Os números da mais recente pesquisa da Confederação Nacional dos Transporte (CNT), realizada pelo instituto MDA e divulgada nesta terça-feira, revelam que o eleitorado brasileiro está bem dividido sobre as opções presidenciais para 2026.
A tendência de apoio a uma terceira via à Presidência da República ganha atenção: de acordo com a pesquisa, 35,1% dos eleitores brasileiros querem votar em algum candidato que não tenha ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Do total de entrevistados, conforma o levantamento, 30,7% defendem um candidato ligado a Bolsonaro, sendo ele próprio ou um aliado, enquanto 29,4% citam a escolha por Lula ou um candidato apoiado por ele. Entre os entrevistados, 4,8% não souberam ou não quiseram responder.
Segundo, ainda, a pesquisa da CNT, a preferência por um nome de fora da polarização é maior entre os jovens (de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos), entre os quais o índice alcança 43%, e entre aquele que possuem ensino superior, grupo no qual o apoio chega a 44%.
ELEITORADO MAIS VELHO
A pesquisa mostra que, entre os que manifestam preferência por um nome ligado a Lula ou o próprio presidente, o apoio maior está entre os eleitores com 60 anos ou mais (44%), entre os que possuem ensino fundamental (42%) e os moradores o Nordeste (42%).
Em relação ao ex-presidente Bolsonaro ou um aliado, a maior fatia de apoio fica na base evangélica(46%), na faixa etária e 35 a 44 anos (39%), entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos (39%) e entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (39%).
A pesquisa CNT ouviu, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, 2.002 eleitores presenciais em 137 municípios do País e apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário