quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Pesquisa da CNT aponta eleitorado dividido, mas maioria defende nome ‘terceira via’ para presidente da República em 2026

Os números da mais recente pesquisa da Confederação Nacional dos Transporte (CNT), realizada pelo instituto MDA e divulgada nesta terça-feira, revelam que o eleitorado brasileiro está bem dividido sobre as opções presidenciais para 2026.

A tendência de apoio a uma terceira via à Presidência da República ganha atenção: de acordo com a pesquisa, 35,1% dos eleitores brasileiros querem votar em algum candidato que não tenha ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do total de entrevistados, conforma o levantamento, 30,7% defendem um candidato ligado a Bolsonaro, sendo ele próprio ou um aliado, enquanto 29,4% citam a escolha por Lula ou um candidato apoiado por ele. Entre os entrevistados, 4,8% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo, ainda, a pesquisa da CNT, a preferência por um nome de fora da polarização é maior entre os jovens (de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos), entre os quais o índice alcança 43%, e entre aquele que possuem ensino superior, grupo no qual o apoio chega a 44%.

ELEITORADO MAIS VELHO

A pesquisa mostra que, entre os que manifestam preferência por um nome ligado a Lula ou o próprio presidente, o apoio maior está entre os eleitores com 60 anos ou mais (44%), entre os que possuem ensino fundamental (42%) e os moradores o Nordeste (42%).

Em relação ao ex-presidente Bolsonaro ou um aliado, a maior fatia de apoio fica na base evangélica(46%), na faixa etária e 35 a 44 anos (39%), entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos (39%) e entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (39%).

A pesquisa CNT ouviu, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, 2.002 eleitores presenciais em 137 municípios do País e apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais.

Nenhum comentário: