sábado, 9 de maio de 2009

PSB, PDT e PC do B querem Ciro Gomes candidato ao governo de São Paulo

Os debates políticos em torno do nome de Ciro Gomes (PSB-CE) como candidato ao governo de São Paulo, são destaques na coluna Painel da Folha de São Paulo deste sábado (9). Segundo a Folha, com a eliminação do nome de Paulo Skaf, representantes do PSB, PC do B e PDT paulistas, se reuniram para para tratar do assunto.

Os petistas sugeriram que poderia haver jogo caso Ciro se mostrasse viável, em pesquisa, contra Geraldo Alckmin, tucano mais cotado caso José Serra saia para disputar o Planalto.
Paulinho da Força também tratou do projeto Ciro SP em conversa com Gilberto Carvalho. O chefe de gabinete de Lula, cotado para presidir o PT durante a campanha eleitoral de 2010, não se comprometeu, mas também não se opôs ao prosseguimento das negociações.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mão Amiga direcionada a uma família de Brejo Santo, no Ceará

O nosso blog, além de ter a missão de bem informar, tem também a responsabilidade de ajudar a quem nos procura.
A senhora Maria Aparecida De Moura Lima que se encontra em São Paulo nos enviou um email pedindo para que o seu conteúdo chegue ao conhecimento do prefeito Guilherme Landim de Brejo Santo, no Ceará.
Como o nosso site é bastante acessado em todo o Cariri e principalmente em Brejo Santo, gostaríamos que esta solicitação chegasse ao conhecimento do prefeito pelas mãos dos nossos internautas.
O blog aguarda ancioso uma posição da Prefeitura deste Município, partindo do princípio de quem dar a um pobre está apenas emprestando à Deus.
Se for o caso, o prefeito Guilherme Landim pode nos enviar um email relatando a decisão tomada para a devida publicação.
Na véspera do Dia das Mães, não existiria presente melhor para essa família do que trazê-la de volta para o Ceará.

Fraternalmente,

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog


São Paulo, 08 de Maio de 2009

À PREFEITURA DE BREJO SANTO-CEARÁ
Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Guilherme Landim

Boa Tarde!

Eu, Maria Aparecida De Moura Lima, nascida em 22/01/1977 – Porteiras – CE , casada há 10 anos e mãe de duas crianças: Joana de 07 anos e Giovana de 02 meses.

Venho por meio desta solicitar de Vossa Excelência uma ajuda urgente, é que vim pra São Paulo em 1989 e durante esses anos nunca tive condições de voltar para o Ceará e ficar junto de meu pai o senhor ANTONIO GALO. Ele reside com minha irmã Cicera Elizabete de Moura Lima, conhecida também como Beta. O endereço é rua Sargento Cícero Soares Dantas nº107 Cep: 63 .276-000 no município de Porteiras-Ce.

Senhor prefeito Guilherme Landim durante todos esses anos venho sofrendo com saudade de minha família. Tive que me contentar só com os telefonemas e cartas, mais agora, nem através de cartas e telefonemas estamos tendo o contato. Eu já mandei diversas cartas e até o presente momento não tive respostas, e para completar não possuo mais o telefone pois perdi.

Preciso urgentemente senhor prefeito Guilherme Landim que me ajude a localizar algum dos meus familiares. Não aguento mais essa agonia acompanhada de tristeza e sofrimento pois amo muito minha família. Não tenho condições de ir para o Ceará pois o que ganho, mal dá pra comer é só para pagar aluguel e contas.

Por isso lhe peço, até mesmo lhe implor,o e clamo por ajuda senhor prefeito Guilherme Landim.
Preciso saber urgentemente de notícias de minha família que há anos não a vejo graças a São Paulo, essa cidade que só é uma ilusão.

Senhor prefeito Guilherme Landim, quero agradecê-lo, desde já, pela sua atenção e peço a Deus que o senhor possa me ajudar.

Obrigada.

Maria Aparecida De Moura Lima

Endereço: Rua Manoel Oliveira Gonçalves nº 194
Bairro: Vila Zilda
Cep: 02318-390 - SP
Telefone: 011 – 9365-4323 / 011 – 9329-1353
Telefone: 011 – 2978-7315 - Recado
E-mail contabilidade@aopm.com.br
E-mail gilmnunes@yahoo.com.br

IGUATU: UMA OPOSIÇÃO INCONSEQUENTE

Além de mentiroso, leviano, insano, inconseqüente e difamador, e por demais medíocre e covarde, o grupo que faz oposição política a atual gestão municipal de Iguatu, ainda se rege de caráter provocador, se satisfazendo em semear a cizânia e a intriga entre os próprios colegas legislativos e por que não dizer, com as famílias de bem desse grandioso município.

Estaria eu, praticando um ato de covardia, se caso não dilacerasse em algumas poucas linhas, o descaso verborrágico com que uma meia dúzia de pessoas, travestidas de cognomes no ofício da ética, todos os dias, utilizando-se do microfone de uma emissora de rádio local, e fugindo aos preceitos dos direitos individuais tão defendidos na Constituição Federal, vivem a provocar repetidas molecagens dentro desse veículo de comunicação.

Numa linhagem sorrateira e desmedida, esse grupo político local, vem mostrando que está definitivamente disposto a fazer uma oposição inconseqüente e irresponsável ao governo Municipal, focada em todas as esferas da administração pública. A estratégia é criticar tudo – absolutamente tudo – o que é realizado pelo executivo municipal, sem enxergar nada de positivo na gestão, que, como qualquer outra, tem falhas e acertos.

Exemplos claros dessa tresloucada oposição política, pode-se perceber todos os dias, seja na mídia, seja nas fofoquinhas passadas de boca em boca, ou dentro da câmara municipal da cidade, quando uma minoria parlamentar, viram as costas para todo e qualquer projeto de autoria do executivo municipal, numa atitude injustificável e prepotente.

Os projetos de saneamento básico e do aterro sanitário do município, são exemplos daquilo que venho descrevendo no início desse texto, quando essa minoria política, preocupada em somente atrapalhar, vivem fustigando a essência desses projetos, numa atitude descabida e imensurável.

Às vezes fico a imaginar, quão grande é o pacifismo do povo que está sendo prejudicado naquelas regiões alagadiças e de esgotos correndo nos rodapés das calçadas, e em particular nos bairros São Sebastião, Paraná, Flores e Tabuleiro, e que assistem todos os dias a protelação dos seus anseios, decorrentes do denuncismo e da falta de compromisso com o “bem comum”.

Por fim, é lamentável que esses dirigentes políticos, mesmo já tendo passado pelo governo municipal, e, por corolário, conhecedores das problemáticas administrativas, continuem dando sinais de que não estão preparados para propor soluções aptas a enfrentar os desafios, numa triste indicação para a sociedade de que a política segue sendo, para essa minoria, um vale-tudo pelo poder.

Fonte: Cearanet

Barrichello não tem tido sorte nesta temporada, diz Brawn

O piloto Rubens Barrichello não tem tido sorte nesta temporada mas ainda tem o necessário para ser um dos favoritos da Fórmula 1, disse o chefe de sua equipe, Ross Brawn, nesta sexta-feira.
O brasileiro de 36 anos, o mais velho entre os pilotos da atual temporada, chegou ao pódio em apenas uma das quatro corridas enquanto seu companheiro da Brawn GP, Jenson Button, venceu três e foi o terceiro em outra.

Defesa Civil alerta para chuva forte em 15 Estados

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e São Paulo.

A chuva poderá ser de forte intensidade nestas localidades e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-oeste da Paraíba, no centro-sul do Ceará e no centro-oeste de Pernambuco.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, as pesspas devem evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Comerciante é assassinado em sua residência em Juazeiro do Norte

Na manhã desta sexta-feira (08), o comerciante Vicente Oliveira Homem, de 56 anos, que trabalhava no ramo de bebidas, foi assassinado com um tiro de revólver a altura do peito em sua residência, em Juazeiro do Norte. Na ocasião, sua esposa atendeu a porta de casa para um homem que indicava querer tratar de negócios.

Ela chamou o marido, que quando se dirigiu ao homem, foi atingido por um disparo. O autor do crime também deu um tiro na porta de casa. A vítima foi socorrida e levada ao hospital, onde lá faleceu.A empregada da casa afirma que havia um outo homem em uma moto que auxiliou o autor dos disparos na fuga. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, mas vai ouvir familiares diante da possibilidade não descartada de um crime de pistolagem.

Mais de 300 políticos eleitos em 2008 já foram cassados

BRASÍLIA - Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 6, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) revelou que, do final de 2008 a março deste ano, 357 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no ano passado foram cassados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

O levantamento teve como base dados da Corregedoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi analisada a situação de 84,74% das zonas eleitorais do país.
Entre 119 vereadores cassados por compra de votos no período considerado, a maioria (50 casos) tinha atuação na região Nordeste. Também já perderam mandato 238 prefeitos e vices eleitos em 2008.

O número de mandatos interrompidos pode crescer bastante nos próximos meses. A corregedoria do TSE contabiliza outros quatro mil processos relacionados à corrupção eleitoral ainda pendentes de conclusão, 3.124 deles referentes à compra de votos no último pleito.
O aumento de cassações reflete a aplicação da Lei 9.840, de 1999, originada de iniciativa popular. O MCCE é formado por 40 entidades da sociedade civil, movimentos sociais e igrejas.

Em tempo

O número ainda é pequeno diante a grande quantidade de corrupto que tem no poder. Várias denúncias tramitam no âmbito da justiça com o objetivo de cassar esse tipo de gestor. Tem prefeito no Ceará, por exemplo, que além de roubar o dinheiro do povo, se envolveu em várias irregularidades (falcatruas), conforme fiscalização da CGU e continua por aí como se nada tivesse acontecido.
Como acalento: Dizem que a justiça tarda mais não falha e que os espertalhões, um dia, pagarão por isso.
É aguardar pra ver...

Filha agride mãe a chutes e pontapés em Fortaleza; mulher morreu

Uma filha é acusada de espancar a mãe até a morte na noite de ontem, na Barra do Ceará, em Fortaleza. De acordo com a perícia, Maria Zuleide Barbosa, de 73 anos, foi morta com chutes e pontapés. A família informou que a filha, de 40 anos, sofre de deficiência mental. Ela foi detida em flagrante e levada para a delegacia do bairro Pirambu, que em seguida transferiu para a Delegacia de Capturas.

Termina nesta sexta a Campanha de Vacinação dos Idosos

A 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe termina nesta sexta-feira (8). O intuito da Campanha era de vacinar 80% da população com 60 anos ou mais e também toda a população indígena acima de seis meses. A Campanha teve início o dia 25 de abril e contou com 241 mil agentes de saúde, 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) e 21 milhões de doses da vacina. A vacina contra a gripe é gratuita e está disponível em cerca de 65 mil postos de vacinação, entre eles postos de saúde e hospitais em todo o país.

Chuvas deverão ficar acima da média entre maio e julho

A previsão climática para o período de maio a julho é de maior probabilidade de chuvas na categoria acima da média para o Nordeste, segundo a Funceme. Porém, é importante ressaltar que a média do trimestre para o Ceará é de 169 mm, quantidade significativamente inferior a dos meses de fevereiro, março e abril, que é de 546 mm.

E tome chuva...

Chove bastante forte em Acopiara neste momento. Raios e trovões por todas as partes. Daqui a pouco mais detalhes.

Matador condenado em Icó

A população da cidade do Icó (a 375Km de Fortaleza) parou, ontem, para protestar e acompanhar o julgamento de um homem acusado de matar dois adolescentes naquele município, há quatro anos. O duplo assassinato foi praticado com requintes de crueldade e ficou conhecido na memória dos moradores de Icó como a ´tragédia das Oiticicas´, numa referência ao local onde o delito ocorreu. O assassino ainda espalhou velas, garrafas e limões em volta dos cadáveres, simulando um ritual satânico.Depois de quase nove horas de sessão, o Tribunal do Júri de Icó decidiu condenar a 31 anos de prisão o autor dos assassinatos, José Erivonaldo de Oliveira. Ele respondeu pelo duplo assassinato que vitimou os jovens Wanderson Nunes da Silva e Hálysson Bruno Moreira Cunha, que, na época, tinham 15 anos de idade.

Leia mais:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=636606

Brasil confirma 4 casos da gripe

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou ontem os primeiros quatro casos de gripe suína no Brasil. Os registros foram de São Paulo (2), Rio (1) e Minas Gerais (1). Outros 93 casos foram descartados e 15 ainda serão analisados. ´Estamos preparados. Fiquem tranquilos, a situação está sob controle´, enfatizou Temporão.O ministro disse que três doentes contraíram a doença no México e um nos Estados Unidos. Segundo ele, ´não há evidência de que o vírus tenha contaminado outras pessoas´. Os pacientes são adultos jovens e passam bem. Apenas um segue internado, no Rio.

Barragem de Acopiara sangra com lâmina superior a 30 cm

Choveu forte na madrugada de hoje em Acopiara. A quantidade de chuva ainda não foi divulgada. A barragem Dr. Tibúrcio Valeriano Soares Diniz, principal reservatório do município está sangrando com uma lâmina superior a 30 cm.
A água que desce pelo rio Quincoê vai direto para o açude Trussu em Iguatu.
Moradores que residem na vila Colchete amanheceram o dia preocupados com o grande volume de água bem próximo das residências.
Por enquanto o momento é de alerta em Acopiara, tendo em vista que o tempo permanece bastante nublado com possibilidades de mais chuvas no decorrer do período.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Rômulo Coelho assume vaga na Assembléia Legislativa

O Médico Rômulo Coelho, uma das principais lideranças políticas da região do Sertão Central assumiu nesta quarta-feira o mandato de deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB. Como suplente Rômulo assumiu a vaga do deputado Sineval Roque, também do PSB, licenciado por 120 dias. É a segunda vez que Rômulo Coelho ocupa o cargo de Deputado Estadual, tendo como marca no legislativo sua atuação em prol da região do Sertão central, e mais especificamente pelo município de Quixeramobim, município...

A posse de Rômulo marcada para esta terça-feira teve que ser remarcada para hoje, quarta, devido a morte do deputado Carlos Alberto Arruda, ocorrida no dia 30 de abril. Correligionários, lideranças e familiares do novo deputado estiveram presentes à solenidade onde Rômulo Coelho definiu como prioridade durante sua atuação na Assembléia Legislativa a construção das estradas Madalena -Quixeramobim.

Estrada Quixeramobim -Encantado – Senador Pompeu, além da reconstrução de trechos de estradas estaduais destruídas pelo período chuvoso para que os produtores possam escoar produção agropecuária dos municípios com tranqüilidade. O deputado ressaltou importantes obras do Governo Estadual que estão em andamento no município, como a reforma da Cadeia Pública Municipal, afirmando que trabalhará para ampliar a atuação do Governo do Estado em Quixeramobim, dando andamento a projetos importantes para o desenvolvimento da região, como o Projeto São José, que apóia os pequenos produtores rurais.

Para Rômulo Coelho, “o momento é de trabalho”, de apoiar ações voltadas pra o soerguimento do Estado do Ceará, lutar para que o projeto Ronda do Quarteirão seja implantado em cidades com mais de cinqüenta mil habitantes, promovendo assim mais segurança para a população, dentre outras prioridades apresentadas na tribuna da Assembléia Legislativa.

Jornalismo - SMC

Adriano acredita que pode retornar a seleção jogando pelo Flamengo

Imperador admite que se sente feliz no Rio de Janeiro e que sua alegria está de volta.



G1

STF livra Delúbio, Valério e Genoino de ação por gestão fraudulenta

O Supremo Tribunal Federal (STF) livrou nesta quinta-feira (7) o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e o deputado José Genoino (PT-SP) de responderem a ação penal na Corte pelo crime de gestão fraudulenta no processo que investiga suposto esquema de empréstimos fraudulentos do banco BMG.

A decisão, tomada por 5 votos a 3, no entanto, não atende em completo ao habeas corpus protocolado por Delúbio. O ex-tesoureiro pedia que seu nome fosse excluído da ação penal. Porém, a maior parte dos ministros decidiu que Delúbio continuará respondendo à ação, pois contra ele também pesa a acusação de que teria cometido crime de falsidade ideológica.

Câmara de Acopiara aprova a criação do Departamento Municipal de Trânsito

A Câmara Municipal de Acopiara através dos senhores vereadores aprovou na última segunda-feira (04), o projeto de Lei do Executivo que cria o Departamento Municipal de Trânsito.
O órgão será subordinado a Prefeitura, a qual deve indicar nos próximos dias os seus gestores.
De acordo com informações recebidas o Projeto foi aprovado com duas emendas, sendo que uma delas de autoria da vereadora Delane Gaspar (PSDB), relatando que o Detran e a CPRV, só poderão fiscalizar dentro da sede urbana com a devida autorização do Departamento ora criado. O próximo passo será a municipalização do trânsito.

Em tempo

A expectativa é que o Departamento Municipal de Trânsito de Acopiara comece a funcionar tomando como medida inicial a realização de uma grande campanha educacional.
O trânsito do município é considerado um dos mais desorganizados do estado do Ceará.
O blog não foi informado de quando vai começar o trabalho de multa.
A verdade é que todos os guiadores de veículos automotores serão obrigados a se regularizarem o mais rápido possível.

PROFESSORES DO ESTADO DECRETAM GREVE GERAL

Professores do Estado decidiram paralisar as atividades. A decisão saiu durante assembleia geral da categoria encerrada agora há pouco no ginásio Aécio de Borba. A paralisação atingirá as escolas de Fortaleza e do Interior, segundo o Sindicato Apeoc, como forma de pressionar o governo estadual para que pague a progressão horizontal, respaldada em lei de 1993 que garante 5% de reajuste para a categoria.
O benefício chegou a ser pago ano passado, mas neste ano ainda não houve desembolso, segundo a Apeoc.
O Governo do Estado suspendeu o pagamento e decidiu mandar para a Assembléia Legislativa uma mensagem transformando a progressão horizontal em abono, no que os professores não aceitam tal mudança.
Os professores vão fazer pressão, a partir de agora, no legislativo estadual.

