terça-feira, 22 de setembro de 2009

Alguém mandou deletar...

O internauta me enviou um email relatando que na manhã de hoje estava postada no site da Prefeitura de Acopiara (www.acopiara.ce.gov.br) uma informação que citava o nome do vice-prefeito, Tião Mandu, com direito a foto.

Inclusive o internauta nos enviou a foto que estava postada.

Ele só não soube informar o teor da informação e nem o motivo que levou o coordenador do Site a deletar o texto.

Parece que o prestígio do vice-prefeito não anda muito bom perante o prefeito.

Cá pra nós

Depois que o PT de Acopiara mostrou interesse em disputar o pleito em 2012, o vice-prefeito começou a ser perseguido por seus próprios companheiros.
É uma pena.

Homem é baleado em Acopiara

O blog acaba de ser informado que um homem identificado apenas como Luzanildo foi alvejado com três tiros de revólver no bairro Moreira, em Acopiara.
Segundo informações os disparos atingiram a região abdominal.
A vítima foi socorrida ao hospital local em estado grave.
Aguarde mais informações.

Acopiara: Vilmar Félix Martins (PMDB) leva ampla vantagem nos próximos pleitos

E quem tem motivos de sobra para comemorar em relação aos últimos acontecimentos políticos em Acopiara, é o médico e político Vilmar Félix Martins (PMDB).

Nas eleições do próximo ano, Vilmar mais uma vez vai votar em um filho da terra, no caso, o deputado estadual Sarto Nogueira (PSB).

A decisão política de Vilmar em votar em Sarto deve facilitar o seu trabalho perante o eleitorado acopiarense.

Os seus principais adversários políticos já andaram pelas ruas mostrando os seus pretensos candidatos. Nomes que não devem decolar.

Outro motivo que Vilmar Martins tem para comemorar é em relação as eleições de 2012 para prefeito.
Até agora o atual administrador da Terra do Lavrador não encontrou um nome que emplaque para concorrer com o médico que já é bastante conhecido da população.

Parece que a vez de Vilmar está chegando.

É esperar pra ver.

Secretaria de Saúde de Iguatu adere à campanha "Fique Sabendo"

Com o objetivo de obter uma realidade mais aproximada da incidência de Aids em todo o município de Iguatu, através de registros de soropositivos, a Secretaria de Saúde do Município de Iguatu, em parceria com o Ministério da Saúde, promove entre os dia 23 e 30 deste mês, a campanha “Fique Sabendo”, como forma de mobilizar e incentivar a população sobre a importância da realização do teste da Aids.

A Secretaria de Saúde já colocou em disponibilidade kits suficientes para a realização dos testes, como também já foram selecionados os locais onde os profissionais de saúde estarão fazendo a coleta de sangue para realizar os exames. As pessoas interessadas em realizar o teste deverão se dirigirem aos seguintes postos de saúde: Vila Neuma, Vila Centenário, Santo Antonio e Cohab.

Segundo o médico e secretário de saúde, Joab Soares, todos os setores da secretaria estarão mobilizados neste período para a realização da campanha. O teste tem o seu resultado entregue de forma segura e discreta apenas às pessoas que o realizarem.

Iguatu Notícias

CNI/Ibope: em cenário com Aécio, Ciro lidera com 25% de votos

Dados da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira apontam que, em um cenário em que o candidato do PSDB à Presidência da República em 2010 seria o governador mineiro Aécio Neves, Ciro Gomes (PSB) aparece em primeiro lugar, com 25%, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff em segundo, com 16%, Aécio em terceiro, com 12%, seguido por Heloísa Helena (Psol) com 11% e Marina Silva (PV) com 8%.

A pesquisa realizou 2 mil e duas entrevistas em 142 municípios entre os dias 11 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na lista na qual o candidato tucano é José Serra, ele aparece em primeiro, com 35%, Ciro Gomes vem em em segundo, com 17%, e Dilma em terceiro, com 15%, seguida de marina Silva, com 8%.

Na pesquisa espontânea, ao serem questionados apenas sobre "se as eleições fossem hoje, em quem você votaria", 34% dos entrevistados responderam Serra, 14% ficaram com Dilma, 14% com Ciro, 8% com Heloísa Helena e 6% com Marina Silva.

Em outro cenário, os entrevistados são questionados se, entre os candidatos Aécio, Dilma, Ciro e Marina, qual deles siria votado se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje. Nesta lista, 28% responderam Ciro Gomes, 18% Dilma Roussef, 13% Aécio Neves, e 11% em Marina Silva.

Em uma comparação entre os resultados divulgados hoje e os da última pesquisa, em junho deste ano, Ciro é o que apresenta alta mais significativa. Em junho, ao serem deparados com a lista de candidatos Serra, Dilma, Ciro e Heloísa Helena, e questionados sobre em qual votaria, os entrevistados escolheram Serra, com 38%, e Dilma obteve 18%, enquanto Ciro ficou com 12%. Heloísa Helena tinha 7%. Nesta mesma pesquisa, com Aécio como candidato tucano, Ciro obteve 22% em junho, Dilma 21%, Aécio se manteve em 12% e Heloísa Helena obteve 11%.

Terra

Ceará pedirá anulação de jogo nesta terça

O Ceará deve entrar com um pedido de anulação da partida contra o Paraná nesta terça-feira junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Para o presidente do clube, Evandro Leitão, houve erro de direito do árbitro ao validar o gol de mão de Wellington Silva, que acabou dando a vitória por 1 a 0 aos paranaenses.

Morre a novelista Andrea Maltarolli, autora de 'Beleza Pura'

A novelista Andrea Maltarolli, autora de Beleza Pura (2008), morreu nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer, descoberto em 2008.

Beleza Pura foi a primeira novela assinada por Andrea e teve a supervisão de Silvio de Abreu. A autora já tinha colaborado na primeira versão de Malhação, de 1994, e nos humorísticos globais Zorra Total, A Turma do Didi e Escolinha do Professor Raimundo.

Recentemente, ela tinha terminado de adaptar para o teatro a história em quadrinhos da argentina Maitena, Mulheres Alteradas.

Beleza Pura mostrou a trajetória de Guilherme Medeiros, papel de Edson Celulari, um homem egoísta que no decorrer da novela passa a enxergar o outro depois que se apaixona por Joana (Regiane Alves). A trama se destacou pela quantidade de personagens populares, especialmente por Rakelli, de Ísis Valverde.

