quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Projeto permite a órgão municipal fazer ocorrência sobre acidente

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6295/09, do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que concede aos órgãos de trânsito dos municípios competência para elaborar e encaminhar boletins de ocorrência de acidentes de trânsito. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O autor argumenta que o texto atual do Código não define de quem é a responsabilidade de descrever o que aconteceu num acidente de trânsito.

Ponto de vista

Lelo Coimbra explicou que o código previa essa competência para as polícias militares, que são estaduais. Com a municipalização do trânsito, o dispositivo foi vetado pelo presidente da República, ficando uma lacuna.

Hoje, os envolvidos num acidente fazem o boletim de ocorrência relatando o que ocorreu de acordo com seu ponto de vista. "Desta forma, estando ambos com a razão, ninguém assume o erro e não há autoridade para informar sobre o acidente. Em razão disso, as seguradoras não pagam, não autorizam os reparos ou atrasam o quanto podem a solução do problema", afirma.

Divulgada a programação da Semana do Município de Iguatu

Iguatu está completando 157 anos de história, marcada por muito trabalho, união e crescimento. Para comemorar esse anivérsário especial, a Prefeitura preparou um presentão de programação, com grandes shows, ordens de serviço, inaugurações de obras, atrações culturais e muito mais. Confira a programação completa clicando no folder abaixo.


Vai chover pouco no Ceará nos próximos três meses, prevê Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), a previsão oficial da quadra chuvosa no Ceará para os próximos três meses – fevereiro, março e abril. Segundo a Funcema, há 45% de chances do Estado ter chuvas abaixo da média no trimestre que vem pela frente. Há 35% de chance de chover em torno da média e ainda 20% das chuvas serem fortes.

PEC estabelece promoção automática para PMs a cada cinco anos

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 423/09, do deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), insere no texto constitucional critérios de promoção dos policiais militares. Pelo texto, a cada cinco os policiais serão promovidos automaticamente de posto ou graduação.

A promoção, no entanto, é condicionada à participação em cursos preparatórios. Atualmente, a Constituição determina que as patentes dos oficiais sejam conferidas pelos respectivos governadores.

Pela proposta, os cursos exigidos para a ascensão na carreira deverão ser oferecidos pelas instituições militares. E a carreira dos policiais militares será composta pelos seguintes postos:
- Soldado;
- Cabo;
- Terceiro-Sargento;
- Segundo-Sargento;
- Primeiro-Sargento;
- Subtenente;
- Tenente.

Na opinião de Marcelo Serafim, a alteração possibilitará, entre outras coisas, a reestruturação administrativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a criação de novas unidades de policiamento e melhoria da gestão.

Juazeiro do Norte-CE: Mais um venerável maçom morre em menos de uma semana



O comerciante Francisco Brandão Araújo, de 65 anos, que morava na Rua São Paulo, no centro de Juazeiro do Norte, morreu por volta das 20h30min desta quarta-feira em sua residência. Ele vinha se tratando de um câncer de próstata detectado há um ano, inclusive, em janeiro de 2009 havia se submetido a uma cirurgia. Ele foi Venerável da Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos 85 e faleceu menos de uma semana após a morte do também ex-venerável Subtenente Manoel Elias de Souza vítima de acidente com sua motocicleta.

Natural do município de Forquilha, ele chegou a Juazeiro no ano de 1972 com apenas 28 anos de idade para gerenciar a empresa Jonas Gomes de Freitas, cujos proprietários são, hoje, donos do North Shopping Center de Fortaleza. Quando o proprietário Jonas Gomes faleceu em 1981 ele adquiriu a empresa dos herdeiros surgindo daí o Armazém Brandão, que funcionou na Rua São Pedro, 966 no centro de Juazeiro vendendo estivas e cereais.

A gratidão ao seu patrão anterior foi tão grande que o primogênito do seu casamento com Bernardina Maria Siqueira recebeu o nome de Jonas, vindo, depois, outros dois filhos: Araújo e Verônica. Ultimamente, o seu comércio era na Rua São Paulo. Brandão, como era conhecido, tinha por hábito ficar na porta do seu estabelecimento comercial abolindo mesas e birôs. Ele costumava cumprimentar as pessoa, conversar e atender ele mesmo os seus clientes.

Além de maçom, ele foi membro atuante do Rotary Clube de Juazeiro do Norte e gozava de um estreito vínculo dado o seu prestígio com a sociedade juazeirense. O velório acontece no Centro de Velório Anjo da Guarda e o seu sepultamento está marcado para as 17 horas desta quinta-feira no Cemitério Parque das Flores logo após missa de corpo presente prevista para as 16 horas.

Miséria

Aposentado é morto a tiros em Icó



No município de Icó um aposentado por invalidez foi assassinado com um tiro de revólver na noite desta quarta-feira. O crime aconteceu na Rua Senhor do Bonfim tendo como vítima Elon Borges Vilarouca Neto, de 31 anos, mais conhecido como Netinho.

Ele foi alvejado com um tiro na cabeça quando chegava em sua residência onde estiveram os inspetores da Polícia Civil Rubens, Egberto Cruz e Nogueira juntamente com policiais militares. Segundo a polícia, o principal acusado do homicídio foi identificado apenas por "Clertinho" que fugiu em uma moto tomada de assalto de um popular. Trata-se de uma Suzuki de cor prata e placa HYT-9466, inscrição do Ceará.

No ano passado, o aposentado tinha sofrido um atentado a bala quando chegava em casa. Segundo informações preliminares, Netinho, que era bastante conhecido em Icó, foi morto por conta de uma rixa com o acusado, pois teria agredido-o certa vez. Testemunhas disseram que o suspeito estava sentado perto da casa da vítima à sua espera. Netinho tinha uma perna amputada por conta de um acidente de moto. Hoje, o Delegado Regional de Icó, José Gonçalves de Almeida vai proceder a instauração de inquérito policial a fim de apurar o caso.