Eliomar de Lima

LUIZ PONTES AVISA: PSDB QUER APOIAR REELEIÇÃO DE CID, MAS DESCARTANDO O PT

E o deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) anda pregando aviso. Ele diz que o PSDB adoraria apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB), mas ressalva logo: "Desde que o PT não faça parte da chapa. O PSDB e o PT são como água e óleo."
Pontes é ligadíssimo ao senador Tasso Jereissati e garante que seu partido está convivendo muito bem apoiando o Governo Cid Gomes na Assembleia, dentro do que ele chama de postura responsável para com o Estado.
O tucano encontra-se em São Paulo conferindo, com o filho Lucas Pontes, a Feira Nacional da Indústria de Plásticos e Embalagens. "Meu filho tem empresa no ramo", explica o parlamentar.

Acopiara está sem abastecimento de água

Moradores de Acopiara estão enfrentando problemas por falta d’água nas torneiras. A informação que o blog recebeu é que o sistema de bombeamento da CAGECE, ou seja, o motor que fica sobre a bóia afundou trazendo sérios transtornos à população.
O problema persiste há mais de quatro dias e a previsão da CAGECE é que o serviço volte a funcionar neste final de semana.

Professores de Acopiara começam a receber o pagamento hoje

Enquanto todas as prefeituras municipais do Brasil já pagaram aos professores referente ao mês de abril, só hoje, a Prefeitura de Acopiara tomou este procedimento.
É no mínimo estranho o que acontece neste município, tendo em vista que todo o dinheiro relativo ao FUNDEB entra nos cofres da municipalidade até o dia 30 de cada mês.

Bolsa Família: políticos e donos de carros são beneficiados, diz TCU

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) revela que entre os beneficiários do programa Bolsa Família, o mais importante programa de transferência de renda do governo federal, estão milhares de proprietários de veículos, políticos, pessoas com renda acima do limite e até mortos, além de indícios de pagamentos em duplicidade.

Segundo o jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (7), ao cruzar a lista de beneficiários com os cadastros do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), auditores identificaram mais de 106 mil famílias proprietárias de carros acima de R$ 4.000, critério considerado "conservador" pelo tribunal. Entre os veículos identificados, há 713 avaliados em mais de R$ 100 mil.

O tribunal não divulga os nomes dos beneficiários relacionados aos indícios de fraude. Se comprovada, as famílias são excluídas do programa, e é aberto um processo administrativo para a devolução do dinheiro recebido indevidamente.

Matéria completa na Folha de São Paulo, aqui (Para assinantes).

Recuperação de estradas federais terá R$ 500 mi para o Ceará

O Governo Federal tem um plano de recuperação e restauração das rodoviais federais que cortam os Municípios do Ceará e que envolvem recursos da ordem de R$ 500 milhões, segundo informou a este portal o deputado José Nobre Guimarães. O superintendente do DNIT no Ceará, engenheiro Guedes Neto, concede entrevista coletiva, nesta quinta-feira, às 9 horas, para anunciar a programação de obras para recuperação das rodoviais. Uma das estradas mais castigadas pelas chuvas é BR 222, que tem techos intransitáveis. O mesmo ocorre, também, com a BR 116.

Congresso aprova R$ 1 bi para repor perdas dos Municípios

Os municípios brasileiros terão, nos próximos dias, um alívio no caixa após as seguidas quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O alívio vem de Brasília. O Congresso Nacional aprovou, na noite desta quarta-feira, projeto de lei do Poder Executivo, que destina R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para repor a queda na arrecadação do fundo, causada pela crise financeira mundial. O dinheiro vai sair do superávit financeiro de 2008.
O projeto vai à sanção presidencial.Para a liberação desse crédito será ainda necessária a edição de medida provisória estabelecendo os critérios de sua distribuição com os municípios. O vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputado Gilmar Machado (PT-MG), garantiu que a MP será editada rapidamente.
Emenda apresentada pelo líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), pretendia elevar o valor da ajuda de R$ 1 bilhão para R$ 6 bilhões, mas a emenda foi rejeitada.Na mesma da sessão, deputados e senadores aprovaram também dois projetos de crédito suplementar e especial em favor da Eletrobrás.
Um, no valor de R$ 37 milhões, e outro no valor de R$ 310 milhões.Ainda na sessão da noite de hoje, os congressistas votaram 1.049 vetos presidenciais em 129 dispositivos. A apuração do resultado dos vetos será iniciada às 10h de amanhã (7). Com informações da agência Folha e da Assessoria de Comunicação do Senado.

Fla passa pelo Fortaleza, avança na Copa do Brasil e dá as boas-vindas a Adriano

No dia em que acertou o retorno de Adriano, o Flamengo deu outro presente à sua torcida na noite desta quarta-feira. Com o Castelão lotado, o time sofreu no primeiro tempo, mas se recuperou na segunda etapa e venceu fácil o Fortaleza por 3 a 0, garantindo sua vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil (no primeiro jogo, os times empataram por 0 a 0 em Volta Redonda). Agora, o Rubro-Negro pega Internacional, que passou pelo Náutico por 2 a 0 no Beira-Rio.

Léo Lima marca duas vezes, Vasco goleia o Icasa e se classifica na Copa do Brasil

Sem sustos e com certa facilidade, o Vasco venceu o Icasa por 4 a 1 na noite desta quarta-feira, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, e se classificou para as quartas-de-final da Copa do Brasil (assista aos gols do confronto no vídeo ao lado) - na partida de ida, em São Januário, as equipes empataram em 1 a 1.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Santa Quitéria terá nova eleição para escolha do prefeito

Reviravolta política em Santa Quitéria, na região norte do Estado. O Juíz da 54ª Zona Eleitoral , Edson Feitosa Filho, julgou procedente a ação movida pelo Ministério Público Eleitoral que pedia a cassação do registro do candidato ao cargo de prefeito do município, Francisco das Chagas Mesquita (PSDB). O prefeito foi acusado de "captação ilícita de sufrágio"(compra de votos ) e abuso do poder econômico nas eleições de outubro passado (ver lei abaixo).