A novela contou ainda com Humberto Martins, Carolina Ferraz, Christiane Torloni, Werner Shunemann, Gustavo Leão e Mônica Martelli no elenco.

Lindomar Rodrigues, agora, no Twitter

Depois de ser incentivado pelos jornalistas Norton Lima Júnior e Beto Fernandes, já estamos no Twitter. A partir de agora você pode acessar: www.twitter.com e em seguida, lindomarlider, para acompanhar de forma instantânea as nossas mensagens.
É mais uma importante ferramenta de comunicação no mundo virtual.

Morre no Rio de Janeiro a atriz Dirce Migliaccio

Morreu hoje no Rio de Janeiro aos 76 anos a triz Dirce Migliaccio. Segundo a secretaria municipal da Saúde, ela estava internada com quadro de pneumonia e infecção urinária desde o último dia 8, quando deu entrada na enfermaria do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Dez dias depois, ela foi transferida para o Hospital Municipal Álvaro Ramos, em Jacarepaguá, onde faleceu.

Em abril deste ano, Dirce também precisou ser hospitalizada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A atriz ficou mais conhecida por ter interpretado a primeira Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 1977, e uma das irmãs cajazeiras da telenovela "O Bem-Amado", de Dias Gomes. Ela é irmã do também ator Flávio Migliaccio.

Mulher de comerciante é sequestrada em Madalena

Mais um sequestro foi registrado no Interior do Ceará. O fato ocorreu nessa noite de segunda-feira na cidade de Madalena (Sertão Central). A mulher de um comerciante do distrito de Macaóca, a 15 quilômetros la sede, foi a vítima.

A Policia de Madalena ganhou reforça da polícia de Boa Viagem na investigação. Há informações do pedido de um resgate de R$ 40 mil. A família pediu para que a imprensa se afastassse do caso.

Eliomar de Lima

Mãe, faz apelo por alimentos, roupas, chinelos e um ventilador para o filho que é doente

Uma mãe, desesperada, identificada como Maria Lúcio Benedito da Silva, residente na vila Martins, em Acopiara, procurou na manhã de hoje a central de radiojornalismo da rádio Liberdade de Iguatu através do radialista Pinheirinho objetivando conseguir alimentos através de uma campanha no rádio.

De acordo com ela, o seu filho, Carlos Salvino de Souza sofre de câncer e está passando fome.

Ela informou ao Blog que não consegue ter acesso ao prefeito de Acopiara para explicar sua situação. Afirmou também que a Prefeitura do Município através do serviço social faz a doação de 60 reais/mês em alimentos o que não é suficiente para alimentar o filho. "Como é a própria prefeitura que compra, muitas vezes recebo o alimento vencido", disse dona Maria.

As pessoas de bem da "Terra do Lavrador" que quiserem ajudar a essa mãe sofredora devem entrar em contato como a mesma através do telefone: 9208-6122 (recado).

As doações podem ser feitas ainda em sua residência, localizada na vila Martins, próximo a residência do senhor Itamar.

Câmaras do Ceará decidem aguardar posição da Justiça

A decisão saiu ontem, durante reunião de cerca de 50 dirigentes de legislativos municipais

Cerca de 50 presidentes de câmaras municipais cearenses reuniram-se ontem no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza e decidiram: não irão empossar automaticamente nenhum suplente de vereador, mesmo que a Câmara de Deputados aprove hoje, em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta de 51.748 para 59.303 o número de vereadores no País. Só no Ceará, serão 425 novas vagas, distribuídas em 127 municípios.

Os parlamentares não são contra a ampliação de cadeiras nos legislativos municipais, mas discordam do ponto que retroage os efeitos da proposta às ultimas eleições de 2008. Segundo o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho (PMN), cerca de 200 parlamentares poderão perder os seus mandatos caso a PEC seja homologada pela Câmara de Deputados e a Justiça a julgue legal.

Deuzinho explica que o aumento imediato das vagas implicaria na diminuição do coeficiente eleitoral em todos os municípios. Desta forma, partidos pequenos conseguiriam atingir o número mínimo de votos e eleger alguns de seus candidatos, enquanto que partidos maiores teriam de abrir mão de suas vagas. ``Quem vai garantir os direitos desses vereadores?``, questiona o parlamentar.

O presidente da UVC também afirma que, até o momento, nenhum dirigente das casas legislativas do Ceará o procurou para cobrar apoio à retroatividade da nova emenda constitucional. ``Eu estou falando pela maioria, que é a favor da PEC com validade para 2012``, garante.

ALGUMAS CÂMARAS ONDE OCORRERÃO AUMENTO DO NÚMERO DE VAGAS

Municípios mais populosos

Fortaleza - 2 vagas
Juazeiro do Norte - 8 vagas
Sobral - 9 vagas
Caucaia - 9 vagas
Crato - 6 vagas
Quixadá - 5 vagas
Iguatu - 7 vagas
Maracanaú - 9 vagas
Limoeiro do Norte - 5 vagas
Maranguape - 7 vagas
Itapipoca - 6 vagas
Crateús - 5 vagas
Canindé - 6 vagas

Outros Municípios

Acaraú - 5 vagas
Aquiraz - 5 vagas
Aracati - 5 vagas
Barbalha - 5 vagas
Boa Viagem - 5 vagas
Camocim - 5 vagas
Cascavel - 5 vagas
Icó - 5 vagas
Morada Nova - 5 vagas

Fonte: BANCO DE DADOS

Hino Nacional agora é obrigatório nas escolas

O presidente em exercício, José Alencar, sancionou nesta segunda-feira (21) uma lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional em escolas públicas e privadas de todo o país. A regra vale para os alunos do ensino fundamental. A obrigatoriedade vale a partir desta terça-feira (22), quando a sanção será publicada no Diário Oficial.

O presidente assinou a lei em sua residência em São Paulo, de onde despacha para conciliar o trabalho e o tratamento contra o câncer. A lei sancionada por Alencar altera a lei 5.700 de 1971, que estabelece regras para uso dos símbolos nacionais. Segundo a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, Alencar deve retomar amanhã às sessões de quimioterapia. Contudo, não há horário definido para o tratamento.

