terça-feira, 14 de abril de 2009

Pista de pouso e decolagem de Iguatu reabre

Após dois meses fechado para pousos e decolagens, o Aeroporto Regional Dr. Francisco Tomé da Frota, nesta cidade, foi reaberto. Nesse período, operários trabalharam na restauração da pista de 1100 metros de extensão, que foi recapeada, e no serviço de sinalização horizontal, concluído na semana passada. A reforma custou ao Governo do Estado R$ 558 mil.

Os trabalhos foram realizados pela construtora Esse Engenharia, em parceria com a empresa Tecnologia Aplicada à Pavimentação. A reforma da pista era uma reivindicação de empresários locais que utilizam o aeroporto e dos pilotos das aeronaves. Nos últimos três anos, o asfalto apresentava rachaduras que vinham aumentando de tamanho e havia pequenas pedras soltas na pista, que poderiam provocar acidentes se atingissem as turbinas.

Iguatu não é rota de vôos comerciais. Enquanto ficou fechado, os pousos e decolagens foram transferidos para o Aeroporto Regional do Cariri. A previsão inicial de conclusão dos serviços era para 14 de março passado, quase um mês, mas o prazo foi ampliado, em virtude da ocorrência de chuvas.

Agora a pista está boa, mas surgem novas demandas. O terminal de embarque é considerado deficiente e necessita de serviços de reforma. O comandante Lima, da empresa aérea Easy Air, disse que as obras de recapeamento do asfalto melhoraram a pista que estava irregular. Havia risco de acidente até para pouso e decolagens de aeronaves de pequeno porte. “Agora, o terminal de embarque necessita ser restaurado para oferecer mais conforto aos visitantes e passageiros”, comentou Lima.

O piloto Jair Oliveira, que utiliza o aeroporto de Iguatu, há mais de 10 anos, aprovou a reforma. “A pista nova oferece boas condições até para vôos noturnos porque melhorou a visibilidade”, disse. “Antes a pista estava irregular, com rachaduras e havia também problemas com a iluminação”.

Diariamente, o Aeroporto Regional de Iguatu recebe vôos de uma aeronave de pequeno porte que recolhe o malote bancário de dezenas de agências da região Centro-Sul para o serviço de compensação. Durante o período de reforma, esse serviço foi transferido para a região do Cariri, ampliando o tempo de viagem dos motoristas encarregados do recebimento pela manhã e entrega dos cheques, que era realizada no início da noite.

DN

PSDB do Ceará abrirá temporada de encontros regionais na casa do PMDB

O PSDB iniciará a série de encontros regionais com objetivo de animar as bases e discutir eleições 2010, a partir do próximo dia 24. A primeira reunião ocorrerá em Iguatu (Centro-Sul).Na organização do encontro, o presidente regional Carlos Matos que, recentemente, viu seu prestígio entre militantes, apresentar arrranhões a partir dos afastamentos de Tânia Gurgel do comando do PSDB de Fortaleza e de Maia Júnior, ex-vice-governador, da secretaria-geral do partido alegando "questões particulares".

O engraçado nessa história é que o primeiro encontro vai se realizar numa cidade administrada pelo peemedebista Agenor Neto, o queridinho de muitos tucanos até para uma disputa majoritária em 2010.É por essas e outras que muitos petistas como Ilário Marques, o dirigente estadual, vivem desconfiando do PMDB do deputado federal Eunício Oliveira.O PSDB apostará fichas na reeleição de Tasso Jereissati para o Senado, enquanto o PMDB, com apoio do governador Cid Gomes principalmente, postulará a outra vaga de senador com Eunício Oliveira.Alguém entende esse jogo de xadrez?

Eliomar de Lima

Projeto no Senado prevê 3 meses de propaganda eleitoral

A um ano e meio das eleições de 2010, o Senado desengavetou projeto de lei que aumenta para três meses o período da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. Hoje, a propaganda é veiculada nos 45 dias que antecedem as eleições.

Pela proposta, ela poderá ser feita logo após as convenções partidárias, que, pela legislação, são obrigadas a ocorrer até 30 de junho. Junto à chamada “janela da infidelidade”, proposta que permite ao parlamentares trocarem de partido sem ser punidos com a perda de mandato, esse projeto deve se transformar no centro das discussões da reforma política, que continua parada no Congresso.

Apresentado em 2003 pelo senador César Borges (PR-BA), o projeto foi entregue ontem a seu quarto relator, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Com apenas dois artigos, o projeto de lei de Borges altera a Lei Eleitoral - 9.504/97. A proposta prevê que a “a propaganda eleitoral somente será permitida após a escolha da candidatura em convenção partidária”. O texto não especifica, no entanto, se o candidato escolhido no início da convenção pode começar imediatamente a campanha gratuita em rádio e televisão. O projeto estabelece ainda que a lei terá de ser aprovada um ano antes das eleições.

Ônibus da empresa São Benedito é assaltado em Acopiara

Um ônibus da empresa São Benedito que faz a linha Fortaleza/Campos Sales foi assaltado nas primeiras horas da manhã de hoje próximo ao município de Acopiara.
De acordo com informações do repórter policial Pinheirinho da rádio Liberdade AM de Iguatu o fato aconteceu depois que 04 indivíduos fortemente armados renderam 35 passageiros, dentre eles, 04 PM's que foram identificados como soldados Brito, Wágner e Fábio e o 1º Sargento Marcel.

O caso chegou ao conhecimento da polícia através do PM Brito que conseguiu pular a janela do veículo no momento do anúncio do assalto e que em seguida fez a comunicação através do serviço 190.

Numa ação ousada, os 04 bandidos que estavam encapuzados e de jaquetas, roubaram todo o armamento da polícia, bem como os pertences dos passageiros, inclusive documentos.
Uma moto de cor vermelha, placa não adotada, deu cobertura a ação.

O ônibus de placas NRA 0921, inscrição de Pacajus, era guiado por Antonio Lucilânio Gomes da Silva, 35 anos.
Até o momento os meliantes não foram identificados.

Prestação de contas: Prazo para entrega ao TCM é até hoje

O feriado de sexta-feira da Semana Santa e a determinação de ponto facultativo, segunda-feira (13), nas repartições públicas estaduais que funcionam em Fortaleza, em função do aniversário da cidade, adiaram o prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para o recebimento das prestações de contas de governo das Prefeituras, relativas ao exercício de 2008.

A responsabilidade pelo encaminhamento das contas de governo da Prefeitura ao TCM é da Câmara Municipal, a não ser que o prefeito não tenha feito o encaminhamento. O prazo para o encaminhamento da prestação anual das contas do município à Câmara Municipal terminou no dia 31 de janeiro. A constituição estadual estabelece que a Câmara, até o dia 10 de abril, deve remeter ao TCM a prestação de contas.

Como o dia 10 de abril coincidiu com o feriado de “sexta-feira da paixão” e nesta segunda-feira não haverá expediente no TCM por conta do aniversário de Fortaleza, o prazo para entrega da documentação foi adiado, automaticamente, para terça-feira, dia 14.A prestação de contas de cada administração municipal deve ser apresentada de forma consolidada, com o registro de todos os órgãos com autonomia financeira.

A prestação de contas de governo é composta por várias peças, dentre elas o balanço geral (orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstrativo das variações patrimoniais); anexos auxiliares; cópias de leis e decretos de abertura de créditos adicionais; leis e contratos de operações de crédito; demonstrativo de aplicação em saúde; educação; receitas e despesas destinadas ao Fundeb; e restos a pagar, dentre outras.

Leia mais:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Linha de crédito oferecerá R$ 4 bi para renovar frota de veículos

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, adiantou nesta segunda-feira (13) que será lançada na próxima quinta-feira (16) uma linha de crédito para empresas no valor de R$ 4 bilhões para investimentos em saneamento e renovação da frota de caminhões, ônibus e veículos. Segundo o ministro, os recursos já foram aprovados pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e terão juros reduzidos em relação ao cobrado pelo mercado.

Lupi disse ainda que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de março são positivos e melhores do que os apresentados em fevereiro. Ele não detalhou os dados, que serão divulgados na próxima quarta-feira (15).

Febraban alerta: senha invertida não aciona a polícia

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está alertando os consumidores para não acreditarem na informação, circulada pela internet, do que ao digitar a senha invertida ao usar um caixa eletrônico, será enviada uma mensagem acionando a polícia.
De acordo com o e-mail, a ação serviria para alerta as autoridades no caso de sequestro-relâmpago. A Febraran orienta ainda sobre a forma mais segura de os clientes utilizarem os caixas eletrônicos.

Conferência: Prefeitos de 15 cidades se encontram em Quixadá

Um encontro com 15 prefeitos municipais foi realizado na manhã desta segunda-feira (13) em Quixadá. Foi uma reunião preparatória para Conferência Regional de Segurança Pública que acontecerá nos dias 4 e 5 de maio.

Foi debatido, na ocasião, a elaboração dos princípios e diretrizes para a eleição dos representantes que participarão da Conferência Regional e da Etapa Estadual da 1ª Conferência de Segurança (Conseg), que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de junho em Fortaleza.

A Conferência Regional reunirá os municípios de Acopiara, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Cedro, Choró, Ibicuitinga, Itapiúna, Madalena, Monsenhor Tabosa, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria e Senador Pompeu. Já a 1ª Conferência de Segurança é formada pela participação de representantes das 184 cidades do Estado e que formarão um público com 400 pessoas do interior do Estado, 300 da capital e região metropolitana, 150 convidados que trabalham, direta ou indiretamente, com segurança pública, 70 observadores e 80 organizadores.

Prefeito de Iguatu, Agenor Neto concede entrevista a TV Jangadeiro

O prefeito Agenor Neto, foi o entrevistado na noite desse domingo, 12, no programa Primeiro Plano na TV Jangadeiro, apresentado por Kézia Diniz. Assista a primeira parte da entrevista.



Iguatu Notícias

Rogério Ceni sofre fratura e desfalca São Paulo por 4 meses

Depois de se machucar em um treino nesta segunda-feira, o goleiro Rogério Ceni teve constatada uma fratura em seu tornozelo esquerdo, que o deixará de fora dos gramados por quatro meses. Com isso, o São Paulo perde seu capitão para a disputa da fase final do Campeonato Paulista e para a Libertadores.

Ceni disputou um rachão com os outros goleiros do São Paulo e os jogadores que não atuaram na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, no último domingo, quando prendeu o pé esquerdo em uma disputa de bola com André Lima e lesionou o tornozelo esquerdo.

Logo após o lance, Rogério Ceni começou a gritar de dor e os médicos do São Paulo o ampararam ainda no gramado. O goleiro foi retirado do gramado de maca e encaminhado para fazer exames, que constataram a fratura.

Terra

Divulgados os nomes das cidades do Ceará beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira a lista das cidades brasileiras beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Conheça abaixo as 17 cidades cearenses:

Aquiraz
Caucaia
Chorozinho
Crato
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Itapipoca
Juazeiro do Norte
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
São Gonçalo do Amarante
Sobral

A lista completa está na página da Caixa Econômica Federal na internet.

Prazo para prestação de contas do transporte escolar termina dia 15

Estados e municípios que receberam recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) em 2008 têm até esta quarta-feira, 15 de abril, para comprovar o uso correto da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Este é o prazo limite para a apresentação da prestação de contas do programa ao Fundo. Quem não respeitar a data corre o risco de ficar sem a suplementação financeira do governo federal para o transporte dos alunos da rede pública que residem em áreas rurais.