A sentença do juíz Edson feitosa Filho decreta ainda a perda do diploma eleitoral do prefeito e do vice Eduardo Sobral Monte e Silva e anula todos os votos obtidos obtido pela chapa dos dois candiatos. O ofício foi encaminhado aoTribunal Regional Eleitoral que deverá marcar novas eleições no município, denntro do prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Com a cassação do prefeito Chagas Mesquista e até que o TRE defina a data do novo pleito, o presidente da Câmara Municipal,José Francisco Paiva(PSDB), assume interinamente o cargo de prefeito.
Art. 41-A, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) "
Art. 41-A Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captação de sufrágio, vedada por esta lei o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil UFIR, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar n.º 64, de 18 de maio de 1990."

Pec dos Vereadores: CCJ do Senado volta a aprovar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou há pouco um voto em separado à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/08, a chamada PEC dos Vereadores, que reduz em R$ 1,8 bilhão o limite de gastos das câmaras municipais com a ampliação das vagas previstas na proposta. A alteração, apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), estabelece em R$ 7,2 bilhões o teto de despesas, enquanto o limite atual é de R$ 9 bilhões.

Entretanto, o texto aprovado na CCJ define um teto muito maior ao que fora aprovado na Câmara em 2008 - cerca de R$ 4 bilhões. No Senado, a PEC 333/04 (número modificado na Casa) foi aprovada em dois turnos, mas os senadores promoveram um fatiamento que definia apenas a ampliação de vagas, sem especificações de custeio. Por causa disso, a Câmara recusou assinar a promulgação da proposta - o que provocou em mal-estar entre as duas Casas: o Senado recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão.

Em linhas gerais, a chamada PEC dos Vereadores amplia de 51.748 para 59.791 o número desses cargos no país (diferença de 7.343 – ou 14,1% de ampliação de vagas). A proposta também altera a proporcionalidade de vereadores em relação à quantidade de habitantes em cada município. Assim, os menores municípios (até 15 mil habitantes) teriam nove e os maiores (até 8 milhões) 55 vereadores.

A apreciação da PEC na CCJ foi acompanhada por dezenas de suplentes de vereador, vereadores e até prefeitos, interessados diretos na tramitação da matéria. A proclamação do resultado foi saudada com gritos e aplausos e, na saída do plenário do colegiado, membros da comissão, como Valter Pereira (PMDB-MS) e Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da CCJ, foram cumprimentados com entusiasmo.

Ferrari usará difusor similar ao da Brawn na Espanha

A Ferrari anunciou nesta quarta-feira que terá um novo pacote aerodinâmico, com um difusor traseiro similar ao usado pela Brawn GP, no GP da Espanha, que será realizado neste domingo. No início da temporada, várias equipes, incluindo a Ferrari, questionaram a legalidade da peça, mas a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não viu nenhum problema no difusor.

Prevenção e controle de DSTs: Jovens vão ser multiplicadores sociais nas escolas

De 07 a 09 de maio, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, acontece o Curso de Capacitação para Multiplicadores do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, voltado para adolescentes pertencentes ao Grupo Gestor Jovem – GGJ, matriculados em escolas públicas de Fortaleza e Eusébio. Esse é o segundo momento do curso, que tem 40 horas-aula.

O evento é uma promoção conjunta da Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev), da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA).

A capacitação pretende discutir temas relacionados às DSTs, visando a contribuir para a aprendizagem dos jovens, estimular a participação nas discussões e ações voltadas à saúde e sensibilizá-los a atuarem como multiplicadores sociais, disseminando conhecimentos de prevenção entre seus pares.

Também os profissionais de educação e saúde estão sendo sensibilizados a entrar nesse movimento, através de capacitações específicas do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Nos dias 22, 23 e 24 de abril, profissionais de 26 municípios cearenses, das microrregiões de Tauá, Brejo Santo, Camocim, Tianguá e Granja participaram de um seminário. De 18 a 20 de maio está previsto um novo seminário destinado a profissionais da Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral.

Formação

O evento está inserido em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses. Eles vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Em 2009, estão previstas atividades até novembro, entre as quais: oficinas para Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde sobre Política de Incentivo contra as DSTs/Aids; Cursos Básicos de Vigilância Epidemiológica; capacitações para Manejo da Gestante HIV e Criança Exposta, cujo público-alvo são médicos, enfermeiros e bioquímicos; capacitações Saúde e Prevenção na Escola para profissionais de saúde, educação e adolescentes, totalizando 550 participantes; Oficina para Mobilizadores Sociais das CRES, destinada a profissionais das CRES, NUVET e ASCOM; capacitações de DST/Aids e co-infecção Tuberculose/HIV, que têm como público-alvo os agentes penitenciários do Estado, médicos e enfermeiros; Curso de Melhoria da Qualidade de Dados Sinan/NET; Capacitação de Prevenção Positiva em HIV/Aids, com 16 horas-aula e destinada a profissionais de saúde, gestores e pessoas vivendo com HIV/Aids; Seminário em DST/Aids para Equipes de Saúde Bucal; Seminário para Radialistas e Fórum Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Evento arrecada mais de sete toneladas para vítimas das enchentes


O primeiro grande evento da campanha Solidários em Ação, uma ação do Sistema Jangadeiro e do Corpo de Bombeiros para angariar donativos para as vítimas das enchentes no Ceará, foi um verdadeiro sucesso. Realizado no Kangalha, o evento arrecadou mais de sete toneladas de alimentos.

A festa reuniu várias bandas, Forró do Bom, Forró Real, Forró dos Plays e Solteirões do Forró, além de outras duas fizeram uma apresentação surpresa, Aviões do Forró e Forró Sacode.

A campanha segue com força total. Nesta quarta-feira, um pedágio será realizado no posto G4 (em frente ao Castelão) e em todas as entradas do estádio, antes da partida entre Fortaleza e Flamengo, pela Copa do Brasil. O torcedor que levar 1 kg de alimento receberá brindes do Jangadeiro Esporte Clube e Cds de forró.

O próximo grande evento promovido pelo Solidários em Ação acontecerá no dia 13 (quarta), no Sítio Real, em Caucaia, também às 20h. O show reunirá as bandas Forró Real, Nildinha e Amor Cearense, Forró Estourado e Forró Tá Massa. Para ganhar seu ingresso, além de Cds de forró, é só doar 2 kg de alimentos não perecíveis.