Alencar foi internado na última quinta-feira (17) devido a um quadro de pancitopenia – quando há queda no nível de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos do sangue. Ele teve alta no sábado (19), por volta das 11h. Ao deixar o hospital, Alencar informou que se sentia bem e disse estar otimista com a retomada do tratamento tradicional.”

Com Agências

Reage atacando

A posição aqui esboçada pelo presidente da União dos Vereadores do Ceará, Deuzinho Filho, contrário a que tenha vigência imediata a PEC que aumenta em cerca de oito mil o número de vereadores em todo o País, provocou a reação dos suplentes, que seriam diretamente beneficiados com a medida. E-mail como os de Marciano, da Rodoviária e Bandeira Júnior, ao lado de defenderem a proposição, aliás, já aprovada pelo Senado e, em primeira discussão, pela Câmara, fazem duras críticas e mesmo acusação ao líder dos vereadores. Embora defenda a PEC e apenas que passe a vigorar a partir das eleições de 2012, Deuzinho é acusado de "responder pelos processos dos carros locados à Câmara de Caucaia e de estar com medo do salário dele diminuir e não dar para pagar os advogados que constituiu para sua defesa".

Edilmar Norões

Em tempo

Marciano e Bandeira Júnior citados na matéria acima são lideranças políticas na cidade de Iguatu. Ambos estão na briga por uma vaga no legislativo iguatuense já que a Pec dos Veredaores deve ser aprovada em 2º turno.

Operação Jaguaribe é iniciada

Cerca de 700 militares do Exército, 80 viaturas e dois helicópteros estão espalhados nos municípios de Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. É a Operação Jaguaribe, promovida pela 10ª Região Militar que tem o objetivo de treinar os contingentes dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

A solenidade foi aberta, no final de semana, na Praça da Sé.Soldados e oficiais são preparados para atuar cumprindo missões de Garantia de Lei e Ordem. Paralelamente é desenvolvida a Operação Aciso, que consiste na promoção de ações cívicas e sociais com expedição de documentos, atendimento médico e odontológico.

DN

Mil motoristas são multados por mês

Com os 160 motoristas flagrados pelas equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), no período de quinta-feira (17) a domingo (20), tendo como base a Lei Seca, já somam 9.595 o total de pessoas multadas em todo o estado apenas este ano.

Os números mostram uma média de mil pessoas a cada mês que dirigem após consumir algum tipo de bebida alcoólica.

As cidades que registraram maior número de motoristas flagrados são: Fortaleza (2.821), Juazeiro do Norte (1.234), Iguatu (505), Caucaia (453) e Maracanaú (384). Outros 113 municípios tiveram registro abaixo de 300 pessoas multadas em 2009 com base na Lei Seca.

A punição àqueles que forem pegos dirigindo alcoolizados é rigorosa: multa de R$ 951,70, apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo ser suspensa, além do motorista responder a processo administrativo aberto no Detran-CE.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prefeitos cearenses seguem para Assembleia Nacional em Brasília

Prefeitos do interior cearense seguem nesta quarta-feira (23) para uma Assembleia Nacional de Prefeitos, em Brasília, no Distrito Federal.

A presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, revelou que um dos principais temas discutidos durante o encontro será o pedido de maior apoio financeiro para os municípios cearenses. Ela afirma, ainda, que vai debater sobre o pré-sal e a redistribuição dos Royalties para todos os estados brasileiros.

Jangadeiro Online

Maia Júnior quer PSDB disputando o Governo em 2010

Ex-vice-governador do Ceará, o empresário Maia Júnior defendeu, nesta segunda-feira, que o PSDB tenha candidato próprio a governador em 2010. Ele disse, sem rodeios, o seguinte:

“Um partido da nossa envergadura não pode deixar de ter palanque, sob pena de perder consistência”.

Maia Júnior, no entanto, afasta seu nome da disputa. E não arrisca opções. Acha que, até o pleito, os tucanos poderão amadurecer um candidato. Ele deu uma certeza: a tucanada está unida em torno da reeleição do senador Tasso Jereissati.

Eliomar de Lima

Série B: partida com gol de mão não deve ser anulada

O procurador do STJD, Paulo Schimidt, afirmou que é pouco provável que a partida entre Ceará e Paraná, sábado passado, quando a equipe paranista venceu por 1 a 0 com gol de mão de Wellington Silva, seja anulada como quer o time cearense.

Bancários ameaçam paralisar atividades na próxima quinta-feira

Os bancários de todo o Brasil devem cruzar os braços a partir da próxima quinta-feira (24). Eles reivindicam reajuste salarial de 10% e maior participação nos lucros das instituições financeiras, que, para 2009, apresentaram percentual menor que do ano de 2009.

A ameaça da categoria será discutida em assembleias que serão realizadas em todos os estados na próxima quarta-feira (23).

A campanha salarial dos bancários começou em agosto passado e, desde então, a Fenaban não discute outro percentual de reajuste que aquele proposto de menos de 5%.

Humorista cearense e seu personagem Biba se apresentam para Silvio Santos neste domingo

O ator/humorista Amadeu Maya, apresentador do programa Panelada da Babalu da TV Jangadeiro, mostrou o personagem “Biba” para todo o Brasil, no Programa Silvio Santos do SBT, na noite deste domingo (20). A Biba, com toda sua graça e bom humor cearense, arrancou boas gargalhadas das “colegas de trabalho” e do próprio Silvio. Assim que entrou no palco do estúdio 3, o SBT saltou para segundo lugar na audiência.

Para ver a apresentação, clique aqui

O programa Panelada da Babalu, com Amadeu Maya, vai ao ar na TV Jangadeiro, de segunda à sexta, às 13h45min.

Jangadeiro Online

Receita Federal abre 450 vagas com salários de R$ 13 mil

Foi divulgado o edital que abre 450 vagas para o cargo de auditor-fiscal da Receita Federal.

O certame exige curso superior conluído em qualquer curso de graduação. As inscrições estarão abertas a partir do dia 28 deste mês e seguem até o dia 13 de outubro de 2009. A taxa é de R$ 130,00.

As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009. Aos interessados, o salário inicial para o cargo é de R$ 13.067,00.

Mais informações no site da organizadora do certame, a Escola de Administração Fazendária.