Miséria

Prefeito de Iguatu Agenor Neto concede entrevista a rádio Brasil FM de Icó

O prefeito de Iguatu (CE), Agenor Neto, juntamente com o advogado Fabrício Moreira e o ex-prefeito de Icó, Jaime Júnior, estarão ao vivo, hoje, na emissora Brasil-FM\106,7, onde serão entrevistados pelo showman do rádio Rubens Brasil, campeão de audiência nas regiões Salgado e Centro-Sul do Estado do Ceará.

O internauta poderá ouvir pela internet: http://www.radiobrasilfm.net/

Novo caso: porco nasce com aparência de elefante em Santana do Acaraú


 
A dona de casa Maria Eliane Monte, 43, de Santana do Acaraú, teve uma surpresa na manhã de terça-feira, 19, depois de acompanhar o parto de sua porca e observar que um dos filhotes nasceu com uma tromba parecida com a de um elefante.

O filhote de porco nasceu vivo e morreu minutos depois, segundo o agricultor Raimundo Roseno. O fenômeno atraiu a presença de inúmeras pessoas ao local para observar o animal com a anomalia.

Esse não é o primeiro caso de filhote de suíno que nasce com características de elefante. Outro caso já foi noticiado, quando um filhote de porco nasceu com aparência de elefante no município de Mombaça no início de janeiro.
 
O Povo Online

População sem interesse pelas eleições

 Nos bastidores, os partidos e possíveis candidatos começam a se mobilizar para ganhar visibilidade e garantir os apoios necessários para a disputa.




Jangadeiro Online

Ceará confirma terceira morte por nova gripe

A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou, nesta quarta-feira (20), a terceira morte provocada pela nova gripe no estado.

A vítima é uma mulher de 24 anos que estava grávida de seis meses. Segundo a Secretaria, ela chegou a ficar internada por duas semanas em Fortaleza, antes de morrer no dia 9 de janeiro.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (20), pelo concurso número 1.146 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados:

06 – 10 – 28 – 33 – 34 – 53

Segundo a Caixa, 53 apostas acertaram cinco números e cada uma vai levar R$ 18.010,80.

Outras 3.641 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 374,53.

Segundo a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é R$ 4 milhões.

Chuva de granizo em Iguatu

Por volta da meia-noite de terça para ontem, a dona de casa Antônia Lopes, 60, e outros moradores do Sítio Cardoso, na zona rural de Iguatu, foram surpreendidos por um forte vento, seguido de uma chuva de granizo. ``Eu estava assistindo um filme, quando a chuva veio com bastante vento. Aí ouvimos cair nas telhas aquelas pancadas, como se estivessem jogando bila lá em cima``, descreve dona Antônia. Segundo ela, foram dez minutos de granizo e, em seguida, continuou chovendo. Ela não ouviu falar de prejuízos na região.

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Eduardo Peixoto, quando a chuva é intensa existe a possibilidade de granizo.``Na verdade, o granizo está presente dentro das nuvens em todas as grandes tempestades. Dependendo do peso da pedra e da temperatura, as pedras podem atingir a superfície``, explica.

Peixoto destaca que chuva de granizo não é tão comum assim, mas já houve ocorrências no Estado nos últimos anos. ``Como hoje existe uma ênfase sobre os fenômenos climáticos, as pessoas ficam mais atentas, com medo. Antes as pessoas não ligavam tanto para a gente``, afirma. Conforme Peixoto, não há como prever se haverá novas chuvas de granizo. Além disso, para que a Funceme registre a ocorrência de chuva de granizo, depende das ligações da população.

O Povo

Forte ventania destrói 10 hectares de bananal em Iguatu



Mais uma vez produtores de banana, na localidade de Cardoso, zona rural deste município, sofreram prejuízos em decorrência de fortes ventos que destruíram cerca de 10 hectares da variedade da banana pacovan, que cresce até dez metros de altura. Há um ano, uma ventania causou destruição do bananal numa proporção bem maior, atingindo cerca de 80 hectares e 100 produtores.

Desta vez, os estragos foram menores, mas o suficiente para trazer novos prejuízos. Os 20 produtores atingidos também sofreram perdas no ano passado. O produtor Antônio Marcos Gonçalves Siebra tem um plantio de 2 hectares de banana da variedade pacovan e contou que a ventania derrubou cerca de 30% do bananal. "O meu prejuízo é de R$ 5 mil", disse. "Tivemos perda em dois anos seguidos. No ano passado, foi dez vezes maior".

Projeto cria licença para quem trabalha na mesma empresa há 5 anos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6138/09, do deputado Iran Barbosa (PT-SE), que concede ao trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5452/43) o direito de se afastar do serviço por 30 dias, sem prejuízo da remuneração, a cada cinco anos trabalhados na mesma empresa ou em instituições que pertençam ao mesmo grupo econômico. É a chamada licença retribuição.

Segundo o autor, pelas regras atuais, um empregado, ao final de um mês de 31 dias, recebe salário referente a apenas 30 dias. No decorrer de cinco anos, são cerca de 30 dias trabalhados gratuitamente. A proposta, de acordo com Barbosa, cria uma contraprestação mais justa pelos serviços executados.

Conversão em dinheiro

O texto prevê que o empregado poderá optar entre usufruir a licença retribuição ou solicitar sua conversão em dinheiro. Já o empregador terá o prazo de um ano, após concluído o quinquênio trabalhado, para conceder a licença - caso esta tenha sido a preferência do trabalhador.