Safra de feijão atinge 300 mil toneladas no Sul do Ceará

A safra de feijão, que está sendo colhida no Ceará, deve atingir 300 mil toneladas. 26% a mais do que a do ano passado.



G1

ANATEL REGULAMENTA USO DA INTERNET POR MEIO DE REDE DE ENERGIA ELÉTRICA

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publica na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União a regulamentação do uso da internet por meio de redes de energia elétrica.A Resolução n.º 527 aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL).
De acordo com o texto, caso o funcionamento de estações que usem sistemas BPL estiver associado à exploração do serviço de telecomunicações, será necessária, para o funcionamento, a autorização do Serviço de Comunicação Multimídia ou do Serviço Limitado Privado, bem como o licenciamento das estações.
Agência Brasil

Pec dos Vereadores: Aprovação pode gerar problemas

Uma verdadeira avalanche de ações judiciais poderá ser interposta se o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vagas para vereador, com efeito retroativo para as eleições de 2008. No entanto, do ponto de vista prático, a aprovação do aumento do número de vereadores, que beneficiaria os suplentes da eleição de 2008, pode gerar um problema.Nem mesmo as entidades de vereadores estão reivindicando o efeito retroativo. O que elas querem é a definição do número de vagas a serem preenchidas, por lei, para que a partir de então, a cada pleito possa ser feita a atualização necessária.

O aumento de vagas a partir das eleições de 2008 apresentará uma série de problemas políticos por implicar não apenas no ingresso dos primeiros suplentes, mas também na substituição de alguns vereadores eleitos, diplomados e no exercício da função desde o início deste ano.Isso ocorrerá porque, com o aumento de vagas a partir das eleições do ano passado, terá que ser refeito o quociente eleitoral em cada município. A conseqüência natural é a redução do número de votos para o quociente ser atingido. Então, é grande a possibilidade de, em vários municípios, partidos pequenos passarem a ter representação na Câmara e os partidos considerados grandes perderem algumas vagas.

Confirmação

Tudo isso provocaria um grande número de ações judiciais. Serve como amostra o que ocorreu ano passado em alguns municípios onde a própria Câmara resolveu ampliar número de vagas de vereador. Os promotores de justiça, por meio de ação civil pública, conseguiram barrar o aumento.Recursos e até mandado de segurança foram interpostos contra o juiz eleitoral que decidiu contra a ampliação das vagas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esta semana, julgou um recurso de Maracanaú e um mandado de segurança de Mucambo, tratando dessa questão. Nos dois casos, a decisão do TRE confirmou o que haviam decidido os juízes.

Prefeitos aguardam chamado do governo para discutir socorro

Os administradores dos 5.564 municípios do País esperam ansiosos pelo anúncio hoje de um pacote de socorro do governo federal. Representantes das entidades que reúnem as prefeituras, entre elas a Confederação Nacional de Municípios (CNM), foram chamados pela equipe do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para uma reunião ao meio-dia no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo federal durante reforma do Palácio do Planalto.
"Vamos ver se finalmente amanhã (hoje) o governo anuncia alguma coisa . Não sei onde vão mexer, mas algo tem de ser feito, pois a situação da crise é grave", afirmou ontem o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O Estado de São Paulo

Governo tem apenas R$ 300 milhões para socorrer municípios

O pacote do governo para ajudar os municípios prejudicados com a queda nos repasses federais, que deve ser anunciado hoje, prevê a liberação de apenas R$ 300 milhões em caráter emergencial, além de outras medidas, como a antecipação do Fundeb.

De acordo com reportagem de Cristiane Jungblut, publicada na edição desta segunda-feira de O GLOBO, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que pretende bater o martelo sobre o assunto nesta segunda-feira. Segundo governistas, o impacto do plano seria de cerca de R$ 1 bilhão, entre liberações diretas e medidas compensatórias.

O Globo

Barbalha: Moradores de comunidades rurais descobrem o prazer da leitura

Moradores de comunidades rurais de Barbalha estão descobrindo o prazer da leitura. Um projeto está facilitando o acesso a pequenas bibliotecas. Veja os resultados alcançados no Ceará.



G1

domingo, 12 de abril de 2009

Fortaleza e Guarany vencem e decidem segundo turno

Não deu para Boa Viagem e Ferroviário. Na tarde deste domingo, Fortaleza e Guarany venceram e garantiram vaga na final do segundo turno do Estadual. No Castelão, o tricolor voltou a bater o Galo, desta vez por 3 a 2. No Junco, em Sobral, o Cacique do Vale venceu por 1 a 0 e eliminou o Ferroviário da competição. Cleisson, Nicácio e Gilmak marcaram para o tricolor, enquanto Denílson (2) descontou para os visitantes. No Interior, Leto marcou o único gol do rubro-negro sobralense.

Corinthians vira a 18 segundos do fim do jogo e toma a vantagem do São Paulo

Foi do jeito que o corintiano gosta. Se gosta, ninguém ainda provou cientificamente. Mas é assim que a história faz questão de escrever os capítulos mais emocionantes do clube do Parque São Jorge. A 18 segundos do apito final, um golaço do volante Cristian tirou a vantagem que o São Paulo tinha na semifinal do Campeonato Paulista. O placar de 2 a 1, que reluzia na tarde deste domingo no estádio do Pacaembu, deu ao Timão o direito de jogar por um empate no próximo fim de semana para ir à decisão do Paulistão – contra Santos ou Palmeiras.

