, dentro de sua gravidade. Laudicéia disse que ela e os médicos estão bastante esperançosos na recuperação do comediante e que ele saia logo do estado de coma. 

Além disso, a reportagem do Fala Brasil disse que a intervenção médica conseguiu evitar a necessidade da amputação do braço esquerdo de Shaolin. 

Em entrevista ao Hoje em Dia, da Record, o médico Luciano Holanda, responsável pela recuperação de Shaolin, disse que o humorista deu entrada no Hospital Antonio Targino, na Paraíba, em coma profundo e apresentava possibilidade de amputação do braço esquerdo. 

Sua equipe o submeteu a uma cirurgia de emergência para a retirada de um coágulo na região, o que evitou a necessidade da extração do membro. Além disso, Shaolin também passou por uma cirurgia craniana. 

Luciano disse que Shaolin esboçou algumas reações ao aparelho respirador, pois antes sua respiração estava sendo completamente induzida, de forma totalmete artificial. Apesar dos sinais de melhora, Luciano não amenizou a gravidade do caso. "É uma patologia ingrata. Às vezes você perde o paciente em um piscar de olhos. Teremos que observar", avisou o médico. 

Além disso, o humorista também sofreu uma lesão na região do pescoço e Luciano não descarta a possibilidade de uma lesão na coluna cervical. No entanto, ele preferiu não se antecipar nos diagnósticos, pois submeterá o paciente a novos exames e cirurgias.

Ministério repassa R$ 714 por agente de saúde aos municípios. Acopiara pagou apenas R$ 540

O Ministério da Saúde atesta que o salário dos agentes comunitários de saúde é de responsabilidade dos municípios, que fazem a gestão direta dos recursos e pagamentos de funcionários.

O órgão estabelece diretrizes nacionais da política de atenção básica e fornece um incentivo financeiro – que não necessariamente é usado para pagamento do salário dos profissionais. A gestão municipal tem autonomia para administrar o valor recebido da forma que preferir.

O financiamento é feito conforme o número de agentes comunitários de saúde. O valor mensal repassado é fixo, de R$ 714 – o que não é necessariamente encaminhado para pagamento de salário dos agentes comunitários, nem estabelecido como valor fixo do salário deles.

Já o manejo de inseticidas e controle de zoonoses fazem parte das atribuições dos agentes comunitários de saúde e estão previstas no Código Brasileiro de Ocupações, de acordo com o ministério.
Entre as funções desta categoria estão: auxiliar de sanitarista, educador sanitário, guarda de endemias, imunizador, vigilante de saúde, visitador sanitário domiciliar.

Além disso, há uma lei (11350/2006) que regulamenta as atividades dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde. O texto legal estabelece que o agente tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde.

Estas ações devem ser desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.

Em tempo
Em Acopiara, por exemplo, o blog foi informado que foi disponibilizado para o município mais de R$ 80 mil, para serem divididos entre os agentes de saúde, sendo que desse total, apenas metade foi utilizado. O Sindicato dos Agentes de Saúde naquele município, deve se reunir com a classe a partir das 11 horas da manhã de hoje para discutir o problema.

Um dos agentes informou que a secretária da saúde do município havia informado que o restante do dinheiro será utilizado para a atenção básica e para o pagamento de encargos. 

De acordo com informações a secretária teria dito ainda que se quisesse poderia usar todo o  dinheiro apenas com pagamento de encargos.

Acopiara possui atualmente 75 Agentes Comunitários de Saúde. Pelo jeito a matéria vai render novos capítulos.

Polícia Federal investiga deputada eleita Mirian Sobreira (PSB) por possível crime eleitoral

O Ministério Público Eleitoral através do Departamento de Polícia Federal de Juazeiro do Norte, no Ceará, está investigando através de Inquérito Policial possível crime eleitoral cometido pela deputada estadual eleita Mirian Sobreira (PSB). Mirian Sobreira é acusada de uma série de irregularidades cometidas nas eleições passadas.

Veja dados do Inquérito


Clique na imagem para ampliar

Humorista Shaolin sofre acidente e fica em estado grave

O humorista Francisco Josenilton Veloso, 39 anos, mais conhecido como Shaolin, sofreu um acidente às 23h38 pelo horário local (0h38 em Brasília) de terça-feira em Campina Grande, na Paraíba, e seu estado é bastante grave. Segundo informações do Hospital Regional da cidade, o artista deu entrada na unidade a 0h15 com traumatismo craniano e o braço esquerdo praticamente amputado. 

Cerca de uma hora depois dos primeiros atendimentos, Shaolin foi transferido para o Hospital Antonio Targino, onde passava por cirurgia até 4h. Vários médicos, entre eles dois ortopedistas e um especialista vascular, integravam a equipe que fazia a cirurgia. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu um caminhão que estava vazio e o carro conduzido por Shaolin, que seguiam pela mesma via (BR-320), porém em sentidos opostos. Na altura do km 163, os veículos teriam se chocado lateralmente. O motorista do caminhão teria fugido, segundo a polícia. Shaolin estaria sozinho no automóvel, que ficou bastante danificado. 

O humorista, que já participou de vários programas de TV, como Domingão do Faustão e Show do Tom, integrava atualmente o elenco do programa apresentado por Ana Hickmann, na Record. Entre suas principais imitações estão as do cantor sertanejo Leonardo e da cantora Joelma, da banda Calipso.

Deu na coluna da Regina Marshall

"Contrariando as afirmações de sua prestigiada coluna, a Prefeitura Municipal de Iguatu declara que não contratou as artistas Carla Perez e muito menos Kelly Key para os festejos de fim de ano como foi publicado. 

A bem da verdade, foram contratados os cantores Padre Antonio Maria e Aline Barros, duas atrações religiosas que encantaram os moradores da região Centro Sul do Ceará. As duas atrações custaram para os cofres públicos a quantia de R$ 137.124,47, conforme cópias dos contratos que podem ser disponibilizadas a quem desejar conferir".