Pela proposta, as faltas injustificadas ao serviço não poderão ser descontadas dos dias referentes à licença retribuição.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Validade do concurso para médicos é prorrogado até 2012

O Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 19 de janeiro de 2010 publicou o edital de prorrogação do concurso da Secretaria da Saúde do Estado, realizado em 2006 para os cargos de médico. O concurso ofereceu 1.164 vagas para médicos. Os candidatos aprovados foram convocados e nomeados nos meses de maio e junho de 2008. A prorrogação do concurso vai permitir a Sesa preencher vagas abertas por exonerações a pedido ou desistência dos candidatos aprovados. Neste mês de janeiro, quatro neurologistas classificados remanescentes do concurso de 2006 foram nomeados para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em vagas abertas por candidatos já convocados.

Participe da enquete: Você é a favor da emancipação dos distritos de Santa Felícia e Trussu em Acopiara?

O blog quer saber, de forma antecipada, se a população de Acopiara é a favor ou não das emancipações dos distritos de Santa Felícia e Trussu.
Uma nova enquete está no ar para que o internauta possa opinar.
Os dois distritos precisam contar com os apoios de outros para conseguirem a emancipação, ou seja, Santa Felícia depende de Santo Antonio e Trussu, São Paulinho.

Municípios cearenses poderão requisitar emancipação a partir de 1º de fevereiro

A partir do dia 1º de fevereiro, os gestores municipais vão poder requisitar ao Governo do Estado estudos de viabilidade para criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios. É o que permite a lei da emancipação, que no final de 2009 foi modificada pela lei complementar do deputado Domingos Filho.

Com a aprovação da nova lei, o Ceará pode passar dos atuais 184 municípios para mais de 200.

Para que os municipios sejam emancipados, precisam atender alguns requisitos. O número de habitantes deve ser superior a 8 mil e mais de 40% da população deve estar apta a votar. Os municípios também terão que provar, entre outras exigências, que possuem autonomia em infra-instrutura e viabilidade econômica.

Questionamentos

O decreto vem gerando alguns questionamentos, um deles é sobre o fundo de participação dos municípios, verba federal de valor único repassado às prefeituras.

Aposentada salva criança e morre eletrocutada em Iguatu

Hoje, por volta das 11 horas da manhã, na rua Edmilson Correia, em Iguatu foi vítima fatal de um choque elétrico a aposentada Ivonete Pereira, 67 anos.

Ela recebeu uma forte descarga elétrica após salvar uma criança que tomava banho.

A idosa foi levada ao hospital regional, mas não resistiu. A menor também foi socorrida e passa bem.

O corpo da aposentada foi levado para o IML de Iguatu.

Iguatu.Net

Maníaco revela que o crime de Alanis foi encomendado

Antônio Carlos dos Santos Xavier, conhecido como ‘Maníaco do Canal’, acusado de raptar e matar a pequena Alanis Maria (5), rompeu o silêncio e falou pela primeira vez sobre o caso. Em entrevista exclusiva à TV Jangadeiro, ele revelou pontos surpreendentes: o crime teria sido encomendado por três pessoas; ele apenas levou a criança da igreja do Conjunto Ceará até o matagal, pois receberia R$ 5 mil pelo serviço.

O motivo do rapto de Alanis seria obter dinheiro de um familiar de Alanis, que deveria R$ 15 mil para as pessoas que encomendaram o crime. Na entrevista ao jornalista Chagas Vieira, o Maníaco do Canal disse que não pode revelar o nome dos envolvidos para preservar a namorada dele. Ele chegou a chorar durante a conversa e comentou que não mereceria estar vivo.

O rapto

Antônio Carlos disse que foi à missa com o propósito de pegar a criança. Ele não conhecia Alanis Maria, mas recebeu a confirmação de um homem que estava do lado de fora da igreja do Conjunto Ceará. Ele não revela quem é essa pessoa.
Ele lembrou que sentou do lado de fora da igreja e ficou comendo pipoca. Segundo Antônio Xavier, Alanis estava brincando com duas meninas e veio na direção dele. O maníaco teria oferecido pipoca e a criança aceitou a oferta.

Depois disso, Antônio Xavier chamou Alanis para ir ao polo de lazer do Conjunto Ceará para passear. A criança teria falado que os pais brigariam com ela, mas ele disse que não. Ela acabou cedendo. Ele, então, pegou uma moto com a criança na frente e saiu do bairro.

Logo em seguida, o acusado abandonou a moto, pegou um transporte alternativo com a garota, descendo na avenida José Bastos e pegando um carro até o Montese.

Ele disse ter ficado esperando uma ligação do celular para levá-la até o terminal do Antônio Bezerra. De lá pegou o ônibus da linha Paranjana e desceu no matagal. Nesse momento, Antônio teria entregue a menina para outro homem, que teria cometido o crime. Ele teria cedido matá-la após não ter conseguido do dinheiro de um parente da vítima.

Jangadeiro Online

Lula sanciona lei da tarifa social de energia elétrica

A partir desta quarta-feira, cerca de 22,5 milhões de famílias com renda de até três salários mínimos pagarão tarifa de energia subsidiada pelo governo federal. A medida está prevista na da Lei de Tarifa Social de Energia Elétrica, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Pela lei, índios e quilombolas que tenham consumo mensal de até 50 kW estarão isentos do pagamento. A legislação também cria condições especiais de pagamento para portadores de deficiência e idosos com mais de 70 anos. Para tanto, essas pessoas terão que comprovar que não têm recursos para pagar a conta.

Segundo Lobão, até agora o critério para isenção ou subsídio do pagamento tinha como base o consumo. A partir de agora, a concessão desses benefícios se dará com base na renda do usuário, ou seja, quem ganha até três salários mínimos.

A lei recebeu três vetos. Um deles foi a ampliação pelo Congresso da incidência do PIS Cofins. Para o governo, os benefícios concedidos já são amplos e a medida não se justifica, disse Lobão.

O presidente também preservou o instrumento que permite aos Estados beneficiar-se do sistema interligado único, que havia sido derrubado pelo Congresso.