Vagas: 450

Cargo: auditor-fiscal
Remuneração: R$ 13.067,00
Nível: superior
Edital: baixe aqui

Arrependido, Nelsinho pede segunda chance na F1

Preservado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o brasileiro Nelsinho Piquet disse que ficou aliviado com o fim do julgamento da "marmelada" no GP de Cingapura, nesta segunda-feira. Arrependido, o ex-piloto da Renault pediu uma segunda chance na Fórmula 1 e disse que está conformado com a obrigação de recomeçar a carreira.

"Eu aprendi algumas lições muito difíceis nos últimos 12 meses e reconsiderei os valores na vida. O que não mudou foi o meu amor pela Fórmula 1 e a fome de correr novamente. Eu entendo que tenho que começar minha carreira do zero", disse Nelsinho em comunicado oficial.

"Eu somente espero que uma equipe reconheça o quanto eu fui sufocado na Renault e me dê uma oportunidade de mostrar o que eu prometia na minha carreira na F3 e GP2. O que eu posso assegurar é que não haverá piloto na Fórmula 1 mais determinado para se provar", completou.

Demitido em agosto deste ano da Renault, Nelsinho mandou uma carta à FIA denunciando uma armação da escuderia no GP de Cingapura. O chefe de equipe Flavio Briatore e o estrategista Pat Symonds solicitaram que o brasileiro provocasse um acidente para beneficiar Fernando Alonso. O espanhol ganhou posições na bandeira amarela e venceu a corrida.

"Eu lamento amargamente minhas ações de ter seguido as ordens que foram dadas. Eu desejo todo dia não ter feito aquilo", diz Nelsinho no comunicado. "Estou aliviado que a investigação foi concluída. E o mais importante é que isso nunca mais acontecerá", completou.

Nelsinho ganhou imunidade da FIA por ter colaborado com a investigação e escapou de qualquer punição pelo episódio. Briatore foi banido da Fórmula 1, Symonds está suspenso por cinco anos e a Renault ficará dois anos em observação. Caso cometa outra contravenção grave, será banida.

Terra

Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, guarda a sete chaves decisão política que ele tomará

Apesar da imprensa em nível de estado começar a especular sobre o anúncio que o prefeito Agenor Neto (PMDB) fará na próxima quarta-feira, em entrevista coletiva, a verdade é que ninguém sabe o que o jovem político tem a dizer.
O alcaide iguatuense guarda a sete chaves essa sua decisão.
Os emails não param de chegam e a curiosidade da população aumenta, principalmente, no meio político.
É aguardar...

IBGE abre inscrição para 33 mil vagas; veja como se preparar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário em mais de 5,5 mil cidades para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais ( veja aqui o edital ).

Governador entrega 35 ônibus para escolas de educação profissional

O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela entregam nesta segunda-feira, dia 21, às 17 horas, na escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo VI (Rua Jorge Dummar, 1841 - Jardim América), 35 ônibus que vão apoiar as ações educacionais na Capital e no Interior.

Desse total, 26 vão para escolas profissionais, seis atenderão ao transporte dos alunos no Interior, nas sedes das macrorregionais da educação e três ficarão na Secretaria da Educação(Seduc). A iniciativa conta com investimentos da ordem de R$ 5,2 milhões.

O Governo Estadual financiou 20 veículos, enquanto o MEC aportou recursos para os demais. A ação integra as atividades do Festival de Protagonismo Juvenil que tem como focos o empreendedorismo, a aprendizagem e a participação democrática.

Votações de PECs dos Vereadores e do foro privilegiado são prioridade da Câmara na semana

As prioridades de votações da Câmara dos Deputados nesta semana são as medidas provisórias que estão trancando a pauta e as propostas de Emenda à Constituição (PECs) dos Vereadores e a que acaba com o foro privilegiado no julgamento de autoridades. Também tranca a pauta de votações o projeto de lei que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na agricultura familiar e na reforma agrária.

A primeira votação a ser feita pelos deputados é das emendas do Senado à medida provisória 462 que trata do repasse de R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para compensar as perdas que tiveram no repasse do FPM decorrentes da crise econômica iniciada em setembro de 2008.

Os deputados devem votar a medida provisória 466, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados, nos estados da Região Norte. Em seguida, será votada a MP 467 que autoriza, em caráter excepcional, a prorrogação de contratos por tempo determinado. Estas duas Mps também estão trancando a pauta e tem prioridade nas votações, impedindo assim a apreciação de quaisquer outras matérias em sessões ordinárias de serem votadas.

Após votar as MPs, os deputados iniciam a discussão e votação do projeto sobre a política de assistência técnica para a agricultura familiar e reforma agrária. Esse projeto é considerado pelas lideranças partidárias, pelo tema, como um dos mais polêmicos a serem votados pela Câmara nos próximos dias. Na avaliação das lideranças haverá disputa entre os defensores da reforma agrária e a chamada bancada ruralista da Câmara.

Nas sessões extraordinárias, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pretende votar em segundo turno a PEC dos Vereadores e também o fim do foro privilegiado nos julgamentos de autoridades. O foro privilegiado é uma prerrogativa a que tem direito o presidente da República, o vice-presidente, ministros, deputados, senadores e ministros de tribunais superiores nos julgamentos de crimes comuns ou de responsabilidade.

domingo, 20 de setembro de 2009

Jaime Júnior, ex-prefeito de Icó, poderá ser candidato a deputado estadual

O ex-prefeito de Icó (CE), Jaime Júnior, foi convidado na última sexta-feira, pelo empresário Chiquinho Feitosa (DEM), presidente Estadual no Ceará do Partido Democratas e por Genesias Noronha (PMDB), atual prefeito de Parambu (CE) e pré-candidato a Deputado Federal, para concorrer em 2010 a uma vaga na Assembléia Legislativa Cearense.

Chiquinho Feitosa convidou, pessoalmente, Jaime Júnior para se filiar ao Democratas e se lançar Deputado Estadual no certame eleitoral vindouro.

O ex-prefeito pediu um prazo aos líderes partidários para consultar a família, vereadores, amigos e correligionários, inclusive o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que muito contribuiu com sua presença e força, em seu benefício, nas eleições de 2008 em Icó.