Seja um solidário, ajude os cearenses que vêm sofrendo com as enchentes. Doe alimentos na Super Rede de supermercados ou na sede da Tv Jangadeiro (Av. Antonio Sales, 2811 – Dionísio Torres).

Jangadeiro Online

Filho da cantora Claudia Leitte tem meningite, dizem médicos

Davi, filho da cantora baiana Claudia Leitte, está internado desde a noite de anteontem no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio. O menino, de apenas três meses, deu entrada na clínica com sintomas de uma virose e foi submetido a uma série de exames. Na manhã de ontem, o hospital emitiu boletim oficial, confirmando o quadro de meningite.

Claudia e o marido, o empresário Márcio Pedreira, passaram a noite ao lado do filho e ficaram irritados com a divulgação da nota. Segundo a assessoria de imprensa da cantora, o boletim foi enviado antes de os pais serem comunicados.

"A família não confirma até agora o quadro de meningite e vai ao encontro da equipe médica para saber de que forma isso foi diagnosticado e divulgado", informou o assessor Paulo Roberto Sampaio.

Davi, que pesa oito quilos e 35 gramas, continua internado, aguardando a liberação médica. De acordo com o site G1, seu quadro é estável, ele apresenta febre baixa e toma antibiótico intravenoso. O garoto não tem previsão de alta.

A Bahia, terra natal da cantora, sofre atualmente um surto de meningite. Já foram registrados 23 óbitos atribuídos à doença em 2009. Até março, foram 219 casos no Estado.

2010 - PMDB TENDE MAIS PARA SERRA

O blog do Josias informa que o PMDB tende hoje mais para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), do que para a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na formação de uma aliança para a chapa presidencial de 2010. O PMDB quer a vice dessa chapa. "Se tivéssemos que tomar uma decisão hoje, estaríamos mais perto de fechar com Serra, não com Dilma", disse um integrante da cúpula do PMDB ao blog. De acordo com o blog, esse dirigente fez levantamento nacional da situação da legenda e verificou que o acerto com o petismo revela-se viável somente em três Estados: Ceará, Amazonas e Piauí (neste último, com a dissidência do senador Mão Santa). Nas outras 24 unidades da federação, o PMDB caminha para uma aliança com PSDB e DEM.

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que o PMDB estará ao lado do próximo governo, independentemente do candidato eleito. "O PMDB é possível até que esteja numa aliança nacional com o PT, mas é muito provável que esteja em alianças regionais conosco. [...] O PMDB hoje é um partido imprescindível à governabilidade. Eu não sei se o PT ou o PSDB vai ganhar as eleições, mas eu garanto que o PMDB vai estar no próximo governo."
Segundo ele, o PMDB estará dividido nas próximas eleições. "Eu acho que o PMDB estará nessas eleições, muito provavelmente, dividido, e depois das eleições, ele será imprescindível à governabilidade enquanto tivermos um quadro partidário tão pulverizado quanto esse que existe no Brasil.

Folha Online

Sai ou não sai: CCJ pode votar emenda à PEC dos Vereadores

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) deu início à reunião desta quarta-feira (06) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que se destina à apreciação de 47 proposições legislativas. Apesar da expectativa, os projetos que estabelecem a chamada política de cotas não serão examinados hoje. Isto porque a relatora do conjunto de projetos, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), ainda conversa com senadores para a construção de um texto de consenso.

Também consta da agenda da comissão outro item polêmico em exame na CCJ, com chances de votação: a chamada emenda à PEC dos Vereadores, que eleva o número dos integrantes das câmaras municipais (PEC 47/08), do senador César Borges.

No momento, os senadores ouvem o relatório da senadora Marina Silva (PT-AC) a projeto da Câmara (PLC 138/08) que trata da venda de aerossol e da prática da pichação.

Compra de leite para Programa Fome Zero reforça renda de produtores em Quixeramobim

Produtores de leite do Ceará lucram com as vendas para o Programa Fome Zero. No município de Quixeramobim, a iniciativa ajudou a regular o preço. Cada produtor está recebendo R$ 0,69 por litro.



G1

Acopiara: Portal da Transparência divulga volume de recursos para construção de unidade básica de saúde

O Portal da Transparência do Governo Federal, nos enviou um email com informações sobre novos repasses de recursos federais ao município de Acopiara realizados por meio de convênios. O Portal afirma que os dados do convênio aqui relacionados foram obtidos através do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) no dia 02/05/2009 e, eventualmente, os valores poderão ser atualizados.
Ainda de acordo com o Portal da Transparência o objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social.

O convênio do município de ACOPIARA/CE recebeu seu último repasse no período de 26/04/2009 a 02/05/2009. Veja abaixo:

Número Convênio: 617986
Objeto: CONSTRUCAO DE UNIDADE BASICA DE SAUDE
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Convenente: ACOPIARA PREFEITURA
Valor Total: R$130.410,00
Data da Última Liberação: 29/04/2009
Valor da Última Liberação: R$43.470,00

Em tempo

A Prefeitura de Acopiara poderia tornar público através de envio de email a este blog informando o nome da comunidade a ser beneficiada com este equipamento.

Rádio acopiarense se prepara para ganhar dois novos reforços

O rádio acopiarense poderá ganhar dois reforços nos próximos dias. Os profissionais irão atuar na área de jornalismo em um programa a ser apresentado aos sábados na rádio Vale do Quincoê AM.
Os dois nomes são bem conhecidos dos ouvintes da região Centro Sul do Ceará e prometem contribuir com a população, levando ao ar, muitas informações de interesse coletivo.
Um dos nomes é "Pinheirinho (foto)", radialista e apresentador do programa policial da rádio Liberdade AM de Iguatu.
O outro nome que já teve passagem pela emissora acopiarense será divulgado posteriormente.
A direção da rádio Vale do Quincoê está fazendo alguns ajustes para a estréia do programa. Pelo menos três locutores ficarão no ar interagindo com a população levando o melhor da notícia.

Justiça Eleitoral cancela mais de 17 mil títulos no Ceará

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou o título de 17.825 eleitores do Ceará que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Quem teve o título eleitoral cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. Não pode ainda receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo poder público.

O cancelamento do título eleitoral impede ainda que ele obtenha passaporte ou carteira de identidade ou renove matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Fica proibido ainda de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

TSE

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ciro: governo dará 'cheque em branco' se ceder ao PMDB

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) disse nesta terça-feira (5), no Rio de Janeiro, não enxergar as pressões do PMDB em torno da pasta das Relações Institucionais, ocupada pelo ministro José Múcio Monteiro (PTB), e defendeu que o governo não recue da decisão de profissionalizar a diretoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Para ele, o governo não deve atender a pedidos do PMDB de olho na aliança nacional com o partido em 2010. "É um cheque em branco", definiu.

Enchentes atingem 55 municípios do Ceará

Em Sobral, o Rio Acaraú já subiu seis metros e a água já cobriu alguns prédios. Onze mil pessoas estão desabrigadas. Na zona rural, muitos estão sem comunicação e o socorro só chega de helicóptero.



G1

Artigo do Internauta - Administração pública: Relações entre os poderes e o papel destes na sociedade

O desenvolvimento de um município passa necessariamente por uma administração pública centrada na independência dos poderes e na ocupação de espaços estratégicos levando-se em conta a qualificação daqueles que os ocupam. Os acordos, loteamento de cargos, dentre outras práticas seculares precisam urgentemente ser banidas da política, pelo bem da probidade administrativa e do progresso.

Câmaras Municipais independentes, representando o cidadão, o qual é seu papel e não como mera abonadora das ações do Executivo, secretários e demais funcionários escolhidos mediante critérios técnicos, por serem capazes de desenvolver um trabalho importante em prol da sociedade e não para defender interesses puramente políticos, cargos destinados com vistas ao bem da coisa pública e não como pagamento de favores e apoios.

Municípios com Câmaras ativas, participativas e heterogêneas prestam um serviço muito mais relevante à população do que aqueles que tem na Casa Legislativa uma espécie de filial da Prefeitura. O diálogo entre os poderes é necessário, salutar. A subserviência, no entanto, é uma erva daninha. Quixeramobim dá mostras de estar vivendo uma nova fase.

O amadurecimento político do município se reflete na composição do legislativo, onde integra a Mesa Diretora a vereadora Liduína Leite, eleita pelo Partido Socialista Brasileiro, assim como na eleição do vereador Rômulo Filho, opositores do prefeito reeleito Edmilson Júnior. À frente da Casa, Carlos Roberto Mota Almeida, médico, administrador de experiência comprovada, hábil conciliador, que vem mostrando um trabalho sério, moralizador e atento às necessidades da população.

Aos representantes do povo, aos gestores, bastaria uma regra simples: tratar a coisa pública com zelo, como se sua fosse no que tange a responsabilidade, a torná-la útil, eficiente, e não em termos de posse, de benefício próprio. A confiança da população nos poderes constituídos precisa ser reconquistada, para isso ações concretas são indispensáveis.

O gestor não é um imperador, mas um servo do povo, ao qual deve respeito e prestar contas de seus atos, ao qual deve se dirigir não apenas para discursar, mas, sobretudo para ouvir, discutir.
O perfil do homem público, assim como a sociedade passa por mudanças. Já não convencem as falácias, os longos discursos, mas a capacidade de atender às demandas da população sem fisiologismo e demagogia, arregaçando as mangas e trabalhando para alcançar objetivos claros, tendo metas definidas de como tornar a administração pública mais transparente e eficiente.

Sérgio Machado
Radialista
Quixeramobim-Ceará

STJ PERMITE QUE COELCE SUSPENDA O FORNECIMENTO DE ENERGIA DE SENADOR POMPEU

Senador Pompeu, cidade do Ceará com 25.290 habitantes, ficará quase que totalmente às escuras. A decisão é do ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atendeu a um pedido da Coelce para suspender a liminar e a sentença deferida pelo Tribunal de Justiça do Estado que permitia à cidade continuar a receber energia elétrica mesmo após uma dúvida de R$ 741 mil.

Segundo o despacho publicado no "Diário Oficial" da Justiça, a Prefeitura de Senador Pompeu não pagou o valor devido por não concordar com o parcelamento que havia sido feito pela gestão anterior. A administração municipal alegou que algumas unidades consumidoras inadimplentes referiam-se a igrejas, associações e residências de ex-prefeitos.

A prefeitura conseguiu uma liminar --decisão provisória-- para que o fornecimento não fosse interrompido mesmo sem saldar a dívida. A empresa então recorreu ao STJ alegando que enquanto a liminar estivesse em vigor, o débito iria aumentar e criar prejuízos crescentes à empresa.

Folha Online

Inscrições abertas para os exames de Admissão de Oficiais Aviadores

Os Exame de Admissão para a Academia da Força Aérea serão realizados, a partir do ano de 2010 em Fortaleza. A Base Aérea de Fortaleza é que irá coordenar e apoiar a realização dos Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2010. Até o ano de 2008 os cearenses tinham que se deslocar até Recife para realizar os exames

As inscrições estarão abertas a partir do dia 18 de maio até o dia 19 de junho.

O numero de vagas fixado para o curso de Oficiais Aviadores é de 20 vagas para o sexo masculino e de 20 vagas para o sexo feminino. Já para o Curso de Oficiais Intendentes é de 30 vagas para ambos os sexos. No Curso de Oficiais de Infantaria, são 13 vagas somente para o sexo masculino.

As provas escritas serão realizadas nos dias 15 e 16 de agosto 2009, e o formulário de solicitação de inscrição estará disponível via internet no seguinte endereço eletrônico: www.fab.mil.br.

Jangadeiro Online

Campanha "Solidários em Ação"

O Sistema Jangadeiro de Comunicação e o Corpo de Bombeiros lançaram a campanha "Solidários em Ação" de apoio às vítimas das enchentes no Ceará. Para participar, basta doar alimentos e roupas em uma das 47 lojas da Super Rede na capital e interior. Os donativos vão ser enviados às famílias mais atingidas pelos alagamentos em todo o estado através da parceria com a Expresso Guanabara. Os locais serão escolhidos pela Defesa Civil do estado e Corpo de Bombeiros.