Com o terceiro veto, foram equiparadas as famílias de quilombolas e de índios com consumo mensal superior a 50 kW aos consumidores de baixa renda, com direito aos mesmo benefícios. A lei previa que essa faixa de consumidores pagaria a tarifa normal.

Férias no Ceará: Iguatu confere apresentação de NX Zero

Sucesso em todo o País, a banda NX Zero desembarca nesta quinta-feira (21) no município de Iguatu, no Centro Sul do Estado, prometendo agitar toda a região para mais um final de semana do festival Férias no Ceará.  A banda vai agitar a galera com os hits do álbum recém-lançado Sete Chaves. Sucessos como “Espero a Minha Vez”, “Razões e Emoções”, “Pela Última Vez” e “Cedo ou Tarde” serão cantados por  Di Ferrero e sua turma. O show acontece na Av. Marechal Castelo Branco, mesmo local do Iguatu Festeiro.

O Férias no Ceará seguirá agitado com mais apresentações em Tauá (28.01), Aracati (29.01), Fortaleza (30.01) e Camocim (31.01) onde se apresentará o cantor Lulu Santos. Para finalizar, Bruno Gouveia e seu Biquíni Cavadão estarão em Barbalha (04.02), São Benedito (05.02), Fortaleza (06.02) e no dia 07 de fevereiro, e Limoeiro do Norte, onde a banda encerra a quarta edição do Festival.

Vale lembrar que todos os shows são gratuitos e começam a partir das 20 horas, com apresentações de bandas locais antes de cada show.

Mais atrações

Os municípios de Aquiraz (20/01), Russas (21/01), Jaguaribe (22/01) e Mauriti (24/01) servirão de palco para o Ceará in Jazz e Bossa com Fátima Santos e Banda, antes se apresenta a banda cearense Água Ardente Blues. O público de Caucaia (26/01), Pacatuba (27/01), Acopiara (28/01), Várzea Alegre (29/01) e Campos Sales (31/01) vai conferir os clássicos da Orquestra Eleazar de Carvalho. E para finalizar, a galera regueira poderá curtir os hits da Tribo de Jah e Rebel Lion, as bandas se apresentam em Trairi (02/02), Quixadá (03/02), Canindé (04/02), Ubajara (05/02) e Acaraú (07/02).

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Petróleo no pré-sal pode garantir muito dinheiro ao Ceará



O Ceará poderá receber R$ 1 bilhão 172 milhões e 800 mil de recursos oriundos do pré-sal, se for aprovado o texto do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) e Humberto Souto (PPS/MG), que muda a forma de distribuição dos recursos de todo dividendo do petróleo já explorado e por explorar. A divisão dos royalties e da participação especial, duas das fontes de receita, seria feita indistintamente entre todas as 27 unidades da federação e os 5.561 municípios com base nos critérios dos Fundos de Participação de Estados (FPE) e de Municípios (FPM). Assim, a região do cariri, por exemplo, que ainda não teve sua bacia petrolífera descoberta em nenhum dos seus 33 rinções, passaria a receber algo em torno de R$118 milhões mensais. 

Um detalhe: Agência Nacional de Petróleo (ANP) faz estudos para descobrir a existência de petróleo na bacia sedimentar da chapada do Araripe. 

O presidente da Unep em suas explicações apresenta números que evidenciam, sem questionamentos, o quanto o Ceará será beneficiado. O menor município, com 0,6 de FPM- receberia quase R$1,5 milhão. Seria o caso de Altaneira, Antonina do Norte, Granjeiro, Jati, Penaforte, Potengi, Tarrafas e Umari, pegando apenas a região do Cariri. Outro exemplo citado, Juazeiro, Sobral, Maracanau e Caucaia, com 4 de FPM, teria R$19milhões e Crato seria aquinhoado com R$8.356 mil e Iguatu e Itapipoca com R$5 milhões.

Chuva torrencial acumula 164,2 mm em Mombaça (CE)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, entre 7 horas da última segunda e 7 horas desta terça-feira (20), precipitação de 164,2 milímetros em Mombaça, no Sertão Central do Estado. É, até o momento, o maior índice contabilizado neste ano. 
 
De acordo com o meteorologista Eduardo Peixoto, a chuva foi provocada pela atuação de um sistema chamado de Vórtice Ciclônico de Ar Superior, comum na pré-estação chuvosa do Ceará (dezembro e janeiro). “Esta chuva também foi intensificada pelo sistema local de ventos que trouxe mais umidade para o Estado no fim da tarde, horário em que ocorreu a precipitação”, explica.

Mombaça – 164,2mm
Mucambo – 112mm
Deputado Irapuan Pinheiro – 97mm
Aurora – 94mm
Tamboril – 87mm
Pedra Branca – 86mm
Lavras da Mangabeira – 82mm
Granjeiro – 80,2mm
Moraújo – 75mm
Independência – 68mm
Orós – 67mm
Iguatu – 66mm
Sobral – 65mm
Forquilha – 65mm
Iracema – 63mm
Piquet Carneiro – 63mm
Quixeramobim – 60mm
Uruoca – 58mm
Milhã – 57mm
Nova Russas – 55mm
Hidrolândia – 55mm
Barro – 53,5mm
Croatá – 52,4mm

Prefeitura de Acopiara firma convênio no valor de 4,3 milhões com o Ministério da Saúde para sistema de esgotamento sanitário

A Prefeitura Municipal de Acopiara firmou convênio com o Ministério da Saúde, através da FUNASA no valor de R$ 4.300.000,00 (quatro milhões e trezentos mil reais), sendo que desse montante já foi liberado R$ 860.000,00 (oitocentos e sessenta mil reais) para o sistema de esgotamento sanitário no município .
Os dados constam no link abaixo. Só não foi explicado em quais ruas de Acopiara o dinheiro será aplicado.

Leia mais...