Caderno 3

Jornal: Anatel terá acesso a dados sigilosos de telefonemas

Com o objetivo de modernizar e melhorar a fiscalização para exigir das teles o cumprimento das metas de qualidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está se preparando para monitorar via internet as chamadas telefônicas fixas e móveis no País, obtendo acesso irrestrito a informações sobre números chamados e recebidos, data, horário e duração das ligações, além do valor de cada chamada, divulgou nesta quarta-feira o jornal Folha de S.Paulo.

Segundo advogados consultados pelo veículo, a proposta do órgão é ilegal, já que a Constituição garante privacidade dos registros telefônicos, com exceções permitidas apenas com autorização da Justiça. A Anatel publicou no Diário Oficial, no último dia do ano passado, a compra de três centrais que se conectarão via internet às das operadoras móveis, num primeiro momento, e depois, numa etapa seguinte, nas empresas de telefonia fixa. De acordo com a Folha de S.Paulo, dados cadastrais dos clientes também serão manipulados por funcionários da agência, num prazo de até cinco anos.

Aumento do servidor é aprovado na Assembleia

Os servidores estaduais deverão ter mesmo o reajuste de 5% em seus vencimentos a partir deste mês. A mensagem do Governo Estadual, que trata do assunto e tramitava na Assembleia Legislativa (AL), foi aprovada ontem pelos deputados sem modificações. Agora, resta apenas a sanção do governador Cid Gomes para que o incremento chegue ao bolso do funcionalismo, o que deve ocorrer durante as próximas duas semanas.

Também na sessão de ontem, foram aprovadas, sem quaisquer alterações no texto, as criações das secretarias da Copa (Secopa) e da Pesca e Aquicultura; a alteração de procedimentos relativos à aposentadoria de servidores; e a prorrogação, até janeiro de 2020, do texto que considera que os custos com os serviços de telecomunicações, energia elétrica e demais aquisições para o consumo dos estabelecimentos não podem ser utilizados como crédito na cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Inquérito da PF sobre Erenice Guerra é prorrogado pela terceira vez

O Tribunal Regional Federal (TRF) prorrogou em mais 60 dias o caso sobre as suspeitas de tráfico de influência na Casa Civil, na qual a ex-ministra Erenice Guerra é uma das rés. O suposto crime teria ocorrido em 2009, quando Erenice era secretária-executiva da pasta. A Polícia Federal deve seguir com os depoimentos e com a a análise dos computadores apreendidos na sede do ministério. 

Esta é a terceira vez que o inquérito, iniciado em setembro, foi prorrogado. A primeira prorrogação aconteceu no dia 14 de outubro e a segunda em 24 de novembro. Erenice, que assumiu a Casa Civil no lugar de Dilma Rousseff, teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de seu filho, Israel Guerra. Ele é acusado de usar a influência da mãe para cobrar propina em negociações entre empresas privadas e o governo. Após as denúncias, Erenice pediu demissão do cargo.

Ariadna é a primeira eliminada do 'BBB 11'


A cabeleireira Ariadna, de 26 anos, foi a primeira eliminada do "Big Brother Brasil 11" na noite desta terça-feira (18). A carioca recebeu 49% dos votos para deixar a casa.

A participante, que é transexual, disse ao sair do programa que estava "orgulhosa" de ser a primeira transexual a participar da atração.

"Eu queria aproveitar e dizer uma coisa a todos vocês. Queria dizer que independente de qualquer coisa, sem ressentimento, amo todos vocês. Estou orgulhosa de dizer que sou a primeira transexual do Brasil a participar do programa, a primeira da história deste programa.", falou.

Ela enfrentou no paredão o jornalista Lucival e a bailarina Janaína. Os dois tiveram 27% e 24% dos votos, respectivamente.

O campeão deste ano irá ganhar um prêmio de R$ 1,5 milhão, enquanto o segundo e terceiro lugar receberão respectivamente R$ 150 mil e R$ 50 mil.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidente em Exercício da OAB/Iguatu envia nota ao blog

Em que pese o respeito que tenho pelas instituições pátrias, faz-se necessário no espaço cedido por este matutino, reclamar com toda veemência possível, da péssima situação da estrada Br-116, que liga o município de Jaguaribe à Icó (Ce), num trecho equivalente a 60km, que tem causado danos aos veículos, acidentes, demora de percurso, além de muitos animais soltos a beira da pista.

Já faz tempo que se posta reclamações e comentários acerca da buraqueira instalada na via Jaguaribe\Icó, sem que haja por parte do DNIT qualquer manifestação prática sobre o assunto.

Está uma tarefa para adultos.Está é uma tarefa para cidadãos!Fica o registro!

Fabrício Moreira da Costa Presidente em exercício da OAB\Iguatu-Ce.

'BBB 11': Rodrigo diz que seu pai já teve caso com Gretchen

Rodrigo é pernambucano e já posou nu. Foto: TV Globo/Divulgação

Em conversa no duplex na tarde desta terça-feira (18), Talula perguntou a Rodrigo sobre o divórcio dos pais do pernambucano. "Por que seus pais se separaram?", indagou Talula. Rodrigo explicou que seu pai era um jogador de futebol famoso e, por isso, o casamento não havia dado certo. O brother então contou que seu pai teve um caso com uma famosa cantora brasileira.

"Meu pai era jogador, famosão, teve até um caso com a Gretchen", disse Rodrigo. Talula, por sua vez, comentou que acha a celebridade feia. "Ela tem cara de cavalo", afirmou. O brother rebateu dizendo que, na época, Gretchen era desejada pelo público masculino. "Antigamente ela era top, ela e a Rita Cadillac eram sonho de todos os homens."

O pai de Rodrigo é Paulo Victor, que foi goleiro do Fluminense em 1984, ano em que o time foi campeão brasileiro.

