segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Maçonaria e a Proclamação da República do Brasil


A implantação da República foi, sem dúvida, a maior revolução de nossa História, tendo como líderes os IIr.·. Deodoro da Fonseca e Benjamim constant.

A palavra REPÚBLICA, derivada do Latim (res publica), é definida como coisa pública.
É o istema de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo Povo , exercem, em seu nome, o poder supremo, por um determinado tempo. A Proclamação da Repúvlica no Brasil foi uma conseqüência natural da profunda crise ocorrida no Império Brasileiro, provocada pelas transformações que ocorreram na Sociedade Brasileira, principalmente a partir de 1870, isto é, após o término da Guerra do Paraguai. 
 
As questões Militar, Religiosa e da Libertação dos Escravos, conjuntamente, foram as causas da queda do Império e da Proclamação da República, porque o poder do Governo Imperial sustentava-se, principalmente, na Escravidão, no Exército e na Igreja. A razão que levou o exército a contrapor-se ao Governo Imperial foi que, apesar de ter saído da Guerra do Paraguai vitorioso, fortalecido e modernizado, continuou a ser marginalizado pela aristocracia, que detinha o poder e, por isso, os militares passaram a acreditar que somente o Exército poderia salvar o Páis da crise econômica; dos problemas sociais; das fraudes eleitorais; da corrupção política, etc. 
 
A Igreja, por sua vez, queria sua liberdade, pois, encontrava-se submetida ao domínio Imperial. Em 1864, a Bula Papal "Syllabus" proibiu os padres de fazerem parte da Maçonaria, proibição que não foi aceita pelo Governo Imperial e, em 1874, o Primeiro-Ministro, Visconde do Rio Branco, Grão-Mestre da Maçonaria, mandou prender os Bispos de Olinda e de Belém do Pará, que mandaram fechar irmandades religiosas de Pernambuco e do Pará, cujos membros não tivessem abandonado a Maçonaria. 
 
Contudo, em 1875, sendo Primeiro-Ministro o Duque de Caxias, também membro da Maçonaria, foram aqueles prelados postos em liberdade. As diversas leis de cunho antiescravista, como a Lei do Ventre Livre (28.09.1871); a Lei dos Sexagenários (28.09.1885) e, finalmente, a Lei Áurea (13.05.1888), foram fatores preponderantes ao enfraquecimento do Império, contribuindo, decisivamente, para acelerar o processo que culminou na Proclamação da República. A atuação dos partidos políticos durante o Segundo Reinado foi bastante intensa e dois deles revezavam-se no poder: o Liberal e o Conservador. Contudo, em 1868, uma briga havida entre os membros do Partido Liberal provocou uma cisão, dando origem ao Partido Radical, em 1869, o qual, em 1870, publicou um manifesto criticando o fato de o Brasil ser a única Monarquia em todo o Continente Americano. 
 
O manifesto, assinado por Quintino Bocaiúva, Rangel Pestana, Saldanha Marinho e outros expoentes daquela geração, continha uma proposta de descentralização política, típica de uma Federação, isto é, de autonomia das províncias e municípios. Foi o embrião do Partido Republicano, que, poderosamente, abrigou em suas fileiras, duas fortes correntes de pensamento: os evolucionistas e os revolucionários. Os evolucionistas, representados por Quintino Bocaiúva, acreditavam na não-violência e julgavam que a República aconteceria naturalmente, sem lutas. Os revolucionários, representados por Silva Jardim (vide a Coluna Efemérides do Boletim de Julho de 2000), propunham a luta armada como meio de derrubar o Império. 
 
Os evolucionistas, por suas idéias, aliaram-se aos militares e à aristocracia cafeeira, conseguindo, desse modo, predominar sobre a corrente adversária. Os contatos, encontros e reuniões para articular a derrubada do Império eram feitos às claras. Conspiradores como Benjamim Constant, Deodoro da Fonseca e Sólon Ribeiro agiam abertamente e, no dia 14.11.1889, lançaram o boato de que o Governo Imperial havia mandado prender Deodoro e Benjamim, o que provocou a sublevação de 2 regimentos sediados em São Cristóvão, desencadeando a ação militar do dia seguinte, já sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca, o qual, sem derramamento de sangue, proclamou a República do Brasil. 
 
A segunda metade do século XIX foi pródiga de acontecimentos decisivos na história do Brasil e, assim a sociedade conheceu importantes transformações econômicas, sociais e políticas, que modernizaram o país e o levaram a adotar relações mais dinâmicas de trabalho, podendo ser citadas como conquistas daquela época, que contribuíram para a Proclamação da República:

- instituição do trabalho assalariado;
- intensificação da imigração, principalmente de europeus;
- abolição da escravidão;
- novas idéias políticas, com a de Federação;
- surgimento de novos partidos políticos e
- enriquecimento do País com o café. O primeiro Presidente do Brasil foi o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, nascido em Alagoas, em 1827 e que morreu no Rio de Janeiro em 1892. O primeiro Ministério foi assim constituído:

- Campos Sales - Ministro da Justiça
- Floriano Peixoto - Ministro da Guerra
- Eduardo Nandenjkolk - Ministro da Marinha
- Rui Barbosa - Ministro da Fazenda
- Benjamim Constant - Ministro da Instrução Pública
- Francisco Glicéreo - Ministro da Agricultura
- Aristides Lobo - Ministro do Interior
- Quintino Bocaiúva - Ministro do Exterior

Outras personalidades também lutaram pela implantação da República:

- Prudente de Morais
- Saldanha Marinho
- Rangel Pestana
- Silva Jardim
- Francisco Manuel.

domingo, 14 de novembro de 2010

Autoridades competentes devem repensar nova entrada para Acopiara


Após ser municipalizado e receber sinalização completa de trânsito o município de Acopiara ganhou também  nova entrada. O percurso que antes era feito pela ladeira do prédio do Padre, agora está sendo pela avenida Pedro Alves, esquina do prédio do Lenildo. 

A nova entrada da cidade além de ser muito perigosa e com bastante buracos causa ainda muitos transtornos para os guiadores de veículos automotores. Vários retoques já foram feitos pela prefeitura neste calçamento, mas logo volta a ficar deteriorado.

O blog fez o registro para chamar a atenção das autoridades competentes para a viabilização de uma nova entrada para o município no sentido Iguatu/Acopiara. Há quem diga que a construção de uma rótula na rua padre Leopoldo Rolim seria a solução do problema.

Também com pênalti polêmico, Flu arranca empate, mas deixa Corinthians na ponta

Como aconteceu com o Corinthians no último sábado, o Fluminense precisou de um pênalti polêmico aos 38min do segundo tempo para arrancar um empate por 1 a 1 com o Goiás, neste domingo, no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Com o tropeço, o time carioca, que contou com a dupla Fred e Deco juntos pela primeira vez neste ano, chegou aos 62 pontos e manteve o Corinthians na ponta da tabela, com 63. Já o Goiás, que vinha embalado após conquistar uma vaga na semi da Copa Sul-Americana, ainda ficou com chances matemáticas de se livrar do rebaixamento ao chegar aos 32, na penúltima colocação. 

Acopiara: ex-prestadora de serviço denuncia que empresa não pagou os seus direitos trabalhistas e ficou com sua Carteira de Trabalho


A dona de casa Elizete Lourenço residente na vila Esperança em Acopiara, fez sérias denúncias no programa Acopiara Urgente do último sábado, contra a empresa EAB Assessoria, Consultoria e Serviços LTDA localizada na rua Juscelino Kubistchek Nº 544 em Iguatu. 

Segundo a senhora Elizete ela prestou serviço por seis anos a Prefeitura Municipal de Acopiara, foi demitida durante o mês de julho e até agora não recebeu os seus direitos trabalhistas.

Ela alega que a empresa que a contratou ficou com a sua carteira de trabalho e não devolve. Pelo menos 600 pessoas estão enfrentando esse mesmo tipo de problema em Acopiara.

Dona Elizete disse ainda ser mãe de quatro filhos e está enfrentando muitas dificuldades para mantê-los. A  produção do programa Acopiara urgente deixou o espaço aberto para que empresa prestadora de serviço EAB Assessoria, Consultoria e Serviços LTDA e a Prefeituua se pronunciem sobre o caso. 

Somente este ano a empresa acima recebeu da Prefeitura Municipal a quantia de R$ 1.860.555,41 (um milhão, oitocentos e sessenta mil, quinhentos e cinquenta e cinco mil e quarenta e um centavos). 

Veja os detalhes Aqui...

Blog do Macário: Supermercado Lagoa vai se instalar em Iguatu

Supermercado Lagoa, que já se instalou em cidades como Sobral, mudando o perfil do comércio varejista do interior, vai para a cidade de Iguatu. Diz que o de lá, tambem terá cinemas, praça de alimentação e tudo o mais que a modernidade dos serviços exige. O Lagoa vai pra Iguatu porque o Agenor Neto fez uma Iguatu dentro daquela velha Iguatu atrasada e sofrida nas mãos de velhos e retrógrados politiqueiros cheios de fuxicos e votos duvidosos quanto a honestidade de sua captação.

Vettel domina em Abu Dhabi, seca Alonso e arranca o título da Fórmula 1

Sebastian Vettel chegou a Abu Dhabi sem nenhuma intimidade com o topo da tabela da Fórmula 1. O alemão da RBR não liderou a temporada em momento algum e entrou na última prova do ano como azarão para conquistar o título. Foi apresentado à liderança na hora certa, disse “muito prazer” e levantou uma taça que parecia improvável. Vettel largou na pole neste domingo, não olhou mais no retrovisor e empurrou a enrascada para quem vinha atrás. Ainda tinha de secar o bicampeão Fernando Alonso, que só precisava chegar em quarto lugar para ser tri. Parecia fácil para a Ferrari, mas não foi. O espanhol sofreu com os intrusos à sua frente e cruzou apenas em sétimo. Aos 23 anos, o alemão torna-se o piloto mais jovem a erguer um troféu da categoria.

Dono de 10 pole positions no campeonato de 2010, Vettel nunca precisou tanto confirmar a rapidez da sua RBR. No circuito da Yas Marina, só abriu mão do primeiro lugar por alguns instantes, quando parou nos boxes. E contou com a sorte de ver Alonso engarrafado lá atrás. Na temporada que começou com a notícia bombástica do retorno de Michael Schumacher, a Alemanha vibra com a ousadia de um garoto que tem idade para ser seu filho. O novíssimo campeão.

sebastian Vettel RBR do gp de Abu Dhabi bandeirada 
Flutuando: o campeão Sebastian Vettel era só alegria no pódio de Abu Dhabi
 
Lewis Hamilton, da McLaren, cruzou em segundo, mas suas chances de título eram remotas demais para buscar o milagre. Campeão em 2009 e sem chances em Abu Dhabi, Jenson Button foi o terceiro, seguido pelos coadjuvantes Nico Rosberg, da Mercedes, Robert Kubica, da Renault, e seu companheiro Vitaly Petrov. Alonso terminou em sétimo, à frente de Mark Webber, que em nenhum momento deu sinais de que poderia ganhar o título. Resta ao australiano de 34 anos ver o companheiro, uma década mais jovem e "queridinho" da equipe, levantando o troféu.

O triunfo de Vettel coroa um ano quase perfeito para a RBR, que já tinha conquistado o Mundial de Construtores por antecipação em Interlagos. Um prêmio à escuderia que em nenhum momento fez jogo de equipe e liberou seus pilotos para a disputa interna na pista. A Ferrari, mesmo com a polêmica troca de posições no GP da Alemanha, bate na trave com o vice-campeonato de Alonso, que ficou a quatro pontos do rival alemão.

Os descaminhos de Tasso e Ciro

Nem nos corredores do Congresso Nacional, o senador Tasso Jereissati (PSDB) anda circulando muito. Segundo funcionários da Casa, para não ter que bater de frente com o deputado federal Ciro Gomes (PSB).

Tasso foi derrotado em sua luta por reeleição e avalia que os Ferreira Gomes – principalmente Ciro, sua cria política, não tiveram o mesmo apreço político que ele ofereceu para Cid Gomes quando na conquista do primeiro mandato.

Acopiara é pioneira na região em ensino de música

A Escola Profissionalizante Alfredo Nunes de Melo, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, antecipou-se à legislação das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica a partir do próximo ano, e implantou, desde abril de 2009, um projeto de desenvolvimento musical com os alunos do ensino médio profissional e egressos do Projeto E-Jovem, realizado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

O projeto é pioneiro na região e já deu seu primeiro fruto. Um grupo de oito alunos criou a banda "Profissionais do Forró", que é sucesso entre os estudantes, nos encontros, feiras de ciências, eventos culturais e musicais. As atividades realizadas na unidade de ensino hoje servem de modelo e estímulo para outras escolas da rede pública e particular.

Formação

A formação musical, mesmo principiante e básica, dos alunos nasceu a partir de uma constatação do professor de Filosofia e Sociologia, Livomar Ferreira do Carmo, que no ano passado começou a lecionar na Escola Profissionalizante Alfredo Nunes de Melo, que integra a rede pública estadual de ensino. "Percebi que aqui a musicalidade aflora", disse. "Os alunos ficam, no horário de recreação, batendo nas mesas e nas carteiras", contou. "Tive a ideia de fazer uma seleção e oferecer aulas de violão".

O projeto logo conquistou o apoio do diretor geral da unidade, Aurélio Gomes. "Tivemos sorte de ter um professor que gosta e conhece música", disse. As aulas acontecem no período da noite e, às vezes, no intervalo, de meio-dia, já que o ensino profissionalizante é ministrado em tempo corrido. "Reconheço que há dificuldade para as escolas que não dispõem de docentes com aptidão para a música implantar aulas de formação musical", comentou.

Surpresa

A notícia da implantação do projeto correu rapidamente entre os corredores e as salas de aula. Logo, um grupo de 30 pessoas se inscreveu para os testes. A surpresa maior do professor Livomar Carmo é que entre os estudantes já havia alguns que tocavam violão, guitarra, sanfona e uma aluna que era baterista. Embora principiantes, era uma bênção dispor de um grupo desejoso em participar das aulas de formação musical.

Livomar Carmo aproveitou o conhecimento de alguns alunos e fez deles orientadores de outros colegas que estavam começando nas aulas de teclado e violão. O trabalho do professor e dos estudantes orientadores ou monitores é voluntário, gratuito, apenas com o intuito de contribuir para o desenvolvimento musical dos jovens. A arte agradece.

Nesses últimos dois meses, em face da necessidade de preparação para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), as aulas foram suspensas, mas logo serão retomadas. A escola, no ano passado, implantou três cursos profissionalizantes, nas áreas de Finanças, Comércio, Enfermagem e Informática. É o segundo núcleo profissional na região Centro-Sul. O outro está instalado na cidade de Iguatu.

"Começamos com 135 alunos matriculados, hoje temos 240 e a perspectiva para o próximo ano é de 360 alunos", disse o diretor Aurélio Gomes. Citando o cientista e pesquisador norte-americano, Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, tanto o diretor Aurélio Gomes, como o professor Livomar Carmo, consideram a mudança na LDB, que inclui como obrigatório no currículo escolar o ensino de música, de fundamental importância.

"É importante e, segundo nossa experiência, as atividades artísticas não atrapalham o estudo regular, pelo contrário, é um incentivo, algo prazeroso que atrai o aluno à escola", observou Gomes.

Sem obrigatoriedade, os alunos participam das aulas de música com afinco. "Não é uma tarefa a mais", frisou Carmo. Ambos defendem a necessidade de realização de concurso para professores com aptidão musical para que a lei possa sair do papel e conquistar os alunos. Por enquanto, muitas escolas ganharam instrumentos, kits musicais, enviados pela Seduc. É preciso fazer esses instrumentos terem sonoridade, estar nas mãos dos estudantes, e o som ecoar nas escolas.

CULTURA EM ALTA

Grupo conquistou troféus em eventos

Acopiara A banda Profissionais do Forró é formada por oito alunos da Escola de Educação Profissional Alfredo Nunes Melo, neste Município. Começou em abril do ano passado e reúne um sanfoneiro, um guitarrista, um baixista, uma baterista, um tecladista e três vocais. Todos são alunos do 2º Ano do Ensino Médio. O grupo está motivado e pretende dar continuidade após a conclusão do curso profissionalizante. Já conquistou troféus em eventos culturais promovidos por escolas na região.

Uma participação desperta a curiosidade. É a aluna Thaís Araújo, baterista. É raro uma mulher tocar tal instrumento. "No começo havia certa resistência, mas logo viram que eu sabia tocar e superei as adversidades", contou. "Os alunos ficam admirados e depois que escutam a gente tocar dizem que arrasei", comentou.

Manoel Vítor de Oliveira recebeu influência do pai e passou a estudar teclado. "Tive aulas particulares e comprei um teclado", contou. "Pratico em casa". Francisco Tiago Barbosa é vocalista na banda e disse que recebeu o convite dos colegas. "A gente ficava brincando, cantando no intervalo, mas não pensava em cantar em uma banda, mesmo de alunos", disse. "Deu certo e dizem que sou afinado".