Iguatu se prepara para comemorar 157 anos de história



Iguatu está completando 157 anos de história, marcada por muito trabalho, união e crescimento. Para comemorar esse anivérsário especial, a Prefeitura preparou um presentão de programação, com grandes shows, ordens de serviço, inaugurações de obras, atrações culturais e muito mais. Aguarde a programação completa.

Deputado Dr. Sarto entregará equipamentos para hospital em Acopiara



Um dos deputados estaduais mais influentes da Assembléia Legislativa do Ceará, Dr. Sarto (PSB), estará em Acopiara no próximo dia 30 de janeiro.

Além de visitar sua terra natal, o parlamentar ao lado do medico Vilmar Félix e Gaspar do Vale entregará equipamentos ao hospital geral.

Na oportunidade Dr. Sarto concederá entrevista ao vivo no programa Acopiara Urgente na rádio Vale do Quincoê. Dentre os assuntos a serem abordados estão: saúde, obras, atual gestão de Acopiara e política.

Novo tremor de 6,1° atinge Haiti nesta quarta

Um novo tremor atingiu o Haiti nesta quarta-feira, (20/01), oito dias após o terremoto que destruiu parte da capital do país, Porto Príncipe, e matou ao menos 75 mil pessoas, entre eles 20 brasileiros. O tremor desta quarta foi de 6,1 graus na escala Richter, de acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O primeiro foi de 7°. Não há informações sobre novas vítimas ou danos causados pelo mais recente terremoto.

Desde a primeira catástrofe, vários tremores têm atingido o país. O tremor desta quarta aconteceu por volta de 8h (horário da Bahia) a cerca de 56 km da capital haitiana. Jornalistas da agência AP informaram que os prédidos sacudiram com o fenômeno desta quarta.

Caso Alanis: Estuprador xingado no Fórum



Aos gritos de "assassino" e "justiça", proferidos por dezenas de populares que estavam nos corredores do Fórum Clóvis Beviláqua, o estuprador Antônio Carlos dos Santos Xavier, 30, o ´Casim´, ou ´Maníaco do Canal´, assassino confesso da menina Alanis Maria Laurindo, 5, compareceu à audiência ontem, na Vara das Execuções Penais. Lá, o juiz Luiz Bessa Neto, oficializou a regressão de regime de ´Casim´, ou seja, o cumprimento em regime fechado do restante da pena de 23 anos, da qual foi condenado no ano de 2001, por estuprar outra criança.

´Casim´ permanecerá preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade III, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde aguardará remoção para o Presídio de Segurança Máxima, ainda em construção, em Pacatuba.

Mega-Sena sorteia R$ 2 milhões nesta quarta

A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (20), o prêmio de R$ 2 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.146 acontece às 20h (horário de Brasília), em Maceió. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio pode render cerca de R$ 10 mil por mês. A aposta simples custa R$ 2.

Mulher é encontrada viva uma semana após o terremoto



Entre as milhares de histórias de mortes que o terremoto de Porto Príncipe deixou no Haiti também há algumas com final feliz, como a de uma jovem de 25 anos que foi resgatada com vida hoje, após passar uma semana entre escombros.

A mulher, Hoteline Losama, esteve durante todo o tempo em um espaço formado entre forros e pedras, presa por uma geladeira e perto de um cadáver, disse uma fonte do grupo de resgate, para ele foi "uma bênção" ter conseguido salvar a moça.

Concurso Público de Acopiara: Incrições ficam encerradas hoje

Hoje é o último dia para realizar inscrição para o concurso público de Acopiara que visa preencher 611 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de nível Fundamental, Médio e Superior.

Os cargos oferecidos são para auxiliar de serviços gerais(285) e vigilante (80), com nível fundamental incompleto; auxiliar de farmácia (22), com nível fundamental completo; agente da Guarda Municipal (30), agente municipal de trânsito e rodoviário (12), agente postal (10), atendente de consultório dentário (20), auxiliar de gestão - farmácia popular (5), professores municipal (100), secretário escolar (10), técnico em enfermagem (20) e técnico em higiene dentária (8), com nível médio; e educador físico (6), com nível superior. Os salários variam entre R$ 4.650 a R$ 800.

As inscrições podem ser feitas no site da organizadora, o Iepro (www.iepro.org.br). A prova objetiva acontece no dia no dia 21 de fevereiro de 2010
Clique aqui para fazer sua inscrição

Emissoras transmitem missa do Padre Cícero

Quatro emissoras de TV estarão formando um pool para transmissão da Missa do Padre Cícero, nesta quarta-feira, a partir das 6 horas. Além da TV Verde Vale e TV Século 21, entram no circuito a TV Aparecida e a TV Ceará, emissora do governo do Estado do Ceará. A informação foi repassada pela secretária de Infraestrutura da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Fátima Bandeira, que esteve reunida com o superintendente da TVC, Augusto César Benevides. Segundo, Fátima Bandeira, Benevides soube do sucesso da transmissão da missa pela TV Século 21, através de milhões de antenas parabólicas em todo País e resolveu colocar a emissora estatal no circuito da missa.

Ceará registra primeiras mortes por gripe suína

A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou duas mortes causadas pela gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, no Estado. Esses são os primeiros óbitos registrados no Estado pela doença.

As vítimas são mulheres de 29 e 39 anos, moradoras de Fortaleza.

Os exames foram realizados pelo Laboratório Evandro Chagas, em Belém. Outros óbitos estão sendo investigados.

Juazeiro do Norte-CE: Morre o radialista Wilson Duarte primeiro apresentador da TV Verde Vale



Sepultado na manhã desta terça-feira, no município de Pesqueira (PE), o corpo do radialista Wilson Florentino Duarte, que morreu aos 52 anos de idade. Ele tornou-se um dos fundadores e primeiro apresentador da TV Verde Vale de Juazeiro. A causa da sua morte foi um fulminante ataque cardíaco nesta segunda-feira lá mesmo em Pesqueira terra onde nasceu. Wilson Duarte ainda terminou sendo levado às pressas para o Hospital Lídio Paraíba, mas já chegou sem vida.