Terra

Morre em Iguatu o humorista "Titico"


Morreu na noite de ontem em Iguatu, por volta das 22 horas, o humorista "Titico". Durante muito tempo ele atuou no programa Plantão Policial apresentado por Pinheirinho na rádio Liberdade AM. 

Titico era "Gago" e sempre cativou o público por conta de sua inteligência.  A morte de Titico foi bastante sentida em Iguatu e na região. O radialista Pinheirinho foi um dos que mais sentiu pela a aproximação que tinha com ele.

O motivo da morte do humorista ainda é desconhecida. Sabe-se apenas que ele deu entrada no hospital regional de Iguatu sentindo bastante dor. Infarto pode ter ocasionado sua morte.

Foto: Quixelô Notícias

Cocaína que seria levada para o Ceará é apreendida

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), com apoio da Polícia Militar de Caarapó, apreenderam na tarde desta terça-feira (18), por volta das 16h30, na rodovia MS-156 na entrada de Caarapó, 31 quilos de cocaína que estavam escondidas em um compartimento no tanque de gasolina de uma Blazer, de cor prata, placas BAC-8989, de Londrina (PR).

O condutor do veículo e proprietário do entorpecente, Luiz Cláudio Salvador, de 42 anos, morador de Londrina, disse ter adquirido a droga em Ponta Porã e que a levaria para Fortaleza (CE), onde cada quilo chega a ser comercializado por até R$ 25 mil. Essa seria sua terceira viagem.

Luiz Cláudio recebeu voz de prisão e foi encaminhado juntamente com a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó.

Presidente do TJ-CE inaugura fórum de Tauá

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira, vai inaugurar, nesta quarta-feira, às 10 horas, o Fórum Doutor Fábio Augusto Moreira de Aguiar, da Comarca de Tauá (Região dos Inahumns).

O prédio tem área de 1.735 metros quadrados e contará com um Juizado Especial e três Varas, além de ambiente para Defensoria Pública, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE). Haverá ainda espaço para arquivo, depósito de bens, estacionamento e salão de júri com capacidade para 108 pessoas.

Segundo a diretora do Departamento de Engenharia do TJCE, Walewska Feitosa Batista, o edifício obedece às normas de acessibilidade. Os banheiros são adaptados e o piso do prédio é podotátil (para portadores de deficiência visual que poderão se orientar por meio do contato dos pés com o piso). Foram construídas rampas e afixadas placas de sinalização. O projeto também otimiza a luz e a ventilação natural.

O ato de inauguração contará com a presença, entre algumas autoridades, do vice-governador Domingos Filho (PMDB), filho de Tauá.

TJ-CE

João Jaime entrega liderança do PSDB na Assembleia

 

O deputado estadual João Jaime comunciou à cupula do partido que não será mais o líder da bancada. Na próxima legislatura, avalia que o melhor é a renovação. Ele disse que sua intenção é fazer parte da nova mesa diretora que terá como presidente Robeto Cláudio, do PSB.

O PSDB terá direito a ocupar a terceira e a quarta secretarias da nova mesa. Jaime quer seru o terceiro secretário. Há articulações para que Teo Menezes fique na quarta secretaria, enquanto Fernando Hugo poderá ser investido na função de líder da bancada.

Aliás, batendo duro na mensagem governamental que quer flexibilizar a liberação de licenciamentos ambientais, Hugo parece já ensaiar essa missão.

A expectativa da tucanada estadual é resolver esse cenário ainda nesta semana. Só falta uma conversa com o presidente estadual em exercício, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, para antecipar reunião que que está marcada para o dia 26.

Eliomar de Lima

MPF pede suspensão de divulgação de resultado do Sisu

 
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu à Justiça Federal que determine a suspensão da divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O MPF/CE quer também que o Ministério da Educação garanta aos estudantes que se submeteram ao Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem) a possibilidade de apresentarem recursos contra as notas obtidas nas provas.

O Sisu oferece 83 mil vagas no ensino superior e utiliza como base a nota do Enem para selecionar os candidatos. Entretanto, estudantes que fizeram o exame apresentaram ao MPF/CE denúncias de irregularidas na divulgação do resultado. Entre os problemas identificados estariam, por exemplo: notas não divulgadas; provas anuladas irregularmente; e candidatos considerados faltosos mesmo tendo feito o exame. Sem as notas esses estudantes ficam impedidos de concorrer às vagas oferecidas através do Sisu

Para o procurador da República Oscar Costa Filho, o Ministério da Educação deve permitir, através do site matido na internet, que os estudantes apresentem recurso contra as notas do Enem. Para assegurar a defesa, o MEC deve disponibilizar os espelhos das provas com as devidas correções. Assim, os candidatos podem conhecer os motivos que levaram à atribuição de cada nota.

O pedido apresentado pelo procurador à Justiça Federal vai integrar ação civil pública já em tramitação na qual foi requerida a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio. Na ação, o Ministério Público Federal também questionou o uso notas de edições anteriores do Enem na seleção para as vagas oferecidades pelas universidades através do Sisu. Os exames anteriores não poderiam ser comparados com o Enem 2010 já que nesta edição pela primeira vez está sendo cobrada a disciplina de língua inglesa. Essa questão ainda aguarda decisão judicial.

Fonte: MPF via Iguatu Notícias

Estado de saúde de Chico Anysio 'é grave', diz hospital


O estado de saúde do humorista Chico Anysio, 79, "é grave" e a pneumonia detectada em seu "pulmão direito não está regredindo", afirmou nesta terça-feira (18) o Hospital Samaritano, em boletim médico.

De acordo com o médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues "o quadro de pneumonia está mais agressivo, pois os germes estão mais resistentes aos antibióticos".

Ainda segundo o boletim, o humorista apresenta "quadro de insuficiência cardíaca" e pressão arterial "muito baixa". Os médicos estão usando um aparelho para monitorar o coração do humorista e outro para auxiliar o paciente a respirar. Ele continua internado na CTI e não está sedado.

Em sua conta no Twitter, a esposa de Chico, Malga di Paula, falou sobre o atual quadro de saúde do humorista. "O estado do Chico é bastante grave. A pneumonia, desta vez, esta sendo muito cruel com ele".

Número de vítimas na Região Serrana já passa de 700

O número de vítimas na Região Serrana do Rio já chega a 704 em seis cidades. Ainda há pelo menos 17 localidades em que só é possível chegar de helicóptero ou carro 4x4.

Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 335 mortos em Nova Friburgo, 278 em Teresópolis, 62 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.

Defensoria Pública no CE pode suspender Sisu

A Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará anunciou que vai entrar com pedido de liminar hoje para que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sejam suspensas até que os candidatos do Enem 2010 tenham acesso ao espelho da correção da folha de respostas e aos argumentos da banca examinadora da redação.

O defensor Carlos Henrique Gondim ainda não sabe se irá ajuizar nova ação civil pública (ACP) ou mover pedido de liminar a partir de uma ACP já existente, com o mesmo objetivo: questionar a legalidade de um subitem do edital do Enem 2010 que não permite ao candidato interpor recursos e obter vistas de provas.

“Existem irregularidades e fundamento legal para que a gente saia vitorioso”, afirmou Gondim. “O Enem deve obedecer os princípios constitucionais que regem um concurso público.” O pedido de liminar será protocolado junto à Justiça Federal no Ceará e, se for concedido, a suspensão vai valer para todo o País.

Iguatu reduz a taxa de mortalidade infantil para 8,66 por cada mil crianças nascidas em 2010

Em 2010, Iguatu registrou o menor índice de mortalidade infantil dos últimos anos, abaixo das médias estadual e nacional. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que a cada mil crianças nascidas no Município, em 2010, apenas 8,66 registraram óbito antes de completar um ano de vida - nesse período morreram apenas 12 crianças contra 42 mortes registradas no ano de 2004, ou seja, de cada mil crianças nascidas naquele ano, 27,28% morriam antes de completar um ano de vida.

Durante um período de 5 anos (2005/2010), a maior queda foi observada entre os anos de 2009 e 2010, quando os números atingiram um percentual de 60%. Esse resultado coloca Iguatu como um dos municípios brasileiros que já conseguiram superar a meta estipulada pela ONU em 2015 que é de 13 óbitos por mil nascidos vivos.

De acordo com o secretário de saúde, Joab Soares, uma das metas da administração municipal era derrubar o índice de mortalidade infantil para a casa de um dígito, e para isso uma grande luta foi travada com esse objetivo, e mesmo com tantos entraves e perseguições políticas nos últimos anos, o município conseguiu atingir mais essa meta.

"Eu só tenho muito a agradecer, e em particular ao prefeito Agenor Neto, que nos deu a oportunidade e acreditou na nossa forma de administrar, aos nossos parceiros da secretaria de saúde que tem entendido, na sua grande maioria, o que a gente quer deles, e aonde a gente quer chegar, já que nós temos procurado fazer uma administração em cima de resultados. Diante de tantos resultados positivos, a nossa certeza é de que essa nossa luta seja reconhecida pela população de Iguatu, e que nunca vai nos deixar na mão. Isso eu tenho a certeza plena", disse o secretário Joab Soares.

Iguatu Notícias

Princípio de rebelião deixa um morto e outro ferido no IPPOO I

Um princípio de rebelião, no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO), localizado na avenida dos Expedicionários, no bairro Itaperi, na capital cearense, resultou na morte do detento Luiz André Alencar Alves, 32, mais conhecido por “André Cabeção”. Carlos Alexandre Pereira de Sousa, 25, também foi ferido durante a confusão que teve início na noite desta segunda-feira (17), quase na mesma hora em que acharam um preso morto no IPPS.

“André Cabeção” foi assassinado com cerca de 32 golpes de cossocos. Carlos Alexandre Pereira foi levado, em uma ambulância do Samu, ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

Soldados do batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados. Devido à iluminação precária no setor onde foi cometido o homicídio, a direção do IPPOO não permitiu a ida dos policiais miliotares, tendo em vista que existia o risco de os detentos estarem armados.

A funcionária do IPPOO, que se identificou por Roberta, informou que a diretora Sandra Helena está reunida com membros da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), para traçar as metas de ação ainda nesta terça-feira (18).

O comandante da 2ª Companhia de Policiamento de Guardas (CPG), tenente-coronel Jarbas Freire, informou que está apenas aguardando a ordem para entrar na presídio e fazer a revista. Ele adiantou que todas as celas serão minuciosamente revistadas.

Jangadeiro Online

Novo fórum de Mombaça é inaugurado pelo presidente do TJCE


O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, inaugurou, no último sábado, 15, o Fórum Cel. José Aderaldo de Aquino, da Comarca de Mombaça. O objetivo principal é oferecer atendimento de qualidade aos jurisdicionados e proporcionar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores.

Para o desembargador Ernani Barreira, "Mombaça é uma fábrica dos melhores magistrados do Ceará, são magistrados que ditam escola e isso muito nos orgulha", disse em referência ao vice-presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa e ao desembargador Abelardo Benevides Morais, ambos naturais do município.

O vice-governador Domingos Filho felicitou a população de Mombaça e disse que o desembargador Ernani deu ampla contribuição para o desenvolvimento da Justiça cearense ao investir na virtualização dos processos. 

O prefeito do município, José Willame Barreto, agradeceu, em nome da população, os esforços do TJCE para a construção do prédio.