Caso se confirme a disposição de Jaime Júnior em concorrer a Deputado Estadual, com amplas condições de vitória, haverá uma boa disputa na terra do icós.

Blog do Fabrício Moreira

MP denuncia delegado do município de Quixeramobim

O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça da Comarca de Quixeramobim Hugo Frota Magalhães Porto Neto e Eneas Romero de Vasconcelos, ofereceu, no dia 14 de setembro, uma denúncia ao juiz de Direito da 2ª Vara daquela cidade, contra o delegado licenciado da Policia Civil de Quixeramobim, Francisvaldo Pontes dos Santos. O delegado é acusado de ordenar a soltura de três acusados de porte ilegal de armas de fogo, com a devida devolução das armas apreendidas, sob influência de políticos atuantes naquela região.

Os réus, Antônio Willame Jerônimo Dias (mototaxista); Enio Gadelha Queiroga Silvestre (comerciante); e Edi ou Edio Gaúcho (ex-administrador da fábrica Aniger em Quixeramobim), foram enquadrados pelos promotores no artigo 14, da Lei 10.826/2003, por portarem duas escopetas, calibre 12, com o intuito aparente de caça ilegal.

Conforme o referido dispositivo, “portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar” configura-se porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A pena prevista é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. O crime previsto é inafiançável, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente.

De acordo com o depoimento do dentista José Humberto Almeida Júnior, que presenciou os fatos, por influência de políticos atuantes naquela cidade, o delegado determinou que os registros e as armas apreendidas fossem imediatamente devolvidas. No mesmo instante, Antônio Williame Jerônimo e Enio Gadelha Queiroga Silvestre saíram levando as suas armas, espingardas calibre 12, sendo também lhes devolvidos os cartuchos, tantos os intactos quanto os deflagrados.

Fonte: MP-CE

Fortaleza desembarca com tranquilidade. Ferdinando Teixeira cogitado para assumir Leão

O time do Fortaleza desembarcou por volta das 15 horas na capital em clima de tranquilidade. Não houve nenhum tipo de protesto por parte da torcida. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Jorge Mota, acompanhou a chegada dos jogadores e afirmou que o técnico Ferdinando Teixeira está nos planos da diretoria para assumir o comando do Leão.

Jorge Mota não negou, mas também não confirmou, que a negociação já estaria em andamento. O diretor conhece bem Ferdinando Teixeira, já que nos três anos em que foi Presidente do Fortaleza, os dois trabalharam juntos e chegaram a série A. A ligação entre eles pode facilitar uma possível negociação. É bem provável que Jorge Mota esteja a frente de toda a situação.

Presidente do Ceará se revolta contra arbitagem

Após a polêmica derrota para o Paraná, por 1 a 0, ontem (19/09), o presidente do Ceará, Evandro Leitão, revelou que o clube vem sendo seguidamente prejudicado pela arbitragem nas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro. O último grave erro aconteceu ontem (19/09), quando Wellington Silva, do Paraná, marcou com a mão o único gol do jogo que deu a vitória ao time paranaense no estádio Castelão.

"Não foi a primeira vez que fomos prejudicados pela arbitragem na Série B deste ano, mas esta foi a mais vergonhosa, a mais escancarada. Todo mundo percebeu claramente que o jogador do Paraná usou a mão. Como o árbitro, a bandeirinha e até mesmo o quarto árbitro não viram? O atacante do Paraná nem comemorou o gol na hora que a bola tocou as redes porque não acreditou que o lance seria validado. O que mais preocupa o Ceará é que toda sexta-feira o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa da Silva, dá expediente na Federação Paulista de Futebol e temos clubes paulistas como Guarani, Ponte Preta e São Caetano brigando pelo acesso à Série A", afirmou Evandro Leitão.

Sóbrio, Grêmio goleia o Flu, que tropeça nas pernas no Brasileirão

O volante Adílson disse durante a semana que, para o torcedor do Grêmio, vencer o Fluminense seria como bater em bêbado. Os cariocas retrucaram, mas acabaram deixando o Olímpico tropeçando nas pernas na luta contra o rebaixamento. Com um sonoro 5 a 1, com direito a 3 a 0 em apenas 23 minutos, o Tricolor gaúcho nocauteou o carioca neste domingo, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão e segue firme na luta por uma vaga na Libertadores. Adeílson e Cássio, ambos contra, Tcheco, Souza e Jonas marcaram os gols para o time da casa. Kieza descontou.

Confira a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro!

G1

Pesquisa a caminho

A pesquisa CNI/Ibope a ser divulgada na segunda-feira trará uma novidade inconveniente para o governo – e não são os cerca de 40% das preferências para José Serra. O incômodo maior será ver Ciro Gomes em segundo lugar. A diferença real entre Ciro e Dilma Rousseff pode até nem existir, pois está dentro da margem de erro da pesquisa, mas sua divulgação fará grande barulho. Na mesma pesquisa, Marina Silva começa a dizer a que veio – ela surgirá com 6% das intenções de voto.

P.S.: É tudo o que Ciro queria ouvir para dizer que fica no Ceará para tentar mesmo a Presidência.

Alencar deixa hospital em São Paulo e se diz 'animado'

O vice-presidente José Alencar teve alta por volta das 11h deste sábado (19) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde quinta-feira com um quadro de pancitopenia – quando há queda no nível de plaquetas, hemoglobina e glóbulos brancos do sangue.

O quadro pode ter ocorrido devido à quimioterapia a que o vice se submete para tratar tumores no abdome.

Ao deixar o hospital, Alencar disse que está bem. "Estou animado. Ainda que a quimioterapia seja um tratamento clássico, não revolucionário, um tratamento comum. Mas nós estamos com muita esperança. Se aqueles [tratamentos] revolucionários não deram certo, vamos voltar ao convencional e vai dar”, afirmou o vice-presidente.

Na quinta-feira, exames detectaram que os níveis de hemoglobina, de leucócitos e de plaquetas do vice-presidente estavam muito baixos, o que aumenta muito o risco de Alencar pegar uma infecção, de ter uma hemorragia ou uma crise de anemia.

Ele recebeu uma transfusão de sangue ainda na noite de quinta. Os médicos decidiram internar Alencar até que os exames se normalizassem.