A informação foi transmitida pela Rádio Jornal de Pesqueira aonde o mesmo trabalhou na década de 80 quando a emissora ainda tinha o nome de Difusora. Ele praticamente começou sua carreira na Rádio Iracema de Juazeiro apresentando o programa ?Jovem Também tem Saudade?. Retornou ao município em 2006 com o desafio de colocar no ar a primeira televisão do Cariri. Foi o responsável pela formação da equipe da TV Verde Vale e assumiu o posto de apresentador da emissora.

De inicio, entrava no ar com testemunhais ao vivo durante a programação e foi apresentador do primeiro programa da TV o Cidade Urgente. Wilson era casado com a cabeleireira Salomé Duarte e residiam na Rua Lídio Paraíba com os filhos Ramandan, Ariel e Alan. Viveu sua infância e adolescência no Bairro do Prado, estudou nas escolas de Pesqueira até o início do segundo grau quando trocou o banco escolar pela atividade de locutor de rádio.

Miséria

Deputado Cirilo Pimenta pode disputar o Governo do Estado pelo PSDB

O deputado estadual Cirilo Pimenta comunicou à cúpula do PSDB do Ceará que está disposto a sair candidato ao governo do Estado nas próximas eleições. Cirilo avalia que o partido precisa garantir palanque para o futuro candidato da legenda à presidência da República, o governador José Serra (SP).

Para reforçar sua intenção, lembra que tem experiência administrativa, pois foi prefeito de Quixeramobim por duas vezes, presidiu o PSDB estadual e ainda traz no currículo o fato de ser parlamentar. Não afasta, portanto, a hipótese de abrir mão de disputar novo mandato de deputado estadual.

Cirilo vem travando peleja contra o governador Cid Gomes (PSB), desde que viu seu irmão, José Maria Pimenta SPSB), com quem tem divergências políticas, ser nomeado para presidente da Ematerce. Com esse cargo, José Maria quer tentar vaga de parlamentar.

Polícia descobre depósito de motos roubadas

Três policias descobriram, na manhã desta terça-feira (19), um depósito de motos roubadas em uma fazenda localizada no município de Itarema, a 237 km de Fortaleza.

No local, distante 25 km da sede de Itarema, foram encontradas nove motos. A Polícia trabalha com a suspeita de que uma quadrilha está por trás do esquema. As motos foram recolhidas e estão no posto policial de Itarema.

Com informações do colaborador Benedito de Paula da FM Itarema

Bolsa Família: 23,5 mil benefícios são cancelados

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou o cancelamento de 23,5 mil benefícios do programa Bolsa Família. A interrupção afeta famílias que não comprovaram frequência escolar dos filhos (de 85% para os menores de 15 anos e de 75% para os maiores de 15 e menores de 18). O Ceará é o sétimo estado com mais cancelamentos: 426 no total.

Além dos cancelamentos, foram suspensos, por 60 dias, os pagamentos de mais de 94 benefícios. Outros 100 mil estão com pagamento bloqueado neste mês.

O cancelamento do benefício é a última sanção imposta pelo programa. Segundo o ministério,  “quando é detectada a baixa freqüência [dos menores de 15 anos], as famílias recebem uma advertência; se não houver alteração nos baixos números, o benefício é bloqueado e, se a situação assim permanecer, o repasse é suspenso [por 60 dias] pela primeira vez. Se o quadro de descumprimento da condicionalidade não for alterado, haverá uma segunda suspensão. Se houver cinco descumprimentos consecutivos, o benefício é definitivamente cancelado.”

O estado campeão em cancelamentos foi o de São Paulo (com 4.520 casos), seguido por Minas Gerais (1.126), Rio de Janeiro (801), Paraná (626) e Rio Grande do Sul (606).

Joseane é a primeira eliminada do BBB 10



Joseane é a primeira eliminada do Big Brother Brasil 10. Na noite desta terça-feira, a ex-BBB saiu com 61% dos votos. A modelo já havia participado da terceira edição do reality show.

Elenita foi a segunda mais votada, com 33% dos votos, e Cláudia recebeu 6% do total.

A gaúcha disputou o paredão com Elenita, indicada pela própria Joseane, quando foi líder, e Cláudia, escolha do líder Sérgio.

Joseane recebeu cinco votos na casa: Alex, Tessália, Angélica, Eliése e Michel.

Paredes do Açude Trussu em Iguatu precisam de reparos urgentes

As paredes principal e auxiliar e o sangradouro do Açude Roberto Costa (Trussu), localizado no distrito de Suassurana, neste município, na região Centro-Sul, necessita com urgência de serviço de roço e de reparo. O mato invadiu grande parte das áreas de acesso, as canaletas de escoamento das águas das chuvas estão entupidas e as obras de contenção de rachaduras e recuperação de buracos estão paralisadas desde o segundo semestre de 2009.

O mato e a falta de manutenção deixaram a barragem com aspecto feio, mas o pior são os problemas que podem ocorrer em decorrência do período chuvoso que se aproxima. Os moradores estão preocupados e esse mesmo sentimento tem o diretor regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Eduardo Segundo. "O sangradouro cheio de mato fica perigoso e isso nos traz preocupação", disse. "Sabemos da necessidade do serviço de limpeza e de reparo".

Apesar da urgência que o caso requer, o Dnocs, órgão responsável pelo administração do Açude Trussu, ainda não tem previsão de quando serão liberados recursos para a realização dos serviços de infraestrutura. A cada começo de ano, os órgãos públicos esbarram na burocracia e, também, nas dificuldades orçamentárias.