Participaram também da solenidade os desembargadores Sérgia Maria Miranda, Manoel Cefas Fonteles Tomaz, Suenon Bastos Mota, Abelardo Benevides Moraes, Clécio Aguiar de Magalhães e Durval Aires Filho; o deputado estadual Osmar Baquit, o juiz Francisco Marcelo Nobre, o promotor de Justiça Guilherme Lima Soares e o defensor público Victor Matos Montenegro.

Novo fórum

O novo Fórum de Mombaça foi construído em uma área de 760m². Abriga uma Vara e um cartório, com área para arquivo, depósito de bens e Salão do Júri. A Vara tem espaço para secretaria, sala do diretor, de audiências e gabinetes para juiz e promotor. Há espaço reservado para o Ministério Público e a Defensoria Pública. TJCE investiu na construção do Fórum mais de R$ 1 milhão na estrutura. O projeto foi elaborado conforme as normas de acessibilidade e tem ainda uma garagem especial, estruturada para fornecer apoio e segurança aos veículos que conduzem detentos.

O POVO

Urca recebe mil computadores doados pelo TCU


A Urca (Universidade Regional do Cariri) recebeu mil computadores doados pelo Tribunal de Contas da União e entregues em Fortaleza pelo ministro Ubiratan Aguiar, que acaba de deixar a presidência do órgão federal. A informação é do reitor Plácido Nuvens, observando que a reunião para a solenidade de doação do material foi realizada na noite da última terça-feira, no Palácio Iracema.

Nuvens informou ainda que receberam também a mesma quantidade de computadores as Universidades Estadual do Ceará e Vale do Acaraú. O reitor informou ainda que já contratou uma empresa para fazer o transporte dos mil computadores da Urca que vão seguir por terra. O transporte, segundo ele, vai ser feito em um veículo de Mudanças Confiança.

Falando sobre a importância dessa nova partida de computadores, disse que significa o aumento e melhora dos equipamentos de tecnologia da informação. “Com mais esses computadores a Urca ficará mais equipada para desenvolver com mais eficiência todos os seus trabalhos ligados a tecnologia da informação e outras coisas mais”, reconhece.

VAGAS

O reitor lembra que o vestibular do ano da Urca foi realizado na última terça-feira, atendendo a oito mil pessoas inscritas na disputa de mil vagas. Informa que a universidade tem dezoito cursos todos de nível superior. Observou que o vestibular foi do modelo tradicional e que o resultado das provas vão sair no próximo dia vinte.

Plácido Nuvens informa que o calendário das aulas de todos os cursos da universidade está sendo elaborado e que o começo do ano letivo vai ser no início de março próximo. O reitor informa que a Urca atravessa uma fase sem maiores problemas, com todas as áreas funcionando a contento e com os recursos correspondendo as necessidades.

Chuvas no Ceará - Defesa Civil não está pronta para emergência no interior

Não precisa que comece a estação chuvosa para alerta nas áreas de risco se as próprias chuvas de pré-estação, desde dezembro, revelam o perigo recorrente. Os desastres causados com as chuvas no Rio de Janeiro e São Paulo servem de alerta para os cearenses.

Nos últimos dois anos o Ceará esteve entre os oito Estados com maior número de desastres notificados. O impasse: em três anos, enquanto a coordenação Estadual de Defesa Civil cresceu e ganhou estrutura própria, as Prefeituras Municipais não têm dado a devida atenção às Coordenações Municipais. Sem estrutura, ou sede própria, os efetivos locais acumulam funções. E quem morava nas áreas de risco ontem padece no mesmo lugar hoje.

Centro-Sul
Até o fim deste mês, haverá reuniões de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Iguatu e Icó com o objetivo de avaliar a situação atual do nível de reservatórios e de áreas de risco, além de definir ações caso ocorram na quadra invernosa deste ano, inundações e desalojamento de famílias das áreas ribeirinhas. "Já temos um plano traçado no ano anterior e vamos fazer algumas adaptações", frisou o integrante da Comdec de Icó, Gildomar Gonçalves. Nos demais Municípios ainda não há data prevista para planejamento das ações para este ano.

Na cidade de Icó, a maior preocupação é com o Rio Salgado. Em Iguatu, é com o Rio Jaguaribe. O tenente Marcos Acácio, da 1ª Seção do Corpo de Bombeiros, informou que a unidade atende a 14 Municípios da região e dispõe de um efetivo de 47 homens, oito viaturas e de um barco a motor.

Deputados aprovam criação da Secretaria Especial da Copa e da Pesca e Aquicultura


Foram aprovadas, na tarde desta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, durante reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; Indústria, Comércio, Turismo e Serviço e Seguridade Social e Saúde, propostas inclusas na mensagem 7.230/2011, de autoria do Poder Executivo.

Entre propostas aprovadas na reunião, está a da criação da Secretaria Especial da Copa 2014 e a Secretaria de Pesca e Aquicultura.

Estiveram presentes à reunião, além do presidente da CCJR, deputado José Sarto (PSB), os deputados João Ananias (PCdoB), José Albuquerque, Roberto Cláudio e Sérgio Aguiar (todos do PSB), Ronaldo Martins (PRB), Nenên Coelho, Teo Menezes e Osmar Baquit (todos do PSDB), Dedé Teixeira (PT), e Edísio Pacheco (PV).

Jangadeiro Online

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Aliado da deputada eleita Mirian Sobreira (PSB) afirma ser "tresvalia" a tentativa de cassarem o seu diploma


O vereador João Inácio ligado politicamente a deputada eleita Mirian Sobreira (PSB), em Iguatu, disse no seu programa de rádio, hoje, ser "tresvalia" o que estão fazendo com sua aliada. Ele fez a colocação baseado no processo de cassação de diploma da deputada. 

Tal colocação do vereador João Inácio pegou mal principalmente, levando-se em consideração que o caso está sendo apurado por pessoas seríssimas, dentre elas, o procurador regional eleitoral, Alessander Sales e pelo próprio relator do processo, no caso, o juiz federal  Jorge Luis Girão Barreto.