Motivação

Tatiana de Oliveira também é vocalista e conta que o grupo ensaia três vezes por semana. "Não atrapalha as aulas e na semana de prova, a gente suspende os ensaios", disse. "Comecei cantando em igrejas evangélicas e no coral do Município de Catarina". Na escola, em Acopiara, encontrou a oportunidade de participar da banda.

Outra vocalista e que quer seguir em frente na carreira musical é a estudante Larissa Guedes. "Fiz parte da seleção e fui aprovada", disse. "Acreditava que não ia passar". Tomou gosto pela arte e quer ser cantora de banda profissional, mas sem esquecer o desejo de ter uma formação de nível superior. "Quero ser fisioterapeuta", destacou ela.

Os irmãos Alex Sandro e Anderson Alves de Souza estão empolgados com a musicalidade da banda e o sucesso alcançado entre os alunos. Alex é o sanfoneiro. "Aprendi no projeto AABB Comunidade", contou. "Toco uma de 80 baixos". O pai incentiva o filho na aprendizagem da arte musical e até já comprou um acordeom para o rebento. "Toco os forrós eletrônicos, atuais, mas gosto do estilo pé-de- serra, do Flávio José".

Anderson Souza toca guitarra e também é vocalista. Egresso do Projeto E-Jovem aprendeu a tocar violão com professor particular e já com experiência musical passou a formar a banda. Além disso, ele dá aula de violão para outros alunos no projeto da escola. "Gosto do que faço e quero ajudar os colegas a aprenderem música", salientou o estudante.

Enquete

Motivação

"Eu achei bom e interessante participar das aulas de música e gostaria que houvesse mais. É muito legal"

Emanoel Moreira
Aluno do 2º Ano do Ensino Médio

"Eu sempre gostei do som da sanfona e procurei aprender alguma música de forró. Com as aulas fica melhor"

David Júnior Holanda
Aluno do 1º Ano

"Estudei teclado, no entanto, não tinha nenhuma formação musical e gostei das aulas, pois me proporcionam isso"

Francisco Jonas de Souza
Aluno do 1º Ano

MAIS INFORMAÇÕES

Escola de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo

Rua Emília de Lima Pinho, S/N

São Francisco/ (88) 3565. 9500

CULTURA EM ALTA

Grupo conquistou troféus em eventos

Acopiara. A banda Profissionais do Forró é formada por oito alunos da Escola de Educação Profissional Alfredo Nunes Melo, neste Município. Começou em abril do ano passado e reúne um sanfoneiro, um guitarrista, um baixista, uma baterista, um tecladista e três vocais. Todos são alunos do 2º Ano do Ensino Médio. O grupo está motivado e pretende dar continuidade após a conclusão do curso profissionalizante. Já conquistou troféus em eventos culturais promovidos por escolas na região.

Uma participação desperta a curiosidade. É a aluna Thaís Araújo, baterista. É raro uma mulher tocar tal instrumento. "No começo havia certa resistência, mas logo viram que eu sabia tocar e superei as adversidades", contou. "Os alunos ficam admirados e depois que escutam a gente tocar dizem que arrasei", comentou.

Manoel Vítor de Oliveira recebeu influência do pai e passou a estudar teclado. "Tive aulas particulares e comprei um teclado", contou. "Pratico em casa". Francisco Tiago Barbosa é vocalista na banda e disse que recebeu o convite dos colegas. "A gente ficava brincando, cantando no intervalo, mas não pensava em cantar em uma banda, mesmo de alunos", disse. "Deu certo e dizem que sou afinado".

Motivação

Tatiana de Oliveira também é vocalista e conta que o grupo ensaia três vezes por semana. "Não atrapalha as aulas e na semana de prova, a gente suspende os ensaios", disse. "Comecei cantando em igrejas evangélicas e no coral do Município de Catarina". Na escola, em Acopiara, encontrou a oportunidade de participar da banda.

Outra vocalista e que quer seguir em frente na carreira musical é a estudante Larissa Guedes. "Fiz parte da seleção e fui aprovada", disse. "Acreditava que não ia passar". Tomou gosto pela arte e quer ser cantora de banda profissional, mas sem esquecer o desejo de ter uma formação de nível superior. "Quero ser fisioterapeuta", destacou ela.

Os irmãos Alex Sandro e Anderson Alves de Souza estão empolgados com a musicalidade da banda e o sucesso alcançado entre os alunos. Alex é o sanfoneiro. "Aprendi no projeto AABB Comunidade", contou. "Toco uma de 80 baixos". O pai incentiva o filho na aprendizagem da arte musical e até já comprou um acordeom para o rebento. "Toco os forrós eletrônicos, atuais, mas gosto do estilo pé-de- serra, do Flávio José".

Anderson Souza toca guitarra e também é vocalista. Egresso do Projeto E-Jovem aprendeu a tocar violão com professor particular e já com experiência musical passou a formar a banda. Além disso, ele dá aula de violão para outros alunos no projeto da escola. "Gosto do que faço e quero ajudar os colegas a aprenderem música", salientou o estudante.

Honório BarbosaRepórter

Atlético-MG humilha o Flamengo de Luxemburgo e se distancia do Z-4

Quase dois meses. Foi o tempo que a torcida do Atlético-MG esperou, ansiosa, para estar novamente frente a frente com Vanderlei Luxemburgo, agora no Flamengo. Olhos nos olhos, um ressentimento sem tamanho por parte dos atleticanos. Quando o técnico deixou Belo Horizonte, no fim de setembro, o Galo padecia na zona de rebaixamento do Brasileirão. Era um time fadado ao fracasso, com malas prontas para a Segunda Divisão. 

Não é mais. Apesar de estar melhor na tabela, foi o Rubro-Negro quem saiu de campo abalado com o risco de queda. Neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 35ª rodada, o sentimento dos mineiros foi de vingança e redenção. Já o dos cariocas foi de saudade dos tempos em que seu ataque fazia gols. O Galo impôs uma goleada de 4 a 1, impiedosa, em tom de desabafo. Foi, sem dúvida, uma vitória para Luxemburgo ver. A ameaça de rebaixamento ainda existe, mas a equipe sobe para a 14ª posição, com 39 pontos, e respira. O Fla é o 13º, com 40.

Leia mais... 

Prefeitos presos na Operação Carcará são libertados por habeas-corpus

Dos 43 presos durante a Operação Carcará, da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), realizada entre quarta e quinta-feira, 42, incluindo os sete prefeitos que haviam sido detidos, foram libertados entre a noite de ontem (sexta-feira) e a manhã de hoje.

A Justiça acatou o pedido de habeas-corpus feito pelas defesas dos acusados de participar de um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas, que teria causado um prejuízo de pelo menos R$ 60 milhões aos cofres públicos, em 21 municípios do interior  do estado da Bahia. O único acusado que continua detido é o empresário Edson dos Santos Cruz, apontado como mentor e líder do esquema, que cumpre prisão preventiva de 30 dias.

via Iguatu Notícias

Aposta de São Paulo leva prêmio de R$ 22 milhões da Mega-Sena

Uma aposta de São Paulo acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas neste sábado (13) no concurso 1.231. O prêmio é de R$ 22.383.261,66.

Foram sorteados os seguintes números: 05 - 20 - 23 - 27 - 39 - 49

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio pode render cerca de R$ 128 mil por mês, se aplicado na poupança.

Outros 161 bilhetes acertaram cinco números. O prêmio de cada um será de R$ 14.975,94. A quadra teve 9.961 acertadores. Cada aposta receberá R$ 345,79.

sábado, 13 de novembro de 2010

Da internauta: Trânsito de Acopiara

Gostaria de denunciar o tratamento que vem sendo utilizado pelos Agentes de Trânsito em Acopiara. Os mesmos estão abusando de sua "autoridade", parando as pessoas no meio das vias na maior ignorância, verdadeiros "cavalos"; sem nem conversar apreendem logo a chave do veículo e mandam que o condutor coloque a moto na vaga indicada por eles enquanto conversam. Só que como aconteceu comigo foi inaceitável! Um agente parou a minha moto e como eu estava sem capacete "errada eu sei" ele foi logo retirando a chave, só que deixou a minha moto travada no meio da rua e mandou eu colocar na vaga, quando eu pedi a chave para poder colocar em neutro e destravar a mesma, o agente ROBSON mandou eu me virar e colocar a moto no ombro.

Ele se virou pra mim e falou que eu só saia dali quando mostrasse a minha Carteira de motorista e Documentação da moto.... Infelizmente diante desse constrangimento peguei um moto táxi e fui pegar a minha carteira em casa e documentação da moto, quando cheguei o mesmo não queria liberar a moto por que estava em atraso. Que eu saiba eles não são da CPRV. Sim, perguntei a ele porque eles não apreendiam as dezenas de MENORES que guiam todos os dias por nossas ruas sem o menor constrangimento. As dezenas de motos sem placa e os carros?? Sim só fui liberada depois que ameacei ir à PROMOTORIA dar queixa por maus tratos....

Sou fã do seu Blog acesso o mesmo várias vezes ao dia e já vi que você veiculou diversos email dos internautas por isso peço que você divulgue esse email. O que aconteceu não pode ficar impune.

Como querem Educar as pessoas se eles mesmos não têm E DUCAÇÃO??......

Certa de que terei meu email veiculado no seu blog.

Agradeço,

Prefeitura de Iguatu se prepara para lançar mais um conjunto de obras


No período de 19 a 28 de novembro a Prefeitura Municipal de Iguatu através da administração Construindo o Nosso Futuro vai desenvolver uma vasta programação que incluem inaugurações e ordens de serviços de várias obras.

O objetivo do prefeito Agenor Neto (PMDB) é acelerar ainda mais o processo de avanço que vive o município de Iguatu. 

"Nossa cidade vai seguir crescendo com mais trabalho e ação em prol dos que mais precisam", disse o prefeito Agenor Neto.

Vettel crava a pole, e Alonso arranca o terceiro lugar no grid em Abu Dhabi

Sebastian Vettel não quis saber de dúvidas. Com duas voltas quase perfeitas no fim do treino classificatório deste sábado, em Abu Dhabi, o alemão da RBR deixou claro que a pole position seria dele na corrida de domingo. Decidido o primeiro lugar, ainda havia muito para acontecer depois que o cronômetro zerou. Quando Fernando Alonso abriu a última volta, tinha apenas o quinto melhor tempo do dia, acuado atrás dos outros candidatos ao título. Foi aí que o líder do campeonato enfiou o pé no acelerador da sua Ferrari. Fez 1m39s792 e respirou aliviado. O tempo foi suficiente para saltar duas posições e garantir o terceiro lugar no grid, um atrás de Lewis Hamilton e dois à frente de Mark Webber, seu principal rival no caminho que leva ao tricampeonato.

O intruso na briga pelo título é Jenson Button, da McLaren, que larga em quarto, sem chances de levantar a taça. Segundo colocado na temporada, oito pontos atrás de Alonso, Webber vai precisar acelerar muito sua RBR se quiser conquistar o título aos 34 anos. O pole Vettel brilhou com 1m39s394. A 15 pontos do líder, precisa vencer e torcer para o espanhol chegar em no máximo quinto. Se as posições do grid se mantiverem na corrida deste domingo, o piloto da Ferrari será campeão pela terceira vez. A prova no circuito de Yas Marina começa às 11h,  com transmissão ao vivo da TV Globo.

sebastian Vettel RBR do gp de Abu Dhabi 
Vettel acelera no belo circuito de Yas Marina no início da noite de sábado

Logo após o pelotão da frente, estão dois brasileiros. Felipe Massa, da Ferrari, larga em sexto, seguido por Rubens Barrichello, da Williams. Lucas Di Grassi, da VRT, não conseguiu passar para o Q2 e vai sair em 22º. Logo atrás, em penúltimo, vem Bruno Senna, da Hispania, à frente apenas do companheiro Christian Klien.

hamilton mclaren vettel rbr alonso ferraro gp de Abu Dhabi 
Q1 sem surpresas

A primeira parte do treino não teve surpresas. Os brasileiros Di Grassi e Senna só conseguiram ficar à frente de Christian Klien, companheiro de Bruno na Hispania. A dupla da STR disputou a última vaga no Q2, e quem levou a melhor foi o espanhol Jaime Alguersuari, que passou com o 15º melhor tempo. O suíço Sebastien Buemi ficou fora da segunda parte, assim como Jarno Trulli, Heikki Kovalainen e Timo Glock.

Q2 com incidente Massa x Hamilton

Os 17 melhores avançaram para o Q2, e os favoritos continuaram virando os melhores tempos. O clima tenso se instalou quando Hamilton entrou no caminho de Massa e os dois se tocaram. O inglês acabou atropelando uma câmera à beira da pista e, sem razão, reclamou do brasileiro pelo rádio. A disputa pela última vaga na fase final ficou entre Nico Rosberg e Robert Kubica. O alemão da Mercedes virou em 1m40s060 e pulou para terceiro, deixando o polonês da Renault fora da disputa pela pole.
Avançaram para o Q3 Vettel, Button, Rosberg, Webber, Hamilton, Alonso – num surpreendente sexto tempo -, Massa, Schumacher, Barrichello e Petrov.

Emoção depois do cronômetro zerado

A três minutos do fim, Vettel voou com 1m39s448 e tomou o primeiro tempo de Hamilton. Não satisfeito, logo em seguida baixou para 1m39s394. Não havia mais dúvidas sobre a pole position. Seu companheiro de RBR, contudo, não teve o mesmo rendimento. Webber não conseguiu superar as duas McLarens e se manteve em quarto. Custou caro. Na última volta, Alonso fez bonito e saltou duas posições. Ganhou conforto na luta pelo título e deixou Webber em situação delicada.

Confira o grid de largada para o GP de Abu Dhabi:

1. Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m39s394
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m39s425
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m39s792
4. Jenson Button (ING/McLaren) - 1m39s823
5. Mark Webber (AUS/RBR) - 1m39s925
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m40s202
7. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1m40s203

8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m40s516
9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m40s589
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1m40s901
11. Robert Kubica (POL/Renault) - 1m40s780
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1m40s783
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m40s914
14. Nick Heidfeld (FIN/Sauber) - 1m41s113
15. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1m41s418
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1m41s642
17. Jaime Alguersuari (ESP/STR) - 1m41s738
18. Sebastien Buemi (SUI/STR) - 1m41s824
19. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1m43s516
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1m43s712
21. Timo Glock (ALE/VRT) - 1m44s095
22. Lucas di Grassi (BRA/ VRT) - 1m44s510
23. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1m45s085

24. Christian Klien (AUT/Hispania) - 1m45s296

Lula e Dilma decidem propor mínimo de R$ 550 em 2011

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff querem fixar em no máximo R$ 550 o valor do salário mínimo no próximo ano. Isso daria um aumento real de 2,2%, abaixo dos 7,7% reivindicados pelas centrais sindicais.
As equipes de Lula e Dilma avaliam que esse seria o valor mais aceitável do ponto de vista fiscal, sinalizando ao mercado financeiro que haverá uma busca de controle dos gastos públicos. 

Os dois orientaram suas equipes, antes da viagem à Coreia do Sul, a barrar projetos no Congresso que possam comprometer a meta de superavit primário de 3,3% do PIB (Produto Interno Bruto) --toda economia do governo para pagamento de juros da dívida pública.

Criança morre afogada em Acopiara

Uma criança identificada como Matheus Cardoso do Nascimento, 07 anos, morreu afogada na tarde de ontem em um açude localizado no bairro Moreira em Acopiara. O garoto era filho de Francisco Marcones do Nascimento e Francisca Cardoso Viana. A criança chegou a ser socorrida mais faleceu momentos depois.

Promotor vai pedir que Tiririca faça novo teste

O promotor do caso Tiririca, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, vai entrar com mandado de segurança para que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo realize novo teste para comprovar a alfabetização do deputado federal eleito pelo PR.

Deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de votos, Francisco Everardo de Oliveira Silva é acusado de falsidade ideológica.

Outro mandado de segurança será solicitado pelo promotor eleitoral para que o Ministério Público tenha o direito de produzir provas contra Tiririca.

Após a audiência, o promotor eleitoral classificou de “insatisfatório” o teste de leitura e escrita do deputado eleito. O promotor já havia afirmado que iria recorrer, caso o deputado seja absolvido.

Para o promotor, durante o teste para verificar a alfabetização do humorista, “o juiz eleitoral extrapolou os limites de sua atribuição”.

Lopes afirma que houve um “cerceamento da atividade acusatória” durante a audiência, já que o direito de produção de provas sobre os crimes a que o humorista é acusado – falsidade ideológica e falsificação de documento – foi impedido.

O promotor não descarta outras medidas para levar o processo adiante.

Segundo a assessoria do TRE, o juiz pretende decidir sobre o processo antes da diplomação de Tiririca, que acontece no dia 17 de dezembro independentemente do resultado da audiência, já que o processo não pede a cassação do deputado eleito.