G1

Flamengo vence o Flu e faz mais uma decisão contra o Botafogo

O clima de déjà vu paira no Campeonato Carioca. Pelo terceiro ano consecutivo, apenas Flamengo e Botafogo estão na briga para levantar a taça de campeão carioca. Numa partida de muita emoção, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 o Fluminense, neste domingo, com um gol marcado por Juan, e garantiu um lugar na decisão da Taça Rio contra o Alvinegro, que passou pelo Vasco na putra semifinal, disputada no sábado.

Para continuar na luta por mais um tricampeonato estadual, o quinto de sua história, o Flamengo precisará passar por uma série de três partidas contra o Bota. A primeira será no próximo domingo, dia da decisão da Taça Rio. Uma vitória alvinegra, no entanto, encerra o Carioca, já que o time de General Severiano conquistou a Taça Guanabara.

G1

Chove em 75 cidades do Ceará nas últimas horas

Registradas precipitações em 75 municípios cearenses nas últimas horas, de acordo com a Funceme. A maior chuva anotada no Estado do Ceará de sábado para hoje (12) foi em Boa Viagem, no Sertão Central, com 142mm. Pacajus e Tamboril registraram 76mm. Segundo a Funceme, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuva isolada.

Morre o deputado federal João Herrmann Neto

Morreu na madrugada deste domingo (12), o deputado federal João Herrmann Neto (PDT-SP), de 63 anos. Ele foi encontrado morto na piscina de sua fazenda, no município de Presidente Alves, próximo a Bauru. O corpo de Herrmann será velado na Prefeitura de Campinas a partir das 18h. O enterro será na segunda-feira (13), no município.

Choque térmico

Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, Herrmann mergulhou na piscina após uma sauna. A assessoria disse ainda que um laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que o parlamentar teve edema pulmonar agudo. Quando foi encontrado, ele apresentava um corte na testa. Mas, de acordo com a assesssoria, isso não foi apontado como causa da morte.

Internautas solicitam liberação do link "comentários"

O blog tem recebido muitos pedidos através de emails solicitando a liberação do link "comentários" para todos os internautas.
Sensível a solicitação, o blog resolve liberar temporariamente o espaço, desde que as pessoas o utilizem para opinar, criticar e sugerir.
O blog é hoje uma importante ferramenta de comunicação e um grande formador de opinião em todo o País, por isso pedimos muita responsabilidade na postagem dos "comentários".
Mexer com a vida particular de quem quer que seja, não será permitido, sob pena do responsável pelo "comentário" responder perante a justiça.

Atenciosamente,

Lindomar Rodrigues
Diretor do Blog

Acopiara: Perseguição política atrasa obras de pavimentação no bairro Moreira

A Prefeitura Municipal de Acopiara através do prefeito Antonio Almeida Neto continua com o descaso de sempre para com o bairro Moreira, precisamente com um pequeno trecho da avenida Francisco Alves Moreira onde residem pessoas que não comungam com o estilo do atual gestor de governar.

Há anos que alguns moradores desta avenida, situada próximo ao Posto Rufino sofrem com problemas de lamaçais, principalmente no período invernoso.
O calçamento da rua que foi iniciado durante o mês de junho de 2008 ainda não foi concluído e em muitas partes se quer foi iniciado.

Há quem diga que a pavimentação só não foi iniciada nesta avenida, porque nela residem pessoas que não apóiam politicamente a atual administração municipal.
Conforme a placa colocada pela Prefeitura, o município de Acopiara está investindo em pavimentação no bairro Moreira a quantia de R$ 149 mil reais, recursos oriundos do Ministério das Cidades.

O prazo de conclusão dos serviços seria de 90 dias a partir do início dos trabalhos.
Como a obra envolve recursos do Governo Federal, o caso está sendo denunciado por parte dos moradores ao Ministério das Cidades para que o mesmo tome as providências, levando-se em consideração “possíveis perseguições políticas” por parte do prefeito reeleito Antonio Almeida Neto.

Cá pra nós

Realmente é muito estranho todo o bairro está praticamente pavimentado e parte desta rua, não.
O prefeito Antonio Almeida Neto deve uma boa explicação aos moradores residentes neste trecho.
Se o caso realmente for denunciado ao Ministério das Cidades o município de Acopiara pode até se prejudicar ao tentar alocar mais recursos para investimentos.
Enquanto isso as obras de pavimentação do bairro Moreira continuam paralisadas.

Cid Gomes contrata Duda Mendonça para comandar campanha da reeleição

Candidatos a governador dos mais diversos estados começaram a montar suas equipes. Duda Mendonça, por exemplo, se prepara para cuidar da campanha de Cid Gomes, que concorrerá à reeleição no Ceará. No Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) e seu vice Paulo Octávio fazem suas sondagens com a GW, enquanto o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB), com tempo de sobra para se dedicar exclusivamente a este assunto, está a mil por hora nas conversas com outras agências. Agnelo Queiroz (PT) está conversando com o jornalista Hélio Doyle.

Feliz Domingo de Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

MORRE DEPUTADO CARLOS WILSON

Morreu nesta noite de sábado, no Recife, o deputado federal Carlos Wilson Campos (PT-PE). Ele lutava contra o câncer há mais de cinco anos e estava internado no Hospital Santa Joana. Cafrlos Wilson foi vice-governador de Pernambuco entre 1986 e 1990, chegando a assumir o governo por cinco meses no lugar de Miguel Arraes, também se elegeu senador e em seguida deputado. Chegou a presidir a Infraero.
O enterro será hoje no fim da tarde.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 17 milhões

Ninguém acertou as dezenas sorteadas do concurso 1.064 da Mega-Sena neste sábado (11), em Londrina, informou a Caixa Econômica Federal.

Confira as dezenas sorteadas: 04- 16- 19- 28- 29- 49

A estimativa do prêmio para o próximo concurso, no dia 15, é de R$ 17 milhões. Ainda de acordo com a Caixa, 74 apostas acertaram a Quina e devem ganhar R$ 15.699,66 cada uma. Outros 5.517 bilhetes acertaram a Quadra e receberão R$ 210,58.

sábado, 11 de abril de 2009

Botafogo esculacha o Vasco e fica a uma vitória do título

O Botafogo goleou o Vasco da Gama por 4 a 0 e está classificado para a decisão da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. De quebra, ainda fica a uma partida do título, uma vez que conquistou o primeiro turno do Estadual. Confira os gols.

Apresentador Gugu tem interesse de comprar TV Diário

Do jornalista Nonato Albuquerque:

O apresentador Gugu Liberato retornou a SP. No Ceará, não esteve apenas fazendo turismo. Veio a negócios. A sua empresa entrou de vez na disputa de um canal de TV que se tornou factível a partir da retirada do satélite da TV Diário.

Uma rodada de negociações foi aberta entre dirigentes da emissora local e o apresentador do SBT que teria demostrado interesse na compra da estação. Uma fonte fidedigna nos garante que a TV Record não saiu do páreo - informação dada pela Fabíola Reipert em O DIA e repercutida aqui no GENTE DE MÍDIA.

Caso se concretize mesmo a negociação, isso redundará na transformação da emissora em cabeça de rede (o apresentador já detém outras emissoras); um novo investimento econômico e humano na programação local; a preservação do 'cast' profissionais locais; além do restabelecimento do sinal em todo o País."

Fonte: Blog Gente de Mídia

TV Jangadeiro: Primeiro Plano entrevista Agenor Neto

Ele vem de uma família de políticos. Já foi deputado estadual e atualmente é apontado como um dos melhores prefeitos do Ceará. Tanto que foi re-eleito em 2008 e seu nome já circula como o de um possível candidato ao Governo do Estado em 2010. Agenor Neto prefeito de Iguatu é o entrevistado do programa Primeiro Plano deste domingo (12).



Jangadeiro Online

Vasco x Botafogo: Clássico em preto e branco decide finalista

Vasco e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 18h30 (Brasília), no Maracanã, decidindo a primeira vaga para a final da Taça Rio. O outro finalista sai do confronto entre Flamengo e Fluminense de domingo. Para o Vasco, é a partida mais importante deste ano de afirmação depois de ter caído para a série B do Campeonato Brasileiro.

Concusco da Adagri vai sair do brejo

E o tão prometido edital do concurso público da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), uma vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado, sai mesmo no fim deste mês. A Fundação Cesp/UnB já está definida como a realizadora do certame qu oferecerá 78 vagas para agente estadual de defesa agropecuária e fiscal agropecuário.Esse concurso sai por exigência do Ministério da Agricultura e para que o Estado dê adeus à condição de "Area de Risco Desconhecido de Aftosa". Sem fiscalização profissional, realmente não dá para se ter noção de como anda a situação da doença, que dizima o gado, no Ceará.

Mega-Sena sorteia R$ 8 milhões neste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (11), o prêmio de R$ 8 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.064 acontece em Londrina (PR), às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as lotéricas do país.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o rendimento mensal do prêmio é de R$ 56 mil.

Aumento dos vereadores: Entidades mudam de tática para aprovar PEC

As entidades que congregam os vereadores em todos os Estados brasileiros estão se mobilizando em duas frentes: lutar para que a Câmara promulgue o aumento do número de vereadores, ao passo que vão batalhar para que o Senado não aprove a diminuição dos repasses aos legislativos municipais. Para isto, os vereadores vão a Brasília, em maio, para dialogar com os congressistas. A medida só deve valer a partir da eleição de 2012.

Caso seja deliberada sem alterações, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) possibilitará o aumento de mais de 7 mil vagas de vereador em todo o Brasil, sendo 439 no Ceará. Existe um acordo com as lideranças partidárias no Congresso para a provação da PEC. É o que explica o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho.
Ele confessa que o problema está na redução de 50% do repasse de recursos às câmaras municipais, como pretendida a proposta aprovada na Câmara e enviada ao Senado, que desmembrou a matéria. Os senadores preferiram votar apenas o aumento da representatividade popular.

Acordo

A Câmara, no entanto, se recusou a promulgar a PEC por entender que as mudanças promovidas no Senado teriam que ser apreciadas novamente. Agora a PEC está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e existe uma acordo entre as duas Casas Legislativas para o aumento de vagas ser votado, em plenário, somente depois que o Senado apreciar a questão do repasse.
Segundo Deuzinho Filho, as entidades de vereadores entendem que a questão está sendo procrastinada mais uma vez. Como se trata de um problema que se arrasta desde o ano 2000, todo esforço será feito para entrar em vigor somente a partir das eleições de 2012.

Nesse sentido as entidades de vereadores marcaram para os dias 11 e 12 de maio uma visita a Brasília, a fim de tentar o apoio das lideranças no Congresso para que a matéria seja votada logo, ainda que para entrar em vigor a partir do próximo pleito municipal.
O trabalho dos vereadores será dobrado, admite o presidente da UVC. Eles terão que lutar para aumentar o número de representantes, pela Câmara dos deputados e também para que o Senado não aprove a diminuição do repasse.

Inscrições para Uece começam segunda-feira

As inscrições para o vestibular 2009.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece) começam na próxima segunda-feira, 13 e serão realizadas somente pela Internet, tanto para Fortaleza quanto para unidades do interior do Estado. São oferecidas 1.650 vagas, sendo 1.135 na Capital e 515 para o Interior.

Segundo a CEV, a inscrição pela internet será para todos os candidatos que não solicitaram isenção e/ ou pediram e não conseguiram garanti-la.

A prova da primeira fase do exame acontecerá no dia 28 de junho, no horário das 9 h às 13 horas, com uma prova de conhecimentos gerais, de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia, e as provas da segunda fase serão nos dias 12 e 13 de julho, com provas específicas, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

A taxa de inscrição é de R$ 75 que poderá ser paga nas diversas agências bancárias, através de Boleto Bancário emitido pela Internet. Não será aceita inscrição por procuração.

Moradores voltam a temer Ovnis em Itatira, no Ceará

Os Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis) estão de volta a esta cidade, nos Sertões de Canindé. Moradores das localidades de Contendas, Arisco, Conjunto Novo e Volta da Jurema estão apavorados com a presença dos objetos que voltaram a ocupar o espaço nos céus da região, nos últimos dois meses. Os 17.689 habitantes estão evitando andar à noite pelas estradas.

Donas-de-casa, agricultores, estudantes, comerciantes, vaqueiros e motoristas afirmam que já viram objetos luminosos durante a noite em cores azul, vermelha e amarela. Todos na região descrevem da mesma maneira. O objeto se move rápido, irradia uma luz forte, provoca um calor enorme e não emite barulho.

Segundo a estudante Luciana Cristina, 17 anos, que reside na comunidade de Contendas, o objeto luminoso surge do nada e irradia uma luz de cor laranja bem forte a ponto de aumentar a temperatura do corpo em segundos. "Foram diversas aparições, mas só consegui fotografar uma, no dia 28 de março, às 20h30, deste ano", disse. "Muitas pessoas já viram esse objeto estranho, não sabemos precisar o que realmente é, mas que deixa muito medo".

O vaqueiro Adenil Braga dos Santos, 34 anos, ficou três dias sem dormir impressionado com o que viu numa viagem a cavalo de Marcajá, região de Santa Quitéria, para sua residência, no Conjunto Novo, na sede de Itatira. "Era uma luz de cor vermelha, que emitia um calor intenso e, quanto mais eu corria, mais ela me seguia, foi uma noite de pânico". Quem também jura que viu o objeto luminoso é o evangélico Maximiano Carmo, 82 anos. Segundo ele, uma luz emitiu uma onda de calor sobre ele. "Meu neto gritou: vô, olha a luz e quando olhei para cima desmaiei devido à quentura sobre meu corpo ser acima do normal".

Formato do objeto

Em Contendas, Maria Gomes Anunciação, 73 anos, descreve o formato do objeto. "Uma luz vermelha que clareou a madeira, foi jogada sobre meu corpo. Tive que me abrigar sobre uma árvore para evitar o pior", conta ela, que vinha da casa de uma amiga. Sua filha, Maria José Duarte, 43 anos, diz que já viu três vezes. "Começou pequena, do tamanho de uma estrela, com uma cor avermelhada, depois foi formando, aumentou e ficou azul paralisado no ar e após ficar cinza sumiu".

Um depoimento que chama atenção é do empregado da Prefeitura de Itatira, Antônio Cavalcante, 39 anos. Ele disse que viu o objeto na localidade de Volta da Jurema. "É tipo um avião de 3 a 4 metros de comprimento. Redondo e comprido. A sua fuselagem é cor prata, tem vidros azuis na frente e um trem de pouso preto". Ele chegou a desenhar o objeto para provar o que viu. "Emite uma luz vermelha que causa calor intenso, tem cor azul". Segundo ele, a perseguição durou em torno de 23 minutos. "Fiquei com muito medo. Esse jogo de luz me causou problemas até para dormir. Estou sem conseguir repousar tranquilo há três meses", contou.

José Wilson, da comunidade de Ariscos, perdeu o tempo da marcha de sua moto ao ser perseguido pelo objeto luminoso e teve que jogar o transporte dentro do mato. "Este aparelho, que não sei explicar o que é, ficou jogando uma luz forte sobre minha moto por mais de 15 minutos. Fiquei escondido debaixo de uma árvore. O diâmetro da luz gira em torno de 8 metros, e tomou toda a estrada", disse. "Quando tentei ir para casa, a bateria da moto estava descarregada".

O ufólogo Agobar Peixoto explica que, de 10 em 10 anos, os objetos se concentram numa área, fazendo uma varredura no Ceará. Esses objetos são do tamanho de um carro normal e emite uma energia luminosa muito forte.

Segundo o presidente do Centro de Ufologia Brasileira, Milton Dino Frank Júnior, é importante explicar que Ovni, como o nome sugere, é um objeto voador não identificado e não necessariamente uma nave espacial ou qualquer outra coisa extraterrestre. "Quem trabalha com ufologia não são caçadores de ET (extraterrestre). A ufologia se preocupa com a segurança do espaço áereo". Para ele, o relato das testemunhas é muito mais importante do que os registros de fotos ou filmagens, por mais que esses relatos não possam ser usados como provas científicas.

Em Itatira, já foram registradas 273 aparições de 21 de novembro de 2008 até a data de 8 de abril de 2009.

Fonte DN

Acopiara: Internauta não confia na promessa do prefeito Antonio Almeida

Na enquete: O prefeito de Acopiara disse que vai implantar um mini-distrito industrial. você acredita?

Confira o resultado

Participaram da enquente 158 internautas

57 pessoas, o que representa 36% das participações, disseram acreditar no projeto.
101 pessoas, o que representa 64% das participações, disseram não acreditar na obra.

Ponto de vista: O bom menino de Acopiara

Conheci-o na década de 50 em Acopiara, quando muitas pessoas ainda chamavam a cidade pelo nome de Afonso Pena. Antônio Geovane Alencar depois tornou-se juiz com atuações nas Comarcas de Russas (Região Jaguaribana) e Fortaleza, nesta como titular da 9ª Vara Criminal. Geovane, aos 64 anos, morreu nesta Capital acometido de câncer, no último sábado deixando a família, parentes e amigos atônitos. Ele foi o menino bom de Acopiara. Membro de uma família, sem sombra de dúvida, pacata e honesta. Seus pais José Alencar e Maria de Lourdes (dona Delourdes) encaminharam o filho, como também os outros, para a educação. Geovane ainda jovem abraçou a magistratura.