O processo contra a deputada eleita Mirian Sobreira deve ficar concluído num prazo de um ano. Até lá muita gente vai "tresvariar" como diria o vereador João Inácio.

'BBB 11': Ariadna promete nadar pelada se ficar na casa


A polêmica Ariadna prometeu aos brothers que vai nadar pelada se não for eliminada e caso veja sua mãe na plateia do paredão que acontecerá na noite da próxima terça-feira (18). Talula brincou que irá cobrá-la e a sister garantiu que cumprirá sua palavra. 

Ariadna também lamentou que Cristiano ainda não conversou com ela sobre sua indicação ao paredão.

Procuradoria acusa políticos do TO de abuso de poder nas eleições

A Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins entrou no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com uma ação contra o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB); Raimundo Wilson Ulisses Sampaio, conhecido como Raimundo Palito (PP); Marcelo Miranda (PMDB); o ex-secretário estadual de Saúde Francisco Melquíades Neto; e o diretor-presidente da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, Edson Gabriel da Silva, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010. 

Segundo o Ministério Público, eles teriam convocado cerca de 1.300 empregados da empresa Litucera para reuniões políticas, nas quais foi veiculada propaganda negativa contra o então candidato a governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), que venceu o pleito, e enaltecida a candidatura de Gaguim, Raimundo Palito e Miranda --que concorreram, respectivamente, a governador, deputado estadual e senador na última eleição. Apenas Gaguim não venceu o pleito. 

Cid e bancada cearense declaram apoio a Marco Maia para presidência da Câmara Federal

O governador Cid Gomes recebeu nesta segunda-feira, 17, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o deputado federal Marco Maia (PT-RS), candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Cid e toda a bancada federal do Ceará declararam apoio à reeleição de Maia.

"Tenho certeza que o deputado Marco Maia fará um grande trabalho na Presidência da Câmara. A nossa expectativa é que a Câmara possa servir ao melhor propósito de um planejamento que leve o Brasil a seguir com os avanços iniciados com o governo do presidente Lula e que se intensificarão com o governo da presidente Dilma", disse o governador Cid Gomes. Durante o encontro, Cid entregou um manifesto assinado pelos deputados federais cearenses apoiando a eleição de Maia.

Para o deputado Marco Maia, o apoio dado pelo governador Cid Gomes, foi decisivo para fortalecer sua candidatura. "Recebi o apoio com muita alegria e sei da responsabilidade que teremos à frente da presidência da Câmara. Os interesses do Ceará estão conectados com os interesses do Brasil", afirmou.

O encontro teve também a participação de deputados federais do Ceará, diversas lideranças políticas do Estado e com os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Eduardo Gomes (PSDB-TO), Paulo Teixeira (PT-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Morre genitor do presidente licenciado da OAB Iguatu, Romualdo José de Lima

Faleceu hoje, em Fortaleza (CE), vítima de parada cardíaca, o senhor Manoel José de Lima, genitor do presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Iguatu (CE), Romualdo José de Lima.

O velório ocorrerá durante todo o dia de hoje em Iguatu, na residência do falecido, com enterro agendado para esta terça-feira, pela manhã.

Em nome da OAB, de seus funcionários e colegas advogados, emprestamos ao nosso colega e presidente Dr. Romualdo José de Lima, a nossa incondicional solidariedade, certo que o mestre Jesus de Nazaré saberá confortar a família e seus amigos.

Obs: avisamos aos interessados, que a sede da OAB\Iguatu, permanecerá fechada por todo o dia (segunda-feira) e, que os compromissos assumidos para esta data, serão remarcados

Fabrício Moreira
Presidente Interino da OAB/Iguatu

Condutor de motoneta tem de portar habilitação e usar capacete

A condução de ciclomotor ou motoneta (até 50 cilindradas) só pode ser   feita por quem é habilitado legalmente com a Carteira Nacional de Habilitação (CTB), categoria A, ou a Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), ambas emitidas pelo Detran. Por isso, é obrigatório portar a CNH Categoria A ou a ACC e o uso do capacete. Quem for abordado por equipes de fiscalização de órgãos executivos de trânsito conduzindo motoneta sem habilitação ou ACC e sem capacete terá o veículo apreendido e rebocado para o depósito do Detran.

O procedimento para obtenção desses dois documentos é idêntico: matrícula em Centro de Formação de Condutores (CFC) ou auto-escolas, pagamento de taxas com os mesmos valores e a frequência de aulas com a mesma carga horária. A única diferença é que o candidato faz o exame prático em uma moto (a partir de 125 cilindradas), para CNH categoria A, e em ciclomotor para a ACC.

Os ciclomotores ou motonetas não têm registro obrigatório no Detran, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. A legislação de trânsito determina ainda que esse tipo de motoneta não pode circular em vias de trânsito rápido, como em rodovias federais (BRs) e estaduais (CEs). Por isso, sua circulação é restrita à zona urbana.

O CTB estabelece ainda que a Prefeitura Municipal pode regular a circulação de veículos com tração animal, humana ou motor até 50 cilindradas, procedendo o registro desses três tipos de veículos. Caso o gestor municipal decida por fazer esse registro, bicicletas, carroças e ciclomotores passariam a circular com placas concedidas pelo poder público municipal.

Governo do Ceará

Morada Nova: quadrilha armada invade fazenda e leva empresário

Seis homens fortemente armados invadiram a Fazenda Barbosa, na localidade de Sítio Sossego, entre o distrito de São João do Uruaru e Morada Nova, e levaram o dono de uma empresa que presta serviços à Coelce na cidade. O fato ocorreu na noite deste domingo (16).
Segundo testemunhas, os marginais estavam em um Astra de cor branca. Os bandidos são altos e estavam encapuzados. O diretor da Divisão Anti-Sequestro (DAS), delegado Andrade Júnior, confirmou que está no local do crime desde o final da noite passada.