Os problemas na parede do Trussu já se verificam há vários anos. Alguns são comuns aos reservatórios administrados pelo Dnocs no Nordeste. A presença de mato e a necessidade de recuperação de vias de acesso e no entorno das barragens. Quando termina a quadra invernosa, os arbustos nativos, como jurema, crescem com facilidade e há necessidade de roço, mas esse serviço não é mantido com regularidade.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Contas do PT-CE são desaprovadas pelo TRE

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desaprovou  por unanimidade, a prestação de contas anual, referente ao exercício de 2005, do Partido dos Trabalhadores (PT). O processo começou a ser julgado em dezembro do ano passado, quando o relator do mesmo, o juiz Jorge Girão Barreto proferiu voto pela desaprovação. No entanto, naquela mesma sessão, realizada em 15 de dezembro último.

Com a decisão pela desaprovação das contas, após publicação na sentença no Diário de Justiça, o PT estadual terá suspenso, pelo período de um ano, o repasse de cota do Fundo Partidário, conforme especifica os artigos 24 da Resolução n.º 21.841/04 e 36 da Lei n.º 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos). A direção da agremiação no Estado poderá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Diário do Nordeste

Eurico Miranda vence eleição e retorna à política do Vasco

Em eleição realizada nesta terça-feira, a chapa formada pelo ex-presidente Eurico Miranda e Silvio Godoi foi eleita para o Conselho de Beneméritos do Vasco. Eurico será o presidente e Godoi o vice.
A chapa obteve 93 votos contra 45 da aliança entre Henrique Loureiro e o também ex-presidente Antonio Soares Calçada. Houve, ainda, dois votos nulos.
Com isso, Eurico volta a ter voz ativa na política do clube menos de dois anos depois de deixar a presidência.

Funceme divulga na próxima quinta previsão da quadra chuvosa 2010

Na próxima quinta-feira (21), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresenta no auditório do órgão o prognóstico oficial da quadra chuvosa 2010 no Ceará. A divulgação acontece às 9h30min, na Av. Rui Barbosa, nº 1246.

De acordo com a Funceme, a previsão climática é resultado do XII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que acontece nos dia 19 e 20, no Seara Praia Hotel, em Fortaleza, reunindo meteorologistas de órgãos brasileiros e do exterior.

Jangadeiro Online

Desastre no Haiti: corpo de militar cearense chega nesta quarta ao Brasil

O corpo do coronel cearense que estava entre as vítimas no momento do desastre que aconteceu no Haiti, na última terça-feira (12), chega amanhã (20) ao Brasil. Emílio Torres dos Santos, 46, é natural de Crateús e morava em Brasília com a esposa e as duas filhas crianças.
Durante o tremor, pelo menos quatro cearenses estavam em solo haitiano, mas o Exército só confirma a presença de Emílio.

Comerciante é morto em Mombaça

O comerciante Antônio Audísio Almeida de Castro foi morto a tiros,ontem pela manhã, em Mombaça, no Sertão Central, a 296 quilômetros de Fortaleza, por um homem que fugiu numa moto de placa não anotada. Antônio Audisio era irmão do advogado Vicente de Paulo Almeida de Castro, morto a tiros de pistola na cidade de São Paulo, em novembro de 2001, quando se encontrava no interior de uma churrascaria, no centro da capital paulista.

O assassinato de Antônio Audísio envolve uma se-quência de mortes entre pessoas das duas familias: Martins e Castro, de Mombaça, casos ocorridos naquele município e em São Paulo.

Segundo informações da Policia, pelo menos 36 pessoas dessas familias foram assassinadas nos últimos 10 anos.

As mortes começaram em 2000 na cidade de Mombaça, quando o agropecuarista Joaquim Cavalcante Martins, mais conhecido por ``Joaquim de Dedé`` foi assassinado a tiros, crime pelo qual o advogado Vicente Almeida de Castro foi indiciado como um dos envolvidos. O caso mais recente ocorreu na semana passada em São Paulo, quando foi morto Ernandes Martins

O advogado Vicente de Castro, foi morto com 13 tiros disparados por José Alves Teixeira Neto o --Zé do Chico de Dedé``, sobrinho de Joaquim Cavalcante Martins e um primo dele, João Cavalcante Martins Filho,, conhecido por --Janeirinho``, que também foi morto em São Paulo por Ednaldo Moreira de Carvalho, o --He-Man´´ amigo do advogado Vicente de Castro. --He-Man`` , posteriormente, também foi assassinado em São Paulo.

Até o fim da tarde de ontem a Policia do município de Mombaça não tinha pista do paradeiro do executor de Audisio de Castro. Conforme a Policia, Audisio foi morto por volta das 7h30min, quando abria o seu estabelecimento comercial, situado na rua Francisco José de Oliveira, a 100 metros aproximadamente da Delegacia de Policia do município.

Em março de 2005, a Policia do município de Goiânia prendeu ali um homem acusado de envolvimento na morte do advogado Vicente de Castro. Trata-se de Alexandro Cavalcante Martins, o --Bibi´´, primo do agropecuarista Joaquim Cavalcante Martins, conhecido como --Joaquim de Dedé´´. Bibi foi apontado como sendo o homem que comprou passagens para Vicente de Castro ir para são Paulo na companhia de Francisco Eufrasio de Lima, o ´´Irlan´´ para juntos tratar de um negócio envolvendo máquinas de caça níquel com um rapaz conhecido por --Zé Bicheiro´´.

O Povo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nadador Gustavo Borges estará em Iguatu, dia 23



O nadador campeão Olímpico, Gustavo Borges, estará em Iguatu  no próximo dia 23 participando das comemorações alusivas ao aniversário do Município.

Na oportunidade Borges fará uma palestra para jovens enfatizando a importância do esporte na formação de vidas. O evento está previsto para acontecer no auditório da CDL, a partir das oito horas da manhã.