Em audiência realizada ontem no TRE foi feito um teste para comprovar a alfabetização de Tiririca. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, ainda não é possível dizer que o humorista foi “aprovado”. Essa decisão caberá ao juiz Aloísio Silveira, responsável pelo caso.

Lista de faculdade confirma versão dada por acusado de executar Eliza

Uma lista de presença de uma faculdade em Belo Horizonte confirma que Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, estava na aula no dia 10 de junho, data considerada pela Polícia Civil como a da morte de Eliza Samudio. Segundo o documento, Bola, que é um dos acusados do desaparecimento da ex-namorada de Bruno, ficou na faculdade das 18h20 até às 20h30 desse dia.

A informação da escola confirma a versão dada por Bola durante interrogatório nesta sexta-feira (12). Em juízo, ele falou que, na noite em que Eliza teria sido morta, estava na faculdade, que fica na região da Pampulha, na capital mineira.

Só que no mesmo dia 10 de junho, o ex-policial recebeu às 19h31 uma ligação de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, como mostra uma quebra de sigilo telefônico autorizada pela Justiça. Depois da aula, houve vários outros telefonemas, o último, às 22h35. Nesta sexta-feira (12), Bola afirmou que não conhecia Macarrão, o melhor amigo do goleiro Bruno e também réu no processo.

Para Polícia Civil, conforme consta no inquérito entregue à Justiça, as ligações foram feitas no dia em que Macarrão e um adolescente apreendido por envolvimento no susposto crime levaram Eliza para Bola executá-la.

Bola e outros oito acusados do desaparecimento e morte de Eliza foram interrogados nesta semana no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ministério da Educação libera gabaritos do Enem

O Ministério da Educação divulgou no final da tarde desta sexta-feira (12) os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. A liberação ocorre depois que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou a liminar que suspendeu o exame e a divulgação do resultado das provas.
 
Veja aqui os gabaritos dos dois dias de prova


No site do MEC, os gabaritos só devem estar disponíveis depois das 21h. Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana.

No primeiro dia de provas, no sábado passado (6), os estudantes responderam questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. As provas foram distribuídas por cores (rosa, branca, azul, amarela).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Juazeiro do Norte-CE: Polícia apreende cerca de R$ 10 mil em crack com homicida paulista


Inversamente proporcional à maconha, o crack, a cada dia que passa, cresce de cotação e as quantidades apreendidas são cada vez maiores. Em Juazeiro do Norte a situação não é diferente e a borra da cocaína está presente em praticamente todos os bairros. O grama dessa substância entorpecente está com uma cotação entre R$ 5,00 e R$ 10,00 e cada vez mais fácil de ser adquirido. Todos os dias o boletim de ocorrências da Ciops registra apreensão de crack em Juazeiro.

Nesta quinta-feira, por volta das 17 horas, uma operação coordenada pelo Capitão L. Rodrigues, resultou na prisão do agricultor Filoel Ferreira da Silva, de 37 anos, residente na Rua Marechal Dutra, 409 (Bairro Pio XII). Ele trafegava na Rua João Marcelino mais precisamente no cruzamento com a Rua Dom Bosco naquele bairro e conduzia R$ 1,2 Kg em pedras de crack. Com a cotação em torno de R$ 8,00 o grama, o valor da apreensão foi da ordem de R$ 10 mil.

Além do crack, Filoel detinha 13 gramas de maconha, uma balança de precisão e dois aparelhos celulares. No levantamento feito, a polícia descobriu que ele responde por homicídio em São Paulo e é acusado de envolvimento em um assalto no município de Pedra Branca. O Coronel Gomes Filho, Comandante do 2º BPM, argüiu ainda uma suspeita de que faça parte de uma quadrilha com ramificação em Fortaleza. A idéia inicial é que a droga proceda de São Paulo com passagens por Fortaleza.

A propósito, a placa AKB-5991 do seu veículo Gol Special de cor branca, ano 2002, é de Fortaleza e ele possuía vários papeis de depósitos bancários que a polícia agora vai investigar o destino do dinheiro. Na casa de Filoel a polícia apreendeu um revólver calibre 38, uma faca tipo espada e um facão. Além disso, duas malas cheias de roupas novas e de marcas que a polícia diz acreditar ser produto de furto. Ele foi ouvido ainda ontem na Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro. 

Miséria

Pedido do MPF para anulação do Enem ainda tramita na Justiça

Mesmo com a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que derrubou hoje (12) a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda tramita na Justiça um pedido de anulação das provas. A ação foi impetrada essa semana pelo procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) e aguarda análise da Justiça Federal no estado.

Para o procurador, as soluções apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos prejudicados pelos erros da prova não foram suficientes. “A liminar, na verdade, impedia os organizadores do Enem de cometerem mais erros. Mesmo porque eles não assumem a responsabilidades pelos erros”, disse Filho.
O MEC vai reaplicar o Enem aos alunos que foram prejudicados pelos erros de montagem dos cadernos de prova amarelos que não continham todas as 90 questões. O ministério acredita que a maioria dos candidatos conseguiu trocar o material e fez a avaliação sem dificuldades.

Outro problema ocorreu na folha em que os estudantes marcam as respostas das questões, que estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante, de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas. A partir de hoje, os estudantes que não seguiram a ordem numérica das questões durante a marcação poderão solicitar no site do Enem (www.enem.inep.gov.br) a correção invertida do gabarito.


Filho argumenta que a leitura do gabarito não pode ser alterada depois que a prova foi aplicada. “A leitura não pode ser objeto de correção posterior, não tem concurso público que aguente isso. Com essa liberação [da página para que os estudantes peçam a correção diferenciada] eles vão cometer mais um erro”, defende. 

Agência Brasil

Juiz condena ex-prefeito de Reriutaba a devolver mais de R$ 8 milhões aos cofres públicos

O juiz Luciano Nunes Maia Freire, titular da Comarca de Reriutaba (Zona Norte) julgou procedente ação de improbidade administrativa contra Carlos Roberto Aguiar, ex-prefeito daquele município, pela prática de atos que violaram os princípios da Administração Pública e causaram danos ao erário municipal, no valor de R$ 8.080.246,78, ocorridos durante o ano de 2004. A sentença foi proferida nesta quinta-feira.

O magistrado acolheu denúncia do Ministério Público do Ceará, que requereu a condenação do ex-gestor de Reriutaba, distante 309 km de Fortaleza, nos seguintes termos: ressarcimento ao erário de R$ 8.080.246,78, devidamente atualizados desde a data do dano; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos; multa civil no valor de R$ 500 mil, atualizada a partir da data da sentença; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de cinco anos.

Para o juiz Luciano Nunes Maia Freire, o caso comporta julgamento antecipado, pois a matéria foi objeto de extensa apreciação técnico-contábil no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), onde o promovido teve a oportunidade de apresentar defesa, ocasião em que lhe foi assegurado o exercício da ampla defesa e do contraditório, princípio garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal (CF).

TJ-CE

Governo promove ” Esporte na Minha Cidade” em Acopiara

O Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Acopiara realizam neste sábado e domingo, 13 e 14 de novembro, no Pólo de Lazer, o Projeto Esporte na Minha Cidade que levará a toda população acopiarense atividades físicas, esportivas e de entretenimento.

Recreação, massoterapia, esportes, avaliação física, jogos de tabuleiro, danças, corrida de rua, brinquedos, oficinas, mini-cursos e entre outras atividades farão parte da programação.

Uma grande estrutura será montada na área do Pólo de Lazer Edson Monteiro para a realização destas atividades ligadas ao lazer e ao desenvolvimento esportivo.

No sábado a programação acontece das oito ao meio dia, e das 16 às 19 horas. Já no domingo, as atividades começam às 8 da manhã seguindo também até o meio dia e depois continuam das 2 da tarde até às 17 horas.

O Projeto Esporte na Minha Cidade vem percorrendo todo o interior cearense reunindo centenas de pessoas de todas as idades que buscam nestas atividades um lazer diferenciado com práticas esportivas e saudáveis.

Frota da Prefeitura de Acopiara já gastou esse ano quase R$ 700 mil com combustível

Somente até o final do mês de setembro de 2010 a Prefeitura Municipal de Acopiara gastou em combustível a quantia de R$ 656.345,22 (seiscentos e cinquenta e seis mil, trezentos e quarenta e cinco reais e vinte e dois centavos). Os dados foram extraídos do Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios. 

O blog fez algumas contas para o internauta. 

Multiplicando a quantia acima pelo valor do litro de gasolina que é o mais caro, ou seja, R$ 2,87 (dois reais e oitenta e sete centavos), o site chegou a conclusão que a frota da Prefeitura de Acopiara consumiu aproximadamente 228 mil 691 litros de combustível até o final do mês de setembro. Neste período tinha passado pelo menos 270 dias do ano de 2010. 

O blog também chegou a conclusão que a frota da Prefeitura de Acopiara está consumindo em média, por dia, pelo menos 847 litros de combustível.

Curiosidade: 

O mês de setembro que antecedeu as eleições de 2010 foi o mês que a Prefeitura Municipal de Acopiara mais pagou combustível. Os dados completos o internauta poderá ter acesso Aqui...

Obs: Após abrir a página do Portal da Transparência o internauta poderá se aprofundar ainda mais na pesquisa clicando em (mais detalhes).

TRE revoga resolução que determina nova eleição em Santa Quitéria

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral revogou, durante sessão nesta manhã de sexta-feira, resolução que determinava nova eleição para prefeito de Santa Quitéria (Zona Norte) e que estava marcada para 5 de dezembro próximo. A revogação ocorreu porque o Tribunal Superior Eleitorla ainda não autorizou a realização do pleito.

Há expectativas de que saia uma nova resulução sobre a eleição já na próxima semana. Se não houver prazos legais, o processo acabará resultando num pleito indireto, ou seja, com a presidência da Câmara Municipal convocando as eleições tendo como eleitores os vereadores.

Toninho do Pânico na TV morreu com problemas de gastrite


Morreu na tarde desta quinta-feira (11), aos 31 anos, o segurança  Antônio Eduardo Sousa da Silva. Toninho ficou conhecido nacionalmente durante as exibições do quadro Amaury Dumbo, do Pânico na TV!, por não achar graça das piadas de Freddie Mercury Prateado. Depois do sucesso, foi convidado para compor o elenco da segunda temporada da Xurupita’s Farm.

Segundo um amigo, o rapaz tinha problemas de gastrite e foi hospitalizado após uma crise. “Há 16 dias ele começou a passar mal durante o plantão e eu disse para ele ir pra casa e tomar remédio. Ele foi direto para o hospital e não voltou mais”, lamentou Udevald da Silva Filho, que trabalhava com o segurança há 6 anos no Memorial da América Latina, em São Paulo.

TSE confirma registro da candidatura de Dedé Teixeira

Em sessão plenária nessa noite de quinta-feira, o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, o deferimento do registro de candidatura do deputado estadual reeleito Dedé Teixeira (PT) e a validação dos 52.679 votos alcançados pelo parlamentar no último dia 03 de outubro. Dedé Teixeira foi o terceiro mais votado do PT e décimo da Coligação PT/PRB/PMDB/PSB que elegeu, até à última proclamação do TRE-CE, vinte deputados estaduais. Essas vagas podem aumentar até a proclamação dos eleitos, que está marcada para o dia 30 de novembro.

A decisão do TSE ratifica a decisão monocrática da ministra Carmen Lúcia tomada no dia 06 de outubro. Inconformado com essa primeira decisão, o Ministério Público Eleitoral entrou com um recurso para o Colegiado do TSE (Agravo Regimental no RO nº 4342-34-CE). Ao julgar o recurso, os ministros reafirmaram que o deputado Dedé Teixeira não está inelegível nem sua situação se enquadra nos impedimentos da Lei da “Ficha Suja” que impossibilitam o registro de candidatura aos cargos eletivos.

Com os votos de Dedé e de Neto Nunes, este também com registro deferido pelo TSE e com os votos do suplente Carlos Macedo, com registro deferido, o PSDB deve perder uma vaga de deputado estadual, avaliam juristas.

Justiça Federal derruba liminar que suspendia prova do Enem

O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou na manhã desta sexta-feira a decisão que impossibilitava o prosseguimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), após problemas encontrados na prova realizada no último fim de semana.
Na decisão, o desembargador afirmou que a suspensão do exame traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil. Ele ainda afirmou que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior, uma vez que diversas entidades utilizarão as notas da prova. 

Segundo o Tribunal Regional Federal, Faria destacou ainda o possível prejuízo de R$ 180 milhões decorrente da contratação da logística necessária à realização de um novo exame. 

A suspensão do Enem havia sido determinada na última segunda-feira. Na decisão, a juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, se baseou no argumento de que o erro da impressão das provas prejudicou os candidatos. "Esses erros de impressão, de montagem e de aplicação das provas do Enem foram todos admitidos pelo Inep, o qual se manifestou sobre isso de forma pífia", escreveu. 

Ontem, a AGU (Advocacia-Geral da União) entrou com um recurso. Foram enviadas informações a respeito do histórico do exame e da metodologia adotada no Enem tanto ao TRF-5 quanto para a juíza Miranda Maia.

Mínimo de R$ 600,00 é “trololó” da oposição, diz ministro

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, voltou a defender nesta quinta-feira, 11, a política de reajuste do salário mínimo em vigor e disse que é “trololó” a afirmação da oposição de que o governo pode dar um reajuste maior no ano que vem. Ele tem defendido critérios técnicos para o reajuste do mínimo, que, no ano que vem, deverá passar dos atuais R$ 510 para R$ 538,15, podendo ser arrendondado para R$ 540.

Prédio do Dnocs é demolido para dar vez ao Acquario do Ceará


Começou, nesta tarde de quinta-feira, a demolição do antigo prédio do Dnocs situado na praia de Iracema, em Fortaleza. Máquinas pesadas fazem o trabalho que chama a atenção dos moradores da área. Um contingente de órgãos públicos como a Cagece acompanha o trabalho.

No local, será construído o Acquario do Ceará, um projeto do Governo do Estado, por meio da Setur, orçado em R$ 250 milhões e que virá como mais um equipamento do setor turístico.

A promessa é de que será não somente  um local para visitação turística, mas também um centro de pesquisas oceanográficas. A ideia do governador Cid Gomes, conforme o secretário do Turismo Bismarck Maia, é apostar na requalificação do turismo local.

Eliomar de Lima

Após cinco meses, termina greve dos oficiais de justiça

Após cinco meses, chegou ao fim, nesta quinta-feira,a greve dos oficiais de justiça do Ceará. A categoria estava em greve reivindicando mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Nesse período, não avançou a negociação.

A Associação dos Advogados do Ceará entrou no caso e pediu ao Conselho Nacional de Justiça que reunisse as partes – Sincojust, sindicato dos oficiais de justiça, e a cúpula do Tribunal de Justiça, para que se busque uma solução.

Fuicou acertado para o dia 29 próximo uma audiência com a participação de membro do CNJ, no que o Sincojust entendeu, conforme seu presidente, Mauro Xavier, que o momento era de voltar ao trabalho e aguardar uma nova negociação. O Sincojust enviou, inclusive, nesta quinta-feira, ofício ao TJ comunicando volta ao trabalho, mas só no item entrega de intimações.

Ciro é mesmo cotado para BNDES

Começa a ganhar força nas discussões da montagem do novo governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) a indicação do nome do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com uma fonte com acesso à Dilma, a presidente eleita acredita que Ciro possa dar uma contribuição ao setor, pois tem boa formação e pulso firme, qualidades consideradas necessárias para gerir o órgão. Além disso, é adepto da linha desenvolvimentista, perfil que Dilma pretende buscar na composição de seus colaboradores.

De acordo com uma liderança do PSB, Ciro foi o único com quem Dilma se reuniu e ofereceu a chance de escolher o que quisesse fazer em seu governo. E ele escolheu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, complementou o líder. No governo Lula, o PSB de Ciro Gomes detém o ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria Especial de Portos.

Setores do PT estão reticentes com a possibilidade do aliado ficar com um dos órgãos mais cobiçados do governo. Ao logo dos anos, o BNDES se fortaleceu, ganhou injeção de R$ 180 bilhões no biênio 2009/2010 e é considerada a única instituição financeira do País especializada em financiamentos de longo prazo.

Com Agências de notícias

Amorim é desconvidado a acompanhar Lula na reunião do G20


O ministro Celso Amorim foi desconvidado pelo Palácio do Planalto a participar da cúpula do G20 em Seul, segundo informa o noticiário desta sexta-feira.
O compromisso estava registrado na agenda do chanceler e sua reserva no Imperial Palace, hotel no qual ficou toda a comitiva, também já estava providenciada, quando um telefonema do cerimonial do Planalto à sua secretaria privada o avisou que ele não precisaria ir. 

O aviso criou grande mal-estar, ainda mais porque Amorim acompanhou o presidente na primeira etapa da viagem, até Moçambique. 