Duas apostas dividem prêmio de R$ 24,6 milhões da Mega-Sena

Duas apostas acertaram as seis dezenas sorteadas neste sábado (19) na Mega-Sena e vão dividir um prêmio de R$ 24,6 milhões. Os ganhadores – de Curitiba (PR) e de Porto Alegre (RS) – receberão R$ 12,3 milhões.

As dezenas premiadas no concurso nº 1.110, cujo sorteio foi realizado em Montenegro (RS), foram: 06 - 14 - 26 - 28 - 42 - 45

Os 217 acertadores da quina receberão R$ 10,8 mil cada um. As 11.277 apostas que acertaram a quadra levarão para casa R$ 298,83.

O prêmio do próximo concurso, a ser realizado na quarta-feira (23), é estimado pela Caixa Econômica Federal em R$ 2 milhões.

Aposentada transforma casa em ateliê de arte em Iguatu

Na fachada da casa número 56 defronte à Praça Coronel Belizário (hoje Airton Jucá), no Centro desta cidade, há um conjunto de azulejos que retrata o sofrimento de Nossa Senhora das Dores. A pintura denota como a dona do imóvel, a professora aposentada Maria Ivone Fernandes de Carvalho, de 89 anos, é religiosa. E para quem conhece um pouco mais da história da sua vida, sabe que se trata de uma artista autodidata que se mantém ativa.

Há 20 anos, Ivone Carvalho pintou as cerâmicas que em conjunto formam o retrato de Maria Santíssima e estão fixadas na fachada principal da casa, virada para o nascente. A obra resiste ao tempo, mesmo incidindo sobre ela o sol inclemente de todas as manhãs do sertão nordestino. A pintura é fruto de uma técnica utilizada e aperfeiçoada pela artista após a aposentadoria, em 1983.

Honório Barbosa
Diário do Nordeste

Morre em Fortaleza, ex-prefeita de Deputado Irapuan Pinheiro

Morreu na noite da última sexta-feira, em Fortaleza, a ex-prefeita de Deputado Irapuan Pinheiro, Francisca Josué de Souza Carneiro.
Dona Francisca como era conhecida há dias enfrentava problemas de saúde por conta de um câncer. O corpo da ex-prefeita foi sepultado ontem em Irapuan Pinheiro.

sábado, 19 de setembro de 2009

Acopiara: Parque Terto Moreira realiza 4ª Vaquejada

Teve início ontem, a 4ª Grange Vaquejada no Parque Terto Moreira, no bairro Moreira, em Acopiara.
De acordo com os organizadores da festa são mais de 10 mil reais em prêmios para os vaqueiros derrubadores de gado.
Durante os três dias de evento haverá forró com bandas regionais.

Governo espera vacinar 14,7 milhões contra a pólio hoje

O Ministério da Saúde espera vacinar neste sábado 14,7 milhões de crianças, na segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite. A expectativa com esse número é atingir 95% do público alvo.Todas as crianças menores de cinco anos precisam ser vacinadas. Os cerca de 115 mil postos de vacinação devem ficar abertos das 8h às 17h, mas cada município tem liberdade para alterar esse horário.

A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria dos casos, a criança não morre, mas pode sofrer sérias lesões no sistema nervoso, como paralisias dos membros, podendo chegar a tetraparalisia. A doença é transmitida por um virus que entra no organismo por via oral.

Prefeitura de Iguatu realiza obras de pavimentação em diversos bairros da cidade

A prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Infra Estrutura, está desenvolvendo o maior programa de pavimentação em vias urbanas já realizadas na história contemporânea deste município.

Através de uma parceria Governo Federal (Ministério das Cidades) e Prefeitura Municipal, o município iguatuense tem dado um grande passo em busca de equacionar os direitos e garantias individuais nas diversas camadas da população dessas regiões.

A exemplos do que já aconteceu em alguns bairros desta cidade, como por exemplo, Vila Neuma, Cocobó, Vila Coqueiro, Jardim Oásis, Verdes Parques, onde 100% das ruas dessas localidades já se encontram totalmente pavimentadas, os moradores dos bairros Areias Parque e Lagoa Parque, também estão comemorando a chegada desse benefício. Em fase de conclusão no Areias Parque estão as seguintes ruas: Rua projetada 25/ José Caieira/ Trav. Eng. José Barreto; rua das Oliveiras; Rua Francisco Vieira FIlho; rua 25 de Março(lagoa seca);Trav. Márcio Nogueira e rua Tancredo Neves.

No bairro Lagoa Parque, próximo ao Jardim Oásis, além da pavimentação, as ruas daquele bairro ainda estão passando pelo processo de saneamento básico, conforme plano de trabalho.

O resultado de todas essas ações refletem em benefícios que de imediato modificam a vida dos moradores daquelas localidades em diversos aspectos, os quais podemos destacar:
- Diminuição nos problemas de saúde da comunidade, causados muitas vezes pela poeira e pela lama, principalmente nos períodos invernosos;
- Valorização dos imóveis.
- Incremento na oferta de emprego no segmento da construção civil.
- Diminuição dos problemas de saúde da população.

Obs: No próximo dia 30, as 19 horas, o prefeito Agenor Neto vai assinar a ordem de serviço para a pavimentação de todo o Bairro Esplanada.

Iguatu Notícias

TRE suspende votação de recurso eleitoral em Granja, no Ceará

O juiz Emanuel Leite Albuquerque, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), pediu vistas do recurso impetrado pelo prefeito e vice de Granja (Esmerino Arruda e Hélio Fontenele - ambos do PSDB) contra decisão de magistrado da 25ª Zona Eleitoral que considerou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) encaminhada pelo Ministério Público a pedido da coligação do candidato derrotado naquela cidade, Romeu Aldigueri de Arruda Coelho (PPS). O relator do caso, o juiz Jorge Luís Girão Barreto apresentou voto pelo improvimento do documento interposto por Esmerino.

Os magistrados seguintes (o desembargador Gerardo de Pontes Brígido e os juízes Anastácio Marinho e Tarcísio Brilhante) votaram contra o parecer de Jorge Girão, o que levaria a desconstituição da sentença em 1ª instância. No entanto, a sessão foi suspensa devido ao pedido de vistas pelo juiz Emanuel Leite Albuquerque. A próxima sessão do pleno do TRE/CE ocorrerá somente no dia 29 deste mês, quando Albuquerque deve apresentar seu voto de vistas.