O Secretário de Esporte e Juventude de Iguatu, Paulo Hélter, afirma que a vinda de Gustavo Borges a Iguatu é fruto da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura Municipal.

Leia mais...

Polícia cearense prende mais um acusado de crime sexual contra criança. Ele já tem passagem pela polícia de Iguatu

A Polícia da cidade de Tabuleiro do Norte, na Região Jaguaribana, prendeu, no fim da tarde deste domingo (17), Luis Humberto da Silva, de 48 anos, acusado de raptar e praticar atos libidinosos com uma criança de 8 anos no município de Jaguaribe.
Segundo informações do próprio acusado em depoimento à Polícia, o rapto aconteceu nas proximidades da casa do garoto. Ele teria atraído a criança se dizendo primo da vítima e oferecendo R$ 2,00, bombons e salgadinhos. Em seguida, levou o menino à rodoviária, onde pegou um ônibus para Tabuleiro.

Ao chegar à cidade, Luis Humberto parou em um posto de combustíveis localizado na BR-116. No local, a população desconfiou do comportamento do homem com a criança e acionou a polícia. “Graças a ajuda da população nós efetuamos essa prisão”, destaca o titular da delegacia de Tabuleiro, Francisco Edinaldo no Vale Cavalcante, ao Jangadeiro Online.

Ainda de acordo com o delegado, Luis Humberto confessa que fez carícias no garoto que raptou e que já sequestrou uma outra criança na cidade de Russas. Ele também afirma que é foragido da penitenciária de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, onde respondia por atentado violento ao pudor, e que é acusado de roubo em sua cidade natal, Iguatu.

No entanto, o delegado ressalta que todas essas informações serão checadas, visto que Luis Humberto não portava documentos no ato da prisão. Pelo rapto ocorrido neste domingo, o acusado foi enquadrado no Artigo 217-A da nova lei de estupro e pedofilia – ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos -, cuja pena é de 8 a 15 anos de reclusão. O inquérito sobre o caso deve ser concluído em 10 dias.

Jangadeiro Online

Ex-zagueiro Gilmar Lima morre em acidente de trânsito

O ex-zagueiro Gilmar Lima, 31 anos, morreu na noite deste domingo na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo. Com passagens por equipes de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o ex-atleta estava afastado de futebol, e sofreu um acidente na estrada vicinal que liga as cidades de Bebedouro a Taiaçu.

De acordo com a polícia de Bebedouro, Gilmar Lima estava à bordo um trator que rebocava um ônibus. Durante parte do trajeto, o ex-jogador caiu da posição que ocupava de carona no veículo. No momento, o cabo de aço que puxava o ônibus se enrolou na roda do trator. O ônibus que vinha atrás e era conduzido pelo irmão do jogador não conseguiu frear a acabou passando por cima de seu corpo.

Aos 31 anos, Gilmar Lima morreu na hora. O caso deve ser investigado como homicídio culposo, de acordo com o delegado Carlos Roberto Maggio, do 3º DP de Bebedouro.

Confira a promoção a Nova Voz da 104



Com a finalidade de preenchimento do cargo de foguista a Tropykalia Fm lança a promoção A NOVA VOZ DA 104 (SEGUNDA EDIÇÃO), onde selecionara por meio de participação popular um casal de locutores, a promoção sera realizada no periodo e regras estabelecidos abaixo:

1- Divulgação – De 28 de Dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010.
2- Inscrição – De 13 de janeiro a 23 de janeiro de 2010.
3- Seleção – de 25,26 e 27 de Janeiro de 2010. Sendo a divulgação dos selecionados no dia 28.
4- Participações dos candidatos – Dias 29 e 30 de janeiro, 05 e 06,12 e 13,19 e 20 de Fevereiro.
5- Final dia 26 e 27 de fevereiro de 2010.

Pré-requisitos

- Os candidatos podem ser do sexo masculino ou feminino.
- Idade mínima 16 anos.
- Escolaridade – Nível Médio completo ou cursando, que tenha curso de informática ou esteja cursando.
- No ato da inscrição o candidato deve apresentar documentação comprovando os pré-requisitos.

Regras de Seleção

Na primeira etapa de seleção a comissão julgadora formada por funcionário da emissora selecionara 4 homens e 4 mulheres com boa dicção, boa leitura, e que se enquadre no perfil da emissora.

Num segundo momento será a vez dos ouvintes da emissora participarem através do telefone, votando no candidato de sua preferência, passando pra final apenas um candidato por semana.

Na final concorrerão duas mulheres e dois homens sendo escolhido apenas um casal que sera declarado vencedor da promoção.

Os ganhadores assinarão um contrato de 06 meses de estagio remunerado com a emissora, sendo liberado para o mesmo a cota comercial de 5 chamadas nos valores comercias da emissora.

Indefinição do prefeito de Acopiara chega ao conhecimento do palácio Iracema

Em recente entrevista do prefeito de Acopiara numa emissora local ele destacou que ainda não decidiu em quem votar para senador e governador nas eleições desse ano.

Segundo o alcaide acopiarense precisaria ouvir o deputado Guimarães (PT) para tomar uma decisão.

A notícia que foi veiculada nesse blog não foi muito bem recebida no palácio Iracema.. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Terremoto atinge a costa da Guatemala

Um forte tremor de magnitude 6 atingiu a costa pacífica da Guatemala, na América Central, nesta segunda-feira (18), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.

O tremor ocorreu às 9h40 locais (13h40 de Brasília), próximo à fronteira com El Salvador.

Segundo a agência, o tremor ocorreu a cerca de 103 km de profundidade, com epicentro localizado a 97 km da Cidade da Guatemala.

O abalou provocou alerta nos dois países, mas não há informações sobre vítimas, segundo os serviços geológicos e de socorro. Prédios chegaram a sacudir em San Salvador, a capital salvadorenha.