O constrangimento só aumenta quando se compara a agenda de Lula com a do chanceler que o acompanhou nos oito anos de governo, ajudou a dar projeção internacional ao presidente e até filiou-se ao PT. 

A lógica indica que esse desconvite a Amorim para Seul é também o desconvite para que ele continue no Ministério das Relações Exteriores no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.

Silvio Santos diz que quem pagar leva a rede SBT

O empresário Silvio Santos atendeu ontem à noite, em sua casa, a um telefonema da Folha e disse que, se alguém pagar o que ele deve ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito) --que emprestou à sua holding dinheiro para cobrir o rombo do banco PanAmericano--, pode comprar o SBT.
"Não precisa nem pagar para mim, paga para o fundo", disse Silvio em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, publicada na edição desta sexta-feira da Folha.

Durante a conversa, Silvio afirmou ainda que não conhece Eike Batista, apontado como um possível interessado em comprar a TV. 

O empresário também negou ter falado sobre o PanAmericano durante uma reunião com Lula em setembro e ironizou insinuações sobre a bolinha de papel jogada em Serra. "Caiu alguma coisa na cabeça dele?", disse.

Juazeiro do Norte sedia concurso do HRC


Mais 12 mil candidatos participam, no próximo domingo, da seleção para o preenchimento das 994 vagas de níveis superior, médio e fundamental oferecidas pelo Hospital Regional do Cariri (HRC). As provas serão realizadas na Capital e em Juazeiro do Norte, pela manhã e à tarde. A inauguração do empreendimento já está agendada para o dia 10 de dezembro, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O processo seletivo, organizado pelo Instituto Cidades, tem início às 8h, pela manhã, e às 14h no período da tarde. Os candidatos classificados nesta etapa terão ainda que passar pela prova de títulos.

Com 294 leitos, o HRC foi construído pelo Governo do Ceará para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade. O hospital cobrirá os 41 Municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá, com população total de 1,3 milhões de pessoas.

Com 27 mil m² de área construída, serão oferecidos aos pacientes ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia e mamografia. E ainda, laboratórios de análises e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e agência transfusional.

As provas serão realizadas, em Juazeiro do Norte, na Faculdade Leão Sampaio, escolas Governador Adauto Bezerra, Lili Neri, Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva, Demostenes Ratts Barbosa, Dr. Edvard Teixeira Ferrer, Presidente Geisel Polivalente e Universidade Regional do Cariri. Em Fortaleza, o processo seletivo acontece na Faculdade de Educação e Centro de Humanidades (da UFC) e na E.E.M. Gov. Adauto Bezerra.

DN

61 mil pessoas devem sair da Capital pela rodoviária


Sessenta e uma mil pessoas embarcando e desembarcando nos três terminais rodoviários da Capital durante o feriado do dia 15 de novembro. É a estimativa da gerência da Socicam, empresa que administra as três rodoviárias em Fortaleza.

A empresária Marluce de Almeida, 42, já se antecipou e comprou sua passagem para Aracati, litoral cearense, a fim de curtir os dias de folga. "Resolvi vir logo, antes que as vagas acabem e as filas aumentem ainda mais", afirmou. A fim de evitar tumultos e que nenhum passageiro fique sem viajar, a administração do Terminal Rodoviário João Thomé reforçou a frota com ônibus e viagens extras.

De acordo com o gerente local, Adarton Fernandes, há um aumento de 27% no número de passageiros, o que forçou um reforço de 7% da frota e a realização de outras 180 viagens, 12% a mais que em um período normal, sem feriados. Aproximadamente 18 mil pessoas devem pegar a estrada e deixar a cidade de ônibus.

O entra-e-sai de passageiros na rodoviária já é intenso, mas deve piorar hoje, véspera do feriadão, afirmou o atendente da empresa Guanabara, Felipe Colares. "Já temos um ônibus extra hoje (ontem) mesmo para Recife. O movimento já está grande, se a população deixar para última hora vai correr riscos de não ter vaga no horário que deseja", informou.

Aracati, Beberibe, Jericoacoara, Juazeiro, Iguatu e Sobral são os destinos mais procurados, conforme informou a gerência do Terminal. Um aumento de 10% no quadro de funcionários das três rodoviárias da capital também já foi garantido.

DN

Vice-presidente José Alencar sofre infarto agudo


O vice-presidente da República, José Alencar, sofreu um infarto nesta quinta-feira (11), em São Paulo. A informação foi divulgada pelo hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado deste o último dia 25 de outubro.

Veja o boletim médico publicado pelo hospital:

“O vice-presidente da República, José Alencar, apresentou, na tarde de hoje, por volta das 18h, quadro de mal-estar, tendo sido diagnosticado infarto agudo do miocárdio.

Foi submetido a cineangiocoronariografia (cateterismo) que não mostrou obstruções arteriais importantes.

Encontra-se estável do ponto de vista cardíaco, internado na unidade de terapia intensiva cardiológica.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Raul Cutait e Paulo Ayrosa Galvão.

Antonio Carlos Onofre de Livra, diretor técnico hospitalar
Riad Younes, diretor clínico”

Avião com governador eleito do RS aborta viagem a Madri e retorna a SP

Um Airbus A340 da companhia aérea espanhola  Iberia com destino a Madri, que levava a comitiva do governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), a bordo, voltou a São Paulo quase duas horas após ter decolado do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana, na noite desta quinta-feira (11).

Agências de notícias informam que a aeronave apresentou um problema técnico no radar ao sobrevoar Minas Gerais. O voo 6820, que havia partido às 22h13, pousou em segurança em Cumbica pouco antes meia-noite.

À Agência Estado, o governador eleito disse não ter entendido o que ocorria quando ouviu o comunicado do comandante. "Só entendi quando vi na tela do visor o avião dando meia volta", disse Genro. O avião retornou a Guarulhos em segurança, mas, até o início da madrugada, ainda não havia sido definido o hotel em que os passageiros pernoitariam nem a hora do novo voo rumo a Madri.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Luciano Huck gravou quadro do seu programa em Antonina do Norte, no Ceará


O apresentador do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, Luciano Huck esteve gravando ontem no município vizinho de Antonina do Norte.

Segundo o apresentador, em seu Twitter, ontem, dia 10, ele estava gravando para o quadro “Olha a minha Banda”.

Este quadro descobre bandas desconhecidas e tenta adequadar a banda a uma nova realidade.

O apresentador estava acompanhado de Rick Bonadio, que é considerado um dos melhores produtores musicais na atualidade no Brasil.


A notícia de que o famoso apresentador estava na cidade de Antonina logo percorreu a vizinhança, e espalhou feito pólvora, causando aquele "frisson" especialmente nos adolescentes.

A grande sortuda foi a Banda Diretrize 28. Com certeza, a participáção no programa apresentado por Luciano Huck será o empurrão necessário para a carreira dos músicos e o sucesso da banda.

 
A banda Diretrize 28 é uma banda de Pop/Rock independente, do interior do Ceará, mais precisamente da cidade de Antonina do Norte. Começou seus primeiros passos no ano de 2008, com a finalidade de criar uma cara própria, misturando ritmos e batidas sem perder a essência do Rock and Roll. A Banda faz do Rock a bandeira para levar romantismo e reflexão.
 
Com uma nova idéia, mesclando bits antigos e novos, introduzindo trabalho próprio com letras românticas e críticas para agradar o público eclético. Uma banda independente que está no início da carreira mas com conteúdo pesado.

Integrantes:
Márcio - Voz
Geunny - Guitara
Eldo - Baixo
Andrei - Bateria
 
Fonte: Saboeiro Existe

Tiririca 'leu e escreveu' em audiência, diz presidente do TRE


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse na tarde desta quinta-feira (11) que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante a coleta de material realizada em audiência para apurar a veracidade de sua declaração de escolaridade.

O magistrado não quis comentar o desempenho de Tiririca.

Deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 1,3 milhão de votos, ele chegou por volta das 9h à sede do TRE, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ele estava acompanhado por seguranças, que estavam em outro veículo. Antes de entrar no elevador, fez um breve aceno aos repórteres que o aguardavam em frente ao edifício.

Segundo o presidente do TRE, é possível que a Justiça Eleitoral decida ainda nesta quinta a ação penal. “É possível que ele [o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloisio Sérgio Rezende Silveira] decida hoje”, disse o desembargador ao chegar ao tribunal.
Ação penal

Segundo o TRE, a resolução nº 23.221 dispõe que "a ausência do comprovante de escolaridade poderá ser suprida por declaração de próprio punho, podendo a exigência de alfabetização do candidato ser aferida por outros meios, desde que individual e reservadamente".