Recurso

A sentença de 1ª instância que cassou os mandatos e decretou a inelegibilidade por três anos de Esmerino Arruda e Hélio Fontenele foi proferida em 25 de maio último. Da mesma forma como outros prefeitos cassados, os advogados de Esmerino e Hélio impetraram Ação Cautelar para voltarem aos cargos e permanecerem até o julgamento do mérito do recurso pelo pleno do TRE/CE.

Em decisão monocrática o juiz Jorge Luiz Girão Barreto não acatou o pedido do prefeito e vice de Granja e o processo está sendo julgado agora após o próprio TRE ter concedido a liminar negada por Girão.

Comemoração: Maçonaria festeja 150º aniversário

Maçons de várias cidades do Estado estiveram reunidos, na última quinta-feira, para celebrar os 150 anos de fundação da entidade no Ceará. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Redenção e o espaço ficou pequeno, diante da quantidade de participantes. A escolha da cidade de Redenção, para sediar o encontro, foi motivada por ter sido a primeira vila do Brasil, na época, a abolir a escravidão.

No entanto, a programação em alusão aos 150 anos da Maçonaria no Estado do Ceará continua até o fim do ano. A programação inclui outra sessão solene na Câmara de Vereadores de Aracati no próximo dia 25 de outubro, homenagem também pela Câmara de Fortaleza, em novembro, e homenagens às personalidades que contribuíram nos trabalhos da Maçonaria, como também o lançamento de "Antologia sobre a História da Maçonaria no Estado" e do selo comemorativo aos 150 anos. De acordo com o grão-mestre do Grande Oriente da Confederação Maçônica do Brasil (Comab) no Ceará, Raimundo Josemildo Pinheiro do Nascimento, as comemorações no Estado não ressaltam apenas a história da entidades, mas a importância da Maçonaria e os trabalhos realizadas durante esses 150 anos no Ceará.

"As pessoas pensam que a Maçonaria é uma entidade secreta. Mas não é isso. Nós somos discretos", avalia. Nos 150 anos da entidade, Josemildo lembra que a entidade mantém projetos importantes, como as campanhas para doação de sangue, conscientização para realização de exames de próstata no Interior do Estado, e atendimento a creches em várias cidades do Ceará. "A comemoração representa os maiores movimentos nacionais da Maçonaria. Lutamos para que cada um tenha direito a uma moradia digna. Tudo isso é um trabalho que a Maçonaria se preocupa, sem a política partidária", diz.

Além disso, Josemildo Pinheiro lembra que a entidade está também preocupada com os ensinamentos éticos e morais dos integrantes. E, para simbolizar o marco histórico da Maçonaria no Estado, os integrantes da entidade poderão relembrar os 150 anos da chegada da Maçonaria na Praça Central de Redenção, onde foi inaugurado um símbolo em alusão a cada participantes que integra, atualmente, à Maçonaria.

Como parte das comemorações, foi aberta uma exposição sobre a "Maçonaria no Ceará no Século XIX e início do século XX" e o lançamento do livro "Intrépidos Romeiros do Progresso: maçons cearenses no Império", de autoria de Berenice Abreu de Castro Neves.

As primeiras manifestações maçônicas no Estado do Ceará culminou com a Confederação do Equador e o sacrifício de alguns maçons, inclusive Padre Mororó. A primeira Loja Maçônica foi instalada foi a Fraternidade Cearense 136, em 1856.

Olhar Diferente: Especiais revelam talentos

Eles sorriem, brincam, encenam, pintam, criam e recriam a arte. São jovens e adultos que precisam de oportunidades para mostrar que também são capazes de inovar e, principalmente, colocar em prática muitos talentos. A publicação "Olhar Diferente", iniciativa da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), formada pelas primeiras-damas das prefeituras, é uma abordagem de todos os projetos desenvolvidos para beneficiar as pessoas com algum tipo de necessidade especial, seja visual, auditiva, física ou mental.

O lançamento da obra, executado a partir do sucesso obtido com os projetos executados pela Associação, acontecerá em sete cidades do Interior a partir da próxima terça-feira, em Acopiara, no Pólo de Lazer Edson Monteiro de Oliveira; e terminará no dia 18 de novembro, no Crato. As outras cidades a serem visitadas para o lançamento da publicação são: Tauá, Limoeiro do Norte, Fortaleza, Pacoti e Sobral.

DN

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dois homicídios registrados no interior do Ceará

O agricultor Francisco Etevaldo Lopes Ramos, 40, foi vítima de homicídio no distrito de Palestina, em Orós. O crime aconteceu por volta das 19 horas de ontem (17), por dois homens não identificados em uma moto. A vítima foi atingida com três tiros de revólver e não se sabe o motivo do crime. Os bandidos conseguiram fugir.

Já em Penaforte, cidade distante 544 quilômetros da capital cearense, José Pereira Leite, 23, foi morto na noite de ontem (17), com um tiro no pescoço, quando transitava em uma moto pela estrada que dá acesso ao Sítio Arco Íris. Nenhum morador soube informar o motivo do homicídio.

Os criminosos não foram identificados e fugiram. A vítima, vulgo “neném”, era acusado de praticar assaltos a caminhões na cidade de Barro, também na região Sul do Estado. Ele tinha passagem pela Polícia e encontrava-se em liberdade provisória.

90% dos empregos gerados no Ceará paga salário mínimo

Apesar do crescimento médio anual de 5,7% no nível de empregos no Ceará, registrado entre 1998 a 2008, com aumento de 46 mil vagas/ano, culminando em 1,1 milhão de postos de trabalho no ano passado, cerca de 90% dos novos trabalhadores cearenses não recebem mais do que um salário mínimo por mês. Os dados foram apresentados ontem, em um estudo do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

A média de salário no Estado, contando com a RMF, é de R$ 545,18 para os homens e R$ 513,88 para as mulheres. O ganho real ficou em 24,35% na média, de 2004 a 2008, 24% para o sexo masculino e 26% para o feminino 26%.