Foi no campinho de terra batida, ao lado da cadeia pública de Acopiara, próximo ao alto da antiga Prefeitura, que Geovane e a meninada, na época, se reuniam, às tardinhas, para mais uma pelada. Eu, vindo da cidade vizinha de Catarina para estudar no Grupo Escolar Monsenhor Coelho, também fazia parte daquele racha. Tudo era mil maravilhas. Beleza pura.

Na década de 60 voltei a me encontrar com Geovane em Acopiara, às vezes nas festas no Clube Social animadas pela orquestra de Néo Miranda, onde dividíamos a mesa com os amigos Alvim, Antônio Celso, Franco (já falecidos), Jackson e Humberto, entre outros no bar do Emídio Calixto (no centro da cidade), reduto da moçada acopiarense, a maioria “peruando” os jogos de sinuca.

Depois voltamos a nos encontrar com mais frequência em Fortaleza, muitas vezes no hotel da rua 24 de Maio (centro da Capital), onde eram hospedados estudantes de Acopiara, Iguatu e Catarina.

Na missa de corpo presente na Ternura, não faltaram os amigos de Geovane. Um momento de emoção e lágrimas ocorreu depois do ato litúrgico, quando a irmã dele, Gleuda falou lembrando a casa da família em Acopiara. “No fundo do quintal, sob as goiabeiras inventamos um circo sem platéia. Getúlio era o trapezista, Geovane, o palhaço e eu a baiana”. Frisou a irmã, acenando para uma reflexão de vida, acrescentando que tudo aquilo traduzia um mundo infantil de brincadeira infantil, numa solidariedade em família, muito diferente do mundo, que vivemos. Comigo fica a saudade do grande amigo.

Landry Pedrosa. Repórter do Núcleo Cotidiano

Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/869124.html

Enviar para amigos Comentar Ex-BBB Priscila fecha contrato com a Playboy, diz jornal

A ex-BBB Priscila mal saiu da casa do reality show e já fechou contrato para fazer um ensaio nu na revista masculina Playboy. É o que afirma a coluna de Alcelmo Gois, do jornal O Globo.
Segundo uma nota publicada nesta sexta-feira, a morena que encantou os marmanjos do Big Brother Brasil 9 não pensou duas vezes antes de aceitar uma proposta oferecida pela publicação.

O ensaio deverá ser nos moldes da Mulher Melancia, com uma edição totalmente dedicada a ela.
Vale ressaltar que este pode ser o primeiro ensaio nu da jornalista, mas não é a primeira vez que faz fotos sensuais. Ela já foi destaque da revista eletrônica Mochileiras, pouco antes de entrar na casa. Relembre o ensaio nos links abaixo.

Sistema de irrigação beneficia produtores em Catarina

Assistência técnica, apoio ao crédito, implantação de sistemas localizados de irrigação e ampliação de cultivos orgânicos de hortaliças e fruticulturas estão mudando a vida de um grupo de pequenos produtores rurais neste município, localizado na região dos Inhamuns. O resultado do trabalho reflete diretamente na renda familiar que triplicou e não pára de crescer.

Oficialmente, o projeto ainda não tem nome e é desenvolvido em parceria entre a Ematerce, Secretaria de Agricultura do município, Banco do Nordeste e Conab. A idéia central é incentivar a pequena irrigação, apoiar a agricultura familiar e ampliar a produção local de frutas e verduras. Inicialmente são 15 produtores, mas a lista de adesão ao programa é cada vez mais crescente.

Os exemplos de sucesso estão espalhados em várias localidades do município. Na comunidade de São Francisco, o agricultor Pedro Garcia da Silva implantou, em novembro passado, um novo sistema de irrigação, microaspersão, graças à liberação de R$ 1,5 mil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Leia mais:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=629702

Bolsa Família: municípios têm até 28 de abril para registrar frequência

Termina no próximo dia 28 de abril o prazo para que municípios de todo o Brasil informem a frequência escolar de alunos atendidos pelo Bolsa Família. O sistema do Ministério da Educação está aberto desde 23 de março, e segundo nota da assessoria de imprensa do MEC, é importante que os gestores municipais e os técnicos educacionais estejam atentos ao prazo e monitore o cumprimento da contrapartida do programa de transferência de renda do Governo Federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A informação sobre os adolescentes de 16 e 17 anos está mais baixa: somente 4% de 1,8 milhão foram registrados no sistema do Ministério da Educação. Eles precisam freqüentar pelo menos 75% das aulas, mensalmente. A presença exigida dos alunos dos 6 aos 15 anos é de 85% aulas. As informações são referentes aos meses de fevereiro e março e iniciam o calendário da freqüência escolar de 2009.

O acompanhamento das condicionalidades nas áreas de saúde e educação do Bolsa Família - além da transferência de renda e de ações voltadas às famílias beneficiárias - é fundamental para quebrar o ciclo de pobreza da população atendida. Por isso, é importante que o gestor busque as famílias que estão deixando o filho fora da escola ou sem atender a agenda de saúde. São elas as mais vulneráveis e que necessitam de mais cuidados e apoio para a inserção social.