Hoje, 05/05, será realizado um show de solidariedade para arrecadar doações para a campanha. Em parceria com a A3 Produções, o Sistema Jangadeiro promove um show com as bandas Forró do Bom, Solteirões do Forró, Forró Real e Forró dos Plays na casa de shows Kangalha, a partir das 20h. É só trocar um ingresso por dois quilos de alimentos no próprio Kangalha e na sede da TV Jangadeiro - Av. Antônio Sales, 2811 - Dionísio Torres.

Solidários em Ação - entre nessa corrente

Fim do sonho: PEC dos Vereadores volta a "estaca zero"

Mesmo sob forte pressão, a Câmara dos Deputados “zerou” a tramitação da PEC dos Vereadores, praticamente acabando com o sonho de mais de sete mil suplentes de vereadores de todo o País. Depois de ter sido alterada no Senado, a PEC recebeu um novo número e agora terá de ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, ser apreciada por uma comissão especial e por dois turnos de votação no plenário da Casa. Após essa fase, irá ao Senado, onde terá de passar pela CCJ e por outros dois turnos de votação.

Essa PEC amplia de 51.748 para 59.791 o número desses cargos no país (uma ampliação de 14,1% ), além de alterar a proporcionalidade de vereadores em relação à quantidade de habitantes de cada município. Dessa forma, os municípios com até 15 mil habitantes teriam nove vereadores. Por sua vez, os maiores, aqueles com mais de 8 milhões, contariam com 55 vereadores.

Aprovada pelo Senado no final de 2008, a proposta não foi promulgada pela Mesa Diretora da Câmara. O então presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), argumentou que não assinaria a promulgação da proposta por ela ter sido substancialmente alterada pelos senadores.
Em relação ao aumento do número das vagas de vereador, Câmara e Senado concordaram. Contudo, o impasse entre as Casas se deu em relação ao repasse de recursos públicos para os legislativos municipais.

Enquanto os deputados aprovaram a redução em R$ 1,2 bilhão nos repasses anuais às câmaras – passando dos atuais R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões –, os senadores desmembraram esse item em uma outra PEC. Ou seja, os senadores mantiveram os atuais repasses, o que gerou a polêmica entre as duas Casas.

O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). O então presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), entrou com um mandado de segurança para obrigar a Câmara a promulgar a PEC aprovada pelos senadores. No entanto, a nova Mesa Diretora do Senado desistiu do mandado.

Bandidos voltam a agir e mais um ônibus é assaltado no interior

Mais um assalto a ônibus foi registrado nas estradas cearenses. Dessa vez, o ônibus da empresa Transceará, que fazia o trajeto Tauá - Mombaça, foi roubado na localidade de Beira do Umari na madrugada desta terça-feira (5).Três homens armados invadiram o coletivo e levaram todos os pertences das vítimas.Segundo a Polícia Militar, esse tipo de ação criminosa está se tornando cada vez mais comum na região.

TV Diário

Felipe Massa: ‘Temos que desenvolver o carro e recomeçar o campeonato’

O péssimo início de temporada da Ferrari tem deixado o sinal vermelho aceso na equipe italiana. Com apenas três pontos em quatro corridas, a escuderia de Maranello tem o pior começo de temporada da sua história. Felipe Massa, que ainda não marcou nenhum ponto neste ano, afirma que o time deve melhorar a partir do GP da Espanha.

Governador do CE assina termo de compromisso do Programa de Atenção Integral à Família beneficiando vários municípios

O governador Cid Gomes participou ontem (04), de audiência pública com o tema “Agricultura”. O evento aconteceu durante a instalação do Governo do Ceará na Minha Cidade – projeto Itinerante - em Potengi, no Cariri.

Na ocasião o governador respondeu as perguntas dos cidadãos daquela região com destaque no programa Agente Rural, mecanização agrícola, febre aftosa, Guia de Transporte de Animais (GTA), fruticultura, projeto São José, Cinturão das Águas e transposição do rio São Francisco.

Durante a solenidade do Itinerante Cid Gomes assinou o termo de compromisso do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), para os municípios de Acopiara, Araripe, Assaré, Aurora, Barro, Campos Sales, Catarina, Crato, Farias Brito, Iço, Iguatu, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Orós, Saboeiro, Salitre, Várzea Alegre e Barbalha.

Chuva deixa governador Cid Gomes isolado no Cariri

O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB), está isolado no Aeroporto do Cariri, cerca de 600 km da capital Fortaleza, por conta da forte chuva que cai na região desde o começo da manhã. Ele deveria ter embarcado às 9h para uma ação do Executivo no município de Aiuaba, mas até as 11h30 o avião não havia decolado em conseqüência do mau tempo. Com isso, há a possibilidade do projeto "Governo na Minha Cidade" ser cancelado.

A exemplo do que acontece no Cariri, chove forte também em diversas localidades, conforme divulgou a Defesa Civil do Estado e a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Ao todo, são 135 mil famílias atingidas em 57 municípios.

A zona norte do Estado, porém, é a mais abalada pela força das águas. De acordo com a Funceme, lá já choveu quatro vezes mais do que a média normal. Em Granja, mais de seis mil moradores da sede e de distritos sofrem com os prejuízos das cheias do rio Coreaú e diversos prédios públicos estão ilhados.

Problemas também em Santana do Acaraú, onde 90 casas foram destruídas e 166 pessoas estão desabrigadas. Em Pentecoste, diversas famílias estão isoladas porque as duas pontes que ligam a cidade ficaram inacessíveis devido aos 63 mm caídos desde as 7h de hoje.

Dos 184 municípios cearenses, o boletim da Funceme registrou chuva em 134 de ontem até as 7h desta terça-feira. A maior foi em Pentecoste (183 mm), seguido de São Luís do Curu (141 mm); Russas (101 mm); Apuiarés (99 mm); Pindoretama, 98 mm; Maranguape, 95 mm; Potireama, 95 mm; Itaiçaba, 91 mm; Palmácia (91 mm); Ocara (90 mm); General Sampaio (88 mm); Redenção (85 mm); e Aracoiaba (80 mm).

O número de mortes chegou a seis e o de feridos, a 103. A previsão da Funceme é de que as precipitações continuem intensas até o final deste mês. Dos 131 açudes monitorados pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 107 já comportam sua carga máxima.