Andrade Júnior salientou que, pelas condições como o crime aconteceu, já pode ser considerado sequestro, apesar de ainda não ter havido pedido de resgate.

Desde o momento em que chegou à fazenda, Andrade Júnior e os inspetores da DAS tentam manter contato com os familiares do empresário, no entanto nenhum deles foi localizado. “A gente compreende a situação da família”, disse o delegado.

No início da tarde desta segunda-feira (17), porém, os familiares do empresário mantiveram contato com os policiais, solicitando a eles que ficassem afastados do caso. Apesar de a família ter dito que não foi pedido resgate, a solicitação de afastamento deixa claro que se trata realmente de um sequestro.

Em novo contato, Andrade Júnior informou que a DAS conta com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Jangadeiro Online

Equivocada...

Pão e circo

Todo mundo deu em cima nos R$ 5 milhões investidos por Luizianne Lins para o Réveillon (o que ela errou redondamente, é claro), mas ninguém quis saber quanto as prefeituras do Ceará gastaram. Exemplo? A de Iguatu, na mesma época, trouxe Kelly Key e Carla Perez, que sorri muito mas faz apenas requebrar seus inúteis esqueletos. Animação zero à esquerda, inadmissíveis para uma festa de final de ano, mas ainda para criançada, com 90% presentes. O Tribunal de Contas do Município, de olho no lance, certamente vai investigar esses absurdos pagos com o dinheiro público. A população quer diversão e arte, mas também quer serviços essenciais como prioridade.

Cá pra nós
Os festejos de final de ano em Iguatu foram comemorados com os cantores Padre Antonio Maria e Aline Barros. A informação repassada a jornalista Regina Marshall de  que Carla Perez e Kelly Key estiveram aqui no final de ano está equivocada. Resta saber quem apadrinhou o feito.

Policial do Ronda de Quarteirão de Iguatu morre em acidente de moto


Policial do Ronda de Quarteirão de Iguatu, morre em acidente de moto. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17, na Rua Floriano Peixoto, centro da cidade, por volta das 6h30. Francisco Ítalo Nunes, 23 anos, ao guiar sua motocicleta XTZ 250, placa NRB 0470, bateu violentamente na lateral de um caminhão de gás.

De acordo com informações, a vítima tentou ultrapassar o caminhão, que teria dobrado sem dá sinalização.

O corpo de Bombeiros foi acionado ao local e imediatamente conduziram a vítima ao Hospital Regional de Iguatu, onde recebeu atendimento de emergência, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

Iguatu Notícias

Multas superam R$ 155 mil por dia no Ceará em 2010


Os motoristas cearenses pagaram um valor superior a R$ 155 mil diariamente em multas de trânsito aos principais órgãos fiscalizadores do Estado, no ano passado. O montante arrecadado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) ultrapassou a cifra de R$ 56,6 milhões, número 1,3% inferior ao de 2009, quando o lucro com as infrações superaram os 57,4 milhões.

Uma média aproximada de R$ 50 mil é paga diariamente ao Detran-CE por condutores de veículos que cometem infração no Ceará. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, anualmente, os recursos advindos dessa fonte respondem por 18% do seu orçamento, que foi, em 2010, de R$ 100 milhões. Ou seja, as multas geraram uma receita de R$ 18 milhões no ano passado, valor que é bem superior se comparado ao arrecadado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas inferior ao montante acumulado pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), de Fortaleza.

Conforme a assessoria do Departamento, não existe um aumento significativo no montante anual contabilizado pelo órgão com infrações. O número delas, lavradas no período de janeiro a dezembro de 2010, foi de 48.243, quantidade bem inferior à registrada em 2009, quando foram lavradas 71.564, mas no mesmo patamar daquela de 2008, que foi de 47.392. Por mês, houve uma média de 4.020 registros, o que não quer dizer, na prática, que todas as autuações finalizaram em pagamento de multas. Muitas vezes, os condutores entram com recursos judiciais ou, simplesmente, tornam-se inadimplentes.

DN

PSDB comemora aumento de R$ 100 milhões nas verbas públicas para o Fundo Partidário

O aumento de R$ 100 milhões nas verbas públicas que alimentam o Fundo Partidário foi comemorado pelo presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). “Quanto mais recurso público, melhor”, afirmou. “Os partidos ficam menos sujeitos a pressões.”

O Estado revelou, nesta sexta-feira (14), que o Congresso, no final do ano passado, inflou de R$ 165 milhões para R$ 265 milhões o repasse de recursos públicos para o Fundo Partidário, o que permitirá a “estatização” das dívidas da campanha eleitoral de 2010.

Guerra, porém, nega que a intenção do PSDB seja usar o Fundo Partidário para quitar débitos herdados da corrida eleitoral do ano passado. Segundo ele, os recursos extras – com o aumento, a cota do PSDB saltou de R$ 18,93 milhões para R$ 30,34 milhões – será usada em diferentes projetos da legenda.

Plantão de polícia registra homicídio no açude Trussu em Iguatu

O plantão de polícia registrou ontem, por volta das 17 horas um homicídio à faca no açude Trussu em Iguatu. A vítima foi identificada como José Sivanei Calixto, 22 anos. Ele foi atingido com um golpe de faca no tórax. 

Apesar de ter sido socorrido a vítima não resistiu ao ferimento. O autor do crime foi identificado como "Cumpadre Antonio" que está sendo procurado pela polícia.

Cearense preso em Roraima diz que PCC possui ramificação no Ceará

O cearense José Hermínio Coutinho, o Zé Hermínio, 51, foi preso neste sábado (15), em Boa Vista, após policiais da Divisão de Capturas da Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima confirmarem que ele se tratava de um foragido da Justiça do Ceará, pela prática de homicídio, no município de Novo Oriente (388 quilômetros de Fortaleza), há 14 anos.