EMPREGOS GERADOS DE 2004 A 2008 NO CEARÁ

FORTALEZA 108.482
Maracanaú 6.516
Eusébio 6.383
J. Norte 6.015
Horizonte 4.342
Sobral 4.087
Russas 3.220
Aquiraz 2.906
Ocara 2.538
Limoeiro Norte 2.309
Caucaia 2.219
Iguatu 2.096
Quixadá 1.387
Itapipoca 1.130
Barbalha 902
Pentecoste 847
Paraipaba 814
Ubajara 747
Itapajé 745
Baturité 727
Paracuru 684
Jaguaruana 588
Tianguá 572
Quixeramobim 521
São Benedito 422
Acarape 361
Morada Nova 324
Irauçuba 254
Ipu 198
Guaramiranga 189
Barreira 156
Varjota 142
Boa Viagem 123

Cá pra nós

O prefeito Antonio Almeida foi eleito prefeito de Acopiara, nesse período, prometendo gerar um mundo de empregos.
Pergunta-se: E a cidade de Acopiara, não gerou nenhum emprego?
Eita realidade cruel.
Ei, ei...

Prefeitos do Ceará fazem encontro para chorar perdas do FPM

A Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece) promove, desde o começo desta manhã de sexta-feria, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Bairro Castelão), encontro para avaliar a queda dos repasses no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os prefeitos reclama que perderam muito e que não estão dando conta de tantas despesas.

O governador Cid Gomes comparecerá ao encontro às 11 horas, quando deverá falar e expor como o Estado pode amenizar a situação dos gestores.

Exames revelam que saúde de José Alencar está frágil

O vice-presidente José Alencar, que tem câncer, voltou a ser internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite desta quinta-feira (17). Ele chegou ao hospital às 21h30.

Os médicos coletaram uma amostra de sangue e fizeram exames. Os resultados não foram bons: os níveis de hemoglobina, de leucócitos e de plaquetas estão muito baixos, o que aumenta muito o risco de Alencar pegar uma infecção, de ter uma hemorragia ou uma crise de anemia.

No vídeo abaixo, ouça o relato do repórter da TV Globo José Roberto Burnier, que conversou com Alencar na entrada do hospital

G1

Drama em Morada Nova: Pais do menino seqüestrado fazem um apelo

Onze dias depois do seqüestro de uma criança e sua babá, na cidade de Morada Nova (a 163Km de Fortaleza), a família do menino decidiu romper o silêncio e pedir ajuda da Imprensa para que o caso chegue ao fim. Ontem, o pai do garoto Rainério Herbert Façanha Filho, de apenas quatro anos de idade, autorizou o Diário do Nordeste publicar a fotografia do filho, assim como da babá.

"A família está muito angustiada. Os pais estão constantemente sendo sedados. A angústia e o sofrimento são muito grandes. Por isso, a família está fazendo um apelo de público para que, se alguém tiver alguma informação que possa ajudar na localização dos reféns, que comunique à família, ou mesmo à Imprensa e à Polícia", afirma um amigo do comerciante, que, no começo da tarde de ontem, recebeu a incumbência de representar os pais do menino e autorizar a publicação das fotografias.

O seqüestro ocorreu na noite do último dia 7, quando a família chegava em casa. Os seqüestradores já haviam invadido a casa do comerciante e dominado o caseiro. "Quando a família chegou de um passeio, foi rendida dentro de casa", explica.

Saúde

"A família está sofrendo muito. O garoto tem problemas de saúde, precisa tomar remédios. Tem problema de refluxo e respiratórios. Além disso, é alérgica à alimentos que contêm corantes. Precisa tomar medicamento diariamente", afirma o amigo da família do empresário. Nos contatos exigindo o pagamento do resgate, os criminosos não falam como está o estado de saúde do garoto.

Em entrevista, por telefone, ao Diário, na tarde de ontem, o diretor da Divisão Anti-Seqüestro, delegado Andrade Júnior, foi cauteloso e confirmou que, a pedido da família da criança, as investigações foram suspensas.

"Temos, obrigatoriamente, que respeitar os sentimentos dás famílias dos dois reféns e estamos afastados do caso. Como é de praxe, só retornaremos às investigações quando os reféns estiverem à salvo, de volta às suas famílias", advertiu.

Em Morada Nova, a população acompanha, com apreensão, o episódio. O pai do garoto seqüestrado junto com a babá e muito conceituado. Ele atua na venda de motocicletas.

Diário do Nordeste

Ceará em posição de vanguarda: Central de negócios avança

O Ceará está na vanguarda das Centrais de Negócios no Brasil e conta atualmente com 41 entidades, entre Centrais e Redes, em 10 diferentes segmentos, totalizando 1.027 empresas associadas que geram mais de 16 mil postos de trabalho. O destaque é o segmento de supermercados, que conta ao todo com 25 Centrais e Redes. A primeira rede no Ceará surgiu em 1994 e contava com 22 empresas associadas, com 320 empregados.

Fortaleza tem a maior quantidade de redes, mas municípios como Juazeiro do Norte, Iguatu, Morada Nova, Icó e Quixadá também já possuem suas centrais de negócios. O objetivo do Sebrae é trabalhar mais fortemente a partir de agora na mobilização das empresas do interior na adesão a essa iniciativa.

DN

Acopiara se prepara para completar 88 anos de história sem muita coisa para comemorar...

Sem ter muito o que comemorar e o pior, liderando o maior índice de violência no Centro Sul do Ceará, Acopiara vai completar no próximo dia 28 de setembro, 88 anos de Emancipação Política Administrativa.

Vivendo uma verdadeira decadência de bons políticos, Acopiara, ao longo dos anos simplesmente parou no tempo.

Nessa época do ano, num passado não muito distante, o município era marcado por grandes inaugurações e eventos festivos de causar inveja.

Hoje, a cidade além de não oferecer oportunidades de empregos para a população, o munícipe ainda é obrigado a conviver com um sistema de saúde ineficiente e sem expectativa de melhora.
Como nem tudo está perdido fica a torcida para que dias melhores cheguem para nossos irmãos tão sofridos da "Terra do Lavrador".

De qualquer maneira parabenizo a minha querida Acopiara, terra que nos viu crescer e vencer.

Em tempo

Para marcar os 88 anos de Emancipação Política de Acopiara, a Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado vai realizar dois dias de festa.

No sábado, duas atrações: Taty Girl e Forró do Mela e no domingo, Furacão do Forró e Banda Skema.

Os eventos serão realizados no Pólo de Lazer da avenida Paulino Félix.