Defesa Civil alerta sobre risco de forte chuva no Ceará neste sábado

Um alerta de chuva forte foi enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, às defesas civis do Ceará e mais 16 estados brasileiros. e do Distrito Federal. Segundo estimativas da Sedec, até sábado (11), áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva em Rondônia, no Acre, no Piauí, no Maranhão, no Ceará e no noroeste, centro-oeste, sudoeste e sul da Bahia. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

O alerta também informa que em alguns momentos a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, e recomenda que a população seja orientada de forma a evitar áreas de alagamentos e o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Sugere também que se evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

MEC marca o supervestibular para outubro

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá fazer o papel de vestibular unificado para as universidades federais, já tem data marcada: 3 e 4 de outubro. O cronograma apresentado anteontem aos reitores das instituições prevê a divulgação dos resultados da prova objetiva em 2 de dezembro e da redação em 8 de janeiro de 2010. Pelos cálculos do Ministério da Educação (MEC), o novo exame deverá ter a participação de 4 a 5 milhões de estudantes, em vez dos atuais 3 milhões.
A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online a partir do número do CPF. O sistema será semelhante ao usado na seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos e alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar.
Caso o estudante não seja selecionado para o curso que marcou como prioridade, ele pode ser aprovado para a sua segunda opção, de acordo com a sobra de vagas.
Segundo o ministro, esse sistema só poderá ser utilizado pelas universidades que adotarem o Enem como prova única de seleção. Aquelas que quiserem aplicar uma segunda fase além do exame nacional não incluirão as suas vagas no sistema.
Haddad ressaltou que os modelos de avaliação seriada adotados por algumas instituição não ficam impedidos de existir com o sistema unificado. A universidade poderá reservar parte das vagas para essas formas de seleção e para as políticas de cotas. O sistema permitirá ainda que a instituição atribua pesos distintos às notas do aluno nas diferentes provas do Enem. O mecanismo já é usado por algumas seleções que dão maior peso ao resultado das provas de exatas, por exemplo, ao selecionar aluno para o curso de engenharia.

Presidente do PSDB critica Lula sobre citação de prefeitos e "cachaça"

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, criticou as declarações que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria feito a respeito dos prefeitos que reivindicam compensações para as perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo sindicalistas que, na quarta-feira, estiveram no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo, Lula disse que certos prefeitos estão mais preocupados em quanto de cachaça podem tomar do que com os tombos.

Em má fase, Ferrari afasta Schumacher de duas corridas

Criticada pela estratégia adotada nos dois primeiros GPs, a Ferrari agiu nesta quinta-feira e afastou o heptacampeão e ex-piloto da escuderia, o alemão Michael Schumacher, das próximas duas corridas, que serão realizadas na China e em Bahrein.

Muitos especialistas acusaram o heptacampeão de sugerir a utilização dos pneus de chuva no carro do finlandês Kimi Raikkonen, quando a pista na Malásia ainda estava seca. Devido ao erro de estratégia, Raikkonen terminou o GP apenas na 14ª posição, atrás do seu companheiro de equipe, Felipe Massa, que chegou na nona colocação.

Na corrida com pista seca, o carro de Raikkonen sofreu com o desgaste dos pneus para chuva muito rapidamente e, por outro lado, os demais carros seguiam com os pneus slicks e realizando voltas em um menor tempo.

Entretanto, a forte chuva prevista por Schumacher ocorreu, mas a posição do ferrarista no Grande Prêmio não permitia uma reação e um resultado melhor por parte do finlandês.

Sobre o assunto, a Ferrari procurou se distanciar durante esta semana e evitou qualquer comentário sobre um possível afastamento de Schumacher. Contudo, nesta quinta-feira, o comportamento dos italianos mudou. "Ele não estará nestas próximas corridas", afirmou um porta-voz da escuderia ao jornal alemão Bild.

Audiência discute sistema de esgoto em Iguatu

A discussão sobre a viabilidade sócio-econômica e ambiental do sistema de esgotamento sanitário foi mais uma vez discutida com a comunidade em audiência pública realizada no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc). No evento, a Prefeitura apresentou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA/Rima), cumprindo exigência do Ministério Público Estadual (MPE).O engenheiro responsável, Flávio Lage, relatou as vantagens da implantação do sistema para a saúde dos moradores e o fim da poluição causada pelos esgotos despejados nas lagoas e no Rio Jaguaribe. “É um projeto que tem viabilidade técnica.

Iguatu não pode perder a oportunidade de resolver um problema antigo”.ViabilidadeCoube ao engenheiro do Centro de Pesquisa e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Fortaleza, Júlio César Costa e Silva, fazer a apresentação e defesa do EIA/Rima. “O sistema de esgotamento prevê uma lagoa facultativa e três de maturação. Ele é viável em termos legais, técnicos, ambientais e econômicos”, explicou. “O projeto apresenta ainda baixo custo de operacionalização e manutenção”.

De acordo com Costa e Silva, de um total de 108 impactos, 82 apresentam benefícios ao meio ambiente, considerando também aspectos sociais e econômicos. Os dados mostram que apenas 4% dos esgotos da cidade são tratados. “De imediato, o projeto atenderá 48% da coleta, mas a meta é chegar a 60%”, disse Costa e Silva.

Leia mais:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=629499

Sexta-feira Santa: Homenagem do Blog a Jesus Cristo O Cordeiro de Deus

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Adriano pára de jogar por tempo indeterminado: 'Estava infeliz na Itália'

Atacante Adriano revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, num hotel da Zona Oeste do Rio, que vai ficar sem jogar por tempo indeterminado. A ideia do Imperador, que se disse infeliz no futebol italiano, é repensar a carreira nos próximos meses.

"Perdi a alegria de jogar. Todo mundo tem o direito de ser feliz no trabalho. E eu estava infeliz na Itália. Não sei se vou ficar um, dois ou três meses sem jogar. Vou repensar a carreira. Sou feliz no Brasil ao lado dos meus amigos e dos meus familiares", disse o Imperador.

G1