Segundo o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário de Roraima, René de Almeida, a polícia chegou ao cearense após denúncia anônima. De acordo ainda com o diretor, o acusado foi cercado em sua residência, no bairro Pricumã, e não reagiu à prisão.

Em depoimento, o cearense confirmou que teria assassinado Francisco Gerson da Silva Teixeira porque seus familiares estariam jurados de morte por pessoas ligadas à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), que teria ramificação no Ceará e em outros estados.

Zé Hermínio contou ainda que, após o crime, fugiu para São Paulo e depois para o Suriname (norte da América do Sul), onde viveu por 12 anos como garimpeiro. Segundo a Polícia, o cearense estava há seis meses em Boa Vista.

A Polícia cearense já teria sido avisada da prisão de Zé Hermínio, por meio da Polinter (Polícia Interestadual). No site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) consta o mandado de prisão em desfavor do acusado, pelo crime em Novo Oriente. Zé Hermínio poderá ser enviado ao Ceará até o fim do mês.

 Folha de Boa Vista

Encontro reúne em Jucás correspondentes


Dezenas de radialistas e jornalistas das regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns participaram do IV Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Ceará, realizado, neste fim de semana, nesta cidade, no Pólo de Lazer Cely Correia. O evento foi promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) e pelo Sindicato dos Correspondentes de Rádios, Jornais e TVs do Estado do Ceará (Sincorce). A comunicação no Interior, a falta de segurança pública e preservação ao meio ambiente foram temas debatidos durante o encontro.

O presidente interino da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da região Centro-Sul, Fabrício Moreira, mostrou que apesar dos esforços do governo, houve um aumento da violência, com crescente onda de assaltos a bancos, correios, casas lotéricas e roubos nas cidades do Interior. "É preciso ampliar o policiamento ostensivo e melhorar o serviço de inteligência da Polícia Militar", disse.

Moreira criticou a concentração de policiais militares nos corredores bancários, no Centro das cidades, e a ausência nos bairros das periferias. "Os bancos é que têm de custear a segurança de seus estabelecimentos", defendeu. Elogiou a implantação do programa Ronda do Quarteirão e reivindicou a ampliação do projeto Raio nas cidades do Interior.

O coordenador executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, Jorge Moura, falou sobre sustentabilidade ambiental e demonstrou que há um conceito errôneo de que o progresso não pode ocorrer com a preservação do meio ambiente. "É possível obtermos desenvolvimento sem destruir a natureza", frisou. "Infelizmente, muitas pessoas e autoridades ainda pensam de modo equivocado".

A experiência acerca do pacto ambiental, em andamento na região dos Inhamuns e no sertão de Crateús, foi esplanada por Moura.

A construção de um aeroporto regional para região Centro-Sul foi defendida pelo presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor. "Temos potencial e necessidade para implantação de um novo terminal", frisou.

Os presidentes da Aceji, João Ferreira, e do Sincorce, Alfredo Costa, avaliaram como positivo o encontro de Jucás. "O nosso objetivo é promover um momento de confraternização entre os profissionais e discutir temas de interesse da coletividade", disse Costa. Por ocasião do evento, o jornalista e correspondente do Diário do Nordeste, Honório Barbosa, o colaborador, Richard Lopes, e o diretor geral de programação da TV Verdes Mares, Edilmar Norões, foram homenageados com a entrega de diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados ao jornalismo no interior.

O próximo encontro da categoria será realizado na cidade de Barroquinha, região Norte do Ceará.

Diário do Nordeste

TIM não pode vender novas linhas no RN

Uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte proibiu a operadora de telefonia celular TIM de comercializar novas assinaturas, habilitar novas linhas ou fazer portabilidade de acesso de outras operadoras. 

Em caso de descumprimento, a operadora pagará multa de R$ 100 mil por cada nova linha. A proibição perdurará até que a empresa comprove a instalação e perfeito funcionamento dos equipamentos necessários para atender às demandas dos consumidores no Rio Grande do Norte. Em nota oficial, a empresa se limitou a informar que foi notificada sobre a decisão judicial na tarde de ontem e que está avaliando as medidas cabíveis. 

A decisão foi do juiz federal Magnus Augusto Delgado, da 1ª Vara Federal, em atendimento a um pedido formulado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma ação judicial. O magistrado determinou que no prazo de 30 dias a TIM apresente o projeto de ampliação da rede, nos moldes a atender as necessidade, inclusive com a proposta já tendo a concordância da Anatel.

O juiz Magnus Delgaldo fixou multa de R$ 100 mil a ser paga pela TIM para cada linha que seja vendida pela empresa ou para cada implementação de portabilidade de códigos de acesso de outras operadoras para a TIM. Os valores pagos pela multa serão revertidos para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Começam hoje inscrições para vagas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação, abre hoje as inscrições para vagas em instituições públicas com base na nota do Enem 2010.

Até terça-feira, os candidatos podem se inscrever para concorrer a 83.125 vagas em 83 universidades.

As inscrições devem ser feitas em sisu.mec.gov.br. Em todos os dias, o sistema estará aberto das 6horas às 23h59min.

Na maioria dos casos, as oportunidades são para ingresso em cursos no primeiro semestre, mas, em algumas instituições, também há vagas para o segundo semestre.

Na inscrição, é possível escolher duas graduações e selecionar uma delas como primeira opção. Ao final de cada dia, é divulgada a nota mínima para aprovação, que pode mudar até terça-feira. Nesse período, os candidatos podem ainda alterar as suas opções.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema unificado seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados.

Serão feitas três chamadas. A cada uma delas, os aprovados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição. Os candidatos selecionado em primeira opção não serão convocado nas chamadas seguintes, mesmo que deixem de fazer a matrícula e percam a vaga.

Ao final das três chamadas, caso ainda haja oportunidades, haverá uma lista de espera gerada pelo sistema.