A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), foi recebida em 4 de outubro com base no artigo 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.

G1

Agricultor é assassinado pelo filho durante festa no município de Jucás

Uma festa familiar terminou em tragédia no município de Jucás. O agricultor Geraldo Pereira Mourão, de 62 anos, foi assassinado a facadas no final da tarde desta quarta-feira (10), por volta das 17h45, no sítio Macacos, ao intervir em uma briga entre seus dois filhos.

Cícero Pereira Mourão, de 29 anos, e Antônio Pereira Mourão, de 32, travaram uma ríspida discussão. Geraldo tentou impedir que uma tragédia acontecesse, mas foi ferido pelo filho mais novo, e morreu na hora. Antonio também foi golpeado e levado ao Hospital de Jucás. Com a gravidade dos ferimentos, ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Iguatu.

Cícero fugiu logo após o crime. Seu corpo foi encontrado pela Polícia por volta das 9h desta quinta-feira (11), a 47 quilômetros da sede de Jucás, com sinais de enforcamento.

Iguatu Notícias

Eliza foi morta por tentar extorquir Bruno, diz advogado

Muro em frente ao Fórum de Contagem foi pichado durante a madrugada. Foto: Ney Rubens/Especial para Terra

José Arteiro Cavalcante, advogado da mãe de Eliza Samudio, Sonia de Fátima Moura, afirmou nesta quinta-feira que, com base no depoimento do goleiro Bruno de Souza à Justiça de Minas Gerais, é possível determinar o motivo do assassinato da estudante: extorsão. "O Bruno disse que Eliza queria mais dinheiro, ele não concordou com isso. Está explicado o motivo que eles fizeram isso", afirmou o advogado no Tribunal do Júri de Contagem (MG).

Em depoimento à juíza Marixa Fabiane, Bruno afirmou que Eliza foi do Rio de Janeiro até seu sítio, em Esmeraldas (MG), para pedir um aumento no valor que recebia mensalmente para cuidar do filho que seria do jogador. Segundo o atleta, Eliza recebia em média R$ 1,5 mil todo mês, mas passou a pedir R$ 50 mil. Bruno relatou que, após a estudante ameaçar fazer um escândalo na imprensa, concordou em pagar R$ 30 mil.

Ainda de acordo com Bruno, Eliza pediu o aumento ainda no Rio de Janeiro, em conversa com o amigo do jogador, Luiz Henrique Romão, o Macarrão. O amigo teria afirmado não ter toda a quantia pedida, mas que teria R$ 30 mil em Minas Gerais. O dinheiro seria usado para pagar as despesas da viagem do time de futebol amador de Bruno. No dia seguinte à conversa, Bruno teria dito que depositaria o valor na conta da estudante, que afirmou, segundo o jogador, que não acreditava no goleiro e iria a Minas Gerais buscar o dinheiro.

Assim, Eliza embarcou no carro de Bruno com o filho, Macarrão, o primo adolescente e a namorada do jogador, Fernanda Gomes de Castro, e foi levada a Minas Gerais. Bruno confirmou que o menor e Macarrão disseram ter havido uma briga durante o percurso, o que explicaria as manchas de sangue encontradas no veículo.

De acordo com Bruno, a briga teria ocorrido depois que Eliza começou a ofender o jogador. "Quem o Bruno acha que é, acha que é o Rogério Ceni?", teria dito a estudante, segundo o goleiro. O adolescente teria então defendido o primo e agredido Eliza, que teria revidado.

Juiz de Madalena envolve-se em acidente na BR-020


Um acidente envolvendo uma caminhonete Hilux conduzida pelo juiz Fabiano Damasceno Maia, da Comarca de Madalena (Sertão Central), e um veículo Saveiro conduzido por Adjacir Girão por pouco não acabou em tragédia. 

Os dois veículos trafegavam em sentidos opostos e se chocaram por volta das 13 horas desta quarta feira, na BR-020, nas imediações da localidade de Várzea Comprida próximo à sede do município. Após o choque, os veículos capotaram e ficaram destroçados. A Saveiro pegou fogo. 

O juiz Fabiano Damasceno, que retornava a Madalena após algumas audiências no vizinho município de Itatira, saiu com lesões leves. Já o condutor da Saveiro, Adjacir Girão, recebeu atendimento no Hospital de Canindé e fora transferido em seguida para Fortaleza.

Com Blog Chico Almir -Madalena

Tiririca fará hoje teste para provar se sabe ler, diz jornal


O deputado federal eleito Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), deve ser submetido nesta quinta-feira a um teste para comprovar ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que sabe ler e escrever. Tiririca é alvo de uma ação penal aberta para investigar se houve falsificação em sua declaração de escolaridade. A prova deve ser feita a portas fechadas, já que o caso corre em segredo de Justiça.

Candidato a deputado mais votado em todo o País, com 1,3 milhão de votos, Tiririca alegou, em sua defesa, que teve a ajuda de sua mulher para fazer a declaração de próprio punho entregue à Justiça Eleitoral ao registrar a candidatura. O humorista afirmou sofrer de problemas motores que o impedem de segurar uma caneta com firmeza. 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) consultou peritos, que apontaram "artificialismo gráfico" no documento. Segundo o promotor Maurício Lopes, responsável pelo caso, o juiz Aloísio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral, deve decidir como o teste será feito. "Sugeri que houvesse um ditado de um trecho da Constituição Federal e a leitura de outro. Mas o juiz é que vai decidir, ele pode pegar qualquer livro e pedir para o Tiririca ler", afirmou.

Ziulkoski encerra mobilização e pede mais união entre os gestores municipais

Terminou na tarde desta quarta-feira, 10 de novembro, a mobilização de prefeitos organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, agradeceu a presença e pediu mais união entre os municipalistas. Ele sugeriu às lideranças estaduais que organizem, semanalmente, um grupo de prefeitos para vir a Brasília e apoiar as ações da CNM.

O sentimento era de frustração entre os prefeitos, reflexo do descaso do governo federal. Muitos foram ao palanque para registrar dificuldades enfrentadas na administração dos Municípios. A falta de regulamentação da Emenda 29, os problemas em cumprir os pisos salariais do Magistério e dos agentes de Saúde, além da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), foram os temais mais lembrados.

Entre elas, foi decidido que a complementação ao FPM será uma das principais reivindicações do movimento nos próximos meses.

O prefeito de Mombaça (CE), José Wilane Barreto Alencar, comentou as dificuldades enfrentadas com o FPM porque “os gastos e as responsabilidades dos Municípios só aumentam”. Ele demonstrou preocupação com o resultado do Censo publicado na última semana. Os números apontam que o coeficiente do FPM do Município deve diminuir de 2.0 para 1.8. “Se a crise já está instalada, imagina se perdermos mais recursos”, disse. 

AgoraMS

“Faz-tudo” de Dilma, ex-office-boy é nome certo para equipe de governo

Ministros, presidentes de partidos, integrantes de legendas aliadas travam nos bastidores uma guerra por cargos no futuro governo Dilma. Enquanto as peças desse quebra-cabeça são mantidas em sigilo, um ex-office-boy já garantiu seu lugar ao lado da presidente eleita nos próximos quatro anos.

Anderson Braga Dorneles, 31, é uma espécie de “faz-tudo”. Assessor pessoal de Dilma, se transformou na “sombra” da petista. Suas tarefas incluem segurar a bolsa, acompanhar a ex-ministra em reuniões, filtrar telefonemas, verificar e-mails e até mesmo administrar sua casa e contas pessoais.

O vínculo com Dilma vai além das tarefas do dia a dia. O assessor mantém relação com a família da presidente, em especial com a filha, Paula, e a mãe, Dilma Jane.

A relação de confiança teve início há 17 anos, na Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, então comandada por Dilma, e onde Anderson trabalhava como office-boy. 

(…) Mas, apesar da lealdade à presidente eleita, Anderson passou dificuldades com o temperamento de Dilma. Por mais de uma ocasião chegou a pedir demissão. Em 2004, largou tudo e voltou para Porto Alegre, onde ficou por oito meses.

Durante a campanha presidencial, Anderson afastou-se por uma semana devido a uma crise de estresse.

Discreto, recusa-se a dar entrevistas. Argumenta que não quer, e não deve, falar sobre Dilma. Pessoas próximas relatam que ele tem com a presidente uma espécie de relação de “mãe e filho”.

Sobre o futuro, Anderson diz a amigos que não espera cargos no governo, somente a alcunha de “assessor pessoal” da presidente eleita.”

Folha